ISH ASSESSORIA ADUANEIRA O MUNDO EM SUAS MÃOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ISH ASSESSORIA ADUANEIRA O MUNDO EM SUAS MÃOS"

Transcrição

1 William Silva Import Brokerage Department Rod. Anhanguera, Km 100.5, s/n Vila Boa Vista, Campinas SP, Cel: (19) / Tel: (19) Site: william@ishassessoriaaduaneira.com.br

2 APRESENTAÇÃO A ISH Assessoria Aduaneira atua em toda cadeia logística de comércio exterior, oferecendo serviços diferenciados e de qualidade para empresas de pequeno, médio e grande porte. O nosso atendimento é personalizado para cada cliente, oferecendo soluções integradas e específicas para cada realidade empresarial. Trabalhamos com um sistema on-line de comunicação, que oferece follow-up diário e instantâneo do andamento dos processos junto aos órgãos que atuam no segmento de comércio exterior. Assim, visando atender a diversidade de nossos clientes, a Aduana Global apresenta um portfólio completo de serviços integrados, divididos em quatro linhas de atuação: Importação, Exportação, Logística e Assessoria em Comércio Exterior. Destaque para ações em despacho de importação e exportação, logística integrada de transporte e armazenamento, cotações e seguros internacionais, assessoria para todos os regimes aduaneiros e inteligência em negócios internacionais. Consulte nossas especialidades e entre em contato para elaborarmos um projeto de acordo com suas necessidades. Pense ISH para operações Aduaneiras.

3 missão e valores Temos a missão de promover a competitividade dos nossos parceiros, através da prestação de serviços em importação e exportação com conhecimento especializado com ética e respeito, qualidade, atenção aos detalhes, criatividade nas soluções e desenvolvimento contínuo. Estes são nossos valores que nos aproximam cada dia mais do nosso objetivo em ser reconhecido no mercado como soluções em Comércio Exterior.

4 nossos diferenciais Serviços Em Parceria Atendimento Door-to-door Equipe Especializada Sentamos Na Cadeira Do Cliente Entregamos Soluções

5 Nossos Serviços

6 ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR Apoiamos nossos clientes na definição de estratégias e na consolidação das operações em todos os regimes aduaneiros de importação e exportação, inclusive especiais e atípicos. Assessoria em: Planejamento e desenvolvimento de estratégias para processos especiais ou atípicos, como Trânsito aduaneiro; Drawback; Admissão temporária; e Entreposto aduaneiro; Apoio na classificação fiscal de mercadorias; Elaboração e acompanhamento de requerimentos, petições, defesas, ou quaisquer outros processos administrativos e fiscais; Assessoria especializada em importações de Bens de Capital Usado, com obtenção da Licença de Importação no DECEX em Brasília; Assessoria especializada em processos de Drawback; Assessoria em importações de automóveis novos ou antigos; Assessoria Normativa e Jurídica; Assessoria Administrativa; Apoio na gestão da exportação e importação.

7 LOGÍSTICA A logística administra recursos materiais, planeja o armazenamento, transporte e a distribuição destes, coletando e entregando a mercadoria no local definido pelo cliente, seja na exportação ou na importação. A gestão integral da logística, nacional e internacional, é realizada pela Aduana Global, rastreando e gerenciando operações door to door e suas fases, como o desembaraço aduaneiro, seguro internacional, transporte, coleta e entrega. Cuidamos de todos os trâmites, oferecendo um atendimento diferenciado com segurança, agilidade e comodidade. Serviços especializados: Embarques Door to Door; Booking para agência de cargas - reserva de praça; Embarques diretos e consolidados (FCL e LCL); Gerenciamento de cadeia logística; Projetos logísticos especiais; Seguro Internacional; Pedido e acompanhamento de ordens a fornecedores no Brasil e Exterior; Coordenação do transporte desde a coleta da mercadoria na origem até sua entrega no destino final (door to door), incluindo agendamentos e acompanhamento dos embarques; Recebimento e conferência da mercadoria ou carga; Acondicionamento adequado dos pacotes - Pick&Pack; Distribuição e entrega com rastreamento on-line.

8 EXPORTAÇÃO A Aduana Global atua como comissária de despachos de exportação, para operacionalização e execução de todas as fases do processo, que podem ser divididas em três: administrativa, fiscal e cambial. Nossos serviços especializados incluem o enquadramento às normas e legislação, acompanhamento de embarque, liberação aduaneira da mercadoria, até o recebimento do pagamento e coordenação de reaproveitamento de contêineres. Todas as etapas são rastreadas e monitoradas via sistema on-line, garantindo a transparência das operações. Confira na seqüência nossos serviços especializados por etapa do processo de exportação.

9 PROCEDIMENTOS PRELIMINARES FASE ADMINISTRATIVA A fase administrativa do processo de exportação refere-se aos procedimentos prévios e exigências de órgãos governamentais para efetivação da operação. Serviços especializados: Enquadramento da exportação às normas nacionais e internacionais; Registro e credenciamento da empresa como exportadora junto ao DECEX/SECEX, Secretaria da Receita Federal e órgãos anuentes, quando necessário;* (a listagem dos órgãos ficará no final da página) Estimativa de fretes nacionais e internacionais; Indicação de custos de armazenagem; Estimativa prévia de custo por processo da operação de exportação; Preparação do preço FOB (marítima) ou FCA (aérea), ou pelo Incoterms; Pagamento do frete e seguro na modalidade Incoterms; Emissão e envio da fatura Pro Forma para o importador; Recebimento do pedido de compra (Purchase Order) por parte do importador; Registro da Exportação no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior); Elaboração e gerenciamento dos documentos de Instrução do Despacho de Exportação: Declaração de Exportação DE; Declaração Simplificada da Exportação DSE; Confirmação da Presença de Carga; Solicitação de Despacho - S.D. Análise e conferência dos dados do pedido de exportação; Contratação de empresa para o transporte internacional; Booking para agência de cargas - fechamento de praça junto às transportadoras.

10 CONFERÊNCIA E DESEMBARAÇO ADUANEIRO FASE FISCAL A fase fiscal do processo de exportação compreende o despacho aduaneiro, com a verificação da exatidão dos dados declarados em relação às mercadorias, visando o desembaraço aduaneiro. Serviços especializados: Cumprimento dos trâmites de despacho; Emissão de documentos fiscais, comerciais e financeiros; Elaboração de Registro de Exportação (RE) e Declaração para Despacho de Exportação (DDE); Elaboração do draft do b/l; Consularização de documentos; Monitoramento de embarques marítimos, aéreos e rodoviários; Apoio especializado em processos de Drawback.

11 RETIRADA DA MERCADORIA FASE CAMBIAL A fase cambial é onde há o recebimento do pagamento via Banco Negociador no Brasil, além de outros trâmites realizados durante a operação de exportação. Serviços especializados: Elaboração de comercial invoice, Packing List e Certificados de Origem; Registro de Crédito (R.C.) e Registro de Venda (R.V.); Fechamento de cambio de exportação com o Banco Negociador no Brasil; Acompanhamento da chegada da mercadoria no destino; Recebimento do pagamento por meio do Banco Negociador no Brasil; Assessoria em todos os processos atípicos de exportação: Áreas de Livre Comércio, Drawback, Entreposto Aduaneiro, Exportação Temporária, Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) e Zonas de processamento de Exportação. Há 10 órgãos intervenientes que são anuentes em operações de exportação: Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ANP; Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA; Comando do Exército COMEX; Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX; Departamento de Polícia Federal DPF; Departamento Nacional de Produção Mineral DNPM; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI; e Ministério da Defesa MD).

12 IMPORTAÇÃO Atuamos como comissário de despachos em todas as etapas do processo de importação, que podem ser divididas em três: administrativa, fiscal e cambial. Trabalhamos desde a análise de viabilidade da operação, gestão da documentação de instrução do despacho, conferência e desembaraço aduaneiro, até o recebimento da mercadoria, pagamento das taxas e emissão de notas fiscais de entrada. Todas as etapas são rastreadas e monitoradas via sistema on-line, garantindo a transparência das operações. Confira abaixo nossos serviços especializados por etapa do processo de importação.

13 PROCEDIMENTOS PRELIMINARES FASE ADMINISTRATIVA A fase administrativa do processo de importação se refere aos procedimentos prévios e exigências de órgãos governamentais para efetivação da operação, ou seja, o licenciamento das importações. Serviços especializados: Verificação da permissão de importação e exigências de ordem administrativa; Pré-cálculo e solicitação de numerários; Cotações e indicação de frete internacional; Estimativa de custos por etapas de importação; Habilitação no SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior; Controle administrativo no SECEX - Secretaria de Comércio Exterior e/ou órgãos anuentes, quando necessário;* Elaboração e acompanhamento de Licença de Importação (LI); Autorização para operações Back to Back; Pedido de compra de importação; Viabilização de importação de Bens de Capital Usados sem Similar Nacional, com obtenção da Licença de Importação no DECEX em Brasília; Apoio especializado em importações de automóveis novos ou antigos; Elaboração e gerenciamento dos documentos de Instrução do Despacho de Importação: Conhecimento de carga ou documento equivalente; Fatura comercial, assinada pelo exportador; Packing list (romaneio de carga); Certificado de Origem. Análise de documentação para embarque e também dos documentos vindos do exterior; Autorização do embarque da carga ou mercadoria; Monitoramento de embarque aéreo, marítimo ou rodoviário.

14 CONFERÊNCIA E DESEMBARAÇO ADUANEIRO FASE FISCAL A fase fiscal do processo de importação compreende o despacho aduaneiro e verificação da exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias, visando o desembaraço aduaneiro. Essa etapa ocorre logo após a chegada da mercadoria no Brasil e inclui também o recolhimento dos tributos devidos. Serviços especializados: Identificação do importador; Verificação física da mercadoria, com a correção das informações relativas à natureza, classificação fiscal, quantificação e valor, além do cumprimento de todas as obrigações da importação; Recebimento de toda documentação e encaminhamento para o despacho aduaneiro de importação (nacionalização); Apoio no desembaraço aduaneiro; Gerenciamento de documentos junto a Receita Federal do Brasil; Elaboração e registro da Declaração de Importação (DI); Registro da operação de importação no SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior; Apoio para RECOF; Apoio para Linha Azul; Admissão Temporária; Recolhimento dos tributos (ICMS e AFRMM - quando aplicável); Liberação da mercadoria.

15 ENTREGA DA MERCADORIA FASE CAMBIAL A fase cambial do processo de importação se refere à compra de moeda estrangeira para efetivação do pagamento das importações, além de outros trâmites durante a operação, sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil. Serviços Especializados: Verificação da documentação obrigatória apresentada pelo importador e depositário; Assistência à descarga; Conferência física da mercadoria junto às repartições; Transporte rodoviário interno das mercadorias desembaraçadas; Entrega Antecipada e Entrega Fracionada; Controle de Registro de Operações Financeiras (ROF); Emissão de minutas e notas fiscais de entrada; Coordenação do reaproveitamento de contêineres; Pagamento da importação e fechamento de câmbio. * Há 15 órgãos que são anuentes no licenciamento de importação: Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL; Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA; Agência Nacional do Cinema ANCINE; Comando do Exército COMEXE; Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX; Departamento de Polícia Federal DPF; Departamento Nacional de Produção Mineral DNPM; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ANP; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos EBCT; Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial INMETRO; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA; Ministério da Ciência e Tecnologia MCT; Superintendência da Zona Franca de Manaus SUFRAMA.

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle do comércio

Leia mais

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves No que diz respeito às operações de importação e exportação de bens envolve frequentemente a contratação de serviços de terceiros, o reconhecimento

Leia mais

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Importação de Mercado UNME SEBRAE/PA Importação É o processo que consiste em trazer um bem ou um serviço, do exterior para o país. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

31 ANOS DE EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

31 ANOS DE EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS DE COMÉRCIO EXTERIOR 31 ANOS DE EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS DE COMÉRCIO EXTERIOR Desde 1986 na área de Comércio Exterior, o GRUPO BASKA trabalha com soluções que otimizam os processos de logística nas áreas de importação e exportação.

Leia mais

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX. Controle Administrativo no Comércio Exterior

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX. Controle Administrativo no Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX Controle Administrativo no Comércio Exterior São Paulo, 16 de maio de 2014 Controle administrativo 1. O que é o controle administrativo? 2. Aspectos

Leia mais

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX Controle Administrativo no Comércio Exterior São Paulo, 18 de setembro de 2013 Controle administrativo 1. O que é o controle administrativo? 2. Aspectos

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

Aprendendo na Prática Siscomex

Aprendendo na Prática Siscomex Aprendendo na Prática Siscomex Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV,

Leia mais

Representação de Transporte, Siscoserv e Assessoria em Comércio Exterior.

Representação de Transporte, Siscoserv e Assessoria em Comércio Exterior. SOBRE NÓS Somos uma empresa especializada em despachos aduaneiros de exportação e importação, em todos os regimes e modalidades: Admissão Temporária, Exportação Temporária, Drawback, Entreposto Aduaneiro,

Leia mais

DESPACHOS ADUANEIROS SUPRINDO A NECESSIDADE CADA VEZ MAIS EXIGENTE E DINÂMICA DO COMERCIO EXTERIOR.

DESPACHOS ADUANEIROS SUPRINDO A NECESSIDADE CADA VEZ MAIS EXIGENTE E DINÂMICA DO COMERCIO EXTERIOR. DESPACHOS ADUANEIROS SUPRINDO A NECESSIDADE CADA VEZ MAIS EXIGENTE E DINÂMICA DO COMERCIO EXTERIOR. EMPRESA Nosso objetivo é personalizar o atendimento para cada empresa, dando-as exclusividade com células

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/12 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: IMPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 11/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: MONITORAR AGENCIAMENTO DE CARGAS ELABORADO EM: 13/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana)

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) DESPACHO ADUANEIRO Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) Um despachante oficial em Portugal é um representante por

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1 - PLANEJAMENTO Novos mercados Mais lucros Mais empregos Maior escala de produção e vendas Separar uma parte da produção para o mercado interno

Leia mais

VOL. I. Importação e Exportação

VOL. I. Importação e Exportação Coleção de Importação e Exportação VOL. I Tratamento Administrativo e Aduaneiro da Importação e Exportação José Marcelo Fernandes Araújo Analista de Exportação pela Olivetti do Brasil S/A - Analista de

Leia mais

Controle Administrativo no Comércio Exterior

Controle Administrativo no Comércio Exterior Seminários DECEX 2017 Controle Administrativo no Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX 25 de Abril de 2017 Controle Administrativo Visão Geral Natureza do Controle Administrativo

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Agência para a Promoção de Investimento e Exportações MANUAL DO EXPORTADOR Procedimentos Administrativos Luanda, 10 de Julho de 2015 INDICE I. INTRODUÇÃO 2 II. PREAMBULO...2 III.

Leia mais

Conheça a Mercante Delta

Conheça a Mercante Delta Conheça a Mercante Delta Desde 2011 a MercanteDelta desenvolve atividades de Representação e Assessoria Comercial na área de Comércio Exterior sempre trabalhando com muita dedicação, seriedade e lealdade,

Leia mais

OEA. pelo mundo. Cerca de 70 países já possuem a certificação OEA devidamente integrada e outros 16 programas estão em desenvolvimento.

OEA. pelo mundo. Cerca de 70 países já possuem a certificação OEA devidamente integrada e outros 16 programas estão em desenvolvimento. Certificação OEA O que é OEA? A sigla OEA significa Operador Econômico Autorizado. Tratase de um reconhecimento, por parte das autoridades aduaneiras do Brasil, de que uma empresa possui adequados mecanismos

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DO CURSO FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DO CURSO FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de

Leia mais

Métodos de Importação para Pesquisa Científica

Métodos de Importação para Pesquisa Científica Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul Métodos de Importação para Pesquisa Científica Setor de Importação FUNDECT Marcelo Alves Teixeira importacao@fundect.ms.gov.br

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

Controle administrativo no comércio exterior

Controle administrativo no comércio exterior Controle administrativo no comércio exterior O que é o controle administrativo Controle exercido com o objetivo de verificar a consonância da operação pretendida em relação às normas comerciais, técnicas,

Leia mais

Av. Venezuela, 03 Grupo. 511 Praça Mauá Rio de Janeiro RJ CEP:

Av. Venezuela, 03 Grupo. 511 Praça Mauá Rio de Janeiro RJ CEP: QUEM SOMOS Com o aquecimento da Economia Brasileira e constante crescimento do comércio exterior, os níveis de importação e exportação tornaram-se elevados e os serviços cada vez mais dinâmicos e personalizados.

Leia mais

Formação de Despachante Aduaneiro

Formação de Despachante Aduaneiro Formação de Despachante Aduaneiro Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo

Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo TRATAMENTO ADMINISTRATIVO nas operações de comércio exterior Controle governamental por órgão distinto da RFB nas importações e exportações

Leia mais

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados. 1 IMPORTAR FÁCIL IMPORTAÇÃO FÁCIL: SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

Leia mais

S O L U T I O N S T R A D E. www. solutionsfortrade. c om

S O L U T I O N S T R A D E. www. solutionsfortrade. c om S O L U T I O N S T R A D E F O R www. solutionsfortrade. c om O que fazemos A Solutions for Trade é uma trading company sediada em Brasil, que desenvolve soluções em operações de comércio exterior, nas

Leia mais

Importações sujeitas a Licenciamento Automático

Importações sujeitas a Licenciamento Automático Importações sujeitas a Licenciamento Automático Estão sujeitas a licenciamento automático as seguintes importações: Produtos relacionados no SISCOMEX e disponíveis no endereço eletrônico do MDIC; Operações

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO SETOR PÚBLICO: - GESTÃO: SECEX RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROJETO DE EXPORTAÇÃO DO PORTAL ÚNICO PARTICIPANTES: SECRETARIAS DE FAZENDA DOS ESTADOS ÓRGÃOS ANUENTES

Leia mais

Exportação Passo a Passo

Exportação Passo a Passo Sumário 3 4 5 6 1. INTRODUÇÃO 7 2. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPORTADORA POR QUE EXPORTAR? 9 2.1. A internacionalização da empresa 10 2.2. Etapas da internacionalização da empresa 2.3. Considerações importantes

Leia mais

Soluções em Comércio. Joint Assessoria e Logística. Internacional LTDA. Relatório de Gestão

Soluções em Comércio. Joint Assessoria e Logística. Internacional LTDA. Relatório de Gestão Soluções em Comércio Joint Assessoria e Logística Internacional LTDA Relatório de Gestão 0 Sumário 1 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO... 2 2 DADOS CADASTRAIS... 3 3 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO... 4 3.1 Negócio... 5

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação

Leia mais

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA INSTITUTO MERCOSUL Ariane Canestraro a. Eleger o melhor meio de Transporte: Aéreo urgências x tarifas premium Marítimo LCL / FCL

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO CoordenaçãoGeral de Planejamento, Organização e Avaliação

Leia mais

www,globalexport.net.br

www,globalexport.net.br www,globalexport.net.br Nossa missão: A Global Export nasceu com a missão de fornecer comoditties e fazer serviços na área de exportação e importação, visando o mercado das pequenas e médias empresas,

Leia mais

ADUANEIRO JORGE ADVOGADOS ASSOCIADOS.

ADUANEIRO JORGE ADVOGADOS ASSOCIADOS. ADUANEIRO ESPECIALISTAS EM DIREITO ADUANEIRO Contando com a vasta experiência da Sócia Dra. Maria de Lourdes Pereira Jorge que se aposentou como Auditora Fiscal da Receita Federal, enquanto ocupava o cargo

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Programa Comex Infoco Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Apresentação do Professor André Renato Gomes Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: IMPORTAR COM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 11/02/2014 REVISADO EM: 12/02/2014 APROVADO

Leia mais

PRANA SIGNIFICA ENERGIA VITAL. FOCADOS NISSO, NOS EMPENHAMOS PARA SER A ENERGIA PROPULSORA DA SUA RELAÇÃO COM O COMÉRCIO INTERNACIONAL CONECTANDO

PRANA SIGNIFICA ENERGIA VITAL. FOCADOS NISSO, NOS EMPENHAMOS PARA SER A ENERGIA PROPULSORA DA SUA RELAÇÃO COM O COMÉRCIO INTERNACIONAL CONECTANDO PRANA SIGNIFICA ENERGIA VITAL. FOCADOS NISSO, NOS EMPENHAMOS PARA SER A ENERGIA PROPULSORA DA SUA RELAÇÃO COM O COMÉRCIO INTERNACIONAL CONECTANDO SEUS NEGÓCIOS COM O MUNDO. QUEM SOMOS SOMOS UMA EMPRESA

Leia mais

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Acesso aos Sistemas SISCOMEX e VICOMEX Para emissão do Licenciamento de Importação, a empresa deve providenciar sua habilitação no SISCOMEX, junto à SRF, conforme

Leia mais

CONVERSANDO COM ESPECIALISTAS DE MERCADO: O papel do despachante aduaneiro no comércio internacional

CONVERSANDO COM ESPECIALISTAS DE MERCADO: O papel do despachante aduaneiro no comércio internacional CONVERSANDO COM ESPECIALISTAS DE MERCADO: O papel do despachante aduaneiro no comércio internacional Horário: 19h10 Local: Sala UL 25, bloco amarelo, FCA Limeira, 05 de setembro de 2012. O DESPACHANTE

Leia mais

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Acesso aos Sistemas SISCOMEX e VICOMEX Para emissão do Licenciamento de Importação, a empresa deve providenciar sua habilitação no SISCOMEX, junto à SRF, conforme

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o mercado internacional, através

Leia mais

Aspectos Administrativos Gerais da Importação

Aspectos Administrativos Gerais da Importação Aspectos Administrativos Gerais da Importação Define-se importação como sendo o ato de inserir no país produtos ou serviços oriundos do exterior, sendo que o processo de tal aquisição oportuniza o intercâmbio

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR 1ª Entrega do Novo Processo de Importação DUIMP DECLARAÇÃO ÚNICA DE Substitui: Declaração de Importação DI. Declaração Simplificada de Importação DSI. Licença de Importação

Leia mais

Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior.

Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior. Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior. KAS BROKERS Comércio Exterior Se o seu negócio é importar ou exportar, a KAS BROKERS possui todas as ferramentas e competências necessárias

Leia mais

SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO O DESPACHANTE ADUANEIRO NO MUNDO

SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO O DESPACHANTE ADUANEIRO NO MUNDO SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO O DESPACHANTE ADUANEIRO NO MUNDO Despachante Aduaneiro - Seu parceiro nas atividades de Comércio Exterior. PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Integração

Leia mais

H E A D - O F F I C E : B R A N C H - O F F I C E

H E A D - O F F I C E : B R A N C H - O F F I C E Nossa história Fundada em 1994 Soluções rápidas e eficientes para comércio exterior, tais como: desembaraço aduaneiro, gestão de operações internacionais e agenciamento de cargas. 1994 1999 B R AN C H

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação Portal Único de Comércio Exterior Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Processo de Importação Atual Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: EXPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 10/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS LEGISLAÇÃO Portaria SECEX Nº 23/11 - Tratamento Administrativo Portaria DECEX nº 08/91 - Material Usado Decreto nº 6.759/09

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Formado em Administração com ênfase em comércio exterior, Especialista em Gestão de Negócios Internacionais e carreira profissional desenvolvida

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI)

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI) 1 Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada à DI Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX Tratamento Administrativo Importação Dispensada de Licenciamento Deferida Licença de

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone Formação de Agente de Carga Internacional Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Agente de Cargas, que é o responsável pelo planejamento e a intermediação

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação Portal Único de Comércio Exterior Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Processo de Importação Atual Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada

Leia mais

Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs. Via de Transporte: MARITIMA Filial responsavel pelo processo: Campinas Ref. Cliente: XYD (M) SDN BHD

Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs. Via de Transporte: MARITIMA Filial responsavel pelo processo: Campinas Ref. Cliente: XYD (M) SDN BHD Manutenção de Processos de Importação - Follow.Net usuário ativo: rafael.pontes@grupocimex.com.br Abertura Operacional Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs Area de Negócios do Cliente: Cliente:

Leia mais

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

Despacho sobre Águas - OEA e Pagamento Centralizado do Comércio Exterior

Despacho sobre Águas - OEA e Pagamento Centralizado do Comércio Exterior Despacho sobre Águas - OEA e Pagamento Centralizado do Comércio Exterior Brasilia, agosto de 2017 Ministério da Fazenda Despacho sobre Águas para Operadores Econômicos Autorizados Características: Criar

Leia mais

Alertas Aduaneiros Riscos e Oportunidades no Comex FIMMA Sejam Bem-vindos! Porto Alegre, 26 março 2019

Alertas Aduaneiros Riscos e Oportunidades no Comex FIMMA Sejam Bem-vindos! Porto Alegre, 26 março 2019 Alertas Aduaneiros Riscos e Oportunidades no Comex FIMMA 2019 Sejam Bem-vindos! Porto Alegre, 26 março 2019 Curso de Extensão: Alertas Aduaneiros Riscos e Oportunidades no Comércio Exterior Alessandro

Leia mais

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS 1 Tratamento Administrativo das importações É o controle exercido pelos órgãos da Administração Federal, distinto daquele

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Portal Único de Comércio Exterior. Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Portal Único de Comércio Exterior Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Agenda I. Cenário Base II. Diretrizes do Portal III. Novo Cenário IV. Exportação V. Importação

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 ANO XXVIII - 2017 2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO... Pág. 06 ICMS - RS PREENCHIMENTO DA GNRE... Pág. 07 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO Sumário 1. Introdução 2. Nacionalização

Leia mais

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS LEGISLAÇÃO Portaria SECEX Nº 23/11 - Tratamento Administrativo Portaria DECEX nº 08/91 - Material

Leia mais

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Exportação de Mercado UNME SEBRAE/PA Exportação É a saída de mercadoria nacional ou nacionalizada do território aduaneiro brasileiro. (Maluf, 2000) A exportação ocorre com a saída da mercadoria

Leia mais

LOGISTICA INTERNACIONAL. Prof. Alexandre Fernando

LOGISTICA INTERNACIONAL. Prof. Alexandre Fernando LOGISTICA INTERNACIONAL Prof. Alexandre Fernando OTM e REGIMES ESPECIAIS OTM Operador de Transporte Multimodal Estação Aduaneira do Interior Regimes Aduaneiros: Comuns e Especiais OTM Operador de transporte

Leia mais

CLIA-CENTRO LOGISTICO INDUSTRIAL ADUANEIRO COMO UMA VANTAJOSA OPÇÃO PARA A IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS.

CLIA-CENTRO LOGISTICO INDUSTRIAL ADUANEIRO COMO UMA VANTAJOSA OPÇÃO PARA A IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS. CLIA-CENTRO LOGISTICO INDUSTRIAL ADUANEIRO COMO UMA VANTAJOSA OPÇÃO PARA A IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS. Fluxo Importação Processo Fabricação Embalagem Qualificada Disponibilizar Carga (Porto de

Leia mais

Acesse o tutorial na próxima página

Acesse o tutorial na próxima página Comércio Exterior Cambio Comercial O que é? Solução que permite aos clientes do Banco do Brasil a compra ou venda de moeda estrangeira pela internet, por meio da celebração de contrato de câmbio de exportação

Leia mais

THOMSON REUTERS T&A GTM. Inovações no controle sistêmico de Comércio Exterior para o Ecossistema SAP

THOMSON REUTERS T&A GTM. Inovações no controle sistêmico de Comércio Exterior para o Ecossistema SAP THOMSON REUTERS T&A GTM Inovações no controle sistêmico de Comércio Exterior para o Ecossistema SAP THOMSON REUTERS VISÃO VERAL Ajudamos profissionais a navegarem na era da informação. Combinamos a experiência

Leia mais

Aprendendo a Exportar SISCOMEX e Quem pode Exportar. Comissão Gestora do SISCOMEX

Aprendendo a Exportar SISCOMEX e Quem pode Exportar. Comissão Gestora do SISCOMEX Aprendendo a Exportar SISCOMEX e Quem pode Exportar Comissão Gestora do SISCOMEX Grupo Carolina Nakamura, Felipe Alves, Gabriela Fernandes, Fernanda Pollini, Caio Pauzer, Gabriel Deb, Eduardo Camillo e

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Novo Processo de Exportação DU-E

Portal Único de Comércio Exterior. Novo Processo de Exportação DU-E Portal Único de Comércio Exterior Novo Processo de Exportação DU-E Benefícios aos exportadores Eliminação de documentos. Integração com a Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Redução de custos e consequente

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/12 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: ANALISAR PROCESSO PARA PAGAMENTO DE SERVIÇOS COM OU SEM RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO

International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO Abertura Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação

Leia mais

Guia da importação para iniciantes

Guia da importação para iniciantes Guia da importação para iniciantes 03 Introdução 18 Licenciamento de Importação (LI) 05 Quem pode importar? 21 Por que uma empresa especializada pode ajudar? 08 Quais as modalidades de importação? 24 Conclusão

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES - EDITAL 076/2017. Para assinar TERMO DE COMPROMISSO DE FORNECIMENTO, conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014.

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES - EDITAL 076/2017. Para assinar TERMO DE COMPROMISSO DE FORNECIMENTO, conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014. SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES - EDITAL 076/2017 Para assinar TERMO DE COMPROMISSO DE FORNECIMENTO, conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014. TERMO DE REFERÊNCIA 1. Objeto de contratação 1.1. Esta Seleção

Leia mais

O Siscomex. O Sistema tem como gestores: Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, responsável pelas áreas aduaneira e tributária;

O Siscomex. O Sistema tem como gestores: Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, responsável pelas áreas aduaneira e tributária; O Siscomex O Sistema Integrado de Comércio Exterior teve seu início em 1992, informatizando os processos de exportação. Em 1997 entrou em vigor o Siscomex importação e o sistema se consolidou com a criação

Leia mais

Projeto Pagamento Centralizado do Comércio Exterior - PCCE. Vinculado ao Programa Portal Único do Comércio Exterior.

Projeto Pagamento Centralizado do Comércio Exterior - PCCE. Vinculado ao Programa Portal Único do Comércio Exterior. Projeto Pagamento Centralizado do Comércio Exterior - PCCE Vinculado ao Programa Portal Único do Comércio Exterior. Pagamento Centralizado Objetivo Permitir o conhecimento das obrigações pecuniárias e

Leia mais

Despacho Aduaneiro de Importação. Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferido.

Despacho Aduaneiro de Importação. Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferido. 1 Despacho Aduaneiro de Importação Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX Tratamento Administrativo Importação Dispensada de Licenciamento Deferido Licença de Importação (LI) Licenciamento

Leia mais

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS Regime Simplificado de Exportação para MPEs O QUE É? - Regime pelo qual a Micro e

Leia mais

Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação

Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior

Portal Único de Comércio Exterior Portal Único de Comércio Exterior Renato Agostinho da Silva Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX Secretaria de Comércio Exterior -SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo)

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO

Leia mais

O QUE FAZ UM AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL?

O QUE FAZ UM AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL? O QUE FAZ UM AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL? Objetivo: Habilitar os participantes para trabalhar com o Agenciamento de Cargas Internacionais, isto é, responsável pelo planejamento e a intermediação de soluções

Leia mais

COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS:

COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS: COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS: No módulo para OUTROS USUÁRIOS do SEM Barreiras, também é possível registrar uma medida que impacte exportações brasileiras, por

Leia mais

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI)

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI) 1 Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada à DI Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX Tratamento Administrativo Importação Dispensada de Licenciamento Deferida Licença de

Leia mais