1. Apresentação PEN. 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da PE Paróquia /Diocese. 3. Desenvolvimento de Atividades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Apresentação PEN. 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da PE Paróquia /Diocese. 3. Desenvolvimento de Atividades"

Transcrição

1 1. Apresentação PEN 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da PE Paróquia /Diocese 3. Desenvolvimento de Atividades 4. Realização de Ajustes / Ampliação

2 1. Apresentação O que é a P.E. (Pastoral do Empreendedor)? É uma pastoral da Igreja, com uma missão específica: cuidar pastoralmente dos empreendedores. A P.E. deve acontecer no âmbito Diocesano ou Paroquial. Como sabemos, muitos empreendedores frequentam as nossas missas e os nossos grupos, mas se encontram como ovelhas sem pastor, ou seja, sem um olhar direcionado e afetuoso. Falta-lhes, portanto, um espaço onde possam ser acolhidos e compreendidos, onde suas buscas e anseios sejam contemplados. A Pastoral o Empreendedor nasceu para ser um lugar de acolhida e vivência da Palavra de Deus, com linguagem e dinâmica próprias do mundo do empreendedorismo.

3 1. Apresentação O que a P.E. não é? Não é uma associação de classe ou cooperativa; Não é fundada sobre a Teologia da Prosperidade; Não é fonte de patrocínio ou financiamento da Igreja; Não é serviço social ou obra filantrópica; Não é clube de serviço/empresários; Não é um balcão de negócios; Não é um grupo de networking profissional; Não é promotora de eventos; Não é focada em ensinar gestão de negócios/ consultoria; Não é um lugar de autopromoção, portanto, não pode ser remunerado; Não resolve problemas de empresa; Não é espaço político partidário.

4 1. Apresentação Acolher, cuidar e evangelizar o empreendedor para vivificar o Reino de Deus. Fomentar a vivência da fé cristã católica na vida do empreendedor e em seus empreendimentos; Proporcionar aos empreendedores um ambiente favorável e fecundo ao seu desenvolvimento espiritual; Estimular a reflexão e a partilha sobre a Palavra de Deus e a ética cristã; Conscientizar os empreendedores de que o empreendedorismo e cristianismo podem caminhar juntos.

5 1. Apresentação 1. Cuidar pastoralmente do Empreendedor; 2. Fazer crescer a espiritualidade do empreendedor em um ambiente de fé; 3. Conhecer o Magistério da Igreja Católica sobre empreendedorismo, que está condensado na Doutrina Social da Igreja; 4. Formar uma família de empreendedores na Igreja Local (paróquia/diocese).

6 1. Apresentação Fomentar nas pessoas, com perfil empreendedor, a confiança ilimitada em Deus e a ética Cristã, sendo a presença de Jesus Cristo, o Bom Pastor, a principal referência no mundo dos empreendedores. Propagar a iniciativa da PE em todas as paróquias e Dioceses, semeando a Boa Nova e a vivência do amor Cristão no universo dos negócios.

7 1. Apresentação Gratidão a Deus, aos predecessores e à comunidade; Fé; Comunhão; Humildade; Gratuidade no servir; Compaixão; Respeito à dignidade humana; Cuidado com o Empreendedor.

8 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paróquia/Diocese O que faço para implantar a P.E. em minha Paróquia? O primeiro passo é reunir um grupo de empreendedores interessados em evangelizar outros empreendedores. Depois, buscar o pároco ou o bispo local para ter apoio necessário para o lançamento da P.E. em sua Paróquia. Visite nosso site: para fazer o cadastro de sua Paróquia. Em breve alguém da coordenação nacional entrará em contato para maiores esclarecimentos e acompanhamento.

9 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial Com o grupo formado, apoio do Pároco ou Diocese, nasce um núcleo da Pastoral do Empreendedor, que tem a missão de pastorear os empreendedores da comunidade. Reuniões com a Equipe Principal da P.E. terão como objetivo inicial planejar as atividades e eventos focados nos empreendedores.

10 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial Que atividades fazer na P.E. para animar os empreendedores? Encontros abertos semanais ou quinzenais, onde os empreendedores tenham um lugar para escuta da Palavra, troca de experiências e cartões de visita; Retiros espirituais com temas voltados para a vida e o contexto dos empreendedores; Mini-palestras com palestrantes católicos; Celebrações de Missas para empreendedores; Encontros de católicos empreendedores; Bênçãos e orações nos empreendimentos; Reza do terço e entronização da imagem de Nossa Senhora nas empresas; Encontros com testemunhos; Estudos da Doutrina Social da Igreja e outros temas afins.

11 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial Como dividir as tarefas com a Equipe Principal da P.E. Paroquial? O Coordenador Geral em consenso com os outros membros da Equipe Principal da P.E. Paroquial, e, considerando o perfil e habilidades já conhecidas de cada um, decidir quem fará o que para contribuir. Estrutura (sugestão): Coordenador Geral: responsável pela animação, organização e a garantia de que todas as atividades da Pastoral do Empreendedor Paroquial estejam dentro dos objetivos. Em sala de encontro é o principal responsável para que tudo transcorra com serenidade e atinja o objetivo definido em reunião de planejamento.

12 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial...Como dividir as tarefas com a Equipe Principal da P.E. da Paróquia/Diocese? Estrutura (sugestão): Padre Referencial: deve dar suporte espiritual para a Coordenação Geral e Equipe da Pastoral do Empreendedor. Quando previamente agendado, poderá ajudar na motivação das missas mensais (com a aspersão, benção das velas e oração do empreendedor), realizando visita para benção das empresas etc..

13 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial...Como dividir as tarefas com a Equipe Principal da P.E. da Paróquia/Diocese? Estrutura (sugestão): Secretaria: responsável pela impressão dos formulários e/ou preparar materiais que serão utilizados em reunião (ex: lista de presença, canetas, formulário de ATA etc.). Em dia de encontro, demais materiais previstos em reunião de planejamento como por exemplo: formulário de inscrição, folha de canto, oração do empreendedor, canetas, datashow e computador (se necessário), salgados e sucos (se em acordo com a equipe).

14 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial...Como dividir as tarefas com a Equipe Principal da P.E. da Paróquia/Diocese? Estrutura (sugestão): Equipe de Comunicação: providenciar a divulgação das atividades e/ou eventos da P.E. na Paróquia (Internamente: quadro de avisos, em missas e reuniões de CPP. Externamente: site da paróquia, redes sociais, panfletos, jornal etc.). Em dia de atividades realizar registro fotográfico para divulgação posterior.

15 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial...Como dividir as tarefas com a Equipe Principal da P.E. da Paróquia/Diocese? Estrutura (sugestão): Equipe de Animação/Liturgia: responsável pelos cantos (encontros/ retiros/ missas), preparação de mesa na sala dos encontros com toalha, Bíblia Sagrada, Crucifixo ou imagem de N.Sra. e vela; organizar em missas do empreendedor as pessoas que farão: acolhida com entrega de oração do empreendedor + vela, entrada com banner P.E. na procissão de entrada, leituras, intenções focadas no empreendedor, ofertório, avisos, oração do empreendedor, etc..

16 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial...Como dividir as tarefas com a Equipe Principal da P.E. da Paróquia/Diocese? Estrutura (sugestão): Palestrante Católico: responsável por conduzir em sala mini-palestra de no máximo 30 minutos, oficina para reflexão, discussão em grupo e apresentação de plano de ação em virtude do que foi discutido (o que farei agora que refleti / aprendi?). Obs.: A participação de todos da Equipe Principal da P.E. Paroquial e empresários participantes em encontros é considerada um elemento chave para o sucesso dos encontros.

17 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial Onde conseguir modelos e/ou sugestões de atividades da P.E.? Acessar pelo site com o LOGIN e SENHA de sua Pastoral do Empreendedor. Baixar os arquivos e/ou modelos P.E.N., exemplo: como por Folder com logo da Pastoral do Empreendedor, missão principal e valores; convite para os encontros abertos para escuta da Palavra e troca de experiências; Convite para participação de retiros espirituais; Folheto para divulgação de mini-palestra;

18 2. Planejamento - Reunião da Equipe Principal da P.E. Paroquial...Onde conseguir modelos e/ou sugestões de atividades da P.E.? Convite para Missas com o Empreendedor; Oração do Empreendedor; Benção nos empreendimentos; Reza do terço e entronização da imagem de Nossa Senhora nas empresas; Encontros para integração, troca de experiência e testemunhos; Estudos da Doutrina Social da Igreja e outros temas afins; Formulários diversos (ex: Pauta de Reunião, Ata de Reunião, Lista de Presença, Check-list etc.)

19 3. Desenvolvimento de Atividades Para aprofundamento espiritual da Equipe PE e Empreendedores: Orações / Reza do Terço; Músicas; Reflexões com textos bíblicos; Missas; Retiros (deserto).

20 3. Desenvolvimento de Atividades Para fortalecimento da Equipe PE realizar reuniões semanais ou quinzenais, conforme roteiro sugestão: Oração Inicial e intenções ou leitura de um trecho da Bíblia para reflexão; Seguindo cronograma de atividades planejar (o que, quem, quando, como, com que recursos etc.) será realizada a próxima atividade (reunião aberta, encontro com mini-palestra, missa, confraternização etc.) e registrar em ATA; Pedir assinatura de participantes em LISTA DE PRESENÇA; Fazer Oração Final agradecendo a presença e contribuição de todos.

21 3. Desenvolvimento de Atividades Para fortalecimento pessoal, profissional/ empresarial: Mini-palestra com relato de pequenos trechos bíblicos e exposição de experiências, realidade atual e desejada para o empreendedor cristão, pistas para construção de planos de ação x compromisso do empreendedor (acesse exemplos de mini-palestra em site: Oficinas de trabalho em equipe, duplas ou individual (dependendo do número de pessoas), para reflexão, troca de experiências, construção de trabalhos que levem à inspiração de práticas cristãs, éticas, solidárias e de responsabilidade sócioambiental (acesse exemplos de mini-palestra em site:

22 4. Realização de Ajustes / Ampliação O Coordenador Geral com a Equipe Principal da Pastoral do Empreendedor deverá periodicamente se reunir para avaliar se necessidade de ajuste nas atividades realizadas a fim de cumprir sua principal missão de: Fomentar nas pessoas, com perfil empreendedor, a confiança ilimitada em Deus e a ética Cristã, sendo a presença de Jesus Cristo, o Bom Pastor, a principal referência no mundo dos empreendedores. No caso de identificação de interesse de outras Paróquias/Região/Diocese em implantar a Pastoral do Empreendedor pedir para fazer contato com a Pastoral do Empreendedor Nacional por meio do site (vide item 1. Planejamento)

23 Planejamento Faça uma reunião com a sua equipe local da Pastoral do Empreendedor e defina: 1. Data do Evento 2. Local 3. Objetivo Geral do Evento 4. Quem fará o que?

24 ...Planejamento Horário Atividade O que será realizado Pessoa Responsável 14h 14h15 5. Monte um roteiro e um check-list a ser seguido para o dia do Encontro. Secretaria/ Liturgia Recepção e Acolhimento Preparação de altar em sala de Plenária/Encontro Nononon Recursos Mínimos Mesa com toalha, Bíblia Sagrada, Vela, imagem de N.Sra. Preenchimento de ficha de inscrição Nononon Ficha de Inscrição / Canetas 14h30 Oração Inicial Após agradecimento pelos presentes, realizar oração do Pai-nosso e Ave-Maria Padre Referencial + Coordenador Geral Computador Datashow Oração inicial

25 ...Planejamento 5. Monte um roteiro e um check-list a ser seguido para o dia do Encontro. Horário Atividade O que será realizado Pessoa Responsável 14h35 14h45 14h50 Apresentação da Equipe / Participantes Acordo de Boa Convivência Apresentação Objetivos PE Equipe: Meu nome é..., sou empresário (a) no ramo..., sou casado (a), tenho xx filhos e participo além desta pastoral aqui na igreja... Participante: Nome, ramo de atividade/ cargo/expectativa Levantamento de : O Que devemos fazer? O Que devemos evitar?... Cabide de Ideias Apresentação de: O que é Pastoral do Empreendedor O que não é Pastoral do Empreendedor Missão / Valores Equipe PE + Participantes Coordenador Geral ou 01 membro da Equipe PE Coordenador Geral Recursos Mínimos Computador Datashow slide c/título Apresentação Computador Datashow slide c/ título Acordo de Boa Convivência Computador Datashow 03 slides apresentação PE

26 ...Planejamento 5. Monte um roteiro e um check-list a ser seguido para o dia do Encontro. Horário Atividade O que será realizado Pessoa Responsável Recursos Mínimos 15h Apresentação de Tema do Encontro: Crise Atual e a Ética Cristã a favor do crescimento de todos. Desenvolvimento do tema com pistas sobre: O que é importante em situação de crise? O que cada um tem feito para se organizar e preservar negócios? Palestrante Convidado (a) Computador Datashow slides c/ trechos bíblicos e tópicos da palestra 15h20 Oficina em grupos / duplas Perguntas norteadoras: (baseados nos princípios cristãos como podemos transformar crise em oportunidade?) 1) Quais os Desafios e Oportunidades atuais? 2) O que podemos melhorar? 3) O que ainda não estamos vendo? O que acrescentar? Palestrante Convidado (a) Ou 01 membro da Equipe 01 folha de flipchart para cada grupo Canetas pilot coloridas 15h35 Parada para café / WC/ Cantos Integração participantes e equipe da PE por atividade livre do café Secretaria/ Animação/Litur gia Café, bolacha etc. Cantos impressos

27 ...Planejamento 5. Monte um roteiro e um check-list a ser seguido para o dia do Encontro. Horário Atividade O que será realizado Pessoa Responsável 15h40 15h50 Apresentação de Feedback participantes Avaliação Encontro Muito Satisfeito/ Satisfeito/ Insatisfeito 15h55 Próximos passos / Cronograma/ Oração Final Explicação por representante conclusão da equipe Fixação de folha de Flip-chart na parede Fechamento de Objetivo do Encontro O que será feito a partir de agora? Compromisso participantes O que gostaram? O que sugerem para o nosso próximo encontro? Avisos gerais / Apresentação de Calendário de próximas atividades / Oração do Empreendedor Palestrante Coordenador Geral Coordenador Geral ou 01 membro da Equipe Recursos Mínimos Fita crepe para fixação de folha flip-chart na parede Cartaz Avaliação e cartaz Cabide de Ideias / canetas pilot Computador Datashow slides c/ cronograma e oração do empreendedor

28 Desenvolvimento / Alinhamento Produtos esperados ao final do Encontro: Fichas de Inscrição devidamente preenchidas; Formulários, post-its e folhas de flip-chart preenchidas em oficina (trabalho em equipe, dupla ou individual) + utilização/preenchimento de cartaz cabide de ideias ; Avaliação do Encontro e opção de interesse em pertencer ao grupo de empresários da Pastoral do Empreendedor. Alinhamento para melhoria de resultado: Utilizar registros, feedbacks de participantes e da equipe principal da P.E. para corrigir desvios e melhorar as próximas atividades.

29

30 Orientador Espiritual: Frei Rogério Soares de Almeida Silveira Assessor Teológico: Pe. Joãozinho, scj João Carlos Almeida Coordenador: Ricardo Vencato Vice Coordenador: Daniel Godri Júnior Secretário: Edson Gatto Tesoureiro: Gilberto José do Carmo Batista Planejamento Estratégico: Izabel Cristina Lara Stevanatto Comunicação: Iracema Pinto de Souza e Patrícia Maria da Silva Assessoria de Comunicação: Cyrille Joachim Schneider e Antonio Kayser

PROJETO PASTORAL DO EMPREENDEDOR Igreja Imaculada Conceição (03/08/2017)

PROJETO PASTORAL DO EMPREENDEDOR Igreja Imaculada Conceição (03/08/2017) PROJETO PASTORAL DO EMPREENDEDOR Igreja Imaculada Conceição (03/08/2017) Coordenadora (es): Izabel Cristina Lara Stevanatto E-mail: izabelcristina.lara@gmail.com cristina@adsqualidade.com.br Fone: (11)

Leia mais

Apresentação & Lançamento

Apresentação & Lançamento Apresentação & Lançamento Origens Frei Rogério Soares OdeM Ordem Mercedária Técnico em Contabilidade sempre com foco na Administração Percebemos que os empreendedores estavam sem um pastor para guiá-los

Leia mais

Roteiros para Encontros da Pastoral do Empreendedor 2018

Roteiros para Encontros da Pastoral do Empreendedor 2018 Roteiros para da 2018 www.pastoraldoempreendedor.com.br Frei Rogério Soares de Almeida Silveira (Diretor Espiritual) Pe. João Carlos Almeida (Assessor Teológico) Izabel Cristina Lara Stevanatto (Planejamento/Redação)

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS

ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS ASSEMBLEIA DIOCESANA DO COMIDI ENCONTROS DE FORMAÇÃO: Acolhida; Oração inicial (breve momento de oração); Formação com documentos da Igreja: 7 encontros: Partilha e perguntas;

Leia mais

Missão da Igreja. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe

Missão da Igreja. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe Missão da Igreja Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe Em nossa Igreja devemos oferecer a todos os nossos fiéis um encontro pessoal com Jesus Cristo. DA 226a 2007 A Igreja é comunidade.

Leia mais

DIRETRIZES DA PASTORAL DO EMPREENDEDOR

DIRETRIZES DA PASTORAL DO EMPREENDEDOR PASTORAL DO EMPREENDEDOR CATÓLICO DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA DIRETRIZES DA PASTORAL DO EMPREENDEDOR EDITORA PEREGRINA 1ª Edição 2018 ÍNDICE APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I CAPÍTULO II 9 10 CAPÍTULO

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação.

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação. Realizar a Campanha para a Evangelização 113 A Campanha para a Evangelização é um programa global dos Organismos Nacionais, do Secretariado Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Igrejas

Leia mais

Plano Bienal

Plano Bienal Plano Bienal 2016-2017 Quem somos "Deus manifesta-se numa revelação histórica, no tempo. O tempo inicia os processos, o espaço cristaliza-os. Deus encontra-se no tempo, nos processos em curso. Não é preciso

Leia mais

INQUÉRITO SOBRE A REALIDADE PAROQUIAL

INQUÉRITO SOBRE A REALIDADE PAROQUIAL INQUÉRITO SOBRE A REALIDADE PAROQUIAL Feminino: 291 inqueridos Masculino: 179 inqueridos 1. ESTRUTURA PAROQUIAL Que conhecimento se tem sobre os espaços para a vivência da fé: a) Capela 90/61 32/21 51/31

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO

COMO ORGANIZAR UM SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO COMO ORGANIZAR UM SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO Espero de vocês que partilhem com todos, na igreja, a graça do Batismo no Espírito Santo ( Papa Francisco ) Por Mauro Nicioli Ministério de Pregação RCC

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA

Leia mais

Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade,

Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade, Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade, concedei-nos a graça de utilizar os meios de comunicação

Leia mais

Ata da Reunião da Comunidade Central- Agosto (07/08/2017)

Ata da Reunião da Comunidade Central- Agosto (07/08/2017) Ata da Reunião da Comunidade Central- Agosto (07/08/2017) Aos 7 (sete) dias do mês de agosto deu-se início a 5ª Reunião da Comunidade Central, teve seu começo com a Adoração ao Santíssimo na Capela do

Leia mais

APRESENTAÇÃO:...02 REUNIÃO PREPARATÓRIA - O SEMEADOR ª Semana - O AMOR DE DEUS ª. Semana - O PECADO: ª. Semana - A SALVAÇÃO EM

APRESENTAÇÃO:...02 REUNIÃO PREPARATÓRIA - O SEMEADOR ª Semana - O AMOR DE DEUS ª. Semana - O PECADO: ª. Semana - A SALVAÇÃO EM APRESENTAÇÃO:...02 REUNIÃO PREPARATÓRIA - O SEMEADOR...13 1ª Semana - O AMOR DE DEUS...19 2ª. Semana - O PECADO:...23 3ª. Semana - A SALVAÇÃO EM JESUS:...29 4ª. Semana - FÉ E CONVERSÃO:...35 5ª. Semana

Leia mais

RCC Arquidiocese de Sorocaba

RCC Arquidiocese de Sorocaba RCC Arquidiocese de Sorocaba 2019 O GRUPO DE ORAÇÃO DIMENSÃO DO SERVIÇO CRISTÃO Jo 12,26 - Envio dado por Jesus aqueles que o amam e seguem (discipulado); Meio da continuidade da missão salvífica de

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2012 13 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE

CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE Os jovens são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. (Papa Francisco, julho 2013) CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE Pjoteir@s de caminhada... Nossos cumprimentos, No período de 02 a 04 de março/2018

Leia mais

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO Coleção Pastoral e comunidade Laicato: vocação e missão, Dom Orlando Brandes Leigos e leigas na Igreja: sujeitos na Igreja em saída, José Carlos Pereira Reconstruindo a esperança:

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 COMPLETO

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 COMPLETO RCC GRUPO SÃO FRANCISCO CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 COMPLETO ATIVIDADES PERMANENTES DE PASTORAIS E MOVIMENTOS Grupo de Oração toda Quarta-Feira às 20h30min na Matriz. Estudo Bíblico toda Terça-feira às 20h30min

Leia mais

A atuação na Pascom na ótica do Diretório de comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

A atuação na Pascom na ótica do Diretório de comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari A atuação na Pascom na ótica do Diretório de comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom (Capitulo 10) A pastoral da comunicação se estrutura a partir do Diretório

Leia mais

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc 79-2004 O trabalho da PF é amplo e abrangente; principal enfoque é PROMOVER, FORTALECER e EVANGELIZAR a família. Uma das principais ações: UNIR ESFORÇOS PARA QUE A FAMÍLIA

Leia mais

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS DICOCESE DE SALGUEIRO - PE Fundamentação canônica Passos para implantação Cân. 232. É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados. Cân. 233. A toda

Leia mais

OBJETIVO AMO NA ESCOLA

OBJETIVO AMO NA ESCOLA O Movimento de Mães que Oram pelos Filhos teve início dentro da Escola em Fevereiro de 2016. Tivemos a oportunidade de apresentar o Movimento das Mães à Pastoral da escola Marista de Vila Velha e fomos

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções:

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: a) COORDENAR todas as atividades dos membros desta pastoral da Paróquia ou Área

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

DIA 02 DE FEREIRO SÁBADO

DIA 02 DE FEREIRO SÁBADO CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE FEVEREIRO 2019 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = CARIDADE / SÍMBOLO = LAVA-PÉS / SACRAMENTO = MATRIMÔNIO - ORDEM DIA 01 DE FEVEREIRO SEXTA FEIRA

Leia mais

Eu só sei que amo verdadeiramente depois de ter esbarrado nas imperfeições do outro, depois de ter conhecido sua pior faceta e, mesmo assim,

Eu só sei que amo verdadeiramente depois de ter esbarrado nas imperfeições do outro, depois de ter conhecido sua pior faceta e, mesmo assim, Eu só sei que amo verdadeiramente depois de ter esbarrado nas imperfeições do outro, depois de ter conhecido sua pior faceta e, mesmo assim, continuar reconhecendo-a como parte a que não posso renunciar.

Leia mais

Calendário de Atividades

Calendário de Atividades Regional Leste 2 26 AGOSTO 1962 Calendário de Atividades - 2018 26 AGOSTO 1962 DIOCESE DE PARACATU M I N A S G E R A I S www.dioceseparacatu.org.br Praça Caldeira Brant, nº 147, Bairro Centro - CEP 38.600-000

Leia mais

O QUE É A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO? - A PASCOM é a pastoral que comunica o evangelho.

O QUE É A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO? - A PASCOM é a pastoral que comunica o evangelho. O QUE É A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO? - A PASCOM é a pastoral que comunica o evangelho. O anúncio fundamental é: - O amor pessoal de Deus que Se fez homem, entregou-se a Si mesmo por nós e, vivo, oferece

Leia mais

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Documento 99 da CNBB Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Pauta Documento 99 da CNBB no âmbito PAROQUIAL Planejamento integrado de 2017

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

25 respostas para suas principais dúvidas sobre o projeto Seg, 02 de Abril de :42

25 respostas para suas principais dúvidas sobre o projeto Seg, 02 de Abril de :42 As Semanas Missionárias são um projeto amplo que promete movimentar todas as instâncias da RCC no Brasil. Nesse processo é comum que surjam muitas dúvidas a respeito de como vai funcionar o projeto. Para

Leia mais

AÇÃO EVANGELIZADORA VISITAS PASTORAIS

AÇÃO EVANGELIZADORA VISITAS PASTORAIS AÇÃO EVANGELIZADORA VISITAS PASTORAIS Casa de portas abertas e Cristãos em saída! Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I

PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta!

Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido

Leia mais

São Luís, 28 de Março de Pastoral dos Coroinhas

São Luís, 28 de Março de Pastoral dos Coroinhas São Luís, 28 de Março de 2015. Pastoral dos Coroinhas No dia 28 de Março de 2015, houve uma reunião no salão da Paróquia São Vicente de Paulo para todos os pais que queiram inscrever seus filhos no grupo

Leia mais

Pós-Graduação - Especialização em Catequética Aperfeiçoamento em Catequética PUC-MINAS

Pós-Graduação - Especialização em Catequética Aperfeiçoamento em Catequética PUC-MINAS CNBB SECRETARIADO REGIONAL LESTE II Minas Gerais e Espírito Santo ===================================== Comissão Episcopal Pastoral para ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA IRPAC - Instituto Regional de Pastoral

Leia mais

Seminário Santo Antônio - São Pedro/SP

Seminário Santo Antônio - São Pedro/SP CALENDÁRIO 2019 - AGOSTO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela evangelização: Para que as famílias, graças a uma vida de oração e de amor, tornem-se cada vez mais "laboratórios

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO. 1 CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Organização Art.1º. A Pastoral Carcerária está organizada nos seguintes níveis:

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

Os encontros com as crianças devem ser realizados enquanto as mães oram. O espaço deve ser bem preparado e tem o nome de CANTINHO DOS FILHOS.

Os encontros com as crianças devem ser realizados enquanto as mães oram. O espaço deve ser bem preparado e tem o nome de CANTINHO DOS FILHOS. AMO INFANTIL E JUVENIL O AMO Infantil e Juvenil é um serviço que desenvolve atividades de entretenimento e evangelização com Filhos de Mães que Oram (crianças, adolescentes e jovens). Os encontros com

Leia mais

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas ANO DO LAICATO 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 275, letra i: Realizar o Ano do Laicato, comemorando os 30 anos do Sínodo

Leia mais

Cronograma das Missas nas Comunidades Urbanas e Rurais

Cronograma das Missas nas Comunidades Urbanas e Rurais Agenda Paroquial 2017 Cronograma das Missas nas s Urbanas e Rurais 1ª terça-feira 2ª terça-feira 3ª terça-feira 1ª quinta-feira 2ª quinta-feira 3ª quinta-feira Última quinta-feira Gameleira Zona Rural

Leia mais

Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B. Catequese Infantil

Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B. Catequese Infantil Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B Catequese Infantil Domingos, 8:15h. e Quartas Feiras 18:30h Prepara as crianças para receber o sacramento da

Leia mais

Avaliação dos Catequistas

Avaliação dos Catequistas Avaliação dos Catequistas 2013-2016 1 APRESENTAÇÃO Querido (a) catequista, Estamos no processo de avaliação da caminhada catequética de nossa diocese de Itabira - Cel. Fabriciano, neste ano de 2017. Já

Leia mais

Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser?

Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser? Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser? Muitos coordenadores desanimam ao ver o Grupo de Oração enfraquecendo e perguntam: "Como fazer meu grupo crescer? Como manter as pessoas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE Proposta Comissão Diocesana ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE - MATERIAL DIDÁTICO - INSCRIÇÕES (crianças, adolescentes, adultos) - FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS- ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE OBJETIVO: Que a catequese na

Leia mais

Posse do Pe. José Jorge Teodoro como Pároco da Paróquia Sagrado

Posse do Pe. José Jorge Teodoro como Pároco da Paróquia Sagrado CALENDÁRIO 2019 - FEVEREIRO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Universal: Pelo acolhimento generoso das vítimas do tráfico de pessoas, da prostituição forçada e da violência 1 Sex

Leia mais

Peregrinação e Simpósio Nacional da Família celebrarão o amor Qua, 27 de Maio de :38

Peregrinação e Simpósio Nacional da Família celebrarão o amor Qua, 27 de Maio de :38 Milhares de famílias são esperadas neste final de semana, dias 30 e 31 de maio, em Aparecida (SP), para 7ª Peregrinação e 5º Simpósio Nacional da Família. Com o tema "O amor é a nossa missão: a família

Leia mais

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Convidamos todas as paróquias, pastorais e lideranças a enviarem comunicados sobre festas, encontros, palestras e demais eventos, para divulgarmos em nosso Boletim

Leia mais

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL Tema: MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL Tema: MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO Tema Responsáveis Coordenadore s Pregação Domingo 14 de agosto (1) Criados por um Pai Misericordioso. SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL

Leia mais

A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA

A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Diocese de Limeira SP Bispo referencial da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB domvilson@uol.com.br A importância da formação para a comunicação

Leia mais

Calendário Paroquial de 2015 JANEIRO FEVEREIRO

Calendário Paroquial de 2015 JANEIRO FEVEREIRO Calendário Paroquial de 2015 JANEIRO 1 qui Solenidade de Maria Mãe de Deus - Missas : 9h30 / 18h30 2 sex Apostolado da Oração - Missa - 15h - Catedral 3 sab Setor Família - Missa - 19h30 - Catedral 5 seg

Leia mais

Encontro de Espiritualidade e partilha com os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa da Região Santa Bárbara

Encontro de Espiritualidade e partilha com os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa da Região Santa Bárbara CALENDÁRIO 2019 - MAIO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela Evangelização: Para que, por meio do empenho dos próprios membros, a Igreja na África seja fermento de unidade entre

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

50. O roteiro dos retiros

50. O roteiro dos retiros 50. O roteiro dos retiros 1 Como Pastor Supremo da Igreja, desejo ardentemente convidar todos os membros do povo de Deus, e de modo especial os que vivem no continente americano donde fiz, pela primeira

Leia mais

GUIA PARA PROGRAMAÇÃO ANUAL

GUIA PARA PROGRAMAÇÃO ANUAL ESCOLÁPIOS BRASIL GUIA PARA PROGRAMAÇÃO ANUAL ESCOLÁPIOS BRASIL MOVIMENTO CALASANZ GUIA PARA PROGRAMAÇÃO ANUAL Este guia pretende ser uma ajuda para programar, de forma muito prática, simples e útil,

Leia mais

A importância dos núcleos de Intercessão e suas funções Qui, 02 de Agosto de :22

A importância dos núcleos de Intercessão e suas funções Qui, 02 de Agosto de :22 Desde o Antigo Testamento até os dias de hoje é próprio de Deus escolheu aqueles que vão conduzir o seu povo, evidenciando a colaboração do homem em cumprir uma missão por um determinado tempo Vai, eu

Leia mais

PASTORAL DA ANIMAÇÃO PAUTA DA REUNIÃO DO DIA 18/03/2017

PASTORAL DA ANIMAÇÃO PAUTA DA REUNIÃO DO DIA 18/03/2017 PASTORAL DA ANIMAÇÃO PAUTA DA REUNIÃO DO DIA 18/03/2017 1. Novenário; 2. Encontro de animação dia 02/04/2017; 3. Nome dos grupos de animação de cada comunidade; 4. Reunião mensal para coordenadores (decidir

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2011 12 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO

CALENDÁRIO DIOCESANO CALENDÁRIO DIOCESANO - 2017 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br AGOSTO E SETEMBRO DE 2017 Datas - agosto e setembro 2017 Páginas 1 a 4 Crismas - agosto a dezembro de 2017 Página 4 Formação Iniciação

Leia mais

1 APRESENTAÇÃO. Querido (a) catequista,

1 APRESENTAÇÃO. Querido (a) catequista, 1 APRESENTAÇÃO Querido (a) catequista, Estamos no processo de avaliação da caminhada catequética de nossa diocese de Itabira - Cel. Fabriciano, neste ano de 2017. Já foram realizadas nas paróquias as assembleias

Leia mais

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades)

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Qual um dos principais objetivos do Ano Missionário? Criar comunidades de comunidades ao redor da Palavra de Deus! "Basicamente,

Leia mais

DIOCESE DE CARAGUATATUBA - CALENDÁRIO 2012

DIOCESE DE CARAGUATATUBA - CALENDÁRIO 2012 DIOCESE DE CARAGUATATUBA - CALENDÁRIO 2012 Janeiro 19 Cáritas reunião diocesana 24 Café da Manhã Jornalistas 29 CF capacitação coord. paroquiais Fevereiro 04 - Focolare reunião Paróquia Santo Antonio 16h30

Leia mais

ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2017

ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2017 ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2017 Iniciamos o nosso encontro com a celebração da missa que foi conduzida pelo Pe. Piero. Foi um momento para refletirmos sobre a nossa caminhada

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL

CALENDÁRIO PAROQUIAL CALENDÁRIO PAROQUIAL - 2017 secretaria@perpetuosocorroaraucaria.com.br 041 3643 1342 / 041 3643 1491 041 9195 4205 / 041 9925 9120 JANEIRO 2017 1 (Dom) Confraternização Universal 6 (Sex) Dia de Reis 22

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA NATUREZA, ESPIRITUALIDADE E FINALIDADE 1. Amigos dos Missionários da Sagrada Família (AMSF) é uma Associação privada de fiéis cristãos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL EDUARDO ASSIS GONÇALVES eduardo@cep.org.br Introdução Na sua igreja é feito o planejamento de currículo? Quem faz esse planejamento? Quais as principais dificuldades

Leia mais

ENCONTRO DE COMUNICADORES

ENCONTRO DE COMUNICADORES ENCONTRO DE COMUNICADORES Programação 8h30 Acolhida e oração 9h00 A Ação dos Agentes de Comunicação na Paróquia 10h00 Intervalo 10h30 Comunicação e Liturgia 11h15 Departamento de Comunicação e Marketing

Leia mais

O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO

O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL 53ª Assembleia Geral da CNBB Aparecida, 15 a 24 de abril de 2015 08/53ª AG(Sub) O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO QUESTIONÁRIO SOBRE O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA Calendário Paroquial 2018/2019 16 e 19 de setembro - Início da Catequese no Centro Paroquial 23 de setembro, 17.30h Reunião de pais dos adolescentes e jovens

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais