Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 16 p. 210 Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 Leitura texto introdutório p. 222 Mussaranho pigmeu

3 PROBLEMATIZAÇÃO Como diferenciar os mamíferos dos demais grupos vertebrados? Em que ambientes é possível encontrar animais mamíferos?

4 MORFOLOGIA E FISIOLOGIA Características exclusivas dos mamíferos: Corpo coberto (total ou parcialmente) de pelos formados de queratina. A superfície do corpo apresenta glândulas mamárias (daí o nome), além de glândulas sudoríferas (ou sudoríparas) e sebáceas. Os machos também apresentam glândulas mamárias mas estão atrofiadas. Diafragma, músculo que divide a cavidade torácica da abdominal e cuja a contração/relaxamento bombeia o ar para dentro e para fora dos pulmões; Dentição diferenciada em dentes incisivos, caninos, prémolares e molares. Panículo adiposo, tecido rico em células adiposas existentes sob a pele dos mamíferos, que atua como isolante térmico, diminuindo a perda de calor pelo corpo, e como reserva de alimento.

5 A pele, com epiderme queratinizada e derme, apresenta pelos. Sobre a derme, a gordura concentra-se no tecido adiposo, que é + espessa nos animais de clima frio e nos mamíferos aquáticos sem pelos, como a baleia e o golfinho. Os pelos e a gordura funcionam como isolante térmico e contribuem para a manutenção da temperatura. Em alguns mamíferos, as glândulas sudoríparas ajudam a baixar a temperatura do corpo ao evaporar, a água do suor retira calor da pele e do sangue abaixo dele, esfriando o corpo.

6 Alguns animais como os cães, possuem poucas glândulas sudoríparas, e a temperatura diminuir quando eles respiram rápida, ofegante, o que aumenta a evaporação do vapor de água do sistema respiratório. As glândulas sebáceas produzem gordura que lubrifica os pelos e a pele, contribuindo para sua impermeabilização. As glândulas mamárias produzem o leite que alimenta os filhotes.

7 NUTRIÇÃO Nos mamíferos em geral há vários tipos de dentes: Os incisivos são especializados em cortar; Os caninos, para furar e rasgar; Os pré-molares e molares, para triturar.

8 NUTRIÇÃO Os carnívoros, possuem caninos bem desenvolvidos para rasgar a carne das presas. Os herbívoros, predominam os molares, usado para trituras as folhas. Já o castor que corta com os dentes ramos de árvores p/ construir barragens, tem incisivos bem desenvolvidos. Há ainda os onívoros, como o urso-pardo e o ser humano por exemplo.

9

10 Nos mamíferos estão presentes fígado, pâncreas e glândulas salivares (exceto nos aquáticos). Como nos osteíctes, o tubo digestório comunica-se como o exterior pelos ânus, exceto no ornitorrinco e na equidna, que possuem cloaca. O estômago de ruminantes é muito desenvolvido e divide-se em pança ou rúmem, barrete ou retículo, folhoso ou omaso, coagulador ou abomaso. Essa divisão em compartimentos permite um melhor aproveitamento da celulose presente nos vegetais ingeridos, que constitui um nutriente importante na dieta desses animais.

11 Caminho do alimento O alimento é engolido e amassado na pança (rúmen), onde a celulose é digerida por bactérias. A seguir vai para o barrete (retículo), no qual há glândulas salivares com muitas bactérias, que continuam a digestão da celulose. Então, o alimento mistura-se à saliva e é regurgitado em pequenas porções, que serão mastigadas na boca. 1 2

12 Depois, é deglutido outra vez, indo para o folhoso (omaso) que ajuda a triturá-lo além de absorver água. O alimento segue, então para o coagulador (abomaso) que produz ácido clorídrico e pepsina, digerindo proteínas e bactérias que chegam a ele. A digestão é finalizada no intestino, e os nutrientes são absorvidos. 3 Este é muito maior nos herbívoros do que nos carnívoros 5 e no homem (dificuldade maior na digestão de vegetais do que de carne. Nos herbívoros não ruminantes, a digestão da celulose 2 ocorre pela ação de bactérias 1 do ceco e do apêndice. 4

13

14 RESPIRAÇÃO Respiração pulmonar. A pele não tem função respiratória, uma vez que é impermeável, protege o animal contra desidratação. Mesmo os mamíferos aquáticos respiram por meio de pulmões. O pulmão é dividido em pequenos sacos (alvéolos pulmonares) que aumentam bastante a superfície de absorção do oxigênio.

15 A ventilação do ar é realizada com o auxílio dos músculos que ficam entre as costelas (músculos intercostais) e o diafragma (músculo exclusivo mamíferos, que separa o tórax do abdome). Eles contraem e relaxam alternadamente, aumentando e diminuindo o volume do tórax, fazendo o ar entrar e sair dos pulmões.

16

17 CIRCULAÇÃO O coração dos mamíferos, da mesma forma que o das aves, possui 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos. Não há comunicação entre o lado esquerdo e o direito do coração, assim como ocorre com as aves, o sangue rico em O 2 está completamente separado do rico em CO 2. A circulação é portanto, dupla e completa. Isso garante fornecimento de oxigênio para produção de energia, permitindo aos mamíferos serem ativos em qualquer temperatura.

18 Circulação Sanguínea Duração: 2:40

19 Comparação entre os corações dos cordados

20 EXCREÇÃO O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra, que se abre do lado externo do corpo. Os rins retiram do sangue certas substâncias tóxicas produzidas pela atividade celular, como a ureia, além de H 2 O, sais minerais em excesso. Essas substâncias dissolvidas na água constituem a urina. Ela passa pelos ureteres e se acumula na bexiga até sair do corpo pela uretra. Rim Ureter Bexiga Uretra

21 Coordenação e órgãos dos sentidos O sistema nervoso é bem desenvolvidos, formado pelo encéfalo (cérebro, cerebelo, bulbo e ponte), pela medula espinal e pelos nervos. Há 12 pares de nervos cranianos. Os mamíferos possuem o maior cérebro entre os vertebrados. Uma camada superficial bem desenvolvida (córtex) confere a capacidade de inteligência, memória e aprendizagem. A audição - com as orelhas interna, média e externa, e com um pavilhão auricular que facilita a percepção dos sons -, a visão e os epitélios gustatórios e olfatórios são bem desenvolvidos e receptores sensoriais espalhados pela pele.

22 Encéfalo: cérebro, cerebelo, bulbo e ponte

23 Controle da Temperatura Os mamíferos são endotérmicos. Quando o ambiente esfria, controlam a temperatura liberando calor pela oxidação de alimentos. Quando o ambiente esquenta, refrigeram o corpo através da evaporação da água eliminada, ou seja, pelo suor. Essa regulação de temperatura traz alguns problemas. Se o ambiente é frio, eles dependem de maior quantidade de alimento e oxigênio. Se for quente, correm o risco de perder muita água pela evaporação. Isso é diminuído pela camada de pelos e gorduras sob a pele, que funcionam como isolante térmicos. Outra adaptação dos endotérmicos é sua capacidade de controlar a quantidade de sangue que irriga a pele por meio da contração ou do relaxamento dos músculos lisos (involuntários).

24 Alguns mamíferos como ratos silvestres, hamsters e marmotas, diminuem suas atividades durante o inverno, caindo numa espécie de sono profundo. A respiração e o batimento cardíaco diminuem muito, e a temperatura do corpo cai bastante (pode chegar a 2ºC). Esse processo, chamado hibernação, possibilita a sobrevivência em uma estação em que há muito pouco alimento. Em vez de procurar comida, eles alimentam-se das reservas de gordura que acumularam no corpo. Outros mamíferos como o urso, também passam o inverno dormindo, mas acordam de vez em quando; sua temperatura cai apenas alguns graus.

25 REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO Apresentam fecundação interna. Os machos possuem pênis, e os testículos alojam-se no escroto em algumas ssp, permanentemente, em outras, apenas na época da reprodução. O desenvolvimento é direto. Quase todas as ssp são vivíparos (exceto ornitorrinco e a equidna, que são ovíparos): o filhote desenvolve-se no útero à custa de alimento e oxigênio retirado diretamente do sangue da mãe pela placenta; por esta também elimina os excretas e o CO 2. Além da placenta, estão presentes o âmnio, córion, alantoide e o saco vitelínico. A placenta comunica-se com o embrião pelo cordão umbilical. Mesmo após o nascimento, o filhote continua a receber alimento da mãe (leite). Os cuidados com a prole são mais intensos e duradouros que dos demais vertebrados.

26

27 Classificação Os mamíferos podem ser divididos em três grupos, em relação ao tipo de reprodução: 1) Prototheria ou Monotremata (monotremados) são ovíparos, com desenvolvimento completamente realizado fora do útero materno. São o ornitorrinco e a equidna. 2) Metatheria ou Marsupiais (marsupiais). Placenta pouco desenvolvida. São vivíparos, cujos embriões desenvolvem-se parcialmente no útero materno, completando seu desenvolvimento numa bolsa externa localizada no ventre materno - o marsúpio. São o canguru e coalas. 3) Eutheria (eutérios) - (eu = verdadeiro) (providos de placenta) são vivíparos, apresentando desenvolvimento completo do embrião dentro do útero materno, ao qual se liga por meio de uma placenta. Nesse grupo está a maioria dos mamíferos.

28 1 Prototérios e Monotremados São o ornitorrinco e a equidna. Esses mamíferos apresentam algumas características dos répteis, como a postura de ovos com casca e gema e a presença de cloaca, daí o nome monotremados = uma abertura. Possuem glândulas mamárias, mas não há mamilos, e o leite é lambido dos poros da pele (não possuem teta). O ornitorrinco encontrado na Austrália e Tasmânia, tem bico córneo, = pato, usado para escavar o fundo do rio. A equidna, encontrado na Austrália e Nova Guiné, possui espinhos nas costas, pata c/ garras e um bico usado p/escavar. VÍDEOS: Equidna, um animal que parece um porco espinho - Duração: 1:56 O Fantástico e estranho Ornitorrinco Nat Geo Duração: 3:18

29 2 Metatérios ou Marsupiais São o canguru, coalas, gambás e catitas. Canguru e coalas encontrados nas ilhas da Oceania (Austrália, Nova Zelândia, etc.). O gambá e catitas são encontrados na América do Sul. São vivíparos, mas de placenta rudimentar e transitória (dura poucos dias antes de o filhote nascer; a gestação é curta, estendendo-se de 13 a 35 dias). Ao nascer, o filhote arrasta-se até o marsúpio, uma bolsa de pele situada no ventre da mãe que contém glândulas mamárias, onde se completa seu desenvolvimento.

30 As pernas traseiras do canguru são mais desenvolvidas, o que lhe permite se locomover com grandes saltos (até 8 metros). É um dos símbolos da Austrália. O gambá quando atacado expele um líquido fétido como defesa. O nome gambá significa saco vazio (referindose ao marsúpio). VÍDEO: Fecundação e desenvolvimento do marsupial Duração: 8:36

31 3 Eutérios VÍDEO: Que bicho é esse? Tamanduá-bandeira Duração: 0:45 Maioria dos mamíferos. A placenta é bem desenvolvida e duradoura. A seguir algumas ordens desse grupo de mamíferos. 1) Xenartha ou Edentados = sem dentes Vértebras com uma articulação extra. Sem dentes. Dentição incompleta ou sem dentes e garras desenvolvidas nos dedos. Ex. tamanduá-bandeira, tamanduámirim, tatu-bola, tatu-canastra, preguiça.

32 2) Lagomorfos = forma de lebre Além dos incisivos semelhantes aos roedores, possuem mais um par de incisivos, menos desenvolvido, atrás dos incisivos superiores. Os dentes têm crescimento contínuo. As pernas traseiras são maiores que as dianteiras e estão adaptadas para o salto. A cauda é curta e grossa. São herbívoros. Ex.: coelhos e lebres da Patagônia.

33 3) Rodentia (Roedores) = que rói É a ordem com maior nº de espécies; São herbívoros; Possuem dois pares de dentes incisivos bem desenvolvidos, um em cada maxilar, que não param de crescer. Para que isso não dificulte sua sobrevivência, estes animais roem com grande frequência para poderem desgastá-los. Não apresentam dentes caninos. Ex.: capivara, castor, rato, esquilo, etc. Roedores: Ratos, Camundongos, toupeira...duração: 7:15

34 4) Carnívora=devora carne Possuem caninos bem desenvolvidos (adaptados para perfurar e rasgar a carne) e garras; nos aquáticos os membros são achatados e funcionam como remo. Embora muitos comam apenas carne, há também os de alimentação variada. Ex. tigre, raposa, leão, hiena, morsa, urso, cão, lobo, gato, foca, leão-marinho, lontra, leopardo, onça-pintada, quati, lobo-guará, cachorro-do-mato, guaxinim, jaguatirica, guepardo. Habitantes dos Mares: Mamíferos - As Focas e Leões Marinhos - Duração: 3:27

35 4) Insentívoros = come insetos Mamíferos pequenos e insentívoros. Atualmente, esse grupo está desmembrado em outras ordens. Ex.: toupeira, ouriço e musaranho.

36 5) Primatas = em primeiro lugar Possuem adaptações relacionadas à vida em árvores: cinco dedos nas mãos e nos pés, adaptados para a preensão (um dedo fica em oposição aos outros, o que ajuda o animal a segurar-se em galhos e agarrar objetos) Unhas em vez de garras; Visão bem desenvolvida (em cores); Possuem postura ereta ou semiereta, Cérebro bem desenvolvido em proporção ao corpo (são muito inteligentes); Em geral dedicam grande cuidado à prole. Ex.: lóris, társio, macacos das américas (mico, macacoaranha) e da Europa (babuíno, Rhesus, mandril), antropoides (chimpanzé, gorila, gibão, orangotango e o ser humano).

37 Ordem: PRIMATAS

38 Família: HOMINÍDEOS Bonobos Chimpanzé Homem

39 6) Quirópteros = mão/asa Voadores com membros anteriores transformados em asas para voar. A maioria se alimenta de frutas, néctar ou insetos; outros caçam ratos e rãs. Da mais de mil ssp conhecidas apenas três sp se alimenta de sangue, são os morcegos-vampiros. Para isso, eles abrem uma ferida na presa com os dentes incisivos e lambem o sangue. Ex.: morcegos.

40 7) Artiodáctilos = par / dedo Herbívoros com número par de dedos (2 ou 4) protegidos por casco. Ex.: boi, veado, porco, camelo, hipopótamo, girafa, cabra, ilhama, antílope, carneiro. veado antílope, ilhama

41 8) Cetáceos = baleia Mamíferos marinhos, com membros anteriores transformados em nadadeiras; A forma é hidrodinâmica, não apresenta membros posteriores, e possuem nadadeira caudal. A narina fica no alto da cabeça e dela sai um esguicho de ar quente com vapor de água; São carnívoros ou filtradores de plâncton; A grossa camada de gordura protege contra o frio. Ex.: baleia, cachalotes, e golfinhos. Habitantes dos Mares: Mamíferos - Duração: 1:59

42 9) Perissodáctilos = dedos ímpares Mamíferos com nº de dedos ímpares. (um ou três) e casco. A anta é o maior mamífero terrestre brasileiro, podendo pesar 200 kg. Ex.: zebra, rinoceronte, anta, cavalo.

43 10) Sirênios = sereia Mamíferos aquáticos com membros anteriores transformados em nadadeira, membros posteriores ausentes; Cauda achatada, que funciona como remo; Hervívoros. Ex.: peixe-boi, que vive nos rios da Amazônia.

44 11) Proboscídeos = tromba Mamíferos herbívoros com o nariz e lábio superior transformados em tromba; Pega o alimento e leva-o à boca com a tromba; Com dentes incisivos superiores bem desenvolvidos (presas). Ex.: elefante.

45 Evolução Os antepassados dos atuais mamíferos surgiram antes das aves, no período Triássico, há cerca de 220 milhões de anos, de um grupo de répteis extintos, os terapsidas. Os 1 os mamíferos eram pequenas criaturas peludas, do tamanho dos insetívoros atuais. Tinham olhos grandes, adaptados a pouca luz, seriam portanto animais de hábitos noturnos. Foi somente a partir da extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, que os mamíferos puderam espalhar-se pelos mais variados ambientes. No entanto, muitos dos primitivos mamíferos se extinguiram. Por exemplo, o mamute se extinguiu há cerca de 12 mil anos. Há cerca de 60 milhões de anos os mamíferos já tinham se diversificado. Os primeiros antropoides, devem ter surgido há cerca de 50 milhões de anos.

46 O Reino dos Mamíferos - Parte 1 Duração: 15:21 OS MAMÍFEROS Série Olho Vivo parte 1 Duração: 14:51 OS MAMÍFEROS Série Olho Vivo parte 2 Duração: 13:33

47 1) COMPLETE O QUADRO: CLASSIFICAÇÃO CLASSE CARACTERÍSTICAS REPRESENTANTES Primatas Cetáceos Quirópteros Carnívoros Lagomorfos Roedores Insentívoros Artiodáctilos Perissodáctilos Sirênios Proboscídeos

48 2) COMPLETE O QUADRO: MORFOLOGIA E FISIOLOGIA COMPARADAS - VERTEBRADOS Característica Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos Revestimento Sustentação Locomoção Temperatura corporal Digestão Coração Circulação Respiração Excreção Sistema nervoso Reprodução Fecundação Desenvolvimento

49 CLASSIFICAÇÃO DOS MAMÍFEROS CLASSE CARACTERÍSTICAS REPRESENTANTES Primatas Primeiros Gorila, Ser humano Cetáceos Mamíferos marinhos Baleia, golfinho Quirópteros Mão transformada asa Morcegos Carnívoros Come carne Cão, gato, onça Lagomorfos Forma de lebre Coelho, Lebre Roedores Que roi Rato, esquilo, capivara Insentívoros Come insetos Ouriço, toupeira Artiodáctilos Dedos pares/casco Boi, porco, girafa, veado Perissodáctilos Dedos ímpares/casco Zebra, cavalo, anta Sirênios Sereia /nadadeira Peixe-boi Proboscídeos Lábio / Tromba Elefantes

50 2) COMPLETE O QUADRO: MORFOLOGIA E FISIOLOGIA COMPARADAS VERTEBRADOS Característica Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos Pele lisa com escamas Revestimento Sustentação Locomoção Temperatura corporal Digestão Pele fina e permeável com glândula mucosas Pele seca, escamas córneas, placas e carapaça Cartilagens e Esqueleto Esqueleto óssea Ósseo Ósseo Nadadeiras Tetrápodes Tetrápodes / ápodes Pele seca com penas de queratina Epiderme queratinizada com pelos e derme Ossos pneumáticos Esqueleto Ósseo Bípedes/Asas Bípedes / tetrápodes Ectotérmico Ectotérmico Ectotérmico Endotérmico Endotérmico Completa cloaca / ânus Completa cloaca Completa cloaca Completa cloaca Completa ânus / cloaca Coração 2 cavidades 3 cavidades 3/4 cavidades 4 cavidades 4 cavidades

51 Característica Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos Simples, Dupla, Dupla, Dupla, Dupla, Circulação fechada e completa fechada e incompleta fechada e incompleta/ fechada e completa fechada e completa Respiração Sistema nervoso Branquial Branquial Cutânea e pulmonar completa Pulmonar Pulmonar Pulmonar Excreção amônia ureia ácido úrico ácido úrico ureia 10 pares de 10 pares de 12 pares de 12 pares de nervos nervos nervos nervos cranianos cranianos cranianos cranianos. 12 pares de nervos crania Reprodução Fecundação Desenvolvime nto Sexuada, sexos separados Interna / Indireto Alevinos Ovíparos/ovo vivíparos e vivíparos Sexuada, sexos separados Sexuada, sexos separados Sexuada, sexos separados Sexuada, sexos separados externa Externa Interna Interna Interna Indireto Direto Direto Direto Girino Ovíparos. Ovíparos Ovíparos e ovíparos vivíparos

MAMÍFEROS. Profa. Andrea

MAMÍFEROS. Profa. Andrea MAMÍFEROS Profa. Andrea Filo Chordata (Cordados) Os mamíferos constituem uma classe dos animais vertebrados que se caracterizam pela presença exclusiva de glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite

Leia mais

Há características exclusivas da classe dos mamíferos, são elas:

Há características exclusivas da classe dos mamíferos, são elas: Mamíferos Os mamíferos são animais classificados na classe Mammalia. Nela existem animais pesando de 3g a 160 toneladas e medindo de 8 cm até 30 m de comprimento. Podemos encontrar mamíferos em vários

Leia mais

REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS. Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer

REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS. Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer PROTOCORDADOS NOTOCORDA TUBO NERVOSO DORSAL FENDAS FARÍNGEAS ASCÍDIA = UROCORDADO (NOTOCORDA NA CAUDA DA FASE LARVAL) ANFIOXO

Leia mais

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti MAMÍFEROS Capítulo 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS Aquáticos: Habitat: Mamíferos podem ser terrestres: Único mamífero que voa: Pelos Estratificada

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Conteúdo Recuperação do 3 Bimestre disciplina: Ciências - Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Diferenças entre esses seres vivos e importâncias

Leia mais

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré.

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O

CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna

Leia mais

Respiração. Apresentam músculos localizados entre as costelas, que atuam nos movimentos respiratórios, e outro denominado diafragma.

Respiração. Apresentam músculos localizados entre as costelas, que atuam nos movimentos respiratórios, e outro denominado diafragma. Mamíferos Mamíferos Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos

Leia mais

Características gerais dos mamíferos

Características gerais dos mamíferos Características gerais dos mamíferos Glândula sudoríparas e sebáceas Homeotérmico vertebrado Glândulas mamárias Pelos e/ou cabelo Panículo adiposo Sistema digestivo do Homem O sistema digestivo é um conjunto

Leia mais

Mamíferos. Aula 5 Caracterização Geral dos Mamíferos

Mamíferos. Aula 5 Caracterização Geral dos Mamíferos Mamíferos Aula 5 Caracterização Geral dos Mamíferos CARACTERÍSTICAS GERAIS CORPO COBERTO POR PÊLOS; PELE COM GLÂNDULAS; NAS FÊMEAS, GLS. MAMÁRIAS; CRÂNIO COM 2 CÔNDILOS OCCIPITAIS; 7 VÉRTEBRAS CERVICAIS;

Leia mais

Atividade de Recuperação Paralela

Atividade de Recuperação Paralela Atividade de Recuperação Paralela Nome: n.º Santos, de de 2017. Ano/Série: 2.ª Turma: Ensino: Médio Data de entrega: 25 / 09 / 2017 Valor: 10,0(dez) Prof. Ronaldo Disciplina: Biologia JUSTIFIQUE TODAS

Leia mais

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017 A1 Slide 1 A1 Adriana; 31/08/2017 Peixes Cartilaginosos Peixes Ósseos GNATOSTOMADOS: apresentam mandíbulas. ECTOTÉRMICOS: temperatura do corpo varia com o ambiente. RESPIRAÇÃO BRANQUIAL: filamentos delicados

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

Prof. MsC. Leandro Felício

Prof. MsC. Leandro Felício Prof. MsC. Leandro Felício Grupo mais recente dos vertebrados; Termo mamífero = glândula mamária; Corpo coberto pelos; Pele gl. sebáceas, sudoríparas, odoríferas e mamárias; Presença de diafragma; Os mamíferos

Leia mais

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário,

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, principalmente, na nêurula, quando é possível identificar

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

Núcleo de Tecnologia Municipal NTM Curso: Introdução a Educação Digital. Ativdist 4 Slides MAMÍFEROS

Núcleo de Tecnologia Municipal NTM Curso: Introdução a Educação Digital. Ativdist 4 Slides MAMÍFEROS Núcleo de Tecnologia Municipal NTM Curso: Introdução a Educação Digital Cursista: Ingrid Hansen Meotti Ativdist 4 Slides MAMÍFEROS Mamíferos são todos os vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem

Leia mais

OS VERTEBRADOS. Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados.

OS VERTEBRADOS. Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados. OS VERTEBRADOS Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados. Os cordados dividem-se em: Urocordados: Cordados marinhos que podem viver isolados ou em colônias. Cefalocordados:

Leia mais

RÉPTEIS. Adaptados para ambientes secos

RÉPTEIS. Adaptados para ambientes secos RÉPTEIS Adaptados para ambientes secos Os répteis, possuem maior independência da água no ambiente pois apresentam: pele impermeável, Excreção de ácido úrico fecundação interna, ovos amnióticos com casca

Leia mais

MAMÍFEROS PROF. MARCELO MIRANDA

MAMÍFEROS PROF. MARCELO MIRANDA MAMÍFEROS Características gerais: - glândulas mamárias, pelos, dentes diferenciados, músculo diafragma, homeotermia(endotermia). Pelos: estruturas que revestem o corpo, total ou parcialmente. Em muitas

Leia mais

FILO CORDADOS. *Providos de nortocorda pelo menos na fase embrionária. *providos de fendas branquiais faringeanas pelo menos na fase embrionária.

FILO CORDADOS. *Providos de nortocorda pelo menos na fase embrionária. *providos de fendas branquiais faringeanas pelo menos na fase embrionária. FILO CORDADOS *Providos de nortocorda pelo menos na fase embrionária. *providos de fendas branquiais faringeanas pelo menos na fase embrionária. *Providos de tubo nervoso dorsal. SUB-FILO PROTOCORDADOS

Leia mais

Revestimento corporal

Revestimento corporal Répteis Répteis Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram

Leia mais

Evolução dos vertebrados

Evolução dos vertebrados PEIXES Evolução dos vertebrados PEIXES PULMONADOS AVES ÓSSEOS ANFÍBIOS RÉPTEIS CICLÓSTOMO PEIXES MAMÍFEROS CARTILAGINOSOS Peixe Primitivo (Lampreias e Feiticeiras) Características gerais Exclusivamente

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 197 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Conhece

Leia mais

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS Prof. Biól. Ms. Leila Lucia Fritz Porto Alegre, Agosto de 2017. PEIXES Corpo Esqueleto interno com uma coluna vertebral esqueleto formado por ossos classe dos osteíctes. Exemplo:

Leia mais

Ciências OS MAMÍFEROS. A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas

Ciências OS MAMÍFEROS. A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas Ciências OS MAMÍFEROS A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias, endotermia e pêlos. CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS São animais endotérmicos. Em condições normais

Leia mais

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos Prof. José Roberto VERTEBRADOS CARACTERÍSTICAS GERAIS Animais vertebrados são todos aqueles que possuem como caracteristica principal, uma coluna vertebral. Animais

Leia mais

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 189 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Você

Leia mais

Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados

Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados Os mamíferos são animais classificados na classe Mammalia. Nela existem animais pesando de 3g a 160

Leia mais

O início da conquista do ambiente terrestre

O início da conquista do ambiente terrestre ANFÍBIOS Anfíbios Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado

Leia mais

AS AVES. Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) Ave símbolo do Brasil Capítulo 6 Sistema Poliedro de Ensino Professora Vanessa Rodrigues Granovski

AS AVES. Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) Ave símbolo do Brasil Capítulo 6 Sistema Poliedro de Ensino Professora Vanessa Rodrigues Granovski AS AVES Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) Ave símbolo do Brasil Capítulo 6 Sistema Poliedro de Ensino Professora Vanessa Rodrigues Granovski ANATOMIA DAS AVES VERTEBRADOS OSSOS PNEUMÁTICOS Ossos longos,

Leia mais

Filo dos Cordados. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Filo dos Cordados. Profª Janaina Q. B. Matsuo Profª Janaina Q. B. Matsuo Os Cordados possuem com exclusividade uma neurocorda dorsal de origem ectodérmica, fendas branquiais pares na faringe do embrião (no Homem originarão as cordas vocais), uma notocorda

Leia mais

Atualmente são conhecidas mais de espécies atuais de animais vertebrados, com as mais diferentes formas e habitats.

Atualmente são conhecidas mais de espécies atuais de animais vertebrados, com as mais diferentes formas e habitats. III Unidade Definição Atualmente são conhecidas mais de 50000 espécies atuais de animais vertebrados, com as mais diferentes formas e habitats. Esses animais obtêm energia basicamente da alimentação e

Leia mais

RESUMOS. REINO ANIMAL Filos Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Professora LEONILDA BRANDÃO DA SILVA TERRA BOA - PARANÁ

RESUMOS. REINO ANIMAL Filos Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Professora LEONILDA BRANDÃO DA SILVA TERRA BOA - PARANÁ RESUMOS REINO ANIMAL Filos Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados Professora LEONILDA BRANDÃO DA SILVA TERRA BOA - PARANÁ CARACTERÍSTICAS 9) Complete a tabela: ANELÍDEOS corpo em aneis Tecidos

Leia mais

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Répteis Prof. lucasmarqui Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios.

Leia mais

Tetrápodes e a Conquista do Ambiente Terrestre

Tetrápodes e a Conquista do Ambiente Terrestre Tetrápodes e a Conquista do Ambiente Terrestre Formação dos Elementos de Apoio Conquista da Terra A transição da água para a terra é talvez o evento mais dramático da evolução animal. Podemos perceber

Leia mais

Filo Chordada (Cordados) Vitor Leite

Filo Chordada (Cordados) Vitor Leite Filo Chordada (Cordados) Vitor Leite Filo Chordata (Cordados) Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (evidente na fase embrionária); Características Exclusivas:

Leia mais

EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral e têm crânio com encéfalo.

EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral e têm crânio com encéfalo. Cordados compreende animais adaptados para a vida aquática e terrestre. Dividem-se em: PROTOCORDADOS: destituídos de coluna vertebral e de caixa craniana EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral

Leia mais

AVES: ORIGENS E MORFOLOGIA. Disciplina: Biologia Geral

AVES: ORIGENS E MORFOLOGIA. Disciplina: Biologia Geral AVES: ORIGENS E MORFOLOGIA Disciplina: Biologia Geral 150-160 milhões de anos >10,000 espécies vivas Cladograma dos Amniotas Anfíbios Tartarugas Serpentes Crocodilos Mamíferos Lagartos Aves Dinossauros

Leia mais

FILO CHORDATA Biologia Professor João

FILO CHORDATA Biologia Professor João FILO CHORDATA Biologia Professor João Características gerais Animais mais complexos em termos de estrutura e fisiologia; Adaptados a todos os ambientes do planeta; Apresentam, mesmo que apenas durante

Leia mais

Embriologia. Prof. Bruno Ramello

Embriologia. Prof. Bruno Ramello Embriologia REPRODUÇÃO SEXUADA Ovulíparos: fêmeas e machos lançam um número grande de gametas na água, ocorrendo a fecundação nesse ambiente (fecundação externa) peixes e anfíbios Ovíparos: são animais

Leia mais

Equinodermas e Protocordados 2ª parte

Equinodermas e Protocordados 2ª parte COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Equinodermas e Protocordados 2ª parte Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com O que significa o termo Cordados?

Leia mais

Reino Animalia 0 (Metazoa)

Reino Animalia 0 (Metazoa) Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Chordata (Parte II) Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Chordata Triblásticos, celomados, deuterostômios e possuem simetria bilateral;

Leia mais

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula.

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. b) Podemos afirmar que todas as células

Leia mais

tetrápodes endotérmicos ovíparos A principal característica que permitiu essa conquista foi a endotermia,

tetrápodes endotérmicos ovíparos A principal característica que permitiu essa conquista foi a endotermia, AVES Aves As aves constituem uma classe de animais vertebrados, tetrápodes, endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas,

Leia mais

Cordados I. Peixes, Anfíbios e Répteis. Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública

Cordados I. Peixes, Anfíbios e Répteis. Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública Cordados I Peixes, Anfíbios e Répteis Prof. Rafael Rosolen T. Zafred Revisão Peixes ; Anfíbios; Répteis; Aves;

Leia mais

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Os Anfíbios Introdução Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele

Leia mais

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica 1- Características Embrionárias: Característica Tipo Simetria* Bilateral Tecidos Eumetazoa Tecidos embrionários Triblástico Celoma Celomado Origem do celoma Enterocelomado Blastóporo Deuterostômico Metameria

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com p. 172 O que significa o termo Cordados? Quais os grupos que fazem parte

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Mammalia. Diversidade: - Ocupam quase todos os ambientes - Apesar de não constituir um grupo grande 4600 Sp - Mammalia mamma = seio

Mammalia. Diversidade: - Ocupam quase todos os ambientes - Apesar de não constituir um grupo grande 4600 Sp - Mammalia mamma = seio Diversidade: - Ocupam quase todos os ambientes - Apesar de não constituir um grupo grande 4600 Sp - Mammalia mamma = seio Diversidade: - Grupo mais diferenciado do reino Animal - Encéfalo altamente desenvolvido,

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 3º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 1) Cite cinco características gerais dos peixes. 2-Cite cinco características

Leia mais

Herpetologia Estudo dos répteis. Prof. Pablo Paim Biologia

Herpetologia Estudo dos répteis. Prof. Pablo Paim Biologia Herpetologia Estudo dos répteis Prof. Pablo Paim Biologia Atualmente segundo a SBH são descritas para o Brasil 1026 espécies de anfíbios e 760 espécies de répteis. Anfíbios 988 Anuros; 1 Caudata; 33 Gymnophionas

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 12 p. 178 EVIDÊNCIAS

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR ELIANE GONÇALVES DISCIPLINA CIÊNCIAS SIMULADO: P4 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 501 TECIDOS,

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 16 Animais cordados

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 16 Animais cordados Plano de Aulas Biologia Módulo 16 Animais cordados Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 e Os cordados compartilham características como serem animais celomados, triblásticos,

Leia mais

Filo Chordata (Cordados)

Filo Chordata (Cordados) Filo com animais mais complexos: inclui a espécie humana; Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (mais evidente na fase embrionária); Característica exclusivas

Leia mais

CLASSE REPTILIA SISTEMA TEGUMENTAR. Quem são eles??? Reptare=rastejar 14/02/2014 PRIMEIROS RÉPTEIS SURGIRAM HÁ: FILO CHORDATA

CLASSE REPTILIA SISTEMA TEGUMENTAR. Quem são eles??? Reptare=rastejar 14/02/2014 PRIMEIROS RÉPTEIS SURGIRAM HÁ: FILO CHORDATA FILO CHORDATA SUBFILOS: UROCHORDATA CLASSE REPTILIA CEPHALOCHORDATA VERTEBRATA CYCLOSTOMATA P. CARTILAGINOSOS P. ÓSSEOS AMPHIBIA REPTILIA AVES MAMMALIA PRIMEIROS RÉPTEIS SURGIRAM HÁ: 300 MILHÕES DE ANOS

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS ixação F ) Um aluno esquematizou um anfioxo, indicando, com legendas, os principais caracteres do 2 lo Chordata. p Indique a legenda que aponta o ERRO cometido

Leia mais

Anfíbios Fisiologia Exercícios Curiosidades CLASSE AMPHIBIA. Biologia. C4 H14, 15, 16 Professor João

Anfíbios Fisiologia Exercícios Curiosidades CLASSE AMPHIBIA. Biologia. C4 H14, 15, 16 Professor João CLASSE AMPHIBIA Biologia C4 H14, 15, 16 Professor João Características gerais Classificação Características gerais Anfíbio = anfi + bio Dupla vida (desenvolvimento indireto: fase larval aquática e adulto

Leia mais

P E I X E S. Quanto ao esqueleto:

P E I X E S. Quanto ao esqueleto: P E I X E S Quanto ao esqueleto: OSTEÍCTES Esqueleto ósseo EX.: Sardinha, Dourado, Cioba etc. CONDRÍCTES Esqueleto Cartilaginoso EX.: Tubarão, Raia etc. O Peixe por fora CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA SITUAÇÃO

Leia mais

SUPERCLASSE PEIXES 2) CLASSE CONDRÍCTEIS PEIXES CARTILAGINOSOS

SUPERCLASSE PEIXES 2) CLASSE CONDRÍCTEIS PEIXES CARTILAGINOSOS PEIXES SUPERCLASSE PEIXES 2) CLASSE CONDRÍCTEIS PEIXES CARTILAGINOSOS Endoesqueleto cartilaginoso Espiráculos Boca ventral 5 a 7 pares de fendas branquiais Sem bexiga natatória Presença de cloaca Glândula

Leia mais

BIOLOGIA AULA 12: ZOOLOGIA CORDADOS (Aves e mamíferos)

BIOLOGIA AULA 12: ZOOLOGIA CORDADOS (Aves e mamíferos) BIOLOGIA AULA 12: ZOOLOGIA CORDADOS (Aves e mamíferos) 1. Classe das aves Apresentam um padrão estrutural muito bem adaptado e homogêneo. São dióicos, geralmente com dimorfismo sexual, fecundação interna

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 11 p. 155 PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução 1. A figura representa os sistemas digestivos

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre VÍDEOS Os vídeos aqui indicados são curtos e bem didático, vale a pena assistir. Siga a ordem apresentada. Links: Vídeo 1 Fecundação

Leia mais

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário,

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, principalmente, na nêurula, quando é possível identificar

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Profª.: Jucimara Rodrigues Consiste na quebra dos nutrientes em moléculas que são facilmente absorvíveis Etapas do Sistema Digestório - Ingestão - Digestão - Absorção - Eliminação

Leia mais

Embriogênese. Natália A. Paludetto

Embriogênese. Natália A. Paludetto Embriogênese Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Embriogênese Após fusão dos núcleos durante a fecundação, formase uma célula ovo ou zigoto. Zigoto primeira célula de um novo ser vivo (2n).

Leia mais

AVES PROF. MARCELO MIRANDA

AVES PROF. MARCELO MIRANDA AVES Características gerais: - penas, membros anteriores modificados em asas, homeotermia(endotermia). Penas: estruturas que revestem e isolam termicamente o corpo, permitindo a manutenção da temperatura.

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ ANIMAIS INVERTEBRADOS 01- Conhecemos

Leia mais

AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS

AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS 1 AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS Um grupamento de células diferenciadas e especializadas na execução de certa função denomina-se

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Fred DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º Água Qualidade da água e saúde da população: tipos de água; tratamento caseiro de água: principais doenças (diarreias infecciosas, hepatite A e ascaridíase)

Leia mais

ORGANOGÊNESE FASE EMBRIONÁRIA

ORGANOGÊNESE FASE EMBRIONÁRIA ORGANOGÊNESE FASE EMBRIONÁRIA ORGANOGÊNESE (organo: organismo e gênese: origem) Importância: embrião. A maior parte do desenvolvimento dos órgãos: (varia com a espécie) Ao final deste período: Principais

Leia mais

RESUMOS. REINO ANIMAL Filo Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Professora LEONILDA BRANDÃO DA SILVA TERRA BOA - PARANÁ

RESUMOS. REINO ANIMAL Filo Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Professora LEONILDA BRANDÃO DA SILVA TERRA BOA - PARANÁ RESUMOS REINO ANIMAL Filo Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados Professora LEONILDA BRANDÃO DA SILVA TERRA BOA - PARANÁ CARACTERÍSTICAS Tecidos embrionários Simetria Divisão do corpo

Leia mais

Histologia. Professora Deborah

Histologia. Professora Deborah Histologia Professora Deborah Histologia Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. Tecidos É um conjunto de células que

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Listão de Férias ano

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Listão de Férias ano Listão de Férias 2016 8 ano 1) Indique a alternativa que não apresenta informações corretas sobre o sistema urinário humano. a) A filtração do sangue ocorre em uma estrutura chamada néfron. b) O sistema

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARAPROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - CIÊNCIAS FÍSICAS E

Leia mais

COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. REVISÃO: AVES E MAMÍFEROS PROFESSOR: NANNI

COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. REVISÃO: AVES E MAMÍFEROS PROFESSOR: NANNI COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. REVISÃO: AVES E MAMÍFEROS PROFESSOR: NANNI 01)(UFPEL-2007) É comum vermos aves de ambientes aquáticos

Leia mais

TRABALHO POVOS E CULTURAS

TRABALHO POVOS E CULTURAS TRABALHO POVOS E CULTURAS 8 grupos Povos e culturas: Indígena, africano, asiático, europeu, brasileiro, aborígenes, chineses, indiano Pesquisar alguma característica marcante desta cultura e apresentar

Leia mais

SUBFILO dos VERTEBRADOS (VERTEBRATA)

SUBFILO dos VERTEBRADOS (VERTEBRATA) Aluno: Nº: Turma: FILO: CORDADOS (PROTOCORDADOS E VERTEBRADOS) B8 Módulo 2 SUBFILOS dos UROCORDADOS e dos CEFALOCORDADOS = OS PROTOCORDADOS Características Principais: Presença de notocorda que não é substituída

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

Ciclo Menstrual. O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita.

Ciclo Menstrual. O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita. Ciclo Menstrual O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita. Os hormônios relacionados nesse processo são: Progesterona e Estrógeno.

Leia mais

ASPECTOS EVOLUTIVOS. originaram dos répteis. Escamas móveis semelhantes as penas antes do surgimento da endotermia e no início, sem relação com o vôo.

ASPECTOS EVOLUTIVOS. originaram dos répteis. Escamas móveis semelhantes as penas antes do surgimento da endotermia e no início, sem relação com o vôo. Classe das Aves ASPECTOS EVOLUTIVOS originaram dos répteis. Escamas móveis semelhantes as penas antes do surgimento da endotermia e no início, sem relação com o vôo. redução do peso. o planar vôo nicho

Leia mais

6.3.5 Digestão nos Moluscos Digestão nos Anelídios Digestão nos Artrópodes Digestão nos Equinodermos

6.3.5 Digestão nos Moluscos Digestão nos Anelídios Digestão nos Artrópodes Digestão nos Equinodermos SUMÁRIO I Sistemas de Nutrição... 01 1 Noções Gerais Sobre Metabolismo... 01 1.1 Conceito... 01 1.2 Generalidades... 01 1.3 Metabolismo e Nutrição... 02 1.4 Divisão do Metabolismo... 02 1.4.1 Anabolismo...

Leia mais

8º Ano/Turma: Data / /2014

8º Ano/Turma: Data / /2014 Estudante: Educadora: Daiana Araújo 8º Ano/Turma: Data / /2014 C.Curricular: Ciências Naturais No corpo humano células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada. Esses agrupamentos

Leia mais

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a principal característica que distingue os mamíferos dos demais seres vivos? Questão 2 Qual é a diferença entre

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com EQUINODERMOS O nome decorre da presença de espinhos na pele: equino

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os cientistas organizam os animais em grupos para

Leia mais

ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS

ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS Os Cordados O Filo Chordata (ou Cordados) reúne uma grande diversidade de seres de formas e tamanhos variados, adaptados aos mais diversos ambientes.

Leia mais

17/11/2016. Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes; língua protrátil.

17/11/2016. Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes; língua protrátil. Peixes cartilaginosos Sistema digestório Sistema cardiovascular Peixes ósseos Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Aves: Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes;

Leia mais

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Plano de aula Zoo EF: Bolsistas de IC Chaiana Fernandez da Costa e Caroline Resende profª Lavínia Schwantes. Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Aula destinada para: Ensino Fundamental 1 Objetivo:

Leia mais

Níveis de Organização do Corpo Humano

Níveis de Organização do Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano Ao estudar o corpo humano, podemos analisá-lo por meio de diferentes níveis de organização. Podemos estudá-lo analisando os sistemas do corpo ou então seus tecidos

Leia mais

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio 1. Os tecidos são conjuntos de células que atuam de modo integrado no desempenho de determinadas funções.

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados répteis e peixes mamíferos derme cutícula aves pele O corpo dos animais vertebrados é revestido por

Leia mais

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Organização dos seres vivos Tecidos do corpo humano Histologia Histologia é a ciência que estuda os

Leia mais