Saberes e Práticas Docentes na Formação de Professores PROF.DR. FERNANDO RIBEIRO JUNHO/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saberes e Práticas Docentes na Formação de Professores PROF.DR. FERNANDO RIBEIRO JUNHO/2012"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA AS LICENCIATURAS NA AMAZÔNIA: NÃO HÁ ENSINO SEM PESQUISA E PESQUISA SEM ENSINO Saberes e Práticas Docentes na Formação de Professores PROF.DR. FERNANDO RIBEIRO JUNHO/2012

2 A PRÁTICA DE PESQUISA E A SUA RELAÇÃO COM O ENSINO A motivação para este trabalho surgiu de algumas perguntas freqüentes de estudantes de graduação e pós-graduação: A pesquisa e a qualidade da formação de professores garantem a qualidade no Ensino? A pesquisa, a Política Curricular e a Prática docente ocorrem de acordo com a realidade Amazônica? Obs:o objetivo aqui não é responder ou concluir, mas refletir e instigar o interesse pela prática e pelo estudo de pesquisa. Além disso, são feitas algumas recomendações sobre a formação de professores para o ato de pesquisar.

3 A PESQUISA, A POLÍTICA CURRÍCULAR E A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO NÃO EXISTE UM CAMPO UNIFICADO DE CONHECIMENTO, NEM UMA FORMAÇÃO INTEGRAL EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS. FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO DÃO PRIORIDADE A CONHECIMENTOS TEÓRICOS E ABSTRATOS, A INFORMAÇÃO, EM DETRIMENTO DOS PROBLEMAS CONCRETOS E REGIONAIS.

4 A PESQUISA, A POLÍTICA CURRÍCULAR E A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO SE REFLETE NOS CURRÍCULOS EM DISCIPLINAS ESTANQUES. RESISTÊNCIA A MUDANÇA DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO FORMAL. DIFICULDADES PARA ATUALIZAÇÃO PERMANENTE QUE EXIGE A DINÂMICA DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS AMBIENTAIS.

5 A PESQUISA, A POLÍTICA CURRÍCULAR E A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO DISCIPLINAS SEPARADAS E SEM ELOS PARA O ESTUDO DO MEIO NATURAL E SOCIAL. INEXISTÊNCIA DE PRÁTICAS DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR E MULTIDISCIPLINAR. DIFICULDADES DE TRABALHO EM EQUIPE. A PRÓPRIA ESTRUTURA INTERNA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA. FALTA DE RECURSOS ECONÔMICOS PARA A PESQUISA.

6 PESQUISA, QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUALIDADE DO ENSINO POR SÍ SÓ A PESQUISA E A QUALIDADE DA FORMAÇÃO NÃO GARANTE A QUALIDADE DO ENSINO, DEPENDE DE : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA UM TRABALHO EDUCATIVO SÉRIO, QUADRO ESTÁVEL E FORMAÇÃO ADEQUADA; INFRA-ESTRUTURA MATERIAL, ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DAS INSTALAÇÕES; QUALIDADE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS, BIBLIOTECA, ETC; CARREIRA: VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL REAL, SALÁRIO JUSTO, DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE, PESQUISA E PRODUÇÃO. DEPENDE PRINCIPALMENTE DO COMPROMISSO DO PROFESSOR EM PESQUISAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM QUE OCORREM EM SUAS PRÓPRIAS SALAS DE AULA.

7 OOOOO O QUE PESQUISAR? A Amazônia é considerada como um dos territórios mais ricos em sóciobiodiversidade, entretanto, é uma das regiões com maiores índices de pobreza, desigualdade social, cobiça e ameaça crescente de destruição dos recursos naturais. (Extraído da Carta da UEAP Rio+20)

8 POR QUE PESQUISAR? A UEAP consciente do seu papel de formar para a cidadania ambiental e comprometida com a causa da sustentabilidade na Amazônia promove através das Engenharias, Licenciaturas e Tecnologia o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, voltados à ética ambiental.

9 NA AMAZÔNIA AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS DE ACORDO COM OS RÍTMOS IMPOSTOS PELOS RIOS, CHUVAS E MARÉS.

10 DIMENSÕES E VARIÁVEIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO OS PROBLEMAS AS POTENCIALIDADES A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES A INSERÇÃO DA EA NOS CURRÍCULOS

11 Quais as Potencialidades da Amazônia? Patrimônio Humano Cultura e Saberes ( ribeirinhos, pescadores, índios, negros, caboclos, extrativistas, agricultores, ilhéus, etc.). Riquezas Naturais Peixe, Camarão, Açaí, Palmito, Mel, Rios, Igarapés, Aves, Fauna, Pororoca, Madeira, Animais Silvestres, Biodiversidade. Atrativos Turísticos Rios, Igarapés, Praias, Florestas, Abundância de Plantas Medicinais, Essências Florestais, Artesanato Regional utilizando recursos naturais como: (sementes, raízes, resinas, talas), Carpintaria Naval, Gastronomia, Ninhais, e outros.

12 ATRATIVOS TURÍSTICOS E BELEZAS NATURAIS

13 Quais os Problemas Educacionais existentes na Amazônia? Demanda reprimida de crianças em idade escolar fora da Escola. Escolas precárias dispersas por toda Amazônia oferecendo somente o ensino fundamental. Currículo escolar não compatível com a realidade Amazônica e com as Bases da Educação Ambiental. Fluxo Migratório intenso que contribui para elevar os índices de prostituição e trabalho infantil. Isolamento Geográfico, Dificuldade de Acesso e grandes distâncias contribuem para as comunidades não serem atendidas em suas necessidades básicas.

14 CRIANÇAS FORA DA ESCOLA, GRANDES DISTÂNCIAS, ISOLAMENTO GEOGRÁFICO

15 Quais os Problemas Educacionais existentes na Amazônia? Falta de Serviços Públicos Água tratada, saneamento, Coleta de Lixo ( jogado nos Rios, e Igarapés), Energia Elétrica, Telefonia Domiciliar, acesso a novas tecnologias (internet). Precária relação Escola e Comunidade. Resistência dos Professores em trabalhar no interior. Recursos Naturais explorados indiscriminadamente.

16 ÁGUA TRATADA E TRANSPORTE

17 Quais os Problemas Educacionais existentes na Amazônia? Atividades Tradicionais da Região como a Carpintaria Naval, Produção de Artesanato encontra-se com poucas pessoas praticando. Falta de trabalho alternativo para as mulheres que estão dispostas a aumentar a renda familiar. Falta de um Modelo de Escola que atenda as diferenças socioculturais que permita relações equilibradas das pessoas com o seu ambiente físico, social e cultural, e respeite e valorize os saberes da população local

18 COMO AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO? NA AMAZÔNIA AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS DE ACORDO COM OS RÍTMOS IMPOSTOS PELOS RIOS, CHUVAS E MARÉS. AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DE CADA ALUNO (A) ACABAM POR DFENIR SUA IDENTIDADE. É COM TAIS EXPERIÊNCIAS QUE CADA ALUNO (A) SE RELACIONARÁ COM OS CONTEÚDOS QUE, SÉRIE APÓS SÉRIE, VAI SENDO ESTUDADOS EM SALA DE AULA. É JUSTAMENTE COM SABERES PRÉVIOS TÃO RICOS E DIVERSIFICADOS QUE CADA UM DOS ALUNOS DAS COMUNIDADES DISPERSAS NA AMAZÔNIA ENTRARÁ NA ESCOLA.

19 COMO AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO? A COMPREENSÃO DESSES SABERES COM SUAS RESPECTIVAS INTERDEPENDÊNCIAS E INTERAÇÕES, NOS PERMITIRÁ ENTENDER, PORQUE OS ALUNOS FORMADOS DE ACORDO COM O UNIVERSO CULTURAL EUROPEU TERÁ MAIS FACILIDADE DE COMPREENDER O SIGNIFICADO DOS NUMERAIS E MANIPULÁ-LOS NA CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS.

20 COMO AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO? NÃO HÁ EVIDENTEMENTE, DIFERENÇAS QUE NOS PERMITAM QUESTIONAR SE UNS SÃO MAIS OU MENOS INTELIGENTES QUE OS OUTROS. O QUE TEREMOS É A PRESENÇA DE SABERES PRÉVIOS CONSTRUIDOS E REPRODUZIDOS NO INTERIOR DAS COMUNIDADES DE ORIGEM, CRIANDO DIFERENTES NÍVEIS DE DIFICULDADES NA MANIPULAÇÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS.

21 COMO AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO? MESMOS QUE OS CONTEÚDOS ENSINADOS NAS ESCOLAS DO AMAPÁ FOSSEM SIMILARES A MANEIRA DE FAZÊ-LOS E O RESULTADO DA APREDIZAGEM JAMAIS PODERIA SER IGUAL. DESSA FORMA, O SABER LOCAL É, POR EXCELÊNCIA, UM DOS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

22 COMO AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO? A APROPRIAÇÃO DAS ESTRUTURAS SIMBÓLOCAS NECESSÁRIAS AO DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS E, CONSEQUENTEMENTE DAS HABILIDADES A ELAS RELACIONADAS, SÓ PODERÁ SER FEITA NA MEDIDA EM QUE, PARA O ALUNO, O CONTEÚDO TRABALHADO TENHA SIGNIFICADO.

23 COMO AS VIDAS SÃO ORGANIZADAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO? O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO SÓ SE REALIZA QUANDO O QUE TEMOS DE APRENDER SE RELACIONA DE ALGUMA MANEIRA COM AQUILO QUE JÁ TEMOS ( SABER PRÉVIO ). O SABER LOCAL É PORTANTO, O FUNDAMENTO CULTURAL QUE IDENTIFICA A FORMA PELA QUAL O EDUCANDO SE RELACIONA COM OS CONTEÚDOS QUE LHES SÃO APRESENTADOS.

24 RECOMENDAÇÕES PESQUISAR AS AS QUESTÕES AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA DE FORMA INTEGRADA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, EM TODOS OS NÍNEIS E MODALIDADES, TANTO PARA O ENSINO POR ATIVIDADES OU ÁREAS. PESQUISAR SUA PRÓPRIA PRÁTICA É DEVER DO PROFESSOR DE QUALQUER DISCIPLINA E ORDENAR NO INTERIOR DE SEUS OBJETIVOS EDUCACIONAIS ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO, ÉTICO, ESTÉTICO, PSICOMOTOR, AMBIENTAL, CUTURAL E SOCIAL. COMEÇAR A PESQUISAR A SUA PRÓPRIA SALA DE AULA COM OU SEM A COLABORAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES E POSTULAR A PRÁTICA DE UMA CIDADANIA AMAZÔNICA MAIS CONSCIENTE E PARTICIPATIVA.

25 MUITO OBRIGADO!