Dias 20, 21 e 22 de maio Eleições do Sindipetro AL/SE gestão 2014/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dias 20, 21 e 22 de maio Eleições do Sindipetro AL/SE gestão 2014/2017"

Transcrição

1 Resistencia Luta e VOTE chapa Dias 20, 21 e 22 de maio Eleições do Sindipetro AL/SE gestão 2014/2017 A eleição da diretoria colegiada do Sindipetro AL/SE e dos representantes do Conselho Fiscal será nos dias 20, 21 e 22 de maio. Já está mais do que na hora da categoria conhecer melhor na base o que propõe a Chapa 1, Resistência e Luta, e quem são seus membros. Um dos pontos fortes dessa chapa é a renovação. São 16 novos integrantes. Essa mistura da experiência acumulada na luta, sob influência de novas ideias, merecem seu voto e sua confiança! Conheça um pouco do programa que essa turma defende. SINDIPETRO AL/SE

2 Torcer pelo Brasil é defender a Petrobrás 100% estatal administrada pelos trabalhadores Os trabalhadores brasileiros e as entidades dos movimentos sociais precisam responder a crise que envolve a Petrobras. Nem o governo do PT e seus aliados, nem a turma do PSDB e do DEM apontam Quem lucra com o prejuízo? uma solução real. A administração corrupta é apenas uma parte do problema e nem mesmo isso eles pretendem dar conta com t o d a e s s a e n c e n a ç ã o. Inseparável dela está o conjunto de políticas aplicadas pelo governo federal. Essas políticas avançam na continuidade do desmantelamento e da privatização da ,01 Petrobrás em benefício das grandes multinacionais dos países ricos. Elas são prejudiciais para os 20,96 trabalhadores brasileiros, para todo o nosso povo e a soberania do país. Portanto, só podem ser aplicadas por via de mentiras e práticas desonestas, não tem outro jeito. Enquanto o lucro líquido da Petrobras caiu 40, 4% de 2010 para 2012, o lucro dos acionistas privados cresceu 25,8%. O arrocho salarial e a retirada de direitos refletem parte dos prejuízos que essas políticas causam dentro da empresa. A corrupção através dos contratos superfaturados revela o modelo de administração falida da Petrobras. Uma administração que são os homens e mulheres de confiança do governo, para aplicar dentro da empresa tudo que o governo manda. Podemos superar esse modelo de gestão. Mas, só progredimos se lutarmos por mais participação e controle dos trabalhadores na condução da Petrobras. Para isso precisamos de uma forma de gestão democrática na empresa, um dos eixos centrais da nossa campanha ,80 35,19 34,41 33,31 Lucro Líquido R$ BILHÕES Acionistas Petrobras

3 Campanha em defesa da petrobras Investigação independente Modelo democrático de gestão Fim da privatização - Formar uma Comissão Independente para investigar a corrupção na Petrobrás, composta pelos representantes dos Trabalhadores FNP, FUP, sindicatos de petroleiros, Conselheiros eleitos, AEPET, OAB, etc. - A Petrobras deve ser administrada e controlada pelos trabalhadores, como uma empresa estatal, que atenda às necessidades do povo brasileiro e não das multinacionais. - Por eleições diretas para os conselheiros e pra todo o corpo de diretores, gerentes e supervisores da Petrobras. - Exigimos de Dilma a revogação da lei de FHC que quebrou o monopólio estatal do petróleo; - Por uma Petrobras 100% estatal; - Anulação do leilão de Libra e de todos que já foram realizados; - Todo o petróleo tem que ser do povo brasileiro Contratos suspeitos Estão sob investigação os contratos entre a empresa e o governo federal nas obras do PAC, as obras do COMPERJ, a refinaria Abreu e Lima (PE), etc. Na unidade de Sergipe e Alagoas, o caso do projetão d a P r o d u m a m e m C a r m ó p o l i s t a m b é m levanta suspeitas. Essa empresa embolsou um contrato de R$ 307 milhões e abandonou a obra. Coluna de petroleiros da chapa Resistência e Luta no 1º de Maio em Aracaju-SE.

4 Sindicato independente do governo e das empresas Nosso compromisso é com os trabalhadores Defendemos a total independência do sindicato frente às empresas e suas gerências. Nosso papel é lutar com muita dedicação em defesa dos direitos dos trabalhadores. Portanto, nós combatemos e condenamos práticas de entidades como a FUP e a CUT. Quando uma entidade da classe defende a qualquer custo o governo e os patrões, é porque entregam os direitos dos trabalhadores em troca de privilégios políticos e individuais. Por isso o Sindipetro AL/SE é filiado a FNP e a CSP-Conlutas. Nosso sindicato é visto nacionalmente como um exemplo de quem faz um sindicalismo combativo. Somos referência nacional para a construção de um polo unitário para a luta. Muitos dos acordos assinados pela categoria avançaram graças à combatividade dos sindicatos da FNP, que muitas vezes forçaram a FUP a ter de ir pra luta. A greve do ano passado é um exemplo. Para além da FNP, avançamos na construção da CSP-Conlutas, que envolve entidades dos movimentos sociais. Dar continuidade a esse compromisso com a categoria é nossa maior proposta. Renovação e democracia são 16 novos da base na chapa Grande vitória que merece seu apoio! A luta e o novo é sempre uma aposta no futuro! Vibramos quando novos companheiros estão dispostos em assumir a frente e levar adiante a luta em defesa da categoria. Na nossa chapa, 16 integrantes representam a renovação, com mais mulheres presentes. Esse interesse é despertado da luta incansável e da democracia pela base no modelo de gestão do sindicato. Democracia: nosso compromisso é continuar colocando tudo sob o controle da base. Diferente da prática dos sindicatos fupistas, não assinamos nenhum acordo sem antes realizar as assembleias, onde quem decide é o conjunto da categoria. Fortalecer a presença do Sindicato na base melhorando a comunicação, realizando visitas permanentes e enquetes. Fomentar a criação de Comissões de base, junto com as Cipas e eleger os delegados de base/diretor Sindical por empresa e por local de trabalho.

5 Basta de assédio e violência às mulheres trabalhadoras Por uma ampla campanha educativa Nossa principal luta é exigir da empresa a realização de uma ampla campanha educativa de combate ao assédio e à violência às trabalhadoras nas áreas da Petrobrás e demais empresas da base representada pelo Sindipetro AL/SE. Punição dos agressores principalmente dos gerentes e supervisores; Creches no local de trabalho. Garantia de trabalhar na sede para as trabalhadoras do campo, no período pós licença maternidade; Abono de dia de trabalho para realização de exames como mamografia e Papanicolau; Obrigatoriedade de afastamento remunerado para acompanhar os filhos ao médico; Fortalecer a Secretaria de Mulheres do SINDIPETRO AL/SE e o Movimento Mulheres em Luta na categoria, para organizar as petroleiras para levar adiante a luta contra o assédio, a violência e os temas relacionados às mulheres. Mulheres da chapa Resistência e luta, esposas de companheiros da chapa e apoiadoras Ato contra o assédio e a violência na frente da Sede da Petrobras em Aracaju.

6 Eixos de lutas especí cas Programa da chapa 01 Resistência e Luta Petroquímicos - Campanha em defesa da reestatização das empresas petroquímicas privatizadas na década de 1980, causando desemprego, aumento da terceirização, sucateamento do Parque Industrial e perdas de direitos sociais. Atualmente, 95% dessas empresas são controladas pela Braskem. Pelo Banimento do Amianto e Jato de Areia - substituindo o uso deste último pelo gelo seco. Fertilizantes - lutar pelo plano de cargos e salários dos trabalhadores, por ganho real, pela redução do pó. Trabalhadores da indústria farmacêutica - Campanha em defesa do LIFAL (Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas), contra o sucateamento. Unir com os trabalhadores dos Laboratórios estatais que existem em Pernambuco, Goiás e São Paulo. Pelo retorno da produção do laboratório farmacêutico, que hoje vive parado. Plásticos e polímeros - lutar para exigir que as empresas incluam no acordo o adicional de insalubridade. PLR petroleiros próprios - Apesar de termos assinado o regramento, devemos lutar por uma PLR não condicionada a metas, paga pelo valor máximo dos 25% dos dividendos pagos aos Acionistas e que inclua os trabalhadores terceirizados. Terceirizados - campanha por Trabalhos Iguais, Direitos e Salários iguais ; Pela incorporação dos petroleiros terceirizados nas empresas estatais/contratantes e realização de concurso público em todos os níveis para complementação do quadro de pessoal. Primeirização já! PIDV da Petrobras - reposição imediata do quadro de trabalhadores efetivos que estão saindo pelo PIDV com a carteira de trabalho assinada pela Petrobras. Aposentados - lutar por um plano único de aposentadoria da Petros, de tipo BD, para todos os trabalhadores. AMS vitalícia e isonômica - para aposentados e pensionistas custeada pela Petrobrás. Isonomia de remuneração e direitos - pela isonomia para todos os petroleiros diretos, terceirizados e aposentados. Uni cação das campanhas salariais - lutar por uma data-base comum e uma Pauta Única de Reivindicações. Por uma mesa única no caso da Petrobrás para os 17 sindicatos e as duas federações. Fortalecer a luta pela anistia - ampliar nossos objetivos e incluir na luta os ex-trabalhadores da Petrobrás que foram induzidos ao PDV. Anistia ampla, geral e irrestrita para os trabalhadores.

Educação e Projeto de Nação Soberana

Educação e Projeto de Nação Soberana Educação e Projeto de Nação Soberana João Antônio de Moraes Diretor da Federação Única dos Petroleiros FUP jamorae1@icloud.com 14ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SINTEPE 29 A 31 de agosto de 2018

Leia mais

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017)

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017) Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017) PROSPOSTAS APROVADAS POR CONSESO ENTRE AS ENTIDADES: A) Criar calendário de mobilização e luta a partir das datas de luta das entidades:

Leia mais

Mais categorias aceitam parcelar reajuste salarial

Mais categorias aceitam parcelar reajuste salarial Boletim 826/2015 Ano VII 04/09/2015 Mais categorias aceitam parcelar reajuste salarial Com a inflação e o desemprego em alta, cresce a tendência de negociar reajustes parcelados nas campanhas salarias

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CHAPA RECONTRUÇÃO E LUTA

PLANO DE TRABALHO CHAPA RECONTRUÇÃO E LUTA PLANO DE TRABALHO CHAPA RECONTRUÇÃO E LUTA QUEM SOMOS Reconstrução e Luta é formada por um grupo heterogêneo de docentes da Universidade Estadual de Maringá que concorre à SESDUEM para o biênio 2013 a

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO A Petrobras Transporte S.A. Transpetro, doravante denominada Companhia, representada neste ato pela Gerente Executiva de Recursos Humanos MARIA CAROLINA PEREIRA GOMES VILAS

Leia mais

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEF

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEF Relatório da Reunião Ampliada do FONASEF Pauta da Campanha Unificada dos Servidores Públicos Federais NEGOCIAÇÃO E POLÍTICA SALARIAL 1. Política salarial permanente com correção das distorções e reposição

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Companhia Acordante Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, sociedade de economia mista, com sede na Avenida República do Chile, 65, Rio de Janeiro - RJ. Sindicatos Acordantes

Leia mais

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014 Democratização do Estado e negociação coletiva Senador José Pimentel 4/4/2014 Efeitos da DITADURA sobre os trabalhadores As dificuldades de organização Repressão aos movimentos reivindicatórios Perdas

Leia mais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais Ofício nº 001/2019 Fonasefe/Fonacate Brasília, 20 de março de 2019. A Sua Excelência o Senhor Dr. Paulo Guedes Ministro da Economia Brasília Distrito Federal Com cópia Presidente do Supremo Tribunal Federal,

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Companhia Acordante Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, sociedade de economia mista, com sede na Avenida República do Chile, 65, Rio de Janeiro - RJ. Sindicatos Acordantes

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Companhia Acordante Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, sociedade de economia mista, com sede na Avenida República do Chile, 65, Rio de Janeiro - RJ. Sindicatos Acordantes

Leia mais

Autorização para profissionais estrangeiros recua 29% no País

Autorização para profissionais estrangeiros recua 29% no País Boletim 878/2015 Ano VII 23/11/2015 Autorização para profissionais estrangeiros recua 29% no País - O Brasil concedeu, no terceiro trimestre do ano (julho a setembro), 10.703 autorizações de trabalho para

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Companhia Acordante Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, sociedade de economia mista, com sede na Avenida República do Chile, 65, Rio de Janeiro - RJ. Sindicatos Acordantes

Leia mais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais ANDES-SN ANFFA- ASFOC-SN ASMETRO-SN ASSIBGE-SN Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais dos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2017). Local: Auditório

Leia mais

PETR LE O DIA NACIONAL DE LUTAS PREPARA LUTA CONTRA O LEILÃO DE LIBRA E CAMPANHA REIVINDICATÓRIA especial

PETR LE O DIA NACIONAL DE LUTAS PREPARA LUTA CONTRA O LEILÃO DE LIBRA E CAMPANHA REIVINDICATÓRIA especial especial APOSENTADOS E PENSIONISTAS O O R PETR LE O Boletim Especial acesse nosso site: sindipetrolp.org.br julho de 2013 #12 DIA NACIONAL DE LUTAS PREPARA LUTA CONTRA O LEILÃO DE LIBRA E CAMPANHA REIVINDICATÓRIA

Leia mais

PARECER SOBRE PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO QUE ALTERA A FORMA DE PAGAMENTO DA PLR/PR (EXERCÍCIO 2017)

PARECER SOBRE PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO QUE ALTERA A FORMA DE PAGAMENTO DA PLR/PR (EXERCÍCIO 2017) À FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PETROLEIROS - FNP PARECER SOBRE PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO QUE ALTERA A FORMA DE PAGAMENTO DA PLR/PR (EXERCÍCIO 2017) Em 31.03.2014 os cinco sindicatos que compõe

Leia mais

Relatório da Reunião da Coordenação Nacional Ampliada da CSP-Colutas (Rio de Janeiro, 28 e 29 de setembro de 2013).

Relatório da Reunião da Coordenação Nacional Ampliada da CSP-Colutas (Rio de Janeiro, 28 e 29 de setembro de 2013). Relatório da Reunião da Coordenação Nacional Ampliada da CSP-Colutas (Rio de Janeiro, 28 e 29 de setembro de 2013). Delegados: José Nunes. Forma de escolha: Reunião de Diretoria Conjuntura: Os trabalhos

Leia mais

Dia Nacional de Luta da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) mobiliza trabalhadores em todo o país

Dia Nacional de Luta da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) mobiliza trabalhadores em todo o país Dia Nacional de Luta da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) mobiliza trabalhadores em todo o país Mobilização em Belém (Pará). Na terça-feira (10), a CSP-CONLUTAS deu a largada para a jornada de

Leia mais

NENHUM DIREITO A MENOS!

NENHUM DIREITO A MENOS! NENHUM DIREITO A MENOS! CONSTRUINDO A GREVE GERAL! RESISTÊNCIA PARA GARANTIR DIREITOS O alinhamento dos governos Temer e Sartori, ambos do PMDB, traduz o objetivo do golpe no Brasil: implantar políticas

Leia mais

RESOLUÇÕES PARA A PLENÁRIA FINAL BLOCO 1:

RESOLUÇÕES PARA A PLENÁRIA FINAL BLOCO 1: EIXOS DE CAMPANHA RESOLUÇÕES PARA A PLENÁRIA FINAL BLOCO 1: Proposta para a construção de uma agenda unitária: 1. Barrar a Reforma da Previdência e os ataques à Petros. Em defesa dos Aposentados! 2. Defesa

Leia mais

Edição 934 Dezembro/2016

Edição 934 Dezembro/2016 1 2 Ano turbulento na política e economia O ano de 2016 foi marcado pelo impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff (PT), que havia sido reeleita pelo voto popular com 54, 5 milhões de votos.

Leia mais

Cartilha CAMPANHA SALARIAL SETOR QUÍMICO

Cartilha CAMPANHA SALARIAL SETOR QUÍMICO 2 expediente Esta é uma publicação da Federeção dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT do Estado de São Paulo - Fetquim. Jornalista responsável: Denise Simeão (Mtb 9167/ RS) Textos: Denise Simeão Arte

Leia mais

Pauta: 1 - Informes; 2 - Conjuntura; 3 - Propostas/Encaminhamentos.

Pauta: 1 - Informes; 2 - Conjuntura; 3 - Propostas/Encaminhamentos. RELATÓRIO DO ENCONTRO NACIONAL DOS SERVIDORES DA C&TI REALIZADO NO DIA 13 DE MAIO DE 2016, NA SEDE DA CONDSEF, EM BRASÍLIA/DF COM PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA CATEGORIA. Presentes: Estados (RJ,SP,

Leia mais

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA A MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 tem sua plataforma de luta com o lema Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Liberdade e Igualdade, o que significa que

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL)

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) A QUE VEM A REFORMA? Várias razões estão sendo dadas: MANTER E CRIAR EMPREGOS COM REDUÇÃO NO CUSTO DO TRABALHO; REGULAR FORMAS MAIS FLEXÍVEIS DE CONTRATAR PARA ATENDER AS

Leia mais

QUESTIONÁRIO COM AS RESPOSTAS DO SR. SASSERON E OS COMENTÁRIOS DOS PARTICIPANTES NO EVENTO.

QUESTIONÁRIO COM AS RESPOSTAS DO SR. SASSERON E OS COMENTÁRIOS DOS PARTICIPANTES NO EVENTO. QUESTIONÁRIO COM AS RESPOSTAS DO SR. SASSERON E OS COMENTÁRIOS DOS PARTICIPANTES NO EVENTO. 1. A PREVIC tem tratamento equilibrado participante/patrocinador? PREVIC = Superintendência Nacional de Previdência

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E

S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E 2 0 0 5 BANCÁRIOS. Com data-base em 1º de setembro, os bancários ligados a 15 sindicatos do estado de São Paulo já definiram a pauta de reivindicações a ser

Leia mais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais RELATÓRIO DA REUNIÃO AMPLIADA DO FÓRUM DAS ENTIDADES NACIONAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS (FONASEFE) E FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO (FONACATE) Local: Brasília - Hotel

Leia mais

Boletim Sindipetro-PE/PB Ano 11 nº 01 08/01/2015

Boletim Sindipetro-PE/PB Ano 11 nº 01 08/01/2015 Boletim Informativo do SINDIPETRO PEPB 20 de Janeiro de 2016 nº 01 - ano 12 Filiado à CUT, FUP e Dieese RETROSPECTIVA 2015 O ano que foi marcado pelo exercício de Assédio Moral e ingerência na empresa,

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO TERMO DE COMPROMISSO Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, doravante denominada Companhia, neste ato representada pelo Gerente Executivo de Recursos Humanos, Diego Hernandes, a Federação Única dos Petroleiros

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO METODOLOGIA PARA DEFINIÇÃO E PAGAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS (PLR) NO SISTEMA PETROBRAS

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO METODOLOGIA PARA DEFINIÇÃO E PAGAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS (PLR) NO SISTEMA PETROBRAS ACORDO COLETIVO DE TRABALHO METODOLOGIA PARA DEFINIÇÃO E PAGAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS (PLR) NO SISTEMA PETROBRAS Companhia Acordante Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, sociedade

Leia mais

Relatório da Plenária Ampliada do Fonasef

Relatório da Plenária Ampliada do Fonasef Relatório da Plenária Ampliada do Fonasef Brasília, 26 e 27/02/2016 Convocados pelo Fonasef (Fórum Nacional de Servidores Públicos Federais), pelo menos 157 representantes de entidades (ANEXOS) de servidores

Leia mais

TERMO DE ACEITAÇÃO DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARGOS - PCAC E REMUNERAÇÃO MÍNIMA POR NÍVEL E REGIME - RMNR

TERMO DE ACEITAÇÃO DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARGOS - PCAC E REMUNERAÇÃO MÍNIMA POR NÍVEL E REGIME - RMNR TERMO DE ACEITAÇÃO DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARGOS - PCAC - 2007 E REMUNERAÇÃO MÍNIMA POR NÍVEL E REGIME - RMNR Companhia Petróleo Brasileiro S/A -, sociedade de economia mista, com sede

Leia mais

Pela Feittinf Paulo Roberto de Oliveira. Erven Padovozzi Ferreira. Observadores: ATA DE REUNIÃO. Brasília (DF), 24 de maio de

Pela Feittinf Paulo Roberto de Oliveira. Erven Padovozzi Ferreira. Observadores: ATA DE REUNIÃO. Brasília (DF), 24 de maio de Brasília (DF), 24 de maio de 2018. 1. Participantes Pela Representação da Empresa Assinatura Carlos Alberto Loureiro da Silva Fernando Granville Valmir Dambros Simone Irazabal da Graça Wesley de Souza

Leia mais

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve decisão que condenou a BRF Brasil Foods

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve decisão que condenou a BRF Brasil Foods Boletim 601/14 Ano VI 08/09/2014 Destaques Equipamento de proteção O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve decisão que condenou a BRF Brasil Foods a pagar adicional de insalubridade para um trabalhador

Leia mais

Excelentíssimo Senhor, Diogo Oliveira MD Ministro do Planejamento Orçamento e Gestão da República Federativa do Brasil.

Excelentíssimo Senhor, Diogo Oliveira MD Ministro do Planejamento Orçamento e Gestão da República Federativa do Brasil. Brasília/DF, 19 de fevereiro de 2018. Ofício n 001/2018- FONASEFE E FONACATE Excelentíssimo Senhor, Diogo Oliveira MD Ministro do Planejamento Orçamento e Gestão da República Federativa do Brasil. Senhor,

Leia mais

CONHECENDO O ACORDO DE OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS -AOR

CONHECENDO O ACORDO DE OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS -AOR OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS -AOR Apresentação - Paulo Cesar Chamadoiro Martin Correio eletrônico - pmartin@petros.com.br Conselheiro Deliberativo eleito da Petros Diretor da FUP Rio de Janeiro - RJ, 07.08.06

Leia mais

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C Registro OAB 2561

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C Registro OAB 2561 S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E 2 0 0 8 ACIDENTE DO TRABALHO. PENSÃO VITALÍCIA. EXTINÇÃO. A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça por voto condutor da Ministra Nancy Andrighi (Recurso Especial

Leia mais

FÓRUM NACIONAL PELA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL CAMPANHA PELA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

FÓRUM NACIONAL PELA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL CAMPANHA PELA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL FÓRUM NACIONAL PELA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL CAMPANHA PELA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL FÓRUM NACIONAL PELA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL Entidades que já aderiram ao Fórum e à Campanha:.

Leia mais

MINUTA DE PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES PARA 2015

MINUTA DE PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES PARA 2015 DCE da Unicamp, DCE-Livre da USP e Representação Estudantil da Unesp MINUTA DE PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES PARA 2015 O Fórum das Seis, reafirmando sua posição em defesa da autonomia didático-científica,

Leia mais

Folha BancariaBraille

Folha BancariaBraille Folha BancariaBraille SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO JUNHO / JULHO 2016 NÚMERO 51 RESPONDA À CONSULTA DA CAMPANHA 2016 Sócio do Sindicato: 1. ( ) Sim 2. ( ) Não Sexo:

Leia mais

MANIFESTO. Julho de Continue associado lutando para garantir seus direitos junto à Petros Edição 63 APAPE

MANIFESTO. Julho de Continue associado lutando para garantir seus direitos junto à Petros Edição 63 APAPE MANIFESTO A Diretoria da Petros entrou com processo judicial, contra ex-diretores e conselheiros que aprovaram a compra de ações da ITAUSA, em 2010. As entidades abaixo relacionadas expressam sua total

Leia mais

Taxa de Desemprego. Crise Capitalista, Aumento do Desemprego e Arrocho Salarial: a Única Saída para a Classe Operária é a sua Luta!

Taxa de Desemprego. Crise Capitalista, Aumento do Desemprego e Arrocho Salarial: a Única Saída para a Classe Operária é a sua Luta! Crise Capitalista, Aumento do Desemprego e Arrocho Salarial: a Única Saída para a Classe Operária é a sua Luta! 4.9.215 O capitalismo brasileiro vive mais uma séria crise econômica. Essa crise, que ainda

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E

S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E 2 0 0 6 ÁGUA E ESGOTO. Com data-base em 1º de maio, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Água, Esgoto e Meio-ambiente do Estado de São Paulo, representando

Leia mais

TERMO ADITIVO AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011

TERMO ADITIVO AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011 TERMO ADITIVO AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011 Companhia Acordante Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, sociedade de economia mista, com sede na Avenida República do Chile, 65, Rio de Janeiro - RJ.

Leia mais

Folha BancariaBraille

Folha BancariaBraille Folha BancariaBraille SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO NOVEMBRO 2015 NÚMERO 46 DINHEIRO NO BOLSO uu Assembleia bancos privados Em assembleias lotadas, bancários dos

Leia mais

DISCURSO DE ABERTURA DO 31º CONGRESSO DO ANDES- SN - Manaus janeiro de Em nome da Direção Nacional do ANDES-SN saúdo os

DISCURSO DE ABERTURA DO 31º CONGRESSO DO ANDES- SN - Manaus janeiro de Em nome da Direção Nacional do ANDES-SN saúdo os 1 DISCURSO DE ABERTURA DO 31º CONGRESSO DO ANDES- SN - Manaus janeiro de 2012 Em nome da Direção Nacional do ANDES-SN saúdo os delegados e as delegadas, observadores e observadoras do nosso 31º CONGRESSO.

Leia mais

BB, CAIXA, PRIVADOS. Página 5 Página 7 Página 7. Avançar juntos na luta. 27/06 a ANO XXXI - Nº 245

BB, CAIXA, PRIVADOS. Página 5 Página 7 Página 7. Avançar juntos na luta. 27/06 a ANO XXXI - Nº 245 Avançar juntos na luta GESTÃO: 2014 / 2017 27/06 a 15.07.2016 ANO XXXI - Nº 245 BB, CAIXA, PRIVADOS Encontro Estadual debateu perspectivas da próxima Campanha Conecef reafirmou a defesa da Caixa 100% pública

Leia mais

Histórico da PLR da Petrobrás 2007 a Efeitos do Novo Regramento da PLR

Histórico da PLR da Petrobrás 2007 a Efeitos do Novo Regramento da PLR Histórico da PLR da Petrobrás 2007 a 2012 Efeitos do Novo Regramento da PLR!1 !2 Antes da aplicação do Regramento da PLR na Petrobrás Lucro Líquido Sistema - Petrobrás 2007-2012!3 em R$ milhões Fonte:

Leia mais

COM VOCÊ NOSSA LUTA SE FORTALECE! Filie-se ao Sintietfal!

COM VOCÊ NOSSA LUTA SE FORTALECE! Filie-se ao Sintietfal! COM VOCÊ NOSSA LUTA SE FORTALECE! Filie-se ao Sintietfal! Avançar nas lutas e na reconstrução sindical Hugo Brandão presidente do Sin e al Companheiro/a servidor/a, O momento vivido no país é bastante

Leia mais

FENATRACOP TRAZ ESTUDO. Wilmar Santos Presidente da FENATRACOP na Greve de Suape PE FENATRACOP TRAZ ESTUDO

FENATRACOP TRAZ ESTUDO. Wilmar Santos Presidente da FENATRACOP na Greve de Suape PE FENATRACOP TRAZ ESTUDO FENATRACOP TRAZ ESTUDO SOBRE AS GREVES NA CONSTRUÇÃO PESADA NO ANO DE 2012 Wilmar Santos Presidente da FENATRACOP na Greve de Suape PE 2011. FENATRACOP TRAZ ESTUDO SOBRE AS GREVES NA CONSTRUÇÃO PESADA

Leia mais

Campanha de renovação do ACT 2015/17 dos Petroleiros Nenhum direito a menos

Campanha de renovação do ACT 2015/17 dos Petroleiros Nenhum direito a menos Campanha de renovação do ACT 2015/17 dos Petroleiros Nenhum direito a menos Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2017 Resultado das Atividades Correntes da Petrobrás EBITDA Ajustado Petrobrás por trimestre

Leia mais

Fundado em 11 /11/ 1988 CGC / Filiado à CEA e a PLANO DE LUTAS

Fundado em 11 /11/ 1988 CGC / Filiado à CEA e a PLANO DE LUTAS PLANO DE LUTAS LUTAS GERAIS E DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA: 1) CONTRA O IMPERIALISMO E SUAS FORMAS DE DOMINAÇÃO; 2) PELA CONSTRUÇÃO E UNIDADE DA CLASSE TRABALHADORA INTERNACIONAL; 3) RECOLOCAR NA ORDEM

Leia mais

Tese apresentada ao XXX Congresso dos Petroleiros do Ceara e Piauí

Tese apresentada ao XXX Congresso dos Petroleiros do Ceara e Piauí Tese apresentada ao XXX Congresso dos Petroleiros do Ceara e Piauí 1. Na tentativa de manter seus superlucros e garantir o controle da economia, a burguesia internacional vem intensificando a transferência

Leia mais

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS Proposta de Acordo Coletivo de Participação Nos Lucros e/ou Resultados PLR I - Do Pagamento da PLR/2008 Cláusula 1ª - Observado o disposto no Acordo Coletivo de Trabalho 2007/09 a Petróleo Brasileiro S.A.

Leia mais

RESULTADOS DA CONSULTA NACIONAL. Bancários 2016

RESULTADOS DA CONSULTA NACIONAL. Bancários 2016 RESULTADOS DA CONSULTA NACIONAL Bancários 2016 São Paulo, 30 de Julho de 2016 Observações: - Pesquisa não tem tratamento estatístico; - Foram respondidos 44.626 questionários (7% a menos que em 2015);

Leia mais

Folha BancariaBraille

Folha BancariaBraille Folha BancariaBraille SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO AGOSTO 2016 NÚMERO 52 SÓ A LUTA TE GARANTE AVANÇOS A luta dos bancários contra demissões, por mais contratações,

Leia mais

Jornal do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina Ano XXVI nº 1253 - Especial Balanço www.sindipetroprsc.org.br 2 Nº 1253 Entenda o balanço patrimonial, político e contábil Com o início de

Leia mais

SINTUFSC. Sindicato para Todos

SINTUFSC. Sindicato para Todos SINTUFSC Sindicato para Todos É um prazer imenso para nós em vermos seu interesse em filiar-se ao SINTUFSC. Gostaríamos de lhe dar as boas vindas ao sindicato que representa os trabalhadores da Universidade

Leia mais

Crise leva 111 categorias a fechar acordo com redução de salários

Crise leva 111 categorias a fechar acordo com redução de salários Boletim 851/2015 Ano VII 13/10/2015 Crise leva 111 categorias a fechar acordo com redução de salários O resultado das negociações piorou para os trabalhadores em 2015, com reajustes médios mensais equivalentes

Leia mais

DEPARTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DOS SERVIDORES CIVIS DOMC (MINISTÉRIO DA DEFESA/EXÉRCITO)

DEPARTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DOS SERVIDORES CIVIS DOMC (MINISTÉRIO DA DEFESA/EXÉRCITO) DEPARTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DOS SERVIDORES CIVIS DOMC (MINISTÉRIO DA DEFESA/EXÉRCITO) 1. Reivindicar ao Conselho Deliberativo de Entidade - CDE, inclusão de pauta junto a CONDSEF/FENADSEF para

Leia mais

RELATÓRIO DA REUNIÂO DO DAP/FASUBRA SINDICAL DIAS 10, 11 E 12/11/1998

RELATÓRIO DA REUNIÂO DO DAP/FASUBRA SINDICAL DIAS 10, 11 E 12/11/1998 RELATÓRIO DA REUNIÂO DO DAP/FASUBRA SINDICAL DIAS 10, 11 E 12/11/1998 Pauta: 1 Avaliação de conjuntura 1.1 Preparação do dia 18/11 Dia de luta em defesa da Previdência 2 Congresso da Fasubra 2.1 Tese do

Leia mais

PROPOSTA PARA A SOLUÇÃO DAS PENDÊNCIAS DA PETROS

PROPOSTA PARA A SOLUÇÃO DAS PENDÊNCIAS DA PETROS Apresentação - Paulo Cesar Chamadoiro Martin Correio eletrônico - pmartin@petros.com.br Conselheiro Deliberativo eleito da Petros Diretor da FUP Rio de Janeiro - RJ, 07.08.06 Roteiro da Apresentação PROPOSTA

Leia mais

SINDICALIZE-SE! Juntos conquistaremos MAIS!

SINDICALIZE-SE! Juntos conquistaremos MAIS! SINDICALIZE-SE! Juntos conquistaremos MAIS! Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins de Mogi Mirim e Região Cartilha Sindicalização 2 Companheira e companheiro... A categoria do

Leia mais

Cláusula 1ª Tabela Salarial A Companhia praticará os salários constantes da Tabela Salarial, anexo I, que vigorarão até 31/08/11.

Cláusula 1ª Tabela Salarial A Companhia praticará os salários constantes da Tabela Salarial, anexo I, que vigorarão até 31/08/11. TERMO ADITIVO AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009 Companhia Acordante Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, sociedade de economia mista, com sede na Avenida República do Chile, 65, Rio de Janeiro - RJ.

Leia mais

PLENÁRIA NACIONAL DA FENASPS

PLENÁRIA NACIONAL DA FENASPS PLENÁRIA NACIONAL DA FENASPS Data: 22/04/12 Estados presentes: SP - CE - RS - RN - PA - MG - PR - SC - DF - RJ - ES - BA. Total de participantes: 185 Pauta: 1. Informes do plantão: Campanha Salarial Unificada

Leia mais

Jornal do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina - Ano XXV - www.sindipetroprsc.org.br 2 Final de ano é época da Direção do Sindipetro PR/SC apresentar seu balanço político e contábil sob

Leia mais

8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres

8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres 8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres Em todo o país, trabalhadoras vão às ruas por direitos. Na capital dos gaúchos, acontece um ato público a partir das 17h no Largo

Leia mais

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA!

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! Bolsonaro mente quando diz que a reforma da Previdência é necessária para o país e que as mudanças serão boas para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Leia mais

Desemprego sobe para 6,9%, a maior taxa para junho em cinco anos

Desemprego sobe para 6,9%, a maior taxa para junho em cinco anos Boletim 799/2015 Ano VII 24/07/2015 Desemprego sobe para 6,9%, a maior taxa para junho em cinco anos Mês foi marcado por um aumento das demissões nas seis principais regiões metropolitanas do País, enquanto

Leia mais

TESES APROVADAS NA PLENÁRIA DO DIA 04/08 DO CONGRESSO PAULISTA

TESES APROVADAS NA PLENÁRIA DO DIA 04/08 DO CONGRESSO PAULISTA TESES APROVADAS NA PLENÁRIA DO DIA 04/08 DO CONGRESSO PAULISTA Tese do SINDIPETRO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS A crise de 2007/2008 ainda não foi superada. O capital dobrou a aposta na financeirização da economia

Leia mais

Assembleia dos trabalhadores do Serpro aborda campanha e redução da jornada

Assembleia dos trabalhadores do Serpro aborda campanha e redução da jornada Assembleia dos trabalhadores do Serpro aborda campanha e redução da jornada Cerca de 80 trabalhadores da Regional e PSEs da Receita Federal estiveram na assembleia dessa quinta-feira (10/03) à tarde em

Leia mais

Conjuntura Nacional, Internacional e Plano de Lutas

Conjuntura Nacional, Internacional e Plano de Lutas Conjuntura Nacional, Internacional e Plano de Lutas CONSTRUIR A AMPLA UNIDADE DOS TRABALHADORES E LEVANTAR UM PROGRAMA MÍNIMO EM DEFESA DOS DIREITOS E DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS (Reividicamos a última

Leia mais

PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A)

PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A) PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A) ELEIÇÕES 2016 POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO APRESENTAÇÃO Este documento é fruto do acúmulo do trabalho realizado pelo

Leia mais

Brasília, 22 de fevereiro de Local: Brasília - Hotel San Marco. Data: 17 de fevereiro de 2019

Brasília, 22 de fevereiro de Local: Brasília - Hotel San Marco. Data: 17 de fevereiro de 2019 Brasília, 22 de fevereiro de 2019. RELATÓRIO DA REUNIÃO AMPLIADA DO FÓRUM DAS ENTIDADES NACIONAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS (FONASEFE) E FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO

Leia mais

Manifestantes contrários ao Projeto de Lei 4.330/2004, que regulamenta as atividades

Manifestantes contrários ao Projeto de Lei 4.330/2004, que regulamenta as atividades Protestos contra terceirização afetam ao menos 15 estados e o DF Atos contra a terceirização provocam caos em vários setores do país. No DF, uma concentração está prevista para às 16h, com caminhada até

Leia mais

Defender-se é uma obrigação de todo ser humano SINDICALISMO e todos devem fazê-la Os patrões têm o governo e a polícia a seu favor.

Defender-se é uma obrigação de todo ser humano SINDICALISMO e todos devem fazê-la Os patrões têm o governo e a polícia a seu favor. Defender-se é uma obrigação de todo ser humano e todos devem fazê-la. Outro forte motivo para se sindicalizar é mostrar que sabe ser consciente e que os patrões têm a seu favor a televisão e os jornais,

Leia mais

RELATÓRIO COMPLETO DE REUNIÃO DO ESPAÇO DE UNIDADE DE AÇÃO

RELATÓRIO COMPLETO DE REUNIÃO DO ESPAÇO DE UNIDADE DE AÇÃO RELATÓRIO COMPLETO DE REUNIÃO DO ESPAÇO DE UNIDADE DE AÇÃO Local: sede da Condsef, em Brasília Data: 22 de janeiro de 2013 Realizou-se na sede da CONDSEF, em Brasília, no dia 22 de janeiro passado, reunião

Leia mais

SERPRO: Mesa de negociação com o SERPRO Respostas óbvias e nenhum avanço

SERPRO: Mesa de negociação com o SERPRO Respostas óbvias e nenhum avanço SERPRO: Mesa de negociação com o SERPRO Respostas óbvias e nenhum avanço Nos dias 5 e 6 de Julho, aconteceu a segunda mesa de negociação com a direção do SERPRO em Brasília. A empresa, que tinha apresentado,

Leia mais

Não à Reforma da Previdência!

Não à Reforma da Previdência! Não à Reforma da Previdência! O anúncio da Reforma da Previdência foi feito pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, a líderes do

Leia mais

Crédito: Jailton Garcia - Contraf-CUT Solenidade de assinatura da CCT com a Fenaban foi realizada em São Paulo

Crédito: Jailton Garcia - Contraf-CUT Solenidade de assinatura da CCT com a Fenaban foi realizada em São Paulo Crédito: Jailton Garcia - Contraf-CUT Solenidade de assinatura da CCT com a Fenaban foi realizada em São Paulo A Contraf-CUT, federações e sindicatos assinaram com a Fenaban na tarde desta segunda-feira

Leia mais

online Abril Nº 1069

online Abril Nº 1069 online Abril - 2016 Nº 1069 Abril 2016 2 Luta pela democracia, pelos direitos conquistados após anos de luta, em defesa da Petrobras e da soberania energética que ela oferece, os petroleiros capixabas

Leia mais

Crédito: Guina Ferraz Proposta insuficiente do BB foi apresentada na quarta rodada, em Brasília

Crédito: Guina Ferraz Proposta insuficiente do BB foi apresentada na quarta rodada, em Brasília Crédito: Guina Ferraz Proposta insuficiente do BB foi apresentada na quarta rodada, em Brasília A quarta rodada de negociação, realizada nesta quarta-feira 24 em Brasília entre a direção do Banco do Brasil

Leia mais

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E 2 0 0 2 BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL). Com data-base em 1º de setembro, os representantes dos funcionários do Banco do Brasil entregaram a pauta de reivindicações

Leia mais

RESOLUÇÕES DA PLENÁRIA NACIONAL DA FENASPS

RESOLUÇÕES DA PLENÁRIA NACIONAL DA FENASPS RESOLUÇÕES DA PLENÁRIA NACIONAL DA FENASPS Votação do Plano de Lutas Data: domingo, 29 de junho de 2014 Local: auditório do Sinsprev, São Paulo/SP Estados presentes: SP-PR-RS-SC-ES- MG-PA-RN Nº de participantes:

Leia mais

Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT/FITF/CNTT/CUT CNPJ: /

Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT/FITF/CNTT/CUT CNPJ: / RELATÓRIO DE ATIVIDADES Locais: Vitória/ES Período: 25 e 26 de março de 2015. Presentes: Sindicato dos Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe; Sindicato dos Ferroviários da Zona Central do Brasil;

Leia mais

OS RISCOS DO NOVO PCR

OS RISCOS DO NOVO PCR OS RISCOS DO NOVO PCR CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DO PAÍS: Forte retirada de direitos e precarização das relações de trabalho; Privatização da Petrobrás e entrega dos recursos do Pré-sal (PLC 78/2018);

Leia mais

A CNTSS/CUT atuou paralelamente em quatro frentes durante o período de :

A CNTSS/CUT atuou paralelamente em quatro frentes durante o período de : A CNTSS/CUT atuou paralelamente em quatro frentes durante o período de 2013-2014: I. ORGANIZAÇÃO DO RAMO II. LUTAS GERAIS DA CUT III. PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS INSTITUCIONAIS IV. ATIVIDADES INTERNACIONAIS

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ESCOLHA DO SAMBA-ENREDO 2016 DO BLOCO CARNAVALESCO ACORDA PEÃO

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ESCOLHA DO SAMBA-ENREDO 2016 DO BLOCO CARNAVALESCO ACORDA PEÃO REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ESCOLHA DO SAMBA-ENREDO 2016 DO BLOCO CARNAVALESCO ACORDA PEÃO O presente regulamento na modalidade concurso samba-enredo é de uso exclusivo do Bloco Carnavalesco Acorda Peão,

Leia mais

Bancários assinam aditivo com a Caixa nesta quinta. Primeira parcela da PLR será creditada dia 11

Bancários assinam aditivo com a Caixa nesta quinta. Primeira parcela da PLR será creditada dia 11 O aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho ou acordo específico da Caixa Econômica Federal será sssinado nesta quinta-feira, 4/10, em Brasília. A antecipação da primeira parcela da PLR - Participação nos

Leia mais

RESOLUÇÕES DO 29º CONSINASEFE JOÃO PESSOA-PB

RESOLUÇÕES DO 29º CONSINASEFE JOÃO PESSOA-PB RESOLUÇÕES DO 29º CONSINASEFE JOÃO PESSOA-PB Resolução do grupo vermelho: O grupo, em sua maioria deliberou que não haverá encaminhamento de votação de propostas no grupo. Assim, todos os momentos deliberativos

Leia mais

Guia de orientações para a JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Guia de orientações para a JUNTOS SOMOS MAIS FORTES Guia de orientações para a greve JUNTOS SOMOS MAIS FORTES Como proceder na greve? Antes de mais nada, é preciso saber que quanto mais forte for a nossa greve, quanto mais massivas forem as nossas mobilizações,

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta!

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! À luta para resistir, colegas da TI! Por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou,

Leia mais

Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria

Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria Reunião ampliada da Federação Nacional dos Petroleiros Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria Cacau Pereira C L A S S E CONSULTORIA E FORMAÇÃO SINDICAL CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL 2019

Leia mais

Crédito: Fenae Caixa apresenta proposta muito aquém do que os trabalhadores reivindicam

Crédito: Fenae Caixa apresenta proposta muito aquém do que os trabalhadores reivindicam Crédito: Fenae Caixa apresenta proposta muito aquém do que os trabalhadores reivindicam A negociação específica com a Caixa Econômica Federal, realizada nesta quarta-feira (24), em Brasília, foi frustrante

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E

S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E 2 0 0 7 ALIMENTAÇÃO. Com data-base em 1º de maio, a Usina de Cana-de-Açúcar Ibéria, 200 funcionários, localizada na região de Marília, interior de São Paulo,

Leia mais

23 a 27. Vote pelo retorno do. o sindicalismo de base, Sindipetro Litoral Paulista ELEIÇÃO EM ABRIL 9 a 27 nas plataformas 16 a 27 em Caraguá

23 a 27. Vote pelo retorno do. o sindicalismo de base, Sindipetro Litoral Paulista ELEIÇÃO EM ABRIL 9 a 27 nas plataformas 16 a 27 em Caraguá Sem aumento há 17 anos, a defasagem chega a 40% Nossa categoria está há 17 anos sem aumento real. Nesse tempo todo, tivemos apenas reajustes conforme a inflação e abonos não incorporados aos salários,

Leia mais

O SERVIÇO PÚBLICO QUE QUEREMOS!

O SERVIÇO PÚBLICO QUE QUEREMOS! O SERVIÇO PÚBLICO QUE QUEREMOS! As entidades sindicais do funcionalismo organizadas em seus fóruns, que juntos representam mais de 1 milhão de trabalhadores do serviço público responsáveis e comprometidos

Leia mais

A trajetória de um líder comunista: Edvaldo Ratis e o Sindicato dos

A trajetória de um líder comunista: Edvaldo Ratis e o Sindicato dos A trajetória de um líder comunista: Edvaldo Ratis e o Sindicato dos Maria do Socorro de Abreu e Lima * Luiz Anastácio Momesso ** Resumo: Palavras-chave: Keywords: MARIA DO SOCORRO DE ABREU E LIMA E LUIZ

Leia mais

Reproducido en O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL. Artur Henrique da Silva Santos

Reproducido en   O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL. Artur Henrique da Silva Santos Reproducido en www.relats.org O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL Artur Henrique da Silva Santos Publicado en ALAINET, 30 julio 2018 Vamos colocar os pingos nos is. Que uma grande

Leia mais