Obs. Em uso interno é utilizado tinta a base de poliéster mas também com tratamento antioxidante.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Obs. Em uso interno é utilizado tinta a base de poliéster mas também com tratamento antioxidante."

Transcrição

1

2 As chapas em ACM (Aluminium Composite Material) são formadas por duas chapas de alumínio pintado e um núcleo de plástico polietileno. São fornecidas com acabamento à base de pintura PVDF ou poliéster, pelo processo Coil Coating de alta performance, um dos mais modernos processos de pintura, garantindo alta durabilidade e uniformidade de cor. O ACM é produzido em liga 1100 com 99% de pureza de alumínio que permite dobras, usinagens e curvas calandradas, podendo-se obter os mais variados ângulos, formas e raios. Possui excelente relação entre peso e resistência mecânica além de permitir acabamentos rigorosamente planos oferecendo soluções arquitetônicas personalizadas, adapta-se facilmente a diversos projetos de fachadas e interiores.

3 Utilizável em todos os tipos de revestimentos externos de edifício comerciais, residenciais e fachadas que exijam alta durabilidade e estabilidade de cor. Utiliza a original resina PVDF (Fluoreto de Polivinilideno) Kynar 500. Obs. Em uso interno é utilizado tinta a base de poliéster mas também com tratamento antioxidante.

4 O ACM protege a parede externa da poluição e das intempéries. A face externa bloqueia as radiações solares, além de formar uma câmara de ar entre o painel e a parede do edifício, reduzindo custos com ar condicionado. Nos sistemas de fachada ventilada, protege as paredes das trocas bruscas de temperatura, reduzindo dilatações térmicas e impedindo riscos de fissuras. O baixo peso proporciona redução de cargas aplicadas na estrutura da obra, reduzindo as seções de vigas, pilares e fundações. Sua estrutura de fixação também é leve diminuindo as sobrecarga nas estruturas de apoio.

5 Revestimento de fachadas de edifícios; Revestimento de áreas internas e mobiliário; Revestimento de colunas e vigas; Sinalização, displays, letreiros; Stands em feiras e quiosques; Forros e divisórias; Postos de gasolina. Interno Externo

6 Itabond PVDF (Externo) Itabond PE (Interno) Peso M² 4,09 kg M² 3,69 M² Peso Chapa 25,5 Kg 25,0 Kg Medidas (chapa) 1,50m x 5,m x 4mm= 7,5m² 1,50m x 5 x 3mm =7,5m² Kynar 500 Sim Não Poliéster Não Sim Liga de Alumínio / Pureza % pureza % pureza Dobrar / Curvar Sim Sim

7 Cortar: Os Painéis Compostos de Alumínio (ITABOND)podem ser facilmente cortados utilizando-se lâminas de vídia, serra circular manual ou de mesa de corte, serra vertical, tico-tico, routers e lâminas especiais para cisalhamento. Serra de mesa ou circulares: Podem ser equipadas com lâminas especiais, chamadas lâmina (V), modificadas para desbastar ou fresar, produzem tolerância bastante semelhantes a uma tupia manual mais rápida.

8 Dobrar: Um raio muito pequeno pode ser obtido, depois do desbaste feito no material com uma fresa. A profundidade do desbaste em "V" é muito importante. De maneira geral, uma pequena camada de polietileno deverá ficar sobre o alumínio, de modo que fique visível (ou seja, depois de desbastado, o polietileno deve ficar quase transparente, ao ponto de se ver o alumínio do outro lado); esta aparência visual deverá ser consistente por todo o comprimento do rebaixamento. A profundidade constante do rebaixamento assegura uma dobra perfeita.obs.: Nunca se desbasta o material a ponto de atingir o alumínio. Alterando-se o formato da fresa (broca) utilizada, um raio maior pode ser obtido. Um corte mais baixo e mais largo resultará em uma curvatura mais suave.

9 Curvar: Calandras: o uso de uma calandra para curvar as chapas é um método muito comum para se obter uma boa curvatura. O filme de proteção do painel protegerá a superfície do painel,mesmo assim, deve-se verificar se os cilindros estão livres de impurezas. (fig.5)

10 Curva sob pressão: Dobra com pressão: para se dobrar com pressão deve-se utilizar uma matriz ( macho ) com o raio desejado. A matriz base ( fêmea ) deve ter sempre uma película protetora para não danificar a superfície da chapa. O raio da matriz macho será aproximadamente o raio do painel (fig.6)

11 Curva Mecânica: também pode ser dobrado sobre um cilindro com diâmetro apropriado que esteja fixado com segurança a uma mesa. Uma folha articulada fixada na extremidade da mesa flexionará o material com facilidade (fig. 7).

12 O método mais comum de aplicação do ACM se dá por meio de bandejas, devidamente usinadas e conformadas. Para obter-se o máximo de aproveitamento do material deve-se considerar uma paginação viável já a nível de projeto, levando em conta as medidas das chapas Geralmente considera-se a aba de fixação com 25mm no perímetro da bandeja. Veja abaixo exemplo de aba e sua conformação, de modo a ficar pronta para instalação.

13 Bandejas Parafusadas (convencional): as bandejas são rebitadas em cantoneiras e parafusadas na subestrutura de alumínio. Utiliza-se juntas de 10-12mm siliconadas para absorção da dilatação

14 Bandejas Penduradas (pino/gancho) :as bandejas são encaixadas pelo método macho/fêmea nos pinos instalados na subestrutura de alumínio. Conhecido como fachada ventilada, esse sistema é indicado para retrofits e, proporciona ventilação na fachada (entre revestimento e alvenaria), auxiliando nos aspectos térmicos do edifício. OBS: O ITABOND também pode ser fixado com a utilização de fitas adesivas ou dupla face próprias para construção civil. Nessa opção, consegue-se um melhor resultado estético, pois elimina-se os materiais de fixação visíveis (rebites, parafusos, etc).

15 Para manter a qualidade e a beleza deste material, é recomendado que a limpeza adequada seja freqüente através da remoção da sujeira e depósitos agressivos, causados pela atmosfera e agentes poluentes. As Chapas de Alumínio Composto Itabond Apresentam facilidade de manutenção, pois podem ser limpos com detergentes neutro comerciais e industriais, diluídos 5% em água utilizando uma esponja não abrasiva ou escova macia. Após a limpeza, é adequado enxaguar com água em abundância. Para remover piches, graxas, óleos e outras substâncias não solúveis em água, é recomendado usar álcool isopropílico.

16

17

18

19 Persifilm Importação e Exportação Ltda. Rua Costa Bela Vista, 339- Ponta de Campina Cabedelo Paraíba - Cep: Site: Telefone: (55 +83) / s: comercial@persifilm.com.br comercial.engenharia@persifilm.com.br

20 Persifilm Importação e Exportação Ltda. QD O6 - Rua F Lotes 19 e 20 Setor Industrial Sobradinho Brasília -Distrito Federal - Cep: Telefones: (61) ou admdf@persifilm.com.br