Portuguesa. Língua Portuguesa. Língua CFO 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portuguesa. Língua Portuguesa. Língua CFO 2018"

Transcrição

1 Língua Portuguesa Língua Portuguesa CFO 2018

2 Questão 01 No trecho...por outro lado também tornou o trabalho científico distante do homem comum. Com isso, distanciou-o também da arte, que talhada para captar a essência humana, o faz de maneira basicamente intuitiva., o pronome em destaque.

3 Questão 01 a) trata-se do sujeito também indicado, nesse caso, pela expressão o trabalho científico. b) trata-se do complemento de objeto direto também indicado, nesse caso, pela expressão homem comum. c) trata-se do sujeito também indicado, nesse caso, pela expressão homem comum.

4 Questão 01 d) trata-se do complemento de objeto direto também indicado, nesse caso, pela expressão o trabalho científico. e) trata-se do complemento de objeto indireto também indicado, nesse caso, pela expressão o trabalho científico do homem comum.

5 Questão 01 d) trata-se do complemento de objeto direto também indicado, nesse caso, pela expressão o trabalho científico. e) trata-se do complemento de objeto indireto também indicado, nesse caso, pela expressão o trabalho científico do homem comum.

6 Desde que se tornou fã declarado do médico austríaco, Dalí tentou se encontrar com ele. Tanto insistiu que conseguiu, quando Freud já estava idoso e bastante doente. A reunião não foi das mais frutíferas, já que os dois eram incapazes de conversar: Dalí não falava alemão nem inglês, e Freud, além do câncer de mandíbula, não estava ouvindo bem. A interação ficou limitada: Freud analisou um quadro recente de Dalí, enquanto esse passava o tempo desenhando o psicanalista e o observava a conversar com o amigo e escritor Stephan Zweig.

7 O resultado tímido do encontro poderia bem ser emblemático da complicada engenharia que é construir pontes entre tão distantes universos. As conversas nem sempre são frutíferas, as trocas muitas vezes são frustrantes. Mas a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos.

8 Questão 02 Em [...] a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos, e que novas maneiras podem ser tentadas., a expressão em destaque:

9 Questão 02 a) se refere ao movimento artístico do surrealismo que se apropriou das teorias da psicanálise. b) se refere à publicação, em 1899, do livro de Sigmund Freud, Interpretação dos Sonhos. c) se refere à tradução do livro Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, para o espanhol.

10 Questão 02 d) se refere à revolução científica que resultou no distanciamento entre ciência e arte. e) se refere ao encontro entre o pintor Salvador Dalí e o psicanalista Sigmund Freud.

11 Questão 02 d) se refere à revolução científica que resultou no distanciamento entre ciência e arte. e) se refere ao encontro entre o pintor Salvador Dalí e o psicanalista Sigmund Freud.

12 Questão 03 No trecho A reunião não foi das mais frutíferas, já que os dois eram incapazes de conversar [...], a expressão em destaque introduz uma oração que denota a) finalidade. b) condição. c) causa. d) tempo. e) consequência.

13 Questão 03 No trecho A reunião não foi das mais frutíferas, já que os dois eram incapazes de conversar [...], a expressão em destaque introduz uma oração que denota a) finalidade. b) condição. c) causa. d) tempo. e) consequência.

14 Questão 04 Em As conversas nem sempre são frutíferas, as trocas muitas vezes são frustrantes., os termos em destaque poderiam ser substituídos, no texto e sem que houvesse prejuízos para o sentido expresso, respectivamente, por a) agradáveis e desfavoráveis. b) estimulantes e inferiores. c) animadoras e inúteis. d) produtivas e decepcionantes. e) interessantes e ruins.

15 Questão 04 Em As conversas nem sempre são frutíferas, as trocas muitas vezes são frustrantes., os termos em destaque poderiam ser substituídos, no texto e sem que houvesse prejuízos para o sentido expresso, respectivamente, por a) agradáveis e desfavoráveis. b) estimulantes e inferiores. c) animadoras e inúteis. d) produtivas e decepcionantes. e) interessantes e ruins.

16 Questão 05 Em relação ao trecho Estabelecer pontes entre a ciência e a arte não é tarefa fácil., é correto afirmar que a) a palavra fácil é acentuada por tratar-se de uma proparoxítona. b) a palavra entre é uma proparoxítona.

17 Questão 05 c) a palavra pontes está no plural por tratarse do predicativo de um sujeito composto. d) há uma oração subordinada substantiva objetiva direta. e) há uma oração subordinada substantiva subjetiva.

18 Questão 05 c) a palavra pontes está no plural por tratarse do predicativo de um sujeito composto. d) há uma oração subordinada substantiva objetiva direta. e) há uma oração subordinada substantiva subjetiva.

19 Questão 06 Em relação ao excerto Embora a psicanálise não seja mais considerada científica pelos critérios atuais e o surrealismo já não exista como movimento organizado, o encontro dessas duas formas de saber, no alvorecer do século 20, persiste como emblema de um diálogo que, mesmo que cheio de ruídos, não pode ser abandonado., assinale a afirmação correta.

20 Questão 06 a) A palavra embora é um advérbio de modo e não flexiona nem em gênero nem em número. b) A expressão pode ser é uma locução verbal, formada pelo verbo auxiliar (ser) e pelo verbo principal (poder). c) O e é uma conjunção e o mesmo que é uma locução conjuntiva que possuem, respectivamente, a função de ligar dois elementos e introduzir uma concessão.

21 Questão 06 d) O verbo poder tem um sujeito composto, cujos núcleos são as palavras encontro e formas. e) Por se referir ao som ruim que ressoa do diálogo entre a arte e a ciência, a palavra ruídos é uma onomatopeia.

22 Questão 06 a) A palavra embora é um advérbio de modo e não flexiona nem em gênero nem em número. b) A expressão pode ser é uma locução verbal, formada pelo verbo auxiliar (ser) e pelo verbo principal (poder). c) O e é uma conjunção e o mesmo que é uma locução conjuntiva que possuem, respectivamente, a função de ligar dois elementos e introduzir uma concessão.

23 Questão 07 Assinale a alternativa em que o que destacado possui a mesma função exercida pelo que presente em: [...] distanciou-o também da arte, que talhada para captar a essência humana, o faz de maneira basicamente intuitiva..

24 Questão 07 a) Os sonhos eram considerados proféticos e reveladores, até que, em 1899, Sigmund Freud apresentou uma das primeiras tentativas de interpretá-los cientificamente [...]. b) Tanto insistiu que conseguiu [...]. c) A reunião não foi das mais frutíferas, já que os dois eram incapazes de conversar [...]

25 Questão 07 d) [...] a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos [...]. e) [...] Johnson expande o diálogo que não aconteceu [...]..

26 Questão 07 d) [...] a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos [...]. e) [...] Johnson expande o diálogo que não aconteceu [...].

27 Questão 08 No trecho Este, evidentemente, não é um deles., o advérbio em destaque apresenta uma circunstância de a) afirmação. b) dúvida. c) intensidade. d) modo. e) tempo.

28 Questão 08 No trecho Este, evidentemente, não é um deles., o advérbio em destaque apresenta uma circunstância de a) afirmação. b) dúvida. c) intensidade. d) modo. e) tempo.

29 Questão 09 No trecho um jornalista publicou uma coluna em que narrava uma longa entrevista com Felipão num avião., o termo em destaque pode ser substituído, sem mudança do sentido, por a) da qual. b) na qual. c) cuja. d) de quem. e) pela qual.

30 Questão 09 No trecho um jornalista publicou uma coluna em que narrava uma longa entrevista com Felipão num avião., o termo em destaque pode ser substituído, sem mudança do sentido, por a) da qual. b) na qual. c) cuja. d) de quem. e) pela qual.

31 Questão 10 Em Os sites divulgaram erratas e a história virou piada., o termo sublinhado desempenha a função sintática de a) adjunto adnominal. b) complemento nominal. c) aposto. d) objeto indireto. e) objeto direto.

32 Questão 10 Em Os sites divulgaram erratas e a história virou piada., o termo sublinhado desempenha a função sintática de a) adjunto adnominal. b) complemento nominal. c) aposto. d) objeto indireto. e) objeto direto.

33 Questão 11 No período...para que só os iniciados decifrassem o enigma., caso o autor tivesse optado por utilizar a voz passiva, a forma resultante seria a) fosse decifrado. b) tem sido decifrado. c) é decifrado. d) tinha sido decifrado. e) era decifrado.

34 Questão 11 No período...para que só os iniciados decifrassem o enigma., caso o autor tivesse optado por utilizar a voz passiva, a forma resultante seria a) fosse decifrado. b) tem sido decifrado. c) é decifrado. d) tinha sido decifrado. e) era decifrado.

35 Questão 12 No trecho Lembro-me que, no Enem do ano retrasado, um aluno escreveu um trecho do hino de seu time favorito no meio da redação., há um erro segundo a gramática normativa, pois. a) a palavra retrasado escreve-se com a letra z. b) a regência do verbo lembrar, quando seguido de pronome oblíquo, exige o uso da preposição de, isto é, Lembro-me de que.

36 Questão 12 c) a regência do verbo escrever exige um objeto direto e indireto obrigatoriamente, ou seja, quem escreve, escreve algo para alguém, e o autor não mencionou para quem foi escrito o trecho do hino. d) a palavra favorito deveria estar acentuada, por ser uma paroxítona terminada em o. e) o uso das vírgulas está incorreto, já que está separando o sujeito do predicado.

37 Questão 12 No trecho Lembro-me que, no Enem do ano retrasado, um aluno escreveu um trecho do hino de seu time favorito no meio da redação., há um erro segundo a gramática normativa, pois. a) a palavra retrasado escreve-se com a letra z. b) a regência do verbo lembrar, quando seguido de pronome oblíquo, exige o uso da preposição de, isto é, Lembro-me de que.

38 Questão 13 No período Se você chegou ao último parágrafo deste texto, você é uma aberração estatística., na oração em destaque, o autor utilizou qual figura de linguagem? a) Antítese. b) Metonímia. c) Metáfora. d) Pleonasmo. e) Prosopopeia.

39 Questão 13 No período Se você chegou ao último parágrafo deste texto, você é uma aberração estatística., na oração em destaque, o autor utilizou qual figura de linguagem? a) Antítese. b) Metonímia. c) Metáfora. d) Pleonasmo. e) Prosopopeia.

40 Questão 14 Um estudo inédito da Fundação Carlos Chagas (FCC), coordenado por Mariana Tavares, da FCC, e Suzana Menin, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com a participação de pesquisadores de várias instituições, ajuda a responder essas questões. Realizado com quase 10 mil crianças, adolescentes e professores de 76 escolas públicas e privadas do Brasil, ele objetivou construir um instrumento para avaliar a presença e os níveis de desenvolvimento (...)

41 Questão 14 Observe o elemento de coesão Ele destacado no segundo parágrafo do texto e assinale a alternativa correta com relação a seu emprego. a) O elemento de coesão Ele é um pronome utilizado para retomar a expressão um instrumento. b) O elemento de coesão Ele é um pronome utilizado para retomar a expressão Um estudo inédito.

42 Questão 14 c) O elemento de coesão Ele é um artigo utilizado para retomar a expressão Um estudo inédito. d) O elemento de coesão Ele é um substantivo utilizado para introduzir o verbo objetivou. e) O elemento de coesão Ele é um adjetivo utilizado como determinante do substantivo instrumento.

43 Questão 14 Observe o elemento de coesão Ele destacado no segundo parágrafo do texto e assinale a alternativa correta com relação a seu emprego. a) O elemento de coesão Ele é um pronome utilizado para retomar a expressão um instrumento. b) O elemento de coesão Ele é um pronome utilizado para retomar a expressão Um estudo inédito.

44 Questão 15 Observe o seguinte excerto: Que atitudes de professores, funcionários e colegas podem interferir nesse processo? e assinale a alternativa correta com relação à função do vocábulo destacado. a) Exerce a função de substantivo. b) Exerce a função de advérbio de intensidade, referindo-se ao adjetivo atitudes.

45 Questão 15 c) Exerce a função da preposição de. d) Exerce a função de conjunção subordinativa. e) Exerce a função de adjetivo interrogativo, determinando o substantivo atitudes.

46 Questão 15 c) Exerce a função da preposição de. d) Exerce a função de conjunção subordinativa. e) Exerce a função de adjetivo interrogativo, determinando o substantivo atitudes.

47 Questão 16 No excerto As mulheres brasileiras vão mais ao médico do que os homens., os termos em destaque expressam a) alternância. b) hipótese. c) comparação. d) explicação. e) oposição.

48 Questão 16 No excerto As mulheres brasileiras vão mais ao médico do que os homens., os termos em destaque expressam a) alternância. b) hipótese. c) comparação. d) explicação. e) oposição.

49 Questão 17 No excerto Além disso, o levantamento mostrou ainda que os serviços públicos [...], a expressão em destaque pode ser substituída, sem que haja mudança de sentido, por a) por esse motivo. b) por isso. c) portanto. d) ademais. e) todavia.

50 Questão 17 No excerto Além disso, o levantamento mostrou ainda que os serviços públicos [...], a expressão em destaque pode ser substituída, sem que haja mudança de sentido, por a) por esse motivo. b) por isso. c) portanto. d) ademais. e) todavia.

51 Questão 18 No excerto Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens., a expressão em destaque exerce a função de a) sujeito. b) predicado. c) agente da passiva. d) objeto direto. e) objeto indireto.

52 Questão 18 No excerto Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens., a expressão em destaque exerce a função de a) sujeito. b) predicado. c) agente da passiva. d) objeto direto. e) objeto indireto.

53 Questão 19 Em A pesquisa também investigou o atendimento nos serviços de saúde [...], há um verbo a) de ligação. b) bitransitivo. c) intransitivo. d) transitivo direto. e) transitivo indireto.

54 Questão 19 Em A pesquisa também investigou o atendimento nos serviços de saúde [...], há um verbo a) de ligação. b) bitransitivo. c) intransitivo. d) transitivo direto. e) transitivo indireto.

55 Questão 20 No excerto [...] 91,5% do público feminino pesquisado respondeu que escova os dentes duas vezes ao dia [...], o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração a) coordenada. b) subordinada adjetiva. c) subordinada objetiva direta. d) subordinada adverbial causal. e) subordinada adverbial explicativa.

56 Questão 20 No excerto [...] 91,5% do público feminino pesquisado respondeu que escova os dentes duas vezes ao dia [...], o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração a) coordenada. b) subordinada adjetiva. c) subordinada objetiva direta. d) subordinada adverbial causal. e) subordinada adverbial explicativa.

57 Questão 21 Em É tido como o mestre do design mobiliário, e tem também casas e brinquedos entre suas obras., o termo destacado expressa a) modo. b) exclusão. c) intensidade. d) dúvida. e) inclusão.

58 Questão 21 Em É tido como o mestre do design mobiliário, e tem também casas e brinquedos entre suas obras., o termo destacado expressa a) modo. b) exclusão. c) intensidade. d) dúvida. e) inclusão.

59 Questão 22 Em Já tenho tantos pepinos, para que o peso de ter de aguentar meu próprio mau humor?, é correto afirmar que a) o termo pepinos está utilizado, no período, em seu sentido literal. b) o sujeito da oração está explícito, sendo, portanto, considerado um sujeito simples. c) o verbo tenho está conjugado no pretérito perfeito do indicativo.

60 Questão 22 d) o termo pepinos tem o mesmo significado de problemas. e) o termo meu é um pronome demonstrativo..

61 Questão 22 d) o termo pepinos tem o mesmo significado de problemas. e) o termo meu é um pronome demonstrativo..

62 Questão 23 Em Mas o bom humor é uma entidade independente, que pode ser preservada na adversidade e nos ânimos mais soturnos., o termo destacado significa a) melancólicos. b) distraídos. c) retraídos. d) imponentes. e) dispostos.

63 Questão 23 Em Mas o bom humor é uma entidade independente, que pode ser preservada na adversidade e nos ânimos mais soturnos., o termo destacado significa a) melancólicos. b) distraídos. c) retraídos. d) imponentes. e) dispostos.

64 Questão 24 Em Mesmo que você não goste de seu estilo, é difícil não esboçar um sorriso ao ver o resultado do seu trabalho., considerando a estrutura do período, podemos afirmar que a oração destacada expressa a) comparação. b) causa. c) conformidade. d) concessão. e) condição.

65 Questão 24 Em Mesmo que você não goste de seu estilo, é difícil não esboçar um sorriso ao ver o resultado do seu trabalho., considerando a estrutura do período, podemos afirmar que a oração destacada expressa a) comparação. b) causa. c) conformidade. d) concessão. e) condição.

66 Questão 25 Em É leve, elegante, criativo e bem humorado., as vírgulas foram utilizadas para a) separar oração coordenada assindética. b) separar adjunto adverbial antecipado. c) separar elementos que exercem a mesma função sintática. d) isolar aposto. e) isolar vocativo.

67 Questão 25 Em É leve, elegante, criativo e bem humorado., as vírgulas foram utilizadas para a) separar oração coordenada assindética. b) separar adjunto adverbial antecipado. c) separar elementos que exercem a mesma função sintática. d) isolar aposto. e) isolar vocativo.

68 Questão 26 Em Mas o bom humor de ambos os tornava parecidos., os termos destacados são, respectivamente, a) artigo e pronome. b) artigo e preposição. c) preposição e artigo. d) pronome e artigo. e) preposição e pronome.

69 Questão 26 Em Mas o bom humor de ambos os tornava parecidos., os termos destacados são, respectivamente, a) artigo e pronome. b) artigo e preposição. c) preposição e artigo. d) pronome e artigo. e) preposição e pronome.

70 Questão 27 Em Caso se associem a esses elementos os avanços da tecnologia médica em todas as suas dimensões, a expectativa de vida pode realmente surpreender, a oração subordinada expressa a) finalidade. b) causa. c) comparação. d) condição. e) contraste.

71 Questão 27 Em Caso se associem a esses elementos os avanços da tecnologia médica em todas as suas dimensões, a expectativa de vida pode realmente surpreender, a oração subordinada expressa a) finalidade. b) causa. c) comparação. d) condição. e) contraste.

72 Questão 28 Em [...] de modo que o sistema previdenciário, uma espécie de seguro para garantir dignidade ao ser humano na velhice, corre riscos de continuidade, as vírgulas foram empregadas a) por haver no período uma explicação intercalada referente a "sistema previdenciário. b) por haver no período uma oração adverbial intercalada com função de indicar finalidade.

73 Questão 28 c) para separar entre si elementos de mesma função sintática. d) para indicar a elipse (omissão) do verbo "é, no primeiro caso, e, no segundo caso, para substituir a conjunção e. e) inadequadamente, pois, a segunda vírgula está separando sujeito e verbo, e, no caso da primeira vírgula, em seu lugar, deveria constar a conjunção e.

74 Questão 28 Em [...] de modo que o sistema previdenciário, uma espécie de seguro para garantir dignidade ao ser humano na velhice, corre riscos de continuidade as vírgulas foram empregadas a) por haver no período uma explicação intercalada referente a "sistema previdenciário. b) por haver no período uma oração adverbial intercalada com função de indicar finalidade.

75 Questão 29 Em O envelhecimento populacional, portanto, transformou-se em uma questão social relevante, uma vez que impacta marcantemente nos destinos da própria sociedade, o s e em destaque a) poderia ser substituído pelo pronome lhe. b) poderia ser retirado, sem que houvesse qualquer prejuízo sintático-semântico ao período.

76 Questão 29 c) encontra-se em posição enclítica com relação à colocação pronominal. d) exerce função sintática de sujeito por ser pronome reflexivo. e) funciona como índice de indeterminação do sujeito.

77 Questão 29 c) encontra-se em posição enclítica com relação à colocação pronominal. d) exerce função sintática de sujeito por ser pronome reflexivo. e) funciona como índice de indeterminação do sujeito.

78 Questão 30 Considere o período Ora, se um contingente tão grande de pessoas passa a ter uma idade a partir da qual é caracterizada como idosa, isso significa que direitos específicos desse contingente populacional precisam ser garantidos e assinale a alternativa correta. a) Os termos é, "caracterizada e "idosa deveriam estar no plural para concordar com "pessoas. b) O verbo passa deveria estar no plural para concordar com "pessoas.

79 Questão 30 c) direitos específicos desse contingente populacional é o sujeito do verbo precisam. d) direitos específicos desse contingente populacional precisam ser garantidos funciona como oração subordinada objetiva indireta da oração que lhe é anterior. e) precisam ser garantidos deveria estar no singular para concordar com contingente populacional.

80 Questão 30 c) direitos específicos desse contingente populacional é o sujeito do verbo precisam. d) direitos específicos desse contingente populacional precisam ser garantidos funciona como oração subordinada objetiva indireta da oração que lhe é anterior. e) precisam ser garantidos deveria estar no singular para concordar com contingente populacional.

81 Questão 31 Em O foco da entrevista eram cataclismos celestes e como inspiraram (e inspiram) tanto narrativas religiosas quanto científicas., as expressões destacadas expressam relação semântica de a) comparação. b) adição. c) proporção. d) consecução. e) concessão.

82 Questão 31 Em O foco da entrevista eram cataclismos celestes e como inspiraram (e inspiram) tanto narrativas religiosas quanto científicas., as expressões destacadas expressam relação semântica de a) comparação. b) adição. c) proporção. d) consecução. e) concessão.

83 Questão 32 O entrevistador queria que falasse sobre a ciência do fim do mundo, dado que havia apenas publicado meu livro O Fim da Terra e do Céu. A expressão destacada estabelece relação semântica de a) conclusão. b) concessão. c) causa. d) consecução. e) comparação.

84 Questão 32 O entrevistador queria que falasse sobre a ciência do fim do mundo, dado que havia apenas publicado meu livro O Fim da Terra e do Céu. A expressão destacada estabelece relação semântica de a) conclusão. b) concessão. c) causa. d) consecução. e) comparação.

85 Questão 33 Assinale a alternativa que apresenta a colocação pronominal correta a partir da reescrita livre de passagens do texto. a) O homem ficou obviamente desesperado. Se sentiu traído pelo conhecimento. b) Sua fé era a única coisa a que apegava-se diariamente.

86 Questão 33 c) Esse era o motivo que levava-o a retornar todos os dias àquela estação. d) A ciência não ajudá-lo-ia a lidar com uma vida desprovida da mágica? e) Essas transformações, a ciência as explica na Terra e na vida.

87 Questão 33 c) Esse era o motivo que levava-o a retornar todos os dias àquela estação. d) A ciência não ajudá-lo-ia a lidar com uma vida desprovida da mágica? e) Essas transformações, a ciência as explica na Terra e na vida.

88 Questão 34 Em...uma devoção à natureza..., a expressão destacada funciona como a) agente da passiva. b) objeto indireto. c) adjunto adnominal. d) complemento nominal. e) adjunto adverbial.

89 Questão 34 Em...uma devoção à natureza..., a expressão destacada funciona como a) agente da passiva. b) objeto indireto. c) adjunto adnominal. d) complemento nominal. e) adjunto adverbial.

90 Questão 35 Em...que o levava a retornar todos os dias àquela estação..., o emprego do sinal indicativo de crase ocorre porque se trata de uma expressão de base nominal que funciona como a) adjunto adverbial. b) complemento nominal. c) adjunto adnominal. d) objeto indireto. e) objeto direto.

91 Questão 35 Em...que o levava a retornar todos os dias àquela estação..., o emprego do sinal indicativo de crase ocorre porque se trata de uma expressão de base nominal que funciona como a) adjunto adverbial. b) complemento nominal. c) adjunto adnominal. d) objeto indireto. e) objeto direto.

92 Questão 36 Em Metade de todas as pessoas com acesso à internet, no mundo, entra no Facebook pelo menos uma vez por mês, a crase ocorreu a) para atender à regência do verbo entra. b) para introduzir expressão adverbial feminina.

93 Questão 36 c) para indicar que houve junção de dois artigos definidos, no feminino e no singular. d) para atender a regência de acesso e pela presença de artigo definido, feminino, singular que antecede internet. e) inadequadamente, pois a palavra internet não admite artigo.

94 Questão 36 c) para indicar que houve junção de dois artigos definidos, no feminino e no singular. d) para atender a regência de acesso e pela presença de artigo definido, feminino, singular que antecede internet. e) inadequadamente, pois a palavra internet não admite artigo.

95 Questão 37 Em Eleitores com mais de 70 anos foram, espontaneamente, às urnas para ajudar a escolher seus representantes", a crase a) foi empregada para atender à regência do verbo ir", o qual tem como complemento uma palavra pertencente ao gênero feminino.

96 Questão 37 b) foi empregada para atender à regência de espontaneamente", que tem como complemento nominal uma palavra do gênero feminino. c) foi empregada para atender à regência do verbo posposto ajudar". d) foi empregada inadequadamente. e) é facultativa..

97 Questão 37 Em Eleitores com mais de 70 anos foram, espontaneamente, às urnas para ajudar a escolher seus representantes", a crase a) foi empregada para atender à regência do verbo ir", o qual tem como complemento uma palavra pertencente ao gênero feminino.

98 Questão 38 No que se refere à colocação pronominal, assinale a alternativa em que o pronome oblíquo destacado está posicionado INCORRETAMENTE. a) (...) assim como a poesia, que liberta o poeta de suas próprias amarras, trazendo-o à luz de fora da caverna. b) (...) sonha que seu texto inspire e mude a vida de alguém, ou apenas que lhe abra um leve sorriso e aquiete o coração.

99 Questão 38 c) (...) sem ela, ele simplesmente não vive, pois não se expressa. d) O eu lírico do poeta, por exemplo, necessita da poesia para sobreviver, não apenas a faz por hobby ou prazer (...) e) Muito fala-se dos desdobramentos e reflexos dessa mensagem no leitor (...)

100 Questão 38 c) (...) sem ela, ele simplesmente não vive, pois não se expressa. d) O eu lírico do poeta, por exemplo, necessita da poesia para sobreviver, não apenas a faz por hobby ou prazer (...) e) Muito fala-se dos desdobramentos e reflexos dessa mensagem no leitor (...)

101 Língua Portuguesa Língua Portuguesa CFO 2018

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

DIOGO ALVES GRAMÁTICA

DIOGO ALVES GRAMÁTICA DIOGO ALVES GRAMÁTICA (AOCP 2017 ANALISTA) 1) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) No trecho O resultado: os jovens da

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE MORFOLOGIA X SINTAXE 1 TRANSITIVIDADE VERBAL OU PREDICAÇÃO VERBAL 1- VERBOS NOCIONAIS (significativos) ação, fenômeno e movimento VI, VTD, VTI ou VTDI 2- VERBOS RELACIONAIS (não-significativos) estado,

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Questão 01 Ortografia e semântica

Questão 01 Ortografia e semântica Questão 01 Ortografia e semântica A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela palavra espectadores, com s, porque se trata de agente que vivencia, assiste, presencia, acompanha. Na linha 20, deve aparecer

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 10 Sintaxe III A SUBORDINAÇÃO No período composto por subordinação, há uma que traz presa a si, como dependente, outra ou outras. Dependentes porque cada

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL SINTAXE II: TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS Tutora: Ariana de Carvalho TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO LÍNGUAS ANO LETIVO 2017 / 2018 DISCIPLINA Português ANO 7.ºANO Planificação Longo Prazo CONTEÚDOS TEXTOS DOS MEDIA E DO QUOTIDIANO 1.º período Textos não literários Notícia Reportagem Texto

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO - 2018 Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Final, encaminhamos o calendário de

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS em [...] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [...], a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular. A questão referia-se

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático 2º ano do Ensino Fundamental Componente Curricular Conteúdo Leitura e interpretação textual; Ordem alfabética; Bilhete; Carta; Convenções gráficas.

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Concurso Público - Edital n 02/2016 - Nível Superior Tarde TNS I CONTADOR Nome do Candidato Inscrição Instruções 1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o número do seu

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Polícia Militar Sergipe

Polícia Militar Sergipe Polícia Militar Sergipe A análise do emprego dos tempos verbais em Há algum tempo, venho estudando as piadas (1º ) revela que, semanticamente, as duas formas em destaque indicam, nessa ordem, as noções

Leia mais

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES 7 PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES PARTE 1 LEITURA 1 A IMPRENSA 5 6 A imprensa e os jornais Classificação dos jornais Público-alvo Secções Géneros jornalísticos Do acontecimento ao leitor fazer Escolher

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Funções do substantivo Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Orações desenvolvidas São introduzidas por uma conjunção integrante (que,se); ou introduzidas por pronome

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

Comentário da prova do MPU 2010

Comentário da prova do MPU 2010 Comentário da prova do MPU 2010 Fiz a revisão da prova, verificando se há alguma incompatibilidade do gabarito preliminar do CESPE com a prova e não encontrei questões para recurso. A prova que verifiquei

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO QUESTÃO 01: CESPE CPRM 2013) Quando isso ocorre, os clientes que já haviam contratado o serviço continuam no direito de usá-lo, mas a operadora não pode aceitar novos beneficiários

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA

ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CARGO DE AGENTE PENITENCIÁRIO SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA SEJUS Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

Cronograma - 4º Bimestre / 2016

Cronograma - 4º Bimestre / 2016 COLÉGIO ADVENTISTA JARDIM DOS ESTADOS Prof.: Juliano Disciplina: Língua Portuguesa Série: 6º Ano 3 a 7/10 10 a 14/10 Recesso de 10 a 12 17 a 21/10 24 a 28/10 31/10 a 4/11 Feriado dia 2 7 a 11/11 14 a 18/11

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Comentário da prova do MPU 2010

Comentário da prova do MPU 2010 Comentário da prova do MPU 2010 Na interpretação deste professor, não há questões de Língua Portuguesa passíveis de recurso. Observe o cargo de referência abaixo. Perceba que foi feito o comentário de

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29 6ºA e B FUNDAMENTAL II PORTUGUÊS Caderno 1 Acento de intensidade págs. 15 a 24 Narrativa ficcional: autor, narrador e personagem págs. 32 e 33 Substantivo e verbo: os eixos da frase págs. 38 a 53 O texto

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa 5º ano Interpretação de Texto; Verbos; Silaba Tônica; Pronomes (Tratamento); Substantivo; Acentuação e Pontuação; Adjetivo; Artigo; Advérbio de Tempo e Espaço. 6º

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO LÍNGUAS ANO LETIVO 2016 / 2017 DISCIPLINA Português ANO 7.ºANO Planificação Longo Prazo CONTEÚDOS TEXTOS DOS MEDIA E DO QUOTIDIANO 1.º período Notícia Frio arrasta centenas de corvos marinhos

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Em Sempre escondida, que a patroa não gostava de criança, o vocábulo em destaque é A)Pronome relativo. B) conjunção causal. C) conjunção integrante. D)

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. Introdução... 19 2. Entenda as bancas... 19 3. Editais... 19 3.1. TRT 4 Rio Grande do Sul FCC 2015... 19 3.2. TRF 1 FCC (prova aplicada em 2014)... 20 3.3. RECEITA

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes

Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2012 São Subordinadas Substantivas as orações equivalentes a substantivos dos períodos simples. Exemplos: Período simples: Substantivo (núcleo do OD) Quero a sua presença

Leia mais

Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa Questão Gabarito por extenso Justificativa 1 2 À banalização do uso da câmera do aparelho celular

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: S01 CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Conclusão (Deferido ou 2 2 e 3 3 II Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, primeiramente, que o TEXTO apresentado é fragmento

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Conteúdos da Recuperação Final. Pesquisa sobre Cildo Meireles e registre os pontos mais significativos de sua biografia e as principais obras.

Conteúdos da Recuperação Final. Pesquisa sobre Cildo Meireles e registre os pontos mais significativos de sua biografia e as principais obras. Conteúdos da Recuperação Final 6º s Anos Inglês: Livro, páginas: 16 a 20, 21 a 26, 28 a 40, 42 e 43. I 44 a 53, 56 a 59, 62 a 68, 70 e 71. II 72 a 82, 84 a 95, 98 e 99. Arte Pesquisa sobre Cildo Meireles

Leia mais