A Formação do Território Brasileiro.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Formação do Território Brasileiro."

Transcrição

1 A Formação do Território Brasileiro.

2 A primeira fronteira do Brasil Fernando e Isabel Colombo

3 1493 papa Alexandre VI (espanhol) editou a Bula Inter Coetera

4 Tratado de Tordesilhas.

5 1530 no início da colonização brasileira o território limitava-se ao norte (Belém) e ao sul (Laguna).

6 Século XVI presença portuguesa mais no litoral e a pequena faixa do interior.

7 Século XVII começa a ação colonizadora portuguesa no interior do Brasil (dando ao país praticamente a feição atual).

8 União Ibérica

9 Ocupação do interior do Nordeste no Período Colonial.

10 O principal fator de ocupação do interior do Nordeste foi a criação de gado (inicialmente uma atividade complementar à do açúcar).

11 Expansão do Gado em torno do Rio São Francisco e do Parnaíba, ocupando-se as regiões da Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Feira de Santana

12 Criação de Gado - Baixos investimentos. -Pouca mão de obra (livre). - Importante elemento para ocupação territorial e interligação entre regiões que começavam a ser ocupadas. -Riqueza móvel. -Contribuiu para a economia do ouro ( Minas Gerais). -Também a região Sul teve parte de sua ocupação relacionada à criação de gado (Jesuítas). -Couro e charque.

13 OCUPAÇÃO DO VALE AMAZÔNICO

14 Ocupação do Vale Amazônico Pertencente aos espanhóis. Visitada pelos portugueses a partir do século XVII.

15 Expedições militares (preservar a região da presença e holandeses e franceses).

16 Ocupado pelos jesuítas (Missões)

17 JESUÍTAS -Busca de especiarias e drogas para exportação (Europa). -Ajuda dos índios. -Lucro sustentar a manutenção dos núcleos religiosos. -Produtos (resinas aromáticas, condimentos e ervas medicinais bons preços no mercado externo).

18 1637 expedição visando um detalhado levantamento da região (Rio Amazonas da foz até o Equador). Pedro Teixeira

19 Missões Jesuíticas

20 Jesuítas vieram ao Brasil com a tarefa de catequizar os índios. Missões local onde os índios ficavam confinados e sob vigilância dos padres.

21 Missões (Paraguai, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará e Maranhão).

22 Nessas missões os índios aprendiam a LER, ESCREVER, CANTAR, PLANTAR, FÉ CRISTÃ.

23 Missões: -Deram origem a importantes núcleos populacionais. -Foram alvo da ação dos preadores de índios -A destruição dos aldeamentos no sul liberou seus rebanhos bovinos, que se espalharam pelos pampas.

24 Bandeiras expedições particulares que, partindo de São Vicente, percorreram os sertões brasileiros em busca de índios e metais preciosos.

25 A população de São Vicente foi trazida, originalmente, por Martim Afonso de Sousa (1530), com o objetivo de colonizar as terras por meio da produção de açúcar.

26 São Vicente enfrentou inúmeros problemas... -Distância de Portugal. -Dificuldade de obter mão de obra escrava. -Concorrência do açúcar nordestino. Resultado: declínio da região. Solução... Estruturar outra atividade para sobreviver.

27 - As bandeiras foram organizadas no decorrer do século XVII. - Reuniu milhares de brancos, índios e mamelucos. -Quase todas as bandeiras partiram de São Paulo.

28 BANDEIRANTES... - Andavam a pé e descalços. -Vestiam camisa, chapéu de abas largas. -Ceroulas e gibões de algodão acolchoado. -Disciplina rígida. -Execuções frequentes.

29 Cardápio dos Bandeirantes...

30 As bandeiras podem ser agrupadas em ciclos...

31 Ciclo do ouro de aluvião (áreas não muito distantes do litoral). -Efeitos colonizadores no litoral do Paraná e Santa Catarina. - Seguidores dos primeiros vicentinos ou vicentistas fundaram muitas vilas.

32 O povoamento Vicentista: a fundação das primeiras vilas. Santa Catarina: passagem dos Bandeirantes com o objetivo de alcançar o Rio Grande do Sul para capturar índios das missões jesuíticas e as tentativas de encontrar minas de ouro.

33 O povoamento Vicentista: a fundação das primeiras vilas. A) SÃO FRANCISCO DO SUL Fundada por Manoel Lourenço de Andrade em Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco. B) DESTERRO Fundada por Francisco Dias Velho Nossa Senhora do Desterro. Explorar as terras, fortuna e prestígio. C) LAGUNA Fundada por Domingos de Brito Peixoto em base de operações para a conquista do Rio Grande do Sul.

34 Ciclo de caça ao índio. -Necessidade de mão de obra para a lavoura da região paulista (trigo) e engenhos da Bahia (açúcar). -Privados de escravos durante a ocupação holandesa. -Missões jesuíticas foram atacadas (índios já aculturados). -Interiorização das bandeiras (caminho para as grandes jazidas de ouro).

35 Ciclo do ouro e do diamante Encontradas jazidas de ouro na região das Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Antônio Rodrigues Arzão (pioneiro). Descobriu ouro em Cataguases em 1693.

36 Paulistas também realizaram o sertanismo de contrato.

37 SERTANISMO DE CONTRATO Expedições contratadas para combater tribos indígenas rebeladas e quilombos.

38 Quilombo dos Palmares Domingos Jorge Velho

39 Monções expedições fluviais com objetivos comerciais (transportavam mercadorias para as minas de Goiás e Mato Grosso).