O que determina a Instrução Normativa (IN) nº 1.343?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que determina a Instrução Normativa (IN) nº 1.343?"

Transcrição

1 N PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 O que determina a Instrução Normativa (IN) nº 1.343? A IN permite aos participantes, que iniciaram o recebimento do benefício de aposentadoria ou resgate no período de 01/01/2008 a 31/12/2012, retificar as Declarações de Rendimento referentes a este período, obtendo de volta o valor do Imposto de Renda que incidiu sobre parte do seu benefício ou sobre o resgate. Para tanto, deve-se excluir as contribuições atualizadas da coluna dos rendimentos tributáveis. Ao fazer isso, o participante isentará os seus rendimentos tributáveis desse período até o limite das contribuições de 1989/1995. Essa regra se aplica ao regime progressivo. No caso do regime regressivo, para os participantes que iniciaram o recebimento do benefício de aposentadoria ou resgate no período de 01/01/2008 a 31/12/2012, existindo valores a receber a título de retenção de Imposto de Renda efetuado a maior, a restituição ou a compensação do imposto pago a maior deve ser solicitada pelo próprio participante por meio do programa Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP), disponível no site da Receita Federal ( Para os que iniciaram o recebimento do benefício a partir de janeiro de 2013, a IN estabelece que as entidades de previdência complementar ficam desobrigadas de fazer a retenção do Imposto de Renda na fonte, relativo ao benefício de aposentadoria ou resgate, no limite que corresponda ao saldo atualizado das contribuições efetuadas exclusivamente pelo participante entre 1989 e Devo retificar as declarações de quais períodos? O período de retificação começa a valer a partir do ano em que você começou a receber o benefício de aposentadoria ou fez o resgate. Por exemplo, se você se aposentou em 2008, poderá retificar as declarações de 2008 a Se a sua aposentadoria ocorreu em 2010, será possível retificar as declarações de 2010 a Se houver necessidade, você poderá compensar eventual saldo de contribuições nos exercícios futuros também: 2013, 2014 e assim por diante. OBS: é importante ressaltar que, caso o seu benefício ou resgate tenha iniciado em 2008, o prazo para fazer a retificação da declaração de ajuste anual desse exercício se esgota em 2013 (cinco anos de prazo prescricional). 3 É obrigatório realizar a retificação das declarações de ajuste anual do Imposto de Renda? Não, a retificação fica a critério de cada assistido ou ex-participante. Porém, você terá prazo de cinco anos para fazer sua retificação das declarações de ajuste anual do Imposto de Renda a partir de cada ano (anos-calendário de 2008 a 2012, exercícios de 2009 a 2013). Se você não fizer sua declaração no prazo, perderá o direito à restituição do Imposto de Renda.

2 4 Como devo proceder para retificar as declarações de ajuste anual no caso de aposentadoria com regime de tributação progressivo? De acordo com a IN 1.343, a retificação fica a critério de cada participante ou ex-participante. Entretanto, caso queira retificar, você deve seguir as instruções contidas no artigo 3 da IN que determina: - Excluir o montante das contribuições, limitado ao valor informado no extrato enviado pela CBS Previdência, da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular ; - Lançar o montante excluído na linha outros (especifique) da ficha Rendimentos Isentos e não Tributáveis, especificando Contribuições 89/95 IN 1.343/13 ; - Manter, na declaração retificadora, as demais informações constantes da declaração original e que não sofreram alterações. Se, depois de adotados os procedimentos acima, ainda restar saldo de contribuição, este poderá ser deduzido dos rendimentos tributáveis das declarações de ajuste anual futuras até o seu esgotamento. 5 Como devo proceder para retificar as declarações de ajuste anual no caso de resgate com regime de tributação progressivo? De acordo com a IN 1.343, a retificação fica a critério de cada participante ou ex-participante. Entretanto, caso queira retificar, você deverá solicitar orientação junto à Receita Federal. A IN 1.343, no seu artigo 3, determina os procedimentos a serem adotados, apenas, para os casos de aposentadorias. 6 Se houver necessidade de retificar a declaração de ajuste anual de mais de um exercício, por exemplo, 2008 e 2009, como o saldo das contribuições será atualizado para o exercício seguinte? Conforme 3º do artigo 3º da IN, a Receita Federal disponibilizou planilha de cálculo em seu site ( para cálculo do montante a ser excluído de tributação. Para acessar a planilha, siga o caminho: Serviços / Legislação e Processo / Legislação Tributária e Aduaneira / Legislação por Assunto / Imposto Sobre a Renda PF / Instruções Normativas / IN ou clique no link 7 Como obtenho o Demonstrativo de Contribuições do período entre 1989 e 1995? A CBS Previdência disponibilizou o demonstrativo via correio aos participantes que se enquadram na norma. Esse demonstrativo inclui as contribuições com o saldo atualizado até o mês de dezembro do ano em que teve início o pagamento da sua aposentadoria ou do resgate. Foram abrangidos pela IN os participantes dos planos 35% da Média Salarial, Suplementação da Média Salarial e Misto de Benefício Suplementar Milênio que contribuíram no período de 1989 a 1995 e receberam o primeiro pagamento do benefício ou do resgate a partir de janeiro de 2008.

3 8 Quais os índices utilizados para atualização do saldo das contribuições realizadas entre 1989 e 1995? Os índices para atualização do saldo das contribuições realizadas neste período foram determinados pela Receita Federal no artigo 5º da norma. Para saber mais detalhes, consulte a IN por meio do link 9 Por que os aposentados que fizeram contribuições entre 1989 e 1995 e receberam o primeiro pagamento de benefício antes de 2008 não podem se beneficiar da IN 1.343? A Receita Federal estabelece o prazo de cinco anos para realização de retificações das declarações de ajuste anual do Imposto de Renda. Portanto, os aposentados que receberam o pagamento do primeiro benefício ou fizeram o resgate antes de janeiro de 2008 não são abrangidos pela norma. 10 Os beneficiários de pensão por morte podem retificar a declaração de espólio do participante falecido? Não. Somente fazem jus à não tributação das contribuições do período de 1989 a 1995 os participantes que fizeram essas contribuições (artigo 8º da norma). 11 De que forma os aposentados residentes no exterior podem se beneficiar da IN 1.343? Os aposentados que atualmente residem no exterior e têm benefícios sujeitos à tributação exclusiva na fonte devem solicitar a restituição incidente sobre o benefício ou resgate pago entre 2008 e 2012 por meio do formulário Pedido de Restituição ou Ressarcimento, que consta do Anexo I da Instrução Normativa n 1.300/2012, e protocolá-lo na sua unidade de domicílio tributário. 12 Os assistidos beneficiados pela isenção do Imposto de Renda por serem portadores de moléstia grave (Lei 7.713) podem realizar a retificação? Nos casos em que a moléstia grave for definitiva, não haverá mais incidência do Imposto de Renda, portanto, não será possível fazer a retificação. Já nos casos de moléstias com caráter temporário, o assistido pode fazer a retificação a partir do momento em que a moléstia cessar, ou seja, quando ele deixar de ter direito à isenção do Imposto de Renda por doença grave.

4 13 Posso deduzir na retificação as contribuições do valor do 13º salário? Não. O 13º salário tem tributação exclusiva na fonte e a devolução do valor recolhido a maior deve ser solicitada por meio de formulário Pedido de Restituição ou Ressarcimento, constante do Anexo I da IN, que deve ser protocolado em uma delegacia da Receita Federal, no domicílio tributário do participante (artigo 3º, 8º da norma). Confira os endereços no site da Receita Federal ( 14 Nos casos com regime de tributação progressivo, como proceder caso a retificação resulte em redução do imposto já pago na declaração original? Nestes casos, a restituição ou a compensação do imposto pago a maior deve ser solicitada por meio do programa Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP), disponível no site da Receita Federal ( 15 Nos casos com regime de tributação progressivo, como proceder caso a retificação resulte em saldo de imposto a restituir superior ao da declaração original? Se a declaração retificadora resultar em saldo de imposto a restituir superior ao da declaração original, a diferença entre o saldo a restituir referente à declaração retificadora e o valor eventualmente já restituído será restituída automaticamente pela Receita Federal por meio de crédito em conta bancária (artigo 3º, 5º da norma). 16 Optei pelo regime regressivo do Imposto de Renda. Posso retificar minhas declarações? Não. Neste caso, o valor do imposto retido é de caráter exclusivo na fonte, sem possibilidade de ajuste na declaração anual do Imposto de Renda. Se você for um dos participantes que iniciou o recebimento do benefício de aposentadoria ou resgate no período de 01/01/2008 a 31/12/2012 e tiver valores a receber a título de retenção de Imposto de Renda efetuada a maior, a restituição ou a compensação do imposto pago a maior deve ser solicitada por meio do programa Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP), disponível no site da Receita Federal ( 17 Como a Receita Federal validará os valores das contribuições deduzidas dos rendimentos tributáveis nas retificações das declarações? É possível que os assistidos e ex-participantes que retificarem suas declarações sejam chamados pela Receita Federal para prestar esclarecimentos e apresentar documentos. Caso isso ocorra, será necessário apresentar o demonstrativo de contribuições disponibilizado pela CBS Previdência.

5 18 Possuo ação judicial em curso contra a Receita Federal sobre o tema tratado pela IN. Posso efetuar a retificação das declarações de ajuste anual? Não. Para fazer a retificação e se beneficiar da norma, é preciso desistir expressamente e de forma irrevogável da ação judicial proposta, renunciando a qualquer direito decorrente desta ação. Antes de fazer a sua retificação, providencie a comprovação da desistência da ação, ou seja, a petição de desistência da ação protocolada ou a certidão do cartório que comprove a situação do processo. 19 Fui incluído em uma ação judicial coletiva sem que tenha sido consultado. Neste caso, posso encaminhar meu pedido de renúncia da ação para a CBS Previdência e efetuar a retificação das declarações de ajuste anual? Não, pois a CBS Previdência não é parte no processo e nem representa seus assistidos nessas ações. Para poder solicitar a retificação, é preciso desistir expressamente e de forma irrevogável da ação judicial proposta, renunciando a qualquer direito decorrente desta ação. Nesse caso, você deve apresentar à CBS Previdência a petição de desistência da ação protocolada ou a certidão do cartório que comprove a situação do processo. 20 Onde posso esclarecer dúvidas sobre a IN e os procedimentos para retificação das declarações de ajuste anual? Peça auxílio para seu advogado ou contador ou entre em contato com a Receita Federal por meio do telefone 146 ou das Unidades de Atendimento. Os endereços estão disponíveis no site da Receita Federal ( na opção Unidades de Atendimento. Investimos seu presente, projetamos seu futuro.