Esgoto a Vácuo. versus. Esgoto Pressurizado. Tecnologia AIRVAC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esgoto a Vácuo. versus. Esgoto Pressurizado. Tecnologia AIRVAC"

Transcrição

1 1 Esgoto a versus Esgoto Tecnologia AIRVAC

2 2 SISTEMA COLETA DE ESGOTO A VÁCUO VERSUS SISTEMA DE COLETA DE ESGOTO PRESSURIZADO COMENTÁRIOS GERAIS Há atualmente três (3) sistemas alternativos de coleta de esgoto aceitos pela US EPA (IBAMA no Brasil) e que atualmente são elegíveis a 75% dos recursos federais (Sistemas a //Gravidade). Os sistemas de coleta de esgoto a vácuo e os sistemas de esgoto pressurizados estão em uso nos EUA desde o final dos anos sessenta sendo que alguns sistemas de coleta de esgoto pressurizado começaram a ser usados no final dos anos setenta. Entretanto, os sistemas de coleta de esgoto a vácuo existem há muito tempo na Europa e a primeira patente foi registrada há 100 anos atrás. Como os esgotos a vácuo e pressurizados tem operado há mais tempo, este boletim limitará suas comparações ao uso de um sistema de coleta de esgoto à vácuo AIRVAC versus um sistema de coleta de esgoto pressurizado com bombas Grinder. CAIXAS COLETORAS A caixa coletora da AIRVAC consiste de um reservatório de esgoto, uma caixa de válvula, uma válvula de interface, um controlador, tampas e tubulação. A profundidade da caixa é geralmente de 2m com um diâmetro médio de 75cm. O peso total da caixa é de aproximadamente 70 kg. O peso da válvula e do controlador é 7 kg. A caixa coletora com bomba centrífuga Grinder de 2 hps consiste de um reservatório de caixa, bomba, controles, painel de controle, alarme, tubo de descarga e conexões, tampa e caixa de conexões caixa de conexão. A profundidade padrão da caixa é de 2m com um diâmetro de 60cm. O peso total da caixa é de aproximadamente 225 kg. O peso da bomba varia de 36 kg a 56 kg. TAMPAS As caixas de válvula podem ser fornecidas com tampas de ferro fundido à prova de carga pesada. A tampa da AIRVAC foi testada com cargas de kg. Portanto, as caixas de válvula podem ser instaladas na rua. As tampas para uso com carga leve são fornecidas em alumínio e ferro fundido leve. As caixas com bomba Grinder padrão são normalmente fornecidas com tampas de plástico, fibra de vidro, aço ou alumínio para uso com tráfego leve. Em virtude de o padrão da caixa ser de 60 cm x 2m, tornase caro fabricar uma caixa de fibra de vidro para suportar cargas pesadas pois isto demandaria uma maior espessura da parede da caixa.

3 3 VÁLVULAS Devido ao seu design hidráulico único, uma caixa de válvula não requer nenhuma válvula de retenção ou de isolamento. Consequentemente há menos componentes a sofrer manutenção e a serem repostos quando necessário. Uma caixa com bomba Grinder requer uma válvula de retenção para evitar o refluxo do esgoto proveniente das redes principais de esgoto pressurizadas bem como uma válvula esférica ou válvula de gaveta para isolar o esgoto durante o serviço de manutenção da bomba. CONTROLADOR/ CONTROLES O controlador da válvula de interface opera pneumaticamente. A válvula interface abre quando o ar comprimido se movimenta por um tubo do sensor e ativa o controlador que em resposta, abre e fecha a válvula. Não requer energia elétrica. As bombas centrífugas Grinder ligam e desligam por meio de sensores de nível de mercúrio. Podem ocorrer falhas da bomba se a bola flutuante se enroscar/engasgar em outro equipamento ou se houver formação de graxa pesada sobre as bolas flutuantes. Os sensores de nível de mercúrio operam com 115 V de energia monofásica. CAIXA DE CONEXÕES Como uma válvula interface AIRVAC opera pneumaticamente, nenhuma caixa de conexões elétricas é necessária. Se a caixa de válvula for preenchida com o lençol freático, não há efeito na operação da válvula de interface ou do controlador. Se o lençol freático preencher a caixa de válvula superior, ele poderá ser despejado dentro do reservatório da caixa coletora pela retirada do tubo do sensor. Como a válvula normalmente falha na posição aberta, o lençol freático é evacuado pelas redes principais de vácuo. O sistema de coleta Grinder necessita de uma caixa de conexões para conectar os cabos de energia da bomba e os cabos de controle à entrada de energia. Se a caixa da bomba for preenchida com o lençol freático e penetrar na caixa de conexões, este pode causar um curto circuito na bomba e, consequentemente um reparo caro. Se a bomba falhar e a caixa da bomba for preenchida com o lençol freático e esgoto, normalmente será impraticável bombear o esgoto e a água para o jardim da casa com a bomba do reservatório do esgoto.

4 4 EXIGÊNCIAS ELÉTRICAS A válvula de interface AIRVAC opera pneumaticamente e, portanto, não necessita de energia elétrica para a caixa de válvula. Energia elétrica somente é necessária na estação de vácuo. O proprietário da casa paga sua parte de energia elétrica proporcional à energia necessária para a estação de vácuo. As bombas Grinder operam com 230V/Monofásico de energia. Um painel de controle inclui chave de partida, condensador, relés, contactor e alarme. O painel geralmente é instalado ao lado da casa. O proprietário da casa é responsável pela manutenção elétrica adequada ao painel de controle. O painel de controle demanda manutenção contínua e deverá ser reparado por um eletricista em caso de problemas elétricos. CUSTO DE ELETRICIDADE Para determinar o custo de energia elétrica proporcional para a operação de uma estação de vácuo, o US EPA (IBAMA no Brasil) realizou um estudo de caso em um projeto de esgoto à vácuo em West Virginia. Eles obtiveram um custo de energia rateado por casa de USD0.68 centavos por mês, ou seja, de USD8.16 por ano. Este custo seria absorvido na taxa mensal de esgoto. O custo mensal médio para a operação de uma bomba Grinder de 2 hp. é de aproximadamente USD0.70 centavos por mês, ou seja, de USD8.40 por ano. Este custo seria pago pelo próprio proprietário em sua conta de luz. O proprietário pagaria também sua parte proporcional do custo de energia para operar algumas estações de coleta intermediárias. Entretanto, estes custos seriam inclusos na taxa de esgoto mensal. LIGAÇÃO DE CASAS Como não há demanda de energia elétrica, até (6) seis casas podem ser atendidas por uma caixa de válvula. As capacidades de armazenamento do reservatório e das redes principais por gravidade da casa até a caixa de válvula, fornecem capacidade de armazenamento para armazenar até (6) seis casas. Devido à necessidade de energia elétrica, quase todas as ligações pelo sistema de coleta de esgoto pressurizado demandam um (1) uma caixa com bomba Grinder por casa. Os fabricantes de bombas Grinder recomendam 200litros de capacidade de armazenamento no reservatório para cada casa. Para atender mais de uma (1) casa por caixa seria necessária uma caixa maior e isto aumentaria mais o custo da rede.

5 5 ALTURA MANOMÉTRICA Redes de esgoto a vácuo que utilizam o sistema AIRVAC possuem aproximadamente 5.50m de altura manométrica disponível com 1.5m necessários para operar a válvula de interface. Isto deixa 4.0m para perdas da altura estática e altura de perda de carga. A estação de vácuo geralmente se localiza na área central do projeto com duas ou mais redes principais de vácuo provenientes de direções distintas. Os 4.0m da altura manométrica são medidos a partir da caixa de válvula até a estação de vácuo. O tamanho da rede e os requisitos de altura determinarão quantas estações de vácuo serão necessárias. As bombas Grinder de 2 hp. fecham as alturas manométricas num intervalo entre 27 A 30m. Para projetar hidraulicamente uma rede de coleta de esgoto pressurizado, o sistema é enterrado em uma configuração secundária da rede e a perda da altura manométrica é acumulada de uma extremidade do projeto até a outra. Estações intermediárias de bomba serão necessárias se as alturas manométricas disponíveis da bomba forem excedidas. ANTI FLUTUAÇÃO As paredes da caixa de válvula são cônicas e a caixa possui um anel anti flutuante embutido, portanto, não há risco de flutuação da caixa. Em aplicações onde houver lençol freático de nível alto, recomenda se que a caixa da bomba seja apoiada no solo por meio da colocação de concreto ao redor das bases de assentamento no fundo da caixa ou que se parafuse a caixa em uma plataforma de concreto. Como as caixas possuem os lados relativamente retos, é importante usar um método anti flutuação onde há lençol freático de nível alto. DIMENSÕES DOS TUBOS A tubulação da linha secundária, desde a caixa de válvula até a rede principal de vácuo na rua, é confeccionada em tubos de PVC 75mm Schedule 40 ou SDR 21. As redes principais de vácuo serão confeccionadas com tubos de PVC de 100, 150, 200 ou 250mm dependendo do tamanho da rede. Tanto o tubo de PVC soldado solvente como a junta elástica integrada de borracha são aceitáveis. O tubo de polietileno pode ser usado como uma alternativa. As linhas secundárias desde a caixa da bomba Grinder até a rede principal de esgoto na rua serão confeccionadas de tubos de PVC Schedule 40 de 32mm ou 38mm. A tubulação da rede principal será de 50 a 250mm dependendo do tamanho da rede e pode ser de tubos de PVC Schedule 40, SDR 26 ou SDR 21. Tanto o tubo de PVC soldado solvente como a junta elástica integrada de borracha podem ser usados. O tubo de polietileno pode ser usado como uma alternativa.

6 6 VAZAMENTOS DA LINHA Se um vazamento pequeno ocorrer na rede principal de vácuo, haverá uma perda de vácuo e um alarme alertará o operador. Este isolará o vazamento e fará o reparo em poucas horas. Como não acontece perda, não há poluição de esgoto do lençol freático ao redor do vazamento. Se uma ruptura maior ocorrer na rede principal de vácuo, o operador será alertado pelo alarme e agirá convenientemente. Numa ruptura grande somente a rede principal de vácuo será afetada. Uma vez que a ruptura seja localizada e descoberta, o buraco permanece basicamente seco já que o esgoto não é gerado pelas válvulas individuais. Se um vazamento pequeno ocorrer em uma rede de esgoto principal, não haverá a sua detecção até que o esgoto atinja o nível do solo e seja observado por alguém. O vazamento pode continuar por longos períodos se não for detectado, o que pode causar sérios problemas de poluição na área do solo ao redor do vazamento. Se um vazamento grande ocorrer em uma rede principal grande, uma parte significativa da rede poderá ser danificada até que a ruptura seja reparada. Em uma ruptura maior, o buraco do reparo poderá ser preenchido com o esgoto já que a bomba continuará a gerar esgoto, exceto se uma válvula de fechamento da rede principal estiver por perto. LINHA DE CONGELAMENTO Há menos preocupação com o congelamento das redes de vácuo principais pois estas só são parcialmente preenchidas com o líquido. O movimento do esgoto através da rede de vácuo principal em 4.5 a 5.5m/s evita a formação de cristais de gelo nesta rede. Não há esgoto na tubulação dentro da caixa de válvula exceto quando a válvula abre por aproximadamente 2 (dois) segundos. Geralmente recomenda se que as linhas secundárias de esgoto pressurizado e as da rede principal de esgoto sejam instaladas logo abaixo da linha de congelamento para evitar congelamentos. Quando a rede principal de esgoto em tubulação de PVC congela fica difícil localizar e eliminar o problema. A maior preocupação é a tubulação de descarga localizada na caixa e fora da caixa em virtude de os tubos restantes estarem preenchidos de esgoto. VELOCIDADE O esgoto é propelido pela rede principal de vácuo numa velocidade média de 4.5 a 5.5 m/s. Em alguns casos dependendo da dimensão e hidráulica do tubo, a velocidade pode chegar a mais de 15 m/s em algumas seções do tubo. As altas velocidades trituram os sólidos em partículas bastante pequenas. Os sistemas de esgoto pressurizados com bombas Grinder são projetados por uma velocidade média de 0.6 a 1.5 m/s. Velocidades mais altas demandam maiores dimensões de tubos, o que proporcionalmente aumentaria o custo total da rede.

7 7 GRAXA E RESÍDUOS A graxa não constitui um problema nas redes de esgoto a vácuo. Quando o esgoto é evacuado da caixa de válvula, a sucção arrasta a graxa e os resíduos flutuantes para dentro das redes principais de vácuo. Como o esgoto se move através da válvula de interface e das redes principais de vácuo a uma velocidade média de 4.5 a 5.5 m/s, há pouca chance de se formar graxa em algum lugar da rede. A graxa pode se formar nos controles de nível e nas laterais do reservatório de esgoto. Como o esgoto somente é bombeado para baixo a aproximadamente uma polegada acima da entrada da bomba de sucção, fica difícil bombear toda a graxa e os resíduos dos reservatórios de esgoto. Filtros de graxa são necessários em aplicações para restaurantes a fim de evitar que a bomba entupa. AREIA A areia não constitui um problema para a válvula de interface ou para as redes principais de vácuo. As altas velocidades de 4.5 a 5.5 m/s movem a areia pela rede sem nenhuma formação. A areia não corrói ou afeta a operação da válvula. A areia possui um maior impacto sobre os cortadores da bomba Grinder. Estas peças são feitas normalmente de cromo sólido e de aço inoxidável. A areia sendo um abrasivo forte pode desgastar as bordas dos cortadores demandando a sua reposição. As peças de reposição dos cortadores custam em torno de USD por conjunto para bombas centrífugas Grinder. ODORES Em virtude da indução de grandes quantias de ar e da caixa de válvula ser vedada, os odores não são verificados em torno da caixa de válvula. Além disso, com o tipo de bombas de vácuo disponíveis hoje, não se verificam odores na estação de vácuo. Contanto que o óleo nas bombas a vácuo seja trocado conforme recomendado, há pouca ou nenhuma probabilidade de odor gerado nos tubos de exaustão externos. Como a caixa de esgoto é aberta até a tampa, verifica se odor de esgoto quando a tampa é removida. Se levar algum tempo para o esgoto ser transportado pela rede principal de esgoto, odores podem ser gerados nas estações intermediárias da bomba ou no ponto de descarga da estação de tratamento.

8 8 TUBOS DE LIMPEZA Tubos de limpeza não são necessários nas redes principais de vácuo. Recomenda se que os tubos de limpeza sejam instalados onde haja mais alterações de direção, alterações no tamanho da rede principal de esgoto, no final das linhas principais e aproximadamente a cada 450m nas redes principais e linhas secundárias de esgoto. A finalidade dos tubos de limpeza é de se ter acesso em caso de entupimento da linha. A questão pendente que fica é onde se obtém a fonte de água para a limpeza de alta pressão. LIBERAÇÃO DE AR O sistema de esgoto a vácuo não requer válvulas de liberação de ar nas redes principais de vácuo, pois o ar junto com o vácuo é usado para transportar o esgoto nas redes principais. Recomenda se que se instalem válvulas de liberação automática de ar nos pontos altos da rede principal de esgoto. Além disso, se as bombas individuais Grinder estão bombeando em declive, recomendase a instalação de válvulas anti sifão em cada bomba individual Grinder. FALTA DE ENERGIA PROLONGADA Como a válvula de interface na caixa de válvula opera pneumaticamente, a energia é somente necessária na estação de vácuo. A maioria das legislações estaduais e federais exige um gerador standby na estação de vácuo, a fim de que o sistema de esgoto possa permanecer em operação durante longos períodos de falta de energia. Se houver uma falta de energia prolongada, a única forma possível de drenar um reservatório de esgoto Grinder é usar um gerador portátil e movê lo de casa em casa. Embora este método seja viável, ele não é muito prático se houver centenas de casas envolvidas. Pode, além disso, custar caro adicionar recipientes de geradores aos painéis individuais de controle.

9 9 CORROSÃO Como todas as peças e componentes da caixa de válvula são confeccionados tanto de plástico como de fibra de vidro, borracha ou aço inoxidável, a corrosão não constitui problema. Um número de peças e componentes de uma rede de vácuo com bomba Grinder pode ser feito de aço galvanizado e ferro fundido. As peças de ferro fundido são geralmente pintadas com tinta enamel e começarão a enferrujar após pouco tempo. Tubos galvanizados tendem a corroer em seções parafusadas e podem apresentar falhas após alguns anos de uso. À PROVA DE EXPLOSÃO Como a válvula de interface na caixa de válvula é operada pneumaticamente e como não há peças móveis metal para metal, a caixa de válvula AIRVAC atende às Exigências Classe I Grupo D para Operações à Prova de Explosão. Para atender às Exigências da Classe I Grupo D, a bomba Grinder deve ser aprovada pela UL ou a bomba deve estar recoberta por esgoto todo o tempo. Além disso, a caixa de conexão, controles de nível e as conexões de ajuste rápido devem atender às Exigências da Classe I Grupo D e o painel de controle deve ser aprovado pela UL. O custo pode aumentar dramaticamente para atender às Exigências a Prova de Explosão. EXFILTRAÇÃO Como o vácuo de 15 a 20 Hg mantido nas redes principais de vácuo, não há chance de ocorrer exfiltração do esgoto no solo e nem para os lençóis freáticos locais. Se houver um vazamento nas redes principais de esgoto, o líquido exfiltrará no solo ao redor do vazamento até que este seja detectado. A única maneira de se detectar o vazamento é observar o esgoto no nível do solo. Se o vazamento acontecer em áreas isoladas, pode levar um longo período até aquele ser detectado e isto poderá gerar um problema de poluição.

10 10 INFILTRAÇÃO Se houver uma ruptura na rede principal de vácuo, a infiltração poderá ocorrer até que o vazamento seja consertado. Entretanto, um alarme alertará o operador indicando que há um problema ocasionado pela queda de vácuo. A infiltração pode ocorrer nas linhas de gravidade da casa para a caixa de válvula se a linha de gravidade não foi instalada adequadamente. A água de chuva e as águas drenadas não deverão descarregar dentro da caixa de válvula. Como as redes principais de esgoto estão geralmente sob pressão e cheias de líquido, há pouca chance de infiltração dentro das redes principais. Entretanto, pode haver infiltração nas linhas de gravidade da casa até a caixa com a bomba Grinder se não foram enterradas adequadamente. O lençol freático pode, aliás, penetrar na tampa o que demandará que as bombas operem mais e a estação de tratamento deverá dar conta dos fluxos em excesso. A água de chuva e as águas drenadas não devem descarregar dentro da caixa com a bomba Grinder.

11 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE A SAÚDE Como o reservatório de esgoto da caixa da válvula é vedado, o operador não fica exposto ao esgoto ou a gases do esgoto quando opera uma válvula ou um controlador. Não há nenhum equipamento mecânico no reservatório de esgoto da caixa. A caixa da bomba Grinder é um reservatório aberto, portanto, o operador pode estar trabalhando no esgoto quando a bomba necessitar de manutenção. Se for necessário reparo ou reposição nas válvulas ou na tubulação, o operador terá que entrar em um reservatório de 60cm de diâmetro o que o exporá ao esgoto e aos seus gases. DIMENSÕES SÓLIDAS Devido à alta velocidade (4.5 a 5.5 m/s), os sólidos normais encontrados no esgoto são desintegrados em forma de uma mistura líquida, pois são propelidos através das redes principais de vácuo. Uma bomba Grinder de 2 hp. triturará os sólidos normalmente encontrados no esgoto nas dimensões de 6mm a 13mm o que possibilitará descarregá los pela rede de tubulação de pequeno diâmetro. ESGOTO TRATÁVEL Nas redes de esgoto a vácuo, grande quantidade de ar é arrastada para dentro das redes principais de vácuo. Em virtude de o ar se misturar com o esgoto, alguns tratamentos acontecem já que o esgoto é propelido pelas redes principais de vácuo. Isto torna mais fácil o tratamento do esgoto quando que ele alcança a estação de vácuo. Como o esgoto pressurizado é um sistema fechado, há uma quantidade limitada de ar induzida para a rede de tubulação. O esgoto pode tornar se séptico em linhas longas de descarga o que um tratamento mais difícil na estação de tratamento bem como poderá produzir odores e problemas de corrosão.

12 12 MANUTENÇÃO VÁLVULAS E BOMBAS Quando uma válvula de interface necessitar de manutenção, será necessário um operador em média de 10 a 15 minutos para remover e instalar uma válvula de interface de reposição. Este curto tempo de manutenção se deve ao diâmetro afunilado de 65cm a 90cm da caixa de válvula que facilita a entrada do operador na caixa de válvula. O operador não entra em contato com o esgoto. O peso da válvula de interface é de 7 kg. Quando uma bomba Grinder precisar de manutenção, o operador deverá desconectar a energia de 230V/Monofásico da bomba na caixa de conexões e então suspenderá completamente a bomba, a válvula de retenção e desconectará parcialmente a flange que pode estar em qualquer local e pesar entre 45 e 70 kg, dependendo da marca da bomba. Em virtude da preocupação em se operar com 230V monofásico de energia e o peso da bomba, é mais seguro disponibilizar sempre (2) dois operadores. REPARO GERAL VÁLVULAS E BOMBAS A AIRVAC recomenda que a válvula de interface seja revisada aproximadamente a cada 10 anos e o controlador aproximadamente a cada 5 7 anos. O custo médio para revisar a válvula e o controlador está na faixa de USD incluindo peças e mão de obra. Os fabricantes de bombas recomendam que as bombas Grinder de 2 hp instaladas em casas individuais sejam revisadas aproximadamente a cada 10 anos. O custo atual para revisão da bomba Grinder se encontra na faixa de USD400 a 800 incluindo peças e mão de obra. SISTEMAS DE MONITORAMENTO Se uma válvula falhar ou houver uma ruptura na rede, haverá uma queda de vácuo na estação de vácuo. Isto disparará um alarme de voz ativado para o departamento de manutenção. Os proprietários das casas não ficam responsáveis por alertar o pessoal do serviço público. Se uma bomba Grinder falhar, um alarme visual ou auditivo será ativado e este ativará e alertará o proprietário da casa que, em seguida, entrará em contato com o pessoal de manutenção. Na maioria das situações, o pessoal de manutenção não tem ciência do problema exceto se contatados pelo proprietário da casa.

13 13 FALHAS NA VÁLVULA DE INTERFACE E NA BOMBA GRINDER Na maioria dos casos quando uma válvula de interface falha, ela falha na posição aberta. Contanto que seja mantido um vácuo suficiente, o esgoto continuará a descarregar na válvula de interface individual. Isto levará uma média de 15 a 30 minutos para o operador localizar uma válvula que falhou na posição aberta. Quando uma bomba Grinder individual falha, o proprietário da casa fica sem o serviço de coleta de esgoto até que a bomba seja consertada ou reposta. Fica por conta do proprietário da casa chamar o operador sobre a falha da bomba após ter sido alertado pelo alarme do nível alto de água. ACÚMULO LENTO Em projetos de acúmulo lento, tais como no desenvolvimento de lagos artificiais e comunidades para aposentados, o sistema de coleta de esgoto a vácuo apresenta uma vantagem em relação ao sistema de coleta de esgoto pressurizado. Isto se deve a duas (2) razões, primeira: o esgoto pode ser movido numa velocidade mais alta pela rede ajustando se o timer no controlador da válvula de interface. A segunda razão se deve ao tratamento parcial acontecer nas redes principais de vácuo por meio da infusão pesada de ar na válvula de interface. Geralmente em uma situação de acúmulo lento tais como no desenvolvimento de lagos artificiais, um sistema de esgoto pressurizado é projetado para atender a maioria dos lotes. Se somente poucas casas forem construídas a cada ano, o esgoto pode tornar se séptico antes de alcançar a estação de tratamento devido ao número limitado de casas descarregando inicialmente dentro da rede de tubulação. Isto, consequentemente, pode dificultar o tratamento de esgoto gerado pela rede de esgoto pressurizado e pode também, acelerar os problemas de odor e corrosão. ESTAÇÃO DE VÁCUO ESTAÇÃO ELEVATÓRIA GRINDER Uma rede de coleta de esgoto a vácuo requer uma estação de vácuo constituída de bombas de vácuo, bombas de esgoto, tanque de vácuo, painel de controle, gerador standby (opcional) e o prédio construído. Geralmente leva 15 minutos por dia para o operador inspecionar o equipamento na estação. A maioria das redes de esgotos pressurizados é constituída de algumas estações de bombas intermediárias. Estas estações geralmente contêm bombas duplex submersíveis e podem variar de 2 hp. a 50 hps. O número de estações e as dimensões das bombas dependem do tamanho da rede. O equipamento requerido é semelhante ao da estação de vácuo, com a exceção menos bombas de vácuo, prédio construído e do gerador.

14 14 CUSTO BENEFÍCIO As redes de coleta de esgoto a vácuo podem ser compensadoras em termos de custo quando comparadas com as redes de coleta de esgoto por gravidade e com outras redes de coleta alternativas tais como as redes de esgoto pressurizado, mas deve se analisar cada situação para se determinar qual o método de coleta que traz a melhor solução. No papel, a aplicação de maior custo benefício para o vácuo são áreas planas de alta densidade como a Flórida. Entretanto, West Virginia, com seu terreno bastante montanhoso, tem sido o estado mais propício para redes de esgoto a vácuo até hoje. Para se determinar qual alternativa trará maior custo benefício é necessária, na maioria dos casos, uma comparação de custo preliminar entre os diferentes sistemas. Como exemplo de comparação de custo entre a redes de coleta de vácuo e a rede de coleta pressurizada, o Condado de Queen Anne, Maryland economizou $2,300,000 usando o sistema de vácuo ao invés do pressurizado. Este projeto envolveu aproximadamente ligações. A vantagem de custo do sistema coleta de esgoto a vácuo sobre o pressurizado é o fato de que 6 (seis) casas podem ser atendidas por uma válvula e que nenhuma ligação elétrica é necessária. Entretanto, esta vantagem de custo é compensada de certa forma pela necessidade da estação de vácuo. Aqui novamente, o número necessário de estações com a bomba Grinder em um projeto de coleta de esgoto pressurizado teria grande peso sobre o custo total. A aplicação ideal para redes de coleta de esgoto pressurizadas é em áreas onde grandes quantidades de desníveis devem ser superadas para transportar o esgoto. É difícil determinar se os esgotos pressurizados em termos de custo compensam se comparados com os sistemas de coleta de esgoto alternativos. Tanto sistemas de esgoto pressurizados como de esgotos a vácuo e esgotos por gravidade pequena possuem sua própria aplicação, mas assim como com esgotos a vácuo, uma estimativa de custo preliminar será necessária para se tomar a decisão final.

15 15 RESUMO Conforme descrito anteriormente, as redes de coleta de esgoto a vácuo apresentam uma série considerável de vantagens sobre as redes de coleta de esgoto pressurizado, entre elas destacamos: 1. As redes de esgoto a vácuo não necessitam de caixas de conexões elétricas na caixa de válvula. 2. Até (6) seis casas podem ser instaladas a uma (1) caixa de válvula. 3. A estação de coleta de esgoto a vácuo pode incluir um gerador standby para manter o fornecimento do serviço durante longos períodos de falta de energia. 4. A válvula de interface da rede de esgoto a vácuo e o controlador apresentam um custo de manutenção muito mais baixo do que o das bombas Grinder. 5. Se um vazamento ocorrer nas redes principais de vácuo, um alarme alertará o operador e, portanto o reparo poderá ser feito logo em seguida, enquanto que um vazamento numa rede de coleta esgoto pressurizado pode permanecer sem ser detectado por longos períodos de tempo. 6. Por meio da indução de ar, o esgoto recebe um tratamento aeróbico já que se move pelas linhas principais facilitando o tratamento na estação de vácuo. 7. Os esgotos a vácuo podem atender aos requisitos Classe I Grupo D a um custo mínimo. 8. A exfiltração não acontece e não constitui problema nas redes de coleta de esgoto a vácuo, eliminando, portanto, a poluição do solo. 9. Os esgotos a vácuo possuem uma vantagem sobre os projetos de acúmulo lento devido à velocidade na movimentação do esgoto pelas linhas de vácuo principais e à indução de grandes quantidades de ar. 10. Somente um (1) operador é necessário para a manutenção da válvula de interface devido ao seu peso leve e a eliminação de caixas de conexões elétrica. Graxa e areia não afetam a operação da válvula de interface nem as linhas principais de vácuo. Curitiba 6 de junho de Norbra Ltda.

Sistema de Coleta de Esgoto a Vácuo para Marinas

Sistema de Coleta de Esgoto a Vácuo para Marinas Sistema de Coleta de Esgoto a Vácuo para Marinas Rua Del. Leopoldo Belczak, 309-82.800-220 Curitiba - PR - Brasil Fone: 41 3266-5882 - Fax: 41 3366-5638 - Email: norbra@netpar.com.br www.norbra.com.br

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA *Imagens meramente ilustrativas CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Modelo V8 Chave de impacto

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Águas Lindas GO Novas Instalações Código do Projeto: 3947-11 SIA Sul Quadra 4C Bloco D Loja 37 Brasília-DF

Leia mais

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Lavador de Ar

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Lavador de Ar Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção ISO 9001:2008 VENTEC AMBIENTAL EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES LTDA Rua André Adolfo Ferrari, nº 550 - Distrito Industrial Nova Era - Indaiatuba - São Paulo

Leia mais

2. ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA

2. ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA MANUAL DE INSTRUÇÕES COMPRESSOR DE AR ÍNDICE 1. PREPARAÇÃO 2. ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA 3. PRECAUÇÕES 4. DESCRIÇÃO BREVE 5. VISÃO GERAL E COMPONENTES PRINCIPAIS 6. PRINCIPAIS PARÂMETROS TÉCNICOS 7. VISÃO

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito

Leia mais

Manual De Instalação PURILED. Índice. 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica

Manual De Instalação PURILED. Índice. 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica Índice 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica Manual De Instalação 5- Instalação em piscinas de Vinil 6- Instalação em piscinas de Alvenaria 7- Instalação

Leia mais

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C Manual de Instruções C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o Rev. C 1. Descrição Índice 1.Descrição...pág 1 2.Dados Técnicos...pág 3 3.Instalação...pág 4 4.Ajuste e Operação...pág

Leia mais

Figura 6.1 - Ar sangrado do compressor da APU

Figura 6.1 - Ar sangrado do compressor da APU 1 Capítulo 6 - SANGRIA DE AR 6.1 - Finalidade e características gerais A finalidade da APU é fornecer ar comprimido para os sistemas pneumáticos da aeronave e potência de eixo para acionar o gerador de

Leia mais

Chemguard - Sistemas de Espuma. Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: SC-119 MÉTODO DE OPERAÇÃO

Chemguard - Sistemas de Espuma. Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: SC-119 MÉTODO DE OPERAÇÃO Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: O Gerador de Espuma de Alta Expansão (Hi-Ex) Chemguard é um componente em um Sistema de Supressão de Incêndios de Espuma de Alta Expansão. Não requer nenhuma

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

Manual de instalação e utilização da caixa separadora de água e óleo SULFILTROS

Manual de instalação e utilização da caixa separadora de água e óleo SULFILTROS Manual de instalação e utilização da caixa separadora de água e óleo SULFILTROS Atenta as necessidades de mercado a SULFILTROS desenvolveu a S A O que atende as exigências da NBR 14.605 Posto de Serviço

Leia mais

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de

Leia mais

FIGURA 63 - a) TUBULAÇÕES DE RETORNO DIRETO b) TUBULAÇÕES DE RETORNO INVERSO

FIGURA 63 - a) TUBULAÇÕES DE RETORNO DIRETO b) TUBULAÇÕES DE RETORNO INVERSO 82 7 DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Os sistemas de distribuição de água podem ser classificados como: - Sem Recirculação: A água flui através do sistema sem reaproveitamento. - Recirculação Aberta: A água é bombeada

Leia mais

Válvulas controladoras de vazão

Válvulas controladoras de vazão Generalidades Válvula controladora de vazão variável Válvula de controle de vazão variável com retenção integrada Métodos de controle de vazão Válvula de controle de vazão com pressão compensada temperatura

Leia mais

Máquinas de Gelo em Escama QF800-QC700. Instalação. Sistema Elétrico. Localização da Máquina de Gelo

Máquinas de Gelo em Escama QF800-QC700. Instalação. Sistema Elétrico. Localização da Máquina de Gelo Máquinas de Gelo em Escama QF800-QC700 Instalação Localização da Máquina de Gelo Sistema Elétrico O local selecionado para a máquina de gelo deve atender os critérios seguintes. Se algum desses critérios

Leia mais

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho 1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta

Leia mais

Estação de armazenagem de óleo

Estação de armazenagem de óleo Estação de armazenagem de óleo Modernize a sua armazenagem e práticas de manuseio de óleo O Poder do Conhecimento em Engenharia Modernize a sua armazenagem e práticas de manuseio de óleo Estação de armazenagem

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC.

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC. MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR Airgenic Unidade de Teto Índice Airgenic Unidade de Teto Modo de Usar Paginas 3 4 Regulagens do Equipamento Pagina 5 Falhas e Soluções Pagina 6 Limpeza

Leia mais

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000)

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) AUTOMATIZADORES PARA PORTAS DE ENROLAR IMPORTAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO NA INSTALAÇÃO Manual de Usuário (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) SAC: 55 + 11 3088

Leia mais

5Manutenções no Sistema de

5Manutenções no Sistema de Manutenção Preventiva dos Filtros do Ar A manutenção adequada deve incluir, também, uma inspeção completa dos sistemas. Todas as conexões, as tubulações ou dutos entre o filtro e o motor devem ser mantidos

Leia mais

MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO

MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO COLHEITA NA AUSTRALIA Hoje nós temos que preocupar não só em aprimorar as MÁQUINAS, mas também os OPERADORES que com elas trabalham. PARTES CONSTITUINTES

Leia mais

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Desumidificador Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Lista de instrução de uso. Painel de controle. Introdução à estrutura. Instrução de Uso. Proteção e Manutenção. Solução de problemas. Referência. Obrigado

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que

Leia mais

Sistema de vácuo ICE Condensation Körting. para aplicações em óleo comestível

Sistema de vácuo ICE Condensation Körting. para aplicações em óleo comestível Sistema de vácuo ICE Condensation Körting para aplicações em óleo comestível Sistema de vácuo ICE Condensation No mercado de hoje em dia, o sistema de vácuo ICE Condensation Körting faz sentido! Como todos

Leia mais

GRUNDOBURST Sistema estático de substituição de tubulação sob o mesmo encaminhamento

GRUNDOBURST Sistema estático de substituição de tubulação sob o mesmo encaminhamento GRUNDOBURST Sistema estático de substituição de tubulação sob o mesmo encaminhamento O sistema estático de pipe bursting é recomendado para substituição de tubulações de água e esgoto especialmente em

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO SECADORA CIRCULAR H80 DMAN

MANUAL DE OPERAÇÃO SECADORA CIRCULAR H80 DMAN MANUAL DE OPERAÇÃO SECADORA CIRCULAR H80 DMAN * Foto meramente ilustrativa Manual de Instalação e Funcionamento 2 ÍNDICE 1Instalações 1.1 Esquemas Elétricos 2 Operação 2.1 Formas de Operação do Equipamento

Leia mais

MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO

MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO MANUAL DE INSTRUÇÃO MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO MODELO: SS-26-1W - 1 - MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO Leia atentamente as instruções antes de iniciar o uso: a) Verificar se a voltagem está correta

Leia mais

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5000 10000 15000 5000 UV 16W

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5000 10000 15000 5000 UV 16W MANUAL DO USUÁRIO CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5000 10000 15000 5000 UV 16W M.U. REVISÃO 002 www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO... 3 2) PEÇAS... 3 3) INSTRUÇÕES DE USO... 3 3.1) MONTAGEM... 3 3.1.1) POSICIONAMENTO

Leia mais

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Outros FM (4), FH (4) VM Instalação do tanque de combustível suplementar, página 2 BRA72445 Data 8.15 Edição 02 Pág. 1(7) All Rights Reserved Instalação

Leia mais

Manual de Instalação e Operações

Manual de Instalação e Operações Manual de Instalação e Operações Acionador On/Off Bivolt Sistema de Aquecimento para banheira de hidromassagem PARA SUA SEGURANÇA: Antes de Instalar este produto, leia atentamente este manual de instruções.

Leia mais

SOPRADOR ASPIRADOR GASOLINA 2T. Manual do Operador

SOPRADOR ASPIRADOR GASOLINA 2T. Manual do Operador SOPRADOR ASPIRADOR GASOLINA 2T Manual do Operador 360422 Agradecemos por optar por um produto de jardinagem Matsuyama. O Soprador Aspirador Matsuyama é desenhado e construído para proporcionar performance

Leia mais

Impressora Térmica Oletech 80mm. Manual do Usuário

Impressora Térmica Oletech 80mm. Manual do Usuário Impressora Térmica Oletech 80mm Manual do Usuário Parabéns por adquirir a Impressora Térmica Oletech. Por favor, guarde este manual para futuras consultas. A Oletech possui uma linha de Impressora Térmicas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO COIFAS DE PAREDE VIDRO RETO VIDRO CURVO

MANUAL DE INSTRUÇÃO COIFAS DE PAREDE VIDRO RETO VIDRO CURVO MANUAL DE INSTRUÇÃO COIFAS DE PAREDE VIDRO RETO VIDRO CURVO MODELOS: BLT BOX BLT VD 60 BLT VD 90 INTRODUÇÃO Parabéns Ao escolher a linha Built de produtos, você optou por um produto de qualidade. As coifas

Leia mais

WORX AEROCART MODELO WG050

WORX AEROCART MODELO WG050 WORX AEROCART MODELO WG050 Avisos Gerais de Segurança AVISO Leia todos os avisos e instruções de segurança. Não seguir os avisos e instruções pode resultar em lesão séria. Guarde todos os avisos e instruções

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES GERAIS SISTEMA DE AR CONDICIONADO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES GERAIS SISTEMA DE AR CONDICIONADO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES GERAIS SISTEMA DE AR CONDICIONADO 1. OBJETIVO O presente memorial tem pôr objetivo conceituar, definir e apresentar as bases do sistema de ar condicionado que irá atender ao imóvel

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO 1 1. AVISOS Leia este manual cuidadosamente antes de instalar e operar o equipamento. A operação da máquina deve estar de acordo com as instruções

Leia mais

2.0 FAÇA A CONFERÊNCIA DA CAPA DE PROTEÇÃO NO ATO DO RECEBIMENTO

2.0 FAÇA A CONFERÊNCIA DA CAPA DE PROTEÇÃO NO ATO DO RECEBIMENTO 1.0 INTRODUÇÃO Você adquiriu uma capa de proteção para piscina, confeccionada em Laminado de PVC reforçado com tramas de Poliéster. A Sodramar não fabrica o laminado, compramos e o transformamos em Capa

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÕES TRATAMENTO DE UMIDADE E EFLORESCÊNCIAS EM PAREDES

IMPERMEABILIZAÇÕES TRATAMENTO DE UMIDADE E EFLORESCÊNCIAS EM PAREDES IMPERMEABILIZAÇÕES TRATAMENTO DE UMIDADE E EFLORESCÊNCIAS EM PAREDES Prof. Marco Pádua Quando a construção se inicia, as fundações começam a ser executadas, os alicerces tomam forma e delimitam os cômodos,

Leia mais

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Agradecemos sua preferencia por um produto da linha Lenoxx, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

A capacidade de carga total com uso moderado é de aproximadamente 80% após 300 ciclos.

A capacidade de carga total com uso moderado é de aproximadamente 80% após 300 ciclos. Segurança da bateria A HP encara a segurança com muita seriedade e disponibiliza Material Safety Data Sheets (MSDS) (Fichas de dados de segurança de material; em inglês) que fornecem informações gerais

Leia mais

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário e) Órgãos acessórios: Dispositivos fixos e não mecanizados destinados a facilitar a inspeção e limpeza dos coletores, construídos em pontos

Leia mais

Boletim da Engenharia

Boletim da Engenharia Boletim da Engenharia 10 Verificação e Ajuste da Folga Axial dos Compressores Parafuso 11/02 Tipos de compressores: OS.53 / OS.70 / OS.74 HS.53 / HS.64 / HS.74 HSKC 64 / HSKC 74 Sumário Página 1 Introdução

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA

BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA 2016 1. ATENÇÃO AO USO DE ENERGIA A fábrica deve encarar os recursos energéticos como um item estratégico para bom desempenho da produção e resultado

Leia mais

Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva Manutenção Preditiva MANUTENÇÃO PREDITIVA: BENEFÍCIOS E LUCRATIVIDADE. INTRODUÇÃO : A manutenção preditiva nã o substitui totalmente os métodos mais tradicionais de gerência de manutenção. Entretanto,

Leia mais

MIXER INOX. Manual de Instruções

MIXER INOX. Manual de Instruções MIXER INOX Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Transmissor de nível Cod: 073AA-005-122M Rev. A Série LT-200 Fevereiro / 2004 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

Bicos Automação Análise Técnica. Sistemas. Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos

Bicos Automação Análise Técnica. Sistemas. Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos Bicos Automação Análise Técnica Sistemas Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos Revestimento de Comprimidos com Baixa Manutenção Os maiores desafios no revestimento de comprimidos

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES CASA DE RUI BARBOSA

MANUAL DE OPERAÇÕES CASA DE RUI BARBOSA MANUAL DE OPERAÇÕES CLIMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA CASA DE RUI BARBOSA Av. São Clemente, Nº134 Botafogo Rio de Janeiro/RJ 1 O presente Manual tem por objetivo descrever e especificar as características operacionais,

Leia mais

DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO

DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO DISPOSITIVO DE PARTIDA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA PARA GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO Por favor, leia este manual com atenção para uso do equipamento. Instruções de Operação do QTA. I.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES REFRIGERADOR PARA ÔNIBUS MODELO G7

MANUAL DE INSTRUÇÕES REFRIGERADOR PARA ÔNIBUS MODELO G7 MANUAL DE INSTRUÇÕES Compact Indústria de Produtos Termodinâmicos Ltda. Fábrica: Est. BR-116 KM 152,3, 21940 Pavilhão 1 Bairro Planalto Caxias do Sul - RS - CEP 95070-070 Fone (0XX) 54-2108-3838- Fax:

Leia mais

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Eng. Carlos Alberto Alvarenga Solenerg Engenharia e Comércio Ltda. Rua dos Inconfidentes, 1075/ 502 Funcionários - CEP: 30.140-120 - Belo Horizonte -

Leia mais

Sistemas Fixos de CO2 - Parte 2 Departamento Técnico da GIFEL Engenharia de Incêndios

Sistemas Fixos de CO2 - Parte 2 Departamento Técnico da GIFEL Engenharia de Incêndios Sistemas Fixos de CO2 - Parte 2 Departamento Técnico da GIFEL Engenharia de Incêndios Sistemas fixos de CO 2 : Os sistemas fixos diferem conforme a modalidade de armazenamento do meio extintor entre Sistemas

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA CAPÍTULO VINTE TRÊS ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais longa.

Leia mais

Soluções FORTLEV para a Sua Obra

Soluções FORTLEV para a Sua Obra Soluções FORTLEV para a Sua Obra 1 2 3 6 9 8 7 5 Soluções para Cuidar da Água 1. Caixa de Polietileno FORTLEV 2. Tanque Fortplus FORTLEV 3. Filtro de Entrada FORTLEV Soluções para Cuidar do Meio Ambiente

Leia mais

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 1.0 Introdução O presente trabalho é resultado de uma visão futurística acerca da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida. Alguns anos de estudo e pesquisas na área

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância.

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância. Instruções Descrição do Produto Um regulador de funcionalidades de alimentação elétrica que permite que os utilizadores possam controlar até dois aparelhos elétricos com manípulos com ou sem fio. A unidade

Leia mais

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO 02/13 972-09-05 782259 REV.0 Fritadeira Inox 2,5L SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Fritadeira a óleo Britânia. Para garantir

Leia mais

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X Ingersoll Rand Sistema de Automação Série- Economia de Energia Por Encomenda! Ingersoll Rand 20% a 60% da energia utilizada para operar os sistemas de ar comprimido são desperdiçados. Isso ocorre principalmente

Leia mais

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)

Leia mais

MANUAL DE FUNCIONAMENTO

MANUAL DE FUNCIONAMENTO MANUAL DE FUNCIONAMENTO Prezado cliente, Nossas embaladoras são desenvolvidas para oferecer economia e, melhoria na apresentação de seus produtos, levando aos consumidores garantia de maior durabilidade

Leia mais

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS 2011 Índice 1. Sinalização... 3 2. Organização do Armazém... 3 3. Estabelecer um esquema de armazenamento para:... 4 4. Manter em local visível... 6 5. Deveres do Responsável

Leia mais

lubrificantes e combustíveis

lubrificantes e combustíveis lubrificantes e combustíveis Lubrificantes A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve ser entendida e praticada para aumento da vida útil das mesmas,devido se tornarem

Leia mais

Ciclone. fig. B. fig. A. fig. C. Conteúdo. Legenda. Descrição do equipamento. Apresentação. Instalação. Fecha - mais sucção. Abre - menos sucção

Ciclone. fig. B. fig. A. fig. C. Conteúdo. Legenda. Descrição do equipamento. Apresentação. Instalação. Fecha - mais sucção. Abre - menos sucção Ciclone 4 3 5 2 1 8 6 7 fig. B Abre - menos sucção Fecha - mais sucção fig. A Conteúdo Apresentação... 01 Legenda... 01 Descrição do equipamento... 01 Instalação... 01 Procedimentos antes da utilização/

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas. Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = gsrio@gsrio.com.

SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas. Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = gsrio@gsrio.com. SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = gsrio@gsrio.com.br O que é um nobreak? A principal função do nobreak é fornecer

Leia mais

Refrigerador Frost Free

Refrigerador Frost Free GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador Frost Free Frost Free Seu refrigerador usa o sistema

Leia mais

Detalhes DBC. - Manual versão 1.05 - Junho de 2012. o x i g ê n i o. Máscara de Solda de auto-escurecimento DBC-600 CA 27617.

Detalhes DBC. - Manual versão 1.05 - Junho de 2012. o x i g ê n i o. Máscara de Solda de auto-escurecimento DBC-600 CA 27617. DBC o x i g ê n i o Detalhes - Manual versão 1.0 - Junho de 2012 Máscara de Solda de auto-escurecimento DBC-00 CA 21 Manual do Usuário Índice Conteúdo 1) Breve histórico das máscaras 2) Componentes deste

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DESENGORDURANTE MALTEX.

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DESENGORDURANTE MALTEX. 01/05 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DO DISTRIBUIDOR Nome do produto: Desengordurante MALTEX. Aplicação: indicado para desengordurar e limpar superfícies em restaurantes, açougues, frigoríficos, peixarias,

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI

PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI *Imagens meramente ilustrativas PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI Manual de Instruções 1. FUNÇÃO DO PAINEL DE SECAGEM Acelerar a secagem de componentes da pintura em veículos. Massa, fundo, tinta, poliéster,

Leia mais

Jato de água HyPrecision. Otimizando o desempenho do jato de água

Jato de água HyPrecision. Otimizando o desempenho do jato de água Jato de água HyPrecision Otimizando o desempenho do jato de água Dólares O menor custo de propriedade 4137 bar versus 4137 bar reduza seu custo total de propriedade em aproximadamente 20% Ao calcular

Leia mais

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de Trabalho de Meio Ambiente

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de Trabalho de Meio Ambiente VicePresidência de Engenharia e Meio Ambiente IGR 4.4.632 ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS 3. DEFINIÇÕES 4. APLICAÇÃO 5. DESCRIÇÃO DO PROCESSO 6. FLUXO DO PROCESSO 7. RESPONSABILIDADES 8. ANEXOS 9. CONTROLE

Leia mais

13 TUBULAÇÕES DE REFRIGERANTE

13 TUBULAÇÕES DE REFRIGERANTE 167 13 TUBULAÇÕES DE REFRIGERANTE As tubulações de refrigerante representam uma parte essencial no sistema de refrigeração, pois requer as mesmas considerações gerais de projeto que qualquer sistema de

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

SÉRIE 46 DA GETINGE TERMODESINFECTORAS. Always with you

SÉRIE 46 DA GETINGE TERMODESINFECTORAS. Always with you SÉRIE 46 DA GETINGE TERMODESINFECTORAS Always with you Quantos materiais reutilizáveis você necessita processar? Quais tipos? A Termodesinfectora série 46 da Getinge inclui acessórios que se adaptam de

Leia mais

LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL

LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL 1.3 de 11/02/2014 7548 2 Sumário 1. Apresentação... 5 2. Itens que Acompanham... 5 3. Especificações Técnicas... 6 4. Características Gerais... 6 5. Recomendações de Instalação...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SOPRADORES TIPO ROOTS DOSITEC SÉRIE Cutes - CR

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SOPRADORES TIPO ROOTS DOSITEC SÉRIE Cutes - CR MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SOPRADORES TIPO ROOTS DOSITEC SÉRIE Cutes - CR Parabéns por adquirir sopradores roots Dositec, série Cutes - CR, os quais são o resultado de avançado projeto

Leia mais

Procedimentos de montagem e instalação

Procedimentos de montagem e instalação Procedimentos de montagem e instalação de elementos filtrantes Pall grau P (farmacêutico) 1. Introdução Os procedimentos abaixo devem ser seguidos para a instalação dos elementos filtrantes Pall grau P

Leia mais

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos Só Elétrica Indústria e Comércio de Equipamentos Elétricos Rua Duque de Caxias, 796 Centro Joaçaba CEP: 89600-000 Fone: (49) 3522-2681 Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual

Leia mais

Bicos Pulverizadores. Análise da Pulverização. Fabricação da Pulverização. Controle da Pulverização. Sistema de Lubrificação Spraying Systems

Bicos Pulverizadores. Análise da Pulverização. Fabricação da Pulverização. Controle da Pulverização. Sistema de Lubrificação Spraying Systems Bicos Pulverizadores Controle da Análise da Fabricação da Sistema de Lubrificação Spraying Systems Sistemas de Lubrificação Spray Os Sistemas de Lubrificação Spray fornecem um método altamente eficiente

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Central de Detecção e Alarme Contra Incêndio V260 Imagem Central V260 36 Laços Manual de Instalação Leia atentamente o manual antes do manuseio do equipamento ÍNDICE 1 COMANDOS E SINALIZAÇÕES DA CENTRAL

Leia mais

11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L. Manual de Instruções

11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L. Manual de Instruções 11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

Tubulão TIPOS/MODELOS. De acordo com o método de escavação os tubulões se classificam em: a céu aberto e ar comprimido.

Tubulão TIPOS/MODELOS. De acordo com o método de escavação os tubulões se classificam em: a céu aberto e ar comprimido. Tubulão CONCEITO São fundações de forma cilíndrica com base alargada ou não, que resistem por compressão a cargas elevadas. São compostos por três partes: cabeça, fuste e base. A cabeça é executada em

Leia mais

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a. Rev. B

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a. Rev. B Manual de Instruções C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a Rev. B 1. Descrição Índice 1.Descrição... pág 1 2.Dados Técnicos... pág 2 3.Instalação... pág 3 4.Ajuste e Operação...

Leia mais

MANUAL ALIMENTADORES INDIVIDUAIS TRIFÁSICOS 1 - DESCRIÇÃO 2 - INSTALAÇÃO 3 OPERAÇÃO 4 MANUTENÇÃO 5 - GARANTIA

MANUAL ALIMENTADORES INDIVIDUAIS TRIFÁSICOS 1 - DESCRIÇÃO 2 - INSTALAÇÃO 3 OPERAÇÃO 4 MANUTENÇÃO 5 - GARANTIA MANUAL ALIMENTADORES INDIVIDUAIS TRIFÁSICOS 1 - DESCRIÇÃO 2 - INSTALAÇÃO 3 OPERAÇÃO 4 MANUTENÇÃO 5 - GARANTIA 1 1 - DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO Os Alimentadores Individuais básicos trabalham por meio de vácuo.

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

Manual de Instruções Transportadores Moveflex Série Roll

Manual de Instruções Transportadores Moveflex Série Roll Manual de Instruções Transportadores Moveflex Série Roll Versão: 4.0 Data:01/2015 Ind. e Com. Eletro Eletronica Gehaka Ltda. CNPJ: 13005553/0001-23 Av. Duquesa de Goiás, 235 - Real Parque 05686-900 -

Leia mais

Reguladores de pressão. Danfoss A/S (RA Marketing/MWA), 06-2007 DKRCC.PF.000.G1.28 / 520H1980 35

Reguladores de pressão. Danfoss A/S (RA Marketing/MWA), 06-2007 DKRCC.PF.000.G1.28 / 520H1980 35 Reguladores de pressão Instruções de instalação Índice Página Aplicação... 37 Regulador da pressão de evaporação KVP... 37 Regulador da pressão de condensação KVR... 38 Regulador da pressão de cárter KVL...

Leia mais

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais