I IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO"

Transcrição

1 I IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 NOME DO PROJETO: Gincana Cultural, Esportiva e Solidária Somos fortes, quando estamos juntos. 1.2 PROFESSOR (ES) ORIENTADOR (ES):Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio 1.3 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:Todas disciplinas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio 1.4 PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio 1.5 PERÍODO:11 e 12 de setembro 1.6 IINVESTIMENTO: R$ 40,00 (quarenta reias) II JUSTIFICATIVA O mundo contemporâneo enfatiza uma vivência capitalista, onde a sociedade prega a competição, a individualidade e o egoísmo. Diante disso, é necessário que educadores e educandos compreendam que apesar de toda dificuldade em galgar êxito pessoal e profissional por causa das adversidades diárias, há como conseguir sendo honesto, generoso, justo e solidário, agindo com ética e responsabilidade. Em consonância a esta reflexão e à sua proposta pedagógica o Colégio Americano Batista direciona suas ações, pois entende que não basta apenas formar educandos cientificamente, mas, formá-los baseados em valores morais, éticos e cristãos, estendendo sua formação aos pais, comunidade escolar e sociedade. Sendo assim, o projeto Gincana Cultural, Esportiva e Solidária Somos fortes, quando estamos juntos irá disponibilizar através de suas ações a possibilidade de educadores, educandos e sociedade refletirem sobre suas ações, e agir de forma coerente embasada nos diversos valores.

2 III OBJETIVOS OBJETIVO GERAL ü Promover através de atividades lúdicas, esportivas e solidárias o estímulo ao desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social, como também, o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ü Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade oportunizando a integração escola, família e comunidade; ü Praticar os valores ético-cristãos de acordo com a proposta do Colégio; ü Desenvolver aspectos culturais, esportivos, lúdicos, sociais e comunitários; ü Desenvolver os valores éticos e morais, fomentando a solidariedade; ü Exercitar o espírito de liderança e motivação. IV METODOLOGIA A Gincana Cultural, Esportiva e Solidária Somos fortes, quando estamos juntos apresenta em sua metodologia o resgate aos valores essenciais para a formação integral dos alunos através de ações, reflexões, atividades esportivas, científicas e sociais, individualmente ou em equipe. Cada turma/equipe será nomeada com um valor, sendo necessário o direcionamento de suas ações à prática e a promoção do valor especifico da equipe.

3 V - DA ORGANIZAÇÃO TURMAS/TEMAS: Ø 6º ANO A: Gratidão (Gleide, Adelaine e Cleber) Ø 6º ANO B: Amor ( Ângela, Alekos e Cláudia) Ø 7º ANO A: Cooperação ( Ubaldo, João e Neuzinha) Ø 7º ANO B: Respeito (Suzana, Negrão, e Ewerton) Ø 8º ANO A: Gentileza (Fabiana, Líbia e Tito) Ø 8º ANO B: Responsabilidade (Caroline, Fernando e Alex) Ø 9º ANO A: Amizade (Maclá, Rivelino e Sabrina ) Ø 9º ANO B: Bondade (Márcia, Christian, e Humberto) Ø 1º ANO A: Solidariedade ( Welington, Sueli e Marques) Ø 1º ANO B: União ( Kléber, Jonas e John) Ø 2º ANO A: Generosidade (Roberta, Minoru e Fredy) Ø 3º ANO A: Sinceridade ( André, Rawlinson e Márcio) VI - RECURSOS Computador Datashow (palestras e apresentações) Papel Cartaz (Divulgação na escola) Papel cartão (convite) Material de apoio (isopor, cola, balões entre outros) VII AVALIAÇÃO O processo avaliativo será contínuo, durante a execução de suas etapas. Sua consolidação se dará de forma qualitativa (participação dos alunos) e quantitativa (obtenção de nota parcial referente à III Unidade), com base na resolução das atividades propostas. Valor total da Gincana: 0,0 a 8,0 pontos. COMPOSIÇÃO DA NOTA: Tarefas Culturais e Solidárias: 3,0 pontos Tarefas Culturais e Esportivas: 2,0 pontos

4 Tarefas Científicas: 3,0 pontos VIII CALENDÁRIO DE AÇÕES AÇÃO DATA Apresentação Gincana 11 e IX TAREFAS CULTURAIS E SOLIDÁRIAS (11/09 Sexta-feira 16h na quadra do colégio) 1ª Tarefa: Identidade Visual (30 a 50 pontos) As equipes devem criar sua identidade visual e organizacional, composta por logomarca, grito de guerra, Professores orientadores, líder e mascote. Todos os itens devem estar direcionados ao valor representado por cada equipe e serão apresentados durante o desfile de abertura da gincana. 2ª Tarefa: Caixa de música humana (30 a 50 pontos) A equipe deverá fazer uma roupa de bailarina bem criativa, usando apenas material reciclado. A performance da bailarina na caixa de música humana, deverá evidenciar o valor representado por cada equipe, sem no entanto fugir as características das caixas de música. Avaliação: Cumprimento, performance e figurino. 3ª Tarefa: Ser exemplo, deixando marcas (50 pontos - tarefa cumprida) Existem pessoas que marcaram e marcam épocas, nesta tarefa cada equipe deverá trazer um ex-aluno(a) da década de 90, no tempo de 1 minuto, apresentar a sua profissão. 4ª Tarefa: Quem ama doa e ajuda vidas. Nesta tarefa as equipes devem arrecadar mantimentos, que serão doados para uma instituição social. Os mantimentos deverão ser entregues no colégio no dia 09/09 (quarta-feira) no turno de aula da turma.

5 Obs.: cada ítem de mantimento valerá 1 ponto. (Alimentos não perecíveis, exceto sal). 5ª Tarefa: Quem sabe faz ao vivo (30 a 100 pontos) Nesta tarefa, as equipes devem organizar um espetáculo de Stand UP para apresentar uma ação positiva com a prática do valor representado, como também, uma ação negativa (contrário) com a ausência da prática. Nesta ação, os alunos podem incluir professores, colaboradores e familiares. O tempo disponível será de 05 minutos. Avaliação: Cumprimento, desempenho, performance e atendimento à proposta. 6ª Tarefa: Bonito é ser... educado(a), solidário(a), amar a Deus e praticar seus ensinamentos. (50 pontos) Nesta tarefa, as equipes devem selecionar um aluno e uma aluna para representar a equipe na escolha do garoto e garota CAB. Os alunos irão desfilar em três momentos com trajes diferentes: 1 Traje que represente uma instituição social à escolha da equipe; 2 Traje de ginástica (exceto shorts); 3 - Traje social. 7ª Tarefa: Valores na rede. Comumente acompanhamos através das redes sociais a perda de valores éticos, morais e cristão. Nesse sentido, esta atividade propõe a disseminação dos valores essenciais para a vida através de uma campanha de marketing elaborada por cada equipe. O formato da campanha deve ser em web banner, sendo entregue a comissão organizadora em 04.09, para disponibilidade na fanpage do Colégio Americano Batista. O número de curtidas a pontuação inicial de cada equipe. Avaliação: Número de curtidas até o dia 09.09, sendo a cada 10 curtidas 1 ponto. 8ª Tarefa: Minha equipe é show! (50 a 100 pontos) Nesta tarefa, as equipes devem apresentar um musical (canto e/ou coreografia), realizado pelos próprios alunos (voz e violão, capela, banda ou playback), evidenciando o valor representado por cada equipe através de canções gospel (os

6 trajes e as canções devem ser apresentados previamente à comissão organizadora). Avaliação: Desempenho, criatividade e atendimento a proposta. 9ª Tarefa: Selo turma nota 10 (10 a 100 pontos) Enfatizando a importância de praticar os valores evidenciados neste projeto, essa tarefa irá pontuar a equipe que melhor desenvolva uma ação mobilizadora capaz de despertar na comunidade escolar a importância dos valores e sua prática. Desse modo, sugerimos que tais valores sejam utilizados para solucionar problemáticas pertencentes ao Colégio, tais como: ü descarte do lixo; ü organização das salas; ü respeito aos colegas e professores; ü cuidados com o patrimônio. As turmas serão observadas durante o período de 24/08 a 09/09 quanto ao cumprimento desta ação. Avaliação: Importância da ação, criatividade e atendimento ao que foi proposto. 10ª Tarefa: Eu mudo, o mundo muda (30 a 50 pontos) Nesta tarefa, as equipes deverão registrar, por meio de fotos em paineis ou banners, no dia 09/09, ações que provam a prática dos valores trabalhados pelas equipes. Essas ações podem ser aplicadas dentro ou fora da comunidade escolar. Avaliação: Será levada em conta para esta avaliação a criatividade, originalidade e espontaneidade. 11º. Tarefa: Surpresa (50 a 100 pontos) Tarefa: Solidariedade ato de Amor e Cooperação. Existem pessoas que marcaram décadas por sua bondade, solidariedade, ato de caridade, vida simples, ideias de felicidade e amor. Cada equipe deverá pesquisar,se caracterizar e apresentar no em até 2 minutos, a biografia da personalidade sorteada. Avaliação : Será avaliado o envolvimento da equipe na pesquisa e criatividade.

7 12º. Tarefa: Família: sinônimo de amor e carinho (50 pontos) Cada equipe deverá trazer para a escola no mínimo 10 (dez) pais para serem homenageados pela equipe, com uma demonstração de amor e reconhecimento. Observação Serão avaliadas: criatividade, inovação, emoção na homenagem. Pontuação pela tarefa cumprida. OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE: O preparo de todas as atividades, as pesquisas, e os ensaios, para atender às tarefas da Gincana, deverão ocorrer no turno oporto às aulas. Os grupos poderão se reunir nas dependências do colégio, sempre no turno oposto ás aulas e para tanto deverão agendar com a coordenação. Não será permitido, portanto, saída da sala de aula para as atividades da Gincana.

8 TAREFAS CULTURAIS E ESPORTIVAS (12/09 - sábado - 8h no Clube da Caixa) 1º. Tarefa: Amor ao meu país (50 a 100 pontos) Em várias partes do Brasil os ritmos, as danças e as comidas típicas resistem ao tempo e realizam uma ligação importante entre os indivíduos, sua identidade e o meio em que vivem. A dança é uma expressão corporal que está presente em todos os tipos de organizações sociais e que se torna o cartão de apresentação de um determinado lugar. Com a finalidade de expandir o conhecimento acerca dessa manifestação cultural, cada equipe deverá pesquisar e apresentar uma dança típica de um estado do nordeste. Observação: A pesquisa sobre a cultura do estado deverá ser entregue aos jurados antes da apresentação (os trajes e as canções devem ser apresentados previamente à comissão organizadora). Avaliação: Serão avaliados: criatividade, originalidade, figurino e coreografia. 2ª Tarefa: Vitrine Viva (30 a 50 pontos) Nesta tarefa, as equipes deverão escolher um aluno(a) para se caracterizar como Vitrine Viva, a qual deverá, através de expressões corporais, apresentar ao público o valor trabalhado pela turma. Avaliação: será tarefa cumprida e o aluno (Vitrine Viva) terá que ficar circulando pelo local durante 30 minutos. 3ª Tarefa: Meus craques e seus valores (50 pontos) Cada equipe deverá trazer um ex-atleta que tenha sido campeão Sergipano em qualquer modalidade esportiva. O atleta deverá trazer algo que comprove seu título: medalha, troféu, faixa, foto, recorte de jornal, etc. O atleta deverá ter sido premiado até a década de 2000.

9 4ª Tarefa: Torta na cara (10 pontos cada pergunta certa) Cada equipe escolherá 03 alunos para disputar rodadas de perguntas e respostas sobre a Seleção Brasileira de Futebol que se sagrou tricampeã em 1970 e sobre aquele mundial. Avaliação: número de acertos 5ª Tarefa: Minha torcida tem valor (50 pontos) Cada equipe deverá apresentar suas cheerleaders (animadoras) e com base no valor trabalhado pela sua sala, tem que animar as torcidas entre as salas. Serão 5 Cheerleaders que deverão utilizar o grito de guerra voltado para os valores trabalhados. Os trajes deverão ser apresentados à comissão previamente. 6ª Tarefa: Futebol solidário (1º 50, 2º 40 e 3º 30 pontos) Cada equipe deverá inscrever 5 alunos sendo 3 homens e 2 mulheres para participar do torneio de futsal, a cada gol sofrido a equipe terá que doar 1 kg de alimento para uma instituição de escolha da equipe vencedora. Serão partidas de 5 minutos. 7ª Tarefa: Caça ao tesouro aquático (1º 50, 2º 40 e 3º 30 pontos) Cada equipe deverá apresentar 4 alunos (2 homens e 2 mulheres) para no tempo de 1 minuto recolher todo o tesouro do fundo da piscina. Avaliação: A equipe que recolher no menor tempo sairá vencedora. 8ª Tarefa: Voleibol 4 x 4 (1º 50, 2º 40 e 3º 30 pontos) Cada equipe deverá apresentar quatro alunos (2 homens e 2 mulheres) para um torneio de voleibol 4 x 4. Avaliação: A partida será de 9 pontos corrido. 9ª Tarefa: Circuito de aventura (1º 50, 2º 40 e 3º 30 pontos) I Etapa: O aluno terá que nadar 25m, sair da piscina e entregar o bastão para o segundo aluno; II Etapa: O aluno terá que dar uma volta completa no campo de futebol e entregar o bastão ao terceiro aluno:

10 III Etapa: O aluno terá que executar 50 abdominais e entregar o bastão ao quarto aluno; IV Etapa: O aluno terá que passar pelo circuito de agilidade. 10ª Tarefa: Cabo de Guerra (50 pontos) Cada turma deverá inscrever 10 alunos sendo 5 homens e 5 mulheres, para uma disputa de cabo de guerra. 11ª Tarefa: Queimado (50 pontos) Cada turma deverá inscrever 10 alunos sendo 5 homens e 5 mulheres para uma disputa de queimado. TAREFAS CIENTIFÍCAS: Período de 24/08 a 10/09 Deverão ser realizadas em sala de aula, a critério de cada professor, nas disciplinas específicas.

Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h.

Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h. Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h. Equipes / Cores: 6º ano / amarela 7º ano / azul 8º ano /

Leia mais

Vamos participar!!!!

Vamos participar!!!! www.iguatemy.com.br www.facebook.com/colegioiguatemy COMUNICADO 09 11 de Outubro de 2013 Ensino Fundamental II Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. (Mahatma

Leia mais

Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h

Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h Gincana Eco Sustentável do Colégio Diocesano Dom Silvério Com o objetivo de desenvolver

Leia mais

TEMA: COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Regulamento Geral Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Primeira etapa)

TEMA: COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Regulamento Geral Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Primeira etapa) PROJETO J BA 2013 I - OBJETIVOS TEMA: COPA DAS CONFEDERAÇÕES Regulamento Geral Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Primeira etapa) - Promover a integração e a participação dos alunos do CBB, permitindo

Leia mais

XI GINCANA SÓCIO-CULTURAL E DESPORTIVA. Guia de Orientação às Equipes

XI GINCANA SÓCIO-CULTURAL E DESPORTIVA. Guia de Orientação às Equipes 2009 XI GINCANA SÓCIO-CULTURAL E DESPORTIVA Segmentos II e III Guia de Orientação às Equipes O Colégio Cor Jesu realiza anualmente sua Gincana Sócio-Cultural e Desportiva como atividade complementar do

Leia mais

GINCANA DO CENTENÁRIO

GINCANA DO CENTENÁRIO Tema: GINCANA DO CENTENÁRIO Regulamento Instituto Federal Espírito Santo: um século de tradição em educação profissional e tecnológica 1. INTRODUÇÃO Em uma perspectiva crítica, Meszaros (1981) aponta que

Leia mais

PROJETO GINCANA CULTURAL

PROJETO GINCANA CULTURAL Srs. Pais ou Responsáveis Segue para o conhecimento de todos o PROJETO GINCANA CULTURAL -2014, explorando o tema A genialidade dos grandes artistas. Cada equipe representará um artista, com todas as suas

Leia mais

"Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos." Salmo 57.9

Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos. Salmo 57.9 PROJETO J BA 2014 TEMA: COPA DO MUNDO FESTA DAS NAÇÕES "Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos." Salmo 57.9 I - OBJETIVOS Regulamento Geral Ensino Fundamental II e

Leia mais

REGULAMENTO DA 1ª GINCANA ECOLÓGICA DO CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI DO IFRN

REGULAMENTO DA 1ª GINCANA ECOLÓGICA DO CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI DO IFRN REGULAMENTO DA 1ª GINCANA ECOLÓGICA DO CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI DO IFRN 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 ORGANIZAÇÃO: Este Regulamento dispõe sobre a organização da 1ª Gincana Ecológica do Campus São Paulo

Leia mais

2ª Gincana Ecológica do IFRN Campus Pau dos Ferros REGULAMENTO DA 2ª GINCANA ECOLÓGICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS

2ª Gincana Ecológica do IFRN Campus Pau dos Ferros REGULAMENTO DA 2ª GINCANA ECOLÓGICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS 2ª Gincana Ecológica do IFRN Campus Pau dos Ferros REGULAMENTO DA 2ª GINCANA ECOLÓGICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS 1-DA ORGANIZAÇÃO 1.1) A 2ª GINCANA ECOLÓGICA do IFRN Campus Pau dos Ferros será organizada

Leia mais

GINCANA. Regulamento Geral - ENSINO MÉDIO

GINCANA. Regulamento Geral - ENSINO MÉDIO GINCANA Regulamento Geral - ENSINO MÉDIO Capítulo I Disposições preliminares Art. 1 A II Gincana da E.E. Dr. José Marques de Oliveira é um evento desenvolvido pelos professores de educação física da escola,

Leia mais

Regulamento da Gincana ECODOM 2015. Dia: 20 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 13h

Regulamento da Gincana ECODOM 2015. Dia: 20 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 13h Regulamento da Gincana ECODOM 2015 8 OBJETIVOS DO MILÊNIO PROPOSTOS PELA ONU Dia: 20 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 13h Gincana Eco Sustentável do Colégio Diocesano Dom Silvério Com o objetivo de desenvolver

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek GINCANA DO MILÊNIO

Centro Educacional Juscelino Kubitschek GINCANA DO MILÊNIO Centro Educacional Juscelino Kubitschek GINCANA DO MILÊNIO 1 QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE EQUIPE Cor da camiseta Líder da Equipe Nome da Equipe 1º Ano mat. (Edileusa) 1 5º Ano mat. (Adriane)

Leia mais

ASSESSORIA DE ENSINO PROJETO REDAÇÃO 2011

ASSESSORIA DE ENSINO PROJETO REDAÇÃO 2011 ASSESSORIA DE ENSINO PROJETO REDAÇÃO 2011 A Folha Dirigida, com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional, promove há cerca de dez anos o "Projeto Redação", que tem o objetivo

Leia mais

REGULAMENTO VII JOGOS INTERNOS ED.FÍSICA VII JIEFI 2015.

REGULAMENTO VII JOGOS INTERNOS ED.FÍSICA VII JIEFI 2015. REGULAMENTO VII JOGOS INTERNOS ED.FÍSICA VII JIEFI 2015. Regulamento Geral / JIEFI 2015 I FUNDAMENTAÇÃO Art. 1º - Este Regulamento é o conjunto de normas e disposições que regem as competições dos JOGOS

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE.

FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE. COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG PASSOS FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE. I-JUSTIFICATIVA: Com a realização dos grandes eventos esportivos mundiais no Brasil como a - Copa das Confederações

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula, através de atividades esportivas, artísticas e culturais. Conheça cada uma das modalidades

Leia mais

O circo vai à escola

O circo vai à escola O circo vai à escola Não é nenhuma novidade trabalhar com atividades circenses em escolas, principalmente no Ensino Fundamental I - eu mesma já realizei esse trabalho há 10 anos - e o ano passado resolvi

Leia mais

4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO. Alessandra Balbi Rita Puga. Livro: Terceira Idade & Atividade Física

4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO. Alessandra Balbi Rita Puga. Livro: Terceira Idade & Atividade Física Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 55 4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO Livro: Terceira Idade & Atividade Física Alessandra Balbi Rita Puga Maria Alice Corazza, em sua literatura sempre enfatiza

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Nivelamento Português. Prof. Renata Paula de Oliveira

Nivelamento Português. Prof. Renata Paula de Oliveira Nivelamento Português Prof. Renata Paula de Oliveira APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Olá! Eu sou Renata Paula de Oliveira. Graduada em Letras pela UFMG e Mestre em Teoria da Literatura pelo Programa de Estudos

Leia mais

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de Nosso mascote é sinônimo de armazenagem com segurança. Os cangurus fêmeas tem uma bolsa (marsúpio) onde carregam em conforto e segurança seus filhotes. MASCOTE Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos

Leia mais

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social REGULAMENTO 10º Prêmio de Responsabilidade Social I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA

Leia mais

REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ Edição 2011

REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ Edição 2011 REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ Edição 2011 Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente documento regulamenta a Gincana UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ, promovida e organizada

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí O Fórum Estadual de Erradicação e Prevenção ao Trabalho Escravo realiza em 2015 o Primeiro Concurso

Leia mais

REGULAMENTO GERAL CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II DOS OBJETIVOS DA GINCANA

REGULAMENTO GERAL CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II DOS OBJETIVOS DA GINCANA REGULAMENTO GERAL CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Este Regulamento dispõe sobre a organização e realização da XXIII GINCANA DA COPERIL. Art. 2º Todos os alunos que participarem da Gincana estarão

Leia mais

PROJETO A FORMAÇÃO NÃO É SÓ O SABER

PROJETO A FORMAÇÃO NÃO É SÓ O SABER PROJETO A FORMAÇÃO NÃO É SÓ O SABER Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Pinhal Novo Projeto de Educação para a Cidadania Introdução O Projeto tem como paradigma a valorização do percurso escolar

Leia mais

PROVAS INTERNAS. Provas Internas - Período: 04 de maio de 2013. Pontuação Geral das Provas Internas: PROVA TIPO 1º 2º

PROVAS INTERNAS. Provas Internas - Período: 04 de maio de 2013. Pontuação Geral das Provas Internas: PROVA TIPO 1º 2º 1ª Etapa PROVAS INTERNAS Provas Internas - Período: 04 de maio de 2013 Pontuação Geral das Provas Internas: PROVA TIPO 1º 2º 1. Desfile de Abertura Prévia 3000 2800 2. Grito de Guerra na Gincana Prévia

Leia mais

2ª Gincana para a Coleta Seletiva do Município de Campina da Lagoa - PR

2ª Gincana para a Coleta Seletiva do Município de Campina da Lagoa - PR REGULAMENTO DA 2ª GINCANA PARA A COLETA SELETIVA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA DA LAGOA/PR 1-DA ORGANIZAÇÃO 1.1) A 2ª GINCANA PARA A COLETA SELETIVA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA DA LAGOA/PR será organizada por uma

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. Tema: Boa alimentação Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração:

Leia mais

Gincana do XII Trote Integrado do CTC

Gincana do XII Trote Integrado do CTC Gincana do XII Trote Integrado do CTC Ciências da Computação Engenharia Civil Engenharia de Controle e Automação Engenharia Elétrica Engenharia Eletrônica Engenharia de Materiais Engenharia Mecânica Engenharia

Leia mais

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Que tal ser voluntário da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016? A Greenbuilding Brasil não seria o sucesso que é sem a colaboração de

Leia mais

EDITAL DE REGULAMENTO

EDITAL DE REGULAMENTO EDITAL DE REGULAMENTO CONCURSO ESCOLHA DAS SOBERANAS DA 19 FESTA DO PINHÃO 2015 SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS DO PROMOTOR DO CONCURSO, DATA DE REALIZAÇÃO E DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO: - Fica instituído pela Prefeitura

Leia mais

PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2016 VIII FEIRA DE PROFISSÕES JK

PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2016 VIII FEIRA DE PROFISSÕES JK PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2016 TEMA: O PROFISSIONAL EMPREENDEDOR EM UM ENTENDIMENTO GLOBAL Local: Unidade do Guará Data: 20/08/2016 (sábado) Horário: início 08h término: 11h30 Data: 20/08/2016 (sábado)

Leia mais

14º DANÇARQUI R E G U L A M E N T O

14º DANÇARQUI R E G U L A M E N T O 14º DANÇARQUI Festival Marista Arquidiocesano de Ginástica Aeróbica e Dança Escolar - 2012 Do objetivo R E G U L A M E N T O Valorizar e incentivar a dança e a ginástica aeróbica por meio da criação coreográfica,

Leia mais

GINCANA PEDAGÓGICA 2015

GINCANA PEDAGÓGICA 2015 REGULAMENTO E CADERNO DE ATIVIDADES REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA JUSTIFICATIVA Art.1º - O Colégio Notre Dame Aparecida, busca desenvolver as suas relações cotidianas em uma educação integradora, baseada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXPRESSÃO ARTÍSTICA (1.º CICLO)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXPRESSÃO ARTÍSTICA (1.º CICLO) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXPRESSÃO ARTÍSTICA (1.º CICLO) Ano Lectivo 201 / 2016 1 INTRODUÇÃO A prática do canto constitui a base da expressão e educação musical no 1º ciclo. É uma atividade de síntese na

Leia mais

Política de investimento esportivo 3M

Política de investimento esportivo 3M 1. Objetivo Política de investimento esportivo 3M A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas esportivos e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta. 1 Texto atualizado apenas para consulta. LEI Nº 2.402, DE 15 DE JUNHO DE 1999 (Autoria do Projeto: Deputado Agrício Braga) Institui o Programa Bolsa Atleta. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber

Leia mais

Escola Municipal do Pescador

Escola Municipal do Pescador UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Avenida Araújo Pinho, 265 Canela - CEP 40.110-060 - Salvador-Bahia Tel: (071)

Leia mais

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei.

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei. LEI Nº 1.947, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015. Autoriza o Poder Executivo a premiar os Profissionais da Educação Básica, na categoria de Gestor e Professor, da Rede Municipal de Ensino, que obtiverem experiências

Leia mais

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa RELATO DE EXPERIANCIA: A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO AO ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA, EM SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Professora alfabetizadora:

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE ORIENTAÇÕES PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE ORIENTAÇÕES PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE ORIENTAÇÕES PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo disciplinar os procedimentos a serem adotados pelos

Leia mais

I Concurso de Frases - Comemoração ao Dia Mundial da Água REGULAMENTO

I Concurso de Frases - Comemoração ao Dia Mundial da Água REGULAMENTO I Concurso de Frases - Comemoração ao Dia Mundial da Água REGULAMENTO 1 TEMA: RIO JUCU, PRECISAMOS CUIDAR 2 OBJETIVO Diante do maior desafio atual da humanidade que é a preservação do meio ambiente, torna-se

Leia mais

PROJETO MOVIMENTE CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES

PROJETO MOVIMENTE CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES PROJETO MOVIMENTE O projeto MOVIMENTE pretende desenvolver o espírito de liderança, responsabilidade e respeito para com o próximo, fazendo com que os estudantes tornem-se totalmente responsáveis por seus

Leia mais

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto 1 2 APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais

Leia mais

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA SERGIPE PROJETO DIADOR DO FUTURO

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA SERGIPE PROJETO DIADOR DO FUTURO CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA SERGIPE PROJETO DIADOR DO FUTURO ARACAJU 2011 CLUBE DE DESBRAVADORES PROJETO DIADOR DO FUTURO Projeto apresentado ao Hemose visando levar os desbravadores

Leia mais

GINCANA TS RECREAÇÃO 2014 - REGULAMENTO

GINCANA TS RECREAÇÃO 2014 - REGULAMENTO GINCANA TS RECREAÇÃO 2014 - REGULAMENTO DO EVENTO A Gincana TS 2014 será uma disputa saudável interclasses que terá o objetivo de exercitar a solidariedade dos participantes; bem como promover a integração

Leia mais

Projeto Escola e família: construindo novos caminhos

Projeto Escola e família: construindo novos caminhos Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Projeto Escola e família: construindo novos caminhos ELIZÂNGELA. S. VIEIRA COORDENADORA DE PROJETOS EDUCACIONAIS

Leia mais

Juventude Unida em prol de uma profissão que vale OURO.

Juventude Unida em prol de uma profissão que vale OURO. REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I 1ª OLIMPÍADA LUCA PACIOLI 2016 é um evento esportivo e cultural, com realização da Comissão Jovens Lideranças Contábeis e apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas,

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

Jogos Esportivos. Gincanas. Disciplina, organização e torcida

Jogos Esportivos. Gincanas. Disciplina, organização e torcida Atividades 2014 Jogos Esportivos As disputas acontecerão nas categorias e modalidades abaixo: SÉRIES CATEGORIAS MODALIDADES 2 e 3 ano 4 e 5 ano 6 e 7 ano 8 e 9 ano 1 a 3 ano Ens. Médio Fralda Pré-Mirim

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2015

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2015 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2015 1 Objetivos: 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS PRÁTICAS CORPORAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALAGOA GRANDE - PARAÍBA Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Professor

Leia mais

Tarefa antecipada: Assunto: GINCANA DA SOLIDARIEDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 1. Plante uma árvore em São Paulo

Tarefa antecipada: Assunto: GINCANA DA SOLIDARIEDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 1. Plante uma árvore em São Paulo Circular: 119 Da: Direção e Serviço de Orientação Religiosa. Para: Pais e/ou Responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental Data: 10/09/2014 Assunto: GINCANA DA SOLIDARIEDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL A Gincana

Leia mais

REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA

REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA Art. 1º - Este XII Balneário Camboriú Dança é um festival promovido pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, vinculado à Fundação Cultural de Balneário

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE INGLÊS EF

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE INGLÊS EF MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE INGLÊS EF SOBRE O CURSO Página inicial: Teste de Nivelamento: Antes de começar o curso, o(a) aluno(a) terá de realizar um Teste de Nivelamento, chamado de BEST (Business English

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Departamento de Engenharia de Materiais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Departamento de Engenharia de Materiais Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Departamento de Engenharia de Materiais Londrina, quarta-feira, 02 de Setembro de 2015 Regulamento do Concurso para Criação

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.04.15 EDITORIA: CULTURA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.04.15 EDITORIA: CULTURA FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.04.15 EDITORIA: CULTURA Classificação: Positiva VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 28.04.15 EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS VEÍCULO: PORTAL MERCADO ABERTO DATA: 27.04.15

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ORALIDADE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ORALIDADE PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II PROFESSORA: ÂNGELA MARI GUSSO SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ORALIDADE BRUNA

Leia mais

CONCURSO. "Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS

CONCURSO. Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS CONCURSO "Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS Abertura: 17 de Junho de 2015 Prazo limite para se candidatar:

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

SETE NOSSOS PROFESSORES. DIRETOR Ir. Inácio Ferreira Dantas

SETE NOSSOS PROFESSORES. DIRETOR Ir. Inácio Ferreira Dantas DIRETOR Ir. Inácio Ferreira Dantas VICE DIRETORA EDUCACIONAL Bruna Sousa dos Santos ASSESSOR ADMINISTRATIVO Manuel da Silva Lima SETE NOSSOS PROFESSORES Basquete Prof. Carlos Magno Futsal Prof. José Maria

Leia mais

III Feira Multidisciplinar e I Mostra Científica da UnC REGULAMENTO

III Feira Multidisciplinar e I Mostra Científica da UnC REGULAMENTO Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional SDR - Concórdia SC Universidade do Contestado Campus Concórdia III Feira Multidisciplinar e I Mostra

Leia mais

CEFET-MG / CAMPUS VARGINHA I GINCANA ECOLÓGICA INTEGRAÇÃO-CONHECIMENTO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CAMPUS VARGINHA.

CEFET-MG / CAMPUS VARGINHA I GINCANA ECOLÓGICA INTEGRAÇÃO-CONHECIMENTO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CAMPUS VARGINHA. CEFET-MG / CAMPUS VARGINHA I GINCANA ECOLÓGICA INTEGRAÇÃO-CONHECIMENTO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CAMPUS VARGINHA. SEMANA DO MEIO AMBIENTE 03 A 08/06/2013 PLANEJAMENTO: PROJETO SEMANA

Leia mais

Assistência Social. Casa dos Irmãos Samaritanos

Assistência Social. Casa dos Irmãos Samaritanos Assistência Social Casa dos Irmãos Samaritanos Justificativa Carência de oferta de atividades recreativas e culturais na localidade. Pela análise da ficha social, bem como pelas visitas domiciliares, verificamos:

Leia mais

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Das Disposições Gerais 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Art. 1º - O Prêmio Experiências de Sucesso 2015 Professor Nota 10, é uma promoção da Secretaria

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação:

Leia mais

11º Mostra de Ações Socioambientais 2015 REGULAMENTO

11º Mostra de Ações Socioambientais 2015 REGULAMENTO Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Grupo de Trabalho de Meio Ambiente - GTMA Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social GTRS Diretoria Regional em Jacareí 11º Mostra de Ações Socioambientais

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA

EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA A FUNDAÇÃO ANDRÉ E LUCIA MAGGI - FALM, por meio do projeto Cultura na Escola, deseja possibilitar aos alunos das

Leia mais

AS TICs NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

AS TICs NA EDUCAÇÃO DO CAMPO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO À EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ESCOLA ESTADUAL VESPASIANO MARTINS

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: RECICLANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos iniciais Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: 4º ano Ciências

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2014

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2014 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2014 1 Objetivos: 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

SUMÁRIO. Identificação do Projeto... 02. Introdução... 02. Justificativa... 03. Objetivo Geral... 03. Objetivos Específicos... 04

SUMÁRIO. Identificação do Projeto... 02. Introdução... 02. Justificativa... 03. Objetivo Geral... 03. Objetivos Específicos... 04 SUMÁRIO Identificação do Projeto... 02 Introdução... 02 Justificativa... 03 Objetivo Geral... 03 Objetivos Específicos... 04 Resultados Esperados... 04 Áreas Envolvidas... 04 Metodologia... 05 Formas de

Leia mais

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO CONCURSO DE IDEIAS InovAÇÃO: Concurso Fachada da UnP do Campus Mossoró IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró 1. APRESENTAÇÃO A Universidade

Leia mais

CONCURSO GAROTA PORTAL TABATINGA - 2016 REGULAMENTO OFICIAL

CONCURSO GAROTA PORTAL TABATINGA - 2016 REGULAMENTO OFICIAL A empresa Bonfim e Mejia Eventos e Publicidade Portal Tabatinga, vem mui respeitosamente, estabelece as normas e torna públicas as inscrições para o Concurso de Beleza GAROTA PORTAL TABATINGA 2016, que

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PARNAÍBA-PI 2014 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA DIRETOR ADMINISTRATIVO Prof. Esp. Walter Roberto

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

REGULAMENTO DA 2ª CORRIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO DETRAN PA 16/11/2014

REGULAMENTO DA 2ª CORRIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO DETRAN PA 16/11/2014 REGULAMENTO DA 2ª CORRIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO DETRAN PA 16/11/2014 A Corrida Pela Paz no Trânsito é promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará DETRAN/PA, com sede na Avenida Augusto Montenegro

Leia mais

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015 XX Ciência Viva Tema: Luz, ciência e vida 12 e 13 de Novembro de 2015 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma exposição anual aberta ao público, em que estudantes da educação básica das instituições de ensino

Leia mais

Concurso Cultural: Eleição 2014 para Rainha e Princesas do Festival Delícias do Milho em Bueno de Andrada

Concurso Cultural: Eleição 2014 para Rainha e Princesas do Festival Delícias do Milho em Bueno de Andrada Concurso Cultural: Eleição 2014 para Rainha e Princesas do Festival Delícias do Milho em Bueno de Andrada Dia 30 de Maio, será a seleção de candidatas do Concurso Cultural para Rainha e Princesas do 5

Leia mais

CONCURSO GRITO DE GUERRA

CONCURSO GRITO DE GUERRA CONCURSO GRITO DE GUERRA REGULAMENTO CAPÍTULO I - DO CONCURSO GRITO DE GUERRA Art. 1º. O concurso tem como objetivo fomentar a produção de um vídeo com temática de torcidas do IFSC câmpus Araranguá. O

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 287 FORTALEZA, 8 DE FEVEREIRO DE 2015 AVALIAR: PRÁTICA RELACIONAL

INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 287 FORTALEZA, 8 DE FEVEREIRO DE 2015 AVALIAR: PRÁTICA RELACIONAL INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 287 FORTALEZA, 8 DE FEVEREIRO DE 205 AVALIAR: PRÁTICA RELACIONAL A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar

Leia mais

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito -

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito - POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE - Não seja portador de Preconceito - 2014 1 OBJETO As Políticas Institucionais de Acessibilidade Não seja portador de preconceito tem como objetivo promover ações

Leia mais

Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VI Jogos Internos Colégio Sólido.

Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VI Jogos Internos Colégio Sólido. 2015 I- DA APRESENTAÇÃO Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VI Jogos Internos Colégio Sólido. II- DA IDENTIFICAÇÃO Art. 2 Aos professores de Educação Física do Colégio compete a

Leia mais

A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social, resolve:

A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social, resolve: 33º PRÊMIO CASOS DE SUCESSO - REGULAMENTO 1) CONSIDERAÇÕES GERAIS A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social, resolve: 1.1

Leia mais

Capitulo 2 Resíduos Sólidos

Capitulo 2 Resíduos Sólidos ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTALISTA SOMOS UBATUBA Conteúdo Pedagógico Capitulo 2 Resíduos Sólidos Organização Parceria Convênio Resíduos Sólidos Introdução Esta etapa é composta por atividades ligadas à relação

Leia mais