MUNICÍPIO D AVENCHES GESTÃO DO LIXO DIRECTIVAS MUNICIPAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MUNICÍPIO D AVENCHES GESTÃO DO LIXO DIRECTIVAS MUNICIPAIS"

Transcrição

1 MUNICÍPIO D AVENCHES GESTÃO DO LIXO DIRECTIVAS MUNICIPAIS Avenches, 30 de junho de 2012

2 RECOMENDAÇÕES No saco do lixo, eu posso deitar : Embalagens alimentares de, Carne, Peixe, etc Lenços de papel e guardanapos Pacotes de leite, de sumos e de fruta Papeis e cartões sujos, sacos de cimento e de gesso Sacos do aspirador Lâmpadas ordinárias (geração antiga) Caixas de embalagens alimentares. (Ex. cacau, sopas instantâneas, Restos de comida No saco do lixo, eu não posso meter: Lixo especial como: restos de verniz, lacas, dissolventes, diluentes, colas, materiais tóxicos. Medicamentos (são a devolver à farmácia) Vidro reciclável Papel e cartão reciclável Os vegetais de decomposição Lâmpadas florescentes e lâmpadas especiais Capsulas de café Ferro, alumínio e outros metais recicláveis Esferovite (..)les déchets spéciaux tels que vernis, laque, solvant, diluant, colles, matières toxiques A Lembrar É proibido de deitar na canalização e na sanita, os restos sólidos, como: o conteúdo da caixa do gato e outros animais, assim como líquidos espeço como o óleo, gorduras, pensos higiénicos, etc

3 LIXEIRA DA SAUGETTE D AVENCHES 1 A Lixeira está aberta a todos os habitantes do município D Avenches, que tenham o cartão oficial de aceso. Os utilizadores tem obrigação de chegar à lixeira com o lixo dividido (separado) e desmontado. A recuperação de objectos e materiais que já se encontram nos contentores, é proibido. As Sociedades e Organizações de manifestações são obrigadas a respeitar o artigo nº.5 da mesma directiva. Os comerciantes, artesões e industriais d Avenches, são obrigados a respeitar o ponto nº.6 da presente directiva. 2 Os horários de abertura da Lixeira do Saugette são: De 1 de Abril a 31 de Outubro De segunda a sexta-feira das 17h00 às 19h00 Sábados das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 De 1 de Novembro a 31 de Março De segunda a sexta-feira das 16h00 às 18h00 Sábados das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00

4 3 A função da Lixeira é de: Reduzir as cargas financeiras (despesas) na eliminação do lixo Reduzir o volume do lixo Valorizar melhor o lixo produzido Eliminar correctamente o lixo não valorizado 4 Os seguintes materiais são admitidos na lixeira: 4.1 Vidro Todos os objectos de vidro, sem rolhas, nem capsulas, independentemente da cor. É proibido depositar outros materiais no contentor do vidro, como: espelhos, metal, pratos, porcelanas, loiças de barro, mástique de janelas, etc.. Este serviço e gratuito. 4.2 Papel e cartão Os papeis e cartões limpos podem ser depositados. Os cartões devem ser dobrados e os sacos despejados do seu conteúdo. Nenhum outro lixo deve ser depositado no contentor do papel e do cartão. Este serviço e gratuito. É proibido depositar sacos de materiais (cimento, gesso), lenços de papel, pensos higiénicos, papel limpa tudo, pacotes de leite e de sumo de fruta, assim como caixas de cacau ou de caldos de sopa. Estes artigos devem ser metidos no saco do lixo. Um serviço de recolha é efectuado de dois em dois meses pelos serviços municipais, segundo o calendário estabelecido pelo município.

5 4.3 Restos Vegetais Todas as flores ou plantas assim como a relva, as folhas, as cascas, arbustos e lixo proveniente de jardins podem ser depositados. Os restos alimentares, como frutos, legumes, borras de café ou de chá, cascas de ovos, carvão e cinzas apagadas e frias, são igualmente aceites. Os restos de alimentos cozinhados não são aceites. Os ramos grandes, as grandes podas de quantidade superior a 2m3 semanais devem ser depositados na zona de decomposição vizinha sobre reserva e acordo com o serviço exterior municipal pelo nº A eliminação deste na zona descomposição é paga ao peso. O serviço de recolha é organizado sobre o território municipal, perante o calendário estabelecido pelo município, este serviço é gratuito. 4.4 Ferro branco e Alumínio Depois de serem limpos, os tubos de alumínio, os sprays vazios, os tabuleiros em alumínio, as latas de conserva metálicas, as folhas de alumínio, as latas de bebidas, podem ser depositados. Este serviço é gratuito. Estes objectos não devem ser confundidos com embalagens de plastificadas de cor de alumínio, (ex. cacau, sopas instantâneas, etc ), estas devem ser colocadas no saco do lixo corrente.

6 4.5 Ferro Todos os objectos metálicos podem ser depositados, mas as matérias não metálicas afixadas devem ser retirados antes. Este serviço e gratuito. Mas os objectos volumosos que ultrapassem 0,5 m3, podem ser depositados sob pagamento de tarifas indicadas na lixeira 4.6 Frigoríficos, Congeladores, Aparelhos Electrodomésticos Estes aparelhos devem ser devolvidos em prioridade aos revendedores, se isso não for possível, estes podem ser depositados na lixeira, vazios do seu conteúdo antecipadamente. 4.7 Material Eléctrico, Informático, Écrans e TV Este tipo de aparelhos devem ser devolvidos em prioridade aos revendedores, se isso não for possível, estes podem ser depositados na lixeira.

7 4.8 Pilhas Todas as pilhas secas, assim que pilhas botão, podem ser depositadas, gratuitamente. 4.9 Baterias de Carros, Motorizadas e Bicicletas Eléctricas As baterias destes veículos devem ser devolvidas em prioridade aos revendedores. Se isso não possível estas podem ser depositadas, sob o pagamento de uma tarifa afixada na lixeira Florescentes e Lâmpadas Todos os tubos florescentes inteiros e as lâmpadas económicas de nova geração podem ser depositadas na lixeira, gratuitamente. As lâmpadas florescentes (antiga geração) são a colocar no saco do lixo Pneus e Pneus com Jantes Os pneus devem ser devolvidos em prioridade aos revendedores. Se isso não for possível, estes podem ser depositados, sob o pagamento de tarifa indicada na lixeira Capsulas de café Estas capsulas podem ser depositadas gratuitamente.

8 4.13 Roupas e sapatos usados As roupas e sapatos usados, limpos e em bom estado, devem ser colocados em sacos separados e atados, podem ser assim depositados, gratuitamente Lixo Especial Os restos de pintura, de solventes, de diluentes, de colas, de medicamentos e outras matérias tóxicas devem ser devolvidos em prioridade aos pontos de venda. Se isso não for possível, eles podem ser depositados gratuitamente na lixeira Fraudas Estas não são admitidas na lixeira. Estas devem ser colocadas em sacos transparentes e depositados na rua nos dias da recolha oficial do lixo doméstico. São recolhidas gratuitamente nos sacos transparentes ou nos sacos oficiais do município normalmente utilizados.

9 4.16 Objectos indesejáveis não metálicos Os objectos não metálicos com mais de 1m 3, podem ser depositados mediante do pagamento de uma tarifa afixada na lixeira. De maneira geral, todos os objectos não recuperáveis de uma outra categoria e que pela sua dimensão, não podem ser colocados nos sacos oficiais, podem ser depositados nos contentores adequados. Os pacotes de leite ou de sumos de fruta, assim como todas as embalagens desse tipo são a colocar nos sacos do lixo Sofás, cadeirões e colchões Estes objectos podem ser depositados mediante o pagamento de uma tarifa afixada na lixeira Restos de Materiais Os restos de materiais tais como mosaicos, telhas, porcelanas, espelhos, tijolos, etc.. inferiores a um volume de 0,5 m 3, mensal podem ser depositados gratuitamente. Os restos de materiais prevenientes da transformação de imoveis não são aceites na lixeira.

10 4.19 Óleos Os óleos minerais e vegetais podem ser depositados gratuitamente PET Todas as garrafas exclusivamente marcadas ««PET»» que tenham apenas contido bebidas devem ser esmagadas de maneira a retirar o ar que contem, podem ser depositadas gratuitamente. As garrafas de óleo, de vinagre, de produtos limpeza assim como as garrafas de leite em plástico devem ser depositadas no contentor de plásticos unicamente Madeira Tratada Todos os objectos em madeira tratada com verniz, lacas e pintadas que não ultrapasse o volume de 1 m 3 mensal. Devem ser primeiro desmontadas e separadas das ferragens e podem ser depositadas. A partir de 1m 3 estas são pagas pela tarifa fixada pela lixeira.

11 4.22 Esferovite O esferovite pode ser depositado gratuitamente. A matéria de protecção das embalagens em espuma não são consideradas como esferovite e devem ser metidas no saco do lixo assim como as embalagens de tipo de espuma dos produtos alimentares, como carne e peixe Materiais Plásticos Este tipo de materiais tais como copos de iogurtes (limpos), garrafas de óleo, de vinagre, embalagens e sacos plásticos, embalagens de produtos de higiene ou de limpeza (vazios), garrafas de leite em plástico, podem ser depositados. O PVC e borracha não são admitidos e devem ser metidos no saco do lixo. 5 As Sociedades organizadoras de manifestações tem o dever de respeitar o estipulado no artigo nº.6 e contactar os serviços externos municipais, pelo telefone

12 6 Acesso á lixeira para comerciantes, artesões, industriais e empresas Todos os lixos específicos relativos a actividade de comércios, artesões e industrias podem ser depositados, sob pagamento de uma tarifa afixada na lixeira. Horário: às terças e quintas-feiras das 10h00 às 11h00 7 As pessoas de idade e incapacitadas que não possam ir a lixeira municipal para levar os objectos de grande dimensão, podem solicitar os serviços exteriores municipais: telf Depois de uma marcação prévia, um serviço de recolha será organizado. Esses objectos devem ser imperativamente depositados á entrada do alojamento. 8 As presentes directivas entram em vigor imediatamente, e podem ser modificadas sobre decisão municipal. Plano de acesso à Lixeira municipal:

Fluxos de resíduos - Papel Cartão

Fluxos de resíduos - Papel Cartão Fluxos de resíduos - Papel Cartão Caixas de cartão; Embalagens de cartão; Rolos de cartão; Papel de escrita; Jornais, revistas e livros; Catálogos; Prospetos publicitários; Papel e cartão encerado; Papel

Leia mais

SAIBA O QUE FAZER AOS SEUS RESÍDUOS

SAIBA O QUE FAZER AOS SEUS RESÍDUOS SAIBA O QUE FAZER AOS SEUS RESÍDUOS manual INFOMAIL A Câmara Municipal, no âmbito do projecto ECOALJUSTREL, apela aos munícipes que tenham em atenção algumas regras na deposição e acondicionamento dos

Leia mais

RECOLHA SELECTIVA ECOPONTOS

RECOLHA SELECTIVA ECOPONTOS RECOLHA SELECTIVA ECOPONTOS O QUE É UM ECOPONTO? Ecoponto é uma bateria de contentores individuais destinados a receber separadamente os diversos materiais para reciclagem. Os ecopontos de Oliveira de

Leia mais

ECOCENTRO DA VARZIELA RESIDUOS ADMISSÍVEIS E NÃO ADMISSÍVEIS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS PLÁSTICO ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

ECOCENTRO DA VARZIELA RESIDUOS ADMISSÍVEIS E NÃO ADMISSÍVEIS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS PLÁSTICO ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS Equipamentos de frio (frigoríficos, combinados, arcas congeladoras, aparelhos ar condicionado/precisam de um transporte seguro, salvaguardando sua a integridade

Leia mais

NÃO NÃO ADMISSÍVEIS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS PLÁSTICO ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

NÃO NÃO ADMISSÍVEIS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS PLÁSTICO ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS Equipamentos de frio (frigoríficos, combinados, arcas congeladoras, aparelhos ar condicionado/precisam de um transporte seguro, salvaguardando a integridade

Leia mais

A gestão de resíduos e da água

A gestão de resíduos e da água resíduos e da Classificação dos Resíduos Recurso Natural Resíduos Os resíduos resultam da extração, transformação e utilização dos recursos naturais pelo Homem. Classificação dos Resíduos Resíduos Sólidos

Leia mais

Separar, pequenos gestos com grandes impactos. Explicações a favor das famílias para separar melhor o lixo

Separar, pequenos gestos com grandes impactos. Explicações a favor das famílias para separar melhor o lixo Separar, pequenos gestos com grandes impactos Explicações a favor das famílias para separar melhor o lixo PT Recolhas porta a porta O lixo doméstico, o papel e o cartão, o vidro, bem como os biorresíduos,

Leia mais

Póvoa de Varzim. Nome Localização Contacto Horário. Ecocentrode Laúndos ParqueIndustrial de Laúndos Tel.: Seg. asábado. 07:00h 19:00h MENU

Póvoa de Varzim. Nome Localização Contacto Horário. Ecocentrode Laúndos ParqueIndustrial de Laúndos Tel.: Seg. asábado. 07:00h 19:00h MENU Póvoa de Varzim Nome Localização Contacto Horário Ecocentrode Laúndos ParqueIndustrial de Laúndos Tel.: 252090000 Seg. asábado. 07:00h 19:00h MENU RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS PLÁSTICO ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 1. 2. 3. 4. 5. QUEM É A SPV? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS 1. QUEM É A SPV? 3 O QUE FAZ A? A Sociedade

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS ECOCENTROS E PROCEDIMENTOS A RESPEITAR

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS ECOCENTROS E PROCEDIMENTOS A RESPEITAR NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS EOENTROS E PROEDIMENTOS A RESPEITAR 1. OBJETIVOS As presentes normas têm por objectivo a utilização dos Ecocentros da Amarsul, concebidos para a deposição dos resíduos indicados.

Leia mais

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE O PROBLEMA - O descarte de resíduos é uma das práticas mais impactantes do ponto de vista socioambiental. Além de sobrecarregar os aterros, ele ocasiona

Leia mais

DEPOSIÇÃO INTERNA DE RESÍDUOS

DEPOSIÇÃO INTERNA DE RESÍDUOS IT003. 02.12.21 1 de 7 1. Para a execução de uma correta gestão de resíduos deve-se assegurar que após a utilização de um bem se devem seguir, sempre que possível, novas utilizações do mesmo. 2. Não sendo

Leia mais

Procedimento NSHS 07/2011

Procedimento NSHS 07/2011 1. OBJECTIVO O presente procedimento tem como objectivo estabelecer regras para os aspectos de gestão dos resíduos produzidos nos campus do IST. 2. DESTINATÁRIOS Todos os trabalhadores e colaboradores

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

GINCANA ROCK IN RIO. Regulamento específico para a tarefa: Recolha de embalagens (amarelo) 1. Âmbito

GINCANA ROCK IN RIO. Regulamento específico para a tarefa: Recolha de embalagens (amarelo) 1. Âmbito Regulamento específico para a tarefa: Recolha de embalagens (amarelo) 1. Âmbito Esta tarefa incidirá sobre a quantidade de resíduos de embalagem, recolhidos pelas escolas/agrupamentos, incluídos no grupo

Leia mais

Por favor, separe os seus resídous/lixo!

Por favor, separe os seus resídous/lixo! Por favor, separe os seus resídous/lixo! Preste atenção às seguintes regras de separação dos resíduos de Salzburgo e apoe-nos na redução e reciclagem de resíduos/lixo! A sua contribuição para a protecção

Leia mais

DEPOSIÇÃO INTERNA DE RESÍDUOS

DEPOSIÇÃO INTERNA DE RESÍDUOS 1 de 7 1. Para a execução de uma correta gestão de resíduos deve-se assegurar que após a utilização de um bem se devem seguir, sempre que possível, novas utilizações do mesmo. 2. Não sendo viável a sua

Leia mais

Papel/cartão: Cartão canelado; jornais; revistas; papel/cartão de embalagem; papel de escrita e de impressão; folhetos de publicidade.

Papel/cartão: Cartão canelado; jornais; revistas; papel/cartão de embalagem; papel de escrita e de impressão; folhetos de publicidade. O Ecocentro é um parque equipado com contentores de grandes dimensões (30m 3 ), destinados a receber, separadamente, os diversos materiais os quais são posteriormente encaminhados para a Ambisousa, EIM

Leia mais

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha...

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... LIXO OU RESÍDUO? SEGREGAÇÃO NA ORIGEM Reciclável Orgânico Rejeito Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... Restos de alimentos; Cascas de frutas; Grama e poda; Cinzas de carvão e lenha...

Leia mais

Exemplar Não Controlado

Exemplar Não Controlado 12 01 05 Aparas de matérias plásticas. Data: 07/12/2012 Pág. n.º 2/7 15 RESÍDUOS DE EMBALAGENS; ABSORVENTES, PANOS DE LIMPEZA, MATERIAIS FILTRANTES E VESTUÁRIO DE PROTEP ROTEÇÃO NÃO ANTERIORMENTE ESPECIFICADOS

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas vigentes e dentro de uma política

Leia mais

Regulamento. de Utilização do. Ecocentro de. Mafra

Regulamento. de Utilização do. Ecocentro de. Mafra Regulamento de Utilização do Ecocentro de Mafra Abril, 2015 REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ECOCENTRO Artigo 1º - Objecto O presente documento estabelece as regras a que fica sujeita a entrega de resíduos

Leia mais

Alvará(s) 13/DRA/2009

Alvará(s) 13/DRA/2009 Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Varela e Cª, Lda. NIF 512004854 E-Mail ana.malcata@bensaude.pt Sede Edifício Varela, Rua de Lisboa 9500-216 São José Ponta

Leia mais

Aula 2 Resíduos Sólidos

Aula 2 Resíduos Sólidos RESÍDUOS SÓLIDOS Aula 2 Resíduos Sólidos Coleta seletiva no Brasil Contaminação/ Origem/ Química/ Física/ Biológica Quanto a Contaminação: (NBR 10.004/04 e CONAMA nº23/96) Classe I ou Perigosos: Apresentam

Leia mais

Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições

Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições Introdução: Para se articular com a política de tratamento de resíduos sólidos Reciclagem

Leia mais

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R?

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA - UFSCAR C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? U M G U I A P R Á T I C O D E C O M O A C O M U N I D A D E A C A D Ê M I C A P O D

Leia mais

INFORMATIVO Descarte de Resíduos

INFORMATIVO Descarte de Resíduos INFORMATIVO Descarte de Resíduos INTRODUÇÃO O Poli Recicla tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica (EP), além de estimular a comunidade

Leia mais

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES A ARES DO PARANÁ foi criada para atender a todo o CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES processo de geração de resíduos até sua correta disposição

Leia mais

REGULAMENTO ECOCENTRO DE MAFRA

REGULAMENTO ECOCENTRO DE MAFRA REGULAMENTO DO ECOCENTRO Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: Hélder Rocha (GC) Ana Malta Vacas (GQ) Andrade Gomes (ADM) Página: 1 / 10 DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Objecto O presente documento

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Biênio e Produção Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas vigentes e dentro de uma política de

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais

Ações e atividades que visam ao futuro das próximas gerações

Ações e atividades que visam ao futuro das próximas gerações Cartilha REGER REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS Ações e atividades que visam ao futuro das próximas gerações ÍNDICE 01 - Mensagem das autoras 02 - O conceito de sustentabilidade 03 - Como são destinados

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ECOCENTRO DE S. JORGE DE VÁRZEA

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ECOCENTRO DE S. JORGE DE VÁRZEA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ECOCENTRO DE S. JORGE DE VÁRZEA MARÇO DE 2007 PREÂMBULO A EMAFEL,E.M., Empresa Pública Municipal de Ambiente de Felgueiras, E.M, é uma empresa municipal recém criada pelo Município

Leia mais

Plano de Gerenciamento de Resíduos. Jeniffer Guedes

Plano de Gerenciamento de Resíduos. Jeniffer Guedes Jeniffer Guedes PLURAL Indústria Gráfica Ltda Parque gráfico da PLURAL com 33.500m 2. Fundada em 1996. Atualmente a PLURAL emprega 841 profissionais. Composição Acionária 51% 49% 90 anos de história Jornal

Leia mais

Isopor Depositar nos bags, localizado atrás da biblioteca, (se tiver) ou contatar com a responsável (Sra. Valquíria, ramal ).

Isopor Depositar nos bags, localizado atrás da biblioteca, (se tiver) ou contatar com a responsável (Sra. Valquíria, ramal ). ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Comissão Administrativa da Engenharia Elétrica (CAEEL) Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas

Leia mais

SERVIÇO DE CONSULTORIA DE LIXO DA KVA THURGAU GUIA PARA REPARAÇÃO APLICAÇÃO DA KVA ONDE COLOCAR TAXAS DE SACOS DE LIXO

SERVIÇO DE CONSULTORIA DE LIXO DA KVA THURGAU GUIA PARA REPARAÇÃO APLICAÇÃO DA KVA ONDE COLOCAR TAXAS DE SACOS DE LIXO SERVIÇO DE CONSULTORIA DE LIXO DA KVA THURGAU 071 626 96 26 Rüteliholzstrasse 5, 8570 Weinfelden, Evitar, reduzir separar, reciclar resíduos! GUIA PARA REPARAÇÃO Reduzir desperdícios reparar em vez de

Leia mais

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA 1 de 6 1 OBJETIVOS Definir procedimentos quanto à identificação, segregação, coleta e disponibilização de resíduos do Programa de coleta Seletiva, gerados na Câmara Municipal de Manaus. 2 DEFINIÇÕES E

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE QUEM SOMOS? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS QUEM SOMOS? Quem Somos? O que fazemos? A Sociedade Ponto

Leia mais

No ecocentro recebemos:

No ecocentro recebemos: Papel e cartão No ecocentro recebemos: Na caixa destinada à deposição de papel e cartão é permitido descarregar: Embalagens de cartão Rolos de cartão maleáveis Papel de escrita Jornais, revistas e livros

Leia mais

Procedimento NSHS 07/2011

Procedimento NSHS 07/2011 1. OBJECTIVO O presente procedimento tem como objectivo estabelecer regras para os aspectos de gestão dos resíduos produzidos nos campus do IST. 2. DESTINATÁRIOS Todos os trabalhadores e colaboradores

Leia mais

Actividade Prática nº 3 O Guião da Compostagem

Actividade Prática nº 3 O Guião da Compostagem Actividade Prática nº 3 O Guião da Compostagem Página 1 de 7 O que é a compostagem? A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas,

Leia mais

Como fazer adubo com o lixo orgânico que você produz em casa

Como fazer adubo com o lixo orgânico que você produz em casa Published on UBB - Desde 1984 - Conquistando benefícios para o funcionalismo ( http://ubbonline.org.br/unificado) Início > Reciclagem - Material Orgânico O que é lixo orgânico? Retos de comida em geral,

Leia mais

Revista de Actividades de Educação Ambiental. Ano 2011 n.º 8

Revista de Actividades de Educação Ambiental. Ano 2011 n.º 8 Revista de Actividades de Educação Ambiental Ano 2011 n.º 8 Quanta emoção, a nossa Filha... Esta é também uma nova missão para nós: a de sermos Eco-Pais! Leonor, estamos todos muito orgulhosos por teres

Leia mais

SEPARAÇÃO CORRETA DE LIXO

SEPARAÇÃO CORRETA DE LIXO SEPARAÇÃO CORRETA DE LIXO Portugiesisch Separação de resíduos em Fürth Contentor amarelo Papel Bio-resíduos Resíduos especiais Vidro Vestuário e sapatos Resíduos de grande dimensão Lixo eletrónico Resíduos

Leia mais

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s Praticando os 3 R s Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s O que são os 3 R s? Reduzir Reutilizar Reciclar Em nosso cotidiano, nós já fazemos isso, as vezes sem perceber: tentamos economizar aqui e ali,

Leia mais

Resiaçores - Gestão de Resíduos dos Açores, Lda.

Resiaçores - Gestão de Resíduos dos Açores, Lda. Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Resiaçores - Gestão de Resíduos dos Açores, Lda. NIF 512097585 E-Mail resiacores@sapo.pt Instalação Rua Salomão Levy, lote

Leia mais

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M IGP-M registra variação de 0,86% em outubro O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,86%, em outubro. Em setembro, o índice variou 1,50%. Em outubro de 2012, a variação foi de 0,02%. A variação

Leia mais

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ÍNDICE. 1. Local. 2. Horário de funcionamento. 3. Materiais a depositar no ecocentro

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ÍNDICE. 1. Local. 2. Horário de funcionamento. 3. Materiais a depositar no ecocentro ÍNDICE 1. Local 2. Horário de funcionamento 3. Materiais a depositar no ecocentro 4. Normas e regras de utilização 5. Código do Catálogo Europeu dos Resíduos 6. Anexos Anexo I - Registo diário de entradas

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL 1 POLÍTICA AMBIENTAL A Direcção da Organização, ao seu mais alto nível, deve traçar o seu caminho ambiental, explicitando-o num documento escrito, através do qual demonstrará

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 4,3-3,7-7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,4 4,5 5,2 Abate de reses, exceto suínos 1,1-9,2-9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 4,9-19,6-1,8 5,7 10,0 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

O que fazer com os nossos Resíduos?

O que fazer com os nossos Resíduos? O que fazer com os nossos Resíduos? ALAGOAS, Peso da Régua, 17-03-2007 CAMPANHA DOURO LIMPO Campanha de Sensibilização e Educação Ambiental no Alto Douro Vinhateiro Vila Real Sabrosa Alijó Carrazeda de

Leia mais

Lista de Resíduos Admitidos (LRA) - Aterro Sanitário do Barlavento -

Lista de Resíduos Admitidos (LRA) - Aterro Sanitário do Barlavento - Página 1 de 8 01 RESÍDUOS DA PROSPEÇÃO E EXPLORAÇÃO DE MINAS E PEDREIRAS, BEM COMO DE TRATAMENTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DAS MATÉRIAS EXTRAÍDAS. 01 04 Resíduos da transformação física e química de minérios

Leia mais

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU (1) Derivada da Instrução Normativa 13/2012 do IBAMA (Lista Brasileira de Resíduos Sólidos) 02 Resíduos

Leia mais

mandamentos mandamentos do produtor de lixo

mandamentos mandamentos do produtor de lixo 10 mandamentos mandamentos do produtor de lixo 1 Reduzo o lixo que produzo Quando vou às compras, levo sacos reutilizáveis. Prefiro produtos concentrados, com pouca embalagem. Entrego os bens que já não

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 O que é Lixo? Lixo

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Índice de Produção na Construção Civil Ano 2018

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Índice de Produção na Construção Civil Ano 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Presidente Osvaldo dos Reis Monteiro Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento de Administração Maria Gorete de Carvalho

Leia mais

Lista (Não Exaustiva) de Resíduos Admissíveis e Não Admissíveis para Valorização e Tratamento

Lista (Não Exaustiva) de Resíduos Admissíveis e Não Admissíveis para Valorização e Tratamento 1. OBJETIVO: Esta Lista tem como objetivo referenciar, não exaustivamente e de forma genérica, a tipologia de resíduos admissíveis e não admissíveis para valorização e tratamento nas instalações. 2. ÂMBITO:

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne -3,7 4,3-3,7-7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,4 5,0 Abate de reses, exceto suínos 0,1 1,1-9,2-9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 4,9-19,6-1,8 6,9 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 12,2-19,0-0,9-1,6 0,7-1,3 1,1-1,5-7,8 2,5 7,6-2,5 1,9 Abate de reses, exceto suínos 27,7-10,5 10,3 6,6 10,1 7,2 8,7 4,6-4,7 3,8 10,3-4,7-1,2 Abate de suínos, aves

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne -7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,5 4,7 5,4 1,1 5,7 Abate de reses, exceto suínos -9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 5,0-19,7-1,6 6,1 11,3 3,4 6,2 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 4,2 0,0 3,8-3,8-3,4 12,2-19,1 1,3-1,6 0,7-1,3 1,4-0,5 Abate de reses, exceto suínos 10,8 12,7 7,0-4,0 1,0 27,7-10,5 10,2 6,6 10,1 7,2 8,7 6,3 Abate de suínos, aves

Leia mais

VI Campori USeB Cartilha Banco Global 3

VI Campori USeB Cartilha Banco Global 3 Clube de Líderes Monte Everest Região Tupi ASES Diretor CLME: Erasmo Gazolli Diretor Banco Global: Lucas Dias da Silva Diagramação: Victor José Machado de Oliveira Colaboradores: Ludmila Ramos da Silva,

Leia mais

Índice de Produção Na Construção Civil 1º Trimestre 2019

Índice de Produção Na Construção Civil 1º Trimestre 2019 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Índice de produção na construção civil Presidente Osvaldo Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Herminio Soares Ribeiro Departamento

Leia mais

A LONTRINHA RECICLADORA apresenta GUIA DA COMPOSTAGEM

A LONTRINHA RECICLADORA apresenta GUIA DA COMPOSTAGEM A LONTRINHA RECICLADORA apresenta GUIA DA COMPOSTAGEM INTRODUÇÃO A recolha selectiva e a reciclagem dos resíduos que produzimos em casa tem vindo a aumentar e a banalizar-se. Conseguimos assim reduzir

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Índice de Produção na Construção Civil. Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Índice de Produção na Construção Civil. Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Índice de Produção na Construção Civil Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento

Leia mais

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen.

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen. 1. Objetivo Implantar o sistema de coleta seletiva de lixo no Laboratórios de Radiometria Ambiental. 1.1. Compromisso O Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen

Leia mais

PROPRIEDADES e DESEMPENHO dos MATERIAIS

PROPRIEDADES e DESEMPENHO dos MATERIAIS PROPRIEDADES e DESEMPENHO dos MATERIAIS Fernanda Margarido Departamento de Engenharia de Materiais IST Instituto Superior Técnico http://demat.ist.utl.pt Desenvolvimento Sustentável (1987) HOMEM RECURSOS

Leia mais

Alvará de Licença para a Realização de Operação de Gestão de Resíduos N.º 00029/2012 emitido pela CCDR-LVT.

Alvará de Licença para a Realização de Operação de Gestão de Resíduos N.º 00029/2012 emitido pela CCDR-LVT. Alvará de Licença para a Realização de Operação de Gestão de Resíduos N.º 00029/2012 emitido pela CCDR-LVT. Código LER Designação 01 - Resíduos da prospeção e exploração de minas e pedreiras, bem como

Leia mais

Índice de Produção Na Construção Civil 4º Trimestre 2018

Índice de Produção Na Construção Civil 4º Trimestre 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Nota sobre o Índice de produção na construção civil Presidente Osvaldo Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Herminio Soares Ribeiro Departamento

Leia mais

IGP-DI registra variação de 0,79% em fevereiro

IGP-DI registra variação de 0,79% em fevereiro Segundo Decêndio Março de 2014 Segundo Decêndio Março de 2014 IGP-DI registra variação de 0,79% em fevereiro O Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,79%, em fevereiro. A variação

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos

Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 21 a 25 de novembro 2016 Este ano, a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos tem como tema a Redução de Resíduos de Embalagens. Como já vem sendo habitual, o

Leia mais

IGP-M registra variação de 0,51% em março

IGP-M registra variação de 0,51% em março Segundo Decêndio Março de 2014 IGP-M registra variação de 0,51% em março O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,51%, em março. Em fevereiro, o índice variou 1,29%. Em março de 2015, a variação

Leia mais

CONDIÇÕES DE ENTREGA/RECEPÇÃO DO SERVIÇO EXTRA URBANO

CONDIÇÕES DE ENTREGA/RECEPÇÃO DO SERVIÇO EXTRA URBANO SERVIÇO EXTRA URBANO O Serviço extra Urbano corresponde ao serviço a ser prestado aos produtores de resíduos não urbanos de embalagens, de forma a garantir a esses produtores um destino final adequado

Leia mais

Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais

Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais Os resíduos gerados pela humanidade são atualmente um dos grandes desafios a serem enfrentados. A estação de resíduos foi pensada na forma mais simples, prática e legal de gerenciar resíduos em sua própria

Leia mais

FORMA DE CLASSIFICAÇÃO ELIMINAR O LIXO

FORMA DE CLASSIFICAÇÃO ELIMINAR O LIXO FORMA DE CLASSIFICAÇÃO ELIMINAR O LIXO Para eliminar o lixo, deverá classificar e eliminar até as 8:30hs da manhã em local determinado. Deverá confirmar na prefeitura o local a onde se pode colocar o lixo.

Leia mais

É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.

É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. A CLIMA LI M EN TA MORADIA Ç Ã O EDUCAÇÃO VIDA SOCIAL COMPANHIAS SAÚDE ECOSSISTEMAS Nenhum organismo, sendo

Leia mais

pack reciclagem _2013

pack reciclagem _2013 pack reciclagem _2013 RECICLAGEM Sistema de Recolha Selectiva Conjunto de contentores disponíveis em variados formatos possibilitando a separação dos resíduos para reciclagem. NEXUS 140 Ideal para áreas

Leia mais

exclusivamente ao Grande Consumo. declarando as embalagens que se destinam

exclusivamente ao Grande Consumo. declarando as embalagens que se destinam 3 MANUAL DECLARAÇÃO 2017 exclusivamente ao Grande Consumo. declarando as embalagens que se destinam 35 MANUAL DECLARAÇÃO 2017 Deve declarar as embalagens primárias, embalagens de serviço e embalagens

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar Lipor Associação Municípios desde 1982 Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto Gestão, Tratamento e Valorização dos Resíduos Urbanos

Leia mais

2009. Julho.14 Iva Rodrigues Ferreira. Câmara Municipal de Gondomar Departamento de Ambiente

2009. Julho.14 Iva Rodrigues Ferreira. Câmara Municipal de Gondomar Departamento de Ambiente Reciclagem Multimaterial no Município de Gondomar 2009. Julho.14 Iva Rodrigues Ferreira Câmara Municipal de Gondomar Departamento de Ambiente O Município de Gondomar 164.090 habitantes (segundo os censos

Leia mais

Nordeste Activo - Emp. Mun. de Act. Desportivas, Recreativas e Turísticas, Águas e Resíduos, E.E.M.

Nordeste Activo - Emp. Mun. de Act. Desportivas, Recreativas e Turísticas, Águas e Resíduos, E.E.M. Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Nordeste Activo - Emp. Mun. de Act. Desportivas, Recreativas e Turísticas, Águas e Resíduos, E.E.M. NIF 512088357 E-Mail nordesteactivo@mail.telepac.pt

Leia mais

CONCLUSÕES CONCLUSÕES

CONCLUSÕES CONCLUSÕES CONCLUSÕES Havíamos manifestado a intenção na introdução deste trabalho de avaliar a viabilidade de encontrar uma metodologia comum e aplicável a qualquer operador. De facto, o que se verifica é que as

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

EB1/PE DA NAZARÉ. Atividades de Natal e Ano Novo

EB1/PE DA NAZARÉ. Atividades de Natal e Ano Novo ECO BOLETIM EB1/PE DA NAZARÉ DEZEMBRO 2015 - Evite acender qualquer lâmpada durante o dia; - Utilize a iluminação natural ao máximo; - Se possível, abra as janelas e cortinas para o ambiente ficar mais

Leia mais

Feuchtigkeits-Detector Moisture detector. Manual de instruções... 30

Feuchtigkeits-Detector Moisture detector. Manual de instruções... 30 Feuchtigkeits-Detector Moisture detector MD Manual de instruções... 30 Manual de instruções INTRODUÇÃO Este detector de humidade é um instrumento inflamável para determinar o teor de humidade da madeira

Leia mais

Realização: Guia de Descarte. Residuos. Centro de Ciências Rurais

Realização: Guia de Descarte. Residuos. Centro de Ciências Rurais Realização: Guia de Descarte de Residuos Guia de Descarte de Residuos Os resíduos sólidos recicláveis são depositados nas coletoras localizadas nos corredores e em frente aos prédios e são recolhidos pelos

Leia mais

Fichas de Brinquedos e Jogos

Fichas de Brinquedos e Jogos Fichas de Brinquedos e Jogos Índice Pião YÔ-YÔ Pé de Lata Emboca-Bola Emboca-Bola (Zebra) Emboca-Bola (Lápis) Óculos Fantoche (Meia) Fantoche Fantoche (Dedo) Palhaço Estetoscópio (1) Estetoscópio (2) Faixa

Leia mais

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA CÂMARA MUNICIPAL REGULAMENTO MUNICIPAL DE UTILIZAÇÃO DO ECOCENTRO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA NOTA JUSTIFICATIVA O Decreto-Lei n.º 239/97, de 9 de Setembro, estabelece as regras a que fica sujeita a gestão de resíduos,

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO ANUAL

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO ANUAL COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO ANUAL SOCIEDADE PONTO VERDE A declaração anual é o documento que as empresas aderentes ao sistema ponto verde preenchem anualmente para reportar a totalidade do peso das embalagens

Leia mais

Unidade de Medida A0010

Unidade de Medida A0010 Código de Identificação de Resíduos Tipo de Resíduo Descrição Unidade de Medida A0010 RESIDUO DE RESTAURANTE (RESTOS mġ DE ALIMENTOS) A0020 RESIDUO GERADO FORA PROCESSO mġ INDUSTRIAL (EMBALAGENS, ESCRI)

Leia mais

ALGUMAS CIFRAS DO COMÉRCIO DE PORTUGAL COM AS PROVÍNCIAS ESPANHOLAS LIMÍTROFES 2015

ALGUMAS CIFRAS DO COMÉRCIO DE PORTUGAL COM AS PROVÍNCIAS ESPANHOLAS LIMÍTROFES 2015 ALGUMAS CIFRAS DO COMÉRCIO DE PORTUGAL COM AS PROVÍNCIAS ESPANHOLAS LIMÍTROFES 2015 1 DAS 50 PROVÍNCIAS ESPANHOLAS, 7 LIMITAM COM PORTUGAL. HABITANTES % PIB (2013) (1.000 Euros) % NÚM. EMPRESAS % PONTEVEDRA

Leia mais

Pilhas / Baterias e Divertidas. Diversos

Pilhas / Baterias e Divertidas. Diversos Com Pedal Escritório Pilhas / Baterias e Divertidas Porta Copos e Cinzeiros Chão ou Suporte Diversos s Com Pedal» para ambiente interno» Com cantos arredondados» Resistente» Ótimo custo x benefício» Utilizada

Leia mais

Ações práticas da igreja local

Ações práticas da igreja local Ações práticas da igreja local DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PONTO DE VISTA CRISTÃO IGREJA BATISTA DE TAUÁ Ilha do Governador RJ Pr. Josué Valandro de Oliveira Tema: Vida plena e meio ambiente Na esperança

Leia mais

A compostagem é um processo de decomposição de matéria. orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro

A compostagem é um processo de decomposição de matéria. orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro A compostagem é um processo de decomposição de matéria orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro organismos (fungos e bactérias). Esta decomposição é feita num compostor, (recipiente apropriado

Leia mais