Modernidade organizacional em gestão de pessoas com base para a incorporação de modelo de gestão por competências

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modernidade organizacional em gestão de pessoas com base para a incorporação de modelo de gestão por competências"

Transcrição

1 Modernidade organizacional em gestão de pessoas com base para a incorporação de modelo de gestão por competências Alceu Antonio da Silva Joaquim Erik Adrian Quispe Erlon Alves Nascimento Francisco G. Cardoso de Souza Yuri Garcia Costa O texto modernidade organizacional em gestão de pessoas com base para a incorporação de modelo de gestão por competências, é uma tese com o objetivo de mensurar ate que ponto as práticas de gestão nas instituições financeiras são eficazes. O artigo em questão foi escrito pelo mestre em administração José Henrique Motta de Castro, e os doutores em administração Zélia Miranda Kilimnik e Anderson de Souza Sant'Anna, que criaram uma tese para se compreender as necessidades da moderna abordagem angloamericana e francesa de gestão de pessoas. Para que tal estudo fosse realizado com maior credibilidade possível, os doutores realizaram pesquisa de campo em uma instituição brasileira do setor financeiro. Eles subdividiram seu trabalho em cinco partes: introdução, referencial teórico, aspectos metodológicos, apresentação de resultados e considerações finais. Na introdução os autores destacam que as noções de modernidade organizacional vêm sofrendo relevantes mudanças para enfrentar as competições no mundo dos negócios. Portanto, essa via de abordagem consiste no esforço de transformar empregados de tarefas em profissionais de processo ; no repensar dos papéis dos gestores e dos empregados nessa nova organização; na reinvenção dos sistemas de gestão e, em fazer com que o aprendizado seja parte do dia-a-dia dos

2 negócios da empresa. Os pesquisadores afirmam que a procura por profissionais de elevado nível educacional leva as organizações a introdução de práticas organizacionais estimuladoras de autodesenvolvimento e a busca de novos mecanismos de remuneração, como participação nos resultados, remuneração variável e a remuneração por competências. Para FLEURY e OLIVEIRA JR. (2010) assumindo o pressuposto que o sucesso da empresa esta baseado em sua capacidade de criar e transferir conhecimento de forma mais eficaz de seus competidores, entender os mecanismo pelos quais o conhecimento pode ser criado e transferido na empresa é ponto de partida para um resultado superior. Afirmam os autores que a valorização de competências direcionadas à inovação de produtos, processos e serviços é um papel mais relevante na função de recursos humanos, para a definição das estratégias do negócio e no estabelecimento de políticas e práticas mais modernas. Entendem os pesquisadores que existe ainda certa cautela quanto à possibilidade de generalização dessas transformações para o conjunto das organizações brasileiras que, em sua grande maioria ainda se defrontam com modelos tradicionais de gestão, valores e na cultura organizacional. Em termos históricos, os autores afirmam que a noção de modernidade pode ser introduzida a partir de determinadas caracterizações, tais como: o mito da tecnologia, domínio da razão científica, a idéia de progresso e a exaltação da democracia. Sob essa perspectiva, esclarecem os autores que a modernidade pode ser compreendida, como o redirecionamento do homem para o centro da sociedade, contemplando suas várias dimensões, que compreendem: tecnológica, social, política e cultural.

3 Para eles, fundamentando-se nos indicadores do fator Modernidade Administrativa e das Práticas de Gestão de Pessoas temos os seguintes aspectos: orientação estratégica, promoção e carreira, educação corporativa, recompensas e avaliação de desempenho. Para os autores noção de competência constitui em uma idéia consideravelmente antiga, porém conceituada e valorizada no presente, em decorrência de fatores como os processos de reestruturação produtiva em curso, pois identifica e destaca a prevalência de duas correntes principais, no que se refere ao estudo das competências. A primeira corrente, de origem anglo-americana toma como referência o mercado de trabalho, centrando-se em fatores ou aspectos ligados a descrição de desempenho requeridos pelas organizações. A segunda corrente, originária da França enfatiza o vínculo entre trabalho e educação, indicando as competências como resultantes de processos sistemáticos de aprendizagem, ja no que se refere à orientação estratégica, tem como aspecto principal o conhecimento da visão e valores da organização e de como chegar ao seu objetivo final. Nos critérios que norteam a autopromoção, os autores destacam a necessidade de se levar em consideração a análise e perspectiva do desenvolvimento de carreira, suas limitações e evoluções no contexto organizacional atual. A grande variedade de critérios na mobilidade entre cargos e funções sem conexões entre si, institucionalmente reflete na ausência de um sistema de administração de carreiras consolidado. Os autores salientam que mesmo que a empresa venha a reconhecer a legitimidade dos aspectos acima considerados, ainda é fundamento indispensável o alinhamento entre competência empresarial e humana para se levar adiante uma gestão baseada em competências profissionais, criando condições para que seus empregados desenvolvam competências sobre a organização.

4 Avaliam os autores que para validar a modernidade administrativa, no que se refere à prática de educação, são indispensáveis: os treinamentos oferecidos pelas universidades corporativas, registro das atividades que o individuo deverá realizar no controle do conhecimento para acrescentar ao seu currículo profissional. Para os pesquisadores, recompensa dentro de um ambiente organizacional é o atingimento das expectativas dos colaboradores que podem ser materiais ou simbólicas. Segundo DUTRA (2002), cabe às empresas criarem um espaço, estimular o desenvolvimento e oferecer o suporte e as condições para uma alavancagem mútua das expectativas e necessidades. Expectativas materiais refere-se a prêmios em valores ou até mesmo em itens, por sua vez, prêmios expressivos são entendidos como crescimento pessoas/profissional e reconhecimento dentro do próprio ambiente de trabalho. Em uma administração mais tradicionalista existe uma forte tendência a recompensar seus colaboradores de forma material/econômica dando foco maior ao quesito função e cargo, deixando de lado as recompensas simbólicas, modelo de recompensa esse que esta dando lugar a modelos mais flexíveis nas organizações modernas. Segundo Chiavenato (2004), quando o gerente define os objetivos e os vende aos subordinados, mensura-os e avalia o processo, sendo que o processo torna-se muito mais um controle por objetivos do que propriamente uma administração por objetivos. O grande mérito deste trabalho é destaca que quando os profissionais conhecem a visão e a missão da empresa eles se ligam intimamente com o objetivo da organização. Porém os autores não destacam em seu trabalho quais as melhores ferramentas de gestão que tornem possível a interação entre profissionais e organização.

5 [...]Os instrumentos de gestão suportam a relação continua entre as pessoas e a empresa. São esses instrumentos que garantem o nível de informação das pessoas em relação à empresa e vice-versa, que estimulam e oferecem suporte necessário à pessoa planeja sua carreira, que permitem à empresa decidir sobre oportunidade de carreira e saber a escolha de pessoas, e garantem os espaços necessários para que as pessoas e a empresa negociem suas expectativas e que suportam a revisão continua de todo o sistema...(dutra, 2002, p. 105) Todavia, não há como tirar o mérito do trabalho dos autores, que foi totalmente focado em entrevistas, dando mais credibilidade aos questionários aplicados (fidedignos), e também não se perdeu o foco principal do trabalho que foi analisar a visão dos colaboradores em relação à instituição. Pode-se mencionar que poderiam ser aplicadas ferramentas de gestão como: a matriz SWOT (analise de força, oportunidade, fraqueza e ameaça), avaliação 360º (onde o profissional analisa a liderança e a liderança analisa o profissional), avaliação 720º (o líder analisa o profissional e o profissional analisa o líder, e ambos analisam o ambiente organizacional), para se indentificar quais os problemas que interferem internamente ou externamente no alcance dos almejados objetivos, tais como: burnout (Doença que causa desmotivação devido ao stress e pressão da organização), stand-bye (profissionais inertes que não alcançam as metas), desmotivação gradativa e migração de talentos, e assim após indentificá-los realizar a hestirpação destes problemas da organização Obra resenhada CASTRO, Jose Henrique de; Kilimnik, Zelia Miranda de; SANT`ANNA, Anderson de Souza. Modernidade Organizacional em Gestão de Pessoas como Base para a Incorporação de Modelo de Gestão por Competências. < Acessado em 25/10/2012.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração, Rio de Janeiro: ELSEVIER, 7º edição, DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas, São Paulo: ATLAS, FLEURY, Maria Tereza Leme; Oliveira Junior, Moacir de Miranda. Gestão Estratégica do conhecimento: Integrando Aprendizagem, Conhecimento e Competência, São Paulo: ATLAS, 2001.

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008 especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

Eixo Temático: Gestão e Políticas da Informação Modalidade: Apresentação Oral

Eixo Temático: Gestão e Políticas da Informação Modalidade: Apresentação Oral MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA UFG: proposta de uma metodologia para o projeto piloto 1 INTRODUÇÃO Eixo Temático: Gestão e Políticas da Informação Modalidade: Apresentação Oral Isabela Machado Papalardo

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Anízia Maria Lima Nogueira (UFCA) - anizia@gmail.com Resumo: A presente

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 02 1 Professora Ms Karen Reis 2012 JOGOS DIGITAIS Atividade em sala de Aula Globalização e a Evolução Tecnológica Mitos e Verdades SWOT Tecnologias de Visualização

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES Programa Gestão Estratégica de Pessoas Projeto Corporativo BNDES CONTEXTO Desafios novos e crescentes Produtividade 1950 1960 Infraestrutura Econômica - Siderurgia Indústrias de Base - Bens de Consumo

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell

FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell Discipl: Gestão de Pessoas Profa. Silvia Ferreira Mac

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

Concurso: ATPS MPOG Aula 0. Turma 01 LEONARDO FERREIRA

Concurso: ATPS MPOG Aula 0. Turma 01 LEONARDO FERREIRA Concurso: ATPS MPOG Aula 0 Turma 01 LEONARDO FERREIRA Edital - ATPS 2 3 Lei nº 12.094/2009 Art. 2 o Ficam criados na Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais 2.400 (dois mil e quatrocentos) cargos

Leia mais

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 Sumário Apresentação da 2 a edição, 11 Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 1 A gestão de pessoas passada a limpo, 15 Introdução, 15 Novo contrato entre pessoas e organizações, 20 O porquê de um

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ AUTORES INTRODUÇÃO Este artigo

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 14 1 Professora Ms Karen Reis 2011 JOGOS DIGITAIS Andragogia é a ciência ou arte de educar pessoas adultas. O Ato Andragógico é a expressão mais ampla e completa

Leia mais

Relatório Comparativo

Relatório Comparativo 09/08/2017 O Relatório Comparativo aborda o nível de correlação de um determinado Perfil Comportamental com o PIC (Perfil Ideal para o Cargo), possibilitando que gestores e profissionais de recursos humanos

Leia mais

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro

Leia mais

Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV

Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV Módulo 1 1. Para enfrentar desafios internos e superar ameaças externas, a organização precisa treinar seu pessoal.

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014 Gestão da Produção Aula 3 Estratégia de Produção: Origens e Novas Orientações Uma estratégia de produção é formada a partir de um conjunto de metas, políticas e restrições auto impostas, que descrevem

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL Artigo: Aline de Vasconcellos Borges INTRODUÇÃO Trata dos principais pontos sobre

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

REMUNERAÇÃO Remuneração Objetivo Atrair, Reter e Motivar eficazmente os colaboradores para a obtenção de vantagem competitiva. Objetivos da Remuneração Manter a equidade dos salários dos colaboradores;

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas, Modelos de Gestão de Pessoas, Políticas de gestão de pessoas, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Estratégica.

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas, Modelos de Gestão de Pessoas, Políticas de gestão de pessoas, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Estratégica. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: PERCEPÇÕES POR PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS RODINI, Arialba Carla Abrantes, Graduada em Administração pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil Unibrasil. FARIA,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL GALILEU GALILEI ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL CAIO FERNANDO ABREU TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO TA2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL GALILEU GALILEI ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL CAIO FERNANDO ABREU TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO TA2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL GALILEU GALILEI ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL CAIO FERNANDO ABREU TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO TA2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO QUAIS RAZÕES LEVAM UMA INSTITUIÇÃO

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Amanda Cristina de CASTRO¹; Flávia Luzia da COSTA¹; Konrad Passos e SILVA¹; Marcelo Henrique Gomes

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

A força de trabalho em 2020

A força de trabalho em 2020 A força de trabalho em 2020 A iminente crise de talentos Visão geral Preparar a força de trabalho para 2020 é uma ação decisiva quando o que está em jogo é a estratégia, o crescimento e o desempenho dos

Leia mais

Política de Gestão de Pessoas

Política de Gestão de Pessoas Política de Gestão de Pessoas Versão 1.00 FOLHA DE CONTROLE Título Política de Gestão de Pessoas Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Recursos Humanos - SURH Instrumento de

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES

Sistema de Gestão da Qualidade ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES ASCUDT - Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes Sistema de Gestão da Qualidade ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES (novembro 2014) Índice

Leia mais

ROTEIRIZAÇÃO PARA JOGOS DIGITAIS

ROTEIRIZAÇÃO PARA JOGOS DIGITAIS ROTEIRIZAÇÃO PARA JOGOS DIGITAIS Aula 6 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ROTEIRIZAÇÃO PARA JOGOS DIGITAIS http://www.marcelohsantos.com Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMPETÊNCIAS. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMPETÊNCIAS. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMPETÊNCIAS Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Competência..., o que é? Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos. Philippe Perrenoud Mobilizar um conjunto

Leia mais

EMPREGABILIDADE E MOBILIDADE SOCIAL. 20ª Feira do Estudante Expo CIEE Maio/2017 Floriano Pesaro Secretário de Estado de Desenvolvimento Social

EMPREGABILIDADE E MOBILIDADE SOCIAL. 20ª Feira do Estudante Expo CIEE Maio/2017 Floriano Pesaro Secretário de Estado de Desenvolvimento Social EMPREGABILIDADE E MOBILIDADE SOCIAL 20ª Feira do Estudante Expo CIEE Maio/2017 Floriano Pesaro Secretário de Estado de Desenvolvimento Social O CASO DAS LARANJAS Um gerente foi procurado por um funcionário,

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS JOSÉ CHAPOLIM GREMISTA, GEROMEL SILVA MARTINS Acadêmicos do 2 semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação A prática de remuneração variável e gestão por competências no setor público brasileiro Agenda

Leia mais

MBA. Gestão Estratégica de Pessoas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA. Gestão Estratégica de Pessoas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) Segundas e Terças Segundas e Terças das 19h00 às 23h20 Sábados Sábados

Leia mais

Conteúdo EAD 521 -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Programa. Desafios presentes e futuros para a gestão de pessoas. Compreendendo a da gestão de pessoas

Conteúdo EAD 521 -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Programa. Desafios presentes e futuros para a gestão de pessoas. Compreendendo a da gestão de pessoas EAD 521 -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Joel Dutra aula de 28.02.18 Programa Conteúdo Desafios presentes e futuros para a gestão de pessoas Compreendendo a da gestão de pessoas Bibliografia 2 1 EAD

Leia mais

Planejamento de Carreira

Planejamento de Carreira Planejamento de Carreira Aulas 17 e 18 Plano de carreira Análise do ambiente Oportunidades Ameaças Objetivos Alvos concretos Estratégias Ações e prazos para atingir objetivos Follow-up Análise de potencial

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução 336 ANAIS IX SIMPAC MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Hugo Barros Guimarães 2, Amanda Tinoco Silva Pena Magalhães 3, Michele

Leia mais

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

futuro O do mercado de trabalho

futuro O do mercado de trabalho futuro O do mercado de trabalho em seis cenários Conteúdo Como adaptar sua organização para o futuro da gestão de pessoas Estima-se que, até 2050, a taxa global de desemprego será de 20%. Por outro lado,

Leia mais

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Boas Práticas de RH UnimedBH Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Unimed-BH em números 5.684 médicos cooperados Atuação 34 municípios na região metropolitana de BH 4.003 colaboradores diretos

Leia mais

PROTAGONISMO EM RELAÇÃO À CARREIRA E AO DESENVOLVIMENTO

PROTAGONISMO EM RELAÇÃO À CARREIRA E AO DESENVOLVIMENTO PROTAGONISMO EM RELAÇÃO À CARREIRA E AO DESENVOLVIMENTO Prof. Joel Dutra Prof. Joel Dutra Objetivo Estimular a reflexão sobre a gestão de pessoas na organização contemporânea Conteúdo Desafios presentes

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Soluções de Nivelamento de Cargos

Soluções de Nivelamento de Cargos Towers Watson Soluções de Nivelamento de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapa de Carreira A abordagem sistemática da Towers Watson para nivelamento de cargos ajuda as organizações a gerenciar as

Leia mais

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA 2016 2017 A Saint Paul Educação Corporativa oferece às organizações, projetos educacionais para que os colaboradores possam se desenvolver constantemente, transformando o aprendizado

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas

Leia mais

EXECUÇÃO INTELIGENTE: CONFIANÇA, INOVAÇÃO E ENGAJAMENTO

EXECUÇÃO INTELIGENTE: CONFIANÇA, INOVAÇÃO E ENGAJAMENTO EXECUÇÃO INTELIGENTE: CONFIANÇA, INOVAÇÃO E ENGAJAMENTO Sofia Esteves Túnel do Tempo MUDANÇAS NA METÁFORA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÃO COMO MÁQUINA MUDANÇAS NA METÁFORA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÃO COMO

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO DA DISCIPLINA Cultura da informação Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica Sistema de Informações

Leia mais

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG www.boog.com.br Estejam prontos, vamos ficar em pé, já vamos começar Fonte: Primeast e Autodescoberta Divertida 2 Diga seu

Leia mais

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Agosto/2011 Tema da aula Visões do ciclo de política: clássica; processo simples e linear; Implementação como formulação

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

Soluções para estruturação de plano de cargos e salários. GGS Global Grading System e Mapas de Carreira

Soluções para estruturação de plano de cargos e salários. GGS Global Grading System e Mapas de Carreira Soluções para estruturação de plano de cargos e salários GGS Global Grading System e Mapas de Carreira Soluções para estruturação de planos de cargos e salários As abordagens da Willis Towers Watson para

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Andressa Delevati Fernanda Philomena Iury Cardoso Marcelo Balinha Marina Rodrigues AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO O que é? Para Chiavenato "A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho

Leia mais

Gestão de Pessoas e Voluntários.

Gestão de Pessoas e Voluntários. Gestão de Pessoas e Voluntários. Facilitadora: Profa. Dra. Monica Bose Psicólga, mestre e doutora em Administração Especialista em Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e Projetos Sociais. Consultora, pesquisadora

Leia mais

EVENTO GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO CASE HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMUSP

EVENTO GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO CASE HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMUSP EVENTO GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO CASE HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMUSP José Luis de Lira Diretor Corporativo do Núcleo de Gestão de Pessoas NGP - Núcleo de Gestão de Pessoas Objetivo APRESENTAR

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO. Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos

COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO. Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos Portaria 738-R de 14 de maio de 2012 Subcomissão de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos

Leia mais

WORKSHOP PLANO DE CARREIRA

WORKSHOP PLANO DE CARREIRA WORKSHOP PLANO DE CARREIRA FOCO EM VOCÊ SILEIDE LEITE Sileide Leite Currículo Graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1983), pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UCAM,

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

FACULDADE DE SÃO MARCOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR: GERALDO SANDRI ALUNO: JUCELITO LUIZ CASTLHOS MATENINGHI

FACULDADE DE SÃO MARCOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR: GERALDO SANDRI ALUNO: JUCELITO LUIZ CASTLHOS MATENINGHI FACULDADE DE SÃO MARCOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR: GERALDO SANDRI ALUNO: JUCELITO LUIZ CASTLHOS MATENINGHI MANTER PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES SÃO MARCOS JUNHO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...4

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

Remuneração e Recompensas

Remuneração e Recompensas Remuneração e Recompensas José Antonio Monteiro Hipólito Gestão Estratégia de Pessoas - conceituação MISSÃO, VALORES DA ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Treinamento e Desenvolvimento Sucessão Avaliação

Leia mais

1 O Problema. 1.1 Introdução

1 O Problema. 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução O atual cenário financeiro, altamente competitivo, tem sido responsável por um aumento expressivo da velocidade das transformações ocorridas nas instituições financeiras. Freqüentemente

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Sumário. Parte I - O contexto de gestão de pessoas 1. Parte 11- Recrutamento e seleção 35

Sumário. Parte I - O contexto de gestão de pessoas 1. Parte 11- Recrutamento e seleção 35 Sumário Parte I - O contexto de gestão de pessoas 1 Capítulo 1: Planejamento estratégico de pessoal 3 Evolução histórica da gestão de pessoas 3 Missão, visão, objetivos e estratégia organizacional 7 Planejamento

Leia mais

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos:

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos: A meritocracia avança nas empresas em operação no Brasil Pesquisa da Pricewaterhousecoopers indica a gestão de desempenho como prática cada vez mais utilizada em grandes empresas no Brasil A importância

Leia mais

IGEPP INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL e GESTÃO DE PESSOAS

IGEPP INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL e GESTÃO DE PESSOAS IGEPP INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL e GESTÃO DE PESSOAS Teoria das organizações: diferentes perspectivas no estudo das organizações. Diferentes Abordagens

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional Cultura e Clima Organizacional Atualizado em 01/03/2016 OBJETIVO: Compreender as implicações das novas configurações e alternativas que permeiam o trabalho no mundo contemporâneo; Compreender e analisar

Leia mais

V Fórum RH na Indústria Automobilística

V Fórum RH na Indústria Automobilística V Fórum RH na Indústria Automobilística APRESENTAÇÃO Fundação Instituto de Administração Educação Executiva, Acadêmica e Profissional Pesquisa Acadêmica e Gerencial Coordenação Guia Você S.A. Melhores

Leia mais

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica da gestão organizacional. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos

Leia mais

RH e Negócios: Da Parceria à Estratégia! RH e Negócios: Da Parceria à Estratégia!

RH e Negócios: Da Parceria à Estratégia! RH e Negócios: Da Parceria à Estratégia! RH e Negócios: Da Parceria à Estratégia! RH e Negócios: Da Parceria à Estratégia! Vamos Conversar? Rúbia Spindola??? 3 A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas

Leia mais

Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1. Hortência NEPOMUCENO 2 Fernando FERREIRA 3 Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA

Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1. Hortência NEPOMUCENO 2 Fernando FERREIRA 3 Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1 Hortência NEPOMUCENO 2 Fernando FERREIRA 3 Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA RESUMO O trabalho se propõe a descrever uma experiência que gerou

Leia mais

Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí

Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí Alisson Henrique SILVA 1 ; Jaqueline do Nascimento SILVA 2 ; Lorena Coutinho RODRIGUES 3 ; Júlio César Benfenatti FERREIRA 4 Myriam Angélica DORNELAS

Leia mais

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.) tem como objetivo estudar as possibilidades de implantação de programas de mudanças

Leia mais

Curso Administração. Carga Horária Semestral Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total

Curso Administração. Carga Horária Semestral Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total . PLANO DE ENSINO - 2 o SEMESTRE/2011 Disciplina Administração de Recursos Humanos I Curso Administração Turno/Horário 4ª Feira 1 o e 2 o h 6ª Feira - 1º e 2ºh Professor(a) Nazaré da Silva Dias Ferrão

Leia mais

liderança escolar curso de Inspirado no modelo inglês de formação de gestores Comprometimento Trabalho em equipe

liderança escolar curso de Inspirado no modelo inglês de formação de gestores   Comprometimento Trabalho em equipe Trabalho em equipe curso de liderança escolar Inspirado no modelo inglês de formação de gestores Comprometimento Resiliência www.liderancaescolar.com.br O sistema inglês: referência em liderança escolar

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS OBJETIVO: O sucesso das organizações, cada vez mais, repousa na qualificação de seus profissionais. Este curso tem o propósito de oferecer a base conceitual

Leia mais

Processos Inovadores na Análise dos Fatores Humanos

Processos Inovadores na Análise dos Fatores Humanos Processos Inovadores na Análise dos Fatores Humanos A Nova Marca Há 60 anos, o A.C.Camargo traz em seu DNA a atuação focada nos 4 pilares: prevenção, tratamento, ensino e pesquisa; Esse posicionamento

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 1 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E LOGÍSTICA ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA:

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Sociedade moderna é complexa, exige um novo tipo de profissional: com visão estratégica, que se desenvolve de maneira dinâmica, etc. Dutra: no Brasil, as organizações que estão

Leia mais

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL Brasil é 88º lugar (de 127) em ranking de educação pela Unesco. Esse ranking mede o desempenho das nações em relação a metas de qualidade. FOLHA 2011

Leia mais

6 Conclusão Considerações sobre o resultado

6 Conclusão Considerações sobre o resultado 73 6 Conclusão A avaliação de gaps, preconizada do modelo proposto e aplicada ao estudo de caso é mais bem interpretada quando se agrupam os resultados segundo sua natureza e estrutura interna de atuação,

Leia mais