Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 4. Ortografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 4. Ortografia"

Transcrição

1 Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 4 Ortografia

2 Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você realize consultas offline ao conteúdo da disciplina virtual. No entanto, alertamos para o fato de que a disciplina deve ser cursada no modo digital. O conteúdo foi desenvolvido prevendo a utilização dos recursos que a mídia eletrônica pode oferecer. Através do ambiente UVAONLINE, a aprendizagem tornarse-á mais fácil, ágil, interativa e eficaz. O texto que estamos disponibilizando para você, através desta apostila, deverá ser utilizado apenas como um reforço. Todas as práticas e atividades que devem ser realizadas ao longo e ao final de cada Unidade, só estão disponíveis no ambiente virtual. Lembramos ainda que, para obter aprovação, é necessário que você tenha realizado e enviado para o seu Tutor as atividades e avaliações propostas nas unidades da disciplina. Tenha um ótimo estudo!

3 Núcleo de Educação a Distância 3 Unidade 4 Ortografia Esta unidade tem o objetivo de recordar os principais casos problemáticos de grafia da Língua Portuguesa. A fim de conseguir resolver tais problemas, iniciamos com alguns usos de vogais, semivogais e consoantes, principalmente o S e o Z. Depois, tratamos da acentuação gráfica e do emprego do trema. Passamos por homônimos e parônimos e terminamos com uma série de palavras e expressões de grafia confusa. Objetivos da unidade Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de: 1. grafar corretamente as palavras da Língua Portuguesa; 2. empregar corretamente os sinais de acentuação gráfica e o trema; 3. diferenciar palavras homônimas e parônimas; 4. escrever de maneira correta vocábulos e expressões de grafia confusa. Roteiro da Unidade Esta unidade está organizada nas seguintes lições: Introdução Lição 4.1 Emprego de Vogais Lição 4.2 Emprego de Semivogais Lição 4.3 Emprego de Consoantes Lição 4.4 Acentuação Gráfica Lição 4.5 Homônimos e parônimos Lição 4.6 Sinonímia e Antonímia Lição 4.7 Palavras de Grafia Confusa

4 Núcleo de Educação a Distância 4 Introdução Ortografia é a parte da Gramática que rege a escrita das palavras da língua. Como há concursos e outros tipos de documentos oficiais, existe algo que tem força de lei no tocante à grafia correta de cada vocábulo: o Pequeno Vocabulário Ortográfico Oficial da Língua Portuguesa (PVOLP), e não os dicionários, como muitos pensam. Veja, por exemplo, uma nítida diferença: P.V.O.L.P Alibi Superavit Deficit Habitat Não têm acento gráfico. (Pois são latinismos) Dicionário AURÉLIO Álibi Superávit Déficit Habitat / Hábitat Todas com acento já na 1ª edição. Sem acento apenas na 1ª edição. Isso traz muitas dúvidas. Embora, nos jornais, você encontre, normalmente, a frase: "Balança comercial brasileira tem déficit. O álibi de que os dólares se destinariam à proteção do hábitat de espécies em extinção não chegou a trazer superávit. Para uma prova de concurso público ou mesmo em qualquer documento oficial, há nessa frase quatro erros de grafia (não de ortografia, como se diz por aí...): déficit, álibi, hábitat e superávit, pois a ORTOGRAFIA OFICIAL (segundo o P. V.O.L.P) tem de ser: DEFICIT, ALIBI, HABITAT e SUPERAVIT. O bom senso indica que tais casos não deveriam aparecer em provas de concurso.

5 Núcleo de Educação a Distância 5 Lição 4.1 Emprego de Vogais Na verdade, o que vale são algumas dicas: 1) as vogais nasais, no final das palavras, são representadas por ã, im, om e um. afã, ímã, flautim, semitom, zunzum. 2) nos hiatos oe e ue, deve-se tomar cuidado. Sempre se grafam com e. abençoe, perdoe, cultue, habitue. Não confunda os hiatos com os ditongos, que devem ser escritos com i. possui, contribui, constitui... Mais algumas dicas: Lição 4.2 Emprego de Semivogais 1) a semivogal anterior, cujo som lembra i, pode ser grafada com as letras i (quando oral) ou e, m e n (quando nasal), sendo que as duas últimas só ocorrem no final de palavra. ditongos orais: pai, possui, deixai; ditongos nasais: mãe, também, éden. 2) a semivogal posterior, cujo som lembra u, pode ser grafada com as letras u quando oral) ou o e m (quando nasal), sendo que a última só ocorre no final de palavra. ditongos orais: mau, caule, céu; ditongos nasais: mão, amarão, amaram, partam. Lição 4.3 Emprego de Consoantes Na maioria dos casos, há tantas regras e exceções, que a melhor maneira de acertar é conhecer a grafia da palavra. Assim, é bom saber que ESTENDER é com S, enquanto EXTENSÃO é com X. Mas não se assuste! Isso é uma exceção (Viu como se escreve? É... EXCEÇÃO!). O normal é que as palavras sigam a sua etimologia, a sua escrita original.

6 Núcleo de Educação a Distância 6 hoje hodierno torcer torção Há, porém, os casos de S e Z, que nós podemos normatizar, conforme veremos a seguir. 1) Os sufixos -EZ, -EZA são diferentes de -ÊS, -ESA. a) -EZ e -EZA formam SUBSTANTIVOS derivados de ADJETIVOS. Veja alguns exemplos no conteúdo digital. b) -ÊS e -ESA formam ADJETIVOS derivados de SUBSTANTIVOS. Veja alguns exemplos no conteúdo digital. 2) Verbos em -ISAR e -IZAR. a) Radical da palavra com IS: ISAR bis bisar; aviso avisar; piso pisar. b) Radical da palavra sem IS: IZAR sátira satirizar; global globalizar; ameno amenizar. 3) Os sufixos -SÃO, -SSÃO e -ÇÃO. Embora não haja uma regra de total precisão, há algumas "dicas" boas. a) Verbos terminados em -NDER e -NDIR formam as derivadas com -SÃO. compreender compreensão; expandir expansão. b) Verbos que derivam de TER ou têm C formam os derivados com -ÇÃO. obter obtenção; reter retenção; torcer torção. c) A terminação -SSÃO só é possível entre vogais. ceder cessão;

7 Núcleo de Educação a Distância 7 agredir agressão; admitir admissão. Lição 4.4 Acentuação Gráfica Há dois conjuntos de regras de acentuação gráfica: 1) as gerais, que se baseiam na Prosódia, isto é, na posição da vogal tônica; 2) as especiais, cuja ocorrência do acento independe da posição da sílaba tônica, e sim obedece à situação de grafia. a) Regras Gerais Regra geral 1: Proparoxítonas Todas as proparoxítonas são acentuadas. próspero, cônego, córrego, oxítona, círculo, científica, matemática. Cuidado com os estrangeirismos (latinismos): Alibi, Deficit, Habitat. Não têm acento gráfico, segundo o P.V.O.L.P. Regra geral 2: Paroxítonas Somente são acentuadas as paroxítonas terminadas em: i(s), us, ã(s). táxis, bônus, órfã(s); um (uns), ons, os. álbum, álbuns, nêutrons, bíceps; r, x, n, l. éter, ônix, hífen, amável. E, também, todos os tritongos e os ditongos não terminados em am e em. enxáguam, míngüem, água, prêmio, órfão. Regra geral 3: Oxítonas Somente são acentuadas as oxítonas terminadas em:

8 Núcleo de Educação a Distância 8 o, e, a (seguidas ou não de s). cipó(s), café(s), cajá(s); i, u (formando hiato). saí, baú; em, ens (com mais de uma sílaba). além, armazém. Regra geral 4: Monossílabos tônicos Somente são acentuados os monossílabos terminados em: O, E, A (seguidos ou não de S). pá(s), pé(s), pó(s). b) Regras Especiais Regra especial 1: Regra dos ditongos tônicos abertos. Os ditongos éu, éi, ói são sempre acentuados. réu, fiéis, dói, mói. Cuidado: COLMEIA e CENTOPEIA não são acentuadas, pois a vogal tônica é o Ê. O som é fechado, e não aberto. É verdade mesmo... Essas são, segundo a pronúncia oficial da Língua Portuguesa, as formas corretas. Regra especial 2: Regra do U e do I. Quando são tônicos e formam hiato, além de sílaba, sozinhos ou com S. sa-í-da, e-go-ís-mo, sa-ú-de, ba-la-ús-tre. Cuidado: ra-i-nha, la-da-i-nha, ba-i-nha. (Antes de NH não há acento) Regra especial 3: Regra dos Hiatos. ôo. enjôo, vôo. Cuidado: oa e oe não têm acento gráfico.

9 Núcleo de Educação a Distância 9 êe. vêem, descrêem. Com os verbos: ler, dar, ver, crer e derivados, veja o quadro abaixo. Regra especial 4: Regras do acento diferencial. a) Regra de TIMBRE b) Regra de TONICIDADE c) Regra de TONICIDADE e TIMBRE Obs.: Os exemplos estão disponíveis no conteúdo digital. Regra especial 5: Uso do trema A letra u, depois de g ou q, e antes de e ou i: a) se o u não for pronunciado, não é marcada. AQUI, AQUELE, GUIA, FOGUETE. b) se o u for pronunciado átono (fraco), leva TREMA. LINGÜIÇA, FREQÜENTE, AGÜEI, SAGÜI. c) se o u for pronunciado tônico (forte), leva ACENTO AGUDO. Ele ARGÚI, que eu AVERIGÚE, que ele OBLIQÚE.

10 Núcleo de Educação a Distância 10 Leitura de Texto Texto : Acordos Ortográficos. Leia esse texto com bastante atenção, a fim de obter informações adicionais sobre os Acordos Ortográficos. Lição 4.5 Homônimos e Parônimos Homônimos e parônimos são palavras que têm alguma forma de igualdade ou, simplesmente, são parecidas. Vejamos cada uma delas. a) Homônimos São palavras com sentidos diferentes, mas que têm a mesma forma gráfica, fonética ou gráfica e fonética (veja exemplos no conteúdo digital). b) Parônimos Palavras com sentidos diferentes, mas que são parecidas. Exemplo: DESCRIÇÃO (ato de descrever) X DISCRIÇÃO (ser discreto). Fez uma boa DESCRIÇÃO do sujeito. As pessoas, no poder, devem agir com DISCRIÇÃO. Lição 4.6 Sinonímia e Antonímia Sinônimas são palavras que, dentro do texto, apresentam o mesmo significado; antônimas são as que se opõem. Sinônimos: A moça escreveu uma redação EXCELENTE (= ÓTIMA). Antônimos: Todos agiram AFOITAMENTE. (oposto de COMEDIDAMENTE) Lição 4.7 Palavras de Grafia Confusa Vamos estudar doze casos de palavras e expressões com grafia confusa. 1) MAU x MAL

11 Núcleo de Educação a Distância 11 a) MAU - quando se puder substituir por BOM (adjetivo ou substantivo). b) MAL - quando não se puder substituir por BOM, e sim por BEM, APENAS e QUANDO (advérbio, substantivo ou conjunção temporal). Criava muitos casos; era, sem dúvida, um mau aluno. (adjetivo oposto de bom aluno ). Mal chegou, começou a levantar problemas. (conjunção temporal é igual a QUANDO chegou... ). Os dois não se sairão mal na prova presencial. (advérbio de modo oposto de não se sairão bem... ). 2) POR QUE x POR QUÊ x PORQUE x PORQUÊ a) POR QUE - quando se puder substituir por POR QUAL ou PELO QUAL (preposição + pronome). b) PORQUE - quando não se puder substituir por POR QUAL ou PELO QUAL e for átono (conjunção ou advérbio). Se for pergunta, embora sejam corretas as duas possibilidades, o P.V.O.L.P. diz que se deve escrever separado: por que. c) PORQUÊ - com artigo antes ou seguido de sinal de pontuação (tônico), não sendo possível a substituição por POR QUAL ou PELO QUAL (substantivo ou advérbio). Se for pergunta, embora sejam corretas as duas possibilidades, o P.V.O.L.P. diz que se deve escrever separado: por quê. Por que razão ela disse isso? (= Por qual) Vi o motivo por que elas se aborreceram. (= pelo qual) Recebi a notícia, porque pedi. (= pois) Sabemos o porquê da desistência (= o motivo) Por que todos dizem isto? (pergunta átono) Ele disse a verdade? Por quê? (pergunta tônico) 3. HÁ x A a) HÁ - quando se puder substituir por FAZ, TEM, EXISTE(M). Normalmente, idéia de tempo passado (verbo).

12 Núcleo de Educação a Distância 12 b) A - idéia de tempo futuro, distância, quantidade (preposição). Há dez anos ela não vinha aqui. (tempo passado) Estamos a cem quilômetros da costa. (distância) Os resultados só estarão prontos daqui a três meses. (tempo futuro) Vi que há outros problemas. (= existem) 4. HÁ CERCA DE x ACERCA DE x A CERCA DE a) HÁ CERCA DE - igual a EXISTE(M) PERTO DE (verbo + locução denotativa de avaliação) b) ACERCA DE - igual a SOBRE (locução prepositiva) c) A CERCA DE - igual a A MAIS OU MENOS (preposição + locução denotativa de avaliação) Há cerca de dez dúvidas anotadas. (= existem perto de...) O professor falava acerca de tal reunificação. (= sobre...) Nós falamos a cerca de trezentas pessoas. (= a mais ou menos) 5. AFIM DE x A FIM DE a) AFIM DE - igual a PARENTE DE ou PRÓXIMO DE (adjetivo + preposição) b) A FIM DE - igual a PARA (locução prepositiva) Sou afim de tais pessoas. Preparamo-nos a fim de sair cedo. a) DEMAIS - sinônimo de MUITO, BASTANTE (advérbio ou pronome) b) DE MAIS - antônimo de DE MENOS (preposição + pronome; = de importante) 6. DEMAIS x DE MAIS Eles se preocupam demais. (advérbio)

13 Núcleo de Educação a Distância 13 Ela nada fez de mais. 7. TAMPOUCO x TÃO POUCO a) TAMPOUCO - igual a E, NEM (conjunção) b) TÃO POUCO - igual a MUITO POUCO (advérbio + pronome) Ninguém compreendeu tal situação, tampouco eu. Fazem tão pouco esforço, que nada compreendem. 8. ABAIXO x A BAIXO a) ABAIXO - igual a SOB, INFERIOR A (advérbio) b) A BAIXO - da expressão de ALTO A BAIXO (preposição + adjetivo ou substantivo) Sua atuação foi abaixo da crítica. Sempre que a vejo, olho-a de alto a baixo. 9. AO ENCONTRO DE x DE ENCONTRO A a) AO ENCONTRO DE - igual a EM APROXIMAÇÃO A. b) DE ENCONTRO A - igual a EM OPOSIÇÃO A. Tais conceitos são lógicos, vão ao encontro do bom senso. (= em aproximação a). É um iconoclasta; suas idéias vão de encontro a tudo o que se valorizava no passado. (= em oposição). 10. AO INVÉS DE x EM VEZ DE a) AO INVÉS DE - igual a AO CONTRÁRIO DE

14 Núcleo de Educação a Distância 14 b) EM VEZ DE - igual a EM LUGAR DE Os convidados, ao invés de se alegrarem, reclamavam de ir à festa. (= Ao contrário de) Em vez de receber os convidados, os donos da casa não paravam de dançar. (= Em lugar de) 11. TODO O / TODA A X TODO / TODA a) TODO O / TODA A - igual a INTEIRA. b) TODO / TODA - igual a QUALQUER. Toda a turma U 111 reclamou da prova de Comunicação. (= A turma inteira) Toda criança tem idéias bem curiosas sobre isso. (= Qualquer criança) 12. PORVENTURA X POR VENTURA a) PORVENTURA - igual a "por acaso...?. b) POR VENTURA - igual a "por sorte. Porventura você sabe o resultado do jogo de ontem? (Por acaso...?) A equipe venceu o jogo por ventura extrema. (= por sorte...) Sumário Ortografia é a parte da língua que trata da escrita correta das palavras. 1. Os sufixos -ez e -eza formam substantivos. 2. Os sufixos -ês e -esa formam adjetivos. 3. Radicais com s formam verbos com -isar ou -esar. 4. Radicais sem s formam verbos com -izar. 5. Guarde as regras gerais e especiais de acentuação gráfica, lembrando que a base de tudo é a prosódia, isto é, a correta acentuação tônica das palavras. 6. Homônimos são vocábulos iguais, enquanto parônimos são apenas parecidos. 7. Sinônimas são palavras de mesmo sentido, enquanto antônimas têm sentidos opostos.

INTERTEXTUALIDADE. Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O

INTERTEXTUALIDADE. Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O INTERTEXTUALIDADE Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O Intertextualidade Intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel. Caicó RN

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel. Caicó RN Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel Caicó RN 2018 FINALIDADE Orientar o leitor quanto à pronúncia correta das palavras. Tanto a presença do acento

Leia mais

Exemplos (como Quando acentuar sílaba

Exemplos (como Quando acentuar sílaba Tipo de palavra ou Exemplos (como Quando acentuar sílaba eram) Proparoxítonas sempre simpática, lúcido, sólido, cômodo Observações (como ficaram) Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia.

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos.

Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos. 1 Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos. O Novo Acordo Ortográfico visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da língua

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA ACENTUAÇÃO Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras.

Leia mais

Dicionário De Termos Gramaticais

Dicionário De Termos Gramaticais Dicionário De Termos Gramaticais Professor Leo Página 2 Este dicionário vai ajudar o candidato a entender melhor todos os assuntos gramaticais do português, além de auxiliá-lo na hora de estudar. Muitas

Leia mais

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS SEMPRE COM HÍFEN Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento Prefixos acentuados (PRÉ, PÓS, PRÓ) Prefixos

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo Prof. Adriana Figueiredo www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação dos Vocábulos Quanto à Sílaba Tônica Sílaba tônica é a sílaba da palavra

Leia mais

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 4. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 17:40

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 4. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 17:40 Nivelamento Língua Portuguesa Aula 4 Prof.: Amanda Fratea de Lucca Duração: 17:40 Olá! Tudo bem? O assunto de hoje é acentuação e o Novo Acordo Ortográfico. Nesta aula, iremos entender o que é o Novo Acordo

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica O acento tônico está relacionado

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica O acento tônico está relacionado

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica O acento tônico está relacionado

Leia mais

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos ACENTUAÇÃO GRÁFICA A acentuação gráfica trata da correta colocação de sinais gráficos nas palavras. Vamos lá então para as questões de classificação:

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos. Professor Arthur Scandelari.

Português. Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos. Professor Arthur Scandelari. Português Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA: PROPAROXÍTONAS, PAROXÍTONAS, OXÍTONAS

Leia mais

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" Regina Lúcia Meirelles Beghelli

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? ENE - A - O - TIL... NÃO! Regina Lúcia Meirelles Beghelli 1 7 Acentuação gráfica Teresa Videira Rocha de Souza Maria Elizabeth Rodrigues Regina Lúcia Meirelles Beghelli PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" e-tec Brasil Português Instrumental

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Parte 1 - Português INSS 2015/2016

Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Acentuação Gráfica Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook:

Leia mais

Divisão silábica e acentuação 7º ano. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez.

Divisão silábica e acentuação 7º ano. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. Divisão silábica e acentuação 7º ano Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. Divisão silábica Divisão silábica Esta aula tem como objetivo revisar as regras gramaticais sobre a divisão silábica. Faremos

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último - chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último Hiatos Acentuam-se as letras i e u desde que sejam a segunda vogal tônica de

Leia mais

06/12/2018. Língua Portuguesa. Distribuição das matérias. Prof.ª: Roberta Vieira. Pontuação do último concurso Técnico superior jurídico

06/12/2018. Língua Portuguesa. Distribuição das matérias. Prof.ª: Roberta Vieira. Pontuação do último concurso Técnico superior jurídico Língua Portuguesa Prof.ª: Roberta Vieira Pontuação do último concurso Técnico superior jurídico Conhecimentos básicos Conhecimentos especializados Disciplinas Questões 1. Língua portuguesa 20 2. Legislação

Leia mais

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Língua Portuguesa (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Encontros vocálicos Ocorre quando duas vogais ou uma vogal e uma semivogal ocorrem juntas na mesma palavra, porém com sons separados.

Leia mais

UNIDADE 1 Conteúdos UNIDADE 2 Conteúdos UNIDADE 3 Conteúdos UNIDADE 4 Conteúdos

UNIDADE 1 Conteúdos UNIDADE 2 Conteúdos UNIDADE 3 Conteúdos UNIDADE 4 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 1 ọ ano - 1.º volume Símbolos Alfabeto UNIDADE 2 Crachá Vogais Consoantes UNIDADE 3 1 ọ ano - 2.º volume Vogais e consoantes Encontro de vogais Palavras com til (~) Palavras

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

16/08/2012. Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01. Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico

16/08/2012. Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01. Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01 Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico 1 AS MUDANÇAS PROMOVIDAS PELO NOVO ACORDO ALFABETO O nosso alfabeto passa a ter 26 letras. Conta agora

Leia mais

Língua Portuguesa para concursos

Língua Portuguesa para concursos Duda Nogueira Língua Portuguesa para concursos Gramática, interpretação de texto, redação oficial e figuras de linguagem CESPE Cebraspe 2018 Nogueira -Lingua Port p CONC - 3ed.indb 3 01/03/2018 16:32:03

Leia mais

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 Ortografia Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 As novas normas da Língua Portuguesa passam a ser obrigatórias em 2016. Você está preparado? Bruna Nicolielo As regras do novo acordo

Leia mais

Professor Jailton Acentuação Gráfica.

Professor Jailton Acentuação Gráfica. Professor Jailton Acentuação Gráfica www.professorjailton.com.br Posição da sílaba tônica Proparoxítonas Paroxítonas Oxítonas PAROXÍTONAS UM R. U X I N. L PSÃD PAROXÍTONAS UM R UXIN L PSÃD Palavras terminadas

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA Acentuação não é uma coisa difícil. Precisamos cuidar apenas duas coisas que vão nos ajudar na hora de acentuar as sílabas: sempre separar as sílabas e pronunciar

Leia mais

Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem. Regras especiais Acentuação Gráfica: regras afetadas pela reforma e o fim do trema Sérgio Nogueira Duarte da Silva 1.ª) Regra dos hiatos (abolida pela reforma ortográfica). Todas as palavras terminadas

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Planejamento Anual 2012

Planejamento Anual 2012 qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxc vbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfgh jklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiop Planejamento Anual 2012 asdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwert

Leia mais

Planejamento Anual 2013

Planejamento Anual 2013 Qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio Planejamento Anual 2013 pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe

Leia mais

ÍNDICE. Os sons e a escrita As palavras: léxico e morfologia A frase...37

ÍNDICE. Os sons e a escrita As palavras: léxico e morfologia A frase...37 ÍNDICE Os sons e a escrita... 3 Alfabeto...3 Vogais e consoantes...4 Ditongos...4 Dígrafos e grupos consonânticos...5 Ordem alfabética...5 Sílaba...5 Acentos gráficos...8 Sinais gráficos: o til, a cedilha

Leia mais

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL Marco Antonio Macarrão Acentuação Gráfica A, E, O (S) EM, ENS MONOSSÍLABO SIM NÃO TÔNICO OXÍTONA SIM SIM PAROXÍTONA* NÃO NÃO Acentuação Gráfica * PAROXÍTONAS TERMINADAS EM Ã OU

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 Os Conteúdos para o Concurso de Bolsas 2019 que o candidato deve estudar para obter uma boa pontuação na prova têm como base os conteúdos da série

Leia mais

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas palestras. Mas não quero esse dinheiro, não. Com outro espírito,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica Novo acordo ortográfico Acentuação gráfica Por que acentuamos as palavras? Para evitar ambiguidade: fábrica/fabrica; secretária/secretaria; análise/analise; ACENTUAÇÃO DAS PROPAROXÍTONAS PROPAROXÍTONAS

Leia mais

CENTUAÇÃO GRÁFICA...03

CENTUAÇÃO GRÁFICA...03 ÍNDICE A Q CENTUAÇÃO GRÁFICA...03 Sílaba tônica...03 Classi cações da sílaba tônica...03 Regra das oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas e dos monossílabos tônicos...03 Acento diferencial...04 Ortofonia...06

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares e ímpares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Números ordinais Problemas de adição com dezena Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto Fonemas

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 5º ano Ensino Fundamental Letra e Fonema Encontro Consonantal e Vocálico Dígrafo Separação e classificação de sílabas (monossílabo, dissílabo, trissílabo

Leia mais

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a A UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e aportuguesadas,

Leia mais

Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa

Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa Encontros vocálicos: - ditongo: v + sv ou sv + v na mesma sílaba (noi-te) Pode ser: oral: sé-rie nasal: não crescente: sv+v á-gua/ de-lí-cia decrescente:

Leia mais

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou Lição 2 Dúvidas mais comuns Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. QUANDO USAR 1. A ou HÁ? 1. A Ela ou parou HÁ? de estudar há algum tempo. indica tempo que já passou Daqui

Leia mais

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. ACENTUAÇÃO Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. Fomos à piscina à artigo e preposição Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM PLANO DE CURSO PNLD2017 Ensino Fundamental II MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O momento de escolha de uma coleção aprovada no PNLD pode se transformar em uma fonte de incertezas para o educador das

Leia mais

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa NOVA ORTOGRAFIA Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Onde ocorrem as mudanças Países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Oficialização

Leia mais

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS O que é ortografia? Grego orto = correto + graphé = escrita; Uma só língua, duas ortografias Português - mais de 250 milhões de pessoas. Angola: 17.024.000

Leia mais

Obra: Autor: Página 3 Exemplificação do item 1.5.: Página 4 Substituir os dois quadros que abordam o emprego de hífen após consoante m ou n por:

Obra: Autor: Página 3 Exemplificação do item 1.5.: Página 4 Substituir os dois quadros que abordam o emprego de hífen após consoante m ou n por: ERRATA ERRATA Obra: Gramática Aplicada Para Concursos 1 a edição Autor: Décio Sena Página 3 Exemplificação do item 1.5.: baiúca baiuca Página 4 Substituir os dois quadros que abordam o emprego de hífen

Leia mais

22/08 (Quarta-feira) 24/08 (Sexta-feira) 28/08 (Terça-feira) 30/08 (Quinta-feira) Português. Ciências Cap. 6 páginas 175 a 194. História / Geografia

22/08 (Quarta-feira) 24/08 (Sexta-feira) 28/08 (Terça-feira) 30/08 (Quinta-feira) Português. Ciências Cap. 6 páginas 175 a 194. História / Geografia Provas 2º ano A (Quarta-feira) () Contos Sinônimos / antônimos Silaba tônica Pontuação Divisão silábica e classificação Ortografia: palavras com (e/i) no final Acento gráfico Noticia/reportagem Ortografia:

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA www.soumultilaser.com.br ÍNDICE Acento agudo... 1 Acento diferencial... 2 Acento circunflexo... 4 Trema... 5 Alfabeto... 5 Hífen... 6 Uso do hífen...

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 3

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

Português Profª Maria Tereza

Português Profª Maria Tereza Curso Simulados Material Complementar Simulado 2 Português Profª Maria Tereza Português ACENTUAÇÃO ACENTOS E SINAIS O acento agudo ( ) assinala as vogais tônicas, indicando timbre aberto em "e" / "o".

Leia mais

Português - Principais Tópicos Para Concursos

Português - Principais Tópicos Para Concursos Português - Principais Tópicos Para Concursos PORTUGUÊS por Terezinha Rêgo Português - Principais Tópicos Para Concursos PORTUGUÊS por Terezinha Rêgo Lançamento: 08/03/2008 Atualização : 22/12/2016 43

Leia mais

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 1 CENTRO 3274 6537 JARAGUÁ 3443 5574 www.cursocenpro.com.br Revisão para o 1º simulado de Português CMBH 6º ano/ 9 Data: 22/05/12 NOME: SALA: FONÉTICA FONEMA, LETRA,

Leia mais

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 11 LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica, ou seja, uma sílaba que é pronunciada com maior intensidade, porém nem sempre a sílaba

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa O atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em definitivo no dia 12 de outubro de 1990 e assinado em 16 de dezembro do mesmo ano. O documento

Leia mais

REGRAS DE ACENTUAÇÃO

REGRAS DE ACENTUAÇÃO REGRAS DE ACENTUAÇÃO ACENTOS GRÁFICOS SÍLABA TÔNICA X SÍLABA ÁTONA OXÍTONA X PAROXÍTONA X PROPAROXÍTONA sa-ci ca-ne-ca ló-gi-co HIATO X DITONGO X TRITONGO sa-ú-de rou-pa i-guais 1) Oxítonos * Terminados

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Acentuação II

PORTUGUÊS. aula Acentuação II PORTUGUÊS aula Acentuação II Hiato I / U TÔNICOS, COM OU SEM S GAÚCHO, REÚNE, BAÚS PAÍS, ATEÍSMO, DESTRUÍ-LO GA-Ú-CHO, RE-Ú-NE, BA-ÚS PA-ÍS, A-TE-ÍS-MO, DES-TRU-Í-LO Hiato I / U TÔNICOS, COM OU SEM S GAÚCHO,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Reconhecimento das letras do alfabeto Reconhecimento dos numerais de 1 a 20; Escrita do nome; Representação simbólica gráfica. Conteúdos

Leia mais

PROF. RENATO PORPINO

PROF. RENATO PORPINO PROF. RENATO PORPINO FONOLOGIA Fonemas são os sons da fala que são capazes de estabelecer uma diferenciação de significado entre dois vocábulos. Um fonema é um som que é capaz de distinguir uma palavra

Leia mais

PORTUGUÊS VOZES VERBAIS

PORTUGUÊS VOZES VERBAIS PORTUGUÊS VOZES VERBAIS Professor Marco Antonio Macarrão Vozes verbais VOZ ATIVA - pratica VOZ PASSIVA - sofre VOZ REFLEXIVA pratica e sofre Vozes verbais SINTÉTICA: VTD + SE VOZ PASSIVA ANALÍTICA: SER

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Prof. Flaverlei A. Silva

ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Prof. Flaverlei A. Silva ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Flaverlei A. Silva o acento agudo ( ) - a, i, u e em, indica as vogais tônicas da palavra: carcará, caí, armazém. e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto: lépido, céu,

Leia mais

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES Edição comemorativa de 20 anos. Revista, ampliada, novos exercícios e questões. 20ª edição Brasília 2014 2014 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são

Leia mais

países lusófonos prof.serjãogomes

países lusófonos prof.serjãogomes A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (países lusófonos) consiste em nove países independentes que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné

Leia mais

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. NOVASRE GRASORT OGRÁF I CAS DAL Í NGUAPORT UGUE S A GE S T ÃOENE GÓCI OS I g orri be i r o Autor Igor Ribeiro Revisão NT Editora Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora Ilustração

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO O acento gráfico é um mero sinal de escrita, que não deve ser confundido com o acento tônico, que é a maior intensidade de voz apresentada por uma sílaba quando pronunciamos

Leia mais

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Leia mais

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a:

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: FONOLOGIA / ACENTUAÇÃO GRÁFICA O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: encontros vocálicos encontros consonantais

Leia mais

200 DICAS E MACETES DE PORTUGUÊS. Professor Leo

200 DICAS E MACETES DE PORTUGUÊS. Professor Leo 200 DICAS E MACETES DE PORTUGUÊS Professor Leo www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Este livro vai ajudá-lo a entender melhor vários tópicos da gramática, já que aborda muitas perguntas e dúvidas feitas

Leia mais

Prefeitura do Município da Estância Balneária de Praia Grande do Estado de São Paulo

Prefeitura do Município da Estância Balneária de Praia Grande do Estado de São Paulo Prefeitura do Município da Estância Balneária de Praia Grande do Estado de São Paulo PRAIA GRANDE-SP Comum aos Cargos de Nível Fundamental: Borracheiro Eletricista - Civil Eletricista - Autos Mecânico

Leia mais

Lista 1 - Língua Portuguesa 1

Lista 1 - Língua Portuguesa 1 Lista 1 - Língua Portuguesa 1 A língua portuguesa e o Novo Acordo Ortográfico LISTA 1 - LP 1 - A LÍNGUA PORTUGUESA E O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO A língua portuguesa e o Novo Acordo Ortográfico Considera-se

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa CURSO MATRIZ AULAS 01 A 07. Língua Portuguesa CURSO MATRIZ Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa CURSO MATRIZ AULAS 01 A 07. Língua Portuguesa CURSO MATRIZ Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo Prof. Adriana Figueiredo www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 11 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação dos Vocábulos Quanto à Sílaba Tônica Sílaba tônica é a sílaba da palavra

Leia mais

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira FONÉTICA SONS FONEMAS LETRAS E FONEMAS ZEBRA CASAMENTO EXÍLIO TEXTO EXIBIR ENXAME TÁXI TÓXICO GUITARRA COMPRA CONTA CANTA NAVE HOJE CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS VOGAIS

Leia mais

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo.

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo. Capítulo 1 NOÇÕES DE FONÉTICA Fonética é a parte da gramática que estuda os fonemas, em sua natureza física e fisiológica. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos

Leia mais

CONTEÚDOS PBs 1º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS PBs 1º BIMESTRE/ /202/203 REDAÇÃO Interpretação de texto; 201/202/203 Interpretação, características, conceitos e produção de Texto Enigmático; Adivinhas e Parlendas (Unidade 1 do livro). Elementos coesivos: escrita textual, paragrafação,

Leia mais

CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANEXO 1. História em quadrinhos e Tirinhas de humor. Reconhecer a estrutura do texto de história em quadrinhos.

CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANEXO 1. História em quadrinhos e Tirinhas de humor. Reconhecer a estrutura do texto de história em quadrinhos. CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Texto Técnico Conhecer os itens de um texto técnico. Conhecer os direitos dos animais. Reconhecer como gênero literário: fábulas, histórias em quadrinhos, reportagens,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 1 Fonética e Fonologia Por que devemos aprender fonética? Porque precisamos conhecer mais profundamente como as palavras faladas são representadas pela escrita,

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 1 A 5. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 1 A 5. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 19 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Sílaba tônica é a sílaba da palavra que é pronunciada com maior intensidade. Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras classificam-se em:

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA Com base no Edital n º 007 SEGPLAN/SSPAP/PCGO, de 4/11/2016 Revisão ponto a ponto POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS COORDENAÇÃO Leandro Bortoleto Paulo Lépore Rogério Sanches

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE ACENTUAÇÃO DE PALAVRAS: OBSERVAÇÕES A PARTIR DE EDUARDO CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA Alana Bardella da Silva (UEMS) 8bardella@gmail.com Livia Carneiro Lima da Hora (UEMS)

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará SEDUC-PA. Professor Classe I - Português. Edital Nº 01/2018 SEAD, 19 de Março de 2018

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará SEDUC-PA. Professor Classe I - Português. Edital Nº 01/2018 SEAD, 19 de Março de 2018 Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará SEDUC-PA Professor Classe I - Português Edital Nº 01/2018 SEAD, 19 de Março de 2018 MR112-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Secretaria de Estado de

Leia mais

PORTUGUÊS AULA 10 ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO GRÁFICA

PORTUGUÊS AULA 10 ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO GRÁFICA CURSO DE CONHECIMENTOS BÁSICOS P/ EBSERH NACIONAL 2015 PORTUGUÊS AULA 10 ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO GRÁFICA Equipe Professor Rômulo Passos 2015 Página 0 de 11 Olá, futura (o) concursada (o)! Segue a 10ª aula

Leia mais

Apresentação 7 Apresentação

Apresentação 7 Apresentação Apresentação 7 Apresentação Uma pequena síntese para que você, leitor(a), comece a se sentir em casa. A obra abrange todo o conteúdo exigido pela banca CESPE. Uma questão importante, que não deve ser desprezada,

Leia mais