Conhecimento e Ciência. Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conhecimento e Ciência. Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem"

Transcrição

1 Conhecimento e Ciência Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem

2 A BUSCA DO CONHECIMENTO A preocupação com o conhecimento não é nova. Praticamente todos os povos da antigüidade desenvolveram formas diversas de saber. As força propulsora que leva o homem a busca pelo saber/compreender o mundo em que vive : A busca pela ordem (caos/desordem/multiplicidade de formas) procuramos estabelecer semelhanças, diferenças, contigüidades, sucessão no tempo, causalidades que possibilitem por ordem no caos. Necessidades práticas da existência frente a situações de crise ou de problemas a serem resolvidos.

3 A BUSCA DO CONHECIMENTO Mobilização da nossa capacidade criativa para resolver problemas. Esse esforço do pensamento leva-nos a buscar soluções e testar a sua eficácia Acumulação de conhecimentos a serem utilizados novamente. Há a possibilidade do homem agir sobre o mundo e tentar transformá-lo.

4 O que é CONHECIMENTO? Ato de conhecer O conhecimento é o pensamento/racíocinio que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. Sujeito: o observador/o pensante/o cognoscente objeto: qualquer entidade, fato, coisa, realidade, ou propriedade (o cognoscível). Técnica/Método/Caminho O conhecimento é uma técnica para verificação de um objeto que pode ser submetido a tal procedimento. Técnica é o uso de um órgão do sentido e da razão, tanto quanto a utilização de instrumentos complexos Produto O conhecimento também se refere ao produto, ao resultado do conteúdo do ato de conhecer, ou seja, o saber adquirido e acumulado pelo sujeito.

5 Formas de Conhecer Mito Filosofia Teologia Arte/Estética Senso comum Ciência

6 Formas de Conhecer Mito: é uma forma de explicar o mundo e os fenômenos. É uma verdade que não precisa de provas para ser aceita, uma verdade não n teórica, intuitiva. Foi a primeira forma de dar significado ao mundo, m quando o homem se deu conta de fatos que não controlavam e dos quais não conheciam o funcionamento. São transmitidas oralmente, em fábulas, lendas e outras expressões. Filosofia: Também é uma forma de conhecer o mundo. É uma postura diante do mundo e uma prática de vida que procura pensar e questionar as coisas como são, além de sua aparência. Filosofar é interrogar, é explorar aquilo que não sabemos. Quando encontramos s a resposta para a nossa indagação a filosofia se torna ciência. Sentido do Conhecimento do Mundo

7 Formas de Conhecer Teologia (explicação religiosa): é um saber sistemático e dogmático, mantido na atualidade para responder questões existenciais e sobrenaturais, como elementos para dar conteúdo ao desejo de transcendência e se baseia na fé. Como Transcendência ao Mundo Arte: expressão criativa com a qual o indivíduo manifesta o processo interior de expressão do real, é a forma pessoal de estabelecer contato com os fenômenos.

8 Formas de Conhecer Senso Comum É o conhecimento adquirido no cotidiano, transmitido oralmente, no dia a dia, de um a outro. É o conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiência vivida na coletividade a que pertencemos. Trata-se de um conjunto de idéias que nos permite interpretar a realidade, bem como um corpo de valores que nos ajuda a avaliar, julgar e, portanto, adquirimos confiança para agir. É um conhecimento não refletido misturado a crenças e preconceitos

9 Formas de Conhecer senso comum É um conhecimento ingênuo (não crítico, fragmentado, difuso, assistemático e as vezes incoerente) e conservador (resiste às mudanças) Precisa ser transformado em bom senso ou superado por formas mais requintadas de conhecer, tais como: a ciência ou a filosofia. Para ser transformado em bom senso precisa torna-lo organicamente estruturado, coerente e crítico. Apesar das inconsistências inerentes ao conhecimento de senso comum ele se constitui na base a partir do qual se constrói a ciência.

10 Formas de Conhecer senso comum Fontes de conhecimento Tradição: aquilo que se conhece como verdade há muito tempo Ex:Valores e Práticas Rotineiras Autoridade: aquilo que é assumido como verdade porque advém do conhecimento especializado. Ex: Ordens Médicas e Escritos Bíblicos Intuição: aquilo que as pessoas percebem e sentem como verdadeiros. Ex: Crenças e Opiniões.

11 Formas de Conhecer Ciência Ciência: latim scientia -saber, conhecer, ou seja, apreender a realidade, pela relação de fatos, idéias ou proposições. Ciência é um saber metódico e rigoroso, isto é, um conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, mais ou menos sistematicamente organizados. (Japiassú) ciência é o conjunto de informações descritivas, explicativas e preditivas da realidade; é sempre uma construção mental sobre a realidade, como resultado da observação e experiência. É uma formulação metódica sobre a realidade, tendo como princípio a objetividade e a sistemática observação de dados. (Leopardi)

12 Formas de Conhecer Ciência Função da Ciência Visão Estática Visão Euristica Construir corpo de Resolver problemas conhecimento específico (explicar como os de uma área fenômenos ocorrem, buscar relações entre os fatos e prevê-los)

13 CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CIÊNCIA Ciências Formais: se ocupam de fenômenos cuja forma só aparece através de simbolos.. EX: Lógica e Matemática Ciências Factuais: se ocupam de fatos observáveis seja na natureza, seja na sociedade a) Naturais: Física, Química, Biologia, Psicologia individual b) Culturais: Sociologia, Economia, história, Antropologia, Direito, ito, Serviço Social, Ciência Política.

14 Disciplinas Integrativas: não podem ser consideradas ciências em si, pois se referem a objetos complexos e particulares, cujas características são tanto naturais como sociais Medicina Enfermagem Nutrição

15 Como se dá o CONHECIMENTO? A base do conhecimento, de qualquer tipo de conhecimento, é construída a partir da relação que se estabelece entre o sujeito (o cognoscente) e um objeto (objeto de conhecimento ou o cognoscível). Na relação entre o Sujeito e o Objeto mediado pela Técnica Se estabelece uma operação cognitiva (pensamento/raciocínio) que se dirige a um objeto e que tende a instaurar com o próprio objeto uma relação da qual venha emergir características deste Cada vertente filosófica irá compreender o processo de construção do conhecimento de forma singular.

16 Como se forma o CONHECIMENTO? As diferentes Escolas de Pensamento Os Idealistas Acreditam que o mundo externo e material é produzido pela mente ou pelas idéias, de que não pode existir separadamente. A realidade, por conseguinte, começa dentro da mente e não fora dela. Conhecer num mundo de constantes mudanças é buscar nas coisas uma certa idéia ou forma que é a sua essência ou natureza que esta sempre presente. Só podemos chegar a ter um conhecimento seguro daquilo que reconhecemos com a razão Platão AC Hegel (dialética)

17 Como se forma o CONHECIMENTO? As diferentes Escolas de Pensamento Os Materialistas Os materialistas têm uma visão completamente oposta à dos idealistas sobre a natureza da realidade. Acreditam que tudo o que existe é matéria ou depende da matéria para existir. O mundo real está fora de nós, não em nossa mente. Aristóteles ( a.c.) Princípio da indução e dedução( Lógica Formal)- processo de formular leis gerais a partir de fatos particulares e a partir delas fazer novas deduções.

18 Lógica Formal Lógica (logos - pensamento/razão) É o instrumento que vai dar as regras do pensamento correto para o alcance da verdade. Ele permite o pensar rigoroso do filósofo e do cientista. Inferência: processo do pensamento pelo qual chegamos a uma conclusão. A lógica examina se a estrutura (o argumento) das inferências é correta ou não. O argumento é representado por proposições Exemplo: 1 a Proposição - Toda baleia é mamífero 2 a Proposição - Ora, nenhum mamífero é peixe 3 a Proposição - logo, nenhuma baleia é peixe Há 3 proposições em que a última é uma conclusão que deriva das 2 anteriores chamadas de premissas ( que foram colocadas anteriormente)

19 Lógica Formal Tipos de Argumento Dedução: é o argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de duas premissas. Ela parte de uma proposição geral para a particular. Exemplo: Todos os homens são mortais. João é homem Logo, João é mortal (lei Universal) A dedução cientificamente apenas organiza o conhecimento já adquirido, porém ela não inova

20 Lógica Formal Indução: como lógica estruturante do pensamento é a condução da observação do particular para a generalização. Enquanto na dedução a conclusão deriva de verdades universais já conhecidas, partindo do plano do inteligível, a indução ao contrário, chega a uma conclusão a partir da experiência sensível, dos dados particulares. Exemplo: Esta porção de água ferve a cem graus, e esta outra também, e esta outra também, Logo, a água ferve a cem graus Enquanto a conclusão da dedução está contida nas premissas e retira daí sua validade a conclusão da indução tem apenas probabilidade de estar correta. A indução é uma forma de pensar de grande valia nas ciências experimentais, pois nela está embutida uma certa probabilidade, ou seja, no raciocínio que, baseado em alguns casos da experiência presente, nos faz inferir que o mesmo poderá acontecer mais tarde. É uma argumentação na qual a partir de dados inferimos uma verdade universal.

21 Como se forma o CONHECIMENTO? As diferentes Escolas de Pensamento Os Racionalistas Consideram que as verdades sobre a realidade só podem ser reveladas através da razão e não pelo que os sentidos nos apresentam sobre o mundo. O conhecimento se dá pela razão e não pela experiência. Descartes ( ) O alicerce racional de Descartes é a sua afirmação penso, logo existo. Com isso, identificou a mente como algo separado da matéria (dualista). Escreve o discurso do método onde busca um novo método que possibilite a invenção e a descoberta e não se restrinja à demonstração do já sabido. Busca na matemática a aplicação da ordem e medidas para estabelecer as cadeias de razões. Constroi o racionalismo priorizando o sujeito e não o objeto

22 Como se forma o CONHECIMENTO? As diferentes Escolas de Pensamento Os Empíricos Empirismo é o oposto de racionalismo. Os empíricos acreditam que o verdadeiro conhecimento do mundo é obtido através da experiência, ou seja, através dos sentidos, como ver, ouvir, apalpar cheirar e degustar e não através da razão. Temos idéias apenas porque temos percepções. Prestigia a técnica, insiste na necessidade da experiência e investigação seguindo um método preciso. BACON ( )

23 Como se forma o CONHECIMENTO? Os positivistas Comte (século XIX) Originário do racionalismo une a razão com o rigor da experiência Busca da explicação dos fenômenos através da observação dos fatos e das relações dos mesmos e a necessidade de uma teoria que ligue esses fatos. Só a ciência nos dá o conhecimento verdadeiro ( critérios da verificabilidade) A Ciência seleciona o que lhe interessa conhecer excluindo o sujeito e as suas emoções (relega à filosofia e a arte outros tipos de verdade intuída pelos sentimentos) Associa a experiência com a lógica matemática,ou seja, com uma linguagem quantificadora.

24 Como se forma o CONHECIMENTO? As diferentes Escolas de Pensamento Os Materialistas dialéticos É a união do materialismo clássico com a dialética. Os materialistas acreditam que tudo que existe é matéria ou depende da matéria para existir. O mundo real está fora de nos e não em nossa mente. O conhecimento se dá pelo movimento racional que nos permite superar um contradição. - Karl Marx ( )

25 Como se forma o CONHECIMENTO? As diferentes Escolas de Pensamento Os Fenomenologistas A fenomenologia estuda como as coisas são apresentadas ou representadas. Os fenomenologistas tentam ir além da aparência, ou superfície sensível, para revelar a natureza da consciência em si. Husserl ( ) Heidegger ( ) Merleau-Ponty ( )

26 Como se dá o CONHECIMENTO? Enfoque positivista prioriza o objeto Sujeito Objeto Enfoque fenomenológico prioriza o sujeito Sujeito Objeto Enfoque materialista-dialético prioriza a relação histórica entre os dois polosobjeto-sujeito Sujeito Objeto

27 OS PARADIGMAS DA CIÊNCIA Empírico-Análiticos Base: Positivismo Características: Considera a realidade como formada por partes isoladas. Não aceita outra realidade que não seja os fatos que podem ser verificados (evidência) Busca descobrir as relações entre os fatos (variáveis) para explicar e predizer os fenômenos Visa o conhecimento objetivo Propõe a neutralidade científica Considera verdade aquilo que for empiricamente comprovado. Usa métodos das ciências naturais Propõe generalização dos resultados obtidos Faz uma foto dos fatos Compreensivos Bases: Fenomenologia e Antropologia Características: Fenomenologia Investiga o mundo vivido pelos sujeitos considerados isoladamente O propósito é revelar os significados subjetivos na perspectiva dos sujeitos Etnografia Uma forma de compreender a prática artesanal da vida cotidiana. Descrever os tabus, os rituais, o comum, etc.. Interacionismo simbólico descrever o comportamento humano a partir de suas interações sociais e o sentido simbólico faz um Rx do fenômeno TEIXEIRA,2000 Crítico-Dialético Bases: Materialismo Histórico dialético Características: Representa o caminho que aponta a dinâmica do real. Trata da coisa em si. Busca o concreto. Mostra as contradições. Reproduza a realidade partindo da atividade prática objetiva do homem. Visa a transformação e a mudança da realidade. Visa a totalidade dos fatos e a metafísica da vida cotidiana. Categorias: a matéria, a consciência e a prática social. Faz um filme do real

28 POSITIVISMO Ciência Ciência é a forma de conhecimento que não somente pretende apropriarse do real para explicá-lo de modo racional e objetivo, mas procura estabelecer entre os fenômenos observados relações universais e necessárias, o que autoriza a previsão de resultados (efeitos) cujas causas podem ser detectadas mediante procedimentos de controle experimental. (Japiassú) Conhecimento verificável por um processo sistemático, controlado, objetivo, racional, preditivo e falível. É um conhecimento que se apresenta como um conjunto de proposições coerentes e encadeadas racionalmente (leis, teorias), sem nenhum tipo de contradição interna. O conhecimento científico é obtido através da investigação científica (Pesquisa); ou seja, a utilização do Método Científico.

29 Características do Conhecimento Científico 1. O conhecimento científico é racional a) É constituído por conceitos, juízos e raciocínios e não por sensações, imagens, valores, modelos de conduta, etc b)contém idéias que se organizam em sistemas: conjunto ordenados de proposições (teorias) e não idéias simplesmente aglomeradas ao acaso ou de forma cronológica.

30 Características do Conhecimento Científico 2. O conhecimento científico é Objetivo a) Procura concordar com o seu objeto - busca a verdade por meio da observação, investigação e experimentação; 3. O conhecimento científico é verificável a) É aceito como válido quando passa pela prova da experiência - é a comprovação que torna válido, pois enquanto não são comprovadas, as hipóteses deduzidas através de um sistema de idéias formuladas pela inferência dedutiva, não podem ser consideradas científicas.

31 Características do Conhecimento Científico 4. O conhecimento científico é dependente de investigação metódica a) É planejado - o cientista não age ao acaso, ele sabe o que procura e como deve proceder para alcança-lo. Quando surge algo imprevisto ele o coloca sob controle. b) Obedece a um método pré-estabelecido - método científico 5. O conhecimento científico é Sistemático a) É constituído por um sistema de idéias (hipóteses), comprovadas e logicamente correlacionadas (teorias). Os fatos são captados e apreendidos de modo sistemático, visando a um objetivo definido.

32 Características do Conhecimento Científico 6. O conhecimento científico é acumulativo a) Seu desenvolvimento é uma conseqüência de um contínuo selecionar de conhecimentos significativos. b) Novos conhecimentos podem substituir os antigos, quando estes se revelam disfuncionais ou ultrapassados. 7. O conhecimento científico é fálivel a) Não é definitivo, absoluto ou final - o próprio progresso da ciência induz novas indagações, sugere novas hipóteses, mas que precisam ser testadas.

33 Características do Conhecimento Científico 8. O conhecimento científico é explicativo e preditivo a) Tem por finalidade explicar os fatos em termos de leis b) Baseando-se na investigação dos fatos, assim como no acúmulo das experiências, a ciência atua no plano previsível, portanto tem a função de prognosticar tanto o futuro como o passado, com isso pode exercer controle e modificar o curso de ocorrências futuras, ou ainda prever ocorrências.

34 OS PARADIGMAS DA PESQUISA Método Positivismo Experimentação com controle e manipulação de variáveis Estabelece relações causais Métodos quantitativos e estatísticos Procura estudar as partes, pois considera impossível conhecer a totalidade (especializações) Relação Sujeito e objeto O objeto é privilegiado em relação ao sujeito, devendo este assumir distanciamento e neutralidade em relação ao objeto. O objeto tem sua natureza própria que só pode ser conhecida quando visível e aparente. Lógica Usa a lógica formal Matemática como raciocínio concreto. Somente a evidência comprova a realidade LEOPARDI,2001

35 O que é pesquisa? Conceitos Atividade básica das Ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca, que define um processo inacabado e permanente (MINAYO) A pesquisa é atividade científica pela qual descobrimos a realidade. A realidade não se desvenda na superfície. Não é o que aponta à primeira vista. (DEMO) É o modo próprio que a ciência tem para obter conhecimento da realidade empiríca (RUDIO) É um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento (RUDIO) A pesquisa científica se distingue de outras modalidades de pesquisa pelo método, pelas técnicas, por estar voltada para a realidade empírica e pela forma de comunicar o conhecimento (RUDIO)

36 Tipos de Pesquisa 1. Pesquisa Básica: preocupa-se com a realização de observações empíricas que possam ser utilizadas para acumular informações ou para formular ou aperfeiçoar uma teoria. É desenvolvida pelas Ciências Formais, isto e, pela Biologia, Matemática, etc. Ex: As leis da Genética, da Física, da Matemática. 2. Pesquisa Aplicada: 2. Pesquisa Aplicada: centraliza o seu foco na descoberta de uma solução para um problema imediato. São desenvolvidas pela Engenharia, Enfermagem, Medicina. Ex: Avaliação do ganho de peso dos RN de uma comunidade. Quais as causas do infarto?

37 Tipos de Pesquisa 1. Pesquisa Básica: Pesquisa pura ou teórica que gera, testa e expande teorias que descrevem, explicam ou prevêem o fenômeno de interesse para uma área da ciência, sem considerar seu uso posterior. É desenvolvida pelas Ciências Formais, isto é, pela Biologia, Matemática, etc. Ex: As leis da Genética, da Física, da Matemática. 2. Pesquisa Aplicada: 2. Pesquisa Aplicada: Centraliza o seu foco na descoberta de uma solução para um problema imediato. Responde questões relacionadas com a aplicabilidade de torias básicas em situações práticas. São desenvolvidas pela Engenharia, Enfermagem, Medicina. Exs: Avaliação do ganho de peso dos RN de uma comunidade. Quais as causas do infarto?

38 O que Pesquisar? Objeto de pesquisa (Lacunas no conhecimento) Aspectos éticos Impacto: Social Cultural Ambiental Econômico

39 Para que Pesquisar? Produzir conhecimentos ordenadamente e sistematicamente. Ampliar a base de informações para exercer um aprátiva crítica e transformadora. Definir papéis distintos e singulares. Contribuir para a identidade e autonomia dos profissionais. Documentar a relevância social e a eficácia do exercício profissional

40 Pesquisa em Administração em Saúde? Produção Lacunas do Conhecimento Tendências

41 FASES DO PROCESSO DE PESQUISA I Planejamento da pesquisa II A coleta de dados III A análise dos dados INVESTIGAÇÃO IV A comunicação

42 A Integração da Pesquisa emenfermagemna Prática Fl or en ce Ni g t h i n g a l e

43 Florence Nightingale ( ) é conhecida como fundadora da profissão de enfermeira, mas ela também salvou milhares de vidas utilizando a estatística. O encontrar um hospital em más condições sanitárias e sem suprimentos, tratou de melhorar essas condições e passou a utilizar a estatística para convencer as autoridades da necessidade de uma reforma nos serviços de saúde. Elaborou Gráficos originais para mostrar que, durante a guerra da Criméia, morreram mais soldados em conseqüência de más condições sanitárias do que em combate. Florence foi a pioneira na utilização não só da estatística social como das técnicas de gráficos. Triola MF. Introdução à Estatística. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC;1999.

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico O Método Cientifico: o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e o materialismo dialético. Héctor José

Leia mais

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Método Científico Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates Definições de Ciência Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer.

Leia mais

Conhecimento Científico e Ciência

Conhecimento Científico e Ciência Conhecimento Científico e Ciência CEA458 Metodologia de Pesquisa Aplicada à Computação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Engenharia Eletrônica! Projeto Integrador I - Iniciação Científica Ciência, Conhecimento, Tecnologia

Leia mais

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Método Científico Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br Ciência Pode-se afirmar

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Ms. Samuel Henrique Bucke Brito prof@shbbrito.net Discussão do Trabalho Científico 1 Objetivo do Trabalho de Conclusão Desenvolver um projeto de pesquisa na área

Leia mais

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA O MÉTODO CIENTÍFICO Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA Para que serve isso de Metodologia? Ciência e Conhecimento. A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo de Pesquisa A importância do Método Scientia...palavra

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 05: Desenvolvendo o problema científico. Metodologia e fases da pesquisa. 13 de abril de 2015

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS Prof. Dr. Alexandre Mantovani mantovani@eerp.usp.br EPISTEMOLOGIA Epistemologia: ramo da filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento. Mais

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica Metodologia Científica e Etapas do PI Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, setembro de 2007.

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. José Geraldo Mill Diretor de Pós-Graduação A origem do conhecimento Conhecer: É buscar explicações para os fatos que podem

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Método e Hipótese Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela Método

Leia mais

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB CURSO DE TECNOLOGIA Metodologia Científica A Atitude Científica As Concepções de Ciência A Ciência na História Classificações de Ciência Tipos de Conhecimentos

Leia mais

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Desde a Antiguidade, até os dias

Leia mais

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo Metodologia Científica Thaís Gaudencio do Rêgo gaudenciothais@gmail.com Ciência O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto Desfruta de uma posição privilegiada com relação

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. Patrícia Ruiz Spyere

MÉTODO CIENTÍFICO. Patrícia Ruiz Spyere MÉTODO CIENTÍFICO Introdução Método científico Modelos de método científico INTRODUÇÃO Mitos Explicação da realidade e dos fenômenos naturais de forma simbólica, por meio de deuses, semi-deuses e heróis

Leia mais

Aula 4 Métodos de Pesquisa

Aula 4 Métodos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 4 Métodos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br A CONSTRUÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Principais métodos científicos Aplicações do método MÉTODO DE

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA 2016-2 PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA CIÊNCIA Etimologia: Ciência vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento;

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico

Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico Investigação: Objectivos e metodologias Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico O que é Ciência? Uma teoria científica é uma tentativa de explicação racional do universo, num

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Teoria e Prática Científica Antônio Joaquim Severino Grupo de pesquisa: Educação e saúde /enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO Ensino Médio 2º Ano - LPT Professor: Rafael Farias O conhecimento popular/empírico também pode ser designado vulgar ou de senso comum. Porém, nesse tipo de conhecimento,

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos MTA Aula 02 Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos TIPOS DE CONHECIMENTO 1. Filosófico 2.Teológico 3. Empírico 4.Científico 1.1.1 Conhecimento filosófico A filosofia teve seu início na Jônia,

Leia mais

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificação das Ciências FORMAIS Lógica Matemática Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar CIÊNCIAS

Leia mais

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO O que é método e metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? O que é método científico? Quais as vantagens

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas 1 Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas Os seres humanos sempre buscaram formas de compreender os fenômenos que ocorrem em seu dia a dia, de modo a procurar soluções para

Leia mais

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar Ciência e Sociedade Aula Especialização em Gestão Escolar O desconhecido é um estado (situação) no qual prepondera o não dominado, o não possuído, a Relação homem e conhecimento O ser humano se situa em

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos FILOSOFIA DA CIÊNCIA Prof. Adriano R. 2º Anos CÍRCULO DE VIENA - Os filósofos do Círculo de Viena representam o movimento filosófico do positivismo lógico ou empirismo lógico, segundo o qual o saber científico

Leia mais

Sumário 1 Conhecimento científico e ciência, 1

Sumário 1 Conhecimento científico e ciência, 1 Sumário Prefácio da 7 a edição, xv 1 Conhecimento científico e ciência, 1 1 Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento, 1 1.1 Correlação entre conhecimento popular e conhecimento científico,

Leia mais

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa Faculdade de ciências jurídicas e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 06/47 20/03 Formas do Conhecimento SENSAÇÃO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM RACIOCÍNIO

Leia mais

Metodologia científica

Metodologia científica Metodologia científica Introdução Você sabia que conhecimento acadêmico-científico contém normas para seu desenvolvimento? Pois bem. Tais conhecimentos são reunidos na metodologia científica e todo saber

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

A teoria do conhecimento

A teoria do conhecimento conhecimento 1 A filosofia se divide em três grandes campos de investigação. A teoria da ciência, a teoria dos valores e a concepção de universo. Esta última é na verdade a metafísica; a teoria dos valores

Leia mais

Universidade Estadual Vale do Acaraú Semana da Matemática. Ciências x Natureza. Prof. Márcio Gomes

Universidade Estadual Vale do Acaraú Semana da Matemática. Ciências x Natureza. Prof. Márcio Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú Semana da Matemática Ciências x Natureza Prof. Márcio Gomes Ciências Do verbo em latim: scire ("saber") que designa a origem da faculdade mental do conhecimento. Scientia

Leia mais

TIPOS DE CONHECIMENTO

TIPOS DE CONHECIMENTO CONDICIONAMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO CONCEPÇÕES Conscientes / Inconscientes - Valores, crenças e preconceitos - Conhecimentos - Experiências - Necessidades afetivas, sentimentos PERCEPÇÕES / ATITUDES

Leia mais

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto.

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto. FILOSOFIA Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 11.º Ano COMPETÊNCIAS/OBJETIVOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO Problematização, conceptualização e argumentação. Análise metódica de

Leia mais

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 04 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Apresentar o período moderno da filosofia que contribuiu como base pré-científica para o desenvolvimento da Psicologia.

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real TEMA-PROBLEMA 8.2. Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real CONHECER Conhecer é um ato em que se cruzam o indivíduo e o objeto de conhecimento. ATO que exprime uma relação

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Gnosiologia e Epistemologia Prof. Msc Ayala Liberato Braga Conhecimento filosófico investigar a coerência lógica das ideias com o que o homem interpreta o mundo e constrói sua própria realidade. Para a

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

Tipos de conhecimento

Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti",

Leia mais

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Ciência propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual

Leia mais

Introdução O QUE É FILOSOFIA?

Introdução O QUE É FILOSOFIA? O QUE É FILOSOFIA? A filosofia não é uma ciência, nem mesmo um conhecimento; não é um saber a mais: é uma reflexão sobre os saberes disponíveis. É por isso que não se pode aprender filosofia, dizia kant:

Leia mais

Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação Metodologias de Investigação Projecto de Investigação e Intervenção Educativa Autor: Mestre Maria dos Anjos Cohen ISCE Odivelas Temáticas 1.Esclarecimento de Conceitos 1. Conhecimento 2. Método 3. Técnica

Leia mais

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA 1. Argumentação e Lóg gica Formal 1.1. Distinção validade - verdade 1.2. Formas de Inferên ncia Válida. 1.3. Principais Falácias A Lógica: objecto de estudo

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 1

INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 1 INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 1 Professor Isaac Antonio Camargo Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP Mestre em Educação UEL/PR Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP Relações entre CIÊNCIA E ARTE

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - A atividade básica na pesquisa bibliográfica é a investigação em material teórico sobre o assunto de interesse. Ela precede o reconhecimento do

Leia mais

Retificadores de Onda Completa e Metodologia Científica

Retificadores de Onda Completa e Metodologia Científica Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos Retificadores de Onda Completa e Metodologia Científica Clóvis Antônio Petry,

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO 1 O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece (Cognoscente) e o objeto ou fenômeno alvo da pesquisa

Leia mais

OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO

OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO MÉTODOS APLICADOS A FILOSOFIA DO DIREITO Métodos de Raciocínio Cientifico + para o - A conclusão encontra-se nas premissas DEDUTIVO RACIONALISMO Apenas a razão leva ao conhecimento

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro.

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. MÉTODOS DE PESQUISA O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2012 Evandro Prestes Guerreiro O Conhecimento Científico, Senso Comum

Leia mais

Introdução ao Método Científico

Introdução ao Método Científico Introdução ao Método Científico Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Fevereiro de 2018 - O que é pesquisa? - Qual é a sua finalidade? - Como é a pesquisa aplicada à Psicologia? 1 Como se decide qual

Leia mais

AULA 02 O Conhecimento Científico

AULA 02 O Conhecimento Científico 1 AULA 02 O Conhecimento Científico Ernesto F. L. Amaral 06 de agosto de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Aranha, Maria Lúcia de Arruda; Martins, Maria Helena Pires. 2003. Filosofando: introdução à filosofia.

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim MÉTODO CIENTÍFICO Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim NÃO HÁ CIÊNCIA SEM O EMPREGO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS. Conceitos É o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha

Leia mais

Psicologia. Introdução

Psicologia. Introdução Psicologia Introdução O que é Psicologia? Senso Comum: De psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco. ele usa de psicologia para vender seu produto e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Sobre Metodologia Científica

Sobre Metodologia Científica 2013 Sobre Metodologia Científica Sergio Scheer TC022 Introdução a Engenharia UFPR Motivação Para que serve Metodologia Científica? Ciência e Conhecimento A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo

Leia mais

Introdução. O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? Isaac Newton (sec XVI)

Introdução. O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? Isaac Newton (sec XVI) O Método Científico Introdução Platão e Aristóteles (sec V ac) Isaac Newton (sec XVI) O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? O desafio da

Leia mais

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin Metodologia de Pesquisa Profa. Iara Augustin Assuntos a abordar Papel da Ciência Ciência da Computação arte, ciência ou tecnologia? Organização da pesquisa no país Papel da Ciência Papel da Ciência o que

Leia mais

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA... 3 1.1 Bases Lógicas de Investigação... 3 1.2 Métodos Dedutivo e Indutivo... 3 1.3 Método Hipotético-Dedutivo... 5 1.4 Método Dialético e Fenomenológico...

Leia mais

DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA. Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA.

DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA. Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA. DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA. PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Pesquisar: Para quem? (sentido social) Por quê? (histórico) De qual lados

Leia mais

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid Racionalismo René Descartes Prof. Deivid Índice O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional Objetivo de Descartes A importância

Leia mais

Prof. Aparecido Carlos Duarte

Prof. Aparecido Carlos Duarte Unidade I METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Aparecido Carlos Duarte Conteúdo: o que é ciência; classificação e divisão da ciência; o que é método; o que é metodologia científica; o que é um paradigma; movimentos

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo Questão Redija um texto dissertativo acerca dos dois sistemas da economia nordestina no século XVII, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir: identifique e caracterize esses dois sistemas econômicos;

Leia mais

FILOSOFIA MODERNA (XIV)

FILOSOFIA MODERNA (XIV) FILOSOFIA MODERNA (XIV) CORRENTES EPSTEMOLÓGICAS (I) Racionalismo Inatismo: existem ideias inatas, ou fundadoras, de onde se origina todo o conhecimento. Ideias que não dependem de um objeto. Idealismo:

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO SECUNDÁRIO Planificação Anual 2012-2013 FILOSOFIA

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL PROF. ALEXANDRE PAIVA DA SILVA MÉTODOS EM PESQUISA TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1. Introdução 2. Método Indutivo 3. Leis, regras e fases do método

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida.

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram de lado os deuses e os mitos e tentaram

Leia mais

Autor: Francisco Cubal

Autor: Francisco Cubal Autor: Francisco Cubal O senso comum traduz o modo como percepcionamos o mundo a partir das informações apreendidas pelos sentidos, permitindo criar representações ligadas a um determinado significado

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Prof Bruno Tamancoldi

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Prof Bruno Tamancoldi A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Prof Bruno Tamancoldi META DA AULA Apresentar conceitos sobre o Conhecimento, partindo da Filosofia, distinguindo Ciência e senso comum. OBJETIVOS conceituar lógica e raciocínio;

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 1 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Bem-vindo à disciplina Técnicas de Estudo e Pesquisa! Iniciaremos nosso estudo abordando o processo

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010.

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010. Introdução Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software 1 Objetivos Ajudar a Planejar e Conduzir pesquisa experimental: Questões fundamentais sobre ciência e conhecimento científico e o papel

Leia mais

µsíntese manhosa de PC

µsíntese manhosa de PC µsíntese manhosa de PC Diogo Sousa (aka orium) 29 de Dezembro de 2009 1 Disclaimer Se algo estiver errado avisem, mas se chumbarem no exame porque o que aqui está não está correcto, i couldn t care less.

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA UFPR DETF Curso de Engenharia Industrial Madeireira METODOLOGIA CIENTÍFICA AT073 Introdução a Engenharia Industrial Madeireira Prof. Dr. Umberto Klock METODOLOGIA CIENTÍFICA disciplina que "estuda os caminhos

Leia mais

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia Tema 6: Ciência e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Ciência e Filosofia Ciência: vem do latim scientia. Significa sabedoria, conhecimento. Objetivos: Conhecimento sistemático. Tornar o mundo compreensível.

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica.

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo da lógica Definir lógica. Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:48 aulas de 45 minutos OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Motivar para o estudo

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

PROINTER Projeto Integrado IV

PROINTER Projeto Integrado IV PROINTER Projeto Integrado IV Prof. Me. Érico Pagotto O que é Ciência? Organização de conhecimentos Conjunto de afirmações lógicas e relacionadas Tem um objeto ou campo definido Ex: Biologia, Sociologia,

Leia mais

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB O que é a Ciência? Marketing, Publicidade e Relações Públicas Ciência Objecto Método Linguagem Objecto da Ciência Objecto é o assunto de que uma ciência se ocupa; É o campo da realidade abragida por cada

Leia mais

Disciplina de Filosofia Ciências Humanas e suas tecnologias

Disciplina de Filosofia Ciências Humanas e suas tecnologias Disciplina de Filosofia Ciências Humanas e suas tecnologias 2º ano Prof. Queridos Alunos, A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original. Pois, [...] não existem sonhos impossíveis

Leia mais