Arquitetura e Urbanismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquitetura e Urbanismo"

Transcrição

1 1 Estrutura Curricular 2014 Arquitetura e Urbanismo UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Arquitetura e Urbanismo PERÍOD0 Integral DURAÇÃO IDEAL 10 semestres DURAÇÃO MÍNIMA 10 semestres DURAÇÃO MÁXIMA 18 semestres (Ingressantes até 2013) DURAÇÃO MÁXIMA 15 semestres (Ingressantes a partir de 2014 Resolução CoG n , de OBSERVAÇÕES Créditos e carga horária necessários para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo: OBRIGATÓRIAS: crédito aula crédito trabalho OPTATIVAS: crédito aula crédito trabalho (AUP) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: = 272 = horas = 40 = horas = 32 = 480 horas = 04 = 120 horas horas CARGA HORÁRIA ESTÁGIO: (ingressantes a partir de 2011) Vide Informações Gerais item A, fls. 2 = 300 horas a. Total de créditos em disciplinas obrigatórias = 312 Total de créditos em disciplinas optativas = 36 Total geral de créditos = crédito aula equivale a 15 horas/aula 1 crédito trabalho equivale a 30 horas/aula b. O aluno deverá completar, ao menos, 36 créditos em disciplinas optativas eletivas distribuídas da seguinte forma: 08 créditos em disciplinas do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto; 20 créditos em disciplinas do Departamento de Projeto; e 08 créditos em disciplinas do Departamento de Tecnologia da Arquitetura.

2 2 INFORMAÇÕES GERAIS: A. Estágio Obrigatório: A1. Ingressantes dos anos 2008, 2009 e 2010: Alunos ingressantes no período de 2008 a 2010 (período de transição) devem cumprir estágio obrigatório de (noventa) horas, após integralizar o número de créditos em disciplinas obrigatórias referentes até o 6 semestre do curso concluído. As horas de estágio serão validadas por professor integrante da Comissão de Graduação, por meio de formulário próprio (Ficha de Estágio). Aprovado pela Congregação da FAU, em ; A2. Medidas adotadas pela CG/FAU para o cumprimento do Estágio Supervisionado por parte dos ingressantes a partir de 2008: Aqueles que cursaram com aproveitamento a disciplina AUP0171 Arquitetura Projeto/ OPTATIVA I, turma: 03, ministrada às quartasfeiras, no 2º semestre letivo de 2011, cumpriram a 1ª etapa do estágio obrigatório Supervisionado (transição). 2ª Etapa (final): Os ingressantes do ano de 2008, que cumpriram a 1ª etapa acima mencionada, e se matricularam na disciplina Atividades Complementares Transição, necessariamente no 2º semestre letivo de 2012, cumpriram o Estágio Supervisionado. Os ingressantes do ano de 2008 que porventura não tenham cursado a disciplina AUP0171, turma: 03 (especial), no 2º semestre letivo de 2011, deverão se matricular a partir do ano de 2012 na disciplina: Estágio Supervisionado: Transição e possibilitar a conclusão do curso por parte do aluno. A3. Ingressantes dos anos de 2009 e 2010: A partir do ano letivo de 2012, os alunos que já tiverem integralizado os créditos em disciplinas obrigatórias referentes até o 6º semestre concluído, deverão se matricular na disciplina Estágio Supervisionado: Transição (matrícula a partir do 2º semestre letivo de 2012). A4. Ingressantes a partir de 2011: Alunos ingressantes a partir de 2011 devem cumprir estágio obrigatório de no mínimo 300 (trezentas) horas, após integralizar o número de créditos em disciplinas obrigatórias referentes até o 6 semestre do curso concluído. Aprovado pela Congregação da FAU, em A partir do 1º semestre letivo de 2014, os alunos deverão se matricular na disciplina obrigatória Estágio Obrigatório Supervisionado (7º semestre). Importante: Neste caso, os alunos deverão se matricular na disciplina Estágio Obrigatório Supervisionado, após a integralização dos créditos em disciplinas obrigatórias (equivalente ao 6 semestre concluído).

3 3 B. Optativas cursadas em outras Unidades da USP B1. Ao (À) aluno(a) do curso de Arquitetura e Urbanismo é facultado cursar até 25% dos seus créditos, em outras Unidades da USP, que atualmente corresponde a até 9 (nove) créditos, dos 36 (trinta e seis) créditos optativos necessários para a integralização de seu currículo, nos termos da Resolução nº 3045/86 e Resolução CoG nº 4749/2000, conforme aprovado pela Congregação, em sessão de Assim, considerando que o aluno poderá computar/validar até 9 (nove) créditos em disciplinas optativas, o mesmo deverá observar ainda, que há um limite de créditos préestabelecido para cada um dos Departamentos da FAU, ou seja, o(a) aluno(a) só poderá validar créditos que envolvam no máximo dois Departamentos da FAU e, desta forma, deverá optar entre: 1 optativa do AUH (2 ou 4 créditos) e/ou 1 optativa do AUP (5 créditos) e/ou 1 optativa do AUT (4 créditos). Resumindo o aluno poderá validar os créditos optativos da seguinte forma: AUH 2 ou 4 créditos e AUP 5 créditos OU AUH 2 ou 4 créditos e AUT 5 créditos OU AUP 5 créditos e AUT 4 créditos Orientação para solicitação e cômputo de créditos optativos: a) O aluno deverá se inscrever na(s) disciplina(s) desejada(s) via Sistema Júpiter Web, no período estabelecido pelo Calendário Escolar da USP no ano letivo vigente; b) A seleção para a(s) disciplina(s) será feita pelo Sistema Júpiter ; c) Após cursar a(s) disciplina(s) o aluno deverá apresentarse à Comissão de Graduação/FAU, de modo a validar os cr éditos, a seguinte documentação: c.1 Requerimento solicitando o cômputo de créditos optativos: indicando o Departamento de interesse; c.2 cópia do programa da disciplina; c.3 Resumo Escolar atualizado (expedido pelo Sistema Júpiter Web ) e, c.4 cópia(s) do(s) trabalho(s) apresentado(s) na(s) disciplina(s). B2. À medida que uma disciplina de outra Unidade e/ou curso da USP tenha seus créditos optativos validados pela Comissão de Graduação/FAU, ficará a mesma cadastrada pelo período de cinco anos, servindo de base para eventuais solicitações por outros alunos. B3. Após o prazo de cinco anos, o processo de cadastro de disciplina optativa livre de outra(s) Unidade(s) da USP, se reiniciará.

4 4 C. ATIVIDADES COMPLEMENTARES: C Atividades Complementares Transição : Em cumprimento ao disposto na Resolução Nº 2, de , do Conselho Nacional de Educação, informamos que os ingressantes dos anos de 2008, 2009 e 2010, deverão cumprir h (noventa horas) em atividades consideradas complementares. Como comprovar o cumprimento das atividades? R: O(A) aluno(a) deverá entrar no site da Comissão de Graduação/FAU, endereço: cg.fau.usp.br/atividades_complementares.asp e baixar um formulário intitulado Formulário Atividades Complementares (Transição) Arquitetura.pdf, que apresenta uma tabela com diferentes atividades e que informa de forma detalhada a pontuação de cada documento que poderá ser apresentado como atividade complementar. A partir de quando poderei entregar a documentação para a Comissão de Graduação? R: Ao longo do curso, porém só será considerado cumprido, quando reunir toda a documentação e entregar à CG/FAU (falar com Sra. Dinarte atvcompfau@usp.br). Qual é o prazo para apresentar a documentação? R: O prazo máximo para que o(a) aluno(a) comprove o cumprimento das Atividades Complementares Transição é aquele estabelecido pela CG/FAU(falar com Sra. Dinarte atvcompfau@usp.br). Como devo fazer a matrícula em Atividades Complementares? R: Na verdade não há matrícula, basta reunir toda a documentação necessária e apresentála à Comissão de Graduação/FAU, para fins de cumprimento das atividades complementares Transição. C Atividades Complementares : Em cumprimento ao disposto na Resolução CNE/CES Nº 2, de , do Conselho Nacional de Educação, informamos que os ingressantes a partir do ano de 2011, deverão cumprir 300h (trezentas horas) em atividades consideradas complementares. No caso dos ingressantes em 2011, o formulário a ser preenchido será diferente daquele utilizado atualmente pelos ingressantes dos anos de 2008, 2009 e 2010, tão logo seja aprovado pela COCAU (Comissão de Curso Arquitetura e Urbanismo) bem como pela Comissão de Graduação/FAU, será feita a divulgação.

5 5 Importante: Os alunos deverão cumprir Atividades Complementares de acordo com seu ano de ingresso, pois são requisito para a conclusão do curso e obtenção do diploma de Arquiteto e Urbanista. D. Aproveitamento de Estudos realizados em intercâmbio com Instituições Estrangeiras de Ensino Superior A Comissão de Graduação, em reunião de , em atendimento ao disposto na Resolução CoG nº 4605/98, aprova que todo(a) aluno(a), para fins de aproveitamento de estudos, que queira cursar disciplinas no exterior deve ter seu programa de atividades previamente aprovado pela Comissão de Graduação/FAU. Após o encerramento do intercâmbio, o(a) aluno(a) deverá requerer junto à Comissão de Graduação, no prazo máximo de 3 (três) meses, a regularização dos créditos cursados para efeito de cadastro das respectivas disciplinas no Histórico Escolar ou solicitação de Aproveitamento de Estudos, conforme documentação abaixo relacionada: 1 Indicação em formulário específico da CG, das disciplinas obrigatórias e optativas para as quais o(a) aluno(a) está solicitando o Aproveitamento de Estudos, apontando nota ou conceito e a carga horária total (aula + trabalho) das disciplinas; 2 Um dossiê/relatório de Intercâmbio, no qual conste apreciação do(a) aluno(a) a respeito das disciplinas cursadas no Exterior, informações sobre a vivência no Exterior para consulta de futuros intercambistas relacionadas à: moradia, alimentação, transporte, hábitos culturais etc; 3 Descrição do Critério/Sistema de Avaliação e de aprovação utilizado pela Instituição Estrangeira (em documento oficial da Instituição); 4 Histórico Escolar original (oficial) emitido pela Instituição de Ensino Superior; 5 Programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem; 6 Trabalhos realizados nas disciplinas (versão impressa e digital) e 7 Resumo Escolar atualizado (emitido pelo Sistema Júpiter Web ).

6 6 E. Aproveitamento de Estudos realizados em intercâmbio com Instituições Nacionais de Ensino Superior A Comissão de Graduação, em reunião de , em atendimento ao disposto na Resolução CoG nº4661/99, aprova que todo(a) aluno(a), para fins de aproveitamento de estudos, que queira cursar disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior Nacional, deve ter seu programa de atividades previamente aprovado pela referida Comissão. Após o encerramento do intercâmbio, o(a) aluno(a) deverá requerer junto à Comissão de Graduação, no prazo máximo de 3 (três) meses, a regularização dos créditos cursados para efeito de cadastro das respectivas disciplinas no Histórico Escolar ou solicitação de Aproveitamento de Estudos, conforme documentação abaixo relacionada: 1 Indicação em formulário específico da CG, das disciplinas obrigatórias e optativas para as quais o(a) aluno(a) está solicitando o Aproveitamento de Estudos, apontando nota ou conceito, freqüência e a carga horária total (aula + trabalho) da(s) disciplina(s). 2 Descrição do Critério/Sistema de Avaliação e de aprovação utilizado pela Instituição (em documento oficial da Instituição), 3 Histórico Escolar original (oficial) emitido pela Instituição de Ensino Superior; 4 Programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem; 5 Trabalhos realizados nas disciplinas (versão impressa e digital) e, 6 Resumo Escolar atualizado (emitido pelo Sistema Júpiter Web ). OBSERVAÇÕES: Todo intercâmbio em Instituições de Ensino Superior do Exterior realizado sem a intervenção da CCInt e exista interesse, por parte do(a) aluno(a), em solicitar à Comissão de Graduação Aproveitamento de Estudos, deverá apresentar a mesma documentação especificada acima. Os documentos emitidos em língua estrangeira (exceto espanhol), para fins de comprovação e envio ao Serviço de Registro de Diplomas desta Universidade de São Paulo, deverão ser entregues da seguinte forma: 1 com tradução juramentada e, 2 reconhecer a(s) assinatura(s) respectiva(s) no Consulado Brasileiro no país de origem. Encontrase à disposição dos interessados a Relação de Convênios firmados com Instituições de Ensino do Exterior, no site: e, ainda, no site: br/fau/comissoes/ccint/programas/index.html, que informa os Programas de Intercâmbio Vigentes firmados CCInt/FAU.

7 7 F. Avaliação do Rendimento Escolar (Critério de aprovação Nota e Frequência) As notas variarão de zero a dez, podendo ser aproximadas até a primeira casa decimal (Regimento Geral/USP, artigo 83); Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (Regimento Geral/USP, artigo 84).

8 8 Novo ciclo exigido para o cumprimento das disciplinas do Departamento de Projeto CICLOS ANO SEM. IDEAL AUP DISCIPLINAS BÁSICO 1º 1º 608 Fundamentos de Projeto 2º 276 Planejamento Urbano: Introdução 336 Linguagem Visual Gráfica 650 Arquitetura da Paisagem 2º 3º 156 Arquitetura: Projeto Planejamento Urbano: Estruturas 338 Linguagem Visual Ambiental 4º 150 Arquitetura: Projeto Projeto Visual Gráfico 446 Design do Objeto 3º 5º 152 Arquitetura: Projeto Arquitetura e Indústria 652 Planejamento da Paisagem 6º 154 Arquitetura: Projeto Organização Urbana e Planejamento 342 Projeto Visual Ambiental 4º 7º 274 Desenho Urbano e Projeto dos Espaços da Cidade 654 Projeto da Paisagem PROJETO Optativa 1 Optativa 2 5º 9º Optativa 3 Optativa 4

9 9 Estrutura Curricular do Departamento de Projeto Disposições complementares 1. O aluno, para cursar o Ciclo de Projetos (disciplinas optativas), deverá ter cursado no mínimo 13 disciplinas, de um total de 18, do Ciclo Básico. 2. O aluno deve ficar atento aos requisitos das disciplinas optativas plei teadas. 3. Os alunos do e 9º semestres terão prioridade para cursar as disciplinas optativas. 4. As disciplinas optativas (Ciclo de Projetos) terão 4 créditosaula e 1 crédito trabalho, sendo ministradas em apenas 1 dia.

10 10 Disciplinas Obrigatórias Seqüência aconselhada DISCIPLINAS CRÉDITOS CARGA SEMESTRE CÓDIGO NOME PRÉREQUISITO AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA IDEAL 1º semestre AUH0150 História e Teorias da Arquitetura I º AUH0308 História da Arte I º AUP0608 Fundamentos de Projeto º AUT0182 Construção do Edifício º AUT0270 Homem, Arquitetura e Urbanismo º AUT0510 Geometria Aplicada à Produção Arquitetônica º PCC0201 Geometria Descritiva º TOTAL º semestre AUH0152 História e Teorias da Arquitetura II AUH º AUH0514 Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo I º AUP0276 Planejamento Urbano: Introdução AUP º AUP0336 Linguagem Visual Gráfica AUP0608 2º AUP0650 Arquitetura da Paisagem AUP º AUT0184 Construção do Edifício 2 AUT º AUT0272 Sol, Arquitetura e Urbanismo º AUT0512 Desenho Arquitetônico AUT º PTR0101 Topografia º TOTAL º semestre AUH0154 História e Teorias da Arquitetura III AUH º AUH0516 Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo II AUH º AUP0156 Arquitetura: Projeto 1 AUP º AUP0278 Planejamento Urbano: Estruturas AUP0608 AUP º AUP0338 Linguagem Visual Ambiental AUP0608 3º AUT0186 Construção do Edifício 3 AUT º AUT0514 Computação Gráfica (TURMAS B1, B2, B3 e B4) 4 AUT0510 AUT0512 PCC º ou cursar PHD0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos I (TURMA A) 4 AUT º MAT0141 Cálculo º TOTAL

11 11 Disciplinas Obrigatórias DISCIPLINAS CRÉDITOS CARGA SEMESTRE CÓDIGO NOME PRÉREQUISITO AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA IDEAL 4º semestre AUH0236 Estudos de Urbanização I º AUH0310 História da Arte II AUH º AUP0150 Arquitetura: Projeto 2 AUP º AUP0340 Projeto Visual Gráfico AUP0608 AUP º AUP0446 Design do Objeto AUP º AUT0188 Construção do Edifício 4 AUT º AUT0274 Luz, Arquitetura e Urbanismo AUT º AUT0514 Computação Gráfica (TURMAS A1, A2, A3 e A4) 4 AUT0510 AUT0512 PCC º ou cursar PHD0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos (TURMA B) 4 AUT º OPTATIVA AUH º TOTAL º semestre AUH0238 Estudos da Urbanização II AUH º AUH0412 Técn. Retrospectivas: Estudos e Pres. dos Bens Culturais AUH º AUP0152 Arquitetura: Projeto 3 AUP º AUP0652 Planejamento da Paisagem AUP0608 5º AUP0448 Arquitetura e Indústria AUP0608 AUP º AUT01 Construção do Edifício 5 AUT º AUT0516 Estatística Aplicada º PEF0522 Mecânica dos Solos e Fundações º PEF2601 Estrutura na Arquitetura I: Fundamentos MAT º TOTAL º semestre AUH0240 História do Urbanismo Contemporâneo AUH º AUP0154 Arquitetura: Projeto 4 AUP º AUP0272 Organização Urbana e Planejamento AUP0608 AUP0276 AUP º AUP0342 Projeto Visual Ambiental AUP0608 AUP º AUT0192 InfraEstrutura Urbana e Meio Ambiente AUT01 PHD º AUT0276 Desempenho Térmico, Arquitetura e Urbanismo AUT0270 AUT0272 AUT º AUT0278 Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo º PEF2602 Estruturas na Arquitetura II: Sistemas Reticulados PEF º OPTATIVA AUH º TOTAL

12 12 Disciplinas Obrigatórias DISCIPLINAS CARGA CARGA CRÉDITOS CARGA SEMESTRE CÓDIGO NOME PRÉREQUISITO HORÁRIA ESTÁGIO AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA IDEAL 7º semestre (CE) Estágio Obrigatório Supervisionado (*) º AUH0156 História e Teorias da Arquitetura IV AUH º AUP0274 Desenho Urbano e Projeto dos Espaços da Cidade AUP0608 AUP º AUP0278 AUP0654 Projeto da Paisagem AUP0608 7º AUT0280 Desempenho Ambiental, Arquitetura e Urbanismo AUT0270 AUT0272 7º AUT0274 AUT0276 AUT0278 AUT0518 Projeto dos Custos AUT01 AUT º PEF2603 Estruturas na Arquitetura III: Sistemas Reticulados PEF º e Laminares OPTATIVA AUH º TOTAL semestre Atividades Complementares (ingressantes a partir de 2011) PEF2604 Estruturas na Arquitetura IV: Projeto PEF OPTATIVA AUH OPTATIVA AUH OPTATIVA AUP 1 OPTATIVA AUP 1 OPTATIVA AUT TOTAL º semestre Trabalho Final de Graduação I Disciplinas Obrigatórias º cursadas conforme OBSERVAÇÃO 5 AUT0520 Prática Profissional e Organização do Trabalho º OPTATIVA AUP 1 9º OPTATIVA AUP 1 9º OPTATIVA AUT º TOTAL º semestre Trabalho Final de Graduação II º TOTAL (*) Disciplinas obrigatórias (FAU) cursadas até o 6º semestre.

13 13 OBSERVAÇÃO: As legendas utilizadas deverão ser consideradas para as Disciplinas do 1º ao 10º semestre, constante de folhas 7 a 9, desta publicação. 1 Os créditos (aula/trabalho) e carga horária das disciplinas optativas indica das na documentação são baseados nas optativas que mais são oferecidas no curso, a saber: OPTATIVA AUH OPTATIVA AUP 4 1 OPTATIVA AUT As optativas sob as siglas AUH, AUP e AUT apresentam o seguinte quadro no tocante a créditos (aula/ trabalho) e carga horária: AUH: a) b) c) c) O aluno poderá desenvolver o TFG I juntamente com as demais disciplinas relativas à grade ideal do 9º semestre. Além disso, poderá cursar outras disciplinas que totalizem no máximo mais 12 (doze) créditos. 3 O TFG II deverá ser desenvolvido idealmente no 10º semestre, podendo ser cursado concomitantemente a outras disciplinas que totalizem no máximo mais 10 (dez) créditos. 4 As disciplinas AUT0514 e PHD0313 serão oferecidas para 160 alunos por ano. De acordo com o semestre ideal, as turmas da disciplina AUT0514 contarão com 20 vagas cada uma (A1, A2, A3 e A4 no 3º semestre e B1, B2, B3 e B4 no 4º semestre) e a disciplina PHD0313 contará com 80 vagas para cada uma das turmas. (A no 3º semestre e B no 2º semestre). O aluno deverá cursar as referidas disciplinas somente um semestre. 5 As disciplinas requisitos para TGF I são: AUH0238, AUH0412, AUP0152, AUP0342, AUP0446, AUP0652, AUT01, AUT0264, AUT0266 e AUT0516. AUP: a) 4 1 AUT: a) b) 2 2

14 14 Disciplinas Optativas CÓDIGO AUH0101 AUH0109 AUH0115 AUH0117 AUH0119 AUH0121 AUH0125 AUH0127 AUH0129 AUH0131 AUH0221 AUH0227 AUH0229 AUH0231 AUH0233 AUH0235 AUH0237 AUH0239 AUH0241 AUH0243 AUH0245 AUH0247 AUH0313 AUH0321 AUH0323 AUH0325 AUH0327 AUH0329 AUH0333 AUH0401 AUH0405 AUH0505 AUH0525 AUH0533 AUH0535 AUH0539 NOME AUH DISCIPLINAS Arte e Arquitetura no Brasil nos Três Primeiros Séculos História da Arquitetura Contemporânea Moradias Paulistas Arte e Arquitetura no Brasil nos Séculos XIX e XX História da Paisagem Brasileira Estética do Projeto Arquitetônico Arquitetos Paulistas Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico Arquitetura Moderna e Contemporânea no Brasil Arquitetura do Renascimento Itália, Portugal e Espanha Assentamentos Urbanos Populares Elem. para uma Teoria do Urbanismo. A Tratadística da Cidade Intervenção na Cidade Existente: Percursos no Des. Urbano Demografia e Urbanização A Praça como Arquitetura A Forma Plástica Urbana Urbanização e Urbanismo no Brasil Questões Gerais sobre Urbanização e Urbanismo Teoria, História e Instrumentos para a Crítica e o Projeto Urbano Cidade, Espaço e Religião História do Planejamento Urbano no Município de São Paulo Lugares de Memória e Consciência Arte e Vida Urbana Contribuição à Análise da Forma História da Arte no Brasil Aspectos da Linguagem Contemporânea Preceptivas Artísticas Arte Italiana do Renascimento e do Barroco Arte e Arquitetura Contemporâneas: Fronteiras e Dinâmicas de Colaboração História da Técnica no Brasil Evolução do Equipamento da Habitação Habitação Popular Paulistana Formas de Produção do Espaço Urbano Fundamentos à Crítica da Arquitetura e do Urbanismo Teoria da Renda da Terra Históriografia Crítica e Projeto Social PRÉREQUISITO AUH0154 AUH0154 AUH0412 AUH0154 AUH0156 AUH0308 AUH0308 AUH0308 AUH0310 CRÉDITOS CARGA SEMESTRE AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA IDEAL (a partir do) º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º º 4º 4º 6º 5º 4º 6º

15 15 Disciplinas Optativas AUP CÓDIGO NOME DISCIPLINAS PRÉREQUISITO CRÉDITOS AULA TRAB. TOTAL CARGA HORÁRIA SEMESTRE IDEAL (a partir do) 9º 9º 9º 9º 9º 9º 9º 9º AUP0171 AUP0173 AUP0177 AUP0179 AUP0183 AUP0185 AUP0343 AUP0345 AUP0347 AUP0349 AUP0351 AUP0353 AUP0355 AUP0357 AUP0361 AUP0363 AUP0365 AUP0367 AUP0369 AUP0371 AUP0373 AUP0449 AUP0451 AUP0457 AUP0459 AUP0461 AUP0467 AUP0469 AUP0471 AUP0473 AUP0475 AUP0477 AUP0479 AUP0515 AUP0517 AUP0523 AUP0535 AUP0539 AUP0545 AUP0547 AUP0549 AUP0551 AUP0553 AUP0555 AUP0557 AUP0559 Arquitetura Projeto/OPTATIVA I Arquitetura Projeto/OPTATIVA II Projeto do Edifício e Dimensão Urbana I Projetos Normativos I A Estrutura no Projeto do Edifício Reciclagem e Reforma de Edificação Desenho Gráfico Experimental Linguagem e Cor Linguagem e Expressão Linguagens Aplicadas ao Projeto Linguagens Gráficas O Espaço de Representação Identidade Visual Gráfica Linguagens dos Sist. de Comum. Visual Aplicados à Arquitetura Linguagem dos Recursos de Reprodução Gráfica Linguagens dos Sist. de Comum. Visual Aplicados à Cidade Cid. em Mov. Ling. Assoc. ao Vídeo, Comp. e Inter. na Com. Vis. Modernidade Líquida: Estratégias em Design Visual Poéticas da Deriva Urbana Design Amb. e Interfaces: Equip. Urb. e de Arq. c/ Des. de Interf. Ateliê Livre Design Arquitetônico: Uma Experiência Projetual Produção e Consumo do Objeto Industrial Projeto de Sistemas de Objeto para o Edifício e o Ambiente Des. de Elementos Construtivos Tradição Const. Brasileira Construção de Modelos Analógicos Des. Industrial Aplicado ao Projeto de Embarcações I Des. Industrial Aplicado ao Projeto de Embarcações II Design: Da Revolução Industrial Mecânica à Eletroeletrônica Desenho de Equipamento em Áreas de Intervenção Urbana Modelos Físicos para Desenho Industrial Materiais, Processos e Formas Design para a Sustentabilidade Gestão Ambiental Urbana Novas Formas de Gestão Urbana Informática e Planejamento Urbano Instrumentos de Planejamento Planejamento de Áreas Especiais: Favelas e Cortiços Habitação de Interesse Social Ambiente Construído e Desenvolvimento Sustentável Áreas Comerciais: Planejamento e Intervenção Urbanismo e a Cidade Moderna: Idéias, Projetos e Realizações Habitação para a População de Baixa Renda Elementos de Planejamento de Transportes Planejamento de Áreas Industriais Planejamento Setorial e Organização Urbana e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4 e * 4

16 16 Disciplinas Optativas CÓDIGO AUP0561 AUP0563 AUP0565 AUP0567 AUP0569 AUP0571 AUP0573 AUP0575 AUP0651 AUP0657 AUP0659 AUP0661 AUP0663 AUP0665 AUP0669 AUP0671 AUP1301 NOME AUP DISCIPLINAS Metodologia na Elaboração de Planos Diretores Municipais Estruturação do Espaço Urbano Planejamento Urbano Estratégico Renovação Urbana Planejamento de Bairros Os Saberes sobre a Cidade Desenho Urbano: da Teoria ao Projeto Instrumentos de Intervenção Urbanística em Assentamentos Precários: Plano, Programa e Projeto Projeto de Paisagem Urbana Projeto de Sistema de Espaços Livres Projeto de Parque Urbano Projeto de Plantio Projeto de Praça Urbana Arte e Projeto da Paisagem Gestão da Paisagem e do Ambiente Projeto de Infraestrutura Verde Tópicos de Design para Ambientes Digitais: Informação, Interface, Interação, Ação e Colaboração PRÉREQUISITO CRÉDITOS CARGA AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA SEMESTRE IDEAL (a partir do) 9º 9º 9º 9º 7º ( ) AUP0608 (* 2 ) AUP0276, AUP0278 (* 3 ) AUP0336, AUP0338, AUP0340 e AUP0342 (* 4 ) AUP0446, AUP0448

17 17 CÓDIGO AUP0146 AUP0148 AUP0268 AUP0270 Optativas Eletivas AUP (Adaptação Curricular) para ingressantes de 2012 e anos anteriores DISCIPLINAS NOME Arquitetura Projeto I Arquitetura Projeto II Planejamento Urbano II Planejamento de Estruturas Urbanas e Regionais A Formação do Espaço Nacional PRÉREQUISITO * 2 CRÉDITOS CARGA AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA SEMESTRE IDEAL 2º 3º 4º 5º ( ) Ingressantes de 2012 O aluno que tenha obtido aprovação na disciplina AUP0146, deverá cursar a disciplina AUP0148 no ano de Obtendo aprovação na mesma, o aluno estará desobrigado de cursar a disciplina nova AUP0156. (* 2 ) Ingressantes de 2011 O aluno que tenha obtido aprovação na disciplina AUP0268, deverá cursar a disciplina AUP0270 no ano de Obtendo aprovação na mesma, o aluno estará desobrigado de cursar a disciplina nova AUP0278.

18 18 Disciplinas Optativas CÓDIGO NOME AUT DISCIPLINAS PRÉREQUISITO CRÉDITOS CARGA SEMESTRE AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA IDEAL (a partir do) AUT0131 Técnicas Alternativas na Construção AUT0133 Term. Aeroport. de Passageiros: Aspectos Programáticos AUT0135 Avaliação PósOcupação (APO) como Metodologia de Projeto AUT0139 Razão e Ser das Manifestações Patológicas Prediais AUT01 6º AUT0211 Conf. Ambiental Desemp. de Componentes Construtivos AUT AUT0213 O Projeto da Iluminação no Exercício da Arquitetura AUT0215 Ergon. Aplicada ao Proj. e Dimen. dos Espaços da Habitação AUT0217 Ergon. Aplicada ao Planej. e Projeto do Mobiliário Urbano AUT0219 Ergon. Aplicada ao Proj. e Dimen. dos Esp. p/ Com. de Varejo AUT0221 Arquitetura, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável AUT AUT0223 Adeq. dos Proj. de Edific. a Leis e Normas sobre Acústica AUT AUT0225 Conforto Ambiental em Espaços Urbanos Abertos AUT º AUT0557 Técnicas para Planejamento Urbano e Regional º AUT0559 Metodologia de Processo Participativo de Planejamento AUT º AUT0563 Recursos Gráficos Avançados na Computação AUT AUT0571 Desenho de Observação AUT AUT0573 O Espaço e suas Representações AUT AUT0575 Repres. do Esp. Arquit.: Prát. e Proc. Contemporâneos I AUT AUT0577 Percepção e Organização Espacial Bi e Tridimensional AUT AUT0579 Acessibilidade e Segurança de Edificações AUT0581 O Mercado Imobiliário e a Intervenção Pública AUT0583 Elem. Complem. ao Projeto Gráfico do Edifício AUT º AUT0585 Tecnologia da Cor AUT º AUT0587 Modelagem da Informação da Construção (BIM) AUT º AUT0589 Sistemas de Informação Espacial Urbana º PEF0606 Estrut. de Aço para Edifício Aspéc. Tecn. e de Concepção º PEF2605 Prática de Empreendimentos na Área de Edificações

19 19 CÓDIGO Disciplinas Optativas NOME Interdepartamentais DISCIPLINAS PRÉREQUISITO CARGA ESTÁGIO CRÉDITOS AULA TRAB. TOTAL HORÁRIA Cultura, Paisagem e Cidade º Subsídios Investigativos e Projetuais para Preservação AUH0412 7º do Patrimônio Edificado Estágio Supervisionado: Transição ( 1 ) º Atividades Complementares: Transição ( 2 ) (CE) CARGA SEMESTRE IDEAL ( 1 ) Específica para alunos ingressantes dos anos 2008, 2009 e 2010 ( 2 ) A ser oferecida a partir do 2 o semestre letivo de 2012, especificamente para os ingressantes dos anos de 2008, 2009 e 2010

20 20 Grade Curricular da FAU para aluno padrão 3º SEMESTRE 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE 6º SEMESTRE 7º SEMESTRE SEMESTRE 9º SEMESTRE 10º SEMESTRE Horário SegundaFeira TerçaFeira QuartaFeira QuintaFeira SextaFeira Total de disciplinas 08:00 às 10:00 PCC0201 Geom. Descritiva AUT0182 Construção do Edifício 1 AUH0150 História e Teorias da AUT0510 Geometria Aplic. a Prod. AUH0308 História da Arte I ou cursar AUT0270 Arquitetura I Arquitetônica / Turma A OU JANELA 10:00 às 12:00 AUT0270 Homem, Arquitetura JANELA OU e Urbansimo AUT0510 Geometria Aplic. a Prod. ou cursar PCC 201 Arquitetônica / Turma B 14:00 às 18:00 AUP0608 Fundamentos de Projeto AUP0608 Fundamentos de Projeto 08:00 às 10:00 AUT0184 Construção do Edifício 2 AUT0512 Desenho Arquitetônico AUH0152 História e Teorias da PTR0101 Topografia AUH0514 Fundamentos Sociais Arquitetura II da Arquitetura e Urbanismo I 10:00 às 12:00 AUT0272 Sol, Arquitetura e Urbanismo 14:00 às 18:00 AUP0650 Arquitetura da Paisagem AUP0336 Ling. Visual Gráfica AUP0276 Planejamento Urbano: Introdução 08:00 às 10:00 AUT0186 Construção do Edifício 3 MAT0141 Cálculo AUH0516 Fundamentos Sociais AUT0514 Comp. Gráfica AUH0154 História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo II ou cursar PHD0313 da Arquitetura III 10:00 às 12:00 PHD0313 Hidráulica ou JANELA 14:00 às 18:00 AUP0156 Arquitetura: Projeto 1 AUP0338 Ling. Visual Ambiental AUP0278 Planejamento Urbano: Estruturas 08:00 às 10:00 AUT0274 Luz, Arquitetura AUT0188 Construção do Edifício 4 AUH0236 Estudo de Urbanização I AUT0514 Comp. Gráfica AUH310 História da Arte II e Urbanismo ou cursar PHD :00 às 12:00 PHD0313 Hidráulica Optativa AUH ou JANELA 14:00 às 18:00 AUP0150 Arquitetura: Projeto 2 AUP0340 Projeto Visual Gráfico AUP0446 Design do Objeto 08:00 às 10:00 PEF2601 Estruturas na Arquitetura I AUT0516 Estatística Aplicada AUH0238 Estudo de Urbanização II PEF0522 Mecânica dos Solos AUH0412 Téc. Retros. Estudos Fundamentos e Fundações e Preserv. dos Bens Culturais 10:00 às 12:00 AUT01 Construção do Edifício 5 14:00 às 18:00 AUP0152 Arquitetura: Projeto 3 AUP0652 Planejamento da AUP0448 Arquitetura e Indústria Paisagem 08:00 às 10:00 PEF2602 Estruturas na Arquitetura II AUT0276 Desempenho Térmico, AUH0240 História do Urbanismo AUT0192 InfraEstrutura Urbana e Optativa AUH Sistemas Reticulados Arquitetura e Urbanismo Contemporâneo Meio Ambiente 10:00 às 12:00 AUT0278 Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo 14:00 às 18:00 AUP0154 Arquitetura: Projeto 4 AUP0342 Proj. Visual Ambiental AUP0272 Organização Urbana e Planejamento 08:00 às 10:00 PEF2603 Estruturas na Arquitetura III AUT0280 Desempenho Ambiental, Optativa AUH AUT0518 Projeto dos Custos AUH0156 Hist. e Teoria da Sistemas Reticulados e Laminados Arquitetura e Urbanismo Arquitetura IV 10:00 às 12:00 14:00 às 18:00 Optativa AUP AUP0654 Projeto da Paisagem Est. Obrig. Supervisionado AUP0274 Desenho Urbano e Projeto dos Espaços da Cidade (ingressantes a partir de 2011) 8:00 às 10:00 PEF2604 Estrutura na Arquitetura IV Optativa AUT Optativa AUH Optativa AUT Optativa AUH Projeto 10:00 às 12:00 14:00 às 18:00 Optativa AUP Atividades Optativa AUP Complementares 08:00 às 10:00 Optativa AUT Optativa AUT AUT0520 Prática Profissional e Organização do Trabalho 10:00 às 12:00 ou Optativa AUT 14:00 às 18:00 Optativa AUP TFG I Optativa AUP 08:00 às 10:00 Optativa AUT Optativa AUT Optativa AUT 10:00 às 12:00 14:00 `às 18:00 TFG II Horário Alternativo Atualizado em jan/2014

21 21 Equivalência de Créditos referente as disciplinas do Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT As disciplinas equivalentes abaixo somente serão para os alunos ingressantes de 2003 e anteriores. GRUPO DE DISCIPLINAS DE CONSTRUÇÃO DISCIPLINAS GRADE 2004 EQUIVALENTES GRADE 2003 CÓDIGO NOME CRÉDITOS CÓDIGO CRÉDITOS AUT0182 Construção do Edifício 1 40 AUT AUT0184 Construção do Edifício 2 40 AUT AUT0186 Construção do Edifício 3 40 AUT AUT0188 Construção do Edifício 4 40 AUT AUT AUT01 Construção do Edifício 5 20 AUT AUT0192 InfraEstrutura Urbana e Meio Ambiente 40 AUT AUT GRUPO DE DISCIPLINAS DE CONFORTO AMBIENTAL DISCIPLINAS GRADE 2004 EQUIVALENTES GRADE 2003 CÓDIGO NOME CRÉDITOS CÓDIGO CRÉDITOS AUT0258 Conforto Ambiental 1 Fundamentos 21 AUT0246 ou 40 AUT AUT0260 Conforto Ambiental 2 Ergonomia 20 AUT AUT0262 Conforto Ambiental 3 Iluminação 41 AUT AUT0264 Conforto Ambiental 4 Térmica 21 AUT AUT0266 Conforto Ambiental 5 Acústica 21 AUT AUT0268 Conforto Ambiental 6 Integradas 41 AUT AUT GRUPO DE DISCIPLINAS DE CONFORTO AMBIENTAL EQUIVALENTES GRADE 2014 AUT0270 ~= AUT0258 AUT0272 ~= AUT0260 AUT0274 ~= AUT0262 AUT0276 ~= AUT0264 AUT0278 ~= AUT0266 AUT0280 ~= AUT0268

22 22 Equivalência de Créditos referente as disciplinas do Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT GRUPO DE DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DISCIPLINAS GRADE 2004 EQUIVALENTES GRADE 2003 CÓDIGO NOME CRÉDITOS CÓDIGO CRÉDITOS AUT0510 Geometria Aplicada a Produção Arquitetônica 20 AUT AUT0512 Desenho Arquitetônico 20 AUT0404 ou 20 AUT0113 ou 40 AUT0535 ou 40 AUT AUT0514 Computação Gráfica 22 AUT0508 ou 40 AUT0535 ou 40 AUT AUT0516 Estatística Aplicada 20 AUT

23 23 Equivalência de Créditos referente as disciplinas do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto AUH As disciplinas equivalentes abaixo somente serão para os alunos ingressantes de 2004 e anteriores. AUH150 ~= AUH136 + AUH138 AUH152 ~= AUH140 + AUH142 AUH154 ~= AUH144 AUH156 ~= AUH146 + AUH148 AUH412 ~= AUH410 AUH240 ~= AUH234 Equivalência de Créditos referente as disciplinas do Departamento de Projeto AUP As disciplinas equivalentes abaixo relacionadas serão para alunos ingressantes de 2012 e anos anteriores. AUP0276 ~= AUP0266 AUP0336 ~= AUP0332 AUP0338 ~= AUP0332 AUP0340 ~= AUP0334 AUP0342 ~= AUP0334

24 24

Estrutura Curricular 2012 Design

Estrutura Curricular 2012 Design 1 Estrutura Curricular 2012 Design UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Design PERÍOD0 Noturno DURAÇÃO IDEAL DURAÇÃO MÍNIMA DURAÇÃO MÁXIMA 10 semestres 10 semestres 14 semestres OBSERVAÇÕES

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo 1 Estrutura Curricular 2013 Arquitetura e Urbanismo UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Arquitetura e Urbanismo PERÍOD0 Integral DURAÇÃO IDEAL 10 semestres DURAÇÃO MÍNIMA 10 semestres DURAÇÃO

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo 1 Estrutura Curricular 2011 Arquitetura e Urbanismo UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Arquitetura e Urbanismo PERÍOD0 Integral DURAÇÃO IDEAL 10 semestres DURAÇÃO MÍNIMA 10 semestres DURAÇÃO

Leia mais

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Obrigatórias MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 507/2014 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Grau: Bacharelado. O CONSELHO

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo 1 Estrutura Curricular 2012 Arquitetura e Urbanismo UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Arquitetura e Urbanismo PERÍOD0 Integral DURAÇÃO IDEAL 10 semestres DURAÇÃO MÍNIMA 10 semestres DURAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo.

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo. RESOLUÇÃO CONSEPE 59/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo 1 Estrutura Curricular 2015 Arquitetura e Urbanismo UNIDADE CURSO PERÍOD0 DURAÇÃO IDEAL DURAÇÃO MÍNIMA DURAÇÃO MÁXIMA DURAÇÃO MÁXIMA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo Integral

Leia mais

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos. ARQ01046 LINGUAGENS GRÁFICAS I Obrigatória 3 45 ARQ01045 MAQUETES Obrigatória 3 45

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos. ARQ01046 LINGUAGENS GRÁFICAS I Obrigatória 3 45 ARQ01045 MAQUETES Obrigatória 3 45 Período Letivo: 2012/1 Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Habilitação: ARQUITETURA E URBANISMO Currículo: ARQUITETURA E URBANISMO Créditos Obrigatórios: 260 Créditos Eletivos: 10 Créditos Complementares: 6

Leia mais

Grade Curricular - Arquitetura e Urbanismo

Grade Curricular - Arquitetura e Urbanismo Grade Curricular - Arquitetura e Urbanismo SEMESTRE 1 - Obrigatórias SAP0615 Projeto I 12 4 16 SAP0620 Desenho de Arquitetura 6 2 8 SAP0623 Plástica 6 2 8 SAP0645 Informática na Arquitetura 8 2 10 SAP0646

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo 1 Estrutura Curricular 2017 Arquitetura e Urbanismo UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Arquitetura e Urbanismo PERÍOD0 Integral DURAÇÃO IDEAL 10 semestres DURAÇÃO MÍNIMA 10 semestres DURAÇÃO

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo 1 Estrutura Curricular 2018 Arquitetura e Urbanismo UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Arquitetura e Urbanismo PERÍOD0 Integral DURAÇÃO IDEAL 10 semestres DURAÇÃO MÍNIMA 10 semestres DURAÇÃO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS - ASSER

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS - ASSER 1 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS - ASSER ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES (A.A.C.C.) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: ATIVIDADES

Leia mais

BASE CURRICULAR 2010/1 Noturno CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNICRUZ

BASE CURRICULAR 2010/1 Noturno CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNICRUZ BASE CURRICULAR 2010/1 Noturno CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNICRUZ 1º PERÍODO Introdução à Arquitetura e Urbanismo 04 60 História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo I - Panorama Mundial 04 60

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ ESTRUTURA CURRICULAR DO 1º CICLO Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design 3 anos Componentes curriculares

Leia mais

1º SEMESTRE. 1. Análise e Percepção da Forma da Arquitetura 05 75h - 2. Desenho I 05 75h - 4. Geometria Descritiva 05 75h -

1º SEMESTRE. 1. Análise e Percepção da Forma da Arquitetura 05 75h - 2. Desenho I 05 75h - 4. Geometria Descritiva 05 75h - V- MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO 1º SEMESTRE 1. Análise e Percepção da Forma da Arquitetura 05 75h - 2. Desenho I 05 75h - 3. Estética e História das Artes 05 75h

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR Ítalo Itamar Caixeiro Stephan stephan@ufv.br 154 Currículos dos Cursos do CCE UFV Currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo Arquiteto e Urbanista ATUAÇÃO O curso

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de São Paulo PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008.

Faculdade de Tecnologia de São Paulo PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008. PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008. Estabelece normas para transferência de alunos para os cursos de graduação da FATEC-SP A Diretora da, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA Nº 03 /2015

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA Nº 03 /2015 1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA Nº 03 /2015 A Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1 Semestre 7AQ110 ANTROPOMETRIA 2.0 7AQ104 DESENHO ARQUITETÔNICO I 4.0 7AQ101 DESENHO DE OBSERVAÇÃO 4.0 7AQ102 DESENHO GEOMÉTRICO 4.0 7AQ106 HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA 2.0 7AQ103 LINGUAGEM VISUAL

Leia mais

4 - Seu Curso. 4.1 - Informações Específicas sobre o Curso. 4.1.1 Regime de funcionamento do curso. 4.1.2 Natureza das disciplinas

4 - Seu Curso. 4.1 - Informações Específicas sobre o Curso. 4.1.1 Regime de funcionamento do curso. 4.1.2 Natureza das disciplinas 4 - Seu Curso 4.1 - Informações Específicas sobre o Curso O objetivo deste Guia é apresentar as informações básicas sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia, servindo

Leia mais

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos CapítuloI Dos Objetivos Art.1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de São

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 018/2003-CEP

R E S O L U Ç Ã O Nº 018/2003-CEP R E S O L U Ç Ã O Nº 018/2003-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia / /. Secretária Aprova normas para o aproveitamento de estudos nos

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ARQUITETURA E URBANISMO. COORDENADOR Roberto de Almeida Goulart Lopes rgoulart@ufv.br

Currículos dos Cursos UFV ARQUITETURA E URBANISMO. COORDENADOR Roberto de Almeida Goulart Lopes rgoulart@ufv.br 76 Currículos dos Cursos UFV ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR Roberto de Almeida Goulart Lopes rgoulart@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 77 Bacharelado ATUAÇÃO O curso de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

PORTARIA nº 77/2015 - FEG/DTA

PORTARIA nº 77/2015 - FEG/DTA PORTARIA nº 77/2015 - FEG/DTA DISPÕE SOBRE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIAS, FÍSICA (Licenciatura e Bacharelado) e LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 146 de 30/09/2015 - CAS

RESOLUÇÃO N o 146 de 30/09/2015 - CAS RESOLUÇÃO N o 146 de 30/09/2015 - CAS Disciplina a matrícula e a rematrícula do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração

Leia mais

Regulamento das. Atividades Complementares

Regulamento das. Atividades Complementares BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Regulamento das Atividades Complementares Osasco 2013 Apresentação Este documento apresenta um conjunto geral de normas e orientações sobre a realização das Atividades

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ARQUITETURA E URBANISMO. CRÉDITOS Obrigatórios: 246 Optativos: 2.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ARQUITETURA E URBANISMO. CRÉDITOS Obrigatórios: 246 Optativos: 2. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:19:48 Curso : ARQUITETURA

Leia mais

Estrutura Curricular 2015 Design

Estrutura Curricular 2015 Design 1 Estrutura Curricular 2015 Design UNIDADE CURSO PERÍOD0 DURAÇÃO IDEAL DURAÇÃO MÍNIMA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Design Noturno 10 semestres 10 semestres DURAÇÃO MÁXIMA 14 semestres (Ingressantes

Leia mais

Estrutura Curricular 2013 Design

Estrutura Curricular 2013 Design 1 Estrutura Curricular 2013 Design UNIDADE CURSO PERÍOD0 DURAÇÃO IDEAL DURAÇÃO MÍNIMA DURAÇÃO MÁXIMA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Design Noturno 10 semestres 10 semestres 14 semestres OBSERVAÇÕES

Leia mais

R E S O L V E consolidar as disposições sobre as Atividades Complementares do Curso do Curso de Graduação em Direito, como segue:

R E S O L V E consolidar as disposições sobre as Atividades Complementares do Curso do Curso de Graduação em Direito, como segue: REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO JURÍDICA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL FADERGS. O Diretor da Escola de Formação Jurídica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVÇO PÚBLCO FEDERAL UNVERSDADE FEDERAL DE CAMPNA GRANDE CONSELHO UNVERSTÁRO CÂMARA SUPEROR DE ENSNO RESOLUÇÃO Nº 04/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação

Leia mais

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco Resolução CEPE N XXX/200 Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE,

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 006/2013 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Estrutura Curricular 2018 Design

Estrutura Curricular 2018 Design 1 Estrutura Curricular 2018 Design UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Design PERÍOD0 Noturno DURAÇÃO IDEAL 10 semestres DURAÇÃO MÍNIMA 10 semestres DURAÇÃO MÁXIMA 14 semestres (Ingressantes

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: NORMAS E PROCEDIMENTOS I Das Condições Específicas De acordo com a Resolução CNE/CES no. 1 de 8 de Julho de 2007,

Leia mais

Edital de Transferência nº 02/2015 de 26/05/2015

Edital de Transferência nº 02/2015 de 26/05/2015 Edital de Transferência nº 02/2015 de 26/05/2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC Jundiaí), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para Transferência

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES A Diretora da Escola de Negócios, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, em

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS SUPERIORES SUMÁRIO Apresentação...03 Regulamentação de estágio Estágio...04 Matrícula de estágio...05 Carga Horária e prazo para conclusão...05

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. Edital Interno / Externo de Transferência nº 01/2015 de 13 de janeiro de 2015

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. Edital Interno / Externo de Transferência nº 01/2015 de 13 de janeiro de 2015 Edital Interno / Externo de Transferência nº 01/2015 de 13 de janeiro de 2015 Transferência ou Matrícula 1º Semestre/2015 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo, no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO DIR-008/2014

RESOLUÇÃO DIR-008/2014 RESOLUÇÃO DIR-0082014 Estabelece normas sobre o aproveitamento de estudos em componentes curriculares dos Cursos de Graduação da Faculdade Campos Elíseos. O Diretor da Faculdade Campos Elíseos FCE, no

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FADERGS LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES.

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FADERGS LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES. REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FADERGS LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES. O Diretor da FADERGS Laureate International Universities, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 05 / 2015 ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que até 16 de junho de 2015 receberá inscrições

Leia mais

CAPÍTULO I Do objetivo

CAPÍTULO I Do objetivo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR SECRETARIA DE APOIO INTERNACIONAL - SAI EDITAL Nº 008, DE 20 DE MAIO DE 2015 O presente edital visa regular a seleção de estudantes

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Curso: Bacharelado em Informática Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Informações Básicas do Currículo Duração Ideal 8 semestres Mínima 6 semestres Máxima 14 semestres Carga Horária Aula

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM Art. 1º O Estágio de Docência no Ensino de Graduação tem como objetivos: I - instrumentalizar o

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO 132 ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADORA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Aline Werneck Barbosa de Carvalho abarbosa@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. CURSO: Comercio Exterior

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. CURSO: Comercio Exterior REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO: Comercio Exterior Fevereiro 2008 APRESENTAÇÃO CAPÍTULO I Art. 1º De acordo com regulamento de estágio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - O Estágio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, BACHARELADO CURRÍCULO 1620 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Brasília-DF CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º. O presente

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso de Jornalismo da Unipampa está estruturado em oito semestres e tem carga horária total de 3.060 horas, sessenta horas a mais que o aconselhado pelas novas Diretrizes Curriculares.

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 70/2002

RESOLUÇÃO CONSEPE 70/2002 RESOLUÇÃO CONSEPE 70/2002 ALTERA A CARGA HORÁRIA DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA - CESUBE CAPÍTULO I

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA - CESUBE CAPÍTULO I REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA - CESUBE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 45/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 1º semestre de 2016 O REITOR

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento estabelece as normas relativas às disciplinas Trabalho

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 016/10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 016/10 DELIBERAÇÃO Nº 016/10 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Planejamento e Finanças. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX EDITAL Nº 03/2014 - PROEX DIVULGA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE DESIGN DE MODA CAPÍTULO I. Da Origem, Definição e Finalidades

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE DESIGN DE MODA CAPÍTULO I. Da Origem, Definição e Finalidades REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE DESIGN DE MODA CAPÍTULO I Da Origem, Definição e Finalidades Artigo 1º - O Estágio Supervisionado é matéria constante do Currículo Pleno do Curso

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 243/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 243/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 243/2012 Altera a Deliberação CONSEP N o 185/2012, que dispõe sobre o Currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/CP 05/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus CONSEACC

Leia mais

Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu

Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da FACULDADE UNIDA são regidos pela Resolução n. º 01, de 8 de junho de 2007,

Leia mais

Estrutura Curricular 2011 Design

Estrutura Curricular 2011 Design 1 Estrutura Curricular 2011 Design UNIDADE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CURSO Design PERÍOD0 Noturno DURAÇÃO IDEAL DURAÇÃO MÍNIMA DURAÇÃO MÁXIMA 10 semestres 10 semestres 14 semestres OBSERVAÇÕES

Leia mais

ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura.

ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura. ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura. Art. 1º - As Atividades Acadêmicas Curriculares (AAC) são todas as atividades

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 74/2011

RESOLUÇÃO Nº 74/2011 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão RESOLUÇÃO Nº 74/2011 DÁ NOVA REDAÇÃO À RESOLUÇÃO Nº 81/04 QUE TRATA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA REGIMENTO INTERNO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FADERGS - FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL O Diretor da Faculdade da FADERGS - FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO E LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO E LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO E LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS ARTIGO 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um instrumento de iniciação científica

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS Santa Maria RS 2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE Altera a Seção I da Resolução nº 37/97-CEPE que aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná. O

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE LETRAS DA FACULDADE VILLAS BOAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE LETRAS DA FACULDADE VILLAS BOAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE LETRAS DA FACULDADE VILLAS BOAS São Paulo, 2014 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO FLEXÍVEL CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO NÚCLEO FLEXÍVEL CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO NÚCLEO FLEXÍVEL CURSO DE DIREITO Art. 1º O presente conjunto de regras tem por finalidade normatizar as atividades que compõem o núcleo flexível do Currículo de Graduação em Direito e cujo

Leia mais

Manual do Candidato. Vestibular 2014. Turma 2015

Manual do Candidato. Vestibular 2014. Turma 2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PRÓ-SABER - ISEPS - Centro de Estudos Psicopedagógicos Manual do Candidato Vestibular 2014 Turma 2015 1 Informações Gerais: Objetivo Estimular a reflexão e o aperfeiçoamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA ESADE LAUREATE IINTERNATIONAL UNIVERSITIES RESOLVE

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA ESADE LAUREATE IINTERNATIONAL UNIVERSITIES RESOLVE REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA ESADE LAUREATE IINTERNATIONAL UNIVERSITIES O Diretor da Faculdade da ESADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES no

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS PENAIS FADERGS - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS PENAIS FADERGS - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS PENAIS FADERGS - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES A Diretora Acadêmica da FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Engenharia/Tecnologia/Gestão Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis PPGTPS

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Engenharia/Tecnologia/Gestão Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis PPGTPS 1 Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Engenharia/Tecnologia/Gestão Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis PPGTPS REQUERIMENTO PARA ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL NO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE QUÍMICA, CAMPUS PATO BRANCO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE QUÍMICA, CAMPUS PATO BRANCO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Coordenação do Curso Superior de Química: Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química REGULAMENTO DAS

Leia mais

FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N 3.538, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2010

FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N 3.538, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N 3.538, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2010 Dispõe sobre normas para a Mobilidade Acadêmica em nível de Graduação entre a Universidade Federal

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO O Colegiado do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO No 3.538, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2010 Dispõe sobre normas para a Mobilidade Acadêmica em nível de Graduação entre a Universidade Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que RESOLUÇÃO Nº 263 PÕE EM VIGÊNCIA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando os termos da proposta encaminhada

Leia mais

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PARAÍBA DO SUL RJ 2014 2 DA NATUREZA Art. 1. Os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade

Leia mais

Regimento da Disciplina de Estágio de Docência

Regimento da Disciplina de Estágio de Docência Regimento da Disciplina de Estágio de Docência 1. Caracterização geral O Estágio de Docência constitui-se numa disciplina eletiva que visa complementar a formação do pós-graduando a partir do desenvolvimento

Leia mais

Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras - FESC Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC

Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras - FESC Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA Art. 1º As atividades acadêmico-científico-culturais, denominadas atividades complementares, compreendem

Leia mais

Curso de Especialização em Direito Tributário

Curso de Especialização em Direito Tributário Curso de Especialização em Direito Tributário 1. Objetivo e público alvo. O Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da USP dá início à segunda turma do seu curso

Leia mais