Durante uma pesquisa científica, seguimos alguns passos importantes para o bom andamento da investigação. Sobre a HIPÓTESE, podemos afirmar que:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Durante uma pesquisa científica, seguimos alguns passos importantes para o bom andamento da investigação. Sobre a HIPÓTESE, podemos afirmar que:"

Transcrição

1 COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR : Luiz Carlos Panisset Travassos DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 2oEM TIPO DE ATIVIDADE: Recuperação NOME: DATA: NOTA: ORIENTAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO Método Científico: reconhecer o grupo controle e sua importância para a atividade experimental; sugerir hipóteses plausíveis para explicar um fato observado. Especiação: Níveis de especiação, processos de especiação, mecanismos de isolamento reprodutivo. Taxonomia: ênfase em classificação biológica e filogenias. Viroses Bacterioses Protozooses HABILIDADES EXIGIDAS Construir, corretamente, conceitos básicos. Aplicar os conceitos biológicos às diferentes situações propostas. Analisar gráficos, tabelas e esquemas. Identificar em esquemas e/ou desenhos, estruturas específicas fornecendo suas respectivas funções. MATERIAL DE ESTUDO Livro texto Caderno de Biologia Avaliações anteriores Exercícios realizados (exercícios e livro texto) QUESTÃO 01 Um pesquisador demarcou uma área de floresta e contou o número de indivíduos de cada uma das diferentes espécies de árvores existentes no local. Qual das alternativas corresponde melhor a esse tipo de atividade? a) Resultados b) Observação c) Hipótese d) Experimento QUESTÃO 02 Durante uma pesquisa científica, seguimos alguns passos importantes para o bom andamento da investigação. Sobre a HIPÓTESE, podemos afirmar que: a) É uma fase que não faz diferença na investigação científica se ela não existir. b) É um argumento que sempre é formulado após a experimentação.

2 c) Devem ser várias para que possamos ter mais possibilidades de experimentos. d) Deve ser sempre considerada válida independentemente dos resultados. QUESTÃO 03 Com a finalidade de estabelecer relações de parentesco entre várias espécies da família Bovidae, observaram-se as reações entre o sangue de diferentes animais e alguns anticorpos relativos aos antígenos dos animais considerados. Os resultados estão registrados no quadro a seguir. Com base nos dados fornecidos pelo quadro, o animal que está filogeneticamente mais próximo do gado bovino é: a) Cabra b) Bisonte. c) Carneiro. d) Boi QUESTÃO 4 OBSERVE a figura a seguir: Com relação à figura, todas as afirmativas estão CORRETAS, EXCETO: a) verifica-se lise da célula bacteriana. b) ocorre duplicação do DNA viral no interior da célula bacteriana. c) são produzidas novas células bacterianas a partir do DNA viral. d) são sintetizadas cápsulas proteicas virais pela célula bacteriana.

3 QUESTÃO 05 Os quatro cladogramas das alternativas ilustram as relações filogenéticas entre os táxons hipotéticos 1, 2, 3, 4 e 5. Quatro desses cladogramas apresentam uma mesma hipótese filogenética. ASSINALE a alternativa que contém o cladograma que apresenta hipótese filogenética diferente das demais. a) b) c) d) QUESTÃO 06 O vírus da Gripe A é classificado como A/H1N1. Essa combinação de letras e números que para muitos não representa muita coisa, para os estudiosos é um resumo das características desse organismo. Vamos às explicações: A letra A é o tipo do vírus e significa que ele pode infectar tanto humanos como animais, já que é fruto de uma mutação que o torna mais agressivo. A letra H se refere à proteína hemaglutinina que é usada pelo

4 Influenza para se fixar na célula humana e a letra N corresponde à enzima neuraminidase, que o ajuda a sair da célula hospedeira e se espalhar mais rapidamente pelo organismo da vítima. Ambas as substâncias compõem a superfície do vírus. OBSERVE o avanço da gripe A no Brasil em 2009, representado nos mapas a seguir, em número de casos. a) EXPLIQUE o rápido avanço dessa doença no país. b) Se mais de 90% dos casos de gripe vêm sendo causados pelo vírus pandêmico, EXPLIQUE por que manter a vacinação da gripe comum para idosos. c) CALCULE a taxa de incidência da doença no país, entre 14/5 e 15/7, sabendo-se que sua população é de aproximadamente 190 milhões de pessoas. Nº de casos novos da doença x 1000 População conhecida QUESTÃO 07 O Índice de Variação (I.V.). é um indicador da variedade de formas e tamanhos dos bicos de grupos de espécies de aves. Quanto maior o I.V. de um grupo de espécies, maior a variedade dos bicos. O gráfico a seguir relaciona o I.V. das espécies de aves de duas regiões (A e B) à porcentagem de espécies de cada região que migra para outros locais do planeta durante a época de reprodução e criação dos filhotes.

5 A partir do gráfico e de seus conhecimentos, responda ao que se pede. a) IDENTIFIQUE a região (A ou B) em que há uma MENOR variedade de bicos. ELABORE uma HIPÓTESE que explique por que as aves com maior variedade de formas e tamanhos de bicos migram menos para outros locais durante a época de reprodução e criação dos filhotes. QUESTÃO 08 O cladograma, a seguir, apresenta as relações filogenéticas hipotéticas entre grupos de espécies de seres vivos (A até F). A partir do cladograma e de seus conhecimentos, responda ao que se pede. a) IDENTIFIQUE as classificações das especiações: BC: DE: ABCDEF: BCD: b) EXPLIQUE o nível de especiação que não está esquematizado. c) CITE a Teoria da Evolução que apoia o esquema de especiação da figura.

6 QUESTÃO 9 Alunos de uma escola, em visita ao zoológico, deveriam escolher uma das espécies em exposição e pesquisar sobre seus hábitos, alimentação, distribuição, etc. No setor dos macacos, um dos alunos ficou impressionado com a beleza e agilidade dos macacos-pregos. No recinto desses animais havia uma placa com a identificação: Macaco-prego (em inglês Ring-tail Monkeys ou Weeping capuchins). Primates. Cebidae. Cebus apella. a) NOMEIE as categorias taxonômicas presentes na placa de identificação. Primates: Cebus apella: b)compare levando em consideração a anatomia, os membros superiores do aluno e do macaco prego. c) CITE o fenômemo evolutivo que originou o aluno e o macaco-prego. QUESTÃO 10 Os desenhos representam microrganismos que apresentam características específicas e conseguem se reproduzir de modo peculiar. Analise-os e, em seguida, responda. a) IDENTIFIQUE os esquemas representados pelas letras X e Z. X: Z: b) DIFERENCIE X de Z quanto à reprodução. c) Z pode se defender de X quando esse tenta parasitá-lo. EXPLIQUE como isso pode ocorrer. d) CITE duas doenças que podem ser transmissíveis pela ingestão de alimentos contaminados, cujos agentes etiológicos estão representados por X e Z. X: 1.

7 2. Z: 1: 2: QUESTÃO 11 (Unicamp) Quando intensamente parasitada por 'Giardia lamblia', uma pessoa passa a sofrer de certas deficiências nutricionais. Estas são explicadas pela interferência na absorção de nutrientes, devido ao fato de que esses parasitas cobrem a mucosa de extensa região do tubo digestivo. a) INDIQUE qual é esta região. b) EXPLIQUE de que maneira se adquire esta parasitose. c) DETERMINE qual o processo de reprodução que ocorre neste parasita. QUESTÃO 12 Um agente de saúde foi trabalhar no norte do Brasil e observou que grande parte dos habitantes morava em casas de pau-a-pique, muito próximas das florestas, nas quais ocorrem muitas bromélias. CITE duas doenças endêmicas da região, seus agentes etiológicos e transmissores associando-as às características da área. QUESTÃO 13 O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) diz que 86 índios makuxi do município de Normandia (RR), estão com malária provocada por garimpeiros evadidos da área Ianomami. ("Folha de São Paulo" - 25/11/90) EXPLIQUE como a malária dos garimpeiros pode ter passado para os índios.

8 QUESTÃO 14 (Unicamp)"Com 12 mil habitantes e arrecadação mensal de R$ 120mil, Gouveia, no Alto Jequitinhonha, norte mineiro, tornou-se referência nacional em saúde pública (...). Até 1979, 42% das casas de Gouveia tinham barbeiro (...) e 22% dos moradores estavam doentes. Em 1995, a Prefeitura anunciou que não houve nenhum novo caso de Doença de Chagas, graças sobretudo à água potável e à rede de esgoto." (Adaptado do artigo "Cidade com pouco recurso é modelo de saúde em MG", Ecologia e Desenvolvimento n. 59, 1996.) a) A erradicação da Doença de Chagas em Gouveia não pode ser atribuída às causas apontadas pelo artigo. INDIQUE uma forma eficaz de combate a essa doença que possa ter sido utilizada nesse caso. b) CITE qual o mecanismo natural de transmissão da Doença de Chagas para o ser humano. c) CITE duas doenças parasitárias cuja incidência possa ter diminuído como conseqüência da melhoria nas redes de água e esgoto. Luiz Carlos

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7º Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7º Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): FELIPE CESAR Ano: 7º Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Biologia (Aula 3)

Resolução de Questões de Provas Específicas de Biologia (Aula 3) Resolução de Questões de Provas Específicas de Biologia (Aula 3) Resolução de Questões de Provas Específicas de Biologia (Aula 3) 1. O gráfico seguinte representa as pressões sanguíneas ao longo do corpo

Leia mais

Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre

Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre 7 O ANO EF CIÊNCIAS RECUPERAÇÃO Thiago Judice Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre Questão 1 Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de

Leia mais

Biologia. Unicelulares e Multicelulares / Vírus. Professor Enrico Blota.

Biologia. Unicelulares e Multicelulares / Vírus. Professor Enrico Blota. Biologia Unicelulares e Multicelulares / Vírus Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia ATÓTROFOS, HETERÓTROFOS, UNICELULARES, MULTICELULARES E VÍRUS Os seres vivos podem ser classificados

Leia mais

BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURMAS: ABCD ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A):JOSÉ VICENTE (ZEZITO) ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR : Luiz Carlos Panisset Travassos DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1oEM TIPO DE ATIVIDADE: Recuperação NOTA:

COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR : Luiz Carlos Panisset Travassos DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1oEM TIPO DE ATIVIDADE: Recuperação NOTA: COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR : Luiz Carlos Panisset Travassos DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1oEM TIPO DE ATIVIDADE: Recuperação NOME: DATA: NOTA: ORIENTAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO CONTEÚDO DAS

Leia mais

biologia caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo

biologia caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo 2ª fase exame discursivo 13/12/2009 biologia caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 16/03/2012 Nota: Professor(a): Regina Volpato e Gabriela Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA - CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA 1. Quais são os elementos encontrados, geralmente, em maior quantidade no corpo dos seres vivos? 2. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são compostos por células.

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA IF SUDESTE MG REITORIA Av. Francisco Bernardino, 165 4º andar Centro 36.013-100 Juiz de Fora MG Telefax: (32) 3257-4100 ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA O sorteio do tema da prova discursiva ocorrerá

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE BIOLOGIA 2.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE BIOLOGIA 2.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE BIOLOGIA 2.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS 1. Dentre os diferentes compostos orgânicos das células temos as proteínas. Sobre estas responda: a) Cite

Leia mais

Aluno(a): COMENTADA A. Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D Data: 08/02/2017

Aluno(a): COMENTADA A. Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D Data: 08/02/2017 BIOLOGIA AVALIAÇÃO SÍLVIO I UNIDADE Aluno(a): COMENTADA A Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D Data: 08/02/2017 1. A prova é composta de 04 questões. 2. Não será aceita a utilização de corretivo.

Leia mais

UERJ 2015 (Questões 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10)

UERJ 2015 (Questões 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) (Questões 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) 1. (Questão 1) Nos vegetais, uma parede celular envolve a membrana plasmática. Cite o principal tipo de carboidrato que compõe a parede celular dos vegetais, bem

Leia mais

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA º e 2º períodos - 202 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE 1. (Unicamp/2017) O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) videos\a

Leia mais

Não possuem organelas que lhes permitam obter, armazenar e utilizar energia. Reproduzem-se somente no interior de células vivas.

Não possuem organelas que lhes permitam obter, armazenar e utilizar energia. Reproduzem-se somente no interior de células vivas. Ciências da natureza e suas tecnologias Biologia Tiago Atividade de recuperação 3 35,0 22,7 12 2017 2 A/B/C Questão 01) Considere as seguintes características de certos organismos: Contêm moléculas de

Leia mais

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BIOLOGIA 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém cinco questões, constituídas de itens e

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7º - Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7º - Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7º - Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N

Leia mais

Disciplina: Biologia Educacional. Curso: Pedagogia 2 Semestre

Disciplina: Biologia Educacional. Curso: Pedagogia 2 Semestre Disciplina: Biologia Educacional Curso: Pedagogia 2 Semestre Texto1: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BIOLOGIA CARACTERÍSTICAS GERAIS Todos os organismos com exceção dos vírus são formados por células. Célula é

Leia mais

Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus

Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus 02-2017 1- Quais foram as observações feitas por Adolf Mayer que permitiram concluir que o agente etiológico da Doença do Mosaico do tabaco era um

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas (Aula 4)

Resolução de Questões de Provas Específicas (Aula 4) Resolução de Questões de Provas Específicas (Aula 4) Resolução de Questões de Provas Específicas (Aula 4) Biologia 1. Um homem levou uma pessoa a um hospital, pedindo socorro urgente e alegando que tal

Leia mais

Vírus. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Vírus. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Vírus Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Virologia Virologia. Ramo da Biologia que estuda os vírus e suas propriedades. Vírus é totalmente inerte fora da sua célula hospedeira; Dependem totalmente da

Leia mais

Esta avaliação é composta de 13 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder.

Esta avaliação é composta de 13 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder. 2º EM Biologia B Marli Av. Trimestral 30/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos - 2012 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Médio Ciências da Natureza II Habilidade da Questão Conteúdo Matriz da EJA/FB 1 Técnica de separação de mistura H1; H5 homogênea (destilação simples) 2 Composição do ar

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. 1. Todos os seres vivos são dotados de características em comum

Leia mais

ALUNO(a): A figura a seguir retrata um dos processos realizados comumente pelas células. Observe-a.

ALUNO(a): A figura a seguir retrata um dos processos realizados comumente pelas células. Observe-a. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) A figura a seguir retrata um dos processos realizados comumente pelas

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do mundo vegetal.

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do mundo vegetal. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 3º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do

Leia mais

BIOLOGIA SEGUNDA ETAPA

BIOLOGIA SEGUNDA ETAPA BIOLOGIA SEGUNDA ETAPA - 1997 QUESTÃO 01 Conforme reportagem publicada no jornal "Folha de São Paulo" (março de 1996), a Ilha de Lençóis, situada no Maranhão e com uma população de 400 habitantes, apresenta

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 7ºAno Profº: Márcia Almeida Disciplina: Ciências Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 7ºAno Profº: Márcia Almeida Disciplina: Ciências Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 7ºAno Profº: Márcia Almeida Disciplina: Ciências Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / /2017 Valor: 12,0 pts Nota: INSTRUÇÕES: LEIA com atenção cada questão;

Leia mais

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 206 III ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE BIOLOGIA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real

Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real Data: Bimestre : 3º Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real : Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Exercicios 3 Bimestre 1. Diferencie Soro

Leia mais

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questões de Revisão 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questão 01) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Nosso último ancestral comum com os chimpanzés e gorilas viveu há menos de cinco milhões de anos. Fixação 1) (CESGRANRIO) Com relação à figura

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 30 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Camilla Silva (B1), Elizangela

Leia mais

Data: Nome: Ano/Série: 7 ano. Ficha 4 Vírus

Data: Nome: Ano/Série: 7 ano. Ficha 4 Vírus Matéria: Ciências Data: Nome: Professor: André Freddi Ano/Série: 7 ano Ficha 4 Vírus O vírus é o único organismo acelular que existe, ou seja, sua estrutura não é formada por uma célula. Devido a isso

Leia mais

BIOLOGIA. Questão 01 N1 N2 NF - 1 -

BIOLOGIA. Questão 01 N1 N2 NF - 1 - BIOLOGIA Questão 01 Pesquisas recentes mostram que o aquecimento do Planeta tem provocado a extinção ou a migração de várias espécies animais para as regiões mais frias, principalmente borboletas, abelhas

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

FUVEST Segunda Fase. Biologia 07/01/2003

FUVEST Segunda Fase. Biologia 07/01/2003 FUVEST 2003 Segunda Fase Biologia 07/01/2003 Q.01 Certas doenças hereditárias decorrem da falta de enzimas lisossômicas. Nesses casos, substâncias orgânicas complexas acumulam-se no interior dos lisossomos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS. Coordenadoria Permanente do Vestibular (COPEVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS. Coordenadoria Permanente do Vestibular (COPEVE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS Coordenadoria Permanente do Vestibular (COPEVE) PSS - 2003 BIOLOGIA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMÁTICA

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMÁTICA MATRÍCULA: Lista de Exercícios: Introdução à Biologia Evolutiva Código 125806 SOBRE SISTEMÁTICA 1) Analise a seguinte matriz de dados sobre características de cinco gêneros de dinossauros e construa um

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE Ploidia 2n n 4 3 2 interfase meiose I meiose II 4x 3x 2x x M M 1 Como pode cair no enem A meiose e a fecundação na reprodução sexuada são processos complementares,

Leia mais

Vírus, um grupo a parte.

Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. Estrutura típica de um vírus: 01)Observe a figura a seguir, onde está representado, esquematicamente, o vírus HIV e analise as proposições quanto à sua

Leia mais

Identificação do Candidato

Identificação do Candidato INSTRUÇÕES Na parte inferior desta capa, preencha todos os espaços destinados à sua identificação. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar, escrever mensagem, etc., será automaticamente

Leia mais

PARASITOLOGIA MÉDICA. Diogo Parente

PARASITOLOGIA MÉDICA. Diogo Parente PARASITOLOGIA MÉDICA Diogo Parente INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA OBJETIVO: Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos. URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE O êxodo rural,

Leia mais

1ª Eliane Vivas / Natália

1ª Eliane Vivas / Natália Ciências 1ª Eliane Vivas / Natália 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Entender os processos energéticos necessários à vida da célula. H2. Reconhecer a célula como unidade fundamental

Leia mais

TURMA DE MEDICINA BIOLOGIA TURMA: Aluno(a): Professor(a): FLÁVIO

TURMA DE MEDICINA BIOLOGIA TURMA: Aluno(a): Professor(a): FLÁVIO TURMA DE MEDICINA BIOLOGIA TURMA: Aluno(a): Professor(a): FLÁVIO Enunciado 1: Observe o gráfico abaixo relativo a uma experiência relacionada a atividade de uma enzima coletada do organismo humano. Durante

Leia mais

Vírus: Características gerais

Vírus: Características gerais São muito frequentes nos jornais notícias sobre poliomielite, sarampo, febre amarela, dengue, raiva, AIDS, entre outras doenças. Mas as doenças citadas apresentam uma característica em comum: são causadas

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSOR (A): Priscilla Torres DISCIPLINA: Biologia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria de Biologia - 12/12 01) (UFRGS 2017) Observe a figura abaixo, que ilustra os diferentes modelos propostos para a replicação do DNA. O experimento de Meselson e Stahl, realizado em 1957, comprovou

Leia mais

BIOLOGIA LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA DE VIRUS E BACTÉRIA

BIOLOGIA LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA DE VIRUS E BACTÉRIA BIOLOGIA Prof. Fred LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA DE VIRUS E BACTÉRIA 1. (UDESC SC/2011) Assinale a alternativa incorreta a respeito das características gerais dos vírus. a) Muitos vírus são específicos

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre bactérias e protozoários. Biologia 1

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre bactérias e protozoários. Biologia 1 Exercícios sobre bactérias e protozoários EXERCÍCIOS 1. A figura apresenta uma classificação dos seres vivos baseada em sua fonte primária de energia. Bactérias são encontradas nos grupos: a) 1, 2 e 3

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2009 e 1 o semestre letivo de 2010 CURSO de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém

Leia mais

EXAMES LABORATORIAIS: IMUNOLOGIA

EXAMES LABORATORIAIS: IMUNOLOGIA EXAMES LABORATORIAIS: IMUNOLOGIA Aula 2 CONCEITOS GERAIS Imunidade: conjunto de processos fisiológicos que permite ao organismo reconhecer corpos estranhos e responder contra os mesmos. Sistema imune:

Leia mais

Professor: David Vieira Valadão. Biologia

Professor: David Vieira Valadão. Biologia Professor: David Vieira Valadão Biologia 1981 registro de casos atípicos de pneumonia entre homens homossexuais em Los Angeles (EUA). 1983 descoberta de um novo vírus em um paciente com AIDS. 1984 descoberta

Leia mais

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular 1. (UFRN) Uma proteína X codificada pelo gene Xp é sintetizada nos ribossomos, a partir de um RNAm. Para que a síntese aconteça, é necessário que ocorram, no núcleo e no citoplasma, respectivamente, as

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Unidade na diversidade dos seres vivos, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da classificação dos seres vivos

Leia mais

COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR : Luiz Carlos Panisset Travassos DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 3oEM TIPO DE ATIVIDADE: Recuperação NOTA:

COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR : Luiz Carlos Panisset Travassos DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 3oEM TIPO DE ATIVIDADE: Recuperação NOTA: COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR : Luiz Carlos Panisset Travassos DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 3oEM TIPO DE ATIVIDADE: Recuperação NOME: DATA: NOTA: ORIENTAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO CONTEÚDO DAS

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo - 1º ano 3º bimestre BIOLOGIA

Programa de Retomada de Conteúdo - 1º ano 3º bimestre BIOLOGIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Citologia Exercícios Dissertativos. (a) A afirmação apresentada pode ou não ser considerada válida? (b) Justifique sua resposta.

Citologia Exercícios Dissertativos. (a) A afirmação apresentada pode ou não ser considerada válida? (b) Justifique sua resposta. Exercícios Dissertativos 1. (2002) Devido ao fato de serem muito simples em termos de organização, podemos afirmar que os vírus provavelmente tiveram sua origem antes do surgimento das primeiras células

Leia mais

Contexto e histórico. Árvores filogenéticas. Leitura de Cladograma. Construção de cladograma

Contexto e histórico. Árvores filogenéticas. Leitura de Cladograma. Construção de cladograma Contexto e histórico Árvores filogenéticas Leitura de Cladograma Construção de cladograma Classificação biológica A taxonomia diz respeito às regras de nomenclatura, tais como: dar nomes às espécies, gêneros

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano, fizemos um estudo acerca da diversidade dos seres vivos em nosso planeta.

Leia mais

Exercícios de Taxonomia

Exercícios de Taxonomia Exercícios de Taxonomia 1. O sistema de classificação taxionômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl von Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar A Origem das Espécies. Para Lineu, a invariabilidade

Leia mais

Ciências Roteiro de Recuperação Final 7 o Ano

Ciências Roteiro de Recuperação Final 7 o Ano Ciências Roteiro de Recuperação Final 7 o Ano Os alunos devem ler os capítulos 1, 4, 22 e 23 do livro texto e responder as questões apresentadas a seguir. Todas as questões do questionário já foram corrigidas

Leia mais

Bio. Rubens Oda Monitor: Rebeca Khouri

Bio. Rubens Oda Monitor: Rebeca Khouri Bio. Professores: Nelson Paes Rubens Oda Monitor: Rebeca Khouri Vírus: estrutura, tipos e reprodução 12 jul Os vírus são organismos que possuem características tanto de seres vivos (possuem material genético

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta.

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta. Data: /10/14 Bim.: 3º Nome: 9 ANO Nº Disciplina: Biologia Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à

Leia mais

ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas

ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas E.E. PROFESSOR CHICO DIAS PROF. THIAGO MOURA BIOLOGIA ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas 01) Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies.

Leia mais

BIOLOGIA. Questão 01. Questão 02. Observe os gráficos abaixo.

BIOLOGIA. Questão 01. Questão 02. Observe os gráficos abaixo. Questão 01 Observe os gráficos abaixo. O gráfico I representa a distribuição do comprimento de um fenótipo, em uma população. Três amostras dessa população foram submetidas a diferentes modificações ambientais.

Leia mais

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético,

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 3. A figura abaixo mostra uma das árvores evolutivas sugeridas para os animais.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 3. A figura abaixo mostra uma das árvores evolutivas sugeridas para os animais. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1. Considere alguns tipos celulares diferenciados do corpo humano: neurônio, célula muscular, espermatozóide, célula caliciforme e célula epitelial. Escolha três deles e indique, para

Leia mais

E.E Padre Anchieta Disciplina: Biologia Professor: Carlos Roberto Tema: Classificação dos seres vivos Nome: Nº 3ºano

E.E Padre Anchieta Disciplina: Biologia Professor: Carlos Roberto Tema: Classificação dos seres vivos Nome: Nº 3ºano E.E Padre Anchieta Disciplina: Biologia Professor: Carlos Roberto Tema: Classificação dos seres vivos Nome: Nº 3ºano Atividade 1 01 - (Unifesp-SP) - Em uma área de transição entre a mata atlântica e o

Leia mais

UFSC. Biologia (Amarela)

UFSC. Biologia (Amarela) Resposta: 01 + 02 + 16 = 19 01. Correta. 02. Correta. 04. Incorreta. Os cordados são deuterostômios. 08. Incorreta. Abelhas e lagartas (estágio larval de mariposas e borboletas) possuem desenvolvimento

Leia mais

Biologia. Professor Eugenio Lyznik Junior 2016

Biologia. Professor Eugenio Lyznik Junior 2016 Biologia. Professor Eugenio Lyznik Junior 2016 https://www.biologiatotal.com.br/blog/como-biologia-e-cobrada-no-vestibular-daufpr.html 64 - Leia a notícia abaixo: Leishmaniose na mira: famosos se unem

Leia mais

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 (Fuvest 2002) Os vírus A. ( ) possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminoácidos

Leia mais

Vírus associados à surtos alimentares (Rotavirus, Norovirus e Hepatite A)

Vírus associados à surtos alimentares (Rotavirus, Norovirus e Hepatite A) Vírus associados à surtos alimentares (Rotavirus, Norovirus e Hepatite A) Disciplina : Microbiologia Curso: Nutrição Professora: Adriana de Abreu Corrêa (adrianacorrea@id.uff.br) DOENÇAS TRANSMITIDAS POR

Leia mais

b) É certo ou errado afirmar que o homem descende dos macacos? Explique. R.:

b) É certo ou errado afirmar que o homem descende dos macacos? Explique. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Após séculos de

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de da Natureza Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Isabela Monteiro e Priscilla Zanella Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Querido(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Roteiro de estudo 2 série EM P1 b AC.

Roteiro de estudo 2 série EM P1 b AC. Roteiro de estudo 2 série EM P1 b1 2017 AC. 1. Defina o que são tecidos. 2. Quais são os tecidos estudados na histologia animal / humana? 3. Quais são as características gerais que distinguem o tecido

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina com base em culturas de fungos do gênero Penicilium. Primeiro antibiótico

Leia mais

Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus

Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus 01-2017 1- Quais foram as observações feitas por Adolf Mayer que permitiram concluir que o agente etiológico da Doença do Mosaico do tabaco era um

Leia mais

Introdução Seres Vivos

Introdução Seres Vivos A diversidade de seres vivos variou ao longo do tempo geológico em nosso planeta. Algumas linhas de pensamento acreditam que os seres vivos são imutáveis (fixismo), mas desde Darwin acredita-se que ocorrem

Leia mais

1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica.

1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica. 1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica. a) Que nome se dá a esse tipo de adaptação ao substrato de repouso? Cite uma vantagem dessa adaptação.

Leia mais

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda:

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: BIOLOGIA (Cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: 2 1 a) A estrutura indicada em 1 é formada por microtúbulos, constituintes

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES :TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos. PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES

LISTA DE ATIVIDADES :TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos. PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES LISTA DE ATIVIDADES :TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

b) a classificação deste vertebrado quanto à regulação térmica. c) o tipo de respiração predominante neste vertebrado na fase larval.

b) a classificação deste vertebrado quanto à regulação térmica. c) o tipo de respiração predominante neste vertebrado na fase larval. PROCESSO SELETIVO/2005 3 O DIA CADERNO 0 1 BIOLOGIA QUESTÕES DE 01 A 05 01. Em um experimento realizado com determinado vertebrado adulto, as funções relativas à tomada de oxigênio (entre 0 e 120 ml/kg/h)

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes

Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes 1. (FUVEST) Determinada planta do cerrado abriga formigas, cigarrinhas, predadores e parasitas

Leia mais

2- DESCREVA a função de cada um dos TIPOS de alimentos da questão anterior.

2- DESCREVA a função de cada um dos TIPOS de alimentos da questão anterior. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- A alimentação é muito importante para manter o corpo forte e saudável. Os alimentos podem ser classificados em 3 tipos: construtores, reguladores e energéticos.

Leia mais

OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68)

OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68) OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68) COMO SÃO OS VÍRUS (PÁG. 69) SERES ACELULARES ( NÃO SÃO FORMADOS POR CELULAS); SEM METABOLISMO PRÓPRIO (PRECISAM ESTÁ EM UMA CÉLULA

Leia mais