ORIGEM DA VIDA ABIOGÊNESE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIGEM DA VIDA ABIOGÊNESE"

Transcrição

1 ORIGEM DA VIDA

2 ORIGEM DA VIDA O processo pelo qual surge a vida na Terra até hoje não foi totalmente definido pela Ciência. Estima-se que o planeta Terra tenha aproximadamente 4,6 bilhões de anos. As formas de vida mais antigas conhecidas são bactérias de 3,5 bilhões de anos.

3 Base da teoria: ORIGEM DA VIDA ABIOGÊNESE - Acreditava-se que os seres vivos originavam-se de matéria inanimada por meio de uma força vital; Aceita por mais de anos; Manteve-se até ao final do século XVIII; Principal defensor e percursor foi o filósofo grego Aristóteles. Camiseta suja + milho rato Cadáver larvas

4 Base da teoria: ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE - Organismos provêm de outros preexistentes. - Francesco Redi 1668 O biólogo italiano Redi, em 1668, deu inicio ao combate à teoria da Abiogênese.

5 ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE Experimento de Redi. Redi colocou algumas larvas dentro de um vidro fechado. Observou por algum tempo e constatou que essas larvas formavam uma carapaça e em seguida liberavam moscas. Constatou que as moscas originavam-se das larvas, mas e as larvas? qual seria a origem.

6 ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE Experimento de Redi. Em uma segunda etapa Redi colocou pedaços de carne em vidros deixando alguns abertos e outros fechados por panos finos; As moscas eram atraídas pelo cheiro da corne e pousavam sobre a carne dos frascos abertos; Em algum tempo começou a surgir larvas sobre a carne. Redi concluiu que as moscas eram quem colocavam os ovos que eclodiam em larvas e posteriormente se transformavem em moscas.

7 A volta da Abiogênese ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE Antonie van Leeuwenhoek Com o aperfeiçoamento do microscópio pelo pesquisador Antonie van Leeuwenhoek, e o estudo dos microorganismos (bactérias, protozoários, leveduras), a abiogênese fotaleceu-se novamente.

8 ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE Needham 1745 Needhan, padre inglês, realizou algumas experiências tentando comprovar a Abiogênese. Ele colocou líquidos nutritivos obtidos com caldo de frutas e carne em frascos e aqueceuos. Depois de aquecidos os frascos foram fechados e novamente aquecidos. Com o microscópio, Needhan verificava o aparecimento de milhões de micróbios, e dizia que haviam surgido por geração espontânea.

9 ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE Lazzaro spallanzani 1770 Lazzaro Spallanzani, padre italiano, realizou novamente trabalhos semelhantes aos de Needhan. Fervendo os caldos nutritivos ao invés de aquecê-los. Depois de fervidos, fechava os frasco cuidadosamente. Segundo ele, o simples aquecimento não era o suficiente para destruir todos os micróbios já presentes no caldo nutritivo. Seus caldos permaneceram livres de germes por vários dias. Needhan, criticou os experimentos de Spallanzani segundo ele, a fervura matou a força vital.

10 ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE Louis Pasteur 1862 (bacteriologista francês) Demonstrou que: - O ar, o solo, a água e os objetos de um modo geral são contaminados por micro-organismos (bactérias, fungos). Pasteur defendeu a ideia de que todos os organismos provêm de outros preexixtentes.

11 ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE Experimento de Pasteur : Ele preparou um caldo de carne e colocou em diversos frascos; Alguns frascos ficaram com os gargalos normais e abertos e outros foram aquecidos e curvados e abertos; O material foi levado à fervura; Após alguns dias, o material foi analizado, os frascos com gargalo normal e abertos estavam contaminados e os frascos com gargalo curvados permaneciam estéreis.

12 ORIGEM DA VIDA BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE Experimento de Pasteur : Conclui-se que: - Os micro-organismos estavam no ar; - Que todos os organismos provêm de outros preexistentes. A partir dos experimentos de Pasteur foi criado o método de pasteurização e medidas de profilaxia

13 ORIGEM DA VIDA Pasteur, através de seus experimentos, derrubou a teoria da Abiogense; Se os organismos provêm de outros preexistentes como surgiu o primeiro ser vivo; As teorias mais conhecidas que tentam explicar a origem da vida na Terra são: - Panspermia cósmica; - Evolução química; Hipófise heterotrófica; Hipófise autotrófica.

14 ORIGEM DA VIDA Panspermia cósmica Svante Arrhenius 1903 Essa hipótese, também conhecida como extraterrestre, propõe que os primeiros seres vivos (microorganismos) chegaram à Terra, provenientes de outros locais do cosmo, em fragmento de meteoritos e poeira espacial.

15 ORIGEM DA VIDA Panspermia cósmica Svante Arrhenius 1903 Essa teoria é vaga e não explica como esses seres teriam se originado no seu planeta de origem. Também não explica como esses seres teriam se adaptado à atmosfera terrestre.

16 ORIGEM DA VIDA Hipótese Evolucionista Hipótese evolucionista Sugere que a vida tenha surgido das combinações entre os elementos químicos que constituíam o cenário da Terra primitiva. Hipótese Heterotrófica Hipótese Autotrófica

17 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica Hipótese Heterotrófica - A hipótese heterotrófica propõe que as primeiras formas de vida seriam muito simples e incapazes de produzir seu próprio alimento, obtendo nutrientes de fontes externas; - Formulada por John Haldane em 1929 e aperfeiçoada por Aleksander Oparin em 1936.

18 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica Terra primitiva Há cerca de 4 bilhões de anos, ocorriam constantes erupções vulcânicas, que liberavam grandes quantidades de gases: metano (CH 4 ), amônia (NH 3 ), gás hidrogênio (H 2 ) e vapores de água (H 2 O). Não existia nitrogênio e o oxigênio era escasso. Ausência da camada de ozônio; Temperaturas elevadas;

19 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica Oceanos primitivos Com o passar de milhões ou milhares de anos a terra foi resfriando a água então se acúmulou originando os primeiros mares, aonde teria início as reação químicas que deu origem aos primeiros seres vivos.

20 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica Oceano primitivo ( Reações químicas.) DESCARGAS ELÉTRICAS Aminoácidos Subst.simples Proteínas METANO AMÔNIA HIDROGÊNIO VAPORES D ÁGUA Aminoácidos Subst.simples Aminoácidos Subst.simples Proteínas Proteínas FORMAÇÃO SUBSTÂNCIAS SIMPLES FORMAÇÃO SUBSTÂNCIAS COMPLEXAS Proteínas COACERVADO

21 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica Oceano primitivo ( Reações químicas.) CO2 Proteínas Proteínas Proteínas Proteínas Proteínas Proteínas Proteínas Proteínas Proteínas Proteínas CÉLULA PROCARIONTE HETERÓTROFA (seres anaeróbios) COACERVADO PROTOCÉLULA = PRIMEIRO SER VIVO

22 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica Oceano primitivo ( Reações químicas.) CO2 CO2 CO2 CO2 CÉLULA PROCARIONTE HETERÓTROFA (fermentação seres anaeróbios) CO2 CO2 CÉLULA PROCARIONTE AUTÓTROFA (fotossíntese seres aeróbios) CO2 O2 O2 Surgimento Do Oxigênio Livre O2

23 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica Experimento de Miller - Stanley Miller, Miller desenvolveu um aparelho para simular as condições da atmosfera primitiva e obteve moléculas orgânicas simples como aminoácidos.

24 ORIGEM DA VIDA Hipótese Heterotrófica A composição da atmosfera primitiva não é aceita por alguns cientistas. Na atualidade alguns estudiosos acreditam que a atmosfera primitiva era composta por: - dióxido de carbono; - monóxido de carbono; - nitrogênio; - hidrogênio; - vapores d água, pois os vapores dos vulcões atuais contêm esses componentes. A escassez de oxigênio é consenso.

25 ORIGEM DA VIDA Hipótese Autotrófica Hipótese Autotrófica Essa teoria acredita que os primeiros seres vivos eram autótrofos, ou seja capazes de produzir seu próprio alimento através do processo de químiossintese, utilizando energia de fontes termais.

26 CITOLOGIA O ESTUDO DAS CÉLULAS

27 Citologia Citologia- É o estudo das células. Célula unidade funcional e estrutural dos seres vivos ou seja, menor unidade morfofisiológica dos organismos vivos.

28 A primeira observação celular ocorreu em 1665 pelo cientista inglês Robert Hooke, que realizava observações de finas camadas de carvalho. Em suas pesquisas Hooke usou um microsópio rudimentar e conseguiu observar paredes celulares mortas na casca da planta. Essas paredes formam pequenas cavidades as quais o cientista chamou de célula ( do latim cella = pequena cavidade). Histórico celular

29 TEORIA CELULAR A célula é a menor unidade de vida; Todos os seres vivos são formados por uma ou varias células; As reações vitais de um organismo ocorrem no interior da célula; As células sempre se originam de outras células; As células são portadoras de material genético (DNA) através do qual, características da célulamãe são transmitidas para as células-filhas; As células possuem formas

30 ORGANIZAÇÃO CELULAR ACELULAR QUANTO A PRESENÇA OU AUSÊNCIA CELULAR CÉLULA QUANTO AO NÚMERO UNICELULAR PLURICELULAR QUANTO A COMPLEXIDADE CELULAR PROCARIONTE EUCARIONTE ANIMAL VEGETAL

31 ORGANIZAÇÃO CELULAR Presença ou ausência de célula: ACELULAR = não possui célula (s), o único considerado organismo vivo que não possuem célula são os vírus. CELULAR = possuem célula (s), todos os outros organismos, exceto o vírus, possuem célula ou células.

32 ORGANIZAÇÃO CELULAR Quanto ao número de célula: UNICELULAR = organismos que possuem apenas uma célula. Ex. bactérias, cianobactérias, protozoários, algas e fungos. PLURICELULAR= organismos que possuem mais de uma célula. Ex. fungos, algas, plantas, animais e etc.

33 ORGANIZAÇÃO CELULAR

34 ORGANIZAÇÃO CELULAR Quanto a complexidade celular: PROCARIONTES = são organismos formados por célula extremamente simples, primitivas, nessa célula não está presente a estrutura celular chamada núcleo. O material genético fica solto no citoplasma. Não possuem organelas membranosas. Essa célula está presente no reino Monera( bactérias e cianobactérias).

35 ORGANIZAÇÃO CELULAR Quanto a complexidade celular: EUCARIONTES= são organismos constituídos por células mais complexas. A célula eucariótica possui um núcleo verdadeiro delimitado por uma membrana chamada cariotéca. No citoplasma encontram se várias organelas responsáveis pelo funcionamento celular. Os organismos protistas pertencem aos Reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia

36 ORGANIZAÇÃO CELULAR Partes básicas da célula eucariótica: - Membrana plasmática; - Citoplasma; - Núcleo.

37 CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Em 1969, um cientista americano ( Robert H. Whittaker), propôs a classificação dos seres vivos em cinco reinos de acordo com: Número de células ( unicelular/ pluricelular) ; Presença de núcleo individualizado ( procarionte/ eucarionte); Forma de nutição (autótrofo/ heterótrofo)

38 REINOS MONERA Bactérias e cianobactérias UNICELULAR PROCARIONTE AUTÓTROFOS HETERÓTROFOS PROTISTA Protozoários e algas UNICELULAR PURICELULAR EUCARIONTE AUTÓTROFOS HETERÓTROFOS FUNGI Fungos UNICELULAR PURICELULAR EUCARIONTE HETERÓTROFOS PLANTAE Plantas PLURICELULAR EUCARIONTE AUTÓTROFO ANIMALIA Animais PLURICELULAR EUCARIONTE HETERÓTROFOS

39 CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Em 1977, o microbiologista Carl Woese propôs um novo sistema de classificação dos seres vivos que se baseia em sequências de RNAr (ribossomico). Com essa nova proposta, os organimos podem ser divididos em três domínios:

40 DOMÍNIO Archeae Arqueobactérias Bactéria Demais bactérias Eucarya Protista Fungi Plantae Animalia

41 Membranas celulares

42 Estrutura da membrana celular Toda a célula é envolvida por uma delgada película,semipermeável a membrana plasmática. Funções: Delimita a célula; Dá forma a célula; Protege a célula; Controla a entrada e saída de substâncias sendo assim, uma barreira seletiva.

43 Estrutura da membrana celular O modelo da membrana plasmática é denominada mosaico fluido e foi proposta, no início da década de 1970, pelos cientistas Jonathan Singer e Garth Nicholson. Nesse modelo existe um mosaico de moléculas proteicas colocadas em uma camada fluída de lipídios

44 Estrutura da membrana celular Composição química: A membrana possui uma composição básica lipoprotéica, ou seja, formada por lipídios (fosfolipídios e colesterol) e proteínas. fosfolipídios

45 Estrutura da membrana celular Composição química: A camada de fosfolipídios apresenta duas regiões: Polar- hidrófila (afinidade com a água); Apolar- Hidrófoba ( não possui afinidade com a água).

46 Estrutura da membrana celular Composição química: Na parte externa da membrana plasmática de células animais, principalmente de tecidos epiteliais. Encontram as glicoproteínas ( carboidratos + proteínas). O conjunto de glicoproteínas chama-se glicocálix. O glicocálix atua no reconhecimento celular possibilitando que células semelhantes sofram aderência e rejeitando as diferentes. Atuam portanto: identificando bactérias invasoras, compatibilidade sanguínea, rejeição de transplantes.

47 Especializações da membrana celular As membranas celulares de certos animais, principalmente dos tecidos epiteliais, costumam apresentar algumas modificações ou especializações, que permitem a realização aprimorada de algumas funções como: - Adesão; - Comunicação entre as células; - Absorção. As mais importantes especializações são: - Desmossomos; - Microvilosidade; - Interdigitações.

48 Especializações da membrana celular DESMOSSOMOS - Aumento da adesão celular entre células vizinhas, impedindo a entrada se substâncias estranhas; - Presentes em células epiteliais.

49 Especializações da membrana celular MICROVILOSIDADES - Aumento da superfície de absorção; - Presente em células da mucosa intestinal, túbulos renais.

50 Especializações da membrana celular INTERDIGITAÇÕES - São dobras que encaixam as membranas lateralmente; Aumento da superfície de absorção; - Presente em células dos túbulos renais.

51 Fisiologia da membrana celular Além de proteger e delimitar a célula a membrana celular ou plasmática é uma barreira seletiva ou seja controla o que entra e o que sai da célula. Sendo assim, semipermeável; A passagem de substâncias pela membrana é chamado transporte celular.

52 Fisiologia da membrana celular Soluto= substância disolvida pelo solvente; Solvente = água (substância que disolve o soluto. Soluções: Hipotônica- solução menos concentrada em relação à outra solução; Hipertônica- solução mais concentrada em relação à outra solução; Isotônica duas soluções com a mesma concentração. Ex: soro x interior celular.

53 Transportes celulares A passagem de substâncias pela membrana é chamado transporte celular. Passivo- não ocorre gasto energético pela célula; Ativo- ocorre gasto energético pela célula; Em massa- grandes moléculas que não conseguem passar pela membrana.

54 Transporte passivo Sem gasto de energia; Equilíbrio de concentrações; Substâncias passam do meio em maior quantidade para o meio em menor quantidade. MAIOR MENOR

55 Transporte passivo Difusão simples - Sem gasto de energia; - A favor de um gradiente de concentração; - Algumas substâncias atravessam facialmente a membrana do meio hipertônico para o meio hipotônico; - Como anestésicos, álcool, oxigênio, gás carbônico.

56 Difusão facilitada Transporte passivo - Sem gasto de energia; - A favor de um gradiente de concentração; - Algumas substâncias como aminoácidos e glicose não conseguem atravessar a parte lipídica da membrana por isso dependem das proteases, proteínas transportadoras. Que colocam essas susbtâncias para o interior da célula.

57 Transporte passivo Osmose É a passagem de água pela membrana celular. Esse mecanismo ocorre do meio hipotônico para o meio hipertônico.

58 Transporte passivo Osmose - Exemplos de osmose: Folhas verdes de salada perdem água para o tempero (sal, vinagre ) Micro-organismos morrem desitratados (carne salgada).

59 Transporte passivo Osmose Exemplo de osmose nas hemácias:

60 Bomba sódio e potássio - Gasta energia da célula; - Ocorre contra um gradiente de concentração; - Passagem de soluto de um meio hipotônico para um meio hipertônico. - Mantem as diferenças iônicas de sódio (Na) e potássio (K). - Desse transporte constante depende das atividades dos neurônios. Transporte ativo

61 Transporte ativo

62 Transporte em massa Ocorre quanto as células carregam, para dentro ou para fora do seu citoplasma, partículas maiores ou macromoléculas, que não cosneguem atravessar diretamente a membrana plasmática Quando ocorre o transporte para dentro da célula é chamado endocitose; Quando ocorre o transporte para for a da célula é chamado exocitose.

63 Transporte em massa Endocitose - Permite capturar partículas para dentro da célula. A endocitose é dividida em: Fagocitose- partículas sólidas. Pinocitose- partículas líquidas.

64 Transporte em massa Quando ocorre o transporte para fora da célula é chamado exocitose. - Eliminam resíduos metabólicos

65 Citoplasma e Organóides celulares

66 CITOPLASMA O citoplasma constitui a parte interna da célula. Nele está imersa as organelas, nos seres eucarióticos o núcleo; O citoplasma possui uma constituição gelatinosa formada por água, sais minerais, proteínas..

67 CITOPLASMA Organelas responsáveis pelo funcionamento celular. Cada organela desempenha uma ou algumas funções específicas.

68 Retículo Endoplasmático liso Retículo Endoplasmática rugoso Complexo de golgi Transporte, troca e armazenamento de substâncias Síntese de proteínas, síntese de lipídios e esteróis, detoxificação e glicogenólise Secreção celular ORGANELAS Lisossomos Ribossomos Digestão celular Produção de proteínas Cloroplastos Fotossíntese Mitocôndrias Centríolos Produção energética Túbulos responsáveis em separar os cromossomos no processo de divisão celular Cílios e flagelo São estruturas responsáveis pela locomoção da célula

69 NÚCLEO E MATERIAL GENÉTICO

70 NÚCLEO Estrutura presente no interior das células eucariontes, abriga o material genético. O material genético transmite as informações para as próximas geração. De que forma será o novo organismo.

71 NÚCLEO O núcleo possui: Envoltório nuclear ou carioteca; Estrutura membranosa lipoprotéica que da forma ao núcleo e permite a entrada e saída de substâncias e macromoléculas como o RNA. Nucleoplasma ( parte interna do núcleo) Um líquido constituído principalmente de água e proteínas. O nucleoplasma abriga o nucléolo e a cromatina. Nucléolo Estrutura encontrada dentro do núcleo que possui a função de fabricar ribossomos. Cromatina Material genético, DNA + Proteínas histonas. A cromatina quando condensada vai formar os cromossomos.

72 ÁCIDOS NUCLEICOS DNA/ RNA

73 Classificação dos ácidos nucleicos O código da vida é constituído por substâncias orgânicas, que apresentam caráter ácido, por isso recebem o nome de ácidos nucleicos. Existem dois ácidos nucleicos: DNA- ácido desoxirribonuleico; RNA- ácido ribonucleico;

74 Estrutura do DNA: ácido desoxirribonucleico O DNA é uma macromolécula orgânica, dupla hélice, disposta de forma helicoidal. onde está contido as informações genéticas do indivíduo.

75 Estrutura do DNA: ácido desoxirribonucleico O DNA é formado pelo encadeamento de unidades menores chamados nucleotídeos. O nucleotídeo é composto por três componentes: Um grupo fosfato; Uma pentose ( monossacarídeo com cinco carbonos); Uma base nitrogenada.

76 Estrutura do DNA: ácido desoxirribonucleico As bases presentes no DNA são: Adenina (A) PÚRICAS Guanina (G) Citosina (C) PIRIMÍDICAS Timina (T)

77 Estrutura do DNA: ácido desoxirribonucleico

78 Estrutura do DNA: ácido O DNA aberto assemelha-se a uma escada onde: - Os corrimões são formados pelo conjunto de fosfato e pentoses; - Cada degrau é constituído por um par de bases nitrogenadas que são ligadas por pontes de hidrogênio. - A T - C G desoxirribonucleico

79 Replicação do DNA A replicação é o processo de duplicação (criar uma cópia) do DNA. Por que há a necessidade de uma nova molécula de DNA? Para a produção de novas células com a mesma constituição química de DNA. - Crescimento; - Regeneração celular; - Reprodução assexuada. Transferencia de informação genética de geração em geração.

80 Replicação do DNA Replicação semiconservativa Cada filamento original serve de molde para a produção de um novo filamento. A molécula-mãe dá origem a duas moléculas-filhas idênticas que terão uma das fitas originais.

81 Replicação semiconservativa Para o processo de cópia atuam algumas enzimas que são fundamentais no processo: DNA-helicase - Rompe as pontes de hidrogênio da fita original. DNA-polimerase - Passa pela fita que está se formando para corrigir possíveis erros. DNA-ligase - Liga os novos nucleotídeos aos nucleotídeos da fita molde. Replicação do DNA

82 DNA- localização Localização do DNA: Núcleo da célula; Mitocôndrias; Cloroplastos.

83 Estrutura do RNA: ácido É uma cópia de um segmento do DNA; Atua na produção de proteínas; Possui apenas uma fita; A base nitrogeneda timina é susbtituída por uracila no RNA; A pentose é a ribose. ribonucleico

84 Transcrição do RNA A formação do RNA ocorre pela transcrição. Esse processo se dá com a utilização de uma das cadeias de DNA, como molde para a formação de RNA.

85 Transcrição do RNA Processo: Enzima RNA-polimerase rompe as pontes de hidrogênio da sequência do DNA utilizada como molde; Os nucleotídeos livres e a ribose encaixam-se na cadeia de DNA ( a uracila se liga a adenina). Da mesma forma que o DNA, os nucleotídeos de RNA são produzidos pela própria célula, com base nos nutrientes que ela absorve.

86 RNA Existem três tipos de RNAs com diferenças estruturais e funcionais: RNA ribossômico (RNAr); RNA mensageiro (RNAm); RNA transportador (RNAt). Todos são cópias de partes do DNA e irão atuar na síntese de proteínas juntamento com os ribossomos no citoplasma da célula.

87 Principais diferenças entre: DNA e RNA DNA RNA Pentose Desoxirribose Ribose Bases nitrogenadas Cadeia de nucleotídeo Adenina (A), guanina (G), Citosina ( C) e timina (T) Duas Adenina (A), guanina (G), Citosina (C) e uracila (U) uma

88 Exame de DNA As pessoas são únicas com padrões diferentes na sequência das bases do DNA; Apenas os gêmeos idênticos possuem a mesma sequência de DNA (mas digitais deiferentes); Devido a precisão os teste de DNA podem ser usados para: - Identificar pessoas; - Teste de paternidade; - Pesquisa na indústria farmacêutica ( vacinas, reagentes de diagnóstico); - Pesquisa acropecuária (animais e plantas transgênicos)

89 Exame de DNA

A descoberta da célula

A descoberta da célula A descoberta da célula O que são células? As células são a unidade fundamental da vida CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)

Leia mais

Microscópio de Robert Hooke Cortes de cortiça. A lente possibilitava um aumento de 200 vezes

Microscópio de Robert Hooke Cortes de cortiça. A lente possibilitava um aumento de 200 vezes CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula é a Citologia (do grego: cito = célula; logos = estudo). A invenção do microscópio no final do século XVI revolucionou a Biologia. Esse instrumento possibilitou

Leia mais

Prof.: Ramon L. O. Junior 1

Prof.: Ramon L. O. Junior 1 CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE II NOÇÕES DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR Prof.: Ramon Lamar de Oliveira Junior TIPOS CELULARES CÉLULA PROCARIOTA X 1 a 2 micrômetros (mm) Ausência

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof. Emerson Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm

Leia mais

AULA 1 ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS

AULA 1 ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS AULA 1 ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS Apesar da diversidade entre os seres vivos, todos guardam muitas semelhanças, pois apresentam material genético (DNA) em que são encontradas todas as informações

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA PROFESSORA RENATA BASSANI

MEMBRANA PLASMÁTICA PROFESSORA RENATA BASSANI MEMBRANA PLASMÁTICA PROFESSORA RENATA BASSANI MEMBRANA PLASMÁTICA Funções Composição Química Propriedades Proteção Lipídeos Elasticidade Permeabilidade Seletiva Proteínas Regeneração MODELO ATUAL: MOSAICO

Leia mais

Núcleo Celular. Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause

Núcleo Celular. Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause Núcleo Celular Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause Núcleo Celular Eucarioto: núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca) Portador dos fatores hereditários e controlador

Leia mais

A biodiversidade em diferentes ambientes. http://www.prof2000.pt/users/ccaf/exercicios/ecossistemas/biomas.htm

A biodiversidade em diferentes ambientes. http://www.prof2000.pt/users/ccaf/exercicios/ecossistemas/biomas.htm A biodiversidade em diferentes ambientes http://www.prof2000.pt/users/ccaf/exercicios/ecossistemas/biomas.htm Unidade básica da vida a célula Quem foi Robert Hooke? Por volta de 1667, o cientista inglês

Leia mais

Princípios moleculares dos processos fisiológicos

Princípios moleculares dos processos fisiológicos 2012-04-30 UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIAS DEI-BIOLOGIA ---------------------------------------------- Aula 5: Princípios moleculares dos processos fisiológicos (Fisiologia Vegetal, Ano

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia

Equipe de Biologia. Biologia Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 5B Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia Ácidos nucléicos Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores

Leia mais

Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 8º Ano

Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 8º Ano Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 8º Ano O termo célula foi usado pela primeira vez pelo cientista inglês Robert Hooke, em 1665. Por meio de um microscópio

Leia mais

MICROSCOPIA. 1665 Robert Hooke, obra: Micrographia; Denominação células.

MICROSCOPIA. 1665 Robert Hooke, obra: Micrographia; Denominação células. CITOLOGIA Instituto Dom Fernando Gomes Professora: Cristiane Fontes Santos Graduação: Ciências Biológicas Lic. pela Universidade Federal de Sergipe Pós-graduação: Gestão em Saúde UFS E-mail: cfsfontes@hotmail.com

Leia mais

Introdução à Biologia Celular e Molecular. Profa. Luciana F. Krause

Introdução à Biologia Celular e Molecular. Profa. Luciana F. Krause Introdução à Biologia Celular e Molecular Profa. Luciana F. Krause Níveis de organização Desenvolvimento da Teoria Celular Século XVII desenvolvimento das lentes ópticas Robert Hooke (1665) células (cortiça)

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande

Leia mais

Professor Antônio Ruas

Professor Antônio Ruas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: BIOLOGIA APLICADA Aula 3 Professor Antônio Ruas 1. Assuntos: Introdução à história geológica

Leia mais

Hoje estudaremos a bioquímica dos ácidos nucléicos. Acompanhe!

Hoje estudaremos a bioquímica dos ácidos nucléicos. Acompanhe! Aula: 2 Temática: Ácidos Nucléicos Hoje estudaremos a bioquímica dos ácidos nucléicos. Acompanhe! Introdução: Os ácidos nucléicos são as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Leonardo Mariscal BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Ácidos Nucleicos 01- Os

Leia mais

Ficha 1 Estudo da Célula Disciplina: Ciências Ano: 8 Data: 1º trimestre 2014 Professor(a): Elaine Kozuki Nome do aluno:

Ficha 1 Estudo da Célula Disciplina: Ciências Ano: 8 Data: 1º trimestre 2014 Professor(a): Elaine Kozuki Nome do aluno: Ficha 1 Estudo da Célula Disciplina: Ciências Ano: 8 Data: 1º trimestre 2014 Professor(a): Elaine Kozuki Nome do aluno: 1. Diferencie e explique a diferença Célula eucariota de célula procariota quanto

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Pró Madá 1º ano

ORIGEM DA VIDA. Pró Madá 1º ano ORIGEM DA VIDA NA TERRA Pró Madá 1º ano A Terra primitiva Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos Durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito (80% de gás

Leia mais

Profa. Josielke Soares josisoares@ig.com.br

Profa. Josielke Soares josisoares@ig.com.br Profa. Josielke Soares josisoares@ig.com.br A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito

Leia mais

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são Atividade extra Fascículo 2 Biologia Unidade 4 Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR Células Procariontes Eucariontes (animal e vegetal)

BIOLOGIA CELULAR Células Procariontes Eucariontes (animal e vegetal) BIOLOGIA CELULAR Células Procariontes Eucariontes (animal e vegetal) Thiago Campos Monteiro UFMS / CPCS Créditos: Prof a Elisângela de Souza Loureiro Tamanho das células Existem células de vários tamanhos.

Leia mais

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS A história da Citologia Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1590 inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. Robert Hooke (1635-1703)- Em

Leia mais

CITOLOGIA. Disciplina: Bioquímica Prof: João Maurício de Oliveira Coelho

CITOLOGIA. Disciplina: Bioquímica Prof: João Maurício de Oliveira Coelho CITOLOGIA Disciplina: Bioquímica Prof: João Maurício de Oliveira Coelho CÉLULA A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCA O núcleo celular, descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown, é uma estrutura

Leia mais

08/10/2012. Citologia. Equipe de Biologia. De que são formados os seres vivos? Substâncias inorgânicas. Água Sais minerais. Substâncias orgânicas

08/10/2012. Citologia. Equipe de Biologia. De que são formados os seres vivos? Substâncias inorgânicas. Água Sais minerais. Substâncias orgânicas Citologia Equipe de Biologia De que são formados os seres vivos? Substâncias inorgânicas Água Sais minerais Substâncias orgânicas Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos nucleicos .

Leia mais

1- Considere as características das células A, B e C da tabela: ela indica a presença (+) ou ausência (- ) de alguns componentes.

1- Considere as características das células A, B e C da tabela: ela indica a presença (+) ou ausência (- ) de alguns componentes. Membrana Plasmática 1- Considere as características das células A, B e C da tabela: ela indica a presença (+) ou ausência (- ) de alguns componentes. Componentes celulares Célula A Célula B Célula C Membrana

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Teste de avaliação Nome ----------------------------------------------------------------------- Numero -------------------------------

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº

EXERCÍCIOS ON LINE 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº EXERCÍCIOS ON LINE 3º Bimestre DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A): LEANDRO 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº 1. Qual a composição química da membrana plasmática? 2. A célula apresenta membrana plasmática

Leia mais

- Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas;

- Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas; CAPÍTULO 01 A CÉLULA - Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas; - O funcionamento interligado e harmonioso dessas estruturas mantém o corpo vivo, em funcionamento; A ORGANIZAÇÃO

Leia mais

EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009)

EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009) INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009) Nome do Candidato Classificação Leia as seguintes informações com atenção. 1. O exame é constituído

Leia mais

Existem diversos tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana plasmática. Vejamos abaixo:

Existem diversos tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana plasmática. Vejamos abaixo: MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES MEMBRANA PLASMÁTICA A membrana plasmática é constituída de uma camada dupla de lipídeos. Nesta camada, existem moléculas de proteínas encaixadas. Essas moléculas de proteínas

Leia mais

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Módulo 3 ÁCIDOS NUCLEICOS E CITOLOGIA 1 Os itens abaixo referem-se à estrutura, composição e função dos ácidos nucleicos. Estrutura: I) Dupla hélice; II)

Leia mais

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS CITOPLASMA Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: Biologia e Histologia São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

A MEMBRANA PLASMÁTICA

A MEMBRANA PLASMÁTICA A MEMBRANA PLASMÁTICA Prof. André Maia Conceito É uma membrana lipoprotéica, semipermeável que envolve a célula, separando-a do meio exterior. Funções da membrana proteção mecânica (contra choques físicos)

Leia mais

> ESTUDO DO RNA. (C) O ácido nucléico I é DNA e o II, RNA. (D) O ácido nucléico I é RNA e o II, DNA. (E) I é exclusivo dos seres procariontes.

> ESTUDO DO RNA. (C) O ácido nucléico I é DNA e o II, RNA. (D) O ácido nucléico I é RNA e o II, DNA. (E) I é exclusivo dos seres procariontes. Biologia > Citologia > Sintese Protéica > Alunos Prof. Zell (biologia) (C) O ácido nucléico I é DNA e o II, RNA. (D) O ácido nucléico I é RNA e o II, DNA. (E) I é exclusivo dos seres procariontes. > ESTUDO

Leia mais

d) 23, 46, 26. 23 d) DNA nucleotídeos desoxirribose uracila desoxirribose timina e) DNA ácidos desoxirribonucléicos

d) 23, 46, 26. 23 d) DNA nucleotídeos desoxirribose uracila desoxirribose timina e) DNA ácidos desoxirribonucléicos 01 - (IBMEC RJ) O núcleo celular foi descoberto pelo pesquisador escocês Robert Brown, que o reconheceu como componente fundamental das células. O nome escolhido para essa organela expressa bem essa ideia:

Leia mais

Membranas biológicas. Profa Estela Rossetto

Membranas biológicas. Profa Estela Rossetto Membranas biológicas Profa Estela Rossetto Membranas Biológicas Delimitam e permitem trocas entre compartimentos http://www.accessexcellence.org/rc/vl/gg/pmembranes.html Composição e Estrutura Lipídios

Leia mais

Citologia e envoltórios celulares

Citologia e envoltórios celulares Citologia e envoltórios celulares UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 7 Aula 1/3 A descoberta da célula Teoria celular Microscopia Microscópio Óptico Microscópio Eletrônico Técnicas de

Leia mais

1. (Unesp) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou "impressão digital de DNA".

1. (Unesp) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou impressão digital de DNA. Ácidos Nuclêicos 1. (Unesp) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou "impressão digital de DNA". a) Segundo o resultado acima, qual dos homens,

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 17 MITOCÔNDRIAS E RESPIRAÇÃO CELULAR

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 17 MITOCÔNDRIAS E RESPIRAÇÃO CELULAR BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 17 MITOCÔNDRIAS E RESPIRAÇÃO CELULAR Retículo endoplasmático Invólucro nuclear Núcleo Mitocôndria Procarionte fotossintético Cloroplasto Procarionte ancestral Eucariote ancestral

Leia mais

O QUE É SER VIVO? Matéria bruta. Ser vivo vida o que existe. ou Ser in animado ativo prefixo de negação o que existe

O QUE É SER VIVO? Matéria bruta. Ser vivo vida o que existe. ou Ser in animado ativo prefixo de negação o que existe Seres Vivos O QUE É SER VIVO? Ser vivo vida o que existe Matéria bruta ou Ser in animado ativo prefixo de negação o que existe O que é vida? Em 1959 Norman Horowitz afirmou que a vida caracteriza-se por

Leia mais

MEMBRANA CELULAR OU MEMBRANA PLASMÁTICA FACULDADES SANTO AGOSTINHO ENGENHARIA AMBIENTAL - BIOLOGIA 04/09/2014 TIPOS CELULARES

MEMBRANA CELULAR OU MEMBRANA PLASMÁTICA FACULDADES SANTO AGOSTINHO ENGENHARIA AMBIENTAL - BIOLOGIA 04/09/2014 TIPOS CELULARES CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE II NOÇÕES DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR Prof.: Ramon Lamar de Oliveira Junior TIPOS CELULARES CÉLULA PROCARIOTA X 1 a 2 micrômetros (mm) Ausência

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (7 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (7 ANO) EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (7 ANO) 1- Uma das etapas do ciclo de vida é o processo da reprodução. O comportamento reprodutivo varia muito entre os seres vivos e é por meio dele que uma espécie de ser vivo

Leia mais

As bactérias operárias

As bactérias operárias A U A UL LA As bactérias operárias Na Aula 47 você viu a importância da insulina no nosso corpo e, na Aula 48, aprendeu como as células de nosso organismo produzem insulina e outras proteínas. As pessoas

Leia mais

Núcleo e Divisões Celulares

Núcleo e Divisões Celulares UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 10 Aula 1 Núcleo: estrutura e composição Cromossomos, genes e DNA 1. NÚCLEO: NÚMERO E FORMA Células eucarióticas Cromossomos DNA + proteínas (histonas)

Leia mais

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. Respiração e Fermentação 1. (Fuvest) O fungo 'Saccharomyces cerevisiae' (fermento de padaria) é um anaeróbico facultativo. Quando cresce na ausência de oxigênio, consome muito mais glicose do que quando

Leia mais

Questões complementares

Questões complementares Questões complementares 1. Definir célula e os tipos celulares existentes. Caracterizar as diferenças existentes entre os tipos celulares. 2. Existe diferença na quantidade de organelas membranares entre

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA. Aluno: Módulo I

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA. Aluno: Módulo I INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA Aluno: Módulo I Professor: Leandro Parussolo Unidade Curricular: Biologia Celular ATIVIDADE

Leia mais

Trabalho Online. 3ª SÉRIE TURMA: 3101 2º Bimestre Nota: DATA: / /

Trabalho Online. 3ª SÉRIE TURMA: 3101 2º Bimestre Nota: DATA: / / Trabalho Online NOME: Nº.: DISCIPLINA: BIOLOGIA I PROFESSOR(A): LEANDRO 3ª SÉRIE TURMA: 3101 2º Bimestre Nota: DATA: / / 1. A seguir estão representados três modelos de biomembranas: a) A que constituintes

Leia mais

NÚCLEO e DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO e DIVISÃO CELULAR NÚCLEO e DIVISÃO CELULAR CÉLULA EUCARIONTE Cláudia Minazaki NÚCLEO Único; Normalmente: central Formato: acompanha a forma da célula Tamanho: varia com o funcionamento da célula Ciclo de vida da célula

Leia mais

Genética Humana. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Genética Humana. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Genética Humana Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JAN/2012 Princípios Básicos As proteínas são vinculo entre genótipo e fenótipo; A expressão gênica é o processo pelo qual o DNA coordena

Leia mais

Ácidos nucléicos. São polímeros compostos por nucleotídeos. Açúcar - pentose. Grupo fosfato. Nucleotídeo. Base nitrogenada

Ácidos nucléicos. São polímeros compostos por nucleotídeos. Açúcar - pentose. Grupo fosfato. Nucleotídeo. Base nitrogenada ÁCIDOS NUCLÉICOS Ácidos nucléicos São polímeros compostos por nucleotídeos Açúcar - pentose Nucleotídeo Grupo fosfato Base nitrogenada Composição dos Ácidos nucléicos pentoses: numeração da pentose: pentose

Leia mais

Prof. Felipe de Lima Almeida

Prof. Felipe de Lima Almeida Prof. Felipe de Lima Almeida No século XVI, dois holandeses, fabricantes de óculos, descobriram que duas lentes montadas em um tubo poderiam ampliar a imagem de objetos que, normalmente, não eram vistos

Leia mais

O citoplasma das células

O citoplasma das células UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 8 Aula 1/3 Eucariontes x Procariontes Estruturas citoplasmáticas: Citoesqueleto Centríolos, cílios e flagelos 1. CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS

Leia mais

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA Laranjeiras do Sul: Av. 7 de Setembro, 1930. Fone: (42) 3635 5413 Quedas do Iguaçu: Pça. Pedro Alzide Giraldi, 925. Fone: (46) 3532 3265 www.genevestibulares.com.br / contato@genevestibulares.com.br PROFESSOR

Leia mais

BIOFÍSICA MEMBRANAS BIOLÓGICAS

BIOFÍSICA MEMBRANAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA MEMBRANAS BIOLÓGICAS CÉLULA Unidade fundamental dos seres vivos Menor estrutura biológica capaz de ter vida autônoma Átomos Moléculas Estruturas supramoleculares Células tecidos órgãos Sistemas

Leia mais

O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS? QUAL A FUNÇÃO BIOLÓGICA DE CADA UMA?

O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS? QUAL A FUNÇÃO BIOLÓGICA DE CADA UMA? O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS? O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS? QUAL A FUNÇÃO BIOLÓGICA DE CADA UMA? SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS: CARBONO, HIDROGÊNIO, OXIGÊNIO E NITROGÊNIO FORMAM CADEIAS LONGAS E COMPLEXAS

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA (Modelos da Ultra-Estrutura)

MEMBRANA PLASMÁTICA (Modelos da Ultra-Estrutura) MEMBRANA PLASMÁTICA (Modelos da Ultra-Estrutura) A membrana plasmática é uma estrutura altamente diferenciada, que delimita a célula e lhe permite manter a sua individualidade relativamente ao meio externo.

Leia mais

Teorias e origem da vida

Teorias e origem da vida Teorias e origem da vida baraobiologia.com Teorias da vida - Abiogênese Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista Belga

Leia mais

Exercícios de Citoplasma e organelas

Exercícios de Citoplasma e organelas Exercícios de Citoplasma e organelas Material de apoio do Extensivo 1. (PUC) No interior da célula, o ATP produzido em um processo (I) é utilizado na síntese de enzimas digestivas (II) e no mecanismo de

Leia mais

A DESCOBERTA DA CÉLULA VIVA

A DESCOBERTA DA CÉLULA VIVA A DESCOBERTA DA CÉLULA VIVA O mundo microscópico A quase 400 anos... No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos. Zacharias Jansen e um microscópio

Leia mais

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física?

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Fisiologia Humana QUESTÕES INICIAIS 1 2 3 Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Qual a importância dos conhecimentos

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA. Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral)

MEMBRANA PLASMÁTICA. Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral) MEMBRANA PLASMÁTICA Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral) ESTRUTURA DA MEMBRANA Formada por fosfolipídios e (nas animais

Leia mais

Painéis Do Organismo ao Genoma

Painéis Do Organismo ao Genoma Painéis Do Organismo ao Genoma A série de 5 painéis do organismo ao genoma tem por objetivo mostrar que os organismos vivos são formados por células que funcionam de acordo com instruções contidas no DNA,

Leia mais

CONTROLE DO METABOLISMO GENES

CONTROLE DO METABOLISMO GENES CONTROLE DO METABOLISMO GENES 10/06/15 1º ANO - BIOLOGIA 1 ESTRUTURA DO GENE Segmentos (pedaços) da molécula de DNA, o constituinte dos nossos cromossomos, onde estão inscritas receitas (códigos genéticos)

Leia mais

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Questão 1 (UFMA) Das estruturas abaixo relacionadas, qual a alternativa que não está presente na célula

Leia mais

Ficha de Exercícios A Célula (VERSÃO CORRIGIDA) Ano lectivo: 10º ano Turma: Data:

Ficha de Exercícios A Célula (VERSÃO CORRIGIDA) Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: Ficha de Exercícios A Célula (VERSÃO CORRIGIDA) Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: 1- A célula é uma importante estrutura do mundo vivo. Todos os seres vivos começam por existir sob a forma de célula. Alguns

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula ao nível de sua constituição, estrutura e função. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades funcionais

Leia mais

1. (MOJI-SP) A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente:

1. (MOJI-SP) A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente: Exercícios de aprofundamento Biologia Aula 1 1. (MOJI-SP A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente: a em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica. b

Leia mais

Os primeiros indícios de que o DNA era o material hereditário surgiram de experiências realizadas com bactérias, sendo estas indicações estendidas

Os primeiros indícios de que o DNA era o material hereditário surgiram de experiências realizadas com bactérias, sendo estas indicações estendidas GENERALIDADES Todo ser vivo consiste de células, nas quais está situado o material hereditário. O número de células de um organismo pode variar de uma a muitos milhões. Estas células podem apresentar-se

Leia mais

Bioinformática Aula 01

Bioinformática Aula 01 Bioinformática Aula 01 Prof. Ricardo Martins Ramos * * Doutorando em Genética e Toxicologia Aplicada CEFET-PI/ULBRA-RS Linha de Pesquisa Bioinformática Estrutural E-mail: ricardo@cefetpi.br Visão Holística

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015)

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) 1- A Fábrica Celular Células de bactérias (procarióticas) e células animais (eucarióticas), apresentam semelhanças e diferenças. a) Qual a estrutura presente em ambas que

Leia mais

O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS

O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Citoplasma região entre a membrana plasmática e o núcleo (estão presentes o citosol e as organelas). Citosol material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas

Leia mais

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA. Luis Eduardo Maggi

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA. Luis Eduardo Maggi TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA Luis Eduardo Maggi Tipos de Transporte Passivo Difusão simples Difusão facilitada Osmose Ativo Impulsionado pelo gradiente iônico Bomba de Na/K Em Bloco Endocitose: (Fagocitose,

Leia mais

As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica

As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica Células e Membranas As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica Organelas são compartimentos celulares limitados por membranas A membrana plasmática é por si só uma organela.

Leia mais

Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva

Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva Estrutura e função dos ácidos nucléicos Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva > Polímeros de nucleotídeos Funções: DNA (ácido desoxirribonucléico) : > Armazenar as informações necessárias para a construção

Leia mais

- Ácido ribonucléico (ARN ou RNA): participa do processo de síntese de proteínas.

- Ácido ribonucléico (ARN ou RNA): participa do processo de síntese de proteínas. 1- TIPOS DE ÁCIDO NUCLÉICO: DNA E RNA Existem dois tipos de ácidos nucléicos: - Ácido desoxirribonucléico (ADN ou DNA): é o principal constituinte dos cromossomos, estrutura na qual encontramos os genes,

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS MOLÉCULAS DE DNA E RNA

COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS MOLÉCULAS DE DNA E RNA COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS MOLÉCULAS DE DNA E RNA Andréia Cristina Hypólito José 11075810 Fernando Caldas Oliveira 11085410 Giovana Zaninelli 11017210 Renato Fernandes Sartori 11061110 Rodrigo de Mello

Leia mais

Seminário de Genética BG - 380 Principal Resumo Professores Componentes Bibliografia Links

Seminário de Genética BG - 380 Principal Resumo Professores Componentes Bibliografia Links Seminário de Genética BG - 380 Principal Resumo Professores Componentes Bibliografia Links Darwin Voltar Filogenia anatômica e fisiológica Filogênia Molecular A teoria da evolução de Darwin gerou o conceito

Leia mais

Lipídios Proteínas Carboidratos (glicocálix)

Lipídios Proteínas Carboidratos (glicocálix) Delimita a Célula Realiza reações celulares Possui Permeabilidade Seletiva Composição: Lipídios Proteínas Carboidratos (glicocálix) Membrana Plasmática xx/xx 2 MOSAICO FLUÍDO Hidrofílica = afinidade com

Leia mais

COMPONENTES CELULARES

COMPONENTES CELULARES www.fondosypantallas.com COMPONENTES CELULARES Prof. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II Robert Hooke Cientista inglês, mecânico e meteorologista: formulou a primeira teoria sobre as propriedades

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CELULAR. A célula é a unidade básica formadora dos seres

ORGANIZAÇÃO CELULAR. A célula é a unidade básica formadora dos seres ORGANIZAÇÃO CELULAR 1. INTRODUÇÃO A célula é a unidade básica formadora dos seres vivos. De acordo com a estrutura celular, os seres vivos classificam-se em procariontes e eucariontes. Os primeiros caracterizam-se

Leia mais

NECESSIDADE BÁSICAS DOS SERES VIVOS. Estágio docência: Camila Macêdo Medeiros

NECESSIDADE BÁSICAS DOS SERES VIVOS. Estágio docência: Camila Macêdo Medeiros NECESSIDADE BÁSICAS DOS SERES VIVOS Estágio docência: Camila Macêdo Medeiros Necessidades básicas O planeta oferece meios que satisfaçam as necessidades básicas dos seres vivos. Necessidades básicas dos

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

INTERVENÇÃO Jogo Bingo da Vida. Plano da Intervenção

INTERVENÇÃO Jogo Bingo da Vida. Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Jogo Bingo da Vida Plano da Intervenção Autora: Caroline Resena Gonçalves CONTEXTUALIZAÇÃO A origem dos seres vivos em nosso planeta ainda é uma questão polêmica que envolve desde a hipótese

Leia mais

Bases Moleculares da Hereditariedade

Bases Moleculares da Hereditariedade UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROG. DE PÓS GRAD. EM GENET. E MELHORAMENTO NÚCLEO DE ESTUDOS EM GENET. E MELHORAMENTO Bases Moleculares da Hereditariedade Ministrante: João Paulo

Leia mais

Módulo Núcleo. 2) O esquema a seguir apresenta um experimento realizado com uma alga unicelular.

Módulo Núcleo. 2) O esquema a seguir apresenta um experimento realizado com uma alga unicelular. Módulo Núcleo Exercícios de Aula 1) O envelope nuclear encerra o DNA e define o compartimento nuclear. Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o envelope nuclear. a) É formado por duas membranas concêntricas

Leia mais

Aula 7 Ácidos nucléicos

Aula 7 Ácidos nucléicos Aula 7 Ácidos nucléicos Os ácidos nucléicos DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico) são substâncias essenciais para os seres vivos, pois mantêm a informação genética que controla a

Leia mais

Antigas doutrinas da Índia, da Babilônia e do Egito ensinavam que rãs, cobras e crocodilos eram gerados pelo lodo dos rios.

Antigas doutrinas da Índia, da Babilônia e do Egito ensinavam que rãs, cobras e crocodilos eram gerados pelo lodo dos rios. 1 2 Antigas doutrinas da Índia, da Babilônia e do Egito ensinavam que rãs, cobras e crocodilos eram gerados pelo lodo dos rios. Esses seres, que apareciam inexplicavelmente no lodo, eram encarados como

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Leonardo Mariscal BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Assunto: Organelas citoplasmáticas

Leia mais

A natureza química do material genético Miescher nucleínas. ácidos nucleicos. ácido desoxirribonucleico ácido ribonucleico Avery MacLeod McCarty

A natureza química do material genético Miescher nucleínas. ácidos nucleicos. ácido desoxirribonucleico ácido ribonucleico Avery MacLeod McCarty UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO Departamento de Ciências Exatas e da Natureza Disciplina: Biologia Professora: Lauren Valentim A natureza química do material genético A natureza

Leia mais

Parede celular. Membrana celular

Parede celular. Membrana celular 1. A célula como Unidade Básica de Vida A célula é a unidade básica da vida, uma vez que todos os seres vivos são formados por células. De acordo com o número de células, os seres vivos podem classificar-se

Leia mais

Atividade de Biologia 1 série

Atividade de Biologia 1 série Atividade de Biologia 1 série Nome: 1. (Fuvest 2013) Louis Pasteur realizou experimentos pioneiros em Microbiologia. Para tornar estéril um meio de cultura, o qual poderia estar contaminado com agentes

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo Sol. Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas

Leia mais

Replicação Quais as funções do DNA?

Replicação Quais as funções do DNA? Replicação Quais as funções do DNA? Aula nº 4 22/Set/08 Prof. Ana Reis Replicação O DNA é a molécula que contém a informação para todas as actividades da célula. Uma vez que as células se dividem, é necessário

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR. Ácidos Nucléicos e Síntese de Proteínas

BIOLOGIA MOLECULAR. Ácidos Nucléicos e Síntese de Proteínas BIOLOGIA MOLECULAR Ácidos Nucléicos e Síntese de Proteínas Nucleotídeos São moléculas formadas pela união de um açúcar ou pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato. Os Ácidos Nucléicos (DNA e RNA)

Leia mais