PLANEJAMENTO, GESTÃO E OPERAÇÃO DE COMPRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO, GESTÃO E OPERAÇÃO DE COMPRAS"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO, GESTÃO E OPERAÇÃO DE COMPRAS

2

3 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Bem Vindos!

4 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Como Aprender Mais Neste Treinamento Sinta-se a vontade para cometer erros. Faça perguntas. Faça algo que você não faria normalmente. Descubra o que acontece. Faça mais perguntas. Lembre-se que performance e aprendizado são coisas diferentes. A aprendizagem é melhor em um estado de descontração e conforto. Nome: Data: / / Alexandre Carreiro alexandre@carreiroeassociados.com.br

5 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Desafio 9 Pontos Regra: Unir os 9 pontos com 4 linhas retas sem tirar o lápis ou a caneta do papel.

6 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças. Charles Darwin Charles Darwin

7 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Auto Imagem

8 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Questionário Johari

9 Exposição PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Janela de Johari Conhecido por mim Feedback Desconhecido por mim Conhecido pelos outros I ZONA LIVRE (Pública) II ZONA CEGA (Zona do mau hálito) Outros veem Desconhecido pelos outros III ZONA OCULTA (Privada) IV ZONA DESCONHECIDA (Inconsciente) Eu me Vejo

10 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Metodologia A Natureza dos Conflitos O Que são Conflitos Comunicação Solucionando

11 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO O Que São Conflitos?

12 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Discordância, Confrontos e Conflitos: Diferenças Discordância Confrontos Conflitos

13 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Discordância Podemos dizer que em uma empresa saudável existem discordâncias e conflitos. As discordâncias diferem-se um pouco dos conflitos: são diferenças de opiniões, de forma de se ver uma situação, que pode ser fruto da cultura, vivência e experiência de cada um.

14 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Confrontos No confronto as pessoas envolvidas estão certas de ter opiniões diferentes. Não existe intenção de compor e sim de empregar todos os esforços para se sair vencedor. As ideias próprias devem triunfar. A situação de confronto é muito difícil de ser resolvida sem perdas. Normalmente formam-se duas facções: os membros formam grupos opostos e a competição está instalada. A empresa/pessoa só tem a perder numa situação de confronto.

15 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Conflitos O conflito além de envolver a diferença de opiniões, envolve ação. As pessoas já tomaram posições, já estão de lados opostos, as partes envolvidas têm os mesmos objetivos, mas veem de maneira diferente a forma de atingi-los. Todos os conflitos envolvem discordância, mas nem todas as discordâncias resultam em conflitos. O ideal seria deixar que as discordâncias se tornassem conflitos. O problema maior acontece quando elas se transformam em confronto.

16 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Discordância, Confrontos e Conflitos: Conclusão Do conflito pode-se gerar sinergia. De duas idéias opostas, podem surgir outras idéias, que muitas vezes são melhores que as idéias que se opuseram inicialmente. Isto é benéfico para toda a organização. Já no confronto não há benefício, todos saem perdendo, seja emocionalmente, por parte dos funcionários, seja financeiramente por parte da empresa que acaba perdendo tempo e dinheiro em discussões sem benefícios.

17 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO O Que São Conflitos? O conflito pode ocorrer no contexto do relacionamento entre duas ou mais partes, podendo se realizar entre pessoas ou entre grupos e/ou organizações. Pode ainda acontecer entre mais de duas partes ao mesmo tempo. Há vários tipos de conflitos. No entanto, podemos classificá-los, de um modo de geral em duas categorias essenciais: 1 - O conflito interno ou intrapessoal: envolvendo dilemas de ordem pessoal. 2 - O conflito externo: podendo ser de ordem interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional ou ainda interorganizacional.

18 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Conflito - Níveis de Gravidade 1. Conflito percebido: Ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros, e que há oportunidades para interferência ou bloqueio. É o chamado conflito latente, pois por meio dele as partes percebem um potencial de conseqüências graves que poderão impedir a consecução dos objetivos desejados; 2. Conflito experienciado: Ocorre quando se provocam sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra. É o chamado conflito velado, pois tende a ser dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza; 3. Conflito manifestado: Ocorre quando é expresso por meio de um comportamento de interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes. É o chamado conflito aberto, pois se manifesta sem dissimulação.

19 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO A Natureza dos Conflitos

20 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Qual é a Natureza dos Conflitos?

21 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO A Natureza dos Conflitos É um meio natural de motivação para certas mudanças necessárias. É um processo que pode ser positivo ou negativo, favorável ou desfavorável. É próprio da vida das pessoas em grupos.

22 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO As Quatro Patias EMPATIA SIMPATIA ANTIPATIA APATIA

23 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO As Quatro Patias Empatia Capacidade que tem o indivíduo para identificar-se e compartilhar as emoções e sentimentos alheios. Colocar-se nos sapatos do outro. Não se contagia com as emoções. É sentir com o outro e não como o outro. Simpatia Inclinação afetiva entre as pessoas. Acompanhar os sentimentos e emoções alheias. Contagia-se as emoções. É sentir como o outro.

24 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO As Quatro Patias Antipatia Aversão as emoções e sentimentos alheios. É sentir o contrário. Apatia Estado despojado de paixão. Estoicismo, é NÃO sentir.

25 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO A Natureza dos Conflitos Não é um desafio nem uma competição, mas uma advertência de quebra de equilíbrio e da necessidade de reestruturar situações e relações.

26 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Dinâmica: Marcenaria

27 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Dinâmica: Marcenaria - Solucionando

28 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Motivos Básicos dos Conflitos Alguém acredita poder mais que o outro. Alguém acredita ser mais que o outro.

29 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Interpretando os Conflitos Para gerir um conflito, antes é necessário interpretá-lo. As causas ocultas devem ser descobertas. As causas manifestadas são apenas a ponta do iceberg.

30 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Interpretando os Conflitos O Conflito é uma mensagem Ciclo de equilíbrio, rompimento, restabelecimento. Ser proativo, antecipar-se aos fatos Os reativos estão submetidos aos conflitos.

31 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Etapas da Interpretação de Conflitos 3-Estratégia: definir passos, o que fazer e quem o fará

32 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Liderança

33 Tipos de Liderança Líder Autocrático Líder Liberal Laissez-faire Líder Democrático Exige obediência do grupo, Não ouve equipe, impositivo Ex: Eu quero! Mínimo controle, delega totalmente, ausente do processo, Estimula a criatividade Apenas informa Cobra resultado Obtém idéias e sugestões, Estimula a participação, Busca consenso e Decide Subordinado Obedece cegamente Baixa maturidade Subordinado Faz o que quer quando quer Alta Maturidade Subordinado Coopera participa Alta Maturidade

34 Tipos de Liderança Aspectos da Liderança LÍDER GRUPO LÍDER GRUPO LÍDER GRUPO AUTORIDADE Impõe ao Grupo O Grupo Consente Não Usa DISCIPLINA Coação Persuasão Indiferente RESPONSABILIDADE Assume Fica com o Líder Assume Fica com o Grupo Transfere entre os membros do Grupo PUNIÇÃO Pune Imediatamente Julga, Pune ou não *************** COMANDO Comanda o Grupo Comanda com o Grupo É envolvido

35 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Estilos de Liderança QUAIS SÃO OS ESTILOS DE LIDERANÇA? COMO E QUANDO UTILIZAR OS ESTILOS DE LIDERANÇA?

36 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Estilos de Liderança Coercitivo Mobilizador Afiliativo Democrático Marca-passo Coach Servidor

37 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Qual é o Melhor estilo de Liderança?

38 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Liderança Situacional Por muitos anos se descrevia 2 estilos de liderança: Estilo autocrático (diretivo) Estilo democrático (de apoio) Pesquisas posteriores mostraram, no entanto, que os estilos de liderança variam de uma situação para outra.

39 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Liderança Situacional: Conceitos Básicos A liderança é um processo de influência; Não existe um estilo de liderança que seja o melhor ; O líder eficaz utiliza tratamentos diferentes para pessoas diferentes ; Os gerentes eficazes aprendem a diagnosticar a situação e a escolher o estilo de liderança que seja adequado às necessidades, habilidades, ao momento e ao desempenho de seus subordinados.

40 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Liderança Situacional: Conceitos Básicos Um gerente eficaz, precisa ser um líder Situacional e conhecer as três habilidades: Flexibilidade Diagnóstico Acordo. Aprender a reconhecer essas diferenças das pessoas; Compreender que pessoas diferentes precisam ser dirigidas de modo diferente.

41 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Liderança Situacional: Atividade INDIVIDUALMENTE: Ler as situações e escolher a alternativa que achar mais adequada. Tabular as respostas.

42 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Liderança Situacional: Conceitos Básicos

43 Estilos de Liderança

44 Estilos de Liderança

45 Estilos de Liderança Acertando o nível da maturidade com estilo

46 Estilos de Liderança Acertando o nível da maturidade com estilo

47 Estilos de Liderança Acertando o nível da maturidade com estilo

48 Estilos de Liderança Acertando o nível da maturidade com estilo

49 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Estilos de Liderança

50 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Dinâmica: Organizando o Escritório

51 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO Liderança Situacional: Atividade EM GRUPO: Ler as situações e debater a alternativa que acharem mais adequada. Apresentar e discutir com a classe.

52 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO As Habilidades do Líder Situacional Um líder flexível é capaz de utilizar todos os quatro estilos de liderança: Direção, Treinamento, Apoio e Delegação. Às vezes dando ordens e supervisionando os subordinados, às vezes dando apoio e estímulo, outras vezes deixando o subordinado fazer o trabalho à maneira dele. Um líder situacional aprende a utilizar tratamentos diferentes para pessoas diferentes bem como tratamentos diferentes para a mesma pessoa dependendo do seu nível de desenvolvimento em cada tarefa. Esta habilidade é essencial porque não há duas pessoas que desempenham uma tarefa com habilidade, conhecimento, confiança e motivação idênticos. Cabe ao gerente mudar o seu estilo de liderança à medida em que o nível de desenvolvimento do subordinado muda e isto ele irá conseguir através do diagnóstico.

53 PLANEJAMENTO, ESTRUTURA E GESTÃO As mais Importantes Habilidades do Líder Situacional Implica em chegar a um acordo com as pessoas de como trabalhar com elas, como irá ajudá-las a atingirem seus objetivos, sobre o que é um bom trabalho e como será o acompanhamento do seu progresso. A primeira etapa: é acordar os objetivos - específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e verificáveis. A segunda etapa: é determinar o nível de desenvolvimento do subordinado em relação a cada objetivo. A terceira etapa: é decidir qual o estilo de liderança adequado para o subordinado em cada um dos seus objetivos. Quanta direção e/ou apoio o subordinado precisa para poder fazer um bom trabalho, dado seu nível de desenvolvimento.

54 Feedback: a Habilidade de Escutar e Falar

55 Feedback - Tópicos 1. O que é feedback? 2. Tipos de feedback 3. Como dar feedback 4. Como receber feedback 5. Feedback do feedback

56 Feedback O que é?

57 Feedback O que é? Receita para o sucesso em Projetos? 1. Envolvimento dos participantes (stakeholders) 2. Suporte da alta diretoria 3. Objetivos Claros do Projeto 4. Otimização/Direcionamento do Escopo 5. Processo Interativo entre os participantes 6. Know-how em Gestão de Projetos 7. Gerenciamento financeiro 8. Pessoas Capacitadas 9. Metodologia Formal de Gestão de Projetos 10.Ferramentas de Gestão de Projetos

58 Feedback O que é? Receita para o sucesso em Projetos?

59 Feedback Ferramentas de Planejamento Alinhamento com o Plano Diretor

60 Feedback Ferramentas de Planejamento Alinhamento Estratégico

61 Feedback Definição Retorno construtivo sobre desempenho

62 Feedback Definição Feedback é comunicação Diálogo, não palestra

63 Feedback Definição Não comece o diálogo já tendo certeza que sabe a conclusão

64 Feedback A importância do feedback Forma direta de comunicar expectativas de desempenho

65 Feedback A importância do feedback Define o que as pessoas devem fazer para atingir os objetivos da empresa

66 Feedback A importância do feedback Pequeno investimento, e resultado direto

67 Feedback A importância do feedback Demonstra que a empresa trata as pessoas de forma justa, onde todas sabem como estão se saindo

68 Feedback A importância do feedback O balde furado do feedback

69 Feedback Reflexão Quantos feedbacks você deu este ano? Quantos feedbacks você recebeu este ano? Qual foi o que mais contribuiu para o seu desenvolvimento?

70 Feedback 5 Princípios do Feedback 1. A qualidade de qualquer relação depende da quantidade e qualidade do feedback recebido

71 Feedback 5 Princípios do Feedback 2. A cordialidade é parte integrante do bom feedback

72 Feedback 5 Princípios do Feedback 3. Contato visual mostra a importância do feedback

73 Feedback 5 Princípios do Feedback 4. Algumas pessoas precisam de mais feedback que outras

74 Feedback 5 Princípios do Feedback 5. Não negar feedback

75 Feedback Ausência de Feedback Impacta na produtividade, auto-estima e motivação

76 Feedback Ausência de Feedback Compromete a lealdade do funcionário em relação ao líder e à organização

77 Feedback Ausência de Feedback Aumenta o risco de perda de funcionários

78 Feedback Ausência de Feedback Pode gerar comportamentos inadequados

79 Feedback Como saber que falta feedback Baixo desempenho

80 Feedback Como saber que falta feedback Dificuldade de relacionamento

81 Feedback Como saber que falta feedback Pouca iniciativa

82 Feedback Tipos de Feedback

83 Feedback Tipos de Feedback Auto-feedback Processo de auto-desenvolvimento

84 Feedback Tipos de Feedback Feedback Formal Processo pontual e agendado

85 Feedback Tipos de Feedback Feedback Informal Processo contínuo, no dia-a-dia

86 Feedback Tipos de Feedback Feedback Positivo Quando se deseja repetição do comportamento

87 Feedback Tipos de Feedback Feedback Corretivo Quando se deseja mudança de comportamento

88 Feedback Tipos de Feedback Feedback Insignificante É isso aí! Muito bem! Meus parabéns!

89 Feedback Tipos de Feedback Feedback Ofensivo Desprezo

90 Feedback Como Dar Feedback

91 Feedback Como Dar Feedback POSITIVO I. Explicar sua percepção da situação II. Explicar a importância da ação para a equipe

92 Feedback Como Dar Feedback CORRETIVO I. Tente dar feedback positivo antes de qualquer coisa II. Faça perguntas orientadas a um objetivo III. Diga claramente qual a mudança necessária IV. Aplique a disciplina necessária V. Estabeleça um limite

93 Feedback Como Dar Feedback EFICAZ "O relatório que você entregou ontem foi bem escrito, compreensível, e seus pontos sobre o orçamento do projeto foram feitos de forma muito eficaz" Seja específico, e não generalista

94 Feedback Como Dar Feedback EFICAZ "Quanto você tem rápidas conversas paralelas durante a reunião, ou seu celular toca, isso distrai as pessoas presentes e seus comentários perdem força" Comportamentos, e não pessoas

95 Feedback Como Dar Feedback EFICAZ O que você tem achado do seu resultado de vendas neste mês? O que pode melhorar?" Faça perguntas

96 Feedback Como Dar Feedback EFICAZ "Reduzir a quantidade de frases utilizadas a cada slide facilita com que a pessoa entenda a mensagem" Ações que o indivíduo possa fazer algo a respeito

97 Feedback Como Dar Feedback EFICAZ "Seus subordinados têm apresentado baixa produtividade no dia-a-dia. Você têm realizado reuniões semanais com eles?" Partilhe informações, não dê conselhos ou opinião

98 Feedback O que NÃO fazer Dar desculpas, para deixar de dar feedback

99 Feedback O que NÃO fazer Ser emotivo

100 Feedback O que NÃO fazer Somente dar feedback positivo quando precisar dar o feedback corretivo

101 Feedback O que NÃO fazer Comparar com outros

102 Feedback O que NÃO fazer Dar feedback sem criar espaço para ocorrerem as melhorias

103 Feedback Como Receber Feedback

104 Feedback Como Receber Feedback Escute primeiro

105 Feedback Como Receber Feedback Mantenha a mente aberta, procurando entender as razões da pessoa que fala

106 Feedback Como Receber Feedback Discordar é permitido!

107 Feedback Como Receber Feedback Não hesite em pedir desculpas, em caso de erros, como sinal de respeito

108 Feedback Como Receber Feedback Peça para que fique claro o que é esperado para o futuro

109 Feedback Feedback do Feedback

110 Feedback Feedback do Feedback "Não, isto não é verdade" Negação

111 Feedback Feedback do Feedback Como podem pensar isto de mim?" Raiva

112 Feedback Feedback do Feedback "Para mim tudo bem. Isto não me afeta nem um pouco..." Indiferença

113 Feedback Feedback do Feedback É, realmente já me disseram isso Aceitação

114 Feedback Feedback do Feedback Evidências para saber se está indo no caminho certo POSITIVAS A pessoa está ouvindo cuidadosamente A pessoa agradece A pessoa concorda e até contribui com o feedback

115 Feedback Feedback do Feedback Evidências para saber se está indo no caminho certo NEGATIVAS A pessoa se justifica ou fica argumentando A pessoa nega ou ignora o feedback A pessoa esquece rapidamente o que foi falado

116 Feedback Feedback do Feedback LEMBRETE!!! Quando o resultado ocorrer, o mérito é de quem RECEBEU o feedback!

117 OBRIGADO! Alexandre Carreiro

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

Preciso saber se estou indo bem!

Preciso saber se estou indo bem! Preciso saber se estou indo bem! Autor: Richard L. Williams Alunos: Lubiana, Maiara, Pedro e Skalit Turma: 1º Administração Venda Nova do Imigrante, Maio de 2012. Qual o principal assunto do livro O livro

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português

Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português Learning Outcomes Matrix, English Version Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português Compilado por: LMETB Título do módulo Perfil pessoal Matriz dos resultados da aprendizagem Nível introdutório

Leia mais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais Assertividade Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Data: 07 Nov. 2016 a 08 Nov. 2016 Preço: 625 Horário: Laboral - 09h00-17h00 Nível: Intermédio Duração: 14 horas No final desta ação, os participantes

Leia mais

desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos

desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos AVON Crescimento e desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos Líder do Século XXI Sabe sua missão de vida e tem uma visão de futuro Conhece seus valores e os vivencia Sabe a diferença

Leia mais

Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional.

Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional. Acompanhamento de www.motvirtual.com.br O Processo de Avaliação de Desempenho Envolve: Planejamento; Acompanhamento; Desenvolvimento O Processo de Avaliação de Desempenho Envolve: Planejamento; Análise

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira LIDERANÇA Os objetivo deste estudo é conhecer os estilos de liderança. Reconhecer estes estilos nas pessoas dentro da organização de maneira que possamos orientar, treinar e desenvolver adequadamente os

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo. Resolução de Conflitos

Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo. Resolução de Conflitos Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo Resolução de Conflitos 15/10/2014 Gestão de Conflitos Somos o resultado de experiências positivas e negativas provenientes das relações inter-pessoais e circunstanciais

Leia mais

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

PALESTRANTE

PALESTRANTE PALESTRANTE Conexão Animal & Sucesso Pessoal Contrate o Palestrante que trará melhor RESULTADO para seu próximo evento! SOBRE O PALESTRANTE: Adriano Simões é médico veterinário e palestrante comportamental

Leia mais

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa Treinamento de Liderança Josiane Barbosa Uma líder eficaz convida sua equipe a participar de projetos novos que ainda estão na fase do pensamento. Planeje suas metas e divulgue-as, porque as pessoas apoiam

Leia mais

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão de Conflitos Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO DE CONFLITOS Sempre que existir uma diferença de prioridades ou objetivos, existirá

Leia mais

Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional

Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional Entenda como as principais organizações vêm utilizando os Programas de Excelência Operacional baseados no Lean Six

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

Como Garantir o Sucesso no Gerenciamento de Projetos com Foco em Liderança e Gestão. Paul Dinsmore

Como Garantir o Sucesso no Gerenciamento de Projetos com Foco em Liderança e Gestão. Paul Dinsmore Como Garantir o Sucesso no Gerenciamento de Projetos com Foco em Liderança e Gestão Paul Dinsmore PAUL DINSMORE Autoridade em Gerenciamento de Projetos e Gestão Organizacional. Autor ou coordenador de

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho 1 Avaliação de Desempenho Cabe ao Franqueado Operador avaliar o desempenho dos profissionais e diagnosticar as causas do mau desempenho, identificando a diferença entre o desempenho real e o desempenho

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG www.boog.com.br Estejam prontos, vamos ficar em pé, já vamos começar Fonte: Primeast e Autodescoberta Divertida 2 Diga seu

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

Sete hábitos das pessoas muito eficazes

Sete hábitos das pessoas muito eficazes Sete hábitos das pessoas muito eficazes "Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o que e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação,

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

(esforço). Competência entendida segundo três eixos:

(esforço). Competência entendida segundo três eixos: em Gestão de Projetos Prof. Roberto Paixão Introdução Competência = com (conjunto) + petere (esforço). Competência entendida segundo três eixos: Características da pessoa; Formação educacional; Experiência

Leia mais

Líderes: Desenvolvendo as Competências necessárias

Líderes: Desenvolvendo as Competências necessárias Líderes: Desenvolvendo as Competências necessárias Próximo Encontro 12/09 08:45 11:30 A Importância da Motivação Para a Sua Equipe Agenda 09:00 Início: Apresentação 09:10 10:15 Vamos conversar sobre: o

Leia mais

Escola da Espiritualidade na Matéria

Escola da Espiritualidade na Matéria Escola da Espiritualidade na Matéria Tudo aquilo em que pensamos molda as nossas vidas. Tudo parte da nossa consciência. As nossas crenças, os nossos apegos, as nossas emoções nãoconscientes são fonte

Leia mais

CEDHAP CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO APLICADO GESTÃO EDUCACIONAL E O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO

CEDHAP CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO APLICADO GESTÃO EDUCACIONAL E O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL E O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO Heloísa Lück Diretora Educacional CEDHAP Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado www.cedhap.com.br A realização dos objetivos de toda organização de trabalho

Leia mais

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Criatividade e Inteligência Emocional

Criatividade e Inteligência Emocional Criatividade e Inteligência Emocional Formato do curso: Presencial Preço: 730 Nível: Intermédio Duração: 24 horas As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos.

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia 2010; Formação em Hipnose e terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte - 2013; Pós Graduação / Especialização em Análise Transacional

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados.

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados. Capítulo 11 Comunicação slide 1 Objetivos de aprendizagem Identificar as principais funções da comunicação. Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal. Comparar

Leia mais

EXECUTANDO O PROJETO. Por onde começar?

EXECUTANDO O PROJETO. Por onde começar? EXECUTANDO O PROJETO. Por onde começar? No começo de um projeto podemos fazer tudo, mas não sabemos nada. No final do projeto sabemos tudo, mas não podemos fazer nada. Compondo a equipe de projeto Quais

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização Gestão de Recursos Humanos Aula 3 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Comunicação nas empresas Motivação dos talentos humanos Comunicação Processo de comunicação Contextualização Barreiras

Leia mais

Código de Boas Práticas de Impacto REPORTE EXECUTIVO

Código de Boas Práticas de Impacto REPORTE EXECUTIVO Nota Prévia O Código de Boas Práticas de foi produzido pelo NCVO, membro do Inspiring Impact. O Inspiring Impact é um programa que visa alterar até 2022 a forma como o setor voluntário no Reino Unido se

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00%

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 10,00% 8,00% 6,00% 4,00% 2,00% PIB INFLAÇÃO DESEMPREGO 0,00% -2,00% 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016-4,00% -6,00% Se olharmos as notícias... O que fica parecendo:

Leia mais

TRILHA. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento

TRILHA. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento TRILHA Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento Código de Ética 1. Não falar mal da empresa, dos produtos, dos líderes ou de outros distribuidores; 2. Respeitar a concorrência; 3. Não

Leia mais

Não importa o que você decida

Não importa o que você decida Não importa o que você decida vender ou fazer, todo negócio é sobre pessoas. O nível e a qualidade do seu relacionamento interpessoal determinará os resultados do seu negócio. Arrisco dizer que o valor

Leia mais

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Rendimento Escolar e Desenvolvimento Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português Candeias, Diniz, Pires, Rebelo & Franco 17 novembro 2012 Universidade

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite P-48 AVALIAR É GERENCIAR Bernardo Leite Há 8 anos (+-)= FEEDBACK Por derivação = AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (Gestão de Performance) Avaliar como função Gerencial, foi natural. Escolher (avaliar), portanto,

Leia mais

O que é Auto-Avaliação de Desempenho

O que é Auto-Avaliação de Desempenho Muitas pessoas subestimam a importância de se autoavaliar. Porém, o autoconhecimento é o primeiro passo para o sucesso profissional. Isso, porque com uma boa autoavaliação é possível perceber quais são

Leia mais

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção Gestão do Desempenho Ref.: Livro-texto, Cap. 8 Gestão Estratégica de RH Atrair Capacitar Reter e engajar Gestão do Desempenho Recrutamento & Seleção Treinamento & Desenvolvimento Recompensa 2 1 Avaliação

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 10 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Formação Líder Coach. Venha ser um Mestre na Arte de. Liderar sua Vida Pessoal e Profissional. Vagas Limitadas!!!

Formação Líder Coach. Venha ser um Mestre na Arte de. Liderar sua Vida Pessoal e Profissional. Vagas Limitadas!!! Formação Líder Coach Venha ser um Mestre na Arte de Liderar sua Vida Pessoal e Profissional Turma 03-03 e 04 de Setembro São Paulo (SP) Turma 04-17 e 18 de Setembro Taguatinga (DF) Turma 05-28 e 29 de

Leia mais

PARTE #1 SÉRIE FEEDBACK NA PRÁTICA ESTUDOS DE CASO. 5/8/2014 A arte de reconhecer e superar suas fragilidades

PARTE #1 SÉRIE FEEDBACK NA PRÁTICA ESTUDOS DE CASO. 5/8/2014 A arte de reconhecer e superar suas fragilidades PARTE #1 SÉRIE FEEDBACK NA PRÁTICA ESTUDOS DE CASO 5/8/2014 A arte de reconhecer e superar suas fragilidades Série Feedback na Prática Estudo de caso Case #1 - A arte de reconhecer e superar suas fragilidades

Leia mais

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994.

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. Liderança Cap. 10 - Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. pag 143 a 156 Um dos fatos mais impressionantes e universais sobre

Leia mais

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 9 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico 31 3643-0878 GUIA PRÁTICO Produtividade de Frota O SEU GUIA DEFINITIVO Este E-Book é destinado a empresas que têm como

Leia mais

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana!

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! SUMÁRIO SOBREO O AUTOR... 2 INTRODUÇÃO... 3 PRINCÍPIOS BÁSICOS...

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho PSICOLOGIA DA SAÚDE Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho Boas vindas e Objetivo Contribuir com os Participantes no Desenvolvimento de Mudanças e Repertorio técnico

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Workshop 17 de Abril de 2013 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 2 Comunicação Interpessoal Comunicar

Leia mais

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Por que Coaching para Escritórios de Advocacia? Os escritórios são, nos dias de hoje, uma empresa e isso não tem mais volta. Assim, não dá para o advogado

Leia mais

processo contínuo, dinâmico;

processo contínuo, dinâmico; Avaliação de Desempenho/Performance é a avaliação do desempenho atual ou passado do funcionário em relação a padrões de desempenho. O Processo envolve: a) Estabelecer padrões de desempenho; b) Avaliar

Leia mais

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Joinville, Fevereiro de 2013 Responsáveis: Equipe Gestão de Talentos 0 Guia para criação de metas Este Guia Rápido tem por objetivo ajudá-lo no alinhamento

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Agenda Filme O Reino Perdido Contexto Atual - CHAOS Report Conceitos Fundamentais Projeto Projeto versus Operação Gerenciamento de Projetos Stakeholders Sucesso

Leia mais

WEBINAR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA OS NEGÓCIOS

WEBINAR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA OS NEGÓCIOS WEBINAR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA OS NEGÓCIOS O QUE VOCÊ VAI APRENDER 1. Os desafios da comunicação integrada nas empresas 2. Como ativamos o lado criativo da mente 3. Comunicação

Leia mais

CURSO PRÁTICO DE GESTÃO

CURSO PRÁTICO DE GESTÃO +351 21 00 33 892 CURSO PRÁTICO DE GESTÃO Código da Formação: 1660614 Preço: 1995 (+iva) Preço para particulares: 1535 Duração: 6 dias - 42 horas Local: LISBOA INSCREVA-SE LISBOA 1 até 31 Maio 2017 1 até

Leia mais

Liderança e Gestão em ambientes de incerteza

Liderança e Gestão em ambientes de incerteza Liderança e Gestão em ambientes de incerteza As pessoas não gostam de sair da sua zona de conforto e por isso elas resistem e impedem que as mudanças aconteçam. As novas perspectivas para o mercado e para

Leia mais

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008 Empreendedorismo Profa. Ellen Francine Barbosa (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Questão fundamental Quais são seus planos profissionais? Vida Acadêmica Funcionário de Empresa

Leia mais

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem P-02 Case Carrefour Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem Assuntos de hoje 1. Quem é o Carrefour? 2. Por que este programa?

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. 16.1 Relações com os trabalhadores O estilo de gestão adotado por uma empresa estrutura toda a forma de condução

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Descrição Competências Organizacionais

Descrição Competências Organizacionais Descrição Competências Organizacionais Orientação para Resultados Sustentáveis Disciplina Operacional Competência Técnica Adaptabilidade e Flexibilidade Relacionamento e Colaboração Realiza tarefas dentro

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Negociação Planejamento da Negociação Etapas da Negociação Técnicas de Negociação...

Sumário. 1. Introdução Negociação Planejamento da Negociação Etapas da Negociação Técnicas de Negociação... Sumário 1. Introdução...4 2. Negociação...6 3. Planejamento da Negociação...7 4. Etapas da Negociação...9 5. Técnicas de Negociação...10 6. Conclusão...15 7. Melhoria Contínua...16 Ser um grande Negociador:

Leia mais

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis Planejamento SPU/SC Cristiano De Angelis Tópicos da Apresentação 1. O que é missão? 2. O que é visão? 3. O que é um projeto? 4. O que é uma ação? 5. Sugestão de um projeto. Valores da SPU 1. Compromisso

Leia mais

COMUNICAÇÃO QUE GERA RESULTADO

COMUNICAÇÃO QUE GERA RESULTADO COMUNICAÇÃO QUE GERA RESULTADO Minha missão é preparar, motivar e inspirar as pessoas para que elas conquistem seus objetivos. Romero Machado PALESTRAS PALESTRA OS SEGREDOS DAS APRESENTAÇÕES E PALESTRAS

Leia mais

Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? Wilson Gellacic

Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? Wilson Gellacic Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? 1 Agenda 1. O contexto atual 2. O que é sucesso profissional 3. Competências necessárias 4. Uma visão sistêmica 5. A diferença que faz a diferença 6. Roadmap

Leia mais

Apresentação Executiva

Apresentação Executiva Apresentação Executiva Ronald Alves Diretor Regional Sul da Bahia (73) 99800.0555 suldabahia@mastermind.com.br www.mastermind.com.br Alianças Internacionais: Quem Somos O Grupo Master Mind é uma das principais

Leia mais

Consultor: Caio Polizel

Consultor: Caio Polizel Consultor: Caio Polizel Tópicos principais Reestruturação Societária; Processos Sucessórios; Readequação e Profissionalização da Estrutura Organizacional; Conflitos de Relacionamento; Modelos de Governança

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

Como fazer o projeto (usando os formulários fornecidos)

Como fazer o projeto (usando os formulários fornecidos) Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Ministerial Propósito A partir do entendimento e aplicação dos conteúdos aprendidos no CTL, cada participante deverá elaborar um projeto pessoal para seu crescimento

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

PALESTRANTE

PALESTRANTE PALESTRANTE Conexão Animal & Sucesso Pessoal Contrate o Palestrante que trará melhor RESULTADO para seu próximo evento! SOBRE O PALESTRANTE: Adriano Simões é médico veterinário e palestrante comportamental

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO MOTIVAR PARA O SUCESSO PRESSUPÕE INTERESSE, INVESTIMENTO, DISPONIBILIDADE, VONTADE, COMPETÊNCIA E ENVOLVIMENTO DE TODOS OS INTERVENIENTES NO PROCESSO EDUCATIVO!

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

03/11/2015. Aula 7. Liderança. Agenda. Seminário. Liderança. Teorias sobre liderança

03/11/2015. Aula 7. Liderança. Agenda. Seminário. Liderança. Teorias sobre liderança Aula 7 Liderança Agenda Seminário Liderança Teorias sobre liderança 2 1 Liderança O que é liderança? Capacidade de influenciar um grupo para o alcance de objetivos. 2 Importância do tema Liderança é um

Leia mais