CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 3º ANO 1º BIMESTRE 3º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 3º ANO 1º BIMESTRE 3º ANO"

Transcrição

1 CUÍCULO UNFCDO P FUNDMNL 3º NO 1º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. À interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado. o desenvolvimento de estratégias de verificação e controle dos cálculos. o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. À identificação e uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. Função social do número. scritas numéricas (produção e comparação). egularidades na série numérica. Quantidades (comparação e ordenação). esolução e elaboração de problemas no campo aditivo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. esolução e elaboração de problemas no campo multiplicativo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Cálculo de adição e subtração com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental (com dois ou mais termos). stimativa. Pontos de referência (localização de pessoas e objetos quanto a posição, tamanho, direcionamento, sentido e vistas). Figuras planas e espaciais (descrição, classificação e nomenclatura). nstrumentos de medida (seleção e utilização). Gráficos de pictogramas e tabelas ( interpretação e registro). esolução e elaboração de situações-problema a partir de gráficos e tabelas. oda de conversa. laboração coletiva de rotinas diárias. valiação de atividades realizadas. odas de leituras. Debates. Declamação de poemas. GÊNO: irinhas, charge, história em quadrinhos, crônica, poema, contos de fadas. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

2 1º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. ignificado das palavras (palavras homônimas, parônimas e uso de dicionário). Palavras com M e N e til. Frases exclamativas e interrogativas. Pontuação em HQ. Onomatopeias. Produção de textos com coesão e coerência acompanhando os gêneros estudados no bimestre. eescrita de textos. tividades que consolidem a escrita alfabetizada. CÊNC NU e OC o reconhecimento de permanências e transformações políticas, sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas da sua coletividade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação discernindo algumas de suas funções. À identificação de componentes bióticos e abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À identificação de características do ciclo vital em À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. emelhanças e diferenças de grupos em diferentes épocas. Modo de vida de grupos religiosos. Linha do tempo do município. ímbolos do município. nimais vertebrados (classificação e características). Ciclos reprodutivos. Desenvolvimento das plantas. Germinação. Posição do ol no horizonte em diferentes momentos do dia. o desenvolvimento de atitudes responsáveis de cuidado consigo próprio e com o ambiente em que vive. o reconhecimento de referenciais espaciais de localização, orientação e distância. o reconhecimento das semelhanças e diferenças, nos modos de apropriação da natureza por aúde o bem estar físico e mental. aneamento básico. Vacinação Componentes de um mapa: título, legenda, escala e fonte. Localização espacial: pontos cardeais e colaterais. epresentação do espaço físico da sala de aula: planta e maquete. Paisagem: leitura, descrição, relação sociedade e natureza e transformações. lementos naturais e culturais das paisagens. ransformação das paisagens.

3 1º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD V U D N Ç M Ú C À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento. o refinamento das sequências de movimento. À fruição de manifestações de dança de variadas culturas. À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições. o registro de suas ideias e criações musicais. À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética. Fotografia: técnica pin hole. Fotografia com filme fotográfico / fotografia digital (celular, tablet, webcam etc.). Observação de obras de arte baseadas na fotografia. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados. Brincadeiras cantadas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos populares brasileiros e estrangeiros. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de imagens. Criação de sequências simples de movimento. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos populares brasileiras e estrangeiras spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas utilizando canções populares brasileiras e estrangeiras. nstrumentos e elementos musicais típicos dos ritmos estudados. Vida e obra de compositores e intérpretes populares brasileiros. Criação de arranjos para canções populares brasileiras e estrangeiras. onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro de suas criações musicais, por meio da escrita e da criação de partituras não-convencionais. preciação, interpretação, contextualização e discussão sobre ritmos e estilos populares brasileiros e estrangeiros.

4 1º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD O À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros. À improvisação e criação teatral. À organização de narrativas simples. À ampliação do contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Jogos de improvisação e experimentação com mímica, a partir de imagens, em quadro vivo ou em cenas curtas. Criação coletiva de histórias: cada um cria o próximo fato da história. Contação de histórias com objetos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Observação de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

5 2º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. À interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado. o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. À identificação e uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. scritas numéricas (produção e comparação). egularidades na série numérica. Quantidades (comparação e ordenação). Quantificação, comunicação, registro e agrupamentos de uma coleção. esolução e elaboração de problemas no campo aditivo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. esolução e elaboração de problemas no campo multiplicativo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Cálculo de adição e subtração com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental (com dois ou mais termos). stimativa. Figuras planas espaciais (descrição, comparação e classificação). ólidos geométricos (construção). sometrias (rotação, reflexão e translação). nstrumentos de medida (seleção e utilização). Gráficos de barras e tabelas simples e de dupla entrada (interpretação e elaboração de listas). oda de conversa. laboração coletiva de rotinas diárias.. valiação de atividades realizadas. odas de leituras. ntrevistas. Propagandas. GÊNO: reportagem, conto e reconto, propaganda, letra de música. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva. Classificação das sílabas quanto ao número. Uso das letras G e J. centuação e tonicidade. Uso das letras e Z.

6 2º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU CÊNC NU e OC o reconhecimento de permanências e transformações políticas, sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas da sua coletividade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação discernindo algumas de suas funções. À identificação de componentes bióticos e abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À identificação de características do ciclo vital em À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. o desenvolvimento de atitudes responsáveis de cuidado consigo próprio e com o ambiente em que vive. o reconhecimento de referenciais espaciais de localização, orientação e distância. o reconhecimento das semelhanças e diferenças, nos modos de apropriação da natureza por inais de pontuação (travessão e dois pontos). Produção de textos com coesão e coerência acompanhando os gêneros estudados no bimestre. eescrita de textos. tividades que consolidem a escrita alfabetizada. esgate de informações em diferentes tipos de fontes históricas. Modos de vida dos grupos indígenas. nálise de informações de diferentes fontes. ímbolos do município. nimais invertebrados. Ciclo da água. Ciclo vital de invertebrados. Pontos cardeais, o ol e a Lua. aneamento básico (tratamento da água e do esgoto). Composição do endereço. Vizinhança. Pontos de referência. ransformação da paisagem agrícola em urbana. ipos de trabalho. V U À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. Modelagem: experimentos de criação a partir da manipulação de materiais maleáveis. scultura: empapelamento sobre estruturas em arame, sucata e outros. Fotografia a partir de esculturas produzidas pelos alunos. Observação de obras de arte tridimensionais. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

7 2º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD D N Ç M Ú C O À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento. o refinamento das sequências de movimento. À fruição de manifestações de dança de variadas culturas. À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições. o registro de suas ideias e criações musicais. À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros. À improvisação e criação teatral. À organização de narrativas simples. À ampliação do contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Brincadeiras cantadas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos tradicionais. Danças circulares. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de histórias. Criação de sequências simples de movimento. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos tradicionais. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas tradicionais. preciação, interpretação, contextualização e discussão sobre ritmos e estilos da música tradicional. nstrumentos e elementos musicais típicos dos ritmos estudados. Criação de arranjos para canções tradicionais. onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro de suas criações musicais, por meio da escrita e da criação de partituras não-convencionais. Jogos de improvisação e experimentação com mímica, a partir de canções e poemas. Criação coletiva de histórias: cada grupo cria um desfecho para a história. eatro de bonecos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

8 3º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. À interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado. o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. Na identificação e uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. scritas numéricas (produção e comparação). egularidades na série numérica. Quantidades (comparação e ordenação). Quantificação, comunicação, registro e agrupamentos de uma coleção. esolução e elaboração de problemas no campo aditivo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. esolução e elaboração de problemas no campo multiplicativo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Cálculo de adição, subtração e multiplicação com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental (com dois ou mais termos). stimativa. ólidos geométricos (descrição, comparação, classificação, construção e identificação de atributos). Unidades de tempo (relação entre dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, segundo, minuto, hora). Gráficos de setores circulares e tabelas simples e de dupla entrada (interpretação e elaboração de listas). oda de conversa. laboração coletiva de rotinas diárias. valiação de atividades realizadas. odas de leituras. Debates. Dramatização de pequenas cenas. GÊNO: regras de brincadeiras, textos de internet, piadas, poemas, contos. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

9 3º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU CÊNC NU e OC À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. o reconhecimento de permanências e transformações políticas, sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas da sua coletividade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação discernindo algumas de suas funções. À identificação de componentes bióticos e abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À identificação de características do ciclo vital em À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. V U o desenvolvimento de atitudes responsáveis de cuidado consigo próprio e com o ambiente em que vive. o reconhecimento de referenciais espaciais de localização, orientação e distância. o reconhecimento das semelhanças e diferenças, nos modos de apropriação da natureza por À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. ubstantivos simples e compostos. Gênero, número e grau dos substantivos. Uso das letras X e CH. L, O e U em final de palavra. Produção de textos com coesão e coerência acompanhando os gêneros estudados no bimestre. eescrita de textos. tividades que consolidem a escrita alfabetizada. urgimento do comércio, indústrias e cidades. Primeiro habitantes das cidades. Modo de vidas dos imigrantes europeus. Linha do tempo do país. ímbolos nacionais. Primeiras atividades econômicas: agricultura, pecuária e mineração. Crescimento e transformação das cidades. Cadeia alimentar. eres produtores, consumidores e decompositores. cossistemas das paisagens brasileiras. Ciclo vital de vertebrados. elógio do ol e a história dos objetos de medidas de tempo. coleta seletiva do lixo. Os 5 s. osa dos ventos: pontos cardeais e colaterais. Bússola e GP. ipos de cidades (planejada, litorânea, portuária, universitária, histórica, religiosa, entre outras.). Metrópoles e megalópoles. População das cidades. Desenho: experimentos de criação a partir do ponto e da linha, com variedade de materiais e suportes. Desenho com colagem de barbantes, fios e outros. Fotografia a partir de desenhos produzidos pelos alunos. Observação de obras de arte que explorem a criação a partir do ponto e da linha. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

10 3º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD D N Ç M Ú C O À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento. o refinamento das sequências de movimento. À fruição de manifestações de dança de variadas culturas. À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições. o registro de suas ideias e criações musicais. À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais. À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros. À improvisação e criação teatral. À organização de narrativas simples. À ampliação do contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Brincadeiras cantadas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir da música erudita. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de poemas. Danças praticadas em outros países. Criação de sequências simples de movimentos. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Brincadeiras a partir de peças eruditas. preciação, contextualização e discussão sobre ritmos e estilos da música erudita. lementos estruturais básicos da ópera. Vida e obra de compositores e intérpretes eruditos. Criação de arranjos para acompanhamento de gravações de peças eruditas. onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro de suas criações musicais, por meio da escrita e da criação de partituras não-convencionais. Jogos de improvisação a partir de situações simples ou de histórias em quadrinhos. Dramatização de histórias em quadrinhos, em pequenos grupos. daptação de histórias curtas para pequenas montagens teatrais. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

11 4º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. À interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado. o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. Na identificação e uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. scritas numéricas (produção e comparação). egularidades na série numérica. Comparação e ordenação de quantidades (por meio de contagem, formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, identificação da quantidade de algarismos e posição ocupada por eles na escrita numérica). Quantificação, comunicação, registro e agrupamentos de uma coleção. esolução e elaboração de problemas no campo aditivo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. esolução e elaboração de problemas no campo multiplicativo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Cálculo de adição, subtração, multiplicação e divisão com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental (com dois ou mais termos). stimativa. Frações unitárias usuais (1/2, 1/3, 1/4 e 1/10). Formas geométricas planas (números de lados e vértices). Pontos de referência (localização de pessoas e objetos quanto à posição, tamanho, direcionamento, sentido e vistas considerando mais de um referencial). esolução de problemas que envolvam o sistema monetário atual (função, valores, troca, comparação..) Gráficos de linhas e tabelas (interpretação, pesquisa, registro e transposição de informações). oda de conversa. laboração coletiva de rotinas diárias. valiação de atividades realizadas. odas de leituras. Notícias. xposição oral/seminários. GÊNO: conto, receita, lendas, artigo de divulgação científica, entrevista. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva. Pronomes pessoais. djetivos e sua concordância com os substantivos. Verbos e tempos verbais.

12 4º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU CÊNC NU e OC o reconhecimento de permanências e transformações políticas, sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas da sua coletividade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação discernindo algumas de suas funções. À identificação de componentes bióticos e abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À identificação de características do ciclo vital em À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. o desenvolvimento de atitudes responsáveis de cuidado consigo próprio e com o ambiente em que vive. o reconhecimento de referenciais espaciais de localização, orientação e distância. o reconhecimento das semelhanças e diferenças, nos modos de apropriação da natureza por Uso de e / e. Uso de C e Ç. Produção de textos com coesão e coerência acompanhando os gêneros estudados no bimestre. eescrita de textos. tividades que consolidem a escrita alfabetizada. rabalho ontem e hoje. Direitos e deveres dos trabalhadores. rabalhador no Brasil. rabalho infantil (C). nvenções como modificadores do modo de vida. Modo de vida dos asiáticos e africanos. Diferentes ambientes do planeta: solo, água e ar. quilíbrio ambiental. Ciclo vital humano. Duração do dia em diferentes épocas do ano. ransporte nas cidades: segurança no trânsito. Drogas lícitas e ilícitas. Planejamento das cidades. Problemas urbanos: poluição. V U À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. Criação de texturas: experimentos de colagem de diferentes materiais sobre superfície plana. rquitetura: experimentos de criação de maquetes. Fotografia a partir de colagens e maquetes produzidas pelos alunos. Observação de obras que explorem a criação a partir da colagem e da sobreposição. Observação e produção de fotografias de obras arquitetônicas. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

13 4º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD D N Ç M Ú C O À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento. o refinamento das sequências de movimento. À fruição de manifestações de dança de variadas culturas. À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições. o registro de suas ideias e criações musicais. À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros. À improvisação e criação teatral. À organização de narrativas simples. À ampliação do contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Brincadeiras cantadas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos da região centro-oeste. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de histórias. Danças e folguedos tradicionais da região centro-oeste. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos da região centro-oeste. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras utilizando canções e ritmos da região centro-oeste. preciação e contextualização de ritmos da região centro-oeste. onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio da escrita e da criação de partituras não-convencionais. Jogos de improvisação a partir de contos de fadas. daptação e dramatização de contos de fadas, em pequenos grupos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

14

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 2º ANO 1º BIMESTRE 2º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 2º ANO 1º BIMESTRE 2º ANO CUÍCULO UNFCDO P FUNDMNL 2º NO 1º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. Na interpretação e produção da

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 1º ANO 1º BIMESTRE 1º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 1º ANO 1º BIMESTRE 1º ANO CUÍCULO UFCO P FUML 1º O 1º BM 1º O Á O CHG COÚO / V MMÁC LÍGU POUGU o reconhecimento, à valorização e à construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano. À comunicação

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 4º ANO 1º BIMESTRE 4º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 4º ANO 1º BIMESTRE 4º ANO CURRÍCULO UNFCDO PR FUNDMENL 4º NO 1º BMERE 4º NO ÁRE ONDE CHEGR CONEÚDO / VDDE MEMÁC À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. Na interpretação e produção

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL III 1º BIMESTRE INFANTIL III

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL III 1º BIMESTRE INFANTIL III CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC NFNL 1º BM NFNL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma como ferramentas

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL IV 1º BIMESTRE INFANTIL IV

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL IV 1º BIMESTRE INFANTIL IV CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC NFNL V 1º BM NFNL V Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU o reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 5º ANO 1º BIMESTRE 5º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 5º ANO 1º BIMESTRE 5º ANO CURRÍCULO UNFCDO PR FUNDMENL 5º NO 1º BMERE 5º NO ÁRE ONDE CHEGR CONEÚDO / VDDE MEMÁC À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. À interpretação e produção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Ampliação das possibilidades expressivas no uso de técnicas e materiais variados Utilização de materiais artísticos, ampliando

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Utilização de materiais artísticos, ampliando seu repertório de possibilidades expressivas e recursos alternativos Exploração

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período PROGRAMÁTICOS / Planificação anual 1º Ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Entoação e ritmo; Campo semântico, campo lexical; Instruções, indicações; Informação

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano Fund 1 DISCIPLINA: Português 1. Leitura: Gêneros Textuais diário, biografia, carta, e-mail, notícia, reportagem, receita. 2. Aspectos gramaticais substantivo e adjetivo, frase e tipos de

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

Conteúdos -4º ano. Português

Conteúdos -4º ano. Português Português Conteúdos -4º ano Oralidade - Expressão livre; - Relatos; - Recados; - Conto de histórias e factos; - Recriação de histórias e factos; - Questionários; - Entrevistas; - Dramatizações; - Apresentação

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora Claudia Antinossi Unidade 1:

Leia mais

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral Conteúdos Programáticos 2º ano de escolaridade Português COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral EXPRESSÃO ORAL Intencionalidade comunicativa Regras e papéis

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral Expressão oral Leitura Escrita Conhecimento explícito da língua Plano fonológico e

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Reconhecer os usos sociais e as funções da escrita 2. Compreender diferenças entre

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 1: CRESCENDO 1. Vida de Criança

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos Na abertura de cada unidade de trabalho, constam indicativos de organização para o professor. Com base nesse texto introdutório, o professor tem condições de orientar as discussões com seus pares a fim

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho PLANO CURRICULAR PORTUGUÊS Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª Etapa: FEVEREIRO/ MARÇO/ ABRIL Um educador de verdade, segue os passos de Sócrates, acredita nas possibilidades e, por isso, parteja

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO Falar de educação é em primeiro lugar falar de ser humano. E falar de ser humano é pensar e sentir, deslocar-se de lugares e posições

Leia mais

Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ)

Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ) Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ) Colégio São Paulo Irmãs Angélicas Rua Eduardo Porto, 488-Cidade Jardim-Belo Horizonte - MG Tel. (31) 3253 8400 Conteúdos e distribuição de

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 2º Ano. Titulares de Turma de 2.º Ano

PLANIFICAÇÕES 2º Ano. Titulares de Turma de 2.º Ano 2018-2019 PLANIFICAÇÕES 2º Ano Titulares de Turma de 2.º Ano PORTUGUÊS (O2) Compreensão do Oral Entoação e ritmo; campo semântico; campo lexical; instruções e indicações; informação essencial e acessória;

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem, resumo de livro,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1 Leitura Gêneros textuais: lenda, conto, capa, tela, reportagem, entrevista, história em quadrinhos, notícia, texto informativo, cartaz. 2 Aspectos Gramaticais Substantivo próprio

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS LIVRO DO PROFESSOR ARTE CONCEPÇÃO DE ENSINO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS É importante esclarecer que alguns conteúdos serão trabalhados em todos os volumes, variando a forma e a intencionalidade do trabalho,

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE - 2013 2º ANO A Leitura de textos instrucionais; Percepção de que o gênero é organizado em duas partes: lista de materiais e modo de fazer; Reconhecimento da importância

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA REUNIÃO DE PAIS 2 ANO - 2013 ANDRÉA E LARISSA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho do ano letivo Tratar assuntos de interesse Notícias do grupo ROTINA AULAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 AULAS DE 40 MINUTOS

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano EM DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem,

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2: UMA VIAGEM NO TEMPO 1) Contadores

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais poema, conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, imagem, resumo de livro, receita, história em quadrinhos. 2. Aspectos gramaticais o uso

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA AVALIAÇÃO ANSIEDADE ENTENDER AGITAÇÃO SURPRESA CONHECIMENTO NERVOSO RELEMBRAR SUSTO PREOCUPAÇÃO PRESSÃO MEDO ESPANTO AFLIÇÃO PENSATIVO ADRENALINA ESTUDAR ALEGRIA

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Subdomínio: Jogos (Meta 2) Subdomínio: Patinagem, Atividades Rítmicas e Expressivas, Percursos na Natureza, Natação. (Meta 3) Perícia e manipulação.

Leia mais

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MA Leitura,

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 2º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora(s): Denise Viana e Renatta

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Língua

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2018 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora(s): Anna Beatriz Penna e Ana

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 01/09 até 15/12 TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental DISCIPLINA: Português Leitura Gêneros textuais: poema, lenda, conto, tela, capa de livro, reportagem, entrevista, história em quadrinhos,

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais (orientados pela supervisão) APOSTILA: Contos, folheto, receita, Divisão silábica Pontuação Substantivo próprio e comum Feminino e masculino Singular e plural Sinônimos

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO - 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Narrativa: Conto Árabe Resenha Textos Literários e não literários Narrativa(personagem,enredo, tempo e ambiente) Silabação

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 4º ANO Profª. Eunice Bispo DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 1- Português: Ensino Fundamental I- do 2º ao 5º ano Leitura, interpretação e produção de texto, ortografia, pontuação, feminino/masculino, sinônimo, antônimo,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior, E 1º TRIMESTRE DE 2016. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA ROSEMEIRE ANTONIA DOS SANTOS Ler com

Leia mais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais PLANO DE TRABALHO ANUAL -2017 ESCOLA: Escola Estadual Prof. Calixto de Souza Aranha ANO: 5º PROFESSORAS: Francisca, Marluce, Milena, Neide, Roseli DICIPLINA: Matemática CONTEÚDO EXPECTATIVA HABILIDADE

Leia mais

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil A Educação Infantil é considerada, como a primeira etapa da educação básica, no Brasil, a partir de 1996. Os eixos de trabalho orientados à construção

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 1. Leitura Gêneros textuais conto, fábula, entrevista, diário, biografia, carta, receita, uso do dicionário (verbete). 2. Aspectos gramaticais alfabeto, ordem alfabética, vogais e consoantes, encontro

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1º. Bimestre 2º. Bimestre no teatro de formas animadas; manipular (experimentar) os múltiplos elementos da linguagem teatral por meio

Leia mais

NOVAS DATAS ROTEIRO DE ESTUDOS 2º ano A e B VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 2º BIMESTRE / ano A Profª Fernanda 2 ano B Profª Cacilda

NOVAS DATAS ROTEIRO DE ESTUDOS 2º ano A e B VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 2º BIMESTRE / ano A Profª Fernanda 2 ano B Profª Cacilda NOVAS DATAS ROTEIRO DE ESTUDOS 2º ano A e B 2 ano A Profª Fernanda 2 ano B Profª Cacilda DATAS DISCIPLINAS CONTEÚDOS 11/06 12/06 15/06 Matemática Língua Portuguesa Ciências TANGRAN. Figuras geométricas.

Leia mais

Encarte Especial Undime. Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios paulistas

Encarte Especial Undime. Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios paulistas Encarte Especial Undime Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios paulistas Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL I EI1

EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL I EI1 EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL I 1 PROGRAMA ANUAL Projeto 1 Adivinharte Investigação em arte Leitura de imagem A pintura pintura a dedo Candido Portinari Cantigas de roda Integração de linguagens A lenda da sombra

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais