ALVENARIA ESTRUTURAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALVENARIA ESTRUTURAL"

Transcrição

1 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL

2 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ALVENARIA ESTRUTURAL ESTRUTURA MISTA

3 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul TOTALMENTE ESTRUTURADO Quan os elementos estruturais de sua supra estrutura são lajes, vigas e pilares previamente dimensionas. Estes elementos tem a finalidade de resistir ao seu peso próprio e a todas as cargas atuantes na edificação.

4 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul

5 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul

6 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul

7 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul

8 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul TOTALMENTE ESTRUTURADO Observe que este tipo de sistema construtivo é ata principalmente em edificações de médio e grande porte, devi ao bom desempenho diante de cargas elevadas. Não é um sistema estrutural econômico em relação a outros, mas podemos minimizar estes custos com a ação de pré moldas e com a repetitividade de soluções.

9 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizan unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de concreto) e pedras. A alvenaria pode servir tanto para vedação ou como estrutura de uma edificação. Neste segun caso, assume o nome de alvenaria estrutural.

10 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL

11 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Neste tipo de projeto, a alvenaria tem a finalidade de resistir ao carregamento da edificação, ten as paredes função resistente e de vedação. A remoção de qualquer parede fica sujeita a análise e execução de reforços.

12 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA ESTRUTURAL NÃO ARMADA Até 8 pavimentos em blocos estruturais Até 4 pavimentos em tijolos maciços ALVENARIA ESTRUTURAL ARMADA Mais de 20 pavimentos em blocos estruturais

13 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL A alvenaria estrutural adapta-se muito a sistemas habitacionais repetitivos e modulas. Nestes casos se obtém grande economia na estrutura.

14 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL

15 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESTRUTURAS MISTAS Tem-se uma estrutura mista sempre que se atar materiais estruturais diferencias Pode-se misturar alvenaria com concreto arma, aço e concreto, madeira e alvenaria, aço e madeira, etc... A grande maioria de edificações de pequeno porte usa esta alternativa estrutural.

16 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESTRUTURAS MISTAS

17 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESTRUTURAS MISTAS É muito comum a ocorrência de estruturas mistas de concreto e alvenaria portante em edificações de pequeno e médio porte (até 5 pavimentos). Esta combinação aparece pois em alguns casos, determinas pavimentos ( em geral o térreo) tem utilização diferenciada s demais (Garagens, áreas de recreação, lojas, etc.). A coincidência das paredes fica então inviável nos diversos pavimentos.

18 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Processo Construtivo O processo construtivo da alvenaria estrutural muda a concepção de execução, se compara com uma obra de alvenaria convencional. Ata o uso de elementos pré-fabricas e o uso de blocos vazas em tamanho e formas especiais. Este sistema construtivo pode ser compara com um brinque de montar.

19 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Processo Construtivo Alvenaria Estrutural é um sistema construtivo econômico, se bem executa, que cresce com base nos processos de construções industrializadas. Ata princípios de racionalização, fazen com que a indústria da construção civil perca suas características artesanais e aproxime-se realmente de características industriais desejáveis, que visam a otimização no uso de recursos materiais e de mão de obra.

20 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Características Utilização de blocos especiais fabricas com maior controle de qualidade quanto à suas propriedades mecânicas e geométricas. Aplicação s blocos de forma planejada e racional. Paredes construídas com controle rigoroso de dimensões e prumo. Argamassa de traço calcula, defini no projeto.

21 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Vantagens Rapidez e simplicidade de organização na execução da obra; Economia no uso de madeira para formas; Redução uso de concreto e aço; Limpeza e economia com a redução de entulho na obra e custos com sua retirada;

22 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Vantagens Menor diversidade de mão-de-obra; Facilidade de treinamento da mão-de-obra; Projetos mais detalhas facilitan a supervisão da obra; Dimensões precisas; Uso furo s blocos para as instalações elétricas evitan o rasgo nas paredes; Estrutura mais leve.

23 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Desvantagens Paredes não podem ser removidas sem a análise e possível reforço; Juntas de dilatação a cada 15m; Necessidade de uma fiel execução projeto não admitin improvisações; Considerável aumento de custos para projetos com grandes vãos livres;

24 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Desvantagens Utilização de formas adequadas e repetitivas para a obtenção de maior economia; Alcance a um número de pavimentos limita, Necessidade de armadura nos casos de muitos pavimentos.

25 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESCOLHA DO BLOCO É essencial a escolha da unidade de alvenaria a ser atada, pois daí deriva to o processo. Esta escolha é feita a partir de variáveis tais como número de pavimentos, altura das paredes, e material ata, disponibilidade regional. Estas peças podem ser moldadas em concreto, cerâmica, sílico-calcáreo e concreto celular autoclava.

26 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESCOLHA DO BLOCO Disponibilidade de blocos especiais para embutir dutos e caixas de passagem das instalações elétricas. As instalações elétricas são embutidas, não haven cortes nas paredes. As instalações hidráulicas devem ser externas, com utilização de bloco especial com canaletas. Os canos distribuires de água e esgoto são concentras em determinadas paredes e forros ou escondis por shafts, o que permite a vistoria e futuras manutenções.

27 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESCOLHA DO BLOCO

28 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESCOLHA DO BLOCO

29 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESCOLHA DO BLOCO

30 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ESCOLHA DO BLOCO Na alvenaria estrutural os blocos são assentas com os furos na vertical, ou seja perpendiculares à junta. Além de aumentar a resistência à compressão da parede pela transmissão direta das cargas verticais, sua ruptura é semelhante à s materiais dúteis, o que é desejável em uma estrutura.

31 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ARGAMASSA A argamassa de assentamento s blocos deve apresentar uma adequada aderência com os blocos e ainda auxiliar na distribuição uniforme de tensões, de mo a evitar fissuras na interface bloco-argamassa. Deve também garantir o desempenho estrutural e a durabilidade esperada da parede de alvenaria. O seu traço é calcula previamente e deve ser rigorosamente segui.

32 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ARGAMASSA

33 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul GRAUTE O graute é utiliza para aumentar a resistência à compressão das paredes e no caso de necessitar-se de alvenaria armada. O graute é um concreto com agregas de pequenas dimensões e com consistência mais fluida que a concreto convencional. Serve para preencher total e uniformemente os vazios s blocos, aumentan a sua resistência mecânica, tornan-o solidário com as eventuais armaduras, propician a aderência e protegen-as da corrosão.

34 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul GRAUTE A sagem e especificação das características graute são indicadas no projeto estrutural e sua resistência à compressão deve ser no mínimo igual à bloco.

35 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ARMADURAS As armaduras da alvenaria estrutural armada são previstas para resistirem aos esforços de tração atuantes, como no concreto arma convencional. Estas tensões de tração surgem na alvenaria devidas ao efeito vento. As armaduras são embutidas verticalmente nos furos s blocos e envolvidas por graute Nas zonas de armação a resistência à compressão das paredes também fica maior devi à contribuição aço.

36 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ARMADURAS

37 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL Consiste em um conjunto de projetos: arquitetônico, hidráulico, elétrico, estrutural e executivo, elaboras, objetivan a total integração e otimização s mesmos.

38 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL O sistema de alvenaria estrutural utiliza unidades industrializadas, no padrão das normas técnicas, unidas com argamassa. Com a escolha da unidade básica a ser atada está criada a modulação fundamental.

39 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO Toda a obra de Alvenaria Estrutural começa na concepção projeto arquitetônico, quer é desenvolvi sempre ten em vista a unidade de alvenaria atada. O projetista tem que ter conhecimento das dimensões e tipos de blocos complementares disponíveis e saber distribuí-los de maneira a não haver corte, evitan o desperdício.

40 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto deve ser detalha com a previsão de quantos e quais os tipos de blocos serão utilizas, definin a posição exata de cada peça.

41 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO

42 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO

43 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO

44 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO Quanto mais simétrica for a sua forma, melhor a rigidez sistema. A relação entre a altura e a menor dimensão horizontal da edificação, indicada como ideal é 2,5, poden ser estendida a 3. A partir de três o sistema perde em eficiência, deven ser enrijeci, o que acarreta em custo aumenta, o que deve ser leva em conta.

45 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO

46 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul DETALHAMENTO Detalhe das amarrações

47 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul DETALHAMENTO As amarrações, os blocos especiais, o grauteamento e a passagem das canalizações devem estar indicas.

48 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO A modulação da planta de 1º fiada, conten o detalhamento das peças com tos os blocos lanças, é a primeira a ser desenvolvida. Esta planta deverá ser apresentada ao tos os técnicos para aprovação.

49 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO

50 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO A partir desta aprovação, ela servirá como base definitiva da obra. Tos os projetistas estabelecerão a colocação de dutos, pontos de graute e outros a partir desta base.

51 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO Nas pranchas e paginações são apresentadas as legendas de cada tipo de bloco em planta e vista, permitin a rápida identificação de cada unidade. Os desenhos são apresentas coloris, sen que cada tipo de bloco recebe uma cor padrão, facilitan sua identificação nos projetos

52 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO

53 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO A modulação vertical consiste nos detalhes das paredes. Nela especificam-se as distâncias de portas, janelas, pé-direito, etc. Estas distâncias também devem ser múltiplos da unidade de alvenaria atada, levan em consideração a altura bloco e a espessura da junta.

54 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ARQUITETÔNICO

55 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO O projeto hidráulico deve ser igualmente detalha em planta baixa e elevada. É comum a tubulação maior passar através de shafts.

56 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO Shafts são espaços deixas nas lajes, em toda a extensão vertical da edificação, onde são embutidas as instalações hidrossanitárias, de maneira que não fiquem visíveis

57 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO

58 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO

59 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO

60 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO

61 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO

62 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO HIDRÁULICO

63 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ELÉTRICO As instalações elétricas, de telefonia e de televisão, na Alvenaria Estrutural devem passar dentro de eletrodutos, embutis nas paredes de alvenaria, nos vazas verticais s blocos. A distribuição horizontal s eletrodutos poderá se feita ou por embutimento nas lajes ou por embutimento em forros falsos.

64 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ELÉTRICO O embutimento nas paredes estruturais deverá ser feito simultaneamente a sua elevação, e o posicionamento s eletrodutos tem que estar detalha na paginação.

65 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ELÉTRICO

66 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ELÉTRICO

67 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ELÉTRICO Devem ser evitas pontos de luz e interruptores próximos de aberturas, como janelas e portas, pois a primeira prumada de vazas após a abertura poderá ser grauteada, impedin o posterior embutimento das caixas.

68 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO ELÉTRICO

69 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PRÉ MOLDADOS O uso de pré moldas em obras de alvenaria estrutural podem tornar mais barata e ágil a estrutura.

70 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PRÉ MOLDADOS Lages pré moldadas

71 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PRÉ MOLDADOS

72 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PRÉ MOLDADOS Escada pré moldada

73 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PRÉ MOLDADOS Bloco canaleta como forma de cinta

74 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PRÉ MOLDADOS Detalhe encontro da peça pré moldada e a parede de alvenaria.

75 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO EXECUTIVO O projeto executivo prevê as demandas e a soluções s problemas em canteiro. É composto cronograma de serviços, por exemplos de detalhes e informações claras para a execução

76 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO EXECUTIVO Planta baixa de primeira e segunda fiada; Planta de locação; Cortes com altura, peitoris; Detalhe das amarrações as entre paredes; Detalhe de vergas e contra-vergas;

77 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO EXECUTIVO Detalhe de passagens de tubulações e posições de equipamentos elétricos e hidráulicos; Detalhes especiais como indicação s pontos a serem grauteas; Especificações tipo e quantidades de bloco e elementos pré-moldas a serem empregas localizan-os.

78 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO EXECUTIVO

79 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO EXECUTIVO O canteiro de obras consiste na infra-estrutura necessária para a organização e armazenamento de equipamentos e materiais, gasrantin o bom andamento da obra, funcionan como uma linha de montagem.

80 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul PROJETO EXECUTIVO

81 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Bisnaga

82 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Colher de pedreiro

83 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Régua

84 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Esticar de linha

85 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Brocha

86 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Esticar de linha

87 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Caixa suporte de argamassa

88 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Caixa suporte de argamassa

89 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Escantilhão

90 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Régua

91 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Esquadro

92 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Andaime

93 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Gabaritos de janelas e portas

94 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Funil

95 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FERRAMENTAS Carrinho

96 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul DETALHES Carrinho Preparo da laje para assentamento da 1ª fiada de alvenaria

97 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul DETALHES Conferencia da 1ª fiada

98 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul CONCLUSÃO A Alvenaria Estrutural é um sistema construtivo econômico, que cresce com base nos processos de construções industrializadas. Muitos engenheiros e construtores desconhecem os seus fundamentos e acabam não utilizan ou utilizan de forma errada este sistema construtivo. Ainda que a Alvenaria seja uma das mais antigas formas de construção, os estus técnicos e construtivos continuam em constante evolução.

99 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul CONCLUSÃO A opção de rapidez, limpeza, eficiência e segurança chamam a atenção de qualquer empreender. A maior particularidade deste sistema é a concepção s projetos, que exige uma boa coordenação entre os mesmos, aproveitan ao máximo todas as vantagens deste sistema construtivo.

100 Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul FIM

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL MÉTODOS CONSTRUTIVOS Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Sul ALVENARIA ESTRUTURAL Alvenaria é a construção de estruturas e de

Leia mais

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio Cuiabá/MT Maio - 2017 Alvenaria e um maciço constituído de pedras ou blocos, naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação de juntas e interposição de argamassa, ou somente

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL SERVIÇOS

ALVENARIA ESTRUTURAL SERVIÇOS Alvenaria Ministério Estruturalda Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Marcação da Alvenaria: Construção Civil II ( TC-025) Verificação do esquadro e nível do pavimento; Traçado

Leia mais

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri Professor Yuri Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I 7. Alvenaria Definição: Alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos de concreto, que

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

Alvenaria estrutural

Alvenaria estrutural Estudo exploratório rio sobre a elaboração de projetos arquitetônicos Alvenaria desenvolvidos estrutural para o sistema de alvenaria estrutural Projeto de alvenaria O que é ALVENARIA ESTRUTURAL? Conceito:

Leia mais

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Sites da disciplina http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html

Leia mais

execução Caixote de massa em madeira A madeira absorve a água da argamassa o que diminui a trabalhabilidade da argamassa.

execução Caixote de massa em madeira A madeira absorve a água da argamassa o que diminui a trabalhabilidade da argamassa. execução Caixote de massa em madeira A madeira absorve a água da argamassa o que diminui a trabalhabilidade da argamassa. Para melhorar a fluidez da argamassa o pedreiro adiciona água, o que modifica todas

Leia mais

Aponte os aspectos mais importantes a serem controlados, durante a execução da alvenaria, considerando as seguintes etapas:

Aponte os aspectos mais importantes a serem controlados, durante a execução da alvenaria, considerando as seguintes etapas: Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 7 ALVENARIA ESTRUTURAL: EXECUÇÃO E CONTROLE EXERCÍCIO Aponte os aspectos mais importantes a serem controlados, durante

Leia mais

PROJETO E MODULAÇÃO COORDENAÇÃO MODULAR COORDENAÇÃO MODULAR COORDENAÇÃO MODULAR MÓDULO ALVENARIA ESTRUTURAL MÉTODO EXECUTIVO

PROJETO E MODULAÇÃO COORDENAÇÃO MODULAR COORDENAÇÃO MODULAR COORDENAÇÃO MODULAR MÓDULO ALVENARIA ESTRUTURAL MÉTODO EXECUTIVO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II PROJETO E MODULAÇÃO ALVENARIA ESTRUTURAL MÉTODO EXECUTIVO Prof.ª Claudia Regina Hezel e Profª Silvana da Silva 2006 COORDENAÇÃO

Leia mais

ALVENARIAS RACIONALIZADAS EM BLOCOS CERÂMICOS - OUTUBRO 10. Eng. Carlos André Fois Lanna

ALVENARIAS RACIONALIZADAS EM BLOCOS CERÂMICOS - OUTUBRO 10. Eng. Carlos André Fois Lanna ALVENARIAS RACIONALIZADAS EM BLOCOS CERÂMICOS - OUTUBRO 10 Eng. Carlos André Fois Lanna Construções em alvenarias Construções em alvenarias. Alvenarias conceitos ALVENARIA ESTRUTURAL: Suporta o peso da

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA ESTRUTURAL L.PRADO GESTÃO DE PROJETOS www.lprado.arq.br lucianaprado@terra.com.br rachel.bergantin@hotmail.com ARQUITETA LUCIANA PRADO ESTÁGIÁRIA RACHEL BERGANTIN Conjunto Habitacional de interesse

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES CONCEITO: São elementos estruturais laminares (uma das dimensões muito menor do que as outras duas), apoiadas de modo contínuo em sua base. 2 TIPOLOGIA:

Leia mais

INSPEÇÃO EM OBRA DE ALVENARIA ESTRUTURAL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA.

INSPEÇÃO EM OBRA DE ALVENARIA ESTRUTURAL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA. INSPEÇÃO EM OBRA DE ALVENARIA ESTRUTURAL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA. MACHADO, D. W. N 1 ; MOHAMAD, G. ²; TEMP. A, L³.; SAMARA, U. N. 4 ; C. J. M. K FÉLIX 5, RODRIGUES, R. P. 5 ; (¹Mestrando em Eng. Civil,

Leia mais

ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO

ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO VANTAGENS: Redução de formas e armaduras; Eliminação das etapas de moldagem dos pilares e vigas; Montagem

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 01 Vedações verticais Alvenaria de vedação e Gesso acartonado Prof. Dr. Alberto Casado

Leia mais

Execução Alvenaria Estrutural. Jean Marie Désir

Execução Alvenaria Estrutural. Jean Marie Désir Execução Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir http://chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Execução Alvenaria Estrutural PROJETO EXECUÇÃO Execução Alvenaria Estrutural Terraplanagem Cobertura

Leia mais

poder de compra x custo da construção

poder de compra x custo da construção ALVENARIA ESTRUTURAL - introdução e materiais - Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br poder de compra: poder de compra x custo da construção custo da construção: tecnologia:

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Aula 4 Alvenarias Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, agosto de 2017. Introdução É toda

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO)

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) LOTE

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS

ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS . HISTÓRICO O uso da Alvenaria como elemento apenas comprimido é uma das mais antigas formas de construção empregadas pelo homem HISTÓRICO OBRAS

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

Alvenaria racionalizada

Alvenaria racionalizada Alvenaria racionalizada Figura 1 Exemplo de alvenaria de vedação tradicional A alvenaria de vedação pode ser definida como a alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso.

Leia mais

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Apresentação - UFBA Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Disciplina: Análise, Racionalização e Coordenação de Projetos Convidado: Alexandre José de Aragão Pedral Sampaio Engº Civil - UFBA

Leia mais

BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL

BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL Indice ALVENARIA ESTRUTURAL MANUAL DE EXECUÇÃO E TREINAMENTO...1 O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL?...1 Seu trabalho fica mais fácil...1 CUIDADOS QUE

Leia mais

Coordenação Modular. Jean Marie Désir

Coordenação Modular. Jean Marie Désir Coordenação Modular Jean Marie Désir http://chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Função Coordenação modular Modulação Horizontal Malha modular Cantos e amarrações Ajustes Modulação Vertical

Leia mais

Casa de alvenaria estrutural Por Patrícia Tozzini Ribeiro

Casa de alvenaria estrutural Por Patrícia Tozzini Ribeiro Página 1 de 8 Casa de alvenaria estrutural Por Patrícia Tozzini Ribeiro Idealizada pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), em parceria com a ONG Água e Cidade e a Universidade de São Paulo,

Leia mais

MODELAGEM DE UM EDIFÍCIO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NO TQS. Diego Guimarães Luciano Melchiors Martin

MODELAGEM DE UM EDIFÍCIO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NO TQS. Diego Guimarães Luciano Melchiors Martin Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Disciplina de Análise de Alvenaria Estrutural MODELAGEM DE UM EDIFÍCIO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NO TQS Diego Guimarães

Leia mais

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Alvenaria de Vedação Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Considerações Gerais Alvenaria, pelo dicionário da língua portuguesa, é a arte ou ofício de pedreiro ou alvanel, ou ainda, obra composta

Leia mais

SAC (15)

SAC (15) Líder em Tecnologia Vedação Racional City As maiores construtoras buscam a qualidade e desempenho dos s City para ganhar em produtividade e reduzir desperdícios Líder em Tecnologia Vedação Racional O bloco

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL. Adriano Maboni Alex Pimentel Arléia Teixeira Fabrício Machado Liliane Trombini Pereira

ALVENARIA ESTRUTURAL. Adriano Maboni Alex Pimentel Arléia Teixeira Fabrício Machado Liliane Trombini Pereira ALVENARIA ESTRUTURAL Adriano Maboni Alex Pimentel Arléia Teixeira Fabrício Machado Liliane Trombini Pereira DADOS DO TRABALHO Edifício de 9 pavimentos tipo e 1 térreo Térreo apoiado diretamente sobre a

Leia mais

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA LOTE

Leia mais

INTRODUÇÃO CREA INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV. Profª. MSc. Heloisa Fuganti Campos 1

INTRODUÇÃO CREA INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV. Profª. MSc. Heloisa Fuganti Campos 1 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC 042 - PROJETO ESTRUTURAL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 2 INTRODUÇÃO ESTUDO PRELIMINAR Estudo da viabilidade;

Leia mais

Parâmetros para o dimensionamento

Parâmetros para o dimensionamento Parâmetros para o dimensionamento Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Projeto em Alvenaria estrutural Concepção estrutural; Modulação; Integração entre estrutura

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor Produtos ARCE1109-0210_SOL_ALVENARIA.indd 1 20/01/14 15:00 BelgoFix BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames Telas Soldadas

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

PROVA COMENTADA. Carga acidental (Q) = 0,5 kn/m² Carga permanente (G) = (0,12 cm X 25 kn/m³) + 1,0 kn/m² + 1,0 kn/m² = 4,0 kn/m²

PROVA COMENTADA. Carga acidental (Q) = 0,5 kn/m² Carga permanente (G) = (0,12 cm X 25 kn/m³) + 1,0 kn/m² + 1,0 kn/m² = 4,0 kn/m² ? Graute Um primeiro objetivo seria proporcionar a integração da armadura com a alvenaria, no caso de alvenaria estrutural armada ou em armaduras apenas de caráter construtivo. O segundo objetivo seria

Leia mais

Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes

Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes Prof. Ronaldo Duarte Tipos de movimentos a que os prédios estão sujeitos e suas causas principais (B. Martin, Joints in Buildings, 1977 ) Causa Efeitos Duração

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II ECV 5357 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto REVESTIMENTO CERÂMICO escolher 1 parede ou 1 piso; informar a localização no prédio e dimensões MATERIAIS: Cerâmica

Leia mais

Execução de Alvenaria - Marcação

Execução de Alvenaria - Marcação PRÁTICA RECOMENDADA PR - 4 Execução de Alvenaria - Marcação Sair do discurso e implantar mudanças efetivas nos procedimentos habituais tem sido uma ação cada vez mais constante nas empresas que atuam no

Leia mais

O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL?

O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL? Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 6 ALVENARIA ESTRUTURAL: PROJETO E RACIONALIZAÇÃO Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL? ALVENARIA

Leia mais

Aços para construção civil alvenarias

Aços para construção civil alvenarias Aços para construção civil alvenarias Alberto Menache ArcelorMittal Reforço de paredes de alvenaria com treliças planas de aço Para a execução de alvenaria até há pouco tempo, somente a geometria era fator

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação.

Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação. Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação. Tijolos de barro cozido Tijolo comum (maciço, caipira) dimensões

Leia mais

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto China International Trust&Investment Plaza CITIC - Sky Central Plaza - 1997 Guangzhou/China (391m/322m) Referência: Introdução à concepção estrutural

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 5 Paredes Maciças de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

15º CONCURSO FALCÃO BAUER DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TÍTULO DO TRABALHO: REGULADOR DE ARGAMASSA (MODALIDADE: HABITAÇÃO) APRESENTAÇÃO

15º CONCURSO FALCÃO BAUER DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TÍTULO DO TRABALHO: REGULADOR DE ARGAMASSA (MODALIDADE: HABITAÇÃO) APRESENTAÇÃO 15º CONCURSO FALCÃO BAUER DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TÍTULO DO TRABALHO: REGULADOR DE ARGAMASSA (MODALIDADE: HABITAÇÃO) APRESENTAÇÃO Uma solução simples, produzida com chapas dobradas ou perfis. Seu objetivo

Leia mais

EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA ESTRUTURAL ENGENHEIROS FERNANDO LUCAS MATEUS SOUZA RODRIGO DE MORAES FARIAS

EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA ESTRUTURAL ENGENHEIROS FERNANDO LUCAS MATEUS SOUZA RODRIGO DE MORAES FARIAS EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA ESTRUTURAL ENGENHEIROS FERNANDO LUCAS MATEUS SOUZA RODRIGO DE MORAES FARIAS 25 de setembro de 2009 OBRA CITTÀ LAURO DE FREITAS Perspectiva da entrada

Leia mais

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT.

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT. Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Oliveira Apresentação Objetivos do SiNAT / Cronologia Processo de

Leia mais

METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO Segurança Antes do início de qualquer serviço, verificar a existência e condições dos equipamentos de segurança

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO FICHA CATALOGRÁFICA-5 DATA: DEZEMBRO/2010.

ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO FICHA CATALOGRÁFICA-5 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO FICHA CATALOGRÁFICA-5 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

Apresentação...V Pefácio... VII. Introdução à Alvenaria Estrutural... 1

Apresentação...V Pefácio... VII. Introdução à Alvenaria Estrutural... 1 Apresentação...V Pefácio... VII 1 Introdução à Alvenaria Estrutural.... 1 Gihad Mohamad, D. Sc.; Eduardo Rizzatti, D. Sc. 1.1 Introdução... 1 1.2 O uso da alvenaria estrutural no Brasil... 7 1.3 Vantagens

Leia mais

2ª PARTE DA AULA DE ALVENARIA ESTRUTURAL PROJETO MODULAR. (com realização de exercício prático) Lembrete: trazer material de desenho PROJETO MODULAR

2ª PARTE DA AULA DE ALVENARIA ESTRUTURAL PROJETO MODULAR. (com realização de exercício prático) Lembrete: trazer material de desenho PROJETO MODULAR 2ª PARTE DA AULA DE ALVENARIA ESTRUTURAL (com realização de exercício prático) Lembrete: trazer material de desenho A modulação é a base do sistema de coordenação dimensional utilizado nos edifícios em

Leia mais

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor.

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 23 Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 4.1.10. Cobertura Após a cura da laje, foi executada a torre da caixa d água e a cobertura. A madeira utilizada para a estrutura da

Leia mais

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL 3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL PARÂMETROS DE PROJETO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO Eng o. Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. 1 NBR 15961 1 : Projeto Requisitos mínimos para o projeto

Leia mais

CASAS COM PAREDES DE CONCRETO

CASAS COM PAREDES DE CONCRETO PAREDES DE CONCRETO CASAS COM PAREDES DE CONCRETO 2 PRÉDIOS 5 PAVTS. MCMV 3 25 PAVTS. CONCRETANDO 17ª LAJE TIPO 4 SELEÇAO DO PROCESSO CONSTRUTIVO OBJETIVOS: QUALIDADE DA OBRA FLUXO DE CAIXA POSITIVO RESULTADO

Leia mais

Execução de Alvenaria - Elevação

Execução de Alvenaria - Elevação PRÁTICA RECOMENDADA PR - 5 Execução de Alvenaria - Elevação A metodologia proposta para a execução da alvenaria alterou significativamente a seqüência do serviço na etapa de marcação das paredes. Nenhum

Leia mais

O que é alvenaria estrutural? Uso de paredes simultaneamente como elementos de vedação e resistente às cargas verticais e horizontais.

O que é alvenaria estrutural? Uso de paredes simultaneamente como elementos de vedação e resistente às cargas verticais e horizontais. O que é alvenaria estrutural? Uso de paredes simultaneamente como elementos de vedação e resistente às cargas verticais e horizontais. Potencial da Alvenaria Estrutural Déficit brasileiro = 12 milhões

Leia mais

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT.

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174566 Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no SEMINÁRIO

Leia mais

Interação de paredes

Interação de paredes 1/36 Alvenaria Estrutural Interação de paredes 2/36 TRABALHO EXPERIMENTAL REALIZADO Blocos cerâmicos com dimensão modular 15cm x 20cm x 30cm Tipo Largura (cm) Altura ( cm) Comp.(cm) Meio bloco 14 19 14

Leia mais

5. Comparação de custo e grau de industrialização com concreto armado

5. Comparação de custo e grau de industrialização com concreto armado ALVENARIA ESTRUTURAL 1. Geometria de bloco e parede; comportamento estrutural 2. Legado histórico 3. Sistema construtivo atual: famílias, dimensões, materiais 4. Interação entre bloco, argamassa, grout

Leia mais

Elementos de vedação e divisórios

Elementos de vedação e divisórios UNIV. FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV CIV601 - Técnicas Construtivas Elementos de vedação e divisórios Prof. Guilherme Brigolini CONCEITUAÇÃO vedação vertical: elementos que compartimentam

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 15 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA EM ALVENARIA ESTRUTURAL

INSTRUÇÃO TÉCNICA 15 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA EM ALVENARIA ESTRUTURAL INSTRUÇÃO TÉCNICA 15 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA EM ALVENARIA ESTRUTURAL 1. OBJETIVO 1.1. Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões a serem adotados para elaboração

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA DE BLOCOS E PRISMAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL SUBMETIDOS AO ESFORÇO DE COMPRESSÃO

ANÁLISE NUMÉRICA DE BLOCOS E PRISMAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL SUBMETIDOS AO ESFORÇO DE COMPRESSÃO 1 ANÁLISE NUMÉRICA DE BLOCOS E PRISMAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL SUBMETIDOS AO ESFORÇO DE COMPRESSÃO Daniel Victor Rodrigues Barbosa (1) Everton dos Santos Bezerra (2) Humberto Mycael Mota Santos (3) Jonatercio

Leia mais

MURFOR Reforço de aço para alvenaria

MURFOR Reforço de aço para alvenaria Aços Longos MURFOR Reforço de aço para alvenaria Murfor : marca registrada da N.V. Bekaert Produtos ARCE1109-0218_Folheto_Murfor_21x28cm.indd 2 MURFOR Reforço de aço para alvenaria Murfor é uma treliça

Leia mais

DIRETIZES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA OBRAS EM ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

DIRETIZES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA OBRAS EM ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO DIRETIZES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA OBRAS EM ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO O princípio básico para o Arquiteto projetar em Alvenaria Estrutural é entender que

Leia mais

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol Projetista: Empresa: Obra: Gustavo Braceiro Barlati Augusto Guimarães Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Residencial Luzes do Farol Residencial Luzes do Farol Projeto Estrutural de edifício residencial

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Objetivo: Projeto e dimensionamento de estruturas estáticas ou dinâmicas

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014 RELATÓRIO TÉCNICO Obra: Tipologia Habitacional para Encostas Local: Jardim Zaira - Mauá Data: Junho de 2014 1. Concepção estrutural A estrutura dos edifícios foi concebida em alvenaria estrutural não armada.

Leia mais

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento Técnicas de construção Vedações Verticais Profa. Keila Bento Vedações verticais Definição UM SUBSISTEMA DOS EDIFÍCIOS CONSTITUÍDO PELOS ELEMENTOS QUE: DEFINEM E LIMITAM VERTICALMENTE O EDIFÍCIO E SEUS

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão 1 SERVIÇOS PRELIMINARES R$ 4.380,62 1.1 74077/001 SINAPI 1.2 85423 SINAPI 1.3 90778 SINAPI LOCACAO CONVENCIONAL DE OBRA, ATRAVÉS DE GABARITO DE TABUAS CORRIDAS PONTALETADAS, SEM REAPROVEITAMENTO ISOLAMENTO

Leia mais

1. EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA

1. EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA 1. EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA 1.1 INTRODUÇÃO As construções são diferenciadas uma das outras por suas características. Essas características são classificadas quanto a: 1 - localização; 2 -

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA. Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA. Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501 1 Ritmo Hierarquia Contraste Simplicidade Ambigüidade Simetria Leveza Criação da forma

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

Alvenaria, aspecto final face à vista e correntes, rebocadas.

Alvenaria, aspecto final face à vista e correntes, rebocadas. Terminologia relativa a alvenarias Hipólito de Sousa ALVENARIAS Alvenaria associação de elementos naturais ou artificiais, constituindo uma construção. Correntemente a ligação é assegurada por uma argamassa.

Leia mais

A CERÂMICA INCARGEL. Qualidade: Com mais de 20 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de vedação com a mais

A CERÂMICA INCARGEL. Qualidade: Com mais de 20 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de vedação com a mais A CERÂMICA INCARGEL Com mais de 20 anos de tradição, a Cerâmica Incargel produz blocos cerâmicos estruturais e de vedação com a mais alta tecnologia e matéria prima de altíssima qualidade. Sua linha de

Leia mais

Critérios de Dimensionamento de Reforços de Alvenarias de Vedação Eng o Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. Belo Horizonte, 22 de agosto de 2017

Critérios de Dimensionamento de Reforços de Alvenarias de Vedação Eng o Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. Belo Horizonte, 22 de agosto de 2017 Critérios de Dimensionamento de Reforços de Alvenarias de Vedação Eng o Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. 1 Belo Horizonte, 22 de agosto de 2017 INTRODUÇÃO Dimensionamento de paredes de vedação Ação conjunta

Leia mais

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha.

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha. Introdução - Uma laje nervurada é constituida de por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pelas mesas. - Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL E RACIONALIZADA COM BLOCOS CERÂMICOS. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER

ALVENARIA ESTRUTURAL E RACIONALIZADA COM BLOCOS CERÂMICOS. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER ALVENARIA ESTRUTURAL E RACIONALIZADA COM BLOCOS CERÂMICOS Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER Belo Horizonte, MG, setembro de 2016 ANICER Assoc. Nac. da Ind. Cerâmica

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS DE UMA EDIFICAÇÃO EM ALVENARIA ESTRUTURAL EM CONCRETO ARMADO MARLONS LINO DA CRUZ, GERMANO GERALDO CUSATI, ANA

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS CERÂMICOS: CONTROLE NA EXECUÇÃO PARA EVITAR MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS

ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS CERÂMICOS: CONTROLE NA EXECUÇÃO PARA EVITAR MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Bruno Paiva Nichele ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS CERÂMICOS: CONTROLE NA EXECUÇÃO PARA EVITAR MANIFESTAÇÕES

Leia mais

f xm - Resistência média das amostras f xk ALVENARIA ESTRUTURAL Blocos: Propriedades desejáveis : Resistência à compressão: MATERIAIS

f xm - Resistência média das amostras f xk ALVENARIA ESTRUTURAL Blocos: Propriedades desejáveis : Resistência à compressão: MATERIAIS Alvenaria Ministério Estruturalda Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Construção Civil II ( TC-025) Blocos: Propriedades desejáveis : Resistência à compressão: Função da relação

Leia mais

Alvenaria de Blocos de Concreto

Alvenaria de Blocos de Concreto Alvenaria de Blocos de Recomendações Gerais Est. Mun. Eduardo Duarte, 1100 - Esq. RST 287. Santa Maria - RS Fone: (55) 3221 2000 e-mail : prontomix@prontomix.com.br Conceitos Gerais O que é Alvenaria Estrutural?

Leia mais

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Recomendações para a obtenção de estruturas de concreto com qualidade Antonio Carlos Zorzi Qual a vida útil de uma estrutura? Pode ser muito

Leia mais

Aços Longos. Soluções Lajes

Aços Longos. Soluções Lajes Aços Longos Soluções Lajes Soluções Lajes Entre os desafios da engenharia civil, o sistema construtivo de lajes deve atender à eficiência estrutural, visando a soluções seguras, economicamente viáveis

Leia mais

Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,

Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, Infinite Cursos. Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras. O

Leia mais

Alvenaria estrutural no Brasil: desafios, decisões e impactos das novas normas

Alvenaria estrutural no Brasil: desafios, decisões e impactos das novas normas Alvenaria estrutural no Brasil: desafios, decisões e impactos das novas normas Prof. Associado Márcio Roberto Silva Corrêa Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo 1 Resumo Introdução

Leia mais

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL DESCOMPLICADA

ALVENARIA ESTRUTURAL DESCOMPLICADA ALVENARIA ESTRUTURAL DESCOMPLICADA GUIA PRÁTICO Autor: Eng. Civil Luiz Fernando Costa Nonato SUMÁRIO O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL?... 2 ALVENARIA ESTRUTURAL: REQUISITOS GERAIS... 3 COMPONENTES DA ALVENARIA

Leia mais

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS Construção Civil 7 semestre Prof. Me. Jorge S. Lyra 2017 Fundações Introdução Fundações NBR 6122/2010 Esta Norma fixa o procedimento, projeto e execução

Leia mais

Referência: RELATÓRIO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS. Obra: Edifício Isla Bonita / San Juan Empreendimentos Imobiliários / Vitória /ES

Referência: RELATÓRIO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS. Obra: Edifício Isla Bonita / San Juan Empreendimentos Imobiliários / Vitória /ES ONSULTORIA TÉNIA onsultores: Engro. Márcio Santos Faria REA 23784D/MG Arquiteta laudia Prates Faria REA 46443D/SP Data: 29/05/2006 Folha: - -9 O presente relatório foi resultado de três reuniões de avaliação

Leia mais

Técnicas das Construções I ALVENARIA. Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana (14) AULA 6

Técnicas das Construções I ALVENARIA. Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana (14) AULA 6 200888 Técnicas das Construções I ALVENARIA Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 6 Objetivos: 1. DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA ALVENARIA DE VEDAÇÃO. 2. DISCUTIR

Leia mais

Fig. 2.1 Dimensões de um bloco

Fig. 2.1 Dimensões de um bloco CAPÍTULO 2 PRINCIPAIS ASPECTOS QUANTO À MODULAÇÃO 2.1. Conceitos Básicos Chama-se de bloco, ou unidade, o componente básico da alvenaria. Um bloco será sempre definido por três dimensões principais: comprimento,

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II)

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Construção Civil TC 034 Materiais de Construção III TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) Aulas: Prof a. Marienne R.M.Maron da Costa colaboração Prof.Eduardo

Leia mais

Processos construtivos

Processos construtivos Processos construtivos Introdução Os sistemas estruturais e de vedação utilizados no Brasil vêm evoluindo desde a época colonial, que foi marcada pelo uso do barro, com modelagem e secagem artesanais,

Leia mais