A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros"

Transcrição

1 A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros A manobra do veículo à minha frente deve ser realizada: Lentamente e no menor trajecto possível. No tempo que o condutor quiser. Rapidamente. A paragem do veículo de transporte público: Deve ser feita nos locais sinalizados para o efeito. É proibida dentro das localidades. Pode ser feita em qualquer local, desde que por breves instantes. A paragem e o estacionamento são proibidos nesta localidade? Não, a manobra é permitida. Sim, a menos de 10 metros antes do entroncamento. Sim, a menos de 5 metros para um e outro lado do entroncamento.

2 A paragem na auto-estrada é sempre considerada uma contra-ordenação muito grave? Não. Sim. A que distância é proibido parar ou estacionar do sinal indicativo da paragem de veículos de transporte colectivo de passageiros? A menos de 25 metros para a frente e 5 metros para trás. A menos de 5 metros para a frente e 25 metros para trás. A que distância mínima deste cruzamento posso parar ou estacionar? 20 metros. 30 metros. 40 metros. 50 metros. A que distância mínima posso estacionar para trás deste sinal? 25 metros 6 metros. 8 metros.

3 A que distância posso parar para trás do sinal? 10 metros. 15 metros 25 metros 7 metros. A que distância posso parar para trás do sinal? 10 metros. 15 metros 25 metros 8 metros. Antes de uma curva de visibilidade reduzida é proibido parar: A 30 metros da mesma. A 60 metros da mesma. A 80 metros da mesma. Ao circular fora de uma localidade devo saber que o estacionamento: Deve fazer-se fora da faixa de rodagem ou, não sendo possível, o mais próximo possível da berma. Deve fazer-se fora da faixa de rodagem. Deve fazer-se na faixa de rodagem.

4 Ao circular fora de uma localidade devo saber que: Não posso estacionar a menos de 150 metros de uma curva. Não posso estacionar a menos de 50 metros de uma curva. Posso estacionar a menos de 25 metros de um curva. Ao estacionar neste local, irei impedir a formação de uma fila. Posso estacionar? Não, mas apenas se não deixar ligadas as luzes de perigo. Não. Sim, desde que por pouco tempo. Caso o condutor do veículo estacionado em cima do passeio não seja identificado, quem será responsabilizado por esta infracção? Apenas o condutor pode ser responsabilizado. Ninguém será responsabilizado, caso não se identifique o condutor. O proprietário. Circulo correctamente para estacionar o meu veículo do lado esquerdo da faixa de rodagem. Certo. Errado.

5 Cometo uma contra-ordenação se parar neste local? Sim, grave, se parar na faixa de rodagem. Sim, leve, se parar na berma. Sim, muito grave, se parar na faixa de rodagem. Conduzo um veículo ligeiro com reboque. Quem deve recuar, considerando que nos encontramos a distância idêntica do local onde o cruzamento é possível? Eu, porque vou a subir. O outro condutor porque vem a descer. O outro condutor, porque conduz um veículo de igual categoria, sem reboque. Considera-se abusivo o estacionamento deste reboque em parque que não lhe é destinado exclusivamente? Não. Sim, mas apenas se estiver neste local mais de 30 dias. Sim, se estiver neste local mais de 72 horas. Considera-se estacionamento a imobilização do veículo: Para cargas e descargas. Por tempo superior a 10 minutos. Sempre que o condutor não esteja pronto a retomar a marcha assim que necessário.

6 Considera-se estacionamento abusivo quando para além do período de tempo permitido, o veículo permanecer em local de estacionamento limitado por: 1 hora. 2 horas. 30 minutos. Considera-se estacionamento abusivo, a permanência deste veículo, no mesmo espaço, por um período de: 10 dias. 20 dias. 40 dias. Considera-se estacionamento abusivo, o estacionamento de um veículo que apresente sinais evidentes de abandono por tempo superior a: 10 horas. 2 horas. 48 horas. Considera-se estacionamento abusivo: O de veículo durante 20 dias no mesmo local. O de veículo em zona de estacionamento condicionado ao pagamento de taxa. O estacionamento em parque, quando as taxas correspondentes a 5 dias, não tiverem sido pagas.

7 Considera-se que o veículo em cima do passeio: Constitui grave perturbação para o trânsito de peões. Não constitui qualquer perturbação e como tal está bem estacionado. Se não estiver neste local para além de duas horas, não constitui perturbação. Considera-se que os veículos imobilizados em segunda fila estão estacionados: Correctamente, porque as luzes de perigo estão ligadas. Correctamente, porque há espaço suficiente na faixa de rodagem. Indevidamente. Dada a ausência de berma no local em que me encontro, posso parar mais à frente na rotunda para largar um passageiro? Não, a paragem é proibida nas rotundas. Sim, desde que a paragem seja rápida e sinalizada com as luzes de perigo. Sim, desde que assinale convenientemente a minha intenção. Dentro das localidades é proibido estacionar: A mais de 5 metros antes das passagens assinaladas para a travessia de peões. Nas curvas. Nos locais de visibilidade insuficiente.

8 Dentro das localidades é proibido estacionar: A mais de 10 metros das passagens assinaladas para a travessia de peões. De modo a provocar embaraço para os restantes utentes. Nos locais destinados a esse fim. Dentro das localidades o estacionamento deve ser feito: Na berma. Na faixa de rodagem. Nos locais a esse fim destinados. Devo saber que é proibido parar ou estacionar a menos de: 20 metros antes dos sinais luminosos se a altura dos veículos, incluindo a respectiva carga, os encobrir. 20 metros para a frente e para trás dos sinais luminosos. 50 metros antes dos sinais luminosos se a altura dos veículos, incluindo a respectiva carga, os encobrir. Devo saber que é proibido parar ou estacionar: A menos de 5 metros antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípedes. A menos de 5 metros depois das passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípedes. A menos de 5 metros para um e outro lado das passagens assinaladas para a travessia de peões.

9 É permitido o estacionamento na faixa de rodagem. Certo. Errado. É permitido parar ou estacionar na berma da via em que circulo? Não, a paragem e o estacionamento são proibidos porque circulo numa auto-estrada. Não, apenas a paragem é permitida porque circulo num itinerário complementar. Sim, a paragem e o estacionamento são permitidos porque circulo numa estrada nacional. É proibido estacionar a menos de: 15 metros antes da passagem de peões. 5 metros antes da passagem de peões. 8 metros antes da passagem de peões. É proibido estacionar de forma a provocar embaraço para o trânsito? Não, se a intensidade de trânsito for reduzida. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim, sempre.

10 É proibido estacionar em segunda fila? Não. Sim, mas apenas se impedir a formação de uma fila de trânsito. Sim. É proibido estacionar na faixa de rodagem? Sim, em qualquer situação dentro das localidades. Sim, fora das localidades É proibido estacionar nas curvas? Sim, em todas as curvas fora das localidades. Sim, em todas as curvas. Sim, nas curvas de visibilidade reduzida. É proibido estacionar: Em todas as curvas. Em todas as localidades. Em todos os locais de visibilidade reduzida.

11 É proibido parar neste local. Certo. Errado. Em caso de necessidade disponho de um telefone de emergência a 300 metros. Certo. Errado. Em todos os locais em que existam parquímetros, o estacionamento é autorizado independentemente do pagamento de taxas de utilização. Certo. Errado. Encontramo-nos a distância idêntica do local em que o cruzamento é possível Para que a manobra seja possível, devo: Aguardar que o outro condutor recue, pois vou a subir. Avançar, para que se torne mais fácil para o outro recuar. Recuar, porque vou a subir.

12 Encontramo-nos a distâncias idênticas do local onde o cruzamento é possível. Deverá o outro condutor recuar? Não. Eu devo recuar porque vou a subir e a manobra é manifestamente mais fácil para mim. Sim, porque a manobra é mais fácil para ele. Sim, sempre porque vem a descer. Encontrando-me a menos de 5 metros do cruzamento, posso parar neste local? Não, de forma alguma. Sim, dado não existir qualquer sinalização que proíba a manobra. Sim, desde que sinalize a manobra antecipadamente. Encontro-me a 30 metros do cruzamento. Posso parar neste local? Não, não posso. Sim, desde que sinalize correctamente a manobra. Sim, uma vez que não existe sinalização a proibir a manobra. Encontro-me a menos de 5 m da passagem para peões. Posso parar ou estacionar neste local? Não, é proibido parar ou estacionar antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões. Sim, do lado direito da faixa de rodagem e antes do sinal de perigo. Sim, mas apenas estou autorizado a parar antes da passagem de peões.

13 Estamos a distância idêntica do local em que o cruzamento é possível. Qual deve recuar, para que a manobra seja possível? Eu porque vou a subir. O condutor que não tomar a iniciativa de avançar. O outro condutor porque vem a descer. Este local de estacionamento é: Condicionado. Limitado. Proibido. Este veículo mostra sinais evidentes de abandono. Pode ser removido? Não, apenas o seu proprietário o pode fazer. Sim, se estiver estacionado neste local há pelo menos 24 horas. Sim, se se mantiver neste local por tempo superior a 48 horas. Estes veículos encontram-se correctamente estacionados em segunda fila? Não, o estacionamento em segunda fila é proibido. Não, salvo se não impedirem o acesso aos veículos estacionados. Sim, desde que não impeçam a saída dos outros veículos estacionados.

14 Estes veículos estão estacionados ilegalmente? Não. Sim, mas apenas se permanecerem neste local mais de duas horas. Sim. Estou a chegar ao final da passagem estreita. Devo: Avançar. Fazer marcha atrás porque o veículo circula em missão urgente de socorro. Parar. Estou a menos de 10 metros da passagem de nível. Posso estacionar neste local? Não, é proibido estacionar a menos de 20 metros das passagens de nível. Não, porque é proibido. Sim, porque só a menos de 8 metros da passagem de nível é proibido estacionar. Estou a menos de 5 metros do entroncamento. Posso parar ou estacionar? Não. Sim, mas apenas logo após o entroncamento. Sim.

15 Estou proibido de estacionar neste local se obrigar os veículos a utilizar a parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário? Não, a manobra é permitida se não causar perigo. Sim, salvo se a sinalização vertical não proibir o estacionamento. Sim. Estou proibido de estacionar sempre que os veículos que circulam nesta via de trânsito tenham de utilizar a parte destinada ao sentido contrário para circular. Concorda com esta afirmação? Não. Sim. Fora das localidades é proibido estacionar na faixa de rodagem. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira. Fora das localidades é proibido estacionar na faixa de rodagem. Certo Errado

16 Havendo boas condições de visibilidade, onde é que a paragem e o estacionamento são proibidos? A menos de 30 metros de qualquer sinal de cedência de passagem. A menos de 30 metros dos sinais de obrigação. Nas placas centrais das rotundas. Imediatamente a seguir ao entroncamento pretendo largar um passageiro. Devo: Continuar, e seguir até um local onde o posso fazer. Sinalizar a paragem e realizá-la o mais rapidamente possível. Sinalizar a paragem, com o indicador de mudança de direcção para a direita. Na auto-estrada em que circulo quais são as manobras proibidas? Paragem, estacionamento, marcha atrás e inversão do sentido de marcha. Só as de paragem e estacionamento. Só as de paragem, de estacionamento e marcha atrás. Na ponte em que circulo posso parar? Não, em caso algum. Sim, desde que seja para largar um passageiro. Sim, desde que utilize os quatro 'piscas' em simultâneo.

17 Na via em que circulo é permitido parar ou estacionar? Não, é proibido parar ou estacionar em qualquer circunstância. Sim, se a paragem ou estacionamento forem feitos na berma. Sim, se parar ou estacionar num local destinado a esse fim. Não é possivel o cruzamento dos dois veículos. Encontrando-se ambos a distância idêntica do local em que podem cruzar, qual dos condutores é obrigado a fazer marcha atrás? Eu, porque desço. O condutor do veículo que sobe. Não sendo necessário recorrer à marcha atrás nesta via de forte inclinação, quem deve ceder a passagem? Aquele que chegou primeiro ao troço. O meu veículo. O veículo pesado. Não sendo possível estacionar fora da faixa de rodagem, devo imobilizar o meu veículo: Com as luzes de presença ligadas. O mais próximo possível do eixo da faixa de rodagem. O mais próximo possível do limite direito.

18 Não sendo possível o cruzamento entre os dois veículos nesta via, e estando o meu mais próximo do local onde podem cruzar, quem deve fazer marcha atrás? Eu. O condutor outro veículo. Nas auto-estradas é permitido: Mudar de direcção, parar, ultrapassar e utilizar as luzes de cruzamento. Mudar de via de trânsito para efectuar manobras. Ultrapassar, estacionar sobre a via e mudar de direcção. Nas auto-estradas é proibido parar? Não, apenas é proibido parar na berma. Não, nos locais a esse fim destinados. Sim, apenas na faixa de rodagem. Nas passagens estreitas os veículos dos bombeiros têm sempre prioridade. Certo. Errado.

19 Nas pontes é proibido: Estacionar, sendo no entanto permitido parar. Parar e estacionar. Parar, sendo no entanto permitido estacionar. Nas pontes o estacionamento é: Condicionado. Limitado. Proibido. Nas rotundas a paragem é: Desaconselhada. Permitida. Proibida. Nas rotundas posso parar e/ou estacionar? Não, ambas as manobras são proibidas. Não, apenas posso parar. Sim, mas só nas rotundas fora das localidades.

20 Nesta passagem estreita quem deve recuar para possibilitar o cruzamento dos veículos? Eu, porque estou mais próximo do local em que o cruzamento é possível. O outro condutor, porque chegou primeiro ao estreitamento da via. O outro condutor, porque vem a descer. Nesta passagem estreita, devo ceder a passagem? Não, porque chego primeiro à passagem. Não, porque circulo a maior velocidade. Não, porque conduzo um ligeiro. Nesta passagem estreita, devo ser eu a recuar? Não, porque estou mais longe do local em que o cruzamento é possível. Não, porque o outro veículo é um automóvel pesado. Sim, porque estou mais perto do local em que o cruzamento é possível. Nesta passagem estreita, porque estou mais perto do local em que o cruzamento é possível, devo ser eu a recuar. Certo. Errado.

21 Nesta passagem estreita, quem deve ceder a passagem? Eu, porque estou no início da passagem. Eu, porque o outro veículo é pesado. O condutor do pesado, porque chega depois à passagem. Nesta passagem estreita, quem deve recuar? Eu, porque conduzo um automóvel ligeiro. Eu, porque estou mais perto do local em que o cruzamento é possível. O outro condutor, porque conduz um automóvel pesado. Nesta situação quem deve ceder a passagem? Eu, porque cheguei depois a este troço. O outro condutor porque conduz um automóvel pesado de mercadorias. Nesta situação em que o veículo pesado está mais próximo do local em que o cruzamento é possível, devo: Aguardar que o outro condutor recue. Avançar de imediato. Fazer marcha atrás.

22 Nesta situação torna-se necessário recorrer à manobra de marcha atrás. Quem deve recuar? Aquele que chegou depois ao local. Aquele que chegou primeiro ao troço. Aquele que estiver mais próximo do local em que o cruzamento é possível. Nesta situação, como devo proceder perante o ciclista a virar para a esquerda? Aguardar a passagem do velocípede e só depois avançar. Passar entre o velocípede e o automóvel. Utilizar a via de trânsito da esquerda para prosseguir a marcha. Nesta situação, devo: Avançar em primeiro lugar. Ceder a passagem. Parar obrigatoriamente. Nesta situação, devo: Aguardar que o autocarro retome a marcha. Ultrapassar com recurso à marcha atrás.

23 Nesta situação, em que as distâncias do local onde o cruzamento é possível, são idênticas, devo: Aguardar que o outro recorra à marcha atrás. Avançar, perante o automóvel pesado. Recuar, perante o automóvel pesado. Nesta situação, em que cheguei em primeiro lugar ao local do estreitamento, devo: Avançar. Recuar e ceder a passagem. Utilizar os sinais sonoros e avançar depois. Nesta situação, estando o meu veículo mais próximo do local em que o cruzamento é possível, quem deve recuar? Eu. O condutor do veículo dos bombeiros. O condutor do veículo que está a subir. Nesta situação, estou proibido de parar imediatamente antes da rotunda de que me aproximo? Não, a paragem só é proibida dentro da rotunda. Não, apenas o estacionamento é proibido. Sim, se a distância for inferior a 5 metros.

24 Nesta situação, o que devo fazer? Aguardar que um condutor me ceda a passagem. Avançar, interrompendo a fila de trânsito à esquerda. Nesta situação, o veículo que transita em sentido contrário deve avançar primeiro porque: Chegou primeiro à passagem estreita. É um automóvel ligeiro. É um veículo de maiores dimensões. Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar? Eu. Quem primeiro chegou ao local. Quem tiver de contornar o obstáculo. Nesta situação, quem deve recuar? Eu, porque conduzo um automóvel ligeiro. Eu, porque estou mais próximo do local onde o cruzamento é possível. O condutor do pesado, porque está mais longe do local onde o cruzamento é possível.

25 Nesta situação, quem passa em primeiro lugar? O meu veículo, porque o automóvel pesado pára para me ceder a passagem O veículo pesado porque não tem o dever de ceder a passagem. Nesta situação,é proibido parar ou estacionar a menos de 50 metros da curva. Não, apenas é proibido parar. Não. Sim. Nesta via de forte inclinação, quem deve ceder a passagem? O meu veículo porque é um automóvel ligeiro. O outro veículo porque desce. O outro veículo porque é um automóvel pesado. Nesta via é proibido: Parar. Ultrapassar. Utilizar sinais sonoros.

26 Neste cruzamento, qual deve ser o último veículo a passar? O automóvel à minha direita, porque o sinal a isso o obriga. O velocípede, porque não tem motor. O velocípede, porque vai mudar de direcção à esquerda. Neste local é permitido estacionar: Do lado direito antes do primeiro sinal vertical. Do lado direito depois do segundo sinal vertical. Em qualquer dos lados. Neste local condicionado ao pagamento de taxa, terá estacionado abusivamente o condutor que: Deixar ultrapassar uma hora para além do tempo pago. Estacionar o seu veículo por tempo superior a 30 minutos. Não efectuar o pagamento. Neste local é permitido estacionar? Não. Sim.

27 Neste local é possível imobilizar o meu veículo? Sim, desde que ligue as luzes de perigo. Sim, mas apenas na berma. Sim, na faixa de rodagem por circunstâncias motivadas pela própria circulação. Neste local é proibido estacionar? Não. Sim. Neste local é proibido parar a menos de: 3 metros para a frente e 25m para trás do sinal indicativo da paragem de transporte colectivo de passageiros. 5 metros para a frente e 25m para trás do sinal indicativo da paragem de transporte colectivo de passageiros. 7 metros para a frente e 25m para trás do sinal indicativo da paragem de transporte colectivo de passageiros. Neste local posso estacionar na faixa de rodagem. Certo. Errado.

28 Neste local posso estacionar? Não, a marca rodoviária não me permite. Sim, desde que seja possível fazê-lo fora da faixa de rodagem. Neste local posso parar: No lado direito, se possível fora da faixa de rodagem. No lado esquerdo da faixa de rodagem. Neste local só é possível estacionar fora da faixa de rodagem. Certo. Errado. Neste local, é permitido o estacionamento fora da faixa de rodagem? Não. Sim.

29 Neste local, em caso de avaria das luzes indicadoras de mudança de direcção devo: Fazer os sinais regulamentares com o braço. Ligar os médios. Utilizar as luzes de travagem. Neste local, o estacionamento é condicionado a: Idosos. Pessoas com deficiência. Todos os veículos que transportem crianças de colo. Neste local, posso estacionar na via de trânsito? Não, porque circulo dentro da localidade. Não. Sim, se ligar as luzes de perigo. Neste local, posso parar na faixa de rodagem? Não, nunca. Sim, desde que não circulem veículos à minha retaguarda. Sim, desde que seja uma imobilização rápida.

30 Neste local, se o meu veículo avariar devo: Mantê-lo na faixa de rodagem com as luzes de médios acesas. Mantê-lo na faixa de rodagem com as luzes de perigo ligadas. Retirá-lo da faixa de rodagem. Neste local, se tiver uma avaria no meu veículo terei de o imobilizar e sinalizar: No eixo da faixa de rodagem. O mais à direita possível. O mais à esquerda possível. Neste parque é permitido o acesso: A motociclos. A todos e quaisquer veículos, excepto motociclos simples. Só a velocípedes. No estacionamento com parquímetros, o tempo de estacionamento autorizado depende: Da dimensão do veículo estacionado. Do pagamento da taxa de utilização. Do tipo de veículo estacionado.

31 No local em que me encontro estou proibido de: Estacionar, mas posso parar desde que seja por pouco tempo. Parar e estacionar. Parar mas posso estacionar. No local em que vou transitar é proibido estacionar: Por circular fora de uma localidade. Por ser um túnel. Se não ligar as luzes de cruzamento. No local onde me encontro posso imobilizar o meu veículo para fazer uma descarga? Não, neste local é proibido parar e estacionar. Não, porque circulo numa localidade. Sim, apenas é proibido o estacionamento. Nos locais de visibilidade insuficiente: Não posso parar nem estacionar. Não posso parar, mas posso estacionar. Posso estacionar, mas não devo parar.

32 Nos túneis é permitido: Estacionar e parar. Imobilizar o veículo para a entrada de passageiros, desde que o condutor esteja pronto para retomar a marcha. Imobilizar o veículo por circunstâncias próprias da circulação. Nos túneis é proibido: Estacionar mas não parar. Parar e estacionar. Parar mas não estacionar. Numa zona assinalada pelo sinal, posso estacionar? Não, porque não posso estacionar nessa zona. Sim, desde que não haja veículos estacionados. Sim, se conduzir um automóvel ligeiro. O automóvel ligeiro de mrecadorias está correctamente estacionado? Não, o estacionamento deve fazer-se sempre fora da faixa de rodagem. Sim, porque está o mais próximo possível do respectivo limite direito da faixa de rodagem.

33 O Código da Estrada permite-me parar ou estacionar neste local? Não, estou proibido de parar ou estacionar neste local. Não, sendo apenas permitida a paragem e fora da faixa de rodagem. Sim, a manobra é permitida mas apenas fora da faixa de rodagem. O condutor do automóvel ligeiro comporta-se correctamente? Não, porque está a estacionar do lado esquerdo. Sim, porque no local é permitido o estacionamento. O condutor do pesado, deve ceder-me a passagem porque chega depois a esta passagem estreita. Certo. Errado O condutor do veículo estacionado em cima do passeio comete uma infracção? Não, porque não constitui embaraço para os restantes utentes. Sim, mas apenas se não estiver pronto a retomar a marcha. Sim.

34 O condutor pode estacionar sobre a guia? Não. Sim. O estacionamento abusivo do veículo pode dar origem: À apreensão do veículo. À apreensão dos documentos do veículo. À sua remoção. O meu veiculo e o veículo pesado encontram-se a distâncias idênticas do local onde o cruzamento é possível. Qual deve recuar? O meu veículo por ser ligeiro. O outro veículo por ser pesado. O que tomar a iniciativa de recuar primeiro. O não pagamento das taxas correspondentes a 5 dias de utilização de um parque implica que se considera o veículo em: Estacionamento abusivo Estacionamento proíbido Paragem proíbida

35 O que deve fazer o condutor do veículo pesado? Avançar. Ceder a passagem. Recuar. O que deve fazer o condutor do veículo que se encontra à minha direita antes de entrar no cruzamento? Parar e passar depois dos outros dois veículos. Reduzir a velocidade e cumprir a regra geral da cedência de passagem. O que devo fazer nesta situação, em que as distâncias do local em que o cruzamento é possível são idênticas? Avançar. Parar, porque fui o primeiro condutor a chegar à passagem estreita. Recuar. O que devo fazer nesta situação? Aguardar a passagem do outro condutor. Avançar para tentar cruzar-me em simultâneo. Buzinar para que o outro condutor recue, uma vez que tenho prioridade.

36 O que devo fazer nesta situação? Avançar. Parar na passagem estreita. Recuar na passagem estreita. O veículo de matrícula AM pode ser removido, porque: Está parado em segunda fila. Não tem as luzes de perigo. Se encontra estacionado em segunda fila na faixa de rodagem. O veículo dos bombeiros está mais próximo do local em que o cruzamento é possível. Quem deve recuar? O meu veículo. O que for de menores dimensões. O veículo dos bombeiros. O veículo em missão urgente de socorro deve: Avançar em simultâneo. Fazer marcha atrás. Permitir que eu termine a passagem.

37 O veículo está parado correctamente? Não, porque não pode parar, nem estacionar nesse local. Sim, porque nesse local pode estacionar. Sim, porque pode parar e estacionar nesse local. O veículo estacionado em cima do passeio, pode ser apreendido? Não pode ser apreendido nem removido, se estiver estacionado há menos de duas horas. Não pode ser apreendido, mas pode ser removido. Sim, pela entidade competente, pelo facto de estar estacionado indevidamente. O veículo estacionado incorre numa infracção? Não, porque neste local é permitido o estacionamento por tempo indeterminado. Sim, se permanecer no mesmo local por período superior a 30 dias. Sim. O veículo estacionado, pode ser removido? Sim, se continuar no mesmo local, por 10 dias. Sim, se continuar no mesmo local, por 15 dias. Sim, se continuar no mesmo local, por 30 dias.

38 O veículo imediatamente à minha frente está parado para entrar um passageiro. Pode fazê-lo? Não. Sim. O veículo preto comete uma contra-ordenação? Não. Sim, se estiver estacionado. Sim, se estiver parado. O veículo que está estacionado em cima do passeio pode ser imediatamente removido? Não, o facto de estar em cima do passeio não é motivo para remoção. Sim, mas apenas se estiver estacionado há mais de duas horas. Sim. O veículo que está parado junto do passeio está posicionado: Correctamente, porque estão a entrar passageiros. Incorrectamente, porque é proibida a paragem e o estacionamento.

39 O veículo que transita em sentido contrário, deve: Avançar. Ceder a passagem. Se necessário recorrer à manobra de marcha atrás. Os condutores dos veículos estacionados em segunda fila: Não praticam qualquer infracção porque têm as luzes de perigo ligadas. Praticam uma contra-ordenação grave. Praticam uma contra-ordenação leve. Os veículos bloqueados: Podem não ser rebocados. São sempre apreendidos. São sempre rebocados. Os veículos estacionados abusivamente : Podem ser removidos pelas entidades competentes. São sempre apreendidos pelas entidades competentes.

40 Os veículos estacionados em segunda fila constituem perturbação para o trânsito, consequentemente: Os condutores são autuados, mas os veículos não são removidos. Os veículos são removidos. Os veículos pesados imobilizados neste local cometem uma infracção? Não, se a sua imobilização constituir apenas paragem. Sim, mas apenas se a sua imobilização constituir estacionamento. Sim. Os veículos que se encontram estacionados neste local, estão a cometer uma infracção? Não. Sim, mas apenas o veículo de mercadorias. Sim. Para passar por este veículo, é mais seguro: Aguardar a passagem do veículo que circula em sentido contrário e só então efectuar a manobra. Efectuar a manobra o mais rapidamente possível. Utilizar os sinais sonoros e aguardar que o condutor inicie a manobra.

41 Para ver e ser visto devo: Ligar os 'máximos' Ligar os 'médios' e as luzes de nevoeiro. Ligar os 'mínimos'. Perante o sinal estou proibido de: Parar a menos de 15 metros da paragem do eléctrico. Parar a menos de 20 metros da paragem do eléctrico. Parar a menos de 6 metros para trás do sinal. Pode ser bloqueado o veículo que se encontre em local de estacionamento limitado, para além do tempo permitido mais de: 1 hora. 2 horas. 30 minutos. Posso estacionar a 5 metros da bomba de combustível? Não, só posso realizar a manobra a, pelo menos, 10 metros da bomba. Sim, desde que tome as precauções necessárias à realização da manobra. Sim, se o fizer a partir das 19 horas.

42 Posso estacionar à noite nesta via de trânsito? Não. Sim, desde que ligue as luzes de cruzamento. Sim. Posso estacionar a três metros para a frente do sinal? Não Sim. Posso estacionar em cima do passeio? Não, porque apenas é permitido parar. Não. Sim, se demorar pouco tempo e ligar as luzes de perigo. Posso estacionar em segunda fila imediatamente a seguir à passagem de peões? Não, não posso estacionar. Sim, do lado direito da via. Sim, do lado esquerdo da via.

43 Posso estacionar em segunda fila? Não, não posso. Sim, desde que deixe ligados os quatro 'piscas'. Sim, desde que estacione por pouco tempo. Posso estacionar em segunda fila? Não, o estacionamento é proibido. Sim, desde que não impeça o trânsito de veículos. Sim, desde que não obrigue os condutores a utilizar a outra faixa de rodagem. Posso estacionar em segunda fila? Não, se for por mais do que 5 minutos. Não. Sim, desde que por breves momentos. Posso estacionar junto à marca rodoviária amarela. Não. Sim, para cargas e descargas. Sim.

44 Posso estacionar na faixa de rodagem? Não. Sim. Posso estacionar neste local: Fora da faixa de rodagem. Na faixa de rodagem e ligar os '4 piscas' em simultâneo. O mais à direita da faixa de rodagem e ligar as luzes de presença. Posso estacionar neste local? Não, neste local só posso parar. Não, nunca. Sim, desde que o faça o mais à direita possível. Posso estacionar neste local? Não, é proibido estacionar a menos de 20 metros das bombas de combustível. Não, excepto se estacionar a mais de 3 metros da bomba de combustível. Sim, desde que estacione a, pelo menos, 5 metros da bomba de combustível.

45 Posso estacionar neste local? Não, é proibido estacionar em todas as curvas. Não. Sim, por breves instantes. Posso estacionar neste local? Não, por que há peões a fazer a travessia da faixa de rodagem. Não, porque é proibido estacionar a menos de 5 metros para a frente e 25 metros para trás do sinal indicativo de paragem do transporte colectivo de passageiros. Sim, desde que não embarace o trânsito. Posso estacionar neste local? Não. Sim, desde que não exista sinalização em contrário. Sim. Posso estacionar no cruzamento? Não, nunca posso. Sim, desde que deixe ligados os quatro 'piscas' em simultâneo. Sim, visto não existir sinalização que proíba a manobra.

46 Posso estacionar o automóvel na ponte em que circulo? Não, nas pontes o estacionamento é proibido. Sim, apesar de nas pontes o estacionamento não ser aconselhado. Sim, muito embora nas pontes o estacionamento seja limitado. Posso parar imediatamente a seguir ao sinal? Não. Sim. Posso parar junto ao sinal indicativo da paragem de veículos de transporte colectivo de passageiros? Não, a manobra é proibida. Sim, mas antes da passagem de peões. Sim, mas fora da faixa de rodagem. Posso parar neste local? Não. Sim, pelo tempo mínimo necessário para receber ou largar passageiros. Sim, se não circularem veículos à minha retaguarda.

47 Posso parar neste local? Na faixa de rodagem é proibido, sendo no entanto permitido na berma. Não. Sim, por breves instantes na berma. Posso parar no local em que me encontro? Não, em circunstância alguma. Sim, desde que não comprometa a segurança do trânsito. Sim, desde que sinalize a manobra com antecedência. Posso parar no local exacto em que me encontro? Não, em circunstância alguma. Sim, se não comprometer a segurança dos outros utentes. Sim, se sinalizar devidamente a minha intenção. Posso parar o meu veículo nesta ponte? Não, a manobra é proibida. Sim, a manobra é permitida desde que se trate de uma imobilização rápida do veículo. Sim, sempre que não embarace o trânsito nem comprometa a segurança dos outros utentes.

48 Posso parar ou estacionar na proximidade dos sinais luminosos? Não, a manobra é proibida a menos de 20 metros se a altura dos veículos, incluindo a respectiva carga, encobrir os sinais luminosos. Não, a manobra é sempre proibida a menos de 25 metros antes dos sinais luminosos. Sim, mas sempre antes dos sinais e a uma distância não inferior a 5 metros. Posso parar ou estacionar no local em que me encontro, apesar de me encontrar a menos de 5 m do cruzamento? Não, a manobra é proibida. Não, apenas posso estacionar. Sim, a manobra é permitida. Sim, mas antes do cruzamento. Posso parar sobre esta ponte? Não, em caso algum. Não, porque o meu veículo parado fica a menos de três metros da linha contínua. Sim, desde que sinalize correctamente a manobra. Pretendo estacionar. Devo realizar a manobra: Junto ao passeio, paralelamente à via. Sobre o passeio, 'em espinha'. Sobre o passeio, paralelamente à via.

49 Quem deve ceder a passagem? Eu. O condutor do veículo vermelho, por não ter ainda chegado à zona estreita. O que circular a maior velocidade. Quem deve recorrer à manobra de marcha atrás, sabendo que as distâncias em que é possível o cruzamento são idênticas? Eu, porque conduzo um automóvel ligeiro. O condutor do outro veículo, porque é um automóvel pesado. O condutor do veículo pesado porque está a subir. Se estacionar impedindo a saída dos veículos estacionados à minha direita, cometo uma infracção? Não, desde que deixe as luzes de perigo ligadas. Não. Sim. Se estacionar o meu veículo na berma da auto-estrada ele pode ser removido? Não. Sim, mas apenas se mostrar sinais evidentes de abandono. Sim.

50 Se o veículo apresentar sinais evidentes de abandono, será considerado estacionamento abusivo, se estiver no mesmo local por tempo superior a: 12 horas. 24 horas. 48 horas. Se um veículo estiver estacionado indevidamente, pode ser bloqueado? Não, só pode ser bloqueado por razões de segurança nacional. Sim, por tempo ilimitado. Sim. Sempre que se verifique uma grande intensidade de trânsito o estacionamento é proibido. Certo. Errado. Sendo impossível o cruzamento entre dois veículos que se encontram à mesma distância do local onde se poderão cruzar, deve recuar qualquer um deles perante um conjunto de veículos. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira.

51 Todas as contra-ordenações praticadas em autoestrada são classificadas como muito graves? Não, a paragem é considerada uma contra-ordenação leve. Não, o estacionamento na faixa de rodagem é considerado uma contra-ordenação grave. Não. Todas as marcas rodoviárias de cor amarela têm carácter temporário. Certo. Errado. Todos os veículos que estejam impedidos de seguir a marcha, por avaria, são obrigados a estar sinalizados com sinal de pré-sinalização? Não, a colocação do triângulo apenas é obrigatório fora das localidades. Sim, todos. Todos os veículos a motor, salvo os dotados de apenas duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa Um condutor ao circular nesta via pública deve saber que a paragem e o estacionamento nunca são permitidos, salvo nos locais especialmente destinados a esse fim. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira.

52 Um dos motivos para o bloqueamento ou remoção de veículos, é: A paragem em cima do passeio. Estacionar de forma a constituir perturbação para o trânsito. Estacionar dentro das localidades.

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local?

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? Não, a sinalização existente na via não me permite efectuar a manobra. Sim, a sinalização existente na via permite-me efectuar a manobra.

Leia mais

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16.

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização com

Leia mais

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim.

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A velocidade a que devo circular neste local é: 40 Km/h. 50 Km/h. A que for mais aconselhável perante estas condições. A velocidade

Leia mais

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento.

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização presente

Leia mais

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim.

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A diminuição da aderência provoca o aumento da distância

Leia mais

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que:

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que: Teste n.º 3 Tema I Outras Manobras 1 Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Não posso. Posso, se acender os ' máximos'. Posso, se buzinar ao mesmo tempo. 2 Nesta situação, devo: Mudar de direção.

Leia mais

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional.

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional. A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional. À distância de 300 metros vou encontrar um posto de abastecimento de combustível

Leia mais

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável:

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Teste n.º 1 Tema I Sinais de proibição 1 indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Não tem qualquer valor. Tem carácter facultativo. Tem carácter obrigatório. 2 proibição de transitar, imposta pelo

Leia mais

Este sinal é de: Este sinal é de:

Este sinal é de: Este sinal é de: Teste n.º 2 Tema I Sinais de Indicação 1 Este sinal é de: Indicação. Perigo. Pré-sinalização. 2 Este sinal é de: Indicação. Proibição. Regulamentação. 3 O sinal complementar indica-me a aproximação de

Leia mais

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado.

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A luz amarela intermitente obriga-me a avançar: Com especial precaução Rapidamente.

Leia mais

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim.

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Ao efectuar a ultrapassagem, devo estar especialmente atento: À sinalização existente. Às características do meu veículo e à largura da faixa de rodagem.

Leia mais

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem Teste n.º 2 Tema I edências de Passagem 1 Devo ceder a passagem ao outro condutor? Não, porque pretende mudar de direção. Sim, mas apenas porque não posso transpor a marca rodoviária. Sim. 2 Devo ceder

Leia mais

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa:

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa: Teste n.º 1 Tema I Sinais de Indicação 1 cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa autoestrada. Numa estrada nacional. 2 distância indicada no sinal de aproximação

Leia mais

A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem.

A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem. A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem. A ambulância cujo ano de matrícula é 2002, teve a primeira inspecção periódica obrigatória em:

Leia mais

A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado.

A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado. A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado. A que distância vou encontrar o perigo indicado pelo sinal? Entre 150m a 300m do sinal. Entre 25m a 50m do sinal.

Leia mais

Manual do Código da Estrada

Manual do Código da Estrada O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste. O condutor

Leia mais

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas Teste n.º 3 Tema V Vias de trânsito, condições ambientais adversas 1 O que se entende por via de trânsito? Via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público. Via de tráfego resultante

Leia mais

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente.

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente. A circulação neste tipo de via de características urbanas e com trânsito intenso implica o reconhecimento por parte do condutor que: A condução pode tornar-se monótona. O ambiente rodoviário é mais estável

Leia mais

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo.

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo. 'TRAVE COM MOTOR' significa: Desligar o motor, mantendo uma mudança engrenada. Engrenar uma mudança de força em andamento. Utilizar o motor de arranque como auxiliar de travagem. Devemos estar atentos

Leia mais

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave Circulação VELOCIDADE - A velocidade mínima nas auto-estradas passa de 40 para 50 km/h. - Sanções em caso de excesso de velocidade: (ver quadro) Automóveis ligeiros, motociclos Excesso de velocidade Coima

Leia mais

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo.

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo. 'TRAVE COM MOTOR' significa: Desligar o motor, mantendo uma mudança engrenada. Engrenar uma mudança de força em andamento. Utilizar o motor de arranque como auxiliar de travagem. Devemos estar atentos

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada 01 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada Índice Introdução 4 Bicicletas 5/6 Transporte de Crianças 7 Documentos 8 Pagamentos de Coimas

Leia mais

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos.

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Sinais de Proibição Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Os sinais de proibição devem ser colocados na proximidade imediata do local onde a proibição

Leia mais

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

M U N I C Í P I O D E V A L E N Ç A C ÂM ARA MUNIC I PAL

M U N I C Í P I O D E V A L E N Ç A C ÂM ARA MUNIC I PAL REGULAMENTO MUNICIPAL DE ESTACIONAMENTO Artigo 1º Âmbito de aplicação O presente regulamento é aplicável ao trânsito na Cidade de Valença. Artigo 2º Paragem e estacionamento 1 Considera-se paragem a imobilização

Leia mais

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d)

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d) 39 BA 82.60.9 Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. 38 BA 82.60.10 Nesta situação, sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao velocípede. 40 BA 82.60.11_a Ao saír do

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) tem como

Leia mais

Código da Estrada Manobras Proibidas

Código da Estrada Manobras Proibidas Código da Estrada Manobras Proibidas Ultrapassagem Lombas Proximidades das passagens de nível Cruzamentos e entroncamentos Passagens para Peões Nas curvas de visibilidade reduzida Via de largura insuficiente

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio,

CÓDIGO DA ESTRADA. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, CÓDIGO DA ESTRADA 2010 Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, Revisto pelos Decretos-Leis nºs. 2/98, de 3 de Janeiro, Dec.-Lei n.º 265-A/2001, de 28 de Setembro, Alterado pela Lei n.º 20/2002,

Leia mais

A condução em auto-estrada implica: A manutenção da distância de segurança. A redução da distância de segurança. O aumento da distância de segurança.

A condução em auto-estrada implica: A manutenção da distância de segurança. A redução da distância de segurança. O aumento da distância de segurança. A chapa de matrícula colocada à retaguarda dos motociclos deve ser iluminada? Não, a iluminação da chapa de matrícula nos motociclos não é obrigatória. Sim, a chapa de matrícula deve ser iluminada por

Leia mais

especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.

especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal. Miguel Barroso «Zona de coexistência» - zona da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal. Conceito

Leia mais

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim...

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... Date : 25 de Maio de 2016 É já de hoje a uma semana que entrará em vigor a Carta de Condução por Pontos. Todos os condutores, até mesmo os que possuem

Leia mais

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave A utilização durante a marcha do veículo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos Condutor x 6.14 - Velocidade Designa-se por velocidade

Leia mais

Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT

Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT Regulamento de Sinalização de Trânsito Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT (Alterado pelo Decreto-Regulamentar n.º 41/2002, de 20AGO; Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26ABR e Decreto-Regulamentar n.º

Leia mais

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

Mais informações e atualizações desta obra em PUBLICAÇÃO GRATUITA NÃO PODE SER VENDIDA

Mais informações e atualizações desta obra em  PUBLICAÇÃO GRATUITA NÃO PODE SER VENDIDA Título: Código da Estrada - Da Lei aos Pontos Autor: Eurico Santos, Advogado Correio eletrónico do Autor: euricosantos@sapo.pt Editor: CoLLex: Coletâneas e Legislação (www.collex.pt) N.º de Páginas: 173

Leia mais

Regulamento Municipal de Remoção e Recolha de Veículos

Regulamento Municipal de Remoção e Recolha de Veículos CAPÍTULO I Âmbito de aplicação Artº 1º Âmbito de aplicação O presente Regulamento pretende dotar o Município de um instrumento que estabeleça regras referentes à acção de fiscalização assim como à remoção

Leia mais

Legislação e Segurança Rodoviária. Princípios Gerais do Código da Estrada

Legislação e Segurança Rodoviária. Princípios Gerais do Código da Estrada Legislação e Segurança Rodoviária Princípios Gerais do Código da Estrada 1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: Âmbito de aplicação do CE Liberdade de trânsito Realização de obras e utilização das vias públicas para

Leia mais

Lei n.º 3/2007. Lei do Trânsito Rodoviário

Lei n.º 3/2007. Lei do Trânsito Rodoviário Lei n.º 3/2007 Lei do Trânsito Rodoviário A Assembleia Legislativa decreta, nos termos da alínea 1) do artigo 71.º da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau, para valer como lei, o seguinte:

Leia mais

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA PREVENÇÃO RODOVIÁRIA OS NOSSOS COMPORTAMENTOS Marisa Soares Gabinete de Mobilidade Câmara Municipal de Penafiel 1 março de 2013 5 e 8 de Abril de 2013 Prevenção Rodoviária A prevenção rodoviária tem como

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I.

CÓDIGO DA ESTRADA. AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I. CÓDIGO DA ESTRADA (Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio) e REGULAMENTO DA HABILITAÇÃO LEGAL PARA CONDUZIR (Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho) INDICE Título I Disposições

Leia mais

ANIECA. Código da Estrada. (republicado pela Lei 72/2013) Inclui alterações da Declaração Retificação 46-A/2013

ANIECA. Código da Estrada. (republicado pela Lei 72/2013) Inclui alterações da Declaração Retificação 46-A/2013 ANIECA Código da Estrada (republicado pela Lei 72/2013) Inclui alterações da Declaração Retificação 46-A/2013 1 CÓDIGO DA ESTRADA (Republicado pela Lei 72/2013) TÍTULO I Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios

Leia mais

1. Objectivo Âmbito Definições Legislação e Procedimentos/Normas Aplicáveis Caracterização dos Trabalhos...

1. Objectivo Âmbito Definições Legislação e Procedimentos/Normas Aplicáveis Caracterização dos Trabalhos... Índice 1. Objectivo... 3 2. Âmbito... 3 3. Definições... 4 4. Legislação e Procedimentos/Normas Aplicáveis... 4 5. Caracterização dos Trabalhos... 4 6. Princípios Gerais... 4 6.1. Domínio de Implantação...

Leia mais

o u t u b r o d e

o u t u b r o d e A U T O R I D A D E N A C I O N A L D E S E G U R A N Ç A R O D O V I Á R I A Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras Avenida de Casal de Cabanas, Urbanização de Cabanas Golf, n.º 1. Tagus Park 2734-507

Leia mais

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites

Leia mais

Câmara Municipal de Mortágua

Câmara Municipal de Mortágua Câmara Municipal de Mortágua Regulamento de Ordenamento de Trânsito do Concelho de Mortágua A postura de trânsito em vigor no concelho de Mortágua, datada de 1 de Abril de 1962, no tempo da sua entrada

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro

CÓDIGO DA ESTRADA. Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro CÓDIGO DA ESTRADA Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro PREFÁCIO O Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, foi alterado pela Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, a qual teve na

Leia mais

Carta Por Pontos: como reagir?

Carta Por Pontos: como reagir? Carta Por Pontos: como reagir? Por Gonçalo Vaz Osório gvo@ace.pt PALAVRAS-CHAVE: carta de condução; carta de condução por pontos; condutor; contra-ordenação grave; contra-ordenação muito grave; subtracção

Leia mais

Novo Código da Estrada

Novo Código da Estrada As profundas alterações verificadas no País, quer ao nível político, social e económico, em geral, quer também, em particular, ao nível do trânsito e em reflexo da evolução da própria indústria automóvel,

Leia mais

Diploma. Aprova o Código da Estrada

Diploma. Aprova o Código da Estrada Diploma Aprova o Código da Estrada O Código da Estrada de 1954 e o seu regulamento geral eram, ao tempo da sua entrada em vigor, diplomas tecnicamente correctos, coerentes, bem redigidos e bem sistematizados.

Leia mais

Prova de Conhecimentos. Questões de carater geral. (de entre 6 questões serão sorteadas 2 questões)

Prova de Conhecimentos. Questões de carater geral. (de entre 6 questões serão sorteadas 2 questões) PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CARREIRA/CATEGORIA DE ASSISTENTE

Leia mais

ALTERAÇÃO NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PARA A FREGUESIA DA VILA DE SANTA CATARINA

ALTERAÇÃO NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PARA A FREGUESIA DA VILA DE SANTA CATARINA ALTERAÇÃO NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PARA A FREGUESIA DA VILA DE SANTA CATARINA SANTA CATARINA 1. Rua do Século XXI, junto á rotunda que liga Estrada Nacional 360 e Av. da Igreja. a) Colocação de um sinal

Leia mais

Os sinais com círculos vermelhos são na maior parte sinais de proibição. As placas abaixo dos sinais qualificam a sua mensagem.

Os sinais com círculos vermelhos são na maior parte sinais de proibição. As placas abaixo dos sinais qualificam a sua mensagem. Sinais de trânsito Sinais de obrigatoriedade Os sinais com círculos vermelhos são na maior parte sinais de proibição. As placas abaixo dos sinais qualificam a sua mensagem. Entrada numa zona de 20 mph

Leia mais

LeasePlan. Alterações ao Código da Estrada e Regime de Carta por Pontos

LeasePlan. Alterações ao Código da Estrada e Regime de Carta por Pontos LeasePlan Alterações ao Código da Estrada e Regime de Carta por Pontos LeasePlan Alterações ao código da estrada e regime de carta por pontos Introdução 3 PARTE I Regime de Carta por Pontos 5 Funcionamento

Leia mais

COLECÇÃO DE HABILIDADES PARA A VIDA REGRAS DE TRANSITO .Â. Telésfero Nhapulo

COLECÇÃO DE HABILIDADES PARA A VIDA REGRAS DE TRANSITO .Â. Telésfero Nhapulo COLECÇÃO DE HABILIDADES PARA A VIDA REGRAS DE.Â. TRANSITO Telésfero Nhapulo Telésfero Nhapulo Colecção de Habilidades para a Vida REGRAS DE TRÂNSITO Livro adoptado pelo Ministério da Educação e Cultura

Leia mais

SINALIZAÇÃO DE ROTUNDAS

SINALIZAÇÃO DE ROTUNDAS SINALIZAÇÃO DE ROTUNDAS Introdução O recurso cada vez mais frequente à construção de rotundas e a recente definição de novas regras de circulação nestas intersecções, que impõem o dever de ceder passagem

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Dos Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Professor: leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada // 1 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada ÍNDICE INTRODUÇÃO 4 PARTE I REGIME DA CARTA DE CONDUÇÃO POR PONTOS Como funciona o sistema

Leia mais

As novas regras de condução em rotunda

As novas regras de condução em rotunda As novas regras de condução em rotunda Circulação em Rotundas Alterações Legislativas DL 114/94, de 3 maio Art.º 31ºalínea c) 1- Deve sempre ceder passagem o condutor: c) Que entre numa rotunda com trânsito

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Código da Estrada Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido qualquer

Leia mais

Legislação e Segurança Rodoviária. Responsabilidade pela regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito

Legislação e Segurança Rodoviária. Responsabilidade pela regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito Legislação e Segurança Rodoviária Responsabilidade pela regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito 1 Conteúdos Programáticos: Regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito Ordens das

Leia mais

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual ANO de Sinistralidade Rodoviária Observatório de Segurança Rodoviária 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2002/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e por mês... 7 2.

Leia mais

Decreto Regulamentar n.º 41/2002 de 20 de Agosto

Decreto Regulamentar n.º 41/2002 de 20 de Agosto Decreto Regulamentar n.º 41/2002 de 20 de Agosto Altera o Regulamento de Sinalização do Trânsito, aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de Outubro O Regulamento de Sinalização do Trânsito,

Leia mais

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração B1, B Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração AB1 AB2 AB3 AB4 AB5 AB6 AB7 A Perfil do condutor 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas

Leia mais

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular Prevenção Rodoviária CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Faça férias em segurança O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º /X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA

PROJECTO DE LEI N.º /X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º /X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA Exposição de motivos: Portugal assistiu nas últimas décadas a um crescimento significativo das necessidades

Leia mais

Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever?

Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Teste n.º 3 Tema VI Diversos 1 Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Não, apenas é necessário saber ler. Não, o candidato pode requerer prova oral. 2 Pela prática de uma

Leia mais

Porto 15/05/2014. Jorge Jacob Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

Porto 15/05/2014. Jorge Jacob Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária Porto 15/05/2014 Jorge Jacob Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária SUMÁRIO: Código da Estrada Revisto principais alterações em vigor desde 1 de janeiro de 2014 Panorâmica da sinistralidade

Leia mais

REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1 - O presente Regulamento aplica-se aos seguintes parques de

Leia mais

TÍTULO I PEÕES Artigo 1º Lugares em que podem transitar Artigo 2º Posição a ocupar na via

TÍTULO I PEÕES Artigo 1º Lugares em que podem transitar Artigo 2º Posição a ocupar na via 1 TÍTULO I PEÕES Artigo 1º Lugares em que podem transitar 1- Os peões devem transitar pelos passeios, pistas ou passagens a eles destinados ou, na sua falta, pelas bermas. 2- Os peões podem, no entanto,

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO. Actualização N.º 1

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO. Actualização N.º 1 CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO Actualização N.º 1 Código da Estrada Edição de Bolso 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO Actualização N.º 1 Texto da Lei EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA

Leia mais

A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado.

A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado. A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado. A almofada de ar frontal (airbag) é um elemento de segurança? Não. Sim, segurança activa. Sim, segurança passiva.

Leia mais

DL n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro (versão actualizada) Contém as seguintes alterações: - Lei n.º 72/2013, de 03 de Setembro

DL n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro (versão actualizada) Contém as seguintes alterações: - Lei n.º 72/2013, de 03 de Setembro Página 1 de 68 [ Nº de artigos:25 ] DL n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro (versão actualizada) Contém as seguintes alterações: - Lei n.º 72/2013, de 03 de Setembro SUMÁRIO No uso da autorização legislativa

Leia mais

apoio: guia-novocodigodeestrada_af.indd :41:53

apoio: guia-novocodigodeestrada_af.indd :41:53 apoio: 3 Índice 4 Ordem de prioridade entre sinais 5 Limites gerais de velocidade 11 CEDÊNCIA DE PASSAGEM 13 Proibição de paragem e estacionamento 19 Transporte de pessoas 20 Transporte de carga 22 Poluição

Leia mais

Sinalização Temporária

Sinalização Temporária Sinalização Temporária A sinalização temporária compreende a sinalização de aproximação, a sinalização de posição e a sinalização final. Sempre que existam obras e obstáculos ocasionais na via pública,

Leia mais

A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado.

A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado. A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado. A alteração do campo visual de um condutor devido à ingestão de bebidas alcoólicas, manifesta-se

Leia mais

NOTA TÉCNICA INSTALAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE LOMBAS REDUTORAS DE VELOCIDADE

NOTA TÉCNICA INSTALAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE LOMBAS REDUTORAS DE VELOCIDADE 1 - Introdução A construção de vias públicas com o objectivo primordial de maximizar o escoamento de grandes volumes de tráfego e o conforto dos ocupantes dos veículos, aliada aos progressos da industria

Leia mais

Preâmbulo do Decreto-Lei n.º 265-A/2001, de de 28 de Setembro

Preâmbulo do Decreto-Lei n.º 265-A/2001, de de 28 de Setembro 1 of 58 Código da Estrada Dec.-Lei n º 265 -A/2001, de 28.09. Em vigor desde 01.10.2001 Preâmbulo do Decreto-Lei n.º 265-A/2001, de de 28 de Setembro A prevençã o da sinistralidade constitui uma das prioridades

Leia mais

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras básicas de trânsito Regras básicas para pedestres Regras básicas para ciclistas Tem ocorrido frequentes acidentes de trânsito em Aichi e também

Leia mais

Guia de Participação de Sinistro Automóvel

Guia de Participação de Sinistro Automóvel Guia de Participação de Sinistro Automóvel Guia de Participação de Sinistro Automóvel Saiba como cuidar do Seu Automóvel em caso de Acidente www.fortalezaseguros.co.ao O que fazer em caso de acidente?

Leia mais

COMISSÃO ECONÓMICA PARA A EUROPA COMITÉ DOS TRANSPORTES INTERIORES CONVENÇÃO DE CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIA ELABORADA EM VIENA A 8 DE NOVEMBRO DE 1968

COMISSÃO ECONÓMICA PARA A EUROPA COMITÉ DOS TRANSPORTES INTERIORES CONVENÇÃO DE CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIA ELABORADA EM VIENA A 8 DE NOVEMBRO DE 1968 COMISSÃO ECONÓMICA PARA A EUROPA COMITÉ DOS TRANSPORTES INTERIORES CONVENÇÃO DE CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIA ELABORADA EM VIENA A 8 DE NOVEMBRO DE 1968 1ª Emenda* *Incorpora as emendas à Convenção que entraram

Leia mais

Luzes avisadoras LUZES AVISADORAS E INDICADORES TRAVÃO DE MÃO (VERMELHA) VERIFICAÇÃO DAS LÂMPADAS

Luzes avisadoras LUZES AVISADORAS E INDICADORES TRAVÃO DE MÃO (VERMELHA) VERIFICAÇÃO DAS LÂMPADAS Luzes avisadoras LUZES AVISADORAS E INDICADORES As luzes avisadoras VERMELHAS referem-se a avisos primários. O condutor deve investigar imediatamente um aviso primário e recorrer a assistência qualificada

Leia mais

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor.

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor. A carta de condução de automóveis ligeiros habilita a conduzir: Automóveis de passageiros com lotação até 12 lugares. Motociclos até 125cc. Tractores agrícolas com equipamentos cujo peso máximo não exceda

Leia mais

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 Se você já tirou sua carteira de habilitação, aqui vai um teste: quantos pontos o condutor que dirige embriagado leva na carteira?

Leia mais

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012 1 Órgão executivo responsável em julgar os recursos das infrações de trânsito: a) DNIT b) CONTRAN c) JARI d) DETRAN 2 São pré-requisitos para o início do processo de habilitação, exceto: a) Ser penalmente

Leia mais

Educação e Prevenção Rodoviária

Educação e Prevenção Rodoviária Educação e Prevenção Rodoviária Na rua, sou um peão seguro e cumpro as regras de segurança. Os teus pais ensinam-te a caminhar em segurança. Sempre de mão dada, escuta bem o que eles dizem. Caminha sempre

Leia mais

REGULAMENTO ACESSO AO CAMPUS E INSTALAÇÕES E DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA

REGULAMENTO ACESSO AO CAMPUS E INSTALAÇÕES E DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA REGULAMENTO DE ACESSO AO CAMPUS E INSTALAÇÕES E DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA Preâmbulo A necessidade de se implementarem regras de acesso

Leia mais

PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS. Preâmbulo

PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS. Preâmbulo PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS Preâmbulo A presente proposta de alteração da Postura Municipal de Trânsito, aprovada em Assembleia de Câmara de 15 de Junho

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E RECOLHA DE VEÍCULOS. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E RECOLHA DE VEÍCULOS. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E RECOLHA DE VEÍCULOS Preâmbulo As normas relativas ao abandono e remoção de veículos nas vias públicas encontram-se plasmadas no Decreto Lei n. o 114/94, de 3 de Maio

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 638/X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA

PROJECTO DE LEI N.º 638/X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 638/X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA Exposição de motivos: Portugal assistiu nas últimas décadas a um crescimento significativo das

Leia mais

Código da Estrada. Código da Estrada

Código da Estrada. Código da Estrada Código da Estrada aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio com as alterações introduzida pela Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro O propósito do presente trabalho visa essencialmente simplificar

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Diário da República, 1.ª série N.º 178 13 de Setembro de 2010 4009 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Decreto do Presidente da República n.º 92/2010 de 13 de Setembro O Presidente da República decreta, nos termos

Leia mais

Infracções mais frequentes ao Código da Estrada, coimas e sanções Pág. 1

Infracções mais frequentes ao Código da Estrada, coimas e sanções Pág. 1 Infracções mais frequentes ao Código da Estrada, coimas e sanções Pág. 1 Infracções ÁLCOOL / ESTUPEFACIENTES Condução com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e inferior a 0,8 g/l.

Leia mais

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. 1º Onde não existir sinalização regulamentadora,

Leia mais

ANO de Sinistralidade Rodoviária: VÍTIMAS no local. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual 1

ANO de Sinistralidade Rodoviária: VÍTIMAS no local. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual 1 ANO de 2015 Sinistralidade Rodoviária: VÍTIMAS no local Observatório de Segurança Rodoviária 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2006/2015... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1.

Leia mais

GUIA DA CARTA POR PONTOS

GUIA DA CARTA POR PONTOS Este suplemento faz parte integrante da VISÃO nº 1210, de 12 de maio de 2016, e não pode ser vendido separadamente GUIA DA CARTA POR PONTOS CÓDIGO DA ESTRADA VERSÃO ATUALIZADA > PATROCÍNIOS: CHEGUE MAIS

Leia mais

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA EQUIPAMENTO DE INFORMAÇÃO ATIVADO PELOS VEÍCULOS

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA EQUIPAMENTO DE INFORMAÇÃO ATIVADO PELOS VEÍCULOS A. Âmbito da Nota Técnica A presente Nota Técnica pretende estabelecer o enquadramento do Equipamento de Segurança: Equipamento de Informação Ativado pelos Veículos. O referido equipamento poderá ser instalado

Leia mais