BRANDAO & BERTOLETTI ADVOCACIA & CONSULTORIA JURÍDICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BRANDAO & BERTOLETTI ADVOCACIA & CONSULTORIA JURÍDICA"

Transcrição

1 BRANDAO & BERTOLETTI ADVOCACIA & CONSULTORIA JURÍDICA

2 INSTITUCIONAL: CHRISTIANE BRANDÃO Advogada Especialista inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, nº , com Especialização em Direito de Família na Faculdade Damásio. Formada desde o ano de 2002 pela FADA Faculdade de Direito de Anápolis, e com 15 anos de atuação na advocacia (experiência no contencioso jurídico e empresarial). Possui ampla experiência em Direito Tributário (teses tributárias - contencioso jurídico e administrativo). Realizou a Reciclagem em Direito Tributário pela instituição de ensino LFG Luiz Flávio Gomes. LEANDRO BERTOLETTI Advogado Tributarista Especialista inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, nº , com MBA em Direito Tributário pela FGV Fundação Getúlio Vargas, e especialização em Ciências Jurídicas (2008/2010) pela UFG Universidade Federal de Goiás. Formado desde fevereiro/2008 pela PUC Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e com 05 anos de atuação na área tributária/fiscal (contencioso jurídico e contencioso administrativo/fiscal). Desenvolve atividades nas áreas jurídica e administrativa em Empresas de diversos segmentos, consultoria, elaboração de defesas e recursos, realização de planejamento em todas as esferas, com atendimento às fiscalizações e auditorias, acompanhamento de processos em todas as instâncias e participação em audiências e julgamentos. Possui amplo conhecimento perante os Tribunais Superiores (Tribunais Regionais Federais, STJ e STF), e elaboração de teses jurídicas.

3 VALORES ÉTICA TRABALHO ÁRDUO ATITUDE SATISFAÇÃO RESPEITO INTEGRIDADE HONESTIDADE FÉ COMPROMETIMENTO ENTUSIAMO - PAIXÃO

4 PARA SUA EMPRESA DIREITO TRIBUTÁRIO TESES TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIAS CONSULTORIA JURÍDICA

5 CONTENCIOSO JUDICIAL INSS O alto custo da folha de pagamento sempre foi uma queixa da classe empresária, pois os encargos sociais que acompanham o salário são bastante elevados. Em alguns casos pode chegar a mais de 30% o custo com a manutenção de empregos formais. Há, porém, a possibilidade de reduzir esse custo para seus clientes, com fundamento na tese da não incidência do INSS sobre as verbas denominadas de indenizatórias, aquelas que não se incorporam ao salário para fins de aposentadoria, a exemplo do terço constitucional de férias, aviso prévio indenizado, dentre outras. Os tribunais têm, reiteradamente, proferido decisões favoráveis aos contribuintes no sentido de que estes valores, não devem compor a base de cálculo das contribuições previdenciárias a serem pagas pelo empregador. O tema já foi amplamente discutido pelo Superior Tribunal de Justiça que pacificou em favor dos contribuintes o entendimento que não devem sofrer a incidência de contribuição previdenciária as importâncias pagas a título de indenização, que não correspondam a serviços prestados nem a tempo à disposição do empregador, conforme precedente julgado sob o rito dos recursos repetitivos Resp , da Relatoria do Ministro Mauro Campbell Marques.

6 PIS e COFINS O Fisco exige o recolhimento do PIS e da COFINS mediante a indevida inclusão do ICMS ou do ISSQN na base de cálculo das ditas contribuições, impostos estes que não podem, obviamente, serem tomados como faturamento ou receita, representando tal inclusão inegável desrespeito aos ditames da Constituição Federal e da própria legislação de regência. Esclareça-se que o fato do ICMS e o ISS estarem agregados, respectivamente, ao preço da mercadoria e do serviço prestado, não desnatura o caráter de tributo dos impostos em tela. Neste sentido, por ter a característica de tributo, não pode ser incluído no conceito de receita ou faturamento. O STF não se quedou inerte ante a questão aqui exposta, tendo, em , no julgamento do Recurso Extraordinário , de relatoria do Eminente Ministro MARCO AURÉLIO, considerado INCONSTITUCIONAL a pretensa inclusão de imposto no caso, o ICMS - na base de cálculo de contribuição social. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região publicou recentemente decisão onde ficou entendido, por unanimidade, o afastamento do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins. Destarte, as empresas que recolhem o ICMS e incluíam estes valores na base de cálculo do PIS e da Cofins devem procurar o Judiciário para que consigam restituir esses valores recolhidos indevidamente.

7 FGTS A Lei Complementar nº 110/2001, em seu artigo 1º, instituiu a Contribuição Social Geral devida pelos empregadores à alíquota de 10% sobre o montante de todos os depósitos devidos a título de FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, durante a vigência do contrato de trabalho, devida quando da demissão sem justa causa do trabalhador. Muito embora o Supremo Tribunal Federal tenha reconhecido a constitucionalidade desta Contribuição, sua validade está vinculada ao atendimento da finalidade para a qual foi criada, ou seja, a recomposição dos expurgos inflacionários das contas vinculadas no período de 10 de dezembro de 1988 a 28 de fevereiro de 1989 e no mês de abril de 1990, relativos aos Planos Verão e Collor. Ocorre que, tendo em vista o cronograma estabelecido pelo Decreto nº 3.913/2001, bem como diversas notícias e pronunciamentos de autoridades veiculados pela imprensa nacional, os saldos destas contas do FGTS já foram devidamente integralizados (fevereiro/2012), restando assim atendida a finalidade para a qual restou criada a referida Contribuição Social Geral, de modo que não há mais razão para a sua manutenção, sob pena de desvio de finalidade e violação ao princípio da proporcionalidade. Cumpre salientar que a destinação diversa dos valores arrecadados a título da mencionada contribuição configura ato inconstitucional e ilegal, razão pela qual posicionamo-nos no sentido de que é possível a propositura de medida judicial com o intuito de garantir o direito ao não pagamento deste adicional, bem como a repetição do indébito dos valores indevidamente pagos.

8 FGTS E CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA As empresas, atualmente, encontram-se obrigadas ao recolhimento do FGTS e da contribuição denominada RAT/SAT sobre o total das remunerações devidas e creditadas aos seus empregados, inclusive sobre verbas que não são pagas como forma de remunerar o serviço prestado ou que possuem caráter indenizatório. Com efeito, tanto o FGTS quanto a contribuição denominada RAT/SAT possuem a mesma base de cálculo da contribuição previdenciária patronal, devida pelas empresas à alíquota de 20% sobre a folha de salários, cuja composição não comporta todos os valores creditados aos empregados. Neste sentido, a jurisprudência dos Tribunais Superiores, por exemplo, firmou-se no sentido de reconhecer a não incidência da contribuição previdenciária patronal sobre o terço constitucional de férias, sobre os 15 dias primeiros dias de afastamento do empregado doente ou acidentado, aviso prévio indenizado. Por outro lado, o Superior Tribunal de Justiça possui entendimento no sentido de que a base de cálculo empregada ao FGTS e à contribuição RAT/SAT é a mesma utilizada pela contribuição previdenciária patronal (Acórdão da 1ª Turma do STJ, no RESP /BA; Rel. Min. LUIZ FUX; Rel. para Acórdão Min. TEORI ALBINO ZAVASCKI; julgado em 02de abril de 2009; DJ de 18 de maio de 2009). Assim sendo, tendo em vista o posicionamento dos Tribunais quanto à não incidência da contribuição previdenciária sobre o (I) aviso prévio indenizado, (II) o adicional noturno, (III) de periculosidade, (IV) de insalubridade, (V) de transferência, (VI) os quinze dias de afastamento do empregado antes da concessão do auxílio-doença/ acidente, (VII) salário maternidade, (VIII) férias e (IX) terço constitucional de férias é perfeitamente possível questionar, também, a incidência do FGTS e da contribuição RAT/SAT sobre tais valores. Saliente-se que, ainda que os efeitos da decisão proferida nos autos do recurso especial relativa à ementa acima colacionada estejam suspensos, há grandes chances da manutenção do entendimento da não incidência da contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de salário-maternidade e férias (suspensão concedida em razão de pedido cautelar incidental feito pela Fazenda Nacional).

9 ICMS e energia elétrica O ICMS deve incidir sobre o valor da energia elétrica efetivamente consumida. Jurisprudência: decisões favoráveis do Superior Tribunal de Justiça e dos Tribunais de justiça estaduais. Em 2009, o STJ julgou o RESp /SC, reafirmando a não incidência, cabendo ressaltar que esse julgamento foi submetido ao regime dos recursos repetitivos e que, portanto, deverá ser seguido pelas demais Cortes do País. O Superior Tribunal de Justiça já posicionou-se sobre as tarifas de energia elétrica TUST e TUSD: É firme a jurisprudência desta Corte de Justiça no sentido de que não incide ICMS sobre as tarifas de uso do sistema de distribuição de energia elétrica, já que o fato gerador do imposto é a saída da mercadoria, ou seja, no momento em que a energia elétrica é efetivamente consumida pelo contribuinte, circunstância não consolidada na fase de distribuição e transmissão. Incidência da Súmula 166 do STJ. (AgRg no RESP nº /MG). Portanto, possível a propositura de medida judicial com o objetivo de afastar a pretensa incidência em comento, bem como assegurar a restituição dos valores indevidamente pagos a tal título.

10 CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS e COOPERATIVAS De acordo com os princípios constitucionais previdenciários, apenas haverá incidência de contribuições previdenciárias sobre a remuneração paga à pessoas físicas em contraprestação ao trabalho. Dessa forma, não haverá incidência de contribuições previdenciárias sobre pagamentos efetuados à pessoas jurídicas (Cooperativas). As decisões de primeira e segunda instância favoráveis aos Contribuintes, bem como alguns julgados pelo Superior Tribunal de Justiça STJ e Supremo Tribunal Federal STF, principalmente da Receita Federal do Brasil, que em 2016 deu seu parecer favorável aos Contribuintes. TERCEIRO SETOR ISENÇÕES E IMUNIDADES Entidades sem fins lucrativos.

11 COTENCIOSO ADMINISTRATIVO Representação em processos instaurados toda vez que o Contribuinte é cobrado, administrativa ou judicialmente, por valores que envolvam tributos federais, estaduais ou municipais. EXECUÇÃO FISCAL Atuação de forma incisiva e estratégica perante às Execuções Fiscais.

12 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E CONSULTORIA Organiza o planejamento tributário para, de forma lícita, estruturar a atividade empresarial de modo a enquadrá-la na menor carga tributária. Outro foco deste segmento está na administração de riscos tributários objetivando diminuir ou evitar autuações. REVISÃO FISCAL REVISÃO DE PARCELAMENTO RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS FISCAIS Objetiva a apuração de tributos indevidamente recolhidos aos cofres públicos e a restituição daqueles ao Contribuinte. REGULARIDADE FISCAL O Contribuinte é assessorado em casos que envolvam procedimentos de obtenção de Certidões, regimes especiais, afastamento de restrições administrativas, elaboração de consultas à administração tributária em todas as esferas de governo, e parcelamento de débitos.

13 O sucesso é uma questão de VONTADE, AÇÃO E DEDICAÇÃO. (Fonte anônima)

14 BRANDAO & BERTOLETTI ADVOCACIA & CONSULTORIA JURÍDICA DRA. CHRISTIANE BRANDÃO OAB/GO CONTATO: Telefones: e brandaoebertoletti@gmail.com DR. LEANDRO BERTOLETTI OAB/GO CONTATO: Telefones: e leandroadvogado@outlook.com ENDEREÇO: Interative Business Center Rua 137, 556, Setor Marista,1º andar, Goiânia-GO, CEP B B

Tendências e precedentes em vista de recentes decisões

Tendências e precedentes em vista de recentes decisões Tendências e precedentes em vista de recentes decisões Aspectos Previdenciários 11 de novembro de 2014 2014 Trench, Rossi e Watanabe Advogados Agenda da Apresentação 1. Verbas Indenizatórias (Não Remuneratórias)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.665.828 - DF (2017/0078229-8) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : FAZENDA NACIONAL : CRIAR - CENTRO DE HABILITACAO INTEGRAR LTDA EPP ADVOGADOS : JACQUES MAURICIO

Leia mais

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan.

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan. Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan www.buffonefurlan.com.br Decisão da Receita Federal sobre a incidência de INSS sobre verbas salariais A Secretaria da

Leia mais

QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0025608-51.2007.8.19.0001 APELANTE: ESTADO DO RIO DE JANEIRO APELADOS: CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO SHERATON BARRA E OUTROS.

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL RELATOR APELANTE ADVOGADO APELANTE ADVOGADO APELADO ORIGEM : JUIZ FEDERAL CONVOCADO JOSÉ ANTONIO LISBOA NEIVA : COOK ELECTRIC TELECOMUNICACOES S/A : MARIA DE LOURDES JORGE ESTEVES : CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Leia mais

Planejamento Fiscal Previdenciário. Fábio Zambitte

Planejamento Fiscal Previdenciário. Fábio Zambitte Planejamento Fiscal Previdenciário Fábio Zambitte SAT SEGURO DE ACIDENTES DO TRABALHO CONCEITO: Contribuição social previdenciária incidente sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.313.266 - AL (2012/0042189-4) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : VAP - VIGILÂNCIA ARMADA PATRIMONIAL LTDA AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL EMENTA PROCESSUAL

Leia mais

SISCOMEX-CARGA: Multa Regulamentar e Perdimento Teses Tributárias

SISCOMEX-CARGA: Multa Regulamentar e Perdimento Teses Tributárias SISCOMEX-CARGA: Multa Regulamentar e Perdimento Teses Tributárias SISCOMEX E SISCOMEX-CARGA ( SISCARGA ) Decreto n 660/1992 - Sistema Integrado de Comércio Exterior ( SISCOMEX ) Instrumento administrativo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no RECURSO ESPECIAL Nº 1.594.929 - SC (2016/0092764-9) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : DVA - VEÍCULOS LTDA E FILIAL(IS) AGRAVANTE : DVA AUTOMÓVEIS LTDA E FILIAL(IS) AGRAVANTE : DVA

Leia mais

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS A) Levantamento e Recuperação de Créditos Tributários Administrativos Federais (Tributos Direitos e Indiretos) DOCUMENTAÇÃO ANÁLISE LEVANTAMENTO DOS CRÉDITOS ATUALIZAÇÃO

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO PARANÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI

RECURSO EXTRAORDINÁRIO PARANÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.066.730 PARANÁ RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :UNIÃO :PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL :INSTITUTO GRPCOM :RADIO CONTINENTAL DE CURITIBA LTDA

Leia mais

CONSULTORIA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL

CONSULTORIA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL CONSULTORIA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL Serviço de assessoria jurídica consultiva e contenciosa, relativas aos direitos e deveres empresariais em matéria previdenciária. (12) 3922-5786 (11) 3214-3142 São

Leia mais

Contribuições previdenciárias no âmbito da saúde suplementar e suas questões controversas

Contribuições previdenciárias no âmbito da saúde suplementar e suas questões controversas Contribuições previdenciárias no âmbito da saúde suplementar e suas questões controversas 1. Contribuição patronal 2. Contribuição autônomos 3. RAT/FAP 4. Cooperativas 5. Terceiros (sesc, sebrae...) Interpretação

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 908.806 - SP (2009/0068733-7) RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI EMENTA TRIBUTÁRIO. ICMS. PEDIDO DE CREDITAMENTO. CAUSA DE PEDIR: PAGAMENTO INDEVIDO. APLICABILIDADE

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 11/11/2016 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 970.021 RIO GRANDE DO SUL RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI EMENTA TRIBUTÁRIO. LIMITES PERCENTUAIS À COMPENSAÇÃO. POSSIBILIDADE. REPETIÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO. CORREÇÃO MONETÁRIA. ÍNDICES PREVISTOS NO MANUAL DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

Consultas de Jurisprudência

Consultas de Jurisprudência Identificar se Bem vindo > Consultas de Jurisprudência Consultas de Jurisprudência Agravo Interno Em Mandado de Segurança Com Liminar n 2016.006073 7/0001.00 Origem: Tribunal de Justiça Agravante: Estado

Leia mais

Nota: Constituição Federal, art. 243, parágrafo único: Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de

Nota: Constituição Federal, art. 243, parágrafo único: Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de RECEITAS DE OUTRAS FONTES as multas, a atualização monetária e os juros moratórios; remuneração recebida pela prestação de serviços de arrecadação, fiscalização e cobrança prestados a terceiros (3,5%);

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL 23ª VARA JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL I. RELATÓRIO II. FUNDAMENTAÇÃO

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL 23ª VARA JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL I. RELATÓRIO II. FUNDAMENTAÇÃO 23ª VARA JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL SENTENÇA TIPO B 2016/B PROCESSO Nº 0040950-46.2015.4.01.3400 CLASSE: CÍVEL / TRIBUTÁRIO / JEF AUTOR(A): DORALICE LEMOS DE SOUSA NETO RÉ(U): UNIAO FEDERAL (FAZENDA

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 237 - Data 16 de maio de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário INCLUSÃO DO ICMS E DAS PRÓPRIAS

Leia mais

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal 22.09.2015 Belo Horizonte/ MG Prof.: Ronaldo Gaudio Art. 22, inc. IV, Lei 8.212/91 (incluído pela lei 9.876/99) A contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade

Leia mais

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP RECURSO EXTRAORDINÁRIO 574.706-15/03/17 Decisão: O Tribunal, por maioria e nos termos do voto da Relatora,

Leia mais

Recuperação de Créditos Previdenciários

Recuperação de Créditos Previdenciários Recuperação de Créditos Previdenciários Projeto 3RGC5 RCP Execução: Oliveira & Carvalho, Auditoria, Consultoria Executora e Detentora do software parenteado que roda a folha e emite relatórios das possibilidades

Leia mais

Direito Tributário. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Tribunal de Justiça

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Tribunal de Justiça PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Tribunal de Justiça JURIS - Consulta Jurisprudência Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia 1ª Câmara Especial 0000471-05.2015.8.22.0001 - Apelação Origem: 0000471-05.2015.8.22.0001

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2015.0000547005 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1020583-88.2014.8.26.0554, da Comarca de Santo André, em que é apelante ESTADO DE SÃO PAULO, é apelado CONDOMÍNIO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT José Eduardo Soares de Melo 1 I. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO/SP. JURISPRUDÊNCIA E TIT

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 90.001 - SP (2011/0207167-7) RELATORA : MINISTRA ASSUSETE MAGALHÃES AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PROCURADOR : ROGÉRIO STEFFEN E OUTRO(S) AGRAVADO : BEARINGPOINT

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.548.171 - RS (2015/0193700-5) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : COOPERATIVA VITIVINÍCOLA FORQUETA LTDA AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL EMENTA AGRAVO REGIMENTAL

Leia mais

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 11/03/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 642.222 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

ALVARENGA & CAMARGO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Redução do ICMS nas contas de Energia Elétrica

ALVARENGA & CAMARGO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Redução do ICMS nas contas de Energia Elétrica Redução do ICMS nas contas de Energia Elétrica 30/09/2015 APRESENTAÇÃO: O escritório ALVARENGA & CAMARGO realiza diversos estudos na área de redução e recuperação de tributos. Apresentamos um destes estudos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.347.326 - MG (2012/0207915-8) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO RECORRENTE : MARIA CRISTINA GOMES E OUTROS ADVOGADO : MARIA DE FÁTIMA CHALUB MALTA E OUTRO(S) RECORRIDO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 10/02/2015 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 528.314 SÃO PAULO RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO AGTE.(S) :PLÁSTICOS MUELLER S/A - INDÚSTRIA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE PROCURADORES : DAYSE MARIA ANDRADE ALENCAR E OUTRO(S) GLEYTON PRADO E OUTRO(S) AGRAVADO : BANCO ABN AMRO REAL S/A ADVOGADO

Leia mais

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF)

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) ENCARGOS TRABALHISTAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IRRF Abono de Qualquer Natureza, salvo o de Férias. Artigo 28, I, Lei 8.212/1991 e Artigos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.135.251 - SP (2009/0068784-3) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADOR : MARIA AMÉLIA SANTIAGO DA SILVA MAIO E OUTRO(S) RECORRIDO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.064.528 - RN (2008/0123592-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : NATAL COMBUSTÍVEIS LTDA ADVOGADO : RODRIGO DANTAS DO NASCIMENTO AGRAVADO : ESTADO DO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.153.246 - SC (2009/0161917-3) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES EMENTA TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. PIS. COFINS. ALTERAÇÃO DA

Leia mais

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO

Leia mais

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos e decididos no âmbito do Judiciário,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. J u l i a n a V i a n a C o s t a 1 4 / 0 1 /

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. J u l i a n a V i a n a C o s t a 1 4 / 0 1 / RELATÓRIO PROCESSOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. J u l i a n a V i a n a C o s t a 1 4 / 0 1 / 2 0 1 6 São Paulo/SP, 14 de Janeiro de 2016. À Associação Brasileira das Empresas

Leia mais

Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos. Edelcio Smargiassi

Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos. Edelcio Smargiassi Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos Edelcio Smargiassi edelciosmargiassi@gmail.com 1 - A evolução da fiscalização Tributária Antes (década de 80) Conferencia manual Repressiva

Leia mais

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados A INCIDÊNCIA DE IMPOSTO NA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS Roque Calixto Choairy Pinto Advogado de Almeida Guilherme Advogados e Natalia Barbieri Bortolin Advogada de Almeida Guilherme Advogados Os

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AgInt no RECURSO ESPECIAL Nº 1.173.577 - MG (2009/0246820-2) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL - PR000000O AGRAVADO : COOPERATIVA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO JOSÉ DELGADO EMENTA AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. PIS E COFINS. CRÉDITO DECLARADO EM DCTF OBJETO DE COMPENSAÇÃO PELO CONTRIBUINTE. MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO (CTN,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.218.320 - RS (2010/0195682-4) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : YARA BRASIL FERTILIZANTES S/A ADVOGADO : ROMEU JOÃO REMUZZI E OUTRO(S) RECORRIDO : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR

Leia mais

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS Bruce Bastos Martins bruce@lzadv.com.br Direito e Linguagem O intérprete autêntico kelseniano (...), através

Leia mais

Eduardo Sabbag CONTRIBUIÇÃO SOCIAL PATRONAL E AS VERBAS DE NATUREZA (NÃO) SALARIAL

Eduardo Sabbag CONTRIBUIÇÃO SOCIAL PATRONAL E AS VERBAS DE NATUREZA (NÃO) SALARIAL CONTRIBUIÇÃO SOCIAL PATRONAL E AS VERBAS DE NATUREZA (NÃO) SALARIAL Eduardo Sabbag Doutor em Direito Tributário - PUC/SP Doutor em Língua Portuguesa - PUC/SP Professor de Direito Tributário e Língua Portuguesa

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE SÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0014887-75.2015.4.03.6100/SP 2015.61.00.014887-1/SP RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO(A) ADVOGADO No. ORIG. Desembargador Federal

Leia mais

Comunicado nº 31/2009

Comunicado nº 31/2009 Comunicado nº 31/2009 Referente: Contribuição previdenciária de agentes políticos eletivos. EMENTA: 1. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE AGENTES POLÍTICOS LEI Nº 9.506/1997 - INCONSTITUCIONALIDADE COMPENSAÇÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA ADVOGADO : CARLOS HENRIQUE BERNARDES CASTELLO CHIOSSI E OUTROS EMENTA ADMINISTRATIVO. FGTS. DESPEDIDA IMOTIVADA. LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS. ARBITRAGEM. DIREITO TRABALHISTA.

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO-GERAL DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO-GERAL DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS PARECER PGFN/CAT/Nº 2536/2012 Tributário. Previdenciário. Participação nos Lucros ou Resultados. Incidência de contribuição previdenciária. Interpretação do 2º do art. 3º da Lei nº 10.101, de 19 de dezembro

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR Compreendê-la e usá-la é um Direito seu DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO IMUNIDADE Norma disposta em sede Constitucional. Tem à União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 832.883 - RJ (2006/0236418-6) RELATOR : MINISTRO JOSÉ DELGADO AGRAVANTE : MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO PROCURADOR : ANA MARIA DA SILVA BRITO E OUTRO(S) AGRAVADO : DISTRITO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : SOENERGY - SISTEMAS INTERNACIONAIS DE ENERGIA S/A EMENTA TRIBUTÁRIO. ICMS. IMPORTAÇÃO. INCIDÊNCIA. 1. O ICMS incide sobre a importação de bens por pessoas

Leia mais

Assunto: Inconstitucionalidade do FUNRURAL diante do Superior Tribunal Federal - STF.

Assunto: Inconstitucionalidade do FUNRURAL diante do Superior Tribunal Federal - STF. CC0022-14.DIREX Vitória - ES, 03 de Novembro de 2014. Aos (às) Srs. (as) Presidentes Cooperativas Registradas no Sistema OCB/ES SESCOOP/ES Assunto: Inconstitucionalidade do FUNRURAL diante do Superior

Leia mais

18/03/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. MARCO AURÉLIO PENATI E OUTRO(A/S) A C Ó R D Ã O. Brasília, 18 de março de 2014.

18/03/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. MARCO AURÉLIO PENATI E OUTRO(A/S) A C Ó R D Ã O. Brasília, 18 de março de 2014. Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 18/03/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 741.918 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. MARCO AURÉLIO :LAR DOS

Leia mais

28/10/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA

28/10/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 28/10/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 736.365 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS

Leia mais

SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1. A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO.

SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1. A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO. SIMULADO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DVD 1 A respeito dos itens abaixo, julgue e marque CERTO ou ERRADO. 01) A inscrição é o ato pelo qual o segurado é cadastrado no RGPS, por meio de comprovação de dados

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

Conflito de competência entre Municípios. Gabriel Collaço Vieira Advogado Ex-Conselheiro do TAT-Florianópolis Mestre - UFSC

Conflito de competência entre Municípios. Gabriel Collaço Vieira Advogado Ex-Conselheiro do TAT-Florianópolis Mestre - UFSC Conflito de competência entre Municípios Gabriel Collaço Vieira Advogado Ex-Conselheiro do TAT-Florianópolis Mestre - UFSC Conflito de competência Complexidade da operação Interpretação da lei Art. 146.

Leia mais

ROTEIRO PARA PEDIR ADMINISTRATIVAMENTE OS ADICIONAIS (PARA FILIADOS)

ROTEIRO PARA PEDIR ADMINISTRATIVAMENTE OS ADICIONAIS (PARA FILIADOS) LINK 1 As Delegacias Sindicais também poderão protocolar requerimentos administrativos para suas bases, de acordo com os modelos próprios para as DS. Seguem abaixo o modelo de requerimento para o filiado

Leia mais

R EP Ú BLI C A F E DE R AT I V A D O BRAS I L TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL RIDALVO COSTA

R EP Ú BLI C A F E DE R AT I V A D O BRAS I L TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL RIDALVO COSTA AGRAVO DE INSTRUMENTO (TURMA) Nº 71731 - CE AGRTE: MARPEX - INDUSTRIA DE PESCA S/A ADV/PROC: NELSON WILIANS FRATONI RODRIGUES E OUTROS AGRDO: INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL REPTE: PROCURADORIA

Leia mais

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Marcelo Alvares Vicente Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, advogado especialista em administração do passivo fiscal, professor

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI PROCURADOR : CESAR AUGUSTO BINDER E OUTRO(S) EMENTA TRIBUTÁRIO. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. MASSA FALIDA. JUROS MORATÓRIOS. ATIVO SUFICIENTE PARA PAGAMENTO DO PRINCIPAL.

Leia mais

PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos

PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos José Eduardo Soares de Melo Professor Titular de Direito Tributário da PUC-SP 12.12.2014 I. COOPERATIVA CARACTERÍSTICAS Lei federal nº 5.764 de 16.12.1971.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.286.253 - SP (2011/0211865-3) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SABESP INTERES. : ANTONIO GONÇALVES

Leia mais

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS Abono Adicionais RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias pecuniário de férias (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 611.763 - DF (2003/0213407-8) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : UNIMED NOROESTE FLUMINESE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO ADVOGADO : REGINALDO FERREIRA LIMA E OUTRO(S)

Leia mais

PARCELAMENTO - REPETIÇÃO DE INDÉBITO BETINA TREIGER GRUPENMACHER PROFESSORA ASSOCIADA - UFPR

PARCELAMENTO - REPETIÇÃO DE INDÉBITO BETINA TREIGER GRUPENMACHER PROFESSORA ASSOCIADA - UFPR PARCELAMENTO - REPETIÇÃO DE INDÉBITO BETINA TREIGER GRUPENMACHER PROFESSORA ASSOCIADA - UFPR PAGAMENTO POR MEIO DE PARCELAMENTO -REPETIÇÃO DE INDÉBITO 1) É POSSÍVEL? EM QUE HIPÓTESES? COM QUE FUNDAMENTOS?

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 1 - Data 27 de janeiro de 2012 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS INFORMAÇÃO DE OBRIGAÇÕES DISCUTIDAS JUDICIALMENTE.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament de qualquer natureza, salvo o de férias Sim. Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da CLT Abono Adicionais (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço, de transferência, Horas extras)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.408.485 - SC (2013/0330262-7) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : ESTADO DE SANTA CATARINA PROCURADOR : JULIANO DOSSENA E OUTRO(S) AGRAVADO : CONDOMÍNIO DO SHOPPING

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 224 Registro: 2017.0000523721 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009024-30.2016.8.26.0566, da Comarca de São Carlos, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO CONCEITO DE TRIBUTO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. MULTA MORATÓRIA. REDUÇÃO. INAPLICABILIDADE DO CDC. 1. Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 370.012 - SC (2013/0228913-8) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES EMENTA PROCESSUAL CIVIL. TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. SERVENTIAS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE AGRAVADO EMENTA PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL. ADUANEIRO. PENA DE PERDIMENTO DE VEÍCULO OBJETO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING)

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL?

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? Especialmente preparado para Copyright TozziniFreire Advogados, 2014. Reprodução permitida, desde que citada a fonte Jerry Levers de Abreu jabreu@tozzinifreire.com.br Agosto,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.564.589 - SC (2015/0278049-7) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : STEIN EMPREENDIMENTOS LTDA ADVOGADO : LEANDRO CARLO DE LIMA E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL

Leia mais

PARECER 050/ Dos Parcelamentos Previstos na Lei /2013:

PARECER 050/ Dos Parcelamentos Previstos na Lei /2013: PARECER 050/2013 Parecer e análise dos parcelamentos previstos na Lei 12.865/2013. 1 - Dos Parcelamentos Previstos na Lei 12.865/2013: A Lei 12.865/2013 reabriu o prazo para que os contribuintes possam

Leia mais

SUMÁRIO. (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-23/06/ RELATÓRIO Pagina 2. Doc. 2-07/07/ VOTO Pagina 5

SUMÁRIO. (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-23/06/ RELATÓRIO Pagina 2. Doc. 2-07/07/ VOTO Pagina 5 SUMÁRIO (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-23/06/2016 - RELATÓRIO Pagina 2 Doc. 2-07/07/2016 - VOTO Pagina 5 Doc. 3-12/07/2016 - ACÓRDÃO Pagina 10 PÁGINA DE SEPARAÇÃO (Gerada automaticamente

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO-GERAL DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO-GERAL DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS PARECER PGFN/CAT/Nº 786 /2014 Tributário. Previdenciário. CPSS. Exclusão dos juros de mora da base de cálculo da contribuição ao PSS sobre valores pagos em precatório. Efeitos do julgamento do Resp nº

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A NATUREZA REMUNERATÓRIA DA VERBA PAGA AO EMPREGADO NOS QUINZE PRIMEIROS DIAS DE FRUIÇÃO DO DIREITO A AUXÍLIO-DOENÇA INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS AO SESC E AO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 860.774 - SP (2006/0139331-3) RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : SOLENI SÔNIA TOZZE E OUTRO(S) RECORRIDO : RICARDO GIOVANI ANDRETTA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA EMENTA ADMINISTRATIVO. FGTS. DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA. LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS. ARBITRAGEM. DIREITO TRABALHISTA. 1. Configurada a demissão sem justa causa, não há como

Leia mais

O magistrado de primeiro grau acatou a pretensão formulada pelo autor, decidindo nos seguintes termos:

O magistrado de primeiro grau acatou a pretensão formulada pelo autor, decidindo nos seguintes termos: PROCESSO Nº: 0800820-30.2014.4.05.8500 - REEXAME NECESSÁRIO PARTE AUTORA: ARATUR HOTEIS E TURISMO DE ARACAJU LTDA ADVOGADO: ANÍBAL JOSÉ LEITE DA SILVA MONTEIRO PARTE RÉ: FAZENDA NACIONAL RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A)

Leia mais

Rio de Janeiro, de de 2016 (data do julgamento). SALETE Maria Polita MACCALÓZ Relatora

Rio de Janeiro, de de 2016 (data do julgamento). SALETE Maria Polita MACCALÓZ Relatora Nº CNJ : 034065-63.204.4.02.503 (204.5.03.34065-6) EMENTA ADMINISTRATIVO. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. PLANOS PRIVADOS. ANS. RESSARCIMENTO AO SUS. ART. 32 DA LEI Nº 9.656/98. ILEGALIDADE DA COBRANÇA NÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON PROCURADORES : CLAUDIO XAVIER SEEFELDER FILHO ELYADIRM FERREIRA BORGES E OUTRO(S) EMENTA TRIBUTÁRIO OPERAÇÕES DE CÂMBIO IOF ISENÇÃO ART. 6º DO DECRETO-LEI 2.434/88. 1.

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

REFIS DA CRISE - PRECAUÇÕES DO CONTRIBUINTE PARA ADESÃO

REFIS DA CRISE - PRECAUÇÕES DO CONTRIBUINTE PARA ADESÃO REFIS DA CRISE - PRECAUÇÕES DO CONTRIBUINTE PARA ADESÃO Angel Ardanaz Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob número 246.617, especialista em Direito Empresarial e Direito Tributário pela

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO RELATÓRIO O DESEMBARGADOR FEDERAL GERALDO APOLIANO (RELATOR): Cuida-se de Mandado de Segurança impetrado pelo Município de Baturité-CE com o fito de obter Certidão Positiva de Débitos com Efeitos de Negativa-CPD-EN.

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências

INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR 28, I, e 1º, art. 457 da CLT Não. Abono pecuniário de férias Não. Arts. 28, 9º, e, 6 Art.

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais