BARROCO. Prof. Hudson Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BARROCO. Prof. Hudson Oliveira"

Transcrição

1 BARROCO Prof. Hudson Oliveira

2 I - Igreja impulsiona arte barroca Arte Barroca surgiu na Itália no fim do século XVI e estendeu-se pelo XVII, período em que ocorreu uma série de mudanças econômicas, sociais e religiosas na Europa. Com o Renascimento e as reformas religiosas de Lutero e Calvino, a Igreja Católica foi perdendo seu poder, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo imposto pela religião.

3 Para reconquistar seu prestígio e poder, a Igreja Católica organizou a Contrarreforma - para reafirmar e difundir sua doutrina. Uma das mudanças foi a criação da Companhia de Jesus, ordem jesuíta que tinha como objetivo difundir a fé católica entre os povos não-cristãos e construir grandes igrejas. E é nesse processo de construção e decoração que nasce a Arte Barroca.

4 A Igreja Gesù foi a primeira de estilo Barroco, construída em Roma por um dos mais importantes arquitetos italianos: Giacomo della Porta, entre 1571 e 1575, e pertencia à Companhia de Jesus. Este tipo de arquitetura rompe com os valores de racionalidade e simplicidade, marcas renascentistas.

5 Igrejas transformadas em espaços cênicos Arquitetos, pintores e escultores tinham a missão de transformar as igrejas em espaços cênicos para a representação de uma espécie de teatro sagrado. A meta era converter ao catolicismo todas as pessoas. Cenas religiosas representadas de forma dramática No Renascimento, pregava-se a força da razão sobre a emoção e as figuras eram representadas de forma estática, como se estivessem posando para um retrato.

6 Já no Barroco o conceito é outro. Para exaltar os sentimentos, as cenas são representadas de forma teatral, isto é, os personagens parecem estar em movimento e a religiosidade é expressa de forma dramática, de forma a atingir, inclusive, a emoção de quem observa o quadro. A luz (uso do contraste claro-escuro) também dá a intensidade do drama à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro.

7 Observe a imagem: Caravaggio, Descida da Cruz ou O sepultamento, óleo sobre tela, , 3,00 m x 2,03 m (Pinacoteca Vaticana, Roma). Como está o rosto das pessoas? O que suas expressões demonstram? É fácil perceber o que está acontecendo ali? Qual a parte mais iluminada do quadro?

8 Esculturas marcadas pela sensação de movimento Assim como nos quadros religiosos, a carga dramática e a sensação de movimento vão aparecer também nas esculturas. Davi (1501), 4,10 m, (Academia de Belas Artes de Florença, Itália), Michelangelo. Renascença. Davi (1623), 1,70 m (Galleria Borghese, Roma, Itália), Bernini. Barroco.

9

10

11 Observe a imagem: Bernini, David, mármore, Atente para a noção de movimento dada à escultura. Davi é representado no momento em que irá atirar a pedra em Golias Veja a expressão de seu rosto. É bem diferente daquela representada por Michelangelo, artista do Renascimento.

12

13 Temas religiosos, cenas mitológicas e do cotidiano O equilíbrio entre arte e ciência, um dos objetivos do artista renascentista, sofre uma ruptura no Barroco que, além de temas religiosos, também retrata cenas mitológicas e do cotidiano, sempre com o predomínio da emoção sobre a razão. Também apresenta como característica a oposição entre o poder humano e o poder divino, o céu e o inferno, o antropocentrismo e o teocentrismo.

14 II - O Barroco na Europa O estilo barroco saiu da Itália e difundiu-se por vários países europeus. Chegou mesmo na América e marcou a cena artística brasileira. Devido às suas características mais "livres", permitiu que elementos de culturas locais fossem representados em seus quadros. Na Holanda, por exemplo, houve uma preferência por parte de Rembrandt, em retratar cenas do cotidiano. Na América espanhola, elementos da cultura indígena eram incorporados à decoração de igrejas.

15 Alguns artistas do Barroco na Europa Michelangelo Merisi da Caravaggio ( ). Peter Paul Rubens ( ). Rembrandt van Rijn ( ). Diego Velázquez ( ). El Greco ( ). Gian Lorenzo Bernini ( ).

16 Caravaggio Narciso, óleo sobre tela, , 1,10 m x 0,92 m (Galleria Nazional dell'arte Antica, Roma).

17 Caravaggio - Cabeça de Medusa, c , óleo sobre tela montada em madeira (Galeria Degli Uffizi, Florença - Itália).

18 Caravaggio - O Incrédulo São Tome, , óleo sobre tela (Stiftung Schlosser Und Garten, Sans Souci, Potsdam Alemanha).

19 Caravaggio Davi com a cabeça de Golias, , óleo sobre tela (Galeria Borghese, Roma Itália).

20 Rubens Toalete de Vênus, óleo sobre tela, 1,24 m 0,98 m, (National Gallery of Art, Washington, D.C., EUA).

21 Rembrandt As Três Cruzes, gravura em metal, 33,4 x 39,1 cm, 1653 (Rijksmuseum, Amsterdã, Países Baixos)..

22 The Blinding of Samson, 1636, Rembrandt Van Rijn, óleo sobre tela, 3,02 m x 2,36 m (Städel Museum (Städelsches Kunstinstitut, Frankfurt, Germany).

23 A Lição de Anatomia do Dr. Tulp é uma pintura a óleo sobre tela de Rembrandt, pintada em 1632 dimensões: 1,70 m x 2,16 m, localização: Mauritshuis, Haia, Países Baixos. É uma de suas obras mais famosas e revolucionárias. A obra retrata uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp.

24 Velázquez Vênus olhando-se ao espelho, óleo sobre tela, 1,22 m x 1,77 m, (National Gallery, Londres, Inglaterra).

25 El Greco A Santíssima Trindade, óleo sobre tela, 3,00 m x 1,79 m, (Museo del Prado, Madrid, España).

26 Bernini Apolo e Dafne, mármore, 2,43 m, Davi (Galleria Borghese, Roma, Itália).

27

28 Bernini Alma Danada (detalhe), 1619, mármore (Palazzo Di Spagna, Roma Itália).

29 Bernini O Rapto de Proserpina (Pérsefone), tamanho natural, , mármore (Galeria Borghese, Roma Itália).

30

31

32

33 Cap. 15 BARROCO no BRASIL Prof. Hudson Oliveira

34 III - No Brasil, com ouro e influências locais O Barroco chegou ao Brasil no século XVII e se estendeu até o XVIII. O ouro, descoberto principalmente em Minas Gerais, além de enriquecer os cofres portugueses, transformou a sociedade brasileira.

35 O Barroco brasileiro Vieram da Europa, neste período, arquitetos, pintores e escultores interessados nas riquezas do Brasil, que trouxeram o estilo do Barroco. Os jesuítas aportaram em terras brasileiras com a missão de converter ao catolicismo os povos indígenas e os escravos africanos. Nesse contexto nasceu, na arquitetura religiosa brasileira, o maior expoente do barroco.

36 Fachada da Igreja da ordem Terceira de São Francisco, Salvador, Bahia Brasil.

37 Altar da Igreja da ordem Terceira de São Francisco, Salvador, Bahia Brasil. Observe o interior da igreja que aparece na foto. Compare-a com as características típicas do barroco. O altar, marca do barroco, é como um cenário teatral onde acontece um espetáculo. O exagero do dourado é um elemento característico, como se Deus estivesse ajudando a descoberta do ouro.

38

39 Barroco em Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste O fato de o ouro estar em Minas Gerais fez com que o barroco mineiro se tornasse o mais conhecido. Consequentemente, aí teve a maior produção e difusão. No entanto, as cidades litorâneas do Nordeste (Recife e Salvador) também assistiram à estética barroca, financiada pela cana-de-açúcar. Também são encontradas representações do estilo em São Paulo e nas rotas dos bandeirantes.

40 Características do Barroco brasileiro Além das mesmas características do europeu, incorporam-se ao barroco brasileiro elementos das culturas indígena e africana. Como o Renascimento praticamente não existiu aqui, os artistas barrocos daqui não tinham o intuito de combater aquele movimento, nem seus ideais humanistas. A Igreja católica, então, afirmava seu poder através das Missões.

41 Por outro lado, era perseguida a religiosidade dos povos indígenas e africanos; para tanto, a estética barroca aceitava a introdução de elementos dessas culturas. Exemplo disto são as representações de imagens de santos com traços étnicos africanos e peças de teatro escritas pelo padre José de Anchieta para serem representadas pelos índios nas igrejas. Eram artifícios para estimular a conversão desses povos.

42 A escultura de Aleijadinho e outros nomes Quem produzia as esculturas, frisos e entalhes Barrocos das igrejas, normalmente, eram os escravos que trabalhavam em oficinas. Eles dominavam a metalurgia, a fabricação de cerâmica e a escultura em madeira. O fato de serem escravos os impediu de alcançar a fama. Mas há uma grande exceção: Antônio Francisco Lisboa ou o Aleijadinho.

43 Pela participação de escravos e índios, o barroco é considerado, por muitos historiadores da arte, a primeira manifestação artística e cultural genuinamente brasileira.

44 Artistas do barroco brasileiro Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde). Nasceu em Mariana, em 1762, e morreu em Foi considerado um dos mais importantes pintores do Barroco no Brasil e influenciou muitos outros até o século XIX. Sua maior obra está na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.

45 Santa Ceia , única obra de cavalete de Mestre Ataíde. Colégio do Caraça, Serra do Caraça, Minas Gerais - Brasil.

46 Nossa Senhora da Porciúncula , detalhe do teto da Igreja de S. Francisco em Ouro Preto, Minas Gerais Brasil.

47 O Aleijadinho ( ). Antônio Francisco Lisboa nasceu em Ouro Preto. Seu pai era arquiteto e sua mãe era escrava. Aprendeu seu ofício trabalhando com o pai e observando pintores e escultores. O apelido devese ao fato de ter adoecido( não se sabe, ao certo, se porfiria, lepra, escorbuto ou sífilis), por volta dos 40 anos, ficando com as pernas e mãos deformados. Como não podia mais se locomover, ele era carregado por dois escravos que amarravam, em suas mãos, os instrumentos de que necessitava para esculpir. Usava preferencialmente madeira e pedra-sabão em suas esculturas.

48 Autorretrato do escultor, autor de uma Bíblia de pedrasabão, nas palavras de O. de Andrade.

49 Profetas, Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo, Minas Gerais Brasil. Da esquerda para direita: Amós, Abdias, Jonas, Baruc, Isaias, Daniel, Jeremias, Oséias, Ezequiel, Joel, Habacuc e Naum.

50

51 Anjo, Santuário de Matosinhos, Congonhas do Campo, Minas Gerais Brasil.

52 Cristo no Horto das Oliveiras, Santuário de Matosinhos, Congonhas do Campo, Minas Gerais - Brasil

53 Passos da Paixão Em frente ao Santuário estão os Passos da Paixão de Cristo, distribuídos em seis capelas, que abrigam as 66 figuras esculpidas em cedro por Aleijadinho e sua equipe e pintadas por Manoel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro. Datam entre 1796 a 1799.

54

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M.

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO Surgiu na Itália no século XVII e deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa; Contrarreforma reafirmar

Leia mais

ARTE BARROCA SÉCULO XVII

ARTE BARROCA SÉCULO XVII ARTE BARROCA SÉCULO XVII O Barroco surgiu na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na época. O grande império cristão começou a fragmentarse. Contra-Reforma

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

Características gerais

Características gerais Introdução Início no século XVII, na Itália A Europa passava pela Contrarreforma Rompeu com o equilíbrio entre arte e ciência ideal do Renascimento Buscou conciliar, em um mesmo plano, forças antagônicas

Leia mais

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; O BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX.

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Cartela do Adro do Santuário. Aleijadinho. Pedra sabão. Portada do Santuário Bom Jesus de Matosinhos. Pedra sabão. Congonhas/ MG.

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução) O Barroco O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento

Leia mais

PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES (MAGIA E RITUAL VENATÓRIO)

PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES (MAGIA E RITUAL VENATÓRIO) ARTE E RELIGIÃO Formas tão díspares como as pirâmides do Egito, as catedrais cristãs, as mesquitas muçulmanas ou as colossais imagens japonesas de Buda correspondem, em seu fundamento, à mesma inquietação

Leia mais

Aleijadinho Uma visita em 3 dimensões Os Profetas

Aleijadinho Uma visita em 3 dimensões  Os Profetas Os Profetas Os profetas Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará Esculturas As doze esculturas dos profetas

Leia mais

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. 1 Habilidades: Reconhecer características e produções artísticas dos períodos denominados: Barroca Europeia

Leia mais

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO Nome Nº Série Ensino Turma 1ª Medio Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Educação Artística Cátia Roteiro 2 o / 2016 05/08/2016 Tema VALOR: Roteiro de estudos 5,0 NOTA DICAS

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

BARROCO = PEROLA IRREGULAR

BARROCO = PEROLA IRREGULAR CAPÍTULO 10 BARROCO = PEROLA IRREGULAR A ARTE BARROCA DESENVOLVEU-SE NO SÉCULO XVII, PERÍODO DE GRANDES MUDANÇAS NA EUROPA DA IDADE MODERNA. PARA MELHOR ENTENDER OS ACONTECIMENTOS DAQUELE SÉCULO, PRECISAMOS

Leia mais

O Barroco é a supremacia da emoção sobre a razão.

O Barroco é a supremacia da emoção sobre a razão. BARROCO Artes Contexto histórico A arte Barroca origina-se na península itálica, mas não tardou a irradiar-se por toda a Europa, espalhando sua beleza e fixando seu estilo em cada região de maneiras bem

Leia mais

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza aaa Barroco Origem em Roma no final do século XVI; Disseminado por toda a Europa e, através dos colonizadores espanhóis e portugueses, pelas Américas; Pouco influente nos países protestantes. Suas características

Leia mais

9/11/2010. A lição de anatomia do Dr. Tulp

9/11/2010. A lição de anatomia do Dr. Tulp Barroco Europeu Arte da ambiguidade (pedra barroca) Mostrar o oculto (mostra e esconde) Questão religiosa (contra reforma, reforma expansão marítima). Reforma protestante Não querendo pagar o tributo a

Leia mais

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Com o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um novo tipo de organização arquitetônica das igrejas.

Leia mais

RENASCIMENTO ITALIANO

RENASCIMENTO ITALIANO ARTES / 2º ANO PROF.MÍLTON COELHO RENASCIMENTO ITALIANO Contexto histórico O termo significa reviver os ideais greco-romanos; na verdade o Renascimento foi mais amplo, pois aumentou a herança recebida

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: barroco - contexto e características Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: barroco - contexto e características Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: barroco - contexto e características Prof. IBIRÁ Literatura Contexto histórico Origens e Características do Barroco O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu

Leia mais

PINTURA BARROCA. A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas,

PINTURA BARROCA. A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, PINTURA BARROCA A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, Senhora escrevendo uma carta com a criada, Vermeer, 1670, Dublin, National Gallery of Ireland nas

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

Barroco. www.roginei.com.br

Barroco. www.roginei.com.br Barroco As origens da palavra são incertas. Talvez venha do português barroco ou do espanhol berrueco, que significa pérola de formato irregular. O Juízo Final (1536-1541) afresco de Michelangelo Capela

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Leia o trecho a seguir e faça o que se pede. Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades

Leia mais

BARROCO BRASILEIRO séc. XVIII - XIX

BARROCO BRASILEIRO séc. XVIII - XIX Campus São Cristóvão II Coordenador pedagógico de disciplina: Shannon Botelho 8º ano. TURMA: NOME: nº BARROCO BRASILEIRO séc. XVIII - XIX O barroco brasileiro desenvolve-se principalmente em Minas Gerais,

Leia mais

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil?

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil? 1 Antes da chegada dos portugueses às terras que hoje formam o Brasil, não existiam ruas, bairros nem cidades. O país que conhecemos atualmente começou a se formar com uma pequena vila. a) Quem vivia nessas

Leia mais

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Com o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um novo tipo de organização arquitetônica das igrejas.

Leia mais

Palavra de origem portuguesa que designava uma pérola de forma irregular.

Palavra de origem portuguesa que designava uma pérola de forma irregular. Palavra de origem portuguesa que designava uma pérola de forma irregular. ?... O que terá sido essa história do Barroco?!... O Barroco foi um movimento artístico que se iniciou nos finais do século XVI

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE BARROCO, BARROCO BRASILEIRO, CONTEÚDOS ANTERIORES

HISTÓRIA DA ARTE BARROCO, BARROCO BRASILEIRO, CONTEÚDOS ANTERIORES Lista de Atividades 3ª série Ensino Médio Professor(a): Andréa Amorim Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: HISTÓRIA DA ARTE BARROCO, BARROCO BRASILEIRO, CONTEÚDOS ANTERIORES DIA: MÊS: 06 2016

Leia mais

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 3: Unisalesiano Semestre Barroco

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 3: Unisalesiano Semestre Barroco História da Arte Publicidade e Propaganda Aula 3: Unisalesiano 2017-2 Semestre Barroco O início Com a reforma protestante no século XVII, a Igreja Católica então reformula-se, expressando novos conceitos

Leia mais

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal BRASIL ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal RENASCIMENTO Europa 1400 A 1600 BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII ATÉ INÍCIO XIX Forte relação

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL Barroco nas Américas: seu desenvolvimento nas Américas e no Brasil, essencialmente na América Latina, ocorre entre os séculos XVIII

Leia mais

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini ENASCIMENTO Prof. Igor Pelegrini RENASCIMENTO ITALIANO TRECENTO (SÉC. XIV) TRECENTO ESSE PERÍODO SE DESTACA COMO O INÍCIO DO MOVIMENTO RENASCENTISTA. ONDE ENCONTRAMOS ESSENCIALMENTE NA ITÁLIA, EM ESPECIAL

Leia mais

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro Roberto Hofmann, São Bento, Rio de Janeiro, 23 de Junho 2002 O Barroco Colonial Principais intenções dos colonizadores portugueses: Tomar

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista Outra designação: Igreja do Colégio Localização: Largo do Município e Rua dos Ferreiros 9000 Funchal, Funchal, Madeira, Portugal Data: Construção:

Leia mais

ARTE NO BRASIL COLÔNIA. DE 1530 À 1822 Unidade 2

ARTE NO BRASIL COLÔNIA. DE 1530 À 1822 Unidade 2 ARTE NO BRASIL COLÔNIA DE 1530 À 1822 Unidade 2 INICIO DA ARTE COLONIAL Primeiros portugueses em terras brasileiras. Invasão dos franceses. Martim Afonso de Souza, fundou a vila de São Vicente-SP Plantio

Leia mais

se desenvolveu entre 1300 e 1650

se desenvolveu entre 1300 e 1650 RENASCIMENTO se desenvolveu entre 1300 e 1650 ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. a valorização do Humanismo e da natureza,

Leia mais

MODERNIDADE Renascimento

MODERNIDADE Renascimento MODERNIDADE Renascimento O fim do feudalismo e o início da modernidade: rompimentos e resgates A modernidade Nova Economia Comércio Manufatura Nova política Absolutismo Novas relações sociais Burguesia

Leia mais

RENASCIMENTO e MANEIRISMO

RENASCIMENTO e MANEIRISMO História da Arquitetura e Urbanismo 2 Prof.a Raquel Portes RENASCIMENTO e MANEIRISMO E URBANISMO Centro de Ensino Superior CES - Juiz de Fora Trabalho Final: ARTE E NO RENASCIMENTO Cada grupo deverá escolher

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia

Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia Explicações religiosas sobre o mundo - INSUFICIENTES 1- Rupturas e continuidades Inspiração greco-romana cultura Influências da Igreja Católica

Leia mais

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER Masaccio: Santíssima Trindade (1427) Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482) Características gerais do Renascimento:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS BARROCO BARROCO Originou-se na Itália, no século XVII e irradiouse pela Europa, adquirindo peculiaridades; Pode ser compreendido como a arte da Contra- Reforma Concílio de Trento (1545-1563); Igreja será

Leia mais

BARROCO. 1766 Aleijadinho projeta a Igreja de São Francisco de Assis.

BARROCO. 1766 Aleijadinho projeta a Igreja de São Francisco de Assis. 1. INTRODUÇÃO Historicismo 1523 Reforma Protestante de Lutero. 1541 Contra-Reforma Católica. 1542 Instaurada a Santa Inquisição pelo Concílio de Trento. 1600 Caravaggio pinta A Conversão de Santo Paulo.

Leia mais

Para começo de conversa...

Para começo de conversa... Para começo de conversa... A Arte durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. A Anunciação. 1150. De um evangelho manuscrito suábio. WürBembergische, Landesbibliothek, StuBgart. Alemanha. Para começo

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

BARROCO O que foi? O barroco foi uma manifestação que caracterizava-se pelo movimento, dramatismo e exagero. Uma época de conflitos espirituais e religiosos, o estilo barroco traduz a tentativa angustiante

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães R enascimento Prof.: André Vinícius Magalhães O que é Renascimento????? O termo Renascimento é comumente aplicado à Europa entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

HTAU II Aula 5 Michelangelo Buonarrotti

HTAU II Aula 5 Michelangelo Buonarrotti BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Brueguel. Tradução Lorenzo Mammi. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. LOTZ, Wolfgang. Arquitetura na

Leia mais

Idade Média. Barroco RENASCIMENTO. Prof. Vinicius Rodrigues

Idade Média. Barroco RENASCIMENTO. Prof. Vinicius Rodrigues Idade Média, RENASCIMENTO Barroco e Prof. Vinicius Rodrigues LITERATURA MEDIEVAL Alta Idade Média TROVADORISMO (Século XI-XIV) Novelas de Cavalaria (PROSA) - O herói-cavaleiro carrega os ideias da Igreja

Leia mais

A Expansão Portuguesa. Portugal e o Mundo nos séculos XV e XVI

A Expansão Portuguesa. Portugal e o Mundo nos séculos XV e XVI A Expansão Portuguesa Portugal e o Mundo nos séculos XV e XVI Na Europa, as terras e povos desconhecidos surgiam em mapas, pinturas, gravuras e livros que influenciaram o pensamento europeu. A acção da

Leia mais

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S O renascimento cultural e artístico do século XVI teve grandes nomes da pintura entre os seus protagonistas. Assinale a alternativa que indica o artista renascentista italiano

Leia mais

A transição do século XVIII para o século XIX

A transição do século XVIII para o século XIX A transição do século XVIII para o século XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

ENGENHARIA BARROCA ICCC1. André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael. Verônica Freitas

ENGENHARIA BARROCA ICCC1. André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael. Verônica Freitas ENGENHARIA BARROCA ICCC1 Verônica Freitas André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael Introdução : No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo

Leia mais

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo NEOCLASSICISMO Movimento cultural do fim do século XVIII, e início do século XIX (1780 1830), o NEOCLASSICISMO está identificado com a retomada da cultura clássica (Grécia e Roma) por parte da Europa Ocidental

Leia mais

A POÉTICA DO SÉCULO XVII

A POÉTICA DO SÉCULO XVII A POÉTICA DO SÉCULO XVII O Enterro do Conde de Orgaz (1586) El Greco Igreja de São Tomé, Toledo São Jerônimo (c. 1605). Caravaggio. Galeria Borghese, Itália Êxtase de Santa Teresa (1645-52) Igreja de

Leia mais

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão ARTE BARROCA Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a expandir-se por outros países da

Leia mais

CORPO E ARTE BARROCA: O SAGRADO E O PROFANO ATRAVÉS DAS OBRAS DE BERNINI

CORPO E ARTE BARROCA: O SAGRADO E O PROFANO ATRAVÉS DAS OBRAS DE BERNINI CORPO E ARTE BARROCA: O SAGRADO E O PROFANO ATRAVÉS DAS OBRAS DE BERNINI Lucas Martinucci (PROART, UEL), Jardel Dias Cavalcanti (Orientador) e-mail: jardeldias1@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina/

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 7º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): GUILHERME PORTO LISTA DE RECUPERAÇÃO Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa Ano: 7º Turma: 7.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa Ano: 7º Turma: 7.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 7º Turma: 7.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb A Linguagem Clássica nos Séculos XV e XVI Feudalismo Mercantilismo Crise da sociedade renascentista e Contra-Reforma Arte

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com efabiopablo.wordpress.com Conteúdo O humanismo e o Renascimento Cultural Marco Polo. Multimídia A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico,

Leia mais

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES Escola Secundária e Artística António Arroio Prova 824 / 8 Páginas Prova de Equivalência à Frequência de HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei Nº 74/2004) Duração da Prova

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O Barroco no Brasil O barroco foi o movimento artístico mais importante do Brasil colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé; O estilo

Leia mais

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O caso Francês Em França, as concepções renascentistas permaneceram até mais tarde, pois houve uma grande resistência ao Barroco por parte das academias. Quando

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Complete as sentenças. a) O foi um movimento cultural que surgiu entre as elites das ricas cidades, no século XIV, e se estendeu,

Leia mais

ESTUDO DO MEIO 9º ANO

ESTUDO DO MEIO 9º ANO COLÉGIO MARIA IMACULADA ESTUDO DO MEIO 9º ANO ESPLENDORES DO VATICANO: UMA JORNADA ATRAVÉS DA FÉ E DA ARTE Nome: Série: Objetivos Gerais: Proporcionar ao aluno contato direto com as mais importantes obras

Leia mais

História das artes visuais Professora Vaz

História das artes visuais Professora Vaz História das artes visuais - 2015 Professora Vaz Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

Trabalho de História da Arte Professora Liliana. 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22

Trabalho de História da Arte Professora Liliana. 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22 Trabalho de História da Arte Professora Liliana 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22 O renascimento foi um movimento cultural e artístico que ocorreu entre os séculos XIV e XVI na Europa.

Leia mais

O Santuário. O Santuário Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

O Santuário. O Santuário Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos O Santuário O Santuário Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos A construção do santuário começou em meados do século XVIII. A fachada da igreja é provida de cunhais,

Leia mais

iluminação focalizada, criando contrastes claro-escuro expressão revelando fortes emoções e dramaticidade mescla o pagão e o místico

iluminação focalizada, criando contrastes claro-escuro expressão revelando fortes emoções e dramaticidade mescla o pagão e o místico BARROCO Quadro comparativo RENASCIMENTO BARROCO organização espacial racional espaço dinâmico perfeito equilíbrio na distribuição dos elementos equilíbrio assimétrico composição simétrica assimetria perspectiva

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ 4º ano Semana de 10 a 14 de março 4º ano A, B e C quinta-feira Leia: BIOGRAFIA Biografia é o relato sobre a vida de uma pessoa

Leia mais

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas - Espanha: plateresco como as peças dos ourives de prata - folhagens fantasiosas - medalhões - arabescos - Gótico-manuelino - Portugal: Manuelino (rei D. Manuel) definição, pág. 80 - Arte heterogénea -

Leia mais

NEOCLASSICISMO. Prof. Nunes

NEOCLASSICISMO. Prof. Nunes NEOCLASSICISMO Prof. Nunes CONTEXTUALIZAÇÃO A Última década do séc. XVIII e o início do séc. XIX foi marcado pela transição da Idade Moderna para a Contemporâneo e assinala a derrubada do Antigo Regime

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

Arte no Século XX. Prof Cleber Lima

Arte no Século XX. Prof Cleber Lima Arte no Século XX Prof Cleber Lima CURSO Licenciatura em Música DISCIPLINA Arte no Século XX REGIME Semestral SÉRIE 1º, 2º e 3º Semestre ANO LETIVO 2012 C.H. 80 PROFESSOR Cleber Lima EMENTA A disciplina

Leia mais

Amós. Amós 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia

Amós. Amós 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia Amós Amós 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia Pedra sabão em dois blocos 221cm. (1800-1805). Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG (1757-1805). Amós era de família humilde

Leia mais

Oseias. Oseias 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia

Oseias. Oseias 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia Oseias Oseias 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia Pedra sabão em dois blocos, 219 cm. (1800-1805). Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG (1757-1805). 1 / 5 Viveu em Israel

Leia mais

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG.

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Igreja de Santa Efigênia. Ladeira do Vira Saia. Igreja N. S. do Carmo. 1766 1772. Arquiteto Manoel Francisco

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL O TERMO RENASCIMENTO: O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além

Leia mais

Ezequiel. Ezequiel 3D Vídeo Posição Iconografia Bibliografia

Ezequiel. Ezequiel 3D Vídeo Posição Iconografia Bibliografia Ezequiel Ezequiel 3D Vídeo Posição Iconografia Bibliografia Pedra sabão em dois blocos, 196 cm. (1800-1805). Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG (1757-1805). Viveu o exílio da Babilônia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS SANTA TERESA DE JESUS NA AZULEJARIA E PINTURA DO SÉCULO XVIII LÚCIA MARIA RODRIGUES MARINHO Orientador(es): Professor Doutor Vítor Manuel Guimarães Veríssimo

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 7º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo Leonardo da Vinci:. Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo A Renascença foi um período de grande

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Contra modelos e conceitos

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais