Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 51 Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 PROBLEMATIZAÇÃO Quem são os fungos? Você conhece alguma espécie? Qual? Onde podemos encontrar fungos no ambiente? Como os fungos podem contribuir para a produção de alimentos e bebidas? Qual é a importância dos fungos para a reciclagem da matéria na natureza? Você sabe qual é o maior ser vivo do Planeta?

3 Em florestas e em outros ambientes úmidos é muito comum encontrar cogumelos como os da foto. Em nossa casa também temos contato com fungos quando alimentos emboloram ou quando há infiltração de água e vemos mofo nas paredes. Como veremos a seguir, esses organismos estão em praticamente todos os lugares e são fundamentais para a reciclagem de nutrientes no meio ambiente.

4 FUNGOS São conhecidas em torno de 70 mil espécies de fungos. Alguns representantes: bolores, mofos, leveduras, cogumelos, orelhas de pau, ferrugens, etc.

5 1. Características gerais p.52 MICOLOGIA: ramo da Biologia que estuda os fungos. Assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores, pois se alimentam de substâncias orgânicas, de folhas mortas, de cadáveres e de resíduos, contribuindo para a reciclagem da matéria. Essa capacidade de decompor matéria orgânica pode também causar alguns problemas para o ser humano, uma vez que os fungos destroem alimentos, roupas, papeis, couro e muitos outros produtos.

6 Por outro lado, a relação entre os seres humanos e os fungos pode ser bastante benéfica para nós: algumas espécies de fungos são comestíveis e outras são utilizadas na fabricação de álcool, bebidas alcoólicas, pães, queijos e antibióticos.

7 Como as bactérias, os fungos também podem ser usados na biorremediação, por exemplo, nos casos de derramamento de petróleo no mar; Como bioinseticidas, no combate a pragas da agricultura, como as cigarrinhas que atacam as folhas da cana-deaçúcar ou as pastagens, podem ser usados fungos como o Metarhizium anisopliae. A vantagem do combate biológico é ser mais específico que os agrotóxicos: os insetos polinizadores e os predadores das pragas, além de outros animais, não são afetados por essa técnica.

8 Existem muitos fungos parasitas de vegetais, que podem destruir plantações inteiras; e há também fungos parasitas de animais. Principais doenças causadas por fungos parasitas. Nas plantas: ferrugem do café, da jabuticaba, da soja, etc. Nos seres humanos são espécies de fungos as causadoras das chamadas micoses, como as frieiras, a candidíase oral (o popular sapinho ), entre outras doenças. FERRUGEM ASIÁTICA Hemileia vastatrix Puccinia psidii

9 Há também espécies que mantém relações ecológicas do tipo mutualismo, é o caso dos: Liquens: Fungos e algas. Micorrizas: Fungos e raízes vegetais.

10 CACTERÍSTICAS DOS FUNGOS São eucariontes, Embora existam formas unicelulares(levedo), a maioria é formada por um emaranhado de filamentos de células as hifas, cujo conjunto se chama micélio. A parede celular dos fungos é de quitina, polissacarídeo também no esqueleto dos artrópodes; Alguns fungos possuem estruturas reprodutoras, corpos de frutificação ou frutíferos, que correspondem à parte visível acima do solo, chamada cogumelo.

11 Micélio reprodutivo Corpo de frutificação Parte visível do fungo, responsável pela reprodução do mesmo. Os esporos são as estruturas de dispersão dos fungos, são as suas sementinhas. HIFAS Micélio vegetativo Parte invisível do Fungo responsável pela nutrição do fungo

12

13 A nutrição é heterotrófica por absorção de moléculas orgânicas simples, que podem vir de uma digestão extracorpórea realizada pelo próprio fungo: ele lança no ambiente enzimas digestivas que desdobram moléculas orgânicas complexas e absorve moléculas menores. Nesse processo muitos fungos atuam como decompositores de organismos mortos, atuando como sapróbios ou saprófagos. Nos fungos, assim como nos animais, o glicídio usado como reserva de energia é o glicogênio.

14 A reprodução assexuada pode ser feita por brotamento, nas formas unicelulares, por fragmentação do micélio ou pela produção de esporos. Os esporos são células em geral imóveis, resistentes a ambientes desfavoráveis, que, por mitose, originam novos indivíduos. São produzidos pelos esporângios estruturas que se elevam acima do micélio, o que facilita sua dispersão pelo vento. Assexuada A reprodução sexuada resulta, frequentemente da fusão de duas hifas haploides. Sexuada

15 2 CLASSIFICAÇÃO p Zigomicetos 2. Ascomicetos 3. Basidiomicetos 4. Deuteromicetos (Grupo artificial)

16 1. ZIGOMICETOS = Zigósporos Vivem em geral no solo. Alguns são utilizados na produção do molho de soja o (o shoyu da cozinha japonesa), de hormônios anticoncepcionais e anti-inflatórios. Representante: bolor preto do pão (Rhizopus), se desenvolve a partir de esporos produzidos nos esporângios.

17 2. ASCOMICETOS = Ascósporos A maioria é caracterizada pela presença de ascos (saco), estrutura produtora de esporos, geralmente agrupados em corpos de frutificação, os ascocarpos. Representantes ascomicetos: Levedo (Saccharomyces cerevisiae), trufa (Tuber), bolor do pão (Neuspora), produtor da penicilina e de queijos requefort e camembert (Penicillium), parasitas de plantas (Aspergillus flavus e Claviceps purpurea). Penicillium Penicillium Aspergillus spp.

18 O Claviceps purpurea é um fungo perigoso. A ingestão pelo ser humano ou animais de pequena porção é suficiente para causar a ergotismo, envenenamento que provoca alucinações, espasmos nervosos, convulsões, gangrena e morte. A substância responsável pelo envenenamento é a ergotina, matéria prima de medicamentos do LSD. Principal modo de reprodução é assexuado: nos unicelulares por brotamento e nos pluricelulares por esporos. A reprodução sexuada ocorre pela fusão das hifas, originando os ascósporos, que germinam e formam um novo micélio.

19

20 Fungos e a produção de alimentos p. 55 Historiadores estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos. Já o cultivo de uvas e a produção do vinho datam de mais de 5 mil anos. Apesar de terem desenvolvido técnicas para a produção desses alimentos, os povos antigos não conheciam o trabalho dos fungos. As leveduras (S. cerevisiae) utilizadas na produção de vinho são seres anaeróbicos facultativos. Misturados às uvas esmagadas em tanques abertos, esses fungos realizam a respiração aeróbica, liberando CO 2 e H 2 O. Quando esses tanques são fechados, o ambiente pobre em oxigênio favorece a fermentação alcoólica, que produz álcool etílico e CO 2.

21 O vinho é produzido pela fermentação da uva, a cerveja resulta da fermentação da cevada e a cachaça tem origem na fermentação da cana-deaçúcar. O fungo morre quando o nível de álcool se aproxima de 12%. Por isso, no caso de bebidas de alto teor alcoólico, esse nível é aumentado por meio da destilação. O fermento biológico, ou de padaria, também contém leveduras vivas. Por meio da fermentação, esses fungos produzem o gás carbônico que faz crescer a massa do pão, além do álcool. Este é eliminado pelo calor do forno, o que explica por que não ficamos embriagados quando comemos pão. O gás carbônico também é eliminado.

22 Saccharomyces cerevisiae Esse fungo é utilizado na produção de bebidas: cerveja, vinho e álcool e na preparação de pães e pizzas. Ele é capaz de realizar a fermentação na ausência de O 2 degradando o açúcar em álcool e CO 2. Na fabricação de bebidas, o importante é o álcool; Na preparação do pão, é o CO 2 que vai se acumulando no interior da massa tornando o pão poroso, leve e macio. C 6 H 12 O 6 2 C 2 H 5 OH (álcool) + 2CO ATP

23 3. BASIDIOMICETOS=Basidiósporos Nesse grupo estão os fungos mais familiares, conhecidos cogumelos e orelhas-de-pau. Comestíveis: Agaricus Venenosos: Amanita muscaria, são tão venenosos que a ingestão de um pequeno pedaço pode matar. Tóxicos: Psilocybe mexicana alucinógenos Parasitas: atacam cereais como o café e provoca a ferrugem. Embora possam se reproduzir assexuadamente (conídeos) a reprodução sexuada é + frequente. Ocorre pela fusão das hifas que crescem e dão origem ao basidicarpo, corpo frutífero que, em algumas sp forma o chapéu (cogumelo). No basidiocarpo, por meiose, são produzidos os esporos (basidiósporos) que, liberados germinam e o ciclo reinicia.

24 Exemplos de BASIDIOMICETOS COGUMELOS COMESTÍVEIS Champignons de Paris (Agaricus bisporus) Shiitake desidratado

25 ORELHAS-DE-PAU

26 Exemplos de BASIDIOMICETOS ORELHAS-DE-PAU

27 COGUMELOS VENENOSOS Amanita muscaria

28 COGUMELOS ALUCINÓGENOS COGUMELOS VENENOSOS Psilocybe sp Amanita phalloides

29 4. DEUTEROMICETOS = grupo artificial São chamados de fungos imperfeitos ou fungos conidiais, pois a reprodução sexuada não é conhecida. Reúne as spp de Fungos que aguardam classificação, muitos já foram remanejados. Entre eles há muitos parasitas de vegetais e de, inclusive ser humano e que produzem micoses. OBS. Esse grupo é artificial e tende a ser extinto.

30 Ptiríase versicolor (Micose de praia) Micose da virilha (Tínea cruris) Sapinho Pé-de-atleta = frieira Micose de unha

31 Paciente com HIV e com a candidíase (doença oportunista) Candidíase na região genital

32 3 LIQUENS E MICORRIZAS Os fungos podem estabelecer associações íntimas e permanentes com outros organismos (mutualismo ou simbiose). Nessas associações, os dois organismos são beneficiados. A troca de benefícios é tão profunda que a sobrevivência isolada dos associados é comprometida.

33 LIQUENS p. 57 São associações entre um fungo (em geral um ascomiceto) e uma alga (quase sempre uma clorofícea) ou uma cianobactéria. O fungo produz um ácido que desagrega as rochas e, através de suas hifas, absorve água e sais, fornecendo-os à alga. Esta fornece ao fungo matéria orgânica produzida na fotossíntese. Na associação com a cianobactéria pode haver aproveitamento do N 2 do ar. A reprodução é assexuada, por meio de sorédios, que podem ser levados pelo vento. Resistem a temperaturas extremas e à falta d água são encontrados em rochas, gelo, desertos e em solos nus onde são os 1 os a se instalar seres pioneiros. Criam condições para outros seres se instalarem. Eles tb indicam o grau de poluição do ar (bioindicadores). Seu desaparecimento indica que o ar está poluído. Do líquen é extraído alguns corantes e o tornassol (indicador de ph).

34 Fungo (ascomiceto) Alga ou cianobactéria Líquen LIQUENS

35 MICORRIZAS São associações entre um fungo (em geral basiodimiceto) com as raízes de muitas sp de plantas. As hifas envolve as raízes da planta ou penetram em suas células. Fungo (basidiomi ceto) Vegetal (raízes) Micorriza Com isso o fungo aumenta a superfície de absorção de água e sais que são absorvidas pela planta. Em troca, a planta fornece substâncias orgânicas ao fungo. Em geral as plantas não crescem tão bem e até morrem se forem privadas dessa associação.

36 Micorrizas = fungos + raízes vegetais OBS.: 95% das plantas formam micorrizas com fungos

37 MAIOR SER VIVO DO PLANETA O maior organismo da Terra é o fungo Armillaria ostoyae, cogumelo do mel, que vive sob o solo da Floresta Nacional de Malheur (Oregon, EUA) e ocupa uma área subterrânea de 8,9 Km 2, equivalente a campos de futebol. Esse fungo se torna visível com as chuvas de outono, quando brotam os cogumelos. Estima-se que tenha crescido a partir de esporos há cerca 2400 anos e suas hifas foram se espalhando à medida que o fungo se desenvolvia. Armillaria ostoyae maior ser vivo do Planeta.

38

39 PROBLEMATIZAÇÃO Quem são os fungos? Você conhece alguma espécie? Qual? Onde podemos encontrar fungos no ambiente? Como os fungos podem contribuir para a produção de alimentos e bebidas? Qual é a importância dos fungos para a reciclagem da matéria na natureza? Você sabe qual é o maior ser vivo do Planeta?

40 VÍDEOS: Dr. Bactéria - Alerta ao perigo de bolor nos alimentos Duração: 4:15 FANTÁSTICO REINO DOS FUNGOS Duração: 13:49

41 ATIVIDADES Fungos p. 51 a 57 1) Apresente alguns representantes dos fungos. (2) 2) Quais os aspectos positivos e negativos dos fungos e bactérias decompositores? (4) 3) Que alimentos são produzidos com a utilização dos fungos? (2) 4) Apresente as principais características dos fungos. (2) 5) Como é a nutrição dos fungos? (2) 6) O que são liquens? Qual a função que cada associado exerce? (4) 7) O que são micorrizas? Qual o benefício para ambos? (4) 8) Por que não devemos ingerir alimentos com mofo? (2) 9) Que doenças os fungos podem provocar nas plantas? E no homem? (2)

42 10) EXPLIQUE: a) Hifas (2): b) Micélio (1): c) Corpo de frutificação (2): d) Mutualismo (2): RESPONDER AS QUESTÕES: 1 a 10 pág. 58 e 59 ********

43 PRÁTICAS: 1) Observando e Classificando os Fungos e seus Produtos 2) Fermentação alcoólica

44 MATERIAL A SER TRAZIDO PARA O DIA DA PRÁTICA GRUPO 1 8 colheres de fermento biológico Orelhas de pau GRUPO 3 1 pacote Fermento Fleischman 1 liquen GRUPO 5 1 rótulo de shoyo 1 rótulo de vinho Folhas de vegetais com ferrugem GRUPO 2 8 bexigas 1 Rótulo de cerveja GRUPO ml de fermento de litro Cogumelos GRUPO 6 Frutas com bolor Caixa ou foto impressa de penicilina GRUPO 7 1 fatia de pão com bolor Imagens (impressa) de micoses humana

45 REFERÊNCIA LINHARES e GEWANDSZNADER. Biologia Hoje - Os seres vivos. Volume 2. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2016.

M A I S P R Ó X I M O S E V O L U T I V A M E N T E D E P L A N T A S O U D E A N I M A I S?

M A I S P R Ó X I M O S E V O L U T I V A M E N T E D E P L A N T A S O U D E A N I M A I S? REINO FUNGI M A I S P R Ó X I M O S E V O L U T I V A M E N T E D E P L A N T A S O U D E A N I M A I S? CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes heterótrofos. Preferem locais mais quente e úmidos. Unicelulares

Leia mais

MICOLOGIA - Estudo sobre Fungos

MICOLOGIA - Estudo sobre Fungos MICOLOGIA - Estudo sobre Fungos Champignon Amanita (alucinógeno) Orelha de pau os fungos Amanita (alucinógeno) Queijo gorgonzola Tuber (trufas) Levedura Aspergilus INTRODUÇÃO FUNGOS: Filamentosos + Leveduras

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS REINO FUNGI CARACTERÍSTICAS GERAIS São os bolores, os mofos, cogumelos, leveduras (fermento biológico) e orelhas de pau; Podem ser uni ou pluricelulares. Todos são eucariontes e imóveis; Todos são heterotróficos

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Fungos REINO FUNGI Características Gerais São organismos eucarióticos; Heterotróficos: Absorção absorção extracorpórea. Uni ou Pluricelulares Substância de reserva: glicogênio Agentes decompositores da

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Fungos Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Fungos Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Fungos Parte I Prof. Daniele Duó - Os fungos são conhecido popularmente como: Bolores Mofos Leveduras Champignons Entre outros... - Características gerais: Eucariontes

Leia mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais FUNGOS Prof. Fernando Belan - Biologia Mais IMPORTÂNCIA IMPORTÂNCIA Em termos filogenéticos são mais próximos dos animais do que das plantas. Bolores, mofos, leveduras, cogumelos e orelhas-de-pau. Eucariontes,

Leia mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais FUNGOS Prof. Fernando Belan - Biologia Mais IMPORT ÂNCIA IMPORTÂNCIA Em termos filogenéticos são mais próximos dos animais do que das plantas. Bolores, mofos, leveduras, cogumelos e orelhas-de-pau. Eucariontes,

Leia mais

Os fungos, seus benefícios e seus prejuízos ao homem

Os fungos, seus benefícios e seus prejuízos ao homem Os fungos, seus benefícios e seus prejuízos ao homem Comparação dos fungos com as plantas e os animais Plantas Fungos Animais São heterótrofos Possuem parede celular Glicogênio como polissacarídeo de reserva

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais Organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares; Podem ser de vida livre ou não; Podem ser encontrados nos mais variados ambientes, preferencialmente em lugares úmidos; Característica

Leia mais

Biologia Prof. Edgard Manfrim

Biologia Prof. Edgard Manfrim Introdução MICOLOGIA = mykes + logos, ou mais corretamente, MICETOLOGIA (myceto) Primeiro relato: Pier Antonio Micheli (1729): documento Nova Plantarum Genera Atualmente são descritas cerca de 105.000

Leia mais

Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Suas células são chamadas hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe

Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Suas células são chamadas hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe REINO FUNGI Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Suas células são chamadas hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe o nome de micélio. Características Gerais

Leia mais

REINO FUNGI. Características Gerais. Características Gerais. Corpo dos fungos multicelulares NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO PARASITAS SAPRÓFAGOS

REINO FUNGI. Características Gerais. Características Gerais. Corpo dos fungos multicelulares NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO PARASITAS SAPRÓFAGOS REINO FUNGI Prof. Harry Pilz Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Aeróbicos ou anaeróbicos. Vivem em diversos ambientes, preferencialmente nos úmidos e ricos em

Leia mais

Reino Fungi Características gerais Classificação Associações. Introdução Exemplos REINO FUNGI

Reino Fungi Características gerais Classificação Associações. Introdução Exemplos REINO FUNGI Introdução Exemplos REINO FUNGI Introdução Exemplos Introdução Morfologia Nutrição e excreção Respiração Reprodução Aclorofilados; Parede celular de quitina; Glicogênio como principal molécula energética;

Leia mais

Biologia. Eucariotos Fungos. Professor Enrico Blota.

Biologia. Eucariotos Fungos. Professor Enrico Blota. Biologia Eucariotos Fungos Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia EUCARIOTOS FUNGOS Os fungos possuem grande biodiversidade, com mais de cem mil espécies. São heterotróficos que

Leia mais

Características dos Fungos. Unicelulares ou Pluricelulares (filamentosos) em sua maioria

Características dos Fungos. Unicelulares ou Pluricelulares (filamentosos) em sua maioria Reino Fungi Reino Fungi Fungos NÃO são plantas Mais de 70 000 espécies Essencialmente terrestres Número estimado de espécies = 1,5 milhão O maior organismo vivo na Terra é um fungo Armillaria ostoyeae

Leia mais

O REINO FUNGI PROF.: Eduardo(Duzão)

O REINO FUNGI PROF.: Eduardo(Duzão) O REINO FUNGI PROF.: Eduardo(Duzão) 1 Reino Fungi Popularmente chamados de bolores, cogumelos, levedos, orelha de pau, trufas entre outros. Micologia: Antes acreditavam ser plantas. 1970 (Surge o Reino

Leia mais

Características Gerais:

Características Gerais: Por: Di. Babalu Características Gerais: - Unicelular ou Pluricelular; - Eucariontes; - Habitat: Lugares úmidos e ricos em matéria orgânica; - Parede celular: Quitinosa (raramente celulósica); - Substância

Leia mais

Características Gerais. Estrutura Corpórea. Estrutura Corpórea. Eucariontes. Unicelulares ou Pluricelulares

Características Gerais. Estrutura Corpórea. Estrutura Corpórea. Eucariontes. Unicelulares ou Pluricelulares Link para acessar a Apresentação e o Capítulo do Livro Características Gerais Eucariontes REINO FUNGI Unicelulares ou Pluricelulares Maioria terrestres, mas existem alguns aquáticos Possuem parede celular

Leia mais

FUNGOS... a evolução continua

FUNGOS... a evolução continua O que são? FUNGOS... a evolução continua Domínio: EUCARIOTA Reino: Fungi Características Gerais *Não sintetizam clorofila (aclorofilados) *Parede celular de quitina *Substância de reserva: glicogênio *Unicelulares:

Leia mais

Fungos saprófagos parasitas associações mutualísticas

Fungos saprófagos parasitas associações mutualísticas REINO FUNGI Fungos O Reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados

Leia mais

Fungos. Antes de estudar o capítulo PARTE I

Fungos. Antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Unidade B Capítulo 5 Fungos Seções: 51 Características gerais e estrutura dos fungos 52 Principais grupos de fungos 53 Reprodução dos fungos Antes de estudar o capítulo Veja nesta tabela os temas

Leia mais

FUNGOS MÓDULO 6 BOTÂNICA

FUNGOS MÓDULO 6 BOTÂNICA FUNGOS MÓDULO 6 BOTÂNICA FUNGOS Fungos são organismos eucariontes, uni- ou pluricelulares, heterótrofos decompositores. Eles não são plantas nem fazem fotossíntese! Fungos são, na verdade, mais próximos

Leia mais

Fungos. Prof. Leandro Felício

Fungos. Prof. Leandro Felício Fungos Prof. Leandro Felício Eucarióticos Com parede celular: quitina Foram considerados plantas degeneradas Reservam glicogênio Heterótrofos: Lançam enzimas no meio Nutrição por absorção Número de espécies

Leia mais

Estudo dos Fungos 1 Definição 2 Características: Estrutura: 3.1 Talo 3.2 Hifas 3.3 Micélio

Estudo dos Fungos 1 Definição 2 Características: Estrutura: 3.1 Talo 3.2 Hifas 3.3 Micélio Estudo dos Fungos 1 Definição são organismos eucarióticos, e todas as células que os compõem possuem pelo menos um núcleo e uma membrana nuclear, retículo endoplasmático, mitocôndrias e aparelho secretório.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO. A classificação dos FUNGOS é controversa, no entanto, distinguiremos dois grandes grupos no REINO FUNGI:

CLASSIFICAÇÃO. A classificação dos FUNGOS é controversa, no entanto, distinguiremos dois grandes grupos no REINO FUNGI: CLASSIFICAÇÃO A classificação dos FUNGOS é controversa, no entanto, distinguiremos dois grandes grupos no REINO FUNGI: Eumycota (fungos verdadeiros), com aproximadamente 100 mil espécies distribuídas em

Leia mais

FUNGOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano

FUNGOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano FUNGOS Durante muito tempo, os fungos foram classificados com as plantas dentro do Reino Plantae, dada sua

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA FUNGOS Prof(a) Juliana Moraes IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS Fabricação da cerveja, Fabricação do vinho, Produção de

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

Amanita muscaria REINO DOS FUNGOS

Amanita muscaria REINO DOS FUNGOS Amanita muscaria REINO DOS FUNGOS Capítulo 11- Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS Podem ser encontrados em qualquer ambiente, mas desenvolvem-se melhor em ambientes

Leia mais

FUNGOS: Características Gerais e Importância

FUNGOS: Características Gerais e Importância FUNGOS: Características Gerais e Importância 1 O que são? CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes Heterótrofos por absorção (digestão extra corpórea) Substância de reserva: glicogênio Parede celular de quitina

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital PIBID n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

FUNGOS: Características Gerais e Importância

FUNGOS: Características Gerais e Importância FUNGOS: Características Gerais e Importância 1 O que são? Características Gerais *Não sintetizam clorofila (aclorofilados) *Parede celular de quitina *Substância de reserva: glicogênio *Unicelulares: leveduras

Leia mais

F U N G O S CARACTERIZAÇÃO

F U N G O S CARACTERIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO Reino Fungi A Eumycota (eumicetos) A Deuteromycota (deuteromicetos) Fungos e animais descendem de eucariotos unicelulares flagelados Divergências de classificação: A semelhanças com vegetais

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO, ESTRUTURA FUNGOS AULA TEÓRICA 3

CARACTERIZAÇÃO, ESTRUTURA FUNGOS AULA TEÓRICA 3 CARACTERIZAÇÃO, ESTRUTURA CELULAR E REPRODUÇÃO DE FUNGOS AULA TEÓRICA 3 O que são fungos? Saccharomyces sp HIFAS As hifas são os filamentos que formam o micélio dos fungos; São longas células cilíndricas

Leia mais

Durante muito tempo os fungos foram classificados como vegetais aclorofilados.

Durante muito tempo os fungos foram classificados como vegetais aclorofilados. Fungos Durante muito tempo os fungos foram classificados como vegetais aclorofilados. Em determinado momento os fungos foram incluídos em um reino próprio, o reino fungi. São seres unicelulares ou pluricelulares,

Leia mais

31/05/2012. Biologia. Existem espécies parasitas, simbiontes ou saprófagos;

31/05/2012. Biologia. Existem espécies parasitas, simbiontes ou saprófagos; Tema: Fungi Biologia Profº Marcos Vinícius 1) Características gerais dos Fungos São organismos eucariontes e heterotróficos por absorção (aclorofilados); São unicelulares ou pluricelulares(filamentosos);

Leia mais

CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Reino Fungi

CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Reino Fungi CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Reino Fungi Os Três Domínios: Domínio Bacteria Domínio Archea Domínio Eukarya Qual é a novidade evolutiva

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 29 REINO FUNGI

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 29 REINO FUNGI BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 29 REINO FUNGI a) b) c) Tipos de hifas: a) cenocíticas; b) monocarióticas; c) dicarióticas Hifas reprodutoras Corpo de frutificação Hifas vegetativas Vários estágios de desenvolvimento

Leia mais

Apostila De Biologia FUNGOS

Apostila De Biologia FUNGOS Apostila De Biologia FUNGOS Fungos Os fungos são os membros de um grande grupo de organismos eucariotas que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos.

Leia mais

Reino Fungi. Fungos, por quê? Fungos, pra que? Como vivem? Como são?

Reino Fungi. Fungos, por quê? Fungos, pra que? Como vivem? Como são? Reino Fungi Fungos, por quê? Uma pergunta muito comum entre os alunos, durante as aulas de botânica. De fato, fungos são tão diferentes das algas e das plantas como os são dos animais, e assim, porque

Leia mais

REINO FUNGI. citado. São divididos em várias classes, entre as quais estão:

REINO FUNGI. citado. São divididos em várias classes, entre as quais estão: REINO FUNGI Os organismos pertencentes a esse reino, foram excluídos do Reino Vegetal com base em três características que os diferencia das plantas: os fungos não possuem clorofila ou qualquer outro pigmento

Leia mais

FUNGOS MICOLOGIA BÁSICA

FUNGOS MICOLOGIA BÁSICA FUNGOS MICOLOGIA BÁSICA Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte REINO FUNGI. No reino Fungi é onde

Leia mais

7º ANOA( ) B( ) C Data:02/ 09 / Professor(a): Solange Izepe Mercado Etapa : 1ª( ) 2ª (X ) 3ª ( ) Aluno (a):

7º ANOA( ) B( ) C Data:02/ 09 / Professor(a): Solange Izepe Mercado Etapa : 1ª( ) 2ª (X ) 3ª ( ) Aluno (a): 7º ANOA( ) B( ) C Data:02/ 09 / 2017. Professor(a): Solange Izepe Mercado Etapa : 1ª( ) 2ª (X ) 3ª ( ) Aluno (a): LISTAS DE EXERCÍCIOS REVISIONAIS 01 - Nutrição heterótrofa é aquela feita por organismos

Leia mais

Vírus e Microrganismos

Vírus e Microrganismos Vírus e Microrganismos Prof. Leonardo F. Stahnke Vírus (não vivos) Exemplos: gripe, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, ebola, catapora, caxumba, sarampo, poliomielite, raiva, rubéola, hepatite,

Leia mais

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Professor: Bruno Aleixo Venturi O que são os fungos? Os fungos são micro-organismos

Leia mais

Biologia Fungos e Algas

Biologia Fungos e Algas Biologia Fungos e Algas Mankets! Fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, pertencentes ao Reino Fungi. Acreditava-se que os fungos seriam vegetais que perderam a capacidade de

Leia mais

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. A partir da leitura da reportagem a cima, responsa as seguintes questões: a) De acordo com o texto, existem pessoas que acreditam que os fungos fazem

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS Fungos CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes Heterótrofos por absorção (digestão extra corpórea) Substância de reserva: glicogênio Parede celular de quitina e ergosterol Uni ou multicelulares Corpo formado

Leia mais

FUNGOS. Noemi C. Baron Cozentino. Doutoranda em Microbiologia Agropecuária Ms. Microbiologia Aplicada Orientador: Prof. Dr. Everlon Cid Rigobelo

FUNGOS. Noemi C. Baron Cozentino. Doutoranda em Microbiologia Agropecuária Ms. Microbiologia Aplicada Orientador: Prof. Dr. Everlon Cid Rigobelo FUNGOS Noemi C. Baron Cozentino Doutoranda em Microbiologia Agropecuária Ms. Microbiologia Aplicada Orientador: Prof. Dr. Everlon Cid Rigobelo Fungos Principal função... Principal papel ecológico dos fungos

Leia mais

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Trilha dos Reinos Microscópicos Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Para lembrar! REINO MONERA O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas). Todos são

Leia mais

Fisiologia e Reprodução dos fungos

Fisiologia e Reprodução dos fungos Fisiologia e Reprodução dos fungos Outubro- 2017 Profa. Analice Azevedo Dep. de Microbiologia Fisiologia dos Fungos Os fungos utilizam uma variedade de substratos como fonte de carbono; Entretanto alguns

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Biologia Identidade dos seres vivos Unicelulares e Multicelulares - Eucariotos Fungos Possuem grande biodiversidade,

Leia mais

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos A descoberta do Vírus pág. 45 Em 1892, o cientista russo Dimitri Ivanovski descobriu que existia algo menor do que uma bactéria atacando as folhas do tabaco.

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 109 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Em cavernas escuras

Leia mais

Biologia Fungos e Algas

Biologia Fungos e Algas Biologia Fungos e Algas Mankets! Fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, pertencentes ao Reino Fungi. Acreditava-se que os fungos seriam vegetais que perderam a capacidade de

Leia mais

6. (1,0) Um prisma pentagonal regular tem 20cm de altura. A aresta da base mede 4cm. Determine sua área lateral.

6. (1,0) Um prisma pentagonal regular tem 20cm de altura. A aresta da base mede 4cm. Determine sua área lateral. QiD 2 2ª SÉRIE PARTE 4 MATEMÁTICA 1. (1,0) Sabendo-se que log 2 = 0,301 e log 3 = 0,477, calcule o valor de log 9 512. 2. (1,0) Esboce o gráfico das funções: a) y = log 2 X b) y = log 1/2 X 3. (1,0) Determine

Leia mais

Diversidade e Evolução dos Fungos (Ascomycota)

Diversidade e Evolução dos Fungos (Ascomycota) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Botânica Diversidade e Evolução dos Fungos (Ascomycota) Dr. Elisandro Ricardo Drechsler-Santos Chytridiomycota MACROMICETES

Leia mais

FUNGOS ALUCINÓGENOS E MEDICINAIS

FUNGOS ALUCINÓGENOS E MEDICINAIS FUNGOS ALUCINÓGENOS E MEDICINAIS Armillaria ostoyae Aparência inocente! A destruição da floresta vem de baixo! Os fungos são os principais decompositores do planeta. São importantes na reciclagem da matéria

Leia mais

2º ano lista de exercícios fungos

2º ano lista de exercícios fungos 1. (Fuvest) As leveduras podem viver tanto na presença quanto na ausência do gás oxigênio. a) Que processos de obtenção de energia as leveduras realizam em cada uma dessas situações? b) Em qual das situações

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Micologia Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Micologia Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Micologia Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos Prova de Conhecimento de Micologia Data: Candidato identificado

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

BIOLOGIA 1 o ANO DO ENSINO MÉDIO Capítulo 16 p. 288

BIOLOGIA 1 o ANO DO ENSINO MÉDIO Capítulo 16 p. 288 BIOLOGIA 1 o ANO DO ENSINO MÉDIO Capítulo 16 p. 288 Questões de vestibular QUESTÕES OBJETIVAS 1. (Ufpel) O reino fungi abrange organismos eucariontes, aclorofilados, que incorporam alimentos por absorção.

Leia mais

Características Gerais dos Fungos

Características Gerais dos Fungos Disciplina: Microbiologia Geral Características Gerais dos Fungos Fungos Conhecidos popularmente: mofos e bolores Lembrados: pela ocorrência de doenças em plantas, humanos e animais. Benefícios: ação fermentativa

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Respiração celular e fermentação Parte 3. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Respiração celular e fermentação Parte 3. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Parte 3 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte III - Fermentação láctica e alcoólica: I Conceitos fundamentais; II Tipos de fermentação; III Diferença

Leia mais

Trufa Negra. Líquen Crustoso

Trufa Negra. Líquen Crustoso Líquen Crustoso A II Trufa Negra A I http://treparriscosfieldnotebook.blogspot.co m.br/1992/08/verrucaria-maura.html Trufas negras. Foto: Dream79 / Shutterstock.com Formam crostas que estão fortemente

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

BIOLOGIA. Profª. Fred Guilherme

BIOLOGIA. Profª. Fred Guilherme Profª. Fred Guilherme BIOLOGIA FUNGOS CARACTERÍSTICAS: Eucariontes, heterótrofos por absorção, unicelulares ou pluricelulares, digestão extracorpórea, reserva de glicogênio, parede celular com quitina,

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 124 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CARACTERÍSTICAS DOS

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ UNIDADE 4 pág. 110 Célula:

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 11

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 11 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 11 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal:

Leia mais

Amanita sp. Ácido Ibotênico

Amanita sp. Ácido Ibotênico Amanita sp Ácido Ibotênico 1. Características FUNGOS Reino Fungi (Eucarióticas) Aclorofilados Aeróbios Nutrição Sistemas Absorção Vegetativo Reprodutivo Hifas 3 a 10 µm Micélio Parede celular quitina e/ou

Leia mais

Classificação dos fungos

Classificação dos fungos Classificação dos fungos Outubro- 2017 Analice Azevedo Dep. de Microbiologia Árvore filogenética da vida Taxonomia de Fungos Dificuldade na identificação/classificação de fungos: taxonomia baseadas em

Leia mais

ASCOMYCETES Características Gerais

ASCOMYCETES Características Gerais ASCOMYCETES Características Gerais Micélio filamentoso, septado (poro simples) Células uni, bi ou multinucleadas Parede celular quitina e glucanos O asco é a característica distintiva da classe, sendo

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Ambiental Aula 11

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Ambiental Aula 11 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Ambiental Aula 11 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre:

Leia mais

Fungos Filamentosos. Características Próprias: Reprodução por meio de esporos. diferenciadas das vegetativas. ramificados e multicelulares

Fungos Filamentosos. Características Próprias: Reprodução por meio de esporos. diferenciadas das vegetativas. ramificados e multicelulares Fungos Filamentosos Características Próprias: Imagem de microscopia eletrônica de varredura (cores adicionadas) de micélio fúngico com as hifas (verde), esporângio (laranja) e esporos (azul), Penicillium

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período - 2012 01. Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos provavelmente será:

Leia mais

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA BIOTECNOLOGIA - HISTÓRIA Estima-se que 8000 a.c., na Mesopotâmia, os povos selecionavam as melhores sementes das melhores plantas para aumentar a colheita. Fabricação de

Leia mais

Será que todos os micróbios são iguais?

Será que todos os micróbios são iguais? LABORATÓRIO ABERTO Será que todos os micróbios são iguais? Aqui o cientista é você! O Instituto Butantan acredita na importância dos três pilares: a pesquisa, a produção e a extensão. É por isso que, além

Leia mais

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Respiração e Fermentação 1ª Série do Ensino Médio

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Respiração e Fermentação 1ª Série do Ensino Médio Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Respiração e Fermentação 1ª Série do Ensino Médio 1. Assinale a alternativa que faz a relação correta entre a organela celular e a sua função. a) Mitocôndria

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina com base em culturas de fungos do gênero Penicilium. Primeiro antibiótico

Leia mais

Características dos seres vivos

Características dos seres vivos Necessidades Básicas dos Seres Vivos Módulo 1 AULA 3 Professora: Andréa Rodrigues Características dos seres vivos Composição química mais complexa Organização celular Capacidade de nutrição Reação a estímulos

Leia mais

FUNGOS: Características Gerais e Importância

FUNGOS: Características Gerais e Importância FUNGOS: Características Gerais e Importância 1 Fungos: Definição * organismos eucarióticos * aclorofilados * apresentando nutrição absortiva (heterotróficos) * reprodução sexuada ou assexuada * Apresenta

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT PROFESSORA CRISTIANE SILVA POLÍGRAFO: Micro-organismos

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT PROFESSORA CRISTIANE SILVA POLÍGRAFO: Micro-organismos ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT PROFESSORA CRISTIANE SILVA 2016 POLÍGRAFO: Micro-organismos Nome: T: REINO MONERA Este reino compreende organismos procariontes, unicelulares encontrado

Leia mais

METABOLISMO DOS FUNGOS

METABOLISMO DOS FUNGOS METABOLISMO DOS FUNGOS Os fungos são microrganismos heterotróficos e, em sua maioria, aeróbios obrigatórios. No entanto, certas leveduras fermentadoras, aeróbias facultativas, se desenvolvem em ambientes

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE. Pág. 44

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE. Pág. 44 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE Pág. 44 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS É o trânsito da matéria entre o meio físico e os seres vivos. Quando os organismos vivos realizam os processos vitais essenciais, eles incorporam moléculas de água, carbono, nitrogênio

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 8 p. 99 Respiração

Leia mais

FUNGOS. http://danutaw.webnode.com.br

FUNGOS. http://danutaw.webnode.com.br FUNGOS CARACTERÍSTICAS GERAIS - Eucarióticos; - Heterotróficos - Nutrição por absorção; - Uni ou pluricelular * leveduriforme (sem micélio) * hifas: filamentos tubulares ramificados, com crescimento apical

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Desenhe o ciclo vital de um ser vivo e nomeie suas etapas mais significativas. Questão 2 O ser humano vive na Terra

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

Importância dos fungos Grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas - causando a destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros

Importância dos fungos Grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas - causando a destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros Importância dos fungos Grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas - causando a destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros artigos de consumo manufaturados com materiais sujeitos a

Leia mais

A nutrição é uma característica dos seres vivos: capivaras comem a folhagem de plantas rasteiras, onças caçam capivaras e outros animais...

A nutrição é uma característica dos seres vivos: capivaras comem a folhagem de plantas rasteiras, onças caçam capivaras e outros animais... Mauro Nakata/Arquivo da editora A nutrição é uma característica dos seres vivos: capivaras comem a folhagem de plantas rasteiras, onças caçam capivaras e outros animais... De que forma os seres vivos dependem

Leia mais

Reino Protoctista: Algas

Reino Protoctista: Algas Capítulo 13 Reino Protoctista: Algas Ciências Profa. Jéssica 2019 Características gerais das algas - Eucariontes; - Uni ou pluricelulares; - Autótrofas; * Apesar de possuírem o pigmento clorofila (de cor

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COLÉGIO PEDRO II CSCII CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS - 2017 DISCIPLINA: CIÊNCIAS CERTIFICAÇÃO: 1ª X 2ª 3ª COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º Solos: formação / composição / tipos

Leia mais

MICROORGANISMOS. Prof.: Alessandra Miranda

MICROORGANISMOS. Prof.: Alessandra Miranda MICROORGANISMOS Prof.: Alessandra Miranda alessandra.referencial@gmail.com Microbiologia mikros = pequenos bios = vida logotipos = ciência Microorganismos: Bactérias Fungos (leveduras e fungos filamentosos

Leia mais

Professor Fernando Stuchi. Introdução

Professor Fernando Stuchi. Introdução Introdução Durante muito tempo os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte denominado FUNGI. Os fungos apresentam um conjunto

Leia mais