TRANSMISSOR FM T-300. apel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSMISSOR FM T-300. apel"

Transcrição

1 TRANSMISSOR FM T-300 apel

2 Índice 1 Introdução Descrição do Sistema Modulação Medidores Fontes de alimentação Especificações Técnicas Instalação Descrições dos controles Circuitos Elétricos Módulo do PLL Módulo da PCI Principal (Entrada) Módulo da PCI Principal (Fonte) Módulo do Excitador PCI dos Medidores Lista de Material Circuito do PLL Circuito do Excitador Circuito do Filtro de Antena Circuito do Medidor (Tensão) Circuito do Medidor (SWR) Circuito do Medidor (Áudio Corrente - Mod) Circuito do Módulo Principal Anexos P C I do PLL PCI do Excitador PCI do Filtro de Antena PCI do Medidor (REF, CORRENTE e MOD) PCI do Medidor (SWR) PCI do Medidor (TENSÃO) PCI Principal Módulo de RF (300 W) Teste de Desempenho /33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

3 1 Introdução O transmissor FM 300 watts mod. T-300 é um equipamento destinado à transmissão de freqüência modulada, fornecendo a antena uma potência efetiva de 300 watts. O equipamento dispõe de turbina para refrigeração forçada, através de um túnel onde se encontra o estágio de potência de RF, modelo FM Este módulo consta de um transistor MOSFET MRF 151G, fabricado pela Motorola trabalhando em classe B. O sistema de proteção consta de circuitos com sensores que inibem o estágio final contra excesso de corrente e curto-circuito na alimentação de potência. Existe, ainda, um circuito sensor de falta de excitação que também desliga o estágio final. No caso de falta de sincronismo do PLL, o estágio final será desligado, a fim de evitar que sejam irradiadas freqüências fora do canal determinado para o funcionamento da estação. A geração de RF é praticamente isenta de freqüências espúrias, pois o oscilador gerador de portadora é um VCO integrado (POS150) oscilando na fundamental e passando, em seguida esta, por vários circuitos ressonantes. No painel frontal, os medidores tipo bargraph, indicadores de estados, monitoram o funcionamento de todo o equipamento, fornecendo as indicações sobre tensão, corrente, potência direta, potência refletida e modulação.. 2 Descrição do Sistema Módulo Gerador de Portadora 3/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

4 O sistema transmissor utiliza modulação em freqüência com um desvio máximo de 82,5 khz, 110 % de modulação. O gerador de portadora é circuito composto por um sintetizador de freqüência Motorola MC P2 (CI2), um filtro ativo passa baixas implementado com um amplificador operacional (CI5,LM358) seguido de um filtro passivo em duplo T, por onde passa o nível de controle para posicionar a freqüência de um VCO (Oscilador Controlado por Tensão). Em seguida, um pré-escaler divide adequadamente a freqüência do VCO para comparação com o sinal de referência no CI1, determinada pelo cristal oscilador X1, em khz. A separação entre os canais é de 200 khz de modo a permitir a programação para qualquer canal da faixa de FM. O sintetizador dispõe de um led indicador de LOCK (trava) que mostra quando a freqüência está sincronizada ao sinal de referência, garantindo a estabilidade da portadora no canal escolhido para operação. Caso não haja sincronismo, a proteção do estágio final é ativada inibindo a emissão de portadora. A modulação ocorre no Oscilador Controlado a Tensão (CI7,POS 150), polarizado no pino8 que é também entrada do sinal modulante. A portadora passa pelo CI3, MAR8, circuito integrado que atua como separador, e, finalmente, é entregue ao estágio excitador, para ser aplicado ao amplificador final. A potência de saída pode ser controlada por TP12, com variação entre 6 e 25 Watts. O estágio excitador de potência é controlado pelo transistor TR1 (BLF245). A tensão positiva de alimentação deste transistor é controlada pelo transistor Q1(TIP142). Nas ocorrências de descasamento de impedância na antena, o refletômetro (RFL100) responde com sinal que atua no CI4, reduzindo a excitação em TR1. A potência de saída será então ajustada de acordo com o nível de sinal de RF direto ou refletido Estágio Excitador O estágio excitador TR1 (BLF245) é o controle de potência, recebendo dois tipos de sinal para controle: a portadora modulada e a tensão contínua de realimentação, cuja amplitude depende de potência de saída, potência refletida, PLL e corrente da fonte de alimentação Módulo de Potência de saída de 300 W O módulo de saída funciona com um único transistor MOSFET de alto desempenho MRF151- G numa configuração Push Pull alimentado com 42 volts, classe B. 4/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

5 A saída deste módulo passa por um filtro passa-baixas, ajustado para reduzir as freqüências harmônicas, antes da conexão de saída para a antena. O Módulo de Potência é instalado num dissipador de calor e situado num túnel de refrigeração alimentado por turbina de ar com aletas direcionais, a fim de canalizar o fluxo de ar sobre todo o dissipador de calor. 3 Modulação A portadora é modulada diretamente no circuito de polarização do VCO (Oscilador Controlado a Tensão). O circuito de modulação do sistema é formado por duas entradas distintas: a entrada 1 (MPX) apresenta resposta plana entre 20 Hz e 60 khz e recebe o sinal composto do gerador de estereofonia e entrada 2(MONO) apresenta resposta em freqüência com adição de pré-ênfase, para uso monofônico, sem o codificador. O ajuste de nível de entrada, no trimpot (TP1) permite controle de nível de modulação das duas entradas de sinais Controle de Corrente A Corrente de alimentação do estágio final de potência passa por um sensor RSC1 (resistência de fio), na fonte de alimentação, resultando em uma diferença de potencial que é utilizada para medição, através de medidor digital no painel frontal). Se a corrente atingir o valor máximo determinado como limite, o sistema de realimentação, formado por CI6A e CI6B, reduz a tensão de alimentação no estágio excitador Controle do Sincronismo do PLL O Pino 28 do Cl 2 na placa do PLL apresenta nível baixo quando fora de travamento e nível alto quando sincronizado. Este sinal é invertido pelo transistor Q1 na placa do PLL e atua também no circuito de proteção do excitador. Desta forma, o sinal de radio freqüência só vai para antena o se houver excitação do estágio final e a freqüência estiver corretamente sincronizada de acordo com a referência do oscilador a cristal. 4 Medidores Medição de Potência Irradiada A Corrente de RF do estágio final, que segue para antena, passa por um circuito refletômetro, e este gera uma tensão proporcional à potência de saída. Esta amostra, depois de amplificada vai para o medidor de potência CI4 na PCI do medidor de potência no painel frontal Medição de potência refletida 5/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

6 Em casos de descasamento de impedância na antena, o circuito refletômetro (RFL100) gera uma tensão que será medida no painel frontal, em forma de porcentagem, tendo como referência a medição da potência direta Medição de Tensão A tensão da fonte de alimentação é medida diretamente da fonte de 42 V, através do divisor de tensão R34 e R47 e do CI1 na PCI do Medidor de Tensão Medição de corrente A corrente de retorno do circuito retificador de potência (CT do transformador do retificador) passa por um sensor (resistência de fio) antes de atingir a massa do chassi. A diferença de potencial sobre esta resistência (RSC1), depois de amplificada por CI6A e CI6B, vai para o medidor de corrente no painel frontal. 5 Fontes de alimentação São três as tensões de alimentação utilizadas. +42V 14,0 A +15V 0,45 A -15V 0,20 A Tensão de +42V, 14 Ampères Esta fonte é formada pelo transformador da fonte geral T-300, a ponte retificada com os diodos D1, D2, D3, D4, os capacitores C1, C2, C3, C4e o indutor L Tensão de +15 V, 450 ma e tensão de 15V, 450 ma A corrente no enroiamento secundário de T2 passa pelos pelos diodos retificadores D4, D6, D7 e D8 em circuito ponte, gerando +25 V e 25 volts. Os circuitos estabilizadores CI2 e CI1 abaixam as tensões de alimentação, produzindo, respectivamente +15 V e 15 V. 6 Especificações Técnicas 6/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

7 1 Transmissão Freqüência de Operação de 88 a 108 MHz Tipo de Modulação F3 Potência de RF 300W (máxima) Atenuação de Harmônicos 60 db Impedância 50 ohms Estabilidade de Freqüência ± 7ppm/10Cº a 60Cº 2 - Áudio Impedância de Entrada 1 k ohms Resposta em Freqüência (-2 db) 20 Hz a 60 khz Distorção Harmônica (100% mod. a 400 Hz) menor que 0,5 % Relação sinal/ruído >62 db Máximo Sinal de Entrada +20 dbm Dispositivo de proteção de antena sim Medidor de áudio (potência direta e refletida) no painel frontal 3 Geral Alimentação Fonte 1 Fonte 2 Fonte 3 Consumo Dimensões 110/220Vac 50/60 Hz 42 V ca 12 A 15 V cc 0,45 A -15 V cc 0,2 A 530 VA L = 48,4 cm P = 32 cm h = 13,2 cm 7/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

8 7 Instalação 1. Alimentação O sistema é alimentado através da Fonte F-300 com 35Vac (fig. 1). Fig Terra O sistema deve ser aterrado, através do cabo de força de alimentação, em tomada tripolar (fig. 2). Fig Cabo da antena O cabo da antena a conectar no transmissor deve ter especificações técnicas adequadas, de modo a proporcionar menos perda possível no sinal de RF (fig. 3). 4. Conector de antena O conector de antena, soldado no cabo deve ser de boa qualidade para evitar perdas e aquecimento (fig. 3). Fig Conexão de antena Nunca ligar o transmissor sem verificar a conexão de antena, pois, apesar de o sistema ser dotado de proteção na saída de RF, pode ocorrer dano ao estágio final. 8/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

9 6. Conexão de áudio O conector de entrada de áudio é do tipo BNC. Esta conexão de entrada requer cabo coaxial de preferência do tipo com blindagem trançada para minimizar os efeitos de interferência de radiofreqüência (fig. 4 e fig. 5). Fig. 4 Fig Monitor - A saída de monitoração tem por finalidade disponibilizar amostra do sinal de saída da antena para uso em monitoração e medições (fig. 6). Fig Dissipação de Calor O sistema dissipador de calor do transmissor, é formado por uma ventoinha em conjunto com um túnel de refrigeração. A entrada e saída do túnel não podem ser obstruídas para não prejudicar o fluxo de ar (fig. 7). Fig. 7 9/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

10 8 Descrições dos controles 10/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

11 Descrição dos Controles 01 CÂMARA DE VENTILAÇÃO Entrada de ar 02 POTÊNCIA DIR(W) Indicador luminoso da potência direta. 03 POTÊNCIA REF(%) Indicador luminoso da potência refletida 04 TENSÃO (V) Indicador luminoso de tensão. 05 CORRENTE (A) Indicador luminoso de corrente. 06 MOD (%) Indicador luminoso de modulação. 07 PLL Indicador luminoso do PLL. 08 ENTRADA MONO Entrada de sinal mono 09 ENTRADA MPX Entrada de sinal composto 10 35Vac/TERRA Alimentação 11 ANTENA Saída para antena. 12 MONITOR Saída para monitoração 13 CÂMARA DE VENTILAÇÃO Saída de ar 14 REDE (fusível) Fusível geral do equipamento. 15 REDE(CABO DE FORÇA) Entrada de Alimentação do módulo Vac/TERRA (fonte) Fusível geral do equipamento. 17 REDE (LIGA) Chave geral do sistema 11/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

12 9 Circuitos Elétricos 9.1 Módulo do PLL 12/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

13 9.2 Módulo da PCI Principal (Entrada) 13/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

14 9.3 Módulo da PCI Principal (Fonte) 14/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

15 9.4 Módulo do Excitador 15/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

16 9.5 PCI dos Medidores 16/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

17 10 Lista de Material Circuito do PLL Quant. Descrição Valor Referência 02 Capacitor Disco 10 pf C5-C6 01 Capacitor Disco 33 pf C16 02 Capacitor Disco 100 pf C10-C18 06 Capacitor Poliéster 1 k C4-C8-C11-C24-C25-C34 01 Capacitor Poliéster 3,3 k C27 01 Capacitor Poliéster 10 k C2 09 Capacitor Poliéster 100 k C7-C12-C13-C15-C17-C19- C20-C30-C33 03 Capacitor Poliéster 220 k C21-C23-C32 02 Capacitor Eletrolítico 2,2 µf X 25V C22-C26 07 Capacitor Eletrolítico 10 µf X 25V C1-C9-C14-C28-C29-C31- C35 02 Circuito Integrado LM 358 CI5-CI6 01 Circuito Integrado POS150 CI-7 01 Circuito Integrado MAR8 CI3 01 Circuito Integrado MC12016 CI1 01 Circuito Integrado MC P CI2 01 Circuito Integrado 78L05 CI4 Regulador 01 Cristal MHz X1 01 Resistor 1/8W 100 Ohms R4 01 Resistor 1/8W 120 Ohms R9 01 Resistor 1/8W 220 Ohms R5 01 Resistor 1/8W 330 Ohms R1 06 Resistor 1/8W 1 k R12-R14-R18-R21-R24-R25 04 Resistor 1/8W 4,7 k R2-R6-R20-R23 06 Resistor 1/8W 10 k R3-R13-R16-R17-R19-R26 01 Resistor 1/8W 22 k R15 02 Resistor 1/8W 47 k R10-R11 01 Resistor 1/8W 330 k R22 02 Resistor 1/8W 680 k R7-R8 01 Transistor BC548 Q1 01 Trimpot mini (multivoltas) 10k TP1 01 Trimmer 3-30 pf C3 02 Conector BNC J-J3 04 Indutor Moldado 4,7 uh L1-L2-L3-L4 17/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

18 10.2 Circuito do Excitador Quant. Descrição Valor Referência 01 Capacitor SMD 47 pf C7 01 Capacitor Disco 150 pf C9 04 Capacitor SMD 1 k C1-C3-C5-C6 02 Capacitor Poliéster 220 k C2-C4 01 Capacitor Variável 3-30 pf C8 01 Indutor Choque VK200/4B L1 01 Indutor 2:1 L2 01 Indutor 20 Esp. #18 L3 02 Indutor 3 Esp #18 L5-L8 01 Transistor BLF245 TR1 01 Trimpot 10K TP1 01 Circuito Integrado 7808 REG1 Regulador 01 Resistor 1/8 W 270 Ohms R2 01 Resistor 1/8 W 680 Ohms R1 02 Resistor 1/8 W 3,3K R3-R Circuito do Filtro de Antena Quant. Descrição Valor Referência 04 Capacitor SMD 7 pf C8-C9-C11-C13 02 Capacitor Disco 10 k C4-C7 03 Capacitor SMD 10 pf C14-C15-C17 02 Capacitor Disco 10 pf C2-C3 02 Capacitor Disco 470 pf C5-C6 02 Capacitor Variável 5-45 pf C1-C16 02 Diodo de Germânio AA117 D1-D2 02 Indutor 2 Esp. #10 d=0,5 L1-L2 02 Trimpot 200 Ohms TP1-TP2 02 Resistor 1/8 W 4,7K R3-R Circuito do Medidor (Tensão) Quant. Descrição Valor Referência 01 Capacitor Poliéster 100 k C8 08 LED Amarelo D2-D3-D4-D5-D6-D7-D8- D9 02 LED Vermelho D10-D11 01 Resistor 1/8 W 4,7K R16 01 Resistor 1/8 W 1,2K R17 01 Resistor 1/8 W 2,2K R18 01 Resistor 1/8 W 6,8K R19 01 Resistor 1/8 W 15K R25 01 Circuito Integrado LM3914 CI-1 18/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

19 10.5 Circuito do Medidor (SWR) Quant. Descrição Valor Referência 01 Capacitor Poliéster 100 k C7 01 Capacitor Eletrolítico 2,2uF x 25V C1 08 LED Amarelo D2-D3-D4-D5-D6-D7-D8-D9 02 LED Vermelho D10-D11 01 Resistor 1/8 W 4,7K R16 01 Resistor 1/8 W 1,2K R17 01 Resistor 1/8 W 2,2K R18 01 Resistor 1/8 W 6,8K R19 01 Resistor 1/8 W 150K R24 01 Resistor 1/8 W 1K R25 01 Circuito Integrado LM3914 CI Circuito do Medidor (Áudio Corrente - Mod) Quant. Descrição Valor Referência 01 Capacitor Poliéster 100 k C8 08 LED Amarelo D2-D3-D4-D5-D6-D7-D8- D9 02 LED Vermelho D10-D11 01 Resistor 1/8 W 1,2K R24 01 Resistor 1/8 W 2,2K R18 01 Resistor 1/8 W 6,8K R22 01 Resistor 1/8 W 4,7K R23 01 Circuito Integrado LM3914 CI Circuito do Módulo Principal Quant. Descrição Valor Referência 01 Capacitor Eletrolítico 4,7 uf x 25V C42 02 Capacitor Variável 5-45 pf C21-C71 01 Capacitor Disco 33 pf C31 03 Capacitor Poliéster 1 k C44-C64-C66 03 Capacitor Poliéster 10 k C7-C13-C65 12 Capacitor Poliéster 100 k C8-C9-C10-C11-C19- C36-C43-C52-C53-C54- C57-C63 05 Capacitor Poliéster 220 k C14-C67-C68-C69-C70 01 Capacitor Eletrolítico 2,2uF x 25V C17 01 Capacitor Eletrolítico 47 uf x 25V C12 01 Capacitor Eletrolítico 100 uf X 25V C72 01 Capacitor Eletrolítico 1000 uf X 25V C15 01 Capacitor Eletrolítico 470 uf X 35V C25 02 Capacitor Eletrolítico 4700 uf X 50V C5-C6 19/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

20 Circuito do Módulo Principal (Cont.) Quant. Descrição Valor Referência 02 Capacitor Eletrolítico uf X 70V C3-C4 02 Capacitor Eletrolítico uf X 100V C1-C2 01 Circuito Integrado NE5532 CI3 05 Circuito Integrado TL072 CI4-CI6-CI12-CI7-CI13 01 Circuito Integrado 7915 CI1 Regulador 01 Circuito Integrado 7815 CI2 Regulador 08 Diodo 1N4148 D5-D7-D10-D11-D12-D14- D17-D18 01 Diodo 1N4004 D8 04 Diodo 1N4007 D1-D2-D3-D4 01 Diodo Zéner 15V D6 02 Diodo Zéner 16V D13-D15 01 Diodo Zéner 20V D16 01 Diodo Zéner 3,3V D9 01 LED Amarelo LED2 06 Resistor 1/8W 22 Ohms R38-R39-R48-R52-R55- R56 01 Resistor 1/8W 33 Ohms R53 01 Resistor 1/8W 100 Ohms R58 01 Resistor 1/8W 270 Ohms R3 02 Resistor 1/8W 470 Ohms R22-R23 02 Resistor 1/8W 1 k R5-R37 04 Resistor 1/8W 1,2 k R12-R44-R50-R64 04 Resistor 1/8W 2,2 k R10-R25-R46-R49 01 Resistor 1/8W 2,7 k R42 01 Resistor 1/8W 3,9 k R15 01 Resistor 1/8W 4,7 k R30 04 Resistor 1/8W 10 k R26-R31-R43-R54 01 Resistor 1/8W 12 k R13 03 Resistor 1/8W 47 k R2-R7-R9 01 Resistor 1/8W 56 k R34 05 Resistor 1/8W 100 k R4-R8-R11-R19-R45 02 Resistor 1/8W 470 k R18-R29 01 Transistor 2N4427 Q5 01 Transistor TIP142 Q1 03 Trimpot mini (multivoltas) 10 k R1-R6-R47 01 Trimpot 2 k TP9 03 Trimpot 2,2 k TP3-TP5-TP11 01 Trimpot 10 k TP7 01 Trimpot 5 k TP12 02 Trimpot 22 k TP4-TP6 20/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

21 Circuito do Módulo Principal (Cont.) Quant. Descrição Valor Referência 02 Turbina 12V TB1-TB2 01 Indutor Moldado 4,7uH L6 01 Indutor Choque 3,6m 2#14 SH_12A 01 Indutor 0,5 H - 12A L2 01 Indutor 4 ESPIRAS L1 01 Potenciômetro 10 k POT1 01 Transformador 22V T1 11 Anexos 11.1 P C I do PLL a) Face inferior b) Face superior 21/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

22 c) Overlay 11.2 PCI do Excitador a) Face inferior b) Overlay 22/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

23 11.3 PCI do Filtro a) Face inferior b) Overlay 23/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

24 11.4 PCI do Medidor (REF, CORRENTE e MOD) Face inferior Overlay 11.5 PCI do Medidor (SWR) Face inferior Overlay 24/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

25 11.6 PCI do Medidor (TENSÃO) Face inferior Overlay 25/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

26 11.7 PCI Principal d) Face inferior 26/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

27 e) Face superior 27/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

28 f) Overlay 28/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

29 11.8 Módulo de RF (300 W) Vista frontal 29/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

30 a) Características Elétricas 30/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

31 b) Overlay c) Diagrama Esquemático d) Lista de Material] 31/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

32 12 Teste de Desempenho Para verificação do desempenho do equipamento, adotar o seguinte procedimento: 1. Montagem Oscilador de Áudio Transmissor Wattímetro Medidor de Nível e DH Monitor Carga Fantasma Medidor de Frequência 2. Equipamentos utilizados: Oscilador de áudio de baixa distorção Medidor de Potência (Wattímetro) 50 W Carga fantasma (50 ohms, 50 W) Monitor de Modulação Medidor de nível e Distorção Harmônica Medidor de frequência 3. Medições: Freqüência de Operação Potência de RF Resposta em freqüência Relação sinal ruído Distorção Harmônica Total 32/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

33 13 Anexos 1. Etiqueta de identificação ANATEL 2. Etiqueta de Número de série APEL Logotipo ANATEL 5. Detalhe das etiquetas 33/33 apel Aplicações Eletrônicas Ind. e Com. Ltda.

Amplificador de áudio 50 watts

Amplificador de áudio 50 watts Amplificador de áudio 50 watts Projeto de um amplificador de áudio de 50 watts de baixo custo e ótimo desempenho. O presente projeto inclui o módulo de potência, módulo de fonte de alimentação e módulo

Leia mais

OM SISTEMAS MOD: AMD3000SS

OM SISTEMAS MOD: AMD3000SS TRANSMISSOR DE ESTADO SÓLIDO DE 3000W. OM SISTEMAS MOD: AMD3000SS Características Gerais: O transmissor de radiodifusão AMD3000SS foi projetado para operar em qualquer freqüência dentro da faixa de AM,

Leia mais

MÓDULO FI 75MHz. Descrição do circuito:

MÓDULO FI 75MHz. Descrição do circuito: MÓDULO FI 75MHz. O módulo FI 75MHz é uma placa de 9 pol x 3,5 pol conectado a placa-mãe em J6 e localizado no quarto nicho (slot) da direita do rádio. É utilizado na recepção e transmissão. A Figura 5-19

Leia mais

OM SISTEMAS MOD: AMD5000SS

OM SISTEMAS MOD: AMD5000SS TRANSMISSOR DE ESTADO SÓLIDO DE 50000W. OM SISTEMAS MOD: AMD5000SS Características Gerais: O transmissor de radiodifusão AMD5000SS foi projetado para operar em qualquer freqüência dentro da faixa de AM,

Leia mais

KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - A1002

KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - A1002 KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT Mod. - PLACA AMPLIFICADOR 100W RMS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem deste KIT amplificador,

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PLACA MODULADORA FM 1 WATT PLL(MC145151P2) PRO

MANUAL DO USUÁRIO PLACA MODULADORA FM 1 WATT PLL(MC145151P2) PRO MANUAL DO USUÁRIO PLACA MODULADORA FM 1 WATT PLL(MC145151P2) PRO * A placa moduladora FM de 1 Watt fornecido pela RAA Electronic utiliza em seu sistema PLL o famoso circuito integrado MC145151P2 da Motorola,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA LAB2-B

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA LAB2-B UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Prof. José Roberto Marques LAB2-B Projeto do sistema de controle de um retificador controlado monofásico em ponte Objetivo: Esse laboratório

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 31 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PLACA MODULADORA FM 1 WATT PLL(4046) PRO

MANUAL DO USUÁRIO PLACA MODULADORA FM 1 WATT PLL(4046) PRO MANUAL DO USUÁRIO PLACA MODULADORA FM 1 WATT PLL(4046) PRO * A placa moduladora FM de 1 Watt fornecido pela RAA Electronic utiliza em seu sistema PLL o famoso circuito integrado CD4046, que aliado a outros

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL

FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL A fonte apresentada é de fácil montagem e baixo custo, sendo muito útil para o desenvolvimento de experimentos na bancada de eletrônica. O esquema apresentado permite uma

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO I

AVISO DE RETIFICAÇÃO I AVISO DE RETIFICAÇÃO I EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 629/2013 O SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna pública RETIFICAÇÃO referente ao edital de licitação acima relacionado, conforme

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

CAPITULO 1- RESISTORES

CAPITULO 1- RESISTORES CONTEÚDO CAPITULO 1- RESISTORES 1.1 INTRODUÇÃO... 1.1 1.2 TAMANHO E POTÊNCIA... 1.1 1.3 TIPOS DE RESISTORES... 1.1 1.4 VALORES PADRÕES E TOLERÂNCIAS... 1.1 1.5 SÍMBOLOS GRÁFICOS... 1.2 1.6 ASSOCIAÇÃO DE

Leia mais

RESULTADO DA CONCORRÊNCIA PÚLICA Nº 186/2010 SENAI PR

RESULTADO DA CONCORRÊNCIA PÚLICA Nº 186/2010 SENAI PR RESULTADO DA CONCORRÊNCIA PÚLICA Nº 186/2010 SENAI PR A Comissão de Licitações do Sistema FIEP, instituída pela Portaria nº 027/2008, informa o RESULTADO da Concorrência Pública nº 186/2010: Protocolo:

Leia mais

CIRCUITOS DOS RADIOS AM/FM

CIRCUITOS DOS RADIOS AM/FM 1 CIRCUITOS DOS RADIOS AM/FM A função de um rádio é receber os sinais das emissoras na sua antena, selecionar um deles, amplificar e reproduzir no alto falante (ou alto falantes). Nesta parte mostrarei

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES 2. Demodulador

TELECOMUNICAÇÕES 2. Demodulador TELECOMUNICAÇÕES 2 3 Demodulação: a Detecção por amplitude: Detetor de envoltória. AM b Detecção por freqüência: Demodulação de quadratura. FM c Detecção por fase: Demodulação por desvio de fase. Demodulador

Leia mais

Manual de Operação. Receptor em UHF 937,5 a 940 e 942 a 960 MHz. Link de Áudio Mono / Estéreo. Cristal 950 RX. Versão 3.

Manual de Operação. Receptor em UHF 937,5 a 940 e 942 a 960 MHz. Link de Áudio Mono / Estéreo. Cristal 950 RX. Versão 3. Optima RF Telecomunicações Ltda Manual de Operação Receptor em UHF 937,5 a 940 e 942 a 960 MHz Link de Áudio Mono / Estéreo Cristal 950 RX Versão 3.1 março 2010 6 Apresentação Leia ATENTAMENTE O MANUAL

Leia mais

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS 500W Digital TE7200H-2K5-500D DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS Transmissor de TV Digital DOHERTY Robustez e eficiência, com baixo consumo de energia. Equipamento compacto, com amplificadores de potência

Leia mais

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS 2k5W Digital (3 módulos) TE7800H-10K-2K5D DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS Transmissor de TV Digital DOHERTY Robustez e eficiência, com baixo consumo de energia. Equipamento compacto, com amplificadores

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA48C250-F/00

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA48C250-F/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 600551 A 24/01/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1 - Entrada

Leia mais

TRANSMISSOR E RECEPTOR DE LINK STL (STUDIO LINK TRANSMITTER), MODELO ALC950DX

TRANSMISSOR E RECEPTOR DE LINK STL (STUDIO LINK TRANSMITTER), MODELO ALC950DX TRANSMISSOR E RECEPTOR DE LINK STL (STUDIO LINK TRANSMITTER), MODELO ALC950DX Serviço Auxiliar de Radiodifusão Sonora TELEONDAS TELEONDAS STUDIO LINK TRANSMITTER FM-COM - TX 25 - ALC950DX Watts Índice

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS 2k5W Digital (4 módulos) TE7800H-10K-2K5D DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS Transmissor de TV Digital DOHERTY Robustez e eficiência, com baixo consumo de energia. Equipamento compacto, com amplificadores

Leia mais

TRANSMISSOR 130 WATTS 40m / AM

TRANSMISSOR 130 WATTS 40m / AM BURRANGO-II TRANSMISSOR 130 WATTS 40m / AM (Sistema de modulação através da fonte de alimentação) Primeiramente, quero agradecer aos nossos amigos e colegas, PY2KO (Saulo), PY5VB (Villas Boas) e PY2JPP

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Misturador 8 canais AP 8XR (Com híbrido)

Misturador 8 canais AP 8XR (Com híbrido) Misturador 8 canais AP 8XR (Com híbrido) Misturador AP-8XR Pág. 1 / 17 Sumário 1 Misturador AP-8XR... 3 1.1 Introdução... 3 1.2 Características Técnicas... 4 1.3 Descrição dos Controles... 5 1.4 Diagramas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA28C200-A/00

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA28C200-A/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 603061 A 24/01/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1 - Entrada

Leia mais

ALFAKITS A-10

ALFAKITS  A-10 KIT PLACA AMPLIFICADOR 10 W RMS MONO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 10W RMS Mod. A-10 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem desse

Leia mais

PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR

PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR CH1 AVANÇA 1 PASSO CH2 RETROCEDE 1 PASSO CH3 AVANÇA CONTINUAMENTE CH4 RETROCEDE CONTINUAMENTE B1 SINAL EXTERNO AVANÇA

Leia mais

SURROUND KIT Surround Sound

SURROUND KIT Surround Sound SURROUND KIT - 011 INTRODUÇÃO Surround Sound Esse kit acrescenta três canais ao sistema de som estereofônico: surround, central e sub-woofer, aproximando uma sala de áudio e vídeo ou home-theater de um

Leia mais

FILTRO PASSA BANDA PARA A FAIXA DE 6 METROS

FILTRO PASSA BANDA PARA A FAIXA DE 6 METROS FILTRO PASSA ANDA PARA A FAIXA DE 6 METROS PU2XEA por Lúcio A. Magalhães Filho 1. INTRODUÇÃO A necessidade de se usar um filtro para a banda de 6 metros ficou evidente quando percebi que certos transceptores

Leia mais

1.1 Apresentação 1.2 Assistência técnica 1.3 Inspeção no ato do recebimento 1.4 Especificações técnicas 1.5 Características elétricas e mecânicas

1.1 Apresentação 1.2 Assistência técnica 1.3 Inspeção no ato do recebimento 1.4 Especificações técnicas 1.5 Características elétricas e mecânicas ÍNDICE SEÇÃO 1 Dados Gerais 1.1 Apresentação 02 1.2 Assistência técnica 02 1.3 Inspeção no ato do recebimento 02 1.4 Especificações técnicas 02 1.5 Características elétricas e mecânicas 02 SEÇÃO 2 Operação

Leia mais

ALFAKITS AS1515

ALFAKITS  AS1515 KIT PLACA AMPLIFICADOR 30 W RMS ESTÉREO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 30W RMS ESTÉREO Mod.AS1515 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem

Leia mais

EFA110F360-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 11/05/01 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F360-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 11/05/01 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 603480 A 11/05/01 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

EFA110F25-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 27/06/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F25-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 27/06/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 605509 A 27/06/03 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 6 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada 2.2- Saída

Leia mais

POWERTRANS ELETR RÔNICA INDUSTRIAL Manual Técnico de Instalação e Operação POWERBLOCK JUNIOR MONOFÁSICO

POWERTRANS ELETR RÔNICA INDUSTRIAL Manual Técnico de Instalação e Operação POWERBLOCK JUNIOR MONOFÁSICO POWERTRANS Eletrônica Industrial Ltda. Rua Ribeiro do Amaral, 83 Ipiranga SP - Fone/Fax: (11) 2063-9001 E-mail: powertrans@powertrans.com.br Site: www.powertrans.com.br Manual Técnico de Instalação e Operação

Leia mais

ALFAKITS AS-50

ALFAKITS   AS-50 KIT PLACA AMPLIFICADOR 50 W RMS ESTÉREO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 50W RMS ESTÉREO Mod.AS-50 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem

Leia mais

BXC 1833 BXC 1827 BRAXCOMM ELETRÔNICA LTDA

BXC 1833 BXC 1827 BRAXCOMM ELETRÔNICA LTDA Repetidor Celular BXC 1833 BRAXCOMM ELETRÔNICA LTDA BRAXCOMM eletrônica Ltda 1 ! Este documento é protegido como propriedade da BRAXCOMM ELETRÔNICA não podendo ser copiado ou reproduzido em partes ou total

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Conversor Buck Módulo de Potência APARATO UTILIZADO: Você recebeu uma placa com de circuito com o circuito cujo esquema é mostrado na figura 1. O circuito é composto por um retificador

Leia mais

ALFAKITS A100EQM

ALFAKITS  A100EQM KIT Placa Circuito Amplificador 100W RMS c/ controles Graves, Médios e Agudos, duas entradas de sinal (microfone e linha), Mixer incluso e VU de LEDs Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT

Leia mais

Série 200. Ver. 04/Jul/2008

Série 200. Ver. 04/Jul/2008 DISTRIBUIDORES E AMPLIFICADORES MÚLTIPLOS DE VÍDEO E ÁUDIO, 1RU, PHASE SÉRIE 200 Linha de Distribuidores (DA) com Múltiplos Canais de Vídeo e Áudio, Amplificadores Monitores, Balanceadores / Desbalanceadores

Leia mais

Unidade 1 Introdução. Rev. 01 Jan./2003. Rev. 01 Novembro/2007. Manual RTTU3500T. RF Telavo Telecomunicações Ltda

Unidade 1 Introdução. Rev. 01 Jan./2003. Rev. 01 Novembro/2007. Manual RTTU3500T. RF Telavo Telecomunicações Ltda Rev. 01 Jan./2003 Rev. 01 Novembro/2007 Manual RTTU3500T RF Telavo Telecomunicações Ltda. - 1 - Sumário Unidade I Introdução Pág. 04 1. Termo de garantia: Pág. 05 2. Layout externo: Pág. 06 3. Descritivo

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 22 Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem duas saídas

Leia mais

MANUTENÇÃO DE PERIFÉRICOS Estabilizadores Aula 06

MANUTENÇÃO DE PERIFÉRICOS Estabilizadores Aula 06 MANUTENÇÃO DE PERIFÉRICOS Estabilizadores Aula 06 Estabilizadores Surgiram na década de 1940 Paliativo para os problemas com a rede elétrica, que prejudicavam a operação de aparelhos sensíveis, como rádios

Leia mais

Circuitos Periféricos Sistema Amplificador de Áudio

Circuitos Periféricos Sistema Amplificador de Áudio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Circuitos Periféricos Sistema Amplificador

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com DISPOSITIVOS

Leia mais

AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI, KAUANE ANDRADE KIEL, MARCELO SUTIL FERREIRA

AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI, KAUANE ANDRADE KIEL, MARCELO SUTIL FERREIRA TÍTULO: PROJETO DE UM RECEPTOR DE AMPLITUDE MODULADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI,

Leia mais

Radiodifusão de TV. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi EPUSP 10/2016. Ref.: NAB Engineering Handbook Guido Stolfi - PTC / 60

Radiodifusão de TV. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi EPUSP 10/2016. Ref.: NAB Engineering Handbook Guido Stolfi - PTC / 60 Radiodifusão de TV PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi EPUSP 10/2016 Ref.: NAB Engineering Handbook Guido Stolfi - PTC2547-1 / 60 Tópicos Abordados Características Relevantes dos Receptores

Leia mais

Fonte Bivolt 24 Vdc / 5 A

Fonte Bivolt 24 Vdc / 5 A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem uma saída

Leia mais

Figura do exercício 1

Figura do exercício 1 Exercícios Propostos de Eletrônica de Potência 1 Geração e Processamento dos Sinais Analógicos do Sistema de Acionamento de Motor CC 1) A figura abaixo mostra um integrador resetável que opera na geração

Leia mais

VU DE LEDs COM O CI COMERCIAL LM3915

VU DE LEDs COM O CI COMERCIAL LM3915 VU DE LEDs COM O CI COMERCIAL LM3915 O circuito integrado comercial LM3915 detecta níveis de tensão analógicos e aciona 10 saídas. Normalmente nessas saídas são conectados LEDs (de qualquer cor), podendo

Leia mais

AMPLIFICADOR DE PEQUENOS

AMPLIFICADOR DE PEQUENOS P U C E N G E N H A R I A LABORATÓRIO DE DCE 2 EXPERIÊNCIA 6: AMPLIFICADOR DE PEQUENOS SINAIS COM TBJ Identificação dos alunos: Data: 1. Turma: 2. 3. Professor: 4. Conceito: I. Objetivos Familiarização

Leia mais

MULTITIMER. 1 previamente desligado e após certo tempo ligado. 2 previamente ligado e após certo tempo desligado

MULTITIMER. 1 previamente desligado e após certo tempo ligado. 2 previamente ligado e após certo tempo desligado MULTITIMER O multitimer é um aparelho controlador de tempo programável, para qualquer tipo de aparelho que funcione em 110 ou 220V CA e consuma até 6 ampères. A faixa de operação básica é de 5 minutos

Leia mais

5 EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS

5 EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS 5 EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS 5.1 INTRODUÇÃO Os resultados numéricos obtidos a partir do software desenvolvido anteriormente serão comparados com dados experimentais provenientes de medidas, tendo como principais

Leia mais

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666 Volume II Capítulo 14 Efeitos de frequência 568 14-1 Resposta em frequência de um amplificador 570 14-2 Ganho de potência em decibel 575 14-3 Ganho de tensão em decibel 579 14-4 Casamento de impedância

Leia mais

Unidade 1 Introdução. Rev. 01 Jan./2003. Rev. 01 Novembro/2007. Manual RTTU1500T. RF Telavo Telecomunicações Ltda

Unidade 1 Introdução. Rev. 01 Jan./2003. Rev. 01 Novembro/2007. Manual RTTU1500T. RF Telavo Telecomunicações Ltda Rev. 01 Jan./2003 Rev. 01 Novembro/2007 Manual RTTU1500T RF Telavo Telecomunicações Ltda. - 1 - Sumário Unidade I Introdução Pág. 05 1. Termo de garantia: Pág. 06 2. Layout externo: Pág. 07 3. Descritivo

Leia mais

Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações

Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações Aula Prática 01 I - Objetivos O objetivo desta aula prática é estudar o amplificador diferencial, suas propriedades e aplicações. A técnica adotada é reforçar a noção de associação de amplificadores em

Leia mais

TRANSCEPTOR FIXO / MÓVEL P-2500 UHF MANUAL TÉCNICO. Rev. 1.0

TRANSCEPTOR FIXO / MÓVEL P-2500 UHF MANUAL TÉCNICO. Rev. 1.0 TRANSCEPTOR FIXO / MÓVEL P-2500 UHF MANUAL TÉCNICO Rev. 1.0 NOTAS: A Teltronic Brasil Ltda. se reserva o direito de revisar esta documentação e fazer alterações em seu conteúdo a qualquer momento, sem

Leia mais

Transmissão de Dados via Rádio. Jader Garcia da Silveira

Transmissão de Dados via Rádio. Jader Garcia da Silveira Transmissão de Dados via Rádio Jader Garcia da Silveira Índice Bandas de Transmissão Transmissor Receptor Exemplo Circuito PLL Transceptor Bandas de Transmissão O ITU (International Telecommunication Union)

Leia mais

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10 Volume I Capítulo 1 Introdução 2 1-1 Os três tipos de fórmula 4 1-2 Aproximações 6 1-3 Fontes de tensão 7 1-4 Fontes de corrente 10 1-5 Teorema de Thevenin 13 1-6 Teorema de Norton 16 1-7 Análise de defeito

Leia mais

Estação de FM Estereofônica MTFM98- RADCOM (5)

Estação de FM Estereofônica MTFM98- RADCOM (5) Estação de FM Estereofônica MTFM98- RADCOM (5) 1 Como utilizar este manual. Este manual tem como objetivo principal levar ao cliente da Montel Sistemas de Comunicação Ltda., informações genéricas a respeito

Leia mais

EFA110F25-A-01. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 21/07/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F25-A-01. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 21/07/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 605621 A 21/07/03 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Trabalho de Modulação de Frequência. Guia de procedimento

Trabalho de Modulação de Frequência. Guia de procedimento Trabalho de Modulação de Frequência Guia de procedimento Turma : Grupo : Data: / /2003 Nomes: Este guia contem o conjunto de experiências, observações e medidas a efectuar durante as aulas práticas laboratoriais.

Leia mais

Pontas de prova para instrumentos

Pontas de prova para instrumentos Pontas de prova para instrumentos São denominados pontas de prova o conjunto de cabos, conectores e terminações que fazem a conexão entre os instrumentos e os circuitos a serem analisados. 1 Pontas de

Leia mais

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@eletrica.ufpr.br Gradadores Gradadores com controle pelo ângulo de condução de um interruptor Gradadores

Leia mais

Introdução 5. Amplificador em coletor comum 6. Princípio de funcionamento 7

Introdução 5. Amplificador em coletor comum 6. Princípio de funcionamento 7 Sumário Introdução 5 Amplificador em coletor comum 6 Princípio de funcionamento 7 Parâmetros do estágio amplificador em coletor comum 10 Ganho de tensão 10 Ganho de corrente 10 Impedância de entrada 10

Leia mais

INTRODUÇÃO DESCRITIVO

INTRODUÇÃO DESCRITIVO ! Em caso de pico de energia o fusivel de proteção pode ser danificado. Para efetuar a troca do fusível, desconecte o aparelho da energia remova a gaveta porta fusível e utilize o fusível reserva. Antes

Leia mais

RETIFICAPOR MOD A FABRICANTE STEMAC

RETIFICAPOR MOD A FABRICANTE STEMAC 1 RETIFICAPOR MOD. 2410-A FABRICANTE STEMAC Pelas suas características, o retificador monofásico modelo 2410-A, torna-se adequado ao emprego em flutuação, carga e/ou recarga automática de baterias para

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO COM SOFTWARE EAGLE

CURSO DE EXTENSÃO COM SOFTWARE EAGLE CURSO DE EXTENSÃO PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO COM SOFTWARE EAGLE ENG. ESP. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR FACTHUS SETEMBRO 2010 DEFINIÇÃO: O circuito impresso consiste de uma placa de fenolite, fibra de vidro,

Leia mais

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS

DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS 1.000W Digital TE7400H-5K-1KD DOHERTY DIGITAL TV TRANSMITTERS Transmissor de TV Digital DOHERTY Robustez e eficiência, com baixo consumo de energia. Equipamento compacto, com amplificadores de potência

Leia mais

Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107

Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107 Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107 \\ D1 a D4 sao retificadores bem como C1 e C2 tornando a tensão VDC, o LM723 é o regulador de tensão de precisão, e funciona

Leia mais

CROSSOVER PARAMÉTRICO ESTÉREO BALANCEADO. X24ST - 4 VIAS - 24dB POR OITAVA

CROSSOVER PARAMÉTRICO ESTÉREO BALANCEADO. X24ST - 4 VIAS - 24dB POR OITAVA CROSSOVER PARAMÉTRICO ESTÉREO BALANCEADO X24ST - 4 VIAS - 24dB POR OITAVA MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 3.0 Setembro 2017 ATENÇÃO! A) Antes de ligar o aparelho na rede elétrica certifique-se que a chave

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606124 A 03/10/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

ALFAKITS A-30

ALFAKITS  A-30 KIT PLACA AMPLIFICADOR 30 W RMS MONO C/ PRÉ-AMPLIFICADOR Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 30W RMS MONO com pré-amplificador Mod.A30 da ALFAKITS. Este manual procura

Leia mais

Página 1

Página 1 1. A função da eletrônica de potência é controlar o fluxo de potência, processando a energia das fontes de alimentação disponíveis (rede elétrica, geradores ou baterias) através de dispositivos semicondutores

Leia mais

Básico de esquemas elétricos

Básico de esquemas elétricos Básico de esquemas elétricos Ciclo de Desenvolvimento de Hardware Definição dos Requisitos Revisão dos requisitos Definição dos Blocos (arquitetura) Escolha de Fornecedores e Novos componentes Projeto

Leia mais

ELETRONICA ANALÓGICA By W. L. Miranda. Fontes de alimentação CA/CC.

ELETRONICA ANALÓGICA By W. L. Miranda. Fontes de alimentação CA/CC. ELETRONICA ANALÓGICA By W. L. Miranda Fontes de alimentação CA/CC. 1 - Considerações de projeto: a) 1º Caso: Isolamento entre rede domiciliar CA e a carga. Neste caso, a fase, o neutro ou o aterramento

Leia mais

Analisador de Espectros

Analisador de Espectros Analisador de Espectros O analisador de espectros é um instrumento utilizado para a análise de sinais alternados no domínio da freqüência. Possui certa semelhança com um osciloscópio, uma vez que o resultado

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL. EXPERIÊNCIA N o 6

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL. EXPERIÊNCIA N o 6 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL Título: Circuito integrado TCA - 785. EXPERIÊNCIA N o 6 Objetivo: Verificar o princípio de funcionamento do

Leia mais

Diodo P-I-N Aplicação em Sistema de Chaveamento

Diodo P-I-N Aplicação em Sistema de Chaveamento Diodo P-I-N Aplicação em Sistema de Chaveamento Utilizando dois diodos PIN é possível conseguir chaves de RF com duas posições. Quando D1 for polarizado reversamente e D2 polarizado diretamente, há transferência

Leia mais

POWERTRANS ELETR RÔNICA INDUSTRIAL Manual Técnico de Instalação e Operação RETIFICADOR TRIFÁSICO NÃO REALIMENTADO

POWERTRANS ELETR RÔNICA INDUSTRIAL Manual Técnico de Instalação e Operação RETIFICADOR TRIFÁSICO NÃO REALIMENTADO POWERTRANS Eletrônica Industrial Ltda. Rua Ribeiro do Amaral, 83 Ipiranga SP - Fone/Fax: (11) 2063-9001 E-mail: powertrans@powertrans.com.br Site: www.powertrans.com.br Manual Técnico de Instalação e Operação

Leia mais

Termometro Digital com Display de Cristal Liquido

Termometro Digital com Display de Cristal Liquido Termometro Digital com Display de Cristal Liquido Descrevemos neste artigo a montagem de um excelente termômetro com display de cristal líquido de 3 1/2 dígitos para a faixa de temperaturas situada entre

Leia mais

TESTADOR DIGITAL PARA RELÉS, TRANSDUTORES E MEDIDORES

TESTADOR DIGITAL PARA RELÉS, TRANSDUTORES E MEDIDORES CE 500 TESTADOR DIGITAL PARA RELÉS, TRANSDUTORES E MEDIDORES APLICAÇÕES Atende a todas necessidades de aferição e ajustes de relés de proteção, transdutores e medidores. Gera sinais de corrente e tensão

Leia mais

CIRCUITO INTEGRADO - Família TTL

CIRCUITO INTEGRADO - Família TTL LISTA DE COMPONENTES DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS Modelo Descrição Encapsulamento QTDE. 7445 Decodificador BCD para Decimal DIP-14 60 7491 7496 Registrador de deslocamento de 8 bits com

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N O 3 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADOR MONOFÁSICO EM PONTE CONTROLADO W. KAISER 03/2009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento de uma ponte monofásica controlada utilizando

Leia mais

CONVERSOR DE SINAIS TRM-360

CONVERSOR DE SINAIS TRM-360 CONVERSOR DE SINAIS Introdução Obrigado por ter escolhido nosso CONVERSOR DE SINAIS. Para garantir o uso correto e eficiente do, leia este manual completo e atentamente para entender como operar o antes

Leia mais

1 PY2MG REVISÃO 2 14/06/06. Manual Montagem Pinel 1. Parte 1 Recepção

1 PY2MG REVISÃO 2 14/06/06. Manual Montagem Pinel 1. Parte 1 Recepção 1 PY2MG Manual Montagem Pinel 1 Parte 1 Recepção 2 PY2MG Siga as instruções passo a passo para ter sucesso na montagem. Não tenha pressa e ao colocar os componentes, seja cuidadoso. Faça uma montagem limpa

Leia mais

MONTAGEM Consultar o datasheet do 324 para certificar-se da alimentação do AO

MONTAGEM Consultar o datasheet do 324 para certificar-se da alimentação do AO ROTEIRO 03 - AmpOp Malha Fechada Equipe: Data: / / 16 Objetivos: Visto -Verificar o funcionamento da configuração do AO na configuração inversora e não inversora. Pré-requisitos: 1)Amplificadores Operacionais

Leia mais

Itautec DATA SHEET OBJETO: FONTE BABY 350W AUTO

Itautec DATA SHEET OBJETO: FONTE BABY 350W AUTO Itautec DATA SHEET OBJETO: FONTE BABY 350W AUTO CÓDIGO DO DOCUMENTO 04ROM2397000-022 PÁGINA 1 PROJETO: PART NUMBER: CONFORME O SISTEMA OCO650 OBS: EM ANEXO O DATA-SHEET DO FABRICANTE. FABRICANTE: PHB 00

Leia mais

Parte I Introdução... 1

Parte I Introdução... 1 SUMÁRIO VIII Parte I Introdução... 1 Capítulo 1 Unidades de Medida... 3 Introdução...3 Grandezas Físicas...3 Múltiplos e Submúltiplos...4 Arredondamentos...6 Exercícios...7 Capítulo 2 Simbologia... 9 Introdução...9

Leia mais

O jeito fácil de aprender!

O jeito fácil de aprender! O jeito fácil de aprender! ETS - Educational Training Shield Manual do Usuário Versão 1.1 www.ezduino.com info@ezduino.com PREFÁCIO A partir de uma detalhada pesquisa o "EZduino Team" elaborou o ETS -

Leia mais

Unidade 1 Introdução. Rev. 01 Jan./2003. Rev. 01 Novembro/2007. Manual RTTU500T. RF Telavo Telecomunicações Ltda

Unidade 1 Introdução. Rev. 01 Jan./2003. Rev. 01 Novembro/2007. Manual RTTU500T. RF Telavo Telecomunicações Ltda Rev. 01 Jan./2003 Rev. 01 Novembro/2007 Manual RTTU500T RF Telavo Telecomunicações Ltda. - 1 - Sumário Unidade I Introdução: Pág. 03 1. Termo de Garantia: Pág. 05 2. Layout externo: Pág. 06 3. Descritivo

Leia mais