PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida? <.> Ciclo vital <.> Organização celular <.3> Crescimento <.4> Metabolismo <.5> Movimento <.6> Reprodução <.7> Evolução A proposta é iniciar a aula pedindo aos alunos exemplos de seres vivos e anotar alguns deles no quadro ou na lousa. Em seguida, pergunte aos alunos quais são as características comuns a todos os seres listados (esta é uma versão simplificada da sugestão de atividade complementar no Manual ver p. 3). Se preferir, você pode usar como referência para a atividade as imagens das páginas e do livro: ser humano, cogumelo, samambaia, peixe, ameba e bactérias. A partir desta atividade inicial, apresentar os conceitos relacionados à vida, do ciclo vital à evolução. Não aprofundar os conceitos de célula procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal esses conceitos serão estudados no capítulo 7 do livro. Abordar apenas o conceito geral de célula e mencionar que, com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células.

2 <.8> Composição química das células <3.> Substâncias inorgânicas orgânicas: carboidratos e lipídios Como continuação da aula anterior, informar aos alunos que os seres vivos são formados do mesmo conjunto básico de moléculas. Leia o boxe Atenção da página 9, que diferencia átomo e molécula. Analisar o gráfico Composição química de uma célula de mamífero sem considerar a água (%), página 9. Sugerimos as seguintes questões para orientar esta análise: - Qual é o componente principal deste tipo celular? (R: proteínas) - Em sua opinião, a composição química varia de acordo com o tipo de célula? (R: Sim, e este tema será retomado ao longo do ano, quando estudaremos a célula. Uma célula adiposa, por exemplo, que compõe a gordura do corpo, possui maior proporção de gordura) Explicar os conceitos de polímero e monômero e, a partir desta explicação, mostrar a estrutura dos carboidratos e a dos lipídios. Sugerimos mostrar aos alunos como a etimologia pode facilitar o estudo da Biologia com o exemplo dos termos polímero e monômero (ver p. 80 glossário etimológico). Atividades podem ser dadas como tarefa de casa (ver p ):, e 9. A atividade 9 pode ser individual.

3 Início: correção das atividades da aula anterior. Apresentar os conceitos e as estruturas básicas de proteínas e ácidos nucleicos, com base nos textos e imagens do livro (p. 4 a 8). Se possível, utilizar animações sobre estrutura e replicação do DNA, sem detalhamento como os disponíveis nesta obra: orgânicas: proteínas e ácidos nucleicos 3 Atividades (podem ser tarefa para casa): 5, 6, 8 e Início: correção das atividades da aula anterior. Sugerimos utilizar a imagem da página 40 como base para apresentação dos níveis de organização em Biologia. O conceito de fator biótico e abiótico e o de biosfera podem ser reforçados com a consulta ao glossário etimológico. Introduzir o conceito de cadeia alimentar e de nível trófico. Fazer a atividade em conjunto com os alunos. A atividade 8 pode ser uma atividade para casa.. Níveis de organização. Biosfera, ecossistemas, comunidades e populações 3. Transferência de matéria e de energia nos ecossistemas 4

4 PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: S Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia.. Como definir vida? <.> Ciclo vital <.> Organização celular <.3> Crescimento <.4> Metabolismo A proposta é iniciar a aula pedindo aos alunos exemplos de seres vivos. Em seguida, pergunte aos alunos quais são as características comuns a todos os seres listados (ver a sugestão de atividade complementar no Manual ver página 3). Se preferir, você pode usar como referência para a atividade as imagens das páginas e do livro: ser humano, cogumelo, samambaia, peixe, ameba e bactérias. A partir desta atividade inicial, apresentar os conceitos relacionados à vida, do ciclo vital ao metabolismo. Não aprofundar os conceitos de célula procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal esses conceitos serão estudados no capítulo 7 do livro. Sugerimos manter a abordagem simplificada apresentada no livro. Solicitar a leitura do texto Minerais crescem... e agora?, da seção Vamos criticar o que estudamos? (p. 3-3). Para avaliar a interpretação do texto e dos conceito trabalhados em aula, ao final da leitura os alunos devem responder, no caderno, a atividade 3 da página 36.

5 <.5> Movimento <.6> Reprodução <.7> Evolução <.8> Composição química das células <3.> Substâncias inorgânicas orgânicas: carboidratos e lipídios 3 Como continuação da aula anterior, corrija a atividade sugerida na aula anterior e converse com os alunos a respeito de outras características gerais : movimento, reprodução e evolução. As imagens do livro podem ser utilizadas para ilustrar os conceitos. Sugerimos que neste momento seja comentado com os alunos o tema do texto E as exceções?, da seção Vamos criticar o que estudamos? (p. 3), e também Etimologia, da seção Leitura (p ). Solicitar as atividades e da página 36. Corrigir as atividades sugeridas na aula anterior. Como continuação da aula anterior, informar aos alunos que os seres vivos são formados do mesmo conjunto básico de moléculas. Leia o boxe Atenção da página 9, que diferencia átomo e molécula. Analisar o gráfico Composição química de uma célula de mamífero sem considerar a água (%), página 9. Sugerimos as seguintes questões para orientar esta análise: - Qual é o componente principal deste tipo celular? (R: proteínas) - Em sua opinião, a composição química varia de acordo com o tipo de célula? (R: Sim, e este tema será retomado ao longo do ano, quando estudaremos a célula. Uma célula adiposa, por exemplo, que compõe a gordura do corpo, possui maior proporção de gordura) Explicar os conceitos de polímero e monômero e, a partir desta explicação, mostrar a estrutura dos carboidratos e a dos lipídios. Sugerimos mostrar aos alunos como a etimologia pode facilitar o estudo da Biologia com o exemplo dos termos polímero e monômero (ver p. 80 glossário etimológico). Atividades podem ser dadas como tarefa de casa (ver p ):, e 9. A atividade 9 pode ser individual.

6 Início: correção das atividades da aula anterior. Apresentar os conceitos e as estruturas básicas de proteínas e ácidos nucleicos, com base nos textos e imagens do livro (p. 4 a 8). Se possível, utilizar animações sobre estrutura e replicação do DNA, sem detalhamento como os disponíveis nesta obra: orgânicas: proteínas e ácidos nucleicos 4 Atividades (podem ser tarefa para casa): 5, 6, 8 e Atividade prática: extração de DNA Veja uma sugestão de roteiro para aplicação na aula prática. Esta atividade é muito importante para que os alunos desenvolvam a noção de escala, percebendo que a representação em dupla hélice é um modelo molecular, não visível a olho nu sendo o mesmo válido para os outros grupos de moléculas orgânicas. Como opção, há vídeos na internet mostrando os passos para a extração de DNA. Recomendamos este, da Ciência Hoje das Crianças: < (acesso em: 5 maio 07). Como avaliação da atividade e dos conceitos abordados, sugerimos as atividades 8 a 3 (p ). orgânicas: ácidos nucleicos 5

7 . Níveis de organização. Biosfera, ecossistemas, comunidades e populações 3. Transferência de matéria e de energia nos ecossistemas. Biosfera, ecossistemas, comunidades e populações 3. Transferência de matéria e de energia nos ecossistemas Início: correção das atividades da aula anterior. Sugerimos utilizar a imagem da p. 40 como base para apresentação dos níveis de organização em Biologia. Sugerimos propor duas atividades para serem respondidas em duplas ou trios: atividade da página 54 (sobre níveis de organização) e Reúnase com os colegas, da página 4. Ao final da aula, os alunos podem se organizar em grupos para a atividade prática Que fatores influenciam a decomposição? ver páginas Na próxima aula, as equipes devem trazer os materiais solicitados. Aula prática: Que fatores influenciam a decomposição? ver páginas Organize a turma em grupos e oriente-os ao longo da montagem sugerida. Ao final da montagem, as equipes podem compartilhar as respostas às questões propostas. Sugerimos também uma conversa a respeito de compostagem, sua importância ecológica e cuidados necessários veja informações no Manual, páginas Sugerimos iniciar a aula com a correção das atividades propostas na aula 6. Espera-se que os alunos percebam que há um dinamismo no ecossistema e que a organização em níveis apenas facilita o estudo. O conceito de fator biótico e abiótico e o de biosfera podem ser reforçados com a consulta ao glossário etimológico. Introduzir o conceito de cadeia alimentar e de nível trófico. Os alunos devem observar as pilhas de decomposição que montaram na aula prática (aula 7) e colocar em seu relatório as mudanças observadas. Oriente-os a relacionar a montagem da aula prática com o conceito de decompositor. Sugerimos como atividade para casa as atividades, 3, 4 e 5 da página 54.

8 PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 3 S Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia (referenciado no livro. Como definir vida? <.> Ciclo vital <.> Organização celular <.3> Crescimento <.4> Metabolismo A proposta é iniciar a aula pedindo aos alunos exemplos de seres vivos. Em seguida, pergunte aos alunos quais são as características comuns a todos os seres listados (ver a sugestão de atividade complementar no Manual ver p. 3). Se preferir, você pode usar como referência para a atividade as imagens das páginas e do livro: ser humano, cogumelo, samambaia, peixe, ameba e bactérias. A partir desta atividade inicial, apresentar os conceitos relacionados à vida, do ciclo vital ao metabolismo. Solicitar a leitura do texto Minerais crescem... e agora?, da seção Vamos criticar o que estudamos? (p. 3-3). Para avaliar a interpretação do texto e dos conceito trabalhados em aula, ao final da leitura os alunos devem responder, no caderno, a atividade 3 da página 36. Como continuação da aula anterior, corrija a atividade sugerida na aula anterior e converse com os alunos a respeito de outras características gerais : movimento, reprodução e evolução. As imagens do livro podem ser utilizadas para ilustrar os conceitos. No Manual há também informações que podem complementar as discussões em aula (veja p. 34). Sugerimos que neste momento seja comentado com os alunos o tema do texto E as exceções?, da seção Vamos criticar o que estudamos? (p. 3), e também Etimologia, da seção Leitura (p ). Solicitar as atividades e da página 36. <.5> Movimento <.6> Reprodução <.7> Evolução

9 (referenciado no livro <.5> Movimento <.6> Reprodução <.7> Evolução <.8> Composição química das células <3.> Substâncias inorgânicas 3 Corrigir as atividades sugeridas na aula anterior. Como continuação da aula anterior, sugerimos uma discussão mais aprofundada sobre o tema da vida e morte a partir da questão: uma esponja-do-mar que se reproduz assexuadamente morre? Veja subsídios no Manual, páginas Informar aos alunos que os seres vivos são formados do mesmo conjunto básico de moléculas. Leia o boxe Atenção da página 9, que diferencia átomo e molécula. Analise o gráfico Composição química de uma célula de mamífero sem considerar a água (%), página 9. Sugerimos as seguintes questões para orientar esta análise: - Qual é o componente principal deste tipo celular? (R: proteínas) - Em sua opinião, a composição química varia de acordo com o tipo de célula? (R: Sim, e este tema será retomado ao longo do ano, quando estudaremos a célula. Uma célula adiposa, por exemplo, que compõe a gordura do corpo, possui maior proporção de gordura) Abordar a importância da água e dos sais minerais para as células, tendo como base as informações do livro (p. 0-). Explicar os conceitos de polímero e monômero e, a partir desta explicação, mostrar a estrutura dos carboidratos e a dos lipídios. Sugerimos mostrar aos alunos como a etimologia pode facilitar o estudo da Biologia com o exemplo dos termos polímero e monômero (ver p. 80 glossário etimológico). Atividades podem ser dadas como tarefa de casa (ver p ):, e 9. A atividade 9 pode ser individual. orgânicas: carboidratos e lipídios 4

10 (referenciado no livro Início: correção das atividades da aula anterior. Apresentar os conceitos e as estruturas básicas de proteínas e ácidos nucleicos, com base nos textos e imagens do livro (p. 4 a 8). Se possível, utilizar animações sobre estrutura e replicação do DNA, sem detalhamento como os disponíveis nesta obra: orgânicas: proteínas e ácidos nucleicos 5 Atividades (podem ser tarefa para casa): 5, 6, 8 e Atividade prática: extração de DNA Veja uma sugestão de roteiro para aplicação na aula prática. Esta atividade é muito importante para que os alunos desenvolvam a noção de escala, percebendo que a representação em dupla hélice é um modelo molecular, não visível a olho nu sendo o mesmo válido para os outros grupos de moléculas orgânicas. Como opção, há vídeos na internet mostrando os passos para a extração de DNA. Recomendamos este, da Ciência Hoje das Crianças: < (acesso em: 5 maio 07). Como avaliação da atividade e dos conceitos abordados, sugerimos as atividades 8 a 3 (p ). orgânicas: ácidos nucleicos 6

11 (referenciado no livro 7 Leitura:. O que são príons?. Níveis de organização 8 9 Início: correção das atividades da aula anterior. Nesta aula, a proposta é estudar as diferenças estruturais entre vírus, procariontes e eucariontes. Você pode utilizar como base as imagens e informações do livro (p. 8-30). Neste início do curso, é importante salientar que as ilustrações são representações didáticas a partir de imagens obtidas em microscópios, com cores-fantasia. É possível fazer aqui uma relação com a atividade 0 (p.38), a respeito da importância da microscopia para os avanços no estudo da célula. Sugerimos uma atividade de leitura em pequenos grupos (duplas ou trios). Cada equipe faz a leitura do texto e anota questões relacionadas a cada parágrafo. Quando as equipes terminarem, cada uma deve fazer uma questão a outra. Ao final, faça uma discussão em conjunto e peça aos alunos para responderem, individualmente, em uma folha de papel, as questões sobre a leitura disponíveis na página 34. Após a aula, leia e corrija as respostas e avalie o que os alunos compreenderam sobre o tema, retomando-o na aula seguinte se julgar necessário. Sugerimos utilizar a imagem da página 40 como base para apresentação dos níveis de organização em Biologia. Sugerimos propor duas atividades para serem respondidas em duplas ou trios: atividade da página 54 (sobre níveis de organização) e Reúna-se com os colegas, da página 4. Ao final da aula, os alunos podem se organizar em grupos para a atividade prática Que fatores influenciam a decomposição? ver páginas Na próxima aula, as equipes devem trazer os materiais solicitados.

12 (referenciado no livro. Biosfera, ecossistemas, comunidades e populações 3. Transferência de matéria e de energia nos ecossistemas 0 Aula prática: Que fatores influenciam a decomposição? ver p Organize a turma em grupos e oriente-os ao longo da montagem sugerida. Ao final da montagem, as equipes podem compartilhar as respostas às questões propostas. Sugerimos também uma conversa a respeito de compostagem, sua importância ecológica e cuidados necessários veja informações no Manual, p Sugerimos iniciar a aula com a correção das atividades propostas na aula 6. Espera-se que os alunos percebam que há um dinamismo no ecossistema e que a organização em níveis apenas facilita o estudo. O conceito de fator biótico e abiótico e o de biosfera podem ser reforçados com a consulta ao glossário etimológico. Introduzir o conceito de cadeia alimentar e de nível trófico. Os alunos devem observar as pilhas de decomposição que montaram na aula prática (aula 7) e colocar em seu relatório as mudanças observadas. Oriente-os a relacionar a montagem da aula prática com o conceito de decompositor. Sugerimos como atividade para casa as atividades, 3, 4 e 5 da página 54. Início: correção das atividades propostas na aula anterior. Para aprofundar o conceito de equilíbrio ecológico a partir das relações tróficas em um ecossistema, sugerimos que os alunos façam, sob sua orientação, a atividade 7 da página 54.. Biosfera, ecossistemas, comunidades e populações 3. Transferência de matéria e de energia nos ecossistemas 3. Transferência de matéria e de energia nos ecossistemas 6. O equilíbrio na natureza

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida?. Características gerais Ciclo vital

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume 1-2º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia 2. Ecossistemas aquáticos 3. Biomas 1 Inicie a aula apresentando

Leia mais

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Organize

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: O Ser humano / Genética / Evolução. Introdução. Aparelho locomotor. Sistema esquelético Esqueleto 4. Sistema articular Leitura

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade

Leia mais

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA - CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA 1. Quais são os elementos encontrados, geralmente, em maior quantidade no corpo dos seres vivos? 2. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são compostos por células.

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume 1-4º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia 10 1. Núcleo: noções gerais 2. Estrutura do núcleo

Leia mais

Iniciando a Biologia. Profº Fernando Belan

Iniciando a Biologia. Profº Fernando Belan Iniciando a Biologia Profº Fernando Belan Vídeo Biologia Bios = Vida; logos = estudo; É a ciência que estuda a vida em seus diversos aspectos; A Biologia é subdividida em áreas: Citologia; Histologia;

Leia mais

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda

Leia mais

9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia

9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia 9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia Combinados Cuidado com os atrasos. Evite manusear o celular em sala de aula. Faça suas tarefas e traga seu material em todas as aulas. Registre. Faça seus registros

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO BIOLOGIA 10º ANO. Diversidade na Biosfera

PLANIFICAÇÃO BIOLOGIA 10º ANO. Diversidade na Biosfera PLANIFICAÇÃO BIOLOGIA º ANO Diversidade na Biosfera Aulas Conteúdos Competências Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Tempo (min) 1ªAula 1-1.1- Biosfera -Escrita -O professor dita o sumário, certifinado-se

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

BIOLOGIA 1ª SÉRIE 7-BIOLOGIA

BIOLOGIA 1ª SÉRIE 7-BIOLOGIA BIOLOGIA 1ª SÉRIE 7-BIOLOGIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Conhecer a estrutura e o funcionamento das células. Analisar

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PROVA

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula.

Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula. Aula 01 Composição química de uma célula O que é uma célula? Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula. Toda célula possui a capacidade de crescer,

Leia mais

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA Histórico INTRODUÇÃO 1665: Robert Hooke Compartimentos (Células) 1840: Theodor Schwann Teoria Celular 1. Todos os organismos são constituídos de uma ou mais células 2.

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume 1-3º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia 1. Citologia: estudo da célula 2. Célula: tamanho, forma

Leia mais

Página Recurso Metas Sugestões de exploração

Página Recurso Metas Sugestões de exploração Célula eucariótica animal 3D * Este recurso apresenta, de forma apelativa, as várias estruturas presentes na célula eucariótica animal e a sua função. 34 3.1 Distinguir células procarióticas de células

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Organização Geral e Evolução das Células Profª Larissa dos Santos Evolução do conceito celular 1663 célula seria pequena cela (físico inglês

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Fred DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR Planejamento Anual Volume 1 1. Vida e composição química dos seres vivos 2. Vida e energia 1º. BIMESTRE: capítulos 1, 2 e 3 3 2 1 1. Como definir vida? 2. Características gerais dos seres vivos parcial

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO O que significa o termo BIOLOGIA? O que se estuda em BIOLOGIA? Por que é importante o estudo da Biologia? Quais as características

PROBLEMATIZAÇÃO O que significa o termo BIOLOGIA? O que se estuda em BIOLOGIA? Por que é importante o estudo da Biologia? Quais as características PROBLEMATIZAÇÃO O que significa o termo BIOLOGIA? O que se estuda em BIOLOGIA? Por que é importante o estudo da Biologia? Quais as características que diferenciam um ser vivo de um não vivo? De que são

Leia mais

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DAS POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES PIRÂMIDES ECOLÓGICAS SÃO GRÁFICOS QUE REPRESENTAM VALORES REFERENTES ÀS CADEIAS ALIMENTARES DE UM ECOSSISTEMA.

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 Ficha de trabalho 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 1.1 Relativamente ao ecossistema terrestre considerado, esquematize uma cadeia alimentar. Bactéria

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Fluxo de matéria e energia nos Ecossistemas II III Teias alimentares: IV Ciclo da matéria I Fluxo de matéria e energia

Leia mais

Disciplina: Biologia

Disciplina: Biologia E.E. José Mamede de Aquino 1º ano do Ensino Médio 1º Bimestre - 2018 Disciplina: Biologia Prof. Me. Antonio Fernandes dos Santos Introdução a biologia: - O que é ciência - Método científico - O que é biologia

Leia mais

Biomoléculas e processos Passivos/Ativos na célula

Biomoléculas e processos Passivos/Ativos na célula Biomoléculas e processos Passivos/Ativos na célula ICB Dep. Mofologia Disciplina: Biologia Celular Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Bases moleculares e Macromoleculares Substâncias Inorgânicas/Orgânicas

Leia mais

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Teste de avaliação Nome ----------------------------------------------------------------------- Numero -------------------------------

Leia mais

Biomoléculas e processos Passivos/Ativos na célula

Biomoléculas e processos Passivos/Ativos na célula Biomoléculas e processos Passivos/Ativos na célula ICB Dep. Mofologia Disciplina: Biologia Celular Bases moleculares e Macromoleculares Substâncias Inorgânicas/Orgânicas Processos Celulares Passivos/Ativos

Leia mais

- CAPÍTULO 1- VIDA: CIÊNCIA DA BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1- VIDA: CIÊNCIA DA BIOLOGIA - CAPÍTULO 1- VIDA: CIÊNCIA DA BIOLOGIA ORIGEM DA BIOLOGIA Surgiu oficialmente entre 1800 e 1802; É um termo formado pelas união das palavras gregas bios (vida) e logos (estudo); CARACTERÍSTICAS DO SERES

Leia mais

Software. GUIA DO PROFESSOR Quebra-cabeça: Teia alimentar. Duração da animação: 1 hora-aula

Software. GUIA DO PROFESSOR Quebra-cabeça: Teia alimentar. Duração da animação: 1 hora-aula Quebra-cabeça: Teia alimentar Conteúdos: Tempo: Objetivos: Ecologia: Teia alimentar Duração da animação: 1 hora-aula Apresentar na forma de um jogo aspectos relevantes sobre teias alimentares Descrição:

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências Atividades de Recuperação Paralela de Ciências 6º ano Ensino Fundamental II Conteúdos para estudos: Livro: 1) Unidade 3 O AR *Capítulo. 6 Dos Componentes do ar (SOMENTE pág. 110) Os seres vivos e o ar.

Leia mais

Trabalho de biologia. Nome: Naiheverton e wellinton. Turma:103

Trabalho de biologia. Nome: Naiheverton e wellinton. Turma:103 Trabalho de biologia Nome: Naiheverton e wellinton Turma:103 VITAMINAS São compostos orgânicos imprescindível para algumas reações metabólicas especificas,requeridos pelo corpo em quantidade minimas para

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N 01 2017 / 1 BIMESTRE DISCIPLINA: CIÊNCIAS NOME DO PROFESSOR (A): FRANCISCO JARDEL Data da entrega: 24/02/2017. Aluno(a): 8 Ano: CÉLULA, UNIDADE BÁSICA DOS SERES VIVOS. Todos os

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Introdução a citologia II Diferenças entre procariontes e eucariontes III Classificação das células IV Importância das

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 2ª SÉRIE - 1º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 2ª SÉRIE - 1º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 2ª SÉRIE - 1º BIMESTRE - 2017 Nome: Nº 2ª Série Data: / / 2017 Professor(a): Danilo, Glauco, Léa, Soraia e Thierry Nota: (Valor 1,0) APRESENTAÇÃO: A estrutura da recuperação

Leia mais

BÁSICA EM IMAGENS. Introdução à Bioquímica

BÁSICA EM IMAGENS. Introdução à Bioquímica Universidade Federal de Pelotas Instituto de Química e Geociências Departamento de Bioquímica 01 BÁSICA EM IMAGENS - um guia para a sala de aula Introdução à Bioquímica 1. Introdução O Que é Bioquímica?

Leia mais

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa Ecologia Fluxo de matéria e energia Prof. Bruno Uchôa Estudo das relações entre os seres vivos, e destes com o meio em que vivem. ECOLOGIA Ernest Haeckel (1869) Oikos = casa Logos = estudo Importância

Leia mais

CRONOGRAMA DE AULAS. Material de acompanhamento para todas as videoaulas, contendo exercícios.

CRONOGRAMA DE AULAS. Material de acompanhamento para todas as videoaulas, contendo exercícios. ISOLADA DE BIOLOGIA ISOLADA DE BIOLOGIA Nessa isolada de Biologia você terá acesso à 60 videoaulas, 100% on-line, com duração média de 30 minutos, cada, contendo material de acompanhamento e simulados

Leia mais

O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA.

O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA. O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA http://danutaw.webnode.com.br 1 A ORIGEM DA BIOLOGIA Biologia é a ciência que estuda a vida. bios, vida logos, estudo - Século XIX Lamarck (1744-1829) Animais e plantas

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Biologia Prof. Rogério 2016 BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Biologia Prof. Rogério 2016 O QUE CARACTERIZA UM

Leia mais

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas Biologia FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à Biologia O que é vida? O que é ciência O método científico Experimentos: fazendo ciência O cientista inserido em seu tempo Ciência e ética Módulo 2 Origem da

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

ANALISE DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 1

ANALISE DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 1 ANALISE DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 1 Gabriela Schmorantz De Oliveira Dallavechia 2, Fernanda Marinho Sarturi 3, Maria Cristina Pansera De Araújo

Leia mais

Definição de vida e Características dos seres vivos

Definição de vida e Características dos seres vivos CURSO: Ensino Médio Integrado em Agroindústria ANO: 1º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Definição de vida e Características dos seres vivos BIOLOGIA BIOLOGIA do latim BIOLOGIA

Leia mais

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres Disciplina: Citologia e Embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres a.soeiro.f@hotmail.com . EMENTA UNIDADE I Aspectos gerais da estrutura celular Microscopias Métodos empregados no estudo

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. 1. Todos os seres vivos são dotados de características em comum

Leia mais

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE ATUALIZADA

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE ATUALIZADA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA Rua Frederico Maurer, 3015 - Boqueirão Curitiba Paraná Fone: 3276-9534 CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova BIOLOGIA NO ENEM O que estudar para mandar bem na prova Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

O que essas imagens têm em comum???

O que essas imagens têm em comum??? Características Gerais dos Seres Vivos Curso de Educação Física Disciplina: Bases Biológicas da Educação Física Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva O que essas imagens têm em comum??? 1 28/3/2016

Leia mais

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se organiza de Moléculas à Biosfera, constituindo 11 níveis

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 116, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

CRONOGRAMA DATA AULA TURNO/HORÁRIO ATIVIDADE. Manhã 8:00 as 10:00. FIM: Avaliação Educação em Ciências.

CRONOGRAMA DATA AULA TURNO/HORÁRIO ATIVIDADE. Manhã 8:00 as 10:00. FIM: Avaliação Educação em Ciências. CRONOGRAMA 01 de julho 8:00 as 10:00 10:00 as 11:00 11:00 as 12:00 FIM: Avaliação Educação em Ciências. Leitura do Plano de ensino do Módulo de Biologia Celular. Socialização do roteiro e determinação

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - 1º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Os seres vivos 1 1. O que é um ser vivo? 3. Reinos de seres vivos. Proposta do sistema dos três domínios 1 Este volume aborda

Leia mais

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data:

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: 1- A célula é uma importante estrutura do mundo vivo. Todos os seres vivos começam por existir sob a forma de célula. Alguns seres são unicelulares

Leia mais

Características dos Seres Vivos

Características dos Seres Vivos Observação: Os Slides são APENAS para acompanhamento dos estudos. Os estudos deverão ser feitos utilizando os livros e outros textos disponibilizados!!!! Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação TERRA UM PLANETA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

O estudo. O que significa a palavra estudar?

O estudo. O que significa a palavra estudar? O estudo O que significa a palavra estudar? O estudo Aurélio Buarque de Holanda: - Estudar é "aplicar a inteligência para aprender (...) é aplicar o espírito, a memória e a inteligência para adquirir conhecimento".

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 187, APROVADO PELA PLANO DE CURSO APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA

Leia mais

Propriedades fundamentais da vida

Propriedades fundamentais da vida Origem da Vida O que é vida? Propriedades fundamentais da vida Movimento incluindo citoplasmático Sensibilidade resposta a estímulos Complexidade organização celular Metabolismo ciclo de energia e matéria

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO AVEO - 11ª EDIÇÃO PROGRAMA CURRICULAR

CURSO PREPARATÓRIO AVEO - 11ª EDIÇÃO PROGRAMA CURRICULAR CURSO PREPARATÓRIO AVEO - 11ª EDIÇÃO PROGRAMA CURRICULAR TURMA B AULA DATA DISCIPLINA TEMA PROFESSOR 1 Sexta-feira 29/09/16 Geral Apresentação Todos 2 Segunda-feira 17/10/16 Biologia Apresentação e Introdução

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2017-2018 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

Plano de Aulas - Ciências Andréa Barreto

Plano de Aulas - Ciências Andréa Barreto Plano de Aulas - Ciências Andréa Barreto Introdução Neste livro, estarei colocando um plano de aula de Ciências que utilizei em sala de aula. Os planos de aula estão estruturados segundo uma lógica da

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 1ºPERÍODO METAS CURRICULARES CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO CONTEÚDOS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNIOS TERRA - UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 1. Compreender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2016-2017 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.)

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.) THARCIO ADRIANO VASCONCELOS BIOLOGIA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.) PAZ NA ESCOLA 15.03.2019 Animais, plantas, micro-organismos todos são capazes de perceber as condições ambientais e de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2014-2015 Conteúdos Domínios e subdomínios TERRA - UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 1. Compreender as condições próprias

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 4 A célula e os componentes da matéria viva

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 4 A célula e os componentes da matéria viva Plano de Aulas Biologia Módulo 4 A célula e os componentes da matéria viva Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 12 CAPÍTULO 1 1 b Graças ao microscópio óptico descobriu-se que os seres

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO AVEO - 11ª EDIÇÃO PROGRAMA CURRICULAR

CURSO PREPARATÓRIO AVEO - 11ª EDIÇÃO PROGRAMA CURRICULAR CURSO PREPARATÓRIO AVEO - 11ª EDIÇÃO PROGRAMA CURRICULAR TURMA A AULA DATA DISCIPLINA TEMA PROFESSOR 1 Sexta-feira 29/09/16 Geral Apresentação Todos 2 Segunda-feira 03/10/16 Biologia Apresentação Departamento

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO Leia atentamente todas as questões e responda de forma objetiva. 1. O mundo vivo encontra-se organizado em níveis de complexidade crescente. Na figura seguinte estão representados

Leia mais

identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos;

identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos; Roteiro de Ação 2 Duração prevista: 100 minutos Roteiro de Ação Assunto: Evolução Objetivos: identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos; compreender que a presença dessas

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COLÉGIO PEDRO II CSCII CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS - 2017 DISCIPLINA: CIÊNCIAS CERTIFICAÇÃO: 1ª X 2ª 3ª COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º Solos: formação / composição / tipos

Leia mais

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º Período

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º Período Licenciatura em Biologia Biologia Celular 2º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) ..\Material\Videos\A Vida no interior da célula.mp4

Leia mais

Biologia. Natália Aguiar Paludetto

Biologia. Natália Aguiar Paludetto Biologia Natália Aguiar Paludetto Aula de hoje: Introdução à Biologia O que é? O que estuda? Como se organiza? Referência bibliográfica: Bio Volume Único, Sônia Lopes, editora Saraiva. Biologia estudo

Leia mais

BIOQUÍMICA CELULAR. Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida. Prof. Adaianne L. Teixeira

BIOQUÍMICA CELULAR. Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida. Prof. Adaianne L. Teixeira BIOQUÍMICA CELULAR Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida Prof. Adaianne L. Teixeira Principais elementos químicos dos seres vivos CARBONO (C) (Essencial) HIDROGÊNIO (H) OXIGÊNIO (O) NITROGÊNIO

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PAZ NA ESCOLA HAMANDA SOARES BIOLOGIA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PAZ NA ESCOLA HAMANDA SOARES BIOLOGIA HAMANDA SOARES BIOLOGIA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PAZ NA ESCOLA DATA: 18/03/2019 ACOLHIDA: Apresentação à turma. APRESENTAÇÃO DA AULA: - Conteúdo: Características gerais dos seres vivos. -

Leia mais

Professor Antônio Ruas

Professor Antônio Ruas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: BIOLOGIA GERAL Aula 4 Professor Antônio Ruas 1. Temas: Macromoléculas celulares Produção

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14/10/2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Ensino básico-3ºciclo

Ensino básico-3ºciclo Ensino básico-3ºciclo Objectivos pedagógicos Compreensão de que a dinâmica dos ecossistemas resulta de uma interdependência entre seres vivos, materiais e processos. Compreensão de que o funcionamento

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida

TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida Nomes: Leonardo e Samuel Turma: 103 Para iniciar o estudo das células (citologia) devemos primeiramente ter uma noção das estruturas básicas da célula ou as estruturas

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Médio

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Médio Plano Plano de de Trabalho Trabalho Docente Docente 2014 2015 Ensino Ensino Médio Médio ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: Município: Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular:

Leia mais