Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 Capítulo 17 - ARTRÓPODES p.250 Você sabe qual é o animal mais forte do planeta? Qual o significado do nome ARTRÓPODE? Conhece algum artrópode? Quais as classes? Representantes de cada classe? Qual o nº de pernas possui um inseto? E um aracnídeo? Qual a diferença entre diplópodes e quilópodes?

3

4 LER O TEXTO: O animal mais forte do planeta

5 Artrópodes

6 CLASSIFICAÇÃO: 5 classes INSECTA Insetos (besouro, mosca, formiga, borboleta, abelha, etc.) CRUSTACEA Crustáceos (camarão, siri, caranguejo, lagosta, craca, tatuzinho de jardim, etc.) ARACHNIDA Aracnídeos (aranha, escorpião, carrapata, etc.) CHILOPODA - Quilópodes (lacraia ou centopeia). DIPLOPODA Diplópodes (piolho-de-cobra ou embuá).

7 Cefalot. e abdome

8 Triblásticos; Celomados; Características gerais Simetria bilateral; Corpo segmentado (metâmeros); Exoesqueleto de quitina; Protostômios; Apêndices dobráveis ou articulados, acionados por músculos de contração rápida, inseridos no esqueleto (daí o nome artro = articulação; podes = pés);

9 METAMERIA Corpo segmentado ou metamerizado (esses anéis só são bem evidentes nas formas larvais); Ao longo do desenvolvimento, os segmentos se fundem e formam regiões distintas (tagmas) fenômeno chamado de tagmatização. Nos insetos, por exemplo, há 3 tagmas: cabeça, tórax e abdome. Nos aracnídeos e crustáceos, há apenas 2 tagmas: cefalotórax e abdome. Isso porque a cabeça está soldada com o tórax, formando o cefalotórax. Em outros, como o embuá e lacraia, há apenas uma cabeça e um tronco.

10

11 EXOESQUELETO O corpo dos artrópodes é revestido por um exoesqueleto formado de quitina. Nos crustáceos, há tb fosfato e carbonato de cálcio. Em certos pontos o esqueleto é fino e dobrável. As pernas por ex. possuem articulações. Além de proteger o animal, o esqueleto proporciona ponto de apoio para os músculos.

12

13 CRESCIMENTO POR MUDAS Por envolver todo o corpo, o exoesqueleto traz um problema para o crescimento do animal, que é resolvido com as mudas ou ecdises. Periodicamente, durante o crescimento, e sob controle do hormônio (ecdisona), a epiderme secreta um líquido que forma um espaço entra ela e o esqueleto. Depois, a epiderme produz um esqueleto novo, ainda flexível, que permite o crescimento do animal. Em determinado momento o esqueleto velho, chamado de exúvia, arrebenta, e o artrópode o abandona. Uma vez fora, o corpo do artrópode cresce, e o novo esqueleto endurece.

14 Por causa dessa troca periódica, o crescimento do artrópode não é contínuo, como nos demais animais, há momentos da vida sem nenhum crescimento e outros de crescimento. Gráfico de crescimento tamanho Não artrópode Artrópode crescimento muda tempo

15 Funções dos apêndices Associados aos músculos os apêndices tornam a locomoção mais eficiente (marcha, natação ou voo). Ajudam a pegar comida, a mastigar o alimento, a sugar o néctar, etc. As ANTENAS, servem de órgãos do sentidos (olfato e tato). Detalhe da cutícula

16 INSETOS Maior nº de ssp entre os artrópodes; Essa diversidade indica que foram bemsucedidos na colonização do ambiente terrestre; A capacidade de voo em muitas ssp permitem-lhes alcançar alimento com facilidade, fornece defesa e ajuda na dispersão. Únicos invertebrados com asas.

17 MORFOLOGIA EXTERNA Divisão do corpo em três regiões (tagmas): cabeça, tórax e abdome. NA CABEÇA HÁ: um par de antenas sensoriais (capta cheiros e é sensível ao tato); dois olhos compostos e entre eles três ocelos. apêndices destinados a alimentação (próximo à boca). Apêndices bucais.

18 NO TÓRAX se prendem as asas. A maioria possuem dois pares de asas (borboletas, abelhas, besouros, baratas, gafanhotos, etc.). Mosquitos e moscas possuem um par de asas. Os machos e as fêmeas férteis de formigas e cupins apresentam asas na época da reprodução. Os insetos que não possuem asas são poucos: pulga, traça e o piolho. O movimento das asas depende da contração de músculos verticais e longitudinais.

19 HEXÁPODES 6 patas DIVISÃO DO CORPO cabeça, tórax e abdome ANTENAS 2 (díceros)

20 DIGESTÃO Tubo digestório completo; Digestão extracelular; Caminho do alimento: faringe esôfago proventrículo estômago intestino reto ânus. Os vários tipos de aparelho bucal estão relacionados com a alimentação: (fig p. 254) Mariposas e borboletas: sugador Ectoparasitas: picador-sugador Gafanhotos e baratas: triturador e mastigador Mosca: lambedor.

21 RESPIRAÇÃO TRAQUEAL É feita por traqueias. Na superfície de cada segmento do tórax e do abdome, há um par de espiráculos, orifícios por onde entra o ar. O sangue não transporte gases, por isso não possui pigmentos respiratórios.

22 21/09/12

23 CIRCULAÇÃO O sistema circulatório de todos os artrópodes é do tipo ABERTO ou LACUNAR, uma vez que o sangue sai dos vasos e banha as células. Possui 1 coração, que bombeia sangue. Não possui pigmentos respiratórios no sangue.

24 EXCREÇÃO As excretas são absorvidas pelos túbulos de Malpighi, lançadas no intestino pela extremidade aberta do tubo e saem do corpo com as fezes. A principal excreta é o ácido úrico.

25 SISTEMA NEUROSSENSORIAL É composto por um par de gânglios cerebrais e cordões nervosos. Há receptores para o gosto no aparelho bucal, nas borboletas e mariposas eles estão nas pernas. Existem receptores para o tato e o cheiro nas antenas. Algumas possuem receptores para a audição nas pernas ou abdome. Na cigarra há órgão produtor de som no abdome.

26 Há olhos simples e compostos. Estes são formados de omatídeos. É um tipo de olho muito sensível ao movimento (por isso é difícil pegar uma mosca).

27 SISTEMA NEUROSSENSORIAL Os insetos possuem um sistema de comunicação através de feromônios, substâncias odoríferas lançadas no ambiente que transmitem mensagens a outros da mesma sp. Muitas fêmea produzem feromônios que atraem os machos. Outras substâncias permitem que um inseto localize os outros da sp pela trilha deixada no ambiente.

28 REPRODUÇÃO Sexos separados (dioicos); Fecundação interna (garante proteção dos gametas); Desenvolvimento indireto na a maioria com metamorfose; Ovíparos.

29 Um louva-a-deus macho, guiado pelo odor da fêmea (que não voa), pousa a 1m da fêmea e aproxima-se com cautela. A fêmea assume a atitude de ataque. Mas o impulso que leva o macho a aproximar-se é mais forte do que o medo. E ele avança para fecundar a companheira, embora muitas vezes não sobreviva ao ato. Assim que ele transfere seu esperma, afasta-se da fêmea antes que ela o devore. Na maioria das vezes, ele consegue escapar, mas algumas vezes não. O macho da ilustração ao lado já teve sua cabeça arrancada, e ainda nem acabou de fecundar a fêmea (ele não para, nem sem cabeça). VÍDEO: Perdendo a cabeça por uma fêmea

30 Metamorfose: Holometábolos: metamorfose completa: larva pupa (crisálida) adulto (imago). Ex. borboleta e mariposas. Hemimetábolos: a metamorfose é incompleta, isto é, o animal que sai do ovo difere pouco do adulto. Ex. gafanhoto, sai do ovo ninfa (filhote sem asas) que em seguida passa a fase adulta. Ametábolos: sem metamorfose: Ex. traça, em que o ovo origina o animal jovem.

31 21/09/12

32 21/09/12 Ler os textos - p. 258 Cuidado com as lagartas Insetos: relações ecológicas A drosófila e o bicho-da-seda

33 CRUSTÁCEOS Em geral são aquáticos (camarão, siri, caranguejo, lagosta, pulga d água e craca) a maioria marinha. Há sp terrestres, tatuzinho-de-jardim, ambientes úmidos. Muitos formam o zooplâncton. Há tb formas sésseis, como as cracas, vivem fixas nas rochas

34

35 MORFOLOGIA EXTERNA Na maioria o exoesqueleto é reforçado por sais de cálcio, vindo daí o nome crustáceo (crusta=pele grossa). Corpo geralmente em cefalotórax e abdome. No cefalotórax há 2 pares de antenas (olfativa e tátil) e um par de mandíbulas. Nº de patas variável - muitos possuem 10 patas. DIGESTÃO No início da digestão há um trabalho mecânico, realizado pelo estômago; em seguida ocorre a digestão química no intestino com ajuda de enzimas. RESPIRAÇÃO A respiração é feita, geralmente por brânquias, ramificações laterais situadas na base das pernas.

36

37 CIRCULAÇÃO Semelhante à dos inseto, mas sangue contém pigmentos respiratórios, como a hemocianina e, em alguns, a hemoglobina. EXCREÇÃO A excreção depende de glândulas situadas na cabeça (glândulas verdes ou antenares), que retiram excretas do sangue e as eliminam por poros na base das antenas. SISTEMA NERVOSO Segue o padrão geral dos artrópodes. Há tb estatocistos, que servem de órgãos de equilíbrio.

38 REPRODUÇÃO Maioria sexos separados, há casos de hermafroditismo, como nas cracas; Em alguns crustáceos ocorre partenogênese (os óvulos desenvolvem-se sem terem sido fecundados). Em outros, o macho transfere p/ a fêmea os espermatozoides, e os ovos fecundados ficam presos aos apêndices da fêmea. Desenvolvimento pode ser direto, mas, em geral, envolve estágios larvais (indireto).

39 ARACNÍDEOS Tipicamente terrestres. Muitos são carnívoros e predadores, como aranhas e escorpiões, que colaboram com os seres humanos por ingerirem vários insetos que constituem pragas das plantações. Mas são peçonhentos, sua picada pode causar acidentes graves ao ser humanos e animais domésticos.

40

41 ARACNÍDEOS Muitos ácaros (do grupo dos carrapatos) são ectoparasitas, atacam aves, mamíferos e podem transmitir doenças ao ser humano ou mesmo causá-las, como o Sarcoptes scabeii que causa a sarna ou escabiose, e o Dermodex foliculorum que parasita o folículo do pelo e as glândulas sebáceas e provoca o cravo. Os ácaros da poeira são os maiores responsáveis pelas alergias respiratórias.

42 MORFOLOGIA EXTERNA Aguilhão O corpo dos aracnídeos está dividido, em cefalotórax e abdome. Nos ácaros, porém, essas partes se funde, e nos escorpiões, a parte posterior do abdome forma uma cauda com um aguilhão, que injeta peçonha. Aguilhão

43 MORFOLOGIA EXTERNA Na parte anterior do cefalotórax, há um par de quelíceras que na aranha serve para injetar peçonha na presa e os pedipalpos (apêndices sensoriais na aranha e preensores no escorpião). No cefalotórax há 4 pares de pernas. Pedipalpos Quelíceras Quelíceras Aguilhão Pedipalpos

44 TEIA DE ARANHAS As aranhas são dotadas de pequenos apêndices abdominais (fiandeiras), que eliminam uma secreção. Em contato como o ar, essa secreção se transforma em fio, com o qual a aranha tece sua teia ou faz o casulo para os ovos. A construção da teia é instintiva.

45 DIGESTÃO Possuem um tubo digestório adaptado p/sugar. Nas aranhas e escorpiões a digestão é extracorpórea. 1º a aranha injeta o veneno em sua presa e, depois, secreta enzimas para a digestão, sugando o produto por meio da faringe. No caso dos carrapatos, muitos são hematófagos, alguns transmitem doenças para o gado e seres humanos. RESPIRAÇÃO Em aranhas e escorpiões maiores, há filotraqueias (falsos pulmões), ou seja, traqueias modificadas que formam cavidades mais amplas. Essas contém sangue, que transporta os gases com auxílio de pigmentos respiratórios (hemocianina). Graças a esse mecanismo os aracnídeos podem atingir tamanhos maiores que os insetos.

46 21/09/12

47 EXCREÇÃO É feita por túbulos de Malphigi e por glândulas coxais, que se abrem na base da perna. CIRCULAÇÃO e SISTEMA NERVOSO Seguem o padrão dos demais artrópodes. Os olhos são simples e há órgãos táteis e olfativos espalhados pelo corpo.

48 REPRODUÇÃO Maioria sexos separados; Fecundação interna. Nas aranhas, o macho produz uma bolsa de seda com espermatozoides e, com o palpo, coloca-a no orifício genital da fêmea. Em alguns casos a fêmea come o macho depois da cópula. Nos escorpiões, o macho deposita um espermatóforo no chão e, durante a dança da corte, ajeita a fêmea de modo que o espermatóforo entre em seu poro genital. Desenvolvimento direito em escorpiões e aranhas, ácaros aparece uma larva de 3 pernas.

49 VÍDEO: Viúva negra mata macho durante a cópula Duração: 1:01

50 Pedipalpos Quelíceras

51 21/09/12 Ler os textos p. 264 Aracnídeos: promessas de novos produtos Aracnídeos perigosos para os seres humanos

52 QUILÓPODES E DIPLÓPODES Terrestres, muito semelhantes entre si e formam o grupo dos miriápodes (grande nº de pernas. Pode chegar a 200 pernas nos quilópodes e 400 nos diplópodes. Quilópodes: lacraia ou centopeias. Diplópodes: embuás ou piolho de cobra. Corpo dividido em cabeça e tronco (formado de anéis. Na cabeça possuem um par de antenas e olhos simples.

53 QUILÓPODES As lacraias vivem em lugares sombrios (sob pedras ou madeiras, forros, etc.) e são carnívoras (comem insetos, minhocas e até pequenos vertebrados (pássaros e camundongos). Sua picada, através das forcípulas (1º par de apêndices) produz uma dor muito intensa por causa da peçonha, capaz de matar pequenas presas. Há um par de pernas por anel.

54

55 DIPLÓPODES Os embuás ou piolho-de-cobra não injetam peçonha. Quando importunados, enrolam-se e ficam imóveis. Algumas forma eliminam substâncias repelentes, que afastam os predadores. São herbívoros e auxiliam na produção do húmus. Possuem dois pares de pernas curtas por segmento do corpo (exceto nos 1ºs).

56

57 SISTEMAS: quilópodes e diplópodes Os diversos sistemas são semelhantes aos dos insetos: Respiração por traqueia; Excreção por túbulos de Malphigi; Sistema circulatório aberto; Sistema nervoso ganglionar e ventral; Possuem ocelos e cerdas táteis; Sexos separados; Fecundação interna (espermatóforo); Desenvolvimento direto.

58 PROBLEMATIZAÇÃO FINAL Qual é o animal mais forte do planeta? Qual o significado do nome ARTRÓPODE? Cite representantes de cada classe? Quantas pernas possui um inseto? E um aracnídeo? Qual a principal diferença entre quilópodes e diplópodes?

59 Ler o texto: Insetos sociais Pág.266 Vídeos: Microcosmos 1 Duração 10:10 Microcosmos 2 Duração: 6:30 Obs. O microscomos 2 é melhor

60

61 21/09/12 RESUMO EXCREÇÃO

62

63 Artrópodes

64 ATIVIDADES COMPREENDENDO O TEXTO 1 a 6, 8, 9 (a), 12 p. 267 a 269

65 REFERÊNCIA LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, Capítulo 17 Artrópodes

66 Compreendendo o texto 1. No período Cambriano (há cerca de 540 milhões de anos), eram comuns os artrópodes marinhos conhecidos como trilobitas (foto a seguir), que se extinguiram ao final do período seguinte, o Permiano (há cerca de 250 milhões de anos). Que característica do trilobita, evidente no exemplar da foto, está presente nos artrópodes atuais? R: Exoesqueleto de quitina

67 2. Um estudante afirmou que as cigarras estouram de tanto cantar e que é por isso que encontramos tantas cascas de cigarras na natureza. Você concorda com essas afirmações? Justifique sua resposta. R: Não, as cascas encontradas são devidas às mudas que os artrópodes precisam realizar para seu crescimento.

68 3. Os insetos são invertebrados que apresentam fecundação interna. Qual a importância dessa adaptação e que vantagem ela trouxe ao grupo? R: A fecundação interna é uma adaptação muito importante à vida terrestre, pois garante a proteção dos gametas contra a desidratação.

69 4. Por que em geral os artrópodes procuram se esconder durante o período de muda do exoesqueleto? R:. Porque nesse período eles estão desprotegidos, visto que seu exoesqueleto ainda está em formação, eles ficam vulneráveis a predadores e desidratação.

70 5. Entre os crustáceos, há animais maiores e mais pesados do que a média dos insetos, caso das lagostas, que têm exoesqueletos mais espessos. Por que, para esses animais, o peso do esqueleto não é um problema como o seria para um inseto? R: O peso do exoesqueleto não é um problema para esses animais pois eles vivem na água.

71 6. No abdome de certos artrópodes existem glândulas que produzem uma secreção que, em contato com o ar, se transforma em um fio bastante resistente. a) De que animais estamos falando? R: Aranhas (mas nem todos produzam teia). b) Para que o animal produz esses fios? R: Ela produz esses fios para tecer a teia, a qual é utilizada como armadilha para as presas ou como abrigo.

72 8. Veja a seguir ilustrações de representantes de três grupos de artrópodes. Você provavelmente não os conhece, mas, com base em características visíveis nas figuras, classifique cada um deles em um dos grupos estudados neste cap. e diga que características utilizou para responder. R: O nº 1 é um aracnídeo, pois apresenta pedipalpos e oito patas e não tem antenas. O nº 2 é um crustáceo, pois tem dois pares de antenas e vários pares de patas diferenciados. Já o animal 3 é um inseto, pois apresenta um par de antenas e três pares de patas..

73 9. No cardápio de um restaurante havia os seguintes pratos: Caldeirada de peixe com camarões, anéis de lula e mexilhões. Moqueca mista de peixe com camarão. Arroz de lagosta com camarão. Risoto com lagosta, polvo e mexilhão. Caldeirada de peixe, mexilhão e camarão. a) Quantos e quais filos de invertebrados estão representados no cardápio? R:. Estão representados dois filos de invertebrados, os moluscos e artrópodes.

74 12. Adivinhe o que é: As traças-doslivros não têm; os besouros têm quatro (ainda que escondidas); nas moscas elas são duas apenas, mas estão bem visíveis. R: O enunciado se refere às asas.

75 Refletindo e concluindo 1. (PUC-SP) João deixou seus pais apreensivos, pois resolveu criar alguns animais nada convencionais, como tarântulas, escorpiões, piolhos-de-cobra e tatuzinhos-dejardim. A partir de seu conhecimento sobre invertebrados, João descreveu aos pais algumas características dos animais que está criando e fez apenas uma afirmação incorreta. Assinale-a. a) Todos apresentam apêndices articulados. b) Todos têm corpo revestido de exoesqueleto. c) Todos pertencem ao filo Arthropoda. d) Há aracnídeos entre eles. e) Um deles é inseto Resposta: alternativa e

76 2. (Mack-SP) Considere o quadro sobre algumas características encontradas entre os artrópodes. A, B, C e D podem ser, respectivamente: a) cigarra, aranha, camarão e lagosta. b) sarna, percevejo, lagostim e lacraia. c) barata, piolho, cravo e piolho-de-cobra. d) gafanhoto, carrapato, siri e lacraia e) escorpião, pulga, camarão e piolho-de-cobra. Resposta: alternativa d

77 3. (UFPE) Caranguejos, lagostas e outros crustáceos têm um exoesqueleto rígido e inflexível, composto por proteínas e sais minerais. A fim de crescer com o máximo de eficiência, presume-se que o: a) exoesqueleto ao nascer é demasiadamente grande para o animal, que cresce até preenchê-lo. b) exoesqueleto estica-se com o crescimento do animal. c) animal livra-se do esqueleto apenas ao atingir a fase adulta. d) animal perde o esqueleto periodicamente, cresce rapidamente e, então, secreta um novo esqueleto. e) animal não cresce. Portanto, trata-se de um ser vivo de crescimento limitado. Resposta: alternativa d

78 4. (Vunesp) O sistema circulatório dos insetos não permite rápida circulação do sangue, mas esses animais podem conseguir grandes quantidades de energia rapidamente, porque: a) são anaeróbicos. b) possuem pigmentos exclusivos para o transporte de oxigênio. c) só armazenam alimentos na forma de carboidratos. d) as lacunas de seu sistema circulatório armazenam ar. e) suas células não dependem do sangue para receber oxigênio. Resposta: alternativa e

79 5. (PUCC-SP) A figura representa o corte de um inseto: As setas I, II e III indicam, respectivamente: a) sistema circulatório, tubo digestivo e sistema nervoso. b) sistema nervoso, tubo digestivo e sistema excretor. c) sistema excretor, tubo digestivo e sistema circulatório. d) sistema nervoso, tubo digestivo e sistema circulatório. e) sistema digestivo, sistema circulatório e sistema nervoso. Resposta: alternativa a

80 6. (UFPB) Uma empresa dedetizadora expôs o seguinte anúncio: Analisando a propaganda da empresa, pode-se afirmar: I. O anúncio contém informações incorretas porque, além de insetos, estão citados quelicerados e vertebrados. II. Carrapatos, ácaros e escorpiões não são insetos, e sim quelicerados pertencentes ao grupo dos Arachnida. III. Os insetos citados no anúncio são as baratas, as traças e as formigas. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I, II e III b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas I e III. e) apenas III. Resposta: alternativa a

81 7. (Vunesp) As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho, e a centopeia, um quilópode terrestre. Apesar de apresentarem algumas características comuns, tais como apêndices locomotores e segmentação do corpo, esses animais pertencem a filos diferentes. Assinale a alternativa correta. a) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam circulação aberta. b) O nereis é um artrópode, a centopeia é um anelídeo e ambos apresentam circulação fechada. c) O nereis é um asquelminto, a centopeia é um platelminto e ambos não apresentam sistema circulatório. d) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam exoesqueleto. e) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode, mas apenas a centopeia apresenta exoesqueleto. Resposta: alternativa e

82 REFERÊNCIA LINHARES e GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje - Os seres vivos. Volume 2. Editora Ática São Paulo.

Móds. 15 e 16. Setor 1403. Prof. Rafa

Móds. 15 e 16. Setor 1403. Prof. Rafa Móds. 15 e 16 Setor 1403 Prof. Rafa Representantes: crustáceos, Representantes: crustáceos, insetos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes

Leia mais

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características O que são artrópodes? Para que servem? Onde podem ser encontrados?

Leia mais

Corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome, podendo alguns apresentar cefalotórax (= cabeça + tórax) e abdome.

Corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome, podendo alguns apresentar cefalotórax (= cabeça + tórax) e abdome. OS ARTRÓPODES Prof. André Maia Apresentam pernas articuladas com juntas móveis. São triblásticos, celomados e dotados de simetria bilateral. Corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome, podendo

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA ARTRÓPODES Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas (~1 milhão); Vivem em praticamente todos os tipos de ambientes;

Leia mais

Aspectos Gerais - Nome: articulação nos pés. - Maior filo de animais + de 900.000 sp. (3/4 dos animais conhecidos). - Exoesqueleto quitinoso -

Aspectos Gerais - Nome: articulação nos pés. - Maior filo de animais + de 900.000 sp. (3/4 dos animais conhecidos). - Exoesqueleto quitinoso - ARTRÓPODES FILO ARTHROPODA - Sistema digestório completo e sistema circulatório aberto; - Sistema respiratório variável: branquial, traqueal ou filotraqueal; - Sistema excretor por túbulos de Malpighi,

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Filo Arthropoda exoesqueleto e patas articuladas. simetria bilateral triblásticos protostômios celomados metamerizados;

Leia mais

Artrópodes. Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas.

Artrópodes. Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas. Artrópodes Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas. Todos os artrópodes possuem um exoesqueleto (esqueleto externo), uma carapaça formada

Leia mais

Prof Thiago Scaquetti de Souza

Prof Thiago Scaquetti de Souza Prof Thiago Scaquetti de Souza Moluscos Animais de corpo mole Os moluscos são os animais de corpo mole, habitam ambientes terrestres e aquáticos. Representantes: ostra, lula, polvo, sépia, lesma e caracol.

Leia mais

Curso Wellington: Biologia-Artrópode-Miriápodes- Características Gerais e Classificação Prof Hilton Franco

Curso Wellington: Biologia-Artrópode-Miriápodes- Características Gerais e Classificação Prof Hilton Franco 1. A cigarra e a formiga Era uma vez uma cigarra que vivia cantando, sem se preocupar com o futuro. Encontrando uma formiga que carregava uma folha pesada, falou: - Para que todo esse trabalho? O verão

Leia mais

Grupo mais bem sucedido em nº de espécies Exploram mais diferentes ambientes Crustáceos, Aracnídeos, Insetos, Diplópodes e Quilópodes Importância:

Grupo mais bem sucedido em nº de espécies Exploram mais diferentes ambientes Crustáceos, Aracnídeos, Insetos, Diplópodes e Quilópodes Importância: Grupo mais bem sucedido em nº de espécies Exploram mais diferentes ambientes Crustáceos, Aracnídeos, Insetos, Diplópodes e Quilópodes Importância: Alimentação camarão, siris, lagostas,mel Médica uso de

Leia mais

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Triblásticos Celomados Protostômios Simetria Bilateral Artrópodes Sistema nervosos ganglionar ventral hiponeuro. Sistema digestório completo Sistema

Leia mais

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Triblásticos Celomados Protostômios Simetria Bilateral Artrópodes Sistema nervosos ganglionar ventral hiponeuro. Sistema digestório completo Sistema

Leia mais

Móds. 15 ao 18. Setor Prof. Rafa

Móds. 15 ao 18. Setor Prof. Rafa Móds. 15 ao 18 Setor 1423 Prof. Rafa Representantes: crustáceos, Representantes: crustáceos, insetos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes

Leia mais

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés)

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Artrópodes Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Características gerais Mais numeroso do planeta (1.000.000 espécies) Exemplos: insetos, aranhas, caranguejos Vivem em diversos ambientes

Leia mais

Curso Wellington:Biologia - Reino Animal - Artrópodes - Aracnídeos - Prof Hilton Franco

Curso Wellington:Biologia - Reino Animal - Artrópodes - Aracnídeos - Prof Hilton Franco 1. Durante uma aula de campo no litoral do Paraná, um aluno fez vários comentários ao encontrar e observar uma série de organismos. Com base em seus conhecimentos sobre os seres vivos, identifique as afirmativas

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com INVERTEBRADOS II ARTRÓPODES Características gerais Corpo segmentado Apêndices articulados coxa trocânter fêmur tíbia garras

Leia mais

Filo Arthropoda. Capítulo 11 aulas 40 a 44. Page 1

Filo Arthropoda. Capítulo 11 aulas 40 a 44. Page 1 Filo Arthropoda Capítulo 11 aulas 40 a 44 Page 1 Você já teve acne??? O que será que isso tem a ver com a nossa aula??? Page 2 Características gerais É o grupo mais numeroso de seres vivos; Aproximadamente

Leia mais

Possuem sistema circulatório. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma.

Possuem sistema circulatório. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma. Possuem sistema circulatório. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma. Na minhoca, o pigmento respiratório é a hemoglobina, responsável

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

TÉCNICO EM AGROECOLOGIA U.C. SANIDADE VEGETAL ARTRÓPODES

TÉCNICO EM AGROECOLOGIA U.C. SANIDADE VEGETAL ARTRÓPODES TÉCNICO EM AGROECOLOGIA U.C. SANIDADE VEGETAL ARTRÓPODES CARACTERÍSTICAS BÁSICAS ARTHROPODA Exoesqueleto quitinoso Bilatérios Filo mais numeroso Características que definem o Grupo Apêndices articulados

Leia mais

CARACTERÍSTICAS: O corpo dos insetos e formado por três regiões: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça das insetos, podemos notar antenas, olhos e peças

CARACTERÍSTICAS: O corpo dos insetos e formado por três regiões: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça das insetos, podemos notar antenas, olhos e peças ARTRÓPODES INTRODUÇÃO: Derntro do estudo dos invertebrados, o filo artrópodes merece atenção especial. Ele agrupa mais de 800 mil espécies, contia que supera todos os demais filos reunidos. Além disso,

Leia mais

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Marque com um (X) a(s) alternativa(s)

Leia mais

Filo - Arthropoda. Professor: Fernando Stuchi

Filo - Arthropoda. Professor: Fernando Stuchi Filo - Arthropoda Professor: Fernando Stuchi Representantes O filo dos artrópodes é dividido em 3 subfilos: 1. Uniramia - Insetos / Quilópodes (lacraia) / Diplópodes (Piolho de cobra) 2. Crustácea; 3.

Leia mais

Filo Porífera. Esponjas

Filo Porífera. Esponjas Filo Porífera Esponjas Filo Porifera Osculo Átrio Pinacócitos Amebócito poros Porocito Espícula Flagelo Esponja Mesogléia Coanócito Gonócito Pinacócito Espícula Átrio Póro Porócito Arqueócito Meio Externo

Leia mais

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular...

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Exoesqueleto quitinoso Proteção contra agressões e desidratação

Leia mais

SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR

SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR ARTRÓPODOS INSETOS Insetos Grupo mais numeroso (750 mil espécies) - maioria terrestre. Únicos invertebrados que conseguem voar. Asas

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS 1. (Ufrgs 2015) Com base nas características dos moluscos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) Os moluscos apresentam simetria radial.

Leia mais

Artrópodes. Características gerais: Celomados Protostômios Triblásticos. Corpo segmentado com apêndices articulados

Artrópodes. Características gerais: Celomados Protostômios Triblásticos. Corpo segmentado com apêndices articulados Artrópodes Características gerais: Celomados Protostômios Triblásticos Artrópodes Corpo segmentado com apêndices articulados Exoesqueleto de quitina (polissacarídeo) impermeável e resistente Conseqüência:

Leia mais

Os Platelmintos. Caracteristicas exclusivas

Os Platelmintos. Caracteristicas exclusivas Os Platelmintos Caracteristicas exclusivas 1) Apresentam o corpo achatado. 2) Apresentam uma cabeça com um par de ocelos, que são órgãos sensíveis a luz. A função do ocelo é detectar quando o ambiente

Leia mais

FILO ARTRÓPODE PROFESSOR :ÉDER

FILO ARTRÓPODE PROFESSOR :ÉDER FILO ARTRÓPODE PROFESSOR :ÉDER CARACTERÍSTICAS GERAIS Do grego, arthros = articulado e podos = pés; Constitui o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas ; Vivem em praticamente todos os

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Níquel Náusea Autor: Fernando Gonsales Distribuição dos Invertebrados: 12,3% 87,7% Como são os artrópodes: O esqueleto destes animais é externo,

Leia mais

Curso Wellington Biologia Reino Animal - Equinodermos Prof Hilton Franco

Curso Wellington Biologia Reino Animal - Equinodermos Prof Hilton Franco 1. Esta é a turma do Bob Esponja: Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 (Fuvest 2010) Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS Aluno (a): 4º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Conteúdo de Recuperação

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 07 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A alma da gente durante a vida, produz uma quantidade imensa

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre. 3 ano DISCIPLINA: BIOLOGIA B

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre. 3 ano DISCIPLINA: BIOLOGIA B ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 3 ano DISCIPLINA: BIOLOGIA B Observações: 1- Antes de responder às atividades, releia o material entregue sobre Sugestão de Como Estudar. 2 - Os exercícios

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 9º ALUNO(a): Lista de exercícios. No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Reino Animal - Moluscos Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Reino Animal - Moluscos Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Reino Animal - Moluscos Prof. Enrico Blota Biologia Reino Animal Moluscos Variam muito de tamanho, desde caracóis de 1 mm até lulas gigantes de 18 m. Os moluscos sofreram uma

Leia mais

Prof. Dr. Leandro P. Felício

Prof. Dr. Leandro P. Felício Prof. Dr. Leandro P. Felício Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas (~1 milhão); Vivem em praticamente todos os tipos de ambientes; Existem

Leia mais

MOLUSCOS E ARTRÓPODES

MOLUSCOS E ARTRÓPODES MOLUSCOS E ARTRÓPODES MÓDULO 5 ZOOLOGIA MOLUSCOS E ARTRÓPODES O filo Mollusca é o filo dos caracóis, caramujos e lesmas. Estes animais possuem sistema nervoso ganglionar, sistema circulatório aberto, sistema

Leia mais

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES Profa. Monyke Lucena CARACTERÍSTICAS GERAIS Os artrópodes, o grupo mais numeroso de animais, reúnem mais de 1 milhão de espécies catalogados.

Leia mais

01. Quando comparamos o caramujo e o caranguejo representados nas tiras abaixo, podemos afirmar corretamente que:

01. Quando comparamos o caramujo e o caranguejo representados nas tiras abaixo, podemos afirmar corretamente que: Aula n ọ 02 01. Quando comparamos o caramujo e o caranguejo representados nas tiras abaixo, podemos afirmar corretamente que: a) utilizam-se do ar atmosférico para respirar através de pulmão. b) o caramujo

Leia mais

CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO. Professora Stella Maris

CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO. Professora Stella Maris CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO Professora Stella Maris CIGARRAS CANTAM ATÉ ESTOURAR? Fonte: https://cienciasnoseculoxxi.wordpress.com/tag/inseto-hemimetabolo/ CICLO DE VIDA DA CIGARRA Ciclo de vida das cigarras

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 7 CIÊNCIAS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação Ciências NOME: TURMA: escola: PROfessOR:

Leia mais

FICHA PARA CATÁLOGO: PRODUÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA. Artrópodes e Jogos Pedagógicos para auxiliar na aprendizagem

FICHA PARA CATÁLOGO: PRODUÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA. Artrópodes e Jogos Pedagógicos para auxiliar na aprendizagem FICHA PARA CATÁLOGO: PRODUÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA Título Artrópodes e Jogos Pedagógicos para auxiliar na aprendizagem Autor Disciplina/Área (ingresso no PDE) Escola de Implementação do Projeto e sua localização

Leia mais

Filo Artrópode e Equinoderma. Prof. Rafael Rosolen T. Zafred

Filo Artrópode e Equinoderma. Prof. Rafael Rosolen T. Zafred e Equinoderma Prof. Rafael Rosolen T. Zafred Filo Arthropoda (Artrópode) Maior grupo da Reino Animalia; Representantes Terrestres e Aquáticos; Arthro/poda: Arthros: Articulação; Podos: Pé; Características

Leia mais

Solução Comentada Prova de Biologia

Solução Comentada Prova de Biologia 11. Em relação à importância dos organismos autotróficos na modificação da atmosfera na Terra primitiva, analise as proposições abaixo e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. 1 ( ) Com a liberação

Leia mais

Moluscos, animais de corpo mole

Moluscos, animais de corpo mole Moluscos, animais de corpo mole Animais com sistema circulatório, sistema respiratório e celoma verdadeiro Equipe de Biologia Relação filogenética do filo Mollusca http://www.vejaki.com.br/page/168/ http://comdek888.wordpress.com/2010/05/19

Leia mais

Moluscos, animais de corpo mole

Moluscos, animais de corpo mole Moluscos, animais de corpo mole Animais com sistema circulatório, sistema respiratório e celoma verdadeiro Equipe de Biologia Relação filogenética do filo Mollusca http://www.vejaki.com.br/page/168/ Representantes

Leia mais

Na verdade apenas a multicelularidade e o desenvolvimento embrionário são características que distinguem o reino animal dos demais reinos

Na verdade apenas a multicelularidade e o desenvolvimento embrionário são características que distinguem o reino animal dos demais reinos 1 2 Na verdade apenas a multicelularidade e o desenvolvimento embrionário são características que distinguem o reino animal dos demais reinos heterótrofos do domínio Eukaria. Tais características estavam

Leia mais

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE BIOLOGIA 2º ANO EM TURMA 222 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE BIOLOGIA 2º ANO EM TURMA 222 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE DATA: / / 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2014 89 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE BIOLOGIA 2º ANO EM TURMA 222 PROFª FERNANDA

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. Cavalos,

Leia mais

REINO ANIMALIA Filo Artopoda ARTRÓPODES

REINO ANIMALIA Filo Artopoda ARTRÓPODES REINO ANIMALIA Filo Artopoda ARTRÓPODES Artrópodes Corpo e patas articuladas metâmeros Exoesqueleto de quitina(polissacarídeo) = Tegumento Divisão do corpo: cabeça, tórax e abdômen cefalotórax e abdômen

Leia mais

REINO ANIMAL PORÍFEROS CNIDÁRIOS PLATELMINTOS NEMATELMINTOS ANELÍDEOS MOLUSCOS ARTRÓPODES EQUINODERMOS CORDADOS

REINO ANIMAL PORÍFEROS CNIDÁRIOS PLATELMINTOS NEMATELMINTOS ANELÍDEOS MOLUSCOS ARTRÓPODES EQUINODERMOS CORDADOS REINO ANIMAL PORÍFEROS CNIDÁRIOS PLATELMINTOS NEMATELMINTOS ANELÍDEOS MOLUSCOS ARTRÓPODES EQUINODERMOS CORDADOS NÃO POSSUI TECIDOS VERDADEIROS (ESPECIALIZADOS). DIGESTÃO É INTRACELULAR. PORÍFEROS

Leia mais

Cap. 18 Artrópodes: Características e clasificação

Cap. 18 Artrópodes: Características e clasificação Cap. 18 Artrópodes: Características e clasificação Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas). Maior parte apresenta a subdivisão que formam a cabeça, o tórax e o abdome; Presença

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 BIOLOGIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 BIOLOGIA Série: 2ª EM Disciplina: Biologia Professor (a): Bernardo Grieco Aluno (a): Caro (a) aluno (a), O roteiro de recuperação abrange todo conteúdo trabalhado ao longo

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO. PROFESSOR: João Paulo

SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO. PROFESSOR: João Paulo SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO PROFESSOR: João Paulo PORÍFEROS Não apresentam organização tissular. A difusão aparece como forma de trocar alimentos, gases respiratórios e excretas entre si e com o meio.

Leia mais

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA ARTRÓPODES Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas (~1 milhão); Vivem em praticamente todos os tipos de ambientes;

Leia mais

Por que os peixes não se afogam?

Por que os peixes não se afogam? Por que os peixes não se afogam? A UU L AL A Dia de pescaria! Juntar os amigos para pescar num rio limpinho é bom demais! Você já reparou quanto tempo a gente demora para fisgar um peixe? Como eles conseguem

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com Capítulo 12 - ARTRÓPODES p.152 Sabe-se que cerca de 70% das plantas

Leia mais

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 4º BIMESTRE INVERTEBRADOS II MOLUSCOS, ARACNÍDEOS, ANELÍDEOS E CRUSTÁCEOS

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 4º BIMESTRE INVERTEBRADOS II MOLUSCOS, ARACNÍDEOS, ANELÍDEOS E CRUSTÁCEOS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 4º BIMESTRE INVERTEBRADOS II MOLUSCOS, ARACNÍDEOS, ANELÍDEOS E CRUSTÁCEOS 1. Adivinhe quem sou eu: a) Meu corpo é mole e sem segmento, além de ser dividido em cabeça, pé e massa

Leia mais

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova A U A UL LA Os animais Atenção Eliseu Tonegawa mora com a família - a esposa, Marina, e três filhos - num pequeno sítio no interior de São Paulo. Para sobreviver, ele mantém algumas lavouras, principalmente

Leia mais

Aula 15.1 Conteúdos: Artrópodes: Insetos, crustáceos, aracnídeos e miriápodes DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES

Aula 15.1 Conteúdos: Artrópodes: Insetos, crustáceos, aracnídeos e miriápodes DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 15.1 Conteúdos: Artrópodes: Insetos, crustáceos, aracnídeos e miriápodes 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas Professora Débora Biologia Filo Poríferos Esponjas Filo Poríferos Características São todas

Leia mais

Bimestr e: Data: Nome : Disciplina Ciências Valor da Prova / Atividade: 7 ANO Nº Ângela. Professo r:

Bimestr e: Data: Nome : Disciplina Ciências Valor da Prova / Atividade: 7 ANO Nº Ângela. Professo r: Data: Bimestr e: 4 Nome : Disciplina Ciências : Valor da Prova / Atividade: Professo r: 7 ANO Nº Ângela Nota: Objetivo/ Instruções: Lista de Recuperação 1.Assinale a alternativa CORRETA: É encontrada apenas

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 59 ARTRÓPODOS E EQUINODERMOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 59 ARTRÓPODOS E EQUINODERMOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 59 ARTRÓPODOS E EQUINODERMOS ixação F ) (UFF) Assim como os moluscos, anelídeos e artrópodes, os equinodermos também são 2 nvertebrados triploblásticos e celomados. A larva

Leia mais

Grego: Arthron = articulação + Podos = pé, pata Representantes apresentam patas articuladas e esqueleto externo.

Grego: Arthron = articulação + Podos = pé, pata Representantes apresentam patas articuladas e esqueleto externo. FILO - ARTHROPODA Grego: Arthron = articulação + Podos = pé, pata Representantes apresentam patas articuladas e esqueleto externo. Reúne mais de 1 milhão de espécies. Estão reunidos entre os grupos mais

Leia mais

Fazem troca do exoesqueleto Simetria Bilateral O nome deriva-se do fato de terem patas articuladas

Fazem troca do exoesqueleto Simetria Bilateral O nome deriva-se do fato de terem patas articuladas Filo Artrópode Filo Artrópode Acredita-se que tenham evoluído dos anelídeos São animais invertebrados de corpo segmentado (metamerizado) Corpo revestido de exoesqueleto feito de quitina Grupo diverso

Leia mais

Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas) que formam a cabeça,otóraxeoabdome;

Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas) que formam a cabeça,otóraxeoabdome; Cap. 21 Artrópodes: Características e clasificação Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas) que formam a cabeça,otóraxeoabdome; Presença de exoesqueleto(quitina) articulado; Cabeça

Leia mais

ARTRÓPODES & EQUINODERMAS. Prof.: Carolina Bossle

ARTRÓPODES & EQUINODERMAS. Prof.: Carolina Bossle & EQUINODERMAS Prof.: Carolina Bossle (do grego, arthron+ articulação, e podos= pés). Reúne o maior número de espécies conhecidas, representam cerca de 80% das espécies de animais conhecidas. Apresentam

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

Características distintivas do subfilo. Extremidades pares diversamente modificadas

Características distintivas do subfilo. Extremidades pares diversamente modificadas Nenhum grupo de plantas ou de animais no planeta apresenta a amplitude de diversidade morfológica observada entre os Crustacea Atuais (Martin and Davis, 2001) Crustacea GENERALIDADES Cutícula dura crusta

Leia mais

Aula 4 Os animais. Os seres vivos são classificados nos Reinos:

Aula 4 Os animais. Os seres vivos são classificados nos Reinos: Aula 4 Os animais Os seres vivos apresentam uma diversidade muito grande; a cada ano, novas espécies vêm sendo descritas. Fica compreensível a necessidade de um sistema de classificação para a organização

Leia mais

3ºano. 4º período 1.3 CIÊNCIAS. 5 de dezembro de 2013. 1. Leia o texto abaixo. Em seguida, faça o que lhe é solicitado. Que bicho é esse?

3ºano. 4º período 1.3 CIÊNCIAS. 5 de dezembro de 2013. 1. Leia o texto abaixo. Em seguida, faça o que lhe é solicitado. Que bicho é esse? 3ºano 1.3 CIÊNCIAS 4º período 5 de dezembro de 2013 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR Cadeia alimentar: é uma seqüência de seres vivos relacionando-se dentro de um ecossistema, onde um ser serve de alimento para outro ser. Exemplo: Capim capivara onça bactéria

Leia mais

Planejamento de PIE- Guilherme de Almeida. 2º EM Biologia Frente B. Prof. Jairo José Matozinho Cubas

Planejamento de PIE- Guilherme de Almeida. 2º EM Biologia Frente B. Prof. Jairo José Matozinho Cubas Planejamento de PIE- Guilherme de Almeida 2º EM Biologia Frente B Prof. Jairo José Matozinho Cubas Lista de exercícios referentes ao primeiro trimestre: CONTEÚDO: Cordados 1. (Uel 2014) Nos últimos 10.000

Leia mais

REPRODUÇÃO COMPARADA. Sérgio Magalhães

REPRODUÇÃO COMPARADA. Sérgio Magalhães REPRODUÇÃO COMPARADA Sérgio Magalhães REPRODUÇÃO É o processo através do qual o ser vivo dá origem a outros indivíduos da mesma espécie que ele. Pode ser: Assexuada: quando não ocorre troca nem recombinação

Leia mais

Revestimento do Corpo ou tegumento. Proteção contra a ações do Ambiente. - Depende do ambiente e do modo de vida.

Revestimento do Corpo ou tegumento. Proteção contra a ações do Ambiente. - Depende do ambiente e do modo de vida. Sistemas Funcionais Revestimento do Corpo ou tegumento Proteção contra a ações do Ambiente. - Depende do ambiente e do modo de vida. a) Esqueleto Sustentação Invertebrados: esqueletos calcários. Nos artrópodes

Leia mais

Triblásticos. Celomados. Simetria Bilateral. Protostômios

Triblásticos. Celomados. Simetria Bilateral. Protostômios Artrópodes Triblásticos Celomados Simetria Bilateral Protostômios CARACTERÍSTICAS GERAIS Metameria fusão dos metâmeros Tagmas O filo dos artrópodes (arthros = articulado + poda = pé) apêndices articulados

Leia mais

Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO. 3º trimestre

Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO. 3º trimestre Ciências/15 7º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / 7ºcie303r Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO 3º trimestre O que estudamos no terceiro trimestre? No terceiro trimestre finalizamos nosso estudo

Leia mais

Moluscos e anelídeos. Antes de estudar o capítulo PARTE II

Moluscos e anelídeos. Antes de estudar o capítulo PARTE II PARTE II Unidade D Capítulo 12 Moluscos e anelídeos Seções: 121 Filo Mollusca () 122 Filo Annelida (anelídeos) Antes de estudar o capítulo Veja nesta tabela os temas principais do capítulo e marque um

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 1) Observe esta figura e identifique as partes do vegetal representadas nela. Posteriormente, associe as regiões identificadas às funções

Leia mais

INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA.

INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA. INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA. Jessica Sousa Silva (Universidade Estadual do Ceará) Isabela de Abreu Rodrigues Ponte

Leia mais

FILO ARTHROPODA - Enterozoários, triblásticos, celomados, protostômios com simetria bilateral; - Sistema nervoso do tipo ganglionar e ventral; -

FILO ARTHROPODA - Enterozoários, triblásticos, celomados, protostômios com simetria bilateral; - Sistema nervoso do tipo ganglionar e ventral; - ARTRÓPODES FILO ARTHROPODA - Enterozoários, triblásticos, celomados, protostômios com simetria bilateral; - Sistema nervoso do tipo ganglionar e ventral; - Sistema digestório completo e sistema circulatório

Leia mais

ESPONJA DO MAR CORAL CÉREBRO. MEDUSA ou ÁGUA-VIVA HIDRA PLANÁRIA TERRESTRE. ESCÓLEX de TÊNIA LOMBRIGA. NEMATÓIDE de VIDA LIVRE

ESPONJA DO MAR CORAL CÉREBRO. MEDUSA ou ÁGUA-VIVA HIDRA PLANÁRIA TERRESTRE. ESCÓLEX de TÊNIA LOMBRIGA. NEMATÓIDE de VIDA LIVRE ESPONJA DO MAR Filo Porifera Os poríferos coloniais, como o da foto, são muito comuns nos mares brasileiros. (cerca de 5 cm de altura) HIDRA Filo Cnidaria Classe Hydrozoa Vive em água doce; em seu ciclo

Leia mais

ARTRÓPODES Mandibulados Terrestres. MSc. Patricia Galante Profes. Zoologia geral Agronomia - UNIPAC

ARTRÓPODES Mandibulados Terrestres. MSc. Patricia Galante Profes. Zoologia geral Agronomia - UNIPAC ARTRÓPODES Mandibulados Terrestres MSc. Patricia Galante Profes. Zoologia geral Agronomia - UNIPAC CLASSES Classe Chilopoda Classe Diplopoda Classe Insecta Introdução Estimativa de 200 milhões de insetos

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

BIOLOGIA Professor: Doo

BIOLOGIA Professor: Doo BIOLOGIA Professor: Doo Aluno(a): 29/09/2014 Caracterísitcas gerais FILO ARTRÓPODES Exoesqueleto quitinoso Sofrem ecdses Apêndices articulados São segmentados Triblásticos Celomados Esquizocelomados Protostomados

Leia mais

6) Assinale a alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos complexos.

6) Assinale a alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos complexos. ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano Atual Data : Matéria: Turno: Valor :70pontos Nota:

Leia mais

Curso Wellington Biologia Artrópodes Crustáceos Prof Hilton Franco

Curso Wellington Biologia Artrópodes Crustáceos Prof Hilton Franco 1. Num restaurante do litoral paranaense, havia vários pratos típicos. Qual das alternativas mostra a relação correta, uma vez que o garçom não sabia identificar quais pratos eram feitos com moluscos e

Leia mais

BA B.. 0 6 0 6 Inv n e v rt r e t bra r dos o s m ais s si s m i ple l s s ( p ( la l t a e t lm l in i t n o t s o ) s Apostila 1 Pág.

BA B.. 0 6 0 6 Inv n e v rt r e t bra r dos o s m ais s si s m i ple l s s ( p ( la l t a e t lm l in i t n o t s o ) s Apostila 1 Pág. BA. 06 Invertebrados mais simples (platelmintos) Apostila 1 Pág. 34 REINO ANIMAL OU METAZOA -Pluricelular Eucarionte Heterótrofo - sem parede celular - PORÍFEROS Esponjas - CNIDÁRIOS Águas vivas, corais,

Leia mais

Platelmintos e Nematelmintos

Platelmintos e Nematelmintos Platelmintos e Nematelmintos Verminoses Características PLATELMINTOS:VERMES ACHATADOS Platelmintos: PLATELMINTOS:ESQUISTOSSOMOSE LARVA CERCÁRIA CARAMUJO Biomphalaria FEZES COM OVOS LARVA MIRACÍDIO PLATELMINTOS:ESQUISTOSSOMOSE

Leia mais

Diversidade animal II. Echinodermata

Diversidade animal II. Echinodermata Diversidade animal II Filos: Arthropoda Echinodermata Filo Arthropoda Arthros = articulação; podos = pé Presença de pernas, antenas e peças bucais articuladas. É o grupo animal com o maior numero de espécies;

Leia mais

Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução

Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução 1. No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 2ª fase - específicas www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 2ª fase - específicas www.planetabio.com 1- O quadro abaixo mostra diferenças que ocorrem no reino animal quanto ao plano corporal e aos sistemas digestório, circulatório e nervoso: Os anelídeos, por exemplo, apresentam as características A3,

Leia mais