Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia"

Transcrição

1 Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia Andréia Ferreira dos Santos andreia.ufg@gmail.com Faculdade de Educação/UFG CNPq/Capes Fapeg UFG Goiânia Orientadora: Maria Emilia de Castro Rodrigues me.castrorodrigues@gmail.com Faculdade de Educação/UFG

2 CENTRO MEMÓRIA VIVA (CMV) Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro Oeste. OBJETIVO DO CMV Resgatar e preservar a memória e história da Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais, compreendendo e valorizando-os enquanto patrimônio histórico-cultural.

3 OBJETIVO DA PESQUISA PIBIC Dar continuidade ao acompanhamento e avaliação da construção do currículo integrado na EJA em escolas da SME no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de EJA no Ensino Fundamental (Proeja-FIC) com financiamento do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), à luz do referencial de Paulo Freire.

4 METODOLOGIA Estudo de caso: - encontros de formação continuada dos formadores e professores na FE/UFG; - encontros de formação e planejamento in loco na escola selecionada; - análise documental, de questionários e entrevistas com educadores e outros profissionais da RME de Goiânia. Teoricamente pautamos em: Freire (1987; 1996; 1999), Ciavatta (2012), Silva (2007), Lotterman (2012), Costa (2008), Brasil (2007; 2009), Ferreira (2012), Frigotto (1996), Rodrigues (2011, 2013), Machado (2007), Cunha (2007).

5 CRIAÇÃO DO PROEJA Decreto 5.478/2005: Atenderia as [...] demandas por qualificação e requalificação profissional da população adulta de baixa escolaridade, por meio de uma rede específica de cursos de curta duração, completamente dissociados da educação básica e de um plano de formação continuada. (CIAVATTA, 2012, 80). Decreto 5.840/2006: permitia [...] a articulação dos cursos e programas do Proeja também com o ensino fundamental e na forma integrada [...] (Idem.).

6 PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO PROEJA-FIC EM GOIÂNIA ª turma do Proeja-FIC (integrar a Educação Básica (EB) à Educação Profissional (EP) no ensino fundamental) na SME concluiu o curso (certificados: EB + EP), pela SME e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG); pauta-se no Documento Base do Proeja (BRASIL, 2009): contribuir para que o ensino fundamental tenha maior significado para o educando melhoria em sua qualificação; A maioria dos alunos concluiu o curso e parte deles segue hoje no Proeja do IFG, em nível médio Avaliação positiva: ampliou-se a experiência para mais 9 escolas, com recursos do Pronatec Proeja-FIC/Pronatec.

7 O PROEJA-FIC/PRONATEC NO CONTEXTO DA EAJA DA SME Formação do Proeja-FIC: não se limita a ensinar técnicas, ou preparar para o mercado de trabalho, em cursos rápidos; jovens e adultos trabalhadores tenham uma base sólida na formação geral; continuidade dos seus estudos; Experiência pedagógica da SME mantém os princípios do Proeja: integração da EJA e EP, formação integral.

8 FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO PROEJA-FIC/PRONATEC Reuniões/encontros de formação continuada dos formadores com a equipe de professoras da FE/UFG, membros da gestão da DEF-AJA da SME de Goiânia e do IFG: estudos, leituras previamente realizadas; Temas: sujeitos da EJA, Proposta Político Pedagógica da EAJA, pedagógico, currículo integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, trabalho como princípio educativo, planejamento, organização curricular por eixos temáticos, temas geradores e projetos de ensino-aprendizagem, regência compartilhada, dentre outros; Formação continuada e planejamento na EMTIJNM a 2015.

9 FORMAÇÃO CONTINUADA NA FE/UFG

10 FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO NA E.M.T.I.J.N.M

11 ORGANIZAÇÃO E TRABALHO COM O CURRÍCULO NO PROEJA FIC/PRONATEC NA PERSPECTIVA FREIRIANA Organização curricular: opção das escolas eixos temáticos (9 escolas) ou temas geradores; projeto de ensino-aprendizagem (1 escola) Organização do currículo na perspectiva freireana temas geradores ou eixos temáticos: necessário ouvir as pessoas; a realidade na qual se irá trabalhar; apreender falas significativas temas da realidade concreta subtemas e conteúdos.

12 REDE TEMÁTICA

13 DIVULGAÇÃO DA PESQUISA Processo registrado e divulgado no site do Fórum Goiano de EJA: envio das atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuaram no Projeto, estudantes de graduação (Pibic e bolsistas de extensão), pós-graduação e professores pesquisadores da FE/UFG; Referenciais e materiais utilizados na formação Trabalhos apresentados no Seminário do Proeja-FIC/Pronatec, em encontros e seminários do IFG e da UFG e em encontros regionais, nacionais e internacionais. <

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Proeja-FIC/Pronatec Educação Básica integrada a educação Profissional conclusão do ensino fundamental: princípios do Proeja; educandos atribuir maior significado a esta etapa de ensino; melhorias em sua qualificação; permanência e concluindo com êxito no curso; continuidade nos estudos. Índices de evasão turmas do Proeja-FIC/Pronatec menor que das demais turmas da EAJA na SME de Goiânia. Apesar dos resultados positivos, o IFG decidiu encerrar o Programa, sem discutir com as instituições parceiras as razões de tal atitude; SME tentou em vão um entendimento com o IFG através de reuniões, mas sem obter sucesso até o presente momento

15 Referências BARBOSA, Sebastião Cláudio; COSTA, Cláudia Borges. Alguns fundamentos, para além do capital e do mercado, animadores da docência na educação dos trabalhadores: ética, interdisciplinaridade e omnilateralidade. Goiânia, (digitalizado) BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de Decreto nº 5.840, de 13 de julho de Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Proeja: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental. Documento Base. Brasília, novembro, CALIXTO, Dilma Terezinha Rodrigues. Temas geradores: Uma prática em construção na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Mestrado em Educação Escolar Brasileira. Universidade Federal de Goiás /Faculdade de Educação. Goiânia, CARDOSO, Edna Maria de Jesus; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Currículo Integrado, um sonho almejado por professores e alunos do Proeja na Rede Estadual de Educação de Goiás. In: Anais III SENEPT. Belo Horizonte, MG: CEFET, Disponível em: < acesso em: 14/07/2015. CIAVATTA, Maria. Educação Básica e Educação Profissional descompassos e sintonia necessária. In: EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília, Liber Livro, 2012, p ; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p , jan./jun Disponível em: <http// COSTA, Cláudia Borges. O trabalhador-aluno da EAJA: desafios no processo ensinoaprendizagem. Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, CUNHA, Alda Maria Borges et al. Alfabetização de Jovens e Adultos: política pública e movimento popular. In: Cad. Cedes. Campinas, vol. 27, n. 71, p , jan./abr Disponível em: < acesso em 04/08/2014. FERREIRA, Eliza Bartolozzi. O Proeja e o direito à formação integrada: limites possibilidades de implantação. In: EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília: Liber Livro, 2012, p

16 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. SP: Cortez, Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, (Coleção Leitura) FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O Trabalho como Princípio Educativo no Projeto de Educação Integral de Trabalhadores- Excertos. In: Rede Escola de Governo: FDRH, Disponível em:< %20COMO %20PRINC%C3%8DPIO%20EDUCATIVO%20NO%20PROJETO.pdf>, acesso em GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes Jovens e Adultos. Proposta Político Pedagógica da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos Goiânia: SME, Disponível em: < em: 04/08/2015. GOMES, Dinorá de Castro. A "Escola Municipal Flor do Cerrado": uma experiência dee ducação de adolescentes jovens e adultos em Goiânia. Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, Política Educacional para Jovens e Adultos: A experiência do Projeto AJA (93/96) na Secretaria Municipal da Educação de Goiânia. Mestrado em Educação Escolar Brasileira. Universidade Federal de Goiás /Faculdade de Educação. Goiânia,1997. RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS Marise (orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Fundação Oswaldo Cruz, RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. A prática do professor na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos: a experiência do Projeto AJA de Goiânia-GO. Mestrado em Educação Brasileira. Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, et al. A Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-Goiás/Brasil: um caminho na construção de políticas de Estado. Goiânia - GO, ; COSTA, Cláudia Borges. Formação dos educadores formadores do Proeja-FIC/Pronatec (digitalizado). SANTOS, Esmeraldina Maria dos. "Os saberes dos professores do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos". Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás. Goiânia, SILVA, Ivonete Maria. "Ou trabalha e come, ou fica com fome e estuda": O trabalho e a não permanência de adolescentes, jovens e adultos na escola em Goiânia. Mestrado em Educação Brasileira. Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, 2004

17 OBRIGADA!

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROEJA- FIC/PRONATEC DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA.

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROEJA- FIC/PRONATEC DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROEJA- FIC/PRONATEC DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. Andréia Ferreira dos Santos andreia.ufg@gmail.com Faculdade de Educação/UFG CNPq/Capes Fapeg UFG Goiânia

Leia mais

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica Pibic Bolsista Pibic: Patrícia

Leia mais

FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO

FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO Cláudia Borges Costa Sebastião Claudio Barbosa Relato de Experiência GT Diálogos Abertos sobre Educação

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE

FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE Universidade Federal de Goiás UFG Instituto Federal de Goiás IFG Secretaria Municipal de Educação de Goiânia SME Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade

Leia mais

Maria Emilia de C. Rodrigues

Maria Emilia de C. Rodrigues TRABALHO E EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO E PESQUISAS COM EJA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS : Centro Memória Viva Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos

Leia mais

Patrícia de Moraes Fontenele Faculdade de Educação UFG

Patrícia de Moraes Fontenele Faculdade de Educação UFG Análise da Formação continuada do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (Proeja-FIC), de 2010 a 2015, na Rede Municipal de Educação de Goiânia 1. Patrícia de Moraes

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROEJA-FIC/PRONATEC DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA.

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROEJA-FIC/PRONATEC DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROEJA-FIC/PRONATEC DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. Andréia Ferreira dos Santos Universidade Federal de Goiás - UFG andreia.fsantos@ymail.com Maria Aldina Gomes da Silva

Leia mais

Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Professor Nadal Sfredo Orientadora Formadora Angelita Maria Pereira Machado

Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Professor Nadal Sfredo Orientadora Formadora Angelita Maria Pereira Machado Universidade Federal de Goiás UFG Instituo Federa de Goiás IFG Secretaria Municipal de Educação SME Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Professor Nadal Sfredo Orientadora Formadora Angelita

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IDENTIDADE DOS EDUCANDOS DO PROEJA-FIC/PRONATEC

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IDENTIDADE DOS EDUCANDOS DO PROEJA-FIC/PRONATEC EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IDENTIDADE DOS EDUCANDOS DO PROEJA-FIC/PRONATEC Mestranda: Maribel Schveeidt Orientadora: Profª. Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues Linha de Pesquisa: Educação, Trabalho

Leia mais

Proposta de orientações preliminares para o Proeja-Fic / Pronatec

Proposta de orientações preliminares para o Proeja-Fic / Pronatec PELA GRANDEZA DA PÁTRIA Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos Proposta de orientações preliminares

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE

FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE Universidade Federal de Goiás UFG Instituto Federal de Goiás IFG Secretaria Municipal de Educação de Goiânia SME Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade

Leia mais

SEMINÁRIO PROEJA-FIC/PRONATEC

SEMINÁRIO PROEJA-FIC/PRONATEC SEMINÁRIO PROEJA-FIC/PRONATEC Experiências desenvolvidas nas escolas da RME - Goiânia Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira Glaucia Maria Morais França Avelar glauciaavelar@gmail.com ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROEJA DO IFG

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROEJA DO IFG FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROEJA DO IFG Ariadiny Cândido Morais 1 FE/UFG Agência Financiadora CNPq Estas reflexões decorrem da pesquisa 2 que está sendo desenvolvida desde agosto de 2009, para investigar

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA: UMA REORGANIZAÇÃO PERMANENTE

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA: UMA REORGANIZAÇÃO PERMANENTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA: UMA REORGANIZAÇÃO PERMANENTE SAHIUM, Maria Clara Lôbo 1 ; FARIAS, Maria do Rosário Teles de 2 ; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro 3 Palavras-chave:

Leia mais

A experiência do processo educativo interdisciplinar com educandos da EAJA

A experiência do processo educativo interdisciplinar com educandos da EAJA A experiência do processo educativo interdisciplinar com educandos da EAJA Maria Aldina G. da S. Francisco dinagsf80@gmail.com Resumo O objetivo dessa escrita é relatar a experiência de acompanhar o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO Profas. Maria Emilia de Castro Rodrigues e Vanessa Gabassa 1º semestre

Leia mais

Relato de Experiência. Identidades e trajetórias na formação dos educadores (as) da EJA

Relato de Experiência. Identidades e trajetórias na formação dos educadores (as) da EJA FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PORTAL DO FÓRUM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Raísa Gabriele Martins Bomfim Universidade

Leia mais

O DESAFIO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO PROEJA Camila Aparecida de Campos UFG Agência Financiadora: CAPES; SETEC e PROEJA

O DESAFIO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO PROEJA Camila Aparecida de Campos UFG Agência Financiadora: CAPES; SETEC e PROEJA O DESAFIO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO PROEJA Camila Aparecida de Campos UFG Agência Financiadora: CAPES; SETEC e PROEJA Esta pesquisa analisa experiências em curso do Programa Nacional de Integração da Educação

Leia mais

Planejamento Pedagógico/Estudo Eixo temático: Cidadania e Trabalho

Planejamento Pedagógico/Estudo Eixo temático: Cidadania e Trabalho Universidade Federal de Goiás UFG Instituto Federal de Goiás IFG Secretaria Municipal de Educação SME Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira PROEJA-FIC/PRONATEC Planejamento Pedagógico/Estudo Eixo

Leia mais

Dissertação de Mestrado intitulada A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec

Dissertação de Mestrado intitulada A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec Pesquisa Observatório da Educação Projeto: Desafios da EJA integrada à Educação Profissional: identidade dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais Dissertação de

Leia mais

PLANEJAMENTO. GOIÂNIA, 20 de março de 2013.

PLANEJAMENTO. GOIÂNIA, 20 de março de 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - IFG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SME ESCOLA MUNICIPAL JOEL MARCELINO DE OLIVEIRA PLANEJAMENTO GOIÂNIA, 20 de março de 2013. Proposta

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DO PROEJA-FIC/PRONATEC

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DO PROEJA-FIC/PRONATEC A FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DO PROEJA-FIC/PRONATEC Mestranda: Maria Aldina Gomes da Silva Francisco Orientadora: Prof. Dr. Maria Emilia de Castro Rodrigues PPGE/FE/UFG - LP: Educação, trabalho e

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DOCUMENTO BASE VERSÃO DE TRABALHO PROPOSTA DE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1.IDENTIDADE E ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL O Instituto Federal e a sua Nova Institucionalidade Os Institutos

Leia mais

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA (MG)

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA (MG) EIXO TEMÁTICO: ( ) Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos ( ) Biodiversidade e Unidades de Conservação ( ) Campo, Agronegócio e as Práticas Sustentáveis ( ) Cidade, Arquitetura

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO PROEJA-FIC EM GOIÂNIA-GO: AÇÕES, LIMITES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO PROEJA-FIC EM GOIÂNIA-GO: AÇÕES, LIMITES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO PROEJA-FIC EM GOIÂNIA-GO: AÇÕES, LIMITES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES RESUMO Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás UFG me.castrorodrigues@gmail.com

Leia mais

"Proeja FIC 2015: organização curricular"

Proeja FIC 2015: organização curricular "Proeja FIC 2015: organização curricular" Formação Continuada GEAJA: práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, currículo integrado e interdisciplinaridade" Maria Emilia de Castro Rodrigues

Leia mais

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é:

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é: Educação de Jovens e Adultos: materiais didáticos Professoras: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Maria Emilia de Castro Rodrigues me.castro@terra.com.br A questão central de pano de fundo no

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTOS (EAJA), NO CONTEXTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTOS (EAJA), NO CONTEXTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTOS (EAJA), NO CONTEXTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA Cátia de S. Lêdo Soares catialedo@hotmail.com Isleide Mª

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado II CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

IX ENCONTRO ESTADUAL SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONSELHOS, FÓRUNS E PLANOS DE EDUCAÇÃO MESA DE INTERESSE: EJA NORMATIZAÇÃO/RESOLUÇÃO

IX ENCONTRO ESTADUAL SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONSELHOS, FÓRUNS E PLANOS DE EDUCAÇÃO MESA DE INTERESSE: EJA NORMATIZAÇÃO/RESOLUÇÃO Goiânia, 29 de agosto de 2015 IX ENCONTRO ESTADUAL SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONSELHOS, FÓRUNS E PLANOS DE EDUCAÇÃO MESA DE INTERESSE: EJA NORMATIZAÇÃO/RESOLUÇÃO Ademildo Teixeira Sobrinho Marcos Otoniel

Leia mais

Escola Municipal Abrão Rassi SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PROEJA-FIC PRONATEC

Escola Municipal Abrão Rassi SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PROEJA-FIC PRONATEC Escola Municipal Abrão Rassi SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PROEJA-FIC PRONATEC INTRODUÇÃO A escola dentro do Proeja FIC/Pronatec Docentes 12 professores/ coordenador e diretor (a), todos efetivos da

Leia mais

Palavras-chave: Portal; Educação de jovens e adultos; Grupo de Estudo de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos.

Palavras-chave: Portal; Educação de jovens e adultos; Grupo de Estudo de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. EXPERIÊNCIAS NO PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NO GRUPO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTOS (GEAJA) E NO FÓRUM EJA 1 FARIAS, Maria do Rosário Teles de

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Goiás. Adriely Felipe Tatagiba Sueli Correa

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Goiás. Adriely Felipe Tatagiba Sueli Correa Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Goiás Adriely Felipe Tatagiba Sueli Correa Proeja no IFG - Campus Goiânia: os desafios do trabalho docente

Leia mais

Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: a experiência da pesquisa em rede no OBECUC EJA

Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: a experiência da pesquisa em rede no OBECUC EJA Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: a experiência da pesquisa em rede no OBECUC EJA Edna Castro Oliveira (PPGE/UFES/OBEDUC) Eliane Saiter Zorzal (PPGE/UFES/OBEDUC)

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU495 EJA e Diversidade

Programa Analítico de Disciplina EDU495 EJA e Diversidade 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: Carga horária semanal 3 1 4 Períodos

Leia mais

XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI Ministério da Educação Natal, 10 a 13 de setembro de 2013 2013-50

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA PROEJA-FIC/PRONATEC EM GOIÂNIA, NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES. Resumo

A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA PROEJA-FIC/PRONATEC EM GOIÂNIA, NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES. Resumo A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA PROEJA-FIC/PRONATEC EM GOIÂNIA, NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES Mara Franco de Sá 1 UFG marafrancosa@gmail.com Maria Aldina Gomes da Silva Francisco 2 UFG marafrancosa@gmail.com

Leia mais

West Virginia University Intensive English Program. Presenters: Tracy Dingess, Helen Huntley, Karla Assis Graphic Designer: Margarita Toro

West Virginia University Intensive English Program. Presenters: Tracy Dingess, Helen Huntley, Karla Assis Graphic Designer: Margarita Toro Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC 03/2006 West Virginia University Intensive

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO PROEJA-FIC/PRONATEC

EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO PROEJA-FIC/PRONATEC EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO PROEJA-FIC/PRONATEC Rafael Vieira de Araújo Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO rafaelv.araujo@yahoo.com.br

Leia mais

EJA E CORPOREIDADE-SUBJETIVIDADE E A EDUCAÇÃO FÍSICA

EJA E CORPOREIDADE-SUBJETIVIDADE E A EDUCAÇÃO FÍSICA i RESUMO EJA E CORPOREIDADE-SUBJETIVIDADE E A EDUCAÇÃO FÍSICA Palavras-chave: Corpo; EJA; Educação Física Introdução O presente texto trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem dialética que penetra

Leia mais

O Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores. Resumo

O Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores. Resumo O Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores Mara Franco de Sá 1 Maria Aldina Gomes da Silva Francisco 2 Resumo A presente pesquisa discute o Proeja-Fic/Pronatec na Secretaria

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERAGINDO COM A COMUNIDADE

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERAGINDO COM A COMUNIDADE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERAGINDO COM A COMUNIDADE (Relato de Experiência) Giovani Ropelato ¹; Sandra A. Antonini Agne 2 ¹ Mestrando em Mecatrônica Departamento de Metal Mecânica (IFSC), Docente do

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS (GEAJA) NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS (GEAJA) NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS (GEAJA) NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR SCHVEEIDT, Maribel i. RODRIGUES, Maria Emilia de Castro

Leia mais

PERFIL DE QUEM ATUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS FASES INICIAIS DA EJA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS MS

PERFIL DE QUEM ATUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS FASES INICIAIS DA EJA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS MS PERFIL DE QUEM ATUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS FASES INICIAIS DA EJA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS MS MONTANDON, Taíssa Martins 1 SANTOS, Maria de Lourdes dos 2 1 Discente de Pedagogia da FAED/UFGD

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTELICNIA E OS INSTITUTOS FEDERAIS

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTELICNIA E OS INSTITUTOS FEDERAIS ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTELICNIA E OS INSTITUTOS FEDERAIS Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão camila.gnogueira@yahoo.com.br

Leia mais

O PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REESTRUTURAÇÃO *

O PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REESTRUTURAÇÃO * O PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REESTRUTURAÇÃO 2010-2012* CORREIA, Karla Murielly Lôpo Leite 1 ; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro 2 Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Pedagogia Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: Renato Ribeiro Período Letivo: 2 sem/2016 Série: 5ª Série 6ª Série Período: Não definido C.H. Teórica:

Leia mais

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação. A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS GTS 18 E 21 DA ANPED (2009 2013): CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA Bruna Rocha Ferraz UnB Maria Clarisse Vieira UnB Resumo

Leia mais

PAUTAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS APOIOS TÉCNICOS-PROFESSORES 15 de fevereiro \ das 18 às 22 horas \ Faculdade de Educação/UFG PAUTA

PAUTAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS APOIOS TÉCNICOS-PROFESSORES 15 de fevereiro \ das 18 às 22 horas \ Faculdade de Educação/UFG PAUTA PAUTAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS APOIOS TÉCNICOS-PROFESSORES 15 de fevereiro \ das 18 às 22 horas \ Faculdade de Educação/UFG PAUTA Informes (das 18h20 às 18h40: 20min.) Trabalho em grupos (das 18h40

Leia mais

Características Educação SESI

Características Educação SESI EDUCAÇÃO SESI Características Educação SESI Atendimento prioritário ao Trabalhador da indústria e seus dependentes Gratuidade nos cursos EJA Atuação nas 27 Unidades Federativas 32% de evasão na EJA Cenário

Leia mais

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período:

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Componente Curricular: EJA Educação de Jovens e Adultos Carga Horária: 50 horas Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: 2017.01

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO O presente texto possui por objetivo realizar uma discussão do Projeto Pedagógico

Leia mais

O Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores. Resumo

O Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores. Resumo O Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores Mara Franco de Sá; Maria Aldina Gomes da Silva Francisco Resumo A presente pesquisa discute o Proeja-Fic/Pronatec na Rede

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Formulário para elaboração de Projeto de Ação Social 1 / Prestação de Serviço 2

Formulário para elaboração de Projeto de Ação Social 1 / Prestação de Serviço 2 U F G SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC Campus Samambaia - CP.131 - Telefone(62) 521-1329 Formulário para elaboração de Projeto de Ação Social

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

Planejamento Pedagógico/Estudo

Planejamento Pedagógico/Estudo Universidade Federal de Goiás UFG Instituto Federal de Goiás IFG Secretaria Municipal de Educação SME Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira PROEJA-FIC/PRONATEC Planejamento Pedagógico/Estudo Orientador

Leia mais

PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA COMO ESPAÇO FORMADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA COMO ESPAÇO FORMADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA COMO ESPAÇO FORMADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMO EXPANDIDO BOMFIM, Raísa Gabriele Martins¹ Graduanda em pedagogia UFG. Bolsista Provec/ Portal do Fórum Goiano de

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU263 Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos

Programa Analítico de Disciplina EDU263 Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA I Fórum da Educação de Jovens e Adultos Região das Águas Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA Professora: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Itumbiara Agosto de 2010

Leia mais

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (PPGTE/UTFPR) domingos@utfpr.edu.br Profa. Dra. Mônica Ribeiro (PPGE/UTFPR) monicars@ufpr.br Profa. Dra. Geórgia

Leia mais

O PROEJA-FIC PRONATEC EM GOIÂNIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES ACERCA DO PERFIL DO EDUCANDO

O PROEJA-FIC PRONATEC EM GOIÂNIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES ACERCA DO PERFIL DO EDUCANDO O PROEJA-FIC PRONATEC EM GOIÂNIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES ACERCA DO PERFIL DO EDUCANDO RESUMO Ana Paula de Aguiar 1 Mara Franco de Sá 2 O presente artigo objetiva apresentar as primeiras impressões acerca

Leia mais

A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização desafios e as possibilidades

A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização desafios e as possibilidades A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização desafios e as possibilidades Márcia Pereira Melo Coordenadora Fórum Goiano de EJA FORMAÇÃO PARA ESCOLARIZAÇÃO A formação de educadores

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC

PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC PROEJATEC

Leia mais

A construção do currículo integrado na experiência PROEJA-FIC/PRONATEC em Goiânia. Bruno Rodrigues Bueno

A construção do currículo integrado na experiência PROEJA-FIC/PRONATEC em Goiânia. Bruno Rodrigues Bueno Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Departamento da área acadêmica I Coordenação de Filosofia e Ciências Humanas Curso de Licenciatura em História A construção do

Leia mais

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES Autor: Natália Gabriela da Silva; Co-Autor: Jorge José A. da Silva Filho; Orientador:

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DE MATERIAL DE EDUCAÇÃO POPULAR

SISTEMATIZAÇÃO DE MATERIAL DE EDUCAÇÃO POPULAR SISTEMATIZAÇÃO DE MATERIAL DE EDUCAÇÃO POPULAR Quem ensina aprende ao ensinar E quem aprende Ensina ao aprender Paulo Freire 1996 Créditos: Osmar Fávero (Coord.) www.forumeja.org.br/edupopular Maria Emilia

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: ESTÁGIO IV TURMA E PROFESSOR RESPONSÁVEL: ISRAEL ELIAS TRINDADE CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 112 CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRÍCULO 20171 Petrópolis 2017 Estágios Supervisionados Os estágios realizados

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade

Leia mais

II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO.

II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO. II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO. PACHECO 1, Jade Alves de Souza; SOARES 2, Nayana Carvalho; SILVA 3, Bianca Fernandes

Leia mais

Faixa etária 2; 4% 4; 8% 8; 16%

Faixa etária 2; 4% 4; 8% 8; 16% Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação Pesquisa Observatório da Educação - Projeto: Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo

Leia mais

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA Kelma Tananda das Neves Ribeiro Colaço Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: kelmacolaco@gmail.com

Leia mais

EIXO 2: Políticas de educação básica e de formação e gestão escolar

EIXO 2: Políticas de educação básica e de formação e gestão escolar EIXO 2: Políticas de educação básica e de formação e gestão escolar A IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO, UM DESAFIO PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Silvana Mesquita Pontifícia Universidade Católica RJ silvana.mesquita@ig.com.br

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Descrição do Curso O curso tem duração de 360 horas sendo

Leia mais

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Educação Especial e Inclusão Educação Básica na LDB Organização da

Leia mais

AS PROPOSTAS E OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DOCÊNCIA EM EAD: entrevista com José Wilson da Costa

AS PROPOSTAS E OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DOCÊNCIA EM EAD: entrevista com José Wilson da Costa AS PROPOSTAS E OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DOCÊNCIA EM EAD: entrevista com José Wilson da Costa Brisa Teixeira de Oliveira 1 Data: 10/05/2014 Entrevistadora: Brisa Teixeira de

Leia mais

AVALIAÇÃO COMPROMISSO COM O PROCESSO

AVALIAÇÃO COMPROMISSO COM O PROCESSO AVALIAÇÃO COMPROMISSO COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Profª. Drª Maria Emilia de Castro Rodrigues UFG/FE Profª. Jacqueline Maria Barbosa Vitorette IFG Doutoranda em Educação UFG/FE Outubro de 2011 Goiânia/GO

Leia mais

A GASTRONOMIA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL

A GASTRONOMIA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Departamento de Áreas Acadêmicas I Coordenação de Turismo e Hospitalidade Laboratório Gastronômico VIII A GASTRONOMIA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO

Leia mais

Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira Orientador Formador Rafael Vieira de Araújo

Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira Orientador Formador Rafael Vieira de Araújo Universidade Federal de Goiás UFG Instituto Federal de Goiás IFG Secretaria Municipal de Educação SME Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira Orientador Formador Rafael

Leia mais

Introdução Desenvolvimento

Introdução Desenvolvimento MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL MULTIMÍDIA EM REDE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL PORTAL DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL

Leia mais

A DISCIPINA DE SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A DISCIPINA DE SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISCIPINA DE SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Autores: Sarah Helena VARGAS, Alessandro Ezequiel da PAIXÃO Identificação autores: Bolsista IFC-Araquari; Orientador IFC-Campus Araquari Introdução Este

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A/2014 Abril de 2015 Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

III Seminário de Trabalho de Conclusão do Curso I da Pedagogia 01 de dezembro de 2018 das 08:30 às 17:00 CRONOGRAMA DO III SEMINÁRIO DE TCC I

III Seminário de Trabalho de Conclusão do Curso I da Pedagogia 01 de dezembro de 2018 das 08:30 às 17:00 CRONOGRAMA DO III SEMINÁRIO DE TCC I CRONOGRAMA DO III SEMINÁRIO DE TCC I 2018-2 08:30 às 10:00 Bloco I Local: Laboratório de Ensino Coordenação: Prof. Dr. Cleberson Pereira Arruda 08:30 às 09:00 Acadêmica: Andriely Alves Carvalho Orientadora:

Leia mais

sistematização dos eixos temáticos trabalhados na unidade escolar desde o início do Projeto Proeja-FIC/Pronatec

sistematização dos eixos temáticos trabalhados na unidade escolar desde o início do Projeto Proeja-FIC/Pronatec sistematização dos eixos temáticos trabalhados na unidade escolar desde o início do Projeto Proeja-FIC/Pronatec Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros Maryanne Veloso maryanneveloso@gmail.com Quando

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA PROGRAMA: (X ) PIBIC PIBIC-Af

Leia mais

CURRICULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA): A REALIDADE DO EDUCANDO COMO

CURRICULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA): A REALIDADE DO EDUCANDO COMO CURRICULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA): A REALIDADE DO EDUCANDO COMO PONTO DE PARTIDA Dificuldade de diálogo entre as experiências

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO Luisa Figueiredo do Amaral e Silva Fundação Darcy Ribeiro Resumo: O presente

Leia mais

Introdução. Referencial Teórico

Introdução. Referencial Teórico 1 A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE DIADEMA: UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL CONSTRUÍDA A PARTIR DE PRESSUPOSTOS FREIREANOS AGUIAR, Denise Regina da Costa PMSP GT-05: Estado e

Leia mais

SILVA, Maria Sandreana Salvador da (UNIOESTE) VIRIATO, Edaguimar Orquizas (Orientadora/UNIOESTE) Apresentação do Problema de Pesquisa

SILVA, Maria Sandreana Salvador da (UNIOESTE) VIRIATO, Edaguimar Orquizas (Orientadora/UNIOESTE) Apresentação do Problema de Pesquisa O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROEJA: A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES ACERCA DA CATEGORIA TEMPO E SUAS DIMENSÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Apresentação A proposta ora apresentada para debate no âmbito do colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais