Especial Online ISSN RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online ISSN RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Educação Física Licenciatura

2 SEDENTARISMO: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Alunos: BARBOSA, Raphaela Lavinas. Orientador: SEVERINO, Cláudio Delunardo. O presente estudo objetiva investigar as possíveis contribuições da Educação Física escolar quanto a evitar o sedentarismo por parte das crianças e jovens inseridas em tal contexto. Para tal, estabeleceram-se conceitos acerca da importância das atividades físicas como formas de manutenção da qualidade de vida e abordar aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Física escolar. A metodologia empregada tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, desenvolvida a partir das opiniões de autores que abordaram a questão da Educação Física como uma proposta que pode oferecer, por intermédio de suas peculiaridades, a socialização e o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida de seus praticantes. Palavras-chave: Educação física; Sedentarismo; Qualidade de Vida.

3 AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM ESCOLARES DE VOLTA REDONDA: DADOS SOBRE GORDURA CORPORAL SUBCUTÂNEA Alunos: MOTA, Jackson William Domingues. Orientador: SILVA, José Cristiano Paes Leme da. A questão central foi avaliar a soma de dobras cutâneas em escolares de Volta Redonda/RJ. O objetivo geral foi produzir material útil ao contexto da gordura corporal subcutânea (GCS) em meninos em idade escolar da rede pública. A metodologia proposta foi uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo, de corte transversal e nível descritivo. A população foram estudantes regularmente matriculados em escolas públicas municipais em Volta Redonda/RJ. A amostra envolveu 432 meninos com idade entre 11 a 17 anos. Os resultados mostram que: 1 - as informações obtidas podem ser utilizadas por profissionais da Educação Física em seu campo de intervenção profissional. 2 O nível de GCS está acima da média estabelecida em cinco intervalos etários e que esta diferença é significativa. 3 Há pertinência desse tipo de avaliação ser feito em escolas; 4 Dados obtidos na avaliação antropométrica servem como pontos de corte para estabelecimento de incidência e /ou prevalência de patologias caracterizadas por acúmulo excessivo de gordura corporal. Palavras-chave: Antropometria; Obesidade; Escolares.

4 A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Alunos: SILVA, Maxwellen Carla da Glória. Orientador: SEVERINO, Cláudio Delunardo. O presente artigo tem como objetivo investigar as possibilidades de contribuição das ações pedagógicas realizadas nas aulas de Educação Física em relação à viabilidade da participação efetiva de familiares no processo de desenvolvimento global da criança. Além disso, pretende-se também identificar o conjunto de ações que orientam a prática pedagógica nas aulas de Educação Física que possam contar com a contribuição direta dos familiares dos discentes, bem como averiguar a importância da parceria entre família e escola no processo educacional. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada baseou-se numa revisão bibliográfica, de cunho descritivo, e foi desenvolvida a partir da leitura e discussão de diversas publicações sobre o tema em questão. A escola é um local onde a troca de experiências é constante por passarmos lá a maior parte de nossas vidas, interagindo assim com o próprio meio. Na escola, um aspecto importante a ser citado é a conscientização que se faz pela arte do diálogo pais, professores dispostos à discussão para solução de problemas. Palavras-chave: Educação física; Escola; Família; Desenvolvimento.

5 O JOGO SIMBÓLICO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: O PAPEL DA EDUCÇÃO FÍSICA ESCOLAR Alunos: CONCEIÇÃO, Talita Medeiros da. Orientador: SEVERINO, Cláudio Delunardo. O Jogo Simbólico pode ser considerado como um importante aliado quanto ao desenvolvimento da criança. Como instrumento pedagógico, ele estabelece a possibilidade, por intermédio de ações promovidas pelo professor, de um contato entre os alunos e os conteúdos sugeridos pelo Planejamento Escolar. Além disso, ele propicia a ampliação dos conhecimentos infantis por meio de brincadeiras. O presente artigo objetiva verificar as possibilidades de contribuição do Jogo Simbólico para o desenvolvimento da criança. Além disso, pretende-se também observar conceitos e abordagens acerca do Jogo Simbólico e estabelecer um estudo sobre a aplicação dos Jogos Simbólicos nas aulas de Educação Física em ambiente escolar. Para a realização desta pesquisa, a metodologia empregada baseou-se numa revisão bibliográfica, de cunho descritivo, sendo desenvolvida a partir da leitura e discussão de diversas publicações sobre o tema em questão. Nota-se a importância da Educação Física, com o auxílio de Jogos Simbólicos, no que tange ao ensinamento de diferentes conhecimentos que podem ser experimentados por inúmeras situações de interação e discurso. Para tal, o professor de Educação Física, ao sistematizar os conhecimentos, deve almejar a ampliação das interações das crianças com diferentes objetos, espaços e situações, possibilitando assim o saber bem como a reflexão sobre o mesmo. Palavras-chave: Jogo Simbólico; Desenvolvimento; Educação Física Escolar.

6 DANÇA E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? Alunos: MAIA, Leonardo Gomes. Orientador: Marcelo Paraíso Alves. A Educação Física ao longo de sua trajetória privilegiou a prática esportiva, contribuindo para a exclusão de determinados conteúdos, aqui neste estudo, emerge como sendo a dança na escola. Entretanto, atualmente, com a intervenção das abordagens críticas, essa área do conhecimento (EF), constrói outras intervenções pedagógicas que perspectivam possibilidades de ação no campo educacional. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa pretende investigar como a dança tem sido utilizada como um possível conteúdo para as aulas de Educação Física Escolar (EFE). A intenção é privilegiar a seguinte problemática: Até que ponto dança está sendo privilegiada, nos debates acadêmicos, como um conteúdo a ser considerado durante as aulas? Na intenção de atingir tal objetivo, referida pesquisa optou pela revisão bibliográfica na intenção de acessar a produção científica dos últimos seis anos (2008 até os dias atuais) sobre as temáticas da prática da dança na escola. Confrontando-as com artigos que contemplem tais temas, foi realizada busca à produção científica indexada nas bases eletrônicas de dados MOVIMENTO, REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA USP, MOTRIZ, MOTRIVIVÊNCIA E CBCE. No total foram encontrados 11 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Com esta pesquisa, pretende-se levantar e contribuir com as mais recentes discussões acerca da dança e seu papel na escola, apresentando dados coletados e com base metodológica para dar maior credibilidade no assunto. Palavras-chave: Dança; Escola; Educação; Contemporaneidade.

7 CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL: O MUNDO DO MOVIMENTO Alunos: CUNHA, Tatiana da Costa Leiróz. Orientador: VILELA, Silvio Henrique. O presente trabalho busca, através de uma metodologia teórico conceitual, construir uma base sólida de conhecimentos sobre a Educação Infantil (creche e pré-escola) para o desenvolvimento da criança nos seus aspectos: físico, psicológico, cognitivo, social e motor. Para isso dialoga com as leis que amparam essa modalidade de ensino e com a formação para o profissional da mesma. Fala sobre a criança, suas prioridades e características, discute a importância do movimento como instrumento para o seu desenvolvimento como base para as demais fases da vida, não se esquecendo da importância da psicomotricidade. Palavras-chave: Creche; Educação Infantil; Desenvolvimento; Criança.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

RESUMOS APROVADOS PARA EXPOSIÇÃO NO FORMATO DE PÔSTER

RESUMOS APROVADOS PARA EXPOSIÇÃO NO FORMATO DE PÔSTER RESUMOS APROVADOS PARA EXPOSIÇÃO NO FORMATO DE PÔSTER NORMAS: O pôster deve ter a dimensão de 1,00m (altura) x 0,90cm (largura), podendo conter gráficos, tabelas e ou ilustrações. Os mesmos serão expostos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR ANDRADE, Rosilene da Silva (Bolsista do PIBID). REGO, Janielle Kaline do (Bolsista do PIBID). SILVA, Mariana Oliveira da (Bolsista do PIBID).

Leia mais

TÍTULO: POSSIBILIDADES DAS VIVÊNCIAS LÚDICAS NO TEMPO ÓCIO VIVIDO PELAS CRIANÇAS NO RECREIO

TÍTULO: POSSIBILIDADES DAS VIVÊNCIAS LÚDICAS NO TEMPO ÓCIO VIVIDO PELAS CRIANÇAS NO RECREIO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: POSSIBILIDADES DAS VIVÊNCIAS LÚDICAS NO TEMPO ÓCIO VIVIDO PELAS CRIANÇAS NO RECREIO CATEGORIA:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento.

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 1ª Série 6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 6DES002 ASPECTOS TEÓRICO-METODOLOGICOS DE MODALIDADES

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BARASUOL, Cristiano de Castro 1 ; NASCIMENTO, Rosangela Conceição Gomes 2 Palavras-chave: Educação Física. Anos Iniciais. Currículo

Leia mais

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Nelson Princival Junior Evelline Cristhine Fontana Bruna Gisele Barbosa Universidade Estadual

Leia mais

A Prática Esportiva do Voleibol e suas Possíveis Mudanças de Comportamento em Alunos do Ensino Médio

A Prática Esportiva do Voleibol e suas Possíveis Mudanças de Comportamento em Alunos do Ensino Médio A Prática Esportiva do Voleibol e suas Possíveis Mudanças de Comportamento em Alunos do Ensino Médio Marilya Batista Garcia 1 (IC)*, Leonardo Silva Assunção (PQ) Universidade Estadual de Goiás Câmpus Porangatu.

Leia mais

Como atua o professor de Educação Física em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Paulo Afonso BA.

Como atua o professor de Educação Física em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Paulo Afonso BA. EDITAL 100/2017 DE CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS MONOGRÁFICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FASETE - SEMESTRE LETIVO 2017.2 A Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação

Leia mais

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens Movimento humano e linguagens A linguagem está envolvida em tudo o que fazemos, ela é peça fundamental para a expressão humana. Na Educação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E ABRANGÊNCIA ART. 1º - Denomina-se

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O. UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Dom Pedrito RS

Leia mais

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE NATAÇÃO: SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA OS PROJETOS DE EXTENSÃO

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE NATAÇÃO: SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA OS PROJETOS DE EXTENSÃO A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE NATAÇÃO: SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA OS PROJETOS DE EXTENSÃO Jaciara Oliveira Leite 1, Amanda de Oliveira Martins, Ana Carla Ribeiro Batista Carlos Henrique Rodrigues de Andrade,

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Leia mais

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Maria Rozimar Dias dos Santos Nóbrega José Maurício de Figueiredo Júnior Faculdades Integradas de Patos FIP

Leia mais

TÍTULO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

TÍTULO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TÍTULO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DIADEMA AUTOR(ES): MARISA

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM 1 O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM INTRODUÇÃO No contexto das pesquisas em educação, a formação

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias Projeto de Estímulo a Docência - Um estudo sobre a inclusão nas aulas de Educação Física Kerllyn Trindade Coimbra 1 Natália Daniela

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças.

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS. Resumo: Ariane da Silva Dias Machado/UFF i Jackeline Barboza Ayres Affonso/UFF ii Thais da Silva Aires/UFF iii Somos

Leia mais

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Autor(1): Flávio Jonnathan Gaia Nogueira; (Co)autor(2):

Leia mais

Orientações para Disciplina Prática de Pesquisa

Orientações para Disciplina Prática de Pesquisa Orientações para Disciplina Prática de Pesquisa (Desenvolvimento da Pesquisa 1ª Licenciatura Teresina, 2019. 2 APRESENTAÇÃO Prezado (a) professor (a), Este documento surgiu da necessidade de orientar os

Leia mais

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB.

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. Judcely Nytyesca de Macedo Oliveira Silva 1 - UFCG - ufcg.juudy@gmail.com;

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO EM TRÊS CICLOS: uma intervenção no ensino da Luta na disciplina Educação Física.

PESQUISA-AÇÃO EM TRÊS CICLOS: uma intervenção no ensino da Luta na disciplina Educação Física. PESQUISA-AÇÃO EM TRÊS CICLOS: uma intervenção no ensino da Luta na disciplina Educação Física. Autores: Pablo Patrick Holanda Guimarães (UPE-PIBID-ESEF); Rebecca Rodrigues de Oliveira (UPE-PIBID-ESEF);Tiago

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6 PA.CRH.17 Pág. 1 de 6 Creche A Resposta Social Creche da A.U.R.P.I.S. tem como principal objetivo para 2016/2017 desenvolver projetos aliciantes com as suas crianças, famílias, colaboradores e parceiros,

Leia mais

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN 343 de 665 ACESSIBILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS DE LÍNGUA MATERNA ATRAVÉS DE JOGOS Sônia Souza Carvalho

Leia mais

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO I Identificação ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE ARIL INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Entidade Executora: Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - ARIL Endereço: Rua Dr.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA RELAÇÃO DE RESUMOS DE MONOGRAFIAS E ARTIGOS DE PÓS- GRADUAÇÃO Lato sensu Curso: Atividades Motoras para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida/ 2002/2003 Nome Aluno(a)

Leia mais

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OBJETIVO No curso de PEDAGOGIA da Faculdade IESCAMP, o estudante tem uma formação completa para atuar tanto como docente quanto gestor da educação, por intermédio de conhecimentos

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO O homem vive e depende de um corpo, mas muitas vezes o esquece ou não lhe dá o

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR NO IMAGINÁRIO DA GESTÃO ESCOLAR DA CIDADE DE BURITI DOS LOPES-PI

EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR NO IMAGINÁRIO DA GESTÃO ESCOLAR DA CIDADE DE BURITI DOS LOPES-PI EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR NO IMAGINÁRIO DA GESTÃO ESCOLAR DA CIDADE DE BURITI DOS LOPES-PI Sabina Vieira de Carvalho de Souza Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail:

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva 1 ; Renata Joaquina de Oliveira Barboza 2 ; José Geovane Jorge de Matos 3 ; Magadã

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO Eduardo Silva Pinheiro Neves (PIBIC-Jr/Fundação Araucária), Paulo César Paulino (Orientador),

Leia mais

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS Re s e n h a ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS por Sandra Márcia Campos Pereira 1 CRUSOÉ, N. M. de C.; NUNES, C. P; SANTOS, J. J. dos (Org.). Itinerários de Pesquisa:

Leia mais

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO CONPEFE 2014

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO CONPEFE 2014 TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO CONPEFE 2014 NUM TÍTULO E AUTORES Sala Horário 001 CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS DA FORMAÇÃO INICIAL 1 14h PARA A ESCOLHA DAS ABORDAGENS CRÍTICAS NA SILVA, Elisangela

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Martins da Silva Orientador Educação Física UCB. Prof. Dr. Jonato Prestes Educação Física UCB

Prof. Dr. Francisco Martins da Silva Orientador Educação Física UCB. Prof. Dr. Jonato Prestes Educação Física UCB 1 Artigo de autoria de Wellington Rodrigues de Sousa Junior, intitulado INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, aposentado como requisito parcial para obtenção do grau

Leia mais

AUTORIA/COAUTORIA/ORIENTADOR TÍTULO DO TRABALHO OBSERVAÇÕES Bruna Santana Souza José Paulo conceição santos Maria Elielma Cruz silva

AUTORIA/COAUTORIA/ORIENTADOR TÍTULO DO TRABALHO OBSERVAÇÕES Bruna Santana Souza José Paulo conceição santos Maria Elielma Cruz silva I CONGRESSO DE GINÁSTICA E DANÇA RESUMOS APROVADOS AUTORIA/COAUTORIA/ORIENTADOR TÍTULO DO TRABALHO OBSERVAÇÕES Bruna Santana Souza José Paulo conceição santos Maria Elielma Cruz silva A importância da

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA D0041/I 68 H Introdução ao estudo da anatomia humana.

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS Profa. de Sala de Recursos - Rosemeire Estremeira Profa. da Sala Regular - Paula Bete Orientadora

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento motor. Flexibilidade. Resistência abdominal.

PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento motor. Flexibilidade. Resistência abdominal. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E FATORES RELACIONADOS

Leia mais

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO A Educação Física escolar tem um papel fundamental no processo educativo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL)

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) Maria Bárbara Galdino Silva barbaragaldiino@gmail.com Karine Maria Moreira Almeida

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA Q U E S T Õ E S E R E F L E X Õ E S Suraya Cristina Dar ido Mestrado em Educação Física, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, SP, 1987 1991 Doutorado em

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Lazer e Recreação Professora: Mônica Mª Vieira Lima Barbosa e-mail: monica.barbosa@fasete.edu.br

Leia mais

A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Marcos Vinicius Morais Ferreira¹ (IC), André Luís dos Santos Seabra² (PQ) marcos-moraisf@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OBJETIVO No curso de PEDAGOGIA da Faculdade IESCAMP, o estudante tem uma formação completa para atuar tanto como docente quanto gestor da educação, por intermédio de conhecimentos

Leia mais

LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR Girlene de Paiva Costa; Carlos Alberto Alves de Oliveira; Jaira Maria Silva; Daniel Oliveira Silva; Profª Ma. Maria Gorete Paulo Torres Universidade

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 122715 Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que 1) a área de queda dos objetos após o lançamento é livre. 2) a área de lançamento utilizada no dardo, disco

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS PROCESSOS DE GESTÃO SAS (35) - GERAL Versão #01/Out_2017 - Processos Creches (PDC_CR)...Matrícula - 35PDC_CR001_v01...Recebimento e Adaptação das Crianças - 35PDC_CR002_v01...Acompanhamento Pedagógico

Leia mais

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG O Esporte Escolar: Uma Análise Quantitativa com Estudantes do Nono Ano do

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social ISSN

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social ISSN Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Serviço Social 2011-1 REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS SOCIAIS DIRIGIDAS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

JOSÉ FRANCISCO SOARES

JOSÉ FRANCISCO SOARES JOSÉ FRANCISCO SOARES Produção e uso de evidências na educação básica JOSÉ FRANCISCO SOARES Sumário Educação Evidências: (pedagógicas) Modelo Conceitual Agenda de pesquisa Educação concretizada A educação

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE

V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE V CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE Tema: Educação Física/Ciências do Esporte: políticas, dilemas e controvérsias. 25 a 27 de Setembro na Universidade Federal de Lavras (MG) AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária:

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária: Coleção GIRA MUNDO Educação Infantil Na coleção Gira Mundo o brincar, o cantar e o fazer artístico são os eixos que atuam como forma de expressão da cultura da infância. São os grandes articuladores do

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Renata Marcilenny Silva¹ Carlos Jorge Maciel

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR Autor (1) Maria Jussilania Dantas Araújo; Co-autor (1) Márcio Rodrigues dos Santos; Coautor (2) Flávia Nunes de Sousa Limeira Universidade Estadual

Leia mais

ISSN: Mylena Carla Almeida Tenório Deise Juliana Francisco

ISSN: Mylena Carla Almeida Tenório Deise Juliana Francisco BRINCADEIRAS E ATIVIDADES LÚDICAS ENQUANTO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO: RELATANDO VIVÊNCIAS DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - TEA Mylena Carla Almeida Tenório Mylena_dayvid@hotmail.com

Leia mais

FANZINE: DISPOSITIVO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

FANZINE: DISPOSITIVO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA FANZINE: DISPOSITIVO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA Fellipe Henrique Mota Silva, Jefferson Soares Freire, Jonathan Eduardo do Nascimento Araújo, Joyce Campos Semani, Laura Rodrigues Silva,

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR: VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR: VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR: VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. Beatriz A. Barboza do Nascimento Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP Mestranda do programa

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II U. E. CENTRO RJ

ANÁLISE DO PERFIL PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II U. E. CENTRO RJ ANÁLISE DO PERFIL PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II U. E. CENTRO RJ Eliane Glória Reis da Silva Souza - Michelle Rodrigues Ferraz Ricardo Carlos Santos Alves Faculdades Integradas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE ENSINO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE ENSINO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE ENSINO Fátima Larissa Santiago (1); Darley Severino Cardoso (2); Haroldo Moraes de Figueiredo (3); Isabeli Lins

Leia mais

PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA

PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA PRODUÇÃO DE RESENHA: FEJOLO.T.B., PASSOS.M.M., ARRUDA.S.M. A socialização dos saberes docentes: A comunicação e a formação profissional no contexto do PIBID/Física. Ienci. Investigação

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

Pró-Reitoria Nome de do Graduação Curso de Educação Física Projeto de Pesquisa TCC II INCLUSÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL

Pró-Reitoria Nome de do Graduação Curso de Educação Física Projeto de Pesquisa TCC II INCLUSÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL Pró-Reitoria Nome de do Graduação autor Curso de Educação Física Projeto de Pesquisa TCC II TÍTULO DO PROJETO INCLUSÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL Projeto de pesquisa apresentado

Leia mais

OS DESAFIOS DOS PEDAGOGOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DIANTE DA MULTIPLICIDADE DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIAS

OS DESAFIOS DOS PEDAGOGOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DIANTE DA MULTIPLICIDADE DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIAS OS DESAFIOS DOS PEDAGOGOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DIANTE DA MULTIPLICIDADE DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIAS Autor (1): Thais Maria dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba thaishmaria@hotmail.com

Leia mais

Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Síntese de dados descritivos

Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Síntese de dados descritivos Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Síntese de dados descritivos 1-Introdução Informações sobre a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE) REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA

PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA Kágila Batista Alves 1 ; João Paulo Ferreira Lima 2 ; Camila Marcelino de Oliveira 3 ; Liliane Pinheiro de Sousa

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

CRONOGRAMA DE DEFESA DE TCC DE EDUCAÇÃO FÍSICA DATA 5/12/2017 TERÇA FEIRA

CRONOGRAMA DE DEFESA DE TCC DE EDUCAÇÃO FÍSICA DATA 5/12/2017 TERÇA FEIRA 1 DATA 5/12/2017 TERÇA FEIRA CO- HORÁRIO: 19h (LICENCIATURA) JOGOS COOPERATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EDINEI FOGAÇA DA COSTA JÚNIOR HORÁRIO: 19h30 (LICENCIATURA) DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO

Leia mais

- CONSELHO DE CAMPUS. Resolução ad referendum nº 026, de 03 de setembro de 2018.

- CONSELHO DE CAMPUS. Resolução ad referendum nº 026, de 03 de setembro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada Rua Prof. Darcy Ribeiro nº 121, Bairro

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

Matriz Curricular (2017-atual)

Matriz Curricular (2017-atual) 1 Matriz Curricular (2017-atual) A matriz curricular do curso superior em Educação Física, modalidade Licenciatura está dividida em oito períodos, totalizando quatro anos de duração mínima. Cada período

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA. CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA. CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos Art. 1. Este regulamento traz os princípios e diretrizes para utilização da Brinquedoteca da IES, e aplica-se a docentes, funcionários, acadêmicos de ensino

Leia mais

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014.

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. Colégio Santo Antônio SGAS 911B - Asa Sul - 70.390-110 - Brasília-DF www.refeduc.com.br - (61) 3445-4700 Rede Educacional Franciscana Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. 1. Grade

Leia mais

III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-UFV

III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-UFV III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-UFV Dia 14 de Outubro 14h - Oficinas PIBID: aprendendo na prática O objetivo das oficinas é oferecer um espaço de aprendizagem interdisciplinar, no qual os bolsistas

Leia mais

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas TÍTULO ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DO IFAL CAMPUS MARECHAL DEODORO INGRESSOS NO PROGRAMA DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO / ANO 2013 PARA DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL E AVALIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES Autor: Sileide da

Leia mais

COMUNICAÇÃO ORAL TRABALHOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS REUNIÃO CIENTÍFICA TCC II EDUCAÇÃO FÍSICA 09/11/2018 Sala 104 Pavilhão 1

COMUNICAÇÃO ORAL TRABALHOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS REUNIÃO CIENTÍFICA TCC II EDUCAÇÃO FÍSICA 09/11/2018 Sala 104 Pavilhão 1 AVALIADORES: William José Lordelo Silva, Rafael Santos Mota COMUNICAÇÃO ORAL TRABALHOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS REUNIÃO CIENTÍFICA TCC II EDUCAÇÃO FÍSICA 09/11/2018 Sala 104 Pavilhão 1 No. HORÁRIO 1

Leia mais

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL TURNO INTEGRAL MARISTA ATIVIDADES Viver a qualidade e a excelência da educação do Marista São Francisco, convivendo e aprendendo em um ambiente multidisciplinar e seguro, essa é a proposta do Turno Integral

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA E PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR Gabrielle Cristina Sanchez Adriana Garcia Gonçalves São Carlos - UFSCar Eixo Temático: 9 Pesquisa e Inovação Metodológica

Leia mais