H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo:"

Transcrição

1 H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: A expressão que representa a vazão em função do tempo é (A) y = x. 20 (B) y = x (C) y = x 200 (D) y = 5x. 400 Q2 - O comprimento C de uma circunferência é uma função do diâmetro d, no caso, C é diretamente proporcional a d, e temos C = f(d) = π d. Então, a constante de proporcionalidade (k) é: (A) k = 2d (B) k = π (C) k = 2/π (D) k = 2 π Q3 - As variáveis x e y assumem valores conforme a tabela a seguir: A relação entre x e y é dada pela expressão: (A) y = x + 2 (B) y = 2x + 1 (C) y = 2x (D) y = x + 3 Q4 - Quando uma pessoa compra um tecido (de largura constante), ela paga um preço P que depende do comprimento L adquirido. Suponha que 1 m de tecido custasse R$50,00. a) Completar a tabela deste exercício com os valores de P correspondentes aos de L indicados. b) Ao duplicar o valor de L, o valor de P duplicou? c) E ao triplicar o valor de L? d) Então, que tipo de relação existe entre P e L? Q5 - Com relação à tabela do exercício anterior: a) Dividir cada valor de P pelo correspondente valor de L. O quociente P/L varia ou é constante? b) Qual o valor da constante de proporcionalidade K entre P e L? c) Como podemos expressar matematicamente a relação entre P e L? Q6 - Uma pessoa verifica que entre duas grandezas X e Y existe a seguinte relação matemática: Y= 4X. a) Podemos dizer que Y é diretamente proporcional a X? b) Se o valor de X passar de X=2 para X=10, por qual fator será multiplicado o valor de Y?

2 c) Qual o valor da constante de proporcionalidade entre Y e X? d) Qual é a forma do gráfico YxX? e) Qual é o valor da inclinação deste gráfico? Q7 - Observando a tabela abaixo, responder: a) Quando o valor de X é duplicado, por quanto fica dividido o valor de Y? b) E quando o valor de X é triplicado, o que acontece com o valor de Y? c) Então que tipo de relação existe entre Y e X? d) Construir o gráfico YxX, usando os valores da tabela anterior. e) Como se denomina a curva que você obteve? Q8 - A tabela abaixo apresenta distâncias percorridas por um automóvel e o consumo de gasolina correspondente a cada distância. a) Usando os valores, construir o gráfico d x V. b) Que tipo de relação existe entre d e V? c) Calcular a inclinação do gráfico. d) Interpretar o significado dessa inclinação. Q9 A distância entre duas cidades é 160 km e Jair vai percorrê-la num tempo t com uma velocidade média v. Por exemplo, se Jair for a 80 km/h, isto é, percorrer 80 quilômetros em cada hora, ele demorará 2 horas para completar os 160 quilômetros. Assinale a alternativa que mostra a relação entre v e t. (A) v= 160t (B) v = t/160 (C) v = t (D) v = 160 t (E) v = 160/t Q10 Uma jovem tem uma bicicleta equipada com velocímetro. Ela registra numa tabela, a velocidade v que desenvolve para ir de casa a escola, e o respectivo intervalo de tempo t necessário para completar o percurso. v (km/h) 5,0 10,0 15,0 20,0 t (min) ,5 A função que relaciona a velocidade v com o tempo t é: (A) v = 210 t (B) v = t. 210 (C) v = 210.t 2 (D) 210/t

3 H2 - Identificar o gráfico que expressa uma proporcionalidade direta entre grandezas Q1 - Existe uma relação de proporcionalidade direta entre duas grandezas x e y. Se x é diretamente proporcional a y, então, também y será diretamente proporcional a x. O gráfico que representa uma relação de proporcionalidade direta entre as duas grandezas é: Q2 - Considere os gráficos a seguir: Considerando as constantes de proporcionalidade encontradas em cada uma das funções e organizando-as em ordem crescente, obtemos a seguinte sequência: (A) IV, III, I e II. (B) II, I, III e IV. (C) III, IV, I e II. (D) I, II, III e IV.

4 H3 - Identificar crescimento ou decrescimento de uma função de 1º grau por meio de seu gráfico Q1 - O valor a ser pago por uma pessoa para abastecer seu automóvel varia proporcionalmente em função da quantidade de litros de combustível utilizado. Tal função trata-se de uma relação de proporcionalidade direta. A partir das informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar que (A) a relação de litros (L) e preço (P) é decrescente, ou seja, quanto maior a quantidade de litros, menor o valor a ser pago. (B) a relação de litros (L) e preço (P) é crescente, ou seja, quanto maior a quantidade de litros, maior o valor a ser pago. (C) a relação de litros (L) e preço (P) é crescente e sua constante de proporcionalidade é k = 3,5. (D) a relação de litros (L) e preço (P) é decrescente e sua constante de proporcionalidade é k = 3,5. Q2 - O preço (P) a ser cobrado em uma corrida de taxi é composto por uma quantia fixa (bandeirada), igual para todas as corridas, mais uma parcela variável, que é diretamente proporcional ao número de quilômetros rodados: P = a + b. x (b é o custo de cada quilometro rodado). Em certa cidade, temos P = ,8. x (P em reais e x em quilômetros). O gráfico de P em função de x que atende à proposição é:

5 Q3 - O gráfico a seguir representa o consumo de combustível de um automóvel de acordo com a distância percorrida. Mantendo a proporcionalidade direta entre as duas grandezas, quantos quilômetros o automóvel percorrerá com 60 litros de combustível? (A) 440 (B) 460 (C) 500 (D) 600 Q4 - Mediram-se as massas de pequenas amostras de ferro de diversos volumes. A unidade de medida de massa foi o grama (g) e a de volume foi expressa em centímetros cúbicos (cm 3 ). Com os dados encontrados, construiu-se o gráfico a seguir: a) Qual é a massa de uma amostra de ferro cujo volume é 4 cm 3? b) Qual é o volume de uma amostra de ferro de 15 g de massa? c) Explique por que as grandezas volume e a massa de amostras de ferro representadas no gráfico são grandezas diretamente proporcionais. d) Qual é a constante de proporcionalidade? e) Escreva a relação entre a massa, m, e o volume, V, por meio de uma expressão. Q5 Dados os gráficos de retas abaixo determine os valores de a e b em cada um dos cinco casos apresentados e indique: a) o(s) que representa(m) a variação de grandezas diretamente proporcionais. b) os que representam uma função crescente e os que representam uma função decrescente.

6 Q6 - Assinale a alternativa que mostra corretamente o gráfico que representa a função y = x + 3. (A) (B) (C) (D) (E) Q7 - O gráfico abaixo representa a função de R em R dada por f(x) = ax + b. De acordo com o gráfico abaixo, conclui-se que: (A) a < 0 e b >0 (B) a < 0 e b < 0 (C) a > 0 e b > 0 (D) a > 0 e b < 0 (E) a > o e b = 0 H7 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões) Q1 - As variáveis x e n assumem valores conforme tabela abaixo. A relação entre x e n é dada pela expressão (A) n = x + 2. (B) n = 2x. (C) n = 2x + 2. (D) n = x + 4. Q2 - Os veículos são as principais fontes de poluição por partículas finas nas grandes cidades. O quadro compara os níveis de emissão desses poluentes por parte de caminhões, motos e carros.

7 No caso específico das partículas finas, é correto afirmar, de acordo com o quadro, que: (A) carros são duas vezes mais poluentes do que motos. (B) dois carros juntos emitem 1/6 das partículas emitidas por um caminhão. (C) motos são seis vezes menos poluentes que carros. (D) caminhões emitem 1/6 das partículas emitidas por motos. Q3 - As variáveis x e y assumem valores conforme a tabela a seguir: A relação entre x e y é dada pela expressão: (A) y = x + 2 (B) y = 2x + 1 (C) y = 2x (D) y = x + 3 Q4 - A sequência numérica, representada na tabela abaixo, pode ser definida por uma expressão algébrica que relaciona o valor do termo à sua posição nessa sequência. A expressão algébrica que permite determinar o n-ésimo termo dessa sequência é (A) n + 2 (B) 4n- 1 (C) 5n + 4 (D) n (E) (n + 1) 2-1 Q5 - (UNISINOS-RS) Certo dia de janeiro, a temperatura, em São Leopoldo, subiu uniformemente desde 23 o C, às 10 h, até 38 o C, às 15 h. Fazendo-se um gráfico cartesiano que representa tal situação térmica, onde se marquem os tempos (em h) nas abscissas e as temperaturas (em o C) nas ordenadas, se obtém um segmento de reta como se mostra na figura. A equação da reta que corresponde ao segmento AB é: (A) y = 3x 4 (B) y = 2x 5 (C) y = 3x 7 (D) y = 2x + 1 (E) y = 4x 15

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática. Tempo (x) Vazão (y)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática. Tempo (x) Vazão (y) EM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática a série do Ensino Médio Turma GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO o Bimestre de 6 Data / / Escola Aluno Questão A tabela a seguir informa

Leia mais

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno 22 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo

Leia mais

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas:

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas: ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 018 4º BIMESTRE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Turma Data Nota Disciplina: Matemática Prof. Tallyne Siqueira Valor 1. Represente na reta real os intervalos:

Leia mais

(Nova) Matemática, Licenciatura / Engenharia de Produção

(Nova) Matemática, Licenciatura / Engenharia de Produção Portaria MEC 7, de 5.. - D.O.U.... (Nova) Matemática, Licenciatura / Engenharia de Produção Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 1ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 1ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª Série do Ensino Médio Turma º bimestre de 015 Data / / Escola Aluno Questão 1 Na embalagem de uma marca de café, consta a informação de que, para 8 cafezinhos

Leia mais

LISTA 2 DE EXERCÍCIOS SOBRE FUNÇÕES DO 1º GRAU - PROBLEMATIZAÇÃO

LISTA 2 DE EXERCÍCIOS SOBRE FUNÇÕES DO 1º GRAU - PROBLEMATIZAÇÃO LISTA 2 DE EXERCÍCIOS SOBRE FUNÇÕES DO 1º GRAU - PROBLEMATIZAÇÃO 1. (Ucs 2014) O salário mensal de um vendedor é de R$ 750,00 fixos mais 2,5% sobre o valor total em reais, das vendas que ele efetuar durante

Leia mais

Atividades envolvendo proporcionalidade direta e inversa Contextualização Objetivos

Atividades envolvendo proporcionalidade direta e inversa Contextualização Objetivos Atividades envolvendo proporcionalidade direta e inversa Ieda Maria Giongo (igiongo@univates.br) Marli Teresinha Quartieri (mtquartieri@univates.br) Márcia J. Hepp Rehfeldt (mrefeldt@univates.br) Carol

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO ÁLGEBRA 1º ANO 2º TRIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO ÁLGEBRA 1º ANO 2º TRIMESTRE FUNÇÕES CONCEITOS INICIAIS LISTA DE RECUPERAÇÃO ÁLGEBRA 1º ANO º TRIMESTRE 1) (Espm) Numa população de 5000 alevinos de tambacu, estima-se que o número de elementos com comprimento maior ou igual a x cm

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA I EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA I EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016 INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 9º Ano: Nº Professora: Maria das Graças COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES NOME: N O : blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 FUNÇÃO IDÉIA INTUITIVA DE FUNÇÃO O conceito de função é um

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Profa. Ana Carolina Bueno Números reais Fonte: http://infomaticando.blogspot.com.br/2012/12/numeros-irracionais.html Expressões algébricas São expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 1 TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 2 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU Uma função polinomial do 1º grau (ou simplesmente, função do 1º grau) é uma

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL DE ÁLGEBRA AULAS 30 a 38 FUNÇÕES DE 1ºGRAU

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL DE ÁLGEBRA AULAS 30 a 38 FUNÇÕES DE 1ºGRAU LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL DE ÁLGEBRA AULAS 30 a 38 FUNÇÕES DE 1ºGRAU 1. (G1-014) O gráfico representa a função real definida por f(x) = a x + b. O valor de a + b é igual a A) 0,5. B) 1,0. C) 1,5.

Leia mais

Matemática I Lista de exercícios 02

Matemática I Lista de exercícios 02 Matemática I 2011.1 Lista de exercícios 02 1. O conjunto {( 1,2), (2,3), (3,4), (4,5), (5,6)} é um subconjunto do conjunto: (A) {( x, y) R R x = y} (B) {( x, y) R R x > y} (C) {( x, y) R R x y} (D) {(

Leia mais

5 - Determine a soma e o produto das raízes de cada uma das equações abaixo.

5 - Determine a soma e o produto das raízes de cada uma das equações abaixo. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Matemática Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: Valor: Temas: - Potência e propriedades - Equações; - Equações do 2º grau -

Leia mais

MATEMÁTICA. Razão e Proporção. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Razão e Proporção. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Razão e Proporção Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Razões e Proporções Razões Termos de uma razão Observe a razão: (lê-se "a está para b" ou "a para b"). Na razão a:b ou Veja o exemplo:,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 014/15 Ficha 3 Sequências e proporcionalidade direta NOME N.º Turma 1. Em relação às sequências seguintes escreva os cinco primeiros termos e

Leia mais

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS QUESTÃO 01 Um triângulo ABC está inscrito numa semicircunferência de centro O. Como mostra o desenho abaixo. Sabe-se que a medida do segmento AB é de 12 cm. QUESTÃO 04 Numa cidade a conta de telefone é

Leia mais

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau 05 1. Função polinomial do primeiro grau (a) Função constante Toda função f :R R definida como f ()=c, com c R é denominada função constante. Por eemplo:

Leia mais

Matemática I Lista de exercícios 03

Matemática I Lista de exercícios 03 Matemática I 2014.1 Lista de exercícios 03 1. O conjunto {(1,2), (2,3), (3,4), (4,5), (5,6)} é um subconjunto do conjunto: (A) {(x, y)î R R x = y} (B) {(x, y)î R R x > y} (C) {(x, y)î R R x ³ y} (D) {(x,

Leia mais

Simulado. enem. Matemática. e suas. Tecnologias VOLUME 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Simulado. enem. Matemática. e suas. Tecnologias VOLUME 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Simulado enem 2011 1a. série Matemática e suas ISTRIUIÇÃO GRTUIT Tecnologias VOLUM 1 Simulado NM 2011 Questão 1 lternativa: m TOTL (2), há um número natural e não há qualquer número negativo. maior parte

Leia mais

FUNÇÃO DO 1º GRAU INTRODUÇÃO 6,50 + 2,60 = R$ 9,10. 0, ,60 = 13,65

FUNÇÃO DO 1º GRAU INTRODUÇÃO 6,50 + 2,60 = R$ 9,10. 0, ,60 = 13,65 FUNÇÃO DO 1º GRAU INTRODUÇÃO Larissa toma um táxi comum que cobra R$ 2,60 pela bandeirada e R$ 0,65 por quilômetro rodado. Ela quer ir à casa do namorado que fica a 10 km de onde ela está. Quanto Larissa

Leia mais

Não fujas da Matemática!

Não fujas da Matemática! Não fujas da Matemática! Problema: O pai do Filipe decidiu propor ao seu filho um negócio, que consistia em lavar o seu carro pagando-lhe assim uma quantia de 1,5 euros por hora. Se o Filipe demorar 3

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ITEM 1 DA ADA No desenho, a seguir, estão representados os pontos M e N que correspondem à localização de dois animais. Atividades relacionadas

Leia mais

Função polinomial do 1 grau ou função afim

Função polinomial do 1 grau ou função afim Curso Matemática do Zero Professor Rodrigo Sacramento Matemática Função polinomial do 1 grau ou função afim Plano cartesiano O Plano Cartesiano é formado por dois eixos perpendiculares (dois eixos que

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Matemática Nível: Ensino Médio Tempo estimado: 5 aulas de 45 min Tema: Função do 1º Grau Subtema: Definição, Gráficos, Zero da Função, Equação do 1º Grau, Sinal

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES NOME: N O : blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 FUNÇÃO IDÉIA INTUITIVA DE FUNÇÃO O conceito de função é um

Leia mais

1. Construir o gráfico da função Resposta: 2. Construir o gráfico da função y = 2x Resposta: 3. Construir o gráfico da função Y = -2x Resposta:

1. Construir o gráfico da função Resposta: 2. Construir o gráfico da função y = 2x Resposta: 3. Construir o gráfico da função Y = -2x Resposta: ENGENHARIA CIVIL MATEMÁTICA BÁSICA / VALE VT TDE Lista - VT 05 09/04/2015 (Turma NOITE) - QUESTÕES OBJETIVAS CONJUNTOS TRABALHO DE PESQUISA - VALE VT ENTREGAR AO PROFESSOR em 22/04/2015 (4ª feira) Aluno:

Leia mais

Conteúdos Exame Final 2018

Conteúdos Exame Final 2018 Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ANO Turmas: 17 A, B, C, D e E. Professoras: Fernanda, Kelly e Suziene Conteúdos Exame Final 2018 1. Números Racionais 2. Área e perímetro de figuras planas 3.

Leia mais

FUNÇÕES PROF HEY As funções nada mais são que um tipo particular de relação que possuem uma propriedade específica.

FUNÇÕES PROF HEY As funções nada mais são que um tipo particular de relação que possuem uma propriedade específica. FUNÇÕES PROF HEY As funções nada mais são que um tipo particular de relação que possuem uma propriedade específica. Uma função definida por f: R R chama-se afim quando existem constantes a, b que pertencem

Leia mais

Formação Continuada para Professores de Matemática Fundação CECIERJ/SEEDUC RJ PLANO DE TRABALHO 2

Formação Continuada para Professores de Matemática Fundação CECIERJ/SEEDUC RJ PLANO DE TRABALHO 2 - 1 - Formação Continuada para Professores de Matemática Fundação CECIERJ/SEEDUC RJ Colégio: Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes Professora: Ana Cristina Farias Costa Matrícula: 00/0939102-0 Série: 1º

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO Nome Nº Turma 1 cn02 e cn07 Data / / Nota Disciplina Matemática Prof. Elaine Valor 30 Instruções: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ANUAL; Este

Leia mais

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015)

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Engenharia Civil/Mecânica Cálculo Profa Olga (º sem de 05) Conteúdo: Função do º grau (Função Afim) Definição Chama-se função polinomial do o grau, ou função afim, a qualquer função f: dada por uma lei

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 3...2 Funções...2 Função de 1º grau...2 Exercícios...6 Gabarito... 13 Função quadrática ou função do 2º grau... 15 Exercícios... 22 Gabarito... 29 Capítulo 3 Funções Função de 1º grau

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO (NO PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES) ANO 20 PROFESSOR (a) DISCIPLINA BRUNO REZENDE PEREIRA MATEMÁTICA ALUNO (a) SÉRIE

Leia mais

FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1º SÉRIE 2º BIMESTRE/2014 PLANO DE TRABALHO 1

FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1º SÉRIE 2º BIMESTRE/2014 PLANO DE TRABALHO 1 FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1º SÉRIE 2º BIMESTRE/2014 PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU Por: William Duarte de Carvalho Tutor: Rodolfo Gregório Grupo

Leia mais

AULA 5 Função Afim. Se a > 0 (ou seja, se o valor de a for um número positivo), a função y = ax + b é crescente. Ex1:

AULA 5 Função Afim. Se a > 0 (ou seja, se o valor de a for um número positivo), a função y = ax + b é crescente. Ex1: AULA 5 Função Afim Sejam a e b números reais e a 0. Dizemos que uma função f : R R é função do 1º grau ou função afim quando está definida pela lei (ou seja, quando tiver esse formato): em que : y f (

Leia mais

TÍTULO: LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO AC1 (ETAPA III) PROFESSOR: RIVAILDO ALVES (ÁLGEBRA) ENSINO: FUNDAMENTAL II

TÍTULO: LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO AC1 (ETAPA III) PROFESSOR: RIVAILDO ALVES (ÁLGEBRA) ENSINO: FUNDAMENTAL II TÍTULO: LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO AC1 (ETAPA III) PROFESSOR: RIVAILDO ALVES (ÁLGEBRA) DATA: ANO: 9º TURMA: ENSINO: FUNDAMENTAL II TURNO: NOTA: ALUNO(A): Nº: 01. Função é uma relação de interdependência

Leia mais

Sala de Estudo Acompanhado Municipal

Sala de Estudo Acompanhado Municipal Sala de Estudo Acompanhado Municipal 9º Ano º Teste Intermédio (Modelo) Lê com atenção as questões que se seguem e responde de forma correcta. Bom trabalho! "Cada problema que resolvi, tornou-se numa regra,

Leia mais

Mat.Semana 6. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Rodrigo Molinari)

Mat.Semana 6. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Rodrigo Molinari) Semana 6 PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Rodrigo Molinari) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2 (PUC-SP Adaptada) Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2 (PUC-SP Adaptada) Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 O banco A cobra uma tarifa para manutenção de conta da seguinte forma: uma taxa de R$ 11,00 mensais e mais uma taxa de R$ 0,14 por cheque emitido. O banco B cobra como tarifa

Leia mais

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 7º ANO Professora: Fernanda S. Hamerski Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial 1. Números Racionais 2. Números Inteiros 3. Equações do 1º grau 4. Sistemas

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F Ensino Médio Ciências da Natureza I Conteúdo Habilidade da Matriz Questão da EJA/FB 1 Gráfico de função H27 2 Equações do 1º grau H21 H22 3 Aceleração média H28 4 Velocidade média

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA 1 ANO/ 2 BIMESTRE/ 2013 (grupo 5) PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1 GRAU TAREFA: 1 CURSISTA: Cátia Pereira da Silva Souza TUTORA: Leziete Cubeiro da

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaio. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Movimento Unidimensional

Movimento Unidimensional Movimento Unidimensional Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral I Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever o movimento unidimensional em termos da velocidade

Leia mais

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5.

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. 8º Ano Ficha de Trabalho 16 fevereiro de 2012 1) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. a) No enunciado são referidas duas variáveis, a quantidade (em kg) e o preço a

Leia mais

Matemática Básica Relações / Funções

Matemática Básica Relações / Funções Matemática Básica Relações / Funções 04 1. Relações (a) Produto cartesiano Dados dois conjuntos A e B, não vazios, denomina-se produto cartesiano de A por B ao conjunto A B cujos elementos são todos os

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nome: nº Data: / / 7º ano Prof: CLAUDIA ORLANDINI TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nota: EQUAÇAO DO 1 0 GRAU, RAZAO, PROPORÇAO, REGRA DE TRES SIMPLES E REGRA DE TRES COMPOSTA. 1) Resolva as equações: a) 4x + 8

Leia mais

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) }

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) } TRABALHO º ANO REGULAR - MATEMATICA Conjuntos: Questão : Escreva o conjunto expresso pela propriedade: x é um número natural par; x é um número natural múltiplo de 5 e menor do que ; x é um quadrilátero

Leia mais

Matemática: Funções Vestibulares UNICAMP

Matemática: Funções Vestibulares UNICAMP Matemática: Funções Vestibulares 015-011 - UNICAMP 1. (Unicamp 015) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0), (t,

Leia mais

PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS. Paespe Jr 2016

PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS. Paespe Jr 2016 3 PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS Paespe Jr 2016 O QUE SÃO GRANDEZAS?? EXEMPLOS DE GRANDEZAS: DIRETAMENTE PROPORCIONAIS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS Quantidade de Coxinhas Preço

Leia mais

- MATEMÁTICA - PUC-MG

- MATEMÁTICA - PUC-MG Vestibulando Web Page 1. Uma empresa deve instalar telefones de emergência a cada 42 quilômetros, ao longo da rodovia de 2.184 km, que liga Maceió ao Rio de Janeiro. Considere que o primeiro desses telefones

Leia mais

Matemática. Questão 1. Questão 2. x+2. x+2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

Matemática. Questão 1. Questão 2. x+2. x+2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 8ª Série / 9º ano do Ensino Fundamental Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno Questão 1 A área do quadrado a seguir é 49 cm 2. O valor de X, em

Leia mais

Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho

Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/ CEDERJ Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho Tarefa 1: Funções Cursista: Eli Carlos Cavalcante Rodrigues Tutor: Analia Maria Ferreira

Leia mais

Questão 1. 9 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática

Questão 1. 9 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 9 o ano do Ensino Fundamental Turma EF GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno Questão 1 A figura

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 9º ANO - 3º BIMESTRE/2013 PLANO DE TRABALHO FUNÇÕES

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 9º ANO - 3º BIMESTRE/2013 PLANO DE TRABALHO FUNÇÕES FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 9º ANO - 3º BIMESTRE/2013 PLANO DE TRABALHO FUNÇÕES CURSISTA: DANIELE BATISTA DE ALVARENGA TUTOR: DAIANA DA SILVA LEITE INTRODUÇÃO

Leia mais

1 2 Queremos calcular o valor de t para o qual se tem T = -18 C. (Q Q 0. ) = m (R R 0 (35 30) (R 2000) ( ) 200 Q 6000 = R 2000 (Q 30) =

1 2 Queremos calcular o valor de t para o qual se tem T = -18 C. (Q Q 0. ) = m (R R 0 (35 30) (R 2000) ( ) 200 Q 6000 = R 2000 (Q 30) = Resposta da questão : [A] f(x) = ax + b f(0) = 50 b = 50 55 50 5 a = = = 0 0 0 x f(x) = + 50 f() = + 50 = 5,5 9 f(9) = + 50 = 54,5 ( 5,5 + 54,5) ( 9 ) S = S = 8 Resposta da questão : [B] As taxas de desvalorização

Leia mais

(A) (B) (C) (D) (E) (B) 5A e 10V (C) 5A e 25V (E) 6,25A e 15,625V. (D) 6,25A e 12,25V

(A) (B) (C) (D) (E) (B) 5A e 10V (C) 5A e 25V (E) 6,25A e 15,625V. (D) 6,25A e 12,25V 1. Assinale, dentre as regiões a seguir, pintadas de cinza, aquela que é formada pelos pontos do quadrado cuja distância a qualquer um dos vértices não é maior do que o comprimento do lado do quadrado.

Leia mais

INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES

INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES CAp/UERJ Álgebra 1ª Série do Ensino Médio Prof Ilydio P de Sá 1 INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA PROF ILYDIO PEREIRA DE SÁ UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES 1) Primeiras idéias

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2 DISCIPLINA FÍSICA I LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1 As extremidades de um segmento de reta AB tem coordenadas A(-80 cm, 80 cm) e B(80 cm, 160 cm). Trace o segmento de reta num referencial cartesiano (x,y)

Leia mais

(07) Uma lanchonete vende cada pastel por 50 centavos e cada refresco por 80

(07) Uma lanchonete vende cada pastel por 50 centavos e cada refresco por 80 CURSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA Lista de exercícios 05 Sistemas de equações do primeiro grau. Equação do segundo grau. Distância e Valor absoluto. Potenciação. Q01) Resolver os seguintes sistemas de

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO FUNÇÕES VALOR NUMÉRICO 1 01) Dada a função f(x) 1 x, o valor f(1,5) é x + 1 igual a a) 1,7 b) 1,8 c) 1,9 d),0 e),1 0) Na função f:r R, com f(x) x² 3x + 1, o 1 valor de f a) b) 11/4 c) 3/3 d) 15/4 FUNÇÕES

Leia mais

Relação de ordem em IR. Inequações

Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR Inequações Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR. Definir intervalos de números reais. Operar com valores aproximados de números reais.

Leia mais

Matemática I Função do 1 grau

Matemática I Função do 1 grau Matemática I Função do 1 grau UNEB - Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XXIV Xique Xique Matemática I Função do 1 grau Prof. Dra. Rebeca Dourado Gonçalves

Leia mais

FUNÇÕES AFINS. Prof. Me. Armando Paulo da Silva Coordenação da Matemática

FUNÇÕES AFINS. Prof. Me. Armando Paulo da Silva Coordenação da Matemática FUNÇÕES AFINS 1 Função afins As funções afins são as funções reais de uma variável real, isto é, funções que têm como domínio um subconjunto e cujos valores, para todo, são números reais. 2 Produto Cartesiano

Leia mais

Função de Proporcionalidade Direta

Função de Proporcionalidade Direta Função de Proporcionalidade Direta Recorda Dadas duas grandezas x e y, diz-se que y é diretamente proporcional a x: y se x 0 e y 0 e o quociente entre dois quaisquer valores correspondentes for constante.

Leia mais

NOTAÇÃO CIENTÍFICA CONTEXTUALIZAÇÃO

NOTAÇÃO CIENTÍFICA CONTEXTUALIZAÇÃO NOTAÇÃO CIENTÍFICA CONTEXTUALIZAÇÃO Como uma das ciências básicas da natureza, o estudo da Física é indispensável àqueles que querem entender os mecanismos mais profundos de tudo que ocorre na natureza.

Leia mais

Engenharia Mecânica Física

Engenharia Mecânica Física Física Não devemos admitir mais causas para as coisas naturais do que as que são verdadeiras e suficientes para explicar suas aparências. Isaac Newton (1642-1727) Física Geral e Experimental I Profº Eder

Leia mais

Proporcionalidade inversa como função

Proporcionalidade inversa como função Constante de proporcionalidade inversa Duas variáveis, e y, dizem-se inversamente proporcionais se é constante (e diferente de zero) o produto dos valores correspondentes: y k, k 0 k é a constante de proporcionalidade

Leia mais

Simulado enem. Matemática e suas Tecnologias. Volume 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Simulado enem. Matemática e suas Tecnologias. Volume 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Simulado 06 enem G a b a r i t o 3 ạ série Matemática e suas Tecnologias Volume DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Simulado ENEM 06 Questão Matemática e suas Tecnologias Gabarito: Alternativa C ( A ) Analisou apenas

Leia mais

Física Professor Dutra / Movimento Retilíneo Uniforme Exercícios (Resolução) Exercício 1. Resolução. S 0 = 15 m Posição Inicial. V = 2 m/s Velocidade

Física Professor Dutra / Movimento Retilíneo Uniforme Exercícios (Resolução) Exercício 1. Resolução. S 0 = 15 m Posição Inicial. V = 2 m/s Velocidade Física Professor Dutra / Movimento Retilíneo Uniforme Exercícios () Física Movimento Retilíneo Uniforme Resoluções dos Exercícios Professor Dutra Exercícios () 1)Um móvel parte da posição 15 m com velocidade

Leia mais

Whats: (84) FUNÇÕES (GRÁFICOS)

Whats: (84) FUNÇÕES (GRÁFICOS) 1.Uma empresa analisou mensalmente as vendas de um de seus produtos ao longo de 1 meses após seu lançamento. Concluiu que, a partir do lançamento, a venda mensal do produto teve um crescimento linear até

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 2 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

1ª Série 2016 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

1ª Série 2016 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série 2016 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 1) Num triângulo isósceles, o ângulo do vértice mede a quarta parte da soma dos ângulos da base. A medida do ângulo do vértice é: a) 36º b) 45º c) 50º d) 60º

Leia mais

Exercícios complementares

Exercícios complementares Exercícios complementares Conteúdo(s) abordado(s): Os conteúdos abordados neste material fazem parte dos blocos de conteúdos das seguintes avaliações: o Razão o Proporção o Terceira Avaliação Processual

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2 DISCIPLINA FÍSICA I LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1 As extremidades de um segmento de reta AB tem coordenadas A(-80 cm, 80 cm) e B(80 cm, 160 cm). Trace o segmento de reta num referencial cartesiano (x,y)

Leia mais

Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática

Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática Nome: Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática 1. O valor de x, de modo que os números 3x 1, x + 3 e x + 9 estejam, nessa ordem, em PA é: 2. O centésimo número natural par

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 101 - Fundamentos de Matemática I 2012/I 2 a Lista - Funções (Parte I) 1. Dados os conjuntos M = {1, 3, 5} e N

Leia mais

MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: Aceleração constante e diferente de zero. O módulo da velocidade varia de modo uniforme

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011 Professor: Marcelo, Cebola e Natália Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Matemática nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como

Leia mais

PESQUISA. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA Revisão de potências. Indique às respostas a caneta. Indique as resoluções a lápis no espaço indicado.

PESQUISA. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA Revisão de potências. Indique às respostas a caneta. Indique as resoluções a lápis no espaço indicado. OSASCO, DE DE 2011 NOME: PROF. 9º ANO Data da entrega: 29/02/12 PESQUISA Faça uma pesquisa, sobre algoritmos matemáticos utilizados em redes sociais, esta pesquisa deve ter: capa, introdução, conclusão

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS PÚBLICO GERAL RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA. 2 0x

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS PÚBLICO GERAL RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA. 2 0x RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA Sistema de equações. 0) Definimos por renda familiar a soma dos salários dos componentes de uma família. A família de Carlos é composta por ele, a esposa e um filho. Sabendo-se

Leia mais

EXERCÍCIOS FUNÇÃO AFIM

EXERCÍCIOS FUNÇÃO AFIM Primeiramente Bom dia! EXERCÍCIOS FUNÇÃO AFIM Questão 0 - (UNIRIO RJ/00) Um automóvel bicombustível (álcool/gasolin traz as seguintes informações sobre consumo (em quilômetros por litro) em seu manual:

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº08

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº08 Nome: Ano: º Ano do E.M. Escola: Data: / / 1. Conceitos básicos 3º Ano do Ensino Médio Aula nº08 Assunto: Funções, Equações e Inequações do 1º grau Introdução: Representação de uma equação com 2 variáveis

Leia mais

Explorando a ideia de função

Explorando a ideia de função Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Explorando

Leia mais

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados:

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: A U A UL LA Acelera Brasil! Suponhamos que tenha sido realizado um estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: VEÍCULO Velocidade máxima

Leia mais

PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA

PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA Página 1 Matemática 1 Funções do 1º e 2º grau PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA Nome: Nº: Série: 1º ANO Turma: Profª CAROL MARTINS Data: JULHO 2016 1) (UFPE) No gráfico a seguir, temos o nível da água armazenada

Leia mais

Apostila de Física EJA

Apostila de Física EJA Apostila de Física EJA Professora Cátia Braga O QUE É FÍSICA? Física é o ramo da ciência que estuda as propriedades das partículas elementares e os fenômenos naturais e provocados, de modo lógico e ordenado.

Leia mais

COMO A FUNDATEC COBRA ISSO?

COMO A FUNDATEC COBRA ISSO? RAZÃO e PROPORÇÃO COMO A FUNDATEC COBRA ISSO? PREF DE SÃO BORJA/RS- 2015 Em uma pesquisa envolvendo 240 jovens que utilizam automóvel ou ônibus para o deslocamento de casa até o trabalho, verificou-se

Leia mais

01. O preço do aluguel de um carro popular em uma locadora de Curitiba é dado pela tabela abaixo

01. O preço do aluguel de um carro popular em uma locadora de Curitiba é dado pela tabela abaixo Aula n ọ 02 01. O preço do aluguel de um carro popular em uma locadora de Curitiba é dado pela tabela abaixo 100 km Taxa fixa de R$ 50,00 300 km Taxa fixa de R$ 65,00 500 km Taxa fixa de R$ 75,00 Considerando

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Calculando a imagem do objeto 2 pela função f, temos: f(2) = 6 2

Leia mais

Funções EXERCÍCIOS ( ) ( )

Funções EXERCÍCIOS ( ) ( ) Funções Quando relacionamos grandezas variáveis, onde variando uma interfere no valor de outra, estamos trabalhando com conceito de função. Por eemplo, um taista abastece seu carro no posto de combustível

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - o ciclo 2009-2 a Chamada Proposta de resolução 1. 1.1. Considerando que não queremos que o automóvel preto seja atribuído à mãe, e selecionando, ao acaso, um elemento da família,

Leia mais

Exercícios de matemática - 2º ano - Ensino Médio - 4º bimestre

Exercícios de matemática - 2º ano - Ensino Médio - 4º bimestre Exercícios de matemática - º ano - Ensino Médio - º bimestre Pergunta de 0 - Assunto: Álgebra [0 - FUVEST-USP] Considere a matriz a a + A = [ a a + ] em que aa é um número real. Sabendo que AA admite inversa

Leia mais

Equipe de Matemática

Equipe de Matemática Lista - O.M. I ( límpiada de Matemática do Integral )-015 Série: 1º ano Questões: Equipe de Matemática 1. Em um ginásio de esportes, uma quadra retangular está situada no interior de uma pista de corridas

Leia mais

2 Uma caixa d'água cúbica, de volume máximo, deve ser colocada entre o telhado e a laje de uma casa, conforme mostra a figura ao lado.

2 Uma caixa d'água cúbica, de volume máximo, deve ser colocada entre o telhado e a laje de uma casa, conforme mostra a figura ao lado. MATEMÁTICA Uma pessoa possui a quantia de R$7.560,00 para comprar um terreno, cujo preço é de R$5,00 por metro quadrado. Considerando que os custos para obter a documentação do imóvel oneram o comprador

Leia mais

No meio do caminho tinha uma Função, tinha uma Função no meio do caminho

No meio do caminho tinha uma Função, tinha uma Função no meio do caminho Professor Reforço escolar M ate mática No meio do caminho tinha uma Função, tinha uma Função no meio do caminho Dinâmica 8 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 1ª

Leia mais