Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica."

Transcrição

1 Abdominoplastia Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Não tomar na semana anterior a cirurgia qualquer medicação que contenha ácido acetil salicílico (AAS, Bufferin, Aspirina), Ginseng, Ginkobiloba ou qualquer Evitar uso de jóias, bijuterias (retirar piercings), maquiagem pesada e esmaltes de cores escuras. Vir com roupas fáceis de vestir (abotoadas na frente) e sapatos baixos. Após a alta a alimentação deverá ser inicialmente leve. No primeiro dia pós operatório, procurar manter-se em repouso e não levantar bruscamente para evitar tonturas. O paciente deverá fazer retornos em periódicos para acompanhamento. O paciente deverá usar cinta cirúrgica por um período determinado pelo seu cirurgião, normalmente 1 mês. Evitar vestimentas apertadas (lingeries com elástico, calças jeans, etc), que possam vir marcar a zona aspirada, provocando irregularidades. O paciente não poderá dirigir por 15 dias. O paciente deverá se afastar das atividades físicas por um período de 1 mês. Evitar exposição prolongada ao sol por um período de 1 mês ou enquanto estiver com as manchas escuras. Após a retirada do primeiro curativo, serão marcadas as sessões de drenagens linfáticas. Nas duas primeiras semanas, a paciente deverá evitar traumas diretos sobre o local operado.

2 Blefaroplastia Não utilizar medicações sem orientação médica. Na semana anterior à cirurgia, não ingerir qualquer medicação que contenha No dia da cirurgia evitar o uso de jóias, bijuterias (retirar piercings) e maquiagem. Vir com roupas fáceis de vestir (abertas na frente) e sapatos baixos. A alimentação deve ser leve e em quantidade habitual. Dormir preferencialmente com a cabeceira da cama elevada. Compressas de água fria (temperatura de geladeira ou ambiente) conforme orientações a serem recebidas. Os pontos serão retirados no consultório após um ou dois dias da cirurgia. O Paciente ainda deverá evitar Banhos com água muito quente. Abaixar a cabeça bruscamente. Exposições prolongadas ao sol e exercícios físicos durante as 3 primeiras semanas. Uso de medicamentos sem orientação prévia.

3 Rinoplastia Não utilizar medicações sem orientação médica. Na semana anterior à cirurgia, não ingerir qualquer medicação que contenha No dia da cirurgia evitar o uso de jóias, bijuterias (retirar piercings) e maquiagem. Vir com roupas fáceis de vestir (abertas na frente) e sapatos baixos. Aplicar compressas de gases embebidas em soro fisiológico (temperatura ambiente) sobre os olhos nos 2 dias após a cirurgia. A alimentação deve ser leve e em quantidade habitual. Evitar alimentos muito duros ou quentes. Dormir preferencialmente com a cabeceira da cama elevada. Se houver tampões nasais, eles serão retirados nas primeiras 24 ou 48 horas por um membro da equipe. O gesso ou curativo será retirado no consultório após uma semana da cirurgia. O Paciente ainda deverá evitar Assoar o nariz durante o 1º mês. Banhos com água muito quente. Abaixar a cabeça bruscamente. Exposições prolongadas ao sol e exercícios físicos durante as 3 primeiras semanas. Uso de óculos durante 4 semanas. Uso de medicamentos sem orientação prévia

4 Próteses mamárias Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar medicações sem orientação médica. Não tomar na semana que antecede a cirurgia qualquer medicação que contenha No dia da cirurgia evitar o uso de jóias, bijuterias e maquiagem (retirar piercings). Evitar esmaltes escuros. Vir com roupas de vestimenta fácil (abotoadas na frente) e sapatos baixos. A paciente deverá estar com as axilas depiladas. Após a alta a alimentação deverá leve nas primeiras 24hs. A paciente não deverá dormir de bruços nos 15 dias após a cirurgia. Será mantido um curativo oclusivo de bandagem elástica (não poderá ser molhado) até o 7 dia de pós operatório, que será removido por um integrante da equipe médica. Após a retirada da bandagem elástica será mantido nas cicatrizes um curativo que poderá ser molhado no banho normalmente. A paciente fará retornos em períodos variáveis para acompanhamento e troca do curativo, que será mantido por algum tempo, objetivando um bom resultado estético das cicatrizes. A paciente deverá usar soutien cirúrgico por um período de 1 mês. Nas duas primeiras semanas a paciente deverá evitar traumas diretos sobre a mama, movimentos bruscos com os braços e manuseio de objetos pesados. Deverá usar roupas que vistam facilmente, de preferência abotoadas na frente. A paciente não poderá dirigir por um período de 15 dias. Evitar exercícios físicos por um período de 1 mês. Evitar exposição prolongada ao sol por um período de 1 mês.

5 Lipoaspiração e Lipoescultura Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Não tomar na semana anterior a cirurgia qualquer medicação que contenha Ácido Acetil Salicílico (AAS, Bufferin, Aspirina), Ginseng, Ginkobiloba ou qualquer outro fitoterápico. Evitar uso de jóias, bijuterias (retirar piercings), maquiagem pesada e esmaltes de cores escuras. Vir com roupas fáceis de vestir (abotoadas na frente) e sapatos baixos. Após a alta a alimentação deverá ser inicialmente leve. No primeiro dia pós operatório, procurar manter-se em repouso e não levantar bruscamente para evitar tonturas. O paciente deverá fazer retornos em periódicos para acompanhamento. O paciente deverá usar cinta cirúrgica por um período determinado pelo seu cirurgião, normalmente 1 mês. Evitar vestimentas apertadas (lingeries com elástico, calças jeans, etc), que possam vir marcar a zona aspirada, provocando irregularidades. O paciente não poderá dirigir por 15 dias. O paciente deverá se afastar das atividades físicas por um período de 1 mês. Evitar exposição prolongada ao sol por um período de 1 mês ou enquanto estiver com as manchas escuras. Após a retirada do primeiro curativo, serão marcadas as sessões de drenagens linfáticas. Nas duas primeiras semanas, a paciente deverá evitar traumas diretos sobre o local operado.

6 Otoplastia Não utilizar medicações sem orientação médica. Na semana anterior à cirurgia, não ingerir qualquer medicação que contenha No dia da cirurgia evitar o uso de jóias, bijuterias (retirar piercings) e maquiagem. Vir com roupas fáceis de vestir (abertas na frente) e sapatos baixos. A alimentação deve ser leve e em quantidade habitual. Dormir preferencialmente com a cabeceira da cama elevada. O curativo será retirado no dia seguinte. Os pontos serão retirados no consultório após uma semana da cirurgia. O Paciente ainda deverá evitar Banhos com água muito quente. Abaixar a cabeça bruscamente. Exposições prolongadas ao sol e exercícios físicos durante as 3 primeiras semanas. Uso de óculos durante 4 semanas. Uso de medicamentos sem orientação prévia.

7 Ritidoplastia Lavar os cabelos na noite anterior com os produtos de seu uso habitual e a face com sabonete neutro. Os pacientes do sexo masculino deverão fazer a barba no dia da cirurgia. (preferencialmente com barbeador elétrico) Evitar bebidas alcoólicas no período de 48 horas que precedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem a orientação médica. Na semana que precede a cirurgia não utilizar qualquer medicação que contenha Os pacientes tabagistas devem suspender o fumo por 15 dias antes e após a cirurgia. Trazer óculos escuros, lenço de cabeça, roupas fáceis de vestir e sapatos baixos. Evitar o uso de jóias, bijuterias (retirar piercings), maquiagem e esmaltes de cores escuras. Será mantido um curativo na face por cerca 12 horas que será retirado por um elemento da equipe. Após a retirada do curativo, fazer compressas de gazes embebidas em soro fisiológico (temperatura ambiente) sobre as pálpebras, durante 15 minutos a cada 3 horas nos 3 primeiros dias. Na ocasião da alta serão prescritos antibióticos, analgésicos e toda medicação necessária. A dieta habitual poderá ser retomada após a alta. Dormir preferencialmente em decúbito dorsal (barriga para cima) com travesseiro baixo. Por volta do 2º dia de pós operatório, serão iniciados os retornos para as primeiras revisões de suturas. Após a retirada dos curativos, os cabelos poderão ser lavados com xampu e condicionador de uso habitual e a face com sabonete neutro.

8 Ritidoplastia Maquiagem moderada poderá ser utilizada após o terceiro dia pós operatório. Os cabelos poderão ser pintados somente após 4 semanas da cirurgia e devem ser penteados cuidadosamente, para evitar trauma nas linhas de sutura. Não fazer escova neste período. Por volta do 8º ao 10º dia pós operatório os pontos já estarão todos retirados e se dará início as sessões de massagens. Evitar banhos de chuveiro com água muito quente ou jatos muito fortes na 1ª semana. Evitar exercícios físicos ou exposição prolongada ao sol nas 4 primeiras semanas. Não realizar limpeza mecânica da pele nas 4 primeiras semanas. Não ingerir bebidas alcoólicas na 1ª semana.

Instruções Pré-operatórias

Instruções Pré-operatórias Instruções Pré-operatórias {slidetoggle=veja...} Jejum total (líquidos e sólidos) após hs do dia / /. Caso faça uso de alguma medicação para pressão, tireóide ou calmante, deverá mantê-o até o dia da cirurgia

Leia mais

Chegar no hospital e procurar o setor de internação pelo menos 2 horas antes do horário da sua cirurgia.

Chegar no hospital e procurar o setor de internação pelo menos 2 horas antes do horário da sua cirurgia. CIRURGIA DA FACE ORIENTAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS Chegar no hospital e procurar o setor de internação pelo menos 2 horas antes do horário da sua cirurgia. Você deve permanecer em jejum a partir da meia-noite

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 29/12/2008 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 008 EP Higiene oral 009 EP Higiene

Leia mais

ANESTESIA. Guia do Paciente

ANESTESIA. Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente Orientações para o Paciente Cirúrgico Caro Paciente e Familiares, Este Guia foi elaborado para contribuir com a sua participação e de seus familiares

Leia mais

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho.

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Os cuidados com a higiene pessoal demonstram que a pessoa

Leia mais

Cirurgias de Rosto. Cirurgia de Nariz

Cirurgias de Rosto. Cirurgia de Nariz Toda Bella Cirurgias A medicina evoluiu muito e hoje as cirurgias plásticas já são capazes de corrigir imperfeições em praticamente todas as partes do corpo. Então por que ficar insatisfeito com o espelho?

Leia mais

ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS

ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS 01 ESCLARECIMENTOS QUANTO A INTERNAÇÃO Regime de Hospital Dia ou Day Clinic é a assistência intermediária

Leia mais

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA DE CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO. 2 COLOQUEI MEU IMPLANTE,

Leia mais

por LIPOENXERTIA GLÚTEA: O QUE NINGUÉM TE CONTA

por LIPOENXERTIA GLÚTEA: O QUE NINGUÉM TE CONTA por LIPOENXERTIA GLÚTEA: O QUE NINGUÉM TE CONTA Você possui dúvidas sobre a lipoenxertia glútea? Descubra tudo aqui! Antes de tudo, vou me apresentar. Dr. Ricardo Nascimento Gozzano CRM SP 135172 Meu nome

Leia mais

Cuidados pós-operatórios para pacientes operados

Cuidados pós-operatórios para pacientes operados Cuidados pós-operatórios para pacientes operados queiloplastia rinoplastia palatoplastia O QUE É QUEILOPLASTIA E PALATOPLASTIA? A cirurgia para corrigir o lábio recebe o nome de QUEILOPLASTIA, que é feita

Leia mais

ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE

ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE Quando existe queda das mamas associada a volume mamário insuficiente, há necessidade de inclusão de próteses mais retirada

Leia mais

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA RITIDOPLASTIA OU LIFTING FACIAL (CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL) Esta cirurgia procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada

Leia mais

especial verão 44 Plástica & Beleza

especial verão 44 Plástica & Beleza especial verão 44 Plástica & Beleza deverão! Curvas com a proximidade da temporada do sol, começa a corrida feminina em busca do corpo perfeito. a boa notícia é que se você sonha em se submeter a uma cirurgia

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO INTRODUÇÃO Este folheto tenciona dar-lhe uma visão geral, muito breve, de algumas coisas que experienciará durante a sua estadia no Hospital. No entanto, se tiver qualquer

Leia mais

Med. Sleep. Orientações para a Polissonografia Domiciliar. Marcação do exame e dúvidas. Horário da polissonografia. Recomendações POLISSONOGRAFIA

Med. Sleep. Orientações para a Polissonografia Domiciliar. Marcação do exame e dúvidas. Horário da polissonografia. Recomendações POLISSONOGRAFIA Orientações para a Polissonografia Domiciliar Horário da polissonografia Habitualmente entre 20h e 7h em casa. Marcação do exame e dúvidas Telefone: (21) 99522-2242 e-mail: medsleep.servmed@gmail.com Recomendações

Leia mais

Lifting da Face - Terço Inferior

Lifting da Face - Terço Inferior Lifting da Face - Terço Inferior A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto

Leia mais

OUTUBRO ROSA FISIOTERAPIA. A prevenção é o melhor caminho! para uma melhor recuperação

OUTUBRO ROSA FISIOTERAPIA. A prevenção é o melhor caminho! para uma melhor recuperação OUTUBRO ROSA 2018 FISIOTERAPIA para uma melhor recuperação A prevenção é o melhor caminho! utu ro osa A FISIOTERAPIA TEM IMPORTANTE PAPEL numa fase mais imediata do pós-operatório, atua na prevenção de

Leia mais

Chegar no hospital e procurar o setor de internação pelo menos 2 horas antes do horário

Chegar no hospital e procurar o setor de internação pelo menos 2 horas antes do horário RINOPLASTIA ORIENTAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS Chegar no hospital e procurar o setor de internação pelo menos 2 horas antes do horário da sua cirurgia. Você deve permanecer em jejum a partir da meia-noite do

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO RINOPLASTIA/RINOSSEPTOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DE NARIZ)

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO RINOPLASTIA/RINOSSEPTOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DE NARIZ) TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO RINOPLASTIA/RINOSSEPTOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DE NARIZ) INFORMAÇÕES GENÉRICAS A Rinoplastia ou Rinosseptoplastia é uma das mais antigas e tradicionais cirurgias no âmbito

Leia mais

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: RINOPLASTIA (Cirurgia Plástica do Nariz) INFORMAÇÕES GENÉRICAS A Rinoplastia é uma das mais antigas e tradicionais cirurgias no âmbito da cirurgia plástica, pois os cirurgiões indianos já a praticavam

Leia mais

ANEXO 87 RINOPLASTIA (Cirurgia Plástica de Nariz)

ANEXO 87 RINOPLASTIA (Cirurgia Plástica de Nariz) TERMO DE CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE RINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DE NARIZ) O presente Termo de Consentimento Esclarecido tem o objetivo de cumprir o dever ético de

Leia mais

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Amamentar é um ato de amor e carinho Protege o bebê contra infecções, tanto por ser rico em fatores de defesa, como por não necessitar de bicos artificiais que

Leia mais

SARNÉRICO (BENZOATO DE BENZILA)

SARNÉRICO (BENZOATO DE BENZILA) SARNÉRICO (BENZOATO DE BENZILA) BELFAR LTDA Emulsao tópica 100 ml SARNÉRICO Benzoato de benzila APRESENTAÇÃO Emulsão tópica contendo benzoato de benzila 0,2 ml/ml Frasco contendo 100 ml USO TÓPICO USO

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE RITIDOPLASTIA CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL (LIFTING FACIAL)

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE RITIDOPLASTIA CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL (LIFTING FACIAL) 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE RITIDOPLASTIA CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL (LIFTING FACIAL) (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento das informações

Leia mais

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO À CIRURGIA DE REJUVENESCI- MENTO FACIAL

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO À CIRURGIA DE REJUVENESCI- MENTO FACIAL ORIENTAÇÕES AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO À CIRURGIA DE REJUVENESCI- MENTO FACIAL O objetivo da cirurgia de rejuvenescimento facial é combinar uma série de procedimentos que abordem estruturas superficiais

Leia mais

ORIENTADOR INTERNAÇÃO

ORIENTADOR INTERNAÇÃO ORIENTADOR INTERNAÇÃO ORIENTADOR INTERNAÇÃO 01 O Hospital Santa Cruz disponibiliza orientações de internação aos seus pacientes, a fim de agilizar e esclarecer dúvidas sobre o processo de internação. DOCUMENTOS

Leia mais

Saiba mais sobre LIPOASPIRAÇÃO

Saiba mais sobre LIPOASPIRAÇÃO Saiba mais sobre LIPOASPIRAÇÃO A nossa autoestima é um conceito ou noção do valor de nós mesmos que pode ser afetada por fatores como a saúde psicológica, e também... física. Conviver com algo que nos

Leia mais

Rinoplastia. Saiba como essa cirurgia pode auxiliar na harmonia do seu rosto.

Rinoplastia. Saiba como essa cirurgia pode auxiliar na harmonia do seu rosto. Rinoplastia Saiba como essa cirurgia pode auxiliar na harmonia do seu rosto. Índice 01 Entenda a Rinoplastia 02 Indicação da cirurgia de Rinoplastia quem pode fazer? 03 Quais são os passos que a paciente

Leia mais

ENFERMAGEM CIRÚRGICA

ENFERMAGEM CIRÚRGICA ENFERMAGEM CIRÚRGICA PERÍODO PRÉ OPERATÓRIO Conceito: É um período que se inicia na admissão e vai até o momento da cirurgia. Objetivos: Preparar o paciente adequadamente para a cirurgia; Diminuir riscos

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Tratamento Pré e Pós Operatório Código: --- Pré-requisito: -

Leia mais

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS AO INGRESSANTE NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS AO INGRESSANTE NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS AO INGRESSANTE NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA Facas com Lâmina em Aço Inox para Cozinha Profissional Marcas Recomendadas 1. TRAMONTINA 2. MUNDIAL 3. OXO 4. WMF

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR

MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR Serão realizados exames pré-operatórios com o intuito de se diminuir os riscos cirúrgicos. Os exames envolvem eletrocardiograma, raios-x de tórax e coleta de sangue.

Leia mais

OBSTETRÍCIA PARA ESF CONDUTA NAS QUEIXAS MAIS COMUNS. Rodrigo Dias Nunes. Aula disponível no site:

OBSTETRÍCIA PARA ESF CONDUTA NAS QUEIXAS MAIS COMUNS. Rodrigo Dias Nunes. Aula disponível no site: OBSTETRÍCIA PARA ESF CONDUTA NAS QUEIXAS MAIS COMUNS Aula disponível no site: www.rodrigodiasnunes.com.br Rodrigo Dias Nunes Necessidades nutricionais Conjunto de alterações anatômicas, fisiológicas e

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Lifting da Face - Terço Médio

Lifting da Face - Terço Médio Lifting da Face - Terço Médio A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto podem

Leia mais

ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA SUS - Sistema Único de Saúde

ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA SUS - Sistema Único de Saúde ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA SUS - Sistema Único de Saúde ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA 01 O Hospital Santa Cruz disponibiliza orientações de pré-internação aos seus pacientes, a fim de esclarecer dúvidas

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Higiene Corporal

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Higiene Corporal Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Higiene Corporal Versão: 01 Próxima revisão: 2017 Elaborado por: Mariana Carneiro de Oliveira/ Lícia Brito Shiroma

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR: CUIDADOS COM USUÁRIOS ACAMADOS

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR: CUIDADOS COM USUÁRIOS ACAMADOS ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR: CUIDADOS COM USUÁRIOS ACAMADOS http://www.ebah.com.br/content/abaaafqsyah/livro-guia-cuidador-pacientes-acamados Nome do usuário Promoção: Serviço de Educação

Leia mais

As técnicas: Permanente e coloração de cílios. Cílios curvados e tingidos por até 60 dias é o resultado desse procedimento. Lista de materiais:

As técnicas: Permanente e coloração de cílios. Cílios curvados e tingidos por até 60 dias é o resultado desse procedimento. Lista de materiais: Um olhar poderoso, realçado e sensual é o sonho de muitas mulheres. O mercado hoje oferece técnicas que, se bem aplicadas, podem realizar esse desejo feminino. Mas para isso é fundamental sabermos utilizar

Leia mais

Instruções para Realização do Check-up

Instruções para Realização do Check-up Instruções para Realização do Check-up CENTRO DE CHECK-UP Solicitamos sua especial atenção em relação a estas instruções, pois foram elaboradas para que os exames reflitam seu real estado de saúde. Recomendamos

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Análise Comparativa das Pesquisa 2014 e 2016

Análise Comparativa das Pesquisa 2014 e 2016 Análise Comparativa das Pesquisa 2014 e 2016 1 2 2009 Tariki Datafolha 2014 Prado Neto/ Ishida/ Fonseca 2016 Luciano Chaves / Ishida/ Fonseca 3 Censo 2014 Censo 2016 298 1218 4758 Amostra 4311 Amostra

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS Cirurgia Diária CIRURGIA PLASTICA Day Clinic Local + Sedação Apartamento Simples Peridural Apartamento

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares

Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares Serviço de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem Este manual contou com a colaboração de: professoras Isabel Cristina Echer,

Leia mais

AGULHAS PARA MICRODISSECÇÃO STERILE

AGULHAS PARA MICRODISSECÇÃO STERILE AGULHAS PARA MICRODISSECÇÃO AGULHAS PARA MICRODISSECÇÃO STERILE EMPRESA CERTIFICADA EMPRESA CERTIFICADA EN ISO EMPRESA CERTIFICADA EN ISO AGULHAS PARA MICRODISSECÇÃO Os dissectores Traumec são produtos

Leia mais

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann Afecções do Sistema Digestório AULA 02 EO Karin Bienemann ESTOMATITE Inflamação da mucosa oral. Ocorre: Ulcerações (afta). Causas: Distúrbios emocionais. Deficiência nutricional. Afecções digestivas.

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plástica. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plástica. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plástica Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS CIRURGIA PLÁSTICA Cirurgia Diária Day Clinic Local + Sedação Peridural Geral Tempo CC Blefaroplastia

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plástica. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plástica. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plástica Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS CIRURGIA PLÁSTICA Cirurgia Diária Day Clinic Enfermaria Apartamento Tempo CC Blefaroplastia 1 R$

Leia mais

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA Gorro Tipos de gorro Gorro descartável Gorro pano Recomendações Prender o cabelo sem deixar mechas pendentes Recobrir todo o cabelo e orelhas Ao retirar o gorro,

Leia mais

O preparo pré-operatório tem inicio com a internação estendendo-se até o momento da cirurgia.

O preparo pré-operatório tem inicio com a internação estendendo-se até o momento da cirurgia. CLÍNICA CIRÚRGICA 1 CLÍNICA CIRÚRGICA Preparo pré-operatório O preparo pré-operatório tem inicio com a internação estendendo-se até o momento da cirurgia. Objetivo Levar o paciente as melhores condições

Leia mais

Protocolo Pós-Cirúrgico Corporal La Vertuan.

Protocolo Pós-Cirúrgico Corporal La Vertuan. www.lavertuan.com.br A cirurgia plástica busca proporcionar a cada indivíduo sua satisfação pessoal, a harmonia com seu corpo. Os tempos modernos transformam a beleza estética em "objeto de desejo. O Brasil

Leia mais

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento POLITICA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E QUEIMADURA EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento POLITICA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E QUEIMADURA EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS INTRODUÇÃO Política que normatiza as condições para uso de fontes de oxigênio, óxido nitroso e fontes de ignição no sentido de prevenir incêndios, queimaduras e lesões nos pacientes. OBJETIVO Prevenir

Leia mais

Cirurgia Hipospádia Orientações para familiares

Cirurgia Hipospádia Orientações para familiares Cirurgia Hipospádia Orientações para familiares Serviço de Enfermagem Cirúrgica Este manual contou com a colaboração de: Professora Isabel Cristina Echer; Enfermeira Rose Mary D. Valejos; Médico José Carlos

Leia mais

Ser um enfermeiro de Centro de Imagem, implica ter conhecimento técnico-científico, habilidade e capacidade para assistir e cuidar de pessoas direta

Ser um enfermeiro de Centro de Imagem, implica ter conhecimento técnico-científico, habilidade e capacidade para assistir e cuidar de pessoas direta Enfª Clarissa Henn Ser um enfermeiro de Centro de Imagem, implica ter conhecimento técnico-científico, habilidade e capacidade para assistir e cuidar de pessoas direta ou indiretamente através de supervisão,

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE LAVAGEM PARA OS UNIFORMES DA PROTEGER.

RECOMENDAÇÕES DE LAVAGEM PARA OS UNIFORMES DA PROTEGER. RECOMENDAÇÕES DE LAVAGEM PARA OS UNIFORMES DA PROTEGER. - Não friccionar com força o tecido ao lavar. - Cores escuras com composê com cores claras: Quando lavadas, deve se enxaguar em abundância, até a

Leia mais

Fique por Dentro. Orientações para PACIENTES INTERNADOS E ACOMPANHANTES

Fique por Dentro. Orientações para PACIENTES INTERNADOS E ACOMPANHANTES Fique por Dentro Orientações para PACIENTES INTERNADOS E ACOMPANHANTES Pacientes Pertences Você pode trazer ao hospital: roupas, chinelo e objetos de higiene pessoal (escova e creme dental, sabonete, xampu,

Leia mais

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Serviço de Enfermagem Cirúrgica Serviço de Urologia Este manual contou com a colaboração das enfermeiras: Trinidad Corrêa Noé, Cristiane Tavares

Leia mais

Lifting da Testa - Coronal

Lifting da Testa - Coronal Lifting da Testa - Coronal A face e suas expressões, muitas vezes, transmitem impressões iniciais, enviando mensagens sobre as emoções, saúde, vitalidade e idade. Com o passar do tempo, a face e suas características

Leia mais

TÉCNICAS DE CURATIVOS

TÉCNICAS DE CURATIVOS TÉCNICAS DE CURATIVOS Tipos de Curativos: O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com: a Natureza Localização Tamanho da ferida. Tipos de Curativos: Em alguns casos é necessária uma compressão,

Leia mais

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos Cabeleireiro Brushing/Mise 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Corte de Criança (até aos 12 anos) 11,00 Corte de Senhora 16,00 Corte Transformação 21,00 Aplicações Ampola Protetora 10,00 Ampola Regeneradora

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM HIGIENE Aula 2 Profª. Tatianeda Silva Campos Banho no leito - Proporcionar higiene e conforto ao paciente acamado e manter a integridade cutânea. -

Leia mais

Análise Comparativa das Pesquisa 2009 e 2014

Análise Comparativa das Pesquisa 2009 e 2014 Análise Comparativa das Pesquisa 2009 e 2014 Situação da Cirurgia Plástica no Brasil 1 Metodologia Estatística Toda a análise estatística realizada neste trabalho é inferencial, além também de descritiva,

Leia mais

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos Cabeleireiro Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Corte de Criança (até aos 12 anos) 11,00 Corte de Senhora 16,00 Corte Transformação 21,00 Aplicações

Leia mais

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M DEFINIÇÃO É a inflamação de uma veia, na qual as células endoteliais da parede venosa ficam bem irritadas.

Leia mais

Posições Cirúrgicas. Professor: Eunaldo Dias

Posições Cirúrgicas. Professor: Eunaldo Dias Posições Cirúrgicas Professor: Eunaldo Dias Posições do paciente para cirurgia ou posições cirúrgicas são aquelas em que o paciente é colocado após procedimento anestésico, para ser submetido a intervenção

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: CIRURGIA DE MAMOPLASTIA REDUTORA INFORMAÇÕES GENÉRICAS É uma das mais comuns entre as cirurgias plásticas, sendo indicada para melhorar o aspecto estético das mamas, para o tratamento profilático de certas

Leia mais

BANHO. Profª. Ms Camila Lima

BANHO. Profª. Ms Camila Lima BANHO Profª. Ms Camila Lima camilaxlima@gmail.com OBJETIVOS DA AULA INSTRUMENTALIZAR O ALUNO COM OS CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRATICOS A RESPEITO DOS PROCEDIMENTOS DE BANHO NO LEITO. TORNAR O ALUNO CAPAZ DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA ERG 0343 Cuidado Integral em Saúde III ERG 0234 Integralidade do Cuidado em Saúde III

Leia mais

DESPESAS MÉDICAS E HOSPITALARES COBERTAS. Diárias hospitalares (Tabela TUSS + 20%);

DESPESAS MÉDICAS E HOSPITALARES COBERTAS. Diárias hospitalares (Tabela TUSS + 20%); COBERTURA PARA INTERCORRÊNCIA CIRÚRGICA O PRODUTO O Cirurgia Segura é uma cobertura para intercorrências cirúrgicas (per ou pós-operatórias), experimentadas pelo paciente e das quais decorram necessidades

Leia mais

AGULHAS PARA MICRODISECÇÃO STERILE

AGULHAS PARA MICRODISECÇÃO STERILE AGULHAS PARA MICRODISECÇÃO PRECISÃO PARA MICRODISSECÇÃO STERILE EMPRESA CERTIFICADA EMPRESA CERTIFICADA EN ISO EMPRESA CERTIFICADA EN ISO Para maioria dos procedimentos cirúrgicos de recomenda o uso do

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético ou sistema ósseo é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia.

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético ou sistema ósseo é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia. SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético ou sistema ósseo é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia. 1 Ossos do corpo humano se juntam por meio das articulações. E são responsáveis

Leia mais

GUIA DA HIGIENE ÍNTIMA

GUIA DA HIGIENE ÍNTIMA higiene e protecção GUIA DA HIGIENE ÍNTIMA HIGIENE ÍNTIMA A mulher moderna sofreu nestes últimos anos, uma série de modificações no seu estilo de vida. A vida moderna trouxe, por sua vez, várias mudanças

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br)

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) SONDAS CURTAS NASOGÁSTRICAS As mais utilizadas são as sondas de Levin e de reservatório gástrico

Leia mais

Aspiração da Cânula de Traqueostomia e Narinas

Aspiração da Cânula de Traqueostomia e Narinas Educação em Saúde VOL. 08 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Cuidado domiciliar em pediatria Aspiração da Cânula de Traqueostomia e Narinas Material necessário Sonda de aspiração no tamanho indicado. Frasco de soro

Leia mais

RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA

RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA O preenchimento deste questionário é de extrema importância para

Leia mais

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso:

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso: Os agrotóxicos são produtos químicos destinados a controlar as pragas e as doenças que causam danos à produção agrícola. São também consideradas agrotóxicos as substâncias empregadas como desfolhantes,

Leia mais

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar.

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Broncoscopia Certificado pela Joint Commission International Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Centro de Endoscopia 11 3549 1428 Agendamento de Exames 11 3549 1000 O

Leia mais

ANEXO 3. Folha para anotação de medicamentos ingeridos

ANEXO 3. Folha para anotação de medicamentos ingeridos ANEXO 3. Folha para anotação de medicamentos ingeridos Projeto de Pesquisa: Avaliação da efetividade do laser de baixa intensidade nas mãos de pacientes com artrite reumatóide: estudo controlado randomizado

Leia mais

Laboratório FOB: (31)

Laboratório FOB: (31) ORIENTAÇÕES PARA COLETAS A segurança e a confiabilidade dos exames depende diretamente de um preparo bem feito. Com você, em todos os sentidos! Laboratório FOB: (31) 3749-6142. GLICEMIA DE JEJUM - Realizar

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Cálculo (pedra) da vesícula. Quem pode ter pedra (cálculo) na vesícula? Pedra ou calculo da vesícula e uma doença bastante comum.

Leia mais

O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes

O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes Este guia foi desenvolvido para ajudá-lo a se preparar para

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SITIO CIRÚRGICO - ISC

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SITIO CIRÚRGICO - ISC PREVENÇÃO INFECÇÃO M Pr04 Data de Emissão: 1 de 10 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO Considera-se infecção de sitio cirúrgico (ISC)

Leia mais

RINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO NARIZ)

RINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO NARIZ) RINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO NARIZ) A cirurgia plástica é uma combinação entre ciência e arte tendo, portanto a finalidade de deixála (o) tão bem quanto possível, e os resultados estão na dependência

Leia mais

Lista de Enxoval para Meu Bebê

Lista de Enxoval para Meu Bebê Apresenta Lista de Enxoval para Meu Bebê pg. 1 Blog Primeiros Passos http://blogprimeirospassos.com.br Roupas 6 Pares de meias 2 Toucas 2 Pares de luvas (recém-nascido) 6 Body manga longa RN 6 Body manga

Leia mais

Fixador Ortho SUV Frame para Correção em Seis Eixos. Componentes do fixador e instrumental

Fixador Ortho SUV Frame para Correção em Seis Eixos. Componentes do fixador e instrumental Fixador Ortho SUV Frame para Correção em Seis Eixos Componentes do fixador e instrumental O Fixador Ortho SUV Frame para Correção em Seis Eixos é formado por hastes de suporte telescópicas e placas, que

Leia mais

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA FERIDA OPERATÓRIA

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA FERIDA OPERATÓRIA Associação Beneficente Pró-Matre INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA FERIDA OPERATÓRIA Vitória 2013 Enfª Katiusi R. Christ Associação Beneficente Pró-Matre Instituição Filantrópica; Realiza em média 400 a 450

Leia mais

Conselhos úteis em torno da Mastectomia

Conselhos úteis em torno da Mastectomia Conselhos úteis em torno da Mastectomia Esta lista é o resultado da colheita de milhares de testemunhos das pessoas que se sujeitaram a uma mastectomia/ mastectomia preventiva e não substitui a consulta

Leia mais

Lençóis Pta.: 3264 8880 / 3264 4432 Macatuba: 3298 2574

Lençóis Pta.: 3264 8880 / 3264 4432 Macatuba: 3298 2574 URINA I, ROTINA DE URINA OU EAS Colher a 1ª urina da manhã; Fazer higiene com água e sabonete neutro; Colher o jato do meio: começar no vaso sanitário, segurar a urina, depois colher a urina do meio no

Leia mais

CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior.

CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior. Revisão: 22/01/2014 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior. FINALIDADE Administração ocular de medicamentos de forma

Leia mais

Cabeleireiro. Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00

Cabeleireiro. Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Cabeleireiro Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Corte de Criança (até aos 12 anos) 11,00 Corte de Senhora 16,00 Corte Transformação 21,00 Aplicações

Leia mais

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S CURSO DE(D)EPILAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING M Y W A X I N G S E C R E T S TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA OS CLIENTES CUIDADOS PRÉ E PÓS (D)EPILAÇÃO Também deve ser parte da depilação profissional

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. BENZOATO DE SÓDIO Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. BENZOATO DE SÓDIO Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda F0LHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 / 4772-4949 Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Fax: 55

Leia mais

P L A N O D E A L T A E N F E R M A G E M

P L A N O D E A L T A E N F E R M A G E M CUIDADOS COM A MÃE APÓS O PARTO: Ingerir líquidos a vontade (suco, água, chá etc.). Em caso de parto vaginal (Parto Normal) com episiorrafia (sutura): realizar a higiene íntima 3x/dia com água e sabão

Leia mais

REGULAMENTO USO DA SAUNA

REGULAMENTO USO DA SAUNA Página: 1/5 1. OBJETIVO Este Regulamento tem como objetivo descrever os procedimentos para ingresso e uso da Sauna do Clube Duque de Caxias, aqui, doravante, designado simplesmente como CLUBE. 2. HORÁRIOS

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO (ISC)¹ MANUAL DA CCIH. POP nº 10. Versão: 01

CLASSIFICAÇÃO DAS INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO (ISC)¹ MANUAL DA CCIH. POP nº 10. Versão: 01 PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM SÍTIO DE CIRURGIA CARDÍACA OBJETIVO Padronizar a prática de medidas preventivas para minimizar a ocorrência de infecção de sítio cirúrgico, destinadas a equipe multiprofissional

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL (cirurgia plástica da barriga) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele e (de) gordura do abdome. Favorece

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

TERMO DE CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DAS PÁLPEBRAS) E CIRURGIA PLÁSTICA OCULAR

TERMO DE CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DAS PÁLPEBRAS) E CIRURGIA PLÁSTICA OCULAR TERMO DE CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE BLEFAROPLASTIA O presente Termo de Consentimento Esclarecido tem o objetivo de cumprir o dever ético de informar ao: ( ) Paciente

Leia mais