BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1"

Transcrição

1 BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 CELEM SILVA 2, JOSÉ F. MARTINS 3, HERNANDA TONINI 4 RESUMO: O acesso a informações é um dos principais instrumentos na atualidade para o crescimento profissional e o desenvolvimento dos cidadãos. A proposta do projeto é a criação de um banco de dados sobre o turismo, com materiais publicitários resgatados por alunos durante as viagens técnicas e outros já existentes no IFRS Campus Restinga, que divulgam cidades e seus atrativos. O banco de dados será disponibilizando aos interessados virtualmente, através de criação de blog no intuito de desenvolver a biblioteca virtual de turismo do IFRS Restinga. Palavras-chave: informações, blog, turismo. INTRODUÇÃO A catalogação de material bibliográfico de diferentes fontes é de suma importância para um adequado funcionamento quanto à disponibilização de informações aos alunos, docentes e comunidade interessada em cidades e atrativos turísticos. A possibilidade de acesso via web facilita os estudos, contribuindo com a geração do conhecimento. O propósito do projeto é catalogar os folders adquiridos nas viagens dos alunos e professores, atualmente guardados no Campus Restinga, reproduzindo em modo digital, oportunizando seu uso para pesquisas e garantindo a preservação do conteúdo. Unir o material bibliográfico e promocional sobre turismo existente no Campus culminou na formatação do blog AcervoTour Biblioteca de Turismo da Restinga. 1 Projeto com financiamento de bolsa de extensão do IFRS campus Restinga, Edital PROEX/IFRS n 01/ Estudante, Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo, IFRS campus Restinga. Estrada João Antonio da Silveira, 351, Bairro Restinga, CEP , Porto Alegre, RS. 3 Estudante, Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo, IFRS campus Restinga. Estrada João Antonio da Silveira, 351, Bairro Restinga, CEP , Porto Alegre, RS. 4 Mestre em Turismo, professora, IFRS campus Restinga. Estrada João Antonio da Silveira, 351, Bairro Restinga, CEP , Porto Alegre, RS. Fone:

2 Alguns recursos bibliográficos, tais como revistas científicas, já estão deixando para trás o papel e disponibilizando suas informações de modo digital, limitando o acesso mediante a web. O hábito de consultar livros vem sendo substituído pela prática de buscar dados nos diferentes sites de domínio público, alterando a atividade do bibliotecário, antes ligada a um objeto livro e um lugar a biblioteca. O mesmo ocorre com o material bibliográfico da área do turismo, que contempla além de livros, cd s com vídeos institucionais e folders promocionais. Se este processo está alterando, é importante acompanhar e disponibilizar o material através de uma biblioteca virtual cujo conceito vem sendo estruturado nos últimos anos, estando ligado ao acesso a livros, artigos, periódicos, jornais, e tantos outros documentos através da web. MÉTODOS Primeiramente os materiais publicitários existentes no Campus Restinga foram organizados de acordo com o estado a que pertencia cada cidade. Posteriormente, o material foi digitalizado, ficando disponíveis para manuseio do projeto através do computador. O blog AcervoTour Biblioteca Virtual da Restinga ( foi formatado mediante ferramentas gratuitas, visando a reduzir custos do projeto. Através dele, são disponibilizados semanalmente informações sobre locais turísticos, dicas de passeio de acordo com festividades, links de vídeos, links de revistas científicas da área do turismo. O número de imagens e vídeos ainda é reduzido, pois a capacidade de armazenamento é limitada. RESULTADOS E DISCUSSÃO Segundo Barker (1994) citado por Marchiori (1997), as bibliotecas possuem algumas funções: arquivo de conhecimento, preservação e manutenção da cultura, disseminação e

3 compartilhamento de conhecimento, recuperação de informação, educação e interação social. Todas estas funções são contempladas através do AcervoTour. Com apenas 1 mês em funcionamento, o blog já teve mais de 250 acessos, sinalizando a importância de possibilitar informações ligadas às cidades e aos atrativos turísticos. Embora recente ainda, o número já indica que vai ao encontro da idéia do conceito de biblioteca virtual, também considerada uma alternativa para ampliar a disponibilidade e recuperação de informações de maneira globalizada (Marchiori, 1997). Para existência de uma biblioteca virtual é necessária apenas a tecnologia. Segundo Marchiori (1997), a melhor opção é um software próprio ligado a um computador sofisticado. No entanto, o projeto não dispõe de recursos suficientes para se ter toda esta tecnologia, sendo a ferramenta do blog uma opção, mas não a mais adequada para gerenciar um grande número de informações ou permitir um ambiente tridimensional e maior interação. Mesmo assim, o blog é uma ferramenta de disseminação de informações, capaz de gerar discussões e fóruns pois possibilita a participação dos leitores, mediante comentários sobre os posts. No caso de softwares específicos para biblioteca virtual, o objetivo principal é o acesso à informação, mas não a opinião sobre a informação. Já o blog AcervoTour oferece a oportunidade da opinião e da troca de opiniões e segundo Oliveira (2007) isto pode favorecer o acesso dos leitores, permitindo liberdade de expressão e interatividade. Mas a expressão pessoal não é o principal objetivo do AcervoTour, diferentemente de blogs de viagens, é um link para disseminar informações sobre o turismo. Ao mesmo tempo, tem o interesse de preservar o material Pelo fato de o Campus Restinga estar ocupando um prédio provisório, a estrutura física da biblioteca é inadequada. Os folders existentes estão guardados em caixas de papelão e não possuem nenhuma organização, impossibilitando o acesso dos alunos ao material. Além disso, o fato de não estarem catalogados pode ocasionar extravio dos mesmos pela falta de controle. Até o momento, foram organizados e digitalizados em torno de 80 folders. Devido à infraestrutura da atual biblioteca e a continuidade do projeto, os mesmos ainda não foram disponibilizados para acesso digital aos alunos e comunidade interessada. Alguns deles foram disponibilizados através do blog.

4 Apesar de o propósito principal ser o envio de folders digitalizados para facilitar o acesso e ao mesmo tempo propagar e difundir o turismo para alunos e comunidade, podem ser efetuadas pesquisas em livros e materiais como CD's e DVD's, que muitas vezes não são disponibilizados na íntegra por causa do tamanho do conteúdo. Esse material primeiramente ficará catalogado e arquivado no Campus, podendo ser disponibilizado posteriormente, conforme a continuidade do projeto. Neste repasse de informações, Marchiori (1997) afirma que o acesso pela internet facilita a cópia e adaptação de textos, criando problemas quanto aos direitos autorais. Esta dificuldade enfrentada pelas bibliotecas virtuais também está presente no AcervoTour, pois são indicados textos de terceiros bem como textos próprios, que correm o risco de serem utilizados sem a devida referência. Uma das habilidades para o sucesso de uma biblioteca virtual é a criatividade. A ferramenta do blog permite uso da criatividade de seus coordenadores, além de ser facilmente e constantemente atualizado, pois não pode se esquecer que a informação é bastante dinâmica nos dias de hoje, sendo fundamental o processo de atualização. CONCLUSÕES Mediante a realização do projeto e considerando-se que o mesmo está em andamento, pode-se concluir que o número de acessos mostra a necessidade das mais diferentes ferramentas através de meio virtual no intuito de disponibilizar informações sobre cidades e atrativos turísticos das mais diferentes regiões. Este interesse existe tanto por parte de alunos e professores, como também da comunidade em geral, que pode encontrar dicas para a realização de um passeio turístico em família, por exemplo. Com a existência do blog, percebe-se que houve maior interesse dos alunos e familiares em conhecer mais e melhor a própria cidade, mas não se limitando só a ela, pois muitos não sabiam como ter acesso a estas informações. Agora os alunos do Curso Técnico em Guia de

5 Turismo com acesso à web tem orgulho de mostrar a seus familiares sobre o blog, dispertando o interesse em fazer turismo. Devido custos financeiros, a proposta da biblioteca do projeto acaba por enquadrar-se como uma ferramenta digital, pois disponibiliza o material de forma digital com diferentes meios de armazenagem, e ainda não foi configurada de forma virtual (em duas ou três dimensões). Sugere-se que os arquivos digitalizados até o final do projeto sejam arquivados em um pen drive ou similar, evitando o armazenamento em computadores de uso diário por bibliotecários do Campus, visto a inexistência no momento de máquinas com grande capacidade de armazenamento. A lista dos materiais digitalizados poderá ser inserida no blog na continuidade do projeto e os leitores interessados poderão fazer contato para receber por e- mail ou acessar na biblioteca do Campus, caso facilite. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MARCHIORI, P.Z. Ciberteca ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação. Ci.Inf., v.26, n.2, Brasília Maio/Ago, Disponível em OLIVEIRA, S. Fotografia e mídia digital: o universo blogueiro na construção criativa de destinos turísticos. Discursos Fotográficos, Londrina, v.3, n.3, p.11-28, 2007.

Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio

Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio Manual de usuário: Biblioteca - Centro Cultural do Alumínio ABAL- Associação Brasileira do Alumínio São Paulo, 2016. 5 f. ; 30 cm.. 1. Manual.

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação de plano de trabalho da

Leia mais

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO 2013 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2017 CAMPUS CACHOEIRA DO SUL AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2017 CAMPUS CACHOEIRA DO SUL AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2017 CAMPUS CACHOEIRA DO SUL AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Gerais 1.1; 1.2; Gerais 1.1; 1.2; Divulgação dos resultados das avaliações

Leia mais

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis ATHENA Banco de dados bibliográfico UNESP Permite fazer pesquisas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL 2018 ISBN 1 SUMÁRIO Para que serve o ISBN Lei do livro Publicações que recebem o ISBN Normas de atribuição Publicações que recebem o ISBN Processo

Leia mais

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas.

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR001 Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR002 Capacitação de servidores para utilização de softwares educacionais

Leia mais

POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ 1 O Repositório Institucional da UNIFEI é um conjunto de serviços oferecidos pela Biblioteca Mauá para a gestão e

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS Autorizada pela Portaria nº 577/2000 MEC, de 03/05/2000 UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS UNIMINAS NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tutorial O que é?

Leia mais

CCA, 80 anos de história - Jubileu de Carvalho do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba:

CCA, 80 anos de história - Jubileu de Carvalho do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba: Edital - Concurso Fotográfico CCA, 80 anos de história - Jubileu de Carvalho do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba: 1936-2016 O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal

Leia mais

Biblioteca Universitária

Biblioteca Universitária PUBLICO ALVO Bibliotecas, Diretoria de Áreas, Diretoria de Faculdades, Diretoria Acadêmica, Regulatório, Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Professores. PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória institucional: relato de experiência da biblioteca virtual da fundação de amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (BV- ) Thais Fernandes de Morais Rosaly Fávero Krzyzanowski Fabiana

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI Andrea Ruth Machado Silva 1 Ana Karolyne Nogueira de Sousa 2 Agenor Leandro de Sousa Filho 3 Maria Danyelly da Silva Sousa 4 Elieny do

Leia mais

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL 1. DA I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE A Mostra CNEC de Sustentabilidade é uma das atividades comemorativas dos 75 anos da CNEC, que consiste na exposição de projetos

Leia mais

O PERGAMUM é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação. O Sistema funciona de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos

Leia mais

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno Rua Silas canela 52 / 101 BairroCidade Nova O E UM DOIS INDICADOS AO PRÊMIO MELHOR SITE DE NOTÍCIAS DO NORTE DE MINAS PROPOSTA COMERCIAL DE PUBLICIDADE O Jornal

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLA DIEESE DE CIÊNCIAS DO TRABALHO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLA DIEESE DE CIÊNCIAS DO TRABALHO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLA DIEESE DE CIÊNCIAS DO TRABALHO ENDEREÇO: Rua Aurora, 957 CEP 01209-001 Centro Tel: 3821-2161 / 2157 CONTATOS: Eliana Martins Pereira Bibliotecária eliana@dieese.org.br

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS

I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS As novas tecnologias a serviço dos arquivos: o ICA-AtoM na UFSM Neiva

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

Política de Segurança de Informações

Política de Segurança de Informações Política de Segurança de Informações Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Apresentação A Política de Segurança da Informação da Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. ( Edge Investimentos ), aplica-se

Leia mais

Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- 26/08/2016

Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- 26/08/2016 Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- Tópicos O Grupo Usiminas Equipe Gestão e Disseminação da Informação Memória Institucional O Grupo Usiminas Usiminas Atua na siderurgia, com duas usinas

Leia mais

Resultado na ótica docente. Comissão Própria de Avaliação Fevereiro/2015

Resultado na ótica docente. Comissão Própria de Avaliação Fevereiro/2015 Resultado na ótica docente Comissão Própria de Avaliação Fevereiro/2015 Metodologia PÚBLICO-ALVO: Docentes dos cursos de graduação da FAESA. METODOLOGIA DA PESQUISA: A metodologia utilizada por meio de

Leia mais

2º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2013

2º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2013 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E 2º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2013 REGULAMENTO 1. O 2 Concurso Estudantil REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL Consulta CONSULTA Topo Filtros para recuperação da informação Títulos recuperados Acesso ao Meu Pergamum; ICAP e Rede Pergamum Filtros É possível recuperar os materiais

Leia mais

Endereço: Rua: Joaquim de Paula Nogueira, 494 Alto Santo Ceará CEP:

Endereço: Rua: Joaquim de Paula Nogueira, 494 Alto Santo Ceará CEP: Alto Santo-CE Endereço: Rua: Joaquim de Paula Nogueira, 494 Alto Santo Ceará E N D E R E Ç O : R U A J O A Q U I M D E P A U L A N O G U E I R A, 4 9 4, A L T O S A N T O - C E A R Á CEP: 62.970-000 C

Leia mais

Ensino Superior: aspectos

Ensino Superior: aspectos I Seminário Gestão de Dados de Pesquisa Preservação Digital nas Instituições de Ensino Superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos José Carlos Abbud Grácio Preservação digital na Unesp Política

Leia mais

PROJETO DE EXECUÇÃO DAS DISCIPLINAS BCJ0204-FENÔMENOS MECÂNICOS, BCJ0205-FENÔMENOS TÉRMICOS E BCJ0203-FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS

PROJETO DE EXECUÇÃO DAS DISCIPLINAS BCJ0204-FENÔMENOS MECÂNICOS, BCJ0205-FENÔMENOS TÉRMICOS E BCJ0203-FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Comissão de Graduação Avenida dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7910/7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

JORNAL MONTES CLAROS Rua Silas canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova Montes Claros WhastApp: (38)

JORNAL MONTES CLAROS Rua Silas canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova Montes Claros WhastApp: (38) O E UM DOIS INDICADOS AO PRÊMIO MELHOR SITE DE NOTÍCIAS DO NORTE DE MINAS Rua Silas Canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova PROPOSTA COMERCIAL DE PUBLICIDADE O Jornal Montes Claros.com.br é um SITE JORNALISTICO

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Bem-vindos à Oficina Online de AVA MOODLE Prezado Participante! Esta oficina tem por objetivo a oferta de um curso online de formação no uso tecnológico e pedagógico do AVA Moodle

Leia mais

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO I Nome do curso REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO Introdução à Educação Digital Proinfo Integrado II Apresentação: breve descrição do curso O Ministério da Educação (MEC) possui um programa educacional

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GUIA DE SELEÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA A BVS-EPS - 1 ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL 2014 ISBN 1 SUMÁRIO Para que serve o ISBN Lei do livro Publicações que recebem o ISBN Normas de atribuição Publicações que recebem o ISBN Sistema

Leia mais

GSuite Educação Manual do Aluno

GSuite Educação Manual do Aluno GSuite Educação Manual do Aluno Prezados alunos, Em meados do ano de 2016 a Escola Nova passou a utilizar a plataforma GSuite for Education, um conjunto de ferramentas em nuvem do Google. Este manual irá

Leia mais

Regulamento da Biblioteca Joel Rodrigues Pereira REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE

Regulamento da Biblioteca Joel Rodrigues Pereira REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca é responsável por disponibilizar, para a comunidade acadêmica e ao público em geral, infraestrutura bibliográfica,

Leia mais

A aplicabilidade das ferramentas da web 2.0 na Biblioteca do IFRJ- Campus Rio de Janeiro

A aplicabilidade das ferramentas da web 2.0 na Biblioteca do IFRJ- Campus Rio de Janeiro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A aplicabilidade das ferramentas da web 2.0 na Biblioteca do IFRJ- Campus Rio de Janeiro Barbara Christian Vitiello (IFRJ) - babavitiello@gmail.com Ana Rosa Silva Santos

Leia mais

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer!

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O BLOG APRESENTAÇÃO: Bem-vindo a era da interatividade e do marketing de conteúdo. Só na internet você pode expor sua marca

Leia mais

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Secretaria-Geral Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Direção de Serviços Administrativo Financeiros. Ver.3-2019 Edição: Ministério da Defesa Nacional Direção: Secretaria-Geral do Ministério da Defesa

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Pau dos Ferros RN PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1 HISTÓRICO Com 04(quatro) turmas de Administração formadas e 02(duas) turmas de Direito, a Faculdade

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

ANEXO 1 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 1 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 1 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Título da Ação (o que?)

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto Fortaleza, 23 de outubro de 2014 VISÃO GERAL DO PROJETO Do que se trata o projeto? Trata da criação e desenvolvimento da

Leia mais

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS HORIZONTINA - RS 2011 PAE Programa de Acompanhamento de Egressos I HISTÓRICO Desde 2006, ano em que formou a sua primeira turma,

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

RELATÓRIO. Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira ( Web designer) João Pessoa

RELATÓRIO. Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira ( Web designer) João Pessoa RELATÓRIO Relatório das atividades do 1º semestre/2017.1 do Setor de Suporte e Informática/UFPB. EQUIPE: Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira (

Leia mais

Chamada para submissão de fotografias para Ocupação Artística Especial 2017.

Chamada para submissão de fotografias para Ocupação Artística Especial 2017. Chamada para submissão de fotografias para Ocupação Artística Especial 2017. EDITAL Nº 021/2017 - CHAMADA PARA OCUPAÇÃO ARTÍSTICA ESPECIAL DIA DO SERVIDOR PÚBLICO E DA SERVIDORA PÚBLICA A (ProEC) da Universidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO PRINCIPAIS SERVIÇOS Consulta ao acervo, reserva e renovação via internet. http://www.utfpr.edu.br/medianeira/biblioteca-e-producao-academica

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

BUSCALEGIS: UMA BIBLIOTECA JURÍDICA VIRTUAL. Aires J. Rover, Dr. Hélio Santiago Ramos Júnior RESUMO

BUSCALEGIS: UMA BIBLIOTECA JURÍDICA VIRTUAL. Aires J. Rover, Dr. Hélio Santiago Ramos Júnior RESUMO BUSCALEGIS: UMA BIBLIOTECA JURÍDICA VIRTUAL Aires J. Rover, Dr. Prof. da UFSC http://infojur.ufsc.br/aires Hélio Santiago Ramos Júnior Estudante de Direito da UFSC http://www.direito.na.ufsc.br RESUMO

Leia mais

VOCÊ ESTÁ SEGURO? COMO PROTEGER SEUS DADOS CONTRA VÍRUS NA INTERNET

VOCÊ ESTÁ SEGURO? COMO PROTEGER SEUS DADOS CONTRA VÍRUS NA INTERNET VOCÊ ESTÁ SEGURO? COMO PROTEGER SEUS DADOS CONTRA VÍRUS NA INTERNET Este documento foi desenvolvido pela LifeSys Informática, cuja a distribuição e comercialização é proibida e todos os direitos são reservados.

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Versa Gestora de Recursos Ltda.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Versa Gestora de Recursos Ltda. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Versa Gestora de Recursos Ltda. Janeiro/2018 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVOS... 3 SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES... 3 TREINAMENTO DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES... 5 RELATÓRIO

Leia mais

ATO DECISÓRIO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO Nº XXX, DE XX DE XXXXX DE 2017.

ATO DECISÓRIO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO Nº XXX, DE XX DE XXXXX DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Comissão de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br ATO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA DO SISTEMA OCB/SESCOOP-GO

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA DO SISTEMA OCB/SESCOOP-GO SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS NO ESTADO DE GOIÁS MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA DO SISTEMA OCB/SESCOOP-GO Bibliotecária Isaura Miranda de Oliveira Pinheiro Goiânia 2010 1 Sindicato

Leia mais

6 CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2017

6 CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2017 REGULAMENTO 1. O 6 Concurso de REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO foi instituído pela Direção do Campus, Coordenação Geral de Ensino e Coordenação Geral de Pesquisa e Extensão. Objetiva estimular a produção artística

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas 2018 PLANEJAMENTO ANUAL DO DA UFAM 1 SUMÁRIO Apresentação... 4 Dimensões... 5 Programa Usuários... 5 Programa

Leia mais

PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO

PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) torna pública a 2ª Edição do PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA

Leia mais

Miguel Ángel Márdero Arellano

Miguel Ángel Márdero Arellano I SEMINÁRIO Suporte à pesquisa e gestão de dados científicos: panorama Atual e Desafios Mesa Redonda Panorama nacional e internacional da gestão de dados e suporte à pesquisa Miguel Ángel Márdero Arellano

Leia mais

Escola Secundária de Penafiel BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

Escola Secundária de Penafiel BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Escola Secundária de Penafiel BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013-2014 Formação do Utilizador APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Área de Intervenção Atividades Objetivos Responsáveis Destinatários

Leia mais

DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA GOL (CEDOC) Equipe CEDOC 17 Colaboradores: 1 Coordenador 6 Analistas Administrativos 5 Assistentes

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 09 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O Prêmio OAB-GO de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pela Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil para premiar matérias

Leia mais

XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNASP/EC ENAIC EDITAL - 10/08/2017

XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNASP/EC ENAIC EDITAL - 10/08/2017 XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNASP/EC ENAIC EDITAL - 10/08/2017 1. APRESENTAÇÃO O ENAIC abre espaço para a divulgação, no meio acadêmico, dos resultados de pesquisas efetuadas pelos

Leia mais

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille)

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille) Ação 1 Leio-te Promover a formação do utilizador. Integrar os novos alunos na dinâmica das BE. Criar uma dinâmica renovada no espaço das bibliotecas. Renovar o ambiente, tornando-o mais apelativo e sugestivo.

Leia mais

Comunicação e Documentos

Comunicação e Documentos Habilidades e Qualificações do Bibliotecário em Ciências da Saúde Informe Técnico Grupo de Bibliotecários da Área da Saúde A área da Biblioteconomia foi e, continua sendo, uma das mais impactadas pela

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista REGULAMENTO DO CENTRO DE MICROSCOPIA AVANÇADA DO O Centro de Microscopia Avançada é um laboratório multiusuário específico para observação de preparados histológicos, análise dos mesmos e captura de imagens

Leia mais

PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA

PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Plano Diretor de Informática da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA Independente

Leia mais

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR ACESSO Art. 1º A está disponível para consulta a todo usuário interessado, no horário de funcionamento, respeitadas as normas do seu regulamento. Art. 2º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL 2018 ISBN 1 SUMÁRIO Para que serve o ISBN Lei do livro Publicações que recebem o ISBN Normas de atribuição Publicações que recebem o ISBN Solicitação

Leia mais

Biblioteca Digital de Meio Ambiente

Biblioteca Digital de Meio Ambiente COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL: QUESTÕES SOBRE DADOS AMBIENTAIS ABERTOS NA AMÉRICA LATINA 23 e 24 de agosto de 2012 Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre, Brasil IBAMA

Leia mais

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel:

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel: SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: 36016-311 Tel: 32 3216-1932 REGULAMENTO INTERNO A Biblioteca da FATEC tem por missão

Leia mais

23/01/2017. Prática da preservação digital. Preservação digital: -a quem interessa - quem é responsável -o que fazer

23/01/2017. Prática da preservação digital. Preservação digital: -a quem interessa - quem é responsável -o que fazer Prática da preservação digital Miguel Ángel Márdero Arellano José Carlos Abbud Grácio Preservação digital: -a quem interessa - quem é responsável -o que fazer 1 A quem interessa Produtores e detentores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL N 01/2018 DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL N 01/2018 DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL N 01/2018 DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO A Universidade Federal de Rondônia, por meio do Departamento de

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Pró - Reitor de Pós Graduação Maria de Fátima Dias Costa Diretora do Sistema de Bibliotecas Maria das

Leia mais

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IV Semana do livro e da Biblioteca UTFPR Campus Apucarana EDITAL Nº 01/2017 DEBIB-AP CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IV Semana do livro e da Biblioteca UTFPR Campus Apucarana EDITAL Nº 01/2017 DEBIB-AP CAPÍTULO I DAS FINALIDADES I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IV Semana do livro e da Biblioteca UTFPR Campus Apucarana EDITAL Nº 01/2017 DEBIB-AP CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O concurso de fotografia tem como objetivos fomentar a

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS EDITAL Nº 09 /2016 - PROEX SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA DIRETORIA DE EXTENSÃO A Pró-Reitoria de Extensão, no uso de suas atribuições administrativas e com base na Lei 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio

Leia mais

Avaliação Externa do INEP na Biblioteca Pontos Mapeados nos Relatórios (2013,2014 e 2015)

Avaliação Externa do INEP na Biblioteca Pontos Mapeados nos Relatórios (2013,2014 e 2015) Avaliação Externa do INEP na Biblioteca Pontos Mapeados nos Relatórios (2013,2014 e 2015) SPDC. Seção de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções. Márcia Silvestre Bibliotecária silvestre@ndc.uff.br

Leia mais

Como alimentar o SISAB através do e-sus AB quando o município possui sistema próprio? Carlos Alberto Vale da Costa Leandra d Acampora

Como alimentar o SISAB através do e-sus AB quando o município possui sistema próprio? Carlos Alberto Vale da Costa Leandra d Acampora Como alimentar o SISAB através do e-sus AB quando o município possui sistema próprio? Carlos Alberto Vale da Costa Leandra d Acampora Roteiro E-SUS AB no site do Telessaúde Transição do SIAB para SISAB

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos Os softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, conhecidos como GEDs, trazem importantes benefícios para as empresas, como: Agilidade na busca de documentos

Leia mais

Nova Área de Cliente

Nova Área de Cliente A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Nova Área de Cliente Pensando em melhorias contínuas no relacionamento com os nossos clientes, optamos por um novo sistema de Gestão Digital dos documentos.

Leia mais

RELATÓRIO GERAL DA AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PELO DISCENTE Resultados obtidos para os itens referentes a Informações

RELATÓRIO GERAL DA AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PELO DISCENTE Resultados obtidos para os itens referentes a Informações Resultados obtidos para os itens referentes a Informações Coordenador / docente Através de que meio gostaria de receber as informações? Correspondência Site Mural/folder 40,6% 14,7% 36,7% 8,0% A forma

Leia mais

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 INTRODUÇÃO O Prêmio EDP nas Artes, desde 2009, vem contribuindo para o mapeamento, reconhecimento e formação da atual produção artística

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO XX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO UNASP-EC EDITAL 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Luis Guilherme Macena. Viviane Santos O. Veiga. Coordenadora da Comunidade IFF Mestre em Saúde Pública - ENSP

Luis Guilherme Macena. Viviane Santos O. Veiga. Coordenadora da Comunidade IFF Mestre em Saúde Pública - ENSP Lançamento da Comunidade Viviane Santos O. Veiga Coordenadora da Comunidade IFF Mestre em Saúde Pública - ENSP Luis Guilherme Macena Bolsista de Iniciação Científica Graduando de Biblioteconomia Universidade

Leia mais

PRÊMIO FOTOGRÁFICO MEU OLHAR SOBRE O IFSC 2014

PRÊMIO FOTOGRÁFICO MEU OLHAR SOBRE O IFSC 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ARARANGUÁ PRÊMIO FOTOGRÁFICO MEU OLHAR SOBRE O IFSC 2014 REGULAMENTO CAPÍTULO I - DO

Leia mais

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Secretaria-Geral Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Direção de Serviços de Comunicação e Relações Públicas Ver.1 19-Jun.2013. 12h00 Edição: Ministério da Defesa Nacional Direção: Secretaria-Geral

Leia mais

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM TATIANE LEMOS CALMON tatyanelemos@yahoo.com.br RENATO MARQUES ALVES renamarkalves@yahoo.com.br RESUMO A fotografia por muitos

Leia mais

SESI Imaginação. Resumo:

SESI Imaginação. Resumo: Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) SESI Imaginação Karin ZANONA CASELLI (SESI RS) - karin.caselli@sesirs.org.br Neli Miotto (Banco de Livros) - neli.miotto@bancossociais.org.br Luciana Kramer Müller (SESI-RS

Leia mais