FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO"

Transcrição

1 FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO Setembro 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação.

2 APRESENTAÇÃO 2 Fontes de Informação On-line: nível básico Esta aula apresenta um roteiro para pesquisa o qual inclui todos os recursos informacionais (livros, periódicos, catálogo, bases de dados, etc.) disponíveis pela BU.

3 APRESENTAÇÃO 3 Fontes de Informação On-line: nível básico Iniciamos com a apresentação de alguns conceitos importantes: O que é um periódico? Um artigo científico? O que são bases de dados? Como fazer uma pesquisa em bases de dados? Quais são às fontes de informação, sobre diferentes conteúdos? Como preparar estratégias de buscas eficazes? Etc.

4 CONCEITOS 4 Periódico ou publicação periódica é um tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc. editada em fascículos com designação numérica e/ou cronológica, em intervalos pré-fixados (periodicidade), por tempo indeterminado, [...] é objeto de número internacional normalizado (ISSN). (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003a, p. 3)

5 CONCEITOS 5 Artigo científico - parte de uma publicação periódica com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003b).

6 CONCEITOS 6 a) Volume é a unidade de uma publicação periódica, que reúne todos os fascículos de um mesmo título, com início e término no ano civil correspondente. b) Fascículo - compreende a numeração contínua, precedida da abreviatura n., de cada unidade pertencente a um volume. c) Periodicidade - intervalo de tempo em que é publicado um novo número (ou fascículo) de determinada publicação. Ex. mensal, bimestral, trimestral...

7 CONCEITOS 7 d) Base de dados conjunto de registros organizados sistematicamente, normalmente gerenciada por um sistema de busca. As bases de dados variam em seu conteúdo (páginas Web, patentes, dados estatísticos, normas técnicas, periódicos científicos, etc...) e) Registro - descrição de um item. Um registro bibliográfico, por exemplo, é composto por: autor; título; data; palavras-chave; assunto; etc...

8 CONCEITOS 8 f) Portais - ambientes estruturados que reúnem e/ou integram diversas fontes de informação.

9 CONCEITOS 9 g) Ferramentas de busca - software que efetua pesquisa simultaneamente em diversas fontes. ATENÇÃO: A ferramenta de busca não pode aparecer nas referências, pois não é uma fonte propriamente dita, ela apenas nos leva a determinados conteúdos. 20 de setembro de 2016

10 CONCEITOS 10 g) Repositórios são sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades científicas. Características: acesso público, variedade tipológica de documentos, multidisciplinaridade, preservação digital. (ARELLANO, entre 2005 e 2012) 20 de setembro de 2016

11 ESQUEMA DE CONCEITOS 11 BASE DE DADOS RESUMO RELATÓRIO ARTIGO LIVRO COMPLETO FASCÍCULO, V. N. NORMA CAP. LIVRO FONTES ESTATÍSTICAS VÍDEO

12 PESQUISA PASSO A PASSO 12 Se você pretende recuperar tudo sobre um assunto ou tema, faça a busca em vários recursos de informação (mecanismos de busca, bases de dados gerais e específicas, repositórios, catálogo da biblioteca, etc.). Você pode até começar com um recurso de acesso livre como o Google ou a Wikipédia mas lembre-se que a biblioteca oferece fontes de informação confiáveis (impressos e eletrônicos) que são de acesso exclusivo às pessoas com vínculo à UFSC. Diferente dos recursos de acesso livre, os recursos oferecidos pela biblioteca têm um maior grau de confiabilidade. Isso se deve ao fato de serem submetidos à critérios rigorosos de seleção e avaliação. A ideia desse guia é apresentar um roteiro para pesquisa que inclua todos os recursos informacionais (livros, periódicos, catálogo, bases de dados, etc.) disponíveis pela BU. 20 de setembro de 2016

13 QUANDO VAMOS FAZER UMA PESQUISA É NECESSÁRIO SABER: 1. O QUE PESQUISAR? 2. COMO PESQUISAR? 3. ONDE PESQUISAR? (SOARES, 2009) 13 PESQUISA PASSO A PASSO

14 1. O QUE PESQUISAR? 14 É muito importante saber o que pesquisar. Ter em mente onde chegar. Qual o assunto? Perfil da Pesquisa? Qual o Tema?

15 1. O QUE PESQUISAR? 15 O tema é o problema da pesquisa, sua escolha deve estar vinculada aos objetivos da pesquisa. A delimitação da pesquisa ou seja, a definição clara sobre qual é o foco da pesquisa, que questão ela vai elucidar, quais são as hipóteses é fundamental para a escolha das palavras-chave ou termos de busca. Palavras-chave: considerar temas relacionados, conhecimento prévio do tema, delimitadores da pesquisa (tempo, prazo, população, área geográfica, idioma, etc.); A abrangência do assunto, o estabelecimento de critérios mais amplos ou específicos irá determinar a literatura a ser incluída/excluída.

16 2. COMO PESQUISAR? 16 Estratégia de Busca Meio de especificar ao sistema de busca a combinações de termos (palavras-chaves) que representam a informação pretendida para chegar a uma recuperação bem sucedida. Cada serviço de busca possui suas próprias regras e prioridades. Para uma busca ser bem sucedida vai depender da observância dessas regras. Para conhecê-las localizar nos sites: help; about; ajuda; sobre, entre outros.

17 2. COMO PESQUISAR? 17 Planejamento da estratégia de busca Relacionar palavras significativas, como substantivos e adjetivos, que descrevam o tema. Ignorar palavras vazias como artigos, preposições, etc. Verificar termos correlatos, sinônimos, nomes populares e científicos, autores referência na área; Usar variações das palavras: plural/singular ; Listar as palavras-chave em outros idiomas, principalmente em inglês. (Tradução); O resultado da busca deve contemplar as palavras especificadas.

18 2. COMO PESQUISAR 18 Recursos de busca Tesauro; Vocabulário controlado, com termos de determinada área do conhecimento. Truncagem ($, *,?); Recupera de nenhum a vários caracteres Livr* (livro, livros, livreiro, livraria) Recupera um ou nenhum caracter colo$r (color, colour) Recupera apenas um caracter en?oblast (entoblast, endoblast)

19 2. COMO PESQUISAR 19 Recursos de busca Operadores Booleanos São um recurso bastante conhecido e importante nas buscas. Trata-se de operadores lógicos que que relacionam palavras ou expressões no processo de busca bibliográfica definindo a relação entre os termos. Os mais usados são AND, OR e NOT. salada de frutas AND granola (restringe a busca) álgebra OR trigonometria (amplia a busca) gás NOT hélio (exclui um dos termos)

20 2. COMO PESQUISAR 20 Recursos de busca Aspas pode-se realizar pesquisas por frases exatas e/ou expressões de busca, com as palavras entre aspas. Ex: infraestrutura de transportes ser ou não ser Parênteses ( ) usados para agrupar termos de pesquisa, para melhor expressar uma consulta ao sistema (seguindo a lógica matemática). Ex: (infraestrutura OR transportes) AND Brasil

21 3. ONDE PESQUISAR? 21 Quanto ao acesso: Acesso restrito ou público? Quanto ao tipo de documento Teses? Dissertações? Artigos? Livros? Etc.

22 22 Pesquisa passo a passo 1. Acervo da biblioteca: livros, teses e dissertações, TCCs, relatórios, enciclopédias, dicionários, periódicos, etc Catálogo da Biblioteca (Pergamum): Livros, teses, dissertações, TCCs, relatórios, enciclopédias, dicionários, periódicos, etc., (impressos) no acervo da biblioteca. Para pesquisar, entre na página da biblioteca clique em Consulte e faça buscas por: autor, título, palavras chave, etc.

23 23 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos : Acesso restrito Além de seu acervo impresso a BU possui uma grande diversidade de obras que podem ser acessados on-line. O acesso é restrito aos estudantes, professores e servidores técnicoadministrativos com vínculo à UFSC, sendo necessária a autenticação pelo IP da universidade. Dentre esses recursos estão os livros eletrônicos. Para conhecer visite o Portal da BU e clique em Bases e, logo em seguida, Livros eletrônicos.

24 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos : Acesso restrito Cadastro na BU. 24 Minha Biblioteca: Possui mais de 7 mil livros em língua portuguesa. São livros técnicos, científicos e profissionais, de diversas áreas do conhecimento e qualidade reconhecida nacionalmente. O acesso é por meio da matrícula e senha do Pergamum. 20 de setembro de 2016

25 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos : Acesso restrito IP/UFSC 25 Atheneu: base de dados de livros em português na área de saúde, ciências exatas e da terra e engenharias.

26 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos: Acesso restrito IP/UFSC 26 Zahar: base de dados de livros em língua portuguesa na área de saúde e humanas.

27 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos : Acesso restrito IP/UFSC 27 Wiley online Library: Permite acesso e download de livros das áreas de Ciências exatas e da terra e Engenharias. O idioma das publicações é o inglês. Springer: Livros em todas as áreas do conhecimento, em inglês, editados à partir de Esses e-books também podem ser encontrados por meio do catálogo da BU (Pergamum). É possível realizar download. 20 de setembro de 2016

28 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos : Acesso restrito IP/UFSC 28 Ebrary: é composta por livros eletrônicos de todas as áreas de conhecimento. Cerca de 900 títulos em português. É possível realizar leitura on-line e baixar em dispositivos móveis. E-book Collection EBSCO: Coleção de livros nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, bem como literatura universal em domínio público. IEEE XPlore Digital Library: Livros nas áreas de elétrica, eletrônica e computação. Pela mesma interface é possível acessar o conteúdo disponibilizado pela CAPES, os quais são: periódicos, conferências e normas técnicas.

29 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos : Acesso gratuito Acesso Livre 29 E-books Scielo: O portal visa a publicação e disponibilização on-line de coleções de livros nacionais, de de caráter científico, editados por instituições acadêmicas e em todas as áreas do conhecimento. Google Books: Permite a visualização de livros nos mais diversos idiomas e áreas do conhecimento, quando de domínio público.

30 Pesquisa passo a passo 2. Livros eletrônicos : Acesso gratuito Acesso Livre 30 Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB) Livros em vários idiomas e de diversas áreas do conhecimento, com acesso gratuito para leitura e download. Portal Domínio Público: Biblioteca digital composta por obras de diversas áreas do conhecimento as quais encontramse em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais.

31 Pesquisa passo a passo 3. Teses e dissertações: Acesso gratuito Acesso Livre 31 Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD): teses e dissertações defendidas nos diversos cursos de pósgraduação das universidades brasileiras. É atualizado pelas bibliotecas das universidades. Banco de teses da CAPES: reúne resumos e/ou textos na íntegra de dissertações e teses defendidas em programas de pósgraduação de todo Brasil. Atualizado pela CAPES.

32 Pesquisa passo a passo 3. Teses e dissertações: Acesso restrito Restrições ao uso 1. Autenticação por IP/UFSC 32 Dissertations & Theses: É a mais completa coleção de dissertações e teses do mundo. Estão disponíveis trabalhos de 1743 até os dias atuais, sendo que à partir de 1997 é possível localizar o texto completo.

33 33 Pesquisa passo a passo 4. Normas técnicas: Acesso restrito Restrições ao uso: 1. Autenticação por IP/UFSC; 2. Senhas; Importante: instalação prévia de Java e recomenda-se o navegador Internet Explorer. Coleção de Normas da ABNT: Estão disponíveis para leitura em tela todas as normas da ABNT, além das traduzidas e incorporadas por ela (ABNT-NBR-ISO, ABNT-NBR-IEC, ABNT-NBR-NM-ISO, ABNT NM).

34 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: Acesso restrito Restrições ao uso 1. Autenticação por IP/UFSC 34 Portal de periódicos CAPES: acesso a periódicos eletrônicos, distribuídos em 130 bases de dados. A interface permite busca simultânea por assunto. É possível também pesquisar por periódico, base de dados e livros.

35 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: Acesso restrito Restrições ao uso 1. Autenticação por IP/UFSC 35 EBSCO HOST Publicações Científicas: Conjunto de diversas bases de dados com texto completo. Dentre elas estão: Academic Search Complete, MEDLINE with Full Text, Art & Architecture Complete, Business Source Complete, Public Administration Abstracts, Urban Studies Abstracts, Historical Abstracts with Full Text, Communications Mass & Media Complete.

36 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: Acesso restrito Restrições ao uso 1. Autenticação por IP/UFSC 36 DynaMed : é uma ferramenta de referência para uso na prática clínica. Monitora o conteúdo de mais de 500 periódicos científicos e bases de dados de revisão sistemática de evidências. UpToDate: é uma base de dados textual com aplicação no atendimento clínico. Tem por linha a Medicina Baseada em Evidências dando respostas clínicas às questões dos médicos e residentes.

37 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: Acesso restrito Restrições ao uso 1. Autenticação por IP/UFSC 37 Scientific and Medical Image: Base de imagens, ilustrações e animações sobre anatomia, fisiologia, cirurgia, doenças, trauma, embriologia, histologia e outros tópicos da ciência da saúde.

38 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: acesso gratuito Acesso Livre 38 Google acadêmico: Mecanismo de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web.

39 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: acesso gratuito Acesso Livre 39 Portal de Periódicos da UFSC : Reúne as publicações periódicas científicas produzidas na UFSC. Está sob a coordenação da Biblioteca Universitária. SCIELO.org: Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção de periódicos científicos do Brasil e América Latina.

40 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: acesso gratuito Acesso Livre 40 Directory of Open Access Journals (DOAJ): Diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto (open access), mantido pela Lund University Libraries na Suécia. Permite o aceso gratuito a 9986 revistas científicas e acadêmicas de qualidade.

41 Pesquisa passo a passo 5. Artigos de periódicos: acesso gratuito Acesso Livre 41 SPELL - Biblioteca eletrônica de periódicos científicos. Concentra-se inicialmente, nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Rede BHL Scielo - Coleção de publicações científicas voltadas para área da biodiversidade. Sendo composta pelos centros de informação e documentação das mais expressivas instituições de pesquisa brasileiras.

42 Pesquisa passo a passo 6. Diversos tipos de documentos Acesso Livre 42 Portcom - Rede de informação em Ciências da Comunicação dos países de Língua Portuguesa. É o espaço web de acesso livre, responsável pela disseminação, gestão e difusão da produção técnico, científica e acadêmica gerada pela comunidade lusófona.

43 Pesquisa passo a passo 6. Diversos tipos de documentos Acesso Livre 43 Portal Catarina: reúne acervos literários catarinenses. Oferece um panorama da vida intelectual, sobretudo literária, do estado de Santa Catarina desde o século XIX, permitindo uma visão crítica das obras aqui produzidas.

44 Pesquisa passo a passo 6. Diversos tipos de documentos Acesso Livre 44 Literatura digital: Banco de dados de história literária e Biblioteca digital de literatura. Fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.

45 45 Este material apresenta, de forma suscinta, as diversas fontes de informação disponibilizadas pela Biblioteca Universitária da UFSC. É importante estar atento ao site da BU para eventuais novidades. 20 de setembro de 2016

46 46 OBRIGADO! Dúvidas e informações ref.bu@contato.ufsc.br bdados.bu@contato.ufsc.br

47 REFERÊNCIAS 47 ARELLANO, Miguel Ángelo Mardero. Repositórios institucionais Dspace. Ibict: [Brasília], [entre 2005 e 2012]. Disponível em: < >. Acesso em : 3 jun ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6021: Informação e Documentação: publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003a.. NBR 6022: Informação e Documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003b. SOARES, Suely de Brito Clemente. Pesquisas Acadêmicas na WEB. Brasília: FEBAB, Apostila de curso.

48 EQUIPE 48 Maria Bernardete Martins Alves Karyn Munyk Lehmkuhl Luciana Bergamo Marques Edson Mário Gavron Roberta Moraes de Bem Liliane Vieira Pinheiro Joana Carla de de Souza Matta Felicio Maria Gorete Monteguti Savi Tânia Regina Pereira Lopes Denise Maria Gomes Rocha

49 COMO CITAR E REFERENCIAR 49 ALVES, Maria Bernardete Martins et al. Fontes de informação on line: nível básico. Florianópolis, slides, color. Disponível em: < >. Acesso em: dd mmm. aaaa. No texto: De acordo com Alves et al. (2013) ou (ALVES et al., 2013).

50 50 A obra Fontes de informação on line: nível básico de Universidade Federal de Santa Catarina. Biblioteca Universitária foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE NÍVEL BÁSICO

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE NÍVEL BÁSICO FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE NÍVEL BÁSICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. Maio de 2011 APRESENTAÇÃO 2 Alguns conceitos; Passos da pesquisa; Fontes

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO Março 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. APRESENTAÇÃO 2 Fontes de Informação On-line: nível básico

Leia mais

Pesquisar Online. A Era da Informação 13/05/2010. Pesquisar na Web. Que Informação é Esta? Estratégias de pesquisa.

Pesquisar Online. A Era da Informação 13/05/2010. Pesquisar na Web. Que Informação é Esta? Estratégias de pesquisa. A Era da Informação Universidade do Minho Passado: tínhamos falta de informação Pesquisar Online transmissão oral da Informação Escrita representação da Informação Hoje: temos excesso de informação processamento

Leia mais

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Metodologia SciELO Odila Duru BIREME/OPAS/OMS I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Novas Perspectivas da Comunicação Científica Peer Review

Leia mais

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador SBIDM Outubro sbidm- difusao@ua.pt 1 Sumário Num único ponto

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA DEPARTAMENTO DE BIB DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO GUIA DO USUÁRIO CONSULTA AO ACERVO OU RESERVA Acesse o site: www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao Entre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciência da Educação Curso de Biblioteconomia. Angelita Margarida Falacio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciência da Educação Curso de Biblioteconomia. Angelita Margarida Falacio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciência da Educação Curso de Biblioteconomia Projeto de Revista Científica em meio eletrônico Revista Regência Florianópolis 2011 Area do Conhecimento:

Leia mais

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Universidade Estadual de Maringá Maringá, 15 de maio de 2008 Fabiana Montanari Lapido

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul 1 INFORMATIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul A Biblioteca ESPM-Sul utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum o qual facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação.

Leia mais

ISSN e ISBN, números de registros. José Luciano C. da Silva Uliscley Silva Gomes. al/dl- editora

ISSN e ISBN, números de registros. José Luciano C. da Silva Uliscley Silva Gomes. al/dl- editora ISSN e ISBN, números de registros José Luciano C. da Silva Uliscley Silva Gomes al/dl- editora ISSN e ISBN, números de registros José Luciano Custódio da silva; (graduando em biblioteconomia) Roberto Wagner

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo Nome do autor(a) 1 Nome do(a) professor(a) orientador(a) 2 RESUMO Este modelo permite a visualização da estrutura geral de um artigo científico e apresenta orientações

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS. USE O NAVEGADOR << GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX >>

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS. USE O NAVEGADOR << GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX >> 1 INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS USE O NAVEGADOR > 1- O autor responsável pela submissão ao acessar novamente a Reuol com login e senha encontrará o

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito Campus Itaperuna Relatório de Periódico Formulário Eletrônico Requisitos Legais 1 Maio/2015 RELAÇÃO DOS PERIÓDICOS

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Orientação Bibliográfica. Normas Técnicas. Bases de dados.

PALAVRAS-CHAVE Orientação Bibliográfica. Normas Técnicas. Bases de dados. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Acesso aberto à informação científica e o direito à informação e à saúde. Fernando César Lima Leite

Acesso aberto à informação científica e o direito à informação e à saúde. Fernando César Lima Leite Acesso aberto à informação científica e o direito à informação e à saúde Fernando César Lima Leite fernandodfc@gmail.com Saúde... Educação Ciência e Tecnologia Meio ambiente Agricultura C&T POSSUI ALTA

Leia mais

Tutorial para buscas no catálogos dos acervos nas bibliotecas

Tutorial para buscas no catálogos dos acervos nas bibliotecas Tutorial para buscas no catálogos dos acervos nas bibliotecas Os acervos nas bibliotecas da UFG são compostos por: Livros Periódicos (revistas científicas) Jornais Revistas de generalidades CDs DVDs Fitas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO BIBLIOTECONOMIA RAFAELA PAULA SCHMITZ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO BIBLIOTECONOMIA RAFAELA PAULA SCHMITZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO BIBLIOTECONOMIA RAFAELA PAULA SCHMITZ PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: Bibliotecas Antigas & Medievais Florianópolis, 2011 RAFAELA

Leia mais

LIVROS ELETRÔNICOS. Tutorial. Fortaleza 2016

LIVROS ELETRÔNICOS. Tutorial. Fortaleza 2016 LIVROS ELETRÔNICOS Tutorial Fortaleza 2016 LIVROS ELETRÔNICOS A Biblioteca Universitária da UFC disponibiliza atualmente um total de 8.494 livros eletrônicos, em todas as áreas do conhecimento, em texto

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Informatização A Biblioteca ESPM SP utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum que facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação. As expressões

Leia mais

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA Aprovada no CONSEPE, na 5ª Sessão, realizada em 21 de maio

Leia mais

Características epeculiaridades das Revistas técnico-científicas nos IF s. JoséYvan Pereira Leite ifrn.edu.br

Características epeculiaridades das Revistas técnico-científicas nos IF s. JoséYvan Pereira Leite ifrn.edu.br Características epeculiaridades das Revistas técnico-científicas nos IF s JoséYvan Pereira Leite jyp.leite@ ifrn.edu.br RevistasdosIF s IFB Revista EIXO IFCE Revista Conexões IFPB Revista Principia IFPE

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Maria Elisa V. Pickler Nicolino,

Leia mais

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT Dicas Acadêmicas Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT ABNT Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. Djuli Machado De Lucca

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. Djuli Machado De Lucca UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA Djuli Machado De Lucca PROJETO DE REVISTA CIENTIFICA: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Florianópolis 2012 2 Djuli Machado

Leia mais

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Votuporanga 2012 BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Manual com dicas para pesquisa e leitura na confecção de trabalhos acadêmicos. Votuporanga

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL (PCI) Edital nº001/ º Processo Seletivo do PCI/IBICT de 2016

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL (PCI) Edital nº001/ º Processo Seletivo do PCI/IBICT de 2016 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL (PCI) Edital nº001/2016 1º Processo Seletivo do PCI/IBICT de 2016 O INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT), Unidade de Pesquisa do Ministério

Leia mais

CAPACITAÇÃO DOS USUÁRIOS DA BIBLIOTECA DA FIEO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO PARA OSASCO - PARA A NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

CAPACITAÇÃO DOS USUÁRIOS DA BIBLIOTECA DA FIEO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO PARA OSASCO - PARA A NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1 CAPACITAÇÃO DOS USUÁRIOS DA BIBLIOTECA DA FIEO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO PARA OSASCO - PARA A NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1 INTRODUÇÃO A primeira e fundamental atividade de ligação entre

Leia mais

Fontes de Informação. Direito

Fontes de Informação. Direito Fontes de Informação Direito Ana Maria Neves Maranhão anamaria@dbd.puc-rio.br Edson Sousa Silva edson@dbd.puc-rio.br Divisão de Bibliotecas e Documentação Novembro/2009 BASES DE DADOS Conjunto de dados,

Leia mais

GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTE GRATUITAS

GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTE GRATUITAS GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTE GRATUITAS Parte 2 Centro de Disseminação da Informação Tecnológica Cedin cedin@inpi.gov.br Julho/2015 2. Latipat - BUSCA EM PATENTES DA AMÉRICA LATINA

Leia mais

Links através das logomarcas

Links através das logomarcas BASES DE DADOS DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS (Acesso livre) Links através das logomarcas African Journals Online - (AJOL) é uma ampla e preeminente coleção de revistas do mundo; de revisão por pares e de

Leia mais

SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP

SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP Estamos convocando para o envio de propostas de artigos para serem publicados na segunda edição da nossa revista digital Trabajos de Investigación

Leia mais

Guia de Apoio ao Utilizador

Guia de Apoio ao Utilizador Guia de Apoio ao Utilizador Índice Índice... 1 Conta pessoal... 4 Como pesquisar?... 6 Pesquisa Basica... 7 Pesquisa Avançada... 8 Resultados... 9 Filtrar os resultados...10 Para iniciar clique Selecione

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

Bases Disponíveis Para Buscas Informatizadas

Bases Disponíveis Para Buscas Informatizadas Bases Disponíveis Para Buscas Informatizadas Principais Bases Internacionais de Patentes via Internet (Gratuitas) Organização Americana de Marcas e Patentes, USPTO: Permite a busca em todas as patentes

Leia mais

Formatação para o relatório de estágio obrigatório

Formatação para o relatório de estágio obrigatório Formatação para o relatório de estágio obrigatório O relatório de estágio deve ser elaborado referendando-se a norma ABNT NBR 10719 Informação e documentação Relatório técnico e/ou científico Apresentação

Leia mais

Biblioteca Escolar. Como pesquisar na internet

Biblioteca Escolar. Como pesquisar na internet Biblioteca Escolar Como pesquisar na internet Antes de haver Internet, as grandes concentrações de informação encontravam-se quase em exclusivo nos livros, revistas e publicações em geral, que, por razões

Leia mais

Manual de Acesso ao Opus

Manual de Acesso ao Opus Manual de Acesso ao Opus O Opus é o sistema oficial para lançamento e exposição da produção intelectual da UFMG, e tem como características principais: Professores e funcionários podem fazer diretamente

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação BIBLIOTECA DIGITAL GLOSSÁRIO Acervo bibliográfico Acervo comum Ajuda Área Argumento de pesquisa Assunto Autor Campos descritivos Cesta de

Leia mais

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado Federal. O papel da informação e da Biblioteca do Senado Federal no Assessoramento Legislativo

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado Federal. O papel da informação e da Biblioteca do Senado Federal no Assessoramento Legislativo Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado Federal O papel da informação e da Biblioteca do Senado Federal no Assessoramento Legislativo HELENA CELESTE VIEIRA Diretora da Subsecretaria de Pesquisa

Leia mais

Manual do Usuário do Repositório Digital ASCES

Manual do Usuário do Repositório Digital ASCES Manual do Usuário do Repositório Digital ASCES Repositório Repositórios são sistemas disponíveis na web que fornecem, principalmente, facilidades de depósito e acesso aos objetos digitais. Nesse sentido,

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno.

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno. Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2 Apostila de acompanhamento para o aluno. 1 Conteúdo Conteúdo... 2 1. Introdução... 3 2. Informações Gerais... 3 3. Sketches...

Leia mais

Repositório Institucional UNESP

Repositório Institucional UNESP Repositório Institucional UNESP Tutorial para o autoarquivamento de dissertações e teses Versão 2.0 13 jul. 2015 Antes de iniciar o autoarquivamento é necessário que você esteja com a versão final de sua

Leia mais

Indexação de periódicos científicos em bases de dados

Indexação de periódicos científicos em bases de dados Indexação de periódicos científicos em bases de dados Fabiana Montanari Lapido Unidade SciELO Oficina para Editores Científicos (SES-SP) São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Tópicos Introdução Bases de dados

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5)

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) 1 Modelo de capa FACULDADE ZACARIAS DE GÓES (Espaço duplo, fonte 14) CLAUDIA REGINA ARAUJO RIOS COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) Valença BA 2010 (espaço simples,

Leia mais

Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique As teses de mestrado e de doutoramento, para todos os trabalhos desenvolvidos na Universidade Portucalense, devem obedecer às normas definidas neste documento. 1. Aspecto geral As teses são apresentadas

Leia mais

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

O período de vigência deste edital é 01/04/2012 a 31/03/2013.

O período de vigência deste edital é 01/04/2012 a 31/03/2013. EDITAL 2012 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital e convoca os interessados a apresentarem propostas nos termos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA DO SISTEMA OCB/SESCOOP-GO

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA DO SISTEMA OCB/SESCOOP-GO SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS NO ESTADO DE GOIÁS MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA DO SISTEMA OCB/SESCOOP-GO Bibliotecária Isaura Miranda de Oliveira Pinheiro Goiânia 2010 1 Sindicato

Leia mais

Download Bentley topograph Products from

Download Bentley topograph Products from Download Bentley topograph Products from WWW.BENTLEY.COM Applies To Product(s): Bentley topograph, Version(s): V8i Environment: N/A Area: Instalação, Download Subarea: Original Author: Bentley Technical

Leia mais

A diversidade arquivística brasileira

A diversidade arquivística brasileira A diversidade arquivística brasileira Literatura arquivística Fonte: Costa, Alexandre de Souza. A bibliografia arquivística no Brasil Análise quantitativa e qualitativa. www.arquivistica.net, Rio de janeiro,

Leia mais

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como pesquisar na internet

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como pesquisar na internet Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua Como pesquisar na internet Antes de haver Internet, as grandes concentrações de informação encontravam-se quase em exclusivo nos livros, revistas

Leia mais

Manual do Portal do Prestador

Manual do Portal do Prestador 1 Manual do Portal do Prestador ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Código do beneficiário na operadora 5 3 Usuário e senha de acesso 6 4 Esqueci a

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA OFICINA FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA Projeto de Extensão LALETEC Para refletir! Agenda ETAPAS DE UMA PESQUISA 1 O QUE PESQUISAR? assunto Objetivo: Delimitar o tema e listar as respectivas

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES. Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno:

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES. Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno: Campus de São José do Rio Preto DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno: São José do Rio Preto, / / Assinatura:

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO 1 POLÍTICA DE SELEÇÃO 1.1 Objetivos Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo de acordo com cada curso; Identificar os elementos adequados à formação

Leia mais

Módulo: 1ª fase C-H: 36 h-a Ano: Professora: Karoliny Correia. ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4 h-a Aula expositivodialogada;

Módulo: 1ª fase C-H: 36 h-a Ano: Professora: Karoliny Correia. ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4 h-a Aula expositivodialogada; IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO Unidade Curricular:

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D Antonio Carlos de Souza Francisco Antonio Pereira Fialho Nilo Otani TCC: Métodos e Técnicas Visual Books Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico 17 2 1 O Conhecimento

Leia mais

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP REGULAMENTO Bolsa Instituto TIM OBMEP A bolsa Instituto TIM OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP com o objetivo de dar

Leia mais

Resource Description

Resource Description XII Encontro Nacional de Usuários da Rede Pergamum Curitiba, 7 de junho de 2013 Resource Description and Access (RDA) Introdução e panorama atual Fabrício Silva Assumpção fabricioassumpcao.com assumpcao.f@gmail.com

Leia mais

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Fabiana Montanari Lapido Projeto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP XVI ENCEP Joinville, 19 de Maio 2010 Apresentação Introdução

Leia mais

Setor de Autarquias Sul, Quadra 02 Bloco O 10º andar CEP Brasília/DF DDD (61) Brasília/DF

Setor de Autarquias Sul, Quadra 02 Bloco O 10º andar CEP Brasília/DF DDD (61) Brasília/DF Brasília/DF Setor de Autarquias Sul, Quadra 02 Bloco O 10º andar CEP 70.070-946 Brasília/DF DDD (61) A tese de papel é um longo processo de atribuição por escrito que demonstra um conhecimento do estudante

Leia mais

Tutorial da Ferramenta DreamSpark

Tutorial da Ferramenta DreamSpark Tutorial da Ferramenta DreamSpark Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação - COIN Setembro de 2015 Este documento contém instruções para

Leia mais

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica Modelo SciELO de Publicação Eletrônica São Paulo, 24 de Junho de 2008 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Solange Santos Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS Scientific Electronic Library Online Biblioteca

Leia mais

Tutorial Básico SPORTDiscus

Tutorial Básico SPORTDiscus Tutorial Básico SPORTDiscus O objetivo deste tutorial é ajudar a procurar informação na área das Ciências do Desporto utilizando a base de dados SPORTDiscus. SPORTDiscus é o nome de uma base de dados que

Leia mais

PESQUISA EM INFORMÁTICA -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA EM INFORMÁTICA -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA EM INFORMÁTICA -INTRODUÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Providenciando o ferramental inicial Templates para artigos da SBC Normas ABNT para referências

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 NOVA ANDRADINA MS DEZEMBRO/2013 ESCOLA IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 Plano de ações previstas a serem executadas no

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 1-Análise Crítica do Projeto TCC

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 1-Análise Crítica do Projeto TCC Aula 1-Análise Crítica do Projeto TCC OBJETIVO DESTA AULA Nesta primeira aula estaremos apresentando todas as regras da disciplina. Explicaremos o que deve ser desenvolvido como produto final, bem como

Leia mais

Manual - Teleconsultoria

Manual - Teleconsultoria ISSN 2236-5281 Relatório Técnico INCoD/ TELEMED.12.2014.P Manual - Teleconsultoria Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde Autores: Aldo von Wangenheim Harley Wagner Miriam Amorim Luana Gabriele

Leia mais

AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Metodologia Científica 1 Engenharia Elétrica Turma C Docente: Wildson Cruz Estudantes: Amauri Nunes José Aldo Leonardo Batista Marcos Nascimento

Leia mais

REFERÊNCIAS. (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO

REFERÊNCIAS. (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO REFERÊNCIAS (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a Associação Brasileira

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CÂMPUS MACAPÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CÂMPUS MACAPÁ 13 específica, de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados, caso seja necessário para complementação do período letivo e/ou carga horária curricular. Cada aula tem durafao de 50min (cinquenta minutos),

Leia mais

Manual de Acesso do Aluno

Manual de Acesso do Aluno Manual de Acesso do Aluno www.unip.br Sumário MANUAL DE ACESSO DO ALUNO 1. ACESSO AO SISTEMA DE DISCIPLINAS ON-LINE...2 2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)...4 2.1 Vídeos Instrucionais...4 2.2 Atualização

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Profª Andrea Padovan Jubileu Definição de SI e software Processo de Software Modelagem de Sistemas 2 Um Sistema de Informação Baseado em Computador (SIBC) é parte integrante

Leia mais

e-manual Premium Manual (2 volumes) 4 Mapas Desdobráveis (oferta ao aluno)

e-manual Premium Manual (2 volumes) 4 Mapas Desdobráveis (oferta ao aluno) zona de cola GEOGRAFIA 8.o ANO Manual ( volumes) 4 Mapas Desdobráveis (oferta ao aluno) Caderno de Atividades Caderno do Aluno (oferta ao aluno) Guia do Professor (na banda lateral do manual) Guia do Professor

Leia mais

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO Tutorial de Pesquisa do Portal de Periódicos da CAPES Manaus 2014 ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra da Universidade Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

Soluções em Tecnologia www.actualdigital.com.br Institucional Actual Digital A Actual Digital oferece uma linha de produtos e serviços em tecnologia, unificando todas as soluções disponíveis na organização

Leia mais

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos pesquisa de revistas / artigos científicos o que é? A «Web of Science» é a designação comum que é dada a um conjunto de de referências compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information), também

Leia mais

Apresenta a química como algo dinâmico e atual. Mostra a relação entre as ideias químicas fundamentais e suas aplicações.

Apresenta a química como algo dinâmico e atual. Mostra a relação entre as ideias químicas fundamentais e suas aplicações. Apresenta a química como algo dinâmico e atual. Mostra a relação entre as ideias químicas fundamentais e suas aplicações. Enfatiza as técnicas e aplicações modernas. Diferentemente de outros textos, o

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Secretaria das Sessões Pesquisa de Jurisprudência Guia rápido O TCU disponibiliza 4 bases de dados para pesquisa de sua jurisprudência: Acórdãos Bases de pesquisa Jurisprudência

Leia mais

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Etapas do Trabalho de Pesquisa Escolha do

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: aspectos introdutórios 1 Márcia Feijão de Figueiredo 2

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: aspectos introdutórios 1 Márcia Feijão de Figueiredo 2 NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: aspectos introdutórios 1 Márcia Feijão de Figueiredo 2 INTRODUÇÃO No meio acadêmico, é comum por parte dos professores solicitarem o uso de normas bibliográficas em trabalhos

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Blog do RHAE

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Blog do RHAE Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Blog do RHAE Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3 3. ACESSANDO

Leia mais

Guia Prático para formatação do TCC no LibreOffice Writer

Guia Prático para formatação do TCC no LibreOffice Writer Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Projeto LibrePampa Guia Prático para formatação do TCC no LibreOffice Writer Fabiane Gudolle Jéssica Ogassawara Liliane Bonorino Victor Maus Itaqui-RS 2013 Projeto

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

Como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1

Como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1 Como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente 1 Este módulo mostrará como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente. Observe que, embora o My Cisco dê suporte a 17 idiomas, a Central

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Rua Vinte, 1600. Bairro Tupã. CEP 38304-402, Ituiutaba / MG Em acordo com a ABNT NBR 14724:2011

Leia mais