PESQUISA NA INTERNET MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) MSc

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PESQUISA NA INTERNET MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) MSc"

Transcrição

1 PESQUISA NA INTERNET METODOLOGIA CONTEÚDOS E OUTRAS DICAS MSc MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

2 OBJETIVOS ATUALIZAR OS MÉTODOS DE BUSCA. TRAZER ORIENTAÇÃO SOBRE NAVEGAÇÃO VIRTUAL. AUXILIAR A COMPREENSÃO DAS NOVAS FERRAMENTAS DE PESQUISA. APRESENTAR AS BASES DE DADOS E SITES RELACIONADOS AO ASSUNTO MAIS IMPORTANTES.

3 PARTE I PESQUISA EM BASE DE DADOS (1 ) DEFINIÇÃO

4 DEFINIÇÃO DE BASE DE DADOS UM REPOSITÓRIO PARA UM CONJUNTO DE REGISTROS DE INFORMAÇÃO COMPUTADORIZADOS, QUE PODEM SER VISTOS COMO DIFERENTES FICHÁRIOS DE UM ARQUIVO.

5 PARTE I PESQUISA EM BASE DE DADOS (2 ) ESTRUTURA

6 ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS ENQUANTO ISSO, NA PRÉ-HISTÓRIA... PROBLEMAS DO MÉTODO ANTIGO: NECESSIDADE DE REFERÊNCIAS PRECISAS E ASSUNTO A CRITÉRIO DA BIBLIOTECÁRIA TÍTULO AUTOR ASSUNTO PERIÓDICO / EDITORA DIFERENTES FICHÁRIOS DE UM ARQUIVO CONJUNTO DE REGISTROS (BIBLIOTECA OU HEMEROTECA)

7 ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS NOS DIAS DE HOJE... RESULTADO: A NECESSIDADE DE REFERÊNCIAS PRECISAS DIMINUIU E O ASSUNTO FICOU A CRITÉRIO DO PESQUISADOR O CONJUNTO DE REGISTROS (BIBLIOTECA OU HEMEROTECA) FOI DIGITALIZADO (DADOS COMPUTADORIZADOS) FERRAMENTA DE BUSCA OS FICHÁRIOS FORAM PERSONALIZADOS OS FICHÁRIOS FORAM MANTIDOS (AUTOR, TÍTULO, ASSUNTO, REVISTA...)

8 PARTE I PESQUISA EM BASE DE DADOS PRINCIPAIS BASES DE DADOS E SEUS MÉTODOS DE BUSCA (3 ) A. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS)

9 A BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) É UM PORTAL DE PUBLICAÇÕES E BASE DE DADOS, ORGANIZADA PELA BIREME E ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS).

10 NAVEGANDO PELA BVS SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS 1 SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS PÁGINA INICIAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: UM PORTAL DE BASE DE DADOS.

11 NAVEGANDO PELA BVS SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS 1 SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS ADOLESCÊNCIA BVS SAÚDE PÚBLICA OS MESMOS CONTEÚDOS DO PORTAL BVS ESTÃO SUBDIVIDIDOS EM TEMAS ESPECÍFICOS DO CONHECIMENTO.

12 NAVEGANDO PELA BVS SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS 1 SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS

13 ADOLEC 1 SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS PORTUGUÊS A ADOLEC REÚNE O CONTEÚDO DA BVS RELACIONADO Á INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.

14 ADOLEC BRASIL 1 SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS REVISTA ON-LINE O ADOLEC DISPONIBILIZA LITERATURA PARA ADOLESCENTES [1] E PAIS [2], DADOS [3], ORGÃOS GOVERNAMENTAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS [4], LEIS [5] E LINKS [6].

15 NAVEGANDO PELA BVS SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS 1 SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS PÁGINA INICIAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: UM PORTAL DE BASE DE DADOS.

16 1 SUBPÁGINAS COM CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDO DA SEÇÃO BRASIL.

17 NAVEGANDO PELA BVS BASES DE DADOS 2 BASE DE DADOS EXISTEM DIVERSAS BASES DE DADOS DE ACEITAÇÃO INTERNACIONAL. A BVS POSSUI A MAIOR PARTE ELAS.

18 2 BASE DE DADOS BASES DE DADOS DA BVS

19 MEDLINE 2 BASE DE DADOS MEDLINE BASE DE DADOS ORGANIZADA PELA NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (NLM). A MAIOR E MAIS RESPEITADA BASE DE DADOS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. PARA INTEGRAR A MEDLINE, O PERIÓDICO PRECISA PASSAR PELO CRIVO DE QUALIDADE DA NLM. A PARTIR DAÍ, PASSA A SER CONSIDERADA UMA REVISTA INDEXADA. BASES DE DADOS DA BVS

20 LILACS 2 BASE DE DADOS LILACS A BASE DE DADOS LILACS - LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, É PRODUZIDA PELAS INSTITUIÇÕES QUE INTEGRAM O SISTEMA LATINO-AMERICANO E DO CARIBE DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. A LILACS REGISTRA A LITERATURA CIENTÍFICO-TÉCNICA EM SAÚDE PRODUZIDA POR AUTORES LATINO- AMERICANOS E DO CARIBE PUBLICADA A PARTIR DE IMPORTANTE BASE DE PESQUISA, POIS REÚNE OS TRABALHOS EM SAÚDE (ARTIGOS, TESES, LIVROS, DIRETRIZES...) LATINOAMERICANOS, INCLUINDO AS REVISTAS NÃO-INDEXADAS. BASES DE DADOS DA BVS

21 ADOLEC 2 BASE DE DADOS ADOLEC A BASE DE DADOS ADOLEC REÚNE ARTIGOS CONTIDOS NA MEDLINE E LILACS. A PRINCIPAL VANTAGEM DO ADOLEC É A DE PROPORCIONAR AO PESQUISADOR UMA BUSCA TOTALMENTE DIRECIONADA PARA AS QUESTÕES DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA BASES DE DADOS DA BVS

22 ACERVO DA BIBLIOTECA DA ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE 2 BASE DE DADOS ACERVO DA OPAS REÚNE AS PUBLICAÇÕES ORGANIZADAS E EDITADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E SEU ESCRITÓRIO PARA AS AMÉRICAS, A ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). BASES DE DADOS DA BVS

23 FERRAMENTA DE BUSCA DA BVS 2 BASE DE DADOS DESENVOLVIDA PELA BVS PARA A BUSCA DE ARTIGOS EM QUALQUER BASE DE DADOS DA BIBLIOTECA.

24 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FERRAMENTA DE BUSCA DA BVS 2 BASE DE DADOS VANTAGENS DA FERRAMENTA DE BUSCA DA BVS PESQUISA EM LÍNGUA PORTUGUESA PERMITE A ENCOMENDA DE ARTIGOS À DOMICÍLIO (FOTOCÓPIA) OU FORMATO ELETRÔNICO DESVANTAGENS DA FERRAMENTA DE BUSCA DA BVS FERRAMENTA MUITO ESPECÍFICA

25 INICIANDO A PESQUISA NAS BASES DE DADOS DA BVS 2 BASE DE DADOS HÁ DUAS MANEIRAS DE PESQUISAR AS BASES DE DADOS DA BVS: I. PESQUISA SIMULTÂNEA EM TODAS AS BASES DE DADOS II. PESQUISA EM UMA ÚNICA BASE DE DADOS EM AMBAS AS SITUAÇÕES É POSSÍVEL UTILIZAR DOIS MODOS DE BUSCA: A. PESQUISA EM FORMULÁRIO LIVRE B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO

26 I. PESQUISA SIMULTÂNEA EM TODAS AS BASES DE DADOS DA BVS 2 BASE DE DADOS 1 cocaína 2 O PESQUISADOR PODE BUSCAR PUBLICAÇÕES EM TODAS AS BASES SIMULTANEAMENTE.

27 I. PESQUISA SIMULTÂNEA EM TODAS AS BASES DE DADOS DA BVS 2 BASE DE DADOS AO SELECIONAR UMA DAS BASES DE DADOS, O PESQUISADOR É REPORTADO À PÁGINA DE RESULTADOS.

28 II. PESQUISA EM UMA ÚNICA BASE DE DADOS 2 BASE DE DADOS AO SELECIONAR UMA DAS BASES DE DADOS ACIMA, O PESQUISADOR É REPORTADO À FERRAMENTA.

29 A. PESQUISA EM FORMULÁRIO LIVRE 2 BASE DE DADOS 1 2 NESSE FORMATO, BASTA ENTRAR COM O(S) TERMO(S) E SELECIONAR A OPÇÃO PESQUISA.

30 A. PESQUISA EM FORMULÁRIO LIVRE 2 BASE DE DADOS A FERRAMENTA DE BUSCA DA BVS RECONHECE APENAS AS PALAVRAS-CHAVE CRIADAS PELA BVS (ESPECÍFICA)

31 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS O FORMULÁRIO AVANÇADO É A MELHOR MANEIRA DE SE REALIZAR UMA BUSCA NA BASE DE DADOS DA BVS.

32 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS 1. ABRIR A LISTA DE OPÇÕES DE BUSCA.

33 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS SELECIONAR DESCRITOR DE ASSUNTO E EM SEGUIDA CONSULTAR O ÍNDICE DE ASSUNTOS.

34 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS DIGITAR TOTAL AO PARCIALMENTE O(S) TERMO(S) DESEJADO(S).

35 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS SELECIONAR SEMPRE TODOS OS DESCRITORES POSSÍVEIS (COM A TECLA CTRL APERTADA).

36 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS 5. O PROGRAMA RETORNA À PÁGINA DE BUSCA AVANÇADA E A PESQUISA PODE SER EXECUTADA.

37 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS 6. A PESQUISA PODE AINDA SER REFINADA.

38 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS 7. SEGUINDO OS MESMOS PASSOS ANTERIORES, ACRESCENTAR MAIS UM ASSUNTO.

39 B. PESQUISA EM FORMULÁRIO AVANÇADO 2 BASE DE DADOS CADA PÁGINA CONTÉM 10 ARTIGOS PRIMEIRO DE CINQÜENTA E DOIS ARTIGOS DIRETO AO PRÓXIMO PERCORRER O ARTIGO A BUSCA APRESENTA UM RESULTADO DIRIGIDO, EM UMA QUANTIDADE PLAUSÍVEL PARA A INVESTIGAÇÃO.

40 LEITURA & ANÁLISE DOS RESULTADOS 2 BASE DE DADOS EXECUTADOS OS PROCEDIMENTOS DE BUSCA, A FERRAMENTA DISPÕE OS RESULTADOS DE MANEIRA PADRONIZADA.

41 LEITURA & ANÁLISE DOS RESULTADOS 2 BASE DE DADOS DÉCIMO DA LISTA AUTOR(ES) TÍTULO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO ARTIGO AS INFORMAÇÕES ENCONTRAM-SE DISPOSTAS SEGUNDO CONVENÇÕES INTERNACIONAIS. FONTE IDIOMA RESUMO

42 LEITURA & ANÁLISE DOS RESULTADOS 2 BASE DE DADOS NÚMERO DO PERIÓDICO NOME DO PERIÓDICO ABREVIADO PELA NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (NLM) DATA * VOLUME * PÁGINAS * * VIDE CD DO CURSO * INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS

43 LEITURA & ANÁLISE DOS RESULTADOS 2 BASE DE DADOS A CITAÇÃO DO ARTIGO DEVE SEGUIR A SEGUINTE DISPOSIÇÃO: ESPAÇO DUPLO DOIS PONTOS PONTO FINAL PERIÓDICO ANO; VOLUME(NÚMERO): PÁGINAS. ABREVIADO INICIAL FINAL PONTO E VÍRGULA

44 PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO DO ARTIGO E CÓPIA DAS REFERÊNCIAS 2 BASE DE DADOS PARA COLETAR AS REFERÊNCIAS DOS ARTIGOS SELECIONADOS, ALGUMAS MEDIDAS DEVEM SER TOMADAS.

45 PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO DO ARTIGO E CÓPIA DAS REFERÊNCIAS 2 BASE DE DADOS SELECIONAR FOTOCÓPIA À DOMICÍLO IMPRESSÃO DO ARTIGO OS ARTIGOS PODEM SER SELECIONADOS, SUAS INFORMAÇÕES, IMPRESSAS E UMA FOTOCÓPIA, SOLICITADA.

46 PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO DO ARTIGO E CÓPIA DAS REFERÊNCIAS 2 BASE DE DADOS LISTA BUSCA EM CURSO POR FIM, OS ARTIGOS SELECIONADOS PODEM SER LISTADOS VISANDO À IMPRESSÃO DE SUAS INFORMAÇÕES.

47 PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO DO ARTIGO E CÓPIA DAS REFERÊNCIAS 2 BASE DE DADOS DICA! LISTA BUSCA EM CURSO ALGUMAS VEZES, O PESQUISADOR DESEJA APENAS ANOTAR AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO ARTIGO. PARA ESSAS SITUAÇÕES, EXISTE UM RECURSO QUE ELIMINA O RESUMO NA SELEÇÃO FINAL.

48 PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO DO ARTIGO E CÓPIA DAS REFERÊNCIAS 2 BASE DE DADOS DICA! RETORNE AO TOPO DA PÁGINA E SELECIONE A OPÇÃO CONFIG.

49 PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO DO ARTIGO E CÓPIA DAS REFERÊNCIAS 2 BASE DE DADOS DICA! 2 1 NA SEÇÃO APRESENTAÇÃO DO RESULTADO, SELECIONE CITAÇÃO E EM SEGUIDA APLICAR.

50 2 PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO DO ARTIGO E CÓPIA DAS REFERÊNCIAS BASE DE DADOS DICA! APENAS AS INFORMAÇÃO ESSENCIAIS PARA O LEVANTAMENTO DO ARTIGO NA BIBLIOTECA APARECERÃO LISTADAS. EM SEGUIDA, RETORNE AO FINAL DA PÁGINA E EXECUTE SUA SELEÇÃO.

51 ARTIGOS E TEXTOS COMPLETOS DISPONÍVEIS ON-LINE 2 BASE DE DADOS EM TODAS AS BASES DE DADOS É POSSÍVEL ENCONTRAR TEXTOS E ARTIGOS DISPONÍVEIS ON-LINE. AS BASES DE DADOS LILACS E ACERVO DA BIBLIOTECA DA OPAS SÃO AQUELES EM QUE TAIS CONTEÚDOS SE APRESENTAM COM MAIOR FREQÜÊNCIA.

52 LILACS ARTIGOS E TEXTOS COMPLETOS DISPONÍVEIS ON-LINE 2 BASE DE DADOS ARTIGO ON-LINE (SCIELO) BOA PARTE DOS PERIÓDICOS LATINOAMERICANOS ESTÃO DISPONÍVEIS ON-LINE.

53 ACERVO DA BIBLIOTECA DA ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ARTIGOS E TEXTOS COMPLETOS DISPONÍVEIS ON-LINE 2 BASE DE DADOS TEXTOS COMPLETOS DA OPAS-OMS MANTÉM O PESQUISADOR ATUALIZADO DAS PUBLICAÇÕES DA OMS-OPAS ACERCA DO ASSUNTO PESQUISADO. BOA PARTE DAS DESSAS PUBLICAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS ON-LINE.

54 REFINAMENTO DA PESQUISA POR DOCUMENTOS RELACIONADOS 2 BASE DE DADOS AS BASES DE DADOS LILACS E ACERVO DA OPAS OFERECEM A OPÇÃO DE DOCUMENTOS RELACIONADOS, QUE REFAZEM A BUSCA A PARTIR DO ARTIGO QUE MAIS INTERESSOU AOS OBJETIVOS DO PESQUISADOR.

55 NAVEGANDO PELA BVS OUTROS SERVIÇOS 3 OUTROS SERVIÇOS ESSAS SEÇÕES SERÃO ABORDADAS ADIANTE.

56 PARTE I PESQUISA EM BASE DE DADOS PRINCIPAIS BASES DE DADOS E SEUS MÉTODOS DE BUSCA (3 ) B. PUBMED

57 FERRAMENTA DESENVOLVIDA PELA NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE ESPECIALMENTE PARA A BUSCA DE ARTIGOS DA MEDLINE.

58 VANTAGENS DA FERRAMENTA DE BUSCA DA BVS FERRAMENTA DE BUSCA SENSÍVEL MÉTODO DE BUSCA ÁGIL E DE FÁCIL MANEJO DESVANTAGENS DA FERRAMENTA DE BUSCA DA BVS PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA

59 A FERRAMENTA PUBMED OFERECE DIVERSAS OPÇÕES DE BUSCA: I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) II. PESQUISA POR PERIÓDICO (FORMULÁRIO LIVRE) III. PESQUISA POR CITAÇÃO DE ARTIGO (FORMULÁRIO AVANÇADO)

60 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PÁGINA INICIAL DO PUBMED

61 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE BUSCA 1 2 ENTRAR COM AS PALAVRAS-CHAVE E EM SEGUIDA SELECIONAR GO OU APERTAR A TECLA ENTER.

62 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO NÚMERO ARTIGOS LOCALIZADOS PÁGINA ATUAL OS ARTIGOS PODEM SER ACESSADOS PELO NOME DOS AUTORES OU PELOS ÍCONES.

63 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO ICONES COM UMA FAIXA VERDE OU VERDE E ALARANJADA INDICAM QUE O ARTIGO ESTÁ DISPONÍVEL ON-LINE.

64 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO ICONES COM RISCOS INDICAM QUE APENAS O RESUMO DO ARTIGO ESTÁ DISPONÍVEL ON-LINE. ALGUMAS VEZES, HÁ ACESSO PAGO AO ARTIGO NA ÍNTEGRA.

65 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO ICONES EM BRANCO INDICAM QUE APENAS A CITAÇÃO DO ARTIGO ESTÁ DISPONÍVEL ON-LINE. ALGUMAS VEZES, HÁ ACESSO PAGO AO ARTIGO NA ÍNTEGRA.

66 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO RELATED ARTICLES UMA IMPORTANTE OPÇÃO DE DIRECIONAMENTO E REFINAMENTO DE BUSCA DISPONÍVEL NO PUBMED.

67 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO EXEMPLO: O PESQUISAR ESTÁ INTERESSADO NO TEMA O RISCO DO PRIMEIRO SURTO PSICÓTICO EM USUÁRIOS DE MACONHA. NA RELAÇÃO ACIMA, APENAS O PRIMEIRO SATISFAZ ESSA CONDIÇÃO.

68 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO A BUSCA É REFEITA, FICANDO O ARTIGO RELACIONADO PELO PESQUISADOR EM PRIMEIRO DA LISTA.

69 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO REVIEW HÁ UM GRANDE INTERESSE DOS PESQUISADORES POR ARTIGOS DE REVISÃO. A FIM DE FACILITAR ESSA BUSCA, A PUBMED SEPARA AUTOMATICAMENTE AS REVISÕES, A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE ESCOLHIDAS PELO PESQUISADOR.

70 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO SELECIONAR A OPÇÃO REVIEW, QUE INDICA QUE HÁ 58 REVISÕES SELECIONADAS.

71 I. PESQUISA POR ASSUNTO (FORMULÁRIO LIVRE) PROCEDIMENTOS DE LEITURA E SELEÇÃO REVISÕES SELECIONADAS PELO PUBMED A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE DO PESQUISADOR.

72 II. PESQUISA POR PERIÓDICO (FORMULÁRIO LIVRE) UMA FERRAMENTA PARA LOCALIZAR INFORMAÇÕES SOBRE PERIÓDICOS.

73 II. PESQUISA POR PERIÓDICO (FORMULÁRIO LIVRE) 1 2 PODE-SE DIGITAR O NOME PARCIAL OU COMPLETO DO PERÍODO, OU AINDA SUA ABREVIAÇÃO DA NLM.

74 II. PESQUISA POR PERIÓDICO (FORMULÁRIO LIVRE) SELECIONAR O CÓDIGO DE INDENTIFICAÇÃO DO PERIÓDICO.

75 II. PESQUISA POR PERIÓDICO (FORMULÁRIO LIVRE) ACESSO AOS AUTORES, DATA DA CRIAÇÃO DO PERIÓDICO, IDIOMA, PERIODICIDADE E ÀS VEZES A HOMEPAGE.

76 III. PESQUISA POR CITAÇÃO DE ARTIGO (FORMULÁRIO AVANÇADO) UMA FERRAMENTA PARA LOCALIZAR PERIÓDICOS A PARTIR DE SUAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

77 III. PESQUISA POR CITAÇÃO DE ARTIGO (FORMULÁRIO AVANÇADO) EXEMPLO PRÁTICO AO LER CERTO ARTIGO, UMA DAS REFERÊNCIAS CHAMOU A ATENÇÃO DO PESQUISADOR, QUE DESEJA AGORA ACESSAR AO MENOS O RESUMO DO TEXTO. ENTRAR COM ALGUMAS INFORMAÇÕES DO PERIÓDICO E SELECIONAR SEARCH.

78 III. PESQUISA POR CITAÇÃO DE ARTIGO (FORMULÁRIO AVANÇADO) A FERRAMENTA AUTOMATICAMENTE REPORTA O PESQUISADOR ÀS REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS DO ARTIGO, QUE EM SEGUIDA PODERÁ CONSULTAR O SEU RESUMO.

79 PARTE I PESQUISA EM BASE DE DADOS PRINCIPAIS BASES DE DADOS E SEUS MÉTODOS DE BUSCA (3 ) C. BIBLIOTECA COCHRANE

80 A BIBLIOTECA COCHRANE CONSISTE DE UMA COLEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO ATUALIZADA SOBRE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS, INCLUINDO A BASE DE DADOS COCHRANE DE REVISÕES SISTEMÁTICAS - QUE SÃO REVISÕES PREPARADAS PELOS GRUPOS DA COLABORAÇÃO COCHRANE E QUE OFERECEM INFORMAÇÃO DE ALTA QUALIDADE, TANTO PARA OS PROVEDORES DE ATENÇÃO À SAÚDE COMO PARA OS QUE RECEBEM, ASSIM COMO PARA OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM TODOS OS NÍVEIS.

81 A BIBLIOTECA COCHRANE CONSISTE DE UMA COLEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO ATUALIZADA SOBRE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS INCLUINDO A BASE DE DADOS COCHRANE DE REVISÕES SISTEMÁTICAS - QUE SÃO REVISÕES PREPARADAS PELOS GRUPOS DA COLABORAÇÃO COCHRANE E QUE OFERECEM INFORMAÇÃO DE ALTA A REVISÃO SISTEMÁTICA É UM TIPO QUALIDADE, TANTO PARA OS PROVEDORES DE ATENÇÃO À SAÚDE COMO PARA OS QUE DE ESTUDO, RETROSPECTIVO, ONDE RECEBEM, ASSIM COMO PARA OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DE PESQUISA, DADOS DE OUTROS ESTUDOS, SÃO EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM TODOS OS NÍVEIS. ANALISADOS DE FORMA CRITERIOSA E AVALIADOS QUANTO A SUA QUALIDADE CIENTÍFICA PARA SEREM INCLUÍDOS, OU NÃO, NUMA ANÁLISE ESTATÍSTICA, A METANÁLISE. METANÁLISE CASOS ESTUDADOS SÃO AGRUPADOS, COMO SE FIZESSEM PARTE DE UM ESTUDO ÚNICO, OBTENDO- SE UMA RESULTANTE DO EFEITO TERAPÊUTICO NO CONJUNTO. MBE IMPLICA NA INTEGRAÇÃO DA MELHOR EVIDÊNCIA EXTERNA DISPONÍVEL COM A EXPERIÊNCIA CLÍNICA E AS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS DE CADA PACIENTE. NESSA, MÉDICO ASSUME O COMPROMISSO DE UTILIZAR AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA LITERATURA MÉDICA PARA DECIDIR QUAL A MELHOR CONDUTA DISPONÍVEL E APROPRIADA A SEU PACIENTE.

82 HIERARQUIA DAS EVIDÊNCIAS PARA ESTUDOS DE TERAPIA QUALIDADE TIPO DE EVIDÊNCIA 1A (MELHOR) 1B 2A 2B 2C 3A 3B 4 5 (PIOR) REVISÃO SISTEMÁTICA DE ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO INDIVIDUAL REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DE COORTE ESTUDO DE COORTE INDIVIDUAL ESTUDO ECOLÓGICO REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DE CASO-CONTROLE ESTUDO DE CASO-CONTROLE INDIVIDUAL SÉRIE DE CASOS OPINIÃO DE ESPECIALISTA FONTE: ADAPTADO DE GRAY 2004 E SACKETT 2000.

83 REGISTRO NA BIBLIOTECA COCHRANE USUÁRIOS DE INTRANETS CONECTADAS À BIBLIOTECA COCHRANE. (P.E. COMPUTADORES DA REDE UNIFESP) A BIBLIOTECA COCHRANE ACEITA APENAS USUÁRIOS CADASTRADOS OU USUÁRIOS DE REDES CONECTADAS.

84 REGISTRO NA BIBLIOTECA COCHRANE BASTA PREENCHER O FORMULÁRIO DA BIBLIOTECA O REGISTRO INDIVIDUAL É GRATUITO E O LOGIN & SENHA SÃO ENVIADOS AO PESQUISADOR POR .

85 A BIBLIOTECA COCHRANE DISPONIBILIZA SEU ACERVO DE DUAS FORMAS: I. POR TIPO DE ESTUDO (FORMULÁRIOS LIVRE E AVANÇADO) II. POR TÓPICOS DA ÁREA DA SAÚDE

86 I. PESQUISA POR TIPO DE ESTUDO OS ASSUNTOS (COM O SEU NÚMERO DE ARTIGOS) ENCONTRAM-SE DISPOSTOS NA SEÇÃO COR CINZA DA PÁGINA.

87 II. PESQUISA POR TÓPICOS BARRA DE TÓPICOS AO SELECIONAR A OPÇÃO TÓPICAS A BARRA DE NAVEGAÇÃO SE APRESENTA.

88 II. PESQUISA POR TÓPICOS BARRA DE TÓPICOS NA RELAÇÃO DE TÓPICOS, HÁ UMA SEÇÃO DEDICADA AO TEMA DROGAS E ÁLCOOL.

89 II. PESQUISA POR TÓPICOS CADA ASSUNTO ENCONTRA-SE DIVIDIDO EM TEMAS, COM OS ARTIGOS DISPONÍVEIS ENTRE PARÊNTESE.

90 II. PESQUISA POR TÓPICOS CADA TEMA APARECE COM SEUS ARTIGOS RELACIONADOS ENTRE PARÊNTESE.

91 II. PESQUISA POR TÓPICOS OS ARTIGOS LISTADOS EM CADA TEMA PODEM SER SELECIONADOS.

92 II. PESQUISA POR TÓPICOS E DISPONIBILIZADOS ON-LINE NA ÍNTEGRA.

93 PARTE II PESQUISA EM CENTROS ESPECIALIZADOS PRINCIPAIS CENTROS DE PESQUISA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA A. CENTRO BRASILEIRO DE INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS (CEBRID)

94 CENTRO BRASILEIRO DE INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS DEPARTAMENTO DE PSICOBIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UM DOS MAIS IMPORTANTES CENTROS DE PESQUISA DO PAÍS, SE NOTABILIZA POR SEUS LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS ACERCA DO CONSUMO DE DROGAS, MANTÉM UM BANCO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS SOBRE O ABUSO DE DROGAS (MAIS DE 3.300) E PUBLICA UM BOLETIM TRIMESTRAL. RUA BOTUCATU, 862 1º ANDAR SÃO PAULO SP FAX: TEL: cebrid@psicobio.epm.br

95 PÁGINA INICIAL DO CEBRID

96 CATÁLOGO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE O ABUSO DE DROGAS PSICOTRÓPICAS 1 2 A FERRAMENTA DE BUSCA UTILIZA UM BANCO DE ASSUNTOS SELECIONADOS PELO CEBRID.

97 CATÁLOGO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE O ABUSO DE DROGAS PSICOTRÓPICAS OS TRABALHOS DE INTERESSE DO PESQUIADOR PODEM SER ENCOMENDADOS NOI CEBRID.

98 ONLINE LEVANTAMENTOS DO CEBRID ONLINE ONLINE ONLINE CEBRID REALIZA OS MAIORES LEVANTAMENTOS SOBRE DROGAS DO PAÍS, ALÉM DE DIVERSOS OUTROS ESTUDOS.

99 PARTE II PESQUISA EM CENTROS ESPECIALIZADOS PRINCIPAIS CENTROS DE PESQUISA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA B. NATIONAL INSTITUTE ON DRUG ABUSE (NIDA)

100 NATIONAL INSTITUTE ON DRUG ABUSE NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH UNITED STATES O NIDA É UM ÓRGÃO DO GOVERNO ESTADUNIDENSE ENCARREGADO DE FINANCIAR E DESENVOLVER PESQUISA NA ÁREA DE CIÊNCIAS BÁSICAS E TRATAMENTO ACERCA DO USO INDEVIDO DE DROGAS ILÍCITAS. DISPONIBILIZA DESDE PUBLICAÇÕES TÉCNICAS DE ALTA QUALIDADE CIENTÍFICA ATÉ TEXTOS DIRECIONADOS AO PÚBLICO GERAL, ALÉM DE SLIDES, FOLDERS E BOLETINS.

101 O CONTEÚDO DA PÁGINA DO NIDA

102 TIPO DE PUBLICAÇÃO POR PÚBLICO ESPANHOL SUBSTÂNCIA LANÇAMENTOS & NOTÍCIAS DO NIDA MANCHETES DAS SEÇÕES DIVISÃO DO CONTEÚDO DO SITE

103 PARTE II PESQUISA EM CENTROS ESPECIALIZADOS PRINCIPAIS CENTROS DE PESQUISA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA C. NATIONAL INSTITUTE ON ALCOHOL ABUSE AND ALCOHOLISM (NIAAA)

104 NATIONAL INSTITUTE ON ALCOHOL ABUSE AND ALCOHOLISM NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH UNITED STATES O NIAA É UM ÓRGÃO DO GOVERNO ESTADUNIDENSE ENCARREGADO DE FINANCIAR E DESENVOLVER PESQUISA NA ÁREA DE CIÊNCIAS BÁSICAS E TRATAMENTO ACERCA DO USO INDEVIDO DE ÁLCOOL. DISPONIBILIZA DESDE PUBLICAÇÕES TÉCNICAS DE ALTA QUALIDADE CIENTÍFICA, POSSUI UM PERIÓDICO ONLINE E TEXTOS DIRECIONADOS AO PÚBLICO GERAL.

105 O CONTEÚDO DA PÁGINA DO NIDA

106 PUBLICAÇÕES DO NIAAA O CONTEÚDO CENTRAL SÃO MANCHETES DO MENU LATERAL. AS PUBLICAÇÕES MERECEM DESTAQUE.

107 PUBLICAÇÕES DO NIAAA LEIGO PLANFLETOS E BROCHURAS TEXTOS BREVES SOBRE TEMAS COTIDIANOS RELACIONADOS AO ÁLCOOL

108 PUBLICAÇÕES DO NIAAA LEIGO & ESPECIALIZADO ALCOHOL ALERT PUBLICAÇÕES BREVES SOBRE TEMAS RELEVANTES ACERCA DO CONSUMO DE ÁLCOOL (64 NÚMEROS)

109 PUBLICAÇÕES DO NIAAA ESPECIALIZADO ALCOHOL RES & HEALTH ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE UM TEMAS ACERCA DO CONSUMO DE ÁLCOOL (36 NÚMEROS)

110 PUBLICAÇÕES DO NIAAA LITERATURA TÉCNICA TREINAMENTO PROFISSIONAL GUIAS E DIRETRIZES VOLTADOS PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA.

111 PUBLICAÇÕES DO NIAAA LITERATURA TÉCNICA MANUAIS & DIRETRIZES MANUAIS E DIRETRIZES GERALMENTE VOLTADOS PARA O PLANEJAMENTO EM SAÚDE PÚBLICA

112 PARTE II PESQUISA EM CENTROS ESPECIALIZADOS PRINCIPAIS CENTROS DE PESQUISA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA D. SUBSTANCE ABUSE & MENTAL HEALTH SERVICES ADMINISTRATION (SAMHSA)

113 SUBSTANCE ABUSE & MENTAL HEALTH SERVICES ADMINISTRATION (SAMHSA) UNITED STATES DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES O SAMHSA É UM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL ENCARREGADO DE DESENVOLVER DIRETRIZES, PLANEJAMENTO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM A FINALIDADE DE: 1. PREVENIR O CONSUMO DE ÁLCOOL E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS 2. FACILITAR O ACESSO AO TRATAMENTO DE QUALIDADE ENTRE OS ACOMETIDOS PELO PROBLEMA.

114 O CONTEÚDO DA PÁGINA DO SAMHSA

115 O CONTEÚDO DA SEÇÃO SUBSTANCE ABUSE TREATMENT CAPACITY

116 O TREATMENT IMPROVEMENT PROTOCOLS (TIPS) SÃO DIRETRIZES BASEADAS EM CONSENSOS, DESENVOLVIDAS POR CLÍNICOS, PESQUISADORES E ADMINISTRADORES DA ÁREA. COLEÇÃO COM 42 TIPS. O CONTEÚDO DAS PUBLICAÇÕES DA SEÇÃO SUBSTANCE ABUSE TREATMENT CAPACITY

117 PARTE II PESQUISA EM CENTROS ESPECIALIZADOS PRINCIPAIS CENTROS DE PESQUISA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA E. DEPARTMENT OF HEALTH OF UNITED KINGDOM

118 DEPARTMENT OF HEALTH UNITED KINGDOM O DEPARTMENT HEALTH DO REINO UNIDO NORMATIZA, DESENVOLVE PESQUISA E INFORMAÇÃO VOLTADAS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES PREVENTIVAS E TERAPÊUTICAS NA ÁREA DA SAÚDE, INCLUSIVE SOBRE O USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

119 O CONTEÚDO DO PORTAL DO DEPARTMENT OF HEALTH

120 PUBLICAÇÕES DO DEPARTMENT OF HEALTH SELECIONAR OS TÓPICOS ALCOHOL MISUSE SUBSTANCE MISUSE ACESSO ÀS PÁGINAS ESPECIALIZADAS EM ÁLCOOL E DROGAS.

121 PUBLICAÇÕES DO DEPARTMENT OF HEALTH NA SEÇÃO ALCOHOL MISUSE UMA SÉRIE DE PUBLICAÇÕES ACERCA DE ÁLCOOL E SAÚDE PÚBLICA PODEM SER ENCONTRADAS.

122 PUBLICAÇÕES DO DEPARTMENT OF HEALTH NA SEÇÃO SUBSTANCE MISUSE HÁ DIVERSAS PUBLICAÇÕES SOBRE DROGAS E SAÚDE PÚBLICA.

123 PARTE II PESQUISA EM CENTROS ESPECIALIZADOS PRINCIPAIS CENTROS DE PESQUISA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA F. NATIONAL TREATMENT AGENCY FOR SUBSTANCE MISUSE

124 NATIONAL TREATMENT AGENCY FOR SUBSTANCE MISUSE NATIONAL HEALTH SERVICES UNITED KINGDOM A NTA É UM SERVIÇO DO GOVERNO BRITÂNICO VOLTADO PARA O PLANEJAMENTO, CAPACITAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DA DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E DROGAS.

125 CONTEÚDO DA PÁGINA DA NTA

126 PUBLICAÇÕES DA NTA ROLAR A BARRA DO MENU HORIZONTAL DA SEÇÃO PUBLICATIONS.

127 PESQUISA NA INTERNET METODOLOGIA CONTEÚDOS E OUTRAS DICAS MSc MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

TUTORIAL SIMPLIFICADO DE USO DO PUBMED

TUTORIAL SIMPLIFICADO DE USO DO PUBMED TUTORIAL SIMPLIFICADO DE USO DO PUBMED Introdução Este tutorial ajudará você a encontrar artigos científicos para suas pesquisas nas áreas de biomedicina e saúde, ciências naturais, ciências do comportamento,

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Introdução à busca de artigos científicos

Introdução à busca de artigos científicos Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009 Fontes de evidência Fontes primárias Bases de dados bibliográficas eletrônicas. Exemplos: Pubmed/MEDLINE,

Leia mais

Fontes de produção científica

Fontes de produção científica Fontes de produção científica Patrícia Ruiz Spyere PATRÍCIA RUIZ SPYERE Levantamento bibliográfico PATRÍCIA RUIZ SPYERE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos

Leia mais

TUTORIAL SIMPLIFICADO DE USO DO PUBMED

TUTORIAL SIMPLIFICADO DE USO DO PUBMED TUTORIAL SIMPLIFICADO DE USO DO PUBMED Introdução Este tutorial ajudará você a encontrar artigos científicos para suas pesquisas na área de odontologia, além de outras afins à área da saúde. Após poucos

Leia mais

Bem Vindos!

Bem Vindos! Bem Vindos! 2015 PESQUISA EM BASES DE DADOS Roteiro de Acesso Roteiro de Acesso às Plataformas de Pesquisa caminho para pesquisa nas bases de dados disponíveis à Comunidade Acadêmica da Universidade. Passando

Leia mais

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Bases de dados na literatura médica Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Index medicus Medline pubmed Descritores cabeçalhos oficiais MeSH SciELO - Scientific Electronic Library Online LILACS Fernando M. Aarestrup,

Leia mais

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009 XIII Encontro Mineiro de Homeopatia 04 à 06 de Setembro de 2009 Pesquisa em Bases de Dados sobre Homeopatia Acesso às Fontes Disponíveis na BVS Biblioteca Virtual em Saúde Rosângela Brambilla - Bibliotecária

Leia mais

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017 Josiane Costa Bibliotecária Fabico UFRGS Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias UFRGS Mestre em Comunicação e Informação UFRGS Porto Alegre, 2017 Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09 Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA... 3 2 COMO PESQUISAR?... 6 2.1 ÁREA DE PESQUISA DO PORTAL... 6 3 DICAS DE PESQUISA... 09 4 PESQUISA EM BASES DE DADOS ESPECÍFICA... 10 4.1 FORMULÁRIO

Leia mais

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967 Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME Luciana Danielli ldanielli@icict.fiocruz.br BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde BIREME

Leia mais

Serviços de Informação em Saúde

Serviços de Informação em Saúde Serviços de Informação em Saúde Luciana Danielli de Araujo CTIC Seção de Informação ICICT FIOCRUZ 17 outubro de 2016 COMUTAÇÃO Serviço de acessibilidade que permite a uma biblioteca ou usuário a obtenção,

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL CONCEITUAÇÃO Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação armazenada. Banco de Dados: Conjunto de Bases

Leia mais

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Semana da Economia - 2010 Palestra: As fontes de Informação em meio eletrônico disponíveis

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área

Leia mais

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: BVS BIREME MANUAL

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: BVS BIREME MANUAL VIRTUAL EM SAÚDE: BVS BIREME MANUAL MARÍLIA 2016 Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme A Biblioteca Regional de Medicina Bireme é o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL Consulta CONSULTA Topo Filtros para recuperação da informação Títulos recuperados Acesso ao Meu Pergamum; ICAP e Rede Pergamum Filtros É possível recuperar os materiais

Leia mais

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS São Paulo 14 novembro 2008 Medicina (Saúde) Baseada

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

1. CADASTRO NO SITE REALIZANDO O LOGIN PESQUISA DE PERIÓDICOS ACESSO A BIBLIOTECA VIRTUAL DE LIVROS... 8

1. CADASTRO NO SITE REALIZANDO O LOGIN PESQUISA DE PERIÓDICOS ACESSO A BIBLIOTECA VIRTUAL DE LIVROS... 8 Indíce 1. CADASTRO NO SITE... 1 1.1 COMO REALIZAR O CADASTRO NO SITE DA UNIMES... 1 2. REALIZANDO O LOGIN... 3 2.1 COMO REALIZAR O LOGIN NO SITE DA UNIMES... 3 2.2 COMO ACESSAR A BIBLIOTECA VIRTUAL...

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um determinado tema, processado

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA ENDNOTE WEB MANUAL BÁSICO MARÍLIA 2016 APRESENTAÇÃO EndNote é um software gerenciador de referências desenvolvido e disponibilizado

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manual de Acesso Externo via Rede CAFe Novembro de 2016 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000 títulos

Leia mais

CONHECENDO A PLATAFORMA

CONHECENDO A PLATAFORMA GUIA DO USUÁRIO CONHECENDO A PLATAFORMA Agora que você já realizou o pré-cadastro e recebeu o código de matrícula, siga o passo a passo para realizar o cadastro na plataforma e começar a navegar no curso.

Leia mais

elibrary do FMI Informação sobre a economia mundial em suas mãos elibrary.imf.org

elibrary do FMI Informação sobre a economia mundial em suas mãos elibrary.imf.org elibrary do FMI Informação sobre a economia mundial em suas mãos elibrary.imf.org F u n d o m o n e t á r i o i n t e r n a c i o n a l Como começar... 1. Crie seu perfil personalizado na elibrary Ao criar

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE

BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED é uma base de dados de acesso público, criada e mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine's NLM)

Leia mais

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 PubMed Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a PubMed Base da dados científica que abrange as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. Desenvolvida

Leia mais

PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS. PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE

PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS.  PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE PUBMED é uma base de dados de acesso público, criada e mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine's NLM) Abrange as áreas

Leia mais

Consulta às bases de dados e revistas em formato eletrônico assinadas pela USP

Consulta às bases de dados e revistas em formato eletrônico assinadas pela USP Consulta às bases de dados e revistas em formato eletrônico assinadas pela USP A maioria do conteúdo disponível nestas fontes é internacional e em inglês. Em algumas situações é possível localizar conteúdo

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ODONTOLÓGICA PELA INTERNET(v.1.0)

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ODONTOLÓGICA PELA INTERNET(v.1.0) PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ODONTOLÓGICA PELA INTERNET(v.1.0) Siga os links, as indicações nas imagens e suas respectivas explicações Dicas: As palavras chaves (key words) são fundamentais para o sucesso da

Leia mais

Tutorial

Tutorial Tutorial A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. É a 1ª iniciativa de acesso aberto na América

Leia mais

Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC

Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MÍDIAS EDUCAIONAIS Goiânia Agosto de 2010 2 ÍNDICE 1 Acessar

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Adriana Rodrigues Gerente de Desenvolvimento de Contas Elsevier América Latina

Adriana Rodrigues Gerente de Desenvolvimento de Contas Elsevier América Latina Adriana Rodrigues Gerente de Desenvolvimento de Contas Elsevier América Latina am.rodrigues@elsevier.com O que é ScienceDirect? ScienceDirect contém um pouco mais de 25% de toda a informação em texto completo

Leia mais

Biblioteca Virtual: Como aceder o acervo Bibliotecário Virtual do ISCED.

Biblioteca Virtual: Como aceder o acervo Bibliotecário Virtual do ISCED. Biblioteca Virtual: Como aceder o acervo Bibliotecário Virtual do ISCED A Biblioteca Virtual do ISCED é um software que coleciona uma variedade de recursos bibliográficos e os torna disponíveis online,

Leia mais

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria Sumário: Apresentação... 1 Definição... 3 Recursos... 3 Pesquisa Rápida no Ulisses... 4 Fig. 1 Pesquisa Rápida, Simples... 5 Fig.2 Pesquisa Rápida, Avançada... 6 Fig.3 Resultados da pesquisa rápida...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

Essencial para todo pesquisador. Manual do Usuário

Essencial para todo pesquisador. Manual do Usuário Essencial para todo pesquisador Manual do Usuário Manual do Usuário Os livros, obras de referência, artigos de revistas, casos, amostras de conjuntos de dados e vídeos da SAGE Research Methods fornecem

Leia mais

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO FACULDADE IETEC Biblioteca BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO Belo Horizonte 2016 A Biblioteca está localizada no térreo da Faculdade Ietec Funciona de segunda à sexta-feira, das 11h45 às 15h e de 16h às 20h45

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GRUPAMENTO TÉCNICO DE SUPRIMENTO DE ÁGUA PARA INCÊNDIO TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS INTRODUÇÃO O GTSAI, visando

Leia mais

ScienceDirect Acrescente valor a sua

ScienceDirect Acrescente valor a sua ScienceDirect Acrescente valor a sua pesquisa @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados

Leia mais

O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI. DART Diretoria de Articulação

O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI. DART Diretoria de Articulação O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI DART Diretoria de Articulação CEDIN Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI CONCESSÃO DE PATENTES E REGISTROS consolida meio

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos da Capes? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000

Leia mais

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard Curso de Metodologia Científica para Residentes e Preceptores da SES/DF - 2008 Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard PRÁTICA CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA? EXPLOSÃO

Leia mais

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Metodologia SciELO Odila Duru BIREME/OPAS/OMS I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Novas Perspectivas da Comunicação Científica Peer Review

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Como acessar Como buscar Guia de Consulta Rápida A ferramenta de busca O acesso é através do site da Biblioteca: www.pucrs.br/biblioteca ou diretamente através do endereço http:// ATENÇÃO: O acesso a todos

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo ACESSO AS BASES DE DADOS Tutorial Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo Conceituação Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de

Leia mais

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet Slide 6 Estante Slide 7 Botões da Estante Slide 8 Ajuda Slide 9 FAQ Frequently Asked Questions Slide 11 Como atualizar seus dados

Leia mais

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet e smartphone Slide 6 Estante Slide 7 Botões da estante Slide 8 Como fazer uma busca rápida Slide 9 Como fazer uma busca avançada

Leia mais

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Maio 2009 Contexto Evidências Experiência

Leia mais

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015.

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015. Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO São Paulo, 2015. APRESENTAÇÃO... 1 1. PESQUISA NO CATÁLOGO ONLINE DA BIBLIOTECA... 2 1.1 BUSCA LIVRE/PESQUISA GERAL... 3 1.2 PESQUISA REFINADA... 4 1.3

Leia mais

Sistema de Citação e Intimação Eletrônica Versão 2.0. Breves Considerações

Sistema de Citação e Intimação Eletrônica Versão 2.0. Breves Considerações Sistema de Citação e Intimação Eletrônica Versão 2.0 Breves Considerações Generalidades Sistema de transmissão eletrônica de atos processuais = e-proc Sistema de citação e intimação eletrônica = e-cint

Leia mais

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa Página1 Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de pesquisa. 1- Para acessar a Plataforma Brasil, basta acrescentar a seguinte URL www.saude.gov.br/plataformabrasil;

Leia mais

CINAHL. Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

CINAHL. Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 CINAHL Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a CINAHL Base de dados internacional de informação científica em Enfermagem e

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição

Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição Tutorial Base de dados Micromedex 2.0 do Portal de Saúde Baseada em Evidências Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição Para acessar a base de dados Micromedex 2.0 selecione o link do Portal de Saúde

Leia mais

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: Figura: Consulta Web

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse:  Figura: Consulta Web Guia Pergamum APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: www.pergamum.udesc.br Figura: Consulta Web FUNCIONALIDADES GERAIS A pesquisa pela Internet permite

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AOS SERVIÇOS CAFÉ Versão 3.0

MANUAL DE ACESSO AOS SERVIÇOS CAFÉ Versão 3.0 Diretoria Adjunta de Administração Versão 3.0 Adelcival de Sousa Cunha Endy de Almeida Costa João Marcelo Rondina Rildo Delpino São José do Rio Preto 2016 Cunha, Adelcival de Sousa Manual de acesso aos

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a Web of Science

17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a Web of Science OP Portal Capes e a 17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a 1 Alguns dados... http://www.periodicos.capes.gov.br O Portal de periódicos foi criado pela CAPES em 2000, permitindo acesso online a

Leia mais

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP Biblioteca Virtual em Saúde Pública 27

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: RELATÓRIO TRIMESTRAL VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 22/03/2013 1.0 Criação do documento Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Manual de BB +

Manual de BB + Manual de BB + Aluno@net PREZADO ALUNO, A ESAMC possui duas ferramentas de tecnologia à sua disposição: o aluno@net e o blackboard. Este manual explica como você deve utilizar cada uma dessas ferramentas

Leia mais

AJUDA IMPORTAÇÃO NFe GERENCIADOR e PORTAL NFe PREMIUM CONTABILIDADE

AJUDA IMPORTAÇÃO NFe GERENCIADOR e PORTAL NFe PREMIUM CONTABILIDADE AJUDA IMPORTAÇÃO NFe GERENCIADOR e PORTAL NFe PREMIUM CONTABILIDADE ESTE PROCEDIMENTO DEVE SER REALIZADO SEMANALMENTE, IMPRETERIVELMENTE, PODENDO NO MÁXIMO OCORRER UM ENTERVALO ENTRE AS IMPORTAÇÕES DE

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

Prof.ª Maria Alzira e Prof.ª Rita 08/2011. Como realizar pesquisa em Periódicos (Journals)

Prof.ª Maria Alzira e Prof.ª Rita 08/2011. Como realizar pesquisa em Periódicos (Journals) Como realizar pesquisa em Periódicos (Journals) O que é um periódico? É um tipo de publicação seriada que se apresenta sob forma de revista, jornais, etc. editadas em fascículos com designação numérica

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação BIBLIOTECA DIGITAL GLOSSÁRIO Acervo bibliográfico Acervo comum Ajuda Área Argumento de pesquisa Assunto Autor Campos descritivos Cesta de

Leia mais

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição:

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: INFORMÁTICA Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: Com o Professor: Rene Maas Caso a célula G20 desta planilha apresente a fórmula =SE(A1A2;MAIOR(A1:B2;2);MÍNIMO(B2:C3)),

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Informações gerais Tipo de base: referencial com resumos;

Leia mais

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Para melhor utilizar esse manual, o mesmo está dividido nos seguintes tópicos: TÓPICO DESCRIÇÃO 01 Criar o Atalho do Sistema Web 02 Orientação sobre o USUÁRIO

Leia mais

Na página inicial há um campo de busca para pesquisar todo conteúdo do site.

Na página inicial há um campo de busca para pesquisar todo conteúdo do site. Onibus.info é a ferramenta oficial de informação do transporte coletivo de Joinville e apresenta todos os dados de linhas de ônibus, pontos de parada, horários e itinerários de uma maneira intuitiva e

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O sistema de autorização uniweb será substituído pelo sistema GW, com a finalidade de unificarmos todo o processo em um só sistema para a realização

Leia mais

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Portal do Aplicativo O aplicativo conta com um portal web (http://app.valeshop.com.br/). No portal você encontra: links para download do aplicativo, mapa com rede

Leia mais

Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências?

Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências? Evidências para Decisões em Saúde Curso avançado para Bibliotecários Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências? Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS veabdala@paho.org Que evidência

Leia mais

PROJETO TEXTOS COMPLETOS EM HANSENÍASE : RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO ONLINE DA REVISTA LEPROSY REVIEW DE

PROJETO TEXTOS COMPLETOS EM HANSENÍASE : RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO ONLINE DA REVISTA LEPROSY REVIEW DE PROJETO TEXTOS COMPLETOS EM HANSENÍASE : RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO ONLINE DA REVISTA LEPROSY REVIEW DE 1928-2001 Autores: Andrea Cristina Bogado (ILSL) Alessandra

Leia mais

Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight

Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight Guia passo-a-passo para: Criar uma conta - criando sua própria conta de usuário Emerald Insight Pesquisar e navegar - acessando os conteúdos da

Leia mais

Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT

Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT 1 Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 2. COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA... 4 3. IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT... 5 3.1. Guia de Recursos de Glosas... 6 3.2. Recurso de Glosa por

Leia mais

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1.A Revista Norte Nordeste de Cardiologia (RNNC) segue em linhas gerais as recomendações editoriais dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Leia mais

Base de Dados LILACS

Base de Dados LILACS O que é a base de dados LILACS: Base de Dados LILACS A base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde) é produzida BIREME, que a define como um índice bibliográfico da literatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

TIPO DE PRESTADOR: PROFISSIONAIS DE TERAPIAS

TIPO DE PRESTADOR: PROFISSIONAIS DE TERAPIAS TIPO DE PRESTADOR: PROFISSIONAIS DE TERAPIAS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTA E SESSÕES DE TERAPIAS NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Setembro de 2016 PORTAL DO PRESTADOR APRESENTAÇÃO

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com

Leia mais