TCC em Re-vista HENRIQUE, Camila Yamasita. 13. Palavras-chave: Zanthoxylum naranjillo; alcaloides; acetilcolinesterase. Universidade de Franca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TCC em Re-vista HENRIQUE, Camila Yamasita. 13. Palavras-chave: Zanthoxylum naranjillo; alcaloides; acetilcolinesterase. Universidade de Franca"

Transcrição

1 Farmácia

2

3 TCC em Re-vista HENRIQUE, Camila Yamasita. 13 Estudo químico da fração alcaloídica de Zanthoxylum naranjillo griseb (RUTACEAE) e da atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) Franca-SP. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Mendonça Pauletti. gênero Zanthoxylum (Rutaceae) é constituído por cerca de 200 espécies. Estudos químicos deste gênero revelaram a presença de alcaloides, amidas, cumarinas, lignanas, O flavonoides, fenólicos e terpenos. A doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa associada à idade, sendo mais frequente em indivíduos com mais de 65 anos. A maioria das estratégias de tratamento para a doença de Alzheimer tem sido baseada na ideia de que as deficiências de memória em pacientes que sofrem dessa doença resultam do déficit da função colinérgica no cérebro. Uma das abordagens mais promissoras para o tratamento desta doença é aumentar o nível de acetilcolina no cérebro, usando inibidores da enzima acetilcolinesterase. O objetivo principal deste trabalho foi identificar de Z. naranjillo e avaliar a atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase (AchE). O estudo químico de Z. naranjillo Griseb foi realizado, utilizando-se de métodos cromatográficos, como a cromatografia em camada delgada comparativa (CCDC) e a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). As frações alcaloídicas obtidas: Fração 3 (n-buoh) e subfr 1, subfr 3(2-3)1(1), subfr 3(2-3)1(2), subfr 3(2-3)1(3), subfr 3(2-3)1(4) e fração 5 (CH2Cl2) e o alcaloide, magnoflorine, foram analisados quanto à sua capacidade de inibir a atividade da enzima acetilcolinesterase. Os resultados obtidos evidenciaram atividade nas amostras: Fração 3 (n-buoh), subfr 3(2-3)1(2), subfr 3(2-3)1(3) e subfr 3(2-3)1(4). Entretanto, magnoflorine, que foi reisolado neste estudo não apresentou atividade inibitória. Estes dados indicam a presença de substâncias inibidoras da acetilcolinesterase nestas frações e evidencia que essa espécie é promissora para a pesquisa de inibidores da acetilcolinesterase. Palavras-chave: Zanthoxylum naranjillo; alcaloides; acetilcolinesterase. 13 HENRIQUE, Camila Yamasita. Estudo químico da fração alcaloídica de Zanthoxylum naranjillo griseb (RUTACE- AE) e da atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase. Indicado como o melhor trabalho no curso de Farmácia, no ano letivo de Recebeu o prêmio Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós-graduação desta Universidade.

4 72 TCC em Re-vista 2011 NASCIMENTO, Cristina Cardoso. 14 Preparação do extrato da resina de Hymenaea courbaril e avaliação da atividade anticariogênica f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) Universidade de Franca Franca-SP. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cássio Sola Veneziani. cárie é uma doença de origem bacteriana, que desencadeia a desmineralização do esmalte dentário. Com a ação da acidificação do meio oral, o acúmulo de microrganismos A com potencial cariogênico pode ocasionar o aparecimento da cárie dentária, assim com pode desencadear processos inflamatórios, estes microrganismos podem atingir outras regiões da boca ocasionando doenças como gengivites, quando chegam a outros órgãos do nosso corpo ocasionam problemas como estomatites. Para evitar o aparecimento da cárie é importante que se realize uma boa higienização bucal, os enxaguatórios bucais têm um grande papel nesta higienização, porém o uso deles pode ocasionar alergias, além do mais pode ocorrer incompatibilidade entre os componentes da formulação, devido a esses inconvenientes muitos estudos vem sendo feitos para buscar novos ativos a serem incorporados. A árvore conhecida como Jatobá tem muitas aplicações populares, a resina retirada do seu tronco, por exemplo, vem sendo utilizada na medicina popular e em indústrias de vernizes, o seu fruto é usado nas diversas preparações culinárias. É sabido que a resina de H. courbaril é rica em diterpenos, cujo seu potencial antimicrobiano vem sendo estudado por pesquisadores. Palavras- chave: resina; jatobá; Hymenaea courbaril; atividade anticariogênica. PONZETTO, Amanda Aparecida; PEREIRA, Amanda Christiny; SOUZA, Camila Brandão de; LIMA, Guilherme Teodoro; VIEIRA, Luiz Henrique Santos; SILVA, Zaira Fabricia da. Gel de cloridrato de clindamicina f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) Franca-SP. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cássio Sola Veneziani. Os antibióticos vêm sendo estudados há muitos anos, se tornando produtos de enorme importância não apenas na área de saúde, como também na economia mundial. A clindamicina é utilizada contra cepas bacterianas sensíveis e contra alguns protozoários. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um gel de cloridrato de clindamicina de ação tópica com 30mg/ml embalado em frasco de 200 ml com válvula pump. Diante disso, foi 14 NASCIMENTO, Cristina Cardoso. Preparação do extrato da resina de Hymenaea courbaril e avaliação da atividade anticariogênica. Indicado como o melhor trabalho no curso de Farmácia, no ano letivo de Recebeu o prêmio Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós-graduação desta Universidade.

5 TCC em Re-vista preparado um gel base de Natrosol (características hidrofílicas). Através desta metodologia, foi possível desenvolver o produto proposto, garantindo a estabilidade da forma farmacêutica e do princípio ativo, resultando em um gel claro e homogêneo com layout inovador e agradável, estando pronto para produção comercial. Palavras-chave: cloridrato de clindamicina; composição de medicamentos; tecnologia farmacêutica. ALMEIDA, Juliene de; RODRIGUES, Leandro Ferreira; FAGUNDES, Priscila Maria Silva; GOUVEIA, Rafaela de Souza; GONÇALVES, Robson Andre Sarri. Sachê de ácido acetilsalicílico e goma sabor carne f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) Franca-SP. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cássio Sola Veneziani. ácido acetilsalicílico é um medicamento que pode ser usado em cães desde que seja administrado em um excipiente adequado. Sendo assim, foi desenvolvido um kit contendo O AAS em sachê e excipiente externo de bala de goma sabor carne. O produto foi desenvolvido com intuito de viabilizar um tratamento de analgesia com ácido acetilsalicílico através de um excipiente externo que atue como protetor gástrico e diminua a ocorrência de efeitos adversos. O kit foi desenvolvido em três etapas: produção do ácido acetilsalicílico em sachê, produção da base goma e por fim produção da bala de goma, sendo este o produto final do excipiente externo. O produto necessita passar por testes quantitativos e qualitativos em animais para o qual se propõe, contudo todo o desenvolvimento do produto foi embasado em técnicas e formulações validadas. O produto visa viabilizar o uso do ácido acetilsalicílico diminuindo a ocorrência dos efeitos adversos e otimizar a aceitação do animal à administração do medicamento através da elaboração de um excipiente voltado para esse mercado específico. Palavras-chave: ácido acetilsalicílico; composição de medicamentos; tecnologia farmacêutica. ALVIM, Bruno Cintra; CANATO, Carla Vanessa; FERREIRA, Elisiane Maria; OLIVEIRA, Flávia Sillos de; OLIVEIRA, Renan Augusto de; COSTA, Simone Maria; SPIRLANDELLI, Tássia Aparecida Andrade. Xarope de Paracetamol f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) Franca-SP. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cássio Sola Veneziani. desenvolvimento tecnológico proposto foi uma formulação de xarope de paracetamol O adequada para bebês. O paracetamol é comumente utilizado como analgésico e anti-

6 74 TCC em Re-vista 2011 térmico, porém possui sabor desagradável ao paladar humano e sua aceitação por parte do paciente, ainda mais se tratando de um bebê, está diretamente relacionada às estratégias de formulação e apresentação. No presente trabalho foi desenvolvida uma formulação com flavorizante para se obter um sabor e cheiro de chiclete de tutti-frutti. Durante os trabalhos de farmacotécnica do medicamento, a principal dificuldade foi a solubilização do paracetamol, que devido a suas características fisicoquímicas é de difícil solubilização na água, principal veículo. Esta dificuldade foi vencida parcialmente pelo aquecimento da água, pois a prática de acrescentar uma pequena quantidade de álcool, comum nestas situações, não ser possível, visto tratar-se de uma formulação para bebês. Parcialmente, pois não se obteve no xarope uma solução verdadeira, mas uma suspensão do paracetamol. A apresentação inclui o acondicionamento em frasco branco leitoso, com uma seringa dosadora em formato de aviãozinho, para uma maior aceitação do público-alvo. O armazenamento foi realizado em caixa de medicamento com bula de fácil leitura e apelo visual agradável às crianças. Palavras-chave: paracetamol; composição de medicamentos; tecnologia farmacêutica.

TCC em Re-vista SOUZA, Talita Telles de. 19. Palavras-chave: escova dental; contaminação; microrganismos. PIMENTA, Bruna Medeiros.

TCC em Re-vista SOUZA, Talita Telles de. 19. Palavras-chave: escova dental; contaminação; microrganismos. PIMENTA, Bruna Medeiros. Odontologia TCC em Re-vista 2011 103 SOUZA, Talita Telles de. 19 Avaliação da ação de uma nova escova dental com propriedades antimicrobianas. 2011. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em

Leia mais

Introdução: devido ao aumento da utilização de tratamentos químicos, exposição excessiva

Introdução: devido ao aumento da utilização de tratamentos químicos, exposição excessiva TCC em Re vista 2009 97 ROCHA, Nahara Alonso; PEDAES, Talita. 19 Influência da carbocisteína na reestruturação das fibras capilares avaliadas por análise térmica, microscopia óptica e MEV. 2008. 8 f. Trabalho

Leia mais

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix - Araliaceae - Hera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA

Leia mais

GARGOJUICE BELFAR LTDA. Pastilha. 3 mg/pastilha

GARGOJUICE BELFAR LTDA. Pastilha. 3 mg/pastilha GARGOJUICE BELFAR LTDA Pastilha 3 mg/pastilha GARGOJUICE cloridrato de benzidamina APRESENTAÇÕES Pastilhas, caixa com 12 unidades USO ORAL USO ADULTO E USO PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS. COMPOSIÇÃO Cada pastilha

Leia mais

Os antibióticos são utilizados para melhorar uma infecção estabelecida e possuem a finalidade

Os antibióticos são utilizados para melhorar uma infecção estabelecida e possuem a finalidade 79 BRAZ, Débora de Freitas; D ARCADIA, Francielen Giordano; COUTINHO, Keila Tatiana 12. Interações medicamentosas relacionadas a antimicrobianos em prescrições hospitalares. 2009. 10 f. Trabalho de Conclusão

Leia mais

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES dropropizina Medicamento genérico

Leia mais

82 TCC em Re-vista 2012

82 TCC em Re-vista 2012 82 TCC em Re-vista 2012 MARTINS, Juleide Lopes de Miranda 1. Reflexões sobre a medicalização do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação

Leia mais

MODELO DE BULA. Esta bula é continuamente atualizada, favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

MODELO DE BULA. Esta bula é continuamente atualizada, favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. MODELO DE BULA SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada, favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. CEPACAÍNA cloreto de cetilpiridínio + benzocaína Anestésico

Leia mais

Flogolab. (cloridrato de benzidamina) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Colutório. 1,5 mg/ml

Flogolab. (cloridrato de benzidamina) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Colutório. 1,5 mg/ml Flogolab (cloridrato de benzidamina) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda Colutório 1,5 mg/ml Flogolab cloridrato de benzidamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Colutório 1,5

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - Tylenol Bebê Suspensão Oral. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - Tylenol Bebê Suspensão Oral

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - Tylenol Bebê Suspensão Oral. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - Tylenol Bebê Suspensão Oral Tylenol Bebê Suspensão Oral IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - Tylenol Bebê Suspensão Oral FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - Tylenol Bebê Suspensão Oral TYLENOL Bebê Suspensão Oral Concentrada 100 mg/ml

Leia mais

CARBOCISTEÍNA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. XAROPE 20mg/mL e 50mg/mL

CARBOCISTEÍNA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. XAROPE 20mg/mL e 50mg/mL CARBOCISTEÍNA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. XAROPE 20mg/mL e 50mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CARBOCISTEÍNA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Xarope 20mg/mL.

Leia mais

Flogoral. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Pastilha

Flogoral. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Pastilha Flogoral Pastilha MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 FLOGORAL cloridrato de benzidamina APRESENTAÇÕES Pastilhas nos sabores menta, limão, laranja e cereja: caixa

Leia mais

TCC em Re-vista FIGUEIREDO, Cristiane Dias de. Estudo da atividade do medicamento homeopático isoterápico G.L 15CH em

TCC em Re-vista FIGUEIREDO, Cristiane Dias de. Estudo da atividade do medicamento homeopático isoterápico G.L 15CH em Farmácia TCC em Re-vista 2010 71 FIGUEIREDO, Cristiane Dias de 12. Estudo da atividade do medicamento homeopático isoterápico G.L 15CH em paciente parasitado por Giardia lamblia resistente. 2010. 22 f.

Leia mais

desloratadina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 0,5 mg/ml

desloratadina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 0,5 mg/ml desloratadina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 0,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO desloratadina Medicamento genérico Lei nº

Leia mais

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO dropropizina Medicamento genérico

Leia mais

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml.

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. BULA RDC 47/09 BULA DO PACIENTE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

Notuss TSS. Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml. Notuss TSS_BU 01_VP 1

Notuss TSS. Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml. Notuss TSS_BU 01_VP 1 Notuss TSS Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml Notuss TSS_BU 01_VP 1 BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NOTUSS TSS dropropizina

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BÊ-FORTIL 50mg/ml Solução injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 100 ml contém: Substância activa Cloridrato

Leia mais

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua.

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua. TCC em Re vista 2009 109 FERREIRA, Marília Alves 17. Presença e morfologia do tubérculo molar de acordo com a dentição, hemiarco e sexo. 2009. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)

Leia mais

Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA

Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA Propriedades A adesão ao tratamento farmacológico depende muitas vezes da administração do medicamento em formas farmacêuticas adequadas ao paciente.

Leia mais

Esalerg. Aché Laboratórios Farmacêuticos xarope 0,5 mg/ml

Esalerg. Aché Laboratórios Farmacêuticos xarope 0,5 mg/ml Esalerg Aché Laboratórios Farmacêuticos xarope 0,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ESALERG (desloratadina) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE

Leia mais

Ciência da Computação

Ciência da Computação Ciência da Computação TCC em Re vista 2009 33 CAMPOS, Fernando Antonio Barbeiro; SANTUCI, Leonardo Balduino 5. Estudo de aplicabilidade do padrão MVC. 2009. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação

Leia mais

Pergo cloridrato de hidroxizina. Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml

Pergo cloridrato de hidroxizina. Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml Pergo cloridrato de hidroxizina Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml Pergo cloridrato de hidroxizina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução oral 2mg/mL: Embalagem contendo 1 frasco com 120mL.

Leia mais

Rino-lastin. Aché Laboratórios Farmacêuticos Solução nasal 1 mg

Rino-lastin. Aché Laboratórios Farmacêuticos Solução nasal 1 mg Rino-lastin Aché Laboratórios Farmacêuticos Solução nasal 1 mg MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO RINO-LASTIN cloridrato de azelastina

Leia mais

Formas de Apresentação dos Medicamentos

Formas de Apresentação dos Medicamentos Formas de Apresentação dos Medicamentos POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS? Para facilitar a administração. Garantir a precisão da dose. Proteger a substância durante o percurso pelo organismo.

Leia mais

BRONQTRAT cloridrato de ambroxol. FORMA FARMACÊUTICA Xarope

BRONQTRAT cloridrato de ambroxol. FORMA FARMACÊUTICA Xarope BRONQTRAT cloridrato de ambroxol FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÕES BRONQTRAT: Xarope adulto de 30mg/5mL: Linha Farma: Frasco plástico âmbar contendo 100 ml acompanhado de copo-medida. USO ORAL USO

Leia mais

Torante. (Hedera helix L.)

Torante. (Hedera helix L.) Torante (Hedera helix L.) Bula para paciente Xarope 15 mg/ml Página 1 Torante Hedera helix L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Espécie vegetal: Hedera helix Linné (Araliaceae) Parte utilizada: Folhas Nomenclatura

Leia mais

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina)

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina) TILUGEN (fendizoato de cloperastina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 3,54mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: TILUGEN fendizoato de cloperastina APRESENTAÇÃO Xarope 3,54mg/mL

Leia mais

Talerc. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimido Revestido 10 mg e 20 mg

Talerc. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimido Revestido 10 mg e 20 mg Talerc Comprimido Revestido 10 mg e 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Talerc cloridrato de epinastina APRESENTAÇÕES Comprimido revestido

Leia mais

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina)

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina) TILUGEN (fendizoato de cloperastina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 3,54mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: TILUGEN fendizoato de cloperastina APRESENTAÇÃO Xarope Embalagem

Leia mais

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml Tylemax Gotas Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml TYLEMAX paracetamol APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. USO

Leia mais

TYLEMAX Paracetamol USO PEDIÁTRICO USO ORAL

TYLEMAX Paracetamol USO PEDIÁTRICO USO ORAL TYLEMAX Paracetamol APRESENTAÇÕES TYLEMAX Baby - Linha Farma: Suspensão oral em frasco plástico com 15 ml contendo 100 mg/ml de paracetamol (sabor frutas). Acompanha uma seringa dosadora. TYLEMAX Criança

Leia mais

Leucogen. Aché Laboratórios Farmacêuticos. Xarope 20 mg/5 ml

Leucogen. Aché Laboratórios Farmacêuticos. Xarope 20 mg/5 ml Leucogen Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 20 mg/5 ml Excipientes: ácido cítrico monoidratado, aroma de caramelo, benzoato de sódio, corante caramelo, sorbitol e água purificada. BULA PARA PACIENTE

Leia mais

TYLEMAX paracetamol. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol.

TYLEMAX paracetamol. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. TYLEMAX paracetamol APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL COMPOSIÇÃO Cada ml da solução

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AFLUZIN 50 mg/ml solução injectável para bovinos, suínos e equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 10 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Engemicina Spray, 3,84% p/p, spray cutâneo, suspensão para bovinos, ovinos e suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15 g ou 30 g.

APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15 g ou 30 g. MAXIDRATE cloreto de sódio APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15 g ou 30 g. USO TÓPICO NASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO 4,5 mg de

Leia mais

paracetamol NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA S/A Solução oral 200 mg/ml

paracetamol NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA S/A Solução oral 200 mg/ml paracetamol NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA S/A Solução oral 200 mg/ml paracetamol Medicamento genérico, Lei nº 9.787 de 1999 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome genérico: paracetamol USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 10 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Engemicina Spray, 25mg/mL, spray cutâneo, suspensão para bovinos, ovinos e suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL CLORIDRATO DE AMBROXOL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de

Leia mais

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS Abrilar Hedera helix L. Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. Nomenclatura popular: Hera sempre-verde Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: folhas APRESENTAÇÕES Xarope extrato seco de

Leia mais

USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO APRESENTAÇÕES Cápsulas de gelatina. Embalagem contendo 3 cápsulas com 250 mg + 3 cápsulas com 200 mg. Embalagem contendo 6 cápsulas com 250 mg + 6 cápsulas com 200 mg. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

PARACETAMOL. EMS S/A. Comprimido Revestido 750 mg

PARACETAMOL. EMS S/A. Comprimido Revestido 750 mg PARACETAMOL EMS S/A. Comprimido Revestido 750 mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO paracetamol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos em embalagens com 20, 100

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão 75 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15

Leia mais

FLOGORAL. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Colutório. 1,5 mg/ml

FLOGORAL. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Colutório. 1,5 mg/ml FLOGORAL Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A Colutório 1,5 mg/ml Flogoral colutório_bu 07_VP MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 FLOGORAL cloridrato de benzidamina

Leia mais

MANIPULAÇÃO MAGISTRAL ALOPÁTICA

MANIPULAÇÃO MAGISTRAL ALOPÁTICA EMENTA MANIPULAÇÃO MAGISTRAL ALOPÁTICA DISCIPLINA: Ética e Legislação Farmacêutica CARGA-HORÁRIA: 04 horas EMENTA: Normas legais e éticas que regem a conduta profissional do farmacêutico. Estudo do Código

Leia mais

Pergo (dicloridrato de hidroxizina)

Pergo (dicloridrato de hidroxizina) Pergo (dicloridrato de hidroxizina) Bula para paciente Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml Página 1 Pergo dicloridrato de hidroxizina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 5mg/5mL 30mg/5mL

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 5mg/5mL 30mg/5mL CLORIDRATO DE AMBROXOL Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 5mg/5mL 30mg/5mL BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 CLORIDRATO DE AMBROXOL Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

APRESENTAÇÕES - FLOGORAL COMPOSIÇÕES COMPLETAS - FLOGORAL FLOGORAL. Benzidamina Cloridrato. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental

APRESENTAÇÕES - FLOGORAL COMPOSIÇÕES COMPLETAS - FLOGORAL FLOGORAL. Benzidamina Cloridrato. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental FLOGORAL Benzidamina Cloridrato Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental APRESENTAÇÕES - FLOGORAL Colutório nos sabores menta e laranja: frasco com 150 ml e copo-medida de 10 ml. Pastilhas nos sabores

Leia mais

MAXIDRATE (cloreto de sódio) Libbs Farmacêutica Ltda. Gel Nasal 4,5 mg/g

MAXIDRATE (cloreto de sódio) Libbs Farmacêutica Ltda. Gel Nasal 4,5 mg/g MAXIDRATE (cloreto de sódio) Libbs Farmacêutica Ltda. Gel Nasal 4,5 mg/g MAXIDRATE cloreto de sódio APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15mg/5mL 30mg/5mL

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15mg/5mL 30mg/5mL CLORIDRATO DE AMBROXOL Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15mg/5mL 30mg/5mL BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 CLORIDRATO DE AMBROXOL Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil cloridrato de oxomemazina + guaifenesina + paracetamol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Leia mais

Curso de Fitoterapia Médica Farmácia da Natureza e Centro Médico de Ribeirão Preto. Capítulo 2 Preparações fitoterápicas

Curso de Fitoterapia Médica Farmácia da Natureza e Centro Médico de Ribeirão Preto. Capítulo 2 Preparações fitoterápicas Curso de Fitoterapia Médica e Centro Médico de Ribeirão Preto Capítulo 2 Preparações fitoterápicas Introdução Tanto os medicamentos fitoterápicos (MF) quanto os produtos tradicionais fitoterápicos (PTF)

Leia mais

paracetamol Medley Farmacêutica Ltda. Suspensão oral 100 mg/ml

paracetamol Medley Farmacêutica Ltda. Suspensão oral 100 mg/ml paracetamol Medley Farmacêutica Ltda. Suspensão oral 100 mg/ml paracetamol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Suspensão oral de 100 mg/ml: frasco com 15 ml + seringa dosadora. USO

Leia mais

TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS

TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL

cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cloridrato de ambroxol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Xarope

Leia mais

BISMU-JET. sulfato de neomicina + tartarato de bismuto e sódio + cloridrato de procaína LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.

BISMU-JET. sulfato de neomicina + tartarato de bismuto e sódio + cloridrato de procaína LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. BISMU-JET sulfato de neomicina + tartarato de bismuto e sódio + cloridrato de procaína LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Suspensão Oral 25 mg/ml + 25 mg/ml + 15 mg/ml BISMU-JET sulfato de neomicina

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo TCC em Re vista 2009 9 MARTINS, Ricardo Enge Silva 1. Centro de treinamento de basquetebol. 2009. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) Universidade

Leia mais

RESFENOL. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas 400mg paracetamol + 4mg maleato de clorfeniramina + 4mg cloridrato de fenilefrina

RESFENOL. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas 400mg paracetamol + 4mg maleato de clorfeniramina + 4mg cloridrato de fenilefrina Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas 400mg paracetamol + 4mg maleato de clorfeniramina + 4mg cloridrato de fenilefrina paracetamol maleato de clorfeniramina cloridrato de fenilefrina APRESENTAÇÃO

Leia mais

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_paciente

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_paciente Dropropizina Prati-Donaduzzi 1,5 mg/ml e 3 mg/ml Dropropizina_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE dropropizina Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES de 1,5 mg/ml ou 3 mg/ml em embalagem

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. COLUTÓRIO SPRAY 1,5 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ciflogex cloridrato de benzidamina 1,5 mg/ml APRESENTAÇÕES Colutório spray

Leia mais

MALVONA. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução benzocaína 0,20 mg/ml borato de sódio 60,00 mg/ml cloreto de cetilpiridínio 1,00 mg/ml

MALVONA. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução benzocaína 0,20 mg/ml borato de sódio 60,00 mg/ml cloreto de cetilpiridínio 1,00 mg/ml MALVONA Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução benzocaína 0,20 mg/ml borato de sódio 60,00 mg/ml cloreto de cetilpiridínio 1,00 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MALVONA benzocaína(0, 20 mg/ml), borato

Leia mais

GOTAS BINELLI. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml

GOTAS BINELLI. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml GOTAS BINELLI Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml GOTAS BINELLI dropropizina 30mg/mL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GOTAS BINELLI dropropizina APRESENTAÇÃO Solução oral (30 mg/ml). Frasco contendo

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. PASTILHA 3,0 MG/PASTILHA I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ciflogex cloridrato de benzidamina 3,0 mg/pastilha APRESENTAÇÃO Pastilha

Leia mais

Diclofenaco Sódico EMS S/A. Gel. 10 mg/ g

Diclofenaco Sódico EMS S/A. Gel. 10 mg/ g Diclofenaco Sódico EMS S/A Gel 10 mg/ g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Diclofenaco sódico medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 10 mg/ g FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Gel. Embalagem contendo 1 bisnaga

Leia mais

AZNITE. cloridrato de azelastina EMS S/A. Solução Nasal em spray 1 mg/ml

AZNITE. cloridrato de azelastina EMS S/A. Solução Nasal em spray 1 mg/ml AZNITE cloridrato de azelastina EMS S/A Solução Nasal em spray 1 mg/ml I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO AZNITE cloridrato de azelastina APRESENTAÇÃO Solução Nasal em spray: 1 frasco spray de plástico âmbar

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL

CLORIDRATO DE AMBROXOL CLORIDRATO DE AMBROXOL Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: CLORIDRATO DE AMBROXOL Medicamento genérico Lei

Leia mais

Vibral dropropizina MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Vibral dropropizina MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Vibral dropropizina APRESENTAÇÕES VIBRAL (dropropizina) Xarope Adulto (3 mg/ml): frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina) Xarope Pediátrico (1,5

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO COLIVET 2 000 000 UI/ml, concentrado para solução oral para suínos e aves. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

FLODIN DUO. diclofenaco sódico. Comprimidos de liberação controlada. 150 mg

FLODIN DUO. diclofenaco sódico. Comprimidos de liberação controlada. 150 mg FLODIN DUO diclofenaco sódico Comprimidos de liberação controlada 150 mg Flodin Duo diclofenaco sódico IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Flodin Duo diclofenaco sódico APRESENTAÇÕES Comprimidos de liberação

Leia mais

dropropizina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 3 mg/ml

dropropizina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 3 mg/ml dropropizina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 3 mg/ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Xarope de 3 mg/ml: frasco com 120 ml + copo medida USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Leia mais

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO simeticona Medicamento genérico Lei nº

Leia mais

Avaliação da abrasividade de dentifrícios clareadores sobre esmalte humano pela téc-

Avaliação da abrasividade de dentifrícios clareadores sobre esmalte humano pela téc- TCC em Re-vista 2012 77 OLIVEIRA, Jhennifer Cristiane de 1. Hiperplasia fibrosa inflamatória: estudo de caso clínico da excisão de uma lesão causada por prótese dentária removível. 2012. 14 f. Trabalho

Leia mais

Engenharia Química e do Meio Ambiente

Engenharia Química e do Meio Ambiente Engenharia Química e do Meio Ambiente 73 JUSTI, Gabriel Henrique; OLIVEIRA JUNIOR, Helio de 10. Modelagem matemática e simulação de sistema binário líquido-vapor. 2009. 92 f. Trabalho de Conclusão de

Leia mais

APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS Fluibron cloridrato de ambroxol CHIESI FARMACÊUTICA APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

Leia mais

NEOSSOLVAN. (cloridrato de ambroxol)

NEOSSOLVAN. (cloridrato de ambroxol) NEOSSOLVAN (cloridrato de ambroxol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOSSOLVAN (cloridrato de ambroxol)

Leia mais

Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL

Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Flextoss dropropizina APRESENTAÇÃO Solução oral/gotas 30mg/mL Embalagem contendo 1 frasco com 10mL. USO ORAL USO ADULTO E

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL Nº 107/2016 RESULTADO OFICIAL DA PROVA DE TÍTULOS. ÁREA/DISCIPLINA: Matemática

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL Nº 107/2016 RESULTADO OFICIAL DA PROVA DE TÍTULOS. ÁREA/DISCIPLINA: Matemática CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL Nº 107/2016 RESULTADO OFICIAL DA PROVA DE TÍTULOS ÁREA/DISCIPLINA: Matemática 57553 LETÍCIA ALVES DE FREITAS SILVA 25 60001 LUIZ GUSTAVO PERONA ARAUJO 28,5 55245

Leia mais

CHOFRAFIG (citrato de colina + betaína + metionina)

CHOFRAFIG (citrato de colina + betaína + metionina) CHOFRAFIG (citrato de colina + betaína + metionina) União Química Farmacêutica Nacional S.A solução oral 100,0 mg/ml + 50,0 mg/ml + 10,0 mg/ml CHOFRAFIG citrato de colina + betaína + metionina solução

Leia mais

MALVATRICIN. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução Pronta Para Uso tirotricina 0,10 mg/ml sulfato de hidroxiquinolina 1,00 mg/ml

MALVATRICIN. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução Pronta Para Uso tirotricina 0,10 mg/ml sulfato de hidroxiquinolina 1,00 mg/ml MALVATRICIN Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução Pronta Para Uso tirotricina 0,10 mg/ml sulfato de hidroxiquinolina 1,00 mg/ml 25/1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MALVATRICIN Solução Pronta Para Uso (PPU)

Leia mais

DROTIZIN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução oral 2mg/mL

DROTIZIN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução oral 2mg/mL DROTIZIN Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução oral 2mg/mL MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Drotizin

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metricure 500 mg suspensão intrauterina 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada seringa contém: Substância ativa: Cefapirina

Leia mais

PEPTOZIL. (salicilato de bismuto monobásico)

PEPTOZIL. (salicilato de bismuto monobásico) PEPTOZIL (salicilato de bismuto monobásico) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Suspensão 262mg/15mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: PEPTOZIL salicilato de bismuto monobásico APRESENTAÇÃO

Leia mais

Desloratadina. Prati-Donaduzzi Xarope 0,5 mg/ml. Desloratadina_bula_paciente

Desloratadina. Prati-Donaduzzi Xarope 0,5 mg/ml. Desloratadina_bula_paciente Desloratadina Prati-Donaduzzi Xarope 0,5 mg/ml Desloratadina_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE desloratadina Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope de 0,5 mg/ml em embalagem

Leia mais

Leucogen. Aché Laboratórios Farmacêuticos

Leucogen. Aché Laboratórios Farmacêuticos Leucogen Aché Laboratórios Farmacêuticos mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO LEUCOGEN timomodulina APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa com 10,

Leia mais

TRIFEN. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol

TRIFEN. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol TRIFEN Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol TRIFEN paracetamol APRESENTAÇÕES Solução oral (gotas) contendo 200 mg/ml de paracetamol em frasco plástico com 20 ml.

Leia mais

RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nomenclatura botânica oficial: Passiflora incarnata L. Nomenclatura popular: Passiflora, Flor da paixão, Maracujá.

Leia mais

cloridrato de ambroxol LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml

cloridrato de ambroxol LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml cloridrato de ambroxol LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico, Lei

Leia mais

Cimegripe Bebê e Criança paracetamol

Cimegripe Bebê e Criança paracetamol Cimegripe Bebê e Criança paracetamol CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. SUSPENSÃO ORAL 100 MG/ML 32 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Cimegripe Bebê e Criança paracetamol APRESENTAÇÕES Cimegripe

Leia mais

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: dropropizina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 USO PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

STILL. ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril diclofenaco sódico (0,1%) BULA PARA O PACIENTE. Bula para o Paciente Pág.

STILL. ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril diclofenaco sódico (0,1%) BULA PARA O PACIENTE. Bula para o Paciente Pág. STILL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril diclofenaco sódico (0,1%) BULA PARA O PACIENTE Bula para o Paciente Pág. 1 de 6 APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico

Leia mais

CLORIDRATO DE AZELASTINA GERMED FARMACÊUTICA LTDA. Solução Nasal 1 mg/ml

CLORIDRATO DE AZELASTINA GERMED FARMACÊUTICA LTDA. Solução Nasal 1 mg/ml CLORIDRATO DE AZELASTINA GERMED FARMACÊUTICA LTDA Solução Nasal 1 mg/ml I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de azelastina Medicamento genérico Lei nº 9.787 de 1999 APRESENTAÇÕES Solução nasal: frasco

Leia mais

paracetamol Solução oral/gotas 200mg/mL

paracetamol Solução oral/gotas 200mg/mL paracetamol Solução oral/gotas 200mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE paracetamol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Solução oral/gotas 200mg/mL Embalagens contendo

Leia mais

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil pediátrico

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil pediátrico SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil pediátrico cloridrato de oxomemazina / guaifenesina / paracetamol

Leia mais