LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES:"

Transcrição

1 CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO FUNÇÃO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO - OPERAÇÕES CANDIDATO (a): DATA: 13/09/2013 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES: 1 - Você está recebendo o seguinte material: a) Este caderno com as questões objetivas e de múltipla escolha prova teórica, contendo quatro (04) questões de Língua P portuguesa, três ( 03 ) q u e s t õ e s de I n f o r m á t i c a, três ( 0 3 ) q u e s t õ e s d e C o n h e c i m e n t o r e g i o n a l, dez ( 1 0 ) q u e s t õ e s d e C o n h e c i m e n t o e s p e c í f i c o. b) Cartão de Respostas destinado às respostas das questões da prova. 2 - Verifique se a prova está completa. Caso contrário, notifique imediatamente a um dos responsáveis. Você deverá assinar o Cartão de Respostas por extenso no espaço próprio. 3 Observe o Cartão de Respostas, verifique se os dados estão corretos. Use caneta esferográfica azul ou preta. 4 - Esta prova é individual. São vedados: o uso de calculadora, qualquer comunicação e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie e uso do celular. 5 - Você terá até 2 (duas) horas para responder a prova e anotar as respostas no Cartão. 6 As questões rasuradas no Cartão de Respostas serão consideradas inválidas. 7 - Quando terminar, entregue ao Aplicador o Cartão de Respostas das questões e o Caderno de Prova. 8 Os três últimos candidatos sairão juntos. Atenção! Você não poderá levar este Caderno de Prova. BOA PROVA!

2 LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO INFÂNCIA Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo. Meu irmão pequeno dormia. Eu sozinho menino entre mangueiras Lia a história de Robinson Crusoé. Comprida história que não acabava mais. No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu A ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu chamava para o café. Café preto que nem a preta velha Café gostoso Café bom. Minha mãe ficava sentada cosendo Olhando para mim: Psiu... Não acorde o menino. Para o berço onde pousou um mosquito. E dava um suspiro... que fundo! Lá longe meu pai campeava No mato sem fim da fazenda. E eu não sabia que minha história Era mais bonita que a de Robinson Crusoé. (ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 6.) 1 - A maioria dos verbos do poema está no pretérito imperfeito do indicativo, e alguns poucos, no pretérito perfeito do indicativo que são formas verbais muito empregadas em textos de base narrativa. A diferença entre esses dois tempos verbais está expressa na alternativa: a) o primeiro denota uma ação passada habitual, e o segundo exprime uma ação durativa. b) o primeiro exprime probabilidade sobre fatos atuais, e o segundo, incerteza sobre fatos passados. c) o primeiro exprime um fato passado habitual, e o segundo, um fato passado concluído. d) o primeiro exprime uma ação concluída, e o segundo, um fato repetido ou contínuo. e) o primeiro indica uma ação momentânea, e o segundo, uma ação anterior a outra ação passada. 2 - Nos versos No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu / A ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu / chamava para o café, em vez de dizer que uma pessoa chamava para o café, o poeta utilizou, uma voz. O recurso usado é uma. a) catacrese. b) comparação. c) metáfora. d) metonímia. e) sinestesia. 3 - No poema, o travessão foi utilizado duas vezes: na segunda e na terceira estrofes. Na terceira estrofe, ele foi empregado para. a) introduzir o discurso direto.

3 b) intercalar uma expressão. c) inserir um comentário. d) marcar uma leve pausa. e) marcar uma pausa forte. 4 - As palavras da língua se distribuem em classes e podem mudar de classe sem sofrer modificação na forma. Nos versos a seguir, A ninar nos longes da senzala / Lá longe meu pai campeava / Café preto que nem a preta velha, as palavras sublinhadas são, respectivamente, a) adjetivo locução adverbial substantivo adjetivo. b) advérbio adjetivo adjetivo substantivo. c) advérbio locução adverbial adjetivo substantivo. d) substantivo advérbio adjetivo adjetivo. e) substantivo advérbio adjetivo substantivo. INFORMÁTICA 5 - Quando utilizada na Planilha Excel, a expressão =soma (A1:A4) faz o somatório das células a) da linha 1 com as células da linha 4. b) Da coluna 1 com as células da coluna 4. c) Das linhas 1, 2, 3 e 4. d) A1 e A4 e) A1, A2, A3 e A Em relação ao MS Excel é correto afirmar que: a) não pode haver relação entre o valor de uma célula e os valores de outras células. b) as linhas podem ser ordenadas segundo os valores das células de uma coluna escolhida. c) todas as colunas de uma mesma planilha devem ter a mesma largura. d) os comandos Dividir e Congelar Painéis têm a mesma função. e) uma ou mais colunas ocultas são transferidas para um arquivo auxiliar devendo este ser acessado para a sua reexibição. 7 - Qual dos recursos abaixo NÃO pode ser definido em um ESTILO no aplicativo MS-Word? a) Tipo da Fonte b) Estilo do próximo parágrafo c) Margens da página d)tabulação e) Bordas CONHECIMENTO REGIONAL 8 - Com qual país o Estado de Rondônia faz fronteira? a) Venezuela. b) Chile. c) Uruguai. d) Paraguai. e) Bolívia. 9 - De forma geral, pode-se afirmar que o relevo do estado de Rondônia é: a) pouco acidentado, sem grandes elevações ou depressões. b) muito acidentado, possuindo grandes elevações que beiram os metros.

4 c) relativamente acidentado, possuindo grande número de elevações com média de Metros. d) não possui quaisquer acidentes geográficos. e) relativamente acidentado, com preponderância de picos e montanhas Quem foi o presidente da república que sancionou a lei que criou legalmente o Estado de Rondônia? a) Getúlio Vargas. b) Fernando Henrique Cardoso. c) João Goulart. d) João Baptista Figueiredo. e) Jânio Quadros. CONHECIMENTO ESPECÍFICO 11- Willian King, um dos precursores do cooperativismo, organizou, em Brighton, Inglaterra, no ano de 1877, a primeira experiência de cooperativa de... a) Crédito b) Consumo c) Trabalho d) Educação e) saúde 12 - A origem dos ideais do cooperativismo moderno ocorreu: a) Em período histórico anterior à Revolução Industrial. b) No contexto histórico da Revolução Industrial. c) Na II Guerra Mundial, na Itália. d) Em período imediatamente posterior à Revolução Industrial. e) Em período histórico à Revolução Industrial O cooperativismo rochdaleano instala-se no Brasil com amparo jurídico do Decreto /32 cuja vigência prolongou-se até O Decreto-Lei 59/1966 o substituiu, mas a Lei Ordinária vigente que regulamenta e preserva as características rochdaleanas do cooperativismo no Brasil é a... a) Lei nº 8.427/92. b) Lei nº /03. c) Lei nº 5.764/71. d) Lei nº 9.138/95. e) Lei nº 5.764/ O ato cooperativo não implica operação de mercado. a) Mas é uma representação simbólica dos associados. b) Nem contrato de compra e venda de produto ou mercadoria. c) Mas uma casa de negócios com fins lucrativos. d) Nem traz nenhuma influência benéfica à cooperativa. e) Mas uma casa de negócios sem fins lucrativos São fundos obrigatórios de uma cooperativa, conforme a legislação vigente. a) Fundo de Poupança Compulsória e Fundo de Descanso Anual. b) Fundo de Aval e Fundo de Responsabilidade Previdenciária. c) Fundo de Reserva e Fundo e Assistência técnica, Educacional e Social. d) Fundo de Amparo ao Trabalhador e Fundo Complementar de Assistência à Saúde e) Fundo de Poupança Compulsória e Fundo de Descanso semanal.

5 16 - O grupo de trabalho que assume a atribuição de constituir uma cooperativa tem como uma das missões mais importantes... a) Recrutar para a cooperativa somente pessoas de grande porte econômico. b) Realizar festas para atrair associados. c) Redigir o estatuto social. d) Contratar equipe técnica qualificada. e) Contratar empresa qualificada Conforme o Código Civil, Lei /02, art. 1094, inciso I, é característica das sociedades cooperativas. a) A variabilidade ou dispensa do capital social. b) A existência de capital mínimo. c) A indivisibilidade do capital. d) O limite para o capital máximo. e) A indivisibilidade social De acordo com as atuais denominações dos ramos aprovados pelo conselho diretor da OCB, em 04 de maio de 1993, em quantos ramos se dividem as cooperativas brasileiras. a) 10 ramos b) 11 ramos c) 12 ramos d) 13 ramos e) 15 ramos 19 - As cooperativas são organizações democráticas, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades como sócios, sem discriminação social, racial, política e religiosa e de qualquer gênero, mas podem recusar o ingresso de um novo sócio... a) Por decisão da diretoria. b) Para demonstrar independência. c) Por razões técnicas. d) Para demonstrar poder e afirmação. e) Por decisão da coordenadoria De acordo com a Lei 5.764/71, art. 22, a sociedade cooperativa deverá possuir obrigatoriamente os livros: a) De matrícula; de atas das assembleias gerais; de atas dos órgãos de administração; de Atas do Conselho fiscal; de presença dos associados nas assembleias gerais; outros, fiscais e contábeis, obrigatórios. b) De matrícula; de atas das assembleias gerais; de atas dos órgãos de administração; de atas do conselho fiscal; de presença dos associados nas assembleias gerais. c) De matrícula; de atas das assembleias gerais; de atas dos órgãos de administração; de atas do conselho fiscal; outros, fiscais e contábeis, obrigatórios. d) De atas das assembleias gerais; de atas dos órgãos de administração; de atas do conselho fiscal. e) De matrícula; de registro das assembleias gerais; de atas dos órgãos de administração; de atas do conselho fiscal; de presença dos associados nas assembleias gerais.

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Caderno de Provas COOPERATIVISMO Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo e o número

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Literatura Fransérgio Av. Opta./Subs. 18/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2.

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA º SEMESTRE TERMO 1 CICLO II UME NOME N. TERMO 1 PROFESSOR(A)

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA º SEMESTRE TERMO 1 CICLO II UME NOME N. TERMO 1 PROFESSOR(A) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2011 1º SEMESTRE TERMO 1 CICLO II UME NOME N. TERMO 1 PROFESSOR(A) 1. Esta figura representa o mapa de uma estrada. Nesse mapa, cada cm corresponde a 200km de estrada. Quantos km

Leia mais

OS LIVROS E SUAS VOZES Se há uma pessoa que possa, a qualquer

OS LIVROS E SUAS VOZES Se há uma pessoa que possa, a qualquer COLÉGIO MAUÁ ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA CARMEN L. ISERHARD ATENDIMENTO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE 29-6-2011 TEXTO I OS LIVROS E SUAS VOZES Se há uma pessoa que possa, a qualquer momento,

Leia mais

PROFESSOR (A) DE PORTUGUÊS

PROFESSOR (A) DE PORTUGUÊS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) PROFESSORES (AS) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR (A) DE PORTUGUÊS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem

Leia mais

Apresentação. Infância. Cesar Augusto Castro - UFMA Claudia Panizzolo - UNIFESP

Apresentação. Infância. Cesar Augusto Castro - UFMA Claudia Panizzolo - UNIFESP 1984-7238 Apresentação Cesar Augusto Castro - UFMA Claudia Panizzolo - UNIFESP Infância Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo. Meu irmão pequeno dormia. Eu sozinho

Leia mais

AUXILIAR DE CONTABILIDADE

AUXILIAR DE CONTABILIDADE CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

ANALISTA DE CONTROLE INTERNO

ANALISTA DE CONTROLE INTERNO CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir, de Luís Fernando Veríssimo, para responder às questões de 1 a 4. Alegrias

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir, de Luís Fernando Veríssimo, para responder às questões de 1 a 4. Alegrias LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir, de Luís Fernando Veríssimo, para responder às questões de 1 a 4. Alegrias Um caminhão de limpeza pública recolhendo o lixo. Lixeiros se cruzam, pegando sacos de

Leia mais

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 9 ano Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Um homem também chora Um homem também

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS EDUCADOR (A) SOCIAL ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

Língua Portuguesa - 18 (dezoito); Matemática - 12 (doze); Conhecimentos Gerais - 10 (dez); Noções Básicas de Informática - 5 (cinco);

Língua Portuguesa - 18 (dezoito); Matemática - 12 (doze); Conhecimentos Gerais - 10 (dez); Noções Básicas de Informática - 5 (cinco); Prova Objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático Língua Portuguesa

Leia mais

EsIE PS CHQAO/2013 Cmt EsIE FICHA DE ORIENTAÇÃO GERAL DO PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE HABILITAÇÃO AO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS/2013

EsIE PS CHQAO/2013 Cmt EsIE FICHA DE ORIENTAÇÃO GERAL DO PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE HABILITAÇÃO AO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS/2013 FICHA DE ORIENTAÇÃO GERAL DO PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE HABILITAÇÃO AO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS/2013 1. FINALIDADE - Orientar os candidatos sobre a realização do Processo Seletivo ao Curso de Habilitação

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR SÃO PAULO - SOLDADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR SÃO PAULO - SOLDADO 1 Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2 Sinônimos e antônimos. 3 Sentido próprio e figurado das palavras. 4 Pontuação. CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 24/2019

PROCESSO SELETIVO EDITAL 24/2019 PROCESSO SELETIVO EDITAL 24/2019 CARGO E UNIDADES: Atendente Caixa (Natal e Grande Natal) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas.

Leia mais

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

SECRETÁRIO (A) ESCOLAR

SECRETÁRIO (A) ESCOLAR CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS INSTRUTOR (A) DE INFORMÁTICA ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com

Leia mais

IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Texto I

LÍNGUA PORTUGUESA. Texto I NÍVEL FUNDAMENTAL Texto I LÍNGUA PORTUGUESA Ora, uma noite, correu a notícia de que o bazar se incendiara. E foi uma espécie de festa fantástica. O fogo ia muito alto, o céu ficava todo rubro, voavam chispas

Leia mais

Prova de Suficiência em Língua Estrangeira

Prova de Suficiência em Língua Estrangeira Edital 024/2018 Prova de Suficiência em Língua Estrangeira ESPANHOL E INGLÊS A Direção Geral do Campus Curitiba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná IFPR torna públicas as normas

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com

Leia mais

Convite. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.

Convite. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. Convite Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. As palavras não: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam.

Leia mais

IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR

IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR CONCURSO PÚBLICO IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

PORTUGUÊS. As questões 1 e 2 referem-se ao texto a seguir. Leia-o atentamente. INFÂNCIA

PORTUGUÊS. As questões 1 e 2 referem-se ao texto a seguir. Leia-o atentamente. INFÂNCIA Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2018 Disciplina: PORTUGUÊS Prova: DESAFIO NOTA: As questões 1 e 2 referem-se ao texto a seguir.

Leia mais

IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR

IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR CONCURSO PÚBLICO IPAPSCL (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ANALISTA DE CONTROLE INTERNO ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 2003/2004 08 DE NOVEMBRO DE 2003 APROVO DIRETOR DE ENSINO COMISSÃO

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018

Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018 1 Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018 TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Professor de Geografia INSTRUÇÕES: Deixe sobre a carteira apenas o documento

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA COMISSÃO EXECUTIVA DO PROCESSO SELETIVO CEPS. INÍCIO: 08h00min - TÉRMINO: 12h00min NÚMERO DE QUESTÕES = 40

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA COMISSÃO EXECUTIVA DO PROCESSO SELETIVO CEPS. INÍCIO: 08h00min - TÉRMINO: 12h00min NÚMERO DE QUESTÕES = 40 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA COMISSÃO EXECUTIVA DO PROCESSO SELETIVO CEPS PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA REALIZAÇÃO 7 DE ABRIL DE 014 INÍCIO: 08h00min - TÉRMINO: 1h00min NÚMERO DE

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

PROFESSOR II - MATEMÁTICA

PROFESSOR II - MATEMÁTICA ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ CONCURSO PÚBLICO EDITAL N 01/2016 PROFESSOR II - MATEMÁTICA Abril/2016 1 AVALIAÇÃO ESCRITA OBJETIVA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO 1. Você recebeu

Leia mais

O dono da história, o dono da aldeia e a dona do mundo

O dono da história, o dono da aldeia e a dona do mundo Encontro Pedagógico do Colégio Santa Cecília Tema: Educação e Cultura Fortaleza, 15 de janeiro de 2016. O dono da história, o dono da aldeia e a dona do mundo uma relação possível entre educação e cultura

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 01 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 01 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA 1 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 01 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA Nome do candidato... Data./.../2014 2 Leia atentamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO 016 MATEMÁTICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação,

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA 1 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA Nome do candidato... Data./.../2014 2 Leia atentamente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 03/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 03/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 03/2014 CARGO E UNIDADES: Agente Operacional- Caixa (MOSSORÓ) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. I

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

Prova Escrita 1ª Fase

Prova Escrita 1ª Fase Processo seletivo: Monitor de Informática Básica Disciplina atendida: Introdução à Informática Cursos: Técnico em Informática / Meio Ambiente (EMI) Orientador: Prof. R. C. Rabelo Filho Co-orientador: Allysson

Leia mais

Resumão sobre Cooperativismo

Resumão sobre Cooperativismo Resumão sobre Cooperativismo Apresentação Com o intuito de facilitar a compreensão em relação às cooperativas, eu tive a ideia de fazer este resumão. A iniciativa visa, primordialmente, esclarecer e tirar

Leia mais

Retratos da infância no memorialismo poético de Carlos Drummond de Andrade

Retratos da infância no memorialismo poético de Carlos Drummond de Andrade ISSN 1809-2586 abril-junho de 2013 Retratos da infância no memorialismo poético de Carlos Drummond de Andrade Marcia Cristina Silva O Poema de sete faces, que abre o primeiro livro de Carlos Drummond de

Leia mais

PUC - RIO Rio VESTIBULAR 2013 PROVAS DISCURSIVAS DE GEOGRAFIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

PUC - RIO Rio VESTIBULAR 2013 PROVAS DISCURSIVAS DE GEOGRAFIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. PUC - RIO - 2013 Rio VESTIBULAR 2013 2 o DIA MANHÃ GRUPO 2 Outubro / 2012 PROVAS DISCURSIVAS DE GEOGRAFIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este

Leia mais

Exercícios de Classes Gramaticais I

Exercícios de Classes Gramaticais I Exercícios de Classes Gramaticais I Material de apoio do Extensivo 1. (UFRJ) Deus quer otimismo Procópio acordava cedinho, abria a janela, exclamava: Que dia maravilhoso! O dia mais belo da minha vida!

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ASSISTENTE SOCIAL

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ASSISTENTE SOCIAL CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ASSISTENTE SOCIAL ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/2017 CARGOS: AUXILIAR DE SERVIÇO EDUCACIONAL / LIXEIRO / INSTRUÇÕES DA PROVA Este caderno contém 15 (quinze) questões objetivas, cada uma constituída de 4 (quatro) alternativas

Leia mais

Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP]

Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP] Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP] ATUALIDADES D V.A. LEI Q R1 R2 R3 DIREITO ADMINISTRATIVO D V.A. LEI Q R1 R2 R3 Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)...3 Sinônimos e antônimos... 10 Sentido próprio e figurado das palavras... 9 Pontuação... 18 Classes

Leia mais

PROVA DISCURSIVA - PROFISSIONAL BÁSICO (FORMAÇÃO DE CONTABILIDADE) 2 a FASE

PROVA DISCURSIVA - PROFISSIONAL BÁSICO (FORMAÇÃO DE CONTABILIDADE) 2 a FASE 21 BNDES EDITAL EDITAL N N o 02/2011 o 01/2012 - () 2 a FASE LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com os enunciados das 5

Leia mais

OLIVENÇA (AL) NÍVEL SUPERIOR

OLIVENÇA (AL) NÍVEL SUPERIOR CONCURSO PÚBLICO OLIVENÇA (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS SECRETÁRIO ESCOLAR ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

PREFEITURA DE POÇÃO (PE) - MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

PREFEITURA DE POÇÃO (PE) - MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE POÇÃO (PE) - MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

Língua Portuguesa / Literatura Brasleira

Língua Portuguesa / Literatura Brasleira 2ª Fase Exame Discursivo 07 / 12 / 2008 Língua Portuguesa / Literatura Brasleira Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Língua Portuguesa/

Leia mais

Prova de Suficiência em Língua Estrangeira

Prova de Suficiência em Língua Estrangeira Edital 02/2016 Prova de Suficiência em Língua Estrangeira ESPANHOL E INGLÊS A Direção de Ensino do Campus Curitiba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná IFPR torna públicas as

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários. Informações literais e inferências possíveis... 3 Ponto de vista do

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários... Língua Portuguesa Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários...3 Informações literais e inferências possíveis... 5 Ponto de vista

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01

PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01 PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01 O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) - Campus Gurupi,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA e REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO CADERNO DE REDAÇÃO INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA e REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO CADERNO DE REDAÇÃO INSTRUÇÕES AO CANDIDATO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA e REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO 2017 CADERNO DE REDAÇÃO INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, dois

Leia mais

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Conteúdos para a prova do Concurso de Bolsas de Estudo 2010 Colégio Sete de Setembro Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A B C D

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2017 / Ensino Básico PLNM A1 / A2-2º ciclo. Número de aulas previstas ao longo do ano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2017 / Ensino Básico PLNM A1 / A2-2º ciclo. Número de aulas previstas ao longo do ano Ensino Básico PLNM A1 / A2-2º ciclo Turmas Total 5º 3 / 6º 3 74 66 54 194 Unidade 1 Apresentação, Saudação e Despedida - Apresentar-se. - Identificar pessoas, objectos e cores. - Perceber instruções na

Leia mais

Nome do Candidato. Coordenação de Exames Vestibulares Universidade Federal de Mato Grosso

Nome do Candidato. Coordenação de Exames Vestibulares Universidade Federal de Mato Grosso Nome do Candidato Nome do curso / Turno Local de oferta do curso Número de inscrição Assinatura do candidato Coordenação de Exames Vestibulares Universidade Federal de Mato Grosso I N S T R U Ç Õ E S LEIA

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE AMERICANÓPOLIS

COLÉGIO ADVENTISTA DE AMERICANÓPOLIS COLÉGIO ADVENTISTA DE AMERICANÓPOLIS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º BIMESTRE/2016 PROFESSORA Givailde 5º ANO A e B 22/09 Simulado 3º Bimestre DISCIPLINA DATA CONTEÚDO ONDE ENCONTRAR PORTUGUÊS PI 25/08/2016

Leia mais

PAES 1ª ETAPA 2017 POEMAS DA INFÂNCIA. Meus oito anos

PAES 1ª ETAPA 2017 POEMAS DA INFÂNCIA. Meus oito anos PAES 1ª ETAPA 2017 POEMAS DA INFÂNCIA Meus oito anos Oh! que saudades que eu tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS AUXILIAR DE SALA ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BODOQUENA-MS INSTRUÇÕES 01. Leia atentamente as instruções. Não manuseie este caderno de provas até receber

Leia mais

AGENTE ADMINISTRATIVO

AGENTE ADMINISTRATIVO CONCURSO PÚBLICO SENADOR RUI PALMEIRA (AL) : NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS AGENTE ADMINISTRATIVO ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS. Nome do Candidato

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS. Nome do Candidato PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS Nome do Candidato Número de Inscrição - Assinatura do Candidato Instruções LEIA COM ATENÇÃO 1. Este Caderno de Provas, com páginas numeradas

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 21 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos o das provas específicas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 01/09/2016 09:30 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO N o 3.017, DE 6 DE ABRIL DE 1999. Aprova o Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Leia mais

PROVA PRÁTICA A planta apresentada em anexo refere-se ao setor administrativo de uma escola, situada em região urbana, cuja obra se encontra em andame

PROVA PRÁTICA A planta apresentada em anexo refere-se ao setor administrativo de uma escola, situada em região urbana, cuja obra se encontra em andame PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATOS TEMPORÁRIOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Nº 0005/201/GS/SME PROVA PRÁTICA ENGENHEIRO CIVIL Data: 04/03/2018 Duração: 2h Leia atentamente as instruções

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 17 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos o das provas específicas

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Língua Portuguesa Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Efeitos de sentido produzidos nos textos... 9 Coesão e coerência textual... 12 Ortografia:

Leia mais

Cargo: M03 TÉCNICO EM CONTABILIDADE Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Questão Gabarito por extenso Justificativa

Cargo: M03 TÉCNICO EM CONTABILIDADE Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Questão Gabarito por extenso Justificativa Cargo: M03 TÉCNICO EM CONTABILIDADE transformação inesperada experenciada pelo eu lírico no contato com outra(s) pessoa(s). A banca entende que há também a possibilidade de interpretação de que o poema

Leia mais

Drummond: o menino leitor

Drummond: o menino leitor 1 Drummond: o menino leitor Eloisa da Rosa Oliveira Resumo: Este trabalho representa um breve esboço de um estudo maior, que propõe uma análise investigativa sobre como o poeta Carlos Drummond de Andrade

Leia mais

OLIVENÇA (AL) NÍVEL MÉDIO

OLIVENÇA (AL) NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO OLIVENÇA (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada página

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BODOQUENA-MS INSTRUÇÕES 01. Leia atentamente as instruções. Não manuseie este caderno de provas até receber

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO 017 MATEMÁTICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação,

Leia mais

E P E ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA CONTABILIDADE LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

E P E ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA CONTABILIDADE LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 03 E P E LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. EDITAL N o 001/2012 - EPE 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 (cinquenta) questões das Provas Objetivas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA 07 MATEMÁTICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação, dois

Leia mais

PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL I

PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL I CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE POÇÃO (PE) - SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

Implantação de turmas de Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental Solução ou paliativo?

Implantação de turmas de Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental Solução ou paliativo? Rejane Brandão Siqueira Implantação de turmas de Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental Solução ou paliativo? Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em

Leia mais

ASSISTENTE EDUCACIONAL INFANTIL

ASSISTENTE EDUCACIONAL INFANTIL SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PREFEITURA DE PETROLINA (NÍVEL MÉDIO) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ASSISTENTE EDUCACIONAL INFANTIL ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões

Leia mais

Avaliação Escrita 1ª Etapa

Avaliação Escrita 1ª Etapa Caderno de Questões PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA Edital Nº 50/2016 Atenção! Não abra este caderno

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

OLIVENÇA (AL) NÍVEL MÉDIO

OLIVENÇA (AL) NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO OLIVENÇA (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada página

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica

Leia mais

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PREFEITURA DE PETROLINA (NÍVEL MÉDIO) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

2 Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português.

2 Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. CONTROLE DE CONTEÚDO DPE PARANÁ - CONTADOR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não

Leia mais

América Latina Caderno de atividades

América Latina Caderno de atividades TURMA: América Latina Caderno de atividades Grupo: IDH Integrantes do grupo: NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº Data de início da elaboração do mapa: / / Data de conclusão da elaboração do mapa:

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 01 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE CANTO

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 01 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE CANTO 1 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2014 PROVA TIPO 01 CADERNO DE PROVAS CARGO: INSTRUTOR DE CANTO Nome do candidato... Data./.../2014 2 Leia atentamente

Leia mais

PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA

PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) PROFESSORES (AS) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

Roteiro de avaliações

Roteiro de avaliações Roteiro de avaliações MATUTINO 6º BRASIL - Interpretação de texto - Narração - Conto popular 18/04 Terça-feira LÍNGUA PORTUGUESA Tipos de frases quanto à expressividade; - Tipos de frases quanto à organização;

Leia mais