ALGORITMO: FASE 1 PARTE 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALGORITMO: FASE 1 PARTE 1"

Transcrição

1 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE ALGORITMO: FASE 1 PARTE 1 Rhavy Maia Guedes rhavy.maia@gmail.com

2 Algoritmo e Programação 2 Precisamos saber o que realmente vamos fazer com algoritmo e programação: Queremos e precisamos ter controle do computador para fazer novas coisas nele? Então precisamos de: DEDICAÇÃO Algoritmo e Programação

3 Algoritmo 3 A palavra algoritmo, à primeira vista, parece-nos estranha; Cotidiano: Instruções para se utilizar um aparelho eletrodoméstico; Uma receita para preparo de algum prato; Guia de preenchimento para declaração do imposto de renda; A regra para determinação de máximos e mínimos de funções por derivadas sucessivas; A maneira como as contas de água, luz e telefone são calculadas mensalmente; etc.

4 Algoritmo 4 Um conjunto finito de regras que provê uma seqüência de operações para resolver um tipo de problema específico [KNUTH] Seqüência ordenada, e não ambígua, de passos que levam à solução de um dado problema [TREMBLAY] Processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, as regras formais para a obtenção do resultado ou da solução do problema [AURÉLIO]

5 Para quê? 5 A noção de algoritmo é básica para toda a programação de computadores. [KNUTH - Professor da Universidade de Stanford, autor da coleção The art of computer programming ] O conceito central da programação e da ciência da computação é o conceito de algoritmo. [WIRTH - Professor da Universidade de Zurique, autor de diversos livros na área e responsável pela criação de linguagens de programação como ALGOL, PASCAL e MODULA-2]

6 Importância 6 Seqüência de passos lógicos para que o computador possa executar uma tarefa qualquer; O computador não tem vontade própria, faz apenas o que mandarmos; Com uma ferramenta algorítmica, podemos conceber uma solução para um dado problema, independendo de uma linguagem específica e até mesmo do próprio computador.

7 Características 7 Todo algoritmo deve apresentar algumas características básicas: ter fim; não dar margem à dupla interpretação (não ambíguo); capacidade de receber dado(s) de entrada do mundo exterior; poder gerar informações de saída para o mundo externo ao do ambiente do algoritmo; ser efetivo (todas as etapas especificadas no algoritmo devem ser alcançáveis em um tempo finito).

8 Formas de Representação 8 Descrição narrativa Utiliza-se de português para narração Vantagens Domínio do português; Desvantagens imprecisão; pouca confiabilidade (a imprecisão acarreta a desconfiança); extensão (normalmente, escreve-se muito para dizer pouca coisa).

9 Representação Narrativa 9 Exemplo: Preparar um bolo Providencie manteiga, ovos, farinha de trigo, etc; Misture os ingredientes; Quem precisa de mais passo? Despeje a mistura na fôrma de bolo; Leve a fôrma ao forno; Espere 20 minutos; Retire a fôrma do forno; Deixe esfriar; Prove; Diga que está delicioso para não decepcionar o cozinheiro! O português é bastante conhecido por nós; Imprecisão; Pouca confiabilidade; Extensão.

10 Exercícios Linguagem Narrativa 10 Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número. Descreva com detalhes a sequência lógica para trocar um pneu de um carro. Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes. Faça um algoritmo que detalhe a realização de uma chamada telefônica. Calcular a média final dos alunos da 3ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4.

11 Formas de Representação 11 Fluxograma Utiliza-se de símbolos gráficos padronizados para representar algoritmos. Início, entrada de dados, cálculos, saída de dados, fim Vantagens Uma das ferramentas mais conhecidas; Figuras dizem muito mais que palavras; Padrão mundial Desvantagens Pouca atenção aos dados, não oferecendo recursos para descrevê-los ou representá-los; Complica-se à medida que o algoritmo cresce.

12 Fluxograma 12 Exemplo: A solução do problema é clara. Pouca atenção as variáveis; Extenso.

13 Exercícios Fluxograma 13 Calcular a média final dos alunos da 3ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. Calcular o valor total em Reais de celulares de uma loja. Considere que o valor total é igual a quantidade de celulares vezes o valor unitário por aparelho.

14 Mini-teste 14 De acordo com seu entendimento o que é algoritmo e quais são as características mais importantes? Descreva com suas palavras como é realizado o cálculo do valor a pagar de uma conta de água.

15 Formas de Representação 15 Linguagem Algorítmica Consiste na definição de uma pseudolinguagem estruturada de programação, cujos comandos são em português ou inglês, para representar algoritmos. Pseudolinguagem ou Pseudocódigo.

16 Linguagem Algorítmica 16 Exemplo: // Calcular a idade através das variáveis: ano de nascimento e ano corrente. algoritmo calcula_idade var ano_nascimento, ano_corrente, idade : inteiro inicio escreva ("Entre com o ano de nascimento e o corrente:") leia (ano_nascimento, ano_corrente) idade := ano_corrente - ano_nascimento escreva ( Sua idade atual é: ", idade) fim Exige a definição de uma linguagem não real para trabalho; Não padronizado. Padrão universal pré-definido que pode ser escrito em inglês ou português; Pode definir quais e como os dados serão estruturados; Passagem quase imediata do algoritmo para uma linguagem de programação qualquer.

17 Programa 17 Entrada de dados; Processamento; Saída. Entrada Programa Saída Estado

18 Arquitetura de um computador 18 Arquitetura fundamental de um computador:

19 Operações básicas do Computador 19 Computador pode executar quatro operações básicas: Operações de Entrada e Saída; Operações Aritméticas; Adição, subtração, multiplicação e divisão. Operações Lógicas Têm aplicabilidade em comparações, testes de condições lógicas como: 6>4 ou 5<10 ou Valor1 = Valor2. Movimentação dos dados entre os componentes.

20 Programar O que é? 20 Programar consiste em dividir qualquer problema em muitos pequenos passos, usando uma ou mais das quatro operações básicas citadas.

21 21 Exercícios Pseudolinguagem ou Pseudocódigo 1. Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número. 2. Crie um algoritmo que receba quantidade de uma peça numa oficina e exiba a quantidade. 3. Adicione à questão anterior a leitura e exibição do código da peça. 4. Crie um algoritmo para calcular a média final dos alunos da 3ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. 5. Crie um algoritmo para calcular o valor total em Reais de um determinado tipo de celular de uma loja. Considere que o valor total é igual a quantidade de celulares x valor unitário por aparelho.

22 22 Exercícios Pseudolinguagem ou Pseudocódigo Faça um algoritmo para Calcular o estoque médio de uma peça, sendo que EstoqueMédio = (QuantidadeMínima + QuantidadeMáxima) / 2

23 Comandos 23 Programar consiste na divisão de um problema qualquer em um conjunto de passos; Comandos são os passos que compõe um algoritmo; Podem estar próximos da máquina ou próximos da linguagem do homem. Alto nível Baixo nível

24 Novamente Características Os passos que compõem o algoritmo devem ser simples, claros e sem ambigüidade; Os passos devem estar numa ordem (numa seqüência) cuidadosamente definida; O algoritmo deve ser efetivo, isto é, deve resolver o problema num número finito de passos; O algoritmo deve tratar todas situações não previstas (eventos extraordinários) Exemplo: O algoritmo para trocar uma lâmpada

25 Resolução 25 Problema: Trocar a lâmpada. Resolução: Remova a lâmpada queimada; Coloque a lâmpada nova. Nesta primeira versão, usamos o conceito de seqüenciação. Todo algoritmo é uma seqüência de passos; Os comandos do algoritmo fazem parte de uma seqüência, onde é relevante a ordem na qual se encontram os mesmos; Cada um dos comandos será executado um de cada vez, estritamente, de acordo com essa ordem definida.

26 Análise 26 O que vocês acharam deste algoritmo? Verifique se ele atende a todas as características discutidas há pouco. Prevê todos os problemas durante a troca da lâmpada? Vamos voltar as características e verificar. Não! Este algoritmo, apesar de parecer claro, na verdade, está muito genérico. Vamos melhorá-lo.

27 Refinamento 27 Podemos tornar os passos da resolução do problema mais detalhados para torná-los mais claros e precisos; A este desdobramento dar-se o nome de Refinamento Sucessivo: Programadores tendem a escrever primeiro os passos gerais e, só depois, aplicar um desdobramento dos passos até que se atinja o resultado desejado. Comandos e Estruturas de controles são usados para provê refinamento.

28 Cuidado! 28 Você deve estar se perguntando: Como saber se o algoritmo está detalhado o suficiente? A resposta é: depende de quem vai executá-lo. Não devemos definir os passos de forma muito genérica (ou abstrata), nem tampouco detalhar demasiadamente os passos a ponto de tornar o algoritmo óbvio e grande demais.

29 Estruturas de controle (construção) 29 Seqüencial: a mais simples estrutura de controle. Os comandos devem ser executados um após o outro, na mesma ordem em que aparecem escritos; Decisão ou seleção: também conhecida por Seleção, pode provocar ou não a realização de uma ação; Repetição ou iteração: os comandos e as estruturas de controle abrangidos devem ser executados repetidamente até que se verifique uma condição para que se interrompa a repetição.

30 Questões 30 Lógica: Um frasco contém um casal de melgas. As melgas reproduzem-se e o seu número dobra todos os dias. Em 50 dias o frasco está cheio. Em que dia o frasco esteve meio cheio? Três gatos comem três ratos em três minutos. Cem gatos comem cem ratos em quantos minutos?

31 Dúvidas 31 Perguntas?

32 Exercícios 32 Apostila: Algoritmo e Pascal P1.01 até P1.15 A pergunta P1.15 será discutida em sala de aula.

CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Lógica de Programação Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos (instruções) para atingir determinado objetivo. Instruções Instruções são regras

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de programação. Professora: Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de programação. Professora: Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de programação Professora: Luciana Faria O que é algoritmo??? Um algoritmo é uma sequência de instruções ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema.

Leia mais

1. ALGORITMOS. São vários os conceitos para algoritmo. Escolhemos alguns para serem apresentados aqui:

1. ALGORITMOS. São vários os conceitos para algoritmo. Escolhemos alguns para serem apresentados aqui: 1. ALGORITMOS 1.1. DEFINIÇÃO DE ALGORITMO A palavra algoritmo, à primeira vista, parece-nos estranha. Embora possua designação desconhecida, fazemos uso constantemente de algoritmos em nosso cotidiano:

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Pampa Campus-Bagé Algoritmos e Programação Aula 1 Apresentação da Disciplina Conceitos Introdutórios Prof. Julio Saraçol juliodomingues@unipampa.edu.br Slide1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Leia mais

Conceitos Básicos ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA

Conceitos Básicos ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA Aula 02 - Algoritmos Disciplina: Algoritmos Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: allbert.almeida@fatec.sp.gov.br Site: http://www.allbert.com.br /allbert.almeida Conceitos Básicos Desde o

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 1 Apresentação da Disciplina Introdução a Algoritmos Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Apresentação da Disciplina 2 Atividades Plano de Ensino - Conteúdos

Leia mais

Sumário. Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Aula 06. Algoritmos e Programação. Informática II. q Noções de lógica

Sumário. Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Aula 06. Algoritmos e Programação. Informática II. q Noções de lógica Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Aula 06 1 Sumário Noções de lógica Representação do Conhecimento Lógica na Programação Lógica e Algoritmo: Resolução

Leia mais

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian 1 Sumário Noções de lógica Representação do Conhecimento Lógica na Programação Lógica

Leia mais

Introdução à Algoritmos. Professora: Fabíola Gonçalves.

Introdução à Algoritmos. Professora: Fabíola Gonçalves. Introdução à Algoritmos Professora: Fabíola Gonçalves. AGENDA Algoritmos Definição Por que precisamos de Algoritmos Características Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Linguagem Algorítmica

Leia mais

ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br INTRODUÇÃO O computador é uma máquina que executa instruções que resolvem problemas; Para a forma como estas

Leia mais

Linguagem Computacional. Algoritmos e Programação Parte 1. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Sumário

Linguagem Computacional. Algoritmos e Programação Parte 1. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Sumário Linguagem Computacional Algoritmos e Programação Parte 1 Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves Sumário n Noções de lógica n Representação do Conhecimento n Lógica na Programação n Lógica

Leia mais

Linguagem Computacional. Algoritmos e Programação Parte 1. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Sumário

Linguagem Computacional. Algoritmos e Programação Parte 1. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Sumário Linguagem Computacional Algoritmos e Programação Parte 1 Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves Sumário n Noções de lógica n Representação do Conhecimento n Lógica na Programação n Lógica

Leia mais

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos 1. Introdução à Lógica de Programação Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009 PPM PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA CONTEÚDO Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Abrangência Introduzir os conceitos básicos relacionados à lógica

Leia mais

Fig.1: Ilustração de Lógica Fonte: Internet

Fig.1: Ilustração de Lógica Fonte: Internet 1. Introdução à Lógica de Programação Neste capítulo serão definidos alguns dos conceitos básicos necessários que vão ajudar o leitor na compreensão dos mecanismos utilizados na escrita de programas de

Leia mais

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 1 Profª Amanda Gondim O que é lógica? NOÇÕES DE LÓGICA A lógica trata da correção do pensamento Ensina-nos a usar corretamente as leis do pensamento É a arte de pensar corretamente A forma

Leia mais

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 08 Introdução à Algoritmos Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Introdução aos Algoritmos: Conceitos Iniciais; Programa

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação.

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação. AULA 01 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo, em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

Unidade 1 Conceitos básicos

Unidade 1 Conceitos básicos Unidade 1 Conceitos básicos Agenda Conceito de algoritmo Características Dificuldades Representação de algoritmos Etapas na solução de problemas Desafio 01 O lobo, a ovelha e o capim Você tem um lobo,

Leia mais

ALGORITMOS. O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação

ALGORITMOS. O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação de um programa. Putz????? Definições de Algoritmos Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido.(forbellone,

Leia mais

Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo.

Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo. Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo tmelo@uea.edu.br www.tiagodemelo.info 1 Sumário Introdução Conceitos preliminares Introdução Variáveis Comandos Condicionais 2 Por que aprender a

Leia mais

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Desenvolvimento de Aplicativos Comerciais Prof. Jorge Cecílio ALGORITMO Resolvendo Problemas Quando temos um problema e vamos utilizar um computador para resolve-lo, precisamos

Leia mais

19/1/2011. ALGORITMO Resolvendo Problemas. ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Desenvolvimento de Aplicativos Comerciais. ALGORITMO - Definição

19/1/2011. ALGORITMO Resolvendo Problemas. ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Desenvolvimento de Aplicativos Comerciais. ALGORITMO - Definição ALGORITMO Resolvendo Problemas ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Desenvolvimento de Aplicativos Comerciais Quando temos um problema e vamos utilizar um computador para resolve-lo, precisamos passar pelas seguintes

Leia mais

Introdução à Programação. Prof. Gustavo Callou

Introdução à Programação. Prof. Gustavo Callou Introdução à Programação Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Apresentações; A disciplina: Objetivos; Cronograma; Avaliação; O que é Computação; Breve histórico. Gustavo

Leia mais

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO AULA 02 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

Conceitos e Representação de Algoritmos

Conceitos e Representação de Algoritmos BCC 201 - Introdução à Programação Conceitos e Representação de Algoritmos Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/37 Importância do estudo dos Algoritmos... antes que o computador possa executar uma tarefa, deve

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

Noções de Lógica Algoritmos e Lógica de Programação. Reinaldo Gomes

Noções de Lógica Algoritmos e Lógica de Programação. Reinaldo Gomes Algoritmos e Lógica de Programação Introdução Algoritmos e Lógica de Programação Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é Lógica? Ciência que estuda as leis do raciocínio Correção/validação do pensamento

Leia mais

Sintática: como é escrito cada elemento da linguagem de programação.

Sintática: como é escrito cada elemento da linguagem de programação. 4ª. AULA Sintaxe e Semântica Para que uma linguagem de programação atenda aos requisitos especificados de forma eficiente, ela deve ser escrita de forma única (não ambígua). Isso envolve a definição: Sintática:

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões Processamento de Dados aplicado à Geociências 1 AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Resolução de problemas usando computador Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. Introdução à Lógica de Programação 1.1. Lógica? Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

Leia mais

Aula Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof.

Aula Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof. - Bibliografia - - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios Aula 01 Colegiado de Engenharia da Computação Slide 1 O que é Algoritmo? Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra algoritmo origina-se

Leia mais

ALGORITMOS. Introdução (1) Adriano Mauro Cansian André Proto UNESP - São José do Rio Preto. ! Para desenvolver um software:

ALGORITMOS. Introdução (1) Adriano Mauro Cansian André Proto UNESP - São José do Rio Preto. ! Para desenvolver um software: ALGORITMOS Adriano Mauro Cansian André Proto UNESP - São José do Rio Preto Introdução (1)! Para desenvolver um software:!representar uma abstração da realidade.!abstração por quê?!porque um software não

Leia mais

Aula 1 Algoritmo e Pseudo-código

Aula 1 Algoritmo e Pseudo-código Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo SSC 600 Introdução a Ciência de Computação I Aula 1 Algoritmo e Pseudo-código Seiji Isotani, Rafaela V. Rocha sisotani@icmc.usp.br rafaela.vilela@gmail.com

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho s e Programação Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho EMENTA Desenvolvimento de algoritmos; Tipos de dados básicos e estruturados; Comandos de uma linguagem de Programação; Metodologia de desenvolvimento

Leia mais

Formas de representar um algoritmo

Formas de representar um algoritmo Algoritmos e Lógica de Programação Construção de Algoritmos Conceitos Introdutórios Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Como representar um algoritmo? Algoritmos podem ser representados, dentre outras

Leia mais

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Fundamentos de Programação 1 Aula 4B Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Lógica A lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Sequência Lógica São passos

Leia mais

Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva. Natal, 01 de setembro de 2011

Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva. Natal, 01 de setembro de 2011 Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Natal, 01 de setembro de

Leia mais

Computação I: Representações de Algoritmos

Computação I: Representações de Algoritmos Computação I: Representações de Algoritmos reginaldo.re@utfpr.edu.br * Parte da apresentação foi gentilmente cedida pelo prof. Igor Steinmacher Agenda Objetivos Relembrando... Algoritmos para desenvolver

Leia mais

Introdução à Programação. Ceça Moraes

Introdução à Programação. Ceça Moraes Introdução à Programação Ceça Moraes Conteúdo Algoritmos Representação Exercícios Linguagens de Programação Compilador Interpretador 2 Lógica O que é lógica? Ciência que estuda as leis do raciocínio. Correção/validação

Leia mais

Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina:

Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho Universidade de Brasília UnB Instituto de Ciências Exatas IE Departamento de Ciência da Computação CIC 3. REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1 - CONCEITO DE ALGORITMO A automação é o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas, sejam estas dispositivos mecânicos,

Leia mais

Introdução à Programação. slides de Deise Sacol

Introdução à Programação. slides de Deise Sacol Introdução à Programação slides de Deise Sacol 1 2 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 3 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente o enunciado do

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina.

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 14 de março de Prof. A. G. Silva INE5231 Computação Científica I 14 de março de / 26

Prof. A. G. Silva. 14 de março de Prof. A. G. Silva INE5231 Computação Científica I 14 de março de / 26 INE5231 Computação Científica I Prof. A. G. Silva 14 de março de 2017 Prof. A. G. Silva INE5231 Computação Científica I 14 de março de 2017 1 / 26 Conteúdo programático O computador - [3 horas-aula] Representação

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Etapas para o desenvolvimento de um programa Analise: estudo do problema para determinação dos dados de entrada, do processamento

Leia mais

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo.

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. Algoritmos e Técnicas Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. 1 Algoritmos - Conceitos Um algoritmo é uma seqüência de ações (passos) finitas, bem definidas,

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Parte II

Introdução à Programação de Computadores Parte II Introdução à Programação de Computadores Parte II Prof. Dr. Edson Pimentel Centro de Matemática, Computação e Cognição Objetivos Aprender a redigir rotinas comuns do dia-a-dia forma de algoritmos Conhecer

Leia mais

17 a 19 de fevereiro de 2009

17 a 19 de fevereiro de 2009 CURSO de NIVELAMENTO Métodos Computacionais Data: 10 a 12 de fevereiro de 2009 e 17 a 19 de fevereiro de 2009 PARTE I - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Rogério Pagano (MatLab) Eduardo Lemos (Maple e EMSO) INTRODUÇÃO

Leia mais

Revisão Histórico das Linguagens de Programação

Revisão Histórico das Linguagens de Programação Revisão Histórico das Linguagens de Programação Qual a única linguagem compreendida pelos computadores? O que é uma linguagem de programação de alto nível? Como fazer o computador entender um programa

Leia mais

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo Aula 02 Algoritmos e Pseudocódigo Tópicos Principais Definição de Algoritmo Formas de representação Condicionais Repetições Definição de Algoritmo Um algoritmo é uma sequência de ações que resolve um problema.

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Conteúdo de hoje... Your Logo Here Definição de Algoritmo Prof. Lucas Amorim lucas@ic.ufal.br Exemplos de Algoritmos Técnicas de resolução de problemas Natural Introdução à Computação Definição e Representação

Leia mais

3.1 - O que é um diagrama de bloco? Simbologia... 11

3.1 - O que é um diagrama de bloco? Simbologia... 11 Sumário 1 - Introdução à Lógica.... 2 1.1 Lógica... 2 1.2 Raciocínio Lógico... 2 1.3 Instruções... 3 1.4 Algoritmo... 3 1.5 Lógica de programação... 4 1.6 Programas... 4 1.7 Exercícios para fixação:...

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Resolução de problemas utilizando computador Módulo II Prof. RANILDO LOPES Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento de dados: atividade que transforme dados de entrada

Leia mais

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica.

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF Curso Técnico em Eletrônica. Prof. Eng. Samuel M. B. Cavalcante Lógica de Programação AULA 02 O que já estudamos? Lógica de programação é a técnica

Leia mais

Programação Básica de Computadores

Programação Básica de Computadores Programação Básica de Computadores Gabriel M. Miranda gabrielmartinsmiranda@gmail.com DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CENTRO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Introdução a Computação O que

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares 1 Introdução à Lógica de Programação Adaptação de Luis Otavio Alvares 2 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 3 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente

Leia mais

Introdução à Programação. slides de Deise Sacol

Introdução à Programação. slides de Deise Sacol Introdução à Programação slides de Deise Sacol 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: Técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Necessária para desenvolver programas e sistemas, pois permite

Leia mais

INF 1005 Programação I

INF 1005 Programação I INF 1005 Programação I Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina

Leia mais

Linguagem de Programação I. Aula 02 Algoritmos

Linguagem de Programação I. Aula 02 Algoritmos Linguagem de Programação I Aula 02 Algoritmos Da Aula Anterior São objetivos deste curso: Raciocínio lógico; Capacidade de abstração; Soluções algorítmicas; Programação de computadores (Linguagem C) Nesta

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 2.3 Introdução a Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 2.3 Introdução a Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.3 Introdução a Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.3 Introdução a Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO Aula - 3 Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://wwww.hipolito.info Roteiro 2 Exercícios Lógica 3 Para podermos trabalhar com desenvolvimento de sistemas/programas

Leia mais

Algoritmos Estrutura Condicional

Algoritmos Estrutura Condicional Algoritmos Estrutura Condicional Aula 06 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Edirlei Soares de Lima Introdução a Computação Aula 02 Lógica de Programação Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para atingir

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Atividades Plano de ensino Conteúdos da disciplina, definição das datas, critérios de avaliação e bibliografias Início da matéria Conceito e definição de algoritmos

Leia mais

Programação de Computadores IV. Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques

Programação de Computadores IV. Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques Programação de Computadores IV Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques 1 Roteiro da aula Lógica de programação Instrução Algoritmo Algoritmo vs Programa Teste de Mesa 2 Lógica de programação

Leia mais

Algoritmos e Linguagem de Programação I

Algoritmos e Linguagem de Programação I Algoritmos e Linguagem de Programação I Roberto Ferreira roberto.ferreira@lapa.ifbaiano.edu.br 2014.1 Módulo I Aula 3 Algoritmos Computacionais Na aula anterior vimos... Quais são os passos para solucionar

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I. Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I. Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 O Que é Lógica? 2 Problemas e Algoritmos 3 Representando Algoritmos Material

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação

ALP Algoritmos e Programação ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos Algoritmos. Conceito. Formas. Exemplos. Exercícios 1 Algoritmos: Conceito. Um Conceito Consiste em uma seqüência finita de regras ou instruções que especificam

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Algoritmos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Programa 1. Noções básicas sobre os componentes de micro computadores 2.Uso de

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) PCF2017 2 Conceitos básicos

Leia mais

Estrutura de Dados Algoritmos

Estrutura de Dados Algoritmos Estrutura de Dados Algoritmos Antonio Felicio Netto antonio.felicio@anhanguera.com Algoritmo O que é um algoritmo? Processo sistemático para computar um resultado a partir de dados de entrada O que são

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 2 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente o enunciado do problema até

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos Prof. Elyssandro Piffer CONCEITO DE ALGORITMO O computador pode auxiliar em muitas tarefas, contudo ele não possui independência, não é inteligente,

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução filipe.raulino@ifrn.edu.br Créditos O material utilizado neste curso é composto de adaptações dos Slides do Professor Diego Silveira. Objetivos Fazer uma

Leia mais

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Algoritmos #Conceituação Eliezio Soares Eliezio.soares@ifrn.edu Computadores e Tarefas 1. O computador

Leia mais

Introdução aos algoritmos computacionais

Introdução aos algoritmos computacionais CAPíTULO 1 Introdução aos algoritmos computacionais é um procedimento que descreve, sem ambiguidade, uma sequência nita de passos a serem seguidos em uma ordem especíca para resolver um problema ou aproximar

Leia mais

Como representar um algoritmo?

Como representar um algoritmo? de Algoritmos Prof. Araken Medeiros araken@ufersa.edu.br Angicos, RN 15/9/2009 Como representar um algoritmo? 15/9/2009 Prof. Araken Medeiros 2 Há várias formas de representação de Dentre elas, as mais

Leia mais

Computação Eletrônica

Computação Eletrônica Computação Eletrônica Introdução O computador O que diferencia um computador de outras máquinas (TV, geladeira, microondas, rádio, celular, carro)? Um computador é uma máquina de comportamento variável

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 AULA 15 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 15.1 O comando enquanto-faca- Considere o problema de escrever um algoritmo para ler um número inteiro positivo, n, e escrever todos os números inteiros de 1 a

Leia mais

01/08/2011. Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções Algoritmos Programas. Lógica. Lógica na programação. Instrução.

01/08/2011. Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções Algoritmos Programas. Lógica. Lógica na programação. Instrução. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções s Programas Lógica Raciocínio estruturado (partindo-se do

Leia mais

Linguagem de Descrição de algoritmos

Linguagem de Descrição de algoritmos FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Linguagem de Descrição de algoritmos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Definição - Algoritmo Diariamente, executamos uma série

Leia mais

Unidade 2: Algoritmos e programação

Unidade 2: Algoritmos e programação Unidade 2: Algoritmos e programação 2.1. Algoritmos Os computadores estão sendo utilizados para resolver problemas cada vez de maior porte e complexidade. A utilização do computador para resolver problemas

Leia mais

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Algoritmos: Formalização e Pseudo-Código Programação de

Leia mais

Computadores = cérebros eletrônicos?

Computadores = cérebros eletrônicos? Prof. André Backes Introdução Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as características que possuem.

Leia mais

Algoritmos e Fluxogramas

Algoritmos e Fluxogramas Introdução Algoritmos e Fluxogramas Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as características que

Leia mais

Aula 02 ALGORITMOS. Introdução à Computação

Aula 02 ALGORITMOS. Introdução à Computação Aula 02 ALGORITMOS Introdução à Computação Etapas da Construção de Software Na elaboração de programas complexos, é necessário utilizar um método sistemático de programação que permita a obtenção de programas

Leia mais

Pseudocódigo e Visualg

Pseudocódigo e Visualg Pseudocódigo e Visualg Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Estrutura de dados Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo Teste de mesa Operadores

Leia mais

Programação Procedimental

Programação Procedimental Programação Procedimental Maria Adriana Vidigal de Lima Universidade Federal de Uberlândia - 2013 1 Escrita de Algoritmos 1.1 Técnicas de Programação e Algoritmos Na elaboração de programas maiores e complexos

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

3 Introdução aos algoritmos

3 Introdução aos algoritmos 3 Introdução aos algoritmos 3.1 Motivação 3.1.1 Por que estudar algoritmos? Olhe em sua volta, ou melhor, olhe em seu computador: você já percebeu quantos softwares diferentes você utiliza diariamente?

Leia mais

INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/PARANGABA PROF. MS. RONNISON REGES VIDAL Ceará, 01 de fevereiro de 2017

INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/PARANGABA PROF. MS. RONNISON REGES VIDAL Ceará, 01 de fevereiro de 2017 INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/PARANGABA PROF. MS. RONNISON REGES VIDAL Ceará, 01 de fevereiro de 2017 ROTEIRO O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Como

Leia mais

2. Algoritmos. Prof. Renato Tinós. Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) Introdução à Computação I IBM1006

2. Algoritmos. Prof. Renato Tinós. Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) Introdução à Computação I IBM1006 Introdução à Computação I IBM1006 2. Algoritmos Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 2. Algoritmos 2.1. Introdução 2.2. Pseudo-código 2.3. Fluxograma

Leia mais