PROJETO REGASTE DE BRINCADEIRAS MUSICAIS POPULARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO REGASTE DE BRINCADEIRAS MUSICAIS POPULARES"

Transcrição

1 PROJETO REGASTE DE BRINCADEIRAS MUSICAIS POPULARES MÚSICA 2018

2 PEGA-PEGA LOBO Família: Alice Machado da Silveira Turma: Berçário Vamos caminhar no bosque enquanto seu lobo não vem... Tá pronto seu lobo? Um jogador é o lobo, que fica parado.todos os outros correm cantando a música. Após a pergunta, o lobo responde: sim! e sai correndo atrás de todos. Quem ele conseguir pegar é o próximo lobo. A mamãe da Alice brincava com suas irmãs, aqui mesmo em Florianópolis, no bairro Estreito.

3 CIRANDA CIRANDINHA Família: Mateus F. Rodrigues Turma: Berçário Ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar! Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar. O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou! Fazer uma roda de mãos dadas e cantar girando. Quando acabar a música todos se jogam para trás... Como o Mateus só tem 1 ano e meio, a mamãe fez uma adaptação da brincadeira e não canta a parte diga um verso bem bonito

4 CIRANDA CIRANDINHA Família: Pedro Rocha Turma: II Período Família: Cristal Lafani Turma: II Período Ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar! Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar. O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou! Fazer uma roda de mãos dadas e cantar girando. Quando acabar a criança entra na roda e diz um verso. Aprenderam com professores e brincavam com os amigos.

5 UNIDUNITÊ Família: Rafael e Gabriel Turma: Berçário e III Período Unidunitê, salamê mingüe, o sorvete colorê, o escolhido foi vo-cê! Um participante aponta o dedo para cada uma das outras crianças enquanto canta os versos abaixo. Em cada sílaba da música, ela deve apontar o dedo para uma pessoa diferente. A pessoa que for apontada na última sílaba, "cê", será a escolhida.

6 Família: João Pedro Goulart Turma: III Período RODA CUTIA Família: Thor Cordeiro Turma: II Período Família: Mateus R. de Souza Turma: Intermediário Família: Joaquim Freitas Turma: Intermediário Família: Larissa Rocha Turma: Intermediário Família: Guilherme Goulart Turma: I Período Roda cutia, de noite e de dia, o galo cantou e a casa caía! Fazer uma roda de mãos dadas e cantar girando. Quando chegar na frase casa caía ficar agachados ou jogar-se no chão. Mateus gosta mais da última opção!

7 OS DEDOS Família: Elisa Steiner da Silva Turma: Intermediário Dedo mindinho, seu vizinho (anelar), pai de todos (dedo médio), fura bolo (indicador) e mata piolho (polegar)! Falar o nome dos dedos e ir mostrando à criança. Ao final, no mata piolho finge que vai pegar piolho na cabeça da criança e rede boas risadas! As avós da mamãe (bisavós da Elisa) costumavam brincar com a mamãe.

8 PARA ACABER COM ABORRECIMENTO Família: Helena Sander Leal Turma: Intermediário Para acabar com o aborrecimento, basta fazer um simples movimento: - Com a mão! Para acabar com o aborrecimento, basta fazer um simples movimento: - Com a mão! Com a outra mão! Repetir e incluir ouras partes do corpo: Com o pé! Com outro pé! Etc. Deve-se sacudir com bastante energia a parte do corpo citada, até danãr bem malucos, tipo boneco de pano. Essa música era cantada no início das aulas da mamãe. Onde ela morava é uma cidade muito fria (São Joaquim) e faziam essa atividade para as crianças aquecerem.

9 CHINELINHO CAIU DO PÉ Família: Heitor Mauro Licínio Marzarotto Turma: Intermediário O/A (fulano/a) passou na ponte, chinelinho caiu do pé. Os peixinhos reclamaram: que cheirinho de chulé!... - É do seu pé? - Não! - Então de quem é? - É do/a (diz o nome de outro amigo)! Vai cantando e trocando o nome do amigo. Quando a resposta for sim, daí se fala: Uii!! O (fulano) tem chuléee! Essa música aprenderam com uns primos do Heitor (de 6 e 8 anos).

10 POPEYE Família: Abel Otávio Turma: Maternal Popeye! Popeye! Popeye foi à feira, não sabia o que comprar. Comprou uma cadeira pra Olívia se sentar, a Olívia se sentou, a cadeira se quebrou! Coitadinha da Olívia foi parar no corredor! Olívia! Olívia! Olívia vai ter bebê, Popeye vai ser papai, O Brutus vai ser titio, Olelê! Espinafre vai ser mingau, Fru! Fru! Enquanto se canta a música, alterna-se uma palma com bater as duas mãos com o amigo. No final, faz sinal de positivo com a mão e vira o polegar para baixo e canta Fru! Fru! Mamãe Rafaela brincava com as amigas quando pequena no colágeno onde estudava.

11 A FORMIGUINHA Família: Maria Clara Sander Leal Turma: Maternal Fui ao mercado comprar café, e a formiguinha subiu no meu pé! E eu sacudi, sacudi, sacudi! Mas a formiguinha não parava de subir! Fui ao mercado comprar batata-roxa e a formiguinha subiu na minha coxa! Eu sacudi... Fui ao mercado comprar mamão, e a formiguinha subiu na minha mão! Eu sacudi... Fui ao mercado comprar jerimum, e a formiguinha subiu no meu bumbum! Eu sacudi... Todos em roda cantam, e sacodem a parte do corpo citada. As frutas ou legumes (que podem ser substituídos) ficam no centro da roda e no momento que é citado, pega-se o item e sacode a parte do corpo relacionada. Mamãe Rafaela brincava com as amigas quando pequena no colágeno onde estudava.

12 A GALINHA QUER PÔR Família: Marco Antônio Brito Turma: Maternal Família: Leonardo R. Junior Turma: I Período Família: Isabela e Maria Eduarda Vieira Turma: II Período A galinha quer pôr, não podemos dizer pra vovó nem pro vovô! (Outras versão continuam...) Que o ovo chocou, na careca do vovô! Forma-se um círculo com as crianças sentadas, Uma criança fica de fora com uma bolinha de papel nas mãos. Enquanto canta a música, a criança anda em torno do círculo e a coloca atrás de uma criança distraída, que deve perceber, pegar a bolinha e correr atrás da crianças que andava fora do círculo. Se pegar, a criança irá para o meiro da roda. Caso contrário, quem estava com o ovo senta-se no lugar daquele que levantou, que agora será a galinha e colocará o ovo em outra criança. Minha mãe brincava muito na época do jardim de infância.

13 NESTA RUA Família: Marco Antônio Soares Turma: I Período Se essa rua, Se essa rua fosse minha, Eu mandava, Eu mandava ladrilhar Com pedrinhas, Com pedrinhas de brilhantes, Para o meu, Para o meu amor passar Nesta rua, Nesta rua tem um bosque, Que se chama, Que se chama solidão Dentro dele, Dentro dele mora um anjo, Que roubou, Que roubou meu coração Se eu roubei, Se eu roubei teu coração, Tu roubaste, Tu roubaste o meu também Se eu roubei, Se eu roubei teu coração, É porque, É porque te quero bem Em roda, de mãos dadas com os amigos, cantar rodando. As crianças colocam a mão no coração nas partes da música que diz coração. Minha mãe cantava pra mim!

14 PULA CORDA Família: Geórgia K. Ferreira Turma: I Período Com quem será que a (nome da criança) vai casar? Loiro, moreno, careca, cabeludo Rei, ladrão, polícia, capitão Estrelinha 1, estrelinha 2, meu coração! O homem bateu em minha porta e eu abri! Senhoras e senhores, ponha a mão no chão Senhoras e senhores, pule de um pé só Senhoras e senhores, dá uma rodadinha e vá para o olho da rua! Pular corda conforme a letra da música. Aprendi na escola com as amigas. Brincávamos antes do sinal e no recreio.

15 O LIMÃO ENTROU NA RODA Família: Jorge E. Betat Turma: I Período O limão entrou na roda, o limão (O limão entrou na roda, o limão) Ele passa de mão em mão, o limão (Ele passa de mão em mão, o limão) Ele vai, ele vem, ele ainda não chegou, Ele vai, ele vem, ele ainda não chegou Fazer uma roda com as crianças, passar uma bola pequena de mão em mão, cantando a música. Quando terminar a música, a criança que estiver com a bola sai da brincadeira. A criança que ficar por último será a vencedora! Brincavam em Porto Alegre com os amigos da rua e escola.

16 PASSA-PASSARÁ Família: Guilherme Garcez Turma: I Período Passa Passará, quem de traz ficará, seu Martinho pescador, dá licença de eu passar: O primeiro, o segundo, o terceiro vou pegar! Dois amigos representam 2 frutas e fazem uma ponte com os braços. Os outros amigos passam por baixo enquanto cantam a música até prender uma das crianças. Ela deve escolher uma das frutas em segredo, e vai para trás do amigo que representa aquela fruta. Ao final da brincadeira, quem tiver mais amigos atrás, vence. Brincava muito na escola na aula de educação física, na cidade de São José do Cedro, Oeste de Santa Catarina.

17 ADOLETA Família: Isabela Braga Bezerra Turma: I Período Família: Marian C. G. Dalmarco Turma: III Período Adoletá, le peti peti polá, Lecafé com chocolá Adoleta, puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu! Em dupla: batem um sobre as mãos do outro, o participante que receber o tapa ao final da sílaba tu é o perdedor. Em grupo: faz-se uma roda e intercalam as mãos colocando uma sobre a outra, cantam a música e um vai batendo na mão do outro em sequencia. O participante que receber o tapa ao final da sílaba tu é o perdedor. Aprendemos na escola onde brincávamos com os colegas.

18 PEZINHO Família: João Manoel Campos Turma: I Período Ai bota aqui, ai bota ali o teu pezinho, O teu pezinho bem juntinho com o meu (bis) E depois não vá dizer, que você já me esqueceu E depois não vá dizer, que você já me esqueceu Duas crianças de frente uma para a outra e dão as mãos, cantam colocando um pé na frente. No segundo refrão dão as mãos e dançam rodando. Aprendi na creche Chapeuzinho Vermelho com a professora Nice, em Lages, e fizemos apresentação para os pais.

19 A CASA DE BAMBÚ Família: Vitor do Nascimento Turma: II Período A 1, a 2, a 3 a 4, a 5, a 6 a 7, a 8, a 9 para 12 faltam 3 A casa de bambú, é coberta de bambú A buá, buá, buá, cada um pega o seu par! Em roda ou soltos, quando a música acabar, cada criança abraça outra. A criança que sobrar deve pagar uma prenda ou ficar no meio da roda e ir trocando de criança (sempre quem sobra vai para o centro da roda). Mamãe brincava na escola onde a vovó trabalhava, ela ensinou toda escola a brincar no recreio.

20 A IGREJINHA Família: Jordana O. Silva Turma: II Período (verso 1) Havia uma igrejinha, de torre acompanhada Abre-se a portinha... Oh, não tem nada! (verso 2) Havia uma igrejinha, de torre acompanhada Abre-se a portinha... Oh, Que criançada! (verso 1) Duas mãos unidas com dedos cruzados, e o dedo indicador apontando para o alto. No final do verso abre as mãos sem descruzar os dedos simbolizando que não tem nada. (verso 2) Duas mãos unidas com dedos cruzados para dentro, e o dedo indicador apontando para o alto. No final do verso abre as mãos sem descruzar os dedos simbolizando as crianças.

21 LAGARTA PINTADA Família: Pedro Anderson Bittencourt Turma: II Período Lagarta pintada, quem foi que te pintou? Foi uma velha que por aqui passou No tempo da ilha levanta poeira Puxa lagarta a tua orelha! Começa com uma roda, sentados no chão com as mãos no centro. Uma criança vai cantando e tocando uma por uma. No final da música aquela mão escolhida segura a orelha do companheiro do lado. Assim, seguem cantando até todos estejam segurando as orelhas uns dos outros. Aprendi com minha mão e assim brinco com o Pedro. Provavelmente é uma versão adaptada por minha mãe, e depois por mim, e assim vai...!

22 CAI CHUVINHA Família: Isabela e Maria Eduarda Vieira Turma: II Período Uma gotinha, duas gotinhas, cai chuvinha na plantinha (lentamente, depois rápido fazendo movimento de chuva com as mãos, pulando e depois fazendo cócegas nos amigos) Cai chuvinha nesse chão, cai chuvinha vai molhando a plantação! Em roda cantando e fazendo os gestos com as mãos. Mamãe gosta dessa brincadeirinha e fazia muitas vezes com a Duda e Bella quando eram bebezinhas.

23 MARRÉ DECI Família: Lorenzo Gusmão Turma: II Período Eu sou pobre, pobre, pobre, De marré, marré, marré.eu sou pobre, pobre, pobre, De marré deci. Eu sou rica, rica, rica, De marré, marré, marré.eu sou rica, rica, rica, De marré deci. Eu queria uma de vossas filhas, De marré, marré, marré. Eu queria uma de vossas filhas, De marré deci. Escolhei a qual quiser, De marré, marré, marré. Escolhei a qual quiser, De marré deci. Eu queria (nome da pessoa), De marré, marré, marré,eu queria (nome da pessoa),de marré deci. Que ofício dais a ela? De marré, marré, marré. Que ofício dais a ela? De marré deci. Dou o ofício de (nome do ofício)de marré, marré, marré. Dou o ofício de (nome do ofício), De marré deci. Este ofício me agrada (ou não) De marré, marré, marré. Este ofício me agrada (ou não) De marré deci. Lá se foi a (nome da pessoa), De marré, marré, marré. Lá se foi a (nome da pessoa), De marré deci. Pra terminar :Eu de pobre fiquei rica. De marré, marré, marré. Eu de rica fiquei pobre, De marré deci. Uma criança é escolhida para ser a mãe rica e outra para ser a mãe pobre. A mãe pobre tem muitos filhos, e a mãe rica, nenhum. Por isso, todos os outros ficam do lado da criança que é a mãe pobre. As crianças cantam a música abaixo, e a mãe rica substitui sempre "Daniela" pelo nome de alguém do outro grupo. Quando o grupo da mãe pobre pergunta "que ofício dá a ela", a mãe rica tem que pensar em uma profissão e dizer. A pessoa escolhida tem que dizer se aceita o ofício ou não. Se aceitar, passa para o lado da mãe rica. Senão, fica onde estava. A brincadeira continua até todas as crianças mudarem de lado. Brincávamos na escola no Oeste de Santa Catarina, dividindo a turma em dois grupos. Confira algumas curiosidades sobre os significados desta brincadeira em:

24 PASSA GAVIÃO Família: Vitória Melo Turma: II Período Passa, Passa gavião Todo mundo já passou Passa o primeiro, Passa o segundo... Duas crianças dão as mãos fazendo uma ponte, as outras passam embaixo da ponte uma a uma até que a ponte fecha e tranca um participante entre os braços. Mamãe brincava com a irmã, vizinhos e primos. Vovó Maria ensinou.

25 SALADA MISTA Família: Analu Andrade Turma: II Período Quer esse? Quer esse? (apontando para alguém) Quando escolher, pergunta: O que você quer dele? Pêra (abraço)? Uva (beijo no rosto)? Maçã (aperto de mão)? Salada mista (beijo na testa)? Uma pessoa tampa o olho de uma criança, o restante fica posicionado de pé, um ao lado do outro. Quem está tapando o olho pergunta: Quer esse? apontando para os que estão de pé, até aquele que está de olhos fechados escolher alguém sem saber quem é. Depois de escolher a pessoa, deve escolher uma fruta que corresponde a uma ação, depois de escolher, revela-se quem foi apontado e realizam a ação (beijo, aperto de mão, etc.) Mamãe aprendeu quando era pequena no Rio de Janeiro.

26 ATIREI O PAU NO GATO Família: Gabriela Pelizzaro Turma: II Período Atirei o pau no gato-to, mas o gato-to não morreu-reu-reu Dona Chica-ca, admirou-se-se Do berro, do berro que o gato deu: Mi-au!! Todos em roda dão as mãos e giram durante a música. Ao final (mi-au!) todos falam bem alto e caindo no chão na maior bagunça! A mamão da Gabi aprendeu com a vovó e assom tem passado pelas gerações! Cantamos muito quando estamos juntos!

27 SALADA SALADINHA Família: Valentina Simoni Schuch Turma: I Período Salada saladinha, bem temperadinha Com sal, vinagre, azeite e coloral! É uma música de pular corda: A corda é balançada de uma lado para outro bem próximo do chão sem dar a volta completa, uma criança pula enquanto a música é cantada. Brincava em Florianopolis (Trindade) com os amigos do condomínio.

28 O BÍBORA DA CRUZ Família: Valentina Schimitz da Silveira Turma: III Período O bíbora da cruz por aqui eu passarei Por aqui eu passarei e um amigo deixarei Passa por aqui, passa por ali, e o último ficará, e o último ficará! Dois amigos representam 2 frutas e fazem uma ponte com os braços. Os outros amigos passam por baixo enquanto cantam a música até prender uma das crianças. Ela deve escolher uma das frutas em segredo, e vai para trás do amigo que representa aquela fruta. Ao final da brincadeira, quem tiver mais amigos atrás, vence. A mamãe brincava na cidade do Rio Grande (RS) no ensino fundamental, com seus colegas na hora do recreio e aulas de educação física.

29 SERRA SERRADOR Família: Pedro Henrique Cardoso Turma: III Período Serra, serra, serrador, Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Duas crianças de frente uma para a outra dão as mãos e começam a balançar de trás para frente e cantando. No final, uma delas diz um número e devem girar os braços sem soltarem as mãos. Brincava na escola de Florianópolis com os amigos.

30 ESCRAVOS DE JÓ Família: Enzo Carceles Turma: III Período Escravos de Jó jogavam caxangá Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za (bis) Em roda, cada criança com um copo, vão passando um para o outro de acordo com o que a música pede. Quem errar sai da brincadeira. Aprendi na creche Chapeuzinho Vermelho com a professora Nice, em Lages, e fizemos apresentação para os pais.

31 TRÊS TRÊS PASSARÁ Família: Marina Ventura Bellé Turma: III Período Três, três, passará... Derradeiro ficará Bom vaqueiro, bom vaqueiro... Dá licença pra eu passar Com meus filhos pequeninos Para acabar de criar Três, três, passará... Dois amigos representam 2 frutas e fazem uma ponte com os braços. Os outros amigos passam por baixo enquanto cantam a música até prender uma das crianças. Ela deve escolher uma das frutas em segredo, e vai para trás do amigo que representa aquela fruta. Ao final da brincadeira, quem tiver mais amigos atrás, vence.

32 Famílias, obrigada pelas contribuições!! Dica para consulta: Grande abraço! Ana Paula (profa. Música)

Katia G. Nogueira. Brincando de Cantiga

Katia G. Nogueira. Brincando de Cantiga Katia G. Nogueira Brincando de Cantiga APRESENTAÇÃO Este livro visa possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a função social da

Leia mais

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim Brasileirinhos Projeto de Conclusão de curso Universidade de Brasília Supervisão e orientação Orlene Carvalho Autora Júlia Bigonha Alvim Ilustração Lucas Cardoso Índice Unidade 1 Unidade 6 Bem vindo! Esportes

Leia mais

SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO.

SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO. SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO. A DONA SAPA, SAPA, SAPA, LHE EMPRESTOU UM ROUPÃO, ROUPÃO,

Leia mais

HOMEM...18 LAGARTA PINTADA...19 LAGARTIXA...20 MACACO ASSOBIA...21 MACACO FOI À FEIRA...22 MANGUEIRA...23 PIANO...24 PIRATA...

HOMEM...18 LAGARTA PINTADA...19 LAGARTIXA...20 MACACO ASSOBIA...21 MACACO FOI À FEIRA...22 MANGUEIRA...23 PIANO...24 PIRATA... SUMÁRIO ALFABETO...4 BATATINHA...5 BRUXA...6 CAFÉ...7 CALDEIRÃO...8 CORUJA...9 COTIA...10 CHULÉ...11 DEDINHO...12 DOCE...13 DOM FREDERICO...14 GALINHA...15 GATO...16 HOJE É DOMINGO...17 HOMEM...18 LAGARTA

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO o jogo elefante colorido Uma criança é escolhida para comandar o jogo. Ela fica na frente das demais e diz: Elefantinho colorido! O grupo responde: Que cor? O comandante escolhe uma cor e os demais saem

Leia mais

Cantigas de Roda Recreação Infantil

Cantigas de Roda Recreação Infantil Cantigas de Roda Recreação Infantil Cantigas de Roda Recreação Infantil Cantigas de Roda, Músicas para Brincadeiras Infantis, Recreação Infantil, escoteiras, paródias,músicas populares, rodas cantadas.

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Interações e Brincadeiras - ADOLETA: 1º momento - Queridos professores, hoje vamos CONVIVER bons momentos, de BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR e CONHECER-SE, por meio de atividades relacionadas

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

Título: Performance de Calango e entrevista com Terezinha de Jesus, Manoel Seabra e João Batista de Azedias

Título: Performance de Calango e entrevista com Terezinha de Jesus, Manoel Seabra e João Batista de Azedias Número da fita: 0080 Título: Performance de Calango e entrevista com Terezinha de Jesus, Manoel Seabra e João Batista de Azedias Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno

Leia mais

Planejamento de Junho

Planejamento de Junho Planejamento de Junho Professoras: Kátia e Giovana 01/06 Quarta feira Jogos e Brincadeiras: Construção do jogo de trilha Biblioteca: Leitura do Professor: Contação de História( O pote vazio ). 02/06- Quinta

Leia mais

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada.

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. Era Uma Vez A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. A ratinha tinha uma felpa de ferro e pensava

Leia mais

transmitidas crenças, costumes e religiões.

transmitidas crenças, costumes e religiões. A diversidade cultural do Brasil está fortemente ligada à cultura africana e foram transmitidas crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente. Será que vocês conhecem e já vivenciaram???

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Infans: o que não fala Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Introdução Esta obra baseou-se no livro de Javier Naranjo, Casa das estrelas o mundo contato pelas crianças. Foi realizada

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

FICHA DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA Lúdico 3 1º Trimestre VAMOS BRINCAR?

FICHA DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA Lúdico 3 1º Trimestre VAMOS BRINCAR? FICHA DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA Lúdico 3 1º Trimestre - 2017 VAMOS BRINCAR? Nada melhor para se sonhar que contemplar uma criança a brincar. Rubens Alves Há alguns anos a educação estuda a importância

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANO DE AULA Nº: 03 Data: 01/08/2017 Hora: 14:15. Escola: Antonio Rockenbach Turma: 2º Local da aula: Pátio (Pedrinhas) Conteúdo estruturante:

Leia mais

2º Ano do Ensino Fundamental INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA. 1. Você está recebendo uma prova de Matemática e Língua Portuguesa.

2º Ano do Ensino Fundamental INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA. 1. Você está recebendo uma prova de Matemática e Língua Portuguesa. FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI VESTIBULINHO 2018 NOME: Barueri, 26 de novembro de 2017. Nº DE INSCRIÇÃO 2º Ano do Ensino Fundamental INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Você está recebendo

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

Elias José. José Paulo Paes LALAU E LAURABEATRIZ CIRANDA CULTURAL_POEMAS 2º ANO E/2011

Elias José. José Paulo Paes LALAU E LAURABEATRIZ CIRANDA CULTURAL_POEMAS 2º ANO E/2011 Elias José José Paulo Paes LALAU E LAURABEATRIZ CIRANDA CULTURAL_POEMAS 2º ANO E/2011 CIRANDA CULTURAL 2º ANO E/2011 ILUSTRAÇÃO: ARTHUR E PEDRO HENRIQUE Um chuta, Outro bate. Um agarra, Outro empurra.

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:00: 01 00:00: 36 Grupo tocando. Batuque. JO 00:00: 37 00:01: 56 Homem cantando

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:00: 01 00:00: 36 Grupo tocando. Batuque. JO 00:00: 37 00:01: 56 Homem cantando Número da fita: 0028 Título: Entrevista com Ondina Romão, Geraldo Romão e Zadir do Espírito Santo Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:00: 01

Leia mais

GABARITO VESTIBULINHO 2º ANO/2018

GABARITO VESTIBULINHO 2º ANO/2018 GABARITO VESTIBULINHO 2º ANO/2018 QUESTÕES RESPOSTA 1 A)5 B)24 2 C 3 A 4 A 5 C 6 A)4,5,6 B)MAGALI C)CEBOLINHA D)1 7 A) R$87,00 B) R$57,00 C) R$50,00 D) R$30,00 8 MARCAR CORRETO 02 DEZENAS D) 9 D 10 C 11

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

INTRODUÇÃO: As crianças que frequentam o CATL e o Jardim de Infância do

INTRODUÇÃO: As crianças que frequentam o CATL e o Jardim de Infância do REGRAS E DESCRIÇÃO DOS JOGOS REALIZADOS NOS GEOSSÍTIOS - Projeto Educativo do Patronato de Arouca - INTRODUÇÃO: As crianças que frequentam o CATL e o Jardim de Infância do Patronato de Arouca dirigiram-se

Leia mais

Essa brincadeira possui descendência indígena, mas há estudos que colocam outras origens. Muitas aldeias indígenas no Brasil adotam essa prática, e

Essa brincadeira possui descendência indígena, mas há estudos que colocam outras origens. Muitas aldeias indígenas no Brasil adotam essa prática, e Essa brincadeira possui descendência indígena, mas há estudos que colocam outras origens. Muitas aldeias indígenas no Brasil adotam essa prática, e assim possuem diversos nomes. Para os índios Kamaiurá,

Leia mais

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA A DO CEMITÉRIO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RUA: ALAMEDA PEDRO II N 718 VENDA DA CRUZ SÃO GONÇALO E-MAIL: jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.PRAÇA.DIA Praça

Leia mais

Relatório de Educação Física 1º semestre/2017 Turma: Maternal A

Relatório de Educação Física 1º semestre/2017 Turma: Maternal A Relatório de Educação Física 1º semestre/2017 Turma: Maternal A Professora: Andrea Desiderio da Silva Coordenadora: Lucy Ramos A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos

Leia mais

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE NOSSO LIVRO DO FOLCLORE ALUNOS DA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO DA EMEF PROF. HENRIQUE PEGADO 2015 NOSSO LIVRO DO FOLCLORE AUTORES ALUNOS DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

Leia mais

A MORTE DOS FIGUEREDO - Quero matar você hoje, mamãe TEXTO DE: ARTHUR CANDOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A MORTE DOS FIGUEREDO - Quero matar você hoje, mamãe TEXTO DE: ARTHUR CANDOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A MORTE DOS FIGUEREDO - Quero matar você hoje, mamãe TEXTO DE: ARTHUR CANDOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CENA: 01 CASA DOS FIGEREDO SALA NOITE. Sala está iluminada só pela televisão ligada em um canal

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0021 Título: Entrevista com Manoel Moraes e José Adriano Mídia: Mini DV Time Code In out 00:01 04:20 Seu Manoel no seu belo quintal Plano americano Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR

GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR BRAGA, Margarete Aparecida Nath CATTELAN, Alice Rosalia FERNANDES, Silvia Helena Monteiro OLIVEIRA, Ilda de Fatima de Lourdes 1. O que é uma parlenda? Parlenda

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0090 Título: Entrevista com Manoel Seabra, Jorge Fernandez e João Batista Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:15 02:48 Filmagem

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Alguns exemplos de canções de roda:

Alguns exemplos de canções de roda: Alguns exemplos de canções de roda: A CANOA VIROU A canoa virou, Quem deixou ela virar, Foi por causa de fulano Que não soube remar. Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar, Tirava (nome da criança) Do

Leia mais

1 X 1. Peça de Tássio Ferreira

1 X 1. Peça de Tássio Ferreira 1 X 1 Peça de 1 X 1 Peça de Personagens: Homem Mulher Cenário: Uma sala pútrefe. Uma porta e uma janela no plano da direita. Uma cadeira velha de madeira ao cento, um colchonete, duas mochilas, um lençol

Leia mais

OS PEQUENOS JORNALISTAS

OS PEQUENOS JORNALISTAS OS PEQUENOS JORNALISTAS JORNAL NÚMERO 4 EDIÇÃO ESPECIAL SETEMBRO/2016 C.M.E.I. CIRANDINHA FOLCLORE TAMBÉM É BRINCADEIRA DE CRIANÇA EM SUA ORIGEM INGLESA, CONFORME O DICIONÁRIO HOUAISS, A PALAVRA FOLCLORE

Leia mais

79 Dias. por. Ton Freitas

79 Dias. por. Ton Freitas 79 Dias por Ton Freitas Registro F.B.N.: 684988 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. HOSPITAL/QUARTO - DIA Letreiro: 3 de março de 1987. HELENA, branca, 28 anos, está grávida e deitada em uma cama em

Leia mais

MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros. 1º Ano. Pedro e Tina uma amizade muito especial. Melhoramentos. A menina que não tinha medo de nada

MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros. 1º Ano. Pedro e Tina uma amizade muito especial. Melhoramentos. A menina que não tinha medo de nada MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros 1º Ano Título Pedro e Tina uma amizade muito especial Uma letra puxa outra Minha mãe é um problema Meu pai é um problema Histórias de avô e avó O urso que

Leia mais

Relatório de Educação Física 1º semestre/2017 Turma: Maternal B Professora: Andrea Desiderio da Silva Coordenadora: Lucy Ramos

Relatório de Educação Física 1º semestre/2017 Turma: Maternal B Professora: Andrea Desiderio da Silva Coordenadora: Lucy Ramos Relatório de Educação Física 1º semestre/2017 Turma: Maternal B Professora: Andrea Desiderio da Silva Coordenadora: Lucy Ramos A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos

Leia mais

Interações professor/alunos

Interações professor/alunos Interações professor/alunos A seguir, trechos de uma atividade de leitura desenvolvida pela professora Ariane Zanelli em uma classe de terceiro ano do Fundamental 1. Seu trabalho será realizado ao longo

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

Adaptação Escolar. Pais

Adaptação Escolar. Pais Musica CIDADE ENCANTADA (Dany Danielle) OI amiguinho eu vim de longe, Vim da cidade encantada de Balão, De onde eu vim todo mundo diz seu nome, Cantarolando e batendo as mãos. Adaptação Escolar Pais Entrevista

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Formação pessoal e social Educação cidadã Educação em valores Conhecimento do meio Conceitos básicos: Educação física:

Formação pessoal e social Educação cidadã Educação em valores Conhecimento do meio Conceitos básicos: Educação física: 1 Mexe-te! 2 INFORMAÇÃO PARA PAIS E EDUCADORES O exercício é fundamental para um correto desenvolvimento físico, psíquico e social, mas o atual ritmo de vida e as novas formas de entretenimento reduziram

Leia mais

A UNIVERSITÁRIA. BETO E qual é a boa pra esse final de semana, Marcelo? MARCELO Só em casa mesmo, terminando os trabalhos. E você?

A UNIVERSITÁRIA. BETO E qual é a boa pra esse final de semana, Marcelo? MARCELO Só em casa mesmo, terminando os trabalhos. E você? 1 A UNIVERSITÁRIA FADE IN: SÉRIE DE PLANOS A) Diversas imagens de uma universidade, à noite. B) Alunos percorrendo corredores, na saída das aulas. C) e caminhando juntos, saindo da sala, conversando. 1.

Leia mais

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/ 10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA 11/03/2018 à 17/03 2018 EUSOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NIGUEM VEM AO PAI SE NÃO FOR ATRAVÉS DE MIM (João a imagem de uma lamparina e perguntar:

Leia mais

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / /

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / 4ª PROVINHA DRUMMOND 2011 ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / PROVA DE MATEMÁTICA 01. Uma pessoa acorda diariamente quinze minutos antes das sete horas da manhã. Que horas essa pessoa acorda? a) 6 horas

Leia mais

A garotada entra no ritmo com as danças de roda

A garotada entra no ritmo com as danças de roda Jogos e brincadeiras A garotada entra no ritmo com as danças de roda As crianças rodopiam e cantam canções que têm temas pra lá de variados: barata, peixe, feiticeira... Além de ser um ótimo exercício

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0083 Título: Performance de Jongo Eva Lúcia M. Faria Rosa, José Gomes de Moraes, Madalena Adelaide Maria e Marina Leite Andrelina Mídia: Mini DV Time Code in out 00:05 01:55 Imagem do Tio

Leia mais

Sugestão (conexões externas) Número da fita: 0082

Sugestão (conexões externas) Número da fita: 0082 Número da fita: 0082 Título: Imagens da Fazenda Taquara e performance de Jongo: Eva Lúcia M. Faria Rosa, José Gomes de Moraes, Madalena Adelaide Maria e Marina Leite Andrelina Mídia: Mini DV Time Code

Leia mais

historias de crianças

historias de crianças historias de crianças como e bom ser criança brinca se sujar faz parte da infãncia, mas essa nova geração esta destruindo o mundo e celular, tablets e etc. hoje em dia as crianças não brincam mais na rua

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO 1- MARANATA VEM SENHOR JESUS Mãos na boca (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo) Vem buscar Tua igreja. Mão na boca falando (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo)

Leia mais

Alice no país das bruxas

Alice no país das bruxas Alice no país das bruxas Nomes: Maria Cecília e Beatriz Alice no país das bruxas Em uma noite de lua cheia, Alice não estava conseguindo dormir. De repente, caiu em um sono profundo, e teve um horripilante

Leia mais

setembro O Senhor Polegar A casa do sono O despertador O balão O amiguinho Jogo dos dedos Jogo das mãos Automassagem...

setembro O Senhor Polegar A casa do sono O despertador O balão O amiguinho Jogo dos dedos Jogo das mãos Automassagem... setembro O Senhor Polegar Jogo dos dedos.... 10 A casa do sono Jogo das mãos... 12 O despertador Automassagem... 15 O balão Consciencialização da própria respiração... 18 O amiguinho Força apaziguadora

Leia mais

Personagens: Coro, Mãe, Rosa-Branca, Rosa-Vermelha, Urso (Príncipe), Gnomo, Águia, Irmão do Príncipe.

Personagens: Coro, Mãe, Rosa-Branca, Rosa-Vermelha, Urso (Príncipe), Gnomo, Águia, Irmão do Príncipe. Peça de Ruth Salles Dramatização de um conto de fadas dos irmãos Grimm. Consta do livro 1 da coleção Teatro na Escola Veja as orientações pedagógicas.. Sugerida para crianças de 7 anos. Personagens: Coro,

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

domingo, 21 de março de 2010 Anésio Rodrigues

domingo, 21 de março de 2010 Anésio Rodrigues Anésio Rodrigues Provérbios 21:5 As finanças e a vida Anésio Rodrigues Atirei o pau no gato-to-to Mas o gato-to-to não morreu-reu-reu Dona Chica-Ca-Ca admirou-se-se. Do berrô, do berrô que o gato deu Miaaau!

Leia mais

Número da fita: Título: Entrevista com Marli Teixeira (tia Marli) e Silvino Teixeira. Mídia: 8 mm. Sugestão (conexões externas)

Número da fita: Título: Entrevista com Marli Teixeira (tia Marli) e Silvino Teixeira. Mídia: 8 mm. Sugestão (conexões externas) Número da fita: 0026 Título: Entrevista com Marli Teixeira (tia Marli) e Silvino Teixeira Mídia: 8 mm Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:00 01:06 sentada e

Leia mais

2 meses. Social e Emocional Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais.

2 meses. Social e Emocional Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais. 2 meses Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais. Faz barulhos com a boca murmúrios e sons. Vira a cabeça em direção a sons. Presta

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018 Novos horizontes começam a serem vistos por nós nesse mês de abril. Abrindo e ampliando nossos olhos para um novo desafio. Experimentando novos caminhos

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0104 Título: Entrevista com Cecília Lúcia da Conceição Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) In out 00: 10 03: 11 D. Eva lavando roupa. D.

Leia mais

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente.

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Jardim II - Volume 4 / 2013 1 Ouça a música e acrescente as letras que faltam para dar sentido às palavras. Paulo e os peixes aulo egou

Leia mais

EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017

EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017 EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017 Período Matutino e vespertino Dias da Semana Síntese do Calendário Semanal

Leia mais

1 O carro é do meu tio Zé.

1 O carro é do meu tio Zé. carro O carro é do meu tio Zé. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome do dono do carro. Não sabes? Pode ser: João, Tó, Rui, Ana, Maria. O carro azul tem rodas. A mota só tem rodas. O meu pai tem

Leia mais

Rio Vermelho. Por. José Nilton Ribeiro da Silva Palma. Fatos Ficticios

Rio Vermelho. Por. José Nilton Ribeiro da Silva Palma. Fatos Ficticios Rio Vermelho Por José Nilton Ribeiro da Silva Palma Fatos Ficticios José Nilton Ribeiro da Silva Palma nitlonribeiro@hotmail.com (75)99974-9407 EXT. QUEBRADA - DIA Zé, Traficante, 23 anos, estatuta mediana,

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0027 Título: Entrevista com Marli Teixeira (tia Marli) e Silvino Teixeira Mídia: 8 mm Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out material) 00 00 01 00 02 07 Marli

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 3 Isaque, um filho obediente Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Gênesis 22.1-18 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes

Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes O ATAQUE NA PISCINA Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes de Natália, Bárbara não queria que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações.

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. 3º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. Os cadernos novos É uma coisa que me diverte muito, arranjar cadernos

Leia mais

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Tempo para ser criança e ser feliz Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Ser criança e ser feliz Ser criança é uma das virtudes do homem Podem fazer-se coisas que

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: GRIPE SUÍNA, TÔ FORA!

A TURMA DO ZICO EM: GRIPE SUÍNA, TÔ FORA! WARLEY DI BRITO A TURMA DO ZICO EM: GRIPE SUÍNA, TÔ FORA! PERSONAGENS: BASTIANA... Mãe FIRMINO... Avô ZICO... Filho CENÁRIO e FIGURINO: Uma casa simples, por ser uma esquete educativa de 8 minutos a peça

Leia mais

A CHUVA QUE CHEGOU JÁ FAZIA SEIS DIAS... E A CHUVA NÃO CHEGAVA. O JARDIM ESPERAVA POR ELA, MAS ELA SÓ AMEAÇOU.

A CHUVA QUE CHEGOU JÁ FAZIA SEIS DIAS... E A CHUVA NÃO CHEGAVA. O JARDIM ESPERAVA POR ELA, MAS ELA SÓ AMEAÇOU. A CHUVA QUE CHEGOU JÁ FAZIA SEIS DIAS... E A CHUVA NÃO CHEGAVA. O JARDIM ESPERAVA POR ELA, MAS ELA SÓ AMEAÇOU. O CHÃO ESTAVA MUITO SECO. NEM UM CHUVISCO CAIU. A MARGARIDA FICOU CHATEADA, E A CHUVA LOGO

Leia mais

A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa. Thaís Fernanda C. Rodrigues

A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa. Thaís Fernanda C. Rodrigues A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa Thaís Fernanda C. Rodrigues Durante minhas observações vi que o imaginário e as brincadeiras das crianças do grupo 5A vespertino estavam

Leia mais

A Viagem. por. Ton Freitas

A Viagem. por. Ton Freitas A Viagem por Ton Freitas Registro F.B.N.: 647388 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. CASA DE /QUARTO - DIA 1., moreno, 21 anos, dorme ao lado de sua esposa,, 20 anos, morena, linda.o telefone TOCA. Thiago

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

Cantando e encantando. De abóbora faz melão, De melão faz melancia. Faz doce, sinhá, faz doce, Sinhá. Faz doce todo dia.

Cantando e encantando. De abóbora faz melão, De melão faz melancia. Faz doce, sinhá, faz doce, Sinhá. Faz doce todo dia. A a Cantando e encantando De abóbora faz melão, De melão faz melancia. Faz doce, sinhá, faz doce, Sinhá. Faz doce todo dia. 1. Circule as letras Aa. 2. Pinte o legume que fala a música que começa com a

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

Bente Altas - Licença pra dois!

Bente Altas - Licença pra dois! Bente Altas - Licença pra dois! Guilherme Cardoso Bente Altas Licença pra Dois! 1ª Edição Belo Horizonte Edição do Autor 2015 Copyright: Guilherme Cardoso Capa: Júnior Menezes- (Direitos adquiridos) Diagramação:

Leia mais

Incentivando o desenvolvimento da criança

Incentivando o desenvolvimento da criança Incentivando o desenvolvimento da criança Autores Marina Aguiar Pires Guimarães Raissa Diniz do Carmo Amanda Aguiar Valverde Nathalia Didone Poppi Claudia Machado Siqueira Lívia Magalhães de Castro Claudia

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0011 Título: Entrevista com Eva da Conceição Mídia: 8mm Time Code in out 00:05 00:40 Imagem da Dona Eva Conceição sentada, plano americano. Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno

Leia mais

TENDA DE UMBANDA CABOCLO UBIRAJARA E VOVÓ TEREZA PONTOS CANTADOS DE BOIADEIROS

TENDA DE UMBANDA CABOCLO UBIRAJARA E VOVÓ TEREZA PONTOS CANTADOS DE BOIADEIROS TENDA DE UMBANDA CABOCLO UBIRAJARA E VOVÓ TEREZA PONTOS CANTADOS DE BOIADEIROS Suzano -SP 2016 Saravá os Boiadeiros de Aruanda! Jetuá! 2 Pontos de Boiadeiros Meu Deus que zoada é essa, Em cima do tabuleiro,

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0053 Título: Performance Folia de Reis e entrevista com Flauzino Nascimento Mídia: Mini DV Time Code in Out Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Sugestão (conexões

Leia mais

Espalhando Alegria no Natal

Espalhando Alegria no Natal Espalhando Alegria no Natal --Eu tenho que ir no Bingo de Natal da Vovó amanhã? perguntou Érica, enquanto ajudava a mãe a fazer saquinhos de guloseimas. Minha amiga Amanda perguntou se podia vir aqui brincar.

Leia mais

Desenvolvimento - 6 meses a 2 anos

Desenvolvimento - 6 meses a 2 anos Desenvolvimento - 6 meses a 2 anos 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e

Leia mais

Que Nevão! Teresa Dangerfield

Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Mamã, Mamã, está tudo branquinho lá fora! gritou o Tomás muito contente assim que se levantou e espreitou pela janela. Mariana, vem ver depressa!

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA Nº: 1 Data: 31/05/2017 Hora: 16:00 : 16:45. Nome do acadêmico: Iuri Rezende Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersch Escola: Bento Munhoz Turma: 1 ano Local

Leia mais

E: Qual é seu nome? I: NP. E: Quantos anos cê tem, NP? I: 13, vou completar 14. E: 14, que série cê tá? I: Eu vô pra 8ª.

E: Qual é seu nome? I: NP. E: Quantos anos cê tem, NP? I: 13, vou completar 14. E: 14, que série cê tá? I: Eu vô pra 8ª. 1 E: Qual é seu nome? I: NP. E: Quantos anos cê tem, NP? I: 13, vou completar 14. E: 14, que série cê tá? I: Eu vô pra 8ª. E: Ah, então cê fez a 7ª né? I- Foi. E- Cê mora aqui em Lontra tem quanto tempo?

Leia mais

"DESEJOS SUICIDAS" Roteiro de. Deborah Zaniolli

DESEJOS SUICIDAS Roteiro de. Deborah Zaniolli "DESEJOS SUICIDAS" Roteiro de Deborah Zaniolli Copyright 2016 by Deborah Zaniolli Deborah Zaniolli Todos os direitos reservados contato@deborahzaniolli.com BN: 710351 Roteiro 2011 Piedade- SP 1. "DESEJOS

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C PROFESSORAS: CRISTINA e JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C PROFESSORAS: CRISTINA e JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C PROFESSORAS: CRISTINA e JULIANA LIVRO APONTADOR LÁPIS CADERNO LUZ PESSOA OBJETO ATIVIDADES PERMANENTES DE ALFABETIZAÇÃO ATIVIDADES DE LEITURA PRODUÇÃO DE TEXTOS Por que

Leia mais

Musica de. Capoeira. crianças e inicinates. V imagen: henar torinos

Musica de. Capoeira. crianças e inicinates. V imagen: henar torinos Musica de Capoeira crianças e inicinates V. 05.2013 imagen: henar torinos www.henartorinos.com Oi sim sim sim Chora menino, nhem nhem nhem Oi sim sim sim, Oi não não não Oi sim sim sim, Oi não não não

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTAS VESTIBULINHO - 2º ANO/2019 PROVA DE MATEMÁTICA

PADRÃO DE RESPOSTAS VESTIBULINHO - 2º ANO/2019 PROVA DE MATEMÁTICA PADRÃO DE RESPOSTAS VESTIBULINHO - º ANO/019 PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÕES RESPOSTA 1 19-0-1 11-1-13 6-7-8 31-3-33 Números pares: 0-1-6-8-3 PONTOS Quarta-feira 3 A-Roberto B-8 C-João D-Roberto 4 Ligue:

Leia mais

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões.

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia o texto abaixo. ÁLBUM DE

Leia mais

Número da fita: Título: Entrevista com Silvino Teixeira. Mídia: Mini DV. Sugestão (conexões externas)

Número da fita: Título: Entrevista com Silvino Teixeira. Mídia: Mini DV. Sugestão (conexões externas) Número da fita: 0044 Título: Entrevista com Silvino Teixeira Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out material) 00 00 49 00 02 43 Rosto de S. Silvino S. Silvino

Leia mais