COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre"

Transcrição

1 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias Nível de ensino: Ensino Médio Série/ano: 2º Componente curricular: Ensino Religioso Carga Horária Semanal: 1h/aula Ano: 2016 Professor (a): Anajara Detânico II OBJETO DE ESTUDO Fenômeno religioso e Religiosidade III EIXOS ESTRUTURANTES Fundamentos; Linguagens religiosas; Relações religiosas V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Interpretação dos elementos das tradições religiosas. Ressignificação do fato religioso nas culturas. A construção cultural de identidades religiosas. - A Declaração Universal dos Direitos Humanos. - Raízes religiosas do Brasil - A Constituição e a Religiões Identificar as diferentes religiosidades presentes na cultura brasileira. Identificar a formação humana e religiosa.

2 Interpretação das diferentes linguagens da experiência religiosa e dos seus contextos de produção. Representação do conhecimento religioso em múltiplas linguagens. A linguagem metafórica e sua inserção no discurso religioso. - A Distribuição das Religiões na Terra e suas manifestações diversas. - As muitas faces de Deus - As representações metafóricas presentes nos mitos de criação do mundo nas diferentes religiões. - A linguagem metafórica dos textos religiosos. Comparar diferentes fenômenos religiosos. Ultrapassar as explicações causais, sendo capaz de interpretar textos religiosos. VI METODOLOGIA A metodologia didática busca desenvolver a criticidade dos educandos a partir de aulas onde o debate seja favorecido e, principalmente, as diferenças sejam respeitadas. Para isso são utilizados diversos recursos: documentos oficiais, vídeos, depoimentos, entre outras. VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios A avaliação acontece de forma contínua, partindo de atitudes cotidianas onde a postura dos estudantes seja observada. Além disso, textos e debates dirigidos também fazem parte da composição da avaliação. Instrumentos Debates (30%), seminários (30%) e redações (40%).

3 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL I IDENTIFICAÇÃO Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias Nível de Ensino: Médio Série/ano: 2 Componente curricular: História Carga Horária Semanal:02 Ano:2016 Professor (a): Eduardo Grahl Muller II OBJETO DE ESTUDO Relação sócio-histórica e linguagens históricas III EIXOS ESTRUTURANTES Relação sócio histórica e linguagens históricas IV COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) HABILIDADES

4 01-Utilização do conhecimento histórico para a construção de argumentação oral e escrita consistente e coerente, capaz de validar o pensamento crítico. 02- Entendimento acerca do respeito às diferenças individuais e coletivas e conscientização sobre a necessidade de compreende-las e respeita-las, adotando atitudes que promovam a cultura da solidariedade e da paz. 03- Compreensão dos processos de construção da memória social, a crítica das relações de saber-poder 1.1- Fontes históricas, versões históricas e debate historiagráfico referente aos séculos XVIII e XIX O pensamento racional e os avanços tecnológicos no processo de desenvolvimento do capitalismo Transformações sócio econômicas na América portuguesa do século XVIII 2.2- Transformações geradas pelas Grandes Revoluções dos séculos XVII,XVIII e XIX Os movimentos sociais do séculoxix Desdobramentos dos processos de independência nas Américas. - A expansão europeia. - A conquista e a colonização portuguesa e a invenção do Brasil. - A colonização inglesa, francesa e holandesa. - A empresa agrícola colonial portuguesa. Política europeia e administração do Brasil. - A expansão territorial. - A crise portuguesa: contradições e conflitos no Brasil colonial. -O Brasil do ouro. - Economia e sociedade na época do ouro. - A Revolução Gloriosa e o fim do absolutismo na Inglaterra. - A Revolução Industrial. - O Iluminismo e o despotismo esclarecido. Interpretar as mensagens e visões de mundo expressas nas representações e manifestações culturais de diferentes sociedades humanas. Associar as representações e manifestações culturais de diferentes sociedades humanas à sua identidade social e ao seu respectivo processo histórico. Relacionar o processo de ocupação territorial e formação da sociedade brasileira às políticas de colonização, migração e imigração no Brasilao longo do tempo. Analisar sistemas de dominaçãoe relações de poder exercidas entre os sujeitos históricos e entre as sociedades, nações e etnias.

5 em tempos e contextos históricos diversos Relações de saberpoder na formação do estado brasileiro. Reconhecer situações de exclusão e preconceito de natureza diversa em sociedades de diferentes tempos e espaços, a partir da leitura de fontes históricas. Identificar lutas sociais e movimentos sociais em prol da cidadania e da democracia em diversos momentos históricos. Reconhecer as situações de exclusão e preconceito de natureza diversa em sociedades de diferentes tempos e espaço, a partir da leitura de fontes históricas variadas.

6 VI METODOLOGIA Viabilizar a apropriação de conceitos e contexto que são próprios deste componente curricular, superando o enfoque apenas informativo e permitindo aos estudantes interagir com o processo em uma dinâmica dialógica, promovendo discussões sobre valores e atitudes, garantir movimentos de construção do conhecimento universal através de recursos como livros didáticos, livros paradidáticos, vídeos, documentação e questões de vestibular e ENEM. V AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Instrumentos A avaliação tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino e aprendizagem Avaliação objetiva com peso 6,0, realizada ao final do trimestre letivo. Avaliações parciais peso 0,5, realizadas ao longo do trimestre letivo através de acompanhamento de trabalhos, atividades em sala de aula e em casa.

7 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias Nível de ensino: Médio Série/ano: 2º Componente curricular: Literatura Carga Horária Semanal: 1h/aula Ano: 2016 Professor (a): Cleidimara Feiten II OBJETO DE ESTUDO O texto em língua materna nos seus processos de produção/compreensão III EIXOS ESTRUTURANTES Comunicação e Análise linguística. IV COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades *Compreensão de Literatura como expressão de contextos históricos, sociais, políticos e/ou culturais. *Linguagem literária e seus recursos expressivos. *Gêneros literários. *Relação existente entre língua, cultura e arte literária. *Estratégias de leitura: inferências, intencionalidade, informatividade, intertextualidade, comparação e estabelecimento de relações: *Estabelecer relações entre o texto literário (obra) e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

8 *Compreensão das relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a Literatura como patrimônio nacional. *Relações de sentido: comparação, inferência, antecipação, intertextualidade, identidade cultural. *Contexto histórico, econômico e político do século XIX. revisão das escolas literárias do 1º ano ensino médio = devidas relações. *Relação existente entre língua, cultura e arte literária: contexto histórico cultural. *Contexto histórico econômico e político do século XIX: ambientes/costumes via leitura de clássicos. *Concepções filosóficas, estéticas e linguísticas: Romantismo (prosa poesia); Realismo.

9 V METODOLOGIA 1º trimestre: Confecção de linha de tempo das escolas literárias: Trovadorismo ao Arcadismo, a cargo de revisão. Análise de trechos do Romantismo, quanto ao vocabulário/vestuário/locais/costumes. Bem como tramas que revelam os clássicos/correlacionando com acontecimentos da sociedade atual. Aula expositiva com as devidas características das escolas: Romantismo/Realismo e contexto histórico/social/político e econômico. DVD aula (apoio). Leitura de obras de José de Alencar Joaquim M. de Macedo. A moreninha autor: Joaquim Manuel de Macedo Editora FTD Lucíola autor: José de Alencar Editora FTD Memórias de um sargento de milícias autor: Manoel Antônio de Almeida Editora FTD Iracema autor: José de Alencar Editora FTD VI AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios OBS.: Para todos os trimestres: *Prova única = 6,0 Assiduidade; Participação nas atividades *Trabalho I = 1,0 propostas (palco, teatro, leitura); Leituras; *Trabalho II = 1,5 Recitais; Seminários. *Trabalho III= 1,5 Instrumentos

10 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens Nível de ensino: Ensino Médio Série/ano: 2º Componente curricular: Arte Carga Horária Semanal: 1 Ano: 2016 Professor (a): Jacques Bruno Dahlke II OBJETO DE ESTUDO A linguagem artística como produtora de sentidos. III EIXOS ESTRUTURANTES Sensibilidade estética e inventividade V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Compreensão dos sentidos dos objetos artísticos e apropriação Arte e cultura: aspectos sóciohistóricos dos contextos dos artefatos, das Muralistas Mexicanos Semana de Arte Moderna Identificar conceitos da Semana de Arte Moderna de 1922 e relacionar com a

11 dos signos e suas categorias estéticas. manifestações e dos sentidos das obras de arte revolução cultural mexicana. Compreensão da diversidade cultural, em sua singularidade, revelada nas manifestações artísticas. Reflexão acerca dos artefatos culturais como polissêmicos e articuladores de saberes. A importância da arte como diálogo cultural: produtores e produções locais, regionais, nacionais e internacionais. Os discursos e os valores das culturas juvenis. Pop Art e história em quadrinhos Poética Pessoal Identificar conceitos da Pop Art, aplicando técnica da História em Quadrinhos. Aplicar técnicas em contextos relevantes da sociedade atual. Criar obras plásticas expondo angústias da juventude atual. Relacionar conceitos e idéias da juventude em diferentes épocas; VI METODOLOGIA Aulas expositivas, aulas práticas, utilização de recursos áudio visuais. VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Identificação dos conceitos abordados; Instrumentos Trabalhos práticos durante o trimestre, Portfólio e prova ao final do trimestre.

12 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Nível de ensino: ENSINO MÉDIO Série/ano: 2º Componente curricular: FÍSICA Carga Horária Semanal: 3h Ano: 2016 Professor (a): LEANDRO WEBER II OBJETO DE ESTUDO Energia e interações nos contextos sócio históricos e culturais. III EIXOS ESTRUTURANTES Contextualização sócio histórica e cultural, investigação científica e a linguagem física. IV COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Conteúdos Nucleares Desdobramentos dos Conteúdos Nucleares (Conteúdos Específicos) Habilidades

13 Interpretação e análise das equações, representações gráficas, tabelas, diagramas e cálculo dos parâmetros típicos. Reconhecimento e avaliação dos impactos socioambientais, decorrentes do desenvolvimento científico-tecnológico, para promover intervenções de inclusão social e preservação ambiental. Estudo do movimento e leitura gráfica. Referencial Estudo de movimentos lineares Aceleração, funções e interpretação gráfica. Movimento linear e circular. MHS pêndulos e massa-mola. Hidrostática estudo de pressão, empuxo e densidade. Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. V METODOLOGIA Exposição e experimentação de situações cotidianas. Experimentos simulados e práticos. Equações e teorias em aula expositiva. Discussão e elaboração de relatórios de experimento e exercícios. Analise dos resumos de aula e exercícios de fixação ao longo do trimestre. Recursos didáticos: Material apostilado FTD Experimentos práticos no laboratório de ciências: determinação de velocidade. Experimentos práticos no laboratório de ciências: prensa hidráulica e vasos comunicantes.

14 Lousa interativa. Notícias, pesquisas, vídeos e exercícios do ENEM e vestibulares. Informática: simulação de movimentos relativos: site phet colorado. VI AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Capacidade de relação e identificação da física com fenômenos naturais e tecnológicos envolvendo movimentos e fenômenos mecânicos. Reconhecer padrões e regularidades, códigos e linguagem científica; Instrumentos 4,0 - Teste escrito individual com questões descritivas e objetivas. 3,0 Portfólio de aula individual, com relatório de atividades e estudos. Analise qualitativa, entrega de relatórios experimentais e temas em aula. Posicionamento ético e responsável em relação à tecnologia e a comunidade. Interpretação gráfica e aplicação contextualizada. 2,0 Resolução de questões virtuais: entrega de material escrito. Avaliação em duplas. 1,0 - Simulado FTD

15 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias Nível de ensino: Ensino Médio Série/ano: 2º Componente curricular: Educação Física Carga Horária Semanal: 01 períodos Ano: 2016 Professor (a): Fabiana Caporal Mostaceros II OBJETO DE ESTUDO Cultura corporal de movimento III EIXOS ESTRUTURANTES Movimento corporal e Contextualização do movimento corporal V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Autonomia na vivência dos movimentos corporais para apropriação e construção Análise e questionamento das práticas corporais, seus significados e implicações. Aprofundar o conhecimento sobre habilidades motoras. Valências Físicas. Planejar e executar de forma autônoma programa de condicionamento físico individual.

16 da Cultura movimento. Corporal de Aplicação de tecnologias como instrumento de comunicação corporal. Manifestações da cultura corporal: desafios e decisões individuais e de grupo. Análise dos significados que o movimento gera tornando a prática corporal construtora de cultura. Compreensão das implicações dos aspectos fisiológicos e biomecânicos na dinâmica corporal. A Cultura Corporal de movimento e o protagonismo no exercício da cidadania. Fisiologia no movimento corporal. Concluir que há necessidade de um equilíbrio na relação entre corpo e mente (alma). Conhecer os principais danos causados ao indivíduo na prática do exercício físico nãoorientados e mal orientados. Conhecer noções de composição corporal, cinesiológicas, condicionamento cardíaco... Revelar, nas suas opções, um nível de consciência da importância da preservação da qualidade de vida. Interesse pelas variações da atividade física, enquanto objeto de pesquisa e área de interesse social.

17 Dinâmica dos princípios e valores cristãos nas práticas corporais. Respeito às regras e aos diferentes posicionamentos pautados na ética. Comprometimento com a ecopedagogia com base nas práticas corporais Cuidados com a saúde com base nas práticas corporais. Mudanças de comportamento com base na análise e do posicionamento em relação às manifestações corporais de movimento e estética As manifestações da cultura corporal e o processo emancipatório na construção das normas de convívio. Relacionar os conhecimentos sobre propriedades nutricionais dos alimentos com a atividade física. Compreender o funcionamento do organismo humano de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como melhoria de suas condições físicas. Saber conviver com sentimentos de competência e frustração, potencialidades e limites Analisar criticamente as informações, transformando comportamentos em atitudes, visando a melhoria da qualidade de vida. Procurar manter uma alimentação equilibrada. Ter postura que revele discernimento de atitudes coerentes nas diversas situações do cotidiano. Consciência ecológica nas práticas corporais

18 VI METODOLOGIA Pesquisas, vivências corporais, atividades em grupos, debates. VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Instrumentos Prática em aula valor 1,0 Prática em casa valor 2,0 Simulado valor 1,0 Condicionamento físico (prática) valor 2,0 Trabalho 1= saúde ou alimentação valor 2,0 Trabalho 2= saúde ou alimentação valor 2,0 Recuperação: teórica ou prática. Prática em aula: avaliação diária Prática em casa relatório de atividades realizadas durante a semana. Trabalhos e Debates sobre Saúde e Alimentação ocorre pesquisa de interesse da turma. As datas de entrega dos trabalhos já estão marcadas no cronograma entregue na turma no início do trimestre. Observações:

19 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 1º trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias Nível de ensino: Médio Série/ano: 2º Componente curricular: Língua portuguesa Carga Horária Semanal: 3h/aulas Ano: 2016 Professor (a): Cleidimara Feiten II OBJETO DE ESTUDO O texto em língua materna nos seus processos de produção/compreensão. III EIXOS ESTRUTURANTES Comunicação e Análise linguística. IV COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Análise crítica dos diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de revisão Coerência e coesão. Gêneros textuais versus tipos textuais (função social dos gêneros e aspectos Revisão: substantivo; artigo; numeral; adjetivo; pronome devidas funções sintáticas. Associar vocábulos e expressões de um texto na língua materna e relacionar ao tema. Empregar as classes

20 de textos e posicionamentos. Empregos dos recursos linguísticos na leitura e produção de textos. Domínio de tecnologias da comunicação e da informação em situações comunicativas. linguísticos das sequências tipológicas) Análise morfossintática: aspectos normativos, descritivos e funcionais. Morfossintaxe, semântica e suas interrelações. Análise morfossintática: aspectos normativos, descritivos e funcionais. Significação de palavras. Polifonia discursiva. Variante linguística. Variantes linguísticas nos textos e nos contextos culturais. Análise morfossintática: aspectos normativos, Verbo conceito; vozes; modos e tempos; formas nominais; estrutura; classificação; conjugações; funções sintáticas contextualizadas. Advérbio locuções adverbiais circunstâncias e devida sintaxe. Preposição locuções prepositivas classificação. Interjeição locuções e aplicações. gramaticais como recursos linguísticos. Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para preservação da memória e da identidade nacional, bem como a comunicação em grau de eficácia e nível exato de interpretação. Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos.

21 descritivos funcionais. e V METODOLOGIA 1º trimestre: Aulas expositivas. Uso de apoio ao material modular FTD. DVD-aula apoio. Análise de pronomes empregados em letras de músicas. Análise de verbos empregados em trechos de obras clássicas. Bem como em músicas e na forma coloquial. Aulas expositivas, acompanhadas pelo material modular FTD. DVD-aula (apoio). Critérios OBS.: Para todos os trimestres: Participação em aula; Assiduidade; Tarefas bem feitas e entregues no prazo; Disciplina; Leituras; Dicção; Oratória. Instrumentos *Prova I = 3,0 *Prova II= 3,0 *Trabalho I= 1,0 *Trabalho III= 1,0 *Trabalho III= 2,0 Inclui-se simulados, projetos.

22 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO (anual) Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias Nível de ensino:médio Série/ano: 2º Componente curricular: Produção textual Carga Horária Semanal: 1h/aula Ano: 2016 Professor (a): Cleidimara Feiten II OBJETO DE ESTUDO O texto em língua materna nos seus processos de produção/compreensão. III EIXOS ESTRUTURANTES Comunicação e Análise linguística.

23 IV COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades *Compreensão dos sistemas simbólicos da Língua portuguesa como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados e representações textuais em diferentes esferas de atividade social. *Leitura e produção de textos de diferentes gêneros textuais de acordo com as situações comunicativas. *Emprego dos recursos linguísticos na leitura e produção de textos. *Texto e discurso. *Linguagem, Língua e comunicação. *Coerência e coesão. *Texto e discurso. *Gêneros textuais versus tipos textuais: (Função social dos gêneros e aspectos linguísticos das sequências tipológicas). *Texto e discurso. *Gêneros escritos: texto dissertativoargumentativo e explicativo, resenha crítica, editorial, texto publicitário, texto de opinião. *Produção de textos associados a temas filosóficos, subjetivos e atuais (polêmicos). *Gêneros textuais versus tipos textuais: (Função social dos gêneros e aspectos linguísticos das sequências tipológicas). Tipologias textuais conceitos esquema gráfico e seus gêneros. *Refação dos textos produzidos: oportunidade de rascunho/correção e folha definitiva. *Reconhecer e aplicar no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outros. *Relacionar em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. *Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

24 V METODOLOGIA Exercícios para reconhecer as tipologias textuais. Produções textuais: gêneros diferenciados: bulas, mapas conceituais, relatórios, síntese, bilhetes, cartas, s, entre outros. VI AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios OBS.: Para todos os trimestres: PT 1 = 2,0 Legibilidade; distribuição gráfica; ortografia; PT 2 = 2,0 concordância; pontuação; coerência e coesão; PT 3 = 6,0 parágrafos; adequação à proposta. Instrumentos

25 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: ciências humanas e sua tecnologia Nível de Esino: Médio Série/ano: 2 Componente curricular: Geografia Carga Horária Semanal:03 Ano:2016 Professor (a): Eduardo Grahl Muller II OBJETO DE ESTUDO Espaço geográfico III EIXOS ESTRUTURANTES Movimento e inter-relações entre as escalas geográficas: Formações sócio espaciais e transformações ambientais; Representação e comunicação espacial. IV COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades

26 01- Análise dos diversos tipos de redes que compõem as tessituras do espaço geográfico. 02- Caracterização dos lugares com base em suas singularidades e da interconexão de diferentes fluxos. 03- Avaliação das complexas interrelações entre o local e o global. 1.1 Identificação de regiões, no Brasil e no mundo, com base nos critérios de regionalização, características regionais na constituição do espaço geográfico. 2.1 Especificidades e interrelações da dinâmica dos fluxos e redes materiais e imateriais do território. Informacionais, comunicacionais, populacionais, financeiros, de transporte, de energia entre outros. 3.1 A dimensão multicultural e o respeito a diversidade na contemporaneidade no Brasil e no mundo. 3.2 Busca da minimização da desigualdade: fortalecimento do sentimento de pertença e das identidades na População e demografia, conceitos básicos. A população mundial. A população brasileira. O processo de urbanização. O crescimento urbano do Brasil. A urbanização e os impactos ambientais. A evolução da capacidade produtiva agrícola e pecuária. O espaço agrário no mundo. O espaço agrário brasileiro. O espaço geográfico e a Revolução Industrial. A distribuição das industrias no mundo atual. O espaço geográfico brasileiro. 01- Relacionar a diversidade cultural e suas interações com as transformações nos seus respectivos espaços de ocorrência 02- Reconhecer as semelhanças e diferenças dos diversos grupos sociais ou culturais a partir do comportamento dos indivíduos e dos elementos que constituem as suas identidades 03-Analisar os elementos que constituem suas identidades. 04- Analisar os elementos que constituem as diversas culturas mundiais 05- Analisar os elementos que constituem as diversas culturas mundiais. 06- Analisar as diferentes manifestações populares que constituem as

27 valorização dos lugares. Sujeitos como cidadãos: direitos e deveres de cidadania socioespacial. identidades culturais e regionais. 04- Avaliação das consequências do desenvolvimento técnico-científico em relações aos ambientes naturais. 4.1 Uso de conceitos, manipulação de dados e informações cartográficas e socioambientais para resolver situações problema que envolvam questões relacionadas ao campo e a produção agropecuária. 4.2 A dinâmica dos processos políticos geradores da organização sociespacial no campo. 4.3 Densidade técnica :conteúdos técnico científicos e a produtividade no campo e na cidade. 4.4 Diferentes possibilidades De exploração de recursos naturais no Brasil e no mundo. 5.1 Políticas migratórias nas relações internacionais.

28 05- Usos dos territórios; populações e suas territorialidades 5.2 Dinâmica dos processos de urbanização no Brasil e no mundo e suas relações na transformação do território. 5.3 Conflitos e movimentos de reivindicação da propriedade da Terra. 5.4 Estudos populacionais e desigualdade socioespacial V METODOLOGIA Viabilizar a apropriação de conceitos e contexto que são próprios deste componente curricular, superando o enfoque apenas informativo e permitindo aos estudantes interagir com o processo em uma dinâmica dialógica, promovendo discussões sobre valores e atitudes, garantir movimentos de construção do conhecimento universal através de recursos como livros didáticos, livros paradidáticos, vídeos, documentação e questões de vestibular e ENEM. VI AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Instrumentos A avaliação tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino e aprendizagem Avaliação objetiva com peso 6,0, realizada ao final do trimestre letivo. Avaliações parciais peso 0,5, realizadas ao longo do trimestre letivo através de acompanhamento de trabalhos, atividades em sala de aula e em casa.

29

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagem, Códigos e suas tecnologias Componente Curricular: LPL Série:2ºB,C

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009.

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 74, DE 27 DE ABRIL DE 2009. Dispõe sobre as alterações curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, licenciatura, com habilitação em Português e Literaturas, do Instituto

Leia mais

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS Curso 1/20D Ingresso a partir de 2007 NÍVEL I Introdução à Pesquisa em Letras Codicred: 1216A-02 Ementa: Compreensão da linguagem como

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: LITERATURA Período: Anual Professor: ISABEL FERNANDES Série e segmento: 2º ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE Objetivos gerais 1. Formação do leitor

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Médio Etec: PROFESSOR MARIO ANTONIO VERZA Código: 164 Município: PALMITAL Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens / Parte Diversificada Componente Curricular: Língua Estrangeira

Leia mais

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO 1 - Matriz de Competências e Habilidades de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Ensino Médio EIXOS COGNITIVOS

Leia mais

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de conformidade

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC nº 680 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE PORTUGUÊS: Introdução aos estudos da Linguagem Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas.

Leia mais

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio PLANO DE CURSO/2015 PROFESSORA: NATÁLIA SILVA OLIVEIRA DISCIPLINA: REÇÃO SÉRIE: 2º ANO Competência 1: Demonstrar domínio da norma

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Professor Mário Antonio Verza Código: 164 Município: Palmital Área de conhecimento: Linguagens e códigos Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2014 Etec Ensino Médio ETEC. PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: Geografia

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE GEOGRAFIA CURRÍCULO NOVO, A PARTIR DE 2011 NÍVEL I 15359-04 Epistemologia da Geografia Introdução ao campo teórico da Geografia. Construção de uma Base Teórica e Epistemológica dos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC de Mairiporã Código: 27 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Sociologia

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec. Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGOS: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO); PROFESSOR ADJUNTO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL; PROFESSOR DE ARTES; PROFESSOR DE LINGUAGEM ARTÍSTICA E NATURAL;EDUCADOR

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Educação Física - Licenciatura

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Educação Física - Licenciatura EMENTÁRIO ANATOMIA I Ementa:. Estudo da forma, estrutura, função e localização de órgãos que compõem os sistemas que formam o aparelho locomotor: sistema esquelético, sistema articular, sistema muscular

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto Estadual N.º 11.025, de 14.05.14, D.O.E. nº 9.206 de 15.05.14. Para

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS HORA/ AULA I - CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: II - PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS HORA/ AULA I - CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: II - PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE CH ANO 1ª 68 2012 COMPETÊNCIAS: Compreender

Leia mais

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB Autoria: Islany Costa Alencar¹, Renata Duarte Moreira¹,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Sociologia Série: 2º

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano Língua Portuguesa - Definir adequadamente a função sintática que cada termo exerce dentro de uma oração; - Distinguir as orações adjetivas; - Reconhecer o período composto por coordenação; - Diferenciar

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ETAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA LLE 931 LLE 9311 LLE 931 LLE 9313 LLE 9315 LLE 931 LLE 91 LLE 931 LLE 93 LLE 93 LLE 935 1ª FASE Introdução aos Estudos da Linguagem

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Avaliação do Processo de Ensino- Aprendizagem Cultura Clássica Didática (40 horas de estágio supervisionado) Educação de

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Superintendência de Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens Adultos EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Democratização e efetividade do processo

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

Projeto Educativo do Brasil Marista

Projeto Educativo do Brasil Marista Projeto Educativo do Brasil Marista Dimensão Conceitual: Delineamentos e posicionamentos Aline Rodrigues, Danielle Duarte, Luciana Ferraz e Márcia Carvalho Dimensão Conceitual: Delineamento e posicionamento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre Curso: Estudos Sociais Habilitação em História Ementas das disciplinas: 1º Semestre Disciplina: Introdução aos estudos históricos Carga horária semestral: 80 h Ementa: O conceito de História, seus objetivos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE

PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE CURSO DISCIPLINA ANO ENSINO MÉDIO FILOSOFIA 2015/1 DOCENTE CARGA HORÁRIA AULAS PREVISTAS ERIÉDNA MACIEL PEREIRA 80 40 PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE EMENTA DA DISCIPLINA Introdução aos estudos filosóficos:

Leia mais

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco UFPI- Colégio Técnico de Teresina Curso: Ensino Médio Disciplina: História - Série: 2º ano Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco PLANEJAMENTO/2015 Apresentação: A história, enquanto ciência, corresponde

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente

Leia mais

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA ÍNDICE Leitura e Interpretação de Textos...2 Didática I...2 Psicologia da Educação...2 História da Educação...2 Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa...3

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU ESTADO DO PARÁ EDITAL NORMATIVO DE CONCURSO Nº 001/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU ESTADO DO PARÁ EDITAL NORMATIVO DE CONCURSO Nº 001/2016 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 ERRATA 003/2016 A PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU, Estado do PARÁ, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento e esclarecimento dos interessados,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 Matriz Curricular SERVIÇO SOCIAL MATRIZ CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001 REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Fundamentação Legal PARECER CNE/CES 492/2001 APROVADO em 03/04/2001 e HOMOLOGADO, com despacho do Ministro em 4/7/2001 e publicação no Diário Oficial da União

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 68 h/a 1425 A função Financeira nas empresas. Matemática Financeira valor do dinheiro

Leia mais

Cronograma de Estudos de Português - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br

Cronograma de Estudos de Português - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Cronograma de Estudos de Português - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Área Assunto Início Fim Teoria Exercícios Gramática Concordância Gramática Crase Gramática Figuras de Linguagem Gramática

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS - FORMA INTEGRADA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS - FORMA INTEGRADA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS - FORMA INTEGRADA Habilitação Profissional: Técnico em Recursos Humanos Eixo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História Critérios específicos de avaliação História Ponto 1 : Informações gerais Os elementos de avaliação serão classificados de forma qualitativa, de acordo com a terminologia que a seguir se indica. A classificação

Leia mais

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos;

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos; PLANO DE AULA 1º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 6 º ANO CONTEÚDO ESTRUTURANTE: O DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIALMENTE Professora: Rosangela Manzoni Siqueira CONTEÚDOS BÁSICOS: RETOMADA DOS GÊNEROS TRABALHADOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

Educação em Direitos Humanos Extensão

Educação em Direitos Humanos Extensão Código / Área Temática Direitos Humanos Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação em Direitos Humanos Extensão QUALQUER ETAPA DE ENSINO Nível do Curso Extensão Objetivo O objetivo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua das Ameixeiras, 119 Núcleo Cristo Rei Fone/Fax: 0xx42 3624 3095 CEP 85060-160 Guarapuava Paraná grpcristorei@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO

Leia mais

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Zilma de Moraes Ramos de Oliveira zilmaoliveira@uol.com.br Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa OBJETIVOS Discutir as implicações

Leia mais

Portaria Inep nº 249 de 10 de maio de 2013 Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, págs. 21 e 22

Portaria Inep nº 249 de 10 de maio de 2013 Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, págs. 21 e 22 Portaria Inep nº 249 de 10 de maio de 2013 Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, págs. 21 e 22 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

Portaria Inep nº 219 de 26 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 27 de julho de 2011, Seção 1, págs. 16 e 17

Portaria Inep nº 219 de 26 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 27 de julho de 2011, Seção 1, págs. 16 e 17 Portaria Inep nº 219 de 26 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 27 de julho de 2011, Seção 1, págs. 16 e 17 O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 134, DE 7 DE AGOSTO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 134, DE 7 DE AGOSTO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 134, DE 7 DE AGOSTO DE 2008. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Inglês Série: 2ºC,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 6º anos PROFESSOR(A):

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO RESOLUÇÃO CAS Nº 07 / 2007 De 05 de agosto de 2007 Reformula o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a ser implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2007. CONSIDERANDO

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014 sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (187) 31 32 São Paulo, 124 (187) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Resolução

Leia mais

1ª Circular XXXI Encontro Estadual de Geografia. Professor, o Bacharel e o Estudante: diferentes ações, as mesmas geografias?

1ª Circular XXXI Encontro Estadual de Geografia. Professor, o Bacharel e o Estudante: diferentes ações, as mesmas geografias? 1ª Circular XXXI Encontro Estadual de Geografia O Professor, o Bacharel e o Estudante: diferentes ações, as mesmas geografias? 18 a 20 de maio de 2012 Universidade Federal de Rio Grande FURG Rio Grande

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE 2005 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Filosofia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.932, DE 22 DE JANEIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.932, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.932, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Componente

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA FILOSOFIA. Objetos do Conhecimento (conteúdos)

CIÊNCIAS DA NATUREZA FILOSOFIA. Objetos do Conhecimento (conteúdos) CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV1 2ªs Séries - EM CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA O absolutismo e a formação do Estado Moderno O Império colonial português

Leia mais

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Gerência de Ensino Médio Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ATUALIDADES Período: Anual Professor: INÊS PEREIRA Série e segmento: 3º ENSINO MÉDIO NOTA: Por se tratar de uma disciplina cujos assuntos permeiam as transformações

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 07/04 Define o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelece diretrizes e normas para seu funcionamento.

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Outubro de 2008 1 INTRODUÇÃO A Política de Desenvolvimento Social formaliza e orienta o compromisso da PUCRS com o desenvolvimento social. Coerente com os valores e princípios

Leia mais