Marco Basaiti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Marco Basaiti 1470-1530"

Transcrição

1 Marco Basaiti Marco Basaiti foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Friuri (Veneto) no ano de 1470 e falecido em 1530, sendo, profissionalmente, rival de Giovanni Bellini. Sua família veio das Balcãs, mais precisamente da Albânia, sendo, entretanto, de origem grega. Ele começou a pintar ativamente em 1496 e considera-se como sua obra prima Cristo pregando no jardim (detalhe abaixo), de 1516, podendo se destacar também Chamando São Pedro e Santo André.

2 Acredita-se que tenha aprendido a pintar na oficina de Alvise Vivarini. Basaiti trabalhou principalmente com temas religiosos, mas também executou retratos. Destoando de outros artistas da época, preferia usar cores brilhantes para dar mais vida a suas pinturas religiosas. O artista ficou conhecido por suas composições, combinando, harmoniosamente, as paisagens e as figuras. O restauro de uma de suas obras no Museu do Palácio do rei Jan II em Varsóvia, feito em 1909, recuperou o brilho de suas cores e trouxe outra grande surpresa: entre os personagens está a imagem do patrocinador do artista, Alvise di Franceschi, fazendo o papel de São Liberalis. (Wikipedia em inglês e outras fontes) Veja abaixo. Fonte: Commons. O São Liberalis, à direita, é o mecenas Alvise di Franceschi

3 - 053 Girolamo di Benvenuto Girolamo di Benvenuto foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Siena no mês de setembro de 1470 e falecido na mesma cidade em junho de Era filho do também pintor Benvenuto di Giovanni que, envolvido em múltiplos negócios, inclusive na vida pública e no cultivo de vinhedos, aproveitava o pouco tempo ainda disponível para colaborar com o próprio filho. Girolamo era contemporâneo de Giacomo Pacchiarotti, Bernardino Fungai e Pinturicchio. Aprendeu os rudimentos da arte com seu próprio pai e ampliou seu treinamento na tradicional escola sianesa. Trabalhou como assistente em vários afrescos e retábulos de encomendas confiadas ao seu pai. Aos poucos, foi revelando seu particular estilo. Em A Assunção de Maria (veja detalhe na página 054), pintado em 1498 para a cidade de Montalcino, e que até hoje se encontra no museu local. Ao correr do tempo, Girolamo começa a revelar as sensíveis diferenças de estilo em relação ao pai, com figuras mais alongadas e com uma expressão mais pronunciada. Sua obra mais destacada, assinada e datada de 1508, é a Madona da Neve, que se acha hoje na Pinacoteca de Siena. Foi produzida ao, mesmo tempo, com outro retrato que se acha atualmente na National Gallery of Art de Washington. Documentos disponíveis revelam que Girolamo se dedicava especialmente à pintura religiosa, mas sem abandonar completamente temas profanos, em ambientes domésticos, como O julgamento de Páris, hoje no Museu do Louvre. (Wikipedia em inglês e outras fontes).

4 - 054 Acima, um tema religioso A Assunção de Maria, 1498 Abaixo, um tema profano O Julgamento de Páris, 1500, circa

5 Michele da Verona ? Michele da Verona, cujo nome verdadeiro era Michele di Zenone foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Verona no ano de 1470 e falecido na mesma cidade em data incerta, entre 1536 e Foi um contemporâneo de Zerone Veronese ( ), também nascido na mesma cidade, ainda que os estilos dos dois artistas não guardassem qualquer semelhança entre si. Foi também contemporâneo de Paolo Moranda Cavazzola (Verona, ), a quem teria ajudado na decoração da igreja de San Bernardino em Verona. O portal de San Stefano em Milão, pelo lado de dentro, tem um crucifixo com a assinatura de Michele e igualmente existe um registro de seu trabalho no Refeitório de San Giorgio, em Verona. Também se registra sua presença em obra datada de 1505 em Santa Maria de Vanzo, Pádua, notando-se em seu trabalho a influência de estilo de Jacopo Bellini. Na igreja de Santa Chiara, Verona, há afrescos representando a cidade eterna, com anjos, profetas e os quatro evangelistas, esta datada de Afrescos de outras datas podem ser encontrados na Vittoria Nuova e Sant Anastasia, enquanto que na igreja da Villa di Villa existe uma Madona com criança entre São João Batista, São Lourenço, Santo André e São Pedro. Este último é datado de (Wikipedia em inglês)

6 - 056 Acima: Crucifixion (circa 1500), Brera Museum (Fonte: Commons) Abaixo: Madonna de Verona 1490s (Fonte: Commons)

7 - 057 Gian Cristoforo Romano Giovanni Cristoforo Romano, também conhecido como Giancristoforo ou Gian Cristoforo Romano foi um escultor italiano da Alta Renascença, que também trabalhou como medalhista, nascido em Roma em 1456 e falecido na mesma cidade em Foi, provavelmente, um discípulo de Andrea Bregno. As primeiras obras de que se tem conhecimento aconteceram no Palácio Ducal de Urbino, por volta de 1482 e, mais tarde, trabalhou como medalhista para as cortes de Ferrara e Mantua, onde se tornou um favorito da duquesa Isabella d Este. Em 1491, se mudou para Milão para atender a um chamado de Ludovico Sforza, cunhado de Isabella, que o incumbiu de esculpir o túmulo de Gian Galeazzo, em Certosa de Pavia, trabalho que executou com a colaboração de Benedetto Briosco. Com a queda de Sforza, em 1499, voltou a trabalhar para Isabella d Este, para quem executou medalhas, assim como esculpiu o portal de mármore do estúdio ducal do Palácio de Mantua. Mais tarde, atendendo ao chamado do Papa Julius II, peregrinou em Roma, depois foi para Nápoles, Cremona e, finalmente, Milão e Urbino. O tríptico em mármore do retábulo na Capela Costa, em Santa Maria del Popolo, foi, provavelmente, criado por ele para o cardeal Jorge da Costa, por volta de (Wikipedia em inglês e outras fontes)

8 - 058 Gian Cristoforo Romano Retrato de mulher (Provavelmente Isabella D Este) Fonte:

9 Gaudenzio Ferrari 1471?-1546 Gaudenzio Ferrari foi um pintor e escultor italiano da Alta Renascença, nascido em 1471 (circa) e falecido 11 de janeiro de Seu nome de batismo era Franchino Ferrari, originário de Milão. Iniciou seus estudos em Verselli, com Gerolamo Giovenone, depois, estudou em Milão, na escola do artesão Giovani Stfano Scotti e, talvez, ao correr do tempo, treinou também com Bernardino Luini. Por volta de 1504, esteve em Florença e, mais tarde, regressou a Milão, onde faleceu. Seu estilo, na primeira fase, pode ser considerado como influente da velha escola milanesa, o que o manteve afastado da influência modernizante de Leonardo da Vinci e de seus discípulos. Todavia, o ímpeto provincial era muito forte, como ficou demonstrado na emotividade em uma de suas obras no complexo do Sacro Monte of Varallo, conjunto espetacular com uma basílica e cerca de 45 capelas. Em 1513, ele pintou A vida de Cristo, em afresco, na igreja de Santa Maria dela Grazie, em Varallo. Retornou ao trabalho nas capelas do Sacro Monte di Varallo em Essas capelas estão dispersas na colina ao longo do santuário, ligadas por um caminho sinuoso, com figuras de terracota em tamanho natural. Ali, ele executou a mais memorável de suas obras, um afresco da Crucificação, com uma multidão de figuras. Destas, pelo menos 26 estão modeladas em relevo e coloridas sobre o teto abobadado. Há outros trabalhos inovadores, como o Coro de Santa Maria dei Miracoli, em Sarono ou seu afresco de Santa Ana com a sobreposição do realismo milanês e o colorismo veneziano. Em resumo, Gaudenzio Ferrari foi um pintor prolífico, que recebeu e exerceu influências na arte de sua época. Seus temas foram sempre religiosos. Entre seus discípulos, pode-se contar Andrea Solario, Giovanni Battista Cerva, Gian Paolo Lomazzo, e Fermo Stella. (Wikipedia em inglês)

10 - 060 Acima, Gaudêncio Ferrari, O coro dos anjos, detalhe Abaixo, A última Ceia, detalhe, Igreja S. Maria da Paixão, Milão Fonte: Commons

11 Fra Bartolomeo Baccio della Porta 1472?-1517 Fra Bartolommeo, cujo nome de batismo era Baccio della Porta foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Florença por volta de 1472 e falecido em Fiesole no ano de Baccio della Porta tornou-se frade dominicano em 1500, a partir do que passou a seu conhecido por seu novo nome. Foi discípulo de Cosimo Roselli, mas sua permanência na arte tornou-se difícil, devido à pressão do aterrador e fanático frei Girolamo Savanarola que desejava obriga-lo a abandonar a pintura. Para se entender melhor, Savaranola foi um frade e reformador fanático que, por pouco tempo, governou Florença e interpretando a seu modo as mensagens do Apocalipse, criou um clima de terror na cidade e, de quebra, chegou a desafiar a autoridade papal. Reza a lenda que Leonardo da Vinci teria retratado Savonarola na sua famosa obra A Última Ceia colocando seu rosto na figura de Judas Iscariotes. Cedendo inicialmente a tais pressões recebidas, Bartolomeu só voltou a pintar quatro anos após, produzindo a Visão de São Bernardo, obra que iniciou em 1504 e levou três anos para terminar. Viajou a Veneza em 1508, onde sofreu benéfica influência de Giovanni Bellini, o mestre da cor, e, como consequência, tornou-se um dos principais coloristas da escola florentina. Deste período são alguns de seus monumentais trabalhos, como O Pai Eterno com Maria Madalena e Santa Catarina de Siena (1509), bem como O Casamento e Santa Catarina (1511), alguns deles feitos em colaboração com seu irmão Mariotto Albertinelli. Seus últimos trabalhos, como Madonna della Misericordia (1515) refletem toda a majestade do estilo da Alta Renascença, representado por Michelangelo e Rafael, os quais Fra Bartolomeu tiveram oportunidade de encontrar, em 1914, numa viagem que fez a Roma. (Encarta em inglês e outras fontes)

12 - 062 Acima, Jesus no templo, 1,56x1,59m, Óleo sobre madeira Abaixo, Madona com menino e santos O colorismo de Giovanni Bellini aplicado por Fra Bartolomeu

13 - 063 Pietro Torrigiano Pietro Torrigiano foi um escultor italiano da AltaRenascença, nascido em Florença no dia 24 de novembro de 1472 e falecido na Espanha em agosto de Torrigiano era um protegido de Lorenzo de Medici e trabalhou com Michelangelo quando ambos eram apenas aprendizes. Depois, se mudou para Roma, onde fez decorações em estuque para o papa Alexandre VI. Em seguida, alistou-se no exército de vários estados, e então foi convidado para executar uma tumba de Henrique VII e sua consorte em Londres, entre 1509 e Após a conclusão desta obra, também realizou o altar, um retábulo e um baldaquino na Abadia de Westminster, destruídos na revolta puritana no século XVII, restando, contudo, algumas de suas partes.

14 Henrique VIII o contratou para criar outra tumba para si mesmo no Castelo de Windsor, mas esta não chegou a ser concluída. A última parte de sua vida, passou-a na Espanha, especialmente em Sevilha, onde deixou várias esculturas. Todavia, seu temperamento guerreiro e impulsivo criou-lhe vários problemas, foi preso e, na prisão, faleceu. (Wikepdia e outras fontes) Detalhe de São Jerônimo penitente Museu de Belas Artes de Sevilha Mater dolorosa, Rijksmuseum, Amsterdam

15 Giuliano Bugiardini Giuliano Bugiardini foi um pintor italiano no final da Alta Renascença, quando já começava a ganhar espaço o Maneirismo. Ele nasceu em 29 de janeiro de 1475 e faleceu em 17 de Fevereiro de 1555) tendo trabalhado principalmente em Florença. É também conhecido como Giuliano di Piero di Simone. Estudou com Domenico Ghirlandaio e, em 1503, entrou para a guilda de São Lucas, que mais tarde se chamaria Academia de São Lucas, e associouse a Mariotto Albertinelli. Vasari afirma que Bugiardini ajudou Michelangelo em 1508 com seu trabalho na Capela Sistina. Muito pouco se sabe a respeito de sua vida e obra, a não ser as referências do historiador de arte Giorgio Vasari. (Wikipedia e outras fontes) Abaixo, detalhe de Madona com criança e São João Batista

16 - 066 Retrato de mulher ( ), Fonte: Commons

17 Michelangelo Buonarroti Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, para os íntimos, simplesmente Michelangelo, nasceu em Caprese no dia 6 de Março de 1475 e faleceu em Roma no dia 18 de Fevereiro de 1564, tendo sido um gênio como pintor, escultor, poeta e arquiteto, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. É uma das três grandes estrelas da Alta Renascença, ao lado de Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio. Ele desenvolveu seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. O legado artístico de Michelangelo constitui uma demonstração de gênio. A ele se devem obras imortais da escultura, como o "Davi" e o "Moisés"; da arquitetura, como a cúpula da basílica de São Pedro; e da pintura, como os afrescos da capela Sistina.

18 O humanismo renascentista, de que o genial artista constitui uma figura paradigmática, levou-o também a escrever uma notável obra literária, tanto em prosa como em verso. Quando ainda era criança, sua família mudou-se para Florença, onde, em 1488, entrou como aluno para o ateliê do pintor Domenico Ghirlandaio, com quem aprendeu as técnicas de afresco e painel. No ano seguinte, graças ao mecenato de Lourenço o Magnífico, passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni no jardim onde a família senhorial de Florença conservava uma valiosa coleção de esculturas antigas. Após a morte de Lourenço, em 1492, e pouco antes da expulsão da família Medici pelo pregador e reformador religioso Girolamo Savonarola, Michelangelo fugiu para Bolonha, onde, sob a influência de Jacopo della Quercia, esculpiu três estátuas para o túmulo de são Domingos. De volta a Florença, esculpiu, em madeira, a "Crucificação" (autenticada somente em 1965), que doou a uma igreja em agradecimento por lhe terem permitido estudar os cadáveres ali conservados. Detalhe de Crucificação, 1492, escultura em madeira Em 1496 mudou-se para Roma, onde esculpiu "Baco", antes de voltar-se para a temática de inspiração religiosa que dominaria sua arte a partir de 1498.

19 Sua grande obra do período é a "Pietà" de mármore, que se encontra na basílica de São Pedro, em Roma, na qual a cena trágica contrasta com a serenidade do juveníssimo rosto da Virgem. Pietà Mármore, Basilica di San Pietro, Vaticano Retornou a Florença e, em 1501, recebeu o encargo de realizar as 15 figuras da capela Piccolomini da catedral de Siena e o colossal "Davi" de mármore, concluído em Essa estátua, hoje na Academia de Belas-Artes de Florença, veio a converter-se na encarnação do espírito e da força da cidade. No mesmo ano, o artista começou a pintar o afresco "Batalha de Cascina" para a sala do conselho do Palazzo Vecchio florentino. Essa grande pintura, posteriormente destruída, suscitou certa rivalidade entre Michelangelo e Leonardo da Vinci, que estava pintando "A batalha de Anghiari" na parede oposta. Nenhuma das duas foi concluída.

20 A guerra dos gênios Acima, A batalha de Cascina, de Michelangelo Abaixo, A batalha de Anghiari, de Leonardo da Vinci O papa Júlio II chamou o já célebre gênio toscano a Roma, em 1505, para encarregá-lo de um grande mausoléu com mais de quarenta figuras em tamanho natural. O projeto, que não chegou a ser concluído, acarretou muitos problemas para Michelangelo, desde assistência inadequada na execução do projeto a falta de pagamento. O escultor desentendeu-se então com o papa e fugiu de Roma.

21 Em Florença, Piero Solderini convenceu-o a desculpar-se. Júlio II lhe encomendou então uma estátua em bronze para a igreja de São Petrônio, concluída em Nesse mesmo ano, Michelangelo recebeu o primeiro pagamento do papa para iniciar a ampliação da capela Sistina, cujos afrescos pintou até Embora tenha trabalhado como pintor a contragosto, pois preferia a escultura, realizou, na capela Sistina, afrescos tidos como a expressão máxima da arte pictórica do Renascimento. Michelangelo, Detalhe do teto da Capela Sistina, , afresco Em 1513 o artista finalmente conseguiu renegociar o contrato do mausoléu com os herdeiros de Júlio II. O projeto foi reduzido e Michelangelo idealizou para o sepulcro sua célebre estátua "Moisés", de mármore, e duas figuras torturadas de escravos. Os Medici haviam retomado o poder em Florença em 1512 e os papas Leão X e Clemente VII, membros dessa família, encarregaram Michelangelo de vários projetos a serem realizados em Florença, onde o artista residiu ocasionalmente entre 1514 e 1534.

22 Em 1520, Michelangelo comprometeu-se a projetar uma capela mortuária na igreja de São Lourenço, que deveria abrigar os sepulcros da família Medici e, em 1524, Clemente VII encarregou-o do projeto da Biblioteca Laurenziana. No mausoléu dos Medici, as estátuas de Juliano e Lourenço o Magnífico, dispostas em nichos sobre as tumbas, representaram um novo ponto de partida no campo da escultura funerária. Sob elas, Michelangelo acrescentou quatro figuras em mármore que representam o mundo terreno em gradações do dia: "Aurora", "Dia", "Crepúsculo" e "Noite". Também construiu o recinto solene da capela que, apesar da extrema simplicidade das linhas arquitetônicas, é para muitos a maior obra do artista. Masouleu dos Medici, detalhe, Alvorecer e Crepúsculo No período republicano que se seguiu à queda dos Medici, Michelangelo colaborou ativamente na vida pública florentina e projetou a fortificação da cidade contra os ataques dos exércitos papal e imperial. Derrotada Florença, e com os Medici de novo no poder, o artista concluiu a obra do sepulcro. Em 1534, nomeado pelo papa Paulo III como escultor, pintor e arquiteto oficial do Vaticano, fixou residência definitiva em Roma.

23 Entre 1536 e 1541, realizou no altar da capela Sistina o grande afresco "Juízo final". A gigantesca composição aparece dominada pela vigorosa figura de Cristo que, como juiz universal, ordena a salvação dos bem-aventurados e o castigo dos pecadores. A obra reflete de forma dramática as inquietudes espirituais do já sexagenário Michelangelo. Juízo Final, detalhe Em seus últimos anos de vida, os encargos e projetos do artista foram principalmente obras de arquitetura. A partir de 1546, criou as janelas do segundo andar e a grande ante-sala do Palazzo Farnese, em Roma. Em 1538, já tinha transferido a estátua antiga do imperador Marco Aurélio para o centro da praça do Capitólio, que ele reurbanizou. Entre 1561 e 1564 construiu, dentro das ruínas das termas de Diocleciano, a grande igreja Santa Maria degli Angeli.

24 A partir de 1547, dirigiu os trabalhos da basílica de São Pedro; a grande cúpula da basílica é de sua autoria. Entre as esculturas de seus últimos anos, destaca-se a "Pietà Rondanini". Alternou o trabalho em outras áreas com a criação de uma obra poética de grande sensibilidade, escrita a partir de O conjunto de seus textos, com justiça caracterizados como uma "biografia espiritual", reúne mais de 300 sonetos, madrigais e outros tipos de poemas, inclusive fragmentos inacabados. Celebrado como grande personalidade artística de seu tempo, Michelangelo morreu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564, aos 88 anos de idade. (Enciclopédia Britânica e outras fontes) Michelangelo, A sibila de Delfos, teto da Capela Sistina

25 Marcantonio Raimondi 1480?-1534 Marcantonio Raimondi, foi um gravador da Alta Renascença italiana, nascido nas proximidades de Bolonha por volta de 1480 e falecido em Bolonha por volta de Sua produção conhecida envolve cerca de 300 gravuras e ajudou a dissiminar a arte da gravura por toda a Europa, influindo no trabalho de outros artistas, mesmo que alheios a esse gênero. Ele recebeu treinamento nos estúdios do famoso ourives e pintor Francesco Rabolini, mais conhecido como Francia. O estilo e os detalhes de seus primeiros trabalhos, como Serpente falando com jovem (1500circa), Piramo e Tisbe (1505, revelam a influência de Francia. Sem limites ao seu poder criativo, ele chegou a ir à prisão, por ordem do Papa, por uma de suas obras.

26 Ainda que a gravura, em relação à pintura e à escultura, fosse considerada uma arte menor, ainda assim, os trabalhos de Raimondi serviram de inspiração para artistas de movimentos e estilos que surgiram na Europa através dos tempos. Um exemplo, dentre muitos, é o quadro Almoço sobre a relva (1863), de Édouard Manet, que segue o esquema de O julgamento de Páris (1520), de Marcantonio Raimond, conforme se vê nas reproduções abaixo. (Enciclopédia Britânica e outras fontes) Acima, O julgamento de Páris, de Raimond. Abaixo, Almoço sobre a relva, de Manet

27 Cesare da Sesto Cesare da Sesto, nascido em Sesto Calende, Lombardia, no ano de 1477 e falecido em Milão no ano de 1523, foi um pintor italiano do Alto Renascimento, que exerceu sua atividade artística em várias cidades da Itália, mas principalmente em Milão. Ainda que não dotado de um talento especial, é considerado um dos Leonardeschi (artistas influenciados por Leonardo da Vinci), sendo-lhe reconhecida uma grande sensibilidade para captar, ainda que de maneira superficial, o estilo do gênio renascentista. Desconhece-se qual a sua formação inicial, sendo possível afigurar que tenha estudado com Baldassare Peruzzi, em Roma, no ano de Permaneceu na região do Lazio de 1510 a 1512 o que lhe permitiu conhecer as primeiras obras romanas de Rafael e estabelecer contato com artistas como il Sodoma. Parece seguro que conhecia a pintura florentina da primeira década do século, assim como as pinturas que Leonardo deixou naquela cidade do Arno. Deste período são-lhe atribuídas um afresco numa luneta da Igreja de Sant'Onofrio e algumas pinturas no palácio Campagnano di Roma. Em meados de 1514 deslocou-se a Nápoles, no sul da Itália, onde esteve cerca de seis anos. Em 1515 terminou um políptico monumental para a Abadia da Santíssima Trindade em Cava de' Tirreni. De regresso a Milão, executou um Baptismo de Cristo, em colaboração com Bernardino Bernazzano (hoje perdido) e uma Salomè, adquirido por Rudolfo II e hoje presente no Kunsthistorisches Museum em Viena. Em 1517, estando novamente no sul de Itália, em Messina, executou uma Adoração dos Magos, que influenciou vários artistas da região (agora no Museu de Capodimonte, em Nápoles). Regressou a Milão em 1520, onde pintou o políptico Virgem em glória com santos para a Igreja de San Rocco (hoje no Castello Sforzesco). (Wikipedia e outras fontes)

28 - 078 Acima, Madona e menino de Cesare da Sesto em 4 versões distintas; Abaixo, um políptico, têmpera sobre madeira, pintado em 1514, a 4 mãos, por Cesare di Sesto e Girolamo Ramarino para a Abadia de Cava de Tirreni (Salerno). A combinação é perfeita e harmoniosa.

29 Giorgione Giorgio da Castelfranco 1477?-1510 Giorgione, cujo nome de batismo era Giorgio Barbarelli da Castelfranco, foi um pintor italiano do Alto Renascimento, nascido em Castelfranco (Veneto), por volta de 1477 e falecido e Veneza, em fins de 1510). A exemplo de Cristo, morreu com apenas 33 anos e, por essa razão, deixou uma obra pequena em quantidade, mas de alta qualidade e grande influência em seu tempo. Teria sido discípulo de Giovanni Bellini. Salvo uma ou outra exceção, não existem obras dele assinadas e datadas. Poucos trabalhos podem lhe ser atribuídos, com segurança, e entre eles se incluem o Retábulo de Castelfranco (1504), Os três filósofos (sem data), A tempestade (sem data) e Concerto campestre (1510). Muitos outros que lhe são atribuídos são alvo de polêmica, não se chegando a uma conclusão quanto à verdadeira autoria. A maioria das obras de Giorgione se compõe de uma ou mais figuras, integradas em amplas paisagens e, inovando em relação aos seus antecessores, o artista utiliza uma luz suave, com efeito de grande lirismo, tendo como objetivo maior criar uma atmosfera determinada dentro da composição, sem preocupação de definir os objetos da cena. Também, ao contrário de seus contemporâneos, levava o trabalho direto à tela, sem esboços preliminares, pela crença de que, assim, conseguia criar expressões mais profundas e efeitos cromáticos mais surpreendentes. No Museu do Prado, em Madri, a Madona com criança nos braços, entre Santo Antônio de Pádua e São Roque (1510) revela que o artista já alcançara, neste ponto, a maturidade. Com a Vênus adormecida (1510-circa), obra que lhe é atribuída, há uma evolução, sendo uma das primeiras obras modernas dentro da arte em que o nu passa a ser o objeto principal do quadro e não um detalhe dentro dele. (Encarta em espanhol e outras fontes).

30 - 080 Acima, A Venus adormecida, 1508, Fonte: Google Art Project Abaixo, Pastoral, 41x36 cm, Fonte: Abaixo, detalhe de A Tempestade, 1508circa, Fonte: Commons

31 IL SODOMA Giovanni Antonio Bazzi Giovanni Antonio Bazzi, mais conhecido por seu nome artístico de IL SODOMA, foi um desenhista e pintor italiano da Alta Renascença, mas já avançando um pouco pelo Maneirismo. Praticou um desenho tão exuberante como Signorelli e Rafael, bem como utilizou também a técnica do sfumato como Leonardo da Vinci, desenvolvendo trabalhos religiosos e mitológicos com graça, delicadeza, beleza e suavidade. Seu mais importante projeto foi a série de 31 afrescos no Mosteiro de Monte Oliveto Maggiore (1508). Boêmio por opção, sua vida era o inverso dos costumes estabelecidos para a classe média de sua época, o que lhe valeu o apelido de il Sodoma, pelo qual acabou ficando conhecido. Avesso a normas e formalidades, em uma declaração de bens, alistou como suas posses um macaco, um corvo, uma coruja e três mulheres. Filho de sapateiro, Sodoma dominou a pintura sienesa e obteve sucesso em sua região. Por volta de 1497, viajou a Milão, tomando contato com a arte de Leonardo Da Vinci e, então, incorporou à sua técnica alguns elementos criados pelo grande pintor, entre eles o efeito de desvanecimento (sfumatto). Retornando, Sodoma viveu em Siena por mais oito anos. Em 1508 foi a Roma, onde aplicou afrescos no teto do Vaticano. Em 1509 já havia se transformado em pintor oficial dentro da República Sianesa. Com sua fama correndo a Itália, aceitou encomendas que o levaram a deslocar-se para outras regiões, mas, depois de vários anos, por volta de 1545, voltou a se estabelecer em Siena, para de lá não mais sair. (Traduzido e adaptado)

32 - 082 Acima, il Sodoma, O casamento de Alessandro e Rosana (detalhe) Abaixo, Cupido sobre a paisagem, 1510(circa) Abaixo, Os três destinos, detalhe, 1510 (circa)

33 Giovanni Francesco Caroto ? Giovanni Francesco Caroto foi um pintor da Alta Renascença, que viveu entre 1480 e 1558(circa), exercendo suas atividades principalmente eu sua cidade natal, Verona. Iniciou seu aprendizado com Liberale da Verona, um pintor liberal, mas com forte influência do estilo de Andrea Mantegna. Passou algum tempo em Milão, recebendo a influência de Francesco Bonsignori, Leonardo da Vinci, Rafael e Giulio Romano, mas, apesar disso, nunca perdeu sua individualidade marcada pelo forte colorido de Verona. Talvez tenha recebido, também, treinamento do proeminente pintor maneirista Paolo Veronese, que atuou principalmente em Veneza. Entre os bons exemplos de seu trabalho, podem-se relacionar a arte produzida em Castello, Milão, e na Chiesa de Carità em Uffisi. Mas a catalogação de sua obra exige cuidado, por confundir-se com a produção de seu irmão Giovanni, que também era um talentoso pintor. Ambos morreram em Santa Maria in Organo, Verona. Sophonisba Drinking The Poison (detalhe)

34 - 084 Acima, Madona e a criança Abaixo, jovem com leque

35 Lorenzo Lotto 1480?-1556 Lorenzo Lotto, nascido em Veneza por volta de 1480 e falecido em Loreto (Estado papal) em 1556, foi um pintor italiano da Alta Renascença, conhecido por seus sensíveis retratos e pinturas místicas de temas religiosos, representando um dos melhores exemplos da proveitosa relação entre venezianos e artistas do centro da Itália. Sua obra representa uma transição entre os primeiros pintores de Florença e os maneiristas romanos do Século XVI (cinquecento). No início, morou em Treviso e, ainda que recebendo influências do pintor veneziano Giovani Bellini e de Antonello da Messina, ele sempre se manteve afastado da tradição pictórica veneziana, o que se observa desde seus primeiros trabalhos, como Madona and São Pedro mártir (1503) e em Retrato do bispo Bernardo de Rossi (1505), Além das influências já citadas acima, também se pode ver, em sua pintura, a marca do Naturalismo de Giorgione, em obras como a Alegoria das Virtudes e dos Vícios. Com o tempo, evoluiu para obras mais dramáticas, como aquelas de Correggio. Era amigo de Palma Vecchio. Seu trabalho em Bergamo foi o melhor de sua carreira e faz parte de sua fase mais produtiva. Desenvolveu a técnica do retrato psicológico (aquele que revelava os pensamentos e emoções dos retratados). Nessa tradição, continuou o trabalho de Antonello da Messina. Suas pinturas posteriores são, na maioria, pinturas murais, tais como O Martírio de Santa Clara, onde representa cenas da vida diária, como Cristo com a parreira em suas mãos, remetendo à frase bíblica: Eu sou a videira, vós sois os ramos. Durante sua vida, Lotto foi um pintor respeitado e popular no Norte da Itália. Depois de sua morte, foi gradualmente esquecido, talvez pelo fato de que suas obras permanecem em pequenas igrejas e museus menores. (Enciclopédia Britânica em inglês, Wikipedia e outras fontes).

36 - 086 Acima, Marido e mulher, 1523, 1,16 x 0,96m Abaixo, Venus e Cupido, 1480(circa), 0,92 x 1,11 m

37 Bernardino Luini 1480?-1532 Bernardino Luini, cujo nome de batismo é Bernardino de Scapis foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Runo (Dumenza) por volta de 1480 e falecido em 1532, pertencendo ao círculo de Leonardo Da Vinci, Luini e Giovanni Antonio Boltrafio Por ter sido um dos mais destacados discípulos de Da Vinci, muitos dos trabalhos de sua lavra são atribuídos ao grande gênio. Pouco se conhece de sua vida, mas a grande quantidade de obras produzidas leva a crer que tenha sido um pintor de grande aceitação em sua época. Ao contrário dos demais discípulos de da Vinci, Luini pintava não apenas afrescos, mas também quadros emoldurados. Luini tornava sentimental o estilo racional de seu mestre e isso tornou popular sua pintura, mesmo alguns séculos após a morte, estando bem cotada mesmo na era vitoriana. Seu trabalho está bem representado na Pinacoteca de Brera, em Milão, assim como muitos de seus afrescos ainda decoram igrejas da Lombardia. O pintor dedicou-se não apenas a temas religiosos, como também mitológicos, que se encontram expostos em famosos museus, como a Galeria Nacional de Arte, em Washington. Embora seus trabalhos sejam, em geral, de excelente qualidade, alguns de seus seguidores e vários copistas vulgarizaram o estilo, tornando-o afetado, com exagerado contraste de cores, parecendo mais uma paródia que uma cópia fiel do original. (Web Gallery of Art e outras fontes)

38 - 088 Madona e criança, com São João Batista, 1520(circa), óleo sobre madeira, 85x63 cm

39 Ludovico Mazzolino Ludovico Mazzolino foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Ferrara em 1480 e falecido na mesma cidade em 1528, tendo exercido suas atividades em Ferrara e Bolonha. Mazzolino foi influenciado por Benvenuto Tisi da Garofalo ( ) e Boccaccio Boccaccino ( ). Deve também ter estudado com Lorenzo Costa ( ), o mesmo mestre que treinou Dosso Dossi e Cosimo Como aconteceu a muitos artistas de sua época naquela região, contou com o mecenato do ferrarense Ercole I d Este Em 1521, casou-se com Giovanna, a filha do pintor veneziano Bartolomeo Vacchi. Mazzolino não é, exatamente, um exemplo fiel do classicismo redivivo da Renascença. Seu estilo é primitivo, regredindo à dramaticidade do gótico, mais que à arte de seus contemporâneos. Exemplo disso está no seu painel O massacre dos inocentes (veja detalhes abaixo e na página 040).

40 - 090 Ludovico Mazzolino O massacre dos inocentes Óleo sobre painel. (detalhes)

41 Palma Vecchio Jacopo Palma, o Velho Palma Vecchio, nascido no ano de 1480 e falecido em julho de 1528, cujo nome de batismo era Jacopo Palma, também conhecido como Jacopo Negretti, foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Serina Alta, perto de Bérgamo, na República de Veneza. Sua obra se voltou para a pintura devocional e mitológica. Deve ter estudado com Giovanni Bellini, o criador do estilo veneziano da Alta Renascença. Palma se destacou pelo desenvolvimento da arte religiosa contemplativa, conhecida como sacra conversazione, que consistia no agrupamento de personagens religiosos, bíblicos ou não, dentro de um mesmo quadro, estabelecendo uma relação subliminar entre eles, como se fossem contemporâneos um do outro. (veja no detalhe abaixo) Quando chegou a Veneza, no início do século XVI, fez amizade com Lorenzo Lotto, que se tornou, ao mesmo tempo, um companheiro e um concorrente. Nessa oportunidade, ambos tiveram o privilégio de aprender com Ticiano Vecelli. A pintura de Palma demonstra uma riqueza superior no uso das cores, mas ele nunca se sobressaiu pela criatividade ou pelo vigor do desenho. (Wikipedia em inglês outras fontes)

42 - 092 Acima, Palma, Maria e Jesus ; abaixo, mulher despida

43 Vincenzo di Catena 1470?-1531 Vincenzo di Catena, nascido por volta de 1470 e falecido em 1531, foi um pintor veneziano da Alta Renascença, também conhecido por Vincenzo de Biagio. Conhece-se algo de sua pintura, mas quase nada de sua biografia. A importância do registro se dá, portanto, em função da obra que deixou para a posteridade, mais que pela sua vida e eventual influência sobre outros artistas contemporâneos seus. Seus primeiros trabalhos, entretanto, refletem a influência de Giovanni Belini, incluindo-se duas pinturas da Madona com criança e com os santos, que se acha, a primeira, na Walters Art Gallery, Baltimore, e a outra, na Academia de Arte, em Veneza. Em seus últimos trabalhos, é possível constatar a influência do estilo de Giorgione. Entre seus melhores trabalhos desse período estão O doge Loredan ajoelhado diante da Madona, (Correr Museum., Veneza), O Martírio de Santa Cristina (Igreja de Santa Maria Mater Domini, Veneza) e Cristo dando as chaves a São Pedro (hoje no Gardner Museum de Boston). (Dados esparsos colhidos em várias fontes)

44 - 094 Acima, Madona e criança, com santos (1517, circa) 1517 Abaixo, Adoração dos Pastores, 1520, circa), Metropolitan Museum (NY), óleo sobre tela, 1,30 x 2,08 m)

45 Benvenuto Tisi Garofalo Benvenuto Tisi ou IL GAROFALO foi um pintor italiano da Alta Renacença, com algumas incursões pelo maneirismo, com estilo correspondente à chamada escola de Ferrara. Nasceu no ano de 1481 e faleceu em 6 de setembro de 1559, tendo realizado seus primeiros trabalhos junto à corte da Família d Este. Ao que se sabe, teria estudado com Domenico Panetti e talvez, também, com Lorenzo Costa. Foi contemporâneo e, acidentalmente, um assistente de Dosso Dossi. Em 1495, trabalhou em Cremona com Boccaccino. Passou três anos em Roma e foi, a partir daí, assimilando estilo mais clássico, com influência de Giulio Romano, um pintor e arquiteto maneirista. Em 1520, Girolamo da Carpi foi seu aprendiz e trabalhou com ele em projetos em Ferrara, de 1530 a Infelizmente, sua carreira foi bruscamente interrompida em 1550, devido a uma cegueira que o acometeu e que o acompanhou até a morte. (Wikipedia e outras fontes)

46 - 096 Acima, Anunciação, 1528, Fonte: Commons Abaixo, A visão de Santo Agostinho, 1520, Fonte: Wikiart

47 Baldassarre Peruzzi Baldassarre Peruzzi, foi um pintor e arquiteto italiano da Alta Renascença, nascido em Anciano (República de Siena) no dia 15 de janeiro de 1481 e falecido em Roma no dia 6 de janeiro de Um de seus grandes feitos foi a construção da Villa Farnesina, uma suntuosa propriedade em Roma, erguida entre 1508 e 1511, às margens do rio Tibre, no Trastevere, para o banqueiro sienês Agostino Chigi. Em 1580, a vila foi adquirida pelo cardeal Alessandro Farnese, recebendo assim o nome atual pelo qual ficou conhecida. A Villa Farnesina foi a primeira área nobre suburbana de Roma. O trabalho não se cingiu apenas à estrutura, mas incluiu principalmente a rica e espetacular decoração interna do edifício.

48 - 098 Como pintor, destacam-se os afrescos na Capella San Giovanni. Ele foi contemporâneo de Rafael Sanzio e de Donato Bramante. (Enciclopédia Britânica, Wikipedia e outras fontes) Acima, Peruzzi, Musas dançando com Apolo, Afresco, Fonte: Commons Abaixo, detalhe da decoração da Vila Farnesina.

49 Ridolfo Ghirlandaio Ridolfo Ghirlandaio, (nascido em Florença no dia 4 de fevereiro de 1483 e falecido na mesma cidade em 6 de janeiro de 1561, foi um pintor italiano do Alto Renascimento. Vinha de uma família de artistas. Seu avô era ourives, fabricante de guirlandas de prata, daí o sobrenome Ghirlandaio. O pai, o pintor Domenico Ghirlandaio morreu quando ele tinha 11 anos e, então, foi criado pelo tio, David Ghirlandaio ( ), que também era pintor e fez seus estudos como discípulo de Fra Bartolomeu. Suas obras entre as datas de 1504 e 1508 são marcadas pelas influências de Fra Bartolomeo e Rafael, de quem era amigo. Em Florença, tornou-se um conhecido pintor de altares, afrescos e retratos. Era famoso pela execução de pinturas de grandes cenas para ocasiões públicas, como o casamento de Giuliano de Medici e a entrada do papa Leão X na cidade, em A partir de 1527, seu trabalho entrou em declínio, mas já nesse tempo tinha acumulado uma grande fortuna para sua família de quinze filhos. Seus filhos se tornaram comerciantes na França e em Ferrara. Ridolfo executou muitos altares, com a ajuda de seu aluno favorito, Michele Tosini que, homenageando o mestre, mudou o nome para Michele di Ridolfo. Outros alunos foram Mariano da Pescia e Carlo Portelli da Loro. (Wikipedia e outras fontes)

50 - 100 Lucrezia Sommaria Fonte:

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Pedro Tadeu Schimidt Mantovani, 32 Maio, 2013 Introdução Ao Renascimento Surgido durante os séculos XV e XVI, o Renascimento Cultural tem, como

Leia mais

Renascimento. Prof. Adriano Portela

Renascimento. Prof. Adriano Portela Renascimento Prof. Adriano Portela O que é o Renascimento? Dados Início: século 14 Local: Península Itálica Se estendeu até o século 17 por toda Europa. Artistas, escritores e pensadores exprimiam em suas

Leia mais

TESTATA: EL ECONOMISTA Data: 18 Luglio 2008 TESTATA: VALOR ECONOMICO Data: 11 Settembre 2008 FMR produz livros como na época do Renascimento Para a grande maioria das empresas, retomar sistemas de produção

Leia mais

ARTE 2º. TRIMESTRE/14

ARTE 2º. TRIMESTRE/14 ARTE 2º. TRIMESTRE/14 IDADE MÉDIA ARTE ROMÂNICA Estilo de arte e arquitetura que prevaleceu na maior parte da Europa nos séculos XI e XII, sendo o primeiro estilo a atingir maior expressão internacional;

Leia mais

Concurso Arte na Capa 2011

Concurso Arte na Capa 2011 Concurso Arte na Capa 2011 Roteiro de participação O Concurso Arte na Capa 2011 terá como atividade principal o exercício de releitura dos grandes movimentos artísticos, tendo como tema paisagens naturais

Leia mais

Leonardo Da Vinci. Prof. Adriano Portela

Leonardo Da Vinci. Prof. Adriano Portela Leonardo Da Vinci Prof. Adriano Portela Da Vinci Um dos mais completos artistas renascentistas, Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano,

Leia mais

A Arte do Renascimento

A Arte do Renascimento A Arte do Renascimento Estas duas pinturas têm o mesmo tema mas são muito diferentes. Porquê? Nossa Senhora e Criança (Idade Média) Nossa Senhora e Criança (Renascimento) Surgiu em Itália: Séc. XV (Quattrocento)

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE ARTE RUPESTRE Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são

Leia mais

Perfil do artista LOURES. pintor & escultor. Revista Nós Cultura, Estética e Linguagens v.01 n.01-2016 ISSN 2448-1793

Perfil do artista LOURES. pintor & escultor. Revista Nós Cultura, Estética e Linguagens v.01 n.01-2016 ISSN 2448-1793 216 Perfil do artista LOURES pintor & escultor 217 Perfil escrito por José Loures Mestre em Arte e Cultura Visual 218 Loures, perfil biográfico José Rodrigues Loures, ou simplesmente Loures, nasceu em

Leia mais

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo História da arte Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo 1.Praxíteles (390?-330 a.c) 2.Giotto (1266/677-1337) 3.Jan Eyck (1390?-1441) 4.Hugo Van Der Goes (1440?-1482) 5.Botticelli

Leia mais

Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo. Aula 12.1 Conteúdo: Renascimento na Europa.

Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo. Aula 12.1 Conteúdo: Renascimento na Europa. Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo. Aula 12.1 Conteúdo: Renascimento na Europa. Habilidade: Identificar os elementos que caracterizaram as transformações sociais e científicas na Europa

Leia mais

O RENASCIMENTO. A pintura do Renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico HISTORICISMO

O RENASCIMENTO. A pintura do Renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico HISTORICISMO HISTORICISMO 1308 Dante Alighieri começa a escrever A Divina Comédia. 1333 Simoni de Martini pinta O Anjo e a Anunciação. 1415 Navegadores portugueses chegam a Ceuta. 1448 Gutenberg inventa a imprensa.

Leia mais

Arte Romana. 1º Ano Artes. Professor Juventino 2015

Arte Romana. 1º Ano Artes. Professor Juventino 2015 Arte Romana 1º Ano Artes Professor Juventino 2015 Arte Romana A soberania do Império Romano, sem paralelos na história, estendia-se da Espanha ao sul da Rússia, da Inglaterra ao Egito e em seu apogeu absorveu

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

Idade Média. Barroco RENASCIMENTO. Prof. Vinicius Rodrigues

Idade Média. Barroco RENASCIMENTO. Prof. Vinicius Rodrigues Idade Média, RENASCIMENTO Barroco e Prof. Vinicius Rodrigues LITERATURA MEDIEVAL Alta Idade Média TROVADORISMO (Século XI-XIV) Novelas de Cavalaria (PROSA) - O herói-cavaleiro carrega os ideias da Igreja

Leia mais

Ugo da Carpi 1480?-1520

Ugo da Carpi 1480?-1520 - 151 - Ugo da Carpi 1480?-1520 Ugo da Carpi, nascido por volta de 1480 e falecido por volta de 1520 (não se sabe ao certo as datas, havendo grande variação entre uma fonte e outra) foi um pintor e gravador

Leia mais

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte Renascentista Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com ARTE É UM TODO ORGÂNICO E ORDENADO, DIRIGIDO POR LEIS PRÓPRIAS, QUE REGEM, QUER OS ELEMENTOS DO MACROCOSMO, DOS ASTROS, QUER DO

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

RENASCIMENTO ITALIANO

RENASCIMENTO ITALIANO ARTES / 2º ANO PROF.MÍLTON COELHO RENASCIMENTO ITALIANO Contexto histórico O termo significa reviver os ideais greco-romanos; na verdade o Renascimento foi mais amplo, pois aumentou a herança recebida

Leia mais

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 Aula 4 05/11/2014 Filho de Zebedeu Irmão de Tiago João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 João provavelmente morava em Betsaida, na Galileia

Leia mais

A Terceira Batalha. Angela Ancora da Luz. Em 1503, Leonardo Da Vinci aceitou pintar um grande afresco sobre

A Terceira Batalha. Angela Ancora da Luz. Em 1503, Leonardo Da Vinci aceitou pintar um grande afresco sobre A Terceira Batalha Angela Ancora da Luz Em 1503, Leonardo Da Vinci aceitou pintar um grande afresco sobre a Batalha de Anghiari, travada entre florentinos e milaneses, com a vitória dos primeiros. A convite

Leia mais

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Especialista sugere medidas seguras para proteção de acervo corroído pelo tempo. O que os olhos não veem, o patrimônio

Leia mais

RENASCIMENTO E HUMANISMO Profª Erô Cirqueira

RENASCIMENTO E HUMANISMO Profª Erô Cirqueira RENASCIMENTO E HUMANISMO Profª Erô Cirqueira Definição: Movimento científico e científico ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna. Fatores: A expansão marítima e o renascimento

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais

O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA

O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA IDADE ANTIGA CULTURA GRECO-ROMANA ANTROPOCÊNTRICA ANTROPO = Homem CÊNTRICA = centro

Leia mais

Quem Foi Pablo Picasso?

Quem Foi Pablo Picasso? FICHA Nº3 Pablo PICASSO Quem Foi Pablo Picasso? Você está para conhecer como surgiram os desenhos, pinturas e esculturas de Picasso. Quem foi esse homem? Picasso era um homem baixinho, gordo e muito inteligente.

Leia mais

Maria Berbara (org.) Renascimento italiano. Ensaios e traduções Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010, 494 p. ISBN 978-85-85936-86-0

Maria Berbara (org.) Renascimento italiano. Ensaios e traduções Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010, 494 p. ISBN 978-85-85936-86-0 Maria Berbara (org.) Renascimento italiano. Ensaios e traduções Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010, 494 p. ISBN 978-85-85936-86-0 Em história, na experiência humana constituída pela dimensão afetiva da

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

Plano de Patrocínio. PROJETO: Celso Coppio 40 Anos. Realização: PRONAC: 09 0722 PATROCINADORES:

Plano de Patrocínio. PROJETO: Celso Coppio 40 Anos. Realização: PRONAC: 09 0722 PATROCINADORES: Plano de Patrocínio PROJETO: Celso Coppio 40 Anos PRONAC: 09 0722 PATROCINADORES: Realização: o projeto Produzir um livro com os 40 anos de Celso Coppio com uma exposição em seu atelier. Celso Coppio,

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Biblioteca Escolar. Quem é quem? Nome: N.º: Ano/Turma: N.º Grupo:

Biblioteca Escolar. Quem é quem? Nome: N.º: Ano/Turma: N.º Grupo: Quem é quem? Um investigador deve ter um conhecimento sólido não apenas das obras, mas também dos artistas. Lê as frases e identifica o pintor a quem se referem. 1. Foi ordenado cavaleiro da Ordem de Santiago.

Leia mais

QUEM FOI LEONARDO DA VINCI?

QUEM FOI LEONARDO DA VINCI? LEONARDO DA VINCI QUEM FOI LEONARDO DA VINCI? Leonardo di ser Piero nascido em Vinci - Florença Cientista responsável por surpreendentes descobertas, mas nunca as publicou Foi o maior pintor da Renascença

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

A imponente Catedral gótica - Duomo de Verona. Catedral gótica de Milão. Catedral de Beauvais, França

A imponente Catedral gótica - Duomo de Verona. Catedral gótica de Milão. Catedral de Beauvais, França IDADE MÉDIA A imponente Catedral gótica - Duomo Catedral Gótica de Verona Catedral gótica de Milão Catedral de Beauvais, França Abóbada Teto Pináculo Torre Gárgula Parte externa da calha para escoar água.

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Semana de Arte Moderna

Semana de Arte Moderna Semana de Arte Moderna 8º Ano 4º Bimestre 2015 Professor Juventino Introdução Ano foi marcado de 1922 por grandes mudanças na política e na cultura. Transformações no mundo. 1º centenário da independência.

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY,

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY, À Procura de Mozart Resumo O vídeo nos oferece um relato sobre a vida e obra de Wolfgang Amadeus Mozart. Ele nos é apresentado como único e inigualável devido à sua genialidade na música clássica do século

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

SIMULADO 4 JORNAL EXTRA ESCOLAS TÉCNICAS HISTÓRIA

SIMULADO 4 JORNAL EXTRA ESCOLAS TÉCNICAS HISTÓRIA SIMULADO 4 JORNAL EXTRA ESCOLAS TÉCNICAS HISTÓRIA QUESTÃO 01 De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência,

Leia mais

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O caso Francês Em França, as concepções renascentistas permaneceram até mais tarde, pois houve uma grande resistência ao Barroco por parte das academias. Quando

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção?

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção? Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: Memórias de um Brasil holandês Nessa terra

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. Ano: 7º Turma: 7.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. Ano: 7º Turma: 7.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 7º Turma: 7.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

As portas do nosso passado estão no Museu de Évora Visite-nos!

As portas do nosso passado estão no Museu de Évora Visite-nos! As portas do nosso passado estão no Museu de Évora Visite-nos! O Museu de Évora, para além de oferecer as designadas «visitas clássicas» que criam pontes de contacto entre os diversos públicos que o visitam

Leia mais

COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Aluno (a): Série:

COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Aluno (a): Série: COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO Aluno (a): Série: Nº. Data: / /2012 Professor(a): Rosilene Ardengui 7º Ano CALIGRAFIA TÉCNICA OU

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

A arte da Europa Ocidental no início da Idade Média

A arte da Europa Ocidental no início da Idade Média Natal, RN / /2014 ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 7º D V DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - III 1º trimestre TATIANE A arte da Europa Ocidental no início

Leia mais

A Idade Média e O Renascimento

A Idade Média e O Renascimento Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

SÉRIE 7: Trabalho. para olhar. pensar, imaginar... e fazer. Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela.

SÉRIE 7: Trabalho. para olhar. pensar, imaginar... e fazer. Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela. 27 The Bridgeman Art Library SÉRIE 7: Trabalho Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela. 28 Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens (PRONAC 09-7945).

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Roma Roteiro de 5 dias

Roma Roteiro de 5 dias Roma Roteiro de 5 dias Primeiro Dia Chegando a Roma, dirija-se ao hotel para efetuar o check-in e você poderá começar o dia com uma visita ao VATICANO, onde não deve perder os Museus do Vaticano, sugerimos

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Mariana Antunes Vieira Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ A Idade

Leia mais

RENASCIMENTO. Movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650;

RENASCIMENTO. Movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650; Prof. Roginei Paiva Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. H12 - Reconhecer diferentes

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA

IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA A partir do século XII, após as cruzadas, tem início na Europa uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Yann/Lamarão Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara História Resultado

Leia mais

Newton Bignotto. Maquiavel. Rio de Janeiro

Newton Bignotto. Maquiavel. Rio de Janeiro Newton Bignotto Maquiavel Rio de Janeiro Introdução No ano em que nasceu Maquiavel, 1469, Florença vivia um período agitado. Embora ainda fosse formalmente uma república, a cidade era de fato administrada

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI SELEÇÃO E COMENTÁRIO DE CENAS DO FILME GLADIADOR LINHARES

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI SELEÇÃO E COMENTÁRIO DE CENAS DO FILME GLADIADOR LINHARES FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI SELEÇÃO E COMENTÁRIO DE CENAS DO FILME GLADIADOR LINHARES 2011 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI Ana Cistina de Souza Pires Grasiela Sirtoli

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS BARROCO BARROCO Originou-se na Itália, no século XVII e irradiouse pela Europa, adquirindo peculiaridades; Pode ser compreendido como a arte da Contra- Reforma Concílio de Trento (1545-1563); Igreja será

Leia mais

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Em Lecce, aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história. Faggiano encontrou

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias Arte africana & Arte indígena Histórias, mitos, crenças e filosofias ARTE AFRICANA Asartes das sociedades da África foram, antes, rotuladas no singular,porterem sido chamadas de "arte primitiva" ou "selvagem

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

Antropocentrismo (do grego anthropos, "humano"; e kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do

Antropocentrismo (do grego anthropos, humano; e kentron, centro) é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do ARTE GÓTICA A Arte Gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XV e foi uma das mais importantes da Idade Média, junto com a Arte Românica. Ela teve grande influencia do forte Teocentrismo (O

Leia mais

São Paulo (SP) - Proprietário é contra tombamento e quer demolir casa de Ruy Ohtake

São Paulo (SP) - Proprietário é contra tombamento e quer demolir casa de Ruy Ohtake São Paulo (SP) - Proprietário é contra tombamento e quer demolir casa de Ruy Ohtake É uma pérola moderna! Bota ela no chão! Casa brutalista projetada por Ruy Ohtake, em Moema. Fotos: Ines Bonduki/Folhapress

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015

Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015 Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015 Segunda, 25 Janeiro, 2016 Paradores Parador de Santo Estevo Parador de Santiago de Compostela Parador de Melilla Parador

Leia mais

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA:

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA: O MUNDO ISLÂMICO A Civilização Árabe foi uma das mais brilhantes do período medieval e se estendeu da Índia até a Península Ibérica, passando pela Mesopotâmia, Palestina (Terra Santa), Egito, Norte da

Leia mais

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS Jörg Garbers GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS ORIGEM CARACTERÍSTICAS CONCEITOS RELIGIOSOS 1 FARISEUS 1.1 O NOME O nome fariseu provavelmente significa, os que se separam, os separados. O nome já expressa

Leia mais

Prof.: Thiago Oliveira

Prof.: Thiago Oliveira Prof.: Thiago Oliveira O Renascimento foi um conjunto de transformações (Sociais, Econômicas, Políticas, Religiosas, Científicas e Artísticas) ocorridas na Europa a partir do Séc. XI, tendo seu auge durante

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

Paletas. Autorretratos Rembrandt Van Rijn

Paletas. Autorretratos Rembrandt Van Rijn Paletas Autorretratos Rembrandt Van Rijn Resumo A série Paletas traz nesse episódio Autorretratos, do artista Rembrandt Van Rijn (1606-1669), pintor holandês, um dos maiores representantes do estilo barroco:

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter-

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- Algumas definições Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- relações. O sentido de um termo

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais