MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS"

Transcrição

1 Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

2 TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A EXPOSIÇÃO DO OPERADOR E CONSUMIDOR

3 Produtos fitofarmacêuticos são substâncias activas ou preparações cuja utilização deve ser efectuada com segurança, evitando eventuais riscos para o aplicador, ambiente e consumidor.

4 Produtos fitofarmacêuticos são substâncias activas ou preparações que se destinam a Proteger os vegetais ou os produtos vegetais de todos os organismos prejudiciais ou impedir a sua acção; Exercer uma acção sobre os processos vitais dos vegetais, (como, por exemplo, os reguladores de crescimento) com excepção de substâncias nutritivas; Assegurar a conservação dos produtos vegetais, desde que tais substâncias ou preparações não sejam objecto de disposições comunitárias especiais relativas a conservantes; Destruir os vegetais indesejáveis; Destruir partes de vegetais e reduzir ou impedir o crescimento indesejável dos vegetais. Serem utilizadas como adjuvante;

5 O Rótulo dos O Rótulo Inclui informação sobre: Marca Comercial; Tipo de formulação e teor em Substância Activa (s.a); Tipo de produto; Identificação da empresa detentora de AV / APV; Capacidade da embalagem; Indicações de uso; Modo de preparação da calda; Recomendações complementares ; Precauções toxicológicas, ecotoxicológicas e ambientais; Nº de AV / APV; Símbolos de perigo.

6 O Rótulo dos Indicações de uso Modo de Preparação da calda Recomendações complementares Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais

7 O Rótulo dos (Cont...) Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais Nº de APV/AV Nº de lote Símbolos Toxicológicos

8 Classificação toxicológica A classificação dos produtos é efectuada mediante o sistema europeu de classificação de perigosidade; Símbolos de informação toxicológica dos produtos.

9 Classificação toxicológica O sistema europeu para a classificação da perigosidade baseia-se exclusivamente nas propriedades do produto químico sem ter em conta a exposição durante a sua utilização, que dependerá do modo de aplicação e das medidas de protecção adoptadas. Como tal não se pode avaliar o risco recorrendo exclusivamente ao sistema de classificação dos produtos.

10 Risco = Toxicidade x Exposição Toxicidade Depende das características toxicológicas dos produtos; é expressa nos rótulos (símbolos e precauções toxicológicas). NÃO é influenciada pelo aplicador. Exposição Forma de contacto com os produtos: Dermal, Inalação e Oral. É influenciada pelo aplicador.

11 Toxicidade Símbolos Toxicológicos É expressa nos rótulos (símbolos e precauções toxicológicas). NÃO é influenciada pelo aplicador.

12 Exposição É influenciada pelo aplicador e depende: Da cultura a tratar (densidade, altura,...); Das técnicas de aplicação; Do material de aplicação; Das condições de aplicação (meteorológicas, orográficas,...); Da utilização do equipamento de protecção (EPI s), adequado; Da manutenção e limpeza dos EPI s.

13 É importante agir com segurança em todas as fases de potencial risco de exposição aos produtos fitofarmacêuticos. Armazenamento e transporte na, de e para a exploração agrícola; Preparação da calda; Aplicação; Após a aplicação; Reentrada nas parcelas tratadas.

14 Preparação da calda Segurança na Utilização de Não esquecer que nesta fase se manuseia produto concentrado Manter pessoas e animais afastados do local onde se prepara a calda; Ler com atenção o rótulo e seguir as suas indicações.

15 Preparação da calda Segurança na Utilização de Utilizar os EPI s - equipamentos de protecção individual adequados: Para além das referências específicas feitas (na etiqueta) no rótulo do produto, deve utilizar-se no mínimo: Botas de borracha; Luvas de nitrilo; Fato de protecção homologado; Viseira facial. Máscara para pós (sempre que manusear pós).

16 Preparação da calda Segurança na Utilização de Sempre que seja possível preparar a calda directamente no pulverizador e não fazer diluições prévias em recipiente à parte.

17 Preparação da calda Segurança na Utilização de Depois de medir a quantidade de produto necessária, fechar as embalagens para prevenir derrames; Ao verter uma embalagem de grandes dimensões, tomar cuidado para evitar o gorgolejo; Colocar as embalagens e utensílios de medição sobre superfícies planas para evitar derrames; Preparar a quantidade de calda exacta evitando sobras.

18 Aplicação da calda Segurança na Utilização de Proceder à tripla lavagem das embalagens em que se recomenda esta prática; A água da lavagem deverá ser adicionada à calda.

19 Aplicação da calda Manter afastadas pessoas e animais; Para além das indicações expressas no rótulo do produto referente à utilização de EPI, deve utilizar-se no mínimo: Chapéu Luvas de nitrilo Fato de protecção homologado Botas de borracha

20 Aplicação da calda Verificar as condições de funcionamento do equipamento de aplicação; Ter atenção às condições meteorológicas, não tratar com: Vento forte; Calor excessivo.

21 Após a aplicação Limpar e fazer a manutenção do material de aplicação, deixando-o pronto para futura utilização;

22 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Fato reutilizável seguir as instruções do fabricante; Lavar sempre o fato de protecção separado da roupa de uso diário; A roupa muito contaminada deve ser lavada duas vezes.

23 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Lavar as luvas com água corrente antes de as retirar; A lavagem das luvas prolonga a sua duração e evita a penetração dos produtos no seu interior.

24 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Lavar as botas após cada dia de trabalho; A lavagem das botas deve fazer-se com água corrente.

25 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Lavar a viseira e os óculos em água corrente; As máscaras de filtros devem limpar-se com pano húmido; nunca debaixo de água.

26 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor O consumidor exige: Alimentos de qualidade: Seguros para ele e família; Alimentos saudáveis. Boa apresentação; Alimentos de custo acessível.

27 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor Um produto só é autorizado se os resíduos nos alimentos tratados se encontrarem a um nível considerado seguro para o Homem; A legislação protege o consumidor ao definir os LMR (Limites Máximos de Resíduos): LMR é a quantidade máxima de resíduo de uma substância activa permitida por lei, em determinado produto agrícola.

28 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor O Limite Máximo de Resíduos é estabelecido com base em ensaios nos quais: Se efectua o tratamento com a dose máxima proposta para a cultura; Se efectua o número máximo de tratamentos propostos; Se efectuam colheitas de x em x dias e se medem os resíduos aí encontrados, considerando sempre: A Dose Diária Aceitável; A Dieta alimentar de cada país.

29 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor Os LMR cumprem-se respeitando: Doses de utilização recomendadas; Intervalo de segurança (IS) Período de tempo que decorre entre a última aplicação e a colheita do produto agrícola; Quando existentes, o nº de aplicações e o intervalo entre aplicações.

30 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor Os LMR cumprem-se: Aplicando os produtos fitofarmacêuticos de acordo com as indicações do rótulo! A utilização de um produto fitofarmacêutico de acordo com a boa prática agrícola garante que o resíduo, à data da colheita, apresenta um valor de que não coloca em risco a saúde do consumidor do produto agrícola.

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A

Leia mais

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS TEMA 2 CARACTERIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL EPI S Segurança na Utilização de Ler

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: Agregado leve artificial obtido por processamento de materiais naturais para 1.2. Aplicações: utilização em betão, prefabricação, argamassas, caldas

Leia mais

Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis

Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis Página 1 de 6 Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis 1. Identificação do produto e da sociedade/empresa: 1.1 Identificação do Produto:

Leia mais

Comet 200. Autorização de venda nº 0255 concedida pela DGADR Nº de lote e data de fabrico por razões técnicas em outro local da embalagem

Comet 200. Autorização de venda nº 0255 concedida pela DGADR Nº de lote e data de fabrico por razões técnicas em outro local da embalagem Comet 200 Fungicida para o combate às ferrugens (Puccinia coronata Puccinia hordei Puccinia recondita Puccinia striiformis) Helmintosporiose (Pyrenophora teres, Pyrenophora triticirepentis) Rincosporiose

Leia mais

Produtos biocidas. Esquema de Aprovação em Portugal para os produtos em contacto com a água destinada ao consumo humano

Produtos biocidas. Esquema de Aprovação em Portugal para os produtos em contacto com a água destinada ao consumo humano Esquema de Aprovação em Portugal para os produtos em contacto com a água destinada ao consumo humano Produtos biocidas Fórum Lisboa 11 de Novembro de 2009 1 Decreto-Lei n.º 121/2002, de 3 de Maio (transpõe

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03. Argamassa autonivelante para pisos industriais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03. Argamassa autonivelante para pisos industriais 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Argamassa autonivelante para pisos industriais Saint-Gobain Weber Portugal,

Leia mais

9/19/2013. Marília Peres. Marília Peres

9/19/2013. Marília Peres. Marília Peres 1 2 1 Vias de entrada no organismo Produtos químicos perigosos Efeitos toxicológicos da exposição a produtos químicos Incompatibilidades entre produtos químicos Informação sobre perigos químicos 3 Inalação

Leia mais

Novo sistema de classificação CLP

Novo sistema de classificação CLP Novo sistema de classificação CLP CLP // Novas regras internacionais para a classificação, rotulagem e embalamento de produtos químicos. Os novos pictogramas CLP nos rótulos dos produtos fitofarmacêuticos

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - REGRIL MULTI-USOS. 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Detergente, Desengordurante e Desodorizante

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------- Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São

Leia mais

Grânulos dispersíveis em água (pepite) com 64% (p/p) de mancozebe + 4% (p/p) de metalaxil-m. Grupo Químico Fenilamida + Ditiocarbamato

Grânulos dispersíveis em água (pepite) com 64% (p/p) de mancozebe + 4% (p/p) de metalaxil-m. Grupo Químico Fenilamida + Ditiocarbamato Fungicida sistémico e de contacto indicado para combater os vários tipos de míldio nas culturas mencionadas e black-rot na vinha. Possui efeito preventivo, curativo e anti-esporulante e está formulado

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Nome da Empresa: Guimarães Produtos Químicos e de Limpeza Ltda Telefones da Empresa: Fone: (48) 3623-1175 Fax: (48) 3623-0041 e-mail: guimaraespl@terra.com.br Ficha de Informações de Segurança de Produtos

Leia mais

Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Aplicação Aérea. Foto: C. Machado

Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Aplicação Aérea. Foto: C. Machado Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Aplicação Aérea Foto: C. Machado É proibida a aplicação aérea de produtos fitofarmacêuticos em todo o território nacional São admitidas derrogações

Leia mais

SABÃO LIQUIDO SANDOMIS Detergente para lavar roupas

SABÃO LIQUIDO SANDOMIS Detergente para lavar roupas Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS SABÃO LIQUIDO SANDOMIS Detergente para lavar roupas 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial: Empresa: Detergente

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA PRODUTO LINHA PROFISSIONAL

FICHA DE SEGURANÇA PRODUTO LINHA PROFISSIONAL Ficha de Segurança de acordo com Regulamento (CE) nº 1907/2006 (REACH). Classificação e Rotulagem de acordo com Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações perigosas. 1. Identificação

Leia mais

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º página :1/5 1 Identificação da substância/preparação e da sociedade/empresa Identificação da preparação: Nome comercial: MEGAOL S695 Código do produto: 72695 Utilização do material / da preparação: Tinta

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ / MSDS) GRANTELM

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ / MSDS) GRANTELM FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ / MSDS) GRANTELM 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Identificação do produto: Uso do produto: GRANTELM Produto Médico Veterinário. APENAS

Leia mais

Aprovação: P&D Químico: Adelice F. de Moraes CRQ n o : 004215189. Elaborado: 27/07/2011 Revisão: 00 Página 1 de 6. Elaboração: P&D Solange Hernandes

Aprovação: P&D Químico: Adelice F. de Moraes CRQ n o : 004215189. Elaborado: 27/07/2011 Revisão: 00 Página 1 de 6. Elaboração: P&D Solange Hernandes Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Flor de Lavanda com Avelã (24/500ml): 13005 Flor de Lavanda com Avelã - Refil (24/500ml): 13006 Flor de Lilly com

Leia mais

Cabrio. Duo. Contém: 250 ml

Cabrio. Duo. Contém: 250 ml 4 0 1 4 3 4 8 6 6 3 9 8 4 Cabrio Duo Fungicida para o controlo do míldio (Phytophthora infestans) e alternariose (Alternaria solani) da batateira e tomateiro; míldio (Bremia lactucae) da alface; míldio

Leia mais

Nome do produto: MC Injekt 2300 PLUS (A) FISPQ nº: 1057 Data da última revisão: 02/04/2007

Nome do produto: MC Injekt 2300 PLUS (A) FISPQ nº: 1057 Data da última revisão: 02/04/2007 Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: MC Injekt 2300 PLUS (Parte A) - Código interno do produto: 1057/ 1118/ 1146 - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) PINHO BRIL PLUS

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) PINHO BRIL PLUS Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Pinho Bril Plus Códigos internos: 8001 (200ml), 8002 (500ml), 8004 (1L) e 19326 (5L) Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014

Leia mais

ADUBOS FOLIARES ÍNDICE

ADUBOS FOLIARES ÍNDICE PÁGINA: 1/6 ÍNDICE 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 - IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS 3 - COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES 4 - PRIMEIROS SOCORROS 5 - MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO 6 -

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------- Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Água Sanitária Lavandina Código interno: 09500 (1L) / 19281 (2L) / 19280 (5L) Empresa: BOMBRIL S/A Endereço: Marginal Direita da Via Anchieta

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto Grifo

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto Grifo 1. Identificação do Produto Nome do Produto: Grifo Código do Produto: 1314 Nome da Empresa: De Sangosse Agroquímica Ltda. Endereço: Rua Raimundo Ramos Ferreira, 136 - CURITIBA/PR CEP: 81.350-040 Telefone

Leia mais

DESINFETANTE. Mistura de substância tensoativas e bactericidas.

DESINFETANTE. Mistura de substância tensoativas e bactericidas. Pag. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto : Identificação da Empresa: VALÊNCIA IND. E COMÉRCIO DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA. Telefone FAX: (11) 2967-7070 e-mail: valencialimp@uol.com.br

Leia mais

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar.

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto

Leia mais

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES A estabilidade de produtos saneantes depende de fatores ambientais como temperatura, umidade e luz, e de outros inerentes ao produto

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) CREATINA MONOHIDRATO.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) Nome do produto: SURGISTAIN FISPQ nº SURG001/16 Pagina 01/06 Data da última revisão: 13/04/2016 1. Identificação do produto e da empresa Nome

Leia mais

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira.

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira. Produto tem poderosa ação inseticida que protege a madeira seca contra o ataque de cupins. Incolor, permite qualquer tratamento na madeira (verniz, cera ou tinta) 24 horas depois da aplicação. Características

Leia mais

Ficha de segurança para resíduos químicos FDSR

Ficha de segurança para resíduos químicos FDSR Ficha de segurança para resíduos químicos FDSR O que é a FDSR? É a ficha com dados de segurança de resíduos químicos (FDSR) com o seu respectivo rótulo. Foi criada pela ABNT NBR 16725: Resíduo químico

Leia mais

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE SÍLICA CRISTALINA

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE SÍLICA CRISTALINA Actualmente existe um alarme crescente em diferentes Comunidades Autónomas sobre os materiais que contêm sílica cristalina e a produção de poeiras inerentes à sua elaboração. O surgimento de casos de silicose

Leia mais

01 de 05. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

01 de 05. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Tinta Carimbo. CARACTERÍSTICA: Tinta TC 42 ml nas cores: Azul, preta, vermelha,

Leia mais

Medidas de Prevenção da Transmissão Nosocomial do Vírus da Gripe Aviária (GA)

Medidas de Prevenção da Transmissão Nosocomial do Vírus da Gripe Aviária (GA) Serviço de Doenças Infecciosas Medidas de Prevenção da Transmissão Nosocomial do Vírus da Gripe Aviária (GA) Filomena Coelho Medidas de Gerais de Prevenção da Transmissão Nosocomial (GA) Vacinação (V.

Leia mais

Higiene e Segurança Alimentar

Higiene e Segurança Alimentar Higiene e Segurança Alimentar Romana Neves Médica Veterinária Direcção de Serviços de Qualidade e Segurança Alimentar Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural Santa Cruz, 10 de Maio de

Leia mais

FUNCHAL COMÉRCIO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CAE REV_3: 46750 COMÉRCIO POR GROSSO DE PRODUTOS QUÍMICOS

FUNCHAL COMÉRCIO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CAE REV_3: 46750 COMÉRCIO POR GROSSO DE PRODUTOS QUÍMICOS O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL COMÉRCIO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CAE REV_3:

Leia mais

1 Identificação do Produto / Reagente e da Empresa

1 Identificação do Produto / Reagente e da Empresa Pág 1/5 1 Identificação do Produto / Reagente e da Empresa Detalhes do Produto Nome comercial: Reagente de Derivatização 2, Vitamina B1/B6 Nº do Artigo: 52008 MS 10350840189 Aplicação da substância / preparação:

Leia mais

por favor, leia o rótulo.

por favor, leia o rótulo. O que precisa saber para garantir a utilização segura de detergentes e produtos de limpeza em casa Novos avisos vão aparecer, em breve, nos rótulos dos produtos de limpeza doméstica. Alguns dos símbolos

Leia mais

Gerência Geral de Toxicologia

Gerência Geral de Toxicologia Gerência Geral de Toxicologia Exposição crônica aos agrotóxicos AVALIAÇÃO DO RISCO DIETÉTICO TICO Conceitos Importantes Conceito 1 Ingestão Diária Aceitável (IDA) - quantidade máxima de substância que,

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Produto: PROWL Pág. 1 de 6 1. Designação de substância/preparação e empresa PROWL - Herbicida Empresa: Agroquisa Agroquímicos, S.A. Rua dos Navegantes, 48-53 1200-732 LISBOA Tel: 213928300 Fax: 213901054

Leia mais

Produto não volátil em condições normais de uso Lavar com água e sabão em abundancia. Procure assistência médica caso apresente irritação.

Produto não volátil em condições normais de uso Lavar com água e sabão em abundancia. Procure assistência médica caso apresente irritação. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Aromatizante Líquido Código interno de identificação 00.00.000.000 Nome da empresa Endereço Aeroflex Indústria de Aerosol Ltda. Rod. BR 116 km 120

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ. Data da revisão: 12/09/2006. ALUMAX 200

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ. Data da revisão: 12/09/2006. ALUMAX 200 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ. Data da revisão: 12/09/2006. ALUMAX 200 1. Identificação do produto e da empresa - Produto: Limpeza de alumínio - Código Produto: ALUMAX 200

Leia mais

Equipamentos de aplicação o de agrotóxicos. Luiz Antonio Palladini EPAGRI/Estação Experimental de Caçador

Equipamentos de aplicação o de agrotóxicos. Luiz Antonio Palladini EPAGRI/Estação Experimental de Caçador Equipamentos de aplicação o de agrotóxicos Luiz Antonio Palladini EPAGRI/Estação Experimental de Caçador Proceder à manutenção periódica, e uma calibração anual no início do ciclo; os operadores devem

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A

Leia mais

16 OUTRAS INFORMAÇÕES

16 OUTRAS INFORMAÇÕES Não é considerada preparação perigosa de acordo com a Directiva 88/379/CEE e sucessivas revisões. 16 OUTRAS INFORMAÇÕES Os dados são baseados no nosso conhecimento mais recente, não constituindo uma garantia

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 07/08/2015

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 07/08/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 07/08/2015 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA PILOT COLOR 850-l JUNIOR. CARACTERÍSTICA: 1-Jogos com doze cores: (Preta,

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPI

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPI EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPI I - Introdução Bruno Damasceno Gualberto 1 Patrícia Baston Barretti 1 Roberto de Souza Coelho 1 Jair Campos de Moraes 2 Maria de Lourdes Oliveira Souza 3 O homem,

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ÁCIDO ESTEARICO ÁCIDO ESTEARICO ÁCIDO ESTEARICO. Ativador de vulcanização

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ÁCIDO ESTEARICO ÁCIDO ESTEARICO ÁCIDO ESTEARICO. Ativador de vulcanização Folha: 1 / 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: Principais usos recomendados: Ativador de vulcanização Cas number: 57-11-4 Empresa: Endereço: Basile Química Ind.

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Colanyl Carmin FBB Página 1

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Colanyl Carmin FBB Página 1 Colanyl Carmin FBB Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Colanyl Carmin FBB nº Material: 110193 nº Material:110193 Código Interno de Produto : SXR112832 Identificação da sociedade/empresa

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com a directiva comunitária 2001/58/CE e Regulamento CE/1907/2006 F+

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com a directiva comunitária 2001/58/CE e Regulamento CE/1907/2006 F+ 1. Identificação da substância / preparação e da sociedade/empresa Nome comercial: MULTNET WARRANTY LINE Tipo de produto e aplicação: Detergente desengordurante universal Fornecedor: Brain Bee S.p.a. Reparto

Leia mais

Frases R e S e símbolos de perigo

Frases R e S e símbolos de perigo Frases R e S e símbolos de perigo Símbolos de perigo Frases R e S e símbolos de perigo Frases indicadoras de risco Frases R Natureza dos riscos específicos atribuídos às substâncias e preparações perigosas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ SEÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO Produto: Empresa: OIA MULTI-USO OFFICER OFFICER INDÚSTRIA QUíMICA LTDA R.Senador Giovanni Agnelli,

Leia mais

JohnsonDiversey. Suma Rinse. Auxiliar de secagem para lavagem mecânica de louças.

JohnsonDiversey. Suma Rinse. Auxiliar de secagem para lavagem mecânica de louças. JohnsonDiversey Suma Rinse A5 Auxiliar de secagem para lavagem mecânica de louças. Melhor resultado de secagem O Suma Rinse contém uma mistura de tensoativos não iônicos que ajuda a espalhar a água sobre

Leia mais

PROGRAMA DE PRÉ-REQUISITOS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS - BPA

PROGRAMA DE PRÉ-REQUISITOS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS - BPA PROGRAMA DE PRÉ-REQUISITOS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS - BPA Leonora Mansur Mattos Laboratório de Pós-Colheita Embrapa Hortaliças BOAS PRÁTICAS PRÁTICAS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS PARA A PRODUÇÃO PRIMÁRIA

Leia mais

FS q-action port 07-09 20/10/10 10:44 Pgina 1 C M Y CM MY CY CMY K FICHA DE SEGURANÇA Q-ACTION. Composicin

FS q-action port 07-09 20/10/10 10:44 Pgina 1 C M Y CM MY CY CMY K FICHA DE SEGURANÇA Q-ACTION. Composicin FS q-action port 07-09 20/10/10 10:44 Pgina 1 FICHA DE SEGURANÇA Q-ACTION FS q-action port 07-09 20/10/10 10:44 Pgina 2 Q-ACTION 1.- IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA OU PREPARADO E DA SOCIEDADE OU EMPRESA.

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Pág 1/5 1 Identificação do Produto / Reagente e da Empresa Detalhes do Produto Nome comercial: Tampão de Lavagem 1, VMA, HVA, 5-HIAA em Urina Nº do Artigo: 1005, MS 10350840115 Aplicação da substância

Leia mais

AGR' ÓLEO VERIFICAR RESTRIÇÕES DE USO CONSTANTES NA LISTA DE AGROTÓXICOS DO PARANÁ

AGR' ÓLEO VERIFICAR RESTRIÇÕES DE USO CONSTANTES NA LISTA DE AGROTÓXICOS DO PARANÁ AGR' ÓLEO VERIFICAR RESTRIÇÕES DE USO CONSTANTES NA LISTA DE AGROTÓXICOS DO PARANÁ Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA sob nº 002392 COMPOSIÇÃO: Éster de ácido graxo

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página: 1/5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto REF 740784.50 Nome comercial Enhancer SX (50 ml) 1 x 1.2 Utilizações identificadas relevantes

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico - FISPQ PRODUTO: PASTA PARA POLIMENTO Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: PASTA PARA POLIMENTO Código interno de identificação: Incolor: 350g: 000475 / 750g: 001620 / 1300g:

Leia mais

Risco = Toxicidade x Exposição

Risco = Toxicidade x Exposição Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto a um perigo. No caso dos produtos fitofarmacêuticos a exposição expressa-se na forma de contacto com

Leia mais

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo. Norma orientadora n.º07/2010

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo. Norma orientadora n.º07/2010 DSATAR Divisão de Formação e Associativismo Norma orientadora n.º07/2010 Assunto: Homologação de Cursos na área da Distribuição, Comercialização e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, para efeito dos

Leia mais

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL PARA A APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL PARA A APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL PARA A APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Os factores que influenciam na exposição do operador são: - a altura das plantas e a distância entre linhas; - o material

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DINAMITE

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DINAMITE FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DINAMITE 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Tipo de produto: DINAMITE fenepiroximato

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. Identificação do produto Nome do produto: Código do produto: MC001 Página: 1 Data de compilação: 07/07/2011 Revisão n.º: 1 1.2.

Leia mais

Indústria e Comércio de Produtos Químicos

Indústria e Comércio de Produtos Químicos FICHA DE INFORMAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO LAURIL ÉTER SULFATO DE SÓDIO 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Tipo de produto: Nome químico comum ou genérico: Sinônimo:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 de 5

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 de 5 Produto Químico 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CLORETO DE BENZALCÔNIO Fornecedor: Multichemie Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. R. Howard Archibald Acheson

Leia mais

3. QUANTIDADE DE RESÍDUOS A COLOCAR

3. QUANTIDADE DE RESÍDUOS A COLOCAR 3. QUANTIDADE DE RESÍDUOS A COLOCAR Em qualquer dos sistemas indicados, os resíduos são colocados à superfície em quantidades que irão variar de acordo com a capacidade de tratamento de cada sistema instalado.

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança. Óxido de Zinco

Ficha de Dados de Segurança. Óxido de Zinco Ficha de Dados de Segurança Óxido de Zinco 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Zinco Óxido Segundo Regulamento (CE) 1907/2006 1.2 Utilização

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Produto: SULFATO DE COBRE (NEVE, PARRA, CRYSTAL) Pág. 1 de 6 1. Designação de substância/preparação e empresa SULFATO DE COBRE (NEVE, PARRA, CRYSTAL) - Fungicida Empresa: Agroquisa Agroquímicos, S.A. Rua

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico NITRATO DE CÁLCIO

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico NITRATO DE CÁLCIO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: FORTH Jardim - SÓLIDO Código interno de identificação do produto: 100-M Principal uso: Fertilizante Nome da empresa: EVERALDO JUNIOR ELLER Endereço:

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Desengraxante Biodegradável Código interno de identificação 00.00.000.000 Nome da empresa Endereço Aeroflex Indústria de Aerosol Ltda. Rod. BR 116

Leia mais

1. Identificação da substância/preparação e da sociedade/empresa. : Tel: +49-621-60-43333; Fax: +49-621-60-92664

1. Identificação da substância/preparação e da sociedade/empresa. : Tel: +49-621-60-43333; Fax: +49-621-60-92664 No. Revisão 2,02 Data de revisão 19.01.2010 Data de Impressão 20.01.2010 Página 1 de 5 1. Identificação da substância/preparação e da sociedade/empresa Identificação da substância/preparação Utilização

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Esmalte Imobiliário Premium Fluence Acetinado É um produto de excelente qualidade e brilho. Possui elevada resistência ao intemperismo, fácil aplicação e limpeza, ótimo

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA. (Segundo o Decreto de Lei nº82/2003) 1. Identificação da substância/ Produto da empresa: 3. Identificação de Perigos

FICHA DE SEGURANÇA. (Segundo o Decreto de Lei nº82/2003) 1. Identificação da substância/ Produto da empresa: 3. Identificação de Perigos (Segundo o Decreto de Lei nº82/2003) 1. Identificação da substância/ Produto da empresa: 1.1. Nome do Produto: ECOCAR PL SPRAY 1.2. Utilização de preparação: ABRILHANTADOR DE SUPERFÍCIES E VITRINES. 1.3.

Leia mais

WIBRALOX SELO VERMELHO

WIBRALOX SELO VERMELHO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Wibralox Selo Vermelho Nome da Empresa: Rebarba, Brilhos Ind. Com. de Prod. de Polimento Ltda Fone/Fax: (1) 4043-3151/4043-3202 E-mail: comercial@rebarba.com.br

Leia mais

VASELINA SÓLIDA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ)

VASELINA SÓLIDA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) VASELINA SÓLIDA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) 1. Identificação do produto e da empresa Nome do Produto: Identificação do produto: Fornecedor: Vaselina sólida Silicones Paulista

Leia mais

Ficha de informações de segurança de produtos químicos - FISPQ

Ficha de informações de segurança de produtos químicos - FISPQ Sulfato de Níquel Página 1 de 6 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Sulfato de Niquel Cristais 22% Código do produto : 008 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190

Leia mais

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%) Por não ser um produto totalmente bio-degradável, pode afetar o ecosistema.

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%) Por não ser um produto totalmente bio-degradável, pode afetar o ecosistema. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 187 Página 1 / 5 Data da última revisão 27/11/2007 1 Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Máscara Líquida para

Leia mais

Painel Isolamento Térmico. Recomendações de segurança para sistemas de PU com agentes de expansão

Painel Isolamento Térmico. Recomendações de segurança para sistemas de PU com agentes de expansão Painel Isolamento Térmico Recomendações de segurança para sistemas de PU com agentes de expansão Prof. MSc. Fabriciano Pinheiro Diretor de Gerenciamento de Risco Toxicológico Intertox Ltda. 27 de outubro

Leia mais

Eficiência e Segurança Remove rapidamente resíduos de alimentos e demais sujidades, sem agredir a pele dos manipuladores.

Eficiência e Segurança Remove rapidamente resíduos de alimentos e demais sujidades, sem agredir a pele dos manipuladores. Pan-Clean Detergente para lavar louças, panelas e tigelas. Indicação Pan Clean é Indicado para lavagem manual de tigelas, panelas, copos, talheres, louças, utensílios e outros equipamentos utilizados em

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto GRIP

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto GRIP 1. Identificação do Produto Nome do Produto: GRIP Código do Produto: AG002 Nome da Empresa: De Sangosse Agroquímica Ltda. Endereço: Rua Raimundo Ramos Ferreira, 136 - CURITIBA/PR CEP: 81.350-040 Telefone

Leia mais

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR / GESTÃO DE RECLAMAÇÕES. Susana Sousa Consultoria e Formação

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR / GESTÃO DE RECLAMAÇÕES. Susana Sousa Consultoria e Formação QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR / GESTÃO DE RECLAMAÇÕES Susana Sousa Consultoria e Formação HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR o Porquê? Consumidor mais exigente Maior qualidade dos produtos Maior qualidade

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Medida 7 AGRICULTURA e RECURSOS NATURAIS Informação Específica CONDICIONALIDADE E OUTROS REQUISITOS Para as medidas de desenvolvimento rural,

Leia mais

10 a 20 10 a 15. 0,5 a 1,5. 3 a 7 0,1 a 1,0 0,1 a 1,0. 0,5 a 1,5

10 a 20 10 a 15. 0,5 a 1,5. 3 a 7 0,1 a 1,0 0,1 a 1,0. 0,5 a 1,5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Tinta Acrílica econômica - fosca, Tinta Acrílica Stardant fosco/aveludado, Tinta Acrílica Premium semi - brilhante. (Base Água). Indicação: É indicada

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE INFLUENZA A(H1N1)

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE INFLUENZA A(H1N1) PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE INFLUENZA A(H1N1) P1 QUAIS OS CUIDADOS DE BIOSSEGURANÇA NA RECEPÇÃO / ATENÇÃO AO PACIENTE COM QUEIXA E SINTOMATOLOGIA DE INFLUENZA A(H1N1), NO DOMICÍLIO, NA UNIDADE BÁSICA DE

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

PAC 08. Procedimento Padrão de Higiene Operacional - PPHO Derivados Cárneos

PAC 08. Procedimento Padrão de Higiene Operacional - PPHO Derivados Cárneos Página 1 de 7 Procedimento Padrão de Higiene Operacional - PPHO Derivados Cárneos Página 2 de 7 1. Objetivo-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%) Não são conhecidos casos de irritação nas vias respiratórias.

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%) Não são conhecidos casos de irritação nas vias respiratórias. 1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 014 Página 1 / 5 Data da última revisão 20/03/2008 Nome do produto: Cola Branca Código interno

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CAPÍTULO III MODELO DE BULA E RÓTULO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CAPÍTULO III MODELO DE BULA E RÓTULO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS AGRICOLAS COORDENAÇÃO-GERAL DE AGROTÓXICOS E AFINS MANUAL DE PROCEDIMENTOS CAPÍTULO III MODELO DE BULA E RÓTULO BULA Registrado

Leia mais

Orientações de higiene alimentar e controlo de qualidade alimentar para banquetes importantes

Orientações de higiene alimentar e controlo de qualidade alimentar para banquetes importantes Orientações de higiene alimentar e controlo de qualidade alimentar para banquetes importantes 1. Higiene ambiental: Manter sempre as instalações limpas; Assegurar a existência de recipientes de lixo com

Leia mais

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo e Formação Profissional. Norma orientadora nº04/2009 2ª Revisão

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo e Formação Profissional. Norma orientadora nº04/2009 2ª Revisão DSATAR Divisão de Formação e Associativismo e Formação Profissional Norma orientadora nº04/2009 2ª Revisão Assunto: Homologação de Cursos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos com base em UFCD. Nota

Leia mais

Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias

Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias A lâmpada fluorescente é um item comum nas residências e

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Aparelho Abdominal Gonew

MANUAL DO USUÁRIO. Aparelho Abdominal Gonew MANUAL DO USUÁRIO Aparelho Abdominal Gonew 474.indd 474.indd Sumário Informações importantes de segurança Diagrama de vista explodida Lista de peças Como montar seu aparelho Ficha técnica Perda de valor

Leia mais

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química Unicamp Telefone 3521-3015 Bloco B Sala 126 contato: dstma@iqm.unicamp.br ou csetica@iqm.unicamp.br

Leia mais