TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A GENTE SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A GENTE SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM."

Transcrição

1

2

3 TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A GENTE SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM. FLORES NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A GENTE SIM.

4 TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS UM AUTISTA SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM. FLORES NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A UM AUTISTA SIM.

5 TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS UM AUTISTA SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM. FLORES NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A UM AUTISTA SIM.

6 CONTEÚDO: MASSINHA DE MODELAR

7 CONTEÚDO: GRÁFISMO DO ROSTO

8 CONTEÚDO: DESENHO DO CORPO

9 O Projeto Autismo e Identidade, ajuda os autistas perceberem que eles tem uma história de vida, que fazem parte de uma família, de uma comunidade e que são parte de um mundo maravilhoso, que está em constante transformações positivas. Trabalhar a identidade dos autistas também é importante para nós educadores obtermos informações significativas a respeito dos nossos educandos.

10 JUSTIFICATIVA: Este projeto tem o intuito mediar diversos saberes, para que os educandos tenham o conhecimento global do ser humano, para: 1. Conhecer seu corpo. 2. Ampliar conceitos de higiene e saúde. 3.Descobrir que o indivíduo está presente em todas as comunidades. 4. Relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive. 5. Identificar e analisar diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual todos os educandos estão inseridos. Todo o contexto do PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE será desenvolvido pelos educandos que passará por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação dos alunos com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. Por meio deste projeto, todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educandos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico.

11 Todo o contexto do PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE será desenvolvido pelos educandos que passará por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação dos alunos com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. Por meio deste projeto, todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educandos autistas um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico.

12 Por meio deste projeto, todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educandos autistas um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico.

13 Todo o contexto do PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE será desenvolvido pelos educandos que passará por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação dos alunos com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.

14 Caros Educadores; No PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE assinale e date somente os itens que serão trabalhados. Você terá espaço dentro do projeto para elaborar, reelaborar e descartar itens não relevantes a sua série. Este projeto deverá fazer parte do seu contexto diário de trabalho, tendo em vista que ele estabelece um tempo para iniciar e concluir as etapas propostas. Outras observações:

15 Caros Educadores; Esse não é um projeto perfeito, ao logo do processo de aplicação, peço-lhes que façam observações do processo. Enviem suas observações para o meu , com sua autorização, suas observações serão acrescentadas no projeto e os creditos serão postados em seu nome. simone_drumond@hotmail.com Outras observações: RATIFICO QUE SUA COLABORAÇÃO TERÁ OBJETIVO FILANTRÓPICO, NÃO OBTERÁ LUCRO OU VALORES. Nome completo:

16 OBJETIVOS: Possibilitar que o autista construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos. Identificar os membros de sua família. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima. Participar da organização da rotina diária.

17 OBJETIVOS: ( ) Proporcionar ao autista a apropriação de sua identidade; ( ) Conhecer a história e o significado de seu nome; ( ) Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos; ( ) Construção de outros valores de vida; ( ) Aquisição de novas formas de relações; ( ) Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida; ( ) Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental; ( ) Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo; ( ) Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental; ( ) Estabelecer uma relação com a sociedade; ( ) Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe.

18 OUTROS OBJETIVOS: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

19 CONTEÚDOS: ( ) Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar; ( ) Participação em pesquisas; ( ) Exploração de retratos; ( ) Compartilhar experiências vividas;. ( ) Árvore genealógica; ( ) Membros Integrantes da família; ( ) Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar; ( ) Respeito e valorização de si próprio e com os colegas; ( ) Linguagem Oral e Escrita; ( ) Rodas de conversas; ( ) Leitura e escrita do nome.

20 CONTEÚDOS: ( ) Parlendas; ( ) Advinhas; ( ) Histórias; ( ) Sequência numérica; ( ) Contagem; ( ) Função dos números; ( ) Calendário; ( ) Grafia de números; ( ) Leitura de números; ( ) Desenho; ( ) Autores; ( ) Pintores; ( ) Obras de artes.

21 CONTEÚDOS: Recorte e colagem; Modelagem; Apreciação; Esquema corporal; Órgãos dos sentidos; Amimais de estimação; Circuitos; Brincadeiras; Música. OUTRO CONTEÚDOS: ( ) ( )

22 OUTROS CONTEÚDOS: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

23 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) Elaborar textos a partir do autoconhecimento; ( ) Coletar dados por meio de pesquisas e observações; ( ) Ler diferentes tipos de textos; ( ) Produzir textos; ( ) Realizar atividades diárias de higiene; ( ) Entender o papel da escovação dentária; ( ) Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde; ( ) Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; ( ) Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social; ( ) Montar painéis.

24 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) Construir cartazes; ( ) Elaborar com os educandos autistas as regras de higiene; ( ) Desenvolver atividades lúdicas; ( ) Dramatizar histórias; ( ) Organizar entrevistas e pesquisas; ( ) Registrar experiências vividas pelo grupo ou educando; ( ) Providenciar fotos do educando autista para as atividades de autorretrato; ( ) Providencia material para o educando desenhar seu autorretrato; ( ) Elaborar pesquisas sobre a história do nome do educando autista; ( ) Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos educandos referentes às diferentes características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).

25 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) Incentivar a observação das igualdades e diferenças nas pessoas do contexto, onde está inserido (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.); ( ) Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.); Prepara material necessário para desenvolver as sequências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto como: ( ) Autorretrato; ( ) História do nome; ( ) Atividades com nomes; ( ) Esquema corporal; ( ) Órgãos dos sentidos; ( ) Número do sapato; ( ) Animais de estimação; ( ) Álbum Individual e mural coletivo; ( ) Dobradura; ( ) Releitura de obras de artes.

26 OUTROS PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

27 Data.../.../... - Cada aluno escreve seu nome num papel sulfite e se apresenta falando o que sabe sobre seu nome. Em seguida juntos colocar num só cartaz o nome de todos da sala em ordem alfabética; Data.../.../... - Refletir o texto Nome da Gente de Pedro Bandeira e interpretar com atividades no caderno; Data.../.../... - Entregar como tarefa de casa, uma entrevista com seus familiares sobre o porquê da escolha deste nome que possui, se gostam do nome, etc; Data.../.../... - Trazer uma cópia da certidão reduzida para trabalhar no caderno. Data.../.../... - Cada aluno apresenta na sala a tarefa do dia anterior, mostrando o porquê do seu nome, significado, se gostam ; Data.../.../... - Todos os alunos trabalharão com o xérox da certidão de nascimento, cada um com a sua, onde interpretarão as informações da mesma e responderão um questionário com perguntas objetivas que deverão ser retiradas deste documento; Data.../.../... - Refletir em conjunto sobre nossas famílias e depois ler e interpretar o poema e as rimas do texto As tias de Elias José.

28 Data.../.../... - Relembrar o poema As Tias do dia anterior onde cada aluno irá construir uma estrofe com rimas utilizando nomes de pessoas conhecidas por eles e familiares; Data.../.../... - Ler o texto Os Animais de Gabriel Queiroz Rodrigues, comparando com o texto As Tias ( sua estrutura: estrofes, rimas versos; Data.../.../... - Cantar e refletir a música Gente tem Sobrenome de Toquinho e Elifas Andreato; Data.../.../... - Formar na sala grupos e cada um desses grupos irá ilustrar uma estrofe da canção; Data.../.../... - Apresentar para todos os alunos as ilustrações dentro da canção Gente tem sobrenome ilustrada no dia anterior, juntamente com os poemas em rimas de nomes de pessoas criados por eles a partir do poema As tias tudo em slide colorido e alegre, discutindo a maneira que eles utilizaram as rimas; ( também pode ser exposto em cartaz); Data.../.../... - Apresentar em slide, o texto Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado, para que todos reflitam e percebam a importância e o significado do jeito que somos das características físicas que herdamos de nossos pais, avós,.

29 Data.../.../... - Produzir um texto falando do jeito que cada um é, conforme tudo o que foi falado durante a semana, abordando suas características físicas, o que gosta, seus sonhos, etc. Data.../.../... - Refletir como foi se conhecer melhor durante a semana e também conhecer o outro; Data.../.../... - Manusear textos em acrósticos, observando a maneira que é constituída esses textos; Data.../.../... - Construir seus próprios acrósticos: Data.../.../... - Ler seus acrósticos para os colegas; Data.../.../... - Cada aluno vai se observar atentamente no espelho e falar suas características diante de todos; Data.../.../... - Em seguida apresentar algumas imagens de pinturas que mostram autorretratos de pessoas famosas; Data.../.../... - A seguir cada aluno fará seu autorretrato. Data.../.../... - Escolher um colega para servir de modelo. Data.../.../... - Contornar o corpo do colega no papel. Eleição para a escolha do nome do mascote.

30 Data.../.../... - Escrever, dentro do contorno do corpo, as características que o mascote deveria possuir. Data.../.../... - Construção do mascote.(neste momento os alunos levarão os materiais necessárias como: pano, espumas, botões,lã, roupas,etc.) A escola pode ajudar o aluno a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimentos adquiridos. Assim, através desse trabalho, a intenção é oferecer aos alunos a oportunidade de se expressar e relatar suas experiências de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem centrados em textos para leitura de apoio, de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.

31 A escola pode ajudar o autista a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimentos adquiridos. Assim, através desse trabalho, a intenção é oferecer aos alunos a oportunidade de se expressar e relatar suas experiências de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem centrados em textos para leitura de apoio, de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.

32 PROFESSORA: DATA.../.../... Acolhida Rodinha e Conversas informais ( ) Musica e movimento: ( ) Arte Infantil ( ) Lanche ( ) Higiene ( ) Escovação ( ) Atividades Lúdicas Historinha (à escolha): ( ) Atividade Atividade pedagógica: Brincar de esconde-esconde com lençol. (Veja procedimento nas apostilas Berçário de em ( ) Saída ( ) Bilhetinhos informativos aos pais na agenda ( ) Lembrancinha do dia ( ) Para fazer em casa com a família. ( ) Outros

33 PROFESSORA: DATA.../.../... Acolhida Rodinha e Conversas informais ( ) Musica e movimento: ( ) Lanche ( ) Higiene ( ) Escovação ( ) Atividades Lúdicas Historinha (à escolha): Atividade pedagógica: Brincar de montar blocos coloridos (Veja procedimento nas apostilas Berçário de em ( ) Saída ( ) Bilhetinhos informativos aos pais na agenda ( ) Lembrancinha do dia ( ) Para fazer em casa com a família. ( ) Outros

34 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: ( ) Hábitos de trabalhos, ( ) Relacionamento com os amigos e professores, ( ) Cumprimento das tarefas escolares, ( ) Atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, ( ) Capacidade de cooperação, ( ) Aproveitamento de tempo e atividades produzidas espontaneamente.

35

36 MOVIMENTO Objetivos Específicos Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações. Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras. Conteúdo Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária. Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.

37 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Objetivos Específicos Participar de variadas situações de comunicação oral. Interessar-se por histórias. Observar e manusear diferentes materiais impressos. Conteúdo Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal. Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias.

38 NATUREZA E SOCIEDADE Objetivos Específicos Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios. Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Conteúdo Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos. Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto). Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).

39 MATEMÁTICA Objetivos Específicos Explorar objetos em suas diferentes características. Conteúdo Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais: ( ) Textura ( ) Peso ( ) Consistência ( ) Cor ( ) Forma ( ) Altura ( ) Tamanho Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas ( ) Empilhar ( ) Rolar ( ) Transvasar ( ) Encaixar ( ) Lançar

40 MÚSICA Objetivos Específicos Brincar com a música. Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos. Conteúdo Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos corporais. Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros. Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical

41 Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus) Meus olhinhos são pra ver, Meu nariz para cheirar, minha boca para comer Meus ouvidos para escutar. Completando os sentidos Tenho as mãos para pegar E os bracinhos bem compridos, Pro amigo eu abraçar.

42

43 Série: Turma:

44 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE Leia e ilustre o poema!

45 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

46 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE As pessoas tem sentimentos que variam em seu cotidiano, como você está sentido-se hoje?

47 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE As HOJE pessoas VOCÊ tem ESTÁ sentimentos TRISTE OU que ESPERTO variam em (A)? seu cotidiano, como você está sentido-se hoje?

48 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE HOJE VOCÊ ESTÁ AMIGO (A) OU ALEGRE?

49 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

50 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

51 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

52 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

53 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

54 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE QUEM SOU EU? EU SOU ASSIM!

55 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE EU SOU ASSIM!

56 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE QUEM SOU EU?

57 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MEU PÉ É ASSIM!

58 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA MÃO É ASSIM!

59 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE VEJA A COR DOS MEUS OLHOS!

60 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE VEJA A COR DOS MEUS cabelos! Cole uma mecha dos seus cabelos lindos!

61 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE VEJA A COR DOS MEUS cabelos! Pinte a folha com tinta guache representando a cor do cabelo.

62 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE Esse beijos é para minha família! Marcar o papel com beijos de batom.

63 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE Esse beijo é para minha família!

64 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

65 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

66 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

67 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE A HISTÓRIA DOS MEUS ANTEPASSADOS

68 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA MORADIA É ASSIM...

69 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA ESTRUTURA FAMILIAR...

70 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA MORADIA É ASSIM...

71 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA ESTRUTURA FAMILIAR...

72 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE FAÇA UM LINDO DESENHO PARA REPRESENTAR, QUEM É VOCÊ.

73 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

74 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

75 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

76 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

77 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

78 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

79 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

80 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

81 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

82 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

83 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

84 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

85 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

86 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

87 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

88 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

89 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

90 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

91 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

92 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE ESCREVA O NOME DE SEUS FAMILIARES!

93 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

94 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola.

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. Departamento Pedagógico Seção de Educação Infantil AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. A avaliação só nos propiciará condições para obtenção de uma melhor qualidade de vida se tiver assentada sobre

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS 3 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

IDENTIDADE. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome dentre os demais.

IDENTIDADE. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome dentre os demais. PLANEJAMENTO (IDENTIDADE) Professor(a) :Carina Robetti Canei IDENTIDADE Competências Objetivos -Oralidade; -Leitura; -Análise linguística. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS Setembro Integração / adaptação das Crianças - Promover a integração / (re) adaptação das crianças na instituição;

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR Setembro Outubro 11 Início do Ano Letivo 15 a 19 Reunião de Pais 22 a 26 01 16 Chegada do Outono música Alimentação Atividades de escolha livre; Atividades de exploração do espaço exterior. Apresentação

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

:: NOVA ESCOLA ON-LINE ::

:: NOVA ESCOLA ON-LINE :: Page 1 of 5 Planos de aula Educação Infantil Conhecimento de Mundo Linguagem Verbal Escrita e Linguagem Escrita Plano de trabalho Nomes próprios Introdução Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: JUCELAINE AVILA DE OLIVEIRA Professora: Jucelaine Disciplina: Ensino Religioso

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Plano Trimestral da Educação Infantil

Plano Trimestral da Educação Infantil COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA - DF EDUCAÇÃO INFANTIL O grão que se semeia e a árvore que se planta não dão fruto imediatamente. Plano Trimestral da Educação Infantil (Pe. Gailhac) Eixo de

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS S CAIXA DOS CONTOS Construindo um texto coletivo... Em uma caixa fechada são colocados vários objetos de modo que contemple o número de alunos da sala de aula. Os objetos devem ser retirados, de modo aleatório,

Leia mais

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO NOME DA ESCOLA: E E ERNESTO SOLON BORGES. Local: Bandeirantes-MS Turmas: 2 ANO E.M Professor: Ricardo Alle Fantinato 2. Problemática a ser estudada/definição

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

Um pedaço de mim. Thais Nascimento NF: IV E UEMG

Um pedaço de mim. Thais Nascimento NF: IV E UEMG Um pedaço de mim Thais Nascimento NF: IV E UEMG INTRODUÇÃO Tudo começa em uma aula de Educação Física, no 4º período de Pedagogia, na Faculdade de Educação (UEMG). A professora Darsoni rapidamente lança

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

ANEXOS Anexo I Organização do tempo pedagógico Jardim de Infância Creche

ANEXOS Anexo I Organização do tempo pedagógico Jardim de Infância Creche ANEXOS Anexo I Organização do tempo pedagógico Jardim de Infância Creche Hora Momento Hora Momento 07h45 09h00 Receção das crianças 07h45 09h00 Receção das crianças 09h00 09h10 Escolher o Responsável e

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

A leitura inspira, transforma e abre horizontes

A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura é uma janela voltada para o infinito de descobertas e compreensão sobre o mundo. A formação do leitor se dá de forma contínua: a toda hora nascem

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação Identificação do Estagiário: Sara Raquel Ramalho Pereira Ano letivo: 2013/ 2014 Identificação da Instituição: Jardim-de- Infância Adriano Correia de Oliveira Educador Cooperante: Graça Xavier Tema do PCT:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL MESTRE ZECA AMÂNCIO (60 anos de tradição)

ESCOLA ESTADUAL MESTRE ZECA AMÂNCIO (60 anos de tradição) ESCOLA ESTADUAL MESTRE ZECA AMÂNCIO (60 anos de tradição) 1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA Nome do Estabelecimento: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio Tipologia: RO35C4 Endereço: Rua Irmãos de Caux, s/nº -

Leia mais

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Chegamos à etapa final de mais um ano de estudo e aprendizagem. Continuaremos mantendo a parceria necessária entre a família e a escola

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Habilidades: Reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações Valorizar a

Leia mais

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Ler e buscar informações... Segundo Smole & Diniz, em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar

Leia mais

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto I Descrição do Projecto Introdução Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto como meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar,

Leia mais

CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD DEFICIÊNCIA MENTAL

CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD DEFICIÊNCIA MENTAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIRETORA: PROFESSORA: ALUNO (A): Nº TURMA:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM. 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.BR BRINCANDO E APRENDENDO COM SUCATA WILSON FEITOSA LOPES GESTOR

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Agrupamento de Escolas de Azeitão Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação Educação Pré-Escolar 2015-2016 1º Período Departamento Pré-Escolar INTRODUÇÃO Após a avaliação das 118 crianças, que integram os dois jardins de infância da

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Checklist. Funções do Corpo

Checklist. Funções do Corpo Checklist Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (X), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os seguintes qualificadores: 0- Nenhuma deficiência;

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO Secretaria Municipal de Educação Diretoria de Politicas Educacionais Coordenadoria de Organização Curricular Gerencia de Educação Infantil CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Leia mais

REALIZAÇÃO DO TRABALHO

REALIZAÇÃO DO TRABALHO PROJETO DE LEITURA Não basta ter uma biblioteca para a formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Nós criamos estratégias

Leia mais

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA INFORMAÇÃO-PROVA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 Prova 23 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. DICAS DE ESTUDO 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Trabalho final. Acção de formação 01-2 Ensino e aprendizagem com TIC na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico

Trabalho final. Acção de formação 01-2 Ensino e aprendizagem com TIC na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico Trabalho final Acção de formação 01-2 Ensino e aprendizagem com TIC na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico (19 a 23 de Julho de2010) Formador: Hugo Monteiro Formanda: Maria da Conceição

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Obra de Educação Infantil aprovada no PNLD 2019 Código 0286P19001 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 0 a 1 ano e 6 meses O EU, O OUTRO E O NÓS (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos

Leia mais

Ano: 3º Ano letivo Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Professores: todos os docentes do 3º ano

Ano: 3º Ano letivo Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Professores: todos os docentes do 3º ano Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Turmas: 3º

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br 1 Implicações do Jogo Quatro Cores: Para jogar bem, é preciso economia de cores e consideração

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Expressões 3º ano Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Expressões 3º ano Ano Letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Ciclo Planificação Anual de Expressões ano Ano Letivo 2017/2018 Expressão Plástica Construções sugeridas Recorte e colagem Cartazes Impressão sugeridas Recorte

Leia mais

CMEI Centro Municipal de Educação Infantil Casa da Criança do Bom Juá Rua 12 de Setembro, s/n, Bom Juá. CRE São Caetano. Projeto Pedagógico 2008

CMEI Centro Municipal de Educação Infantil Casa da Criança do Bom Juá Rua 12 de Setembro, s/n, Bom Juá. CRE São Caetano. Projeto Pedagógico 2008 CMEI Centro Municipal de Educação Infantil Casa da Criança do Bom Juá Rua 12 de Setembro, s/n, Bom Juá. CRE São Caetano Projeto Pedagógico 2008 Tema Central: Cuidando do meio ambiente, plantando o futuro.

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré Projeto: Ano letivo 2014-2015 Docente: Ana Neves Índice INTRODUÇÃO... 3 CARATERIZAÇÃO DA TURMA... 4 OBJETIVOS DO CLUBE... 5 METAS / ATIVIDADES / CALENDARIZAÇÃO...

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO 1.º ciclo LETIVO 2016/2017 APOIO AO ESTUDO -Conhecer-se a si mesmo; -A importância do ambiente de estudo; -Conhecer as regras da escola setembro/ outubro -Sentido estético dos trabalhos -Identificar

Leia mais

PLANEJAMENTO: POESIA. Professora: Sonaira Schultz POESIA SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS

PLANEJAMENTO: POESIA. Professora: Sonaira Schultz POESIA SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS --- - PLANEJAMENTO: POESIA Professora: Sonaira Schultz POESIA SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Leitura, oralidade, criatividade, concentração e produção textual.

Leia mais

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira 1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade 2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO Área ou Disciplina de Origem: Matemática Professor coordenador: Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira,

Leia mais

Atividade Permanente: "Recitar e Contar é só começar" Recitação

Atividade Permanente: Recitar e Contar é só começar Recitação EMEI Profª Maria Alice Pasquarelli - 2012 Atividade Permanente: "Recitar e Contar é só começar" Eixo: Matemática Duração: 1º Semestre Infantil I Recitação JUSTIFICATIVA: No infantil I, faz se necessário

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

Plano de Aula Integrado com Hipermídia

Plano de Aula Integrado com Hipermídia Plano de Aula Integrado com Hipermídia Sumário Estrutura Curricular Dados da Aula Duração das atividades Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Estratégias e recursos da aula Recursos

Leia mais

SEMEC Lendo e Escrevendo

SEMEC Lendo e Escrevendo SEMEC Lendo e PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL REGINA PIO GONÇALVES TURMA: 4 e 5 ANOS TURNO: MATUTINO PROFESSORA: ELIANE CAMPELO SISTEMA

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Modelagem e escultura. Construções. - Estimular

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE 1 BERNADETE LOURDES DE SOUSA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE SINOP 2010 2 BERNADETE LOURDES DE SOUSA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)*

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* 1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* Meses Actividades Objectivos Recursos Materiais Recursos Humanos Local Setembro Não se irão realizar actividades orientadas. Contribuir para a adaptação e integração

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Ipezal/Angélica MS Maio de 2012. ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ALDO ARARIPE PEIXOTO

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª Etapa: FEVEREIRO/ MARÇO/ ABRIL Um educador de verdade, segue os passos de Sócrates, acredita nas possibilidades e, por isso, parteja

Leia mais

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de Aspectos sociais em projetos de restauração de áreas degradadas Maria Castellano CTR Campinas Gestão de recursos naturais Os recursos naturais são passíveis de serem utilizados por muitos indivíduos; É

Leia mais

Proposta curricular de 2 a 3 anos PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO

Proposta curricular de 2 a 3 anos PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO Proposta curricular de 2 a 3 anos MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO Unidade II A CRIANÇA E O BRINQUEDO Brincadeiras cantadas explorando o corpo; Reconhecimento corporal partes simples e amplas,

Leia mais

Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares

Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares Projeto Alimentação Saudável Brincando com os alimentos Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares Descrição: O presente projeto

Leia mais

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Camila de Lima Neves.(UEPB) camila.lima.18@hotmail.com.br Margareth Maria de Melo, orientadora, UEPB, margarethmmelo@yahoo.com.br

Leia mais

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 EPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho e aos pares. A Explorar as atitudes de: imobilidade/mobilidade, contração

Leia mais