PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NO DIREITO CIVIL: teoria e prática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NO DIREITO CIVIL: teoria e prática"

Transcrição

1 O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NO DIREITO CIVIL: teoria e prática

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Desconsideração da personalidade jurídica 2. Teoria geral das obrigações 3. Responsabilidade patrimonial 4. Ações possessórias 5. Usucapião 6. Remição da hipoteca 7. Separação e divórcio 8. União estável 9. Alimentos 10. Tutela, curatela e interdição 11. Inventário e partilha

3 DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

4 DO INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Artigos 133 a 136 do Código de Processo Civil

5 1. Elaboração da petição no incidente Incidente de desconsideração da personalidade jurídica. Esse incidente indica que há um processo em andamento.

6 2. Cabimento (Artigo 134 do Código de Processo Civil) a) Todas as fases do processo de conhecimento b) Na fase do cumprimento da sentença c) Execução fundada em título executivo extrajudicial

7 3. Elaboração da petição (No caso do incidente, não se trata de petição inicial) Artigo 319 do CPC (exclui-se o requerimento de se optar pela audiência de conciliação ou mediação) Atenção: Não há valor à causa

8 4. Competência O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será endereçado ao juiz da ação principal.

9 ATENÇÃO: Ao distribuir a petição, o juiz de direito irá analisála, podendo determinar ao requerente que a emende ou complete-a no prazo de 15 (quinze) dias, nos termos do artigo 321 do Código de Processo Civil. Se o requerente não emendá-la ou não completá-la, o juiz de direito irá indeferi-la.

10 OBSERVAÇÃO: Estando em termos a petição e instaurado o incidente, o juiz de direito comunicará imediatamente ao distribuidor para realizar as anotações devidas.

11 5. Consequências jurídicas do incidente O juiz de direito determinará a suspensão do processo principal e a pessoa jurídica (ou sócio) será citada para manifestar-se no prazo de 15 (quinze) dias e requerer as provas cabíveis nesse mesmo prazo.

12 5. Decisão Pode ser que haja réplica. Inclusive audiência de instrução e julgamento. Terminada essa fase, o juiz decidirá por meio de decisão interlocutória.

13 Acolhido o pedido de desconsideração, os bens dos sócios passam a integrar o polo passivo da ação e seus bens passam a responder pelos débitos da empresa.

14 É importante salientar também que acolhido o pedido de desconsideração, a alienação ou a oneração de bens, havida em fraude de execução, será ineficaz em relação ao requerente.

15 Estrutura da petição 1. Endereçamento 2. Qualificação 3. (Dos Fatos Do Direito Do Pedido)

16 I DOS FATOS pedido. Narrar os fatos e fundamentos jurídicos do

17 O pedido de desconsideração da personalidade jurídica observará os pressupostos previstos em lei.

18 O requerimento deve demonstrar o preenchimento dos pressupostos legais específicos para desconsideração da personalidade jurídica.

19 II DO DIREITO Artigo 50 do Código Civil Artigo 28 do Código de Defesa do Consumidor

20 O pedido de desconsideração da personalidade jurídica observará os pressupostos previstos em lei. Artigo 50 do Código Civil Artigo 28 do Código de Defesa do Consumidor

21 Art. 50 do Código Civil Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.

22 Art. 28 do Código de Defesa do Consumidor O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

23 1. MODELO DE PETIÇÃO DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA 2. MODELO DE PETIÇÃO DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA ART. 300 DO CPC

24 6. Petição inicial com pedido de desconsideração da personalidade jurídica Neste caso, a petição inicial deverá preencher os requisitos do artigo 319 e 798 do CPC (memorial dos cálculos)

25 TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES DIÁLOGO ENTRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O CÓDIGO CIVIL

26 1. Execução para entrega da coisa certa (arts. 806 a 810 do CPC) 2. Obrigação de dar coisa certa (arts. 233 a 242 do CPC)

27 1. Execução da entrega de coisa incerta (arts. 811 a 813 do CPC) 2. Obrigação de dar coisa incerta (arts. 243 a 246 do CC)

28 1. Execução das obrigações de fazer (arts. 815 a 821 do CPC) 2. Obrigações de fazer (arts. 247 a 249 do CC)

29 1. Execução da obrigação de não fazer (arts. 822 a 823 do CPC) 2. Obrigações de não fazer (arts. 250 e 251 do CC)

30 1. COMPETÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO ARTS. 781 E 782 DO CPC a) Domicílio do executado. b) Foro de eleição constante do título. c) Situação dos bens sujeitos à execução.

31 COMPETÊNCIA d) Tendo mais de um domicílio, em qualquer um deles. e) Se o domicílio for incerto ou desconhecido, no lugar onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente.

32 COMPETÊNCIA f) Havendo mais de um devedor, com domicílios diferentes, a execução poderá ser proposta no domicílio de qualquer um deles.

33 COMPETÊNCIA g) Poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executa.

34 2. REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL Artigos 319, 320 e 798 do Código de Processo Civil

35 PROCEDIMENTO DA EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA CERTA (OBRIGAÇÃO DE DAR NO DIREITO CIVIL) 1. Execução para entrega da coisa certa (arts. 806 a 810 do CPC) 2. Obrigação de dar coisa certa (arts. 233 a 242 do CPC)

36 PROCEDIMENTO DA EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA CERTA (OBRIGAÇÃO DE DAR NO DIREITO CIVIL) 1. Execução da entrega de coisa incerta (arts. 811 a 813 do CPC) 2. Obrigação de dar coisa incerta (arts. 243 a 246 do CC)

37 PROCEDIMENTO DA EXECUÇÃO DE FAZER 1. Execução das obrigações de fazer (arts. 815 a 821 do CPC) 2. Obrigações de fazer (arts. 247 a 249 do CC)

38 ATENÇÃO: O procedimento da obrigação de fazer fungível e infungível é diferente.

39 RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO DEVEDOR

40 Artigo 789 do Código de Processo Civil O devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei.

41 O art. 835 do CPC indica os bens que devem ser preferencialmente penhorados.

42 Art. 835 do CPC: A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem: I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira; II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado; III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;

43 IV - veículos de via terrestre; V - bens imóveis; VI - bens móveis em geral; VII - semoventes;

44 VIII - navios e aeronaves; IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias; X - percentual do faturamento de empresa devedora; XI - pedras e metais preciosos; XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia; XIII - outros direitos.

45 1. Penhora de imóvel casal constância do casamento ou da união estável (imóvel dado como garantia de dívida) a) O cônjuge não pode ter proveito da dívida contraída pelo executado b) A meação não se comunicou com os negócios do cônjuge executado

46 Súmula 134 do Superior Tribunal de Justiça: "Embora intimado da penhora em imóvel do casal, o cônjuge do executado pode opor embargos de terceiro para defesa de sua meação".

47 Embargos de terceiro. Ajuizamento por convivente, para defender meação. Improcedência decretada em 1º grau. Decisão parcialmente modificada. É de quem quer preservar a meação o ônus de demonstrar que a dívida não fora contraída em benefício da família. Encargo do qual não se desincumbiu a embargante. Recurso do embargado provido e prejudicado o exame do apelo da embargante (Ap , rel. Des. CAMPOS MELLO).

48 Artigo 854 do CPC Para possibilitar a penhora de dinheiro em depósito ou em aplicação financeira, o juiz, a requerimento do exequente, sem dar ciência prévia do ato ao executado, determinará às instituições financeiras, por meio de sistema eletrônico gerido pela autoridade supervisora do sistema financeiro nacional, que torne indisponíveis ativos financeiros existentes em nome do executado, limitando-se a indisponibilidade ao valor indicado na execução. (grifou-se)

49 Os bens do executado que não estão sujeitos à penhora encontram-se indicados no art. 833 do CPC.

50 AÇÕES POSSESSÓRIAS DA MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO DE POSSE E INTERDITO PROIBITÓRIO Da manutenção e da reintegração de posse artigos 560 a 566 do Código de Processo Civil Do interdito proibitório artigos 567 e 568 do Código de Processo Civil

51 Dos Efeitos da Posse Código Civil Artigos a 1.22 do Código Civil

52 1. AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE Base Legal: art do Código Civil. Posse turbada (perturbada) por terceiro

53 As ações possessórias encontram-se nos artigos 560 a 566 do Código de Processo Civil e só se aplica para aquelas situações em que a ação busca a proteção possessória cuja ação deve ser ajuizada dentro de ano e dia da turbação ou do esbulho (art. 558 do CPC).

54 ATENÇÃO Nos demais casos, deve-se aplicar o procedimento comum.

55 COMPETÊNCIA A ação de manutenção de posse deve ser ajuizada na comarca onde está localizado o imóvel (Artigo 47 do Código de Processo Civil)

56 2. PETIÇÃO INICIAL Artigo 319, 320 e 561 do CPC O autor tem de provar: I - a sua posse; II - a turbação ou o esbulho praticado pelo réu;

57 III - a data da turbação ou do esbulho; IV - a continuação da posse, embora turbada, na ação de manutenção, ou a perda da posse, na ação de reintegração.

58 É lícito ao autor cumular ao pedido possessório o de condenação em perdas e danos e indenização dos frutos.

59 VALOR DA CAUSA Nas ações possessórias, o valor da causa deve ser equivalente ao do bem objeto do litígio. Tratando-se de bem imóvel, pode-se utilizar a estimativa oficial para lançamento do imposto (IPTU) o chamado valor venal. Se houver cumulação de pedidos, a soma de todos eles.

60 Art. 562 do Código de Processo Civil Estando a petição inicial devidamente instruída, o juiz deferirá, sem ouvir o réu, a expedição do mandado liminar de manutenção ou de reintegração, caso contrário, determinará que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o réu para comparecer à audiência que for designada.

61 Concedido ou não o mandado liminar de manutenção ou de reintegração, o autor promoverá, nos 5 (cinco) dias subsequentes, a citação do réu para, querendo, contestar a ação no prazo de 15 (quinze) dias.

62 Dar-se-á a citação por meio de Oficial de Justiça em ação possessória que figure no polo passivo grande número de pessoas (citação pessoal). Nos demais casos, a citação deverá ser realizada por edital, determinando-se também a intimação do Ministério Público e, se houver hipossuficientes econômicos, a Defensoria Pública.

63 CONTESTAÇÃO Artigos 238 a 259 do Código de Processo Civil Prazo de contestação: 15 (quinze) dias. Se houver audiência de justificação prévia, o prazo para contestar será contato da intimação que deferir ou não a medida liminar.

64 No litígio coletivo pela posse de imóvel, quando o esbulho ou a turbação afirmado na petição inicial houver ocorrido há mais de ano e dia, o juiz, antes de apreciar o pedido de concessão da medida liminar, deverá designar audiência de mediação, a realizar-se em até 30 (trinta) dias.

65 Serão intimados para essa audiência o Ministério Público e a Defensoria Pública. Podem ser também intimados os órgãos responsáveis pelas políticas agrárias.

66 PROCEDIMENTO DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS 1. Providências preliminares 2. Julgamento conforme o estado do processo (arts. 354 a 356 do CPC) 3. Saneamento e da organização do processo (art. 357 do CPC) 4. Audiência de instrução e julgamento (art. 358 a 368 do CPC) perícia, assistentes técnicos, perícia etc. 5. Alegações finais (20 minutos ou por escrito) questões complexas, razões finais por escrito (15) dias. 6. Sentença

67 AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE Propõe-se esta demanda, quando o possuidor perde a posse de um bem móvel ou imóvel em razão de ação ilícita de terceiro. Esta ação cabe quando há efetivo esbulho

68 BASE LEGAL Art do CC Arts. 560 a 566 do CPC

69 PROCEDIMENTO O mesmo procedimento da ação de manutenção de posse.

70 DOCUMENTOS Certidão de casamento/nascimento Documentos pessoais Escritura ou compromisso de compra e venda, quando se tratar de bem imóvel

71 IPTU atual Nota fiscal ou outro documento de propriedade, quando se tratar de bem móvel Fotos do local Cópia do boletim de ocorrência Rol de testemunhas

72 ATENÇÃO No caso da reintegração de posse de bem móvel, se não houver condições de recuperá-lo, requer-se a conversão em perdas e danos.

73 AÇÃO DE INTERDITO PROIBITÓRIO A ação de interdito proibitório destina-se à proteção preventiva da posse que se acha na iminência, ou sob ameaça, de ser molestada.

74 ATENÇÃO No curso do processo, se houver turbação ou esbulho, haverá, diante do requerimento do autor, pedido para transformar a ação de interdito para manutenção ou reintegração de posse, conforme o artigo 554 do Código de Processo Civil, expedindo-se o competente mandado.

75 PROCEDIMENTO O mesmo das ações de manutenção e reintegração de posse. BASE LEGAL Artigo do Código Civil Artigos 567 e 568 do Código de Processo Civil

76 DOCUMENTOS Documentos pessoais. Comprovante de residência. No caso de pessoa jurídica, contrato social. Comprovante de propriedade ou posse, conforme o caso (escritura/contrato de compra e venda)

77 Carnê atual do IPTU. Documentos para provar a posse (recibo de serviços realizados no imóvel, contas, fotos etc.) Rol de testemunhas.

78 USUCAPIÃO Espécies Ação de usucapião urbano Ação de usucapião extraordinário Ação de usucapião ordinário

79 1. AÇÃO DE USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO A ação de usucapião tem por objetivo regularizar a aquisição da propriedade de imóvel situado em área urbana, com metragem igual ou inferior a 250 metros quadrados, cuja aquisição se deu pela ocorrência da prescrição aquisitiva, fruto da posse mansa, pacífica e ininterrupta pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

80 REQUISITOS Animus domini (desejo de ser dono) O imóvel deve estar localizado em área urbana A metragem não pode ultrapassar 250 m 2

81 ATENÇÃO Embora os artigos 941 a 945 do Código de Processo Civil tenham sido revogados, o autor deverá apresentar planta e memorial descritivo do imóvel usucapiendo, pois se deve individualizar o bem imóvel e, depois da ação, registrar a propriedade no cartório de registro de imóveis.

82 BASE LEGAL O direito de usucapir imóvel urbano com metragem igual ou inferior a 250 m 2 encontra fundamento legal no artigo 183 da Constituição Federal e no artigo do Código Civil.

83 Artigo 183 da Constituição Federal Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

84 Artigo do Código Civil Art Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

85 PROCEDIMENTO A ação de usucapião está sujeita ao procedimento comum (artigos 318 a 512 do Código de Processo Civil.

86 PETIÇÃO INICIAL Artigos 319 e 320 do Código de Processo Civil. Além desses requisitos legais, o autor deverá descrever o imóvel usucapiendo, indicar o tempo de posse e apresentar a lista de confinantes. Deve requerer também a intimação, via correio, dos representantes da Fazenda Pública (Federal, Estadual e Municipal).

87 DOCUMENTOS Certidão de casamento ou nascimento (atualizada). RG e CPF/MF. Compromisso de compra e venda, quando houver. Comprovante de pagamento dos impostos (IPTU)

88 Fotos do imóvel (quando necessário para provar a posse). Certidão de propriedade do imóvel (caso não tenha matrícula própria, solicitar certidão de área maior onde o imóvel esteja inserido). Certidão de negativa de propriedade (declaração do Cartório de Registro de Imóveis, com base no indicador pessoal, de que o autor não é proprietário de imóvel na Comarca).

89 Certidão do Cartório Distribuidor Cível da Comarca quanto a ações possessórias. Planta e memorial descritivo do terreno. Relação dos confinantes (nome, endereço, profissão etc.) Contas de água e luz antigas (demonstração do lapso temporal) Rol de testemunhas para provar a posse.

90 2. AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIO A ação de usucapião extraordinário tem por objetivo possibilitar a regularização do registro imobiliário de imóvel, urbano ou rural, cuja aquisição se deu pela ocorrência da prescrição aquisitiva, fruto de posse mansa, pacífica e ininterrupta pelo prazo de 15 (quinze) anos.

91 ATENÇÃO O prazo de 15 (quinze) anos pode ser reduzido para 10 (dez) anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo (art , parágrafo único, do CC).

92 REQUISITOS Animus domini (desejo de ser dono) Posse mansa e pacífica pelo prazo de dez anos ou quinze anos, conforme o caso.

93 PROCEDIMENTO A ação de usucapião está sujeita ao procedimento comum (artigos 318 a 512 do Código de Processo Civil)

94 ATENÇÃO Além dos requisitos normais da petição inicial (artigo 319 e 320 do Código de Processo Civil), o autor deverá descrever o imóvel usucapiendo, indicar o tempo de posse e apresentar lista dos confinantes. Deve requerer a intimação, via correio, dos representantes da Fazenda Pública.

95 DOCUMENTOS Certidão de casamento ou nascimento Documentos pessoais Comprovante de residência Contrato de compra e venda, quando houver

96 Comprovante de pagamento dos impostos (IPTU) Fotos do imóvel, quando necessárias para comprovar a posse Certidão de propriedade do imóvel Certidão do distribuidor cível (ações possessórias)

97 Planta e memorial descritivo do terreno Relação dos confinantes Contas de luz e água antigas, a fim de demonstrar o lapso temporal Rol de testemunhas para provar a posse

98 3. AÇÃO DE USUCAPIÃO ORDINÁRIO A ação de usucapião ordinário tem por objetivo regularizar a aquisição da propriedade imóvel por aquele que, com justo título e boa-fé, mantém a posse mansa, pacífica e ininterrupta pelo prazo de 10 (dez) anos, sendo que esse prazo pode ser reduzido para 5 (cinco) anos, caso o bem tenha sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelada posteriormente, desde que o possuidor nele tenha estabelecido sua moradia, ou realizado investimento de interesse social e econômico.

99 ATENÇÃO Além do prazo, a diferença entre o usucapião ordinário do extraordinário é a exigência de justo título de boa-fé. Justo título é o documento apto para transferir a propriedade (por exemplo, escritura pública e formal de partilha), que, no entanto, não transfere, em razão da existência de algum vício ou irregularidade, não passível de saneamento.

100 Boa-fé é a ignorância do vício, ou seja, está de boa-fé o possuidor que, ao adquirir o bem, acreditava na legitimidade de seu título. A posse perde o caráter de boa-fé desde o momento em que as circunstâncias façam presumir que o possuidor não mais ignorava que possui a coisa indevidamente.

101 Art do Código Civil A posse de boa-fé só perde este caráter no caso e desde o momento em que as circunstâncias façam presumir que o possuidor não ignora que possui indevidamente.

102 OBSERVAÇÃO: O autor casado deve propor a ação com a esposa. O mesmo se aplica à união estável. Trata-se de litisconsórcio ativo necessário.

103 BASE LEGAL O usucapião encontra-se disciplinado nos artigos a do Código Civil, sendo que o artigo do Código Civil trata especificamente do usucapião ordinário.

104 PROCEDIMENTO A ação de usucapião está sujeita ao procedimento comum (artigos 318 a 512 do Código de Processo Civil)

105 ATENÇÃO anteriores. Petição inicial e documentos iguais às ações

106 6. Remição de hipoteca art do CC Art Dentro em trinta dias, contados do registro do título aquisitivo, tem o adquirente do imóvel hipotecado o direito de remi-lo, citando os credores hipotecários e propondo importância não inferior ao preço por que o adquiriu. A remissão da hipoteca foi substituída pela adjudicação, visto que o art do CC foi revogado.

107 Se o credor impugnar o preço da aquisição ou a importância oferecida, realizar-se-á licitação, efetuando-se a venda judicial a quem oferecer maior preço, assegurada preferência ao adquirente do imóvel.

108 Não impugnado pelo credor, o preço da aquisição ou o preço proposto pelo adquirente, haver-se-á por definitivamente fixado para a remissão do imóvel, que ficará livre de hipoteca, uma vez pago ou depositado o preço.

109 ATENÇÃO A ação a ser proposta em casos envolvendo esse tipo de remição é a de consignação em pagamento, a fim de liberar o direito real que recai sobre o bem.

110

111 7. SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO Mantém-se no Novo Código de Processo Civil o instituto da separação judicial. (Art. 53, I, CPC) Atenção: domicílio do guardião de filho incapaz.

112 Artigo 693 do Código de Processo Civil As normas deste Capítulo aplicam-se aos processos contenciosos de divórcio, separação, reconhecimento e extinção de união estável, guarda, visitação e filiação.

113 Artigo 731 do CPC (unificação das ações de separação e de divórcio) Divórcio, separação e extinção consensual de união estável (não havendo filhos incapazes) poderão ser realizados por escritura pública. Art. 733 do CPC

114 O nascituro é comparado como filho incapaz, tratando-o como pessoa humana, concretizando a teoria concepcionista. (Artigo 2º do CC)

115 Na escritura pública, não costa mais a gratuidade da justiça (Resolução 35 do CNJ Lei n /2007 declaração dos interessados que não possuem condições financeiras para arcar com o custo da escritura pública.

116 Se houver filhos menores ou qualquer divergência entre o casal, a separação, divórcio ou extinção da sociedade conjugal serão realizados por meio de ação judicial.

117 8. União estável UNIÃO ESTÁVEL = CASAMENTO Veja o art. 144 do CPC (impedimento do juiz = companheiro)

118 Ver artigo 145, inciso III, do CPC Ver artigo 244, inciso II, do CPC Ver artigo 388, inciso III, do CPC Ver artigo 391, parágrafo único, do CPC Ver artigo 447, 2º, inciso I, do CPC

119 Inventário: legitimidade do companheiro para requerer abertura do inventário, bem como ser nomeado como inventariante. Oposição de embargos de terceiro (art. 674 do CPC)

120 OUTORGA UXÓRIA E OUTORGA CONVIVENCIAL (Artigo 73, 3º, do CPC)

121 9. DOS ALIMENTOS Alimentos indenizatórios Alimentos familiares (artigo do CC) Art do CC. São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclamam, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento.

122 Artigo 1.694, 4º, do CC) necessidade/possibilidade (possibilidade) ata notarial redes sociais Artigo 384 do CPC

123 A conclusão que se pode extrair do artigo 833, 2º, do NCPC é que os próprios alimentos podem ser penhorados naquilo que exceder o montante de cinquenta salários mínimos mensais.

124 Artigo 528 do CPC Cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de prestar alimentos.

125 10. Tutela, curatela e interdição Artigo 3º do CC Lei n /2015

126 Interdição artigo 747 do CPC Inovação artigo 749 do CPC

127 11. Inventário e partilha Artigo 610 do CPC Amigável litigioso

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Gilberto Maistro 1-) Ações Possessórias: a) Ação de Reintegração: b) Ação de Manutenção de Posse: c) Ação de Interdito Proibitório:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Assunto: PRÉ PROVA TRT- SP. Prof: Giuliano Tamano

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Assunto: PRÉ PROVA TRT- SP. Prof: Giuliano Tamano DIREITO PROCESSUAL CIVIL Assunto: PRÉ PROVA TRT- SP Prof: Giuliano Tamano Art. 133. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público,

Leia mais

Das ações possessórias. Manutenção de posse. Reintegração de posse. Interdito proibitório.

Das ações possessórias. Manutenção de posse. Reintegração de posse. Interdito proibitório. MÓDULO 19 Das ações possessórias. Manutenção de posse. Reintegração de posse. Interdito proibitório. Artigos 554 a 568 do CPC Proteção à posse: Autotutela (proteção do bem por iniciativa do possuidor)

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais... 3 Capítulo I Das Normas Fundamentais

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR...

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO... 11 NOTA À 3.ª EDIÇÃO... 13 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO... 15 AGRADECIMENTOS... 17 SOBRE O AUTOR... 21 LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 PARTE GERAL Livro I

Leia mais

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 21 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS...

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO ÍNDICE GERAL Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 19 Referências bibliográficas... 1853 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)... 1877 ÍNDICE

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO AULA 21 - CONTINUAÇÃO DA AULA 20 DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Prática Processual do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica CAPÍTULO IV DO INCIDENTE

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE TABELAS DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE. Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório. 2º Semestre/ 2018

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE. Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório. 2º Semestre/ 2018 Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório 2º Semestre/ 2018 A Justiça, toda ela é substância humana, seus agentes, os que a buscam, os problemas que

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO DO CONCEITO DE USUCAPIÃO Conceito: Usucapião é modo de aquisição da propriedade (ou outro direito real), que se dá pela posse continuada, durante lapso temporal, atendidos os requisitos de lei. LOCALIZAÇÃO

Leia mais

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Bianca Castellar de Faria Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Vigência 18/03/2016 Inclusão do artigo 216-A na Lei 6.015/73 Usucapião

Leia mais

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 16 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: curiae AULA 16 Incidente de desconsideração

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Trânsito em julgado da sentença - não cabe mais recurso Intimação para pagamento no prazo de 15 (quinze)

Leia mais

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973 SUMÁRIO Exposição de Motivos do Novo Código de Processo Civil Índice Sistemático do Código de Processo Civil de 1973 Código de Processo Civil 1973/2015 Índice Remissivo do Código de Processo Civil 1973

Leia mais

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido.

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. GARANTIAS JUDICIAIS 1 OBJETIVO DA GARANTIA JUDICIAL Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. 2 Código de Processo

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Sumário ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CAPÍTULO I Da jurisdição arts. 1º e 2º CAPÍTULO II Da ação arts. 3º a 6º CAPÍTULO I Da capacidade processual arts. 7º a 13 LIVRO I DO PROCESSO DE

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

Dos Procedimentos Especiais

Dos Procedimentos Especiais Direito Processual Civil Dos Procedimentos Especiais Aspectos Gerais - Artigos: 539 a 770. - Procedimentos: Comum e Especiais. - Comum (Padrão): PI Audiência Conciliação/Mediação Contestação Réplica Saneamento

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Embargos à Execução Os Embargos à Execução têm natureza de processo incidental que se manifesta por intermédio do exercício de uma ação incidental que se

Leia mais

EMENTA DIREITO PROCESSUAL CIVIL

EMENTA DIREITO PROCESSUAL CIVIL Disciplina: Direito Processual Civil I Período: 2º EMENTA DIREITO PROCESSUAL 1) DIREITO PROCESSUAL: Conceito; fases civilista, autonomista e finalista; fontes Constituição Federal, Lei Federal e Ordinária,

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Execução... 17 1.1 Noções gerais... 17 1.2 Princípios da ação executiva... 21 1.2.1 Princípio da patrimonialidade... 21 1.2.2 Nulla executio sine titulo... 25 1.2.3 Nulla titulus sine

Leia mais

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Cidade Acadêmica Personalidade jurídica das pessoas jurídicas de direito privado Art. 45 do C. Civil: Começa

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Execução Trabalhista : Desconsideração da Personalidade Jurídica / Responsabilidade dos Sócios e Ex-Sócios Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução Prof ª. Eliane Conde Embargos a Execução Constituem ação de conhecimento incidental ao processo de execução. O executado

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO CONSENSUAL DPC III - Prof. ANA PAULA L. SAKAUIE 1 SEPARAÇÃO/DIVÓRCIO CONSENSUAL CONSIDERAÇÕES INICIAIS REFERÊNCIA LEGISLATIVA: ARTS. 731/734, NCPC HAVENDO LITÍGIO

Leia mais

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Homero Batista Mateus da Silva, Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado 10 volumes Ed. Revista dos Tribunais Protesto extrajudicial Art. 517.

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Competência Interna Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA COMPETÊNCIA INTERNA CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios

Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios O que muda na desconsideração com a Lei 13.467/2017? Nada muda! A IN 39 do TST já estabelecia a aplicação do CPC para

Leia mais

Aplicação do Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho Quanto ao Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica.

Aplicação do Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho Quanto ao Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica. Curso de Férias Aplicação do Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho Quanto ao Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica. 2 de fevereiro de 2017 Luís Carlos Moro (advogado) O INCIDENTE

Leia mais

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica Paulo Henrique dos Santos Lucon Livre Docente, Doutor e Mestre FDUSP Professor Associado da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco USP Presidente

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA AÇÃO DE ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA Ao adquirir um imóvel, mediante o pagamento realizado por meio de prestações, o compromissário comprador tem o direito de exigir do proprietário a outorga da escritura definitiva

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA Manual de Prática Civil - 10ª Edição Jaqueline Mielke Silva Juliano Colombo 10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA 3 SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 23 2. Finalidade... 23 3. Petição

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial.

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. AULA 6 Embargos à Execução Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. Não obstante seja considerado como defesa, possui natureza jurídica de ação de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NOÇÕES GERAIS SOBRE PROPRIEDADE Arts a do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NOÇÕES GERAIS SOBRE PROPRIEDADE Arts a do CC NOÇÕES GERAIS SOBRE PROPRIEDADE Arts. 1.228 a 1.276 do CC 1. Conceito de propriedade Propriedade é o direito que uma pessoa tem, respeitadas as normas limitativas, de usar, gozar e dispor de um bem, corpóreo

Leia mais

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA MÓDULOS 22 PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA Artigo 719 do Código de Processo Civil A jurisdição voluntária exerce uma função de administração pública de interesses privados exercida pelo Poder Judiciário.

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE RECURSOS EM ESPÉCIE Apelação Conceito Interposição Efeitos Juízo de retratação Ação rescisória Conceito Cabimento Requisitos Ação rescisória Diferenças - Recursos Processamento Considerações

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE TEORIA GERAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Noções gerais Contraditório Partes Litisconsórcio Titulo executivo Procedimento A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 04/10/2017. Pacto antenupcial para o regime da comunhão parcial de bens. No que tange o regime de comunhão

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Observe a Lei 5.478/1968 que dispõe sobre ação de alimentos. 1 Garantia da justiça gratuita

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM

Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 21 2. Finalidade... 21 3. Petição inicial... 21 3.1. Tutela provisória... 22 3.1.1. Tutela de urgência: aspectos gerais... 23 3.1.1.1. Tutela

Leia mais

Tribunais e MPU -Fernando Gajardoni-Camilo Zufelato-Proc Civil-5ed.indb 9 24/03/ :20:57

Tribunais e MPU -Fernando Gajardoni-Camilo Zufelato-Proc Civil-5ed.indb 9 24/03/ :20:57 Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 17 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 17 2. JURISDIÇÃO... 22 2.1. Generalidades e conceito... 22 2.2. Características... 23 2.3. Divisão... 24 3. AÇÃO E PROCESSO...

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO

AGRAVO DE INSTRUMENTO MÓDULO 32 AGRAVO DE INSTRUMENTO Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no artigo 1.015 do Código de

Leia mais

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 21 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 21 2. JURISDIÇÃO... 26 2.1. Generalidades e conceito... 26 2.2. Características... 27

Leia mais

1. AÇÃO ALVARÁ JUDICIAL 2. AÇÃO CONTRA EMPRESA DE TELEFONIA - não cumpre a promoção oferecida 3. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA BANCO 4.

1. AÇÃO ALVARÁ JUDICIAL 2. AÇÃO CONTRA EMPRESA DE TELEFONIA - não cumpre a promoção oferecida 3. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA BANCO 4. 1. AÇÃO ALVARÁ JUDICIAL 2. AÇÃO CONTRA EMPRESA DE TELEFONIA - não cumpre a promoção oferecida 3. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA BANCO 4. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA EMPRESA AÉREA POR ATRASO DE VOO 5. AÇÃO DE ADOÇÃO

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PROCEDIMENTOS ESPECIAIS (arts. 318 e 539/770, NCPC) - Jurisdição contenciosa (arts.

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM

Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 21 2. Finalidade... 21 3. Petição inicial... 21 3.1. Tutela provisória... 22 3.1.1. Tutela de urgência: aspectos gerais... 23 3.1.1.1. Tutela

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 31 ÍNDICE-SUMÁRIO

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 31 ÍNDICE-SUMÁRIO ÍNDICE-SUMÁRIO NOTA PRÉVIA 5 NOTA PRÉVIA À 16ª EDIÇÃO 6 NOTA PRÉVIA À 15ª EDIÇÃO 7 NOTA PRÉVIA À 14ª EDIÇÃO 9 NOTA PRÉVIA À 13ª EDIÇÃO 10 NOTA PRÉVIA À 12ª EDIÇÃO 11 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 13 CÓDIGO DE PROCESSO

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 01

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 01 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima O art. 693 do NCPC traz menção expressa das Ações do Direito de Família, conforme segue: Art. 693. As

Leia mais

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE Usucapião Extrajudicial B ÍNDICE 11...11 Introdução...19 1._ Capítulo I Panorama Atual da Crise Judiciária...23 1.1. Considerações gerais... 24 1.2. Direito de acesso à jurisdição... 37 1.3. Celeridade

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS JURISDIÇÃO Generalidades e conceito

Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS JURISDIÇÃO Generalidades e conceito Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 21 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 21 2. JURISDIÇÃO... 26 2.1. Generalidades e conceito... 26 2.2. Características... 27 2.3. Divisão... 28 3. AÇÃO E PROCESSO...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROCESSO DE EXECUÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA EXECUÇÃO EM GERAL CPC, art. 771 APLICAÇÃO Procedimento utilizado em: execução de título extrajudicial (784) diretamente procedimentos especiais de execução subsidiariamente cumprimento

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

STJ ALEXANDRE FREITAS CÂMARA. o Novo PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. 3. a Edição. Revista, atualizada e ampliada *** ~ "1-1,,,.. \",1 '" I \",1.

STJ ALEXANDRE FREITAS CÂMARA. o Novo PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. 3. a Edição. Revista, atualizada e ampliada *** ~ 1-1,,,.. \,1 ' I \,1. ALEXANDRE FREITAS CÂMARA o Novo PROCESSO CIVIL BRASILEIRO 3. a Edição Revista, atualizada e ampliada *** ~ "1-1,,,.. \",1 '" I \",1.;:) A EDITORA ATLAS se responsabiliza pelos vícios do produto no que

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Critérios de competência Parte 2 Prof(a). Bethania Senra - Foros especiais: - Ações reais imobiliárias: é competente o foro da situação da coisa nas ações fundadas

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Parte 2 Prof(a). Bethania Senra Aspectos processuais: 1) Não é possível a instauração do incidente

Leia mais

Manual de Prática Forense. Servanda Editora /.95(81) C282m 2.ed.

Manual de Prática Forense. Servanda Editora /.95(81) C282m 2.ed. VILMA MARIA INOCÊNCIO CARLI Advogada, Pós Graduada em Direito Processual Civil - INPG/SP Mestra em Direito e Economia - UGF/RJ, 2002 Professora de Direito Civil - Universidade Dom Bosco - UCDB/MS e Universidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR TUTELA CAUTELAR Artigo 305 ao 310 do Código de Processo Civil 1 1. Conceito de tutela cautelar Espécies de tutela provisória cautelar 1. Tutela provisória cautelar em caráter antecedente (Artigos 303,

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. União Homoafetiva. A união homoafetiva é constituição familiar

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33 NOTA PRÉVIA 5 NOTA PRÉVIA DA 35ª EDIÇÃO 6 NOTA PRÉVIA DA 34ª EDIÇÃO 7 NOTA PRÉVIA DA 33ª EDIÇÃO 8 NOTA PRÉVIA DA 32ª EDIÇÃO 9 NOTA PRÉVIA DA 31ª EDIÇÃO 11 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 15 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Leia mais

LIMINARES -PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CPC /15

LIMINARES -PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CPC /15 LIMINARES -PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CPC /15 Professora: ARLETE INES AURELLI mestre e doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP professora de direito processual civil nos cursos de graduação e pós-graduação

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 22/10/2018.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 22/10/2018. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 22/10/2018. Variedade do regime de bens. Separação de bens. Quando for colocada cláusula de não concorrência na

Leia mais