PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO"

Transcrição

1 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO 4º PROVA DESCRITORES 2010

2 DESCRITORES 2º ANO UNIDADE VIDA DAS PLANTAS VPL_1. Conhecer o processo de plantio de uma semente de feijão e métodos de observação da germinação e do desenvolvimento do feijoeiro, compreendendo que a semente é a estrutura que dá origem a uma nova planta, além de identificar quais são suas partes (casca, cotilédones, embrião). VPL_2. Saber o que é um bulbo, quais suas partes (folhas secas de revestimento, folhas especiais de reserva, caule e raízes) e suas funções (reprodução e resistência ou proteção). VPL_3. Entender que a germinação é o crescimento do embrião e que raiz, caule e folhas são partes constituintes das plantas. VPL_4. Elaborar hipóteses e planejar experimentos sobre fatores que podem influenciar na germinação das sementes. VPL_5. Reconhecer, por meio de observação e interpretação de experimentos, que a água é imprescindível para a germinação das sementes. VPL_6. Perceber qual a importância da luz para as plantas (fotossíntese) e planejar experimentos para testar como uma planta se desenvolve na ausência da luz. VPL_7. Conhecer a função reprodutiva das flores e algumas de suas partes (pétalas, partes femininas e masculinas) e entender o que é polinização e qual a sua importância para a reprodução das plantas e saber que insetos, aves e vento são agentes polinizadores. VPL_8. Reconhecer que a produção de frutos e sementes está relacionada com a fecundação da flor e conhecer a importância dos frutos na proteção e dispersão das sementes.

3 DESCRITORES 3º ANO UNIDADE SOLO SOLO_1. Conhecer o que é solo, como ele se forma e quais são seus componentes mais comuns (areia, argila e húmus). SOLO_2. Perceber que as características dos solos (argiloso, arenoso e húmico) têm relação com a proporção entre os materiais que os compõem. SOLO_3. Identificar a água (chuva e rios), o ar (ventos), os seres vivos e as variações de temperatura como agentes transformadores do solo. SOLO_4. Associar o tamanho dos grãos de areia e de argila com as características de permeabilidade dos solos arenosos e argilosos. SOLO_5. Compreender como se dá a compostagem do solo, como as minhocas colaboram com esse processo e a importância do mesmo para a ciclagem de nutrientes e consequente fertilização do solo. SOLO_6. Reconhecer a importância do solo para as plantas (fixação, obtenção de água e nutrientes) e para os animais (abrigo e obtenção de alimento) e reconhecer o solo como um sistema vivo, do qual fazem parte muitos seres vivos, entre eles a minhoca, e que cada organismo tem sua importância na manutenção das características do solo. SOLO_7. Relacionar algumas atividades humanas (agricultura, construção civil e desmatamento) com aumentos no processo de erosão e reconhecer maneiras de minimizar a erosão dos solos, principalmente na agricultura. SOLO_8. Compreender como o ser humano interfere na qualidade dos solos e que a retirada da cobertura vegetal (desmatamento) e a impermeabilização do solo nas áreas urbanas pode trazer graves consequências, por exemplo, enchentes.

4 DESCRITORES 4º ANO UNIDADE TEMPO E CLIMA TEC_1. Conhecer as principais variáveis relacionadas ao estudo do tempo atmosférico (temperatura, umidade, velocidade do vento, pressão atmosférica e quantidade de precipitação) e os instrumentos associados a cada uma delas (termômetro, psicrômetro, anemômetro, barômetro e pluviômetro). TEC_2. Diferenciar os conceitos de tempo cronológico e tempo atmosférico, relacionando o primeiro à medição de segundos, minutos e horas, entre outros, e o segundo com eventos atmosféricos relacionados com o clima. TEC_3. Identificar a forma como os boletins meteorológicos descrevem as condições do tempo atmosférico (temperatura máxima e mínima, cobertura de nuvens, previsão de precipitação). TEC_4. Perceber que os materiais sólidos, líquidos ou gasosos, em geral, se dilatam quando aquecidos e se contraem quando resfriados e que esta característica é utilizada no princípio de funcionamento de alguns termômetros, como os de coluna líquida. TEC_5. Relacionar o ciclo da água com o processo de formação de chuvas, percebendo que a água está em constante movimento e transformação entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso). TEC_6. Conhecer uma forma de classificar as nuvens em três categorias (stratus, cumulus e cirrus), de acordo com sua aparência e localização na atmosfera, relacionando os tipos de nuvens com as condições do tempo atmosférico. TEC_7. Conhecer a diversidade climática do Brasil e do planeta e estabelecer relações entre os climas de diferentes regiões e as diferenças de intensidade solar que incide em cada região do planeta, reconhecendo o efeito estufa como um fenômeno natural, responsável pela manutenção da temperatura média da atmosfera terrestre e o aumento do efeito estufa como algo prejudicial, que pode fazer com que a temperatura média aumente no decorrer dos próximos anos.

5 DESCRITORES 5 ANO UNIDADE ECOSSISTEMAS ECO 1 Reconhecer que terrários e aquários podem ser utilizados como modelos no estudo dos ecossistemas e que estes são determinados pelas condições ambientais físicas e pelos seres vivos que os habitam. ECO 2 Compreender que para o desenvolvimento de seres vivos em ambientes artificiais ou construídos são necessárias condições ambientais adequadas fatores ambientais; no caso das sementes: solo, umidade e luz. ECO 3 Compreender que o solo pode ser considerado um ecossistema, e observar camadas de solo de aparências diferentes relacionadas às diferentes condições ambientais e de componentes presentes em cada camada. ECO 4 Compreender que o tipo de vegetação local está relacionado com o clima e o solo, conhecer as características dos principais biomas brasileiros Pantanal, Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica, Floresta Atlântica e Pampa, e conhecer algumas características e localização dos grandes biomas do planeta. ECO 5 Reconhecer o papel da água nos ecossistemas, como é seu ciclo e a relação deste com os fatores climáticos; compreender a água como um fator determinante para o desenvolvimento das plantas. ECO 6 Reconhecer o papel da luz nos ecossistemas, sua importância para as plantas, para que elas possam produzir seu alimento, e para os demais seres vivos de um ecossistema, por meio da cadeia alimentar, na qual as plantas são os produtores. ECO 7 Compreender o funcionamento do bioma Cerrado: clima, exemplo de teia alimentar, ação do fogo, e relacionar esse funcionamento com processos de ocupação do bioma pelo ser humano. ECO 8 Reconhecer que as cidades são ecossistemas e quais são suas características heterotróficos, dependentes de ecossistemas adjacentes para fornecer recursos e receber resíduos; compreender a importância da conservação dos ecossistemas e os desequilíbrios gerados pela interferência humana.

6 DESCRITORES 6º ANO UNIDADE ÁGUA SOLO E ROCHAS ASR_1. Conhecer métodos utilizados pela Ciência (estratigráfico, paleontológico e geocronológico) para fazer estimativa da idade das rochas. ASR_2. Saber que a Terra é formada por diferentes camadas (crosta, manto, núcleo interno e núcleo externo) e que cada uma delas possui características próprias. ASR_3. Conhecer a Teoria de Acreção e reconhecê-la como a mais aceita para explicar o surgimento dos planetas do Sistema Solar. ASR_4. Compreender o que são vulcões, como surgem e que existem diferentes tipos; reconhecer a relação entre a atividade vulcânica e a formação de rochas na superfície do planeta. ASR_5. Reconhecer que a crosta terrestre é formada por um mosaico de placas, chamadas placas tectônicas, e que estas se movimentam por flutuarem sobre o manto. ASR_6. Relacionar o fenômeno de convecção, facilmente observável em um experimento em que um volume de água é aquecido, com o movimento do manto e consequente acomodação das placas tectônicas. ASR_7. Compreender o que são terremotos, como se propagam, qual a relação entre esses fenômenos e os movimentos das placas tectônicas e conhecer o funcionamento básico dos sismógrafos. ASR_8. Saber localizar pontos no planisfério terrestre, utilizando latitudes e longitudes. ASR_9. Relacionar terremotos com a liberação de grandes quantidades de energia, graças ao atrito que ocorre entre placas tectônicas vizinhas. ASR_10. Reconhecer as evidências registradas pelo meteorologista Alfred Wegener como um argumento científico a favor da hipótese da Deriva dos Continentes, precursora da teoria Tectônica de Placas. ASR_11. Conhecer o conceito de intemperismo e compreender que os solos são formados a partir de intemperismos de diferentes tipos (físico, químico e biológico), a que as rochas ficam submetidas. ASR_12. Reconhecer as características de diferentes tipos de solo, identificar a participação de vermes e microrganismos em sua formação, conhecer processos naturais e antrópicos que facilitam as perdas desse recurso e como minimizá-las.

7 DESCRITORES 7º ANO UNIDADE DIVERSIDADE DAS PLANTAS DIPL_1. Reconhecer plantas e diferenciá-las de outros seres vivos como fungos, algas e liquens e relacionar a história do uso das plantas pelos seres humanos com sua importância no uso cotidiano. DIPL_2. Conhecer a metodologia para prensar e secar plantas para estudo (herborização), sua finalidade e as informações relativas às plantas que devem ser anotadas no ato de coletá-las. DIPL_3. Compreender a fotossíntese como um processo que utiliza gás carbônico, água e luz e produz açúcares e gás oxigênio. DIPL_4. Conhecer um procedimento experimental para identificar a produção de gás oxigênio por uma planta aquática e verificar a necessidade da luz para ocorrência da fotossíntese. DIPL_5. Reconhecer que as plantas são formadas por diferentes tipos de células, e que a clorofila, responsável pela fotossíntese, está no interior de células da folha ou da superfície do caule. DIPL_6. Conhecer o procedimento para a montagem de uma lâmina histológica para observação ao microscópio, e visualizar a disposição tridimensional das células na formação dos tecidos vegetais. DIPL_7. Compreender que a água absorvida do solo pelas raízes é transportada no interior do corpo da planta até as folhas, e que as plantas perdem água pela transpiração através dos estômatos, presentes na superfície das folhas. DIPL_8. Saber que as plantas respiram, utilizando açúcares e gás oxigênio, produzindo gás carbônico e água; que, por meio desse processo, obtêm energia para viver, e conhecer um procedimento experimental que permite verificar a respiração em folhas e sementes em germinação. DIPL_9. Conhecer as células que formam a madeira nas plantas com flores e compreender aspectos do arranjo tridimensional das células em um tronco de árvore, e conhecer exemplos de utilizações da madeira no cotidiano. DIPL_10. Identificar as partes que compõem as flores das angiospermas, reconhecendo sua função reprodutiva e reconhecer que o fruto se forma a partir do desenvolvimento do ovário da flor, após a fecundação. DIPL_11. Perceber a diversidade e a relação entre plantas e animais envolvidos nos processos de polinização e dispersão, e que muitas flores e frutos possuem atrativos para seus polinizadores e dispersores. DIPL_12. Saber que existem plantas que não produzem flores (briófitas, pteridófitas e gimnospermas) e que se reproduzem de maneira diversa das plantas com flores (angiospermas).

8 DESCRITORES 8 ANO UNIDADE REGULAÇÃO E REPRODUÇÃO REG 1 Perceber que algumas reações motoras do nosso corpo são respostas integradas de estímulos externos, recebidos por células sensitivas. REG 2 Reconhecer o neurônio e saber que essa célula é capaz de receber, conduzir e transmitir informações, por meio de impulsos nervosos, promovendo a integração do sistema motor e sensorial. REG 3 Conhecer a divisão do sistema nervoso periférico em autônomo e voluntário e suas principais funções regulação do ambiente interno do organismo e reações aos estímulos externos, respectivamente. REG 4 Compreender o que é uma ação reflexa, as estruturas nervosas envolvidas neurônio sensitivo, medula espinal e neurônio motor, e sua importância na preservação do organismo. REG 5 Conhecer o funcionamento e as estruturas componentes do sistema sensorial: tátil e sua relação com a pele; auditivo e sua relação com o equilíbrio; visual, olfativo e gustativo. REG 6 Conhecer outro regulador do organismo além do sistema nervoso, o sistema endócrino; saber que esse sistema envia sinais químicos (hormônios) para exercer o papel de regulação e conhecer as glândulas componentes e seus respectivos papéis. REG 7 Reconhecer o sistema genital masculino e o feminino e a ação de ambos na fecundação. REG 8 Relacionar o funcionamento do sistema genital feminino com a ação de alguns hormônios. REG 9 Conhecer o processo de divisão de células para crescimento e reposição de tecidos, a mitose. REG 10 Compreender os processos de herança biológica que ocorrem por meio de cromossomos e genes, tendo como modelo a hereditariedade no caso dos grupos sanguíneos. REG 11 Entender que cromossomos são moléculas de DNA e os genes partes dessas moléculas; que o DNA está no núcleo celular e conhecer alguns exemplos de manipulação genética.

9 DESCRITORES 9º ANO UNIDADE MECÂNICA MEC_1. Compreender que um mesmo objeto pode estar em repouso ou em movimento, de acordo com o referencial adotado. MEC_2. Identificar as grandezas que são representas apenas com um valor numérico e uma unidade de medida como uma grandeza escalar e as grandezas que necessitam de um valor, uma unidade, uma direção e um sentido como uma grandeza vetorial, que podem ser representadas por setas. MEC_3. Relacionar os conceitos de massa e inércia na análise de movimentos de objetos com maior e menor massa. MEC_4. Conhecer a Primeira Lei de Newton do Movimento (Lei da Inércia) e relacioná-la ao movimento de alguns corpos. MEC_5. Conhecer uma forma de se medir a rapidez de um veículo em um determinado intervalo de tempo a velocidade média e de se medir a rapidez com que a velocidade varia em um determinado intervalo de tempo a aceleração média. MEC_6. Diferenciar os conceitos de equilíbrio dinâmico e estático, identificando quando cada um se aplica no estudo do movimento de um veículo. MEC_7. Relacionar a força resultante aplicada sobre um veículo com a massa e a aceleração desse veículo, conforme descrito na Segunda Lei de Newton do Movimento. MEC_8. Relacionar a aerodinâmica de um veículo com a força de resistência do ar, percebendo que, quanto menor for a resistência, maior a distância percorrida pelo veículo com a mesma quantidade de energia. MEC_9. Conhecer a Terceira Lei de Newton do Movimento (ação e reação) e identificá-la nas interações que ocorrem no cotidiano, como o movimento de um veículo com hélices ou a jato. MEC_10. Conhecer diferentes formas de propulsão de um veículo, com o uso de Energia Potencial Elástica, Potencial Elétrica ou Potencial Química. MEC_11. Conhecer as diferentes formas de energia (Cinética, Potencial Gravitacional, Potencial Elétrica, Potencial Elástica, Potencial Magnética, Mecânica, Térmica, Radiante e Nuclear) presentes em diferentes situações do cotidiano e identificar as transformações de energia que ocorrem em um carro elétrico. MEC_12. Descrever o funcionamento de um motor de combustão interna com vela de ignição, explicitando o que ocorre em cada um dos tempos (admissão, compressão, expansão e exaustão), e relacionar a utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis com o aumento da concentração de carbono da atmosfera.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIENTISTAS DO AMANHÃ 4º ANO TEC_1. Identificar as principais

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades (condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades: condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 CIENTISTAS DO AMANHÃ DESCRITORES DESCRITORES CIENTISTAS

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 5ºAno Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio - Diversidade nos animais. Variedade de formas e revestimento do corpo. Como se deslocam?. De que se alimentam?.

Leia mais

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo Área: Ciências Série: 6º ano 1 - Terra e Universo Expectativas de Aprendizagem Conhecer a formação do universo: Teria do Big Bang. Identificar e comparar principais características dos planetas do Sistema

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema.

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema. D1(F) Aplicar o conceito de energia potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações - problema. D2(F) D3(F) D4(F) Aplicar o conceito de energia cinética de um corpo em movimento

Leia mais

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Fotossíntese Já vimos que a fotossíntese é o processo pelo qual alguns seres vivos produzem seu próprio alimento, ou seja, sintetizam

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIÊNCIAS 4º ANO Identificar o Sol, os planetas e seus satélites

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Agrupar organismos invertebrados e vertebrados, de acordo com características específicas, apresentadas por meio de descrições e representações figurativas. Descrever, a partir de representações

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental CIÊNCIAS DA NATUREZA EF Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Matéria orgânica: são os restos dos seres vivos. É composta essencialmente de compostos de carbono. Decompositores: são responsáveis pela degradação da matéria orgânica e favorecem

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Unidade na diversidade dos seres vivos, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da classificação dos seres vivos

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos (também chamados de cloroplastos). Cloroplastos

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.

Leia mais

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.:

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ==

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 O PLANETA TERRA *Conhecer os aspectos da estrutura e composição do Planeta e localização do Sistema Solar *Perceber que o Planeta Terra vive em constante mudança. *Conhecendo aspectos, estrutura

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por

Leia mais

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas.

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. CICLO do FÓSFORO CICLO SEDIMENTAR APATITA Ca 3 (PO 4 ) 2 erosão de rochas fosfatadas CICLO RÁPIDO CICLO LENTO PICO DO FÓSFORO

Leia mais

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro Biomas Terrestres Prof. Bosco Ribeiro Introdução São regiões de grande extensão onde se desenvolveu, predominantemente, um determinado tipo de vida, as quais são, em grande parte, distribuídas pela superfície

Leia mais

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Desenhe o ciclo vital de um ser vivo e nomeie suas etapas mais significativas. Questão 2 O ser humano vive na Terra

Leia mais

Gabinete de ciência para quatro grupos. EQ055B. Função Estudo da Terra e universo, vida e ambiente, ser humano e saúde, tecnologia e sociedade.

Gabinete de ciência para quatro grupos. EQ055B. Função Estudo da Terra e universo, vida e ambiente, ser humano e saúde, tecnologia e sociedade. Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa LTDA. Gabinete de ciência para quatro grupos. EQ055B Função Estudo da Terra e universo, vida e ambiente, ser humano e saúde, tecnologia e sociedade.

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.ºANO DE ESCOLARIDADE Ano Letivo 017-018 DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS Aulas Previstas (*) 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES Subdomínio

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA REVISÃO DE CONTEÚDOS 2º Bimestre Aula 77 Revisão e Avaliação de Ciências da Natureza 2 REVISÃO 1 Sistema genital feminino e masculino O sistema

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier Transferência de elementos químicos entre os seres vivos e o ambiente. Ciclo da Água Ciclo do Oxigênio Ciclo do Fósforo

Leia mais

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa Provas de Admissão para Maiores de 23 anos Ano lectivo: 2016 Curso de Engenharia do Ambiente Provas de Conhecimento Específico Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes:

Leia mais

1.º Bimestre / Descritor

1.º Bimestre / Descritor 1.º Bimestre / 2017 Descritor 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano

Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano 1º Período ( 17 semanas) Ano Lectivo 2012/2013 Apresentação. Regras de trabalho na aula. Ficha diagnóstica. 3 Introdução Onde existe vida? Primeira abordagem

Leia mais

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL CONTEÚDOS UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE 1. Vida, só na Terra Procurando vida no Sistema Solar Condições de vida no planeta Terra 2. Características dos seres vivos Célula Capacidade de realizar atividades

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 Disciplina: Ciências Naturais AULAS CONTEÚDOS PREVISTAS 5ºA 5ºB 5ºC 5ºD 5ºE 5ºF 5ºG 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP

Leia mais

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas Biologia FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à Biologia O que é vida? O que é ciência O método científico Experimentos: fazendo ciência O cientista inserido em seu tempo Ciência e ética Módulo 2 Origem da

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO 4º ANO Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar os níveis

Leia mais

Terrário miniatura do Planeta Terra 1

Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A TEORIA EM PRÁTICA. EXEMPLO DE ATIVIDADE Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A montagem de um terrário é uma tarefa simples e um rico instrumento pedagógico. Sua confecção permite trabalhar o reaproveitamento

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas.

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Compreender a Terra como um planeta especial Indicar três fatores que permitam considerar a Terra um planeta com vida.

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questões de Revisão 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questão 01) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as origens dos vegetais Reconhecer a importância

Leia mais

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA PROEB 9º ANO CBC DE CIÊNCIAS I ESPAÇO E FORMA EIXO TEMÁTICO TEMA TÓPICO HABILIDADES D1 Identificar

Leia mais

Reino Plantae. Profª Carla Aquino

Reino Plantae. Profª Carla Aquino Com a conquista do meio terrestre pelas plantas, foi possível a chegada e permanência dos animais em diversos ambientes. Os animais dependem direta ou indiretamente das plantas para sua sobrevivência.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos Ano Letivo: 017 / 018 CRITÉRIOS DE PERFIL DE.º A N O Domínios/Temas/Unidades A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Compreender a como um planeta

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos)

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) de Geografia Exercícios Complementares Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) 1. A imagem a seguir mostra um esquema com as três principais camadas internas da Terra. Identifique-as

Leia mais

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA TERRA E UNIVERSO H01 Reconhecer a equivalência entre massa e energia, descrevendo processos de conversão de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalência entre massa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo2013/2014 Início das aulas- 17 de setembro. Termo das aulas- 13 de junho Nº de aulas ( 45 min. ) previstas

Leia mais

Lista de Recuperação de Ciências 2013

Lista de Recuperação de Ciências 2013 1 Nome: nº 6ºano Manhã e Tarde Profa :Estefânia Lista de Recuperação de Ciências 2013 Conteúdo da recuperação: A Terra: Um planeta do sistema solar, Conhecendo a Terra,O solo e a vida,a água e a vida,o

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

01/03/2013 FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA. A matéria obedece a um ciclo FLUXO CÍCLICO PRODUTORES CONSUMIDORES. MATÉRIA INORGÂNICA pobre em energia química

01/03/2013 FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA. A matéria obedece a um ciclo FLUXO CÍCLICO PRODUTORES CONSUMIDORES. MATÉRIA INORGÂNICA pobre em energia química ECOLOGIA Prof. Gassem ECOSSISTEMAS FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA A matéria obedece a um ciclo FLUXO CÍCLICO PRODUTORES MATÉRIA INORGÂNICA pobre em energia química MATÉRIA ORGÂNICA rica em energia química

Leia mais

TIS. Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura

TIS. Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura 1 O Azoto O azoto ou nitrogénio, de símbolo químico N, encontramo-lo no estado gasoso e constitui cerca de 78 % do ar da atmosfera terrestre. É um gás

Leia mais

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 Início das aulas- 15 de setembro de 2017. Termo das aulas-15 de Junho de 2018. Nº de aulas (45 min.) previstas para cada turma: Turmas Período 1º Período

Leia mais

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA H01 Identificar a transformação de energia luminosa em química através da fotossíntese. H02 Identificar diferentes fontes de produção de energia: hidráulica, eólica,

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 5º Ano 1º Período UNIDADES DIDÁTICAS Onde existe vida? Variedade de formas e de revestimento do corpo Como se deslocam os animais? De que se alimentam os

Leia mais

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Comparativos curriculares SM Biologia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOSSISTEMA Prof.: Dr. ORIEL HERRERA Monitores: John David & Giuliane Sampaio Fortaleza/CE Versão 2010 ECOSSISTEMA

Leia mais

REINO VEGETAL. (Briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas)

REINO VEGETAL. (Briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas) REINO VEGETAL (Briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas) Classificação do Reino Vegetal O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano. EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos

Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano. EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos Módulo 1 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Delegação

Leia mais

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE 6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE Concluir através de investigações e experimentos que o ar existe; Explicar a importância do ar para a sobrevivência dos seres vivos e a integração com os fatores físicos do

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais Período / Nº Aulas Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais 1ºPeríodo 39 aulas Importância de uma alimentação

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO Calendarização - 20/2011 Período Data N.º semanas Número de tempos 8 minutos) por ano de escolaridade

Leia mais

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda:

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: BIOLOGIA (Cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: 2 1 a) A estrutura indicada em 1 é formada por microtúbulos, constituintes

Leia mais

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92 ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12 1º PERÍODO Apresentação Teste diagnóstico Avaliar os conhecimentos dos alunos Total: 92 2 2 COMPONENTE DE GEOLOGIA MÓDULO INICIAL TEMA

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos.

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. Exercitando Ciências Tema: Solos Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. 1. O solo é um componente terrestre essencial para os seres vivos e também para a realização

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE 7 O ANO EF CIÊNCIAS EXERCÍCIOS Thiago Judice EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE Esta lista de exercícios conta com um gabarito. Procure utilizá-la da seguinte forma: 1. Tente responder as perguntas com

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade 2013/2014 Tema Organizador: TERRA NO ESPAÇO AGRUPAMENTO

Leia mais

Tema: Viver melhor na Terra (48 Blocos) ANO LECTIVO 2011/2012

Tema: Viver melhor na Terra (48 Blocos) ANO LECTIVO 2011/2012 Tema: Viver melhor na Terra (48 Blocos) ANO LECTIVO 2011/2012 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS TROCAS NUTRICIONAIS ENTRE O ORGANISMO E O MEIO Nos animais: Alimentos como veículo de nutrientes Como

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais

Características particulares da Terra: composição química

Características particulares da Terra: composição química Características particulares da Terra: composição química Predomínio de carbono, oxigénio, azoto, enxofre e fósforo Abundância de água Elementos químicos essenciais a todos os seres vivos Características

Leia mais

Livro: Florinha e a fotossíntese

Livro: Florinha e a fotossíntese 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / TRABALHO DE CIÊNCIAS Nome: N o Data da entrega: 03/07/ Créditos distribuídos: 6,0 pontos Créditos obtidos: Livro: Florinha e a fotossíntese Autor: Samuel Murgel Branco

Leia mais

DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos

Leia mais

Reino Plantae. Angiospermas

Reino Plantae. Angiospermas Reino Plantae Angiospermas Angiospermas A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre

Leia mais

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Ano letivo:2014/2015 Domínios e Subdomínios Objetivo Geral Descritores Tempos Letivos (45 ) Domínio 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Introdução a ecologia e níveis de organização da vida: I Introdução aos fundamentos de Ecologia II Níveis de organização

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 5º Ano

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 5º Ano D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, 3 / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) º Ano A N O L E C T I V O D E 2

Leia mais

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica.

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica. DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJETIVOS: 1ª série Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

Ciclos em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos.

Ciclos em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Ciclos em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais ciclos: Água Carbono Nitrogênio Mais abundante componente dos seres

Leia mais

Reino Protoctista: Algas

Reino Protoctista: Algas Capítulo 13 Reino Protoctista: Algas Ciências Profa. Jéssica 2019 Características gerais das algas - Eucariontes; - Uni ou pluricelulares; - Autótrofas; * Apesar de possuírem o pigmento clorofila (de cor

Leia mais

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS Biologia Geologia (10º ano) A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS A Terra como um sistema Subsistemas terrestres GEOLOGIA O que é a Geologia? A geologia é a ciência que estuda a Terra! (do grego Geo

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 Conceituação de Solo Profª. Drª. Mariana Soares Domingues 1 INTRODUÇÃO Quanto de nosso planeta é terra? Os continentes ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. 2 CONCEITUAÇÃO

Leia mais

1º Período 2º Período 3º Período

1º Período 2º Período 3º Período Escola Básica Dr. Augusto César Pires de Lima Departamento Curricular Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Disciplina Ciências Naturais Manual adotado: NOVO CSI 6 (AREAL EDITORES) Modalidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais