Para navegar na aplicação e descobrir mais sobre a HISTÓRIA DA TERRA clique sobre as caixas que vão surgir em cada diapositivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para navegar na aplicação e descobrir mais sobre a HISTÓRIA DA TERRA clique sobre as caixas que vão surgir em cada diapositivo"

Transcrição

1 Para navegar na aplicação e descobrir mais sobre a HISTÓRIA DA TERRA clique sobre as caixas que vão surgir em cada diapositivo avançar + informação recuar Formação da Terra Jach Hills: Zircão (mineral mais antigo) Bombardeamento tardio de meteoritos Primeiras células nucleadas humanos Formação do núcleo Formação da Lua Isua: Evidência de vida Acasta: Gnaisse (rocha mais antiga) Apex Chert: fósseis de procariontes A atmosfera torna-se rica em oxigénio Animais com esqueletos rígidos dinossáurios

2 4570 Ma EON HADEANO 3850 Ma O nome tem origem do grego Hades deus grego do mundo subterrâneo (inferno), uma vez que a Terra assemelhar-se-ia a um oceano de rochas em ebulição e enxofre líquido. Enormes crateras, resultantes do intenso bombardeamento de asteróides e das explosões vulcânicas, completariam a paisagem. Foi também no início deste eon que se formou a Lua.

3 3850 Ma EON ARQUEANO 2500 Ma A maior parte das rochas superficiais arrefeceram e a maior parte do vapor de água acabou por condensar-se, formando um oceano global; Um sem número de cianobactérias, gradualmente assimilaram o dióxido de carbono da atmosfera e libertaram oxigénio livre. Formaram-se os estromatólitos.

4 2500 Ma EON PROTEROZOICO 542 Ma Há aproximadamente 800 milhões de anos, existia na Terra apenas um imenso continente, que ocupava todo o pólo sul do planeta, o Rodínia. O planeta começou a congelar, de forma que entre 730 e 630 milhões de anos atrás, a Terra transformou-se numa bola de neve, com uma capa de gelo espessa.

5 542 Ma EON FANEROZOICO Atualidade PALEOZOICA MESOZOICA CENOZOICA O super planeta Rodínia fragmentou-se, em seis massas continentais, que se reuniram novamente no super planeta Pangea que voltou a fraturar. Estas movimentações das massas continentais trouxeram alterações climáticas, regressões e transgressões, mas, o mais importante é que estavam reunidas as condições para a vida se diversificar em inúmeras formas multicelulares com dimensão e estruturas que puderam fossilizar.

6 542Ma 4058 Ma ERA PALEOZOICA 251 Ma Fanerozoico 542 Ma Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, até aos 7 anos e quatro meses, terias visto o florescimento da vida nos oceanos e a conquista da Terra por organismos cada vez mais complexos. Durante esta era havia seis massas continentais principais, que conheceram montanhas enormes ao longo das suas margens e incursões e recuos do mar. Ocorreu a explosão de vida, primeiro no mar e depois em terra.

7 542Ma 4058 Ma ERA PALEOZOICA 251 Ma Fanerozoico 542 Ma Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, até aos 7 anos e quatro meses, terias visto o florescimento da vida nos oceanos e a conquista da Terra por organismos cada vez mais complexos. Paleozoica Corresponde praticamente a metade do Fanerozoico. Durante esta era havia seis massas continentais principais, que conheceram montanhas enormes ao longo das suas margens, e incursões e recuos do mar. A era Paleozoica é conhecida por dois dos eventos mais importantes na história da vida: CÂMBRICO ORDOVÍCICO SILÚRICO DEVÓNICO CARBÓNICO PÉRMICO No seu começo houve, nos mares, uma grande diversificação evolutiva dos animais, em que quase todos os filos animais atuais e vários outros extintos apareceram dentro dos primeiros milhões dos anos. Nesta era a vida colonizou a terra: surgem as plantas e com elas insetos e vertebrados terrestres. A atmosfera terrestre nunca teve tanto oxigénio como em alguns dos períodos desta era.

8 542 Ma 488 Ma CÂMBRICO Fanerozoico 542 Ma 4058 Ma Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, no teu primeiro ano de vida, se a tua memória o pudesse recordar, terias visto as mais bizarras criaturas que habitaram a Terra enterradas em sedimentos marinhos, rastejando sobre eles ou mesmo nadando ativamente. É neste período que os animais desenvolvem: a capacidade de se deslocar, tubos digestivos completos, olhos e armas de ataque e de defesa variados. Muitas dessas armas eram estruturas rígidas que permitiram uma fossilização mais fácil. Esta evolução rápida ficou conhecida como a explosão do Câmbrico. Mas estas formas de vida eram muito diferentes das atuais. A vida estava basicamente limitada ao ambiente aquático. Os animais mais conhecidos do público são as Trilobites e o Anomalocaris, considerado o maior predador do seu tempo, apesar de se alimentar de pequenas presas. Os principais animais encontrados em rochas deste período são os anelídeos, artrópodes, braquiópodes, equinodermes, moluscos monoplacofóros, onicofóros, esponjas, e priapulídeos.

9 488 Ma 444 Ma ORDOVÍCICO Fanerozoico 542 Ma 4058 Se Ma o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, terias começado a dar os teus primeiros passos, assim como a vida na terra. Nos mares havia muito mais organismos entre eles dominavam os artrópodes com destaque para as trilobites. O Ordovícico é mais conhecido pela presença dos seus invertebrados marinhos diversos, incluindo graptólitos, trilobites (atingiram o seu auge neste período) e braquiópodes. Uma comunidade marinha típica conviveu com estes animais, algas vermelhas e verdes, peixes primitivos, cefalópodes, corais, crinoides, e gastrópodes. Surgem os primeiros peixes, ainda sem mandíbulas. Entre os artrópodes ocorre o surgimento dos escorpiões do mar. Há evidências (fósseis de esporos) que em terra surgiram as primeiras plantas de reduzidas dimensões pois ainda não possuem sistemas vasculares.

10 4058 Ma 444 Ma 416 Ma SILÚRICO Fanerozoico 542 Ma Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia este período. O nível do mar sobe e o clima torna-se mais ameno. Dão-se revoluções interessantes na evolução da vida: em terra desenvolvem-se florestas de musgos ao longo dos rios e riachos, surgem as primeiras plantas com sistema vascular (ainda sem folhas), no entanto, os ecossistemas terrestres não tinham um grande impacto sobre a Terra. no mar os peixes ganham mandíbulas e os escorpiões do mar (Eurypterids) dimensão (quase 2 m), braquiópodes, briozoários, moluscos e trilobites eram abundantes e diversificadas.

11 416 Ma 359 Ma DEVÓNICO Fanerozoico 542 Ma 4058 Ma Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, com 4 anos terias visto rastejar pela terra enormes centopeias e miriápodes, aos cinco já terias a companhia de vertebrados terrestres - anfíbios. O clima foi de uma forma geral quente. Foi um período de grande transição. Os peixes diversificaram-se no mar, lagunas e rios. Os peixes com mandíbulas vão dominar os mares e levar possivelmente à extinção de formas anteriores, surgem os primeiros tubarões (Chondrichthyes). As trilobites ainda são comuns. Em terra as mudanças são ainda mais drásticas. As plantas com sistema vascular desenvolvem-se, as suas raízes levam à formação de solo estável, atingem o porte de árvores (Lepidodendron e Sigillaria) mas reproduzem-se por esporos. Beneficiando do aumento de oxigénio gerado pelas plantas terrestres a fauna terrestre desenvolve-se. Os artrópodes conquistam um lugar importante, entre eles contam-se miriápodes, aracnídeos e os primeiros insetos. Os primeiros anfíbios chegam a Terra evoluindo a partir de peixes (Sarcopterygii).

12 359 Ma 299 Ma CARBÓNICO Fanerozoico 542 Ma 4058 Ma Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, com seis e sete anos terias de ter cuidado com os insectos, alguns atingiam quase metade do teu tamanho. Continentes colidem, cadeias montanhosas formam-se, no pólo sul dá-se uma importante glaciação, o nível do mar sobe, nos trópicos o clima mantém-se quente e húmido e formamse vastas áreas de pântanos. Nos trópicos formam-se florestas tropicais onde os licopódios e as samambaias ainda predominaram. Mas surgem os fetos com semente e as gimnospérmicas (grupo de plantas com semente a que pertencem os pinheiros) entre elas as cicadáceas. Algumas das árvores poderiam alcançar uma altura próxima dos 40 metros. Temos de agradecer a estas florestas a formação do carvão que permitiu a revolução industrial. Se para as plantas a novidade é a semente para os vertebrados é o aparecimento de uma pele impermeável e ovos que se podem desenvolver em terra surgiram os répteis. No mar diversificam-se os tubarões.

13 4058 Ma 299 Ma 251 Ma PÉRMICO Fanerozoico 542 Ma Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, com oito anos podias começar a assistir ao domínio dos répteis. Consolida-se a formação do supercontinente Pangea e o clima torna-se muito mais seco com o desaparecimento de mares interiores. As luxuriantes florestas tropicais desaparecem e o oxigénio diminui. A flora é caracterizada pelo surgimento e pela proliferação das coníferas, que se tornam as plantas dominantes a partir deste período e se mantêm até o período Cretácico. Outras plantas comuns da época incluem cicadáceas e as chamadas samambaias (fetos com sementes), destas se destaca o género Glossopteris. Os répteis iniciam um período de domínio, mas os dinossauros ainda não estavam presentes. Nos mares eram abundantes moluscos, equinodermes, braquiópodes e escorpiões marinhos; as trilobites já rareavam. O final deste período é marcado por uma extinção em massa de proporções nunca antes vistas, onde 95% da vida na Terra desapareceu, incluindo as trilobites e os escorpiões marinhos, esse evento é conhecido como extinção Permo-triássica.

14 ERA MESOZOICA Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, entre os 9 e os 14 anos, terias visto o florescimento e a extinção dos dinossáurios. 245 Ma 65 Ma No início desta era, existia um único continente - Pangea que, posteriormente, se fragmentou. O clima no início da era Mesozoica era predominantemente quente e seco, tornando-se mais húmido no Jurássico. É caracterizada pelo aparecimento, domínio e desaparecimento polémico dos dinossáurios. Desenvolveram-se os primeiros mamíferos, aves e as primeiras plantas com flor.

15 ERA MESOZOICA Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, entre os 9 e os 14 anos, terias visto o florescimento e a extinção dos dinossáurios. 245 Ma 65 Ma TRIÁSSICO JURÁSSICO CRETÁCICO Era Mesozoica É caracterizada pelo aparecimento, domínio e desaparecimento polémico dos dinossáurios. No início desta era, existia um único continente - Pangea que, posteriormente, se fragmentou. O clima no início da era Mesozoica era predominantemente quente e seco, tornando-se mais húmido no Jurássico. Desenvolveram-se os primeiros mamíferos, aves e as primeiras plantas com flor; extinguiram-se as amonites.

16 200 Ma 245 Ma TRIÁSSICO Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, entre os 9 e os 10anos, terias assistido à diversificação dos répteis, mesmo nos oceanos. A designação deste período deve-se à predominância de rochas do tipo arenitos, calcários e margas, sendo que os principais depósitos foram achados na Alemanha. Corresponde a um período de transição, principalmente por se seguir à maior extinção que ocorreu na história da vida. Os dinossáurios são encontrados em grande número e praticamente todas as ordens destes animais estão representadas; ocorrência de moluscos, principalmente os gastrópodes e amonites, anfíbios e mamíferos. Estes animais, juntamente com os répteis, acabam por representar toda a fauna deste período. Existência de um único continente Pangea, alterando o clima global (mais agreste) e a circulação oceânica.

17 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, entre os 10 e os 12 anos, terias visto algumas das maiores criaturas terrestres. 200 Ma 146 Ma JURÁSSICO A designação deste período deve-se às montanhas Jura que existem na fronteira da França com a Suíça onde as primeiras rochas desta idade foram estudadas. Durante este período a Pangea começou a fragmentar-se, originando os continentes Gondwana e Laurásia. O clima era quente e húmido e o nível médio das águas do mar subiu e inundou largas porções continentais. Proliferaram invertebrados marinhos (como as amonites) e os grandes répteis dominaram a maior parte dos habitats. No final do Jurássico as espécies maiores de dinossáurios já tinham evoluído; prosperaram fetos, musgos, cicadáceas, coníferas e plantas com estruturas semelhantes a flores.

18 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, aos 14 anos terias a possibilidade de esclarecer o mistério do desaparecimento destes gigantes. 146 Ma CRETÁCICO 65 Ma A designação deste período tem origem no termo Creta que é a palavra latina para cré. Com a contínua fragmentação da Laurásia e do Gondwana os continentes começaram a tomar as formas e posições que possuem na atualidade. No mar ocorreu a diversificação dos foraminíferos planctónicos, surgiram as diatomáceas e os cocolitóforos tornaram-se abundantes. Outros habitantes destes mares eram os amonóides, belemnóides e grandes répteis; enquanto os braquiópodes e crinóides declinaram, diversificaram-se as espécies de corais, bivalves, gastrópodes, ouriços, peixes teleósteos, entre outros. Em terra, surgiram as angiospérmicas e proliferaram as coníferas; relativamente à fauna, existiam aves, répteis voadores, sapos, salamandras, cobras, lagartos, tartarugas e pequenos mamíferos. A extinção em massa que ocorreu no final deste período, dizimou os dinossáurios, os amonóides, grandes répteis marinhos, rudistas e outros invertebrados.

19 65 Ma ERA CENOZOICA Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, nos últimos 2 anos terias visto a diversificação dos mamíferos e toda a evolução dos primatas até ao homem. A terceira e última fase de fragmentação da Pangea verificou-se no início desta era. A América do Norte e a Gronelândia afastaram-se da Europa e a Austrália separou-se da Antártida.

20 Quaternário Paleogénico atualidade Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia a esta era. 65 Ma Era Cenozoica Cenozoica Era compreendida entre os 65 M.a. e o presente; subdivide-se nos períodos Terciário (atualmente Paleocénico Eocénico Oligocénico Miocénico Pliocénico Pleistocénico Holocénico este período é divido em dois, Paleogénico e Neogénico) e Quaternário. Desenvolvimento dos mamíferos, das angiospérmicas, dos peixes teleósteos, das aves e dos insetos; o crescimento dos mamíferos foi acelerado durante o Paleocénico e apareceram diferentes espécies de carnívoros, roedores e os primatas. Os primeiros hominídeos com postura vertical apareceram durante o Pliocénico. Os primeiros humanos surgiram durante o Pleistocénico. O Quaternário foi um período de sucessivas glaciações que afetaram a flora e a fauna.

21 Paleocénico Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia a esta época. TERCIÁRIO O Paleocénico, época compreendida entre os 65 M.a. os 54,8 M.a., iniciou-se com uma grande regressão marinha, fazendo com que se instalasse uma sedimentação em mares intracontinentais e estuários. A fauna marinha é caracterizada por pelecípodes, gastrópodes, equinoides, e foraminíferos, sendo que estes últimos tornaram-se muito abundantes. Como remanescentes do Período Cretácico temos as lulas, polvos, tartarugas, cobras e crocodilos, bem como a maioria das plantas. A principal característica desta época é a proliferação de pequenos mamíferos, ancestrais dos roedores, e primatas atuais. Com a contínua movimentação dos blocos continentais, a fauna paleocénica começa a mostrar uma individualização, como é o caso da Austrália, que apresenta até hoje fauna bem diferente dos outros continentes.

22 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia a esta época. Eocénico TERCIÁRIO O Eocénico iniciou-se com uma generalizada transgressão marinha, cobrindo vastas áreas continentais com calcários e argilitos. A vida no Eocénico foi uma amplificação da vida paleocénica. As aves diversificaram-se bastante, incluindo o aparecimento de várias famílias modernas. Peixes ósseos também floresceram nesta época. Organismos planctónicos, como os foraminíferos eram abundantes nos oceanos. Nas áreas continentais isoladas, a fauna desenvolveu-se de forma endémica. Localmente desenvolveram-se grandes aves similares ao avestruz. Os mamíferos abrangiam morcegos, esquilos voadores e pequenos carnívoros. Dentre os animais de grande porte apareceram os ancestrais dos rinocerontes, cavalos, baleias e peixes-boi. Como não havia passagem terrestre entre as Américas do Norte e do Sul, a fauna desses continentes desenvolveu-se isoladamente.

23 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia a esta época. Oligogénico TERCIÁRIO Oligocénico - A fauna marinha desta época leva a pressupor um progressivo arrefecimento na maior parte do globo. Na região mediterrânica, contudo, recifes de coral semelhantes aos atuais recifes das Caraíbas indicavam um clima tropical. Durante esta época predominaram as rochas sedimentares, com característica principal de intercalação lateral entre fácies marinhas e continentais. Processos orogénicos são observados em larga escala. Os crustáceos eram bastante abundantes; redução da variedade dos foraminíferos planctónicos. O desenvolvimento das gramíneas permitiu o aparecimento de novas formas de mamíferos, como por exemplo os mastodontes. Apareceram as primeiras formas de macacos e de grandes primatas. Os carnívoros modernizaram-se, dando origem a cães e gatos. Foi no Oligocénico que se desenvolveu o famoso tigre dentes-de-sabre.

24 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia a esta época. Miocénico TERCIÁRIO Miocénico - época compreendida entre os 23.8 e os 5.3 M.a.. É caracterizada por duas transgressões marinhas, separadas por um intervalo onde predominaram os processos formadores de montanhas e, consequentemente de oceanos. As camadas do Miocénico inferior refletem uma grande transgressão do mar, gerando extensas áreas de sedimentação. A segunda grande transgressão marinha ocorreu no Miocénico superior, reiniciando as condições de sedimentação marinhas. Nos oceanos, vários animais como ostras e vieiras desenvolveram-se muito em tamanho, e outros como os gastrópodes diversificaram-se bastante; diatomáceas, corais, crustáceos e tubarões tinham importância localizada. Mamíferos marinhos definitivamente adaptaram-se às condições aquáticas, tais como focas, leões marinhos, baleias, entre outros. No ambiente terrestre, praticamente todas as famílias de mamíferos já existiam, incluindo hienas, girafas, bovinos e ursos primitivos.

25 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia a esta época. Pliocénico TERCIÁRIO Pliocénico - época compreendida entre os 5.3 e os 1.8 M.a.. Engloba dois intervalos relacionados com processos orogénicos, separados por uma transgressão marinha. No Pliocénico a temperatura era muito similar à atual, embora a Terra fosse mais árida. A partir do final dessa época a temperatura começou a cair, com vários picos de glaciação. No mar a vida é muito similar à do Miocénico, com proliferação de espécies na região equatorial. Os mamíferos que viveram nessa época atingiram grandes proporções, como variedades de preguiças e ursos gigantes. Grande parte das áreas continentais eram áreas emersas, gerando conexões entre blocos antes separados, permitindo a migração de animais. Nas regiões mais afetadas pelas glaciações a seleção das espécies foi rigorosa, modificando a fauna e a flora em praticamente todos os continentes.

26 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, finalmente terias a companhia de animais da tua espécie. Pleistocénico QUATERNÁRIO O Pleistocénico (1.8 a 0.01 M.a.), caracteriza-se pelo surgimento do homem, mas alguns cientistas discordam que essa característica seja suficiente para demarcar uma Época. A Terra passou por períodos de glaciação, sendo que as calotes polares se estenderam até às regiões próximas dos trópicos (períodos conhecidos como "eras do gelo"), intercalados por períodos mais quentes. A última dessas "eras do gelo" terminou há cerca de anos atrás dando início ao Holocénico, que é a época em que vivemos atualmente, e extinguindo os animais que se adaptaram a viver com Homo neanderthalensis essas eras do gelo.

27 Se o Fanerozoico correspondesse aos teus dezasseis anos, vê a que parte da tua vida corresponderia a esta época. Holocénico QUATERNÁRIO Holocénico - Coincide com um aquecimento climático significativo, ou seja, a passagem da última glaciação Plistocénica para o período interglacial vigente e que foi imediatamente precedido por um intervalo, relativamente frio, denominado Younger Dryas. Na época holocénica, o clima é relativamente quente, pontualmente frio há 8000 anos e na Pequena Idade do Gelo entre os anos de

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias.

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. As primeiras formas de vida terão surgido há 3800M.a., sendo considerados seres procariontes.

Leia mais

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico Tempo Geológico Antonio Liccardo - UEPG Paleozoico Cenozoico Mesozoico Idade da Terra 4.56 Ga ou 4,56 Bilhões de Anos Comissão Internacional sobre Estratigrafia Dificuldades com escalas Nomenclaturas antigas

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

Geologia Histórica e Recursos Minerais

Geologia Histórica e Recursos Minerais Geologia Histórica e Recursos Minerais Datas Geologia Geral A disciplina O Tempo Geológico Magnitude do tempo geológico Eventos que marcaram a história da Terra Evolução das espécies O Tempo Geológico

Leia mais

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano A História da Terra Ciências Naturais - 7º Ano Como evoluiu o planeta Terra e a vida que ele contem A Terra gira à volta do Sol há cerca de 4600 milhões de anos, e não teve sempre o mesmo aspecto que hoje

Leia mais

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no :

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Éon Fanerozóico Era Mesozóica Um Período compreendido entre 245 e 208 milhões de anos atrás

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Extinções Em Massa. Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA

Extinções Em Massa. Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA Extinções Em Massa Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA Definição Uma extinção em massa envolve destruição de biodiversidade, ou seja, diminuição da diversidade/variedade de seres vivos

Leia mais

Biodiversidade e Ambiente I

Biodiversidade e Ambiente I Biodiversidade e Ambiente I Capt II - A Origem da Vida Aspectos chave do capt I O que são plantas e qual o domínio da biologia vegetal Cinco reinos e 3 domínios da vida Papel da evolução tecnológica na

Leia mais

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem:

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem: Historia da Terra A história do nosso planeta inicia às 0h, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) foi formado a partir de poeira e gás. As primeiras 3h44 de vida da Terra não são de muitas

Leia mais

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Nome: Nº Turma: Versão A Classificação: % Lê atentamente os enunciados das perguntas e responde

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil macroevolução Strata Datação de fósseis (relativa, absoluta) radioisótopos taxa de declínio Fossilização registro incompleto organismos (partes duras/moles) hábitat acesso Interpretando o registro fóssil

Leia mais

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS A determinação da idade da Terra O clérigo irlandês James Usher, arcebispo de Almagh, baseado nos textos bíblicos e somando as idades dos personagens neles

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

Biodiversidade e Ambiente I

Biodiversidade e Ambiente I Biodiversidade e Ambiente I Capt IV - A evolução da vida na Terra Plantas vasculares com semente O papel das gimnospérmicas para o homem. A importância da madeira. Os tecidos primários das plantas. O crescimento

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia - Departamento de Construção Civil DCC Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica TC029 Terças-feiras e Quintas-feiras

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA?

QUAL A IDADE DA TERRA? QUAL A IDADE DA TERRA? Vários estudos e investigação desenvolvidas por muitos cientistas apontam a idade para os 4600 milhões de anos. Já imaginaste o que é 1 MILHÃO? Quanto tempo precisarias para contar

Leia mais

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. A Um sistema é uma parte do Universo constituída por massa e energia.

Leia mais

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Ciências Naturais 7º ano TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 1. A Terra conta a sua História 2. Dinâmica interna da Terra 3. Consequências da dinâmica interna da Terra 4. Estrutura interna da Terra 5. Dinâmica externa

Leia mais

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A HISTÓRIA DA TERRA 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A Terra existe à cerca de M.a.* e, desde que nasceu, sofreu profundas modificações... * 46 000 000 anos Como 4600 milhões de anos é muito tempo

Leia mais

Origem da vida Tempo Geológico

Origem da vida Tempo Geológico Origem da vida Tempo Geológico Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

Biogeografia Histórica. Cenozóico

Biogeografia Histórica. Cenozóico Biogeografia Histórica Cenozóico Ao final do Mesozóico: Todos os continentes afastados Oceanos em expansão Continentes em deriva latitudinal e/ou longitudinal Revolução climática nos continentes Choque

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Biologia Vegetal. Capt. I - Introdução Maria Amélia Martins-Loução

Biologia Vegetal. Capt. I - Introdução Maria Amélia Martins-Loução Capt. I - Introdução Capítulo I - Introdução (cont.) A origem da vida e a evolução das condições abióticas Os registos e métodos de reconstrução dos eventos geológicos e biológicos O tempo geológico Métodos

Leia mais

Biodiversidade e Ambiente I

Biodiversidade e Ambiente I Biodiversidade e Ambiente I Capt IV - A evolução da vida na Terra Plantas com Flôr O ciclo de vida das angiospérmicas A microsporógenese. Grãos de pólen. Tipos de grão de pólen. Estrutura do óvulo e formação

Leia mais

Capt. III - A evolução da vida na terra

Capt. III - A evolução da vida na terra Capt. III - A evolução da vida na terra Cap. IV. A invasão da Terra As adaptações ao meio terrestre O factor solo e as alterações do clima A deriva dos continentes e a orogenia como fenómenos importantes

Leia mais

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior Gestão Ambiental A Criação do Universo Professor MSc. Laércio Avileis Junior Fatec/ITÚ - GTI 3 Semestre 02/2013 Introdução Abordaremos a origem da terra e universo, alguns aspectos físicos. 1ª Teoria:

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um...

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um... EVOLUÇÃO no princípio Como surgiu o universo? E o planeta Terra? Quando apareceu a vida? 4,5 biliões de anos Bola de fogo Muitos vulcões Cinzas Poeiras Tectónica de placas Ano 2009 Planeta Azul: a Terra...

Leia mais

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias.

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. E1 Os fósseis Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. Os fósseis são estudados por uma ciência chamada Paleontologia.

Leia mais

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10 Pérmico/Triásico Há cerca de 250 milhões de anos (final do Pérmico) a Terra era habitada por uma fauna e flora ainda mais surpreendente do que a

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Nome: Data: / / 1. Observa, atentamente, a figura. I Deposição dos estratos f, e, d, e c. II Erosão do estrato c.

Leia mais

A Aventura da Terra. Extinções em massa ao longo do tempo geológico. Extinção em massa: 70% estromatólitos, algas e organismos unicelulares.

A Aventura da Terra. Extinções em massa ao longo do tempo geológico. Extinção em massa: 70% estromatólitos, algas e organismos unicelulares. A Aventura da Terra Extinções em massa ao longo do tempo geológico Éon Proterozoico 650 Ma Extinção em massa: 70% estromatólitos, algas e organismos unicelulares. Causas prováveis: grande glaciação planetária.

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 A formação e evolução da vida na Terra As escalas de tempo Eucariontes x procariontes

Leia mais

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada?

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada? Biodiversidade 2 Como a Biodiversidade é gerada? (Material Complementar) Biodiversidade no passado O número de espécies existentes na Terra não foi constante ao longo do tempo. Desde que a vida surgiu

Leia mais

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO 2º EM Biologia Professor João C4 H13, 15 DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO C4 H13, 15 Introdução A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos; Os primeiros indícios de vida datam

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental QUIMICA AMBIENTAL Prof º: Ms. Açailândia 2016 A origem da terra Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=6ekh3btiulo

Leia mais

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Sustentabilidade e Meio Ambiente Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Estrutura do Universo Evolução do planeta e formação da biodiversidade, impactos ambientais, relação entre os problemas ambientais, sociais

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre A Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas reconhece em seu Quadro Estratigráfico Internacional três éons: Arqueano: compreendido entre 3,85 bilhões de anos

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

Terra: Fogo, Água e Ar

Terra: Fogo, Água e Ar Terra: Fogo, Água e Ar Curso para a Terceira Idade IAG/USP 2016 Professoras Leila Soares Marques e Márcia Ernesto Revoada de Guarás, Lençóis Maranhenses Aratu Origem e evolução da vida Segredos dos zircões!

Leia mais

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Rodrigues 2. Rubenilton Rodrigues Arcabouço geológico e

Leia mais

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez A Teoria da Tectónica de Placas Prof. Isaac Buzo Sánchez Avanços da Ciência e da Tecnologia Em meados do séc. XX, novos avanços da ciência e tecnologia, levaram os cientistas a considerar novamente as

Leia mais

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente Há uma Comunidade de Espíritos Puros, eleitos pelo senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as

Leia mais

Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta):

Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta): Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta): - O 3 NH - H 2 O - H 2 SO 4 - CH 4 2. Sempre que se adicionam

Leia mais

Características particulares da Terra: composição química

Características particulares da Terra: composição química Características particulares da Terra: composição química Predomínio de carbono, oxigénio, azoto, enxofre e fósforo Abundância de água Elementos químicos essenciais a todos os seres vivos Características

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida.

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida. Tempo Geológico e Datação Geológica -Aula 4- Geologia geral Prof. Alexandre Paiva da Silva 1. A IDADE DA TERRA: PRIMEIRAS TENTATIVAS - Idade média: Terra é imóvel, é o centro do universo teoria do Geocentrismo

Leia mais

Capt. V - As plantas com sementes

Capt. V - As plantas com sementes Biologia Vegetal Capt. V - As plantas com sementes As Plantas com Sementes As plantas vasculares com sementes Noção de semente Evolução da folha ovulífera Características reprodutoras. Micrósporos e grão

Leia mais

MESOZÓICO - PRIMEIROS VESTÍGIOS DA PALEO-HERPETOFAUNA PORTUGUESA

MESOZÓICO - PRIMEIROS VESTÍGIOS DA PALEO-HERPETOFAUNA PORTUGUESA Paleo-herp etofauna de Portu.gal 11 MESOZÓICO - PRIMEIROS VESTÍGIOS DA PALEO-HERPETOFAUNA PORTUGUESA A nível mundial, o Mesozóico é caracterizado pelo progressivo fraccionamento do inicialmente, único

Leia mais

ESQUEMA DOS EXPOSITORES DE GEO-HISTÓRIA E DE PALEONTOLOGIA

ESQUEMA DOS EXPOSITORES DE GEO-HISTÓRIA E DE PALEONTOLOGIA ESQUEMA DOS EXPOSITORES DE GEO-HISTÓRIA E DE PALEONTOLOGIA Fossilização Insectos -Crustáceos Pliocénico Falsos fósseis e Fósseis vivos Crustáceos, etc. Miocénico PA L E O NT O LOGIA Estruturas organo -

Leia mais

GEOGRAFIA PROFºEMERSON

GEOGRAFIA PROFºEMERSON GEOGRAFIA PROFºEMERSON BIOMAS TERRESTRES FLORESTA TROPICAL Abriga mais da metade das espécies de plantas e animais do planeta Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta

Leia mais

Extinção em massa é a extinção da linha evolutiva de determinado organismo sem que a espécie em causa evolua de forma a originar outras espécies.

Extinção em massa é a extinção da linha evolutiva de determinado organismo sem que a espécie em causa evolua de forma a originar outras espécies. HELP ME!!!!!!!!!! Extinção em massa é a extinção da linha evolutiva de determinado organismo sem que a espécie em causa evolua de forma a originar outras espécies. Ex: amonites, dinossauros A maior extinção

Leia mais

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B.

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. TERMOS A USAR NOS ESPAÇOS NAS QUESTÕES DOS GRUPOS 1 E 2: ambientes; argilas; balastros;

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Cap 10 Tempo Geológico Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H. Freeman &

Leia mais

CIÊNCIA DO AMBIENTE. Prof. ELOIR MISSIO

CIÊNCIA DO AMBIENTE. Prof. ELOIR MISSIO CIÊNCIA DO AMBIENTE Prof. ELOIR MISSIO BIBLIOGRAFIA MILLER Jr., G. TYLER. Ciência Ambiental. São Paulo, Cenage Learning. 2012. ODUM, Eugene P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. CHRISTOFOLETTI,

Leia mais

EXTINÇÕES EM MASSA. O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres. Clima. Únicos processos plausíveis. Vulcanismo

EXTINÇÕES EM MASSA. O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres. Clima. Únicos processos plausíveis. Vulcanismo EXTINÇÕES EM MASSA O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres Únicos processos plausíveis Mudanças as no nível n do mar Clima Vulcanismo Extinção Pleistoceno Extinção K/T Extinção Triássico

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho A Economia Azul face às alterações climáticas Manuela Bocayuva Carvalho Economia Azul * Conceito: promoção atividades econômicas por meio do uso e manejo inteligente e sustentável dos espaço marinho e

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender o conceito de tempo geológico Compreender como é feita a identificação da idade das formações geológicas

Leia mais

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE GEOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS GEOCIÊNCIAS ALUNA: RANIELLY SOUZA MONTEIRO DA SILVA 201508540033 MONITORA: ÁDRIA KANOME MORI SOARES

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

Biodiversidade e Ambiente I

Biodiversidade e Ambiente I Biodiversidade e Ambiente I Capt IV - A evolução da vida na Terra A evolução da vida na Terra As adaptações ao meio terrestre. Tendências evolutivas. As plantas vasculares sem sementes Diversidade de fetos

Leia mais

História da Vida. Daniel Gamermann. Maio 2016 UFRGS

História da Vida. Daniel Gamermann. Maio 2016 UFRGS (Evolução) UFRGS Maio 2016 ... (Evolução) É interessante notar que não só a Terra teve influência sobre o desenvolvimento e evolução da vida, mas também a vida afetou e transformou as características de

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa As marcas do tempo geológico A litosfera não é contínua, ela é formada por imensos blocos rochosos: - Placas tectônicas. -

Leia mais

Ecologia II Módulo «Ecossistemas aquáticos» Licenciatura em Ecoturismo Manuela Abelho Sector de Biologia e Ecologia

Ecologia II Módulo «Ecossistemas aquáticos» Licenciatura em Ecoturismo Manuela Abelho Sector de Biologia e Ecologia Ecologia II Módulo «Ecossistemas aquáticos» Licenciatura em Ecoturismo Manuela Abelho Sector de Biologia e Ecologia abelho@esac.pt 2.Organismos e ecossistemas aquáticos Comunidades dos ecossistemas aquáticos

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA Ciências Naturais 7º ano Nome n.º Turma Data: Classificação: Professor(a): Enc. Educação Lê com atenção cada uma das questões que te são propostas e responde

Leia mais

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Cristiano Santana Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GEOLOGIA Assunto: Estrutura interna da Terra DIA: MÊS: 03 2017 O modelo da estrutura interna

Leia mais

Filo Chordata (Cordados)

Filo Chordata (Cordados) Filo com animais mais complexos: inclui a espécie humana; Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (mais evidente na fase embrionária); Característica exclusivas

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

Gelo e Mudanças. Aluna: Luciane Sato

Gelo e Mudanças. Aluna: Luciane Sato Gelo e Mudanças Aluna: Luciane Sato Introdução A atual distribuição das plantas e animais foi muito afetada por eventos que ocorreram na história da Terra Especialmente devido aos eventos que ocorreram

Leia mais

A Terra, um planeta em mudança

A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança As alterações que a Terra experimenta reflectem-se na distribuição e no tipo de formas vivas que a habitam. Assim, verificou-se no decorrer

Leia mais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais 1 - Morte do ser vivo 2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais

Leia mais

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos;

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; EVOLUÇÃO DA TERRA Evolução da Terra A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; A teoria do Big Bang é elaborada por Edwin Hubble, quando este observou

Leia mais

Parte I A ATMOSFERA. K189-01(GALERA).indd 21 28/2/ :56:39

Parte I A ATMOSFERA. K189-01(GALERA).indd 21 28/2/ :56:39 Parte I A ATMOSFERA K189-01(GALERA).indd 21 28/2/2012 18:56:39 K189-01(GALERA).indd 22 28/2/2012 18:56:39 1 TUDO ESTÁ RELACIONADO Enquanto não fica de mau humor e ruge sobre nossas cabeças, a atmosfera

Leia mais

Capt. IV - As plantas vasculares

Capt. IV - As plantas vasculares Biologia Vegetal Capt. IV - As plantas vasculares Relações filogenéticas Grupos monofiléticos - um grupo que possui um ancestral comum e que inclui todos os descendentes desse grupo. Grupos polifiléticos

Leia mais

Oficinas de Ambiente

Oficinas de Ambiente Oficinas de Ambiente 31 Paleontólogos ao trabalho Oficina teórico-prática sobre a importância do estudo da paleontolgia, com especial enfoque sobre o tempo dos dinossauros e a sua extinção. Identificar

Leia mais

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Fotossíntese Já vimos que a fotossíntese é o processo pelo qual alguns seres vivos produzem seu próprio alimento, ou seja, sintetizam

Leia mais

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas Bioma: área do espaço geográfico, distribuída em várias partes do mundo, que apresenta uniformidade da fitofisionomia vegetal e de seus organismos associados; Principais determinantes do padrão de cada

Leia mais

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo.

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo. Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Caroline Gonçalves de Góes Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 1 - Apresentação da disciplina - A geologia como ciência, subdivisões, conceitos, interação com outras ciências e formação da Terra

Leia mais

GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO

GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO MARIA GUIMARÃES TEXTO PARA A TERRA E TODOS OS SERES DO UNIVERSO QUE COM CARINHO, CONSCIÊNCIA E AÇÃO CUIDAM DO NOSSO PLANETA. COPYRIGHT 2018 BY GILLES EDUAR GRAFIA ATUALIZADA

Leia mais

TEMPO GEOLÓGICO. As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra:

TEMPO GEOLÓGICO. As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra: TEMPO GEOLÓGICO As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra: PRÉ CAMBRIANO Antes de Cambria É a maior extensão de tempo geológico da Terra que tem início nos primórdios

Leia mais

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas.

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas. Hipótese de Gaia A Hipótese de Gaia, também denominada como Teoria de Gaia (James E. Lovelock 1969). A vida na Terra teria capacidade de controlar e manter constantes certas condições físicas e químicas

Leia mais

Biologia Vegetal. Biologia Vegetal. Capt VII - Plantas com Flôr. Maria Amélia Martins-Loução. Maio 06

Biologia Vegetal. Biologia Vegetal. Capt VII - Plantas com Flôr. Maria Amélia Martins-Loução. Maio 06 Biologia Vegetal Capt VII - Plantas com Flôr Plantas com Flôr A diversificação das angiospérmicas. Diversidade de formas de folhas e de flores Controlo genético da floração O metabolismo secundário e as

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

Terra um planeta com Vida

Terra um planeta com Vida Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra O aparecimento da Vida resultou das características particulares da Terra. Formação da Terra há cerca de 4600 M.a. Formação de uma atmosfera primitiva.

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na Terra, alternada por extinções em massa, com destaque para

Leia mais

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano Biomas terrestres Gabriela Ferreira 6º ano Tundra Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo

Leia mais

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto ERAS GEOLÓGICAS Profº. Neto PRÉ-CAMBRIANO Fatos Importantes: formação de minerais metálicos no proterozóico formação dos dobramentos antigos no proterozóico PALEOZÓICA Fatos importantes: Formação de carvão

Leia mais

GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO

GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO Quaternário: corresponde ao período mais recente da história da Terra, também conhecido como Idade do Gelo pela influência sobre o meio ambiente das diversas glaciações

Leia mais