Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto"

Transcrição

1 Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto

2 Objetivos do Treinamento Apresentar as principais funcionalidades do Rational Requirements Composer relacionadas aos perfis de Analistas de Qualidade e Gestores das Áreas de Projeto de Requisitos

3 Rational Requirements Composer Visão Geral da Administração das Áreas de Projeto

4 Questionamentos Há algumas informações gerais importantes? Quais informações relacionadas aos analistas de qualidade e gestores das áreas de projeto de requisitos são acessadas ao efetuar login no Web client do RRC? Quais características no Web client podem ser manipuladas para uma área de projeto no RRC?

5 Introdução Em cada um dos aplicativos Collaborative Lifecycle Management (CLM), as equipes executam seu trabalho dentro do contexto de uma área do projeto. Uma área do projeto é uma representação do sistema de um projeto de software; ela organiza o trabalho da equipe.

6 Introdução Um projeto do ciclo de vida agrupa diversas áreas do projeto que colaboram entre si, de modo que seja possível gerenciar áreas do projeto e seus membros a partir de um local central (JTS - Jazz Team Server).

7 Questionamentos Há algumas informações gerais importantes? Quais informações relacionadas aos analistas de qualidade e gestores das áreas de projeto de requisitos são acessadas ao efetuar login no Web client do RRC? Quais características no Web client podem ser manipuladas para uma área de projeto no RRC?

8 Painel de Requisitos - RRC Visão geral dos seus projetos, as atualizações mais recentes de artefatos, revisões, etc. Elementos Comuns: Perfil do usuário, ajuda, busca, widgets, pages e minipainel. 1. Administração

9 Questionamentos Há algumas informações gerais importantes? Quais informações relacionadas aos analistas de qualidade e gestores das áreas de projeto de requisitos são acessadas ao efetuar login no Web client do RRC? Quais características no Web client podem ser manipuladas para uma área de projeto no RRC?

10 Administração - RRC Criar Área de Projeto É possível criar uma área de projeto vazia ou utilizar modelos que já contemplam uma estrutura inicial. Cria uma área de projeto apenas no aplicativo RRC. CUIDADO: Não utilizar esta opção (Painel de Requisitos> Administração> Criar Área de Projeto) quando é desejado gerenciar o ciclo de vida do projeto.

11 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Administração do Servidor Gerenciar Áreas de Projeto Gerenciar Modelos Gerenciar Perfis suspeitos Gerenciar Relatórios Gerenciar Usuários

12 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Administração do Servidor Permite o gerenciamento de algumas informações relacionadas ao servidor onde o RRC está instalado.

13 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Áreas de Projeto Permite o gerenciamento das áreas de projeto ativos no RRC. Área de projeto ativa (para editar, clique no nome do projeto desejado e para arquivar, clique no ícone da coluna ações).

14 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Áreas de Projeto (Cont.) Visão geral Modificar o nome, o resumo e a descrição da área do projeto. Incluir e remover membros e administradores. Criar links entre áreas de projeto. Definir a hierarquia da área de equipe Linha de Tempo Criar iterações e determinar seu início e fim (sprints). Funções Designar funções aos membros das áreas de projetos. Permissões Especificar as ações que cada função pode executar.

15 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Áreas de Projeto (Cont.) Tipos de Iteração Os tipos de iterações podem ser configurados com um conjunto de permissões que podem ser aplicadas a todas as iterações do mesmo tipo. Controle de Acesso Restringir acesso de leitura à área do projeto e seus artefatos. Por padrão, todo os membros da área de projeto tem acesso de leitura à área de projeto e seus artefatos. Descrição do Processo Criar ou editar um descrição para o processo.

16 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Modelos Permite o gerenciamento dos Modelo(s) do Rational Requirements Server. É permitido a importação de modelos.

17 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Perfis Suspeitos Usar o Aplicativo de Perfil Suspeito para controlar mudanças de artefato para os aplicativos CCM, RQM e RRC e para criar e gerenciar perfis, que especificam que tipo de mudança faz com que artefatos vinculados sejam considerados suspeitos.

18 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Relatórios Permite a configuração do Data Warehouse necessário à utilização de relatórios.

19 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Usuários Útil para criar, importar e editar contas do usuário e para designar licenças de acesso. Possibilita também arquivar/restaurar conta(s) de usuário(s).

20 Rational Requirements Composer Conceitos Básicos

21 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

22 Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida) Pré-condições: Propriedades e Modelo de Projeto já configurados Acessar o Painel de Requisitos, caso não esteja nele Acessar a Administração Criar Projeto do Ciclo de Vida

23 Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)

24 Prática 1 1) Criar uma nova área de projeto cuja perspectiva é de gerenciamento do ciclo de vida. Tempo Estimado: 5 minutos

25 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

26 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros Acessar a Administração Gerenciar Áreas de Projeto Escolher o Projeto desejado (clique no nome do projeto) Ir para a seção Membros da Visão Geral e clicar em Incluir...

27 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros (Cont.) A janela Selecionar Usuários será aberta para a filtragem Busque pelo nome do usuário e use as setas de seleção para organizar os usuários selecionados. Clique em Avançar

28 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros (Cont.) A janela Selecionar Funções será aberta para atribuição das funções ao(s) membro(s). Após a atribuição das funções, clique em Concluir.

29 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros (Cont.) Atenção: Não se esqueça, ao final do procedimento de adicionar membros a uma área de projeto ou demais procedimentos, de Salvar as atualizações feitas na Área do Projeto.

30 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

31 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC Acessar um projeto específico (através do widget Meus Projetos de Requisitos do Painel de Requisitos ou pelo widget Meus Projetos no minipainel). Acessar a Administração Gerenciar Propriedades do Projeto

32 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Artefatos Atributos de Artefatos Tipos de Dados de Atributo Tipos de Link Modelos Visão Geral de Propriedade de Equipe ReqIF

33 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas)

34 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Artefatos Um tipo de artefato é uma definição para um grupo de objetos que servem uma função semelhante no processo de definição de requisito. Exemplos: um requisito funcional, um caso de uso, um esboço de interface, etc. Use a aba Tipos de Artefatos para definir os tipos de artefato disponíveis no projeto escolhido.

35 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Artefatos

36 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Atributos de Artefatos Um atributo de artefato define um tipo de valor que é mantido em um tipo de artefato. Exemplos: status, prioridade, etc. As definições de atributo podem ser reutilizadas em mais de um tipo de artefato. Cada definição de atributo inclui um nome (por exemplo, 'Prioridade') e um tipo de valor (por exemplo, número inteiro).

37 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Atributos de Artefatos

38 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Dados de Atributo Um tipo de dado do atributo define qual tipo de informação é armazenada e permitida em um atributo. Há um conjunto de tipos de dados predefinidos: número inteiro, data, cadeia (de caracteres), dentre outros. Também é possível definir seus próprios tipos de dados adicionais incluindo limites (restrições) em um tipo de dado (por exemplo, um número inteiro que deve estar entre 0 e 9) ou definindo um conjunto específico de valores que o tipo permite (por exemplo, apenas 'baixo', 'médio' e 'alto' são valores para um tipo).

39 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Dados de Atributo

40 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Link Um tipo de link define uma ligação entre artefatos, artefatos e itens de um glossário, etc. Há um conjunto de tipos de links predefinidos pelo sistema. Também é possível definir seus próprios tipos de links adicionais.

41 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Link

42 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Modelos Aba que permite o gerenciamento dos modelos do projeto e modelos de artefatos

43 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Visão Geral de Propriedade de Equipe Apresenta uma visão geral da propriedade de equipe de pastas e artefatos no projeto em questão. É possível alterar as propriedades nesta aba, na página Artefatos do projeto, ou em um editor de artefato. Se uma pasta ou um artefato não estiver listado aqui, ele tem a mesma propriedade que sua pasta pai.

44 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Visão Geral de Propriedade de Equipe

45 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) ReqIF Criar e gerenciar definições de ReqIF, que são usadas para criar e exportar arquivos ReqIF.

46 Prática 2 1) Criar um tipo de dado de atributo: i. Tipo_riscXXX do tipo lista enumerada de valores cujos valores são alto, médio e baixo. 1) Criar um atributo de artefato: i. RiscoXXX cujo tipo de dado é Tipo_riscXXX. 1) Criar um tipo de artefato: i. CaracterísticaXXX contendo nome, descrição, formato Text e o atributo RiscoXXX. XXX segundo seu login. Tempo Estimado: 15 minutos

47 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

48 Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC Vá para a Page Artefatos em um projeto específico Crie um novo artefato, geralmente usando o formato Text Abra o artefato gerado Com o artefato aberto, insira as informações (corpo do artefato) Salve as alterações feitas, clicando no botão Salvar Clique em Criar Modelo de Artefato Insira as informações do modelo e clique em Criar

49 Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC

50 Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC Boa Prática: Ao receber a efetivação da criação, vá para a Page Artefatos e exclua o artefato que gerou o modelo, evitando deixar um artefato desnecessário disponível na área do projeto. Para validar a criação do modelo, tente criar um novo artefato e na seção Valores Iniciais do Artefato item Modelo verifique se o modelo recém-criado está disponível.

51 Prática 3 1) Criar um modelo para Requisito Funcional. 2) Criar um novo artefato [RFXXX] Nome do Requisitos Funcional utilizando o modelo recém-criado. Tempo Estimado: 10 minutos

52 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

53 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Um modelo define o template a ser utilizado como base para um novo projeto de requisitos. Modelos podem ser criados a partir de outros, bem como podem ser definidos os elementos (artefatos, estrutura de pastas, dentre outros) que o caracterizam.

54 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

55 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar o Painel de Requisitos, caso não esteja nele Acessar a Administração Criar Área de Projeto Lembrete: Está sendo criada uma nova área de projeto no aplicativo.

56 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Identificar o novo projeto: nome do projeto, descrição e clique em Avançar Não escolha do modelo (template) para o projeto Após concluir, a Page Artefatos do projeto recém-criado é aberta

57 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

58 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Na Page Artefatos do projeto recém-criado, criar a estrutura de pastas com base nos artefatos de requisitos essenciais.

59 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

60 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Em Gerenciar as Propriedades do Projeto, criar as propriedades adequadas ao modelo em questão: Tipos de Artefatos Atributos de Artefatos Tipos de Dados de Atributo Tipos de Link Modelos Visão Geral de Propriedade de Equipe ReqIF

61 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Em Gerenciar as Propriedades do Projeto, criar as propriedades adequadas ao modelo em questão

62 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

63 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar a Administração Gerenciar esta Área do Projeto

64 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Vá para a seção Membros da Visão Geral e clicar em Incluir... A janela Selecionar Usuários será aberta para a filtragem Busque pelo nome do usuário e use as setas de seleção para organizar os usuários selecionados. Clique em Avançar A janela Selecionar Funções será aberta para atribuição das funções ao(s) membro(s). Após a atribuição das funções, clique em Concluir e não se esqueça de Salvar as modificações.

65 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

66 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Em Gerenciar as Propriedades do Projeto, selecione a aba Modelo Informe o Projeto (o que você criou e configurou as propriedades), o Nome (do modelo que você quer criar) e inclua os itens a serem contemplados no modelo prestes a ser criado Anote o Nome, clique em OK e verifique se o modelo está na listagem Modelos do Projeto

67 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

68 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar a Administração Gerenciar Projeto de Ciclo de Vida

69 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Note que você está na página de Administração do Ciclo de Vida dos Projetos Acesse a aba Modelos e faça download do Modelo a ser alterado (.xml)

70 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Abra o arquivo(.xml) Adicione um novo template de projeto com o nome idêntico aquele usado ao gerar o modelo Salve o arquivo com as alterações efetivadas

71 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar a Administração Gerenciar Projeto de Ciclo de Vida Importar o arquivo.xml que contempla o novo template

72 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Para validar se o novo modelo está disponível, acessar a Administração Escolha por Criar Projeto de Ciclo de Vida Verifique se o novo modelo está disponível em Modelos do Processo/Projeto

73 Dúvidas

74 Obrigado!

75

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet Manual do Contribuidor Portal de Internet Projeto: Novo Portal de internet 1. Propósito Este documento tem o propósito de orientar usuários a utilizar as funcionalidades do portal do Inea no modo de contribuição.

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

Tutorial. Edição de dbf usando Excel e Acess. versão 1.0-08/02/2012. Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Edição de dbf usando Excel e Acess. versão 1.0-08/02/2012. Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Edição de dbf usando Excel e Acess versão 1.0-08/02/2012 Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky 1. INTRODUÇÃO Esse tutorial apresentará um procedimento para a edição de arquivos

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk Manual do Atendente Treinamento OTRS Help Desk Sumário Apresentação... 4 Efetuando login... 5 Conhecendo a interface de atendimento...5 Painel de Controle... 5 Chamados... 6 Visão de Filas... 6 Pesquisas...

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Lajedo Site Guia de operações comuns

Lajedo Site Guia de operações comuns Lajedo Site Guia de operações comuns Por Homem Máquina O conteúdo do site Lajedo pode ser administrado de forma simplificada pelo plugin Visual Composer. Como ele é possível editar galerias, alterar imagens,

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Produto : RM Gestão de Estoque, Compras e Faturamento 12.1.4 Processo : Importação/Exportação de Arquivos Texto Subprocesso : N/A

Leia mais

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal Portal da Ouvidoria Manual Para Gestão de Conteúdo do Portal da Ouvidoria 2013 Página de Login a. Insira /login na url da ouvidoria http://www12hml:10002/senado/ouvidoria/login b. Preencha o seu nome de

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Produto : RM Gestão de Estoque, Compras e Faturamento 12.1.3 Processo : Importação/Exportação de Arquivos Texto Subprocesso : N/A

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW.

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW. Script CGW Módulo Tarefas Parte I Menu: Clique no botão para iniciar o treinamento ÁREA DE TRABALHO GERAL TAREFAS CONTRAT OS PORTAL DE RELACIO NAMENT FATURAM ENTO FINANCEI RO RELACIO NAMENT O CONFIGU RAÇÕES

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR. SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal

TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR. SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal Sumário CONFIGURAR ORGANIZAÇÃO MILITAR 1. USUÁRIOS... 6 1.1. Administrador de Parâmetros Cadastrais OM... 6 2. PRÉ-CONDIÇÕES...

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com Módulo Calendário.:. Aba

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...5

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Diretoria Comercial Corporativa Página 2 de 14 Sumário 1 Introdução... 4 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 5 3 Gerenciando clientes... 8 4 Serviços...

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client 2.0.0.X TecnoSpeed Tecnologia da Informação Storage Client Manual do Storage Client 1 Conteúdo 1. Apresentação... 3 1.1. Apresentação do Produto... 3 1.2. Sobre este Manual... 3 2. Sobre o Storage Client...

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. 1 Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas e metodologia do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado para auxiliar professores e alunos nas atividades

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

CLM ONLINE. Documento CLM Controller Reprodução e divulgação proibidas

CLM ONLINE. Documento CLM Controller Reprodução e divulgação proibidas CLM ONLINE Doc.: Manual do Usuário Versão: V 2.0 Data: 18 de setembro de 2014 CLM Controller Rua João Anes, 122 Lapa São Paulo SP Tel. + 55 11 36 43 56 00 Fax + 55 11 36 43 56 03 Copyright 2014 CLM Controller

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Guia Prático. CENIZE.com

Guia Prático. CENIZE.com Guia Prático CENIZE.com Índice Geral Bem-vindo ao jfiscal 2013... 2 Introdução... 3 Visão Geral do jfiscal... 3 A Tela Principal... 4 Conhecendo o jfiscal... 4 Emissão... 5 Histórico... 5 Produtos... 6

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários

Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários Table of Contents File Recover... 1 Introdução do File Recover... 1 Instalação... 1 Introdução... 2 iii File Recover Introdução do File Recover Instalação

Leia mais

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável.

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. Índice Geral TULogarUT 3 TUConhecer e VisualizarUT 6 TUÁrea de Edição / Blocos e

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO 1 CONTEÚDO ÍNDICE DE FIGURAS ACESSO AO USUÁRIO CADASTRO DE CONTÊINERES REGIME DE EXPORTAÇÃO NOTA FISCAL AGENDAMENTO ALTERAR VEÍCULO/MOTORISTA

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRM PROFESSIONAL SUMÁRIO

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Treinamento Plone. Unirio

Treinamento Plone. Unirio Treinamento Plone Unirio Autenticando no Site Ao abrir o site Plone, no canto superior direito você verá a aba acessar. Clique nela. Autenticando no Site Autenticando no Site Ao clicá-la, abrirá uma janela

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Março de 2015 Introdução O acesso móvel ao site do Novell Vibe pode ser desativado por seu administrador do Vibe. Se não conseguir acessar a interface móvel do

Leia mais