LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida"

Transcrição

1 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida

2 Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. *

3 I. Padrões de qualidade ambiental O Estabelecimento de padrões de qualidade ambiental é um dos instrumentos da política nacional do meio ambiente. São normas que estabelecem os padrões de qualidade do ar, das aguás e das emissões de ruídos no meio ambiente. Objetivo: prevenir ou corrigir os incovenientes e os prejuízos da poluição e da contaminação ambiental.

4 Esses critérios são estabelecidos por meio de pesquisas e análises da qualidade ambiental. É o Poder Público que deverá estabelecer os LIMITES DE POLUENTES sem causar danos ao meio ambiente ou colocar em perigo a saúde humana, a qualidade de vida e os ecossistemas. Padrões são estabelecidos pelas Resoluções do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

5 II -Zoneamento ambiental Objetivo: Visa regular o uso e a ocupação do solo. É o Poder Público que irá estabelecer os critérios básicos para a ocupação do solo por meio de leis e regulamentos. Planejamento adequado do espaço territorial visando compatibilizar a convivência dos seres que o habitam com as atividades nele exercidas, por meio da identificação das suscetibilidades e restrições ambientais.

6 Trata-se de uma limitação administrativa ao direito de propriedade. Princípio da função social da propriedade (Art. 5º, XXIII, da CF). Limitação do Direito de Liberdade O Poder Público - restringe ou libera atividades em determinadas regiões urbanas.

7

8

9 ÁREA DE RESERVA LEGAL Na Amazônia Legal, a área de reserva legal é de no mínimo 80% de cada propriedade. Na propriedade rural situada em área de cerrado, aplica-se a reserva legal de 35%. Aplica-se o percentual mínimo de 20% de Reserva Legal, na propriedade rural situada em área de floresta ou formas de vegetação nativa localizada nas demais regiões do País. Aplica-se o percentual mínimo de 20%, na propriedade rural em áreas de campos gerais localizada em qualquer região do País.

10 A reserva legal, assim entendida a área de, no mínimo 20%, 35% ou 80% (de acordo com a região) de cada propriedade, onde não é permitido o corte raso. Fonte: IBAMA.

11 Municípios É o Município que exerce a tarefa mais IMPORTANTE quanto ao uso e ocupação do solo. Objetivando: a ordenação do desenvolvimento da cidade e garantindo o bem-estar social.

12 Plano Diretor O Plano Diretor é o instrumento adequado para estabelecer os critérios gerais de ordenação dos espaços urbanos. Ele é quem vai definir para onde a cidade deve crescer e se desenvolver.

13 III. Avaliação de impactos ambientais (AIA). Avaliação de impactos ambientais é um dos instrumentos da política Nacional do meio ambiente. É o conjunto de ESTUDOS PRELIMINARES AMBIENTAIS.

14 Conjunto de procedimentos preventivos dentro do processo de controle ambiental. Finalidade: evitar que um empreendimento, justificável sob o ponto de vista econômico ou social, venha a ser negativo ao meio ambiente. É exigível : situação que seja considerada efetiva ou potencialmente poluidora ao meio ambiente. Lista de atividades cujo licenciamento depende da realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Lista de atividades

15 Resolução CONAMA Nº 237/ "Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional do Meio Ambiente" - Data da legislação: 22/12/ Publicação DOU nº 247, de 22/12/1997, págs Art. 1º Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes DEFINIÇÕES: I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas EFETIVA OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

16 II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

17 III - Estudos Ambientais: são todos e quaisquer ESTUDOS relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

18 IV Impacto Ambiental Regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados..

19 PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO é mediante o adequado licenciamento que se busca evitar a ocorrência de danos ambientais. A repressão, isto é, a aplicação de multas e sanções diversas vezes é, infelizmente, a demonstração de que a prevenção falhou Paulo de Bessa Antunes

20 Estudo Prévio e Relatório de Impacto Ambiental

21 EPIA Estudo Prévio de Impacto Ambiental É um dos instrumentos da política nacional do meio ambiente, tão importante quanto o zoneamento para a proteção do ambiente. É um instrumento administrativo PREVENTIVO. Possui importância constitucional art.225, 1º, IV.

22 EPIA Estudo Prévio de Impacto Ambiental Conceito : É a avaliação mediante estudos realizados por uma equipe técnica multidisciplinar, da área onde o postulante pretende instalar a indústria ou exercer atividade causadora de significativa degradação ambiental, procurando ressaltar os aspectos positivos/negativos dessa intervenção humana. RIMA: MATERIALIZAÇÃO DO ESTUDO!

23 O Estudo analisará a viabilidade ou não da instalação da indústria ou do exercício da atividade. Apresentando, inclusive, alternativas tecnológicas que poderiam ser adotadas para minimizar o impacto negativo no meio ambiente.

24 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; Decreto-lei n /75

25 O procedimento de LICENCIAMENTO AMBIENTAL deverá ser precedido do EPIA e do seu respectivo relatório de IMPACTO AMBIENTAL (RIMA). Exigir-se-á o EPIA quando a atividade for potencialmente causadora de *significativa degradação ambiental. Entende-se por *SIGNIFICATIVA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL toda modificação ou alteração substancial e negativa do meio ambiente, causando prejuízos extensos à flora, à fauna, às águas, ao ar e à saúde humana.

26 Impacto ambiental é toda intervenção humana no meio ambiente causadora de degradação da qualidade ambiental.

27 Competência administrativa para exigir o estudo prévio de impacto ambiental (EPIA/RIMA) Órgão público estadual Órgão Público Federal- exigir em caráter supletivo o EPIA, se eventualmente o órgão público for omisso. Análise preliminar da atividade- RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986 RESOLUÇÃO CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997

28 Procedimento Administrativo Envolve várias pessoas: órgão público ambiental; empreendedor ou postulante da atividade ou obra; equipe técnica multidisciplinar; eventuais vítimas, vizinhos, entidades ambientais... Participação dos Interessados: Publicação do pedido de licenciamento no diário oficial e em jornal de grande circulação local ou regional.

29 Exigências dos artigos 5 e 6º da Resolução do CONAMA n. 1/86. AUDIÊNCIA PÚBLICA: Princípio democrático ou da participação. Marcada pelo órgão público ambiental ou pelo Ministério Público mediante publicação no diário oficial e em jornal de grande circulação local ou regional.

30 IV - Licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. O processo de licenciamento ambiental está intimamente ligado com o estudo de impacto ambiental. As concessões de licença são dadas somente APÓS a apreciação e aprovação do EPIA (estudo prévio de impacto ambiental).

31 Espécies de Licenças Licença Prévia (LP)- Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a VIABILIDADE AMBIENTAL e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. Resolução CONAMA Nº 237/ "Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional do Meio Ambiente" - Data da legislação: 22/12/ Publicação DOU nº 247, de 22/12/1997, págs

32 Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante; Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

33 Competência para o Licenciamento Orgãos ambientais pertencentes à União, aos Estados e também aos Municípios, dependendo da natureza de cada atividade. IBAMA: O licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237/97 Durante alguns anos, a Resolução CONAMA nº 237/1997 cumpriu o papel

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei 6938/81 (PNMA), art. 9º, inc. IV Dec. 99.274/90, art. 7, inc. I Resolução CONAMA 001/86 e 237/97 e 006/86 CF/88 art. 225 (proteção e prevenção) Art. 2º

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 4 e Estudo de Impacto Ambiental Mariana Torres C. de Mello - mariana@ctgas.com.br : O

Leia mais

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner.

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner. Direito Ambiental Licenciamento Ambiental Professora Viviane Brenner www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Ambiental LICENCIAMENTO AMBIENTAL O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo

Leia mais

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA E-MAIL: RAFAELFREIRIA@COM4.COM.BR DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Instrumentos de Avaliação de Impactos

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL PODER DE POLÍCIA, LICENCIAMENTO E ESTUDOS AMBIENTAIS Poder de Polícia Ambiental Competência Comum proteção do meio ambiente Limitar os dtos individuais para adequá-los

Leia mais

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Prof. Eduardo Lucena C. de Amorim 1 OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Licenciamento Ambiental ... Camila Regina Eberle

GESTÃO AMBIENTAL. Licenciamento Ambiental ... Camila Regina Eberle ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Licenciamento Ambiental Camila

Leia mais

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais:

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais: Publicada no Diário Oficial nº 5.546, de 10 de julho de 2001. LEI Nº 2.257, DE 9 DE JULHO DE 2001. Dispõe sobre as diretrizes do licenciamento ambiental estadual, estabelece os prazos para a emissão de

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL (Legislação, Órgãos Fiscalizadores e Resoluções CONAMA) Profª. Nayra Yumi Tsutsumoto ÓRGÃOS FISCALIZADORES A Lei N.º 6938/1981, com base nos incisos VI e VII do Art. 23 e no Art.

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente

Leia mais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais Professora: Letícia Rabelo Impacto Ambiental Definição Resolução CONAMA 01/1986, art.1 : Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,

Leia mais

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil 0 6.11.2017 Obrigação de licenciar CF/88 Art. 225, 1º, IV. Incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETITÉ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETITÉ DECRETO Nº 012 DE 08 DE MARÇO DE 2012. REGULAMENTA O ARTIGO Nº 34 DA LEI MUNICIPAL Nº 700, DE 08 DE ABRIL DE 2010 CÓDIGO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO EM MUNICIPIOS DE PEQUENO PORTE Palestrante: Sandoval Rezende Santos POLÍCIA DO LICENCIAMENTO

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM TABELAS Carolina Abreu Silva (Aprovada na PGEMA procuradora, TJ/PA Analista, TRF5 Analista) e Kaio Silva de Mello - (aprovado na PGM/Manaus) Material revisado por André Epifanio

Leia mais

L E I n.º /

L E I n.º / L E I n.º 9 1 7 / 2 0 0 5. Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Cristal e dá outras providências. Dr. Sérgio Carriconde Schmidt, Prefeito Municipal de Cristal em exercício, Estado do

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE O LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES EFETIVA OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS. AS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS. (Art. 9º, Lei n.º 6.938, de

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil

Licenciamento Ambiental no Brasil Licenciamento Ambiental no Brasil Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP O que é o Licenciamento Ambiental?

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA Temas de Direito Ambiental recorrentes no Exame da OAB I ao XXII Exame de Ordem Unificado (FGV) Competência ambiental EIA/RIMA Responsabilidade

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

DECRETO Nº. 058 DE 19 DE MAIO DE 2017

DECRETO Nº. 058 DE 19 DE MAIO DE 2017 DECRETO Nº. 058 DE 19 DE MAIO DE 2017 Regulamenta o artigo 43 da Lei nº. 018 de 27 de maio de 2010 Código Municipal do Meio Ambiente e cria a Taxa de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, e dá outras

Leia mais

Licenciamento Ambiental - Lei 6.938/1981

Licenciamento Ambiental - Lei 6.938/1981 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04 DATA 25/08/2016 DISCIPLINA Direito Ambiental PROFESSOR Romeu Thomé MONITOR Thaís da Mata AULA 04 - Licenciamento Ambiental Licenciamento Ambiental

Leia mais

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação Legislação Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental: "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997 Revisa procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental, de forma a incorporar ao sistema de licenciamento os instrumentos de gestão ambiental

Leia mais

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ANA CRISTINA PASINI DA COSTA Diretora de Avaliação Ambiental CONTEÚDO 1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS AVALIAÇÃO

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Rolfe Pinho Dias - SUPRAM - NRRA - Juiz de Fora 1 Regularização Ambiental Rolfe Pinho Dias Técnico Ambiental SUPRAM -Zona da Mata NRRA Juiz

Leia mais

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Audiência Pública Para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL... 4 2. LICENÇA AMBIENTAL...7 Licença Prévia (LP)...7 Licença Instalação (LI)... 8 Licença Operação (LO)... 8 Estudo Prévio

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2012 Principais instrumentos de defesa do PNMA, PBHs meio ambiente no Brasil Zoneamento ambiental e macrozoneamento Criação de espaços protegidos (UCs)

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017 Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2017 O que é avaliação de impacto ambiental? Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) = processo que visa identificar

Leia mais

Marcela Siqueira Farjalla. Bióloga MSC Psicossociologia

Marcela Siqueira Farjalla. Bióloga MSC Psicossociologia Marcela Siqueira Farjalla Bióloga MSC Psicossociologia Dia 21 Julho Dia 2 09:00 11:00: Exposição Dialogada 1: Políticas públicas ambientais e Licenciamento ambiental 11:00 11:15 Quebra-sono 11:15 13:00

Leia mais

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 O CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CADES, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS QUE LHE SÃO CONFERIDAS PELA LEI MUNICIPAL Nº 14.887 DE 15

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil. Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Dayse Luna

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil. Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Dayse Luna Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Dayse Luna CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88 Artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA Autos n.º: 421-04.2010.4.01.3903. Classe: 7100 (Ação Civil Pública). Referência: Pedido de medida liminar. Requisitos. Presença. Possibilidade. Requerente: OSCIP AMIGOS DA TERRA AMAZÔNIA BRASILEIRA E ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Dayse Luna

Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Dayse Luna Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Dayse Luna Estagiária: Itamara Mary CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88 Artigo 225: Todos têm

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 225, CF: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os procedimentos para licenciamento ambiental com avaliação de impacto ambiental, no âmbito da

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2013 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE BELFORD ROXO GABINETE DO PREFEITO

Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE BELFORD ROXO GABINETE DO PREFEITO LEI COMPLEMENTAR Nº 094 DE 06 DE JANEIRO DE 2009. Dispõe sobre critérios e procedimentos destinados à atividade de Licenciamento Ambiental no Município de Belford Roxo e estabelece a Taxa de Licenciamento

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes da PNMA Instrumentos p/ a execução

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2015 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

MARCIA PEREIRA CINTRA ENGENHEIRA AGRONOMA - UFMT ANALISTA DE MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE INDUSTRIA-CI SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA INDUSTRIA

MARCIA PEREIRA CINTRA ENGENHEIRA AGRONOMA - UFMT ANALISTA DE MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE INDUSTRIA-CI SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA INDUSTRIA MARCIA PEREIRA CINTRA ENGENHEIRA AGRONOMA - UFMT ANALISTA DE MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE INDUSTRIA-CI SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA INDUSTRIA MINERAÇÃO E SERVIÇOS-SUIMIS SECRETARIA ESTADUAL DE

Leia mais

AULA 03. SISNAMA art.6º da Lei 6938/81. Órgão Central Ministério do Meio Ambiente. Órgão Consultivo e Deliberativo CONAMA

AULA 03. SISNAMA art.6º da Lei 6938/81. Órgão Central Ministério do Meio Ambiente. Órgão Consultivo e Deliberativo CONAMA Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Ambiental / Aula 03 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 03 CONTEÚDO DA AULA: SISNAMA Estado do Rio de

Leia mais

Licenciamento ambiental: Distribuição de competências e responsabilidades

Licenciamento ambiental: Distribuição de competências e responsabilidades Licenciamento ambiental: Distribuição de competências e responsabilidades II Seminário Setorial Legislação Ambiental para o Setor Elétrico Édis Milaré 29.08.2011 milare@milare.adv.br www.milare.adv.br

Leia mais

Módulo 2. Requisitos Legais Identificação da Legislação Aplicável Requisito da norma ISO Exercícios.

Módulo 2. Requisitos Legais Identificação da Legislação Aplicável Requisito da norma ISO Exercícios. Módulo 2 Requisitos Legais 2.1. Identificação da Legislação Aplicável. 2.2. Requisito 4.3.1. da norma ISO 14001. Exercícios. 2.1. Identificação da Legislação Aplicável Aspectos e Impactos Ambientais Identificação

Leia mais

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios.

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. Módulo 4 4.1. Órgãos Ambientais Competentes. 4.2. Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. 4.1 Órgãos Ambientais Competentes DILIC - Diretoria de Licenciamento Ambiental Coordenação Geral de

Leia mais

Regulatory Compliance What is required to be done?

Regulatory Compliance What is required to be done? Regulatory Compliance What is required to be done? Setembro de 2016 Regulatory Compliance What is required to be done? According to the Environment Agency Setembro de 2016 Sumário 1. Papel da União 2.

Leia mais

AGOSTO 2017 RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO - RAP

AGOSTO 2017 RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO - RAP Msc. Tiago Luis Haus Engenheiro Ambiental AGOSTO 2017 RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO - RAP Apresentação Pessoal Formação: Engenheiro Ambiental (UFPR) Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos (UFPR) Experiência

Leia mais

Avaliação de Impactos. Módulo 11

Avaliação de Impactos. Módulo 11 Avaliação de Impactos Módulo 11 Avaliação de Impactos Introdução EIA-RIMA Licenciamento Impactos Gerados Mitigação Conclusões Aeroporto Sustentável Introdução US DoT Evitar e minimizar efeitos adversos

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino A Degradação das Áreas de Preservação Permanente: Responsabilidade

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA Meio ambiente na CF/88 A Constituição Federal reconhece e declara: O meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à sadia qualidade de

Leia mais

Lei nº 5.597, de 06 de fevereiro de 1987.

Lei nº 5.597, de 06 de fevereiro de 1987. Lei nº 5.597, de 06 de fevereiro de 1987. Estabelece normas e diretrizes para o zoneamento industrial no Estado de São Paulo, e dá providências correlatas. O Governador do Estado de São Paulo. Faço saber

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PROCOMPI : (Programa de Apoio a Competitividade das Micro e pequenas Indústrias) Cerâmica Sustentável é mais vida LICENCIAMENTO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS Moisés Vieira Fernandes Eng. Agrônomo

Leia mais

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE.

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. 25/10/2017 Conceitos Importantes Conforme Resolução CONAMA nº 237, de 19/12/1997:

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS FAPESB - 31 de outubro de 2011 Foto: Nilton Souza Artigo 225 CF-1988: Foto: Nilton Souza

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula A PNMA no ordenamento jurídico brasileiro Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos PRINCÍPIOS PARA PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS BÁSICOS MEIO AMBIENTE PERÍCIA AMBIENTAL Meio ambiente: é o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos

Leia mais

Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente RESOLUÇÃO N o 334, DE 3 DE ABRIL DE 2003 Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento

Leia mais

ATIVIDADE II: Estudo de Danos Ambientais

ATIVIDADE II: Estudo de Danos Ambientais ATIVIDADE II: Estudo de Danos Ambientais Alessandra Batista Xavier Ariana Lemes da Costa Daniele de Fátima Ferreira de Lima Janaína do Prado Almeida Jennifer Stefani Meira da Silva Inconfidentes, MG 2017

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

POLÍTICAS AMBIENTAIS

POLÍTICAS AMBIENTAIS POLÍTICAS AMBIENTAIS Prof a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.com DIREITO AMBIENTAL DIREITO DIREITO PÚBLICO DIREITO AMBIENTAL DIREITO PRIVADO DIREITO DIFUSO 1 DIREITO PÚBLICO Trata de interesses

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 19 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 21 I. Introdução... 21 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 24 III.

Leia mais

Prof. Murillo S. Gutier

Prof. Murillo S. Gutier Prof. Murillo S. Gutier É instrumento de Política Nacional do Meio Ambiente; art. 10 da Lei 6.938/81 Tem índole preventiva; Visa compatibilizar: (a) Desenvolvimento econômico; (b)proteção ao ambiente;

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Setor de aval. de Proj. de Transp. Rodoviários Setor de aval.de Proj. de Transp.

Leia mais

PARECER Nº É o relatório.

PARECER Nº É o relatório. PARECER Nº 11661 Estudo de Impacto Ambiental - EIA/RIMA. Equipe multidisciplinar. Licitação. Serviços de assessoramento e consultoria. Resolução CONAMA 01/86. Comunicado CAGE Nº 03/97 O Secretário dos

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais ROTEIRO 1. Problemática sobre o Licenciamento 2. Tendências sobre o licenciamento 3. Seguros ambientais: legislação 4. Conclusões

Leia mais

Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental Licenciamento Ambiental - Lilian Ferreira dos Santos - Superintendente de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços Junho de 2010 O Estado de Mato Grosso Aproximadamente 20000 Empreendimentos cadastrados

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS. João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá

DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS. João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá e-mail: jccmaia@terra.com.br NORMAS Poderconstituinte e Golpe de Estado Processo Legislativo (iniciativa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Principais conceitos legais: Leia o art. 3º da lei 6938/81. Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. TUTELA CIVIL DO MEIO AMBIENTE Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre, 2006 CATALOGAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Profa. Nerilde Favaretto Notas de aula - AL 323 - Recursos Naturais Renováveis Universidade Federal do Paraná Departamento de Solos e Engenharia Agrícola

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE NOVA LIMA/MG CURADORIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA HABITAÇÃO E URBANISMO

1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE NOVA LIMA/MG CURADORIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA HABITAÇÃO E URBANISMO 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE NOVA LIMA/MG CURADORIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA HABITAÇÃO E URBANISMO RECOMENDAÇÃO Nº. 04/2010 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, por meio de

Leia mais

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os Procedimentos para o Licenciamento Ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL 3 fases: Evolução Histórica da Proteção 1) 1500 aprox. 1960: Jurídica do Ambiente: natureza-inimiga (extração, exploração predatória) ria) poucas normas isoladas (ex.:( ex.:

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Sumário Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 17 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável...

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

P ORTARIA Nº. 10/2010

P ORTARIA Nº. 10/2010 P ORTARIA Nº. 10/2010 Dispõe sobre os procedimentos e requisitos para o licenciamento ambiental dos empreendimentos minerários de que tratam as Resoluções CONAMA 009/90 e 010/90. O SECRETÁRIO DE ESTADO

Leia mais

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente.

Leia mais

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os

Leia mais

18ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL E O METRÔ DE SÃO PAULO

18ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL E O METRÔ DE SÃO PAULO CENCIAMENTO E O METRÔ DE SÃO PAULO OBJETIVO Apresentar o cenário do licenciamento ambiental do Metrô de São Paulo Licenciamento Ambiental: Procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia

Leia mais

Constituições Brasileiras

Constituições Brasileiras Dra.%Patrícia%Bianchi% Constituições Brasileiras! Constituições de 1824 e de 1891 - liberalismo econômico e não intervenção do Estado - nada traziam a respeito da proteção ambiental - direito de propriedade

Leia mais

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE CAMPINA GRANDE-PB

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE CAMPINA GRANDE-PB Prefeitura Municipal de Campina Grande Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente - SESUMA Coordenadoria de Meio Ambiente COMEA INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE CAMPINA GRANDE-PB

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos LEGISLAÇÃO PARA PERÍCIA AMBIENTAL PRINCÍPIOS: LAUDO PERICIAL Ação: é o direito de pedir ao Estado e prestação de sua atividade jurisdicional num caso concreto, ou seja, o direito de invocar o exercício

Leia mais

Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas

Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas Maria Silvia Romitelli Assistente Executivo Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade ambiental CETESB Apresentação

Leia mais

AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL Igára de Castro 1 Luiz Eduardo Panisset Travassos 2 As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH

Leia mais

LEI Nº 6.947, DE

LEI Nº 6.947, DE LEI Nº 6.947, DE 09-01-2017 Dispõe sobre as diretrizes do licenciamento ambiental estadual, estabelece os prazos e procedimentos para a emissão de licenças, declarações e autorizações ambientais e dá outras

Leia mais