Sociedade Brasileira de Pediatria - Ações e Conquistas em Aleitamento Materno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sociedade Brasileira de Pediatria - Ações e Conquistas em Aleitamento Materno"

Transcrição

1 Sociedade Brasileira de Pediatria - Ações e Conquistas em Aleitamento Materno A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA: AÇÕES E CONQUISTAS EM ALEITAMENTO MATERNO Departamento Científico de Aleitamento Materno* * Elsa Regina Justo Giugliani (presidente) RS; Roberto Diniz Vinagre (Vicepresidente) MT; Lucia Marina Abrantes Gueiros Samu (secretária) ES; Carmen silvia Martimbianco de Figueiredo MS; Dione Alencar Simons AL; Dolores Fernandez Fernandez (BA); Feliciana Santos Pinheiro MA; Hamilton Henrique Robledo SP; Hugo Issler SP; José Dias Rego RJ; Keyko Miyasaki Teruya SP; Sonia Maria Salviano Matos de Alencar - DF Apesar de a espécie humana, por ter evoluído e se mantido 99,9% da sua existência na terra amamentando os seus descendentes, estar geneticamente programada para receber os benefícios do leite materno e do ato de amamentar, o aleitamento materno deixou de ser um ato universal por influências socioculturais. No século XX, em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, houve um dramático declínio das taxas de aleitamento materno até as décadas de 60 e 70, com tristes implicações - desnutrição e alta mortalidade infantil em áreas menos desenvolvidas. As conseqüências a longo prazo são ainda desconhecidas, pois transformações genéticas não ocorrem com a rapidez de mudanças culturais. Na década de 70, deu-se início ao movimento global de resgate à cultura da amamentação, em resposta às denúncias contra o uso disseminado de leites artificiais e ao surgimento de inúmeros trabalhos científicos mostrando a superioridade do leite materno como fonte de alimento, de proteção contra doenças e de afeto. As taxas de aleitamento materno no Brasil aumentaram consideravelmente nas décadas de 80 e 90, em resposta a diversas ações de promoção do aleitamento materno em todo o País. A mediana da duração do aleitamento materno, que era de apenas 2,5 meses em 1975, passou a ser de 5,5 meses em 1989 e de 7 meses em A última pesquisa em nível nacional realizada nas capitais brasileiras indicou uma mediana de duração de aleitamento materno de 10 meses. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através do Departamento Científico de Aleitamento Materno, ex-comitê de Aleitamento Materno, sempre esteve engajada no movimento de resgate do aleitamento natural. Já no final dos anos 60, portanto mais de uma década antes da implementação do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM), em 1981, a SBP reuniu um pequeno grupo de pediatras preocupados com as práticas alimentares das crianças pequenas da época. Como resultado, foram publicadas as primeiras recomendações sobre amamentação no Jornal de Pediatria.

2 A SBP e o aleitamento materno: retrospectiva O Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP foi criado em 1980, portanto nos primórdios do movimento de resgate à amamentação, com o nome de Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno. Oficialmente o grupo era composto por apenas 2 membros: o coordenador nacional (Dr. José Martins Filho) e o coordenador para o Rio de Janeiro (Dr. José Dias Rego). Em 1982, o Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno passa a se chamar Comitê de Aleitamento Materno, sob a coordenação nacional do Dr. José Dias Rego. Em 1984, esse Comitê, agora Comitê Científico de Aleitamento Materno, é ampliado, fazendo parte dele 34 membros representando 18 estados, ainda sob a mesma coordenação. Na gestão o Comitê Científico de Aleitamento Materno foi extinto, para ser reativado em 1988 com 15 membros e sob a coordenação do incansável Dr. Dias Rego. Em 1992, o número de membros do Comitê é reduzido a 12, agora sob a coordenação da Dra. Vilneide Braga, de Pernambuco. O Dr. Joel Alves Lamounier, de Minas Gerais, assume a presidência do Comitê de 1994 a É nesse período que o Comitê Científico de Aleitamento Materno passa a se chamar Departamento Científico de Aleitamento Materno. Junto com a mudança do nome houve uma reformulação do regulamento de todos os Departamentos da SBP, que passaram a ter as seguintes finalidades: promover estudos; normatizar; promover reuniões, encontros, cursos; e assessorar a diretoria da SBP em assuntos da abrangência dos Departamentos. Houve uma mudança na constituição dos Departamentos, que passaram a ter um Núcleo Gerencial (presidente, vicepresidente e secretário), um Conselho Científico formado por no máximo 11 membros e um Grupo de Membros Participantes, composto por um número ilimitado de sócios da SBP. Os membros do Núcleo Gerencial e do Conselho Científico não podem permanecer no Departamento por mais que duas gestões sucessivas. Sendo assim, o Dr. Joel Lamonier, em 1988, foi substituído na presidência do Departamento de Aleitamento Materno pela Dra. Sonia Maria Salviano Matos de Alencar, do Distrito Federal, que permaneceu no cargo até março de Desde então, a presidência vem sendo desempenhada pela Dra. Elsa Regina Justo Giugliani, do Rio Grande do Sul. Ações e conquistas A SBP há mais de 3 décadas vêm se engajando no movimento pró-amamentação no Brasil, sendo um dos pioneiros. Seria impossível relatar todas as ações e conquistas na área de aleitamento materno, em parte pelo grande número de ações e em parte por dificuldade em localizar os registros de todas as atividades. Ao trabalho do Departamento Científico da SBP somam-se os trabalhos das filiadas regionais. A seguir serão listadas algumas ações e conquistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno ao longo do tempo:

3 Apoio da SBP e participação ativa dos membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno em diversos eventos: encontros, cursos, seminários, congressos, etc.; intensa mobilização de profissionais em todo o País, através das filiadas nos estados; participação no Grupo Técnico Executivo de Incentivo ao Aleitamento Materno do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, opinando nas campanhas de incentivo ao aleitamento materno, na elaboração das normas de alimentos para o desmame e da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes, nas recomendações técnicas para o funcionamento dos Bancos de Leite Humano, entre outros;,br> 1985 Prêmio Zezinho Amigo do Peito em homenagem aos Drs. José Martins Filho e José Dias Rego - para o melhor trabalho científico sobre aleitamento materno apresentado no XXIV Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza; Campanha Aleitamento Materno, Parto Normal: atos de amor, motivada pelo fato de o Brasil ser campeão mundial de cesarianas; 1988 Prêmio Criança e Paz conferido pelo UNICEF à SBP pelo destaque na luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente; Apoio à campanha Hospitais Amigo da Criança; Atuação importante na Semana Mundial da Amamentação, atualmente celebrada entre 1 e 7 de outubro. Todos os anos a SBP convida uma mulher de expressão que esteja amamentando para ser a madrinha do Departamento Científico de Aleitamento Materno. Em 1999 a escolhida foi Luiza Brunet, em 2000 Glória Pires e em 2001 Isabel Filardis. As madrinhas pousam amamentando para a confecção folders e de cartazes que são distribuídos em todo o Brasil através das filiadas; 2-Integração entre SBP e a Área de Saúde da Criança da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde nas seguintes ações, entre outras: Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, Método Mãe Canguru, Semana Mundial da Amamentação, Projeto Carteiro Amigo e Projeto de Expansão da Rede de Bancos de Leite Humano; 3-Representação na Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano do Ministério da Saúde;

4 Concurso de Monografias sobre Aleitamento Materno entre os médicos em processo de especialização em pediatria; Concurso de Fotografia de Mulheres Amamentando para pediatras, sócios da SBP; Diploma entregue ao presidente da SBP pelo Ministério da Saúde como reconhecimento aos esforços empreendidos pela SPB em prol da saúde das crianças, e em especial em prol da amamentação; Homenagem do representante do Ministério da Saúde ao presidente da SBP, Dr. Lincoln Freire, na abertura I Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano, em Natal, pelos trabalhos desenvolvidos pela SBP na área de aleitamento materno. Em outubro de 2001, os membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno se reuniram no Rio de Janeiro para, entre outras coisas, elaborar um plano de ação para a gestão As metas para 2002 são: 1)Criação do Curso Itinerante de Atualização em Aleitamento Materno para Pediatras, que deverá ser oferecido em todos os estados, através das filiadas da SBP; 2)Resgate do Projeto Título de Especialista em Aleitamento Materno; 3)Elaboração de vídeo sobre aleitamento materno para sala de espera de clínicas e consultórios, que poderá ser adquirido pelos pediatras sócios da SBP; 4)Elaboração de Folder sobre aleitamento materno dirigido às mães, que poderão ser adquiridos pelos pediatras sócios da SBP e distribuídos entre a sua clientela; 5)Canal de comunicação direta com os pediatras e o público em geral através do site da SBP. A SBP tem uma tarefa social da mais alta relevância: a de promover a saúde da criança brasileira. E neste contexto assume lugar de destaque a promoção, a proteção e o apoio à amamentação. Muitas ações pró-amamentação e conquistas vêm sendo vivenciadas ao longo dos últimos 30 anos. Há muito o que fazer ainda. Precisamos envolver o maior número de pediatras neste movimento crescente de conscientização da importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e complementado até os 2 anos ou mais. Precisamos continuar trabalhando em prol da universalização da prática do aleitamento materno.

5 Referências Bibliográficas: Alencar SMSM, Dias Rego J. As Sociedades Médicas e o incentivo ao aleitamento materno. In: Dias Rego J, ed. Aleitamento Materno. São Paulo: Atheneu; P Carneiro G. Um compromisso com a esperança: História da Sociedade Brasileira de Pediatria Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; 2000.

Histórico do Departamento de Aleitamento Materno da SBP

Histórico do Departamento de Aleitamento Materno da SBP Histórico do Departamento de Aleitamento Materno da SBP Elsa Regina Justo Giugliani* * Professora de pediatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doutora em Medicina pela USP Ribeirão Preto.

Leia mais

INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII IHAC Elaborada em 1990 pela OMS e UNICEF OBJETIVOS: o reduzir as taxas de Morbi e Mortalidade Infantil Como? o Incentivando

Leia mais

IV Simpósio de Aleitamento de Feira de Santana. II Simpósio de Aleitamento Materno da SBP

IV Simpósio de Aleitamento de Feira de Santana. II Simpósio de Aleitamento Materno da SBP IV Simpósio de Aleitamento de Feira de Santana II Simpósio de Aleitamento Materno da SBP Tema Central: A Mulher e o Recém-Nascido Período: 9 a 11 de novembro de 2006 Local: Auditório do Feira Palace Hotel

Leia mais

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Histórico da Situação de saúde 1976 Criação do II Programa Nacional

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina NUR320 Nutrição Materno-Infantil

Programa Analítico de Disciplina NUR320 Nutrição Materno-Infantil 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Apresentação da Equipe Estadual. Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco

Apresentação da Equipe Estadual. Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco ESTADO DO TOCANTINS Apresentação da Equipe Estadual Estado: Tocantins Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco Equipe Técnica: Renata Batista Vasconcelos Soraya Rodrigues Dodero Vilma Maciel Dias

Leia mais

Apelo à Acção sobre Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças Pequenas

Apelo à Acção sobre Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças Pequenas Apelo à Acção sobre Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças Pequenas 23 de Novembro de 2015 Lisboa, Portugal 1 de 3 Apelo à Acção sobre Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes

Leia mais

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2010 AMAMENTAÇÃO: OS DEZ PASSOS FUNDAMENTAIS PARA UM BOM COMEÇO

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2010 AMAMENTAÇÃO: OS DEZ PASSOS FUNDAMENTAIS PARA UM BOM COMEÇO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2010 AMAMENTAÇÃO: OS DEZ PASSOS FUNDAMENTAIS PARA UM BOM COMEÇO O compromisso mundial de apoio aos DEZ PASSOS e à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi estabelecido

Leia mais

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 Público Alvo: alunos do 8º semestre do Curso de Medicina da UFRGS Período:

Leia mais

Projeto da IBFAN Brasil para fomento das atividades da. Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009, com apoio

Projeto da IBFAN Brasil para fomento das atividades da. Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009, com apoio Projeto da IBFAN Brasil para fomento das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009, com apoio do Senac São Paulo e Santander Universidades Janeiro 2009 2 Nome da organização: IBFAN Brasil

Leia mais

Creche Amiga da Amamentação.

Creche Amiga da Amamentação. TÍTULO DA PRÁTICA: Creche Amiga da Amamentação. CÓDIGO DA PRÁTICA: T28 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Diversos estudos científicos têm demonstrado ao longo dos anos a importância

Leia mais

Baixado do Site Nutrição Ativa Duração mediana do aleitamento materno e do aleitamento materno exclusivo

Baixado do Site Nutrição Ativa  Duração mediana do aleitamento materno e do aleitamento materno exclusivo Duração mediana do aleitamento materno e do aleitamento materno exclusivo Median duration of breastfeeding and exclusive breastfeeding Viviane Wagner Ramos Aluna de Nutrição do Instituto de Nutrição da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL Leitura Crítica de Artigo Promoção da amamentação em localidade urbana da região sul do Brasil: estudo de intervenção randomizado Autores: Fernando C.

Leia mais

Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN ampliado -

Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN ampliado - Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN ampliado - Natacha Toral

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO Relatório referente ao trabalho realizado pelos membros do departamento Junho 2016 Janeiro de 2017 Entrevistas

Leia mais

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS Aleitamento Materno Exclusivo e Introdução Precoce da Alimentação Complementar em Crianças menores de seis meses de vida, na cidade de Senhora dos Remédios (Minas Gerais) INTRODUÇÃO Segundo o Ministério

Leia mais

BLH/HMEM. Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Uma campanha de sensibilização em AME no município de Vitória da Conquista-BA.

BLH/HMEM. Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Uma campanha de sensibilização em AME no município de Vitória da Conquista-BA. BLH/HMEM Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Uma campanha de sensibilização em AME no município de Vitória da Conquista-BA. VITÓRIA DA CONQUISTA-BA 2007 INTRODUÇÃO É comemorado no 1º dia de outubro,

Leia mais

Ministério da Saúde lança nova campanha de incentivo à amamentação para todo Brasil

Ministério da Saúde lança nova campanha de incentivo à amamentação para todo Brasil Ministério da Saúde lança nova campanha de incentivo à amamentação para todo Brasil O leite materno é importante para o crescimento e desenvolvimento da criança, trazendo benefícios para a vida toda Comemorada

Leia mais

Atenção Integral à Desnutrição Infantil

Atenção Integral à Desnutrição Infantil Atenção Integral à Desnutrição Infantil PROTOCOLOS DE ATENÇÃO À CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO GRAVE Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação Geral da Política

Leia mais

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO: PROMOÇÃO, APOIO E PROTEÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO Viviane Laudelino Vieira

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO: PROMOÇÃO, APOIO E PROTEÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO Viviane Laudelino Vieira SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO: PROMOÇÃO, APOIO E PROTEÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO Viviane Laudelino Vieira São Paulo 2015 A SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO 1992: criada pela WABA (Aliança Mundial de Ação

Leia mais

Projeto Piloto de Promoção da Amamentação nas Creches da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Projeto Piloto de Promoção da Amamentação nas Creches da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro Projeto Piloto de Promoção da Amamentação nas Creches da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição Annes Dias Gerência de Programas de Saúde da Criança - Junho de 2010-1 Resgate

Leia mais

TRABALHOS CLASSIFICADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL NA I MOSTRA NACIONAL DE SAÚDE DA CRIANÇA

TRABALHOS CLASSIFICADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL NA I MOSTRA NACIONAL DE SAÚDE DA CRIANÇA TRABALHOS CLASSIFICADOS ARA ARSNTAÇÃO ORAL NA I MOSTRA NACIONAL D SAÚD DA CRIANÇA Cód.ôster Título ixo Temático Categoria Apresentação 313 A incidência e as complicações para o feto de partos com idade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica I Código: 8282

Leia mais

Cenário político, econômico e social

Cenário político, econômico e social Cenário político, econômico e social Sempre nas lutas pela melhoria na qualidade de vida e nas condições de trabalho, em defesa dos profissionais, pela garantia dos direitos trabalhistas, por oportunidades

Leia mais

ARTICULADORES DO DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL DA SBFa. E AÇÕES DESENVOLVIDAS 2015 DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL

ARTICULADORES DO DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL DA SBFa. E AÇÕES DESENVOLVIDAS 2015 DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL ARTICULADORES DO DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL DA SBFa. E AÇÕES DESENVOLVIDAS 2015 DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL COMITÊ INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ERISSANDRA GOMES LUCIANE SPINELLI DE FIGUERÊDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA HARA ALMEIDA COSTA KARINA MEDEIROS DE DEUS HENRIQUES RODRIGO PERNAS CUNHA BENEFÍCIOS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ SEIS MESES DE VIDA

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ SEIS MESES DE VIDA A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ SEIS MESES DE VIDA Oliveira; Jéssika Marbene Alves Torres (1); Costa; Alandelane Lima (1); Oliveira; Claudineide Almeida (2); Araújo;Lizandra Ferreira

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019 CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019 A coordenação do Curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro - UNIFAME-

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO

Leia mais

Cooped empauta. Aumento foi de 12% para plantões na semana e 17% no final de semana. Eventos marcam comemorações pelos 20 anos da Cooperativa

Cooped empauta. Aumento foi de 12% para plantões na semana e 17% no final de semana. Eventos marcam comemorações pelos 20 anos da Cooperativa Informativo trimestral da Cooperativa dos Pediatras do Ceará Cooped empauta 20anoss Ano 3 Edição 06 Julho, Agosto e Setembro 2015 Aumento foi de 12% para plantões na semana e 17% no final de semana Cooperativa

Leia mais

Planejamento participativo

Planejamento participativo Planejamento participativo da Região o Sudeste (Expansão o com consolidaçã ção) Dr. Franz Reis Novak 2012 Política Nacional de Aleitamento Materno Atenção Básica Seguimento Atenção Hospitalar Ações Divulgação

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem.

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem. A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA Sarah de Moura e Silva Rodrigues 1 Elisângelo Aparecido Costa 2 Marília Cordeiro de Sousa 3 RESUMO: A amamentação é um ato de amor, uma

Leia mais

ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009

ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009 ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009 Janeiro/2009 10 - O presidente da SARGS, Dr. Daniel Volquind, participou do evento de posse da Diretoria 2009 da SBA, no Rio de Janeiro. 26 Assembleia Extraordinária

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL

ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL XIV ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO SUS Brasília,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CONDUTA DO PEDIATRA NO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA ESTUDO TRANSVERSAL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS

INFLUÊNCIA DA CONDUTA DO PEDIATRA NO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA ESTUDO TRANSVERSAL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS INFLUÊNCIA DA CONDUTA DO PEDIATRA NO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA ESTUDO TRANSVERSAL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS Sandra Valéria Martins Pereira Marcela de Andrade

Leia mais

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO Alessandra da Silva Pereira Alves 1 ; Aline Cristina Pascoal Soares 1 ; Ana Cláudia Lima Maia 1 ; Cristiane Viana Freire 1 ; Cristiane Almeida de Souza 1

Leia mais

Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Objetivo Geral: Superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Objetivos Específicos: Inclusão produtiva das populações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Saúde da Criança I Carga Horária Semestral: 160 h Código: CS 04014 Natureza: Teórico- Prática Fase: (7º semestre) Caráter: Obrigatório Créditos: 6 DADOS GERAIS

Leia mais

Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste

Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste 2018 SMAM 2018 NO ES 01/08 - ABERTURA DA SMAM REDE CAPIXABA DE BLH; MATERNIDADES PUBLICAS E PRIVADAS; UNIMED, ACELOR; SOESPE, COREN ES; CEF SESA, SEMUS,

Leia mais

1 OFICINA DA REDE DE AVALIAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS NÚCLEO RIO GRANDE DO NORTE

1 OFICINA DA REDE DE AVALIAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS NÚCLEO RIO GRANDE DO NORTE 1 OFICINA DA REDE DE AVALIAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS NÚCLEO RIO GRANDE DO NORTE 1 OBJETIVOS Mobilizar atores sociais e pesquisadores para a avaliação do conteúdo

Leia mais

(IHAC) Entendendo o passado, planejando o futuro. São Paulo, 24 de abril de 2012

(IHAC) Entendendo o passado, planejando o futuro. São Paulo, 24 de abril de 2012 Iniciativa Hospital (IHAC) Amigo da Criança Entendendo o passado, planejando o futuro. São Paulo, 24 de abril de 2012 A IHAC foi criada em 1990 pela OMS e UNICEF, em resposta ao chamado para a ação da

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA SBP Parecer jurídico n. 01/2019 DIRETORIA. PRESCRIÇÃO DE DIETAS REALIZADAS POR MÉDICOS. POSSIBILIDADE.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA SBP Parecer jurídico n. 01/2019 DIRETORIA. PRESCRIÇÃO DE DIETAS REALIZADAS POR MÉDICOS. POSSIBILIDADE. Página1 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA SBP Parecer jurídico n. 01/2019 EMENTA: QUESTIONAMENTO DIRETORIA. PRESCRIÇÃO DE DIETAS REALIZADAS POR MÉDICOS. POSSIBILIDADE. I. DO RELATÓRIO Trata-se de pedido

Leia mais

TÍTULO: FATORES BIOPSICOSSOCIOCULTURAIS ASSOCIADOS AO DESMAME ANTES DOS 24 MESES DE IDADE

TÍTULO: FATORES BIOPSICOSSOCIOCULTURAIS ASSOCIADOS AO DESMAME ANTES DOS 24 MESES DE IDADE TÍTULO: FATORES BIOPSICOSSOCIOCULTURAIS ASSOCIADOS AO DESMAME ANTES DOS 24 MESES DE IDADE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE GESTANTES E MÃES ASSITIDAS NA CATAN MACAÉ, RJ.

ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE GESTANTES E MÃES ASSITIDAS NA CATAN MACAÉ, RJ. ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE GESTANTES E MÃES ASSITIDAS NA CATAN MACAÉ, RJ. LETICIA MAIA FORTE MARINHO 1 KARINE SARTI PIRES 1 GUILHERME ALVARENGA SANTOS DA SILVA 1 CARINE SANTOS

Leia mais

CAPACITANDO A EQUIPE POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

CAPACITANDO A EQUIPE POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Hospital das Clínicas - Unidade II Materno Infantil CAPACITANDO A EQUIPE POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. BRUNA MARIA DE MORAES OLIVEIRA ERICA CAROLINA FORTE

Leia mais

POSIÇÃO DE PROFISSIONAIS E GESTORES ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DE UM BANCO DE LEITE HUMANO

POSIÇÃO DE PROFISSIONAIS E GESTORES ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DE UM BANCO DE LEITE HUMANO Área de inscrição: Saúde POSIÇÃO DE PROFISSIONAIS E GESTORES ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DE UM BANCO DE LEITE HUMANO Flavia Pinhão Nunes de Souza Rechia, Daiani Oliveira Cherubim, Cristiane Cardoso

Leia mais

BALANÇO DAS MOBILIZAÇÕES PELA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO - SMAM 2018

BALANÇO DAS MOBILIZAÇÕES PELA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO - SMAM 2018 BALANÇO DAS MOBILIZAÇÕES PELA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO - SMAM 2018 rblh-br Região Norte CENTRO DE REFERÊNCIA PARA BLH- ACRE PROGRAMAÇÃO Atividade Data/Hora 01/08/2018 (8h) -Homenagem as mulheres

Leia mais

CHAPA PARA O NÚCLEO DE COORDENAÇÃO 2016/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE

CHAPA PARA O NÚCLEO DE COORDENAÇÃO 2016/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE CHAPA PARA O NÚCLEO DE COORDENAÇÃO 2016/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE A chapa para o Núcleo de Coordenação do CMS dos próximos dois anos é composta por Mirtha da Rosa Zenker, Djanira

Leia mais

AGENDA PARA INTENSIFICAÇÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL À DESNUTRIÇÃO INFANTIL (e estímulo ao desenvolvimento infantil)

AGENDA PARA INTENSIFICAÇÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL À DESNUTRIÇÃO INFANTIL (e estímulo ao desenvolvimento infantil) MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AGENDA PARA INTENSIFICAÇÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL À DESNUTRIÇÃO INFANTIL (e

Leia mais

Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí

Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí 2003-2005 2005 ORGANOGRAMA Diretoria de Unidade de Vigilãncia Vigilância e Atenção a Saúde Gerência de Atenção à Saúde Coord. de

Leia mais

Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no Distrito Federal

Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no Distrito Federal SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DIRETORIA DE CICLOS DE VIDA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE GERÊNCIA DE CICLOS DE VIDA NÚCLEO DE SAÚDE DA CRIANÇA

Leia mais

O Estado da Arte das medidas de crescimento Ricardo Andrade Brandão

O Estado da Arte das medidas de crescimento Ricardo Andrade Brandão O Estado da Arte das medidas de crescimento Ricardo Andrade Brandão Disciplina: Desenvolvimento na infância Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Breve histórico do cuidados

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

A CNTSS/CUT atuou paralelamente em quatro frentes durante o período de :

A CNTSS/CUT atuou paralelamente em quatro frentes durante o período de : A CNTSS/CUT atuou paralelamente em quatro frentes durante o período de 2013-2014: I. ORGANIZAÇÃO DO RAMO II. LUTAS GERAIS DA CUT III. PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS INSTITUCIONAIS IV. ATIVIDADES INTERNACIONAIS

Leia mais

Socialistas,

Socialistas, Prezad@s Companheir@s Socialistas, A Executiva Nacional LGBT do PSB apresenta aos LGBT Socialistas e demais militantes filiados ao PSB o seu Planejamento estratégico para o ano de 2013. Este documento

Leia mais

Programa de Reanimação Neonatal no Brasil

Programa de Reanimação Neonatal no Brasil Programa de Reanimação Neonatal no Brasil Coordenação geral: Maria Fernanda B de Almeida e Ruth Guinsburg Reunião dos Presidentes das Filiadas SBP 17 de maio de 2019 Rio de Janeiro, RJ GE: 2016-18 Rossiclei

Leia mais

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca)

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) I Encontro dos Pontos Focais do PRAISSAN e XV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) Angela Cristina Lucas de Oliveira SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

VIVÊNCIAS DA AMAMENTAÇÃO NUM GRUPO DE MÃES ADOLESCENTES. Ana Flores Goreti Pereira Isabel Teixeira

VIVÊNCIAS DA AMAMENTAÇÃO NUM GRUPO DE MÃES ADOLESCENTES. Ana Flores Goreti Pereira Isabel Teixeira VIVÊNCIAS DA AMAMENTAÇÃO NUM GRUPO DE MÃES ADOLESCENTES Ana Flores Goreti Pereira Isabel Teixeira Fundamentação Teórica A amamentação. A adolescente e a amamentação. Promoção da amamentação na adolescência.

Leia mais

Atividades da presidencia SBRA:

Atividades da presidencia SBRA: Atividades da presidencia SBRA: 15/02/16: reunião sobre Zika - Anvisa/MS 23/02/16: reunião técnica conjunta sobre Zika: SBRA, SBU, Febrasgo, SBRH, Redlara, SBI 26/02/16: reunião sobre Zika - Anvisa/MS

Leia mais

UCF-CB NORMAS FUNCIONAMENTO

UCF-CB NORMAS FUNCIONAMENTO UCF-CB NORMAS DE FUNCIONAMENTO Covilhã, Outubro/2009 U. C. F. COVA DA BEIRA (NORMAS DE FUNCIONAMENTO) INTRODUÇÃO O objectivo do presente documento é o de fornecer um conjunto de normas de forma a obter,

Leia mais

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem por objetivo a prevenção e controle da hipovitaminose

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL Plano de Trabalho. Proposta Orçamentária

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL Plano de Trabalho. Proposta Orçamentária PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL - 2011 Plano de Trabalho e Proposta Orçamentária Exercício Financeiro de 2011 FUNDAHC Fundação de Apoio a Universidade Federal de Goiás de Goiás Conselho Curador: Prof. Marcos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM TEMA CENTRAL: A ENFERMAGEM ENQUANTO ESSÊNCIA E PROPÓSITO. 06, 07 e 08.12.2019 Fortaleza Ceará Dia 06.12.2019 15H- CREDENCIAMENTO

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota PUERICULTURA E PEDIATRIA FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota Puericultura e pediatria Século XXI Novo enfoque na pediatria Transição epidemiológica Diminuição doenças infectocontagiosas Vacinas Melhora

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE (Iniciativa Unidades de Saúde Amigas dos Bebés) ACES. Director Executivo

QUESTIONÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE (Iniciativa Unidades de Saúde Amigas dos Bebés) ACES. Director Executivo QUESTIONÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE (Iniciativa Unidades de Saúde Amigas dos Bebés) ACES Director Executivo Unidade de Saúde O Presidente da Comissão de Aleitamento Materno: Data

Leia mais

Das Diretrizes Políticas às Estratégias

Das Diretrizes Políticas às Estratégias Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES Secretaria de Atenção à Saúde/SAS Ministério

Leia mais

Cartilha de Alimentação Infantil para profissionais de saúde e educação

Cartilha de Alimentação Infantil para profissionais de saúde e educação Cartilha de Alimentação Infantil para profissionais de saúde e educação Cristiane Aparecida Azevedo de Assis Machado Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba Coordenação de Vigilância Nutricional II FÓRUM

Leia mais

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EXERCÍCIO 2017 TERMO DE PARCERIA Nº 003/2016/ANA

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EXERCÍCIO 2017 TERMO DE PARCERIA Nº 003/2016/ANA COMISSÃO DE DO TERMO DE PARCERIA Nº 003/2016/ANA Constituída pela Resolução ANA nº 5, de 29 de janeiro de 2018 Designada pela Portaria ANA nº 70, de 28 de fevereiro de 2018 RELATÓRIO DE EXERCÍCIO TERMO

Leia mais

ANA ZÉLIA PRISTO. MARLI VIEIRA (suplente)

ANA ZÉLIA PRISTO. MARLI VIEIRA (suplente) ANA ZÉLIA PRISTO MARLI VIEIRA (suplente) ALAGOAS ANDRÉA PINHEIRO BAHIA MARIANA RIBEIRO CEARÁ REJANE SANTANA MARANHÃO IRENILDES COSTA PARAÍBA THAISE RIBEIRO PERNAMBUCO VILNEIDE BRAGA PIAUÍ VANESSA LIMA

Leia mais

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais.

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais. . A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a única representante dos municípios brasileiros dirigida exclusivamente por prefeitos e prefeitas em efetivo exercício de mandatos. É organizada em diretoria executiva,

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COORDENAÇÃO GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO CGAN/DAB/SAS COORDENAÇÃO GERAL DE SAÚDE DA CRIANÇA

Leia mais

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS Seminário Nacional PRÓ- e PET- Políticas de Formação e Qualificação do SUS Ao sistema único de saúde compete... ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde (Artigo 200 da Constituição Brasileira)

Leia mais

4 5 AÇÃO LOCAL PERÍODO Reuniões periódicas da Diretoria Executiva Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho de Administração Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho Fiscal Durante

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ OS SEIS MESÊS DE IDADE PARA A PROMOÇAO DA SAÚDE DO BEBÊ

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ OS SEIS MESÊS DE IDADE PARA A PROMOÇAO DA SAÚDE DO BEBÊ A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ OS SEIS MESÊS DE IDADE PARA A PROMOÇAO DA SAÚDE DO BEBÊ PEREIRA, Maria Alcina¹; TEIXEIRA, Daniela Cristina Wielevski² RESUMO Objetivo: Descrever a importância

Leia mais

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA GRUPO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA GRUPO: DIREÇÃO (Reuniões Nacionais; Orientação e Organização interna do movimento; Análise e Ação Política) SUBGRUPO: Congressos e Encontros Nacionais

Leia mais

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Baixo ganho ponderal em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM 2010 Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Introdução Baixo ganho ponderal em bebês em AME causa grande angústia profissional e

Leia mais

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DA COBERTURA DEDICADA PELA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA À AGENDA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INCLUI SEÇÃO ESPECIAL COM DADOS RELACIONADOS

Leia mais

Mar/ fotos coloridas 20 negativos Folder 4: Campus Set/ fotos coloridas fotos coloridas

Mar/ fotos coloridas 20 negativos Folder 4: Campus Set/ fotos coloridas fotos coloridas 1 1/4 1 2/4 1 3/4 Folder 1: Laboratório de informática Jan/2000 1 foto colorida Folder 2: Calouros PUC São Gabriel Jan/2000 3 fotos coloridas Folder 3: Solenidade Oficial da Inauguração da PUC São Gabriel

Leia mais

Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002

Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002 Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002 Conforme foi combinado no XXII Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde, a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde publicará mensalmente partes

Leia mais

SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011

SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 INSCRITOS NO SEMINÁRIO Instituto de Saúde, 4 de maio de 2011 80 pessoas fizeram inscrição no seminário e enviaram informações sobre os desafios que enfrentam em seus locais

Leia mais

REGULAMENTO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE PEDIATRIA

REGULAMENTO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE PEDIATRIA REGULAMENTO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE PEDIATRIA Este Regulamento estabelece as normas e procedimentos para as Ligas Acadêmicas de Pediatria e revoga o Regimento Interno das Ligas Acadêmicas de Pediatria,

Leia mais

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança Goiânia 2018 Agenda 2ª Semenstre 2018 Programação HORÁRIO TEMAS 9h00 às 10h00 Plano Municipal para Infância

Leia mais

Seminário Internacional Pré-COSALFA. Assunção-Paraguai, 7 de maio de Tema III: Vacinação

Seminário Internacional Pré-COSALFA. Assunção-Paraguai, 7 de maio de Tema III: Vacinação BRASIL Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa Seminário Internacional Pré-COSALFA Assunção-Paraguai, 7 de maio de 2012 Tema III: Vacinação Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento

Leia mais

II ESCOLA DE ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE PESQUISA EM CULTURA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

II ESCOLA DE ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE PESQUISA EM CULTURA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II ESCOLA DE ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE PESQUISA EM CULTURA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Belém do Pará, 4 a 8 de fevereiro de 2019 Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA COORDENAÇÃO

Leia mais

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e Alterações do EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2018/1, NO CURSO DE NUTRIÇÃO DATA, HORÁRIO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA. A prova Didática para o Processo Seletivo

Leia mais

Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast

Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria de Vigilância

Leia mais

Incorporação das novas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde na Vigilância Nutricional

Incorporação das novas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde na Vigilância Nutricional Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Incorporação das novas curvas de crescimento da Organização Mundial

Leia mais

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem por objetivo a prevenção e controle da hipovitaminose

Leia mais

Certificação. Brigina Kemp Assessora COSEMS/SP

Certificação. Brigina Kemp Assessora COSEMS/SP Certificação Brigina Kemp Assessora COSEMS/SP https://unaids.org.br/2017/08/opas-lanca-iniciativa-para-eliminar-transmissao-vertical-de-hiv-e-outras-tres-doencas/ http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/112858/1/9789241505888_eng.pdf

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIAS (INICIATIVA UNIDADES DE SAÚDE AMIGAS DOS BEBÉS) ACES

QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIAS (INICIATIVA UNIDADES DE SAÚDE AMIGAS DOS BEBÉS) ACES QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIAS (INICIATIVA UNIDADES DE SAÚDE AMIGAS DOS BEBÉS) ACES DIRETOR EXECUTIVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ALEITAMENTO MATERNO UNIDADE DE

Leia mais

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA Prof Pediatria UFRN Encontro Italo-brasileiro Abril, 2010. Saúde da Criança e Aleitamento Materno (MS SES-SMS) Dois Focos: Perfil

Leia mais

DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017

DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017 DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017 TCBC Paulo Roberto Corsi PRESIDENTE Mestre do Capitulo de São Paulo do CBC por duas gestões (2004-2008). 2º Vice-Presidente do CBC (2014/2015). Professor Assistente

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 1 Nome do Programa 2 Código Programa Comunicação CAIS 0106 3 Projetos Memória do Confea 4 Gestor Especial - Coordenador(a) 5 Tipo de Projeto Especial 6 Gestor(a) 6 Programa Wanessa Borges Severino CAIS

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º S E T E M B R O D E 2 0 1 6 N º 0 6 RESUMO: Estimativas da população dos municípios brasileiros, 2016 - IBGE. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO VÂNIA CRISTIN A O. COELHO WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO

Leia mais

CALENDÁRIO PARA 2017

CALENDÁRIO PARA 2017 Cronograma do Curso de Especialização em Saúde da Família ANO 2017 (aulas às sextas feiras das 19h00 às 22h30 aos sábados (manhã e tarde) das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00) CALENDÁRIO PARA 2017 PERÍODO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição/DAB/SAS/MS Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/ DAPES /SAS BALANÇO DA AVALIAÇÃO Informações

Leia mais