ORGANIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZAÇÃO"

Transcrição

1 ORGANIZAÇÃO Instituto Mercosul Organização sem fins lucrativos de fomento ao comércio exterior localizada na cidade de Maringá-PR. Atua há mais de 15 anos fomentando o comércio exterior. Tem como objetivo promover o comércio exterior para as micro, pequenas e médias empresas, potencializar negócios e capacitar empreendedores para o mercado internacional oportunidades@institutomercosul.org.br Agência Terra Roxa A Agência de Desenvolvimento Terra Roxa é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que foi criada com o objetivo maior de divulgar os potenciais econômicos, promover negócios e atrair investimentos para a região Norte e Noroeste do Paraná. A agência trabalha com um novo conceito de desenvolvimento, em que a integração e a articulação regional se sobressaem ao interesse isolado de cada município. (43) info@terraroxa.org.br

2 WEBINAR 24 DE ABRIL DE 2018 TEMA: DUE DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO. DUIMP DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO. Por: João Marcos Andrade DU-E Declaração Única de Exportação. Introdução Teórica. Breve explanação Teórica, decidiremos juntos, se podemos passar direto aos aspectos Operacional.

3 1) Habilitação do CNPJ Exportador. O CNPJ deverá estar Habilitado ao Sistema RADAR da Receita Federal do Brasil. A IN n.º 1603/2015, disciplina as regras para Habilitação do Exportador, e no Artigo 2º, Inciso I, Alínea a, item 5, define que a Habilitação para CNPJ Exportador, é Expressa, concedida de forma Automática pela Receita Federal. Procedimentos para Habilitação do CNPJ junto à Receita Federal do Brasil como Exportador. Possuir Certificado Digital, e estar com acesso ao DTE (Domicílio Tributário Eletrônico).

4 Acessar: (com o E-CPF do Responsável Legal pelo CNPJ) Em seguida, clicar em:

5 Próxima Tela: (logado com o E-CPF do Responsável Legal) Tela seguinte

6 Tela seguinte (Inserir o CNPJ da Cia). Seguir com o Comando de Aceite nos Termos da Habilitação, em seguida imprimir o Termo de Deferimento. Após a emissão do Termo de Deferimento, deverá solicitar à Receita Federal, a inclusão do CPF do Responsável Legal, como responsável também pelas atividades realizadas no Siscomex. (ver IN 1603/2015 Art 11). Tendo o Responsável Legal feito a inserção do seu CPF como Responsável pelo uso do Siscomex para o CNPJ, poderá então inserir o (s) CPF (s) do (s) da (s) Despachante (s), Aduaneiro (s), (as), para as elaborações das DUE s.

7 2) Legislação Vigente: Embora os atuantes em Processos de Exportação estejam familiarizados com a prática dos Despachos Aduaneiros, é salutar mencionarmos a Legislação vigente sobre os Processos Aduaneiros de Exportação. Basicamente podemos encontrar no Decreto Executivo n.º 6759/2009, Art s 580 a 583, a Legislação Básica das Exportações, também considerando os Artigos subsequentes, embora referente à DU-E, o referido Decreto ainda não tenha sido atualizado, porém serve como base legal para as operações de exportação, ficando a IN 1702/2017 como instrumento de orientação para essa nova configuração de Processo Aduaneiro de Exportação. Especificamente para a DU-E a Disposição Legal encontra-se nos Art s 7º ao 9º da IN 1702/2017.

8 3) Documentação Básica para Exportação. O Artigo 588 do Decreto Executivo n.º 6759/2009, menciona os Documentos de Instrução ao Despacho, são eles: I - a primeira via da nota fiscal; II - a via original do conhecimento e do manifesto internacional de carga, nas exportações por via terrestre, fluvial ou lacustre; e III - outros documentos exigidos na legislação específica. Já a IN 1702/2017, em seu Artigo 11º, menciona NOTA FISCAL como Documento Principal de Orientação à DU-E, inclusive algumas Unidades de Alfândega (URF de Despacho), já não exigem mais os documentos citados acima no Art. 588 do Decreto 6759/2009.

9 4) Orientação Processuais. A Nota Fiscal será o documento principal da Exportação, pela Chave de Acesso da mesma, o Sistema Siscomex vinculado ao Portal Único, obterá os principais dados comerciais da Exportação. 4.1) Operacionalização da DU-E. Acessar:

10 Tela Inicial da DU-E Clicar no Menu, canto superior esquerdo. (em seguida na opção Elaborar DU-E) Em seguida, abrirá opção para inclusão dos Dados da DU-E. (ver próxima tela abaixo)

11 Obs.: Preenchendo o RUC. após Inf. Complementares, clicar em (ano 8 referente a BR de Brasil + os 8 primeiros dígitos do CNPJ + 1 referente a década + CNPJ) (campo opcional, caso não seja preenchido, o Sistema preencherá automaticamente)

12 A Próxima Tela, direcionará para inclusão da NOTA FISCAL DE EXPORTAÇÃO. Após inserir a Chave de Acesso, abrirá a opção de cadastramento dos itens (produtos).

13 Em seguida, o sistema permite inserção de dados específicos do item/produto. (peso líquido, unidade comercializada, incoterm, valor no local de venda e local de embarque conforme o incoterm, comissão de agente se houver ).

14 Na sequência virão informações sobre o Enquadramento, e País de Destino. (em caso de Exportação Temporária, informar o tempo de permanência do item/bem/produto no exterior. (link do MDIC para os Enquadramentos, se alguém precisar:

15 Em seguida o Sistema permitirá informar dados específicos relacionados à Nota Fiscal Referenciada. (número sequencial do item na NF, quando for mais que 1, e possibilidade de informar a quantidade, caso não seja exportado 100% nessa remessa de exportação. (importante: nesse campo, é necessário informar NF s de fabricantes, caso o exportador seja Trading por exemplo, ou ainda NF de remessa para formação de lote, caso ocorra transporte por comboio, ou outra forma que não caracterize a entrega total dos itens/produtos objeto (s) da Exportação em questão. Após isso, clicar em Concluir Preenchimento de item de DU-E.

16 Nesse momento, o Sistema informará se houve sucesso no preenchimento, e concederá o Número de Registro da DU-E. Caso ocorra algum erro impeditivo, o Sistema retornará informando através de Alerta (s), qual (is) campo (s) deve (m) ser (em) corrigido (s). Obs.: Quando a Exportação for amparada por LPCO, Licença, Permissão, Certificado ou Outro Documento, o usuário deverá obter o número desse artifício no Portal Único, antes de iniciar a confecção da DU-E. Ao chegarmos nesse ponto, teremos Concluído nossa DU-E, e então a transmitiremos ao Fiél Depositário que fará a recepção da carga no Sistema, e a DU-E será parametrizada pelo Siscomex (portal único), e então a RFB dará sequência ao Despacho. Próximos passos, acompanhar a parametrização e dar sequência junto ao Transportador. A Seguir DUIMP

17 DUIMP - DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO 1) Orientações Gerais do MDIC e RECEITA DEFERAL DO BRASIL Com base nas premissas do Portal Único, objetiva-se, no âmbito do Projeto Nova Importação, a revisão do processo geral de importação e a construção dos módulos de sistema do Portal Único a serem empregados na execução e gestão desse processo. Espera-se como resultados a redução da burocracia, o aumento de eficiência e da celeridade, a crescente simplificação e transparência nos processos de importação. O objetivo geral do Projeto Nova Importação é a coordenação das atividades de registro, acompanhamento e controles administrativos, aduaneiros e fiscais das operações, bem como a unificação da entrada dos dados solicitados aos importadores e a melhora no seu compartilhamento, de forma a eliminar redundâncias. A partir da definição de um novo processo de importação, serão desenvolvidas ferramentas de tecnologia da informação (TI) que lhe darão melhor suporte.

18 DUIMP - DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO Continuação. Com base no conceito de guichê único, o importador prestará aos órgãos da Administração todas as informações necessárias à concretização de suas operações uma única vez, quando as tiver disponíveis, e em um único ambiente. Essas informações, quando recepcionadas, serão disponibilizadas a todos os órgãos de governo que delas necessitem para exercer sua competência legal de controle das importações. Assim, as informações prestadas no âmbito do Portal Único passarão a ser aproveitadas por todos os agentes públicos e os atores privados no limite de sua atuação, sem que o importador precise prestá-las novamente. Adicionalmente, qualquer retorno ao importador fruto da análise dos órgãos públicos deverá também ser realizado por meio desse guichê. (Guichê único) Para o Acordo sobre Facilitação de Comércio, um guichê único é o mecanismo pelo qual os comerciantes encaminham todos os documentos e exigências de dados relativos a uma exportação, importação ou operação de trânsito aduaneiro mediante único ponto de entrada a todos os órgãos de governo participantes. Após o processamento desses dados e documentos, os órgãos deverão notificar os resultados por meio do próprio guichê único. Exemplo, o embarque, a chegada, o início do despacho aduaneiro, o desembaraço e a entrega da carga.

19 DUIMP - DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO Legislação Declaração de Importação. Decreto 6759/2009 Art 551. A DUIMP, permitirá o acesso a catálogo/cadastro de produtos, os quais uma vez inseridos em uma Declaração ficarão gravados no sistema, para as próximas importações ficarem facilitadas. Permitirá também uma elaboração de Descrição de Mercadoria Padrão, para facilitação de Fiscalização e Controle Aduaneiro.

20 DUIMP - DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO Observações Gerais. Ainda não temos à disposição o Layout do Sistema da DUIMP, mas é possível prever facilitações, devido às integrações que veremos com essa nova modalidade, a qual inclusive permitirá interação entre Sistemas Gerenciadores ERP s das Empresas diretamente ao Sistema Portal Único, facilitando em muito os Registros de DUIMP s. Também um ponto considerável, é a possibilidade de Registrarmos a Declaração Única de Importação, antes mesmo da chegada da Carga no Porto, nesse caso, os Importadores habilitados na OEA, terão ainda mais opções de privilégios, considerando que a antecipação da saída da mercadoria da Alfândega, praticamente irá reduzir a quase zero, os custos com armazenagem na maioria dos casos.

21 DUIMP - DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO Observações Gerais. A Proposição que fazemos, é que estejam sempre acompanhando as publicações da Terra Roxa e Instituto Mercosul, para que no momento em que tivermos disponíveis as ferramentas para facilitação de preenchimento e elaboração das DUIMP s, possamos compartilhar com todos vocês. Desejo ótimos negócios, e mantemo-nos à disposição. João Marcos Andrade - Consultor em Comércio Exterior Despachante Aduaneiro Professor. (marcos.j.andrade@bol.com.br ).

O Siscomex. O Sistema tem como gestores: Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, responsável pelas áreas aduaneira e tributária;

O Siscomex. O Sistema tem como gestores: Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, responsável pelas áreas aduaneira e tributária; O Siscomex O Sistema Integrado de Comércio Exterior teve seu início em 1992, informatizando os processos de exportação. Em 1997 entrou em vigor o Siscomex importação e o sistema se consolidou com a criação

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo

Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo TRATAMENTO ADMINISTRATIVO nas operações de comércio exterior Controle governamental por órgão distinto da RFB nas importações e exportações

Leia mais

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA A DU-E poderá ser elaborada por serviço ou por tela, sendo o documento preenchido campo a campo. O declarante ou o próprio exportador irá informar os dados da operação

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior

Portal Único de Comércio Exterior Portal Único de Comércio Exterior Renato Agostinho da Silva Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

Declaração Única de Exportação (DU-E) Manual de Manifestação de Dados de Embarque (registro por webservice)

Declaração Única de Exportação (DU-E) Manual de Manifestação de Dados de Embarque (registro por webservice) Declaração Única de Exportação (DU-E) Manual de Manifestação de Dados de Embarque (registro por webservice) I Apresentação No novo modelo de exportação, operacionalizado por meio do Portal Único Siscomex

Leia mais

MANUAL MÓDULO CCT CONTROLE DE CARGA E TRÂNSITO RECEPCIONAR CARGA

MANUAL MÓDULO CCT CONTROLE DE CARGA E TRÂNSITO RECEPCIONAR CARGA MANUAL MÓDULO CCT CONTROLE DE CARGA E TRÂNSITO As funcionalidades do módulo CCT podem ser realizadas por serviço ou por tela. Neste caso, as informações são prestadas campo a campo. De acordo com o interveniente

Leia mais

ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SÃO PAULO 01 DE SETEMBRO DE 2017

ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SÃO PAULO 01 DE SETEMBRO DE 2017 ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SÃO PAULO 01 DE SETEMBRO DE 2017 Alfândega da Receita Federal do Brasil em São Paulo Recintos Alfandegados Portos Secos e CLIAS Alfândega da Receita Federal do

Leia mais

Aprendendo na Prática Siscomex

Aprendendo na Prática Siscomex Aprendendo na Prática Siscomex Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV,

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação Portal Único de Comércio Exterior Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Processo de Importação Atual Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR 1. INCLUIR PEDIDO DE LPCO 1.1. SELECIONAR MODELO 1.2. PREENCHIMENTO DOS DADOS 1.3. ANEXAÇÃO DE DOCUMENTOS 2. ACOMPANHAMENTO DA ANÁLISE DE LPCO

Leia mais

Portal - Novo Fluxo da Importação. Julho/2017

Portal - Novo Fluxo da Importação. Julho/2017 Portal - Novo Fluxo da Importação Julho/2017 1 I. Plano do Projeto Metas Redução do prazo médio da importação em 40% Redução dos custos logísticos Todos os procedimentos de importação em um só ambiente

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Novo Processo de Exportação DU-E

Portal Único de Comércio Exterior. Novo Processo de Exportação DU-E Portal Único de Comércio Exterior Novo Processo de Exportação DU-E Benefícios aos exportadores Eliminação de documentos. Integração com a Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Redução de custos e consequente

Leia mais

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro. Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro. Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro 2017 1 Índice ÍNDICE 2 1.Solicitar/Registrar MIC-DTA de saída 4 1.1 Solicitação de um MIC-DTA de saída: Neste tipo de declaração de trânsito, o beneficiário será o transportador. 4 1.2 Preenchimento dos

Leia mais

Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB

Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB Apresentação do Professor Professor: João Marcos Andrade. Despachante Aduaneiro desde 1998, formado em Administração de Empresas pela Facet Faculdades

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR

PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR American Glass Products do Brasil Ltda - AGP PAUTA Login no portal Criação do LPCO Geração das GRUs Anexação de documentos Elaboração

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação

Portal Único de Comércio Exterior. Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação Portal Único de Comércio Exterior Etapa Administrativa no Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Processo de Importação Atual Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada

Leia mais

Despachante Aduaneiro - Seu parceiro nas atividades de Comércio Exterior.

Despachante Aduaneiro - Seu parceiro nas atividades de Comércio Exterior. SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO O DESPACHANTE ADUANEIRO NO MUNDO Despachante Aduaneiro - Seu parceiro nas atividades de Comércio Exterior. PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Integração

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC

Portal Único de Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC Portal Único de Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR O que é? Principal iniciativa de

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Portal Único de Comércio Exterior. Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Portal Único de Comércio Exterior Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Agenda I. Cenário Base II. Diretrizes do Portal III. Novo Cenário IV. Exportação V. Importação

Leia mais

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios

Leia mais

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Carga Módulo Aduaneiro. Siscomex Carga Módulo Aduaneiro - Transportadores

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Carga Módulo Aduaneiro. Siscomex Carga Módulo Aduaneiro - Transportadores - Transportadores 2017 1 Índice ÍNDICE 2 1. Informar CE Rodoviário 4 Permite que o Transportador informe os dados do CE Rodoviário e vincule a uma Declaração de Exportação (DE). Não é necessário ter DE

Leia mais

Manual CMS. Pré-Cadastro de Carga Exportação Cargas Trânsito

Manual CMS. Pré-Cadastro de Carga Exportação Cargas Trânsito Manual CMS Pré-Cadastro de Carga Exportação Cargas Trânsito 1 1. Pré-Cadastro de Carga Trânsito 1.1 Registro de Pré-cadastro de carga Alguns campos foram adicionados a nova tela de pré-cadastro do sistema

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR 1ª Entrega do Novo Processo de Importação DUIMP DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO 1ª Versão: 02 de Outubro de 2018 2ª Versão: 18 de Dezembro de 2018 SUBSTITUI: DECLARAÇÃO

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior

Portal Único de Comércio Exterior Portal Único de Comércio Exterior Renato Agostinho da Silva Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX Secretaria de Comércio Exterior -SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR 1ª Entrega do Novo Processo de Importação DUIMP DECLARAÇÃO ÚNICA DE Substitui: Declaração de Importação DI. Declaração Simplificada de Importação DSI. Licença de Importação

Leia mais

Sistema Aduaneiro de Recepção de COD

Sistema Aduaneiro de Recepção de COD Manual de Utilização Sistema Aduaneiro de Recepção de COD Perfil Aduana Setembro de 2016 1 INTRODUÇÃO 2 1.1 Conceitos importantes 2 2 HABILITAÇÃO E FORMA DE ACESSO 2 2.1 Habilitação em perfis 2 2.2 Acesso

Leia mais

Recepção da Carga. Introdução. Introdução. Pré-requisitos para utilização do sistema. Resumo prático da operação de recepção de carga para despacho

Recepção da Carga. Introdução. Introdução. Pré-requisitos para utilização do sistema. Resumo prático da operação de recepção de carga para despacho Recepção da Carga por Suari publicado 15/08/2017 12h40, última modificação 25/03/2018 15h42 Introdução Pré-requisitos para utilização do sistema Resumo prático da operação de recepção de carga para despacho

Leia mais

Manual de elaboração e registro de DU-E por tela (elaboração e registro on line)

Manual de elaboração e registro de DU-E por tela (elaboração e registro on line) Declaração Única de Exportação (DU-E) Manual de elaboração e registro de DU-E por tela (elaboração e registro on line) I Apresentação Este manual tem como objetivo principal demonstrar o passo a passo

Leia mais

Outras funcionalidades do módulo CCT. (versão 22/01/2019)

Outras funcionalidades do módulo CCT. (versão 22/01/2019) Outras funcionalidades do módulo CCT (versão 22/01/2019) Consolidação da Carga Recomendar por Suari publicado 01/09/2017 16h23, última modificação 08/10/2018 11h53 A consolidação é a informação prestada

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO SETOR PÚBLICO: - GESTÃO: SECEX RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROJETO DE EXPORTAÇÃO DO PORTAL ÚNICO PARTICIPANTES: SECRETARIAS DE FAZENDA DOS ESTADOS ÓRGÃOS ANUENTES

Leia mais

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana)

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) DESPACHO ADUANEIRO Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) Um despachante oficial em Portugal é um representante por

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA CONJUNTA Nº 923, DE 28 DE JUNHO DE 2018

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA CONJUNTA Nº 923, DE 28 DE JUNHO DE 2018 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA CONJUNTA Nº 923, DE 28 DE JUNHO DE 2018 DOU de 29/06/2018 (nº 124, Seção 1, pág. 49) Altera o Anexo Único da Portaria Conjunta nº

Leia mais

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI)

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI) 1 Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada à DI Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX Tratamento Administrativo Importação Dispensada de Licenciamento Deferida Licença de

Leia mais

A Agenda Aduaneira de Facilitação do Comércio Exterior

A Agenda Aduaneira de Facilitação do Comércio Exterior A Agenda Aduaneira de Facilitação do Comércio Exterior ENAEX Rio de Janeiro, 23 de novembro de 206 TÓPICOS ACORDO DE BALI pendências O PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR - perspectivas OPERADOR ECONÔMICO

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DU-E

MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DU-E MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DU-E 1) ELABORAR DU-E 1.1) COM NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1.1.1) DU-E VINCULADA A DRAWBACK INTEGRADO SUSPENSÃO 2) RETIFICAR DU-E 2.1) COM NOTA FISCAL ELETRÔNICA 3) CANCELAR DU-E

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV, President de empresa norte americana,

Leia mais

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX Controle Administrativo no Comércio Exterior São Paulo, 18 de setembro de 2013 Controle administrativo 1. O que é o controle administrativo? 2. Aspectos

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO DU-E

MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO DU-E MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO DU-E 1) ELABORAR DU-E 1.1) COM NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1.1.1) DU-E VINCULADA A DRAWBACK INTEGRADO SUSPENSÃO 1.1.2) DU-E SUJEITA À VERIFICAÇÃO ESTATÍSTICA

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior

Portal Único de Comércio Exterior Portal Único de Comércio Exterior Renato Agostinho da Silva Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX Secretaria de Comércio Exterior -SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR 1. INCLUIR PEDIDO DE LPCO 1.1. SELECIONAR MODELO 1.2. PREENCHIMENTO DOS DADOS 1.3. ANEXAÇÃO DE DOCUMENTOS 1.4. INCLUIR LPCO COM NCM DESATIVADA

Leia mais

Sistema Aduaneiro de Recepção de COD

Sistema Aduaneiro de Recepção de COD Manual de Utilização Sistema Aduaneiro de Recepção de COD Agosto de 2016 1 INTRODUÇÃO 2 1.1 Conceitos importantes 2 2 HABILITAÇÃO E FORMA DE ACESSO 2 2.1 Habilitação em perfis 2 2.2 Acesso 3 3 - PÁGINA

Leia mais

Quem são os Operadores Econômicos?

Quem são os Operadores Econômicos? Quem são os Operadores Econômicos? São todos os participantes da cadeia logística internacional, mas apenas estes podem ser OEA: Importadores; Exportadores; Transportadores; Agente de carga; Depositários;

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR

PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR American Glass Products do Brasil Ltda - AGP PAUTA Login no portal Criação do dossiê Registro de Exportação Consulta do dossiê Vinculação

Leia mais

SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO O DESPACHANTE ADUANEIRO NO MUNDO

SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO O DESPACHANTE ADUANEIRO NO MUNDO SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO O DESPACHANTE ADUANEIRO NO MUNDO Despachante Aduaneiro - Seu parceiro nas atividades de Comércio Exterior. PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Integração

Leia mais

Manuais CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista (novembro/2018)

Manuais CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista (novembro/2018) Manuais CMS Pré-Cadastro de Carga - Exportação Fracionada, Paletizada e Mista (novembro/2018) 1 Sumário 1. Pré-Cadastro de Carga Fracionada... 3 1.1 Registro de Pré-cadastro de carga... 3 1.2 Informações

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2016 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre)

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre) DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.02-03.02. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre) BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.02-03.02. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre)

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

Controle administrativo no comércio exterior

Controle administrativo no comércio exterior Controle administrativo no comércio exterior O que é o controle administrativo Controle exercido com o objetivo de verificar a consonância da operação pretendida em relação às normas comerciais, técnicas,

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

Portaria SECEX nº 23/ Tratamento Administrativo. Portaria DECEX nº 08/ Material Usado. Decreto nº 6.759/ Regulamento Aduaneiro

Portaria SECEX nº 23/ Tratamento Administrativo. Portaria DECEX nº 08/ Material Usado. Decreto nº 6.759/ Regulamento Aduaneiro 1 2 Portaria SECEX nº 23/2011 - Tratamento Administrativo Portaria DECEX nº 08/1991 - Material Usado Decreto nº 6.759/2009 - Regulamento Aduaneiro 3 Despacho Aduaneiro de Importação Declaração de Importação

Leia mais

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle

Leia mais

Ferramenta desenvolvida com software livre aprimora e amplia sistemas de importação na Receita Federal

Ferramenta desenvolvida com software livre aprimora e amplia sistemas de importação na Receita Federal Ferramenta desenvolvida com software livre aprimora e amplia sistemas de importação na Receita Federal FEVEREIRO/2016 Perfil A Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB desempenha funções essenciais

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Exterior. meio de DU-E. Marco Antonio Siqueira. Santos, 24/05/2017

Exterior. meio de DU-E. Marco Antonio Siqueira. Santos, 24/05/2017 Portal Único de Comércio Exterior Novo Processo de Exportação, por meio de DU-E Santos, 24/05/2017 Marco Antonio Siqueira 2 Principais Objetivos Eliminar a redundância na informação e garantir a integridade

Leia mais

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Acesso aos Sistemas SISCOMEX e VICOMEX Para emissão do Licenciamento de Importação, a empresa deve providenciar sua habilitação no SISCOMEX, junto à SRF, conforme

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO CoordenaçãoGeral de Planejamento, Organização e Avaliação

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

Despacho sobre Águas - OEA e Pagamento Centralizado do Comércio Exterior

Despacho sobre Águas - OEA e Pagamento Centralizado do Comércio Exterior Despacho sobre Águas - OEA e Pagamento Centralizado do Comércio Exterior Brasilia, agosto de 2017 Ministério da Fazenda Despacho sobre Águas para Operadores Econômicos Autorizados Características: Criar

Leia mais

Representação de Transporte, Siscoserv e Assessoria em Comércio Exterior.

Representação de Transporte, Siscoserv e Assessoria em Comércio Exterior. SOBRE NÓS Somos uma empresa especializada em despachos aduaneiros de exportação e importação, em todos os regimes e modalidades: Admissão Temporária, Exportação Temporária, Drawback, Entreposto Aduaneiro,

Leia mais

Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior.

Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior. Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior. KAS BROKERS Comércio Exterior Se o seu negócio é importar ou exportar, a KAS BROKERS possui todas as ferramentas e competências necessárias

Leia mais

2016 Bysoft NSI Soluções Completas para Comércio Exterior. Todos os Direitos Reservados.

2016 Bysoft NSI Soluções Completas para Comércio Exterior. Todos os Direitos Reservados. DESCRIÇÃO DE DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS NA RELEASE 2.08.04 ACEIBKIA-15805/2016 IBroker Import SISTEMA PERMITIA A BAIXA DE PROCESSOS DA PARA PROCESSO QUE ESTAVAM ENCERRADOS ( COM CONCLUSOR OPERACIONAL REALIZADO

Leia mais

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS 1 Tratamento Administrativo das importações É o controle exercido pelos órgãos da Administração Federal, distinto daquele

Leia mais

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações Agência Nacional de Telecomunicações Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações Versão 1.2 Histórico do

Leia mais

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS LEGISLAÇÃO Portaria SECEX Nº 23/11 - Tratamento Administrativo Portaria DECEX nº 08/91 - Material

Leia mais

ATI ELETRÔNICA Manual do Usuário

ATI ELETRÔNICA Manual do Usuário ATI ELETRÔNICA Manual do Usuário Objetivo O objetivo do projeto é dar mais agilidade e segurança no processo de entrada dos documentos fiscais exigidos pela Receita Federal no sistema AWS. Este projeto

Leia mais

Segurança e Conformidade no Comércio Internacional

Segurança e Conformidade no Comércio Internacional Segurança e Conformidade no Comércio Internacional Programa de Operador Econômico Autorizado Consiste na certificação concedida pelas Aduanas aos operadores da cadeia logística internacional que atendem

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017. O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, SUBSTITUTO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos

Leia mais

OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO

OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO WHITE PAPER OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO Departamento de marketing com apoio do gerente de produtos da Thomson Reuters, Luis Sena. O Comércio Exterior brasileiro vem passando

Leia mais

Sobre o Instituto Mercosul

Sobre o Instituto Mercosul Sobre o Instituto Mercosul Organização sem fins lucrativos de fomento ao comércio exterior localizada na cidade de Maringá-PR. Atua há mais de 15 anos fomentando o comércio exterior. Tem como objetivo

Leia mais

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CAD-ADUANA IN-SRFB Nº 1.273 DE 06.06.2012 DOMINGOS DE TORRE 26.06.12 Do Cadastro A RFB criou o Cadastro Aduaneiro de Intervenientes

Leia mais

WORKSHOP DUE CIESP CAMPINAS Regina Terezin

WORKSHOP DUE CIESP CAMPINAS Regina Terezin SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO WORKSHOP DUE CIESP CAMPINAS 25.05.2018 Regina Terezin Despachante Aduaneiro - Seu parceiro nas atividades de Comércio Exterior. SINDICATO DOS DESPACHANTES

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo)

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO

Leia mais

Fazendo a Nota (NFPe) Contra nota Para fazer a nota, vá até o menu Faturamento no topo da página, e em seguida clique em NFe (mapa do Brasil);

Fazendo a Nota (NFPe) Contra nota Para fazer a nota, vá até o menu Faturamento no topo da página, e em seguida clique em NFe (mapa do Brasil); Fazendo a Nota (NFPe) Contra nota Para fazer a nota, vá até o menu Faturamento no topo da página, e em seguida clique em NFe (mapa do Brasil); Em seguida clique em Inserir no canto inferior esquerdo da

Leia mais

Sumário. Visão Geral do Programa Brasileiro de OEA

Sumário. Visão Geral do Programa Brasileiro de OEA PARTE 1: Sumário Visão Geral do Programa Brasileiro de OEA PARTE 2: Projeto Piloto Estrutura Administrativa Centro OEA Lançamento do módulo OEA-Segurança Próximos Passos Quem são os Operadores Econômicos?

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Acesso aos Sistemas SISCOMEX e VICOMEX Para emissão do Licenciamento de Importação, a empresa deve providenciar sua habilitação no SISCOMEX, junto à SRF, conforme

Leia mais

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle do comércio

Leia mais

Projeto Pagamento Centralizado do Comércio Exterior - PCCE. Vinculado ao Programa Portal Único do Comércio Exterior.

Projeto Pagamento Centralizado do Comércio Exterior - PCCE. Vinculado ao Programa Portal Único do Comércio Exterior. Projeto Pagamento Centralizado do Comércio Exterior - PCCE Vinculado ao Programa Portal Único do Comércio Exterior. Pagamento Centralizado Objetivo Permitir o conhecimento das obrigações pecuniárias e

Leia mais

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS O cadastramento de despachantes aduaneiros e ajudantes de despachantes

Leia mais

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX. Controle Administrativo no Comércio Exterior

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX. Controle Administrativo no Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX Controle Administrativo no Comércio Exterior São Paulo, 16 de maio de 2014 Controle administrativo 1. O que é o controle administrativo? 2. Aspectos

Leia mais

Procomex Fevereiro 2019

Procomex Fevereiro 2019 Procomex Fevereiro 2019 Portal Único de Comércio Exterior Principais Destaques: Principais Destaques: I. Histórico I. Sobre o Programa Portal Único de Comércio Exterior II. II. III. III. Portal Exportação

Leia mais

Caso 2 Importação de Peças Automotivas

Caso 2 Importação de Peças Automotivas Caso 2 Importação de Peças Automotivas O representante legal deverá acessar ao Siscomex Web através de seu certificado digital: Acessaremos o ambiente da Declaração de Importação. Escolha o ícone Operações,

Leia mais

Usando a geração de boletos

Usando a geração de boletos Usando a geração de boletos O sistema permite que sejam gerados boletos de cobrança, os boletos podem ser impressos ou enviados por e-mail. O sistema permite a geração de carteiras do tipo Não registrada,

Leia mais

Controle Administrativo no Comércio Exterior

Controle Administrativo no Comércio Exterior Seminários DECEX 2017 Controle Administrativo no Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX 25 de Abril de 2017 Controle Administrativo Visão Geral Natureza do Controle Administrativo

Leia mais

Despacho Aduaneiro de Importação. Decisão

Despacho Aduaneiro de Importação. Decisão 1 Despacho Aduaneiro de Importação Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX Tratamento Administrativo Importação Dispensada de Licenciamento Deferido Licença de Importação (LI) Licenciamento

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

Última atualização: 28/11/2011 Versão Utilizada:

Última atualização: 28/11/2011 Versão Utilizada: Índice APRESENTAÇÃO...2 Sobre este manual...2 Conceito...2 DECLARAÇÃO DE EXPORTAÇÃO...3 Apresentação...3 Exportação Direta...4 Exportação Indireta...5 Última atualização: 28/11/2011 Versão Utilizada: 3.17.10

Leia mais

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR LICENÇAS DE IMPORTAÇÃO COTAS E INFORMAÇÕES GERAIS LEGISLAÇÃO Portaria SECEX Nº 23/11 - Tratamento Administrativo Portaria DECEX nº 08/91 - Material Usado Decreto nº 6.759/09

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA

SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA PASSO A PASSO PARA O USUÁRIO EXTERNO SOLICITAR VISTO ELETRÔNICO PARA LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA Solicitação de Visto

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR O que é? Principal iniciativa de desburocratização do comércio exterior brasileiro Redesenho e simplificação dos processos de exportação

Leia mais